folha metalurgica nº 794

4
Filiado a CUT, CNM e FEM O Encontro ocorreu nos dias 27 e 28 em São Bernardo do Campo e criou a Rede de Trabalhadores da Toyota. Representantes de Sorocaba do Grupo Schaeffler, Grupo ZF, Toyota e Gerdau participaram do evento PPR Trabalhadores da Furukawa e De Nora aprovam acordos PÁG. 3 FEM/CUT Federação luta por plano de carreira para jovens PÁG. 2 FUTGAME Chaveamento será divulgado nesta quinta, dia 30 PÁG. 4 Nº 794 7ª edição de julho de 2015 Rua Júlio Hanser, 140 Lajeado - Sorocaba/SP CEP 18030-320 Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região Divulgação Divulgação / CNM-CUT PÁG. 3 Encontro de Redes: Aproximadamente 50 trabalhadores de empresas multinacionais do ramo metalúrgico participaram do encontro, realizado na sede da CNM/CUT, em São Bernardo Metalúrgicos do SMetal participam de Encontro de Redes Sindicais Conheça a banda Downed, uma das atrações do Rock dos Metalúrgicos Venda de ingressos para o MMA são liberadas para o público Confira o perfil da banda sorocabana Downed, formada há três anos e que toca músicas do System of a Down. As próximas edições da Folha Metalúrgica trarão a trajetória das bandas Black Shadow, Kátaros, Inteligência Acidental e Efeito iMoral. PÁG. 4 PÁG. 4 2º LOTE

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 22-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

7ª edição de Julho de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metalurgica nº 794

Filiado a CUT, CNM e FEM

O Encontro ocorreu nos dias 27 e 28 em São Bernardo do Campo e criou a Rede de Trabalhadores da Toyota.Representantes de Sorocaba do Grupo Schaeffler, Grupo ZF, Toyota e Gerdau participaram do evento

PPRTrabalhadores da Furukawa e De Nora aprovam acordos

PÁG. 3

FEM/CUTFederação luta por plano de carreira para jovens

PÁG. 2

FUTGAMEChaveamento será divulgado nesta quinta, dia 30

PÁG. 4

Nº 794 7ª edição de julho de 2015 Rua Júlio Hanser, 140 Lajeado - Sorocaba/SP CEP 18030-320

Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Divu

lgaçã

o

Divu

lgaçã

o / C

NM-C

UT

PÁG. 3

Encontro de Redes: Aproximadamente 50 trabalhadores de empresas multinacionais do ramo metalúrgico participaram do encontro, realizado na sede da CNM/CUT, em São Bernardo

Metalúrgicos do SMetal participam de Encontro de Redes Sindicais

Conheça a banda Downed, uma das atrações do Rock dos Metalúrgicos

Venda de ingressos para o MMAsão liberadaspara o público

Confira o perfil da banda sorocabana Downed, formada há três anos e que toca músicas do System of a Down. As próximas edições da Folha Metalúrgica trarão a trajetória das bandas Black Shadow, Kátaros, Inteligência Acidental e Efeito iMoral.PÁG. 4

PÁG. 4

2º LOTE

Page 2: Folha Metalurgica nº 794

Alguém sabe por que o Romário ficou chateado?

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)

Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de Andrade

Redação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda Ikedo

Fotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)

Projeto Gráfico e Editoração: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Auxiliar de Redação: Gabrielli Duarte

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140 - Lageado Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47 - Centro Tel. (15) 3266-1888

Sede Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260 - Centro Tel (11) 4136-3840

Sede Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362 Impressão: Bangraf Tiragem: 35 mil exemplares

Folha MetalúrgicaInformativo do SMetal Sorocaba

[email protected]

Página 2 Folha Metalúrgica - Julho 2015 - Ed. 794

O ex-jogador da Seleção Brasileira e hoje, senador Romário Faria, questionou nesta quar-ta-feira, dia 29, em sua página da rede social, se alguém tem notícias de alguns jornalistas da Veja, que assinaram a ‘reportagem’ que o acusa de ter uma conta na Suíça.

Ele ficou extremamente desapontado ao chegar em Genebra, na Suíça, e checar que não havia conta nem muito menos os 7 milhões e meio apontados pelos repórteres.

A ironia do senador mostra quão estúpidas andam publicações como as da Veja e de outras grandes mídias que fabricam documentos fal-sos para a prática irresponsável de atacar pes-soas que representam ‘pedras no caminho’ de interesses oportunistas.

Não à toa, o cantor, compositor e músico Arnaldo Antunes posou para uma foto, dia des-ses, com um cartaz escrito “Não creia em tudo o que lê”.

Lembramos que em palestra para a diretoria do SMetal, sobre “Os desafios da imprensa sin-dical”, o coordenador de comunicação do Sindi-cato dos Metalúrgicos do ABC e da Rede Brasil Atual, Valter Sanches, ressaltou que “antes, o

fato e a opinião eram separados no jornalismo. Hoje, a opinião está misturada aos fatos e os fa-tos são distorcidos para confirmar essa opinião”.

Romário quer que os repórteres da Veja ex-pliquem como conseguiram o documento falso. Lula foi recentemente acusado de ter pedido um habeas corpus - acusação divulgada amplamente pela Folha de São Paulo (às 11h25 do dia 25/6) e outros veículos. No mesmo dia, a própria Folha de SP, às15h07, publicou uma notinha “Erramos”.

O texto do portal do jornal foi corrigido, mas a versão original já tinha corrido redes sociais, impulsionda pela equipe do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). E aí? Acredite quem quiser?

É preciso olhar crítico, é preciso questionar o que se lê, o que se ouve e o que se vê na TV. É como separar o joio do trigo. E é mais do que preciso fazer o trabalho que parece de formi-guinha, mas que é fundamental para a sobrevi-vência da democracia no país, nos referimos ao trabalho de uma imprensa comprometida com os valores da classe trabalhadora.

Fica cada vez mais clara a importância de publicações como Rede Brasil Atual, Brasil de Fato, Carta Capital, jornais como a própria Folha Metalúrgica e Tribuna Metalúrgica, do ABC, e os mais diversos blogs como o Mídia Ninja e Conversa Afiada, que fazem o contra-ponto às falácias impostas do falso jornalismo.

Precisamos valorizar esses meios de comu-nicação que estão voltados à sociedade, mes-mo remando contra a maré, mas trata-se de uma luta necessária contra o favorecimento de interesses de uma estreita camada que $uperfa-tura criando fatos.

editorial

É preciso olhar crítico, é preciso

questionar o que se lê, o que se ouve e o que se vê na TV. É como separar o

joio do trigo.

FEM luta por Plano de Carreira Especial para o jovem metalúrgico

Você sabia que a FEM-CUT/SP está apresentando na pauta de rei-vindicações da Campanha Salarial uma nova cláusula que propõe um Plano de Carreira Especial para esti-mular o jovem a se aprimorar profis-sionalmente e construir uma carreira na fábrica onde trabalha?

Essa importante reivindicação surgiu do Coletivo de Juventude da FEM. Hoje, em decorrência da falta de um plano de carreira especial para o jovem, ele acaba desestimulado, porque não tem perspectiva de cres-cimento profissional na empresa.

A reivindicação da FEM valori-za os jovens trabalhadores metalúr-

gicos, na faixa etária entre 18 a 30 anos. A proposta é criar um quadro de carreira especial para esses em-pregados jovens, com uma promo-ção de cargo e salário.

Do total de 200 mil metalúrgi-cos em Campanha Salarial na base da FEM no Estado de São Paulo, 65% têm idade de 18 a 39 anos. Os dados são da Subseção do Departa-mento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação.

O Grupo 2 é a terceira bancada patronal que a FEM-CUT/SP inicia-rá a negociação da Campanha Sala-rial, em reunião nesta quinta-feira.

você sabia?

Em 93 Metalúrgicos de Sorocaba elegeram comissão inédita no estado

No mês de julho de 1993, a Folha Metalúrgica noticiava a conquista do Sindicato dos Metalúrgicos da primeira Comissão de Condições de Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (CCTSMA) de Sorocaba e do estado de São Paulo. A antiga Cooper Tools, hoje Apex Tool, foi a primeira empresa privada no Brasil a firmar acordo coletivo, desta ferramenta, com o sindicato.

O Acordo Coletivo da CCTSMA , protocolado em agosto de 1993, no Ministério do Trabalho, substituiu a Cipa e ampliou as possibilidades de negociação e proximidade entre empresa e trabalhador, que passaram a eleger através do voto os integrantes da comissão assim como da presidência. No acordo, foram incluídos itens de melhoria nas condições de trabalho e do meio ambiente no qual o funcionário está inserido.

O SMetal se empenha há 22 anos para manter esta ferramenta ativa na empresa.

Arquivo Histórico

Conheça um dos assuntos históricos noticiados pela Folha Metalúrgica em julho de 1993.

Page 3: Folha Metalurgica nº 794

Página 3Folha Metalúrgica - Julho de 2015 - Ed. 794

Dirigentes do SMetal participam de Encontro de Redes Sindicais

Cerca de 50 trabalhadores de empresas multinacionais do ramo metalúrgico parti-ciparam do Encontro de Coordenadores de Redes Sindicais, promovido entre os dias 27 e 28 deste mês, na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo.

Entre eles, os dirigentes do SMetal, Cle-riston Cristovão dos Santos, o Pereira (ZF do Brasil), Roberto Hatadani (Toyota), Gilberto Almeida Silva (Gerdau) e Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho (Schaeffler).

A atividade teve como objetivo a troca de informações e de experiências sobre organi-zação e ação dos metalúrgicos, além de forta-lecer as redes sindicais de trabalhadores nas empresas.

O coordenador da Rede ZF, Pereira, des-taca a importância da solidariedade dos tra-balhadores, conseguida por meio das redes sindicais. “Com a troca de informações entre os trabalhadores conseguimos subsídio para alavancar uma negociação, que derruba fron-teiras, antes, intransponíveis”, afirma.

Nesse mesmo sentido, Verdinho, represen-tante da Rede Schaeffler, reforçou que uma das tarefas deixadas pelo encontro foi a de disseminar essa ferramenta de Redes entre os trabalhadores. “É uma política da CNM/CUT, aprovada no Congresso da entidade e que contribuiu muito para a organização da categoria”.

Rede ToyotaO encontro teve ainda como destaque a

criação das redes Rexam e Toyota. Ao final, a CNM/CUT criou o seu Coletivo de Relações Internacionais, com o objetivo de aprofundar o debate e elaborar propostas para a política da entidade para a área. O evento fez parte do Projeto de Ações frente às multinacionais na América Latina, promovido em parceria com a CUT, o Instituto Observatório Social e cen-tro de formação DGB Bildungswerk (DGB BW), ligado à central sindical alemã DGB.

CNM/CUT

SAIBA MAIS• A proposta para a criação da Rede Sindical dos Trabalhadores da Toyota foi dos jovens metalúrgicos Roberto Masayoshi Hatadani (Sorocaba) e Thiago dos Santos Oliveira (ABC).

• O 1º encontro da Rede Sindical dos trabalhadores na Toyota acontece dia 30/08

• Uma rede sindical é formada por trabalhadores de uma empresa multinacional em diferentes plantas, proporcionando um intercâmbio de informações e experiências

Sócios do SMetal têm desconto em serviços e lojas de Sorocaba e região

O guia online de convênios para associados do SMetal, lançado no início do mês de ju-lho, até o momento possui cer-ca de 30 lojas e serviços com desconto à disposição do tra-balhador de Sorocaba e região.

Para conhecer o serviço on-line, basta acessar o endereço www.guiasmetal.com.br. No site há opções de convênio em 12 categorias, como: veículos, educação, saúde, turismo, es-porte, entre outras.

Segundo o administrador do guia, Ricardo Monteiro, há perspectiva de aumentar o número de locais conveniados nos próximos meses. “Por isso é importante que o associado acompanhe o guia para conhe-cer as novidades”, afirma.

GUIA DE CONVÊNIOS

Organização: A CNM/CUT coordena 19 redes, que trocam informações e ajudam os sindicatos a promoverem direitos trabalhistas no mundo

De Nora e Furukawa aprovam PPRparticipação nos resultados

Os trabalhadores da meta-lúrgica De Nora aprovaram, em assembleia realizada pelo SMetal, na segunda-feira, dia 27, o valor do Programa de Participação nos Resultados (PPR).

Eles vão receber a primeira parcela no próximo dia 30 e a segunda em fevereiro de 2016. A De Nora tem 70 trabalhado-res, fica na zona industrial de Sorocaba e é especializada em galvanização e cromatização.

Os cerca de 50 trabalhado-res da Furukawa também apro-varam o PPR na terça-feira, dia 28, e receberão o valor da primeira parcela no próximo dia 31. A segunda parcela ficou para o dia 31 de janeiro de 2016.

A Furukawa fica no Éden e fabrica fibras ópticas.

Divu

lgaçã

o / C

NM-C

UT

Fogu

inho

Acordos: Trabalhadores da Furukawa (acima) aprovaram proposta em assembleia no dia 28; na De Nora (ao lado) aprovação aconteceu no dia 27

Page 4: Folha Metalurgica nº 794

Formada há três anos, a banda sorocabana Downed, será umas das atrações na 10ª edi-ção do encontro de bandas Rock dos Meta-lúrgicos, que acontece dia 30 de agosto, no Parque das Águas, em Sorocaba.

Em 2012, o motorista Carlos Alberto Pedro-so e o metalúrgico da empresa Dental Morelli, Vinicius de Oliveira Bassanino, decidiram criar um tributo à banda System Of a Down.

Downed é formada por Arthur (vocal), Rafael (baixo), Carlos (Guitarra) e Vinicius (bateria). Os ensaios acontecem às terças-

QUANDO?• O 10º Rock dos Metalúrgicos acontece dia 30/08, a partir das 13h30, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. É de graça!

BANDAS• Confira nas próximas edições os perfis das outras bandas que tocarão no evento: Black Shadow (Metso); Kátaros (Flextronics), Inteligência Acidental (Toyota) e Efeito iMoral (ZF do Brasil).

Página 4 Folha Metalúrgica - Julho de 2015 - Ed. 794

Ingressos para o MMA no Clube estão no 2º lote

Move On idiomas está com inscrições abertas

Finais do Futgame serão divulgadas quinta, dia 30

Já está à venda o segundo lote de in-gressos para o Higen Fight Championship (HFC). A exibição de MMA vai acontecer na noite do dia 8 de agosto, no Clube de Campo dos Metalúrgicos, no Éden.

Os ingressos podem ser adquiridos na can-tina da sede do SMetal de Sorocaba ou na lanchonete do Clube da categoria. Sócios e dependente têm desconto e pagam R$ 20 (ar-quibancada) e R$ 30 (cadeira Vip). Para não- sócios, os ingressos saem por R$ 30 e R$ 40.

No dia do evento os portões serão abertos às 17h e as lutas deverão ter início às 19h.

Estão abertas as matrículas para nova turma do curso de inglês, realizado aos sá-bados, das 10h às 12h, com conversação extra opcional de uma hora. A mensalida-de custa R$ 70 para sócios e dependentes e R$ 100 para não sócios.

A taxa de matrícula é de R$ 10. As va-gas são limitadas. Mais informações pe-los telefones: 3013-8252 ou 3334-5417. Contato: [email protected] ou [email protected]. O curso é ministrado na sede do Sindicato dos Meta-lúrgicos de Sorocaba (SMetal).

O chaveamento com os jogos finais do 7º Torneio de Futgame será divulgado na tarde desta quinta-feira, dia 30, no site do SMetal (www.smetal.org.br). A nova fase do torneio será realizada domingo, a partir das 9h, na sede do SMetal em Sorocaba e contará com cerca 40 participantes. Os jogos de classifi-cação aconteceram no último domingo, dia 26. Durante as partidas, estará disponível um videogame Xbox com Kinect para entreteni-mento de jogadores, amigos e familiares. A organização do torneio é do coletivo Juven-tude Metalúrgica.

Downed: Os músicos participaram, no ano passado, da 9ª edição do Rock dos Metalúrgicos (ao lado); os integrantes atuais Rafael, Carlos, Arthur e Vinicius (acima)

Curso: Aulas são realizadas aos sábados no SMetal Lazer: Competidor pode trazer acompanhantes ao torneioEvento: As lutas começam às 19h no Clube de Campo

Gabr

ielle

Duar

te

Divu

lgaçã

o

Fogu

inho

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

Divu

lgaçã

o

Downed traz repertório do grupo System of a Down ao Rock dos Metalúrgicos

feiras no Visceral Estúdio, no Centro de So-rocaba. Carlos conta que eles estão come-çando a fazer suas próprias composições. “Atualmente, temos um repertório de 30 músicas da banda System of a Down”.

O guitarrista afirma também que não fa-zem muitos shows “por falta de espaço para bandas pequenas em Sorocaba” e elogia a iniciativa do Sindicato em promover o even-to dedicado às bandas da cidade. Esta é a se-gunda vez que a Downed toca no Rock dos Metalúrgicos do SMetal.

encontro de bandas