ficha auto-avaliacao 13 14 de 4junho com simulação 3paginas

4
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PIONEIROS DA AVIAÇÃO PORTUGUESA Código – 170744 ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA Relatório de Autoavaliação Identificação do Avaliado NIF Grupo de Recrutamento: 520 - Biologia e Geologia Situação Profissional: Docente em regime de contrato a termo resolutivo Identificação do Avaliador NIF Grupo de Recrutamento: : 520 - Biologia e Geologia Condição de Avaliador: Avaliador interno Período em Avaliação: 13-05-2014 / 25-05-2014 Cumprimento do Serviço: Mais de 95% Menos de 95% O relatório de autoavaliação deverá incidir sobre os elementos abaixo discriminados, constituído por um máximo de 3 páginas, não lhe podendo ser anexados documentos. 1 - Elemento: Prática Letiva Autoavaliação Fui colocada no dia 10 de outubro de 2013 na Escola Secundária da Amadora (ESA), com 14 horas letivas, a lecionar a disciplina de Biologia e Geologia no 11º ano turma 5 do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e a disciplina de Química Aplicada no 12ºano turma 15 do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial. Desde o mesmo dia que o meu horário foi retificado para 15 horas letivas. Lecionei também o RA - Reforço de Aprendizagem da turma 11º5. Preparei com rigor todas as atividades letivas e utilizei recursos variados, analisados e melhorados através da reflexão que desenvolvi sobre as práticas. São exemplos de recursos utilizados: manual e caderno de atividades adotados, quadros convencional e interativo, fichas diversas, protocolos experimentais, guiões de visita de estudo, apresentações multimédia, filmes, guiões para a realização de pesquisa, individual e/ou de grupo, elaboração de posters de divulgação científica, folhetos, saídas de campo e visitas de estudo. Considero que a diversidade de instrumentos e práticas pedagógicas, que incluem as avaliações realizadas, permite desenvolver capacidades e competências variadas nos alunos, contribuindo para a concretização da diferenciação pedagógica, imprescindível para a inclusão da diversidade discente. As planificações foram elaboradas em grupo. Preparei as estratégias para cada ano de escolaridade, por período. Promovi o desenvolvimento de todas as competências previstas nos currículos nacionais das disciplinas que lecionei, utilizando os conteúdos das diversas disciplinas. Colaborei nas decisões curriculares respeitantes à integração da planificação de acordo com a articulação vertical e horizontal. Proposta de Pontuação 2 - Elemento: Atividades Promovidas Autoavaliação Coloquei ênfase no desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, processual e atitudinal que são fundamentais para o desenvolvimento da literacia científica e

Upload: teresa-xana-silva

Post on 12-Jan-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ficha auto-avaliação

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha Auto-Avaliacao 13 14 de 4Junho Com Simulação 3Paginas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PIONEIROS DA AVIAÇÃO PORTUGUESACódigo – 170744

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA

Relatório de Autoavaliação

Identificação do Avaliado NIF

Grupo de Recrutamento:520 - Biologia e Geologia

Situação Profissional:

Identificação do Avaliador NIF

Grupo de Recrutamento::

Condição de Avaliador:

Período em Avaliação: /

Cumprimento do Serviço: Mais de 95% Menos de 95%

O relatório de autoavaliação deverá incidir sobre os elementos abaixo discriminados, constituído por um máximo de 3 páginas, não lhe podendo ser anexados documentos.

1 - Elemento: Prática LetivaAutoavaliação

Fui colocada no dia 10 de outubro de 2013 na Escola Secundária da Amadora (ESA), com 14 horas letivas, a lecionar a disciplina de Biologia e Geologia no 11º ano turma 5 do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e a disciplina de Química Aplicada no 12ºano turma 15 do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial. Desde o mesmo dia que o meu horário foi retificado para 15 horas letivas. Lecionei também o RA - Reforço de Aprendizagem da turma 11º5. Preparei com rigor todas as atividades letivas e utilizei recursos variados, analisados e melhorados através da reflexão que desenvolvi sobre as práticas. São exemplos de recursos utilizados: manual e caderno de atividades adotados, quadros convencional e interativo, fichas diversas, protocolos experimentais, guiões de visita de estudo, apresentações multimédia, filmes, guiões para a realização de pesquisa, individual e/ou de grupo, elaboração de posters de divulgação científica, folhetos, saídas de campo e visitas de estudo. Considero que a diversidade de instrumentos e práticas pedagógicas, que incluem as avaliações realizadas, permite desenvolver capacidades e competências variadas nos alunos, contribuindo para a concretização da diferenciação pedagógica, imprescindível para a inclusão da diversidade discente.As planificações foram elaboradas em grupo. Preparei as estratégias para cada ano de escolaridade, por período. Promovi o desenvolvimento de todas as competências previstas nos currículos nacionais das disciplinas que lecionei, utilizando os conteúdos das diversas disciplinas. Colaborei nas decisões curriculares respeitantes à integração da planificação de acordo com a articulação vertical e horizontal.

Proposta de Pontuação

2 - Elemento: Atividades PromovidasAutoavaliação

Coloquei ênfase no desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, processual e atitudinal que são fundamentais para o desenvolvimento da literacia científica e ambiental dos cidadãos. Nesse sentido, propus-me a desenvolver estratégias que propiciassem nos alunos metodologias de investigação e de síntese, relativamente aos conteúdos programáticos das disciplinas lecionadas, quer a um nível teórico quer a um nível prático. Considero que contribuí para aumentar a literacia científica e cultivar uma consciência mais participativa e cívica, bem como para incentivar o espírito crítico e o interesse, e ainda desenvolver capacidades de expressão oral e escrita, argumentação e raciocínio nos meus alunos.Promovi sempre a apreciação do cumprimento das tarefas propostas com os meus alunos, oralmente em sala de aula, e é frequente na minha prática pedagógica utilizar o incentivo e a crítica positiva. Tento sempre evitar a ordem de saída de sala de aula e recorro, sempre que se afigura necessário, à comunicação com o Encarregado de Educação através do Diretor de Turma. Faço uma análise cuidada dos resultados obtidos, de forma a traçar estratégias mais envolventes para os alunos, e que não visem apenas a via do facilitismo.Foi sempre prestado apoio na aprendizagem de todos os alunos sem exceção e sempre me mostrei disponível dentro e fora da sala de aula para esclarecer as dúvidas colocadas pelos alunos, adequando as estratégias para a superação das dificuldades Este apoio foi feito individualmente e/ou em grupo, na sala de aula e fora dela, quando solicitada. As estratégias definidas nos Conselhos de Turma para apoiar nas aprendizagens dos alunos foram cumpridas na íntegra.

Page 2: Ficha Auto-Avaliacao 13 14 de 4Junho Com Simulação 3Paginas

Procurei incentivar as atitudes corretas dos alunos e as suas melhorias e, sempre que possível, dar a conhecer esses sucessos ao Conselho de Turma, Diretor de Turma e Encarregados de Educação.O apoio prestado decorreu ainda da relação pedagógica estabelecida com os alunos, empenhando-me em encontrar respostas para as diferentes situações com que me fui deparando, nomeadamente através da utilização do e-mail. Adaptei objetivos, conteúdos, estratégias e avaliações formativa e sumativa, atendendo à especificidade do aluno/turma.

Proposta de Pontuação

3 - Elemento: Análise dos resultados obtidosAutoavaliação

Por considerar a avaliação um dos elementos mais importantes da aprendizagem, os alunos tiveram acesso aos respetivos critérios e parâmetros e, foram confrontados com o resultado do seu desempenho, chamados a emitir opinião, colaborando na sua avaliação. Privilegiei, sempre, a autoavaliação, assente nos princípios da avaliação formativa, sem descurar o caráter diagnóstico e autorregulador da mesma. Preocupei-me em avaliar com sentido de justiça, recorrendo a instrumentos e metodologias diversificados, transformando-os e adequando-os sistematicamente. Apresento sumariamente os instrumentos/recursos utilizados neste processo e, que me possibilitaram pôr em prática critérios de avaliação objetivos e que me ajudaram a conhecer o resultado da minha ação, permitindo-me a reformulação de estratégias, práticas e recursos: testes de diagnóstico, testes formativos e sumativos; fichas de trabalho e/ou do caderno de atividades; questionários orais e escritos; observação direta das atitudes (assiduidade, pontualidade, comportamento, relação com os outros, participação e empenho, sentido de responsabilidade), trabalhos de casa; caderno diário; trabalhos escritos (cartazes, por exemplo), fichas de auto avaliação. As fichas de avaliação foram realizadas com um grau de dificuldade adaptado às exigências das orientações curriculares e fiz com que os seus principais objetivos se relacionassem com a utilização de fontes. Tive sempre em atenção a qualidade de apresentação gráfica, a clareza das questões e o tempo para a sua realização; os objetivos foram, antecipadamente, trabalhados com os alunos, o que permitiu a orientação do seu trabalho. Desta forma, o processo de avaliação das aprendizagens, considerando critérios, instrumentos, grelhas de avaliação e as fichas de autoavaliação foram parte integrante e reguladora das referidas aprendizagens.

Proposta de Pontuação

4 - Elemento: Contributo para os objetivos e metas fixadas no Projeto EducativoAutoavaliação

Considero que contribuí para a concretização dos objetivos e metas do PAA incentivando a participação dos alunos em atividades propostas pelo Departamento, bem como em atividades propostas por outros Departamentos ou outras Equipas de Trabalho existentes na Escola. Cumpri o estabelecido nos Projetos Curriculares de Turma, tendo colaborado na sua elaboração e concretização.Participei ativamente em todas as reuniões de grupo e em todos os Conselhos de Turma, e ficaram devidamente justificadas todas as ausências. Nestas reuniões realizei todas as tarefas que me foram atribuídas. Cumpri todas as tarefas propostas com seriedade, honestidade e zelo.Criei relações de empatia recíproca que resultaram num ambiente de confiança e respeito mútuo com todos os membros da comunidade educativa: alunos, encarregados de educação, órgãos de gestão, pessoal docente e não docente. Proporcionei um bom ambiente de trabalho em todas as atividades que participei.Cumpri as atividades do Grupo Disciplinar/Agrupamento que constam do Plano Anual de Atividades, nomeadamente as que são abertas à comunidade escolar. Especificamente, promovi e dinamizei as atividades: a) palestra dinamizada pela Associação de Apoio à Vítima subordinada ao tema "Violência Doméstica/Violência no Namoro" no dia 21 de outubro, b) visita de estudo à praia de São Pedro do Estoril no dia 6 de novembro, c) visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz e Central Solar Fotovoltaica da Amareleja nos dias 8 e 9 de janeiro, d) visita de estudo ao dia aberto da Universidade Lusófona no dia 13 de fevereiro, e) palestra promovida pela Polícia de Segurança Pública subordinada ao tema "Segurança Rodoviária" no dia 12 de maio. Contribuí ainda ativamente para o Projeto Testes Intermédios.

Proposta de Pontuação

5 - Elemento: Formação realizada e o seu contributo para a melhoria da ação educativaAutoavaliação

Em relação ao desenvolvimento de estratégias de aquisição e de atualização do conhecimento profissional (cientifico, pedagógico e didático) tem constituído uma prioridade, nem sempre alcançada, pelo facto da inexistência de vaga nas ações creditadas, ou por ausência de oferta na área disciplinar/interesse profissional. Ainda assim, frequentei com aprovação a Ação de Formação “BIODIVERSIDADE AQUÁTICA: A ZONA INTERDITAL COMO LABORATÓRIO NATURAL ”, com a duração de 35 horas que decorreu entre 11 de outubro e 02 de novembro de 2013, com atribuição de 1,4 créditos.No presente ano letivo fiz um investimento na disciplina de Química Aplicada que até agora não tinha lecionado.

Page 3: Ficha Auto-Avaliacao 13 14 de 4Junho Com Simulação 3Paginas

Consultei planificações, estruturei planos de aula, selecionei materiais, desenvolvi estratégias, propus atividades e prestei auxílio aos alunos, nomeadamente, nas aulas práticas. Pelo exposto, considero que foi bastante proveitoso este investimento profissional e individual e creio ter contribuído grandemente para a minha formação profissional.Gostaria apenas ainda de dizer que na área que leciono, Biologia e Geologia, a rapidez com que o conhecimento evolui, a sua amplitude e as implicações na vida quotidiana dos cidadãos constituem-se como desafios a que tenho de responder. Creio, portanto, ser necessário estar atenta a ações no âmbito do conhecimento específico destas ciências e efetuar atualizações constantes. A prática pedagógica é uma componente que se reveste de particular importância para um professor. É bem verdade que essa atualização se tem desenvolvido no local de trabalho, em resposta a situações concretas. A reflexão sobre as práticas, efetuada pelos professores e a divulgação e partilha de materiais e recursos que efetuamos tem sido uma fonte constante de enriquecimento pessoal e profissional. Considero que tenho investido bastante no meu desenvolvimento profissional, apesar de todas as dificuldades que a minha classe tem atravessado, nomeadamente pelo congelamento na progressão na carreira, pelo tratamento divagante e confuso implementado na concretização de normas e procedimentos, pela dificuldade em conciliar a atividade letiva com a frequência de ações de formação, pela instabilidade sentida e o desinvestimento nos jovens professores. Porque o gosto e a necessidade de renovar os conhecimentos científicos e pedagógicos se sobrepõem aos constrangimentos, no próximo ano gostaria de continuar a investir nas práticas pedagógicas.Concluo a autoavaliação reflexiva e pontuo com nível Muito Bom o meu desempenho, tendo em consideração as diferentes dimensões.

Proposta de Pontuação

Proposta de Pontuação: Escala de 1 a 10.

Avaliado ________________________________________

Amadora,