fevereiro 2015 #92

28
ALFA PEÇAS DISTRIBUIDORES OFICIAS do JORNAL REPOSIÇÃO REPOSIÇÃO ANO 8 Nº 92 Fevereiro 2015 Página 14 Páginas 12 e 13 Aplicativos que facilitam a vida do motorista Para evitar surpresas durante as viagens de férias: manutenção preventiva Página 14 Página 6 Página 16 Acessórios para previnir assaltos nas estradas Dicas para cuidar bem do ar condicionado do seu carro Página 25

Upload: jornal-reposicao

Post on 24-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição número 92 do Jornal Reposição

TRANSCRIPT

Page 1: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 1

ALFAPEÇAS

DISTRIBUIDORESOFICIAS do JORNAL REPOSIÇÃO

REPOSIÇÃOANO 8 Nº 92 Fevereiro 2015

Página 14

Páginas 12 e 13

Aplicativos que facilitam a vida do motorista

Para evitar surpresas durante as viagens de férias:

manutenção preventivaPágina 14

Página 6

Página 16

Acessórios para previnir assaltosnas estradas

Dicas para cuidar bem do ar condicionado do seu carroPágina 25

Page 2: Fevereiro 2015 #92

2 REPOSIÇÃO

EvENTO

Veículo de Comunicação da Projeto Marketing Rua Hermógenes de Oliveira 90 B Curitiba PR 81510-450 www.projetomarketing.com [email protected] Versão Eletrônica: www.acaoreposicao.com.br Direção: Désirée Sessegolo [email protected] Arte e Produção: Liange Kirchner [email protected] Financeiro: Hilda Maria Monteiro Corrêa [email protected] (41) 3296-5020 Comercial: (41) 3296 2532 [email protected] Colaboradores: Raúl Candeloro, Genésio Guariente, Fernando Calmon Tiragem: 10.000 exemplares impressos e 25.000 exemplares eletrônicos Veiculação no portal www.alltopecas.com.br e redes sociais Os conteúdo enviados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos autores. Os anúncios aqui publicados são de responsabilidade exclusiva dos anunciantes.

EDITORIAL

Tudo que se vê não éIgual ao que a genteviu há um segundo

Tudo muda o tempo todo no muuundo, canta o Lulu Santos e a gente vai tentando acompanhar a velocidade com que as coisas mudam. É preciso se manter conectado pelo computador, celular e agora pelo carro também.

Nesta edição, apresentamos alguns aplicativos que facilitam a vida de motoristas, o carro que fez test drive de longa distância em condução autônoma e a participação da Ford na Campus Party trazendo mais novidades na área de conectividade automotiva. Tudo muda o tempo todo e os lançamentos da indústria automotiva (mais de 50 lançamentos previstos para o ano) chegam ao mercado nacional recheados de design e tecnologia. E ainda, para arrematar tanta novidade, damos uma pequena pincelada nas novidades do Salão de Detroit. E, seguindo a toada do Lulu Santos, como uma onda no mar, seguimos todos conectados, num incrível e apaixonante caminho sem volta. Boa leitura!

Désirée Sessegolo Editora

MTE-Thomson recomenda revisão no sistema de arrefecimento

Vídeo técnico de montagem do retentor Uno Fire 1.8 8V

Líder mundial, Wix completa 75 anos

Incrivelmente vívido: Audi traz som 3D para carro

KS lança anéis de segmento para veículos da Mercedes Benz, Agrale e Volkswagen

Renault Duster supera os desafios do Rali Dakar

Test drive de longa distância é completado com sucesso: conceito Audi A7 Sportback de condução autônoma chega a Las Vegas após rodar 885 KM.

Acesse e leia isso e muito mais: www.alltopecas.com.br

Ranking das postagens mais lidas no portal AlltoPeças

Salão de Detroit 2015: maior feira automobilística dos EUA

Em janeiro (12 a 25), o Salão de Detroit apresentou modelos incríveis, super picapes e o que há de mais avançado em tecnologia automotiva.

Os modelos expostos no Cobo Center comprovam que a indústria automobilística norte-americana retoma seus tempos áureos. Picapes imensas, super esportivos de alta performance, sedãs turbinados e novas tecnologias dominaram o evento.

A Ford e Acura exibiram suas releituras do GT e do NSX. Além de diversas montadoras que exibiram imensas picapes com motores menores, igualmente potentes e mais eficientes, como a Ford F-150 Raptor, Nissan Titan XD, Chevrolet Colorado, Toyota Tacoma, RAM 1500 Rebel e muitas outras.

As principais atrações da GM foram os muscle cars e roadsters agora repaginados com novo design e tecnologia, além dos modelos ecologicamente corretos como o Volt e o Bolt.

INTERNET

Foto: divulgação Salão de Detroit

Audi A7 Sportback

Foto

: div

ulga

ção

Foto

: div

ulga

ção

Page 3: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 3

TECNOLOgIA

A Ford anunciou que será, pelo terceiro ano consecutivo, a única empresa automotiva a participar da Campus Party, o maior evento de tecnologia do Brasil, para incentivar o desenvolvimento de aplicativos e recursos para avançar na conectividade dos automóveis. A exemplo do ano passado, em que apresentou em primeira mão a chegada do sistema SYNC AppLink ao País, para acesso a aplicativos do celular por comandos de voz, a Ford promete o anúncio de mais uma grande novidade durante o evento. A presença na Campus Party faz parte da proposta da Ford de oferecer soluções de conectividade inovadoras e acessíveis em seus veículos, aliando segurança, conveniência e sintonia com as mudanças nos hábitos dos consumidores.

“A Ford tem um sério compromisso com o desenvolvimento de tecnologias e aplicações automotivas. Na nossa visão, o futuro da mobilidade demanda soluções de conectividade elaboradas, além da inclusão de recursos de conveniência e segurança cada vez mais modernos”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “A Campus Party Brasil é o cenário ideal para mostrar esse comprometimento não

Ford anuncia novidades na conectividade automotiva

na Campus Party

apenas expondo nossas inovações, mas ampliando o diálogo e a troca de ideias com a comunidade de desenvolvedores do País.”

A Ford foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a lançar um programa aberto para incentivar os desenvolvedores de softwares a criar aplicativos para o seu sistema de conectividade SYNC. O equipamento permite ao motorista receber e fazer ligações e acessar aplicativos de smartphones por comandos de voz, sem precisar tirar as mãos e a atenção do volante. Há cinco anos, a Ford marca presença em eventos de tecnologia ao redor do mundo, como parte de sua estratégia global focada em tecnologia e inovação. A lista inclui participações na CES de Las Vegas (EUA), na IFA de Berlim (Alemanha) e na Global Mobile Internet Conference, em Pequim (China).

A oitava edição da Campus Party (#CPBr8) será realizada de 3 a 8 de fevereiro de 2015 no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes. O evento terá 600 horas de atividades, incluindo oficinas, workshops, palestras, e homenageia o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Júlio Verne.

Test drive de “condução autônoma”

O test drive de longa distância com o Audi A7 conceito de condução autopilotada concluiu no 06 de janeiro sua jornada de 885 quilômetros. Um grupo de jornalistas experimentou o novo tipo de condução atrás do volante durante a viagem que começou no Vale do Silício e terminou em Las Vegas. O veículo conceito impressionou particularmente pela capacidade de fornecer uma condução confortável no mundo real, em situações de condução cotidiana.

O Audi A7 3.0 Turbo FSI quattro conceito provou sua capacidade de enfrentar o trânsito de forma autônoma, aliviando totalmente o trabalho do motorista. Jornalistas que estavam atrás do volante ficaram impressionados com a atuação e o conforto do modelo.

O test drive resultou em dados que irão ajudar ainda mais o desenvolvimento da condução autônoma da Audi. Os jornalistas puderam experimentar o novo tipo de direção em intervalos de 160 km em diversas situações de tráfego nas vias públicas. Um piloto de testes profissional da Audi, treinado para a atualização do sistema, acompanhou a imprensa no assento do passageiro para garantir ainda mais a segurança.

O veículo conceitual utiliza uma combinação de vários sensores, como sensores de radar de longo alcance do sistema de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC em inglês) e o Audi Side Assist – sistema de auxílio de mudança de faixa de rolamento – mantém a observação da frente e da traseira do veículo. Dois sensores de radar de médio alcançe na parte frontal e traseira, respectivamente, são direcionados para a direita e para a esquerda, completando assim a visão de 360 graus.

Rastreadores a laser são montadas dentro da grade dianteira “singleframe” e da saia de cobertura do pára-choques traseiro. Esses rastreadores oferecem informações

redundantes para um reconhecimento detalhado dos objetos estáticos ou móveis durante a “condução autônoma”. Uma nova câmera de vídeo 3D de alta resolução, já integrada nos sistemas da próxima geração dos modelos Q7, registra uma visão grande angular da pista a frente do veículo. Quatro pequenas câmeras frontais e traseiras proporcionam uma visão do entorno mais próximo. Dados de navegação são utilizados para a orientação básica no veículo.

Antes do sistema de “condução autônoma” atingir os limites para os quais foi projetado, em ambientes urbanos, por exemplo, o motorista é solicitado a assumir o controle do veículo para garantir a segurança adequada. Sinais de alerta múltiplos trabalham em uníssono: LEDs coloridos na base do pára-brisa, sinais na tela do sistema de informações para o motorista (computador de bordo central), um Indicador Central de Situação (CSI), bem como um indicador sonoro exigem que o motorista retome o controle. Caso o motorista ignore os sinais, o sistema ativa as luzes de emergência (pisca alerta) e leva o carro a uma parada total, enquanto minimiza quaisquer riscos. Na maioria dos casos, o veículo é parado no acostamento.

A Audi mostrou este seu “próximo capítulo” de inovações na CES, que aconteceu em Las Vegas e foi até dia 09/02. As tecnologias de hoje e os projetos de amanhã foram apresentados em uma das mais relevantes feiras de eletrônico do mundo. Um conjunto de tecnologias e duas estreias mundiais, incluindo o interior do novo Q7 e outro modelo conceito demonstraram as competências tecnológicas da Audi. O tema principal foi o carro conectado ao seu entorno: “condução autônoma”, novas interfaces de usuário e de exibição, informação e entretenimento moderno e novas soluções de conectividade da Audi, bem como tecnologias de iluminação matricial por LED ou laser.Fotos no site www.alltopecas.com.br

As tecnologias estão prontas para produção, incluindo a sua integração ao veículo e estrutura de custos para a produção destes, em um futuro próximo.

Page 4: Fevereiro 2015 #92

4 REPOSIÇÃO

Salão do otimismoHá apenas cinco anos o Salão do Automóvel de Detroit experimentou uma crise com espaços vazios entre estandes de construção mais modesta. Mas graças à reação do mercado americano que alcançou no ano passado 16,5 milhões de automóveis e comerciais leves (recuperação incrível de quase 60% sobre 2009), o clima na exposição é outro, até seu encerramento neste dia 25. Em 2015 se esperam 17 milhões de unidades, próximo ao recorde de todos os tempos.Gasolina teve queda de mais de 40% nos EUA desde junho último. Então há permissividade para promover supercarros que arrebatam atenções. Um deles, o Ford GT inclui muitas peças em compósito de fibra de carbono, aerodinâmica ousada e motor com mais de 600 cv. A fábrica não liberou ficha técnica e nem confirmou a produção, que parece certa. Já o Acura/Honda NSX impressiona pelo estilo, tração 4x4, motor a combustão e três elétricos (dois na frente e um atrás) que, em conjunto, entregam 550 cv.Cadillac seguiu nessa linha ao desafiar os sedãs alemães mais potentes com o CTS-V. Motor de 640 cv é o mesmo do Corvette Z06 e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em estonteantes 3,7 s. Essa “invasão” de fabricantes de alto volume nos domínios das marcas de prestígio se explica porque estas representam apenas 10% das vendas mundiais, porém respondem por 35% dos lucros de toda a indústria. Também

Por Fernando Calmon

ALTA RODA

justifica o Buick Avenir, sedã grande conceitual (praticamente pronto para produção), cujo alvo é o mercado chinês, onde essa divisão da GM vende 80% do que produz.Muitos executivos não acreditam que a gasolina continuará tão barata e, assim, continuam a investir em alternativas. A Chevrolet se destacou ao apresentar seu primeiro modelo totalmente elétrico desde os tempos do GM EV1, de 1996. O Bolt, minivan a bateria cuja autonomia promete dobrar para 320 km, teria preço na faixa do Nissan Leaf. Data provável de lançamento em 2017, mas a segunda geração do Volt, que estreou na exposição, chegará em 2016. Além da reestilização, acomodará três pessoas no banco traseiro e autonomia de 80 km no modo elétrico, 25% maior.Alemães contra-atacaram no segmento de SUV, que continua a crescer muito nos EUA. O inteiramente novo Mercedes-Benz GLE Coupe (misto de cupê e utilitário, como BMW X6) e o retocado Audi Q7, com menos 325 kg de peso, destacaram-se. A Volkswagen exibiu o conceitual Cross Coupé GTE (quase pronto) a ser fabricado nos EUA.Picapes perderam parte de seus compradores americanos para SUVs. Não impediu, porém, de a Nissan apresentar a nova Titan e rivais de (alto) peso mostrarem versões especiais: F-150 Raptor e RAM Rebel. Modelos médios de picapes perderam quase todo seu espaço

nos EUA. Ainda assim, Toyota reformulou a Tacoma (pouco menor que a Hilux argentina, de projeto diferente) que só tem como rival a Chevrolet Colorado (mesma S10 nacional com retoques).Curiosamente, a Hyundai, que nunca fabricou picapes, escancarou seu primeiro modelo médio (conceitual), o Santa Cruz. Linhas audaciosas, cabine com portas traseiras de abertura reversa, tração 4x4 e extensor de caçamba indicam que deve ser mesmo lançada, em um ou dois anos. Aposta de risco, lá; aqui, nem tanto...

RODA VIVA

PARECE que executivos, quando no exterior, ficam mais propensos a soltar informações. Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul, confirmou em Detroit que a empresa produzirá um motor de 3 cilindros/1 litro (origem Opel) em Joinville (SC), já comentado aqui. Disse que a linha compacta brasileira (substituta de Celta/Classic) terá um SUV. Coluna aposta no sucessor do Tracker.FUTURO Gol (2017) usará arquitetura MQB (não a NSF, do up!), da mesma forma que o próximo Polo alemão. Polo atual parou de ser produzido no final de 2014 em São Bernardo do Campo (SP) e não deve voltar mais. Desta fábrica, além do Jetta, sairá também um furgão baseado na Saveiro. Marca Gol, no entanto,

poderá aparecer também no exterior, entre up! e Polo.AVALIAÇÃO conjunta, na cidade e em rodovias, do Ka com motor 1,5 e do Ka+ 1,0 revelou coisas interessantes. Menor peso, de fato, dá mais agilidade ao hatch, mas motor de menor cilindrada no sedã também vai bem. Diferença de desempenho menor do que se supõe. Ford equilibrou as duas versões, ao atuar na relação final de transmissão, sem prejuízo de consumo.PARTE da queda de vendas neste início de ano reflete a disputa ente Fiat e VW pela liderança entre Gol e Palio+Palio Fire. Gol teve unidades emplacadas, em dezembro último, sem comercialização imediata e essa diferença aparece em janeiro. Para o ano de 2015, no entanto, não seria improvável crescimento de 1% sobre 2014, apesar da maioria de previsões pessimistas.CARTEIRA Nacional de Habilitação e os documentos de registro e de licenciamento anual do veículo receberão código QR para leitura em aplicativos de smartphones dos agentes de trânsito. Dificultará bastante as falsificações. Processo de impressão será mais seguro. Tudo a partir de 1º de julho próximo.

[email protected] e twitter.com/fernandocalmon

Page 5: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 5

Page 6: Fevereiro 2015 #92

6 REPOSIÇÃO

Sinais de que sua vida está melhorandoEste ano promete ser um ano complicado em termos de economia – vamos trabalhar redobrado aqui naVendaMais para ajudá-lo a cumprir a missão de vender melhor.

Nas palestras e workshops, e nos meus trabalhos de coaching e de consultoria, tenho sentido que muita gente anda perdida em relação à sua própria vida.Encontro com frequência pessoas que estão bem melhores do que estavam tempos atrás, mas mesmo assim parecem estar frustradas com sua situação.A velha história do ‘está bom… mas poderia estar bem melhor’.Aí a pessoa acaba não valorizando o que já tem, só foca no que não tem (ou acha que deveria ter) e vive uma vida com permanente sentimento de incompleto.

Fiz uma lista para ajudar você a reconhecer se a sua vida está melhorando. É um teste rápido no box ao lado.(A versão completa do teste foi enviada aos assinantes da minha newsletter alta p erformance www.editoraquantum.com.br).

Por Raúl Candeloro

gESTÃO E vENDAS

Sua vida está melhorando?

RÁPIDA

O mecanismo de direção é regulado através de um torque especificado pelo fabricante, e ao qual deve ser preservado atráves de um lacre.

A violação desse lacre implica em todo processo de garantia, que consiste na perda do mesmo.

Pensando na comunicação com nosso reparador, alteramos o lacre antigo, que consistia em uma pintura na peça, onde existindo a violação do mesmo, consiste na perda da garantia, para um novo lacre informativo, conforme abaixo:

Essa aplicação da caixa da Kombi em especifico, pede uma atenção maior de nós fabricantes, tanto na inspeção de qualidade de produtos, quanto a parte didática da informação.

Temos o manual da Kombi que acompanha as embalagens, onde o mesmo auxilia na hora da aplicação, sanando algumas particularidades e agora o novo lacre.Estamos trabalhando na melhoria constante e interligando todos os processos.

Ampri alerta sobre novo lacre de segurança nas caixas de direção da Kombi

E aí, como foi seu resultado? Sua vida está melhorando ou não?O que mais você incluiria nessa lista? Note que eu não coloquei nada relacionado a dinheiro, por que tenho certeza de que isso é consequência, não o caminho.

Abraço, boa semana e um excelente 2015

TESTE

1. Seus relacionamentos pessoais e profissionais estão mais maduros com menos drama e mais energia positiva.

2. você entende e aceita as imperfeições dos outros e do mundo.3. você gosta da pessoa que vê no espelho.4. você entende que os erros e os contratempos fazem parte

do sucesso e do seu crescimento.5. você tem um círculo de amizades e relacionamentos positivos que

apoiam e ajudam você a crescer.6. você tem paixões e hobbies e consegue praticá-los.7. você consegue estabelecer metas e desafios para si mesmo e

conquista muito desses desafios.8. você consegue aceitar elogios quando os merece.9. você não depende dos elogios para sentir-se aceito, amado, pleno.10. você recusa o papel de vítima.11. você reclama menos e faz mais.12. você consegue sentir-se feliz e celebrar o sucesso dos outros.13. Seu CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) está claramente melhorando

Acessórios automotivos para previnir assaltos

Os assaltos nas estradas são cada vez mais frequentes. Os bandidos aproveitam o tráfego intenso para roubar os motoristas desatentos . Também é comu m os criminosos atirarem objetos, provocando a parada do veículo e criando, assim, oportunidade para a abordagem.Pa r a p reven i r e m i n i m i za r e s t a s situações, Alexandre Jordão, gerente de Aftermarket da Pósitron, elenca algumas recomendações.

Instalação de acessórios

1. Travas elétricasAlém de o equipamento proporcionar praticidade, com o travamento automático das portas após ligar a ignição, é um dispositivo de segurança, que impede que o usuário esqueça o veículo aberto.

2. Vidros elétricosCaso o motor i s t a pe rceba a lg u m movimento estranho ao redor, poderá agir de forma rápida, aproveitando as tecnologias que acompanham os vidros elétricos. As principais são:• Subida dos vidros com apenas um toque rápido nos interruptores;• Função “botão remoto”, que permite a subida dos vidros, inclusive o do passageiro e os traseiros, ao pressionar qualquer interruptor do automóvel.

3. Películas antivandalismoAs películas essencialmente, impedem que os vidros sejam estilhaçados em consequência de algum impacto. A proteção não é eficaz contra grandes choques, como de um tiro, por exemplo, mas evita muitas situações de risco.Caso o veículo seja atingido, a Polícia Militar Rodoviária recomenda que, se possível, o motorista prossiga e pare somente em local seguro, como postos de gasolina ou restaurantes.

4. RastreadoresSe, mesmo com todos os cuidados, o veículo for roubado, o rastreador, d i spos i t ivo de mon i to r ação ma is sofisticado, pode mostrar sua localização em tempo real, facilitando a recuperação.

“Os equipamentos automotivos minimizam os casos de roubos. Porém, os motoristas devem estar sempre atentos ao que acontece ao redor, por meio dos espelhos retrovisores. É importante também manter uma distância mínima do veículo da frente, facilitando a manobra em caso de emergência”, ressalta Jordão.

Page 7: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 7

Page 8: Fevereiro 2015 #92

8 REPOSIÇÃO

Tenho insistido em meus escritos sobre a necessidade de mudanças, cujo tema é dos mais complexos. Alguém disse mais ou menos assim: “Querer resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas, possivelmente, ficará no mesmo lugar ou poderá piorar”. Para mudar é preciso que se faça uma avaliação do que estamos fazendo certo ou estamos deixando de fazer. Por exemplo: baixar custos.

Neste caso, um dos aspectos que repito mais relevante será sempre a análise quanto à produtividade de cada setor, qualificação de pessoal através de constantes treinamentos, melhor análise quando das contratações, etc. Normalmente, quando se fala em baixar custos é comum ouvir: temos que reduzir o quadro.

A pergunta é: reduzir o quadro melhorará a qualidade do serviço ou será a aceitação pura e simples de que a situação está em crise, desacelerada e por isso temos que diminuir o quadro e compartilhar com a crise?

O que acontece numa empresa de sucesso ou em declínio? No pr imeiro caso, o resultado pode residir na empresa que tem colaboradores comprometidos, bem treinados, que prestam excelentes serviços,

e no segundo, aquela que tem uma equipe completamente desconexa, onde, se sair um ou entrar outro, continuará o mesmo padrão de serviço improdutivo.Daí pode-se deduzir que não será na quantidade de pessoas, mas na qualidade da equipe é que fará a diferença e se sustentará ativa e de sucesso.

Sempre alimentei a ideia de que o empresário não deve pensar que paga o colaborador, mas o colaborador é quem deve ter a consciência de que, pelo seu trabalho, pelo resultado de seu trabalho, ganha o seu salário. Dizia aos meus comandados: “Quando você estiver pensando que o seu patrão paga-lhe pouco, você estará próximo de ser despedido. O seu trabalho poderá não estar justificando o salário que você está ganhando”.

Então, numa empresa, há que se analisar, par t indo do empresár io e/ou de seus comandados executivos, aqueles que lideram pessoas, a buscar aonde se encontram os gargalos, por exemplo: A) Televendas ou os vendedores internos e externos produzem muito; faz um trabalho de qualidade e o setor de logística é incompatível para dar vasão à demanda e compromete todo o sistema; B) Setor de compras apenas repondo o estoque, sem nenhuma conexão

Por Genésio Francisco Guariente

ADmINISTRAÇÃO

com o planejamento de venda; C) E, quem sabe o mais grave! Setor Administrativo/financeiro completamente distante dos dois setores; só vê contas a pagar ou a receber, completamente alheio ao planejamento de venda e estratégia de compras. É o time que tem bons jogadores de ataque, mas deficientes na defesa e no meio de campo.

E, muito cuidado, por que o problema poderá existir, em lideranças desatualizadas que utilizam meios ultrapassados, ou seja, aqueles de mente fechada que acham que sabem tudo, os líderes autoritários (esse tipo de comando autoritário pode gerar desestímulo à equipe e provocar a falta de comprometimento, ou seja, o subordinado não terá iniciativa e ficará sempre na dependência da “autoridade”: “O que é que o chefe quer que eu faça, está bom assim”?).

Atualmente, quando isso acontece, numa empresa, ou seja, vivendo de sistemas antigos, sem perceber as mudanças de mercado, das exigências e necessidades dos clientes e buscar se adequar a essas exigências, certamente poderá ficar para trás.

É oportuno destacar que, se a empresa necessita de mudanças porque os resultados não são satisfatórios, na maioria da vezes a

mudanças

solução e a proposta de mudanças não estão nas lideranças da própria empresa, mas, a de buscar consultorias externas que se valerão dos números apresentados, da análise da equipe de colaboradores, das propostas que surgirão para novos direcionamentos e o mais importante! A disposição com que o empresário estará aberto para mudar.

A minha experiência nesta sugestão vai necessitar, muitas vezes, em profundas alterações e que nem sempre o empresário estará disposto a aceitar. Pode a sua visão empresarial estar obscurecida pelos bons resultados alcançados no passado, e a sua justificativa se valer da propalada crise que ronda a economia brasileira.

Fica claro, que nas épocas de “vacas gordas”, muitas vezes, fazendo errado dava certo. Atualmente, tentando fazer certo dá errado. Portanto, a palavra é: mudança! Valho-me da citação do Presidente da FIEP, Sr. Edson Campagnolo, em sua opinião, na Gazeta do Povo, pag.2 de 25 de janeiro: “O empreendedor, por natureza, é um otimista e consegue vislumbrar oportunidades onde outros enxergam apenas obstáculos...”.

Page 9: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 9

Page 10: Fevereiro 2015 #92

10 REPOSIÇÃO

DUAS RODAS

INmETRO aprova olaboratório da magneti marelli

A Divisão Powertrain (motor) do grupo Magneti Marelli, considerada referência no desenvolvimento de tecnologias na área de controle eletrônico de motores a combustão, teve o seu laboratório de emissões de motocicletas acreditado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Essa acreditação é inédita no Brasil para o segmento de duas rodas. O laboratório já tem aprovação nos ensaios de emissões para automóveis, desde 2012.

D u r a nt e a v i s i t a r e a l i z a d a p elos represent antes do i ns t i t uto foram avaliados todos os processos de gestão documental como capacitação técnica, e q u i p a m e n t o s , p a r t i c i p a ç ã o n o s ensaios de prof iciência (comparação dos resultados de ensaios de todos os laboratórios de emissões), contemplando o escopo vigente e também a extensão de dois novos métodos de ensaio. O laboratório de motocicletas é considerado a principal referência em homologações.

É o primeiro do Brasil a ser acreditado para a norma, conforme o Promot 4, nova fase da regulamentação ambiental para emissões de gases poluentes para motocicletas. A pr imei ra etapa do programa entrou em vigor neste ano.

O laboratório de emissões faz parte do centro técnico de Hortolândia, SP, e ocupa uma área de 3 000 m². É peça fundamental para a engenhar ia da Magneti Marelli no desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria automotiva, além de prestar serviços para montadoras e importadoras que precisam atender a legislação no que diz respeito ao controle de poluentes e ef iciência energética.

O labora tór io rea l i za a t u a l mente simulações e testes de emissões de motos para BMW, Ducati, Harley-Davidson, KT M, K awa sa k i , Su z u k i , Tr a x x , Triumph, entre outras.

Fonte: Carro on Line

Obrigatório sistema ABS ou CBS em motocicletas novasAs motocicletas novas com menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS, que evita o travamento das rodas, ou com o CBS, que distribui a força de frenagem para as duas rodas, garantindo uma desaceleração mais rápida e segura.Para motocicletas acima de 300 cc será obrigatório o sistema de freios ABS. Vale ressaltar que o ABS já está presente na maioria dos modelos de alta cilindrada vendidos no Brasil.

CBS - Combined Braking System (sistema de freios combinados). É mais barato e diferente do ABS. Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado divide a força de atuação entre os dois eixos.O objetivo do sistema CBS é corrigir o hábito dos pilotos em usar somente o freio traseiro, quando o correto é acionar os dois, uma vez que a maior parte do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. Com este sistema, a moto consegue parar antes.O acionamento do f reio combinado

ocorre progressivamente. Com suaves toques no pedal, a força fica apenas na roda traseira. É necessário pressionar o pedal com firmeza, utilizando todo o seu curso, para acionar a frenagem na roda dianteira.

ABS - Ant i - lock Brak ing System (sistema ant it ravamento de f reios), impede que as rodas travem em frenagem bruscas. O sistema ABS permite frear forte a motocicleta evitando que a roda traseira levante. Ao acionar o ABS, pode ocorrer trepidamento da alavanca do freio ou o próprio pedal, o que é normal.

Calendário de adoção dos sistemas (resolução 509 do Contran):

01/01/ 2016: 10% da produção ou importação01/01/ 2017: 30% da produção ou importação01/01/17: 60% da produção ou importação01/01/ 2019: 100% da produção ou importaçãoEstão dispensados dessa exigência veículos off road (fora de estrada), militares, artesanais e cicloelétricos com potência até 4 kW e que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h.

Após a acreditação do laboratório de emissões para automóveis, a Magneti Marelli obtém aprovação no de emissões para motos

Page 11: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 11

Linh

a U

tilitá

rios

- 12

mes

es o

u 60

.000

km

(o

que

ocor

rer

prim

eiro

).

Quando os amortecedores chegam aos 40.000 km rodados já completaram em tornode 104 milhões de movimentos. Esta é a hora de checar se eles ainda estão em condições

de garantir sua segurança ou se precisam ser trocados por novos.

Os amortecedores são tão importantes para a segurança quanto o goleiro, então escolha sempre um de confiança: vá de Monroe.

Monroe, a líder mundial em amortecedores.

AMORTECEDORES.Inclusive seus

TUDO FICA VELHO.

Page 12: Fevereiro 2015 #92

12 REPOSIÇÃO

Para evitar surpresas durante as viagens de férias:

manutenção preventiva

Todos os componentes mecânicos possuem uma vida útil, que varia conforme o uso do veículo, condições dos trajetos, maneira de dirigir entre outros fatores. Procure um profissional competente em uma oficina mecânica equipada com aparelhos adequados para avaliar os sistemas e componentes vitais do seu veículo.Preste atenção às condições dos amortecedores, molas, bandejas, sistema de direção, pneus e rodas (verifique a pressão, alinhamento e balanceamento), pastilhas e lonas de freios, circuito hidráulico de freio, sistema de arrefecimento, óleo do motor e do câmbio, faróis e lanternas. Não esqueça dos equipamentos obrigatórios como triângulo, extintor, macaco e documentos do condutor e do veículo.

Para manter a segurança nas estradas, vale a pena verificar as condições do veículo antes de sair de viagem.

mATÉRIA DE CAPA

Parece um apito alto e agudo e indica que a correia está gasta e não funciona bem. Verifique se a lateral da correia está polida e se a polia, além de espelhada, também perdeu a pintura. O ideal é a troca das duas peças.

Correia

RodasProblemas com rolamento lembram o barulho de turbina de avião e aparecem de acordo com a velocidade.

Rodas

Os sistemas de iluminação e sinalização, compostos por faróis e lanternas, devem estar em perfeitas condições sempre que o veículo estiver ligado e em movimento. Preste atenção nas lentes embaçadas ou com a superfície fosca, pois reduzem a eficiência destes componentes. A regulagem dos faróis garante a segurança do condutor e dos outros motoristas.

Iluminação

Pneus

Uma bateria no final da vida útil pode deixar de funcionar no meio de uma viagem. Responsável pelo fornecimento de energia para o motor de arranque no momento partida ou sistemas elétricos e eletrônicos quando o veículo está desligado. Verifique a “tensão elétrica” e faça um teste de “auto descarga” e não esqueça de conferir as condições do alternador, sistema responsável pela alimentação da bateria.

Bateria

Para saber se o barulho vem do escape, ligue o carro, coloque em ponto morto e se abaixe perto do escape. Se ele estiver furado, você perceberá um sopro característico.

Escapamento

Estalo no f inal do movimento de esterçamento pode significar que a coifa da homocinética esteja rompida.

Direção

Font

e: di

vulg

ação

inte

rnet

Os pneus sofrem grande desgaste, podendo comprometer a aderência ao piso.

Page 13: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 13

Para evitar surpresas durante as viagens de férias:

manutenção preventiva

Balanceamento

Bielas

Um som bem agudo aponta pastilha de má qualidade. Já o som de baixa frequência indica fim das pastilhas. Quando o material de atrito está no fim é preciso trocar para evitar danos nos discos.

Sistema de Freios

Quando a borracha perde flexibilidade, emite um ruído grave. Quando se rompe, a haste metálica pode entrar em contato com o vidro, fazendo um ruído agudo, além de riscar o para-brisa.

Palhetas

Mais fácil de perceber em terrenos irregulares como paralelepípedo e chão batido. Se for um barulho seco, pode ser que os isolantes entre os materiais metálicos não estejam funcionando bem. É preciso atenção pois a geometria e suspensão podem estar afetadas, bem como, causar um desgaste maior dos pneus.No caso dos amortecedores, devem ser revisados periodicamente por uma oficina especializada. Se os amortecedores apresentarem amassamento dos tubos, empenamentos de haste, vazamento de óleo ou perda de ação, troque imediatamente, independente da quilometragem.

Suspensão

Barulhos agudos e contínuos. Se for coroa e pinhão, dependem da velocidade, se for câmbio, depende da rotação, mas se for diferencial ocorre mesmo em ponto morto. Se o barulho parece pedras soltas sendo moídas, pode ser perda de óleo. Verifique urgente!

Transmissão

Os sons lembram uma máquina de costura funcionando, talvez uma regulagem para tirar a folga seja necessária. Se identificar este barulho no seu carro é indicado uma checagem imediata.

válvulas

Aerodinâmica

Apitos e uivos de acordo com a velocidade podem ser indicação de alguma guarnição de porta ou janela em mau estado ou até mesmo uma avaria no retrovisor.Volante vibrando com bastante intensidade

e aumentando de acordo com a velocidade, a vibração aumenta ou diminui conforme a variação de aceleração.

É um ruído conhecido, um tilintar agudo bem alto que varia com a rotação do motor. Pode ser causado por combustível de má qualidade e exige no mínimo uma regulagem. Normalmente um motor não resiste muito tempo a esse tipo de atrito, que primeiro causa muito barulho, seguido de perda de potência e quebra. Pode ser também um problema no alternador.

Catalisador

Se o barulho se assemelha a pedras soltas em atrito é sinal de que aconteceu uma ruptura da parte de cerâmica da peça. Cuidado pois pode causar uma pane no veiculo ou entupir o escape.

PainelSe o som for o de atrito de partes plásticas, que parece uma correia com o volume mais baixo, é bem provável que tenha ocorrido o espalhamento das superfícies. Um pouco de vaselina pode resolver o problema. Agora se for peça solta, o barulho é de batida seca com o carro em movimento, e pode ser preciso um calço com neoprene, feltro ou borracha. No painel a atenção dever ser redobrada na instalação de acessórios e equipamentos de som, ar-condicionado e vidros elétricos, prefira oficinas especializadas.

Acesse o portal www.alltopecas, em Manutenção Preventiva, todos os itens importantes para manter o seu veículo em perfeitas condições.

mATÉRIA DE CAPA

Page 14: Fevereiro 2015 #92

14 REPOSIÇÃO

Page 15: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 15

Page 16: Fevereiro 2015 #92

16 REPOSIÇÃO

TECNOLOgIA

Aplicativos para celular que facilitam a vida do motoristaCom as ferramentas certas em seu smartphone, você pode economizar tempo e dinheiro enquanto dirige

Essa ferramenta ajuda os donos de carros flex a economizar vendo qual combustível é o mais vantajoso, pelos preços do posto de gasolina em que você está. Ao informar os valores de cada combustível, ele faz as contas e de acordo com a quantidade desejada o Álcool ou Gasolina, Chefia? informa qual é a melhor opção.Disponível para Android e IOS. Gratuito.

O Jornal Reposição alerta para a necessidade de utilizar esses aplicativos com o veículo parado em local seguro.

Fonte: Revista pense carros.

A popularização dos smartphones e da internet móvel revolucionaram nossa vida, fazendo com que qualquer busca possa ser realizada na palma da mão e em um toque, o portal Pense Carros selecionou alguns aplicativos que são úteis desde a hora de abastecer até o momento de estacionar seu veículo. Confira:

04 Carango

Esse apl icat ivo é o al iado para o gerenciamento de seus veículos. Suportando o cadastro de vários modelos de automóveis e motocicletas, o Carango ajuda o usuário a acompanhar e registrar a quilometragem, consumo de combustível, manutenções, custo médio por distância, distância percorrida, despesas e serviços feitos em cada veículo do proprietário. Além disso, pode-se manter o controle e ativar o lembrete de serviços regulares como: troca de óleo, substituição de pneus e revisões. Fácil, não?Disponível para Android . Gratuito.

05 Drive Awake

Para quem viaja e precisa se manter acordado. A rede de cafés Amazon lançou o aplicativo Drive Awake que, se o smartphone for posicionado de maneira que possa identificar o rosto do motorista, fará um rastreamento facial e se detectar algum sinal de sonolência soará um alarme para despertá-lo.Disponível apenas para IOS. Gratuito.

06 Álcool ou gasolina, Chefia?

Divertido e com uma interface simples, o Waze é o aplicativo do momento. Ativando o GPS de seu aparelho, ele lhe mostrará em tempo real como está o trânsito, os amigos que estão dirigindo próximo a você, postos de combustível e os valores cobrados, alertas de acidentes, perigo, radar e polícia, tudo isso atualizado por outros usuários. Ainda é possível coletar pontos de acordo com a participação no app e personalizar o seu “bonequinho waze.”Disponível para Android e IOS. Gratuito.

Quem nunca rodou e rodou várias vezes até encontrar um estacionamento? E depois de chegar no local, se surpreendeu com o valor da garagem? Para agilizar e facilitar a busca por um lugar para deixar o carro, o Let’s Park é um sistema de mapeamento dos estacionamentos mais próximos, via GPS do smartphone, e informa o valor cobrado por hora. Sendo uma plataforma colaborativa, o usuário pode cadastrar novos estacionamentos e avaliar os locais que já frenquentou.Disponível para Android e IOS. Gratuito.

Let’s Park01

02

O aplicativo Onde Parei? vai lhe ajudar a localizar a vaga que você estacionou, de maneira simples e rápida. Ao estacionar o veículo basta ativar o localizador do seu celular que ele marcará o ponto onde você deixou o automóvel e o encontrará quando for necessário. Outra funcionalidade da ferramenta é a possibilidade de configurar o tempo de permanência no local e ser avisado após o período determinado.Disponível para Android e IOS. Gratuito.

Onde Parei?

03 Waze

Page 17: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 17

Page 18: Fevereiro 2015 #92

18 REPOSIÇÃO

NOTíCIAS

Oficina verde: empresas de reparação desenvolvem ações de preservação ambiental no PR

Setor adota práticas de logística reversa propostas por plano de gerenciamento de resíduos sólidos

o processo, todas as orientações estão reunidas em um manual de gerenciamento de resíduos sólidos. De acordo com Cruppeizaki, o objetivo é atender aos requisitos exigidos pela Lei nº 12.305/2010, além de fomentar o desenvolvimento econômico de forma sustentável. O prazo para executar o plano começa a valer em 2015, com 10 anos previstos para adequação, mas a iniciativa já é aplicada em dez cidades paranaenses, por meio do Sindirepa representante em cada local. Os municípios são: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Paranavaí, Maringá, Toledo, Bandeirantes, Umuarama e Foz do Iguaçu. Nessas regiões, a consciência ambiental contr ibui para diminuir o índice de negl igência com o l ixo descar tado diariamente, considerando que 40% dos resíduos sólidos urbanos produzidos no país ainda têm destino impróprio, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Sobre o SindirepaDesde a sua fundação, em 1985, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná, formado por empresários de reparação automotiva, desenvolve ações para o crescimento do setor. Por meio de parcerias com fornecedores de produtos, entidades e associações, promove cursos presenciais e à distância, palestras técnicas, treinamentos, capacitação de mão de obra, viabiliza recursos para ampliação dos negócios, participa de feiras e eventos e desenvolve projetos de conservação do meio ambiente. Além de Curitiba, o Sindirepa também está presente nas cidades de Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, Bandeirantes e Toledo.

Há cinco anos, o empresário Sandro Cruppeizaki realiza a separação adequada dos resíduos produzidos na Mecânica Beto, em Curitiba (PR), incluindo itens como plástico, papel, metais, borrachas, estopas e óleo lubrificante. A cada mês, são aproximadamente 150 quilos de materiais sólidos e 100 litros de óleo descartados corretamente, seja enviando para reciclagem ou para destinação final específica, sem contaminar o meio ambiente. Atitudes como essa representam uma tendência mundial observada em diversos empreendimentos automotivos, como afirma Cruppeizaki, que também é vice-presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa-PR). “Atualmente, os clientes, especialmente as empresas que gerenciam grandes frotas, buscam oficinas que se enquadrem em um modelo ambientalmente correto. Esse é um ponto favorável para as oficinas, os consumidores e o meio ambiente”. No Estado paranaense, que acompanha esse compromisso, está prevista a implantação do plano de logística reversa do setor de reparação de veículos, conforme termo de compromisso firmado recentemente, em dezembro de 2014. O documento foi assinado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a fim de garantir que os resíduos gerados comercialmente não comprometam os recursos naturais. Consciência ambientalA entidade responsável por colocar em prática as ações do programa, juntamente com os empresários de reparação automotiva, é o Sindirepa-PR, filiado à Fiep. Para facilitar

Foto

: div

ulga

ção

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou hoje, 22 de janeiro, no Diário Oficial da União, a Portaria n° 29/2015, que adequa o prazo para comercialização de componente automotivos e esclarece os requisitos estabelecidos na Portaria n° 301/2011. O novo prazo estabelecido para o comércio das peças não certificadas é 1º de janeiro de 2017. A determinação não é aplicável aos fabricantes e importadores.

A publicação dessa nova portaria resultou de diversas ações desenvolvidas pelo Sindicato do Comércio de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS), que, no início de maio de 2014, encaminhou ofício ao Inmetro solicitando a prorrogação do prazo. As iniciativas garantiram aos empresários do setor de autopeças mais tempo para a venda de seus estoques, já que a certificação de autopeças é compulsória e o prazo para o varejo se adequar era 25 de julho do ano passado.

Para validar a postergação do último prazo para a comercialização de peças não certificadas, o Instituto lançou uma consulta pública em agosto de 2014. Os interessados em sugerir mudanças puderam opinar sobre o texto final da portaria que estenderia os prazos de venda para o comércio.

“Ao longo desse período de contato com o Inmetro, em busca da prorrogação do

Prorrogado prazo para comercialização de autopeças não certificadas pelo Inmetro

prazo, houve aproximação do Instituto com o Sincopeças-RS e outros Sincopeças do Brasil. Isso resultou em diálogo e a possibilidade de que todos os envolvidos nas determinações de portarias sejam consultados. O Instituto foi sensível e soube analisar as manifestações. Acreditamos que as próximas decisões do Inmetro serão tomadas com a participação de todo setor automotivo”, comenta o presidente do Sincopeças-RS, Gerson Nunes Lopes.

Entre os esclarecimentos também firmados pelo novo documento, está a determinação de que o prazo instituído aplica-se também ao produto bombas elétricas de combustível para motores do Ciclo Otto.

Componentes automotivos abrangidos pela portaria:

- Amortecedores da suspensão- Bombas elétricas de combustível para motores do Ciclo Otto- Buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários- Pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção)- Anéis de pistão- Bronzinas- Lâmpadas para veículos automotivos

Conheça o texto da portaria: inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002204.pdf

RÁPIDAmágili expande rede de revendas de pneus Continental em Curitiba

Mágili, rede de revenda exclusiva da Continental Pneus e auto peças, inaugurou recentemente sua terceira unidade, no Centro, expandindo sua atuação em Curitiba, no Paraná. Com 40 anos de tradição, a revenda conta atualmente também com unidade nos bairros de Guaíra e Xaxim e forte venda no segmento de pneus de passeio e alta performance.

A Continental é um dos principais fabricantes de pneus para veículos de passeio e comerciais leves, destacando-se como o quarto maior fornecedor do mundo nessas categorias. A marca tem grande foco no desenvolvimento de produtos, o resultado no está em produtos de alta performance e segurança.Serviço: Mágili Car Service Loja centro: Rua Mariano Torres, 701 - Curitiba/PR Fone: (41) 3057-2010

Page 19: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 19

Page 20: Fevereiro 2015 #92

20 REPOSIÇÃO

Sempre é interessante saber um pouco sobre o Direito das Sucessões; é matéria regulada por normas que disciplinam a transferência do patrimônio seja ele ativo ou passivo – responsabilizando os sucessores pelos créditos e débitos do “de cujus” em virtude de lei ou testamento. Encontra-se regulado nos arts. 1.784 a 2.027 CC.

SUCESSÃO LEGÍTIMACom a morte do “de cujus” e não havendo testamento ou este se tornando ineficaz podemos considerar esta a Sucessão Legítima. Existe na sucessão uma ordem de preferência para suceder o falecido. Há uma relação preferencial das pessoas que são chamadas a suceder o finado. Porém caso tenha deixado testamento e em havendo herdeiro necessário, provavelmente ocorra redução das condições testamentarias respeitando a quota dos mesmos - previsão em lei. Quando os herdeiros são apresentados pelo legislador, denomina-se ordem de vocação hereditária.

DOS HERDEIROS LEGÍTIMOSAtravés da denominada ordem de vocação hereditária os herdeiros iniciam a sucessão do “de cujus”.A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte:I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este

com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;III - ao cônjuge sobrevivente;IV - aos colaterais. Descendentes: Sempre em se tratando de descendentes e ascendentes os mais próximos excluem os mais distantes.Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens, será assegurado, sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, o direito real de habitação relativamente ao imóvel destinado à residência da família, desde que seja o único daquela natureza a inventariar.Não existindo descendentes, são chamados à sucessão os ascendentes, que concorrerão com o cônjuge sobrevivente.Em havendo igualdade em g rau e diversidade em linha, os ascendentes da linha paterna herdam a metade, cabendo à outra metade aos da linha materna.Concorrendo com ascendente em primeiro grau, ao cônjuge tocará um terço da herança; caber-lhe-á a metade desta se houver um só ascendente, ou se maior for aquele grau.Passará por inteiro a herança ao cônjuge sobrevivente, em falta de descendentes e ascendentes.Os colaterais serão chamados a suceder,

ESPAÇO JURíDICO

Direito das Sucessões PARTE 1

Por Adalberto Nadur

caso não haja cônjuge sobrevivente, observados os colaterais ate 4º grau. Lembramos que se deve observar o artigo 1830:“Art. 1.830. Somente é reconhecido direito sucessório ao cônjuge sobrevivente se, ao tempo da morte do outro, não estavam separados judicialmente, nem separados de fato há mais de dois anos, salvo prova, neste caso, de que essa convivência se tornara impossível sem culpa do sobrevivente.”Ressalvando o direito de representação concedido aos filhos de irmãos, em todas as classes hereditárias inclusive dos colaterais, sempre os mais próximos excluem os mais distantes. O Art. 1.841determina que concorrendo à herança do falecido irmãos bilaterais com irmãos unilaterais, cada um destes herdará metade do que cada um daqueles herdar.Para esclarecer a questão que se coloca: decorre da regra sucessória pela qual o irmão unilateral (só de pai ou só de mãe) herda a metade do que herda o irmão bilateral ou germano filho de mesmo pai e mãe.Os unilaterais herdarão em iguais condições quando não concorrer à herança irmãos bilaterais.

Segue regras para sucessão colateral:a) Se vier a faltar os irmãos, os filhos destes concorrerão; b) Em seguida caso não haja filhos dos irmãos, concorrerá os tios;c) Caso concorram apenas filhos de irmãos falecidos cada qual receberá uma parte

igual;d) Toda vez que concorrer os filhos dos irmãos, tendo dentre eles bilaterais e unilaterais a regra aplicada segue a mesma, os unilaterais receberão metade do que receberão os bilaterais;e) Caso todos forem filhos de irmãos bilaterais, ou todos de irmãos unilaterais, herdarão por partes iguais.f ) Não havendo cônjuge sobrevivente companheiro ou nenhum parente sucessível, a herança passará ao Município ou ao Distrito Federal se localizada em suas respectivas circunscrições e a União em qualquer outra hipótese.Ascendentes: O direito de representação para ascendentes não tem previsão legal, apenas para descendentes em linha direta, fundamento legal art 1852 cc.

Comentário: No caso dos i r mãos ger manos ou bilaterais e os unilaterais, essa diferença de participação na herança, traz a baile importantes discussões sobre a matéria. Esse conceito para grande parte dos juristas é considerado ultrapassado, pois se trata de modelo arcaico, que a luz de nossos dias se tornou ultrapassados. A corrente hoje eleita para novas discussões é que a herança deve igualmente ser dividida, e não partilhar metade para os unilaterais. Adalberto Nadur – Advogado (escritório Nadur Sociedade de advogados, São Paulo) – Jose Augusto Delgado – Consultor Jurídico da Nadur Sociedade de advogados.e-mail para sugestões: [email protected]

Conheça todos os lançamentos automotivos que chegam em 2015

Renault Duster

Elaboramos uma matéria com mais de 50 lançamentos que chegam às concessionárias esse ano. Dos modelos populares aos modelos de luxo, você poderá ver as fotos e conferir o que muda em cada modelo.

Para ler e visualisar as fotos, acesse o Portal AlltoPeças: www.alltopecas.com.br

LANÇAmENTOS AUTOmOTIvOS

Este ano será marcado por lançamentos principalmente entre os utilitários esportivos, dos mais populares às versões luxuosas.

Page 21: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 21

Foto

s: di

vulg

ação

inte

rnet

Page 22: Fevereiro 2015 #92

22 REPOSIÇÃO

LINHA PESADA

A DAF, uma das marcas líderes no mercado eu ropeu de camin hões e subsidiária da PACCAR Inc, começa 2015 com novidades. O XF105, primeiro caminhão da marca produzido no Brasil, passa a ser comercializado também na cor verde, batizada de Mint Green. A opção é a oitava oferecida pela montadora, além do amarelo (Yellow Demo), prata (Zermatt Silver), azul (Sky Blue), tons de branco (Ice White e Brilliant White) e tons de vermelho (Currant Red e Diablo Red).

As concessioná r ia s da rede DA F, atuantes em todas as regiões do Brasil, já podem receber pedidos das unidades verdes do XF105, disponível em todos

os modelos. O veículo destaca-se por seu conforto, dirigibilidade e espaço da cabine, atualmente comercializada em duas versões: Space eComfort. Neste ano, será lançada a Super Space Cab, com 2,10 metros de altura interna.

O X F105 é equ ipado com motor PACCA R M X 12 ,9 l i t ros , um dos principais atributos do modelo, capaz de oferecer o máximo de eficiência em consumo de combustível, garantindo menor custo de operação. O extrapesado é comercializado nas versões 6x2 e 6x4, com potência de 410 cv ou 460 cv e torques máximos de 2.000 Nm e 2.300 Nm, entre 1.050 rpm e 1.410 rpm.

Lançamento DAF no Brasil: XF107

Patrocine essa página!

10.000 impresos + 25.000 on lineAplicadores, varejos, distribuidoras e indústrias

A Scania passa a oferecer garantia de dois anos a seus clientes da linha 2015. O tradicional período de um ano de cober tura ganha um aumento de 12 meses de proteção para o trem de força. Fazem parte do novo formato as linhas de caminhões rodoviários pesados e semipesados e de ônibus rodoviários adquiridos a partir de 1º de janeiro de 2015.

A garantia estendida para o segundo ano do trem de força engloba peças banhadas a óleo, componentes internos do motor, caixa de mudança e diferencial.

“A Scania está sempre atenta para trazer

Dois anos de garantia para veículos Scania 2015Setor adota práticas de logística reversa propostas por plano de gerenciamento de resíduos sólidos

benefícios ao mercado e reduzir os custos da operação do transporte de cargas e de passageiros. Nesse novo formato, o cliente não precisa pagar por reparos corretivos do trem de força por dois anos. Devido à excelente performance da l inha Euro 5 Scania, a garant ia estendida oferece mais confiabilidade, disponibilidade do veículo e segurança por mais tempo”, afirma Fábio Souza, diretor de serviços da Scania no Brasil.

O regulamento da garantia estendida está disponível no site da Scania ou em um dos 116 pontos de atendimento da rede de concessionárias da fabricante em todo o território nacional.

XF105, na cor verde, batizada de Mint Green.

Boxtop investe na linha automotiva pesada

A B o x t o p d o B r a s i l , e m p r e s a especializada em elevação, tem ampliado seu nicho de produtos para atender cada vez melhor as oficinas mecânicas de todo o país. Oferecendo tecnologia italiana, a empresa brasileira oferece para a linha pesada quatro produtos distintos. São os elevadores EBW 7000 e EBW 10000, a desmontadora de pneus DBW 2000 e a balanceadora BBW 10000.

Todos os produtos possuem certificação d a C o m u n id a d e Eu r o p e i a o q u e reafirma a qualidade e segurança dos equipamentos ofertados pela Boxtop. Além disso, todos são fabricados na Itália, inclusive as peças de reposição oferecidas.

De fácil instalação, os elevadores EBW

7000 e EBW 10000 possuem colunas móveis o que permitem seu deslocamento pela estrutura facilitando assim seu armazenamento e a liberação de espaço se necessário. Toda manutenção é básica e a Boxtop possui assistência técnica para todo o Brasil com peças de reposição em estoque.

Da mesma forma a balanceadora BBW 10000 e desmontadora DBW 2000 são vendidas já montadas, bastando ao cliente somente ligá-las na rede elétrica.

Solicite um orçamento em [email protected] ou 0800 642-1877 e conf ira as condições de pagamento d iferenciadas que a Boxtop tem a oferecer.

A parceria com a empresa italiana Werther garantiu a Boxtop do Brasil a inclusão de novos produtos na sua linha de equipamentos automotivos.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 23: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 23

Rep

rodu

ced

unde

r lic

ense

from

Pur

olat

or F

ilter

s N

A LL

C a

nd/o

r its

affi

liate

d en

titie

s

A qualidade e a segurança da marca de filtros automotivos Purolator garantem economia e eficiência a preços competitivos. Faça a escolha certa, siga em frente com Purolator.

www.filtrospurolator.com.br

VOCÊ NA DIREÇÃO CERTA.

SIGA EM FRENTE.

FILTROS AUTOMOTIVOS

l_job_7967_.idml 1 30/01/15 18:38

Page 24: Fevereiro 2015 #92

24 REPOSIÇÃO

O sistema de ar condicionado automotivo, antes tratado como um mero opcional, presente apenas em automóveis de luxo, tem se tornando item imprescindível não somente em veículos leves de passeio como também em veículos pesados. 1. Se o veículo ficou exposto ao sol, abra a porta para deixar sair um pouco do calor, isso vai fazer com que o interior do seu carro resfrie mais rápido ao acionar o ar-condicionado.

2. Evite ligar e desligar o motor do carro com o ar-condicionado ligado.

3. Evite ligar o ar condicionado com o motor em baixa rotação.

4. Pa ra ga rant i r a lubr i f icação e funcionamento do ar-condicionado, adote o hábito de liga-lo ao menos uma vez por mês. Assim a vida útil do equipamento será prolongada.

5. Em caso de diminuição do rendimento, p ro c u r e u m a a s s i s t ê nc ia t é c n ica especializada para verificar a pressão do gás e evitar danos nos componentes.

Dicas para cuidar bem do ar condicionado do seu carrovERÃO

6. Troque o filtro a cada 6 meses. Existem diversas opções no mercado, porém algumas opções muito baratas porem trazer prejuízos, podendo se desprender do alojamento e danificar em a turbina do ar.

7. A higienização da cabine ref lete na qualidade do ar que você respira. Há duas maneiras eficientes para higienizar

o veículo: com ozônio aplicado com temporizadores automáticos que variam de 15 a 60 minutos ou com um sistema de nebulização que produz uma névoa bactericida com uma agradável fragrância.

8. Aplique o gás refrigerante corretoO gás R12 teve a comercialização vetada em todo o mundo devido a sua composição

atacar a camada de ozônio quando liberado na atmosfera.

Grande parte dos veículos produzidos até a década de 90 utilizava este tipo de gás. Se o seu modelo é deste período, saiba que é possível substituir o R12 pelo R134a:

- Faça uma limpeza interna completa do sistema, substitua o filtro secador (que fica impregnado com o lubrificante antigo de base mineral). O lubrificante utilizado em união com o R134a é de base sintética.

A Dupont oferece uma família específica de gás refrigerante denominada Isceon Tm 9 Series, que se adapta na substituição.

- Meça as pressões e temperaturas de trabalho, com a aferição da temperatura nos dutos de saída no painel.

9. Se o seu carro não tem ar-condicionado, saiba que é possível instalar um sistema adequado para a marca do seu veículo. Consulte uma empresa especializada.

Fonte: Brisa Ar

Foto

: Div

ulga

ção

Page 25: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 25

Page 26: Fevereiro 2015 #92

26 REPOSIÇÃO

NOTíCIAS

KS amplia Centro de Treinamento de motores e divulga agenda de cursos

A KS, fabr icante de componentes para motor, ampliou seu Cent ro de Treinamento localizado na planta de Nova Odessa, interior de São Paulo, visando atender a demanda dos seus clientes e distribuidores de todo o Brasil e de outros países da América Latina. Teóricos e práticos, os cursos são muito

bem direcionados, com uma participação máxima de 10 pessoas por turma e duração de 3 dias, totalizando uma carga horária de 24 horas. M i n i s t r a dos p o r t é c n ic os d a K S altamente qualificados, os treinamentos abordam aspectos do funcionamento de mot ore s e s eu s comp one nt e s ,

diagnósticos de danos, falhas e correções do motor e noções básicas de metrologia para o controle dimensional dos motores.O centro de t reinamento conta com mais de 10 motores entre ciclo Otto e Diesel, e durante o curso os alunos têm a oportunidade de montar e desmontar os motores. Importante ressaltar que nestes cursos são utilizadas metodologias baseadas no reparo do motor conforme procedimentos e manuais dos fabricantes.Destaca-se ainda, que nas aulas práticas o s a lu nos cont a m com cava le t e s giratórios com redutor, torquímetros, ferramentas especiais e específicas para motores, equipamentos de montagem de biela no pistão e equipamento para controle dimensional (micrômetros e súbitos, entre outros). Datas dos treinamentos KS: 10 a 12 de março, 17 a 19 de março, 27 a 29 de abril, 12 a 14 de maio, 9 a 11 de julho, 6 a 8 de julho, 11 a 13 de agosto, 9 a 11 de setembro, 6 a 8 de outubro e 16 a 18 de novembro. Maiores informações e inscrição no curso, entrar em contato com a fábrica através do SAKS 0800 721 7878.

Março – Edição pré-AutomecAbril – Edição especial Automec com circulação na feira (07 a 11/04)Maio – Edição especial Dia do automóvel (13/05)Junho – Edição temática do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e Edição de invernoJulho – Dia do Motorista/Caminhoneiro (25/07) e Dia do Motociclista (27/07)Agosto – Edição de Feira Minasparts (19 a 22/08)Setembro – Edição temática de Dia do Cliente (15/09) e Feira Autonor (16 a 19/09)Outubro – Edição temática de Dia do Vendedor e Feira Autoparts (14 a 17/10).Novembro – Edição temática de Dia do Balconista de Autopeças (26/11)Dezembro – Edição temática do Dia do Mecânico (20/12) e final de ano.

Programe seus anúncios

Page 27: Fevereiro 2015 #92

REPOSIÇÃO 27

Page 28: Fevereiro 2015 #92

28 REPOSIÇÃO