gatt vs omc

9

Click here to load reader

Upload: ak47j

Post on 06-Jul-2015

256 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gatt vs omc

7

Escola Cooperativa V. S. Cosme – Didáxis

GATT / OMC

Andreia Oliveira

Kelly Silva

Jorge Pinheiro

12.3

12 de Janeiro de 2012

Page 2: Gatt vs omc

7

Índice:

GATT ............................................................................................................................................. 3

OMC ............................................................................................................................................. 5

PRINCÍPIOS DA OMC ................................................................................................................. 6

NOTÍCIA DA OMC ......................................................................................................................... 7

OMC aprova adesão da Rússia após 18 anos de negociações .................................................. 7

Bibliografia ................................................................................................................................... 8

Page 3: Gatt vs omc

7

GATT

GATT, General Agreement on Tariffs and Trade, que significa o Acordo Geral de Tarifas e Comércio, foi um acordo estabelecido em 1947 e vinha com ele o querer harmonizar as politica aduaneiras dos Estados signatários.

O GATT surgiu assim estabelecendo um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas proteccionista, regular, provisoriamente, as relações comerciais internacionais.

A aparição desse acordo, vem após a segunda Guerra Mundial quando vários países decidiram regular as relações económicas internacionais, com o objectivo de melhorarem desta forma a qualidade de vida de seus cidadãos e de entenderam os problemas económicos que decorriam seriamente nas relações entre os Governos.

Para resolverem os problemas económicos que decorriam nas relações entre os governo, tentou-se regular os aspectos financeiros e monetários, criando-se assim o BIRD (Banco Mundial) e o FMI. E no aspecto de regular o âmbito comercial, foi discutida a criação da Organização Internacional do Comércio - OIC, que funcionaria como uma agência especializada das Nações Unidas.

E finalmente em 1947, para impulsionar a liberalização comercial e combater práticas proteccionistas foram iniciadas negociações tarifárias na Ronda de Genebra. Essa primeira ronda de negociações resultou em 45.000 concessões e o conjunto de normas e concessões tarifárias estabelecido passou a ser denominado Acordo Geral sobre Tarifas, ou seja surgindo assim o GATT. Esse acordo seria temporário, até a criação da OIC - Organização Internacional de Comércio.

Foram os membros fundadores do GATT que juntamente a outros países formaram um grupo que elaborou o projecto de criação da OIC, sendo os Estados Unidos um dos países mais atlantes no convencimento da ideia do liberalismo comercial regulamentado em bases multilaterais. Depois de muitas discussões que se prolongaram de Novembro de 1947 a Março de 1948, assinou-se em Havana, Cuba, a Carta de Havana na qual constava a criação da OIC. O projecto de criação da OIC era um projecto bastante interessante pois, além de estabelecer disciplinas para o comércio de bens, continha normas sobre emprego, práticas comerciais restritivas, investimentos estrangeiros e serviços.

Mas, apesar do importante papel desempenhado pelos Estados Unidos nestas negociações, problemas como questões politicas internas levaram, em 1950, ao não encaminhamento do projecto ao Congresso para sua ratificação. Sendo assim, sem a participação dos Estados Unidos, a criação da Organização Internacional do Comércio fracassou. Assim, o GATT, que inicialmente teria sido um acordo criado para regular provisoriamente as relações comerciais internacionais, foi o instrumento que, de fato, regulamentou por mais de quatro décadas as relações comerciais entre os países.

Page 4: Gatt vs omc

7

Este acordo teve durante sua existência oito rondas de negociações comerciais: A ronda de Genebra em 1947 com a participação de 23 países, a ronda de Annecy 1949 com a participação de 13 países, onda de Torquay em 1951 com a participação de 38 países, a

ronda de Genebra em 1956 com a participação de 26 países, a ronda de Dillon de 1960 a 1961 com a participação de 26 países, a ronda de Kennedy de 1964 a 1967 com a participação de 62 países, a ronda de Tóquio de 1973 a 1979 com a participação de 102 países e a ronda do Uruguai de 1986 a 1994 com a participação de 123 países

Durante a Ronda do Uruguai de negociações, voltou-se a discutir a criação de um organismo internacional destinado a regulamentar o comércio internacional, não apenas de bens, mas também serviços, além de temas relacionados a investimentos e propriedade intelectual, entre outros. Como resultado, a Ata da Ronda do Uruguai inclui um novo Acordo de Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT 94), o qual mantêm a vigência do GATT 47, o Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS), o Acordo sobre Investimentos (TRIMS), o Acordo sobre direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS), além de acordos destinados a regulamentar procedimentos de solução de controvérsias, medidas antidumping, medidas de salvaguarda, medidas compensatórias, valoração aduaneira, licenciamento, procedimentos, etc. Por fim, a Ata da Ronda do Uruguai também contém o acordo constitutivo da Organização Mundial de Comércio (OMC), encarregada de efectuar e garantir a aplicação dos acordos citados.

No fundo, o GATT foi um meio criado com o intuito de harmonizar a politica aduaneira entre países, mas que no inicio não tinha o poder de punir, julgar e fiscalizar países infractores. Mas que entretanto, numa reunião da OMC em 2003, com a liderança do Brasil, África do Sul e Índia, foi criado o G20 (países em desenvolvimento) e a partir daí o GATT teve o poder de fiscalizar, julgar e punir países infractores.

Page 5: Gatt vs omc

7

OMCA Organização Mundial do Comercio (OMC) é uma instituição internacional, ou seja, é

uma associação voluntária de sujeitos de direito internacional, que actua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial, como por exemplo, é o responsável pelas regras sobre as moedas e o seu preço no mercado.

A OMC surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) que foi criado após a Segunda Guerra Mundial, em 1994, durante a Conferência de Marrakech. Em 1712, os Estados Unidos convidaram seus aliados de guerra a iniciar negociações a fim de criarem um acordo Bipolar para a redução recíproca das tarifas de comércio de bens. Para cumprir esse objectivo houve a tentativa de criar a Organização Internacional do Comércio (OIT). Em 1943, apesar das negociações de diversos países quanto à Carta de OIT, Carta que tentava estabelecer efectivamente a OIT e designar as principais regras para o comércio internacional e outros assuntos económicos, esta nunca chegou a ser posta em prática.

A 1936 um acordo foi alcançado pelo GATT e em 1939, vários países assinaram o “Protocolo de Provisão de Aplicação do Acordo Geral de Tarifas e Comércio” com o objectivo de evitar o mercado proteccionista, no entanto, o GATT não considerava as disparidades entre países, visto que os tributos de exportação e importação eram iguais e portanto a GATT passou a ser uma instituição provisória, até que em 1994, após uma série de negociações por parte de alguns países foi criada a OMC, de carácter permanente, substituindo o GATT.

A OMC, sendo então uma organização internacional, possui funções não muito distintas do GATT. Sendo assim, a OMC é o responsável pelos acordos que compõem o sistema de comércio: pelo firmar de acordos entre países e pela adopção dos acordos e pela implementação destes pelos membros da organização, ou seja, verificar as políticas comerciais que os países estabelecem. Outra função que vale apena salientar é o Sistema de resolução de Controvérsias, ou seja, procura solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC. É ainda de ressalvar que a cada dois anos a OMC realiza pelo menos uma Conferência Ministerial, com o fim de se fazer cumprir as suas funções perante os 163 Estados-Membros que desta fazem parte.

Page 6: Gatt vs omc

7

PRINCÍPIOS DA OMC

A OMC é regida por cinco princípios que devem ser seguidos pelos seus membros.

O princípio da não-discriminação envolve duas considerações. Este princípio garante tratamento igual a todos os membros no que se refere aos privilégios comerciais e aos produtos importados e nacionais, os quais não podem ter privilégios em detrimento dos importados.

O segundo é o Princípio da Previsibilidade, que consiste no acesso aos mercados através da consolidação dos compromissos tarifários para bens e das listas de oferta em serviços. Regula também outras áreas da OMC, como TRIPS, TRIMS, Barreiras Técnicas e SPS.

O Princípio da Concorrência Leal visa a garantir um comércio internacional justo, ou seja, sem práticas desleais, como os subsídios (como é o exemplo dos agricultores que recebem dinheiro, permitindo assim a produção de itens mais baratos e mais competitivos perante os produtos dos outros países).

No entanto, só foram efectuados após os acordos Antidumping e de subsídios.

O Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas impede que os países façam restrições quantitativas, ou seja, imponham quotas ou proibições a certos produtos internacionais, como forma de proteger a produção nacional.

A OMC aceita apenas o uso de tarifas que sejam utilizadas como forma de protecção, desde que a lista de compromissos dos países preveja o uso de quotas tarifárias.

O último princípio é o Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento. Este faz com que os países em desenvolvimento tenham vantagens tarifárias, além de medidas mais favoráveis que deverão ser realizadas pelos países desenvolvidos.

Page 7: Gatt vs omc

7

NOTÍCIA DA OMC

OMC aprova adesão da Rússia após 18 anos de negociações

A Rússia, única grande economia que ainda está fora da OMC, só poderá ser convertida em membro permanente 30 dias depois de o Parlamento russo tenha ratificado a ideia, o que deve ser feito até 15 de Junho.

A ministra russa do Comércio, Elvira Nabiullina, que se encarregará de firmar o Protocolo de Adesão, disse que a sexta economia do mundo tem se preparando há muito tempo para este momento.

A Rússia apresentou sua candidatura à OMC em 1993, mas as negociações foram prolongadas devido à guerra com a Geórgia em 2008, país que vetou a entrada da Rússia até Novembro deste ano.

Os Estados Unidos, no entanto, negaram-se a conceder à Rússia os mesmos benefícios que aos demais 153 membros da OMC. Os EUA invocaram a lei Jackson-Vanick, segundo a qual não se pode conceder automaticamente o tratamento de Nação Mais Favorecida (NMF) a países politicamente vulneráveis, o que na prática anula os benefícios da OMC entre os dois países.

Page 8: Gatt vs omc

7

Como resposta, a Rússia fez o mesmo com os Estados Unidos.

Esta não foi a primeira vez que os EUA usam essa lei, mas foi a primeira vez que um país recém aderido à OMC a utiliza.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Mundial_do_Com%C3%A9rcio

http://www.infoescola.com/geografia/organizacao-mundial-do-comercio-omc/

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=6&ved=0CEwQFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.almedina.net%2Fcatalog%2Fproduct_info.php%3Fproducts_id