folha metalurgica nº 801

4
Filiado a CUT, CNM e FEM O Sindicato dos Metalúrgicos realizou assembleias de mobilização da campanha salarial em quatro fábricas de Sorocaba e duas de Piedade na última semana. Em Sorocaba, participaram os trabalhadores da Metso Fundição, Scórpios, Syl e Sidor. Em Piedade, as assembleias foram na VTL e VMX. O objetivo das mobilizações é fortalecer as reivindicações da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) durante as negociações com as bancadas patronais. A banda Detonautas Roque Clube fecha a série de shows do 10º Rock dos Metalúrgicos na noite deste domingo, dia 30, no Parque das Águas, em Sorocaba. Antes dos Detonautas, a partir das 13h40, sobem ao palco as bandas da região Black Shadow, Inteligência Acidental, Downed, Efeito Imoral e Kátaros. A entrada é gratuita e a promoção é do SMetal. A banda sorocabana Black Shadow vai abrir o Rock dos Metalúrgicos no Parque das Águas neste domingo. No repertório, clássicos do heavy metal e do rock progressivo. Nº 801 7ª edição de agosto de 2015 Rua Júlio Hanser, 140 Lajeado - Sorocaba/SP CEP 18030-320 Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região Foguinho / SMetal Divulgação PÁG. 4 SMetal lidera assembleias da campanha salarial em mais seis fábricas Detonautas e bandas locais tocam no Rock dos Metalúrgicos neste domingo Black Shadow traz heavy metal e prog rock ao evento PÁG. 4 PÁG. 4 Cursos grátis Inscrições abertas para Informática e Administração PÁG. 2 Aposentados Governo garante a antecipação de 50% do 13º PÁG. 4 Comunicação SMetal cria nova conta na rede social Twitter PÁG. 2 Divulgação Scórpios: A sistemista da Toyota foi uma das fábricas onde houve assembleia de mobilização

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 23-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

7ª edição de Agosto de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metalurgica nº 801

Filiado a CUT, CNM e FEM

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou assembleias de mobilização da campanha salarial em quatro fábricas de Sorocaba e duas de Piedade na última semana. Em Sorocaba, participaram os trabalhadores da Metso Fundição, Scórpios, Syl e Sidor. Em Piedade, as assembleias foram na VTL e VMX.

O objetivo das mobilizações é fortalecer as reivindicações da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) durante as negociações com as bancadas patronais.

A banda Detonautas Roque Clube fecha a série de shows do 10º Rock dos Metalúrgicos na noite deste domingo, dia 30, no Parque das Águas, em Sorocaba. Antes dos Detonautas, a partir das 13h40, sobem ao palco as bandas da região Black Shadow, Inteligência Acidental, Downed, Efeito Imoral e Kátaros. A entrada é gratuita e a promoção é do SMetal.

A banda sorocabana Black Shadow vai abrir o Rock dos Metalúrgicos no Parque das Águas neste domingo. No repertório, clássicos do heavy metal e do rock progressivo.

Nº 801 7ª edição de agosto de 2015 Rua Júlio Hanser, 140 Lajeado - Sorocaba/SP CEP 18030-320

Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Fogu

inho /

SMe

talDi

vulga

ção

PÁG. 4

SMetal lidera assembleias da campanha salarial em mais seis fábricas

Detonautas e bandas locais tocam no Rock dos Metalúrgicos neste domingo

Black Shadow traz heavy metal e prog rock ao evento

PÁG. 4 PÁG. 4

Cursos grátisInscrições abertas para Informática e Administração

PÁG. 2

AposentadosGoverno garante a antecipação de 50% do 13º

PÁG. 4

Comunicação SMetal cria nova conta na rede social Twitter

PÁG. 2

Divu

lgaçã

o

Scórpios: A sistemista da Toyota foi uma das fábricas onde houve assembleia de mobilização

Page 2: Folha Metalurgica nº 801

Página 2 Folha Metalúrgica - Agosto 2015 - Ed. 801

A manipulação midiática e a divisão de classes

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)

Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de Andrade

Redação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda Ikedo

Fotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)

Projeto Gráfico e Editoração: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Auxiliar de Redação: Gabrielli Duarte

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140 - Lageado Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47 - Centro Tel. (15) 3266-1888

Sede Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260 - Centro Tel (11) 4136-3840

Sede Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362 Impressão: Bangraf Tiragem: 30 mil exemplares

Folha MetalúrgicaInformativo do SMetal Sorocaba

[email protected]

Na obra “Showrnalismo: a notícia como espetáculo” (2001), o jornalista e professor universitário José Arbex Jr. faz críticas con-tundentes à manipulação dos grandes veículos de comunicação.

Fruto de sua tese de doutorado na Universi-dade de São Paulo (USP), o livro aborda como a Guerra do Golfo, que ocorreu em 1991, mar-cou um ponto de inflexão. Quem assistiu pela TV não viu ninguém morrer, como uma guerra limpa. Mas hoje sabemos que mais de 130 mil morreram. “Se a mídia é capaz de falsificar a transmissão ao vivo de uma guerra, o que mais ela é capaz de fazer?”, questiona Arbex.

Temos exemplos diários - de leves a gra-ves - de como as notícias são manipuladas no dia a dia, se observarmos com o olhar crítico e questionador.

Nesta semana, na terça-feira, dia 25, foi publicado em diversos órgãos de imprensa a denúncia do doleiro Alberto Youssef durante a acareação, no Congresso, na CPI da Petrobras, de que o senador Aécio Neves (PSDB/MG) recebeu propinas da lista de Furnas. O portal do UOL deu a notícia com o título “Youssef e Costa confirmam repasse de propinas a Aécio Neves e Sérgio Guerra”. Só que minutos de-pois trocou para “Em CPI, Youssef e Costa ci-

tam repasse de propinas de estatais a tucanos”.O Jornal Nacional não incluiu as falas sobre

Aécio e Guerra em sua reportagem. Preferiu focar em Antonio Palocci e Dilma Rousseff, ambos petistas. Essa parcialidade na notícia mostra como a informação está atrelada aos in-teresses privados das grandes corporações mi-diáticas. Além disso, demonstra como alguns veículos caracterizam a notícia como uma mercadoria, resultando no fim da politização.

Alguns intelectuais afirmam que a liberda-

de de imprensa virou liberdade de empresa. O antropólogo e filósofo Jesus Martins-Barbero que tem diversos livros publicados sobre co-municação e educação já ressaltou que “falar de comunicação significa, em primeiro lugar, reconhecer que estamos numa sociedade em que o conhecimento e a informação têm tido um papel fundamental, tanto nos processos de desenvolvimento econômico quanto nos pro-cessos de democratização política e social”.

Sobretudo que o estudo da mídia é tam-bém o estudo da reprodução cultural e social, “inscrevendo-se, portanto no debate acerca da divisão de classes, que desvela o princípio es-trutural de todos os aspectos da vida no capi-talismo”.

Eis o desafio para todos os leitores e teles-pectadores diante da notícia (travestida de ver-dade): o de ficar atento às entrelinhas e aquilo que não foi dito.

Já aos veículos de nicho, aos blogueiros e mídias alternativas, fica o desafio de contribuir para uma mentalidade crítica, na leitura do mundo de maneira cidadã. Tendo a noção de que a informação tem papel constitutivo tanto na formação do discurso político (que não é só o discurso dos políticos) como na própria ação política, como alerta Barbero.

editorial

Se a mídia falsifica uma guerra, o que

mais ela é capaz de fazer?

Inscrições para cursos grátis no SMetal começam dia 31

A partir da próxima segunda- feira, dia 31, terão início as inscrições para o sorteio dos cur-sos gratuitos de informática e auxiliar administrativo ofereci-dos pela Rise em parceria com o SMetal Sorocaba. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro, por sócios e depen-dentes e também pelos demais interessados, exceto metalúrgi-cos não sindicalizados.

As vagas para o curso de infor-mática são para as turmas de ado-lescentes, de 14 a 18 anos; adultos, a partir de 16 anos; e terceira idade, a partir de 50 anos. Já o curso de au-xiliar administrativo oferece turma para adultos, a partir de 16 anos.

Os interessados devem com-

parecer à sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba que fica na Rua Júlio Hanser, 140, bairro Lajeado, das 8h às 11h30 e das 14h às 19h, munidos de RG e carteira de associado.

O sorteio será realizado no dia 11 de setembro, no horário esco-lhido para realização do curso.

Outros cursosAlém das vagas para os cur-

sos gratuitos a Rise oferece tam-bém cursos de Excel Avançado, Oratória, e Recursos Humanos com desconto de 30% para só-cios e dependentes do SMetal. Mais informações pelo telefo-ne (15)3334-5417; 3334-5419 e 99854-2468.

educaçãoSiga o SMetal no Twitter

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está com um novo endereço no miniblog Twitter. A nova conta substitui uma página antiga do Sindicato, que teve problemas técnicos.

O novo endereço é www. twitter.com/smetal_sorocaba.

Para receber as notícias via twitter basta o interessado também ter uma conta, gratuita, no mini-blog, procurar o smetal_sorocaba na rede e clicar em “seguir”.

O twitter é um meio de comu-

nicação ágil, que opera com men-sagens curtas. Como as demais redes sociais da web, ele pode ser acessado por smartphones, tablets e computadores de mesa.

rede social

Fogu

inho /

Arq

uivo

Page 3: Folha Metalurgica nº 801

Página 3Folha Metalúrgica - Agosto de 2015 - Ed. 801

Metalúrgicos de mais seis fábricas se mobilizam

Nos últimos dias, os metalúr-gicos das empresas Metso Fun-dição, Scórpios, Syl e Sidor , em Sorocaba; e VLT e VMX, em Piedade; participaram de assem-bleias de mobilização da campa-nha salarial lideradas pelo Sindi-cato da categoria (SMetal).

Desde o início deste mês o SMetal vem liderando assem-

bleias nas fábricas para que os trabalhadores demonstrem aos empresários que têm pressa nas negociações salariais e que não vão abrir mão de suas reivindica-ções.

As principais reivindicações da categoria este ano são: re-dução da jornada para 40 horas semanais; reposição integral da

inflação dos últimos 12 meses; aumento real de salários; unifi-cação e valorização dos pisos e a valorização das cláusulas sociais.

O presidente do SMetal, Ade-milson Terto da Silva, explica que as assembleias locais de mobili-zação fortalecem a Federação Es-tadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), que está negociando as

reivindicações com as bancadas patronais do setor, em São Paulo.

A data-base dos metalúrgicos da FEM/CUT é 1º de setembro. As perdas salariais da categoria já estão acumuladas em 9,61%, se-gundo o INPC/IBGE. Ainda falta computar a inflação de agosto para saber o total de perdas dos traba-lhadores desde a última data-base.

campanha salarial

aposentadosGoverno garante antecipação do 13º a partir de setembro

De acordo com a Previdência Social o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposenta-dos começará a ser pago no dia 24 de setembro e acompanhará o ca-lendário mensal, que prossegue até o dia 7 de outubro. No total serão pagos cerca de R$ 16 bilhões.

O calendário da antecipação que, apesar de não estar prevista em lei, é parte de um acordo que

vem sendo cumprido pelo governo há nove anos. O governo manteve o adiantamento este ano.

Nesta primeira parcela não será descontado o Imposto de Renda (IR) – no caso de valores que este-jam dentro das faixas de cobrança. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só será pago quando for depositada a segunda parcela, de 24 de novembro a 7 de dezembro.

Scórpios: Assembleia dia 24 reforçou pauta de reivindicações

Metso: Mobilização aconteceu no dia 19

Sidor: Assembleia dia 26 tratou da campanha e do PPR VTL: Do mesmo grupo que a Vimax, assembleia na VTL, dia 19

Syl: SMetal liderou assembleia nesta quarta, 26 Vimax: Mobilização, dia 19, na empresa em Piedade

Metalúrgicos da Sidor rejeitam proposta de PPR

Os trabalhadores da Sidor re-jeitaram, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, dia 26, o valor do PPR proposto pela em-presa, que é menos da metade em relação ao valor do ano passado. A diretoria do SMetal comunicou avi-so de greve e está em contato com a empresa para nova negociação.

A Sidor produz molas, fica na zona industrial e tem 85 trabalhadores.

mobilização

Fogu

inho /

SMe

talFo

guinh

o / S

Metal

Fogu

inho /

SMe

tal

Vagn

er S

antos

/ SMe

tal

Fogu

inho /

SMe

tal

Vagn

er S

antos

/ SMe

tal

Page 4: Folha Metalurgica nº 801

Página 4 Folha Metalúrgica - Agosto de 2015 - Ed. 801

Com um repertório de heavy metal e rock progressivo, a banda Black Shadow fará a abertura do 10º Rock dos Metalúrgicos, que acontece no próximo domingo, dia 30, no Par-que das Águas, em Sorocaba.

Inspirados por Ozzy Osbourne, os irmãos Rafael e André Fantini, ambos metalúrgicos da Metso Fundição, formaram em 2005 a banda Black Shadow, que hoje conta com cinco inte-grantes: Bruno Fantini (vocal); Rafael Fantini (guitarra); Fábio Medeiros (guitarra); André Fantini (baixo) e Leandro Marani (bateria).

Os ensaios da banda acontecem todas as quartas-feiras, na casa do guitarrista. Segundo ele, a banda não possui músicas próprias. No evento do dia 30 eles tocarão músicas de ban-das como: AC/DC, Iron Maiden, Metállica, Nirvana, Ramones, Judas Priest, Deep Purple e Rage Agains the Machine e Pink Floyd.

O Rock dos Metalúrgicos acontece há 10 anos e é organizado pela Juventude Metalúr-gica do SMetal de Sorocaba em homenagem ao Dia Mundial do Rock, que é comemorado no dia 13 de julho. A banda Detonautas Roque Clube fará o show de encerramento do evento.

Black Shadow abrirá o 10º Rock dos Metalúrgicos

Detonautas vai apresentar nova música no show de encerramento

encontro de bandas

Formada em 1997 pelo cario-ca Tico Santa Cruz e pelo mineiro Tchello, a banda Detonautas Roque Clube apresenta a nova música de trabalho “Melhor plantar o bem”, no show de encerramento da 10ª edição do Rock dos Metalúrgicos. A banda deve subir ao palco às 20h30 e o encerramento do evento está previsto para às 22h.

Promovido pela Juventude do SMetal o Rock dos Metalúrgicos já virou tradição em Sorocaba, em comemoração ao Dia Mundial do Rock (13 de julho).

Neste ano, o diretor do Sindi-cato Anderson Silva (Copinho) manteve contato com a Prefeitura de Sorocaba para a reserva e li-beração do espaço do Parque das Águas. De acordo com ele, não

havia data para a realização dos shows em julho. Por isso, o evento entrou para a agenda do próximo dia 30.

No ano passado, a 9ª edição também ocorreu no Parque das Águas. Já a 8ª edição aconteceu no Parque dos Espanhóis.

Sequência das bandasAs cinco bandas que subirão ao

palco são: Black Shadow (Metso), às 13h40; Inteligência Acidental (Toyota), às 15h; Downed (Dental Morelli), às 16h20; Efeito Imoral (ZF do Brasil), às 17h40; Kátaros (JCB), às 19h e a banda convidada Detonautas, às 20h30.

O Parque das Águas fica na avenida Dom Aguirre, no Jardim Abaeté em Sorocaba.

Divu

lgaçã

o

Estilos: Banda afirma que vai mesclar clássicos do heavy metal e do rock progressivo na apresentação de domingo

Evento acontece neste domingo, dia 30, a partir das 13h30, no Parque das Águas, em Sorocaba; a entrada é gratuita

DETONAUTAS• Integrantes: Tico Santa Cruz (vocal), Cléston (DJ e percussão), Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (bateria), Philippe (guitarra e vocal de apoio). “Outro Lugar”, “Quando O Sol Se For” e “Olhos Certos” são alguns dos sucessos da banda.

• Confira o set list: Melhor plantar o bem, Forever alone, Acredite no seu coração, Quando o sol se for, Você me faz tão bem, O amanhã, O Retorno de Saturno, O inferno são os outros, Quem é você, Pais e filhos, O dia que não terminou, Send u back, Olhos certos, Zóio de lula, Killing in the name, Eu quero ver o ôco, Só por hoje, Metamorfose ambulante, Outro lugar.

Divu

lgaçã

o