futuro de bh ruma para o norte

16
J Empreendimentos imobiliários valorizam a região DIVULGAÇÃO DOMINUS Futuro de BH ruma para o Norte U Governo do estado anuncia série de projetos para a região U Previsão é de gerar US$ 130 bilhões e criar 400 mil empregos em 17 anos. Páginas 6, 7 e 8 AJUDE O PLANETA. RECICLE . Praça da Liberdade, Instituto Vale Verde, ho- tel Águas do Treme, em Inhaúma, e restaurantes estão com programação especial de passeios para o Dia das Mães. Confira roteiro. Página 11 Roteiro para tirar a mamãe de casa U U Coluna do PCO PÁGINA 2 PÁGINA 4 Coluna do Lindenberg U U U ANO 3 / NÚMERO 110 / 11 A 17 DE MAIO DE 2013 / www.jornaltudobh.com.br DVD “Vem dançar comigo” mescla samba, rumba, axé e forró Pág. 13 Dicas... para você se divertir em BH Elba Ramalho e Luan Santana mostram novo repertório em BH Pág 13 Para surpreender no almoço de Dia das Mães, veja dicas para entrada, prato principal e sobremesa Pág. 12 Novidades nos palcos Menu especial para elas

Upload: phamkhanh

Post on 31-Dec-2016

229 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Futuro de BH ruma para o Norte

J Empreendimentos imobiliários valorizam a região

DIVULGAÇÃO DOMINUS

Futuro de BH ruma

para o Norte U Governo do estado anuncia série de projetos para a região U Previsão é de gerar US$ 130 bilhões e criar 400 mil empregos em 17 anos. Páginas 6, 7 e 8

AJU

DE O

PLA

NETA

. REC

ICLE

.

Praça da Liberdade, Instituto Vale Verde, ho-tel Águas do Treme, em Inhaúma, e restaurantes estão com programação especial de passeios para o Dia das Mães. Confira roteiro. Página 11

Roteiro para tirar a mamãe de casa

U

U

Coluna doPCOPÁGINA 2

PÁGINA 4

Coluna doLindenberg

U

U

U

ANO 3 / NÚMERO 110 / 11 A 17 DE MAIO DE 2013 / www.jornaltudobh.com.br

DVD “Vem dançar comigo” mescla samba, rumba, axé e forróPág. 13

Dicas...para você se divertir em BH

Elba Ramalho e Luan Santana mostram novo repertório em BH Pág 13

Para surpreender no almoço de Dia das Mães, veja dicas para entrada, prato principal e sobremesa Pág. 12

Novidades nos palcos

Menu especial para elas

axé e forró

PAGINA 001_CAPA.indd 1 10/05/13 18:18

Page 2: Futuro de BH ruma para o Norte

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 2013 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOÀ venda

Espantar o frioO Instituto Grupo Pão de Açúcar deu início à edição 2013 da Campanha de Arrecadação de Roupas e Agasalhos. Até 28 de junho, todas as lojas do Extra rece-berão doações de peças. Os itens serão entregues a instituições de cidades onde o Grupo Pão de Açúcar mantém lojas, inclusive BH.

Favela Fashion Com apoio da Cedro Têxtil, no dia 25 de maio, acontece o 1º Favela Fashion Day, no Aglomerado da Serra, quadra do Espaço Criança Esperança. Da empresa presidida por Aguinaldo Diniz, saíram tecidos utiliza-dos na produção de looks dos desfiles. O casting é composto por moradores da região.

Celular em xequeA pedido do deputado Alen-car da Silveira Jr, acontece no dia 13 de maio audiência pública na ALMG para dis-cutir a qualidade de pres-tação de serviços das em-presas de telefonia móvel. Relatório da Anatel mostrou que a satisfação do consu-midor vem despencando.

Alunas de ouroAmanda de Souza Alves, Giovanna Magalhães e

O presidente da Usiminas, Julian Egurén, admite que já

recebeu propostas para a ven-da da Usiminas Automotiva, de soluções para o indústria automobilística. A empresa

sediada em Pouso Alegre

integra um plano de alienação de ati-vos da companhia que estão fora do negócio aço. A estratégia é melhorar a performance fi nanceira da siderúrgi-ca, que registrou, no primeiro trimes-tre deste ano, o quinto prejuízo líquido seguido.

DANIEL DE CERQUEIRA

FOTOS: TIÃO MOURÃO

Nos bastidores, o vereador Pablito (PSDB) afi rma categoricamente ter sido vítima de uma armação no episódio do “pianista”. Para ele, foi “fogo amigo”. Mesmo estando em viagem ao exterior, o tucano teve o nome registrado no painel eletrônico da Câmara por três dias. Pablito alega que não ia colocar seu mandato em risco por causa das faltas em plenário, o que é bastante comum na Casa. O presidente Léo Burguês (PSDB) determinou a abertura de uma sindicância para apurar a denúncia contra seu colega de partido.

A PAD (leia-se Alexandre Davis) assina a produção e a instalação da comunicação visual de mais um grande evento na capital mineira. A empresa é responsável pela veiculação da publicidade do Comida di Buteco em painéis de LED e bancas de jornal e revista da capital. Já para a Sai-deira, programada para o dia 18 de maio, no Largo da Saideira, a comunicação visual criada pela agência do evento inclui sinalização interna e externa, e a produção também fi cou a encargo da PAD.

‘Fogo amigo’

PAD no Comida di Buteco

Projeção para Aécio

No sábado, 18 de maio, será a convenção nacional do PSDB, que, se não houver levante de paulistas, elege-rá Aécio Neves presidente do partido, substituindo, com o apoio de Fernando Henrique, o pernambucano Sérgio Guerra. Mais que ato administrativo, a conven-ção significará o início da pré-campanha do senador à Presidência da República. Como dirigente nacional, Aécio abre as portas para ir a qualquer lugar e manifes-tar opinião sobre tudo. Sem falar no espaço na mídia. Isso torna irreversível a can-didatura dele à sucessão de Dilma, até porque ele tem o apoio de praticamente todos os diretórios tucanos. No momento, Dilma é o “quê”, mas não quer dizer que o quadro não possa ser revertido. Os sinais da eco-nomia são contraditórios. Se o governo derrapar, o quadro pode ser revertido, abrindo possibilidade para a oposição. À revista IstoÉ, Aécio não se fez de rogado. Disse estar preparado para conduzir o Brasil a uma nova página na história. Quer aplicar choque de ges-tão, como fez em Minas, com a ajuda do então secretário Antonio Anastasia. Aécio, com charme e tradição polí-tica, pode deixar a presiden-te para trás, caso a econo-mia entre em colapso. Quem está no governo garante que a situação chegou a um pon-to em que são irreversíveis os avanços e que a infl ação não sairá do controle. As-sim, Aécio estará, em 2014, cacifando-se para 2018. Possivelmente contra o go-vernador de Pernambuco, Eduardo Campos, que hoje está mais para composição com Dilma, no primeiro ou no segundo turno.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy e Flávio Penna

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR-EXECUTIVOCarlos Lindenberg Spínola [email protected]

DIRETOR DE REDAÇÃOHomero Dolabella

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORESGustavo Cesar de OliveiraPaulo Cesar Alkimim de Oliveira

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]ário: Gabriel Gama

Assistente de Fotografi a: Tamara Jesus

Revisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected] de arte: Renato Luiz

Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Editora de web: Denise Motta

Assistente de web: Celso FilhoDepartamento Comercial

(31) 3503-8850 Superintendente Comercial:

Marco Antonio GonçalvesSuperintendente de Operações:

Eliana Paula

TUDO é uma publicação da VB Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: [email protected]

Impressão: Rede Editora Gráfi caTiragem semanal: 38 mil exemplares

Isadora Maria Quirino, alunas da rede pública de BH, estão de malas prontas para Córdoba, na Argentina. Serão as representantes mineiras no Fórum Internacional de Empreendedores (FIE), de 13 a 18 de maio, com mais de 600 jovens de América Latina, México, Estados Unidos e Oriente Médio.

ImortalO escritor Olavo Roma-no assume, na segun-

da-feira, 13 de maio, a presidência da Acade-mia Mineira de Letras. Olavo era vice-presiden-te na chapa de Ângelo Oswaldo, que abriu mão da candidatura para assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Museus.

Homenagem A secretária-adjunta de Turismo de MG, Silva-na Nascimento, será agraciada com o Troféu Mulher Infl uente/Catego-

ria Incentivo ao Turismo durante a 23ª edição do Prêmio MG Turismo, que acontece no dia 13 de maio, às 19h30, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. A pre-miação é do Jornal MG Turismo. “Silvana exerce grande influência no turismo, fortalecendo o potencial desse merca-do e fomentando essa tão importante atividade na vida empresarial do nosso estado”, justifica o diretor Antonio Claret Guerra.

O presidente da Usiminas, Julian Egurén, admite que já

recebeu propostas para a ven-da da Usiminas Automotiva, de soluções para o indústria automobilística. A empresa

sediada em Pouso Alegre

PAGINA 002_PCO.indd 1 10/05/13 17:59

Page 3: Futuro de BH ruma para o Norte

Conheça o projeto, acesse:www.hospitaloncomed.com.brfacebook.com/oncomedbh

PAGINA 003_ONCOMED.indd 1 10/05/13 17:07

Page 4: Futuro de BH ruma para o Norte

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 20134 OPINIÃO

Quanto mais o tempo passa, mais o senador Aécio Neves vai sendo impelido a assumir a candidatura à presidência da República pelo PSDB, em 2014. Lançado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e estimulado por outras lideran-ças tucanas a assumir a candidatura, Aécio vem tentando ganhar tempo por saber que, antes, é preciso costurar apoios e garantir sustentação política. Aécio admite correr riscos, mas não quer cair na armadilha da aventura. Aprendeu com o avô, que só se definiu candidato pelo Colégio Eleitoral quando já estava com tudo pronto para en-frentar e derrotar o candidato do governo, que acabou sendo Paulo Maluf.

Nesse meio-tempo, Aécio tem pelo menos dois problemas para re-solver. O primeiro deles é pacificar São Paulo. Embora já com a legenda praticamente garantida, o senador mineiro enfrenta resistências no diretório paulista do PSDB, sobre-tudo do ex-governador José Serra, cujos seguidores não perdoam Aécio por uma suposta omissão do senador quando da candidatura de Serra, em 2002, contra Lula e, em 2010, contra Dilma Rousseff. Aé-cio era governador em 2002 e Lula ganhou em Minas com a ajuda do voto, com ou sem razão, chamado de Lulécio. E em 2010, com Aécio candidato ao Senado e Anastasia no governo, Dilma também derrotou Serra com o não menos importante voto Anasta-dilma. Para ser exato, em 2002, Lula obteve em Minas 66,45% dos votos válidos e Serra 35,55%. Em 2010, Dilma teve 58,45% e Ser-ra 41,55 %. Os serristas acham que nas duas eleições Aécio fez corpo mole.

Mas esSe não é o único problema de Aécio. Resolvida essa questão interna, que parece caminhar para a melhor solução, Aécio terá que se posicionar melhor no

mercado eleitoral. Até aqui, dos três can-didatos em que mais se fala, quem aparece como candidato de oposição mesmo é a ex-senadora Marina Silva. Aécio está prati-camente empatado com ela, mas o eleitor identifi ca mesmo como oposição a Dilma a fi gura amazônica da ex-senadora Marina Silva. Essa difi culdade de Aécio em ser visto como opositor a Dilma e ao PT pode estar relacionada à maneira amável com que Aécio tratava Lula e à docilidade com que vinha tratando a sua conterrânea Dilma Rousseff.

O senador mineiro deve ter tido sinais dessa confusão, há algum tempo, porque desde o início do ano ele passou a fazer

ataques mais diretos à presidente Dilma e a asso-ciar essas críticas ao jeito petista de governar. É ver-dade que o aumento dos ataques coincide também com a entrada em cena do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, que, de repente, passou a

assumir uma postura crítica em relação à presidente da República e ao seu governo. Mas isso não parece ter chegado ao grosso do eleitorado e nem mesmo à classe mé-dia que não deve entender como o PSB de Eduardo faz parte do governo Dilma e como Eduardo, do mesmo PSB, começa a se fazer passar como oposicionista. De qualquer forma, Aécio não parece ter volta. Ele precisa ser candidato à presidência nem que seja para perder – o que não é difícil se levar-se em conta o favoritismo da presidente na corrida da sucessão. Ainda que possa até se benefi ciar de algum trope-ção de Dilma daqui até às eleições. Mesmo assim, para melhor se situar no mercado eleitoral, Aécio terá que revigorar o seu discurso oposicionista e passar a oferecer ideias e soluções para o país, ao invés de apenas repetir que a infl ação pode voltar.

Os desafios que AécioNeves tem de enfrentar

Aécio vem tentando ganhar tempo, por saber que é preciso costurar apoios e garantir sustentação política”

Coluna do Lindenberg

AS MAIS LIDAS DO PORTAL ENTRE 4 E 10 DE MAIO1 - Show do Paul McCartney terá transmissão ao vivo2 - Ex-deputada federal está internada em UTI3 - Fãs organizam homenagens para Paul McCartney em BH4 - Visual Helô, em “Salve Jorge”, inspira mulheres e vira tendência5 - Falhas não tiram brilho de show de Paul McCartney

Facebook: www.facebook.com/TudoBHTwitter: @TudoBH ● Portal: www.jornaltudobh.com.br

ACOMPANHE O TUDO BH!

DIVULGAÇÃO

O PORTAL DE NOTÍCIAS DA VB COMUNICAÇÃO

O TUDO vai sortear um par de ingressos para o Nana Fest, no dia 25 de maio, no Mega Space, em Santa Luzia. Para parti-cipar, basta acessar o aplicativo sorteie.me na página do TUDO, no Facebook. O sorteio acontece no dia 22. Participe!

NO TWITTER

FRASES

Trollar novelas, panfl etar para politicos, tem gen-te paga pra tudo isso: trollar Salve Jorge está renden-do 15 mil.…@gloriafperez, autora de telenovelas

lll

sem palavras pra expressar o quanto estou senti-da. nunca pensei que teria que escrever isso um dia... descanse em paz, Peu. @pittyleone, cantora

Esse cara é o herpes da música. Quando você pensa que já foi, ele volta”

Billie Joe Armstrong, vocalista e líder da banda Green Day, sobre o sucesso do rapper sul-coreano Psy

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, os integrantes desta comissão, nós não podemos aceitar informações falseadas. Nós temos é que rasgar isso aqui”

Senador Fernando Collor (PTB-AL), sobre documento do Dnit com informações das obras em rodovias federais

TUDOBH

PAGINA 004_Lindenberg.indd 1 10/05/13 17:33

Page 5: Futuro de BH ruma para o Norte

Você sabe o que é o Sistema FIEMG? O Sistema FIEMG é uma organização privada, ou seja,

é como se ele fosse uma grande empresa formada por mais cinco empresas: o SESI, o SENAI,

a FIEMG, o CIEMG e o IEL. Todas elas trabalham juntas para desenvolver a indústria e apoiar

os empresários. E também para melhorar a sua vida. Quer saber mais?

Acesse www.fi emg.com.br e descubra o que o SESI tem para oferecer a você.

O SESI É UMA DAS MAIORES REDES PRIVADAS DE ENSINO DE MINAS. MAIS EDUCAÇÃO, CULTURA, SAÚDE, LAZER E ESPORTE PARA VOCÊ E PARA OS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA.

SS-0059-13F ad TUDO22x32.indd 1 10/05/13 18:17

PAGINA 005_ FIEMG.indd 1 10/05/13 18:41

Page 6: Futuro de BH ruma para o Norte

Marcelo Fiuza e Terezinha Moreira

REPÓRTERlll

O subsecretário de In-vestimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Eco-nômico de Minas Gerais, Luiz Antônio Athayde Vas-concelos, será o palestran-te do Conexão Empresa-rial Especial Vetor Norte, que a VB Comunicação realizará na segunda-feira (13), no Espaço V, em Nova Lima. Athayde apresen-tará aos convidados todos os esforços do governo do estado para o desen-volvimento econômico e social daquela região, que compreende o setor Norte

de Belo Horizonte e alguns municípios do entorno.

De acordo com Luiz Athayde, o desenvolvimen-to do Vetor Norte se ancora no projeto de expansão do aeroporto de Confins. “O Vetor Norte, que de fato abrange 13 municípios –

vai de Betim a Sabará – é a primeira área em uma re-gião metropolitana no Bra-sil que teve o ordenamento do território baseado no estudo propositivo voltado para a nova economia mundial, com a implan-tação de novos parques

residenciais, de serviços, logísticos e industriais”.

Todo o planejamento do Vetor Norte passa pela expansão do aeroporto internacional. “Estamos criando um polo avançado de tecnologia intensiva naquela região, porque é lá que está o porto aéreo do estado. Estamos nos preparando para ser a nova porta de entrada do Brasil”, completa Athayde.

“Estamos investin-d o R $ 5 7 2 m i l h õ e s n o complexo viário do Vetor Norte, com um conjunto de estradas, algumas ab-solutamente virgens, que vão integrar o aeroporto a outras malhas da região metropolitana”, explica o

subsecretário. Segundo ele, até outubro, os pro-jetos executivos de outras vias rodoviárias da região d e v e m e s t a r p r o n t o s . “Isso inclui nova entrada para o aeroporto, além da ligação com o Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial da Aeronáu-tica, em Lagoa Santa, e uma via de acesso à nova fábrica de semicondu-tores Six. A ligação das rodovias MG-10 e MG-20 também está entre os projetos do governo esta-dual, mas a obra viária de maior envergadura será a do contorno metropo-litano norte, com inves-timentos de 1 bilhão de reais”, adianta Athayde.

J Central Park, da Construir: condomínio residencial

U Expansão do aeroporto de Confins norteia investimentos na região, que recebe parques residenciais, de serviços, logísticos e industriais

O futuro está no NorteDIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 20136 CIDADES

VVEENNHHHAAA CCCOOONNNFFFEEERRRIIRR EEESSTTTAA GGGRRRAAANNNDDDEEE OOOPPPOOORRRTTTUUUNNNIIDDDAAAADDDEEE

O Lakeside Mall & Suites é um empreendimento do Grupo MMC que está sendo lançado no Vetor Norte, região de maior tendência em crescimento da Grande BH.

Aqui você encontra valorização para o seu imóvel com um Mall de lojas e o melhor condomínio para morar.

Ima

ge

m i

lus

tra

tiv

a d

a f

ac

ha

da

do

em

pre

en

dim

en

to.

Incorporação: Construção: Coordenação de vendas:Realização:

Gil CésarMoreira de Abreu

PLANTÃO DE VENDAS:

www.lakesidelagoasanta.com.br

31 3689-492531 3281-1426

O O LaLakekesisidede MMalall l & & SuSuititess éé uum emprrpp eeendimmenentoto ddo o GrGrrupu o MMMMM CCC ququue eee esesstátátá ssenendodod llananannçaçaçaçadododoo nnnnooooVetor Nortte,e, reggiãião o dede mmaiaioror ttenenndêdêêncnciaia eeem m m crcresescicic memento daa GGraandndeeee BHBHBHBH..

AqAquiui vvococê ê enencocontntrara vvalaloro izizaçação ppara a o o o seseseu uu imimimóvóvóvvelelel cccomom uum m MaMaMallll dddeee lolol jajas ee o memelhlhoror conndodomímíninioo paparara mmororarar..

emm

ag

em

ma

ge

me

Imil

us

til

us

tlu

str

ati

va

rati

va

rati

va

da

fa

da

fa

da

c

ha

da

ddc

ha

do

em

pd

o e

mp

o e

mre

en

di

ee

nd

ie

nd

ree

rm

em

em

e

Visite o plantão de vendas no local: Av. Prefeito João Daher, 1096 . Bairro Lundcéia . Lagoa Santa . MG

*Imagens meramente ilustrativas por se tratar de bem a ser construído, podendo sofrer alterações sem prévio aviso. Paisagismo meramente ilustrativo e não faz parte do projeto. Mobiliário meramente ilustrativo e não integra o valor de venda das unidades. Somente farão parte do imóvel as peças e materiais constantes no memorial descritivo do empreendimento. Os móveis e objetos de decoração, mapas e perspectivas tem caráter meramente ilustrativos, não fazendo parte do contrato de compra e venda. Este produto se encontra com o projeto arquitetônico legal aprovado na Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e somente será comercializado após o Registro de Incorporação no Cartório de Imóveis.

PAGINA 006_ CIDADES.indd 1 10/05/13 18:36

Page 7: Futuro de BH ruma para o Norte

Também haverá im-plantação de plataforma multimodal de transpor-tes, que terá construção de um conjunto de galpões preparados para cargas de alto valor, um centro comercial e um parque tecnológico. O complexo oferecerá logística com os modais ferroviário, rodo-viário e aeroviário. Serão investidos cerca de R$ 500 milhões de reais, que gerarão 4 mil empregos diretos. No cenário ideal, Athayde considera que essa série de medidas terá impacto “extraordinário” para Minas. “Se formos capazes de realizar o que foi planejado, esses inves-timentos poderão criar 400 mil empregos diretos na RMBH, com geração de US$ 130 bilhões nos próxi-mos 17 anos”.

N o s e t o r i m o b i l i á -rio, essas riquezas já começaram a acontecer. Empresas atraídas pelo desenvolvimento do Vetor Norte lançaram empreen-dimentos na região e estão em busca de aprovação de outros. É o caso da Cons-truir Empreendimentos Imobiliários, braço imo-biliário do Grupo Orguel, que elegeu o Vetor Norte para a maioria de seus úl-timos lançamentos. Desde 2007, a empresa enxergou potencial na região. “Na-quele ano, lançamos lote-amento em Lagoa Santa. Em 2011, dois em Pedro Leopoldo, depois prédio residencial com lojas no térreo, dois condomínios de casas em Lagoa Santa e um condomínio-fazenda em Prudente de Morais, que já foi totalmente co-mercializado”, enumera o diretor comercial da Construir, Flávio Guerra.

Mas, os planos da em-presa para o Vetor Norte não param por aí. Nos pró-ximos 90 dias, a Construir lançará um residencial com serviços, em Vespa-siano. Outros 15 empre-endimentos previstos para Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Jaboticatubas e São José da Lapa estão em fase de aprovação. Além

dos bons negócios, uma das justifi cativas da Cons-truir para apostar as fi chas no Vetor Norte é a máxima de que em qualquer lugar do mundo caminho para

aeroporto é valorizado. A Orguel acredita tanto nis-so que quatro empresas do grupo estão na Linha Verde. “Os sócios do grupo sempre investiram em

terrenos na região por acreditarem nela e estão tendo confirmada sua visão empreendedora. Por tudo que está acontecendo lá, a região geográfica da

Construir é o Vetor Nor-te”, afi rma Flávio Guerra. Segundo ele, a empresa tem empreendimentos diversifi cados, para todas as classes sociais.

Planejamento é gerar US$ 130 bilhões em 17 anos

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 2013 7CIDADES

SEU PRÓXIMO GRANDE NEGÓCIONO VETOR NORTE É COM A

CIDADES ONDE A CONSTRUIR ESTÁ PRESENTE:

A CONSTRUIR EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS É UMA URBANIZADORA DO GRUPO ORGUEL, HOLDING FORMADA POR 10 EMPRESAS.

0800 200 00 07 • www.construirempreendimentos.com.br

JABOTICATUBAS

LAGOA SANTA

VESPASIANO

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

PEDRO LEOPOLDO

SETE LAGOAS

PRUDENTE DE MORAIS

BELO HORIZONTE

SÃO JOSÉ DA LAPA

PAGINA 007_ CONSTRUIR.indd 1 10/05/13 18:04

Page 8: Futuro de BH ruma para o Norte

Um novo conceito em investimento.

Hotel & Spa

Imagens meramente ilustrativas. Projeto sujeito a alterações. Acabamentos, equipamentos, mobiliários e paisagismo serão entregues conforme especifi cações do Memorial Descritivo. Memorial de Incorporação registrado sob o R3 da matrícula 29.613, em 30/04/2010, no cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Lagoa Santa/MG. Não jogue este impresso em vias públicas. Maio/2013.

VENHA INVESTIR

NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE

O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU

SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.

Administração HoteleiraIncorporação e Construção Gestão Hoteleira Vendas

w w w . l o p e s . c o m . b r / m g

31 3014-3400

O melhor investimento, na melhor localização e com melhor rentabilidade.

www.hotelspalagoasanta.com.br

• 180 unidades

• Amplos espaços comuns

• Decoração requintada

• Suítes confortáveis

• SPA Green

• Business Office

• Restaurante / Bar

• Sauna / Fitness

• Piscina

• SolariumUM SPA DE PADRÃO INTERNACIONAL: O GRANDE DIFERENCIAL DO EMPREENDIMENTO.

Localizado a 10 minutos do aeroporto de Confi ns, na orla da Lagoa Central.

Suíte

Entrega Prevista

Maio de 2014

PAGINA 008_009_DOMUNUS.indd 1 10/05/13 17:08

Page 9: Futuro de BH ruma para o Norte

Um novo conceito em investimento.

Hotel & Spa

Imagens meramente ilustrativas. Projeto sujeito a alterações. Acabamentos, equipamentos, mobiliários e paisagismo serão entregues conforme especifi cações do Memorial Descritivo. Memorial de Incorporação registrado sob o R3 da matrícula 29.613, em 30/04/2010, no cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Lagoa Santa/MG. Não jogue este impresso em vias públicas. Maio/2013.

VENHA INVESTIR

NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE NO LUGAR ONDE

O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU O FUTURO ESCOLHEU

SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.SE HOSPEDAR.

Administração HoteleiraIncorporação e Construção Gestão Hoteleira Vendas

w w w . l o p e s . c o m . b r / m g

31 3014-3400

O melhor investimento, na melhor localização e com melhor rentabilidade.

www.hotelspalagoasanta.com.br

• 180 unidades

• Amplos espaços comuns

• Decoração requintada

• Suítes confortáveis

• SPA Green

• Business Office

• Restaurante / Bar

• Sauna / Fitness

• Piscina

• SolariumUM SPA DE PADRÃO INTERNACIONAL: O GRANDE DIFERENCIAL DO EMPREENDIMENTO.

Localizado a 10 minutos do aeroporto de Confi ns, na orla da Lagoa Central.

Suíte

Entrega Prevista

Maio de 2014

PAGINA 008_009_DOMUNUS.indd 2 10/05/13 17:08

Page 10: Futuro de BH ruma para o Norte

O Vetor Norte foi a área escolhida pela Design Resorts, que está investin-do perto de R$ 2 bilhões em Jaboticatubas, para construção do conjunto de condomínios Reserva Real e do complexo de entretenimento Cidade da Cultura. “O Vetor Norte é o futuro de Belo Horizonte. O aeroporto de Confins é um equipamento extre-mamente demandado pela economia brasileira, porém é o único do Sudes-te que pode se expandir. Não há concorrência igual no Rio ou em São Paulo”, justifica o presidente da Design Resorts, José Mi-guel Martins. Ele conta que os empreendimentos in-dustriais anunciados para a região têm em comum proximidade com o aero-porto, alto valor agregado e necessidade de mão de obra especializada, o que explicaria a boa aceitação

comercial do Reserva Real. A p o s s i b i l i d a d e d e

crescimento acelerado da região atraiu a Brasiliana. A empresa já lançou o La-goa Santa Park Residence,

de alto padrão, com locali-zação privilegiada, área de preservação permanente e infraestrutura completa. Devido ao sucesso, a em-presa prepara outro lan-

çamento, o Villa Paradiso, na mesma região. Mas não é somente o crescimento do Vetor Norte que atrai o setor imobiliário. A falta de terrenos em Belo Horizon-te deu um empurrãozinho na Dominis Incorpora-dora e Construtora para investir lá.

De acordo com o sócio e diretor da empresa, Cláu-dio Neves, as opções de crescimento de BH em ou-tras regiões se esgotaram. “O Vetor Norte, depois da implantação da Cidade Ad-ministrativa, é o único com potencial de crescimento da cidade. A topografia da região Leste impede seu crescimento, na Oeste, a parte industrial”. Segundo Neves, até 2016, em um raio de 10 km do aeroporto de Confi ns haverá necessi-dade de pelo menos mais 2,2 mil quartos de hotel. De olho na imensa demanda, a Dominus está com pro-

jeto de empreendimento com conceito de hotel-spa às margens da lagoa em Lagoa Santa, com 180 apartamentos. “Optamos por esse conceito para po-tencializar a ocupação nos fi ns de semana”, diz Neves.

A Dominus estuda, ain-da, uma área de 2 milhões de m2 para a construção de prédios residenciais, áreas comerciais e loteamento em Lagoa Santa. A vanta-gem da cidade é a proximi-dade do aeroporto de Con-fins e de Belo Horizonte. “Está bastante nítido que, em curtíssimo prazo, os in-vestimentos vão aumentar no Vetor Norte, tanto que já há projeto para construção de um shopping por ali”, diz Cláudio Neves. “O Vetor Norte tem clima e topogra-fi a favorecidos e só falta um pouco de infraestrutura. Mas o seu desenvolvimen-to é um caminho sem vol-ta”, conclui Cláudio Neves.

Região recebe condomínios e complexo de entretenimentoFOTOS: DIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 201310 CIDADES

Imagem meramente ilustrativa.

L A G O A S A N T AP A R K R E S I D E N C E

www.brasiliana.com

31 2512 7608

Lotes financiados em até 120 meses*

*Consulte condições

* Valor referente ao lote 1 da quadra 9, sendo a entrada no valor de R$ 14.726,66 à vista, mais 16 parcelas mensais de R$ 920,42 cada, corrigidas pelo INCC; 1 parcela intermediária de R$ 14.726,66 até a entrega do lote. O valor do principal a ser pago após a entrega será de R$ 103.086,63 dividido em 104 parcelas mensais de R$ 991,22 cada, todas corrigidas pelo IPCA + 1% ao mês. Valor promocional para os meses de abril e maio de 2013.As condições acima estão sujeitas à análise prévia. Matrícula 30109 do Cartório de Lagoa Santa.

J Condomínio Lagoa Santa Park Residence, da Brasiliana

J Hotel-spa às margens da Lagoa; aposta da Dominus

PAGINA 010_CIDADES.indd 1 10/05/13 18:13

Page 11: Futuro de BH ruma para o Norte

Desde 1932, quando o Dia das Mães foi oficiali-zado pelo então presiden-te Getúlio Vargas, todo se-gundo domingo de maio se tornou sagrado para as famílias brasileiras. Em homenagem a data, que será celebrada este ano no dia 12 de maio, a cida-de de Belo Horizonte vai oferecer programas espe-ciais, que incluem desde almoços com cortesias a ofi cinas e música ao vivo.

Na praça da Liber-dade, a partir das 9h, as mães que estiverem passeando pelo espaço receberão rosas e, uma hora e meia depois, o pro-fessor Mauro Fernandes ministrará aulas de forró,

bolero e samba. Já a in-tervenção musical ficará por conta da Escola de Formação de Instrumen-

tistas de Cordas do Sesi de Mariana, composta por alunos infantis, que se apresentará às 11h. Já

no Instituto Vale Verde, as homenageadas serão recepcionadas por um violoncelista e receberão

um drinque especial do restaurante.

Para as famílias que quiserem passar o dia longe da vida urbana, o hotel Águas Treme ofe-rece um passaporte de entrada gratuito para as homenageadas, além de show de música e almo-ço especial. Falando em gastronomia, seis restau-rantes (Paladino, Maha-raj, Parrilla Los Herma-nitos, Varandão, do hotel Othon Palace, Ah Bom e Botequim Arantes) de BH preparam pratos exclu-sivos para as mamães. E tem para todos os gostos. Os cardápios variam des-de comida indiana a frutos do mar!

U BH oferece programação variada para as famílias que desejam celebrar o domingo especial

Curtindo o Dia das Mães fora de casa

DIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 2013LAZER

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 2013 11 LAZER

QUEM DEFINE A TARIFA DA CEMIG?

A tarifa da Cemig é definida pela Aneel, órgão federal responsável pelo valor das tarifas de todas as concessionárias de energia do Brasil (informações no site www.aneel.gov.br).

O QUE NÓS PAGAMOS NA CONTA DE LUZ?

O valor que pagamos na conta de luz corresponde à energia que a concessionária compra e repassa para o consumidor; a custos de mão de obra, manutenção e expansão; ao imposto estadual; a tributos e encargos federais; à taxa de iluminação pública; entre outros itens.

TODO MUNDO PAGA ESSES IMPOSTOS?

Os tributos federais são cobrados de todos. Mas, há muitos anos, o Governo de Minas isenta o imposto estadual da conta de metade das famílias mineiras (benefício concedido para consumo até 90 kWh/mês).

Para mais informações, acesse os sites

www.cemig.com.br ou www. aneel.gov.br.

A CEMIG OUVIU AS SUAS DÚVIDAS. E AGORA RESPONDE A TODOS OS MINEIROS.

J Só para elas: no Dia das Mães, as homenageadas vão ganhar passaporte para entrada gratuita no hotel Águas do Treme; no local, haverá show musical e almoço especial

PAGINA 011_LAZER.indd 1 10/05/13 17:13

Page 12: Futuro de BH ruma para o Norte

INGREDIENTESl 100 g de vieirasl 1 banana da terral 80 g de presunto de parmal Suco de um limão a gostol Azeite a gostol Sal e pimenta a gosto MODO DE PREPAROEm fogo médio, doure a banana

picada em um fio de azeite e reserve. Na mesma frigideira, coloque mais azeite, deixe esquentar e coloque as vieiras até ficarem douradas. Finalize com o suco de limão, sal e pimenta. Monte os espetinhos em palitos com um pedaço de banana, uma fatia de presunto de parma e uma vieira. Decore com brotos e flores.

INGREDIENTESl Queijo minas frescall 400 ml de espumantel 400 g de açúcar l Goiabadal Sorvete de cremel Goiabas vermelhas MODO DE PREPAROA sobremesa é muito simples de fazer. Para a geleia, des-casque e corte quatro goiabas retirando as sementes. Colo-

que em uma panela, em fogo baixo, acrescentando o açúcar e o espumante e deixe reduzir até que obtenha a textura de geleia. MONTAGEMSobreponha a goiabada no queijo minas e corte em formato de co-ração. Ao lado, despeje uma boa quantidade de geleia e fi nalize com duas bolas de sorvete de creme por cima.

U Restaurantes promovem eventos em homenagem ao Dia das Mães; confira três receitas que estarão presentes nos almoços especiais

É hora de agradá-la!

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 2013 12 GASTRONOMIA

FRANCISCO LESSA

BRUNO SOARES

DIVULGAÇÃO

INGREDIENTESl 800 g de camarão médio l 1 kg de fi lé de badejol ½ l de vinho sauvignonl 150 g de cebola picadal 50 g de bacon cortadol 30 g de alho picadol 300 ml de creme de leitel 100 g de manteigal 2 unidades de gema

l 150 g de cenoura cortada em julienel 12 unidades de aspargos frescosl 200 g de baguete italianal 50 g de queijol Tomilho fresco a gostoMODO DE PREPAROEm uma panela larga, refogue manteiga, cebola, cenoura, alho e bacon. Depois, coloque os fi lés de peixe e camarão, refogue-os e cubra-os com vinho branco. Por último, coloque um talho de to-milho. Deixe ferver por 2 minutos

e, em seguida, acrescente o creme de leite. Feito isso, retire o peixe e misture 3 colhe-res do creme com as gemas de ovo para adicionar devagar no molho. Depois, limpe e cozinhe os aspargos em água quente durante 3 minutos e coloque em frigideira com azeite apenas para salteá-los. Corte a baquete em fatias, polvilhe o queijo por cima e leve ao forno para tostá-las.

POUCHOISE DE BADEJO COM CAMARÕES E ASPARGOS FRESCOSReceita do restaurante Varandão, do hotel Othon Palace

ESPETINHO DE BANANA, VIEIRAS E PRESUNTO DE PARMA (ENTRADA)Restaurante L.A.B Gastronomia

ROMEU E JULIETA (COM SORVETE DE CREME E GELEIA DE GOIABA COM ESPUMANTE)Receita do restaurante Arantes

PAGINA 012_Gastronomia.indd 1 10/05/13 18:05

Page 13: Futuro de BH ruma para o Norte

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 2013 13CULTURA

Belo Horizonte recebe dois grandes shows do sertanejo universitário. O primeiro deles é de Luan Santana, no dia 11 de maio, no Chevrolet Hall, a partir das 22h. Ele lança o quinto álbum de sua carreira, intitulado “Quando chega a noite”. Além das músicas do novo CD, o músico vai interpretar canções de ex-poentes da nova geração, como Adele e Bruno Mars.

O segundo show será de Bruno & Marrone no Galopeira, dia 17 de maio, a partir das 22h. A base do repertório serão as can-ções do sexto DVD da car-reira, “Pela porta da fren-te”, gravado em maio de 2012. No show, fãs da dupla vão poder ouvir sucessos do álbum, como “Eu não vou aceitar”, “Sem com-promisso”, “Tá pensando o quê” e Vidro fumê”.

U Luan Santana e a dupla Bruno & Marrone chegam à cidade, nos dias 11 e 17

Sertanejo agita BH

LUAN SANTANA EM BHData: dia 11 de maioHorário: às 22hIngressos: a partir de R$ 130 (inteira)Local : Chevrolet Hall – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 - SavassiInformações: (31) 3209-8989

EVENTO: BRUNO & MARRONE EM BHData: dia 17 de maioHorário: às 22hIngressos: divididos em três setores: pista a R$ 50 (inteira), área VIP a R$ 60 e camarote a R$ 80Local: Espaço Galopeira – Avenida Tereza Cristina, 175 – Prado Informações: (31) 2514-0007

SERVIÇO

Dicas...para você se divertir em BH

1.

2.

Com variações musicais que passam por frevo, forró e MPB, Elba Ramalho apresenta aos minei-ros seu novo disco, “Vambora lá dançar”, dia 16 de maio, às 21h, no Palácio das Artes. A artista também vai interpretar outros sucessos de seus 30 anos de trajetória, como “Chão de giz” e “Bate coração”. Ingressos a R$ 80 (inteira – setor 1 e 2) e a R$ 60 (balcão). Informações: (31) 3236-7400.

O professor de dança, Shineider Ribeiro, vai lançar o seu mais novo trabalho na carreira, dia 11 de maio, a partir das 10h, no Minas I. Ao lado de ou-tros artistas, China, como é conhecido, mescla axé, samba, rumba e forró no DVD “Vem dançar comi-go!”. Ingressos a R$ 30. Informações: (31) 3293-8632.

Elba Ramalho em BH

Novo DVD de artista prima pelo ecletismo

Participar da vida política é direito de todo cidadão. Por isso, a Assembleia facilita o acesso para você chegar à Casa do Povo.

Você pode acompanhar o trabalho dos parlamentares, consultar os projetos e as notícias e apresentar sugestões.

Acesse a Assembleia pela internet, TV ou telefone. Ou venha aqui pessoalmente. Fique à vontade, a Assembleia é a sua Casa.

Acesse: www.almg.gov.brAssista: TV Assembleia – em BH, canal 35 UHFFale: Centro de Atendimento ao Cidadão – (31) 2108 7800Venha: Rua Rodrigues Caldas, nº 30 – Santo Agostinho –Belo Horizonte. Atendimento das 7h30 às 20h.

TODAS AS PORTAS DA ASSEMBLEIA ESTÃO

ABERTAS PARA VOCÊ.

Elba Ramalho

FOTOS: DIVULGAÇÃO

PAGINA 013_Cultura.indd 1 10/05/13 17:16

Page 14: Futuro de BH ruma para o Norte

ÁRIES 20/3 a 20/4 l Sendo um líder por natureza, o ariano precisa se conter um pouco nesses dias. Essa contenção envolve suas emoções e não suas atitudes.

TOURO 21/4 a 20/5 l Perceber coisas de uma maneira que poucos percebem é uma tendência forte para esses dias. Isso porque seus laços com o seu oposto complementar Escorpião estão em evidência.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 l Será que o inferno astral realmente existe? O fato é que existe muita energia na sua vida nesse momento, mas a forma que ela terá é defi nida por você.

CÂNCER 21/6 a 21/7 l Sabendo de antemão que você está mais sensível e propenso a se envolver em discussões desnecessárias, veja o que realmente precisa de prioridade neste momento.

LEÃO 22/7 a 22/8 l O trabalho está ocupando um espaço importante na vida dos leoninos. A dica é jamais deixar seus sonhos de lado e entender que tudo tem o momento certo.

VIRGEM 23/8 a 22/9 l Se você se dedicar aos seus relacionamentos íntimos com leveza e alegria, poderá perceber uma nova onda surgindo e com ela muitas coisas boas.

LIBRA 23/9 a 22/10 l Momento propício para se dedicar ao espírito e a sua evolução nesse aspecto. Lembre-se de que existe uma evolução que só você pode perceber e essa é a mais importante.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 l Veja como a sua mente pode captar e trazer coisas que ainda estão no futuro próximo para o seu campo de sensibilidade.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 l Você pode ser um catalisador de mudanças e o seu poder de persuasão está fortíssimo. Não se deixe abater por amenidades.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 l Deixando a desconfi ança de lado, você irá perceber que as suas amizades são um ponto extremamente importante neste momento da sua vida.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 l Caso você dê a devida atenção a si mesmo e aos seus pensamentos, poderá subir vários degraus e alcançar um novo patamar de entendimento.

PEIXES 19/2 a 19/3 l Sua intuição poderá lhe direcionar por vários caminhos de aprendizado, não tenha medo de confi ar nos seus pensamentos e sentimentos.

HO

SC

OP

O CÉU DA SEMANA Semana caracterizada por um fl uxo maior de emoções e sensibilidade. O ideal seria evitar ambientes muito cheios e principalmente muito tensos.

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE MAIO DE 201314 PASSATEMPO

hA BOA NOTÍCIA

O governador Antonio Anastasia (PSDB) anun-ciou, na terça (7), que os 853 municípios minei-ros receberão R$ 350 milhões, a partir de 21 de junho, para sanar dívidas orçamentárias. A divisão do aporte é baseada no ICMS.

hA MÁ NOTÍCIAO custo de vidas para os mais pobres aumentou em abril, segundo o Índice Nacional Preços ao Consumidor. A pesquisa registrou uma alta de 7,16% no acumulado de 12 meses, o pior resul-tado, em 10 anos, para o mês.

Aqui o tempo passa voando.

ÔNIBUS EXECUTIVOS PARA AEROPORTO INTERNACIONAL - BH •Horários sincronizados com todos os voos •Trajeto em pista exclusiva, sem escalas, 24h por dia •Valor: R$20,45•Av. Álvares Cabral, 387- Lourdes - 3224-1002 - www.conexaoaeroporto.com.br

PAGINA 014_Passatempo.indd 1 10/05/13 18:25

Page 15: Futuro de BH ruma para o Norte

PAGINA 015_MAIO.indd 1 10/05/13 17:14

Page 16: Futuro de BH ruma para o Norte

PAGINA 016_BORDEAUX.indd 1 10/05/13 17:14