folha metalúrgica nº 751

4
3ª EDIÇÃO DE JULHO / 2014 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 751 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 FEM e G3 iniciam negociações da Campanha Salarial da categoria Os mais recentes acordos de participação nos resultados (PPR) foram aprovados pelos metalúrgicos do Grupo Prysmian (foto), Rochel, Iffa, Flash, Metalex e Moxba. As duas primei- ras são de Sorocaba. As demais, em Araçariguama. Trabalhadores de mais seis empresas garantem PPR PÁG. 3 PÁG. 3 PÁG. 3 Devido à procura surpreendente por convites, o almoço de posse da nova diretoria do SMetal, agendada para o dia 2 de agosto, foi adiado para que um local mais amplo seja reservado para o evento. Até que o novo local e data estejam defi- nidos, a emissão de convites está suspensa. Quem já retirou seu convite deve guardá-lo para garantir sua participação na festa. Em bre- ve um novo lote de convites será disponibilizado aos associados e dependentes que ainda não reti- raram os seus. Os convites para o dia 2 começaram a ser re- tirados pelos sócios do SMetal no dia 14 deste mês. Mas no início da tarde do dia 16 a lotação do espaço, que seria o Lar Monteiro Lobato, já estava esgotada. PÁG. 4 Festa de posse da nova diretoria é adiada para acomodar mais sócios Foguinho Convites se esgotaram em três dias; um novo lote será disponibilizado em breve, mas a data e o local da festa serão redefinidos; quem já retirou seu convite deve guardá-lo Primeira reunião com o Grupo 3 foi nesta quarta-feira; FEM cobra início das negociações nos demais grupos patronais Nova diretoria foi eleita em março deste ano; nova data e local da posse festiva, bem como a abertura de um novo lote de convites, serão divulgados em breve DOMINGO TEM ROCK Encontro de Bandas no Parque das Águas Os shows começam às 13h e o som vai rolar até à noite. Vão se apresentar as bandas Vertigem, Downed, Dragon Ring, Clássicos, Efeito iMoral, Oz Machine e Van Halen Cover. A entrada é gratuita. O evento faz parte da programação dos 60 anos do SMetal. Foguinho / Arquivo SMetal PÁG. 4

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 01-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

3ª edição de Julho de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metalúrgica nº 751

3ª EDIÇÃO DEJUlHO / 2014

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 751 - Rua Júlio Hanser, 140. lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

FEM e G3 iniciam negociações da Campanha Salarial da categoria

Os mais recentes acordos de participação nos resultados (PPR) foram aprovados pelos metalúrgicos do Grupo Prysmian (foto), Rochel, Iffa, Flash, Metalex e Moxba. As duas primei-ras são de Sorocaba. As demais, em Araçariguama.

Trabalhadores de mais seis empresas

garantem PPR

PÁG. 3

PÁG. 3

PÁG. 3

Devido à procura surpreendente por convites, o almoço de posse da nova diretoria do SMetal, agendada para o dia 2 de agosto, foi adiado para que um local mais amplo seja reservado para o evento. Até que o novo local e data estejam defi-nidos, a emissão de convites está suspensa.

Quem já retirou seu convite deve guardá-lo para garantir sua participação na festa. Em bre-ve um novo lote de convites será disponibilizado aos associados e dependentes que ainda não reti-raram os seus.

Os convites para o dia 2 começaram a ser re-tirados pelos sócios do SMetal no dia 14 deste mês. Mas no início da tarde do dia 16 a lotação do espaço, que seria o Lar Monteiro Lobato, já estava esgotada.

PÁG. 4

Festa de posse da nova diretoria é adiada para acomodar mais sócios

Fogu

inho

Convites se esgotaram em três dias; um novo lote será disponibilizado em breve, mas a data e o local da festa serão redefinidos; quem já retirou seu convite deve guardá-lo

Primeira reunião com o Grupo 3 foi nesta quarta-feira; FEM cobra início das negociações nos demais grupos patronais

Nova diretoria foi eleita em março deste ano; nova data e local da posse festiva, bem como a abertura de um novo lote de convites, serão divulgados em breve

DoMinGo TEM RoCk Encontro de Bandasno Parque das ÁguasOs shows começam às 13h e o som vai rolar até à noite. Vão se apresentar as bandas Vertigem, Downed, Dragon Ring, Clássicos, Efeito iMoral, Oz Machine e Van Halen Cover.

A entrada é gratuita. O evento faz parte da programação dos 60 anos do SMetal.

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

PÁG. 4

Page 2: Folha Metalúrgica nº 751

Pág. 2 Edição 751Julho de 2014

Folha Metalúrgica

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda IkedoFotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)Diagramação e arte-final: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: Bangraf Tiragem: 42 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Nossa categoria, nosso timeA primeira reunião

entre a Federação Es-tadual dos Metalúrgi-cos da CUT (FEM), entidade à qual o SMetal é filiado, nes-ta quarta-feira, dia 16, deu início às negocia-ções da campanha sa-larial da categoria este ano. A expectativa é que os demais grupos do setor também ini-ciem negociações em breve. Como a data- base da categoria é 1º de setembro, pode pa-recer que temos mui-to tempo pela frente. Mas essa linha de ra-ciocínio é enganosa e traiçoeira.

Para os trabalha-dores terem suas rei-vindicações coletivas atendidas, precisam se unir desde já. É ne-cessário fazer da ca-tegoria um time forte e bem preparado, a fim de enfrentar as jogadas ensaiadas e as divididas, algumas desleais, que os pa-trões vão tentar impor sobre nós.

Aliás, esse time de metalúrgicos deve se portar de maneira diferente da seleção brasileira na última Copa: não pode de-pender de um único craque pra ganhar o jogo e, muito menos, o campeonato. De-vemos atuar como equipe, forte, decidi-da, com garra, união e cada um ciente de seu papel em campo.

Todos devem bus-car a mesma meta e, para isso, a mobiliza-

ta luta sindical. Ago-ra os patrões querem pagar aos aprendizes apenas o salário mí-nimo. Também nesse caso a FEM repudiou a reivindicação patro-nal.

Enfim, vários ou-tros pedidos de re-trocesso foram feitos pelos patrões. A FEM, por outro lado, reafir-mou as reivindicações da categoria, que são o reajuste salarial pelo índice da inflação; au-mento real de salários; valorização dos pisos; licença maternidade de 180 dias para os grupos patronais que ainda não concedem este benefício e re-dução da jornada de trabalho para 40h se-manais.

Mas, para anular-mos as tentativas de retrocesso apresenta-da pelos representan-tes patronais, revidar a choradeira de sem-pre dos empresários e ainda conseguir ter nossas reivindicações atendidas, precisare-mos estar muito uni-dos e conscientes de que somos todos com-panheiros nessa luta.

Recomendamos às trabalhadoras e traba-lhadores da categoria demonstrarem apoio ao Sindicato e infor-mar-se por fontes de fato confiáveis, que não sejam atreladas à classe patronal. Dessa forma poderemos ter, mais uma vez, uma campanha salarial vi-toriosa.

ção tem que ser geral.Pra se ter uma ideia

das dificuldades que os metalúrgicos devem enfrentar na campanha salarial, já na primeira negociação os patrões do G3 abriram a costu-meira choradeira para dizer que não têm con-dições de atender nos-sas reivindicações.

Pior. Os empresários apresentaram uma pau-ta própria de reivindica-ções para se contrapor à pauta dos trabalhado-res. Nessa pauta, os pa-trões pedem a mudança da data-base, a fim de que as empresas de au-topeças negociem em época do ano diferente dos demais setores me-talúrgicos. O resultado seria o enfraquecimento do conjunto dos meta-lúrgicos. A FEM rejei-tou o pedido no ato.

Não satisfeitos, os empresários propuse-ram reduzir a remu-neração dos menores aprendizes. Hoje esses jovens trabalhadores têm direito ao piso da categoria, graças à mui-

É necessário fazer da

categoria um time forte e

bem preparado para enfrentar

as jogadas ensaiadas dos

patrões

Uma lei que garante pagamento de adicional de periculosidade para mo-totaxistas, motoboys e motofretistas foi sancionada pela presidenta Dilma Rouseff (PT) no início de junho deste ano.

Ao dar aval favorável ao projeto de lei, a presidenta disse que a medida é justa, necessária e um direito desses trabalhadores, que enfrentam diver-sos perigosos e até risco de morte.

A lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e determina que os brasileiros que usam a moto para trabalhar com o transporte de passageiros e mercadorias recebam

adicional de 30% sobre o salário. O projeto tramitou por mais de dois anos no Congresso.

Para o senador Marcelo Crivella (PRP), autor do projeto de lei no Se-nado, a expectativa é que os profissio-nais invistam o adicional em equipa-mentos de segurança. “[A lei garante] a possibilidade dele poder comprar uma bota de couro, um casaco de couro, não andar com pneu careca, ter as lanternas da motocicleta sinali-zando corretamente, ter condições de se aperfeiçoar”, disse Crivella, que já foi ministro da Pesca e Agricultura no governo de Dilma Rousseff.

Motoboys conquistam adicional

de periculosidade

Presidenta Dilma durante sanção da lei que inclui na CLT a periculosidade da atividade dos trabalhadores em motocicleta

Robe

rto S

tucke

rt Fil

ho/P

R

facebook.com/smetalsorocaba

twitter.com/smetalsorocaba

youtube.com/smetalsorocaba

smetalna Internet

www.smetal.org.brCadastre seu e-mail e receba nossos boletins eletrônicos

Page 3: Folha Metalúrgica nº 751

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) e a bancada patronal do Grupo 3 (autopeças, forjarias e para-fusos) tiveram nesta quarta- feira, dia 16, a primeira nego-ciação referente à campanha salarial da categoria para este ano. Nessa primeira reunião, os participantes construíram uma agenda de negociações com o objetivo de chegar a um acordo até a data-base dos metalúrgicos, que é dia 1º de setembro.

A agenda de negociação com o G3 será divulgada pela FEM/CUT nesta quinta-feira, dia 17. Os patrões reivindi-cam mudar a data-base desse grupo para maio ou junho, mas a Federação já descartou essa hipótese. “Lutamos mui-to para unificar a data-base dos grupos para setembro, a fim de fortalecer o conjun-to dos trabalhadores nas ne-gociações. Não vamos abrir mão dessa conquista”, afir-mou João Farani, diretor da

FEM e do SMetal, que parti-cipou da reunião.

ReivindicaçõesAs principais reivindica-

ções dos metalúrgicos da FEM este ano são: Reposição dos salários pelo índice da infla-ção; aumento real de salários; valorização dos pisos; licença maternidade de 180 dias para os grupos patronais que ainda não concedem este benefício; e redução da jornada de traba-lho para 40h semanais.

A FEM tem cobrado dos outros cinco grupos patronais, onde os metalúrgicos estão em campanha salarial, que iniciem urgentemente as negociações coletivas deste ano. Em todos os grupos, a data-base é 1º de setembro.

Além do G3 estão em cam-panha o G2, G8, G10, Fundição e Estamparias de Metais. Mais de 200 mil metalúrgicos repre-sentados por sindicatos filiados à FEM, como é o caso de Soro-caba, fazem parte desses grupos.

FEM e Grupo 3 definem agenda de negociaçõesda campanha salarial

Metalúrgicos de seis fábricas conquistam PPR

Festa de posse é adiada para acomodar mais associados

NOVA DATA

Em assembleias realizadas na se-mana passada, os metalúrgicos do Grupo Prysmian/Draka, nas unidades Alto da Boa Vista e Éden, em Soroca-ba, chegaram a um acordo e aprova-ram o Programa de Participação nos Resultados (PPR). O valor será qui-tado em duas parcelas: a primeira em julho deste ano e a segunda em janeiro do ano que vem.

Na empresa Rochel, localizada no Jardim Leocádia, em Sorocaba, os funcionários também conquistaram PPR, durante assembleia que ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 16. O

primeiro pagamento será depositado em agosto de 2014 e finaliza em feve-reiro do ano seguinte.

Em Araçariguama, metalúrgicos quatro fábricas - Flash, Iffa, Metalex e Moxba – aprovaram acordo de PPR, em assembleias que aconteceram des-de o início de julho. Todos irão rece-ber o benefício em duas parcelas: uma este ano, outra ano que vem.

Os valores dos acordos de PPR não são divulgados pelo SMetal para não influenciar negociações em anda-mento a respeito do mesmo tema em outras fábricas.

Os convites para o almoço de pos-se da nova diretoria do SMetal, que deveriam durar 10 dias, esgotaram-se em menos de três, deixando muitos associados sem poder participar do evento. Para solucionar esse impre-visto, a direção do Sindicato suspen-deu o evento, programado para o dia 2 de agosto, e irá procurar um recinto mais amplo. Em seguida, um novo lote de convites será disponibilizado.

Quem já retirou seu convite não precisa se preocupar. Guarde o con-vite como comprovante para garan-tir sua participação na nova data do evento.

Mais informações sobre o novo lote de convites serão divulgados na página do Sindicato (www.smetal.org.br) e nas redes sociais do SMetal.

Acima da expectativaA festa estava programada para

o dia 2 de agosto, no Espaço Lar Monteiro Lobato, a partir das 11h. Os convites começaram a ser retira-dos pelos sócios e dependentes no dia 14 deste mês. Mas no início da tarde do dia 16 a lotação do espaço já estava esgotada.

Ainda na tarde do dia 16 muitos sócios continuaram procurando pe-los convites e criticaram a rapidez com que eles acabaram. Por isso, a diretoria do SMetal decidiu suspen-der o evento do dia 2, procurar um local mais amplo e marcar nova data para a festa.

A direção sindical pede a compressão dos associados pelo transtorno, mas a procura pelos con-

vites realmente foi muito além das expectativas.

Segurança e conforto “Por questões de segurança do

público e para garantir o conforto dos convidados, o Sindicato não emitiu convites acima da capacida-de do local. Mas um novo recinto e uma nova data serão divulgados em breve, com mais convites dis-poníveis”, explica Tiago Almeida do Nascimento, vice-presidente do SMetal.

“A festa de posse está garantida. Porém em nova data. E quem já pe-gou seu convite pode ficar tranquilo, pois seu lugar nesse grande evento de confraternização está garantido”, afirma Tiago.

Edição 751 Pág. 3 Julho de 2014

PPR foi aprovado no Grupo Prysmian/Draka em assembleias que ocorreram na semana passada

Ademilson Terto foi reeleito presidente do SMetal em abril

Fogu

inho

Convites se esgotaram em três dias; nova data, em local mais amplo, será definida nos próximos dias; quem já retirou convites tem reserva garantida

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

Page 4: Folha Metalúrgica nº 751

Pág. 4 Edição 751 Julho de 2014

9º Encontro de Bandas “Rock dos Metalúrgicos” ocorre neste domingo

nordestinos são homenageados em exposição no SMetal

O 9º Encontro de Ban-das “Rock dos Metalúr-gicos” terá a presença de sete bandas. O evento, que acontece neste domingo, dia 20, a partir das 13h, será realizado pela primeira vez no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, em So-rocaba.

O encontro anual tem o objetivo de oferecer lazer, cultura e entretenimen-to para os trabalhadores e apaixonados por música. A entrada é gratuita.

Das sete bandas que su-birão ao palco, cinco delas têm pelo menos um meta-lúrgico entre seus integran-tes: Clássicos (Rock 60, 70 e 80); Downed (System of a Down Cover); Dragon Ring (Rock autoral); Efeito iMoral (Rock Nacional); e Vertigem (Clássicos e Pop Rock).

Bandas convidadasAs duas bandas convida-

das para o 9º Encontro serão Oz Machine e Van Halen Cover.

A banda Oz Machine está no cenário musical há 11 anos, tocando músicas clássicas do Led Zeppelin, Ozzy Osbourne, Metallica, Pink Floyd, Queen, Beatles, Black Sabbath, entre outras.

A banda Van Halen Co-ver, que fechará o evento, irá homenagear o quarteto de hard rock norte-ameri-cano formada em 1974. Su-cessos como Jump, Running With The Devil e Unchai-ned estarão no repertório do grupo cover.

O evento faz parte da programação de 60 anos do Sindicato dos Metalúrgico-se é promovido por meio do coletivo Juventude Metalúr-gica.

A exposição de trabalhos em argila “Na terra da seca, o barro é arte” está aberta até o dia 31 de julho na sede do SMetal. A mostra é em homenagem à Semana da Nordestinidade e ao Dia Municipal do Nordestino, que foi ce-lebrado no dia 24 de junho.

A mostra, no Espaço Cultural Mantovani, no prédio A, andar térreo

do Sindicato, teve início no dia 4 de julho e apresenta 19 obras produzidas pelo artista plástico Everaldo Calmon Barreto.

O Sindicato fica na rua Júlio Han-ser, 140, bairro Lageado, perto da ro-doviária. O horário de funcionamento do Espaço Cultural é das 8h às 18h. A entrada é gratuita. O público poderá conferir 19 obras produzidas pelo artista plástico Everaldo Calmon

O evento é referência na cidade e contará com 7 bandas na edição deste ano

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

Arte:

Luca

s Delg

ado

Fogu

inho

A mostra, que vai até o dia 31 de julho, pode ser conferida de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Espaço Cultural Mantovani