jornal folha do povo - maio 2012

12
folha povo do TURISMO PÁG. 05 HÁ 50 ANOS IMPRIMINDO CONCEITOS GUARATINGUETÁ, MAIO 2012 - ANO 50 - Nº 1188 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA TENDÊNCIA & ESTILO PÁG. 08 Foto: Zé Takahashi/ Ag. Fotositer Festa de Santo Antonio comemora aniversário de 382 anos de Guaratinguetá. Vem aí o inverno, a estação mais elegante do ano. Confira o que vai bombar na estação by Thamyris Bucharles. ÁGUA, COMBUSTÍVEL DA VIDA PÁG. 03 SABORES DA CIDADE PÁG. 06 Mangia che ti fa bene! No dia dos namorados ela é a escolha da maioria dos casais. Foto: Divuçgação Programa da Secretaria de Agricultura de Guaratinguetá propõe o equilíbrio entre a produção agropecuária e a utilização da água

Upload: editora-expedicoes

Post on 29-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

folha povodo

TURISMO

PÁG. 05

Há 50 ANOS IMPRIMINDO CONCEITOS

GUARATINGUETá, MAIO 2012 - ANO 50 - Nº 1188 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA

TendêncIa & eSTIlO

PÁG. 08 Foto

: Zé

Taka

hash

i/ A

g. F

otos

iter

Festa de Santo Antonio comemora aniversário de 382 anos de Guaratinguetá.

Vem aí o inverno, a estação mais elegante do ano. Confira o que vai bombar na estação by Thamyris Bucharles.

ÁGUA, COMBUSTÍVEL DA VIDA

PÁG. 03

SaBOReS da cIdade

PÁG. 06

Mangia che ti fa bene! No dia dos namorados ela é a escolha da maioria dos casais. Fo

to: D

ivuç

gaçã

o

Programa da Secretaria de Agricultura de Guaratinguetá propõe o equilíbrio entre a produção agropecuária e a utilização da água

Page 2: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

BASF NO RANKING DAS MELHORES EMPRESAS PARA COMEÇAR A CARREIRA

A BASF, indústria química líder mundial, pelo segundo ano consecutivo, figura no ranking das 30 Melhores Empresas para Começar a Car-reira. A pesquisa, promovida pela revista Você S/A, em parceria com a Cia de Talentos e a FIA (Fundação Instituto de Administração), é dirigida exclusivamente ao público jovem, ava-liando o Índice de Felicidade do Jovem (IFJ), o ambiente de trabalho, as práticas e as políti-cas de gestão de pessoas dentro das empresas. Este ano, participaram do processo 7.717 jo-vens, que responderam à pesquisa Melhores Empresas para Começar a Carreira. Foram convidadas a participar 400 empresas, sendo que 74 aceitaram fazer parte da pesquisa. No total, foram reconhecidas 30 organizações. Para chegar aos resultados, os organizado-res do ranking avaliaram líderes e colabora-dores efetivos com idade entre 20 e 28 anos. Além de um cenário econômico favorável, a maioria das empresas que almeja crescer e con-quistar espaço no mercado precisa de profissio-nais capacitados, engajados e com vontade de fazer acontecer. E os jovens fazem parte desse grupo. Por isso, a BASF investe continuamen-te no desenvolvimento de jovens profissionais. Um bom ambiente de trabalho é fundamen-tal. Nesse sentido, a BASF investe em progra-mas e ferramentas que possibilitem o auto-desenvolvimento de seus colaboradores. Um exemplo é o Programa Desenvolvimento do Colaborador, que acaba de completar um ano, provendo a proatividade, a auto-reflexão e a exploração das opções disponíveis na empresa para o desenvolvimento de seus profissionais. Transparência na avaliação - O resultado da avaliação é composto por três notas: a nota do jovem, peso 70%; a nota da empresa, peso 15%; e a nota dada pelo jornalista que visitou a em-presa, peso 15%. No desempenho da pesquisa, a BASF recebeu uma estrela (em um ranking de 1 a 3), com destaque para os itens: identidade - que valoriza o reconhecimento e identificação dos jovens com os valores e objetivos da empresa, e significado do trabalho – que ressalta o quão de-safiadora e realizadora é a atividade profissional.

Danilo Rosas

02 | folha do povo

| edITORIal |

“NÓS SOMOS OS PROTAGONISTAS DOS NOSSOS TUMULTOS E O RESULTADO DA FALTA DE CARÁTER DA CONDIÇÃO HUMANA INSÓLITA. NÓS SOMOS OS ARTESÃOS DO NOSSO DESTINO DE

LUZ, DA PAZ PRESENTE NO MUNDO.”

FMV http://fmarcondesvelloso.blogspot.com

ÁGUA MOLE...As moléculas de dois gases muito comuns na atmosfe-

ra dão origem ao mais importante elemento da natureza, aquele que possibilita a vida no planeta Terra: a água.

Nunca a fórmula H2O esteve tão em evidência como agora. A humanidade começa, bem devagar, diga-se de passagem, a ter consciência de que se acabar a água potá-vel no planeta, acaba a vida.

A péssima notícia é que as fontes de água potável não são renováveis, então, por mais cedo que comecemos a nos preocupar, já estaremos muito atrasados.

O temível efeito estufa, que provocaria o derretimento das geleiras, foi muito alardeado na década de 80. Muitos não acreditaram ou acharam que não seria tão grave assim. Realmente, não foi grave, foi catastrófico. Hoje, quem du-vidava já não o faz mais. E este exemplo é muito pertinente para que não cometamos o mesmo erro com a água.

O Brasil, país abençoado com muitas nascentes, rios caudalosos e com o gigantesco aquífero Guarani, precisa abrir os olhos e cuidar melhor deste bem tão precioso, que em pouco tempo valerá mais que ouro ou petróleo.

Muito tem sido feito e muito mais precisa ser rea-lizado em todos os níveis da federação: Municipal, Estadual e Federal.

Mas, o mais importante destes níveis é o Individual. Sim, a nossa consciência de preservação precisa estar em sinto-nia com as exigências básicas da vida. No momento em que lavamos a louça, tomamos banho, limpamos o carro ou qualquer outra atividade, devemos pensar muito seria-mente na questão.

A cidade de Guaratinguetá desponta com um projeto pioneiro de proteção das nascentes que teve 100% de ade-são entre os pequenos produtores rurais.

Estes bons exemplos precisam ser compartilhados e estendidos a toda população, principalmente aos grandes produtores e indústrias, principais consumidores deste bem tão precioso.

Não podemos desanimar desta luta. Água mole em pe-dra dura...

Editor: Danilo Rosas MTB/SP 37.619Administração: Renata RosasProjeto Gráfico: Studio DRCoordenadora Editorial: Lívia FernandesCoordenadora de Arte: Beatriz MathídiosRedação: Julio MazieroOperações Comerciais: Daniele Castro

Registrado em 12/04/1962 Reg. Livro B-1 nº 15 Fls 15 Mat. Jornais e RevistasFUNDADOR G. Dimas Carvalho Rosas - Reg. DRT/SP 7343 - SJPESP 2210Textos: Maria Athaíde e Ricardo AbissiDesign Gráfico: Kallel CapuchoComercial: Adriana Senne, Maria Athaíde e Luciana Maia.Tiragem: 10.000 exemplares Publicação Mensal Maio/2012 [email protected]. Para anunciar ligue (12) 3133-2449 ou pelo email: [email protected]ão: Resolução Gráfica

Editora Expedições: Rua Monsenhor Filippo, 367, Guara-tinguetá/SP – CEP 12.501-410 email: [email protected]. www.editoraexpedicoes.com.brA Editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

EXPEDIENTE

02 | folha do povo

folha povodo

Page 3: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

folha do povo | 03

| MaTÉRIa de caPa |

O Programa Produtor de Água de Guaratinguetá foi instituído para incentivar a prote-ção da qualidade e disponibilidade de água nas bacias hidrográficas do município, dois pilares fundamentais na garantia da vida e da economia.

Numa sociedade que se depara com o triste enfrentamento da possibilidade de ver o “combustível” que alimenta o ser vivo, diminuir em quantidade e qualidade, aumentando muito seu custo por ter sua produção prejudicada, esse programa é essencial para sua subsistência. Reconhecido nacionalmente como referência, ele tem como base auxiliar na permanência do produtor no campo, dando-lhe condições de manter ambiental e eco-nomicamente adequada a propriedade por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) ao produtor, no município.

O programa foi lançado em novembro de 2010 na Fazenda Esperança, bairro do Ta-quaral, com a presença de cerca de duas mil pessoas, entre autoridades representantes do estado, federação e municípios. O primeiro edital de chamamento ocorreu em setembro de 2011 e contou com a inscrição de 29 propriedades, que assinaram o contrato de adesão com a Prefeitura Municipal em dezembro do mesmo ano. Os resultados são extremamen-te positivos, o Programa já está cadastrado na ANA (Agência Nacional de Água) e o 2º Edital de Chamamento ocorreu neste mês de maio de 2012.

Por meio deste programa, a Secretaria da Agricultura consegue vencer o desafio de equilibrar dois seguimentos, a produção agropecuária e a questão ambiental no muni-

cípio. O produtor foi conscientizado de que hoje não é mais possível plantar seu arroz, criar seu gado sem ter que preservar a água e manter uma mata nativa para a garantia da biodiversidade.

O produtor rural, em Guaratinguetá, tem à sua disposição, gratuitamente, uma equipe técnica especializada composta de profissionais de nível superior e técnico, engenhei-ros agrônomos, médicos veterinários, bióloga, engenheiro ambiental sanitarista e técni-co agrícola. Além de assessorá-lo nesta tarefa, ela leva para dentro da sua propriedade um planejamento integral, o PIP, que faz uma análise completa no mapa da propriedade dentro da técnica do uso da capacidade do solo, um levantamento de todas as glebas da propriedade, das atividades que o produtor está desenvolvendo e realiza uma avaliação técnica, econômica e ambiental, que constata a possibilidade de maiores ganhos, com base na preservação.

Para que todo esse ganho social, financeiro e ambiental fosse viabilizado, a prefeitura vem se estruturando há quase 20 anos. Montou-se um projeto que culminou com a criação do Programa Produtor de Água, que teve na pessoa do vereador Osmar – que trabalha jun-to a Secretaria da Agricultura - seu grande defensor e esclarecedor na Câmara Municipal, que o aprovou por unanimidade. Sendo assim, está amparado pela Lei n°4.252, regula-mentado pelo Decreto n°7.484, que permitem verbas garantidas do orçamento municipal no valor de sete mil UFESP/ano, além de recursos oriundos do apoio financeiro e técnico dos parceiros do programa, SAEG, BASF, ACEVP, ANA e TNC (ONG internacional, que atua na preservação da Mata Atlântica).

Além deste projeto vital, com resultado e sucesso comprovado, o engenheiro e se-cretário municipal, Washington Agueda relatou inúmeras outras ações da Secretaria da Agricultura para a qualidade de vida, saúde e crescimento sustentável da população. Em Guaratinguetá foram plantadas 65 mil mudas de árvores nativas entre 2010 e 2011. Em 2012 estão sendo plantadas mais 60 mil, praticamente uma árvore para cada habitante. E, com o projeto do vereador Osmar, aprovado pela Câmara Municipal, para cada criança nascida no município plantar-se-á uma árvore.

A secretaria também mantém dois viveiros de mudas, um de mata atlântica, para distri-buição gratuita e orientada, e outro com espécies ornamentais para atender a urbanização. Uma horta hidropônica – Programa Horta Alimento – que troca com famílias de baixa renda, verduras por garrafas pet e que atende mais de 15 mil pessoas por ano, além de manter duas estufas menores, no Asilo Lar Vicentino e no Sitio do Juca. Houve também a instalação da GEM – Produtos Orgânicos, maior propriedade do Estado de São Paulo, que investiu um milhão de reais para atender adequadamente o mercado nacional e internacio-nal, chegando a vender para o Japão uma saca de café de 60 quilos por 600 dólares. Além do resgate da credibilidade e importância da Expoguará – Feira Comercial, Industrial e de Agronegócio – que neste ano faz parte da etapa nacional do gado girolando, maior produtor de leite no país.

Ter hoje a água garantida pelo homem do campo, ver o agricultor dignificado e valorizado, transformar a cidade, em num futuro muito breve, no pulmão do Vale, são conquistas que precisam ser defendidas com empenho e determinação, além de cobrar dos futuros governos, principalmente neste ano de eleições municipais, este mesmo comprometimento!

Programa da Secretaria de Agricultura de Guaratinguetá propõe o equilíbrio entre a

produção agropecuária e a utilização da água

Maria Athaíde

ÁGUA, COMBUSTÍVEL

DA VIDA

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Secretário da Agricultura Washington Agueda

Page 4: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

04 | folha do povo

| MaTÉRIa de caPa |

Osmar de Campos Barbosa, 54 anos, concursado como fiscal de tributos, prestando serviços ao INCRA há 22 anos. Passou pela Associação Agropecuária, Sindicato Rural e atualmente à disposição da Secretaria da Agricultura. É vereador, finalizando seu primeiro mandato.

Fotos à esquerda e no centro - Viveiro de mudas do Programa Horta Alimento que troca com famílias de baixa renda, verduras por garrafas pet e que atende mais de 15 mil pessoas por ano. Foto à direita - Viveiro da Secretaria de Agricultura em Guaratinguetá, onde foram plantadas 65 mil mudas de árvores nativas entre 2010 e 2011. Em 2012 estão sendo plantadas mais 60 mil, praticamente uma árvore para cada habitante.

Secretário Municipal de Agricultura, Engenheiro Washington Agueda, na área destinada ao viveiro de mudas na Secretaria da Agricultura, declara atender mais de 15 mil pessoas por ano com a horta hidropônica mantida junto às dependências da secretaria.

Produtores associados ao projeto Lançamento do projeto

ÁGUA, COMBUSTÍVEL DA VIDAFo

to: J

oão

Ath

aíde

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Foto

: Mar

ia A

thaí

de

Foto

: Mar

ia A

thaí

de

Foto

: Cel

so F

aria

Foto

: Cel

so F

aria

Foto

: Mar

ia A

thaí

de

Page 5: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

tradicional distribuição de doces.Em breve o município poderá contar com mais um santo, neste caso, uma santa, a

primeira Abadessa do Mosteiro de Guaratinguetá, Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, já que o processo de Beatificação e Canonização da religiosa, em sua fase dio-cesana, foi encerrado e enviado ao Vaticano.

A história da fé que formou e que move o município se completa com inúmeras outras homenagens e devoções que foram surgindo ao longo de seus 382 anos de existência, abençoados por todos os santos.

folha do povo | 05

| TURISMO |

Guaratinguetá comemora 382 anos, marcados por uma rica história e pela fé de seu povo. A mais antiga cidade do Vale do Paraíba é um retrato vivo da capacidade que a devoção religiosa tem de contribuir no desenvolvimento de uma comunidade.

Sua história começou a ser escrita em 1628, quando Jacques Félix, acompanhado de seus filhos, deu início ao povoamento da região após ter recebido as terras em doação. Então, pouco tempo depois, a fé começaria a dar sua contribuição nesta trajetória.

O importante papel desempenhado pela Igreja Católica na formação da sociedade colonial brasileira do século XVII pode ser observado na história de muitos povoados e vilas surgidas no período, principalmente nas datas de sua fundação ou mesmo nos nomes que receberam. Com Guaratinguetá não foi diferente, uma vez que sua fun-dação oficial aconteceu no dia 13 de junho de 1630, dia de Santo Antônio. O Santo Casamenteiro batizou a futura Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá e foi adotado como seu padroeiro. Desde então, o aniversário da cidade é comemorado em conjunto com as homenagens ao santo, em uma festa de devoção que já perdura 382 anos, mar-cada por novenas, missas, procissões, quermesses, shows e muita fé. A Festa de Santo Antônio de Guaratinguetá é uma das mais antigas do Vale do Paraíba.

Como era de costume na época, foi construída uma pequena capela em dedicação ao santo padroeiro, “erguida em palha e parede de mão”, como consta em relatos históricos do período. O primitivo templo cresceu em tamanho e beleza ao longo dos anos, se transformando em um dos mais importantes monumentos da cidade, a Catedral de Santo Antônio, eleita por seus moradores como a principal entre suas sete maravilhas.

Santos de casa - Guaratinguetá viveu profundamente três importantes fases da His-tória do Brasil, os ciclos do Açúcar, do Ouro e do Café. Durante a febre da busca pelo Eldorado, no século XVIII, quando milhares de aventureiros se dirigiam a Minas Gerais, a vila foi importante local para pouso de viajantes e posto de Registro da cir-culação do preciso metal. Foi neste período que a trajetória do lugarejo se modificou para sempre, primeiro, em 1717, com o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição por pescadores, que deu origem ao culto à Padroeira do Brasil e também à vizinha cidade de Aparecida, cujo território fazia parte de Guaratinguetá; e, vinte e dois anos depois, em 1739, com o nascimento do Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, que viria a ser o primeiro santo brasileiro.

Canonizado em 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI, Frei Galvão se cons-tituiu em um dos maiores símbolos de fé do país, levando o nome de sua terra natal a ser conhecido em praticamente todo o mundo. A festa em homenagem ao santo da terra acontece no dia 25 de outubro, data de sua beatificação, realizada, em 1998, pelo Papa João Paulo II. Diversos locais que de alguma forma fizeram parte da vida de Frei Galvão podem ser visitados na cidade, como a casa onde ele nasceu, a sala com suas relíquias, o museu, o memorial, a igreja erguida em sua devoção e a Catedral de Santo Antônio, onde ele foi batizado e celebrou sua primeira missa como sacerdote.

Guaratinguetá possui também uma das mais ricas manifestações de crença, cul-tura e folclore do Vale do Paraíba, a Festa de São Benedito. A festividade em ho-menagem ao santo é a mais antiga da região, sendo comemorada há mais de 250 anos na cidade, reproduzindo o modo de comemoração desde a época dos escravos, que eram devotos do santo protetor dos cozinheiros, dos negros e dos pobres. Re-conhecida como Patrimônio Imaterial da Cidade, o festejo preserva os costumes e a fé dos devotos através de manifestações populares herdadas dos africanos, como a Congada, o Moçambique e a cavalgada. O dia de São Benedito é comemorado na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa com missas, cavalarias, procissão e a

GUARATINGUETÁde todos os santos

Foto

: Mig

uel S

chin

cario

l

Foto

: Jul

io M

azie

ro

Foto

: Mig

uel S

chin

cario

l

Foto

: Dan

ilo R

osas

Foto

: Mus

eu F

rei G

alvã

o

Page 6: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

| SaBOReS da cIdade |

06 | folha do povo

Estamos falando de pizza. É isso aí! Há quem garanta que onde exista vida, neste ou noutro planeta, seguramente existirá pizza. E também que, a cada segundo, seja um “na-politano” ou um “cearense”, esteja-se instalando um “delivery”. No Brasil, o Dia dos Namorados é a data recorde no consumo dessa iguaria. A “pita”, seu nome inicial, nasceu em Nápoles, na Itália, mas com a chegada do tomate das Américas, via Espanha e casa “Borbone”, passou a ser conhecida como “pizza”. Era dobrada em quatro e degustada em pé. Mas nada mais, nada menos que a realeza, estabeleceu, com seu comportamento, a primeira pizzaria. Dizem que foi assim: Em 1762, o rei Ferdinando de Borbone decidiu comer uma pizza na Mercearia de Antonio Testa, próxima à Igreja de Santa Teresa AL Museo, e o fez, naturalmente sentado, usando prato e talheres, como condiz a um nobre. Desde então, pizzarias tornaram-se populares entre nobres e plebeus.

Para incrementar nossa matéria, fomos buscar uma casa genuinamente “da terra” e também a mais premiada pelas autoridades gastronômicas. A Pizzaria Papatutti surgiu decorrente da paixão do Chef Sérgio Cugolo, que sempre gostou de comer e fazer pizza. Bancário por profissão, confeccionava suas pizzas em casa e entregava numa sede de veteranos da vizinhança. Quando conheceu Irene, sua esposa, o casal decidiu montar um negócio na área da alimentação, a princípio congelados. Então, ele foi comprando a ins-talação, freezer, fogão, cortador de frios, entre outros, quando percebeu, tinha tudo para montar uma pizzaria. No ano de 1995, procurou um ponto e usou suas férias para iniciar as atividades. No início, apenas como delivery, numa pequena casa na esquina da Praça

Piratininga, bairro Campo do Galvão. Em 2004 decidiram inaugurar o salão, até hoje localizado na Rua José Viana Credídio, 81, no mesmo bairro. Desde 2006 a “Papatutti” figura na Revista Veja Vale Montanha como a melhor da cidade, são seis anos consecuti-vos de reconhecimento, graças ao trabalho harmônico do casal. O conceito de qualidade da casa resume-se em boa comida, história e prazer. Numa atmosfera de descontração e bem estar, a simplicidade aliada ao bom gosto do ambiente, decorado com antiguidades, remete o cliente a uma viagem no tempo. O verde da natureza, a iluminação especial, a música de qualidade, a cozinha à vista e o aroma que se expande promovem a mágica do sabor aliado ao prazer. “Você só fica num lugar quando se sente bem. Sempre tive o hábito de colecionar antiguidades e trouxe isso para o nosso negócio, são peças que mostram a evolução dos utensílios. Estamos na contramão da tendência do prático e rápido. Co-mida, acima de tudo é arte. Quero que o cliente, aqui dentro, esqueça o que vai lá fora, curta um bom papo, ao som de boa música, ao sabor de uma boa comida”, declara Irene, responsável pela ambientação da casa.

“O segredo do nosso sucesso não é só do esmero no atendimento, ambiente aconche-gante, excelência dos ingredientes ou mesmo resultado das receitas criativas, mas, acima de tudo, da energia empregada na preparação de cada prato. Nós amamos o que fazemos, e imprimimos este amor ao nosso produto”, define Sérgio.

Nas quintas e sextas-feiras a Papatutti promove a Noite Italiana, quando o cliente monta seu prato com uma diversidade de ingredientes, além de massas e molhos artesanais.

No Dia dos Namorados a pizza é a escolha da maioria dos casais

Mangia che ti fa bene!

Fotos: Divulgação

Page 7: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

| cOlcHa de ReTalHOS |

por Maria Athaíde

folha do povo | 07

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Numa tarde pra lá de agradável, gerações se encontraram para degustar delícias de boteco em evento ocorrido na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, de Guaratinguetá. Na foto, Carol e a filha Maria Clara, dividem a alegria com a mamãe Cori e a eterna amiga da família, a radialista Neuza Cipolli.

Caso de Família

Totalmente em sintonia, o casal Adriana e Caique

demonstram que o casamento pode fazer muito bem para a relação a dois. Com sua

elegância discreta Adriana é reconhecida pelos que a

cercam como conciliadora e leal. Provavelmente seja

este o grande diferencial fomentador deste belo clima.

Temperatura Máxima

Somente uma festa espetacular para presentear nossa sociedade com a ilustre presença do simpático casal Sônia e Edgar Spalding. Não há quem não tenha saudades dos tempos em que, com sua competência, Edgar presidiu o Itaguará. Ah, não se fazem mais presidentes como antigamente!

Casal 20

O mega casamento que selou a união das famílias Kalil Francis e Tannous reuniu o cremme de la cremme da sociedade paulista na

Igreja Nossa Senhora das Graças, em Guaratinguetá.

Na foto, o casal de tios que apadrinharam o noivo, Senhor Jonh Paul Kouri e Youmna Boutros Tannous

Kouri, da rede Máximo Supermercados.

Mil e Uma Noites

Exibindo seu sorriso franco, em tarde de Botecos na Praça, o advogado Tavares, cumprimentou amigos e posou para foto. Quem o conhece sabe do seu excelente trabalho como jurista e cidadão junto à associação que reúne as Sociedades Amigos de Bairro da qual é um dos fundadores.

Acima de Qualquer Suspeita

Vivendo um verdadeiro conto

de fadas, os noivos Cristina e Boutros extravasaram seu

contentamento durante a recepção oferecida

aos convidados na Sociedade Hípica de Guaratinguetá. Com

direito às típicas comemorações da

cultura, a qual pertence o casal, todos puderam

relaxar e curtir.

Love Story

Em assembléia que elegeu a nova diretoria da Aprova - Associação de Proprietários de Veículos Automotores, a presidente Luciana Maia, que deixava o cargo, e sua filha Giovanna, divertiam - se com o sorteio de brindes aos presentes. De um lado, o diretor administrativo Dr. Joaquim Dias e, do outro, o primeiro secretário eleito, engenheiro Justo dos Santos.

Cheias de charme

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Foto

: Joã

o A

thaí

de

Page 8: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

| MOda |

08 | folha do povo

A temperatura começa baixar, um friozinho está no ar. È chegada a estação mais elegante do ano. No inverno, observamos as pessoas mais produzidas, mais bonitas e elegantes. Talvez por este motivo eu seja apaixonada pelos looks de inverno e aqui farei um resumo de tudo que estará em alta nesta estação, em 2012.

Para começar vamos falar da tendência PEPLUM. Quem nunca ouviu falar, com certeza já deve ter visto por ai alguma peça com esta proposta. Trazendo a silhueta bem definida com quadris volumosos, esta peça surgiu nos anos 40 e voltou com tudo neste inverno. Algumas pessoas adoram, porém, é uma roupa bem polêmica, não é qualquer uma que pode e tem a coragem de usar. Para mim, o Peplum é super elegante! E você, o que acha? Exótico não é mesmo?

Outra tendência forte deste inverno serão as PRINTED PANTS. A cada dia que passa, as calças estampadas ocupam um espaço cativo nos armários, tornando-se mais amadas e mais usadas. Fica lindo misturar uma calça estampada com um ca-saco de uma cor sóbria e um cachecol - look mega Europeu. Todavia, é necessário atenção e discernimento para saber compor o look, ou ele se tornará “cafona”.

Provavelmente, o tema mais comentado neste inverno seja a volta do uso das ma-ravilhosas e sedutoras FENDAS. Elas estão aparecendo em todas as ocasiões desde as mais glamorosas até as mais descontraídas.

Para finalizar esse nosso primeiro encontro, vou dar uma dica de um estilo que eu adoro, o chamado CASUAL STYLE. Sou super fã e adepta dessa tendência. O casual style é uma composição mais descontraída, que fica linda quando se mistu-ram estilos diferentes, como por exemplo um blazer, uma boa bolsa e um sneaker.

Por favor, caso tenham dúvidas, ou queiram saber mais de algum tema ou tendên-cia, favor enviar um email para que nossas próximas matérias possam também abor-dar os assuntos de interesse mais comum. Beijinhos! Fotos: Zé Takahashi / Ag. Fotosite

Thamyris Bucharles tem 20 anos, estuda Relações Internacionais com foco em Fashion Bussines e estará com vocês mensalmente por meio da Folha do Povo.

Contato pelo e-mail: [email protected]

VEM AÍ O INVERNO, A ESTAÇÃO MAIS ELEGANTE DO ANO

por Thamyris Bucharles

Triton

Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto

André Lima Amapo

Page 9: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

| eSPORTe |

folha do povo | 09

OS OBjETIVOS DO GUARATINGUETÁNO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com elenco reformulado, Garça inicia campanha para lutar pelo acesso no Brasileirão

Ricardo Abissi

Depois de mudanças no elenco o Guaratinguetá futebol tem apresentado, ao menos, um futebol diferente no Campeonato Brasileiro da série B.

Apesar das derrotas, o que se percebe é um time mais aguerrido e com objetivo, que ainda encontra dificuldades por estar se entrosando e aprimorando a parte técnica e física, mas é uma equipe tecnicamente melhor que a do Paulistão do início do ano.

Em três jogos, o Guaratinguetá perdeu dois jogando fora de casa (Criciúma e CRB) e venceu o jogo do Dario Rodrigues Leite, contra o Ceará, pela segunda rodada do Brasileiro.

A expectativa em torno da equipe da Garça é por conta dos reforços que che-garam, como Lenílson, que já foi campeão brasileiro pelo São Paulo, em 2005,

jovens atletas como Alemão, que já teve passagem pelo Santos, e Formigoni, que foi revelado pelo Tricolor Paulista.

Além desses jogadores, uma informação que chamou a atenção no Dario Ro-drigues Leite é a permanência do atacante Lúcio Flávio no Tricolor do Vale. O atleta que se recupera de uma lesão, deve estar à disposição do técnico Carlos Otávio até a metade do mês de junho.

Com esses nomes, o Guaratinguetá inicia o Brasileiro com uma postura dife-rente daquela quando começou o Campeonato Paulista e se manter uma regu-laridade em casa, e buscar pontos jogando fora, pode sonhar com o acesso, já que neste ano não há times grandes de São Paulo e Rio de Janeiro na série B do Brasileirão.

Foto

: Ric

ardo

Abi

ssi

Foto

: sxc

.hu

Page 10: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

10 | folha do povo

Page 11: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

folha do povo | 11

Page 12: Jornal Folha do Povo - Maio 2012

RESOLUÇÃO GRÁFICA

12 | folha do povo

| aGenda |

Nem nos rios, o homem ficou livre da sensação de impotência diante desta força da natureza. No filme “O Rio do Desespero”, Mel Gibson tenta salvar sua fazenda de uma inundação iminente. Mesmo tema de “Enchente, Quem Salvará Nossos Filhos?”. Na produ-ção “Tempestade”, Morgan Freeman e Christian Sla-ter se envolvem com um roubo a banco durante uma inundação. Os rios também foram sinônimo de muita tensão, no eletrizante “Amargo Pesadelo”, que mostra as agruras de quatro amigos que decidem descer um curso d’água e são perseguidos implacavelmente pelos moradores locais. Em “Rio Selvagem”, Meryl Streep tenta salvar sua família, ameaçada por sequestradores, ao longo de perigosas corredeiras.

Os mares também foram cenário de mistérios e aven-turas claustrofóbicas, como “O Segredo do Abismo”, de James Cameron, no qual trabalhadores de uma platafor-ma submarina enfrentam uma ameaça de outro mundo, mesmo tema aliás dos posteriores e genéricos “Levia-than” e “Abismo do Terror”. Em “Waterworld, o Segredo das Águas”, o mutante Kevin Costner tenta salvar uma menina que tem em seu corpo o mapa para levar a huma-nidade para a terra seca num planeta Terra afogado pelo aquecimento global.

Prenda a respiração e divirta-se!

| cUlTURa e aRTe |

HAjA ÁGUA!A água é o mais importante elemento para a manuten-

ção da vida. Foi nela que os primeiros organismos surgi-ram, evoluíram e povoaram o planeta. Hoje, a humani-dade tem uma séria questão pela frente: como preservar suas fontes hidrominerais e garantir a vida no futuro?

No cinema, a água sempre impôs um respeito que não existe na vida real. E, mais do que fonte de vida, nas telas a água, doce ou salgada, foi mensageira da morte, retratada como uma força que não pode ser contida. E esta ideia vem desde a Mitologia Greco Romana, com o deus dos Mares Poseidon (ou Netuno para os romanos) que controla as águas e os seres que nela habitam, ou mesmo na Bíblia, com a abertura do Mar Vermelho para Moisés e seu povo fugir do Egito, esta força se mostrou avassaladora.

As tragédias naturais ganharam nas telas, impacto e emo-ção. No filme “Além da Vida”, de Clint Eastwood, a sequ-ência inicial reproduz de forma assustadora o tsunami que destruiu a ilha de Puket, na Indonésia. Estas ondas gigantes, aliás, aparecem também em “Impacto Profundo”, causadas pela queda de um cometa; em “O Dia Depois de Amanhã”, geradas pelo aquecimento global; no filme “Mar em Fúria”, em decorrência de uma violenta tempestade; e em “O Desti-no do Poseidon” e em sua refilmagem “Poseidon”, nos quais elas tombam modernos transatlânticos.

Festa de Santo Antônio

Tema: Como Santo Antônio proclamamos a ver-dade da Fé!Lema: “Nós cremos Senhor, mas aumentai a nossa fé!”

Dias 01 a 12 - Santa Missa às 7h e 19h e Oração da Treze-na de Santo Antônio às 15 horas (Lembramos aos fiéis que participarão da Santa Missa, que o gesto concreto sugerido, do dia 1º ao dia 12 serão na seqüência: feijão, açúcar, arroz, macarrão, óleo, pó de café, fralda geriátrica, produtos de hi-giene pessoal, arroz, cobertores, macarrão e, de novo, feijão)Dia 13 – Haverá três missas. 8h - Com benção e distribuição de pães10h - Missa Solene17h - Procissão e Missa de Encerramento da Festa