folha metalúrgica nº 721

4
1ª EDIÇÃO DE SETEMBRO / 2013 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 721 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 NESTA SEXTA, DIA 6, ÀS 18H30, NA SEDE DO SINDICATO EM SOROCABA. PARTICIPE! Todos os metalúrgicos de Soro- caba e região estão convidados para uma assembleia decisiva, nesta sex- ta-feira, dia 6, às 18h30, na sede do Sindicato em Sorocaba. Além de fa- zer um balanço das negociações da campanha salarial da categoria, os trabalhadores vão discutir os rumos do movimento para a próxima sema- na. A data-base dos metalúrgicos da Federação Estadual dos Metalúrgi- cos (FEM/CUT) venceu no último dia 1º, mas os grupos patronais con- tinuam emperrando as negociações. “Uma campanha salarial vitorio- sa depende da mobilização de todos os metalúrgicos”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sin- dicato da categoria em Sorocaba e região. PÁG.3 Foguinho / Arquivo ASSEMBLEIA DECISIVA Sindicato prossegue com mobilizações nas fábricas Com objetivo de mobilizar e unir os trabalhadores para a campanha sa- larial deste ano, o Sindicato dos Me- talúrgicos de Sorocaba e região pros- segue com assembleias nas fábricas de sua base. Nos últimos dias, traba- lhadores de dez fábricas participaram de assembleias. Neste ano, além das cláusulas econômicas, como reajus- tes e pisos salariais, as negociações coletivas também discutem cláusulas sociais da categoria. PÁG.3 Foguinho Uma das assembleias recentes foi realizada na Scórpios, além de outras 9 fábricas da região Homenagens marcaram aniversário de 30 anos da Central PÁG.4 CUT CAMPANHA SALARIAL

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 11-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

1ª Edição de Setembro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metalúrgica nº 721

1ª EDIÇÃO DESETEMBRO / 2013

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 721 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

NESTA SEXTA, DIA 6, ÀS 18H30, NA SEDE DO SINDICATO EM SOROCABA. PARTICIPE!

Todos os metalúrgicos de Soro-caba e região estão convidados para uma assembleia decisiva, nesta sex-ta-feira, dia 6, às 18h30, na sede do Sindicato em Sorocaba. Além de fa-

zer um balanço das negociações da campanha salarial da categoria, os trabalhadores vão discutir os rumos do movimento para a próxima sema-na. A data-base dos metalúrgicos da

Federação Estadual dos Metalúrgi-cos (FEM/CUT) venceu no último dia 1º, mas os grupos patronais con-tinuam emperrando as negociações.

“Uma campanha salarial vitorio-

sa depende da mobilização de todos os metalúrgicos”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sin-dicato da categoria em Sorocaba e região. PÁG.3

Fogu

inho /

Arq

uivo

ASSEMBLEIA DECISIVA

Sindicato prossegue com mobilizações nas fábricasCom objetivo de mobilizar e unir

os trabalhadores para a campanha sa-larial deste ano, o Sindicato dos Me-talúrgicos de Sorocaba e região pros-segue com assembleias nas fábricas de sua base. Nos últimos dias, traba-lhadores de dez fábricas participaram de assembleias. Neste ano, além das cláusulas econômicas, como reajus-tes e pisos salariais, as negociações coletivas também discutem cláusulas sociais da categoria. PÁG.3

Fogu

inho

Uma das assembleias recentes foi realizada na Scórpios, além de outras 9 fábricas da região

Homenagens marcaram aniversário de 30 anos da Central

PÁG.4

CUT

CAMPANHA SALARIAL

Page 2: Folha Metalúrgica nº 721

Pág. 2 Edição 721Setembro de 2013

Folha MetalúrgicaDiretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Felipe Shikama Paulo Rogério L. de AndradeFotografia: José Gonçalves Fº (Foguinho)Diagramação e arte-final: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: Gráfica TaigaTiragem: 42 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Em comparação com 2012,PIB está ainda melhor do

que o noticiado pela mídia

ECONOMIA

É hora da mobilizaçãoFundada no dia 28 de

agosto de 1983 em meio à ditadura militar, a Cen-tral Única dos Trabalha-dores (CUT), que acaba de completar 30 anos, foi e continua sendo uma entidade guardiã da de-mocracia no país, como afirmou o ex-presidente Lula durante evento que marcou o aniversário da central, em São Bernar-do do Campo (pág. 4).

Forjada sob os prin-cípios da igualdade e da solidariedade, a CUT, central sindical a qual o Sindicato dos Meta-lúrgicos de Sorocaba e Região é filiado, nas-ceu com o objetivo de organizar, representar e dirigir a luta dos traba-lhadores da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inati-vos, por melhores condi-ções de vida e de traba-lho e por uma sociedade justa e democrática.

Por sua vez, a luta por justiça social e de-mocracia é contínua e seu resultado vitorioso depende, necessaria-mente, da ampla partici-pação e mobilização de toda a classe trabalha-dora.

Exposto esse princí-pio ‘cutista’, lembramos aos trabalhadores que, no último domingo, dia 1º, venceu a data-base da campanha salarial dos metalúrgicos dos sindi-catos ligados à Federa-ção Estadual dos Me-talúrgicos (FEM-CUT) no Estado de São Paulo, incluindo o de Sorocaba e Região. A data-base é o período limite para a definição, por meio de negociações, das con-

talúrgicas filiadas à FEM para forçar os patrões a apresentarem propostas de acordos coletivos.

A decisão sobre como atingir esse objetivo, in-cluindo a necessidade de paralisações e protestos, em sintonia com outras bases da CUT, caberá à categoria, em uma as-sembleia marcada para esta sexta-feira, dia 6, às 18h30, na sede do Sindi-cato em Sorocaba.

Além da ampla par-ticipação na campanha salarial, cabe a nós, tra-balhadores metalúrgi-cos, estarmos atentos a todos os passos do PL 4330, que tramita no Congresso Nacional. Se aprovado, esse projeto, de autoria do deputa-do e empresário Sandro Mabel (PMDB-GO), vai legalizar a contratação de prestadoras de ser-viços para executarem atividades-fim em uma empresa.

Na prática, essa pro-posta infame quer pre-carizar as relações de trabalho e diminuir ainda mais os direitos dos tra-balhadores.

Como a história de três décadas da CUT de-monstra, as grandes vitó-rias da classe trabalhado-ra só foram conquistadas com muita luta e união. Diante da resistência e da ganância do empresaria-do que, além de dificultar a concessão de avanços, quer retirar direitos já conquistados, é chega-da a hora de exercermos toda nossa mobilização para que continuemos em frente, na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

venções coletivas de tra-balho anuais.

Apesar desse venci-mento de prazo, os pa-trões ainda não se sentem forçados a apresentar pro-postas de reajustes sala-riais e direitos da Conven-ção Coletiva de Trabalho da categoria. A solução para os patrões levarem os trabalhadores mais a sério? Demonstrar união e disposição para conquis-tar avanços.

Conforme publicado na edição 720 da Folha Metalúrgica, a FEM/CUT já havia comunicado aos empresários que nesta terça-feira, dia 3, termina-ria também o prazo para que eles apresentassem propostas concretas de re-ajustes salariais e cláusu-las sociais da Convenção Coletiva.

Após a data-base, os sindicatos filiados, como é o caso da região de So-rocaba, já podem, com respaldo legal, iniciar pa-ralisações e protestos nas fábricas. A ideia central da assembleia, nesta sexta, é criar estratégias articula-das com outras bases me-

A luta por justiça social e democracia é contínua e

seu resultado vitorioso depende da participação e mobilização

de toda a classe trabalhadora

João Farani, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Soro-caba e secretário-geral da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), será um dos integrantes da co-missão eleitoral que vai coordenar as eleições sindicais da categoria em Itu.

Farani foi escolhido durante as-sembleia dos metalúrgicos de Itu no último domingo, dia 1º. Além dele, farão parte da comissão o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, Dorival Jesus do Nascimento Júnior; e o presidente do sindicato da categoria em Salto, Alexandro Garcia Ribeiro.

A próxima eleição dos metalúrgi-cos de Itu, com primeiro turno pre-visto para outubro, será a primeira a eleger Comitês Sindicais de Empresa (CSE) naquela base sindical.

O sindicato em Itu será o sexto do país a contar com os CSEs para or-ganizar as lutas sindicais no local de trabalho. Atualmente os metalúrgicos do ABC, Sorocaba, Salto, Taubaté e Pindamonhangaba - todos filiados à CUT - têm comitês sindicais eleitos nas fábricas.

A maioria dos veículos de co-municação — inclusive os golpistas — teve que reconhecer, na semana passada, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil nos úl-timos meses. O recorte dado à notícia foi que o PIB do segundo trimestre de 2013 foi 1,5% superior ao do tri-mestre anterior. Embora esse recorte seja positivo, há outros aspectos, não destacados do noticiário padrão, que elevam ainda mais os indícios de for-talecimento da economia.

Por exemplo: O PIB brasileiro cresceu 3,3% entre abril e junho de 2013 [2º trimestre] em comparação com o mesmo período de 2012. Por esse recorte, o PIB aumentou mais do que o dobro do 1,5% admitido por alguns analistas da mídia como um sinal de “recuperação da economia”.

Para o economista Fernando Lima, da subseção do Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba, a compa-ração do PIB com o mesmo período do ano anterior é mais precisa do que a confrontação com o trimestre ante-rior do mesmo ano.

“Tanto a produção industrial quanto a agrícola, conforme o seg-

mento produtivo, têm períodos de sazonalidade [baixa ou alta de pro-dução] rotineiros durante o ano. A comparação com os meses anteriores é positiva mas não leva em conta a sazonalidade. Já o comparativo com o mesmo período de anos atrás con-firma que há uma evolução dos mes-mos setores ou segmentos”, afirma o economista.

Saldo da IndústriaAinda segundo o Dieese, ao des-

tacar a indústria no relatório sobre o PIB atual, a notícia é ainda mais ani-madora: a indústria de transformação teve um crescimento de 4,6% no se-gundo trimestre deste ano em compa-ração com o mesmo período de 2012.

“O PIB cresceu mais do que o es-perado, a inflação caiu (houve defla-ção de -0,13 em julho), o dólar mais alto deu mais competitividade à in-dústria ... enfim, temos que deixar bem claro aos patrões que não vamos acreditar em choradeira. É hora de partilhar esses bons resultados com os trabalhadores”, afirma Ademilson Terto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Metalúrgico de Sorocaba vai colaborar com eleição sindical de CSEs em Itu

O papel da comissão eleitoral é co-ordenar, do ponto de vista jurídico, o processo democrático de escolha dos dirigentes pelos trabalhadores. A co-missão contará com o suporte técnico do advogado Imar Eduardo Rodri-gues, que é assessor jurídico do Sindi-cato em Sorocaba.

Fogu

inho

Farani será um dos três integrantes da comissão eleitoral dos metalúrgicos de Itu

Page 3: Folha Metalúrgica nº 721

Edição 721 Pág. 3Setembro de 2013

Todos os metalúrgicos de Soro-caba e região estão convidados para uma assembleia nesta sexta-feira, dia 6, às 18h30, na sede do Sindi-cato em Sorocaba. A assembleia vai fazer um balanço das negociações e mobilizações da campanha salarial e definir os rumos do movimento.

O objetivo é unir a categoria me-talúrgica para forçar os patrões a apresentarem propostas de acordo coletivo que atendam às expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras.

A data-base dos metalúrgicos da Federação Estadual dos Meta-lúrgicos da CUT (FEM) venceu no último dia 1º e os grupos patronais continuavam emperrando as nego-ciações até o início desta semana. Este ano, além das cláusulas econô-micas, como reajustes e pisos sala-riais, as negociações coletivas estão debatendo as cláusulas sociais da Convenção Coletiva da categoria.

A exemplo de Sorocaba, ou-tras regiões onde os sindicatos são

filiados à FEM também farão as-sembleias semelhantes nos próxi-mos dias.

Ações articuladas“A intenção da FEM é unir a

categoria nas regiões que estão em campanha salarial. Assim, podere-mos atuar de forma articulada, com-partilhando informações e ações que pressionem os patrões e nos levem a conquistar juntos uma boa Conven-ção Coletiva para os metalúrgicos da

CUT no estado”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindi-cato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

“Por isso, a presença de todos é fundamental para mostrarmos aos empresários que estamos unidos e não vamos mais aceitar enrolação, aqui ou na Fiesp (Federação das In-dústrias)”, alerta o dirigente.

A sede do Sindicato em Sorocaba fica na rua Julio Hanser, 140, Lajea-do, próximo à rodoviária.

Assembleia nesta sexta vai definir rumos da campanha

Sindicato continua mobilizando metalúrgicos nas fábricas

CAMPANHA SALARIAL

O Sindicato dos Metalúrgicos continua esta sema-na liderando assembleias nas fábricas para mobilizar e unir os trabalhadores em torno da campanha salarial deste ano.

As assembleias mais recentes foram realizadas na Scórpios, Sibrol, Pries, Flextronics, Prysmian, JCB, Heller/Index, Jonhson Controls, Iperfor e Difran.

A data-base da categoria venceu no dia 1º de setem-bro, mas a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) tem negociações marcadas com vários grupos patronais do setor até sexta-feira desta semana. Caso não haja propostas de acordo dos empresários nos próximos dias, os 14 sindicatos filiados à FEM vão atuar em con-junto para pressionar os patrões metalúrgicos do estado.

Em Sorocaba, a categoria definirá os rumos da cam-panha salarial em assembleia nesta sexta-feira, dia 6, às 18h30, na sede central do Sindicato, em Sorocaba. Ain-da nos próximos dias, outros sindicatos filiados à FEM vão realizar assembleias semelhantes em suas bases.

As principais reivindicações dos metalúrgicos da FEM este ano são a reposição integral da inflação, au-mento real no salário, valorização dos pisos salariais, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e ampliação e unificação dos direitos na Convenção Coletiva de Trabalho.

Assembleia na Johnson Controls foi realizada no domingo, dia 1º

Além da campanha salarial, assembleia na Pries teve aprovação de PPR

Sindicato liderou assembleia na Prysmian nesta terça, dia 2Trabalhadores da Sibrol também participaram de assembleia

Trabalhadores da Flextronics participaram de assembleia na segunda, dia 2Nesta terça, dia 3, assembleia foi realizada na JCB do Brasil

Presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, liderou assembleia na Difran nesta terça, dia 3

Fogu

inho

Fogu

inho

Fogu

inho

Fogu

inho

Fogu

inho

Dire

toria

/ SMe

talDi

retor

ia / S

Metal

Page 4: Folha Metalúrgica nº 721

TV SMetal

Para Lula, CUT é guardiã da democracia

Câmara de Sorocaba também fez homenagem

Alesp comemorou30 anos da CUT

Pág. 4 Edição 721Setembro de 2013

Na noite de quarta-feira, dia 29, o ple-nário da Câmara Municipal de Sorocaba foi palco de um resgate histórico do pa-pel da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no desenvolvimento da sociedade nos últimos 30 anos. A Central completou três décadas de existência no último dia 28 de agosto.

A sessão solene em homenagem à CUT foi organizada pelo vereador Izídio de Bri-to (PT) e reuniu pelo menos 200 pessoas, algumas delas ex-dirigentes e militantes que representam a construção da Central na região desde o início da década de 1980.

Izídio lembrou que a CUT nasceu en-frentando a ditadura militar, para redemo-cratizar o país. “A Central continua até hoje

ao lado do povo brasileiro e em defesa dos excluídos, inclusive de outros países. A CUT tem como marcas a solidariedade e as lutas por melhores condições de vida e dis-tribuição de renda”, afirmou o parlamentar.

Todos os sindicalistas locais que partici-param da direção da CUT desde os anos 80 foram homenageados.

Exposição fotográficaO evento também abriu uma exposição

fotográfica no saguão da Câmara Munici-pal que reúne fotografias de sindicatos fi-liados à CUT na região. A exposição, que fica na Câmara até sexta-feira, dia 6, foi or-ganizada pela Imprensa SMetal e é aberta ao público.

Por iniciativa dos deputados es-taduais e ex-sindicalistas Hamilton Pereira e Luiz Claudio Marcolino, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou uma Sessão Solene na manhã de segunda-feira, dia 2, em homenagem aos 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A solenidade contou com a pre-sença de prefeitos e vereadores de várias cidades do estado, bem como dezenas de representantes de sindica-tos - de diversos setores - ligados à Central.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, destacou a atuação da Central nas últimas três décadas que, segundo ele, ajudou a mudar o país. “Nesses trinta anos a CUT vem sendo instrumento de luta da classe traba-lhadora, lutando não apenas por mais democracia e por melhores condições

de trabalho, mas, também, pela não retirada de direitos”, afirmou.

O deputado federal Vicentinho (PT), que já foi presidente da CUT, também prestigiou a sessão solene em homenagem à CUT, que hoje é a quinta maior central sindical do mundo. “Às vezes eu me pergunto o que seria da nossa classe [trabalha-dora] se não fosse a CUT”, comen-tou, lembrando as várias tentativas de representantes do empresariado de tentar retirar direitos dos traba-lhadores como a Emenda 3 e, agora, o PL 4330.

Ex-diretor do Sindicato dos Me-talúrgicos de Sorocaba e Região, o deputado Hamilton Pereira destacou os valores com os quais a CUT foi construída. “Com honestidade, hu-mildade, humanismo e paixão; assim se milita, assim se faz sindicalismo e política”, ressaltou.

No dia 28 de agosto mais de dois mil con-vidados participaram de um ato em comemo-ração pelas três décadas da CUT. O evento foi realizado no Pavilhão Vera Cruz, em São Ber-nardo do Campo [local onde a CUT foi funda-da durante a ditadura] e contou com a presença de diversas autoridades, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A CUT não só ajudou a construir como

continua a ser uma guardiã da democracia no Brasil”, (...) “A contribuição da CUT para o desenvolvimento e redução das desigualda-des é inestimável”, disse Lula durante seu discurso.

O evento teve homenagens aos ex-presiden-tes da CUT Jair Meneguelli, Vicentinho, João Felício, Artur Henrique e o atual presidente, Vagner Freitas.

REPORTAGENS COMPLETAS, GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS SOBRE OS 30 ANOS DA CUT NO SITE: Galeria de

Fotos

Na Assembleia Legislativa, sessão solene em homenagem à CUT foi proposta pelos deputados estaduais petistas Hamilton Pereira (foto) e Luiz Claudio Marcolino

Representantes de vários sindicatos ligados à Central prestigiaram homenagem no parlamento paulista

Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, o vereador Izídio de Brito (PT) presidiu a solenidade que homenageou aniversário de fundação da CUT

Ex-presidente Lula participou das comemorações em São Bernardo do Campo

Robe

rto P

arizo

ttiFo

guinh

oFo

guinh

o

Fogu

inho

WWW.SMETAL.ORG.BR