folha metalúrgica nº 752

4
4ª EDIÇÃO DE JULHO / 2014 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 752 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 A Gerdau anunciou no dia 15 o fechamento da fábrica em Sorocaba. Ela alega não ter mais interesse em produzir aços especiais. O Sindicato dos Meta- lúrgicos já se reuniu com a direção da empresa e está marcando reuniões com o poder público para tratar da manutenção dos 160 postos de trabalho na cidade. A luta pela preservação dos empregos foi decidida em plenária dos trabalha- dores da Gerdau no sábado, dia 19, no SMetal (foto). O 9º Encontro de Bandas reuniu centenas de roqueiros no Parque das Águas, em Sorocaba, no último domingo. Os shows começaram logo após às 13h e animaram o público até pouco depois das 22h. Os grupos que se apresentaram este ano foram: Downed; Clássicos; Efeito iMoral; Vertigem; Van Halen Cover e Oz Machine. A realização foi do Sindica- to dos Metalúrgicos, por meio do coletivo Juventude Metalúrgica. Sindicato busca união da sociedade para defender empregos na Gerdau Rock dos Metalúrgicos teve 9 horas de som ao vivo no Parque das Águas Ministro Ricardo Berzoini participa de debate no SMetal CONJUNTURA POLÍTICA CONSTITUINTE CAMPANHA SALARIAL Curso aborda Plebiscito Popular por Reforma Política FEM/CUT tem nova rodada de negociação com G3 PÁG. 3 PÁG. 2 PÁG. 4 PÁG. 3 PÁG. 4 PÁG. 3 Em decisão judicial toma- da este mês, os trabalhadores da Nipro, em Sorocaba, vol- taram a fazer parte da catego- ria metalúrgica. Durante dois anos, a fábrica foi considera- da uma empresa química. O anúncio de mudança no enquadramento sindical foi feito pela direção do Sindi- cato dos Metalúrgicos em as- sembleias na porta da empre- sa nesta quarta-feira, dia 23. A Nipro produz equipa- mentos para o segmento mé- dico e emprega cerca de 300 trabalhadores. Logo após a assembleia desta quarta, dezenas de funcionários da Nipro co- meçaram a se associar ao SMetal. Nipro volta a fazer parte do setor metalúrgico Foguinho Cássio Freire Foguinho / Arquivo SMetal As assembleias que anunciaram aos trabalhadores o retorno à categoria metalúrgica foram realizadas nos três turnos da Nipro, que fica às margens da Rodovia Castelinho

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 01-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

4ª edição de Julho de 2014

TRANSCRIPT

4ª EDIÇÃO DEJULHO / 2014

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 752 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

A Gerdau anunciou no dia 15 o fechamento da fábrica em Sorocaba. Ela alega não ter mais interesse em produzir aços especiais. O Sindicato dos Meta-lúrgicos já se reuniu com a direção da empresa e está marcando reuniões com o poder público para tratar da manutenção dos 160 postos de trabalho na cidade.

A luta pela preservação dos empregos foi decidida em plenária dos trabalha-dores da Gerdau no sábado, dia 19, no SMetal (foto).

O 9º Encontro de Bandas reuniu centenas de roqueiros no Parque das Águas, em Sorocaba, no último domingo. Os shows começaram logo após às 13h e animaram o público até pouco depois das 22h.

Os grupos que se apresentaram este ano foram: Downed; Clássicos; Efeito iMoral; Vertigem; Van Halen Cover e Oz Machine. A realização foi do Sindica-to dos Metalúrgicos, por meio do coletivo Juventude Metalúrgica.

Sindicato busca união da sociedade para defender empregos na Gerdau

Rock dos Metalúrgicos teve 9 horas de som ao vivo no Parque das Águas

Ministro Ricardo Berzoini participa de

debate no SMetal

CONJUNTURA POLÍTICA CONSTITUINTE CAMPANHA SALARIAL

Curso aborda Plebiscito Popular

por Reforma Política

FEM/CUT tem nova rodada de

negociação com G3

PÁG. 3

PÁG. 2 PÁG. 4 PÁG. 3

PÁG. 4

PÁG. 3

Em decisão judicial toma-da este mês, os trabalhadores da Nipro, em Sorocaba, vol-taram a fazer parte da catego-ria metalúrgica. Durante dois anos, a fábrica foi considera-da uma empresa química.

O anúncio de mudança no enquadramento sindical foi feito pela direção do Sindi-cato dos Metalúrgicos em as-sembleias na porta da empre-sa nesta quarta-feira, dia 23.

A Nipro produz equipa-mentos para o segmento mé-dico e emprega cerca de 300 trabalhadores.

Logo após a assembleia desta quarta, dezenas de funcionários da Nipro co-meçaram a se associar ao SMetal.

Nipro volta a fazer parte do setor metalúrgico

Fogu

inho

Cáss

io Fr

eire

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

As assembleias que anunciaram aos trabalhadores o retorno à categoria metalúrgica foram realizadas nos três turnos da Nipro, que fica às margens da Rodovia Castelinho

Pág. 2 Edição 752Julho de 2014

Folha Metalúrgica

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda IkedoFotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)Diagramação e arte-final: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: Bangraf Tiragem: 42 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

PT de Sorocaba inaugura nova sede

Berzoini debate conjuntura política eleitoral no SMetal

O Diretório Municipal do Parti-do dos Trabalhadores (PT) de So-rocaba está com sede nova. Desde a última segunda-feira, dia 21, o partido está na rua Saldanha Mari-nho, 248, no Centro.

O espaço é mais amplo que o anterior e vai oferecer maior pro-gramação política e cultural para as filiadas e filiados. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais in-formações pelo telefone (15) 3329-3007.

Plenária municipalNa manhã do último sábado, dia

19, o partido realizou uma plená-ria de organização das campanhas de Dilma Rousseff (presidente), Alexandre Padilha (governador de São Paulo) e Eduardo Suplicy (se-nador), na sede do SMetal.

Mais de 200 filiados e militantes

participaram da plenária, que contou com a presença do senador Eduardo Suplicy, que concorre à reeleição; e três candidatos a deputado pelo par-tido na região de Sorocaba, Hamilton Pereira (federal), Francisco França (estadual) e Iara Bernardi (estadual).

Para Suplicy, os militantes terão uma missão importante nessa cam-panha eleitoral. “Cada um terá que trabalhar redobrado para que o nosso modelo político seja levado à popu-lação com toda clareza, sem qual-quer interferência dos opositores.”

Já o presidente municipal do partido, vereador Izídio de Bri-to, disse para que os militantes se municiem com dados do gover-no federal nos últimos 12 anos e os compare com a época de FCH como presidente do País. “Só as-sim para desconstruir as mentiras que os opositores direcionam con-tra o PT.”

O ministro de Relações Institu-cionais do Brasil, Ricardo Berzoini, estará em Sorocaba em 1º de agosto para expor um panorama da conjun-tura política e eleitoral do País.

O evento será na sede do SMetal, às 19h, e será aberto ao público. A realização é da Macrorregião de So-rocaba do PT.

Berzoini deverá falar sobre o en-frentamento às críticas que a oposi-ção e parte da mídia têm difundido contra o PT e revelar números sobre as realizações do governo Dilma Rousseff nos últimos anos.

As perspectivas sociais e eco-nômicas do País e as eleições para governador de São Paulo também devem ser abordadas pelo ministro. Ministro Berzoini vem a Sorocaba dia 1º de agosto

No sábado, o PT realizou uma plenária de organização da militância, no SMetal, com a presença do senador Suplicy

Fogu

inho

Wils

on D

ias/A

Br

Em defesa dos empregos na GerdauO Sindicato dos

Metalúrgicos de So-rocaba e Região foi surpreendido, no úl-timo dia 15 de julho, pelo comunicado da Gerdau de que ela pre-tende encerrar as ati-vidades da planta em Sorocaba no próximo mês de setembro.

O comunicado foi feito durante uma ne-gociação na qual o Sindicato pretendia tratar de horários de troca de turnos.

A direção local da Gerdau alega que a empresa não tem mais interesse em se manter no negócio de fabricação de aços especiais, produto no qual a siderúrgica em Sorocaba é referência em qualidade.

Mais de 160 traba-lhadores estão reféns dessa decisão repenti-na da Gerdau em So-rocaba.

Em reuniões com a fábrica dia 15, e nova-mente nesta quarta, dia 23, o Sindicato deixou claro que vai lutar pela manutenção dos em-pregos em Sorocaba. Vai lutar também pelo respeito à história que o local onde a fábrica está instalada repre-senta para a cidade e seus moradores.

Em síntese, o Sin-dicato vai lutar para que a direção da Ger-dau tome a atitude mí-nima que se espera de uma empresa que usu-fruiu por décadas de benefícios municipais, do esforço de seus tra-

Quando a Metalúr-gica Nossa Senhora Aparecida (hoje Ger-dau) instalou-se na Rua Padre Madureira, na década de 1940, o local ficava distante do centro da cidade. Hoje o terreno está integra-do ao núcleo urbano central do município. Esse fato tem gerado rumores de interesse imobiliário por hiper-mercados, condomí-nios e outros empre-endimentos desde a década de 1990.

Ao mesmo tempo, sabe-se que o prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, tem planos de “remodelar” aquela região da ci-dade e até construir a “marginal direita” na-quela área.

As linhas gerais dessa intenção da prefeitura estavam contidas no plano de governo do então can-didato Pannunzio; e estão inseridas no Pla-no Diretor de Soroca-ba proposto pelo agora prefeito da cidade. Pla-no este que está trami-tando na Câmara Mu-nicipal e que o Prefeito quer ver aprovado sem muitos debates.

Opções às demis-sões existem e pon-derações precisam ser feitas sobre a amea-ça de desativação da Gerdau em Sorocaba. Para isso contamos com a solidariedade e o apoio de todos os que têm, de fato, sen-sibilidade e responsa-bilidade social.

balhadores e do apoio da comunidade: negocie uma solução digna!

Mas para que a em-presa seja estimulada a dialogar, é preciso que haja solidariedade en-tre os que se importam com o futuro de 160 postos de trabalho em Sorocaba.

Prefeitura, Câmara Municipal, Governo do Estado e deputados da região estão sendo pro-curados pelo Sindicato para assumir posições claras nessa batalha em defesa do emprego.

É fundamental contar também com a solidarie-dade de companheiros que dirigem sindicatos de outras categorias, em outras cidades e regiões.

Sobre as verdadeiras razões do anúncio de fe-chamento da Gerdau em Sorocaba, precisamos descobrir juntos outras possibilidades que po-dem estar estimulando ou influenciando essa decisão. Nesse sentido, a valorização imobiliá-ria do terreno da fábrica é apenas uma delas.

Mais de 160 trabalhadores estão reféns

dessa decisão repentina da empresa em

Sorocaba

Edição 752 Pág. 3 Julho de 2014

FEM e Grupo 3 tiveram segunda rodada de

negociações nesta terça

Sindicato procura poder público para manter Gerdau em Sorocaba

Trabalhadores da Nipro voltam a ser metalúrgicos

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) e os representan-tes patronais do Grupo 3 tiveram nesta terça-feira, dia 22, a segunda rodada de negociações da atual campanha salarial da cate-goria. O principal assunto da reunião foi a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem re-dução de salários, reivindi-cada pelos trabalhadores.

Outros temas que vêm sendo colocados na mesa de negociações pela FEM

são os reajustes salariais, com aumento real de sa-lários, e a valorização dos pisos salariais no G3 (au-topeças, forjarias a parafu-sos).

Por enquanto as nego-ciações começaram apenas com o G3. A FEM aguarda agenda dos demais setores patronais para iniciar reu-niões nos outros grupos metalúrgicos.

A data base dos meta-lúrgicos da FEM/CUT, de todos os grupos, é dia 1º de setembro.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos iniciou esta semana contatos com a Prefeitura de Sorocaba, a Câmara Municipal e os de-putados da região a fim de unir forçar para convencer a direção da Gerdau a não de-sativar a fábrica na cidade.

A Gerdau comunicou ao Sindicato, no último dia 15, que pretende desativar a unidade local a partir de setembro deste ano. Segun-do a empresa, o motivo do fechamento é a falta de inte-resse do Grupo Gerdau em se manter no negócio de fa-

bricação de aços especiais, produto no qual a fábrica de Sorocaba é especializada.

De acordo com a Gerdau, a medida não traz prejuízos à unidade de Araçariguama, que produz aço para cons-trução civil e deve continuar funcionando normalmente.

A direção do SMetal, porém, considera que a Gerdau deveria negociar al-ternativas antes de decidir pelo simples fechamento, causando a demissão de 160 trabalhadores.

“Já pedimos reunião com o presidente do Grupo, An-

dré Gerdau. Queremos con-versar sobre opções que pre-servem empregos”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.

Terto afirma que é ne-cessário saber também dos interesses imobiliários do local onde funciona a Ger-dau hoje, na Rua Padre Madureira. “Será que o va-lor do terreno influenciou a decisão de encerrar a pro-dução? A sociedade merece essas explicações por parte da empresa e da prefeitura”, afirma Terto (Leia mais na pág. 2). Um dos assuntos na segunda reunião foi a redução de trabalho para 40 horas semanais

A mudança foi anunciada aos funcionários da Nipro em assembleia realizada nesta quarta-feira, dia 23

Decisão de lutar pelos empregos da Gerdau na cidade foi tomada pelos trabalhadores da empresa durante plenária no SMetal dia 19

Mídi

a Con

sulte

Fogu

inho

Fogu

inho

CAMPANHA SALARIAL

Após dois anos sendo representa-dos pelo sindicato dos químicos, os trabalhadores da empresa Nipro, em Sorocaba, voltaram a ser metalúrgi-cos. A mudança, decidida pela Justiça do Trabalho, foi anunciada aos funcio-nários em assembleia do SMetal nesta quarta-feira, dia 23.

A Nipro tem cerca de 300 trabalha-dores. Ela fabrica suprimentos e equi-pamentos médicos. Foi pelo fato de ser ligada à área médica que o sindicato dos químicos requereu judicialmente a representação sindical dos trabalha-dores.

Em primeira decisão, a Justiça aca-tou o pedido do sindicato dos quími-cos mas agora o departamento jurídico dos metalúrgicos reverteu a decisão, provando na Justiça que a produção dos equipamentos da Nipro é uma ati-vidade metalúrgica.

Logo após a assembleia desta quar-ta, os trabalhadores da Nipro já vol-

taram a se tornar sócios do Sindicato dos Metalúrgicos. Apenas até o final do primeiro turno, no início da tarde, mais de 60 funcionários já haviam se sindicalizado.

Agradecimento“São mais 300 metalúrgicos que

voltam a somar em nossa luta coletiva por melhorias para a categoria. Nosso Sindicato agradece a confiança dos trabalhadores e trabalhadoras da Ni-pro, que sempre confiaram em nosso trabalho e comemoraram muito o re-torno à categoria metalúrgica”, afirma Ademilson Terto da Silva.

O dirigente afirma que o próximo passo é retomar o contato constante entre sindicato e trabalhadores. “Após dois anos, precisamos atualizar nosso banco de dados sobre a Nipro e cons-truir uma agenda de atuação. Mas os trabalhadores sabem que podem con-tar conosco desde já”, conclui Terto.

Pelo 9º ano consecutivo o Sindicato dos Metalúrgi-cos reuniu os apaixonados por rock para curtir bandas tocando ao vivo esse gêne-ro musical que nunca sai de cena. Este ano, o Encontro de Bandas – Rock dos Metalúr-gicos aconteceu pela primei-ra vez no Parque das Águas, em Sorocaba, no último do-mingo, dia 20 de julho.

Foram mais de nove ho-ras de shows com as bandas Downed; Clássicos; Efeito iMoral; Vertigem; Van Halen Cover e Oz Machine.

As bandas Downed, Clássicos; Efeito iMoral e Vertigem têm trabalhadores

metalúrgicos entre seus inte-grantes.

O Encontro de Bandas, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, por meio do coletivo Juventude Me-talúrgica, é realizado sem-pre em data próxima ao Dia Mundial do Rock, comemo-rado em 13 de julho.

Este ano o evento fez parte também do calendário come-morativo de 60 anos de fun-dação do Sindicato (SMetal).

Pág. 4 Edição 752 Julho de 2014

Encontro de Bandas teve nove horas de rock no Parque das Águas

3º “Skate and Constroy” acontece em agosto na pista do Jd. Abaeté

Comitê do Plebiscito Popular da região de Sorocaba organiza

curso sobre reforma política

O projeto Jovens Radi-cais promove a 3ª Edição do “Skate and Constroy” dia 2 de agosto (sábado), a partir das 8h, no Skate Park, loca-lizado no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, em Soro-caba.

As inscrições serão reali-zadas no dia da atividade a partir das 8h. O valor é de R$ 5 e mais um litro de lei-te. A meta da organização é arrecadar 150 litros de leite, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

A atividade terá duas mo-dalidades: Street, das 9h às

15h30; e Banks, das 16h às 19h. No Street, o praticante utiliza de vários obstácu-los para realizar a manobra, simulando objetos de rua, como: bancos, escadas, cor-rimãos, entre outros.

Enquanto no Banks, o skatista faz variações na pista em forma de bowl (bacia), uma espécie de piscina. Mais informações sobre a atividade pelo blog: skatejovensradicais.blogspot.com.br

O evento conta com o apoio do SMetal, por meio do coletivo Juventude Meta-lúrgica.

O Comitê da Macrorregião de Sorocaba do Plebiscito Popular por uma Constituinte realiza neste sábado, dia 26, das 13h às 18h, um curso de formação sobre o Plebiscito Popular e Consti-tuinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

O curso acontece no Centro Arquidiocesa-no de Sorocaba (avenida Eugênio Salerno, 60, Centro). A atividade é aberta aos interessados

e não há necessidade de realizar inscrição para participar.

O Comitê tem o objetivo de auxi-liar na organização do plebiscito popu-lar na cidade para rever o sistema político. O plebiscito é uma consulta na qual os cida-dãos votam em aprovar ou não um determinado assunto que está sendo discutido na sociedade.

A atividade terá duas modalidades: Street, das 9h às 15h30; e Banks, das 16h às 19h

O evento desse ano também fez parte das comemorações dos 60 anos de fundação do Sindicato

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

Fogu

inho

Move On Idiomas

Festa de posse

Resíduos sólidos

A Move On Idiomas, que mantém cursos de Inglês na sede do Sindicato em Soroca-ba, está com matrículas para uma nova turma de iniciantes aos sábados, das 13h às 15h. As vagas são limitadas, a men-salidade é de R$ 65 para só-cios do SMetal e dependentes. Mais informações pelos tele-fones 3013-8252 / 98156-2595 (com Rubens) ou pelo e-mail [email protected]

A direção do SMetal conti-nua estudando opções de locais amplos para realizar a festa de posse da diretoria. Até que o lo-cal seja confirmado, a emissão de novos convites permanece suspensa. Quem já retirou seus convites deve guardá-los para garantir sua participação. Assim que o local e a data forem con-firmados, o prazo para retirada de novos convites será divul-gado na página do Sindicato: www.smetal.org.br.

A 2ª audiência pública do Plano Municipal de Gestão In-tegrada de Resíduos Sólidos de Sorocaba acontece nesta sexta- feira, dia 25, às 9h, no Salão de Vidro Paço Municipal. O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) tem cobra-do há anos a construção desse plano. Com a ausência desse projeto, o município não pode ter acesso a recursos públicos federais para a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos.

NOTAS

Confira galeria de fotos do evento e reportagem em vídeo na página www.smetal.org.br