oráculo - fevereiro 2015

8
Paróquia N. Sra. das Graças (Cpo. Gde. / RJ) Paróquia N. Sra. das Graças (Cpo. Gde. / RJ) - Fundado em 2014 ANO II Fundado em 2014 ANO II - Nº 2 Nº 2 - Edição Mensal Edição Mensal - Fevereiro/2015 Fevereiro/2015 “Fiquei alegre, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” (Salmo 122,1)

Upload: pascom-nsg

Post on 08-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a nossa edição de Fevereiro do Informativo Online da Paróquia N. Sra. das Graças (Campo Grande - RJ), com organização feita pela PASCOM (Pastoral da Comunicação).

TRANSCRIPT

Page 1: Oráculo - Fevereiro 2015

Paróquia N. Sra. das Graças (Cpo. Gde. / RJ) Paróquia N. Sra. das Graças (Cpo. Gde. / RJ) -- Fundado em 2014 ANO II Fundado em 2014 ANO II -- Nº 2 Nº 2 -- Edição Mensal Edição Mensal -- Fevereiro/2015Fevereiro/2015

“Fiquei alegre, quando me

disseram:

“Vamos à casa do

Senhor!” (Salmo 122,1)

Page 2: Oráculo - Fevereiro 2015

Fevereiro/2015 | ORÁCULO 2

PARÓQUIA N. SRA. DAS GRAÇAS Pároco: Pe. Luiz Carlos Pereira Forania: IV - Vicariato Oeste Rua Benedito Lacerda - Quadra 02 - Lote 11 - Vila Nova Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 23071-340 Telefone: (21) 3394.3383 Site: www.paroquiadasgracas.com Fanpage: facebook.com/pdasgracas Organização: Equipe PASCOM (Pastoral da Comunicação Evangelizadora)

Contato: [email protected] Designer Visual e Diagramação: Vinícius Pinheiro e Juliana Martins Redatora Responsável: Maria Balbino Diretor Geral: Pe. Luiz Carlos Pereira Equipe de Produção e Conteúdo: Juliana Martins, Vinícius Pinheiro, Maria Balbino e Analu Carvalho (Coordenação) | Thamires de Paula (Com. São Francisco de Assis) | Giulianne de Paula (Com. N. Sra. da Conceição) | Ana Tereza Meireles (Com. São Mateus) | Analu Carvalho (Com. Santa Terezinha) | Daniel Motta (Com. São Paulo Apóstolo) | Ester Macena (Paróquia N. Sra. das Graças)

PARÓQUIA: Terças-feiras: 18h30 Quintas-feiras: 18h30 Sextas-feiras: 18h00 Domingo: 07h30 / 19h00

Capela São Paulo Apóstolo: Sábado: 16h00

Capela São Francisco de Assis: Sábado: 17h40

Capela São Mateus: Sábado: 18h40

Capela Santa Terezinha: Domingo: 09h00

Capela São Pedro: Domingo: 17h30

Capela N. Sra. do Bom Parto e Sta. Clara: Quarta-feira: 19h00

Capela São Jorge: 3ª sexta-feira do mês: 19h30

Capela N. Sra. da Conceição: Todo dia 08 de cada mês: 18h30

Horários das Missas

01. Reuniã o de Liturgiã.

03. Reuniã o Cord. Comunidãde.

04. Reuniã o Cons. Pãroquiãl.

05. Formãçã o Min. Pãlãvrã.

06. Viã Sãcrã – N. Srã. Conceiçã o.

07. Reuniã o dã Coord. PJ. / Retiro Leg Mãriã – Sã o Pedro.

08. Reuniã o Coord. Crismã.

09. Missã N. Srã. Conceiçã o.

10. Reuniã o dos Mesc.

11. Viã Sãcrã – Sã o Pedro

12. Reuniã o Eq. De Bãtismo.

13. Viã Sãcrã – Sã o Pãulo Apostolo.

14. Reuniã o Coord Cãtequese.

15. Missã dã Cãtequese – Sã o Pãulo.

18. Viã Sãcrã – N. Srã. Bom Pãrto.

20. Missã Sã o Jorge 19h. / Viã Sãcrã – Stã. Teresinhã.

21. Bãtismo nã Mãtriz.

21. Enc. Agentes dã Pãst. Fãmiliãr. / Reuniã o Coord. Perse-

verãnçã. / Noite em Fãmiliã.

25. Festã Acies – N. Srã. B. Pãrto.

27. Missã dos Enfermos. / Viã Sãcrã – Sã o Mãteus.

28. Feirã dã Sãude.

29. Domingo Rãmos – Stã. Teresinhã.

30. Reuniã o Abertã do N.A – 19h30.

31. Missã Curã e Libertãçã o – S. Pedro

Calendário Paroquial - Março

Page 3: Oráculo - Fevereiro 2015

Fevereiro/2015 | ORÁCULO Fevereiro/2015 | ORÁCULO 3

Alegria: tema difícil e complexo. Cada pessoa tem um jeito de expressar esse tão nobre sentimento, que não deveria faltar no rosto de nenhum cristão. Podemos enten-der, nesse tempo de Quaresma, como servir aos irmãos com alegria, ou seja, sem murmuração e reclamação. Servir deve causar no seu íntimo a certeza do amor de Deus que se doa e se alegra com o nosso ser, apesar dos nossos pecados. O lema da CF-2015 nos lembra na frase, "Eu vim para servir", que não podemos servir sem alegria, pois a vejo como um dom inestimável de Deus. O mundo se acaba várias vezes no dia, quando nos falta a alegria de poder ajudar o irmão, de poder estar bem consigo mesmo, de poder dar uma boa gar-galhada, de poder fazer o outro sorrir. E sentir-se bem e fazer o outro bem é sentir-se amado, é amar, é sentir-se útil, é não impor nada em troca, é encontrar Deus e sentir a sua presen-ça, é ver em cada pessoa que você se dispõe a ajudar, come-çar a caminhar com as próprias pernas. São estes os poucos

caminhos que podem nos causar alegria. Deus, no livro do Gênesis, quando termina cada dia da Criação, Ele repete uma frase que deveríamos repetir todos os dia "e Deus viu que tudo era bom". Por mais que reclame-mos do nosso dia a dia, dos aborrecimentos, do peso do tra-balho, da vida familiar e tantas outras coisas, tudo é muito bom, pois se você faz o que gosta, não existe alegria maior do que esta! Hoje falta alegria porque o mundo se tornou mecânico e materialista, egoísta e falso; com isso se perde a leveza da vida e damos espaço à tristeza, ao ódio e ao rancor. Como diz uma canção: "sorrir é bom demais!"

Pe. Luiz Carlos Pereira

“ [...] Não pode-

mos servir sem alegria, pois a

vejo como um dom inestimável de Deus.

Mad

re T

eres

a d

e C

alcu

12. Pãro quiã: Sã o Joã o e Stã. Ritã.

16. Pãro quiã: Bom Pãstor.

17. Pãro quiã: N. Srã. Apãrecidã.

18. Pãro quiã: Stã. Teresinhã.

23. Pãro quiã: Stã. Sofiã.

24. Pãro quiã: N. S. Pãz & Bom Jesus.

25. Pãro quiã: N. Srã. Grãçãs.

26. Pãro quiã: Sã o Jose .

Calendário de Confissões para a Páscoa

Acompanhe a cobertura fotográfica das Vias-Sacras de nossas Comunidades: www.facebook.com/pdasgracas

Page 4: Oráculo - Fevereiro 2015

“… a alegria do Senhor é vossa força.”

Fevereiro/2015 | ORÁCULO 4

Nesse mês, falaremos sobre a importância de servir a Deus com alegria. Apesar de todas as dificuldades que a vida nos apresenta, temos que ter alegria de servir a Deus, pois a todo tempo, Ele nos proporciona proteção, bênçãos, graças, livramentos... E o melhor jeito de agradecer a Ele por to-das essas dádivas é servindo com pra-zer, alegria e muito amor. Convidamos as coordenadoras da Pastoral da Juventude de nossa paróquia, Rayane Alvarenga e Thayná Dias para conversarmos um pouco mais sobre esse tema. Para vocês, o que significa servir a Deus com alegria e por que isso é tão importante? Thayná: A característica mais importan-te que tem que ser mostrada pela juventude é a animação em servir porque o que caracteriza o jovem é a alegria. É muito difícil estar triste servin-do a Deus. Servir a Deus com entusiasmo é mostrar que na Eucaristia, a face de Cristo está sendo contempla-da. Às vezes você pode estar passando por momentos difíceis, mas mesmo assim é preciso mostrar prazer em estar na presença de Deus motivando as ou-tras pessoas a fazer o mesmo. Rayane: A característica dos jovens, além da alegria, é a vontade de trabalhar porque você combina um trabalho simples com eles, mas eles se animam tanto, que o trabalho vira uma grande aventura.

Viver em comunidade não é fácil. Por sermos jovens, enfrentamos muitos preconceitos, muita critica negativa. As pessoas não acreditam na tamanha capacidade dos jovens de inovação. Atualmente, vocês acham que os jovens sentem dificuldade em ficar felizes em servir? Rayane: Os jovens sentem dificuldades de servir com alegria porque às vezes eles vão com muita vontade de fazer coisas novas, mas raramente são apoiados pelas pessoas mais velhas que acabam desestimulando-os, achando que não vai dar certo. Thayná: A maior dificuldades dos jovens é ter que servir com responsabilidade, sabendo que dentro da nossa instituição religiosa existem regras que têm que ser cumpridas, que nem tudo é bagunça, ou brincadeira. Por isso, mantê-los na Igreja é muito difícil porque estar no mundo é muito mais fácil. As pessoas precisam desfazer o preconceito de que quem serve a Deus deixa de viver e se isola. Quais são os motivos que fazem vocês deixarem de sair com os amigos, des-cansarem no final de semana ou deixa-rem de fazer outras coisas para esta-rem na Igreja trabalhando com outros jovens? Thayná: A minha paixão é o grupo jovem, eu amo, eu luto, eu brigo e agra-deço por esse grupo. O que me motiva

a estar trabalhando com os jovens são os próprios jovens. Eles que me impulsionam. Às vezes tenho vontade de jogar tudo para o alto aí alguém che-ga e fala que o encontro foi legal e aquilo te dá um ânimo e vontade de continuar. Rayane: A PJ (Pastoral da Juventude) para mim, é uma experiência nova e eu estou gostando muito. O nosso grupo é pequeno, mas está pronto para o que der e vier. Servir a Deus traz muitas alegrias, to-ma tempo, sim, mas o pouco tempo que separamos para Ele é multiplicado demais! “O coração alegre é bom remédio para o corpo, mas a tristeza na alma acaba com a saúde do homem.” (Pv 17, 22)

Encontros:

1º e 3º sábado de cada mês, às 16h na

matriz e 17h30 na Comunidade São

Paulo Apóstolo.

Organização: Ana Tereza Meireles, Thamires de Paula e Daniel Mota

(Ne 8,10)

Page 5: Oráculo - Fevereiro 2015

Fevereiro/2015 | ORÁCULO Fevereiro/2015 | ORÁCULO 5

O tempo litúrgico no qual vive-

mos é um período de reflexão e intros-

pecção; é quando nos voltamos para

nosso eu conscientes do sofrimento

carnal e espiritual que o Cristo Humani-

zado quis conhecer para se igualar, na

Sua humildade, a nós.

O corpo que compõe a pessoa

que somos deve sentir e viver todo o

período da Quaresma, não podendo ser

dissociado das emoções e pensamentos

que permeiam a dinâmica do cristão

neste período, e a Campanha da Frater-

nidade com seu tema e lema serve per-

feitamente para colocarmos em prática

tal conceito.

“Eu vim para servir” é um lema

que tira-nos totalmente da inércia física

e espiritual. Ao mover-nos em direção

ao outro na sua necessidade – movi-

mento é vida – colocamos nossa aten-

ção, nosso respeito, carinho e foco na

vida que não é a minha nem é a sua,

mas é de Deus e nossa, pois com ela

partilhamos a existência neste mundo.

Ao nos mexermos na intenção do outro

colocamos em prática o nosso lado mais

humano que às vezes é enterrado pelas

camadas de atribulações e comprometi-

mentos que mecanizam nossos gestos

como abraços, olhares e até mesmo

sorrisos. Servir é um verbo transitivo e

intransitivo que significa ser útil ou

prestável a; desempenhar quaisquer

funções; ser criado de. Doar sem exigir

nada em troca. Ao agirmos para servir

outro corpo, outro eu que é infinito e

particular, nosso espírito e corpo preci-

sam se libertar de limites às vezes im-

postos pela vaidade, preguiça, egoísmo

que nos travam retardando a ação do

Espírito de Deus que não desrespeita o

livre-arbítrio individual.

A experiência da Quaresma é

grandiosa não apenas pelo que vivemos

a cada via-sacra, mas pela possibilidade

que nos é dada de amadurecer espiritu-

almente e chegarmos mais próximos ao

nosso objetivo da santidade.

Sede santos, porque eu, vosso Deus, sou santo.

(Lv 19,2) Nada melhor para colocar nossa

santidade em prática do que servir con-

forme a vontade Deus, dispondo nosso

corpo e o nosso espírito àqueles que

mais necessitam dos valores espirituais

do Reino do Céu.

Renan Pinheiro

Ministro de Dança, Minist. de Dança FIAT

“ O corpo que com-põe a pessoa que somos deve sentir

e viver todo o período da Quaresma.

Na vida passamos por dificuldades que nos levam a refletir sobre o real sentido de tudo que nos circunda. Se pararmos para analisar o que acontece em nossa vida, tudo tem um verdadeiro sentido que nos guia no cami-nho rumo a Deus. Muitas das vezes reclamamos de algumas provações que passamos em nossas vidas, mas não paramos para pensar porque passamos por essas tribulações. Às vezes é difícil entender o que Deus quer nos falar e ficamos nos perguntando por que Deus fez isso? Por que isso aconteceu comigo? Precisamos refletir e entregar nossa vida inteiramente para Deus e não ficarmos questionando-nos. Muitas vezes, as coisas acontecem para “acordarmos” e perceber que Deus está presente em nossas vidas em todos os momentos. E que só cai uma folha no chão porque ele permitiu. Precisamos estar com Deus todos os dias, e

agradecer a Ele em todos os momentos. Seja na hora de acordar para agradecer a Ele por ter dado essa oportunidade de poder viver mais um dia. Quando chegamos ao trabalho, devemos agradecer por ter chegado bem. Quando fazemos uma refeição, agradecer a Ele por aquele alimento. Agradecer ele pela nossa família, por cada segundo de nossas vidas. Cada passo que damos, pertence ao único que é digno de receber adorações e louvores. Engrandecendo o seu nome seremos canais da graça que Deus quer realizar no mundo. E essa graça nada mais é do que seu infinito amor por nós que demonstrou na cruz para dar-nos a vida. Por isso, ao invés de nos questionarmos, perante as provações, devemos agradecer o seu amor por cada um de nós, levando a todos os irmãos o testemunho de que Deus é Deus e somente a ELE pertence a nossa vida.

Thamires de Paula

Page 6: Oráculo - Fevereiro 2015

Fevereiro/2015 | ORÁCULO ESPECIAL

Fevereiro é o mês curto, onde os dias passam

ligeiros. Neste ano de 2015, a Campanha da

Fraternidade nos convida a repensar o que é ser Igreja,

como sinal de esperança, diante de uma sociedade

injusta, que não busca a alegria no servir a Deus.

Quantos empecilhos colocamos em nossas vidas quando

se fala em servir a Deus? Um serviço que deve brotar da

gratuidade, sem visar lucros, num ato de humildade...

mas nem sempre o que vem a nossa mente é a ALEGRIA.

A alegria é o resultado da transformação gerada

por DEUS em nossas vidas. “Jesus é a alegria real e viva

de cada cristão, e o Senhor age em nossas vidas. O

coração do homem deseja a alegria. Cada família, cada

povo aspira à felicidade. Mas qual é a alegria que o

cristão é chamado a viver e testemunhar? É a alegria que

vem da proximidade de Deus, da sua presença em nossa

vida. Desde quando Jesus entrou na história, com seu

nascimento em Belém, a humanidade recebeu a semente

do Reino de Deus, como um terreno que recebe a

semente, promessa da futura colheita. Não é mais

necessário procurar outro lugar! Jesus veio para trazer

alegria para todos e para sempre. Não se trata de uma

alegria esperada ou adiada para o paraíso... é real já

agora, porque o próprio Jesus é a nossa alegria, como é a

nossa paz. ELE está vivo, é o ressuscitado, e age em nós e

entre nós, especialmente com a Palavra e os

Sacramentos.” Assim nos fala o Papa Francisco.

Na exortação apostólica “Alegria do Evangelho”,

Francisco nos propõe que tracemos um programa, onde

a Igreja apresente um rosto missionário: aberta e capaz

de sair de si para ir ao encontro do outro por caminhos

novos, sendo o documento, um apelo à alegria. Alegria

que vem do Evangelho de Cristo. “A alegria do

Evangelho enche o coração e a vida dos que se

encontram com Jesus.” É desejo de Francisco que essa

alegria marque a Igreja: “Quero, com esta exortação,

dirigir-me aos fiéis católicos, a fim de os convidar para

uma nova etapa evangelizadora marcada por esta

alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos

próximos anos.”

A “tristeza individualista” que vem do consumis-

mo e que marca as nossas vidas, fez o Papa lembrar que

“quando a vida interior se fecha nos próprios interesses,

deixa de haver espaço para os outros, para os pobres e já

não se ouve a voz de Deus nem se goza a alegria de seu

amor” e conclui que esta vida fechada em si “não é a

escolha de uma vida digna e plena, não é o desígnio que

Deus tem para nós, não é a vida do espírito que jorra do

coração de Cristo ressuscitado.”

Da alegria do encontro com Cristo “ninguém é

excluído... ninguém pode tirar a dignidade que o amor de

Cristo nos confere”...o que nos permite “levantar a

cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos

defrauda e sempre nos pode restituir a alegria.”

A história da Salvação é uma história de ALEGRIA.

“Recuperemos a suave e reconfortante alegria de

evangelizar, mesmo quando for preciso semear com

lágrimas... que o mundo possa receber a Boa Nova dos

lábios de evangelizadores cuja vida irradie fervor... que

têm em si a alegria de Cristo.” Paulo VI

Maria Balbino

Alegria!

Page 7: Oráculo - Fevereiro 2015

Fevereiro/2015 | ORÁCULO Fevereiro/2015 | ORÁCULO 7

V iver a alegria é o que todos querem... sorrir, brilhar e não sofrer... apenas viver a alegria sem fim.

Seria possível viver assim, sem a presença do Cristo que nos convoca a amar e servir com alegria? Nossa Paróquia viveu momentos de alegria em Cristo, quando celebrou o Carnaval, declarando publicamente que “Jesus é alegria que contagia!” Alegria é saúde. É o desejo de todos, mas a tristeza parece um vírus que entrou em nossas casas, na Igreja e na sociedade que transforma o bom humor em desatino. Cristo nos entregou a plenitude da ALEGRIA, quando nos diz: “A vossa alegria seja completa.” Precisamos medir os níveis de alegria que tomam posse de nós, para entendermos o estado de nossa VIDA CRISTÃ RESSUSCITADA. James Martin declara: “A alegria constitui um sinal de fé!” Jesus ao falar de alegria nos fala também do

AMOR: o amor prati-cado segundo o Evangelho , traduz-se em alegria plena demonstrando como o amor é capaz de conduzir à alegria completa. Atitudes não são impostas, são transmissíveis por contágio. Jesus quer que vivamos no amor e na ale-gria. Assim seremos capazes de contagiar o outro. Nossa missão de cristãos: Evangelizar com alegria! Parabéns, Paróquia Nossa Senhora das Graças por evangelizar com alegria, fazendo o Carnaval ter a característica real da alegria de viver por Cristo, em Cristo e com Cristo!

Maria Balbino

a Alegria!

Fotos do Carnaval com Cristo. Quer ver mais? Acesse: www.facebook.com/pdasgracas

Page 8: Oráculo - Fevereiro 2015

Fevereiro/2014 | ORÁCULO 8

"Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus”.

quais