folha metalúrgica nº 831

4
Filiado a CUT, CNM e FEM Nº 831 2ª edição de maio de 2016 Rua Júlio Hanser, 140 Lageado - Sorocaba/SP CEP 18030-320 Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região LUTA Mobilizações dos estudantes secundaristas conseguem assinaturas para a CPI da merenda DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO CONTRA O GOLPE Não mexam nos nossos direitos! Educação gratuita Instituto Federal abre vagas em Sorocaba PÁG. 4 Parceria Curso de bombeiro civil tem desconto para associados PÁG. 4 Encontro Comitê Nacional de trabalhadores da ZF se reúne no SMetal PÁG. 3 Esse é o recado das ruas. Em todo o país ocorreram mobilizações nesta terça-feira, dia 10, em defesa dos nossos direitos. Em Sorocaba, os movimentos sindicais alertaram para os riscos que o golpe em curso representa: retrocesso nos direitos trabalhistas e sociais. Foguinho Rovena Rosa/ Agência Brasil PÁG. 3 PÁG. 2 Indignados com a omissão dos deputados estaduais em relação à investigação sobre os desvios de dinheiro da me- renda, secundaristas da capi- tal e do interior dão aula de cidadania em São Paulo, com suas mobilizações e união. Eles pressionaram os de- putados estaduais e consegui- ram a CPI para investigar os desvios de dinheiro. A resistência continua: No Alto da Boa Vista, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) mobilizaram a categoria. Diversos sindicatos filiados à CUT promoveram paralisações

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 29-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

2ª edição de Maio de 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metalúrgica nº 831

Filiado a CUT, CNM e FEM

Nº 831 2ª edição de maio de 2016 Rua Júlio Hanser, 140 Lageado - Sorocaba/SP CEP 18030-320

Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

LUTA

Mobilizações dos estudantes secundaristas conseguem assinaturas para a CPI da merenda

DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO CONTRA O GOLPE

Não mexam nos nossos direitos!

Educação gratuita Instituto Federal abre vagas em Sorocaba

PÁG. 4

ParceriaCurso de bombeiro civil tem desconto para associados

PÁG. 4

EncontroComitê Nacional de trabalhadores da ZF se reúne no SMetal

PÁG. 3

Esse é o recado das ruas. Em todo o país ocorreram mobilizações nesta terça-feira, dia 10, em defesa dos nossos direitos. Em Sorocaba, os movimentos sindicais alertaram para os riscos que o golpe em curso representa: retrocesso nos direitos trabalhistas e sociais.

Fogu

inho

Rove

na R

osa/

Agên

cia B

rasil

PÁG. 3

PÁG. 2

Indignados com a omissão dos deputados estaduais em relação à investigação sobre os desvios de dinheiro da me-renda, secundaristas da capi-tal e do interior dão aula de cidadania em São Paulo, com suas mobilizações e união.

Eles pressionaram os de-putados estaduais e consegui-ram a CPI para investigar os desvios de dinheiro.

A resistência continua: No Alto da Boa Vista, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) mobilizaram a categoria. Diversos sindicatos filiados à CUT promoveram paralisações

Page 2: Folha Metalúrgica nº 831

Os estudantes secundaristas continuaram mobilizados até conseguirem, na tarde dessa ter-ça-feira, dia 10, a instalação da Comissão Parlamentar de Inqué-rito (CPI), na Assembleia Legis-lativa (ALESP), para investigar os desvios de dinheiro e outros problemas com a merenda esco-lar, envolvendo o governo de Ge-raldo Alckmin (PSDB).

Os estudantes ocuparam por três dias o prédio da Assembleia e pressionaram os deputados a assinarem o requerimento para a CPI. A união e persistência dos

estudantes deram o resultado esperado, com o número suficien-te de assinaturas, o fornecimento de merenda escolar na rede esta-dual entre 2013 e 2015 será in-vestigado.

A "máfia da merenda" é inves-tigada pela Operação Alba Bran-ca, do Ministério Público de São Paulo. Ela apura esquema de car-tel, desvios, superfaturamento e propina a agentes públicos (esta-duais e municipais) em licitações de merenda escolar. Um dos prin-cipais acusados é o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB).

Os sócios e dependentes do SMetal têm descontos em cur-sos profissionalizantes da esco-la Qualifica. As inscrições vão até dia 30 de maio e os cursos disponíveis são: operador de empilhadeira, operador de pon-te rolante, metrologia, desenho técnico e inspetor de qualidade.

Associados têm desconto e isenção da taxa de matrícula e os cursos devem ser pagos à vista no momento da inscri-

ção. Já os não sócios pagam R$ 50,00 de matrícula e podem pagar o curso em até em duas vezes, sendo a primeira parcela na inscrição.

Confira os preços de cada curso para associados e não só-cios no www.smetal.org.br.

Os interessados devem se inscrever em uma das duas unidades da Qualifica, das 8h às 22h. Mais informações: (15) 3018-3050.

Página 2 Folha Metalúrgica - Maio de 2016 - Ed. 831

O Brasil está em disputa e nossos direitos na berlindaDefinitivamente, o Brasil não é para inician-

tes. Há um rebuliço no Congresso Nacional que expõe nossa nação ao ridículo. Primeiro, quando instala um processo de impeachment sem crime de responsabilidade. Essa medida rendeu man-chetes internacionais como no New York Times e Los Angeles Times, que ressaltaram os riscos que corre a democracia brasileira.

Depois, quando o presidente do Senado passa por cima da decisão do presidente da Câmara e dá sequência ao processo.

Mesmo quando há forte embasamento jurídi-co, de que até o processo está sendo realizado de forma ilegal, os interesses da direita se sobre-põem à Constituição e às regras democráticas.

Mas esse golpe em curso não está passando batido da sociedade organizada. Movimentos so-ciais e sindicais, que inclui todas as categorias profissionais, além dos estudantes, promovem protestos para evitar que o golpista e conspirador Michel Temer (PMDB) assuma o poder de forma antidemocrática, tornando-se o primeiro possível presidente ficha suja do país.

Além disso, a composição que está sendo fei-ta por Temer para um possível governo é reacio-nária a ponto de retroceder imediatamente nos direitos trabalhistas.

mandato de Dilma precisamos reivindicar mu-danças, como estamos fazendo. Participamos de diversas manifestações contra os ajustes fiscais, levando nossas bandeiras de luta. Mas apoiamos e defendemos que seu mandato chegue ao final como é previsto em Lei.

Até por uma questão de identidade de classe, um governo de Temer não olharia para a classe trabalhadora. Ele já anunciou que cortará investi-mentos sociais, como Minha Casa, Minha Vida; financiamento estudantil, entre tantos outros.

Esse processo de impeachment é apenas a forma mais fácil da direita retornar ao poder. Mas mostra também que toda a política social cons-truída ao longo dos últimos anos no País está em jogo.

Até quando o Brasil será um país injusto, dos eleitos pela mídia? É só olhar para o governo estadual de Geraldo Alckmin (PSDB) e notar a impunidade que reina sobre ele.

O tucano causa o desabastecimento de água na Capital inteira, desvia dinheiro de merenda, acaba com as escolas técnicas, comprova-se corrupção no caso do metrô, joga tropa de choque em cima de estudantes, deixa escolas abarrotadas e des-preza os professores e ele continua aparecendo na mídia como se não devesse satisfações a ninguém.

editorial

Até quando o Brasil será

um país injusto, dos eleitos pela

mídia?

Estudantes conseguem instalar a CPI da Merenda

Associados do SMetal têm desconto em cursos da Qualifica

cidadania qualificação

Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de Andrade

Redação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda Ikedo Daniela Gaspari

Fotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)

Projeto Gráfico e Editoração: Lucas Delgado Cássio de Abreu Freire

Auxiliar de Redação: Gabrielli Duarte Vagner Santos

ComunicaçãoSMetal

Folha Metalúrgica, Portal SMetal, Revista Ponto de Fusão,

redes sociais, comunicação visual e assessoria de imprensa

Sindicato do Metalúrgicos de Sorocaba e RegiãoRua Júlio Hanser, 140 - Sorocaba SP - www.smetal.org.br

Diretoria Executiva SMetal

Presidente: Ademilson Terto da Silva

Vice Presidente: Tiago Almeida do Nascimento

Secretário Geral: Leandro Cândido Soares

Administrativo e de Finanças: Alex Sandro Fogaça

Secretário de Organização: João de Moraes Farani

Diretor Executivo: Joel Américo de Oliveira

Diretor Executivo: Silvio Luiz Ferreira da Silva

Sede Sorocaba: Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Tel. (15) 3266-1888

Sede Araçariguama: Tel. (11) 4136-3840

Sede Piedade: Tel. (15) 3344-2362

Folha Metalúrgica Impressão: Bangraf Publicação: Semanal Tiragem: 30 mil exemplares

Por isso, nós do SMetal e da CUT fomos às ruas nessa terça, Dia Nacional de Paralisação pe-los nossos direitos. Não toleramos um governo ilegal e imoral que já declarou abertamente que pretende perseguir o trabalhador assalariado.

Está acessível na internet o documento do partido golpista de Temer, “Ponte para o Futuro”, qual ataca diretamente a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Se não estamos contentes com o segundo

São Paulo: Secundaristas ocuparam a ALESP para mostrar insatisfação com a impunidade tucana

Jorn

alista

s Livr

es

Page 3: Folha Metalúrgica nº 831

Movimentos sociais e sindicais em todo o Brasil saíram às ruas na última terça--feira, dia 10, para denunciar o golpe con-tra a democracia e o retrocesso que oca-sionará nos direitos trabalhistas e sociais.

Convocado como Dia Nacional de Mobiliza-ção e Paralisação contra o Golpe, em Sorocaba a manifestação ocorreu a partir das 4h30 e contou com a participação de diversas categorias, como metalúrgicos, condutores, químicos, têxteis, pa-pel e papelão, vestuário, além de estudantes.

A concentração dos trabalhadores, que durou cerca de duas horas, aconteceu em frente à Pre-feitura Municipal, no Alto da Boa Vista. O ato, previsto para encerrar às 10h, foi interrompido devido à chuva. Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Re-gião, Leandro Soares, outras mobilizações de-vem ocorrer nos próximos dias.

“Pedimos aos trabalhadores que se mante-nham mobilizados, pois continuaremos nos po-sicionando contra o golpe que está em curso em nosso país”, disse. “O plano deles é arrochar sa-

lários e reduzir os direitos da classe trabalhado-ra, para atender aos interesses do setor patronal e da elite no país”, completou Leandro.

Direitos trabalhistasEntre as pautas que ferem os direitos dos

trabalhadores está o PLC 30 – conhecido como Projeto de Lei 4330 –, que amplia a terceiriza-ção até para a atividade-fim; e o PL 4522, que propõe alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para não ser computado na jor-nada de trabalho o tempo que o funcionário gas-ta com a troca de uniforme e refeições, como café e lanche.

Paralisação do transporteOs trabalhadores do transporte urbano e in-

termunicipal de Sorocaba e região também pro-testaram em defesa da democracia. Das 6h às 11h, os ônibus ficaram parados na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo. O pro-testo foi previamente informado pelo Sindicato da categoria às empresas e à população.

Página 3Folha Metalúrgica - Maio 2016 - Ed. 831

Movimentos sindicais e sociais vão às ruas em defesa dos direitos

pela democracia

Comitê Nacional de Trabalhadores da ZF se reúne para retomar pautas unificadas

Para retomar as ações da Rede e defi-nir a nova coordenação, membros do Co-mitê Nacional do Grupo ZF, de Sorocaba, Araraquara e São Bernardo do Campo, se reuniram no dia 5, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

"Com esse momento político de en-frentamento com o grande capital, mais do que nunca precisávamos rediscutir a organização da Rede para fazer com que ela voltasse a ter o protagonismo que vi-

nha tendo até então", afirmou o secretá-rio-geral do SMetal, Leandro Soares, da ZF Planta 2.

"Vamos fortalecer as atividades e co-locar em prática as pautas que unificam as empresas", completa.

Durante o encontro o diretor do SMe-tal, Adalberto Oliveira, o Banana, foi es-colhido para ser o novo coordenador do Comitê Nacional do Grupo ZF no Brasil, que existe há mais de 10 anos.

Fogu

inho

Lina M

arine

lli/Jo

rnali

stas L

ivres

Sind

. Rod

oviár

ios de

Sor

ocab

aFa

biana

Car

amez

/ Sind

. Rod

oviár

ios S

oroc

aba

Fogu

inho /

SMe

tal

Proteção ao trabalhador: Encontro possibilita troca de experiências

Mobilização: Protesto marcou a unidade dos trabalhadores de várias categorias pela manutenção de direitos União: A subsede da CUT deu todo apoio aos condutores

Brasil: Manifestações ocorreram em várias cidades do país

Motoristas: A pauta de reivindicação inclui reajuste salarial

SAIBA MAIS

• Os protestos pelo Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra o Golpe ocorreram em 15 estados e no Distrito Federal.

Page 4: Folha Metalúrgica nº 831

Estão abertas e vão até dia 5 de junho as inscrições para o processo seletivo do 2º semestre dos cursos téc-nicos de Administração e Eletroeletrônica do Institu-to Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do campus Sorocaba. O valor da inscrição é de R$ 20.

Cada curso oferece 40 vagas no período vesper-tino e 40 vagas no noturno. Administração tem du-ração de três semestres e Eletroeletrônica de qua-tro semestres. A inscrição deve ser feita pelo site www.cetroconcursos.org.br/ifsp. O candidato precisa ter concluído ou estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino mé-dio. O IFSP oferece cursos de nível básico, técnico e su-

perior gratuitos, de responsabilidade do governo federal.A prova será realizada no dia 26 de junho, às 13h,

na sede do IFSP, que fica na Rua Maria Cinto de Biagi, nº 130, no Jardim Santa Rosália.

IsençãoOs candidatos em situação de vulnerabilidade social

que tenham cursado o Ensino Fundamental, integral-mente, na Rede Pública de Ensino ou como bolsista in-tegral em escola da rede privada, poderão solicitar isen-ção da taxa de inscrição no período de 9 a 18 de maio.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3031-5627.

A Toyota inaugurou nesta ter-ça-feira, dia 10, a fábrica de mo-tores, em Porto Feliz. Construída em um terreno de 872.500 m², a nova planta terá produção inicial de 108 mil motores anualmente.

A empresa investiu o equivalente a R$ 580 milhões com a nova fá-brica, com previsão de gerar cer-ca de 320 empregos. Serão pro-duzidos motores 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, bicombustível e

gasolina, que abastecerão a planta de Sorocaba, localizada a cerca de 30 km de distância. A nova planta pertence à base do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, parceiro do SMetal.

Página 4 Folha Metalúrgica - Maio 2016 - Ed. 831

IFSP abre inscrições para cursos de Administração e Eletroeletrônica

sorocaba

Melhorias no bairro Ana Maria

Inglês para iniciantes

Inscrições para o Enem

Um requerimento aprovado pela Câmara Municipal na semana passada, de autoria do vereador metalúrgico Izidio de Brito (PT), cobra medidas da Prefeitura de Sorocaba para a instalação de rede de esgoto e água tratada no bairro Ana Maria, na zona oeste da cidade – próximo à UFSCar. Além de saneamento básico, o vereador solicitou ainda a ampliação do itinerário da Linha 51, transporte coletivo que atende a região apenas duas vezes ao dia; e melhorias nas ruas de terra do bairro (patrolamento). De acordo com os moradores, as atuais condições atrapalham o trânsito de veículos e pedestres.

A Move On idiomas, escola parceira do SMetal há 12 anos, continua com inscrições abertas para turmas de inglês para iniciantes. Sócios e dependentes pagam R$10 de taxa de matrícula e R$70 nas mensalidades. Há ainda vagas disponíveis para classe aos sábados, das 13h às 15hs; e para turma no período da manhã, das 10h às 12h, destinada aos filhos dos metalúrgicos ou trabalhadores do segundo turno (o dia de semana será definido conforme a procura). Uma turma de segunda-feira, das 19hs às 21hs, já iniciou o curso no dia 2 de maio. Mais informações pelo telefone (15) 3013-8252.

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo encerra dia 20 de maio, às 23h59, e as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 68. No ato da inscrição, o participante deve ter em mãos o CPF e o número do documento de identidade. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sisu, bolsas no ensino superior privado, pelo ProUni, e em cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec. O exame pode ser usado também como certificação do ensino médio. A inscrição é feita no site www.enem.inep.gov.br

notas

Isenção: Os cursos são gratuitos. Só há a taxa para o processo seletivo, mas até 18 de maio é possível pedir isenção

Fogu

inho

Associados do SMetal têm desconto em curso de Bombeiro Civil

Inaugurada a fábrica de motores da Toyota

Parceria entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Re-gião (SMetal) e a empresa Dama-taeco treinamentos disponibiliza descontos a metalúrgicos asso-ciados para o curso de Bombeiro Profissional Civil (Formação e Re-ciclagem).

Com o desconto, os associados do SMetal pagam R$ 1.750, parce-lado em até 12 vezes, pagos com cartões de crédito ou em cinco ve-zes no boleto, sendo uma entrada e mais quatro parcelas de R$ 350. A formação tem duração de 240h.

Para não sócios, o curso sai por R$ 1.850 à vista ou em até 12vezes, pagos com cartões de crédito. O processo deve ser realizado diretamente no site: www.damataeco.com.br

O curso oferece treinamento

teórico e prático e inclui material didático e certificação conforme legislação vigente.

ReciclagemAos interessados em fazer ape-

nas a Reciclagem de Bombeiro Profissional Civil, com duração de 40h, também são oferecido des-contos para os associados.

O valor para não sócios do SMetal é de R$ 420 à vista ou em até 12vezes, pagos com cartões de crédito. Já com o desconto, o va-lor do curso cai para de R$ 399, parcelado em até 12 vezes, pagos com cartões de crédito ou em três vezes no boleto, sendo uma entra-da e mais duas parcelas de R$ 133.

Mais informações pelos telefo-nes: (15) 3233.0088 / 3358.7143 / 98829.8171

Teoria e prática: Aulas em Sorocaba

Fogu

inho