jornal folha do povo - novembro 2012

8
folha povo do SUA CASA HÁ 50 ANOS IMPRIMINDO CONCEITOS GUARATINGUETÁ, Novembro 2012 - ANO 50 - Nº 1193 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA BEM-ESTAR PÁG. 05 Na busca pelo corpo perfeito, pessoas recorrem às dietas da moda. Saiba os perigos e reações que elas causam. Por Patrícia Palandi PÁG. 04 Com a chegada do Natal, saiba o que não pode faltar em sua decoraçãio. Por Irene Margarido da Silva

Upload: editora-expedicoes

Post on 10-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

folha povodo

suA cAsA

HÁ 50 ANOS IMPRIMINDO CONCEITOS

GUARATINGUETÁ, Novembro 2012 - ANO 50 - Nº 1193 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA

BEM-EsTAR

pÁg. 05

Na busca pelo corpo perfeito, pessoas recorrem às dietas da moda. Saiba os perigos e reações que elas causam. Por Patrícia PalandipÁg. 04

Com a chegada do Natal, saiba o que não pode faltar em sua decoraçãio. Por Irene Margarido da Silva

Page 2: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

Danilo Rosas

02 | folha do povo

| EdIToRIAl |

Editor: Danilo Rosas MTB/SP 37.619Administração: Renata RosasProjeto Gráfi co: Studio DRCoordenadora Editorial: Lívia FernandesCoordenadora de Arte: Beatriz MathídiosRedação: Julio MazieroOperações Comerciais: Daniele CastroRedes Sociais: Kallel Capucho

Registrado em 12/04/1962 Reg. Livro B-1 nº 15 Fls 15 Mat. Jornais e RevistasFUNDADOR G. Dimas Carvalho Rosas - Reg. DRT/SP 7343 - SJPESP 2210Design Gráfi co: Kallel Capucho e Renan Mendonça.Colaboradores: Patrícia Palandi, Alberto Limongi, Angelina Moreno, Irene Margarido da Silva / Homestore, MN Consig--Bradesco Promotora e Thereza Maia.Fotografi as: Danilo Rosas, Equipe Francisco Carlos, Acervo Museu Frei Galvão e Adriana Senne.Comercial: Adriana Senne, Bárbara Araújo.Publicação Mensal Novembro/2012Para anunciar ligue (12) 3133-2449 ou pelo email: [email protected]ão: Resolução Gráfi ca

EXPEDIENTE

02 | folha do povo

folha povodo

Editora Expedições: Rua Monsenhor Filippo, 367Guaratinguetá/SP – CEP 12.501-410 email: [email protected]. site: www.editoraexpedicoes.com.brA Editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

“sE QuIsERMos uMA VIdA EM hARMoNIA, NÃo hÁ ouTRo cAMINho, EXcETo o dA pAZ INTERIoR. NAdA do lAdo dE foRA REsolVERÁ.”

fMV - http://fmarcondesvelloso.blogspot.com

É realmente assustadora a situação da segurança pública neste país, em especial a do Estado de São Paulo.

Não bastasse vermos arrastões, assaltos, furtos, roubos de carros, caixas eletrônicos sendo explodi-dos, sequestros relâmpagos, assassinatos, tráfico de drogas e uma série de outras barbaridades, somos obrigados a presenciar policiais sendo caçados e mortos.

O crime organizado reabriu a temporada de caça aos policiais, mas parece que só as autoridades res-ponsáveis não viram isso. Até quando teremos que ver nomes de agentes da lei estampando o obituário da imprensa?

O que mais precisa para o Governo Estadual dei-xar o palavrório de lado e tomar medidas enérgicas que acabem com esta batalha travada nas ruas.

O mais triste é que a sociedade está perdendo esta guerra. Se nossos soldados tombam mortos, o que faremos nós, a população civil, que já é refém da bandidagem?

Enquanto detentos invadem as ruas em indultos inexplicáveis, a população cumpre pena dentro de suas casas, cada vez mais fortificadas.

Que inversão de valores é esta? Onde é que va-mos parar?

Já foi dito que o mal prevalece quando os bons nada fazem. O problema é que os bons não estão sobrevivendo para fazer alguma coisa.

Que Deus nos ajude a todos

Inversão de Valores

O ecovio®, plástico biodegradável da BASF, é o pro-tagonista do projeto-piloto envolvendo copos descartá-veis e biodegradáveis e sacos de lixo compostáveis que acontecerá durante o 2º Fórum Corporativo de Sustenta-bilidade promovido pela BASF em São Paulo.

Durante a semana prévia ao evento, a empresa encar-regada do serviço de buffet do evento, coletou todo o resíduo orgânico utilizado na preparação dos alimentos em sacos de lixo confeccionados com ecovio®, plásti-co biodegradável e compostável da BASF. Além disso, os copos descartáveis usados no evento também serão coletados. Eles são feitos de um papel revestido com uma camada fi na de ecovio® FS Paper. Todo material será enviado para a Bioland, empresa do Grupo Ambipar especializada em produção de insumos orgânicos agríco-las a partir de resíduos industriais, que opera uma usina de compostagem em Piracicaba. Este composto de alta qualidade é adquirido por meio da gestão dos resíduos orgânicos feita pelo Grupo Ambipar.

Uso, coleta e compostagem - Além dos resíduos pré--consumo, todo o resíduo orgânico gerado pós consumo no evento será destinado para a Bioland, onde será com-postado e se transformará no Ecosolo, Adubo Orgânico. O Grupo Ambipar coletará os copos, juntamente com os resíduos de alimentos, em sacos de lixo compostáveis de ecovio®, e os transportará para a usina de compostagem.

Projeto piloto - O plástico ecovio® atende às rigoro-sas exigências legais das normas européia EN 13432 e norte americana ASTM 6400 para a biodegradabilidade e compostabilidade de embalagem. A experiência piloto no 2º Fórum Corporativo de Sustentabilidade é a primei-ra do tipo no Brasil para testar e demonstrar o ciclo fe-chado. Juntamente com seus parceiros de cooperação, a BASF tem a intenção de expandir este conceito de ciclo fechado ao longo de toda cadeia de valor, em eventos de grande escala em estádios ou em feiras, ou então em res-taurantes fast-food, complexos de escritórios, hospitais e centros de lazer e esportes.

Plásticos biodegradáveis - O material ecovio® FS Paper é um novo desenvolvimento da BASF. Ele é produ-zido com ecofl ex® FS (parcialmente de fonte renovável) e PLA (ácido poliláctico), obtido a partir de amido de milho. Como resultado, a camada fi na de plástico nos co-pos descartáveis consiste em mais de 50% de matérias--primas renováveis e, de fato, o artigo acabado é com-posto por mais de 90% de matérias-primas orgânicas. Como os resíduos biodegradáveis em si, as moléculas de ecovio® são digeridas por micro-organismos com o auxílio de enzimas durante o processo de compostagem. No fi nal deste processo, os micro-organismos terão con-vertido completamente o resíduo orgânico, os copos com ecovio® FS Paper e os sacos de lixo compostáveis, em dióxido de carbono, água e biomassa. Esta é uma van-tagem decisiva em termos de recuperação de resíduos, já que as empresas de descarte de resíduos não têm que separar os copos e sacos.

BAsf realiza evento lixo zero em são paulo e

transforma resíduo orgânico em adubo valioso

Segundo dados da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba con-tinua sendo a mais violenta do estado. De janeiro a ou-tubro deste ano, 338 pessoas foram assassinadas, contra 346 no mesmo período de 2011. Alguns municípios re-gistraram queda no número de mortes, como São José dos Campos, que de 63 casos em 2011, reduziu para 55 neste ano, e Taubaté, que registrou 49 em 2012 contra 52 no ano passado. A nota preocupante fi cou com Gua-ratinguetá, que teve aumento dos assassinatos, com 26 vítimas este ano, seis a mais que em 2011, e Jacareí, que de 36 mortes em 2011, saltou para 50 neste ano.

RM Vale do paraíba é a mais violenta de sp

O governo do Estado de São Paulo abriu inscrições para 1.500 vagas em cursos técnicos gratuitos no programa “Vence” para sete cidades do Vale e Região Braganti-na. As inscrições vão até o dia 10 de dezembro e as aulas começam em 18 de fevereiro em Atibaia, Bra-gança Paulista, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhan-gaba, São José dos Campos e Taubaté. A inscrição é feita pela internet no site do programa Vence (www.vence.sp.gov.br). Entre os cursos oferecidos estão os de sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros. Podem fazer a ins-crição aqueles que estiverem cursando, neste segundo semestre, a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou qualquer termo da EJA em escolas estaduais.

O Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci José Nicioli, foi nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Aparecida, pelo Papa Bento XVI, no dia 14 de novembro. A posse acontecerá no dia 03 de fevereiro de 2013 em solenidade ofi cial. Padre Darci Nicioli nasceu no dia 01 de maio de 1959, na cidade mineira de Jacutinga. Ele já foi Ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida entre os anos de 1997 e 2005 e, em dezembro de 2008, foi nomeado Reitor, cargo que ocupa até o momento. Com sua nomeação, o missioná-rio Redentorista passará a ser tratado como Monsenhor Darci José Nicioli.

1.500 vagas em cursos técnicos gratuitos

padre darci Nicioli é

nomeado Bispo Auxiliar

o milagre do guaráE não é que o time do Guaratinguetá conseguiu escapar do rebaixamento! A equipe, que passou 32 das 38 ro-dadas do Campeonato Brasileiro da Série B na zona da degola, venceu em casa, o Barueri, por 2 a 1, e garantiu o seu lugar na edição 2013 da competição.A Garça contou ainda com a ajuda do São Caetano, que venceu o Guarani, também por 2 a 1, e derrubou de vez o time de Campinas para a Série C, ao lado de CRB, Ipatinga e Barueri. O Tricolor do Vale terminou o campeonato na 16ª posição, com 43 pontos, um a mais do que o Guarani. Ao que parece, santo de casa faz milagre sim.

Page 3: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

folha do povo | 03

| MATÉRIA EspEcIAl |

Por Julio Maziero

Cumprindo a sua missão de trazer sempre ao seu leitor informação de qualidade, a Folha do Povo continua sua cobertura das Eleições 2012, que, após um período de tur-bulência pós-urnas, parece ter finalmente definido Francisco Carlos dos Santos (PSDB) como prefeito de Guaratinguetá, embora ainda caibam recursos no processo. O tucano administrou Guará por duas ocasiões, entre 1997 e 2004. A Folha do Povo conversou com o prefeito eleito.

Retornando à prefeitura após oito anos, como o senhor vê Guaratinguetá hoje? Guaratinguetá precisa retomar o rumo do crescimento. Nós temos alguns indicadores

que demonstram que a nossa cidade não se desenvolveu nestes últimos anos. Quando assumi pela primeira vez, em 1997, Guaratinguetá tinha uma participação no ICMS de 0,19%. Com muito trabalho, planejamento, gestão eficiente e foco no desenvolvimento, conseguimos elevar essa participação para 0,26 %, em 2003. Hoje esse índice voltou a 0,19%, ou seja, a cidade cresceu menos do que outras cidades do Estado de São Paulo.

Quais serão as grandes dificuldades a serem enfrentadas e qual será a sua primei-ra providência ao tomar posse?

Antes de fazer qualquer mudança ou tomar qualquer decisão, eu e minha equipe preci-samos analisar as condições e potencialidades da administração municipal e compará-las com as demandas estabelecidas no nosso Plano de Governo. Todas as decisões têm que ser pensadas e tomadas estrategicamente, de forma a conciliar a realidade da Prefeitura com as demandas dos munícipes. Afinal, os princípios que estabelecemos para o nosso governo são a gestão estratégica e a governança compartilhada.

Quais áreas do município apresentam os problemas mais urgentes? As áreas de saúde, segurança e manutenção das vias públicas são prioritárias e recebe-

rão atenção especial logo no inicio do nosso governo.

Guaratinguetá se apresenta como destino turístico, tanto religioso quanto ecoló-gico. Como incentivar ainda mais esta vocação e combinar isso com geração de em-pregos e renda?

O potencial turístico de Guaratinguetá é imenso e nos mais diversos segmentos, não só religioso. Em primeiro lugar, é preciso traçar um plano estratégico de desenvolvimento sustentável para o turismo e realizar uma pesquisa para qualificar e aperfeiçoar o potencial turístico, aproveitando o Plano Diretor de Turismo. Outro desafio é conseguir, junto ao Governo do Estado, a transição de Guaratinguetá a estância turístico-religiosa, hoje somos apenas estância religiosa, a fim de receber recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Além disso, queremos apoiar a criação da Associação de Guias e Monitores, revitalizar as feiras e eventos no Recinto de Exposições e organizar circuitos municipais de turismo (religioso, rural e histórico) dentro no Circuito Turístico do Vale do Paraíba. Vamos também melhorar a infraestrutura da cidade para recepção dos turistas, que hoje está precária.

A saúde é uma área crítica em todo o país. Como está a situação em Guaratinguetá e quais soluções o senhor propõe?

A área de saúde é prioridade. Durante a campanha, nas minhas visitas aos bairros, es-cutei de um munícipe a seguinte frase: “é mais fácil marcar a data do velório na Prefeitura que uma consulta”. E nós vamos atuar para mudar isso. Nós vamos trabalhar para garantir o fácil acesso e atendimento para todos que procuram a rede pública de saúde, oferecendo serviços de qualidade e tratamento humano e respeitoso. Para tanto, vamos reimplantar o sistema informatizado de marcação de consultas e exames para agilizar o atendimento, in-vestir em capacitação dos profissionais da área, ampliar o Programa de Saúde da Família, ampliar o horário de Atendimento das UBS e do AME e criar uma força tarefa permanente para combate à dengue. Vamos ainda criar o Centro de Apoio ao Idoso e construir um Centro de Especialidades e Diagnósticos. Uma das nossas lutas também será viabilizar, junto ao Governo do Estado, a instalação de um Hospital Regional na cidade.

A segurança é outro setor problemático na cidade. O que fazer para dar mais tranquilidade aos moradores?

A Segurança tem que ser tratada de forma integrada e estratégica e não dissociada das questões sociais. Hoje o nosso maior problema em relação à segurança é a violência gera-da pelo tráfico de drogas. E uma forma de contribuir efetivamente para o combate ao trá-fico é atuar na outra ponta: os potenciais usuários. Por isso, vamos investir na prevenção com o fortalecimento da parceria – que começou na minha gestão - com a Polícia Militar para intensificar a atuação do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência nas escolas da rede municipal de ensino.

- Vamos apoiar o Centro de Atenção Psicossocial para dependentes químicos;- Vamos fortalecer entidades que já atuam nessa área como a Fazenda da Esperança –

estabelecendo convênio para ampliar o atendimento aos munícipes;- Vamos criar a Guarda Municipal – que não tem poder de polícia, mas ajuda a inibir a

criminalidade;- Atuaremos em conjunto com as Polícias Militar e Civil, implantando programas de

segurança social voltados à prevenção da criminalidade;- Vamos aumentar o investimento no social e levar equipamentos esportivos para os

bairros;- Instalaremos câmeras de vídeo com monitoramento 24 horas no centro da cidade nas

principais vias e no entorno das escolas; - Outro ponto importante é a iluminação pública. Nossa cidade está mal iluminada e

isso contribui para o aumento da criminalidade.

De que forma a população de Guará terá participação em sua administração?O nosso governo será transparente e participativo. Como em minhas gestões passadas,

haverá espaço para ouvir as pessoas. Deste modo, poderemos saber o que acontece em cada lugar da cidade. Esse tipo de informação, colhida diretamente de quem vive o co-tidiano do município, vai além de pesquisas e da percepção da nossa própria equipe de trabalho. Este exercício democrático enriquece a administração e facilita traçar metas e distinguir novas prioridades.

Quais são, em sua opinião, as maiores responsabilidades de um prefeito perante seus eleitores?

A maior responsabilidade de um prefeito é cuidar da sua gente com uma gestão séria e comprometida com as causas sociais. Gerir com eficiência, honestidade e ética os recur-sos públicos, atrair investimentos com novas indústrias, no setor de comércio (inclusive hotelarias) e turismo rural, ecológico e religioso, inovar sempre. E, acima de tudo, cum-prir o que foi planejado e proposto no Plano de Governo. Ali, no momento da elaboração da candidatura, são levantadas várias soluções para problemas já existentes na cidade, muitas delas trazidas pela própria população e também pautadas na vivência administrati-va de cada candidato e na expertise de suas equipes. E é assim que iremos atuar!

Nos últimos dias sua vitória esteve ameaçada pela justiça eleitoral devido a ques-tões referentes a mandatos anteriores. Esta questão está definitivamente resolvida ou cabe ainda algum recurso?

Nós tivemos a nossa candidatura aprovada pelo povo, nas urnas. E, além disso, ela foi aprovada, de forma unânime pelo TRE, no último dia 30 de outubro, em decisão que recusou o recurso da coligação a que pertence o candidato da situação. Ainda assim, essa coligação, que representa a atual administração, entrou com recurso do Tribunal Superior Eleitoral e estamos aguardando nova decisão. Continuo muito confiante de que a vontade do povo de Guaratinguetá e a justiça irão prevalecer mais uma vez.

Novas decisões

Foto

: Div

ulg

ação

/ Eq

uip

e Fr

anci

sco

Car

los

Page 4: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

I BEM-EsTAR I I pRATIQuE Ipor Alberto Nepomuceno Limongi

* Patrícia N. P. PalandiNutricionista Esportiva (CRN: 30.298)Email: [email protected] / Telefone para contato: 3126-4692

* Alberto Nepomuceno Limongi é Gestor Público de Esporte, Professor Universitário, lecionando disciplinas relacionadas com administração e organização desportiva e treina-mento esportivo, na ESEFIC (Escola Superior de Cruzeiro).

por Patrícia Palandi

04 | folha do povo

O verão está chegando e com ele se inicia a busca por um “corpo ideal”.

Os meios de comunicação pre-conizam como deve ser um corpo perfeito, e as pessoas se desesperam em busca desse modelo imposto pela mídia. No desespero de atingir esse padrão muita pessoas optam por fazer as famosas “dietas da moda”.

Essas dietas são inadequadas para qualquer pessoa, podendo causar sérios problemas à saúde. Elas prometem resultados rápidos, porém fazem restrições absurdas de alguns alimentos, na maioria das vezes o carboidrato, que é nossa fonte primária de energia.

Elas não visam a individualidade nutricional, são iguais para todas as pessoas, então quer dizer que um homem, uma mulher, um adolescente e uma gestante têm a mesma necessidade nutricional?

Outros problemas que as dietas da moda podem causar:- Carências nutricionais;- Ingestão de nutrientes é reduzida;- Pele, cabelos e unhas irão mostrar os primeiros sinais de desnutrição;- Problemas metabólicos;- Diminuição da velocidade de funcionamento do organismo devido à baixa ingestão de alimentos;- Efeito sanfona;- Aparecimento de estrias;- Excesso de proteínas pode sobrecarregar a função renal.

A perda de peso acontece rapidamente devido à severa restrição alimentar e, quando a dieta acaba, recupera-se o peso novamente e na maioria das vezes ganha-se em dobro, afi nal ninguém consegue fazer dietas severas por muito tempo. Outros problemas relacio-nados: anemia, osteoporose, queda de cabelo.

A obrigação do nutricionista é criar condições para que o corpo humano obtenha todos os minerais, proteínas, vitaminas e elementos necessários.

É necessário a conscientização de que o emagrecimento acontece com mudanças de hábitos alimentares e de comportamento, e que somente com uma avaliação nutricional completa e um acompanhamento por um profi ssional especializado, o processo de ema-grecer e principalmente manter-se magro será saudável e terá sucesso para uma vida toda.

Perder peso não implica passar fome, mas sim comer de tudo de uma forma controlada, espaçada, mastigar bem os alimentos e comer devagar. Por esses e outros motivos, não queira fi car em forma para o verão ou porque a mídia preconizou um padrão a ser seguido, mas queira estar dentro do seu peso saudável para ter uma vida longa e com saúde! Os pilares da boa nutrição são: equilíbrio, variedade e moderação.

Dica: não abra mão das suas vontades, mas abra mão das quantidades!

A BuscA pElo coRpo pERfEIToE o RIsco dAs dIETAs dA ModA

Muito se fala do esporte como fenô-meno social, cultural, esporte lazer, re-creativo, educacional, competitivo. Às vezes é o esporte o responsável por tirar a criança, o jovem das ruas. O esporte ocupa o tempo livre. O esporte é fer-ramenta indispensável na formação do indivíduo. Entretanto, poucos entendem o esporte, a atividade físico-desportiva na plenitude de sua essência.

Criar políticas para o esporte requer como ponto de partida uma ação básica: “PLANEJA-MENTO”. É através de um plano racional, efi ciente e efi caz que poderemos alcançar resulta-dos ótimos, melhorar a vida das pessoas, promover inserção e ascensão social.

É preciso deixar o discurso retórico e planejar, criar mecanismos (programas, projetos, ca-lendários) que nos conduzam à efetividade. O esporte não se consolida pelo imediatismo. É preciso entender com profundidade o fenômeno da continuidade, pois iniciar uma criança no esporte requer mais que sua própria vontade de jogar, competir ou participar. A iniciação, o aperfeiçoamento, o treinamento e a competição atlética são momentos “difíceis” no plano de preparação atlética, dependem de motivação, comprometimento, disciplina, interação e boa orientação.

A motivação nasce a partir de um modelo a seguir, é preciso existir o espelho em quem se pode inspirar: o ídolo. A criança que acompanha o pai esportista, que vê seu colega crescer em determinada modalidade, o atleta iniciante que se inspira em alguém que já conquistou vitórias e assim por diante. Um atleta surge num bairro, de repente passa a integrar o time desse bairro, avança representa sua cidade, e, quem sabe, amanhã defenderá seu estado, país, com certeza, esse será agente motivacional para que outros o sigam.

O comprometimento se constrói pelo entusiasmo, pelas perspectivas mostradas pelos que orientam a prática. Bons professores, técnicos e treinadores favorecem a consolidação do com-promisso. O cumprimento às regras, horários, o respeito que se requer na inter-relação dos in-divíduos (colegas, dirigentes, adversários), os calendário, regulamentos são peças fundamen-tais para a construção da disciplina. Sem disciplina não há esporte. Até mesmo as atividades informais, ou não formais (recreação e lazer) exigem de alguma forma a disciplina.

Não é impossível! É bem exequível, porém, em se falando de políticas públicas para o des-porto, havemos de entender essas idéias que ora expomos:

Consolidar o sistema desportivo municipal, adotar medidas simples, promover a quantifi -cação participativa e a partir daí extrair a qualidade. Para isso precisamos adequar a estrutura física, suprir a necessidade básica de material, treinar e incentivar os profi ssionais do esporte e respeitá-los, sobretudo no tocante a sua dignidade profi ssional.

A receita é simples, custa pouco, muito pouco, e o resultado é extraordinário. Quem ganha é aquele que tem a oportunidade de praticar esporte, pois o esporte é o Anjo da Guarda mate-rializado em atividade rica, saudável, construtiva, desafi adora, que abre o horizonte e impõe limites, enfi m o esporte é amigo de todos e para todos.

Copa Independência - Aconteceu no dia 15 de Novembro a fi nal da 21ª Copa Indepen-dência de Futebol, que integra ofi cialmente o Calendário de Esportes do município, através da Prefeitura Municipal – Secretaria de Esportes. A Copa reúne as categorias sub 9 e sub 16. O Itaguará se sagrou campeão invicto na Sub 9 ao vencer, na fi nal, o AAMOVIC por 1 a 0. Na Sub 16 o campeão foi o Campo do Galvão, que venceu nos pênaltis a equipe do Jardim Tamandaré. A equipe campeã recebeu troféu, medalhas e um jogo completo de uniforme.

pENsANdo o EspoRTE

Foto

: sxc

.hu

Foto: sxc.hu

Page 5: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

I suA cAsA Ipor Irene Margarido da Silva

* Irene Margarido da Silva é propretária da loja Homestore, localizada na rua São Fran-cisco, 248, Centro/ Guaratinguetá. Telefone: (12) 3122-6101 / Site: www.homestorebymercadodaserra.com.br

| EducAÇÃo | por Angelina Moreno

* Angelina de Fátima Moreno Vaz dos Reis é professora da Educação Infantil e Ensino Superior. Coordenadora Geral da Equipe Pedagógica da Secretária Municipal da Educa-ção de Guaratinguetá

folha do povo | 05

O Natal está chegando e para passar esta data especial com elegância e muito brilho, já está na hora de entrar no clima e pensar na decoração. Para decorar a casa no Natal, seja criativa na hora de escolher os enfeites e não se esqueça de representar o sentido religioso, que é o principal motivo da comemoração.

Decorar a casa para o Natal não é sim-plesmente um modismo, além do signifi cado religioso o Natal signifi ca reunir e celebrar a família e os amigos, portanto, decorar a casa é a melhor forma de demonstrar o amor que você tem pelos seus, é deixar a casa bonita e aconchegante para recebê-los, é demonstrar o quanto eles são importantes para você.

A decoração natalina pode ser simples, so-fi sticada, tradicional ou mais moderna, mas o importante mesmo é levar para dentro de casa toda a alegria que a época transmite. Ao esco-lher o tipo de decoração que você pretende fazer, o modelo de árvore e as cores que serão utilizadas, vale abusar do verde e do vermelho que são as cores natalinas típicas, mas isso não signifi ca que você deva se limitar a essas cores. Utilizando os tons dourados, prate-ados e perolados você pode dar um novo visual e um toque de modernidade para a casa.

No entanto, o mais importante de todos os enfeites é certamente a árvore de Natal, que pode ter inúmeras opções de enfeites natalinos, como bolas, fi tas, anjinhos, imagens do Papai Noel, duendes e pisca-pisca.

O primeiro pinheiro de natal que se tem notícia foi enfeitado na Alemanha no século XVI (na atualmente francesa Strasbourg), com frutas, doces e velas. Esta tradição acabou por se espalhar por toda a Europa e, em meados do século XIX, os imigrantes europeus trouxeram a prática para o Brasil. De lá pra cá, a popularidade da árvore de natal só cres-ceu. A lenda conta que o pinheiro foi escolhido como símbolo do natal por causa da sua forma triangular, que de acordo com a tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

E também não podem faltar em qualquer decoração natalina o Papai Noel, as renas, pinhas, velas e um presépio. Esses elementos podem ser combinados de diversas formas para deixar o ambiente no clima de Natal.

Chocolates, castanhas, frutas cristalizadas, panetone e outros itens alimentares também são uma das características que devem ser usadas em uma decoração de Natal. Temas in-fantis como bonecos, ursos, fi tas, bolas coloridas, doces e balas são indispensáveis quando se tem crianças na família.

E não se esqueça de uma bela guirlanda para a porta de entrada da casa. A guirlanda, quando pendurada nas portas, anuncia a chegada da temporada de festas e recebe os visi-tantes com votos de boa saúde.

O importante é também lembrar que quantidade não é qualidade e um detalhe bem feito faz toda a diferença.

Então, use a criatividade para deixar sua casa no clima para as festas e um lindo e feliz Natal para todos nós!

Ouvi muitas pessoas dizerem, ao longo de minha vida profi ssional, que “pré-escola é só para brincar”. Grande equívoco!

O brincar na infância é fundamentalmente importante para o desenvolvimento motor e emocional de uma criança. A afi rmação “é só” coloca a situação do brincar como algo secundário, sem importância e é exatamente o contrário.

Sempre afi rmo que a pré-escola é lugar de brincar sim, mas é um brincar com objetivos, com a intenção do aprender.

Claro que para a criança, a mesma está apenas brincando; é ao professor que cabe o olhar sistemático e intencional de promover as brincadeiras.

Jogar bola, pular corda, bola atrás, casinha, são situações nas quais os relacionamentos se solidifi cam, quando se aprende o respeito, a esperar sua vez, a partilhar, a colaborar, a desenvolver o vocabulário, entre outros.

Em uma inocente amarelinha a criança desenvolve o equilíbrio, descobre-se destra ou canhota, vivencia a dimensão espacial, reconhece os numerais, trabalha sequência e for-talece sua autoestima.

Pode-se propiciar a aprendizagem de uma criança em qualquer disciplina por meio do lúdico. Até virar uma caixa cheia de brinquedos no chão e deixar a criança manipular livremente leva-a a muitas aprendizagens. Mas apenas isso, não basta. É importantíssimo o planejamento, o oferecimento das mais variadas situações: brincar com água, terra, jo-gos, com o próprio corpo; observar a interação entre as crianças, como pensam, como se manifestam, do que gostam, o que sabem.

Um outro aspecto importante quando o assunto é brincar é o espaço oferecido para que as brincadeiras aconteçam.

O lúdico passa primeiramente pelo próprio corpo. Rolar, pular, escorregar, chutar, sentir a água, a terra, a areia são fundamentais no brincar. Um ambiente organizado é impor-tante, mas há de se cuidar para que essa “organização” do ponto de vista do professor não impeça as brincadeiras de acontecerem, as crianças de se sujarem e a exploração do espaço físico tão importante nesta fase.

Embora a maioria das escolas continuem a agrupar os alunos pela idade, do 0 aos 5 anos na Educação Infantil, dos 6 aos 9 anos no Ensino Fundamental, hoje muitos educa-dores falam sobre “Educação da Infância” e esta compreende até mais ou menos os dez primeiros anos.

Quem foi que disse que com seis, sete, oito anos temos que encurtar o brincar das crian-ças na escola? Tal resolução carece de ser repensada.

Brincar é coisa séria, na escola ou em casa. Conheço muitas mães impacientes com as caixas, papeis e aquela porção de coisas que as crianças juntam em suas brincadeiras. Muitas vão separando e doando escondido dos fi lhos.

A infância é só uma fase e quando menos esperamos, as crianças crescem...Promovam o brincar! Meus melhores sentimentos a vocês.

BRINcAR É coIsA sÉRIA!A sofIsTIcAÇÃo do NATAl

Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

Page 6: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

06 | folha do povo

A MN Consig – Bradesco, correspondente do Banco Bradesco Promotora, realizou no centro de Guaratinguetá, no dia 24 de novembro, mais um grande evento em comemo-ração à chegada do Natal. A festa, que reuniu clientes e amigos num sábado de sol, foi repleta de muita alegria e animação. Além da festa de confraternização, fora sorteados mais de 100 prêmios, entre eles:

01 scooter Suzuki 125cc;04 TV 43’’;04 geladeiras duplex;04 lavadoras de roupa Eletrolux 6Kg;05 microondas;08 fogões 4 bocas/ acendedor automático;10 tanquinhos Suggar 4Kg;20 liquidificadores;20 sanduicheiras;20 ferros a vapor; 10 ventiladores.

A MN Consig, situada na esquina com a rua João de Castro Coelho, oferece sempre aos seus clientes os melhores empréstimos consignados da região, com qualidade no atendi-mento e nos serviços.

AlguNs dos soRTudos:- Scooter Suzuki 125cc : Eugênia M. Alvarenga;- TV 43’’: Roseli de Lima Celestino/ Claudir Maria M. Oliveira/ José Donizeti Vicente;- Geladeira Duplex: José Afonso Coelho/ Laercio de Oliveira Costa/ José Antônio

Silva Neto;- Lavadora de roupa Eletrolux 6kg: Maria Silva/ Braulio Geraldo/ Benedita Rose de

Lima;- Fogão 4 bocas e acendedor automático: Benedita Maria Pereira/ João de Brito/

Rudnei de Paula;- Tanquinho Suggar 4kg: Marina Coelho Silva/ Maurilio Gonçalves de Olievira/ Má-

rio de Lima;

A lista inteira com os nomes dos premiados se encontra na “MN Consig”, situada na Marechal Deodoro, 131 – Centro. Telefone: (12) 3128-2222

NATAl ANTEcIpAdo dA MN coNsIg Bradesco promotora

Fotos: Adriana Senne

Page 7: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

folha do povo | 07

Visitar a Fazenda Santa Lídia, localizada no bairro Itabaquara, em Piquete, é fazer uma viagem de volta no tempo, mais precisamente, para a primeira metade do século XIX.

Quem conhece o local, cuja fundação remonta a 1832, pode viver, in loco, parte da história do Ciclo do Café, visitando o Museu da Escravidão, admirando a Via Sacra e suas quinze capelas, além, é claro, das belas paisagens naturais que cercam o lugar.

O passeio histórico compreende construções da época do império, como a casa grande, a senzala, os muros e a canalização de um riacho. Todas essas edificações foram erguidas pela força escrava. Relatos dão conta que a Fazenda Santa Lídia possuía mais de cem escravos.

A casa grande, principal edifício da fazenda, é ricamente decorada com objetos e mó-veis de época. A viagem no tempo começa na sala principal, com seus sofás, cadeiras

RETRATos do pAssAdo

Por Julio Maziero

| ApRoVEITE o dIA |

Fotos: Divulgação

e cristaleiras que retratam toda a opulência do período. O cômodo também dá acesso à tradicional capela, comum nas grandes propriedades rurais. Nos quartos pode-se observar como dormiam os barões, em camas robustas de madeira que alcançavam quase um metro de altura. O porão da casa, onde era armazenado todo o café colhido, a fim de que seus proprietários pudessem vigiá-lo, abriga hoje quartos onde se hospedam os visitantes.

Na senzala funciona o museu, que guarda em seu acervo peças do século XIX, entre elas uma mesa de madeira feita apenas com encaixe, sem pregos. Açoites, armas, cor-rentes, grilhões, luminárias e lampiões completam a decoração do local, que possui, aos fundos, um tronco onde eram castigados os negros rebeldes.

No final do século XIX, auge do Ciclo do Café, a fazenda era propriedade da Baronesa de Santa Eulália. As reminiscências do período áureo do ouro verde podem ser observadas em todo o local, como o maquinário de beneficiamento, carros de boi, a roda-d'água, e uma estrada calçada por escravos, que liga a fazenda a uma antiga mina de talco.

A infraestrutura da Fazenda Santa Lídia, que recebe somente grupos com mais de quin-ze pessoas que queiram passar o dia, oferece piscina de água natural, passeios a cavalo, pesqueiro, cachaçaria, quadras poliesportivas, churrasqueiras, restaurante e lanchonete. Os apaixonados por natureza têm, ao seu dispor, um belo roteiro, com trilhas ecológicas, caminhada ao Pico dos Marins e passeios no rio, tudo isso tendo como cenário as belezas da Serra da Mantiqueira. Informações e reservas pelo telefone (12) 8178-6137, pelo e--mail [email protected], ou pelo site www.fazendasantalidia.com

Parati ano 2001motor 1.8 - gasolina - 4 portas cor prata, vidro elétrico, trava, alarme,

direção hidraulica.Local: Automarket Veículos R$ 18.900,00 / Tel: (12) 3122-2004

Peugeot 206 ano 2008 motor 1.4 - flex - 4 portas.cor preto, trava. Local: Automarket Veículos R$ 19.900,00 / Tel: (12) 3122-2004

Tracker ano 2009 4x4 motor 2.0 - gasolina - 4 portas cor prata,

vidro elétrico, trava, alarme, direção hidraulica, ar, teto solar, som mp3.

Local: Automarket Veículos R$ 35.900,00 / Tel: (12) 3122-2004

Zafira elegance ano 2005motor 2.0 - flex - 4 portas - 7 lugares. cor cinza escuro, vidro elétrico, trava,

alarme, ar, direção hidraulica, freio ABS, AIRBAG duplo, som mp3.

Local: Automarket VeículosR$ 31.900,00 / Tel: (12) 3122-2004

clAssIfIcAdos folhA do poVo

O Jornal Folha do Povo apresenta mais uma novidade que facilitará sua vida na hora de fazer um bom negócio.

Aqui você anuncia a venda do seu carro novo ou usado e sai ganhando.

Seja visto, anuncie nos Classificados Folha do Povo. Telefone: (12) 3133-2449 / E-mail: [email protected]

Page 8: Jornal Folha do Povo - Novembro 2012

08 | folha do povo

| hIsTÓRIAs |

O Museu Frei Galvão, em Guaratinguetá, possui um dos maiores acervos de docu-mentação histórica da região, entre fotos, jornais e documentos ofi ciais.

Ao contrário do que se possa imaginar, a instituição não se destina apenas a abrigar peças sobre o primeiro Santo Brasileiro, mas foi batizado em sua homenagem e tem Frei Antônio de Sant’Ana Galvão como seu patrono. A escolha se deu, além da importância religiosa, pela grande erudição de Frei Galvão, que era latinista, poeta e integrou a Acade-mia dos Felizes, a primeira academia de letras de São Paulo.

A idéia de se fundar um museu em Guaratinguetá nasceu no ano de 1957. Foi ideali-zado pelo jornalista João Martins de Abreu para funcionar na “Casa de Frei Galvão”, oca-sião que começou a reunir um acervo de peças destinadas a esse museu, que seria ligado à Sociedade Frei Galvão. Entretanto, por falta de verbas e apoio, a idéia não foi adiante.

Este ideal museológico ressurgiu em 1972, no ano do sesquicentenário da morte de Frei Galvão, alicerçado no Centro Social de Guaratinguetá e na Sociedade Frei Galvão. Inaugurado em 23 de dezembro de 1972 no primeiro andar do edifício do Centro Social, o museu teve sua fi ta inaugural descerrada pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vascon-cellos Motta e pelo Dr. João Baptista Rangel de Camargo, Presidente do Centro Social.

As primeiras peças e documentos vieram do acervo recolhido para a Casa de Frei Gal-vão. Com o decorrer dos anos, foi acrescentado a esse acervo inicial, uma valiosa coleção de peças, telas de artistas locais, objetos do folclore da região, móveis e arte sacra, além de centenas de documentos e fotos, doados por entidades e pela comunidade. A partir de 25 de outubro de 1998, a história do Museu Frei Galvão adquiriu um caráter inédito no Brasil com a beatifi cação de seu patrono Frei Galvão – primeiro brasileiro nato a ser elevado à glória dos altares.

Memória preservada – Durante as celebrações pela beatifi cação de Frei Galvão foi criada, em 1999, a Sala das Relíquias do religioso. Para tanto os objetos pessoais e relí-quias do frade foram transferidas do museu para instalações especialmente preparadas na casa onde ele nasceu. Com a canonização de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão em 2007, o Museu passou a ter referência internacional.

A transferência dos objetos de Frei Galvão para esta extensão do museu, no entanto, não diminui a importância do seu acervo, que tem como um dos grandes destaques o ar-quivo Memória de Guaratinguetá, inaugurado em 1980, que é composto por centenas de livros e mais de 200 mil documentos, reunidos, classifi cados e preservados. Fazem parte de sua coleção de documentos, acondicionados em dezenas de arquivos de aço, cerca de

MusEu fREI gAlVÃoQuARENTA ANos dE culTuRA, ARTE E dEVoÇÃo

por Thereza Maia

2.400 partituras musicais, incluindo obras de artistas locais como Dilermando Reis; 5.000 fotografi as, 22.000 negativos e 3.000 chapas de vidro ainda não reveladas; material sobre o folclore regional; e uma hemeroteca de quase 200 volumes, com jornais de Guaratingue-tá, entre eles exemplares do Mosaico, o primeiro jornal do Vale do Paraíba. Outras rarida-des do acervo são os arquivos do Poder Judiciário da cidade, com documentos datados de 1710 até 1960, e atas da Câmara Municipal, divididas em 35 volumes, desde 1814. Fazem também parte da coleção arquivos sonoros, cinemateca, monografi as e uma biblioteca com cerca de mil títulos.

Entre as várias seções do museu, merecem destaque as dedicadas à Revolução Consti-tucionalista de 1932, que conta com fardas, capacetes, medalhas e fotografi as do confl ito; e aos povos primitivos da região, com peças e artefatos indígenas encontrados na cidade, como uma urna funerária, machados de pedra, cachimbos e até mesmo os restos mortais de um índio.

No Museu Frei Galvão o visitante faz uma viagem de volta no tempo ao mergulhar no passado e conhecer um pouco mais da rica história de Guaratinguetá e também do Vale do Paraíba.

Fotos: Acervo Museu Frei Galvão

RESOLUÇÃO GRÁFICA