gêneros textuais no enem 2017

27
Gêneros textuais no ENEM-2017 Manoel Neves

Upload: manoelnevescom

Post on 17-Mar-2018

98 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gêneros textuais no ENEM 2017

Gêneros textuais no ENEM-2017Manoel Neves

Page 2: Gêneros textuais no ENEM 2017

ALÍNGUATUPINOBRASILHá300 anos,morar na vila de São Paulo de Piratininga (peixe seco, em tupi) eraquasesinônimodefalarlínguadeíndio.Emcadacincohabitantesdacidade,sódoisconheciamoportuguês.Porisso,em1698,ogovernadordaprovíncia,ArturdeSáeMeneses, implorou a Portugal que sómandasse padres que soubessem “a línguageraldosíndios”,pois“aquelagentenãoseexplicaemoutroidioma”.Derivado do dialeto de São Vicente, o tupi de São Paulo se desenvolveu e seespalhouno século XVII, graças ao isolamento geográfico da cidade e à atividadepoucocristãdosmamelucospaulistas:asbandeiras,expediçõesaosertãoembuscade escravos índios. Muitos bandeirantes nem sequer falavam o português ou seexpressavammal. Domingos Jorge Velho, o paulista que destruiu o Quilombo dePalmaresem1694,foidescritopelobispodePernambucocomo“umbárbaroquenemfalarsabe”.Emsuasandanças,essagentebatizoulugarescomoAvanhandava(lugarondeoíndiocorre),Pindamonhangaba(lugardefazeranzol)eItu(cachoeira).Eacabouinventandoumanovalíngua.“Osescravosdosbandeirantesvinhamdemaisde100tribosdiferentes”,contaohistoriadoreantropólogo John Monteiro, da Universidade Estadual de Campinas. “Isso mudou o tupipaulista,que,alémdainfluênciadoportuguês,aindarecebiapalavrasdeoutrosidiomas”.Oresultadoficouconhecidocomolínguageraldosul,umaespéciedetupifacilitado.

ÂNGELO,C.Disponívelem:http://super.abril.com.br.Acessoem:8ago.2012.Adaptado.

Page 3: Gêneros textuais no ENEM 2017

QUESTÃO 01 primeira aplicação do ENEM-2017

Otextotratadeaspectossócio-históricosdaformaçãolinguísticanacional.Quantoao papel do tupi na formação do português brasileiro, depreende-se que essalínguaindígenaa) contribuiu efetivamente para o léxico, com nomes relativos aos traçoscaracterísticosdoslugaresdesignados.b) originou o português falado em São Paulo no século XVII, em cuja basegramaticaltambémestáafaladevariadasetnias.c) desenvolveu-se sob a influência dos trabalhos de catequese dos padresportugueses,vindosdeLisboa.d)misturou-seaosfalaresafricanos,emrazãodasinteraçõesentreosportuguesesenegrosnasinvestidascontraoQuilombodosPalmares.e) expandiu-se paralelamente ao português falado pelo colonizador, e juntosoriginaramalínguadosbandeirantespaulistas.

Page 4: Gêneros textuais no ENEM 2017

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2017

Dentreosdistratoresapresentados,oúnicoqueapresentauma leituraadequadado texto é a alternativa “a”, pois o artigo de divulgação científica apresentadoevidencia que a presença, no século XXI, de nomesde lugar é umdos principaistraçosdalínguatupinoportuguêsdosséculosXXeXXI.

Page 5: Gêneros textuais no ENEM 2017

SERPAIFAZBEMPARAAPRESSÃOUma pesquisa feita pela Brigham Young Universituy, nos EUA, indica que apaternidade pode ajudar a manter a pressão arterial baixa. Os dados forammedidos em 198 adultos, monitorados por aparelhos anexados ao braço, emintervalos aleatórios, durante 24 horas. Comparada às do grupo de adultos semfilhos,amédiadospaisfoiinferiorem4,5pontosparaapressãoarterialdiastólica.JulianneHolt-Lunstad, autora do estudo, diz que outros fatores (como atividadesfísicas)tambémcolaboramparareduziressesníveisequeoobjetivodapesquisaécomprovar como fatores sociais colaboram para a saúde do corpo. “Isso nãosignificaquequantomaiscriançasvocêtiver,melhorserásuapressãosanguínea.Osresultadosestãoconectadosaessarelaçãodeparentesco,massemconsideraronúmerodesucessosousituaçãoprofissional”,ponderaJulianne.

ALVES,I.Vivasaúde.n.83,s.d.

Page 6: Gêneros textuais no ENEM 2017

QUESTÃO 02 segunda aplicação do ENEM-2017

Otextoapresentaresultadosdeumapesquisacientífica,objetivandoa) informar o leitor leigo a respeito dos resultados obtidos, com base em dadosmonitorados.b) sensibilizar o leitor acadêmico a respeito da paternidade, com apoio noscomentáriosdapesquisadora.c)persuadiroleitorespecializadoasebeneficiardoexercíciodapaternidade,combasenosdadoscomparados.d) dar ciência ao leitor especializado da validade da investigação, com base nareputaçãodainstituiçãopromotora.e) instruiro leitor leigoa respeitoda validade relativada investigação, combasenasdeclaraçõesdapesquisadora.

Page 7: Gêneros textuais no ENEM 2017

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

Otextoemanáliseéumartigodedivulgaçãocientífica.Seuobjetivoéapresentar,em linguagem simples e direta, o resultado de uma pesquisa ou experimentocientífico.Porisso,deve-seassinalaraalternativa“a”.

Page 8: Gêneros textuais no ENEM 2017

definiçãotextojornalístico-científicocurtoedefácilcompreensão

intencionalidadeapresentaremlinguagemacessívelcomplexosrelatóriosdeespecialistasemcertaárea

estruturaestruturavariada;podeapresentarelementosnãoverbais[ilustrações];

tipos textuaispredominantementeexpositivo;

contexto de circulaçãorevistasdedivulgaçãocientífica,internet,entreoutros

O ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA gêneros textuais no ENEM-2017

Page 9: Gêneros textuais no ENEM 2017

TEXTOI

CRIATIVIDADEEMPUBLICIDADE:TEORIASEREFLEXÕESResumo: O presente artigo aborda uma questão primordial na publicidade: acriatividade. Apesar de aclamada pelos departamentos de criação das agências,devemosteraconsciênciadequenemtodoanúncioé,defato,criativo.Apartirdoresgate teórico, no qual os conceitos são tratados à luz da publicidade, busca-seestabeleceracompreensãodostemas.Paraelucidartaisquestões,éanalisadaumacampanhaimpressadamarcaXXXX.Asreflexõesapontamqueapublicidadecriativaéessencialmentesimpleseapresentaumareleituradocotidiano.

ÂNGELO,C.Disponívelem:http://super.abril.com.br.Acessoem:8ago.2012.Adaptado.

Page 10: Gêneros textuais no ENEM 2017

TEXTOII

Homenagemaodiadasmães2012.Disponívelem:http://www.comunicacao.com.Acessoem:3ago.2012.Adaptado.

Page 11: Gêneros textuais no ENEM 2017

QUESTÃO 03 primeira aplicação do ENEM-2017

Os dois textos apresentados versam sobre o tema criatividade. O texto I é umresumodecarátercientíficoeoTextoII,umahomenagempromovidaporumsitedepublicidade.DequemaneiraoTextoIIexemplificaoconceitodecriatividadeempublicidadeapresentadonoTextoI?a)Fazendoumamençãoaodifíciltrabalhodasmãesemcriarseusfilhos.b)Promovendoumaleiturasimplistadopapelmaternoemseutrabalhodecriarosfilhos.c)Explorandoapolissemiadotermo“criação”.d)Recorrendoaumaestruturalinguísticasimples.e)Utilizandorecursosgráficosdiversificados.

Page 12: Gêneros textuais no ENEM 2017

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2017

OitemlexicalpresentenoTextoIIqueconfirmaqueaspeçaspublicitárias,talqualseanuncianotítulodoTexto I,primampelacriatividade.Deve-se,pois,marcaraalternativa“c”.

Page 13: Gêneros textuais no ENEM 2017

Veja.n.42,20out.2010.Adaptado.

Page 14: Gêneros textuais no ENEM 2017

QUESTÃO 04 segunda aplicação do ENEM-2017

Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mamaestão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances decurapara a paciente, emespecial se a doença for detectadaprecocemente. Pelaanálisedosrecursosverbaisenãoverbaisdessapeçapublicitária,constata-sequeocartaza) promove o convencimento do público feminino, porque associa as palavras“prevenção”e“conscientização.b)buscapersuadirasmulheresbrasileiras,valendo-sedoduplosentidodapalavra“tocar”.c)objetivachamaraatençãoparaumassuntoevitadopormulheresmaisvelhas.d)convenceamulheraseengajarnacampanhaeausarolaçorosa.e)mostraaseriedadedoassunto,evitadopormuitasmulheres.

Page 15: Gêneros textuais no ENEM 2017

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

Apeçapublicitáriaemanálisevisaaconvencerasmulheresasepreveniremcontraocâncerdemama.Umdosprincipaisrecursosaserviçodessaintencionalidadeéouso polissêmico da forma verbal “tocar” que tanto se refere ao autoexame[referendadopelaimagemdamãosobreoseio]quantoànecessidadedesefalaracercadotema“prevençãocontraocâncerdemama”.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“b”.

Page 16: Gêneros textuais no ENEM 2017

O tapete vermelhonaporta é para você se sentir nas nuvens antesmesmodetirarospésdochão.(Campanhapublicitáriadeempresaaérea)

Disponívelem:http://quasepublicitarios.com.Acessoem:3dez.2012.

Page 17: Gêneros textuais no ENEM 2017

QUESTÃO 05 segunda aplicação do ENEM-2017

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem,assumindoconfiguraçõesdeespecificidade,de formaedeconteúdo.Paraatingirseuobjetivo,essetextopublicitáriovale-sedoprocedimentoargumentativodea)valorizaro cliente,oferecendo-lhe,alemdos serviçosdevoo,umatendimentoqueofaçasesentirespecial.b) persuadir o consumidor a escolher companhias aéreas que ofereçam regaliasinclusasemseusserviços.c) destacar que a companhia aérea oferece luxo aos consumidores que utilizamseusserviços.d) enfatizar a importância de oferecer omelhor ao cliente ao ingressar em suasaeronaves.e)definirparâmetrosparaumbomatendimentodoclienteduranteaprestaçãodeserviço.

Page 18: Gêneros textuais no ENEM 2017

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

A imagem do tapete vermelho que aparece na chamada da peça publicitáriaanalisada indicaqueacompanhiaaéreatemoobjetivodevalorizarocliente.Porisso,deve-seassinalaraalternativa“a”.

Page 19: Gêneros textuais no ENEM 2017

definiçãotextoargumentativoquevisaavenderumproduto/ideia/serviçoporintermédiodemensagens

intencionalidadelevaroleitorafazeralgo

estruturacurtocommensagemdireta[usodasegundapessoa,vocativos,etc];slogan;verbalenãoverbal

tipos textuaisargumentativo,expositivoeinjuntivo

contexto de circulaçãooutdoors,televisão,rádio,jornal,revistaeinternet

A PROPAGANDA gêneros textuais no ENEM-2017

Page 20: Gêneros textuais no ENEM 2017

Umanoiteem67,deRenatoTerraeRicardoCalil.EditoraPlaneta,296páginas.Mas foi umanoite, aquela noite de sábado 21 de outubro de 1967, queparouonossopaís.ParouparaverafinalíssimadoIIIFestivaldaRecord,quandoumjovemde 24 anos chamado Eduardo Lobo, o Edu Lobo, saiu carregado do TeatroParamount em São Paulo depois de ganhar o prêmio máximo do festival com“Ponteio”,quecantouacompanhadodacharmosaeinicianteMaríliaMedalha.FoinaquelanoitequeChicoBuarqueentoousua“Rodaviva”aoladodoMPB-4deMagro,oarranjador.QueCaetanoVelosobrilhoucantando“Alegria,alegria”comaplateia ao som das guitarras dos Beat Boys, que Gilberto Gil apresentou atropicalista“Domingonoparque”comosMutantes.Aquela noite que acabou virando filme, em 2010, nas mão de Renato Terra eRicardo Calil, agora virou livro. O livro que está sendo lançado agora é a históriadaquela noite, ampliada e em estado que no jargão jornalístico chamamos dematériabruta.Quemviuofilmevaisedeliciarcomashistórias—ealgumasfofocas— que cada um tem para contar, agora sem os cortes necessários que um filmeexige.Equemnãoviuofilmetemdiantedesiumlivrodehistórias,pensandobem,deHistória.

VILLAS,A.Disponívelem:www.cartacapital.com.br.Acessoem:18jun.2014.Adaptado.

Page 21: Gêneros textuais no ENEM 2017

QUESTÃO 06 primeira aplicação do ENEM-2017

Considerando os elementos constitutivos dos gêneros textuais circulantes nasociedade,nessefragmentoderesenhapredominama)caracterizaçãodepersonalidadesdocontextomusicalbrasileirodosanos1960.b)questõespolêmicasdirecionadasàproduçãomusicalbrasileiranosanos1960.c)relatosdeexperiênciasdeartistassobreosfestivaisdemúsicade1967.d)explicaçõessobreoquadroculturaldoBrasilduranteadécadade1960.e)opiniõesarespeitodeumaobrasobreacenamusicalde1967.

Page 22: Gêneros textuais no ENEM 2017

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2017

Aresenha(jornalística)visaaapresentarumpainelcríticoacercadedeterminadaobra.Notextoemanálise,oqueseencontraéumaavaliaçãodolivroquetratadoIII Festival [demúsica]daRecord, realizadoem1967, cujo feitonotável foioderevelarostropicalistasparaomundo.Assinale-se,pois,aalternativa“e”.

Page 23: Gêneros textuais no ENEM 2017

definiçãoresumodetextodeextensãomaiorqueasinopse

intencionalidadefazeranálisecríticadeumaobraouaindaumasinopsegeraldoqueocorreunumperíodo/texto

estruturavariada

tipos textuaissequênciasexpositivas,narrativaseargumentativas;intencionalidadeargumentativaeinjuntiva

contexto de circulaçãojornal,revista,internet,entreoutros

A RESENHA JORNALÍSTICA gêneros textuais no ENEM-2017

Page 24: Gêneros textuais no ENEM 2017

PRAONDEVAIESSAESTRADA?—SôAugusto,praondevaiessaestrada?OsenhorAugusto:—Eumoroaquihá30anos,elanuncafoiprapartenenhuma,não.—SôAugusto,euestoudizendoseagenteforandandoaondeagentevai?OsenhorAugusto:—VaisairaténasOropas,seomardervau.VOCABULÁRIOVau: Lugar do rioououtraporçãode águaondeesta épouco fundae, por isso,podesertransportadaapéouacavalo.

MAGALHÃES,L.L.A.;MACHADO,R.H.A.(Org.).Perdizes,suashistórias,suagente,seufolclore.Perdizes:PrefeituraMunicipal,2005.

Page 25: Gêneros textuais no ENEM 2017

QUESTÃO 07 segunda aplicação do ENEM-2017

As anedotas são narrativas, reais ou inventadas, estruturadas com a finalidade deprovocaroriso.Orecursoexpressivoqueconfiguraessetextocomoumaanedotaéo(a)a)usorepetitivodanegação.b)grafiadotermo“Oropas”.c)ambiguidadedoverbo“ir”.d)ironiadasduasperguntas.e)empregodepalavrascoloquiais.

Page 26: Gêneros textuais no ENEM 2017

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

Ohumordotextoemanáliseadvémdaambiguidadepresentenoverbo“ir”:paraumdosfalantes,aestradapermitequeseváaalgumlugar;paraoutro,aestradavai-sedeslocarsozinhaparaalgures.Deve-se,portanto,assinalaraalternativa“c”.Emtempo:em2012,houveumaquestãoqueabordouaambiguidadepresentenomesmo enunciado “Para onde essa estrada vai”. Por sinal, a referida questãoapresentagraudeelaboraçãomelhordoqueesta.Umpoucomais:oconceitodeanedotaqueaparecenocomandodaquestãoestá incorreto,poisela tantopodeser uma história engraçada como uma história qualquer [em um sentido maisgenérico].

Page 27: Gêneros textuais no ENEM 2017

definiçãonarrativacurtadecarátercuriosooujocosodefinalsurpreendente,picanteouobsceno

intencionalidadelúdica,crítica,satírica

estruturaapresentação,complicador,clímax,desfecho;preconceito;ambiguidade;deslocamento

tipos textuaisexposição,narraçãoeargumentação

contexto de circulaçãooral,livrosespecíficos,jornais,revistas,internet,entreoutros

A ANEDOTA OU PIADA gêneros textuais no ENEM-2017