folha catÓlica - novembro

8
Preparai os caminhos do Senhor Em artigo, Pe. José A. Besen fala do Advento Pág. 2 :: Nossa Folha :: 174 jovens recebem o Sacramento do Crisma Pág. 3 :: Igreja :: Planejamento 2011 será definido em Assembleia Pág. 4 :: Vida Paroquial :: Igreja Cristo Rei será dedicada em novembro Pág. 5 :: Nas Comunidades :: CATÓLICA FOLHA Edição 02 - Novembro de 2010 - Distribuição gratuita Jornal da Paróquia Santo Antônio - Itapema/SC

Upload: dominus-comunicacao

Post on 22-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Paróquia de Itapema

TRANSCRIPT

Page 1: FOLHA CATÓLICA - novembro

Preparai os caminhos do

Senhor

Em artigo, Pe. José A. Besen fala do Advento

Pág. 2

:: Nossa Folha ::

174 jovens recebem o Sacramento do Crisma

Pág. 3

:: Igreja ::

Planejamento 2011 será defi nido em Assembleia

Pág. 4

:: Vida Paroquial ::

Igreja Cristo Rei será dedicada em novembro

Pág. 5

:: Nas Comunidades ::

CATÓLICAFOLHAEdição 02 - Novembro de 2010 - Distribuição gratuitaJornal da Paróquia Santo Antônio - Itapema/SC

Page 2: FOLHA CATÓLICA - novembro

Folha Católica - Novembro 20102

“Vem, Senhor Jesus!”-“Marana Thá!” é provavelmente a mais an-tiga prece dos cristãos que arden-temente suspiravam pelo retorno do Senhor. Podemos imaginar a saudade de Jesus que tinham os Apóstolos, os discípulos, os pobres e doentes que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Na Liturgia, o pedido é feito logo após as palavras da Consagração, na apresentação do Mistério da Fé, memória do gesto que Jesus arden-temente desejava fazer: comer com os Apóstolos a Ceia pascal, prenún-cio de sua paixão e ressurreição.

“Vem, Senhor Jesus!” é a prece do tempo que antecede as alegrias natalinas. O tempo do Advento abre o Ano Cristão da Igreja latina e traz o sentido de expectativa, pedido de socorro, esperança de mundo novo, grito por salvação. São quatro do-mingos: os dois primeiros nos reme-tem à vinda gloriosa do Senhor no final dos tempos e os dois últimos, à vida de Jesus no Natal.

Na escuridão do pecado que tei-ma em infelicitar a humanidade, pre-cisamos invocar a vinda do Senhor. Nossa civilização parece caminhar para a barbárie. Somos vítimas da violência verbal, institucional, onde nada tem limite. Nosso século inau-gura um período onde nada é valor, onde qualquer coisa tem o valor que lhe damos. Precisamos suspirar:

“Vem, Senhor Jesus!” [...]Mas, poderíamos perguntar, Je-

sus não está entre nós, ele que está em tudo e em todos? João nos res-ponde: “Ele está no mundo, mas o mundo não o reconhece” (Jo 1,10). Ele está presente por seu amor e ausente pela nossa indiferença. En-tão, nosso pedido tem o sentido de que nossos olhos sejam purificados para vê-lo e aceitar sua companhia.[...]

Nossa cegueira espiritual nos faz procurar Jesus dele nos afastando, nos faz procurar Jesus, não perce-bendo que moramos Nele e Ele em nós. A Liturgia do Advento nos diz: a Redenção está próxima. Próxima não no sentido cronológico, mas físico, pois o Senhor está no meio de nós. Continuamos a perguntar “e quem é o meu próximo?”, para evi-tar compromissos.

Os corações mansos e humil-des reconhecem o Senhor, pois Ele uniu-se à pobreza de nossa nature-za, fez-se carne por amor de nós, unindo-se a nós assumiu toda a condição humana. Para que? Para realizar seu plano de amor: unindo sua natureza divina à nossa natu-reza humana Ele quer fazer-nos divinos, para que sejamos um com Ele. (Cf. Gregório de Nissa, Carta a Teófilo).

O Senhor desceu para nos ele-var. “Vem, Senhor Jesus!”

Pe. Mário Sérgio do Nascimento

nossa folha

Solenidade de Todos os Santos

Advento - A Redenção está próxima

:: Palavra do Pároco ::

:: Editorial :: :: Artigo do Mês ::

Amados irmãos e irmãs,

A celebração da Solenidade de Todos os Santos começa com uma exortação: “Alegremo-nos todos no Senhor”. A liturgia desta solenidade nos convida a com-partilhar o júbilo celeste dos san-tos e a saborear a sua alegria. Os santos não são uma exígua cas-ta de eleitos, mas uma multidão inumerável para a qual a liturgia desta solenidade nos exorta a le-vantar o olhar.

Em tal multidão não estão somente os santos oficialmente reconhecidos, mas os batizados de todas as épocas e nações,

que procuraram cumprir com amor e fidelidade a vontade divina. De uma grande parte deles, não co-nhecemos os rostos e nem sequer os nomes, mas com os olhos da fé vemo-los resplandecer, como astros repletos de glória, no firma-mento de Deus.

O autor do livro do Apocalipse descreve-os como “uma multidão enorme, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap 7, 9). Este povo compreende os santos do Antigo Testamento, a partir do justo Abel e do fiel Patriarca Abraão, os do Novo Testamento, os numerosos mártires do início do cristianismo e

também os beatos e os santos dos séculos seguintes, até as testemu-nhas de Cristo desta nossa época.

Todos eles são irmanados pela vontade de encarnar o Evangelho na sua existência, sob o impulso do eterno animador do Povo de Deus, que é o Espírito Santo. Mas, “para que servem o nosso louvor aos santos, o nosso tributo de glória, esta nossa solenidade?”.

Com esta interrogação tem início uma famosa homilia de São Bernar-do para o dia de Todos os Santos. É uma pergunta que se poderia fazer também hoje. E atual é, inclusive, a resposta que o Salmo nos oferece: “Os nossos santos dizem que não

têm necessidade das nossas hon-ras, e nada lhes advém do nosso culto. Por minha vez, devo confes-sar que, quando penso nos santos, sinto-me arder de grandes desejos”, diziam os Santos Padres.

Eis, portanto, o significado da solenidade hodierna: contemplan-do o exemplo luminoso dos santos, ao despertar em nós o grande de-sejo de sermos como os santos: fe-lizes por viver próximos do Senhor, na sua luz e na grande família dos amigos de Deus. Ser santo signifi-ca: viver na intimidade com Deus e viver na sua família. Esta é a voca-ção de todos nós, reiterada com vi-gor pelo Concílio Vaticano II, e hoje proposta de novo solenemente à nossa atenção.

A santidade exige um esforço constante, mas é possível para

todos, porque mais do que uma obra do homem, é sobretudo um dom de Deus, três vezes Santo (cf. Is 6, 3). O Apóstolo João observa: “Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos po-dermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos!” (1 Jo 3, 1).

Portanto, quanto mais imitarmos Jesus e permanecermos unidos a Ele mais entraremos no mistério da santidade divina. Descobrimos que somos amados por Ele de modo infinito, e isto nos impele, por nos-sa vez, a amar os irmãos. O amar implica sempre um ato de renúncia a si mesmo, o “perder a si próprio”, e é precisamente assim que nos torna felizes.

No Prefácio desta Solenidade proclamaremos que os santos são nossos amigos e modelos de vida.

14

04

19

26

15

20

30

10h30 | Missa da Festa em honra à Padroeira - Igreja Nossa Senhora das Graças

14h | Assembleia Paroquial - Igreja Matriz

20h | Dedicação da Igreja - Igreja Cristo Rei

14h | Encontrão Vocacional para todas as idades - Seminário de Azambuja

14h | Encontro de Preparação para o Batismo - Salão Paroquial

19h30 | Encontro Paroquial com os animadores do GBF - Sa-lão da Paróquia Santo Antônio

20h | Confissão dos Adultos - Igreja Matriz

14h30 | Missa com Adm. dos Sacr. para Adultos - Igreja Matriz

:: Agenda de novembro

:: Agenda de dezembro ::

O mês de novembro é si-nal da proximidade do fim de ano. Neste momento, surgem os balanços, as avaliações, os desejos, perspectivas e projetos de futuro. É assim na cultura de todos os povos. E é assim que a Paróquia Santo Antônio se lança para 2011, organizando a última Assembleia Paroquial do ano.

Que possamos tomar o exem-plo de nossa Mãe Igreja e tam-bém refletir sobre nossa vida. Neste mês, celebramos o fim do ano litúrgico, com a solenidade de Cristo Rei, e um novo recomeço com o Tempo do Advento. Por isso, vamos refletir sobre a nossa contribuição para a propagação do Evangelho da Boa Nova. Fa-çamos um balanço da nossa vida para tornar concretos os sonhos que projetamos para o novo ano.

Missão fácil? Não, mas nunca impossível, então aproveite este Tempo do Advento e renove as suas forças e esperança e assim juntos continuaremos esta mis-são de Jesus. Uma preparação para que, no próximo mês, Jesus Menino possa nascer em nosso coração.

Vivendo o Advento, portanto, já estamos celebrando o Natal. E celebrando o Natal, estaremos de fato vivendo o feliz Advento do Senhor.

Tempo de refletir para recomeçar

Pe. José A. Besen

É viva a Palavra quando são as obras

que falampalavras de Santo Antônio

Page 3: FOLHA CATÓLICA - novembro

Folha Católica - Novembro 2010 3

No dia 7 de novembro, 174 jovens da Paróquia Santo Antô-nio receberam o Sacramento da Crisma. A celebração foi presidi-da pelo Pe. Francisco de Assis Wloch, pároco na Catedral Me-tropolitana de Florianópolis.

Pe. Francisco falou da impor-

igreja

Crismandos recebem Sacramento:: Paróquia :: :: Formação ::

Na próxima edição, falaremos mais sobre o dogma da Imaculada Concei-ção de Maria. Celebrado em 8 de dezembro, ele diz que Nossa Senhora foi concebida sem pecado algum, nascendo sem mácula do pecado original.

Nos últimos tempos, so-bretudo através de progra-mas televisivos ou do cine-ma (por exemplo: a novela “Escrito nas Estrelas”, os fil-mes “Chico Xavier” e “Nos-so Lar”, a série “A Cura” etc), vimos a propagação da doutrina e a prática espírita. Também é muito comum ver católicos que frequentam centros espíritas ou são adeptos desta doutrina. (...)

Nós, cristãos-católicos, acreditamos firmemente na ressurreição da carne. Como Cristo ressuscitou dos mortos e vive para sem-pre. A ressurreição dos mor-tos é um elemento essencial da fé cristã (cf. 1Cor 15,12-14.20). Deus, na sua onipo-tência, restituirá definitiva-mente a vida incorruptível aos nossos corpos unindo--os às nossas almas.

O Espiritismo centraliza a sua doutrina na reencar-nação. A alma humana, se-parada do corpo pela morte, irá alojar-se em outro corpo humano para purificar-se. A reencarnação traz consigo duas leis: a lei do progresso e a lei de causa-e-efeito.

Nós, cristãos-católicos, temos em Deus a fonte de toda a vida. A salvação vem de Deus. O Mistério da Pás-coa de Jesus (o sacrifício na Cruz e sua ressurreição –

por AMOR) é a essência da fé cristã. Negá-lo é rejeitar o próprio Cristo! Ninguém por si só e com as próprias forças se liberta do pecado e se eleva acima de si pró-prio. O Espiritismo crê na auto-redenção. O perdão, a graça, a misericórdia não têm lugar na doutrina espírita. Aliás, não crê em Jesus Cristo como Deus! Para o Espiritismo, Cristo é um espírito avançado, “es-pírito de luz”, um modelo a ser seguido, mas não é Deus, não é Salvador! Des-ta forma, nega, também, a Santíssima Trindade! As-sim sendo, o Espiritismo é essencialmente contraditó-rio ao Cristianismo!

É inadmissível que um cristão-católico frequente um Centro Espírita ou seja adepto da doutrina karde-cista. Com firme esperan-ça, rezemos: “Creio em um só Senhor, Jesus Cristo... Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. E por nós, ho-mens, e para a nossa sal-vação, desceu dos céus... Ressuscitou ao terceiro dia... Creio na Igreja... Pro-fesso um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém”.

*Texto completo em http://arquifln.org.br.

Celebração foi presidida pelo responsável da Catedral de Florianópolis, Pe. Francisco de Assis Wloch

Rose Russi

Ressurreição versusreencarnação

Pe. Tarcísio Vieiratância deste sacramento e das graças que recebemos gratuita-mente através dos dons do Divi-no Espírito Santo. Assim pode-mos viver sempre em verdadeiro estado de graça, mas infelizmen-te muitos decidem optar pelo ca-minho que leva a “desgraça”.

A Crisma não se resume e também não se acaba no mo-

mento em que o Bispo, ou o sa-cerdote enviado por ele, unge a cabeça do jovem com o óleo. Este ritual dá inicio à vida do cris-mado, mostrando que ele amadu-receu. A partir de agora assume a missão de agir como gente de fé, para ajudar a defendê-la com pa-lavras e atos, sendo testemunhas verdadeiras de Jesus Cristo.

Page 4: FOLHA CATÓLICA - novembro

Folha Católica - Novembro 20104

:: Metas 2011 ::

Assembleia Paroquial na Igreja Santo Antônio

Queridos irmãos em Cris-to, no próximo dia 04 de de-zembro, realizaremos a nossa ASSEMBLEIA PAROQUIAL. Quero aproveitar esta oportu-nidade para convidar nossas lideranças a se fazerem pre-sentes neste evento por se tra-tar de um momento de suma importância para a nossa ca-minhada de Igreja.

Neste dia, faremos uma ava-liação de nossa caminhada em 2010, e também, com a ajuda das informações coletadas no Planejamento Pastoral Paro-quial, que vem sendo desenvol-vido, já vamos traçar algumas metas para 2011, que com cer-teza, será um ano muito produ-tivo para nossa Paróquia.

Além disso, ao fi nal des-te ano, encerra-se também o

mandato da atual coordenação do CPP, fazendo-se necessária a escolha de uma nova coorde-nação para o biênio 2011/2012. Por estes motivos, conclamo a todos para participar ativamente deste momento.

Não devemos perder esta chance de ajudar no desenvolvi-mento de nossa Paróquia. A não participação enfraquece nossos trabalhos e nos tira o direito de cobrar no futuro, pois o que for decidido na Assembleia Paro-quial será colocado em prática no próximo ano.

Esta é a oportunidade maior de nos manifestar, de expor tudo que não concordamos e de ajudar com novas ideias para o crescimento de todos. Um fraternal abraço e que tenham este dia como um grande com-promisso a ser cumprido. Não deixem de participar.

Coordenador do CPP convida lideranças para este evento que será realizado no dia 4 de dezembro

vida paroquial

Renato Ávila

Missas com celebrantes especiais no mês de outubroO mês de outubro foi muito es-

pecial para a Paróquia. Centenas de pessoas lotaram a Igreja Matriz para participar da Santa Missa com os sacerdotes que estão a frente da TV Século 21.

No dia 6, um dos pioneiros da Renovação Carismática Católica no Brasil e fundador da emissora cató-lica de televisão, Pe. Eduardo Dou-gherty, scj presidiu a celebração às 19h30. O jeito doce e carismático do padre conquistou os paroquianos.

O Pe. Delair Cuerva presidiu a celebração no dia 27, também na Matriz. Além de trabalhar em pro-gramas da TV Século 21, o sacer-dote Fundou a Associação Sagrada Família (ASFA) para cuidar de ido-sos e irmãos que sofrem do câncer e AIDS.

A próxima celebração especial será no dia 24 de novembro, com a Santa Missa presidida pelo Frei Ri-naldo Stecanella, vice-diretor da TV Século 21, às 20h. Durante o dia, uma equipe da emissora vai estar na cidade para gravar o programa do Frei.

Page 5: FOLHA CATÓLICA - novembro

Folha Católica - Novembro 2010 5

Coordenador do CPP convida lideranças para este evento que será realizado no dia 4 de dezembro

:: Notas Curtas :: AGRADECIMENTO - A Igreja São João Batista agradece a participação de todos na festa em honra a Santa Teresinha, ocorrida dia 17 de outubro. O evento, que contou com um almoço de confraternização, foi um sucesso graças ao trabalho dos colaboradores e o apoio da comunidade.

CAMPANHA DA FRATER-NIDADE 2011 - Na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 21 de outubro, foi apresentado o material da Campanha da Fraternidade de 2011. O tema escolhido foi “Fraternidade e a vida no planeta”, com o lema “A criação geme como em do-res de parto”.

DEVOÇÃO - A Igreja Nossa Senhora Aparecida realizou entre o dia 29 de setembro e 12 de outubro uma grande festa em honra a Padroeira. A Comunidade agradece quem esteve presente no evento. Os organizadores agradecem ainda a todos que colabora-ram e ajudaram com que esta festividade fosse realizada.

ERRATA - A dedicação da Igreja Cristo Rei será dia 26 novembro e não 28, conforme foi divulgado na última edição do Jornal Folha Católica, nas notas curtas, da página 5. E a tarde de celebração festi-va dos 20 anos da Paróquia aconteceu dia 22 e não 7, como publicado na notícia da página 3.

MUNDO - Após dois anos do sínodo sobre a Palavra de Deus, realizado em Roma, de 5 a 26 de outubro de 2008, foi publicada a Exortação Pós--Sinodal Verbum Dei. Assina-da pelo papa Bento XVI, em 30 de setembro deste ano, dia de São Jerônimo, a Exortação foi divulgada no dia 11 novem-bro, pela Santa Sé. O docu-mento possui 208 páginas e é dividido em três partes, além da introdução e da conclusão.

Igreja Cristo Rei será dedicada na Semana da Consagração

Igreja Nossa Senhora das Graças faz festa em honra à Padroeira

:: Dedicação ::

:: Celebração ::

A Missa de Dedicação da Igreja Cristo Rei será realizada no último dia da Semana da Consagração, dia 26 de novembro, às 20h. A solenidade será pre-sidida por Dom Murilo Krieger.

Esta semana começa com a Festa do Padroeiro, no dia 21 de novembro. O evento contará com uma missa, seguida de uma procissão, um almoço festi-vo e um grande bingo.

Entre os dias 22 e 25, a cada dia uma missa de consagração acontecerá: Missa Consagre sua Fa-mília (dia 22), Missa Consagre suas Crianças (dia 23), Missa Consagre os Idosos (dia 24) e Missa Consagre a Juventude (dia 25).

Dom Murilo preside esta solenidade que acontecerá no dia 26 de novembro, às 20h

nas comunidades

A Igreja Nossa Senhora das Graças realizará no dia 14 de novembro a festa em honra de sua Padroeira. En-tre os dias 5 e 13 deste mês, estão sendo feitas novenas em Família, na casa dos fiéis, às 19h30.

A programação da festivi-dade começa com uma pro-cissão, às 10h, seguida de uma Santa Missa. Após esta celebração, todos estão con-vidados a participar do gran-dioso almoço, na Associação Maria Russi, localizada na Rua 488, nº 700.

À tarde, o evento continua com o bingo na igreja, das 14h às 17h, recheado de prêmios e brindes. Para encerrar, o sor-teio da rifa será feito às 18h. Não fi que fora dessa. Aprovei-te e venha confraternizar com todos nesta abençoada festa.

DedicaçãoA igreja é o povo de Deus. Este local, onde a comu-

nidade cristã se reúne, é o templo do Senhor, edifi cado por pedras.

Desta maneira, a igreja, constituída como edifício, torna-se a casa da Divindade aqui na Terra. Por esse motivo, o templo deve ser dedicado.

Dedicar signifi ca oferecer, atribuir, destinar, inaugurar. Assim como as pessoas se consagram a Deus, os luga-res destinados aos cultos são dedicados a Ele.

O rito de dedicação de uma igreja manifesta, de forma simbólica, as obras invisíveis que o Senhor realiza por meio dos divinos mistérios da Igreja, ou seja, o Batismo, a Confi rmação e a Eucaristia.

O evento acontece, após as novenas em Família, no dia 14 de novembro, a partir das 10h

Page 6: FOLHA CATÓLICA - novembro

Folha Católica - Novembro 20106

Mirella Teresinha Corrêa

Inscrições para Catequese 2011As inscrições para as turmas de Cateque-

se do primeiro e segundo ano da Comunhão Eucarística, Perseverança, Pastoral dos Co-roinhas, primeiro e segundo ano da Crisma vão até o dia 30 de novembro.

O período para a inscrição na Cateque-se de adultos (Batismo, Eucaristia e Crisma) também já está aberto. Para se inscrever, basta passar na secretaria paroquial até fe-vereiro de 2011.

São necessários: documento de identidade e/ou certidão de nascimento; foto 3x4; certi-dão de Batismo; atestado de frequencia se for de outra paróquia; pagamento de uma taxa re-servada às despesas catequéticas (R$ 10,00)

Mais informações na secretaria paroquial ou no site: www.santoantonioparoquia.com.

pastorais e movimentos

Membros do Movimento de Cursilhos se reúnem em Itapema

:: 2011 ::

A reunião dos membros do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Setor de Itajaí (que abrange os municípios de Bombinhas, Porto Belo,

Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí) aconteceu no dia 29 de outubro, em Itapema.

Este encontro teve o objetivo de programar e planejar as ativi-dades do próximo ano. O grupo analisou e discutiu informações para definir o calendário de 2011, bem como os coordenadores de cada evento.

Dessa maneira, o Movimento pretende organiza-se melhor para, com a graça de Deus, continuar a evangelizar ambientes

e a levar os ensinamentos de Jesus Cristo aos jovens e adultos.

Para maiores informações acesse o site: www.cursilhosc.com.br.

O Seminário Nossa Senhora de Lour-des, em Azambuja convida os jovens a participar do Estágio e Encontrão Voca-cional, nos dias 12 a 15 de novembro. Os interessados, em ser seminarista, devem estar no Ensino Médio ou con-cluído, no ano de 2011.

Já o Encontrão Vocacional, que será realizado no último dia do evento, é destinado a todos que desejam conhe-cer a vida do seminário (independente de idade).

Os que pretendem participar deverão entrar em contato com a Pastoral Voca-cional da Paróquia ou com o pároco. Mais informações pelo telefone (47) 3351-4992, ou pelo site: www.azambuja.org.br.

Livreto do Advento e Natal para GBF

:: Preparação ::

Um novo tempo litúrgico de preparação para o Natal é iniciado neste dia 28, em preparação a memória do grande acontecimento que marcou a história do cristianismo e do mundo: a encarnação do Filho de Deus. O Tempo do Advento e Natal nos contagia e nos leva a uma profunda reflexão de nossas atitudes, tanto na vida pessoal, como na familiar e comunitária, diante da comercialização da festa natalina.

Para auxiliar essa reflexão, já está disponível o livreto dos encontros para os Grupos Bíblicos em Família para o Ad-vento eNatal de 2010. O tema deste ano é: “Eu vos anuncio uma grande alegria!” (Lc 2,10). Reunidos em grupos com as famílias, todos se preparam para acolher Jesus em nosso lar, em nossa casa, na manjedoura do nosso coração.

Em comunhão com todas as comunidades eclesiais da Arquidiocese, os Grupos Bíblicos em Família se reúnem em oração, reflexão e ação, para viver com fé a Aliança que Deus selou com a humanidade, acolhendo as graças que o Menino Jesus vem trazer.

O livreto também está disponível na internet, no site da Ar-quidiocese de Florianópolis: http:// http://www.arquifln.org.br

A publicação ajuda na condução dos encontros para os Grupos Bíblicos em Família

Estágio Vocacional

Page 7: FOLHA CATÓLICA - novembro

Folha Católica - Novembro 2010 7

Natal Solidário na Casa da Caridade

espiritualidade e missão

Coroa de Advento – Um gesto de esperança e aliança com o Senhor

:: Ano Litúrgico :: :: Ação Social :: :: Cartola ::

O Advento é o primeiro tem-po do ano litúrgico que se inicia no quarto Domingo antes do Na-tal. Neste ano, esta abertura cai no dia 28 de novembro. Para a Igreja Católica, este é o momen-to de mergulhar na liturgia e na vivência cristã.

Liturgicamente, o Advento

Este símbolo signi� ca a preparação para a chegada de Jesus

CaracterísticasEntenda o que representa cada elemento da Coroa de Advento:

corresponde às quatro semanas que antecedem o nascimento de Jesus Cristo. Quatro velas representam essas semanas. Elas serão acesas, uma a uma, a cada domingo deste período.

A coroa do Advento é um dos símbolos que representam bem esta etapa do ano litúrgico. Ela

é feita com ramas verdes em si-nal de esperança, onde se pren-de as quatro velas.

O valor simbólico desta co-roa é mostrar que, naquele es-paço em que ela esteja, existem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda do Senhor ao mundo.

As velas – Inicialmen-te, a coroa continha entre 22 e 28 velas, uma para cada dia do Advento. Devido aos custos, diminuiu-se o número de velas. Elas simbolizam que Jesus

Cristo é a luz do mundo, além de comunicar a ale-gria da vida que vem de Deus.

Os ramos verdes - Comunicam a esperança que leva a perseverança. Uma entrega total da vida a Deus.

A fi ta vermelha - A cor vermelha, na tradição litúrgica, está ligada à cor do fogo e do sangue. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doa-ção, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.

O círculo da coroa - Simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade, celebrada na Santa Ceia.

Além de presentes, muito amor e alegria. Esses serão os ingredientes principais da edi-ção deste ano do Natal Solidá-rio na Casa da Caridade Madre Teresa de Calcutá.

Quase 100 crianças que participam do Coral da Casa da Caridade foram apadrinha-das por diversas lideranças paroquiais, através dos Gru-pos de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC), movimento organizador desta edição.

Cada padrinho vai presente-ar seu afi lhado com roupas e/ou brinquedos de acordo com os dados obtidos por uma fi cha de cadastro feita pela Renovação

Carismática Católica (RCC).Segundo a coordenadora

paroquial da RCC, Regina Cé-lio B. Fernandez, os presentes das crianças estão garantidos, o problema é garantir muita fes-ta para os pequenos coralistas. “Queremos oferecer brinca-deiras, almoço, cama elástica, pintura facial, enfi m, tudo que as crianças gostam, mas não temos recursos. Por isso pre-cisamos de doações e pesso-as comprometidas em ajudar”, conta.

O evento será realizado du-rante todo o dia 11 de dezem-bro. Para quem fi cou interessa-do em ajudar, veja como fazer no box abaixo:

Seja um padrinhoPara ajudar é fácil: entre em contato com a secretaria paroquial ou com a Regina pelo telefone: (47) 3268-1802. Não fique fora dessa! Transforme o Natal de uma criança

mais feliz este ano!!!

Page 8: FOLHA CATÓLICA - novembro

Santas Missões Populares de 2010Paróquia Santo Antônio viveu momentos especiais de evangelização neste ano

Desde setembro, a Paró-quia Santo Antônio já estava em clima de missão. Cerca de 40 pessoas saíram pelas ruas do centro de Itapema para falar do amor de Jesus por todos os seus fi lhos.

O clímax do projeto foi a Semana Missionária, realiza-da de 17 a 24 de outubro, na Igreja Matriz. Durante os oito dias, aconteceram Missas com temas atuais, preparadas por pastorais e movimentos. Todas as comunidades estiveram pre-sentes.

O aniversário de 20 anos da Paróquia deu um impulso es-pecial a esta edição do evento, que acontece há nove anos.

Confi ra as fotos do segundo dia da Semana Missionária:

Inscrições para turmas de Catequese do próximo ano começam este mês

Saiba o signifi cado dos elementos que compõe a Coroa de AdventoPág. 6 Pág. 6