folha metalúrgica nº 741

4
2ª EDIÇÃO DE ABRIL / 2014 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 741 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 Nesta quinta-feira, dia 10, os trabalhadores da Forte Metal completam uma semana de greve. Eles reivindicam redução do desconto do plano de saúde e do transporte e aumento real de salários. Nos últimos dias, metalúrgicos da Zobor e da Pries também pararam a produção, mas já retornaram ao trabalho. Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apro- varam por unanimidade nesta terça-feira, dia 8, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. Acordo negociado entre o Sindicato e o Grupo VMX garante o paga- mento da segunda parcela da participação nos resultados (PPR) no dia 30 de abril. Proposta foi aprovada dia 7. A prefeitura de Sorocaba anunciou para julho o edital que vai definir a empresa encarregada da construção do hospital público, mas as obras só ficarão prontas no final de 2016. A 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela CUT e outras centrais sindicais, reuniu 40 mil pessoas durante passeata em São Paulo nes- ta quarta-feira, dia 9. O objetivo foi pressionar o governo e o Congresso para que atendam a pauta dos trabalhadores. A pauta inclui redução da jornada, fim do fator previdenciário, correção na tabela do Imposto de Renda e arquivamento do projeto da terceiriza- ção (PL 4.330), entre outros itens. A subsede da CUT de Sorocaba organizou uma caravana para participar da manifestação. Criação da Região Metropolitana de Sorocaba é aprovada na Alesp Trabalhadores garantem acordo de PPR no Grupo VMX em Piedade Hospital público na zona norte de Sorocaba fica para o final de 2016 Centrais vão às ruas defender pauta dos trabalhadores Metalúrgicos da Forte Metal estão em greve desde o dia 3 Foguinho Foguinho PÁG. 4 PÁG. 2 PÁG. 3 PÁG. 2 PÁG. 3

Upload: smetal-sorocaba-sindicato-dos-metalurgicos

Post on 17-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

2ª edição de abril de 2014

TRANSCRIPT

2ª EDIÇÃO DEABRIL / 2014

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 741 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

Nesta quinta-feira, dia 10, os trabalhadores da Forte Metal completam uma semana de greve. Eles reivindicam redução do desconto do plano de saúde e do transporte e aumento real de salários. Nos últimos dias, metalúrgicos da Zobor e da Pries também pararam a produção, mas já retornaram ao trabalho.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apro-varam por unanimidade nesta terça-feira, dia 8, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba.

Acordo negociado entre o Sindicato e o Grupo VMX garante o paga-mento da segunda parcela da participação nos resultados (PPR) no dia 30 de abril. Proposta foi aprovada dia 7.

A prefeitura de Sorocaba anunciou para julho o edital que vai definir a empresa encarregada da construção do hospital público, mas as obras só ficarão prontas no final de 2016.

A 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela CUT e outras centrais sindicais, reuniu 40 mil pessoas durante passeata em São Paulo nes-ta quarta-feira, dia 9. O objetivo foi pressionar o

governo e o Congresso para que atendam a pauta dos trabalhadores. A pauta inclui redução da jornada, fim do fator previdenciário, correção na tabela do Imposto de

Renda e arquivamento do projeto da terceiriza-ção (PL 4.330), entre outros itens.A subsede da CUT de Sorocaba organizou uma caravana para participar da manifestação.

Criação da Região Metropolitana de Sorocaba é aprovada na Alesp

Trabalhadores garantem acordo de PPR no Grupo VMX em Piedade

Hospital público na zona norte de Sorocaba fica para o final de 2016

Centrais vão às ruas defender pauta dos trabalhadores

Metalúrgicos da Forte Metal estão em greve desde o dia 3

Fogu

inho

Fogu

inho

PÁG. 4

PÁG. 2

PÁG. 3

PÁG. 2PÁG. 3

Pág. 2 Edição 741Abril de 2014

Mais um passo à frenteAs mais recentes

diretorias do Sindica-to dos Metalúrgicos tiveram o orgulho de acompanhar de perto, nos últimos 9 anos, a luta do deputado estadual Hamilton Pereira, do PT local, pelo reconhecimen-to de Sorocaba como sede de uma região metropolitana. Agora, moradores e empreen-dedores de 26 cidades estão prestes a parti-cipar de um momento histórico: a instalação da Região Metropo-litana de Sorocaba (RMS).

Com a aprovação unânime do Projeto de Lei Complementar nº 1/2014, pela Assem-bleia Legislativa do Estado, na última ter-ça-feira, só falta uma assinatura do gover-nador para esse sonho virar realidade. Como o próprio Geraldo Al-ckmin encampou o projeto de Hamilton no ano passado e rea-presentou a proposta, agora assinada pelo Poder Executivo, não há nenhuma razão para crer que a lei não seja sancionada muito em breve.

O próprio Hamil-ton é o primeiro a re-conhecer que a RMS é uma luta de muitas pessoas e instituições. Ele cita como parcei-ros nessa trajetória vários sindicatos, as-sociações, órgãos de imprensa, prefeitos, vereadores e estudio-sos locais de várias

cação de cada muni-cípio e combatessem o altíssimo nível de desemprego da época.

Os participantes se organizaram em gru-pos temáticos, como comércio, indústria, educação, saúde, etc. Um exemplo de re-sultado foi a proposta de revitalizar o centro comercial de Soroca-ba, para alavancar as vendas e gerar empre-gos. A revitalização foi realizada poucos anos depois pelo en-tão prefeito Renato Amary que, diferente de outros prefeitos de cidades vizinhas, não se interessou pelo Fó-rum e nem deu o devi-do crédito à iniciativa popular.

O deputado Hamil-ton, como era de se esperar, foi uma das principais lideranças políticas do Fórum de Desenvolvimento e obteve, nos debates, estudos e visitas a mu-nicípios, muitos subsí-dios que vieram a con-tribuir com seu projeto de Região Metropoli-tana de Sorocaba.

O resgate da ori-gem da RMS serve para provar que a so-ciedade quando se organiza e se une por um bem comum — e confia em lideranças políticas providas de compromisso social — consegue fazer alavancar o desenvol-vimento socioeconô-mico, ainda que a luta demore anos para se traduzir em resultados.

áreas, que realizaram levantamentos técnicos fundamentais para via-bilizar o projeto da re-gião metropolitana.

Além de ter o privi-légio de ter o ex-meta-lúrgico e ex-dirigente sindical Hamilton Perei-ra como “pai da RMS”, nossa categoria profis-sional pode também se orgulhar de ter colabo-rado com os primeiros passos dessa conquista prestes a se concretizar. No final dos anos 90, o Sindicato liderou um movimento chamado Fórum pelo Desenvol-vimento Regional, que lançou várias ideias e propostas de planeja-mento conjunto entre municípios.

Na ocasião, sindi-catos de trabalhadores, universidades, Igrejas, associações empresa-riais, prefeitos e vere-adores de vários muni-cípios e profissionais liberais reuniram-se em torno do Fórum de Desenvolvimento para elaborar projetos que potencializassem a vo-

O próprio Hamilton é o primeiro a

reconhecer que a RMS é uma

luta de muitas pessoas e

instituições

O edital para escolha da empresa que vai construir o hospital público na zona norte de Sorocaba deve ser publicado pela prefeitura em julho, mas a entrega da obra está prevista somente para o final de 2016, quando termina o mandato do prefeito Antô-nio Carlos Pannunzio (PSDB).

Em 2012, o Sindicato dos Meta-lúrgicos (SMetal) liderou uma cam-panha pela construção do hospital municipal, que resultou em um Pro-jeto de Lei de Iniciativa Popular com quase 27 mil assinaturas. O projeto foi defendido na Câmara pelo verea-dor Izídio de Brito (PT).

Em abril de 2013, o presiden-te do Legislativo sancionou a lei

10.419/2013, que previa a construção do hospital. Porém, Pannunzio entrou na Justiça para derrubar a lei.

Ainda em 2013 o prefeito anun-ciou como iniciativa dele a constru-ção do hospital na zona norte, em parceria com a iniciativa privada.

O local anunciado é uma garagem de ônibus desativada na Avenida Ipa-nema. “Mas não há informações se o local está apto a receber uma unidade de saúde”, alerta Izídio.

Para o presidente do SMetal, Ade-milson Terto, “o novo hospital será muito bem-vindo. Mas é tempo de-mais de atraso, causado pela teimosia de dois prefeitos [Lippi e Pannunzio] em rejeitar as iniciativas populares”.

Depois de nove anos de luta do deputado Hamilton Pereira (PT) e de movimentos sociais, foi aprovada nes-ta terça-feira, dia 8, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Soro-caba. A aprovação foi unânime entre os deputados do parlamento paulista (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp). A proposta agora segue para sanção do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que deve transformá-la em lei.

O projeto original de criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi apresentado por Hamil-ton à Alesp em 2005. Desde então o parlamentar vem angariando apoios de prefeitos, vereadores e instituições da região para a proposta. A pedido do deputado, vários estudos técnicos foram realizados sobre a viabilidade da iniciativa.

A partir do ano passado a Prefeitu-ra de Sorocaba e o Governo do Esta-do encamparam a proposta. O Poder Executivo do Estado assumiu o pro-jeto e o reapresentou na Alesp, o que agilizou seu trâmite junto à bancada do governo.

De acordo com Hamilton, a inte-gração entre os municípios da região

deve incentivar o crescimento e o de-senvolvimento de forma igualitária, destacando a vocação de cada uma das 26 cidades que formam a RMS.

Antes mesmo de apresentar seu projeto à Alesp, em 2005, Hamilton já vinha participando, desde o final dos anos 90, do Fórum para o Desen-volvimento Regional de Sorocaba, articulado por movimentos sociais e liderado pelo Sindicato dos Metalúr-gicos de Sorocaba.

Edital para hospital público deve ser lançado em julho

Região Metropolitana é aprovada por unanimidade

Fogu

inho

Fogu

inho/A

rquiv

o SMe

tal

Campanha pela construção do hospital recolheu mais de 26.600 assinaturas em 2012

Governo estadual encampou o projeto do deputado Hamilton

Folha Metalúrgica

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda IkedoFotografia: José Gonçalves Fº (Foguinho)Diagramação e arte-final: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: Bangraf Tiragem: 42 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

CUT promove a 14ª PlenáriaNesta sexta-feira, dia 11, às 18h, aconte-

ce, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, assembleia para a escolha de trabalhadores que vão representar a categoria de Soroca-ba e região como delegados na 14ª Plenária da CUT.

“Organizar, lutar e avançar nas conquis-tas” é o tema deste ano da plenária que será realizada de 28 de julho a 1º de agosto, em Guarulhos-SP.

O caderno base está disponível, em PDF, no site da CUT (www.cut.org.br).

O conteúdo inclui reflexões sobre a con-juntura, como a movimentação das forças políticas, as transformações no campo e o combate às desigualdades. Além de dois ei-xos que apontam a disputa de hegemonia e a atualização do projeto político-organiza-tivo da CUT, há as propostas para o plano de lutas.

Edição 741 Pág. 3 Abril de 2014

Trabalhadores da Forte Metal estão em greve

Em greve desde quinta- feira, dia 3, trabalhadores das três unidades da Forte Metal (duas na zona indus-trial e outra em Brigadeiro Tobias), reivindicam meno-res descontos no vale-trans-porte e no convênio médico, além de reajuste salarial, com aumento real.

“Os trabalhadores preci-sam de toda a solidariedade nesse momento para se man-terem firmes e resistirem às pressões”, afirma o diretor sindical Joselito Mansinho.

De acordo com ele, a em-presa fixou uma placa nesta segunda-feira, dia 7, em uma de suas unidades, admitindo trabalhadores para as fun-ções de auxiliar de almoxa-rifado, soldador, caldereiro e ajudante de serralheria. “É uma demonstração de pres-são, mas a categoria está unida e o Sindicato está dan-do o apoio necessário aos metalúrgicos”, afirma.

PriesA empresa Tecnomecâ-

nica Pries, da zona indus-trial de Sorocaba, depositou nesta segunda-feira, dia 7, o pagamento dos salários atra-sados, referentes a março, e os trabalhadores retornaram ao trabalho.

Com o apoio do Sindica-to, eles pararam a produção na sexta-feira, dia 4. A Pries tem cerca de 420 trabalha-dores e produz produtos de linha branca (geladeira, fo-gões etc).

ZoborOs metalúrgicos da Zo-

bor retornaram ao trabalho nesta quarta-feira, dia 9, após assembleia promovida pelo Sindicato. A proposta, que foi aceita, inclui o pa-gamento imediato de 50% do valor da participação nos resultados (PPR), que estava em atraso e o restante será pago em julho. “Os quatro dias parados também não serão descontados”, afirma o diretor sindical Alessan-dro Marcelo Nunes, o Mar-celinho.

Metalúrgicos do grupo VMX aprovam acordo de PPR

Subsede da CUT promove debate sobre democratização da Comunicação

Os metalúrgicos da Forte Metal exigem redução do desconto do convênio médico e do transporte, além de aumento salarial

Na Zobor a greve por atraso no PPR foi encerrada após acordo Na Pries o motivo foi atraso no salário de março

Fogu

inho

Os trabalhadores do gru-po VMX, em Piedade, apro-varam nesta segunda-feira, dia 7, uma proposta de Pro-grama de Participação nos Resultados (PPR) negociada entre o Sindicato e a empre-sa. A negociação solucionou a pendência referente à se-gunda parcela do PPR, que será paga dia 30 de abril.

O grupo VMX abrange três fábricas em Piedade, Vimax, VTL e Promisa e

emprega cerca de 170 meta-lúrgicos.

Os valores do PPR não se-rão divulgados a fim de não criar parâmetro para outras negociações em andamen-to. “Mas houve crescimento em relação do PPR de 2012 e o valor da segunda parcela foi considerado satisfatório pelos trabalhadores”, afirma Geraldo Camargo, diretor do Sindicato que também é ve-reador em Piedade.

Nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 9h, a subsede da CUT em Sorocaba promove, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (Rua Júlio Hanser, 140 – 4º Andar – próximo à rodoviária) uma oficina sobre Comunicação Social.

O evento terá como convidados Ana Flá-via, do Centro de Estudo de Mídia Alternativa Barão de Itararé – SP; e o jornalista e coor-denador de comunicação do SMetal, Paulo Rogério de Andrade.

Os temas da oficina são: o Novo Mar-co Regulatório para a Democratização dos Meios de Comunicação no Brasil; Internet: Marco Civil e as Redes Sociais; Estratégias

de Comunicação e Experiências do Movi-mento Sindical e Popular.

A oficina em Sorocaba faz parte da pro-gramação da CUT para o Dia do Trabalhador, em 1º de Maio, que este ano terá como tema “Comunicação: O Desafio do Século”.

A central, juntamente com movimentos sociais, defende a reformulação do Código Brasileiro de Comunicação, que tem mais de meio século e tornou-se obsoleto para regula-mentar a produção e o acesso à informação no país. Além disso, limita as opções de veículos de comunicação disponíveis à maioria do pú-blico e restringe a pluralidade e diversidade na mídia.

Fogu

inho/A

rquiv

o SMe

tal

Geraldo Camargo afirma que o acordo foi satisfatório para os trabalhadores

PIEDADE

Pág. 4 Edição 741 Abril de 2014

Marcha dos Trabalhadores reúne 40 mil em São PauloCerca de 40 mil pessoas

participaram da 8ª Marcha da Classe Trabalhadora nas ruas centrais de São Paulo nesta quarta-feira, dia 9. O objetivo da manifestação foi chamar a atenção do go-verno e do Congresso para a pauta de reivindicações apresentada pelas centrais sindicais no ano passado.

Os principais itens da pauta dos trabalhadores são a redução da jornada para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, corre-ção da tabela do Imposto de Renda, arquivamento do PL 4.330 (que amplia a tercei-rização) e manutenção da política de valorização do salário mínimo.

“O Congresso tem de aprovar a nossa pauta. Esse é o momento. Em ano elei-toral, eles vêm atrás de voto e para ter voto de trabalhador tem de atender a pauta da classe trabalhadora”, afirmou o presidente da CUT nacio-nal, Vagner Freitas, no início da marcha, por volta das 11h.

A subsede da CUT de Sorocaba formou uma ca-ravana de cinco ônibus lo-tados de trabalhadores de

Caixa Econômica atende no Sindicato na próxima terça

Jogos do Torneio de Inverno de Futsal começam no dia 27

A Caixa Econômica Federal, em par-ceria com o Sindicato dos Metalúrgicos, faz novo atendimento aos associados na sede no próximo dia 15, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Além de tirar dúvidas sobre financia-mento habitacional, utilização do FGTS e créditos consignados, os trabalhadores também podem abrir conta corrente ou conta poupança.

Dia 18 de março foi o primeiro dia da parceria e cerca de 100 trabalhadores foram atendidos.

O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h às 17h, no térreo do prédio 1, sempre as terceiras terças de cada mês. O Sindicato fica na rua Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária.

Metalúrgicos de Sorocaba marcaram presença na manifestação em defesa da pauta dos trabalhadores nesta quarta-feira, na Capital

Fogu

inho

Fogu

inho/A

rquiv

o SMe

tal

Divu

lgaçã

o

NOTAS

Matrículas Move On

Copa CUT de futsal

Cursos no CCBEU

A equipe Bercelli Móveis vai ser a representante local na próxima fase da Copa Pro-fessor Carlos Ramiro 2014 de futsal, organizada pela CUT. A Bercelli venceu por 5 a 2 a equipe da Johnson Controls em partida disputada domingo, dia 6, no Clube de Campo dos Metalúrgicos, no Éden. A pró-xima fase, de alcance estadual, acontece nas próximas sema-nas, conforme calendário a ser divulgado pela CUT. A final está prevista para 27 de abril, em São Paulo.

Encerram-se no final de abril as matrículas para sócios do SMetal e dependentes in-teressados em fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes com descontos especiais no Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), que mantém unidades de ensino em Soroca-ba, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo. A parceria com o Sindicato proporciona 75% de desconto. As parcelas dos cur-sos caem de R$ 318 para R$ 79,90. As vagas são limitadas. Informações: (15) 3388-1515.

A Move On idiomas, que conta com 10 anos de parceria com o Sindicato dos Metalúrgi-cos de Sorocaba e Região (SMe-tal), está com matrículas abertas para o curso de inglês. A carga horária é de duas horas por se-mana (conversação opcional 1 hora), às terças-feiras. A mensa-lidade é de R$ 65 para sócios e dependentes.

Mais informações pelos tele-fones: (15) 3013-8252 / 98156-2595 com Rubens. Email para contato: [email protected]. O curso é minis-trado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

Congresso Técnico nesta sex-ta-feira, dia 4, definiu as 20 equi-pes que disputarão o 4° Torneio de Inverno de Futsal dos Meta-lúrgicos de Sorocaba e Região.

Os grupos A,B,C e D possuem cinco equipes e começam a se enfrentar a partir do dia 27 deste mês em jogos realizados aos do-

mingos no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

O Clube de Campo dos Me-talúrgicos fica na avenida Vic-tor Andrew, 4.100, no bairro do Éden, em Sorocaba. Outras infor-mações pelo telefone (15) 3225 3377.

diversas categorias profis-sionais para participar da passeata em São Paulo, que começou na Praça da Sé e terminou no Masp, na Ave-nida Paulista.

A marcha foi organi-zada conjuntamente pela CUT, CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT.

Mídia que menteNota da CUT no final da

tarde criticou os veículos de comunicação que divul-garam um público de 3 mil pessoas na marcha. “Ab-surdo. Quem esteve lá ou viu a movimentação sabe que isso é mais uma gran-de mentira dos órgãos de imprensa de sempre. Havia

mais de 40 mil pessoas na manifestação”, afirma Alex Sandro Fogaça, dirigente metalúrgico de Sorocaba que participou do ato.

As centrais vão entregar novamente a pauta de rei-vindicações ao Governo F ederal e aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.

Equipes que disputam a competição foram definidas na sexta, dia 4

Confira o hotsite

www.smetal. org.br/50anoswww.smetal.org.br