folha metalúrgica n° 734

4
2ª EDIÇÃO DE JANEIRO/2014 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 734 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 Crise na Santa Casa afeta metalúrgicos conveniados Uma assembleia de metalúr- gicos sindicalizados nesta sexta- feira, dia 24, às 18h, na sede do Sindicato em Sorocaba, vai de- finir vários prazos e normas das eleições para o Sindicato da cate- goria, que acontecem nos próxi- mos meses. Algumas das decisões da as- sembleia serão a respeito de quais fábricas terão eleições de Comi- tês Sindicais de Empresa (CSE), quantos integrantes terá cada CSE, quem fará parte da Comis- são Eleitoral, qual será o texto do Regimento Eleitoral e, também, quais serão as datas de votação. Como acontece desde 2002, as eleições metalúrgicas des- te ano serão realizadas em dois turnos. No primeiro os traba- lhadores elegem os CSEs. No segundo, a categoria elege os membros da Direção Executiva e dos Conselhos. Sob intervenção da Prefeitura de Sorocaba desde a semana passada, o atendimento na Santa Casa tem cau- sado transtornos não somente aos usuários do SUS, mas também aos conveniados do Iamspe e do plano Santa Casa Saúde. O convênio Santa Casa Saúde atende funcionários de empresas, inclusive metalúrgicas. Várias recla- mações de trabalhadores da Wobben, por exemplo, chegaram até o Sindi- cato da categoria nos últimos dias. Assembleia na sexta define período eleitoral SAÚDE Metalúrgicos sofrem emboscada na saída do trabalho PÁG.3 Qualificação Segurança Inscrições para informática gratuita vão até o dia 30 PÁG.4 ELEIÇÕES METALÚRGICAS PÁG.3 PÁG.2 Assembleia será realizada na sede do Sindicato em Sorocaba, às 18h em primeira chamada e às 19h em segunda convocação. Todos os associados estão convidados a participar Foguinho Foguinho Plano de Saúde não é objeto de intervenção, mas foi prejudicado por problemas administrativos

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 14-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

2ª edição de janeiro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metalúrgica n° 734

2ª EDIÇÃO DEJANEIRO/2014

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 734 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

Crise na Santa Casa afeta metalúrgicos conveniados

Uma assembleia de metalúr-gicos sindicalizados nesta sexta- feira, dia 24, às 18h, na sede do Sindicato em Sorocaba, vai de-finir vários prazos e normas das eleições para o Sindicato da cate-goria, que acontecem nos próxi-mos meses.

Algumas das decisões da as-sembleia serão a respeito de quais fábricas terão eleições de Comi-tês Sindicais de Empresa (CSE), quantos integrantes terá cada CSE, quem fará parte da Comis-são Eleitoral, qual será o texto do Regimento Eleitoral e, também, quais serão as datas de votação.

Como acontece desde 2002, as eleições metalúrgicas des-te ano serão realizadas em dois turnos. No primeiro os traba-lhadores elegem os CSEs. No segundo, a categoria elege os membros da Direção Executiva e dos Conselhos.

Sob intervenção da Prefeitura de Sorocaba desde a semana passada, o atendimento na Santa Casa tem cau-sado transtornos não somente aos usuários do SUS, mas também aos conveniados do Iamspe e do plano Santa Casa Saúde.

O convênio Santa Casa Saúde atende funcionários de empresas, inclusive metalúrgicas. Várias recla-mações de trabalhadores da Wobben, por exemplo, chegaram até o Sindi-cato da categoria nos últimos dias.

Assembleia na sexta define período eleitoral

SAÚDE

Metalúrgicos sofrem emboscada na saída

do trabalhoPÁG.3

Qualificação

Segurança

Inscrições para informática gratuita

vão até o dia 30

PÁG.4

ELEIÇÕES METALÚRGICAS

PÁG.3

PÁG.2

Assembleia será realizada na sede do Sindicato em Sorocaba, às 18h em primeira chamada e às 19h em segunda convocação. Todos os associados estão convidados a participar

Fogu

inho

Fogu

inho

Plano de Saúde não é objeto de intervenção, mas foi prejudicado por problemas administrativos

Page 2: Folha Metalúrgica n° 734

Pág. 2 Edição 734Janeiro de 2014

Folha MetalúrgicaDiretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Felipe Shikama Paulo Rogério L. de AndradeFotografia: José Gonçalves Fº (Foguinho)Diagramação e arte-final: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: Gráfica TaigaTiragem: 46 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Transparência totalA transparência no

processo eleitoral sin-dical, que escolhe os dirigentes da categoria, é um princípio que nor-teia a conduta do Sindi-cato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região há mais de 30 anos, desde 1983, quando se filiou à então recém- fundada CUT.

Antes do perío-do cutista, as eleições sindicais beiravam à fraude. Os editais eram publicados em jornais de outras regiões. Os dirigentes escondiam as datas e locais de vota-ção, limitavam o direito ao voto.

As direções conhe-cidas como pelegas ini-biam a participação dos trabalhadores na vida do sindicato e não pro-moviam sequer grandes campanhas de sindica-lização. A medida era tomada para evitar que trabalhadores se habili-tassem a ser candidatos à diretoria, visto que para votar e ser votado nas eleições é necessá-rio ser sindicalizado.

Nas últimas déca-das, o cenário mudou e o envolvimento dos metalúrgicos nas ativi-dades sindicais é cada vez mais incentivado. O próprio sindicalis-mo amadureceu, assu-mindo o papel de ins-tituição representativa cidadã, que defende os interesses dos trabalha-dores não somente na fábrica, mas também na sociedade.

A partir de 2002, a

membros de CSEs em 25 fábricas. Em 2005, os associados elege-ram 77 integrantes em 42 CSEs. Em 2008, 100 integrantes em 49 CSEs. Em 2011, foram eleitos 131 membros de 52 CSEs, sendo 51 em fábricas e um comitê de aposentados.

Agora, mais uma vez os metalúrgicos es-tão prestes a eleger seus representantes, na fá-brica, na categoria (for-mada por 45 mil tra-balhadores na região) e diante da sociedade toda.

Vale lembrar que a categoria na região de Sorocaba é considera-da uma das mais fortes do país, não só em ta-manho, mas em atua-ção em defesa dos seus direitos como trabalha-dores e na luta por uma sociedade mais justa e fraterna.

Isso significa que, com o aumento das oportunidades de par-ticipação na vida sindi-cal, aumentam também as responsabilidades dos dirigentes sindicais e dos eleitores metalúr-gicos.

Por isso, a direto-ria sindical convida todos os seus associa-dos a participarem do processo eleitoral com bastante interesse e consciência. Nesse sen-tido, o compromisso de todos é estar presente à assembleia na sede do Sindicato em Sorocaba nesta sexta, 24, às 18h (Leia mais na pág. 3).

direção do SMetal So-rocaba lançou-se em um novo desafio: aumentar a representação sindi-cal no chão de fábrica a partir da eleição de Co-mitês Sindicais de Em-presa (CSE).

Já na primeira cam-panha eleitoral de CSE na região de Sorocaba, um dos principais líderes sindicais da história na região, Wilson Fernan-do da Silva, o Bolinha, em apoio à iniciativa do então presidente da en-tidade, Izídio de Brito, sintetizou a filosofia, a missão e o desafio des-sa forma inovadora de representação: “Não é sindicato por fábrica. É o Sindicato na fábrica”.

Até então, os me-talúrgicos elegiam a diretoria com o forma-to tradicional, com no máximo 32 dirigentes. Mas já primeira eleição no novo formato, em 2002, foram eleitos 53

Mais uma vez os metalúrgicos estão prestes a eleger seus

representantes, na fábrica, na

categoria (formada por 45 mil

trabalhadores na região) e diante da

sociedade toda

Uma comitiva de representantes da Toyota esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba na tar-de do último dia 15 para apresentar à direção sindical o novo presidente da montadora de veículos no país, Koji Kondo.

Kondo assumiu o comando nacio-nal da montadora no dia 1º de janeiro. Antes, era diretor industrial da planta de São Bernardo do Campo. O ante-cessor do novo presidente era Shuni-chi Nakanishi, que estava no cargo desde 2011.

Além do presidente da Toyota no Brasil, a comitiva de representantes da empresa foi formada por Vinícius Soares, chefe de Recursos Humanos da montadora em Sorocaba; Percival Donato Maiante, diretor de Recursos Humanos; e Raquel Laranjeira, chefe do departamento de Relações Traba-lhistas.

Pelo Sindicato dos Metalúrgicos

participaram o presidente da entida-de, Ademilson Terto da Silva; e o vi-ce-presidente, João de Moraes Farani.

De acordo com Percival, além de apresentar Kondo, a visita ao Sindi-cato teve como objetivo “cultivar os princípios de comunicação aberta e confiança mútua” entre a montadora e a representação sindical dos traba-lhadores.

O presidente do Sindicato também avaliou como “muito positiva” a visi-ta da direção da Toyota. “A presença do novo presidente da Toyota do Bra-sil é um gesto de valorização do diá-logo para resolver conflitos entre ca-pital e trabalho. Reconhecemos isso e agradecemos a gentileza da visita”, afirma Terto.

Farani afirmou que as melhorias nas condições de trabalho, principal-mente em relação à ergonomia, tam-bém foram pauta da conversa com o empresário.

Em processo de intervenção pela Prefeitura de Sorocaba, a Santa Casa de Sorocaba interrompeu nos últimos dias o atendimento aos conveniados do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e aos usuários da Santa Casa Saúde. Este último, um plano de assistência médica que atende metalúrgicos e fa-miliares de várias empresas, inclusive a Wobben, que tem cerca de 400 fun-cionários.

Embora a intervenção tenha cau-sado mudanças administrativas so-mente no setor de atendimento pú-blico pelo SUS, que é realizado por contrato com a prefeitura, a medida afetou também os convênios particu-lares da Santa Casa.

O motivo da intervenção foi a cri-se financeira do hospital, que inclu-sive causou recentemente greve dos trabalhadores da unidade de saúde devido a atrasos nos salários.

No sábado, 18, a área costumeira de atendimento aos planos de saúde estava interditada e havia cartazes com o aviso: “Não temos médico”.

O atendimento aos usuários do San-ta Casa Saúde era realizado apenas na ala de “Especialidades Médicas”. Segundo denúncias de pacientes, os usuários do Iamspe não estão sendo atendidos nem mesmo nesse setor.

Anúncios em jornaisOs novos problemas de atendi-

mento aos conveniados começaram poucos dias depois de a direção do hospital ter publicado anúncios nos jornais afirmando à população que os usuários dos planos de saúde não seriam prejudicados pela intervenção.

Antes mesmo da intervenção no Pronto Socorro e outros setores que tinham contrato com a Prefeitura, os problemas de atendimento também aos planos particulares já existiam e foram denunciados à imprensa por metalúrgicos da Wobben.

O Sindicato dos Metalúrgicos vai fazer um levantamento das empresas que têm convenio com o Santa Casa Saúde e cobrar soluções imediatas para garantir o atendimento aos fun-cionários.

Crise na Santa Casa prejudicaplanos de saúde de metalúrgicos

Novo presidente daToyota visita Sindicato

Koji Kondo, de paletó escuro, assumiu o comando da empresa no Brasil dia 1º de janeiro

Fogu

inho

Page 3: Folha Metalúrgica n° 734

Edição 734 Pág. 3Janeiro de 2014

Um metalúrgico foi bale-ado nas costas e outro teve o carro roubado durante em-boscada armada por cerca de 10 assaltantes na madrugada de domingo na avenida Ita-vuvu, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba, a cerca de dois quilômetros das fábrica da Toyota.

Segundo informações obtidas pelo Sindicato, as vítimas trabalham em for-necedoras da Toyota e saíam do trabalho, pouco depois da meia-noite, quando tiveram que reduzir a velocidade dos veículos devido a galhos jo-gados na pista pelos assal-tantes.

A primeira vítima dirigia um Chevrolet Corsa, redu-ziu a velocidade devido aos obstáculos e, ao perceber

Uma assembleia na sede do Sindicato dos Metalúr-gicos em Sorocaba nesta sexta-feira, às 18h, vai dar início ao processo eleitoral para escolha da direção sin-dical que vai estar à frente da entidade de 2014 a 2017. Caso não haja quórum para votação às 18h, uma nova chamada para a assembleia será realizada às 19h, no mesmo dia e local.

A assembleia vai definir as datas dos dois turnos das eleições metalúrgicas, que devem acontecer nos próxi-mos meses, de acordo com o Estatuto da entidade. Os as-sociados presentes também

ELEIÇÕES METALÚRGICAS

Assembleia nesta sexta iniciaperíodo eleitoral dos metalúrgicos

Falta refeição na ZF

Pão com ovo

CSE cobra solução

Os membros dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE) na ZF do Brasil e ZF Sistemas se reuniram na tarde de ter-ça-feira, dia 21, para definir medidas contra os problemas na alimentação servida na fá-brica que os trabalhadores do segundo e terceiro turnos têm enfrentado. De acordo com o CSE, em vários dias da se-mana passada faltou refeição para atender todos os funcio-nários do turno. A terceiriza-da que serve as refeições na ZF é a empresa Sapore.

“Muitos companheiros trabalharam com fome na se-mana passada. No fim de se-mana, chegaram a servir pão com ovo para tentam contor-nar a falta de refeição comple-ta”, denuncia o Comitê. Além da quantidade insuficiente de refeições, os trabalhadores estão revoltados com a quali-dade e os problemas de higie-ne na alimentação. “Rebites, palha de aço e luvas de bor-racha foram alguns objetos encontrados recentemente na refeição”, afirma o CSE.

Os sindicalistas também afirmam que os funcionários da Sapore têm trabalhado in-satisfeitos com a empresa, o que contribui para prejudicar o serviço de refeição. A ZF prometeu se reunir ainda nes-ta terça, 21, com a prestadora de serviço e cobrar solução. Até a conclusão desta edição (na noite de terça) não havia informações sobre o resulta-do da reunião. Mas o CSE ga-rante que não vai admitir que os trabalhadores continuem a ser desrespeitados.

Centrais planejam ato unificado no dia 9 de abrilEm reunião realizada no dia 15, em São

Paulo, entre a CUT e as demais centrais sindicais foi definida realização de um ato público unificado no dia 9 de abril para rea-firmar a pauta nacional de reivindicação dos trabalhadores.

A manifestação, ainda sem local e horário definidos, quer pressionar o governo a aten-

der reivindicações como a redução da jorna-da de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, o combate à terceirização e o fim do fator previdenciário.

Outra decisão da reunião foi o pedido conjunto de uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar dessa mesma pau-ta dos trabalhadores, que foi encaminhada ao

governo em 2013 e ainda não teve avanços.A reunião das centrais também decidiu

pela criação de um grupo que vai discutir as interferências do Ministério Público no funcionamento dos sindicatos, inclusive em eleições, convenções trabalhistas e acordos.

Leia sobre os outros itens da pauta dos trabalhadores em www.smetal.org.br

que três bandidos se apro-ximavam, acelerou o carro, que foi atingido por dois tiros. Um deles perfurou o encosto do banco e atingiu as costas do trabalhador.

Mesmo ferido, o mo-torista conseguiu chegar à portaria da Toyota, onde

pediu ajuda e denunciou a emboscada. Ele foi atendi-do pelo Samu e levado ao Hospital Regional. O qua-dro de saúde é estável e ele não corre risco de morte.

Enquanto a primeira vítima era socorrida, um segundo motorista foi para-

do no local da emboscada. Segundo informações da Polícia Militar, o trabalha-dor teve o carro roubado, um Toyota Corolla cinza, e relatou que nessa segunda abordagem havia um bando formado por nove ladrões armados próximos à pista.

Diferente do último final de semana, durante a greve de trabalhadores na Toyota, em 2013, não faltou policiamento nas imediações (foto)

Fogu

inho

Assaltantes armam emboscadaperto da Toyota para roubar carros

vão definir as fábricas onde haverá eleição em primeiro turno, para escolha dos Co-mitês Sindicais de Empresa (CSE).

No segundo turno, os sindicalizados de todas as fábricas vão eleger os mem-bros da Direção Executiva e dos Conselhos da Direção e Fiscal.

Comitês sindicaisO Sindicato dos Metalúr-

gicos de Sorocaba e Região é um dos sete únicos do país onde os trabalhadores ele-gem seus representantes no modelo caracterizado pelo CSE, que amplia a represen-

tação no local de trabalho.Na assembleia desta

sexta também serão defi-nidos os membros da Co-missão Eleitoral, que vai coordenar as eleições; e as normas do Regimento

Eleitoral.Somente metalúrgicos

sindicalizados da região, em pleno exercício de seus direitos como asso-ciado, podem participar da assembleia.

ZF

Datas das eleições estão entre os assuntos a serem decididos nesta sexta

Page 4: Folha Metalúrgica n° 734

Pág. 4 Edição 734 Janeiro de 2014

QUALIFICAÇÃO

Um serviço implantado recen-temente pela Caixa Econômica Fe-deral (CEF) permite ao trabalhador acompanhar os depósitos e o saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por e-mail e pelo celular.

O serviço é gratuito. Para receber as informações sobre sua conta vin-culada do FGTS basta ao trabalha-dor se cadastrar na página da CEF (www.caixa.gov.br), acessar o cam-po referente ao FGTS e escolher suas opções de recebimento do saldo. É necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/PASEP).

Segundo comunicado oficial da Caixa, “Por meio deste importante

Estão abertas e vão até 30 de ja-neiro as inscrições para um curso gratuito de informática nas sedes do Sindicato dos Metalúrgicos em So-rocaba, Iperó e Araçariguama. As inscrições devem ser efetuadas nas sedes de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 19h.

As inscrições começaram no dia 15 deste mês. Há vagas para sócios, dependentes e comunidade em geral (exceto metalúrgicos não sindicali-zados).

Para se inscrever é necessário apresentar documento com foto (RG ou habilitação) e, caso seja metalúr-gico sindicalizado ou dependente, o cartão de associado do Sindicato.

Haverá turmas de adolescentes a par-tir de 14 anos; adultos e terceira idade.

Os candidatos a vagas em Soroca-ba podem optar entre aulas nos perí-odos da manhã, tarde e noite. Nas de-mais sedes haverá opções de turmas conforme a procura.

NOTAS

Cursode Inglês

Cursos de qualificação

Processodo FGTS

O curso de Inglês da Move On Idiomas, conveniado com o Sindicato em Sorocaba está com matrículas abertas para novas turmas às segundas- feiras à noite e aos sábados de manhã. Para metalúrgicos sindicalizados e dependentes a taxa de matrícula é de R$10 e a mensalidade, R$65. Não- sócios devem se informar junto ao curso. As aulas têm início previsto para 25 de ja-neiro. Mais informações: (15) 3013-8252 e 98156-2595; ou pelo e-mail inglê[email protected]

A RH Treinare, convenia-da ao Sindicato dos Meta-lúrgicos, oferece mais de 10 cursos para formação profis-sional. Metalúrgicos sindi-calizados e dependentes têm descontos especiais nas men-salidades. Entre os cursos disponíveis estão metrologia, desenho mecânico, proces-sos de soldagem, inspetor de qualidade e operador de em-pilhadeira. Há turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. Mais informações: (15) 3334-5417 ou (15) 3018-3050.

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos informa que o prazo para adesão ao processo do FGTS não será mais prorrogado e termina na próxima sexta-feira, dia 31. O processo coletivo vai tentar reaver as perdas no FGTS desde 1999. Confira os documentos necessários para aderir à ação em www.smetal.org.br/fgts. Na sede de Soro-caba, é necessário agendar atendimento pelo site. Nas demais sedes, não é preciso agendar o atendimento.

Cadastre no site o seu e-mail e receba periodicamente nossos boletins informativos.

WWW.SMETAL.ORG.BR

Trabalhador pode recebersaldo do FGTS no celular

serviço, o trabalhador poderá acom-panhar on-line os recolhimentos, atualizações e movimentações em sua conta vinculada do FGTS, vi-sualizando seu extrato na internet e recebendo todas as atualizações no seu próprio celular, via mensagem de texto SMS”.

Ainda de acordo com a CEF, além de permitir ao trabalhador acompa-nhar a regularidade dos depósitos em sua conta do FGTS, “o novo ser-viço colabora para o fortalecimento da responsabilidade ambiental, com a redução na impressão dos extratos em papel”.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região,

Ademilson Terto da Silva, todo tra-balhador deveria aderir a esse servi-ço da CEF, pois ajudaria a evitar a falta de recolhimento do FGTS pelas empresas que, sem acompanhamento pelo funcionário, “podem acumular débitos durante anos e causar enor-mes prejuízos inesperados ao traba-lhador”, afirma o dirigente.

Inscrição para informática gratuita vai até 30 de janeiro

O curso tem duração de três me-ses e abrange desde introdução à in-formática até a utilização dos aplica-tivos do pacote Office.

Em Sorocaba são oferecidas 180 vagas; em Iperó, 36; e em Araça, também 36 vagas.

No caso da sede de Sorocaba, onde a procura excede o número de vagas, haverá sorteio no dia 31 de janeiro. O início das aulas está previsto para o dia 3 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (15) 3334-5419.

Fogu

inho

As inscrições estão abertas para novas turmas nas sedes de Sorocaba (foto), Araçariguama e Iperó