ficha produto-manjericão footer - sonatural.pt · ainda hoje, os indianos consideram-no uma planta...

2
Ocimum Basilicum MANJERICÃO O Manjericão, cujo nome científico é Ocimum Basilicum, é uma planta também popularmente conhecida como Basílico ou Alfavaca. É originário da Índia, local onde se descobriram as suas principais propriedades e benefícios, sendo aí utilizado para fins medicinais e na culinária. Ainda hoje, os indianos consideram-no uma planta sagrada que contribui para o desenvolvimento do crescimento espiritual, promovendo o relaxamento e o equilíbrio. O manjericão contém muitos nutrientes e possui diferentes funções, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. O Manjericão é originário do Médio Oriente, da Índia e da região mediterrânica, mas é hoje plantado um pouco por todo o mundo. Apareceu na Europa no séc. XVI. Na Índia, é uma planta sagrada e é muito plantado nos templos onde é conhecido pelo nome de Tulsi (Ocymum Demiflorum). Era também uma planta simbólica para os antigos gregos e romanos que acreditavam que continha poderes de reconciliação. No norte da Europa e no Haiti está associada ao amor. Não há hoje aldeia grega onde não paire nos ares o doce perfume do Basílico (Ocymum Minimum), conhecido por Greek Basil e que corresponde ao nosso manjerico dos santos populares. As orins Fonte de betacaroteno, um dos melhores aliados do bronzeado, esta planta diurética estimula o fígado e ajuda a combater insónias e dores menstruais. O Manjericão Grande ou Manjericão Doce (Ocymum Basilicum) é uma planta herbácea da família das mentas que também são lamiáceas (labiadas), existindo em cerca de 150 variedades. Uma delas é o nosso manjerico dos santos populares. Todas estas possuem propriedades muito semelhantes. A variedade mais popular entre nós é conhecida por Alfádega, Basílico, Alfavaca, Erva-Real ou Manjericão de Folha Grande. Chega a atingir 45cms de altura e 30cms de amplitude. Propriedades Sabia que... Na Índia, é cultivado como planta sagrada e conhecido como o rei das ervas, graças às suas propriedades medicinais. O Manjericão não serve só para enfeitar, mas também para cozinhar e afastar as moscas das sardinhas. Os gregos utilizam-na também para esse fim, plantando-a na entrada das casas, igualmente como sinal de boas vindas. O seu aroma e sabor vêm-lhe do óleo essencial Anetol que também é um dos constituintes principais do anis. O componente Estragol, também existente no Estragão, o Eucaliptol e o Eugenol, fazem parte do cravinho e o Linalol, que também existe na Alfazema. Daí o forte aroma, quase inebriante, do Manjericão. É uma boa fonte de betacaroteno, a vitamina A existente nos vegetais e frutos amarelos. Tem ainda cálcio e vitamina C. B enefícios https://www.facebook.com/SoNaturalJuices https://www.instagram.com/SoNaturalJuice

Upload: haanh

Post on 08-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha Produto-manjericão footer - sonatural.pt · Ainda hoje, os indianos consideram-no uma planta sagrada que contribui para o desenvolvimento do crescimento espiritual, promovendo

Ocimum BasilicumMANJERICÃO

O Manjericão, cujo nome científico é Ocimum Basilicum, é uma planta também popularmente conhecida como Basílico ou Alfavaca. É originário da Índia, local onde se descobriram as suas principais propriedades e benefícios, sendo aí utilizado para fins medicinais e na culinária.Ainda hoje, os indianos consideram-no uma planta sagrada que contribui para o desenvolvimento do crescimento espiritual, promovendo o relaxamento e o equilíbrio. O manjericão contém muitos nutrientes e possui diferentes funções, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

O Manjericão é originário do Médio Oriente, da Índia e da região mediterrânica, mas é hoje plantado um pouco por todo o mundo. Apareceu na Europa no séc. XVI. Na Índia, é uma planta sagrada e é muito plantado nos templos onde é conhecido pelo nome de Tulsi (Ocymum Demiflorum).Era também uma planta simbólica para os antigos gregos e romanos que acreditavam que continha poderes de reconciliação. No norte da Europa e no Haiti está associada ao amor. Não há hoje aldeia grega onde não paire nos ares o doce perfume do Basílico (Ocymum Minimum), conhecido por Greek Basil e que corresponde ao nosso manjerico dos santos populares.

As ori�ns

Fonte de betacaroteno, um dos melhores aliados do bronzeado, esta planta diurética estimula o fígado e ajuda a combater insónias e dores menstruais. O Manjericão Grande ou Manjericão Doce (Ocymum Basilicum) é uma planta herbácea da família das mentas que também são lamiáceas (labiadas), existindo em cerca de 150 variedades. Uma delas é o nosso manjerico dos santos populares.Todas estas possuem propriedades muito semelhantes. A variedade mais popular entre nós é conhecida por Alfádega, Basílico, Alfavaca, Erva-Real ou Manjericão de Folha Grande. Chega a atingir 45cms de altura e 30cms de amplitude.

Propriedades

Sabia que...Na Índia, é cultivado como planta sagrada e conhecido como o rei das ervas, graças

às suas propriedades medicinais.

O Manjericão não serve só para enfeitar, mas também para cozinhar e afastar as moscas das sardinhas. Os gregos utilizam-na também para esse fim, plantando-a na entrada das casas, igualmente como sinal de boas vindas.O seu aroma e sabor vêm-lhe do óleo essencial Anetol que também é um dos constituintes principais do anis. O componente Estragol, também existente no Estragão, o Eucaliptol e o Eugenol, fazem parte do cravinho e o Linalol, que também existe na Alfazema. Daí o forte aroma, quase inebriante, do Manjericão. É uma boa fonte de betacaroteno, a vitamina A existente nos vegetais e frutos amarelos. Tem ainda cálcio e vitamina C.

B enefícios

https://www.facebook.com/SoNaturalJuices https://www.instagram.com/SoNaturalJuice

Page 2: Ficha Produto-manjericão footer - sonatural.pt · Ainda hoje, os indianos consideram-no uma planta sagrada que contribui para o desenvolvimento do crescimento espiritual, promovendo

Bom ap etite e boas c�heitas!

Sabia que...O manjericão é muito

utilizado para a obtenção de óleo essencial, importante

na indústria de perfumaria e na aromatização de alimentos e bebidas.

Fontes:http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/manjericaohttp://www.remedio-caseiro.com/manjericao-beneficios-e-propriedades/https://hortas.info/como-plantar-manjericao http://saborbasico.blogspot.pt/2013/09/manjericao-curiosidades-e-dicas.ht

É um tónico geral do organismo e um desinfetante digestivo. Estimula o fígado, é diurético e refrescante. É ainda utilizado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, insónias nervosas, espasmos gástricos, depressão e perdas de memória.Estudos feitos sobre esta planta indicam que é um estabiliza-dor dos níveis de glicémia, podendo ser utilizado para controlar a diabetes. Quando aplicada na pele, pode, contudo, causar alergias nas tezes mais sensíveis. De acordo com a America Cancer Society, uma dieta rica em vitamina A pode diminuir o risco de alguns tipos de cancro.

Saúde

Sabia que...Na região do Mediterrâneo,

a erva é plantada em beirais das janelas para

repelir mosquitos e moscas domésticas.

P lantar O Manjericão é uma planta que cresce melhor em temperaturas acima de 18°C, não suportando baixas temperaturas. Em regiões de clima frio, deve ser cultivada dentro de estufas ou durante os meses do ano em que as temperaturas não descem abaixo de 15°C. Em regiões de clima quente, o Manjericão pode ser cultivado durante todo o ano.Necessita de uma boa luminosidade e deve receber luz solar direta, pelo menos durante algumas horas, diariamente. O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo e apenas solos muito ácidos são inadequados.É necessário irrigar com frequência para que o solo seja mantido levemente húmido. Tanto a falta, quanto o excesso de água, prejudicam o manjericão.As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente. Também podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal, com aproximadamente10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas e cercade 10 a 15cms de altura.O Manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos.A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre entre 60 a 90 dias após o semeio. As flores são também comestíveis.

https://www.facebook.com/SoNaturalJuices https://www.instagram.com/SoNaturalJuice