jornal folha católica - itapema

8
CATÓLICA FOLHA Edição 07 - Abril de 2011 - Distribuição gratuita Jornal da Paróquia Santo Antônio - Itapema/SC Pelas suas mãos fomos salvos Pág. 4 e 5 Páscoa é dizer sim a vida; investir na fraternidade; lutar por um mundo melhor; e vivenciar a solidariedade Ressurreição do Senhor

Upload: dominus-comunicacao

Post on 31-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Produção da Paróquia Santo Antônio de Itapema (SC).

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Folha Católica - Itapema

CATÓLICAFOLHAEdição 07 - Abril de 2011 - Distribuição gratuitaJornal da Paróquia Santo Antônio - Itapema/SC

Pelas suas mãos fomos salvos

Pág. 4 e 5

Páscoa é dizer sim a vida; investir na fraternidade; lutar por um mundo melhor; e vivenciar a solidariedade

Ressurreição do Senhor

Page 2: Jornal Folha Católica - Itapema

Folha Católica - Abril 20112

“O planeta tem recursos suficientes para atender a ne-cessidade de todos, mas não a ambição de todos”, parafrasean-do Gandhi, Pe. Mário Sérgio ter-minou seu discurso na Tribuna do Povo, onde falou aos verea-dores de Itapema. Mais do que apresentar a Campanha da Fra-ternidade 2011, o sacerdote co-brou ações, sugeriu alternativas e colocou o assunto em debate, na noite do dia 15 de março.

Depoimentos: “Para mim, foi uma experiên-cia muito bonita e nova, pois estar nesse ambiente torna-se desafiador. Falar sobre o tema e trazer para a realidade de nossa cidade requer cautela, mas também ousadia, porque percebemos que o município precisa ainda crescer muito em alguns aspectos que a campa-nha sugere. Especialmente, a questão da conscientização, de fazer um trabalho nas escolas com as crianças e também na catequese. Mas, com certeza o objetivo foi alcançado nesta presença da Igreja na Câma-ra de Vereadores. E, também, em tempo oportuno irei voltar naquele espaço para outras discussões pertinentes a nossa

cidade. Ouvir os comentários das pessoas, que lá estiveram, foram as melhores impressões. Deixo meu agradecimento aos vereadores pela oportunidade. Infelizmente, registro a ausên-cia do senhor prefeito, do vice e também dos secretários. A todos foram enviados cartas-convites para este momento”.

Pe. Mário Sérgio, pároco da paróquia Santo antônio

“É uma oportunidade para aproximar a Igreja do Legisla-tivo que é a representação do povo na cidade. O tema é ex-tremamente atual, pois vivemos a destruição da natureza, ao nos envolver e sofrer com isso. Destaco dois pontos: primeiro, a valorização da Campanha da Fraternidade junto à Igre-ja; segundo, o chamado para que também os vereadores se comprometam com o planeta. Pois, temos que promover os valores cristãos e a valorização da vida. No dia, contamos com uma boa participação da comu-nidade, mas acredito que o mais importante foi que o padre não apenas apresentou o tema, mas cobrou ações”.

roSane Machado cruz, profeSSora e Secretária de gabinete

Pe. Mário Sérgio do Nascimento

nossa folha

queridos irmãos e irmãs, Jesus cristo ressuscitou!:: Palavra do Pároco ::

:: Editorial :: :: Destaque ::

A grande Vigília da noite de Sábado San-to nos faz reviver o acontecimento decisivo e sempre atual da Ressurreição, mistério cen-tral da fé cristã. Círios pascais são acesos nas igrejas para simbolizar a luz de Cristo que iluminou e ilumina a humanidade, vencendo para sempre as trevas do pecado e do mal.

E, no dia de Páscoa, ressoam fortes as palavras que deixaram impressionadas as mulheres que, na manhã do primeiro dia depois do sábado, tinham ido ao sepulcro, onde o corpo de Cristo, descido às pressas da cruz, fora depositado. Tristes e desola-das, pela perda do seu Mestre, tinham en-contrado a grande pedra rolada para o lado e, entrando, viram que o seu corpo já não estava lá.

Enquanto ali se encontravam incertas e desorientadas, dois homens com vestes res-

plandecentes surpreenderam-nas dizendo: “Por que motivo procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui; res-suscitou!” (Lc 24, 5-6). Desde aquela manhã, tais palavras não cessam de ressoar pelo universo como um anúncio de alegria que atravessa os séculos, imutável e simultane-amente cheio de infinitas e sempre novas ressonâncias. “Não está aqui; ressuscitou”.

Por isso, os anjos proclamam: “não está aqui”, não pode estar mais no túmulo. Pere-grinou na terra dos homens, terminou o seu caminho no túmulo como todos, mas venceu a morte e de modo absolutamente novo, por um ato de puro amor, abriu a terra e escan-carou-a para o Céu.

A sua ressurreição, graças ao Batismo que a Ele nos “incorpora”, torna-se a nossa ressurreição. Tinha predito o profeta Eze-

quiel: “Eis que abrirei as vossas sepulturas e vos farei sair delas, ó meu povo, e vos reconduzirei ao país de Israel” (Ez 37, 12). Estas palavras proféticas assumem um va-lor singular no dia de Páscoa, porque hoje se cumpre a promessa do Criador; hoje, mesmo nesta nossa época caracterizada pela ansiedade e a incerteza, revivemos o acontecimento da ressurreição, que mudou a expressão da nossa vida, mudou a histó-ria da humanidade. Aguardam a esperança de Cristo ressuscitado, às vezes mesmo inconscientemente, os que ainda estão opri-midos pelos laços de amargura e de morte.

Em particular, que o Espírito do Ressus-citado leve alívio e segurança as nações que anseiam pela reconciliação, pela justiça e pelo progresso. O Espírito do Ressuscitado suscite um renovado dinamismo no empe-

nho nas comunidades de nossa paróquia. O Senhor ressuscitado se faz presente em todo lugar com a sua força de vida, paz e liberdade.

A todos são dirigidas as palavras com as quais, na manhã da Páscoa, o Anjo tranqui-lizou os corações amedrontados das mulhe-res: “Não tenhais medo! (...) Não está aqui; ressuscitou” (Mt 28,5-6). Jesus ressuscitou e nos concede a paz. Ele mesmo é a paz. Por isso, vigorosamente a Igreja repete: “Cristo ressuscitou”. Que a humanidade do terceiro milênio não tenha medo de abrir-Lhe o cora-ção! O seu Evangelho sacia plenamente a sede de paz e de felicidade que habita em todo o coração humano. Agora, Cristo está vivo e caminha conosco. Um mistério imen-so de amor!

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

Uma nova edição do Jornal Folha Católica sempre traz muita expectativa. Ainda mais quando juntos celebramos a Ressurreição de Cristo. Sua vitória é, para nós, motivo de extrema graça. Esta é a data central do calendário litúrgico.

Mas, hoje quero destacar o espaço que a Paróquia tem ocupado nos meios de comunicação social, é com eles que abrimos caminho para promover a Palavra de Deus. Nossa Paróquia lançará, em breve, uma publica-ção institucional chamada Guia Pastoral. Nela, podere-mos encontrar todos os programas que conduzirão nos-sa Igreja local nos próximos três anos.

Todo o conteúdo surgiu do diagnóstico, elaborado através do Planejamento Estratégico. Como as empre-sas, vamos utilizar as melhores estratégias para tornar Cristo ainda mais conhecido e amado. Além disso, avançamos no mundo online. A Paróquia conta com seu facebook e também twitter (@catolicos_itp). “As novas

tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias cultu-ras, inaugurando, deste modo, todo um novo mundo de potenciais amizades. Esta é uma grande oportunidade, mas exige também uma maior atenção e uma tomada de consciência quanto aos possíveis riscos”, lembra-nos o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 45ª Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Para auxiliar no relacionamento entre os diversos serviços da Paróquia, também surgiu a necessidade de criar a Pastoral da Comunicação (Pascom). Mais do que uma administradora de mídias, ela ajuda na relação das pessoas, criando espaços para uma vivência fraterna e de unidade. Ficou interessado nas novidades? Você também pode fazer parte da Pascom. Entre em contato com a secretaria paroquial e deixe seu nome.

Ketlin da roSa - [email protected]

03

28

13

02

25

079h às 16h | Brechó Ação Social – Matriz

Aniversário de ordenação Pe. Mário Sérgio (6 anos de sacerdócio)

19h30 | Reunião Paroquial da Coordenação dos Coroinhas – Matriz

14h | Encontro de Preparação para o Batismo - Matriz

18h45 | Encontro de Preparação para o Batismo – Sagrado Coração de Jesus

14h | Bingo Eletrônico do Grupo de Casais Viva Vida

19h30 | Reunião da Coordenação Paroquial da Catequese – Matriz

:: Agenda de abril

CF2011 em foco

30

Page 3: Jornal Folha Católica - Itapema

Folha Católica - Abril 2011 3

igreja

agora chegou o momento da ação! :: Formação ::

O Domingo de Ramos marca a abertura da Semana Santa. Quan-do Jesus, montado num jumentinho, adentra Jerusalém. Neste dia, marcado pela humildade do Filho de Deus, toda Igreja no Brasil é chamada a vivenciar a Coleta da Solidariedade. Arrecadação esta que representa uma das ações concretas da Campanha da Frater-nidade.

Em 2011, o Domingo de Ramos cairá no dia 17 de abril. Mas, ape-sar da data representar um momento forte de coleta, o gesto solidário pode perpetuar durante toda Quaresma, como “expressão concreta de um verdadeiro jejum”.

A arrecadação do Domingo de Ramos, bem como do sábado an-terior, é divida em duas partes: 60% fi ca nas igrejas para ser investido em projetos relacionados a temática da Campanha da Fraternidade, valor geralmente administrado pelos fundos diocesanos. Os outros 40% vai para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) que apoiará projetos sociais em nível nacional.

Entender o FNSO Fundo Diocesano de Solidariedade trata-se de um organismo

que administra a coleta solidária, realizada durante a Campanha da Fraternidade, com a possibilidade de receber também recursos de outras iniciativas.

A proposta partiu da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais. Em 1998, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apro-vou a iniciativa durante sua 36ª Assembleia, determinando a seguinte distribuição dos recursos da coleta: 60% para compor os Fundos Dio-cesanos e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade.

Neste período o FNS recebeu R$ 42.190,068,00 (mais de qua-renta e dois milhões de reais) e já apoiou 1.782 projetos sociais em todo o país. Em contrapartida, calcula-se que os Fundos Diocesa-nos nas suas 266 Dioceses e Prelazias do Brasil, apoiaram mais de 6.000 projetos sociais.

Arquidiocese de FlorianópolisNa Campanha de 2010 foram arrecadados R$ 166.781,49 (mais

de 166 mil reais), que ajudaram 17 projetos sociais em toda Arqui-diocese, segundo divulga a Ação Social Arquidiocesana – ASA, res-ponsável por direcionar estes recursos. Receberam a colaboração, programas nas seguintes áreas de atendimento:

- Três projetos de Geração de Trabalho e Renda- Três projetos para capacitação profi ssional- Três projetos voltados para crianças e adolescentes- Cinco projetos para o fortalecimento dos trabalhos sociais nas

paróquias- Dois projetos de apoio à Missão em Guiné-Bissau- Um projeto de formação sobre temática da CF 2010.

É hora de executar o planejamento estratégico. Plantar com sabedoria e cuidar com carinho serão a nossa missão

coleta Solidária, ato concreto da CF2011A Paróquia caminha para uma

nova etapa com o lançamento do Plano de Ação, no dia 27 de abril, na missa da Matriz, às 19h30. Esta etapa integra o Planejamen-to Estratégico Pastoral desenvol-vido conjuntamente com a Agên-cia Dominus de Comunicação.

Entre as tantas atividades, destaca-se os dois retiros de ex-periência de oração para atender a necessidade das lideranças, por formação e espiritualidade. A partir do encontro, haverá turmas, de no máximo 40 pessoas, para formação kerigmática semanal.

Além disso, todos poderão participar dos Grupos de Parti-lha. Ou seja, espaço para uma boa troca de experiências, que deve proporcionar a integração paroquial e a comunicação das diversas pastorais, movimentos, ministérios, serviços e comunida-des da Paróquia Santo Antônio.

Atenção para as datas: 27/04 - Missa Paroquial para lançamento do Plano de Ação 14 e 15/05 - Retiro de Experiência de Oração (1ª turma) 21/05, às 15h - Reencontro dos membros do retiro, no salão paroquial 26/05, às 19h30 - Início da Escola Kerigmática (1ª turma), na Matriz 17 e 18/09 - Retiro de Experiência de Oração (2ª turma) 24/09, às 15h - Reencontro dos membros do retiro – salão paroquial 29/09, às 19h30 - Início da Escola Kerigmática (2ª turma), na Matriz

Grupos de partilha: - 30/04 – 14h30 – salão paroquial - 09/07 – 14h30 – salão paroquial - 01/10 – 14h30 – salão paroquial - 26/11 – 8h30 – salão paroquial - 26/11 – 14h – Assembleia Paroquial

Informações:Para inscrições, procure sua comunidade ou a secreta-

ria paroquial da Matriz.

paróquia vive semanas de graçaDesde 13 de março, a Paróquia Santo Antô-

nio vivencia celebrações especiais, que integram as Sete Semanas da Graça. O primeiro domingo teve como tema “Senhor preciso de uma graça” e ocorreu na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

“Apesar da chuva houve um bom número de pessoas, com certeza muitas graças foram der-ramadas para todos os presentes”, declarou a coordenadora da Renovação Carismática Católi-ca (RCC) Regina Célio B. Fernandez.

03/04 - Quarta semanaTema: Orando pelo trabalho

Pregador: Severo Local: Igreja Sagrada Família

10/04 - Quinta semanaTema: Orando por um milagre

Pregador: Pe. Mário SérgioLocal: Igreja Cristo Rei

17/04 - Sexta semanaTema: Quebra de maldições

Pregador: Áurea Local: Igreja N. Sra. das Graças

24/04 - Sétima semanaTema: Orando por cura interior

Pregador: SandraLocal: Igreja São João Batista

Próximos encontros: (todos serão às 19h)

Rebanhão atrai mais de 100 pessoasO evento de carnaval, Rebanhão, em sua segunda edição, atraiu mais de 100 pessoas para a Matriz de Santo Antônio, no dia 6 de

março, a partir das 15h. Os ingredientes da famosa festa popular brasileira, como música, animação e dança, tiveram presença garan-tida. Além, é claro, do sabor especial da oração. O Rebanhão contou ainda com duas pregações, que foram encerradas com Santa Missa especial, às 19h, realizada pelo pároco, Pe. Mário Sérgio. Para atrair as pessoas, os jovens da Paróquia vestiram uma “discreta” camiseta de cor laranja e fi zeram um arrastão na noite de sábado – dia anterior ao evento - e na manhã de domingo – antes do festejo.

Page 4: Jornal Folha Católica - Itapema

Folha Católica - Abril 20114

:: Celebração :: vida paroquial

em abril, o maior acontecimento da humanidadeCristo paga nosso resgate com a vida, mas precisa que você caminhe junto, vivendo verdadeiramente a Semana Santa

C elebrar a Semana Santa é celebrar a vida, a vitória para sempre. É recomeçar uma vida nova, longe do pecado e em comunhão mais íntima

com Deus. Diante de um mundo carente de esperança, que desanima a vida por-que não conhece a sua beleza, celebrar a Semana Santa é fortalecer a esperança que revigora. O Papa Bento XVI disse – em sua Encíclica “Spe Salvi” – que sem Deus não há esperança e sem esperança não há vida. Esta é a Semana Santa que o mundo precisa celebrar para vencer seus males, suas tristezas, suas desesperan-ças. (Prof. Felipe Aquino)

Domingo de RamosO Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lem-

bra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Igreja re-corda os louvores da multidão que cobria os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Segunda-Feira SantaÉ o segundo dia da Se-

mana Santa. Onde o Nos-so Senhor dos Passos co-meça sua caminhada rumo ao calvário.

Sexta-feira SantaCelebra-se a paixão e morte de

Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a So-lene Ação Litúrgica, que consiste, re-sumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidi-da por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.

Sábado SantoTambém chamado de Sábado de Aleluia. “Durante o Sábado santo

a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua pai-xão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição” (Circ 73).

À noite, acontece a Vigília Pascal formada por: breve Lucernário, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Domingo de PáscoaÉ o dia da ressurreição de Jesus, é a come-

moração mais importante do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Cronograma da Semana Santa na Paróquia

16/04 – Santa Missa (Domingo de Ramos)18h | Sagrado Coração (sem bênção dos ramos) 18h30 | São Francisco (com bênção dos ramos) 19h30 | Nossa Sra. Aparecida e Matriz (com bênção dos ramos)

17/04 – Santa Missa (todos com bênção dos ramos)8h | Cristo Rei e São Miguel 9h30 | São João Batista, N. Sra. das Graças e Matriz 19h | Sta. Luzi, Sagrada Família e Sagrado Coração

Obs.: Neste final de semana, acontece a Coleta da Solidariedade (CF 2011). Veja na página 03.

Quarta-feira SantaProcissão das Cruzes, do Senhor dos Passos e de N. Sra. das DoresTrajeto: sai da Matriz até a Praça da Paz | 19h30Eventos: Sermão do Encontro e apresentação do Espetáculo Som-bras “Via Crucis” | 20h30Obs.: Nesta procissão, traga sua cruz – feita de qualquer material – ela será queimada no Sábado Santo, na Bênção do Fogo Novo.

Page 5: Jornal Folha Católica - Itapema

Folha Católica - Abril 2011 5

nas comunidades

em abril, o maior acontecimento da humanidadeCristo paga nosso resgate com a vida, mas precisa que você caminhe junto, vivendo verdadeiramente a Semana Santa

Segunda-Feira SantaÉ o segundo dia da Se-

mana Santa. Onde o Nos-so Senhor dos Passos co-meça sua caminhada rumo ao calvário.

Terça-Feira SantaÉ o terceiro dia da

Semana Santa. Onde se celebrada, as sete dores de Maria.

Quarta-Feira SantaÉ o quarto dia da Sema-

na Santa. Encerra-se neste dia o período quaresmal. Em algumas igrejas, celebra-se a piedosa procissão do en-contro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofí-cio das Trevas, ao lembrar que o mundo já está em tre-vas devido à proximidade da Morte de Cristo.

Sexta-feira SantaCelebra-se a paixão e morte de

Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a So-lene Ação Litúrgica, que consiste, re-sumidamente, na adoração de Cristo crucifi cado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidi-da por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.

Quinta-feira SantaÉ o quinto dia da Semana Santa. Celebra-se a Instituição do Sacra-

mento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a Eucaristia no ato da Última Ceia. Na Quinta-feira Santa, destaca-se dois grandes acontecimentos: a bênção dos Santos Óleos e a instituição da Eucaristia com cerimônia do lava-pés.

A igreja fi ca em vigília e acontece a transladação do Santíssimo e os altares são desnudados, onde todos os enfeites, toalhas, fl ores, velas, tudo é retirado para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.

24/04 – Missa da Ressurreição Domingo de Páscoa8h | Cristo Rei, São Miguel e São Francisco9h30 | São João Bati sta, N. Sra. das Graças e Matriz19h | Sta Luzia, Sagrada Família, Sagrado Coração e N. Sra. Aparecida

Tríduo Pascal

21/04 - Quinta-feira Santa 19h | São Francisco | Missa da Ceia do Senhor19h30 | Sagrado Coração de Jesus e Matriz | Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor

22/04 – Sexta-feira Santa15h | Todas as comunidades | Celebração da PaixãoProcissão: até a Praça da Paz Evento: Encenação da Paixão de Cristo | 21hObs.: Todos estão convidados a trazer um quilo (kg) de alimento para ser doado. Neste dia, a Igreja prescreve jejum e absti nência, além das ofertas das celebrações que serão encaminhadas para os lugares santos.

23/04 – Sábado Santo19h30 | Sagrado Coração e Matriz | Missa e Vigília Pascal

Obs.: Tragam velas (com proteção) e água para ser abençoada.

Page 6: Jornal Folha Católica - Itapema

Folha Católica - Abril 20116

pastorais e movimentos:: Grupo de Casais ::

:: Retiro ::

Oportunidade para viver a alegria em famíliaBingo, retiro, feijoada e baile marcam os principais eventos anuais deste grupo de apoio familiar

No dia 4 de abril, o Grupo de Casais Viva Vida promove seu primeiro Bingo Eletrônico, a fi m de obter fundos para realização dos seus retiros. O evento que acontece na Matriz traz inúmeros prê-mios, além de que, ao ajudá-los, você colabora com um grupo que se dedica para o fortalecimento das famílias da Paróquia.

Eles carregam em seu lema o grande objetivo do seu trabalho: “Viva a vida com Cristo em família e te-nha uma vida feliz”. Para integrar o grupo, é preciso realizar o retiro anual e, então, participar dos encon-tros mensais. Uma vez por mês todos se encontram na Matriz, mas também há reunião dos pequenos grupos nas casas dos próprios casais.

Seu retiro anual ocorre nos dias 27, 28 e 29 de

maio, na cidade de Rio dos Cedros (SC), e os in-teressados podem fazer contato com membros do Grupo ou na secretaria paroquial. Outro evento será a Feijoada no dia 25 de junho, em prol da Casa da Caridade Madre Tereza de Calcutá. E para comple-tar, no dia 17 de setembro ocorre o Baile da Prima-vera.

“Nós do movimento Casais Viva Vida estamos à disposição para ajudar as famílias a terem um lar de amor e paz”, destacam os coordenadores Joaquim Vicente de Oliveira e sua esposa Zuleide.

Mais informações: Coordenadores: Joaquim e ZuleiraFone: 9615-9329 | 9983-1827.

:: Planejamento ::

a Realidade pastoral da paróquiaVamos conhecer nesta edição como

é a realidade pastoral da Paróquia San-to Antônio. O Planejamento Estratégico apontou que a participação das pessoas nas atividades da Igreja depende muito do convite dos membros das pastorais, movimentos e ministérios. Ainda que um grande número tenha se envolvido nestes serviços por vontade pessoal ou mesmo por tradição.

A maior parte das lideranças na Pa-róquia atua nesta função de um a cin-co anos, ponto positivo que demonstra a constante renovação dos membros. Mas, há também um elevado número de pessoas que já integram as coordenações há mais de onze anos.

Dentre estes entrevistados a Pastoral Litúrgica e o Movimento do Apostolado da Oração foram os que mais apresentaram membros. Outro perfi l interessante foi o horário em que as pessoas se dedicam para atuarem em suas funções na Igreja. Os períodos mais ocupados são o vesper-tino e o noturno.

Um dos grandes pontos positivos desta etapa de entrevistas foi perceber os sentimentos das lideranças na sua re-lação com a Igreja. Feliz, motivado, aco-lhido e valorizado foram os termos mais votados na pergunta: como você se sente enquanto liderança na Igreja?

Mas, também pode se observar que no quesito Ministérios há com o que se preocupar. Com exceção do Ministério da Sagrada Comunhão, os demais parecem ter sido esquecidos, com pouca ou ne-nhuma participação.

retiro comarcal para jovens

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Comarca de Ti-jucas promove um retiro voltado para a juventude, nos dias 28 e 29 de maio. Com o tema “É para que sejamos homens livre que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), o encontro segue com inscrições limitadas até o dia 28 de abril.

Este evento será na Casa de Retiros Nova Esperança, no bairro Nova Descoberta, em Tijucas. A pregação fi ca por conta de Gilberto e Tony do Fogo, membros da Comunidade Filhos de Fátima, de Santo André (SP). Já a animação é da Banda Ama-dos do Eterno, mas na noite de sábado tem espaço para o DJ Bruno (Osasco-SP).

É bom lembrar que cada jovem deve levar roupa de cama e materiais de uso pessoal, além é claro de Bíblia.

Inscrições: R$ 20,00 – para os primei-

ros 120 inscritos

R$ 25,00 – para os 80 últi-mos (que deverão levar colchão)

Contatos: Cida: 47-3368-78630/9915-7867

Mikaela: 47-3368-0535/9925-2404

Page 7: Jornal Folha Católica - Itapema

Folha Católica - Abril 2011 7

espiritualidade e missão:: Festa ::

um convite para experimentar a Divina Misericórdia“Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de mim, ainda que seus pecados sejam como escarlate”

A Festa da Divina Misericórdia ocorre no primeiro domingo depois da Páscoa, estabelecida oficialmente como festa uni-versal pelo Papa João Paulo II no ano 2000. “Por todo o mundo, o segundo Domingo da Páscoa irá receber o nome de Domingo da Divina Misericórdia, um convite perene para os cristãos do mundo enfrentarem, com confiança na divina benevolência, as dificuldades e desafios que a humanidade irá experi-mentar nos anos que virão” (Congrega-ção para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Decreto de 23 de Maio de 2000).

Este ano de 2011, a Festa da Divina Misericórdia será no dia 1º de maio, dia da Festa de São José Operário e da Beatifica-ção de João Paulo II. Este evento encontra suas origens em Santa Maria Faustina Ko-walska. Foi Jesus quem pediu a instituição da Festa a Santa Faustina. Jesus se refe-re a ela 14 vezes, expressando o imenso desejo do seu Coração Misericordioso de distribuir, neste dia, as suas graças.

Disse Jesus a Santa Faustina: “é por isso que o primeiro domingo depois da Páscoa deve ser a Festa da Misericórdia - Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. (...) Que nenhu-ma alma tenha medo de se aproximar de mim, ainda que seus pecados sejam como escarlate. A minha misericórdia é tão grande que por toda a eternida-de não a aprofundará nenhuma mente, nem humana, nem angélica”.

Irmã Faustina era polonesa. Em 1934, por indicação de seu diretor espiritual, iniciou um diário que intitulou “A Divina Misericórdia em minh’alma”. A narração pormenorizada de profundas revelações e de experiências espirituais extraordinárias revela o modo pelo qual Nosso Senhor de-seja incumbi-la de uma missão particular.

Ou seja, a de relançar no mundo a men-sagem da sua misericórdia unida a novas formas de culto, quais sejam uma imagem e uma festa comemorativa.

A missão da Irmã Faustina iniciou-se em 1931, quando o misericordioso Sal-vador lhe aparece em característica vi-são: ela viu de fato Jesus envolto em uma túnica branca. Tinha a mão direita alçada no ato de abençoar, enquanto a esquerda pousava no peito, onde a túnica levemen-te aberta deixava sair dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. Disse-lhe Je-sus: “Pinta uma imagem, de acordo com o modelo que vês, com a inscrição embai-xo: Jesus, eu confio em Vós! Desejo que esta imagem seja venerada, primeiro na vossa capela e depois no mundo inteiro. Ofereço aos homens um recipiente com o qual deverá vir buscar graças na fonte da misericórdia. O recipiente é esta própria imagem com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós!”

A pedido de seu diretor espiritual, Irmã Faustina perguntou ao Senhor qual era o significado dos dois raios que tanto se des-tacavam na imagem. E Ele falou: “Os dois raios representam o sangue e a água. O raio pálido representa a água que justifica as almas, o vermelho representa o san-gue, vida das almas. Ambos os raios saí-ram das entranhas da minha misericórdia quando na cruz, o meu coração agonizan-te na morte foi aberto com a lança. Estes raios defendem as almas da ira do meu Pai. Feliz aquele que viver sob a proteção deles, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus.”

Em outras ocasiões, Jesus voltou a fa-lar sobre a imagem: “O meu olhar naque-la imagem é igual ao meu olhar na Cruz. Mediante esta imagem, concederei muitas graças às almas; ela deve recorrer às exi-gências da minha misericórdia, pois que a fé, mesmo se fortíssima, nada adiantará sem as obras”.

“Às três da tarde, implora à minha misericórdia, es-pecialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a minha Paixão, sobretudo sobre o abandono em que me encontrei no momento da minha agonia. Esta é uma hora de grande misericórdia para o mundo inteiro. Nesta hora não negarei nada a alguma que me pedir em nome da minha Paixão”.

“Todas as vezes que ouvires soar três horas da tar-de, mergulhe toda na minha misericórdia, adorando-a e

glorificando-a. (...) Naquela hora, o mundo inteiro recebeu uma grande graça: A misericórdia venceu a justiça”.

“Procura nessa hora realizar a Via Sacra, se os teus deveres não te impedirem. Se não for possível vai um momento à capela e venera o meu Coração cheio de mi-sericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes ir à capela, recolhe-te um momento em oração no lugar onde te encontrares”.

Eis uma invocação que se pode dizer às três horas da

tarde e que Irmã Faustina repetia frequentemente durante o dia, para renovar a sua consagração à Divina Miseri-córdia: “Ó Sangue e Água que jorras do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, confio em Vós”.

Vamos nós, Católicos de Itapema, celebrar no domin-go, dia 1º de maio, a Festa da Divina Misericórdia!

(Trechos retirados do Diário de Santa Faustina)

Três horas da tarde: a Hora da Misericórdia

Pe. Flávio Feler - Vigário Paroquial

Page 8: Jornal Folha Católica - Itapema

Lançado o Plano de Ação, é hora de agir

Um convite para vivenciar a Divina Misericórdia

Pág. 3 Pág. 7

:: Na trilha da fé :: Já é tempo de graça, de oração e de festaNoites de intercessão, sob o manto de Nossa Senhora, começam dia 2 de maio às 19h30

Em sua quarta edição, a Campanha das Talhas de Caná da Paróquia Santo Antônio movimenta a comunidade de 2 a 7 de maio. Cada uma das seis noites – como é de costume – terá um tema es-pecífi co, pelo qual será rezado. Também, são oportunidades para celebrar em ação de graças às maravilhas de Deus na vida de cada um.

As noites que começam sempre às 19h30, são espaços para fortalecer a ca-

minhada espiritual do fi el. A Campanha tem como base o Evangelho de São João 2,1-11, a passagem das Bodas de Caná, quando Jesus transforma a água em vi-nho.

Portanto, a cada Missa realizada, o devoto pode colocar o seu pedido por es-crito numa das talhas dispostas na Igreja. São celebrações eucarísticas em honra a Nossa Senhora, já que é ela sempre que intercede por seus fi lhos.

1º Dia: 02/05 (Segunda-feira)Abertura - Santa Missa - Orando por uma graça que deseja alcançar(trazer por escrito uma graça que você deseja alcançar)

2º Dia: 03/05 (Terça-feira)Santa Missa: orando pelo trabalho/de-semprego(trazer por escrito o nome do local aon-de você trabalha e ou pedindo um em-prego)

3º Dia: 04/05 (Quarta-feira)Santa Missa: orando pelos enfermos/doentes(trazer por escrito nome de pessoas que você conheça que estão doentes e/

ou pedindo a graça da saúde)

4º Dia: 05/05 (Quinta-feira)Santa Missa: orando pela família(trazer por escrito o nome de sua famí-lia: esposo(a), fi lhos e outros)

5º Dia: 06/05 (Sexta-feira)Santa Missa: orando pelo perdão/cla-mando a misericórdia(trazer por escrito o nome de pessoas a quem você deseja perdoar)

6º Dia: 07/05 (Sábado)Santa Missa: orando pela juventude(trazer por escrito nome de jovens que precisam de oração, em especial os en-volvidos com os vícios)

Cronograma: