informativo fevereiro//2015

8
GIOVANI FELIX VEREADOR DE ITAJAÍ Vereador acompanha obras do IFSC INFORMATIVO DO MANDATO DO VEREADOR GIOVANI FELIX (PT) ANO 03 - Nº 23 - MÊS: FEVEREIRO / PUBLICADO: MARÇO - 2015 Comissão da Criança debate criação do segundo Conselho Tutelar Vereador fiscaliza obra do Residencial São Francisco de Assis Pg 6 Pg 4 Pg 5

Upload: giovani-felix

Post on 08-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Nesse início de ano tenho uma proposta para você: Que tal colocarmos no nosso projeto de vida nos tornarmos pessoas melhores, mais humanas e felizes? Tenha um projeto de vida. Não passe pela vida caminhando. Viva! Seja o protagonista da sua história, não deixe para outros o papel principal.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo fevereiro//2015

GIOVANI FELIXVEREADOR DE ITAJAÍ

Vereador acompanha obras do IFSC

INFORMATIVO DO MANDATO DO VEREADOR GIOVANI FELIX (PT)ANO 03 - Nº 23 - MÊS: FEVEREIRO / PUBLICADO: MARÇO - 2015

Comissão da Criança debate criação do segundo

Conselho Tutelar

Vereador fiscaliza obra do Residencial São

Francisco de Assis Pg 6

Pg 4

Pg 5

Page 2: Informativo fevereiro//2015

Nesse início de ano tenho uma proposta para você: Que tal colocarmos no nosso projeto de vida nos tornarmos pessoas melhores, mais humanas e felizes?Tenha um projeto de vida. Não passe pela vida cami-nhando. Viva!Seja o protagonista da sua história, não deixe para outros o papel principal.A história é sua e depende de você o enredo que ela terá. Lembre-se: Somos nós que fazemos a nossa história. Ser protagonista da sua vida é tomar a rédea das situa-ções, por mais difíceis que elas sejam. Não devemos delegar a outros as nossas metas, os nossos sonhos.Muitas vezes precisaremos mudar o foco, e isso é bom. Teremos a oportunidade de conhecer outras pessoas, viver outras experiências, poderemos até descobrir que não é o outro que me atrapalha, mas sou eu que estou com a visão distorcida, ou, insistindo no caminho errado.Na vida, ou nos apaixonamos por uma causa, ou nada acontece. Temos que aprender a valorizar nossas qualidades, sem nos afastar dos nossos valores. Temos que acreditar que fazemos parte de algo grandioso. Que não estamos aqui apenas de passagem, mas sim, para aprender todos os dias e nos tornarmos seres humanos melhores.Temos que colocar em prática o que aprendemos e não deixar apenas na teoria os ensinamentos que acumula-mos ao longo da vida.Em 2015 vamos deixar nossa marca na vida das pesso-as, assim como o jardineiro deixa sua marca no jardim!

PALAVRA DO VEREADOR

EXPEDIENTE

VEREADOR GIOVANI FELIXPT - Partido dos Trabalhadores

E-mail: [email protected]: (47) 8828-4809

CHEFIA DE GABINETE Carlota Medeiros

Jornalista Registro SC 02593 – [email protected]

[email protected]: (47) 8808-9774

ASSESSORIA PARLAMENTAR Waldyr da Rocha Santos Junior

Contato: [email protected] Davi Gabriel da Costa

Contato: [email protected]

Projeto Gráfico: Francielle Hilbert Contato: [email protected]

GIOVANI FELIXVEREADOR DE ITAJAÍ

www.giovanifelix.com.br

RELATÓRIO FEVEREIRO: Indicação 14Requerimento 05

FOTO: DAVI SPULDARO/CVI

Page 3: Informativo fevereiro//2015

Conferência debate Marco Regulatório das ONGs em Itajaí

03

FOTO: DAVI SPULDARO/CVI

Vereadores participam de reunião no Santa Regina

Vereadores de Itajaí participaram da reunião da Associação de Moradores do Loteamento Santa Regina para discutirem assuntos de melhorias naquela localidade e protocolaram indicações para o executivo cobrando ações na comunidade.

A primeira reunião ordinária de 2015 do Conselho Municipal de Políticas Culturais ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Itajaí e contou com a presença do vereador Giovani Felix (02). “Acredito que os conselheiros governamentais e não governamentais exercem um papel fundamental para o desenvolvimento da cultura no município através da participação nesse conselho”, destaca Giovani.

Moradores da Vila da Paz cobram solução para problemas de moradia

Vereador participa da reunião do COMUC

O vereador Giovani Felix participou de uma reunião na Vila da Paz em Itajaí (09). Os moradores reivindicam ao legislador que cobre do governo municipal uma solução para o problema de moradia que eles enfrentam. Em torno de 18 famílias localizadas em áreas de risco tiveram que desocupar as moradias.

O vereador Giovani Felix, protocolou requerimento na Câmara de Vereadores de Itajaí solicitando a organização de um Seminário direcionado às organizações não governamentais e aos gestores públicos. O objetivo do evento foi esclarecer dúvidas referentes a aplica-ção da Lei Federal 13.019/2014, que instituiu o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão abraçou a ideia e promoveu a Conferência sobre o Marco Regulatório das Parcerias com o Poder Público (25). “Esse evento é fundamental para evitarmos que a comunidade seja prejudicada com a falta dos serviços prestados por instituições conveniadas com o município”, enfatiza Giovani. FOTO: DAVI SPULDARO/CVI

FOTO: RONALDO CAMARGO

FOTO: ASSESSORIA/GABINETE FOTO: FRANCIELLE HILBERT

Page 4: Informativo fevereiro//2015

Vereador acompanha obras do IFSC

O vereador Giovani Felix, vistoriou as obras do Campus de Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina que atenderá 1200 alunos após ser concluída (12). A visita foi acompanhada do Diretor do IFSC de Itajaí, Carlos Alberto Souza, do Engenheiro Civil, Luiz Andrei Potter Tonin e do Técnico em Eletromecânica, Marlon Felipe. A previsão de entrega da obra que fica na Avenida Vereador Abraão João Francisco ao lado da Câmara de Vereadores de Itajaí é abril de 2015. O vereador explica que essa é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Vereador Giovani participa de reunião do COMJUV

O vereador Giovani Felix participou da primeira reunião ordinária de 2015 do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV). Na pauta do encontro, a proposta de alteração dos representantes governamentais no Conselho e a definição da data do fórum das entidades da sociedade civil. O Comjuv é composto por membros da sociedade civil e de órgãos governamentais, com a atribuição de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Itajaí (12).

Sempre trabalhei na área da profissionalização e sei o quanto é difícil para um pai de família buscar um

aperfeiçoamento ou mesmo pagar um curso profissionalizante para um filho. Por isso mesmo sei da importância da

conclusão dessa obra para Itajaí e região

"

FOTO: DAVI SPULDARO/CVI

FOTO: FRANCIELLE HILBERT

04

Page 5: Informativo fevereiro//2015

Vereador fiscaliza obra do Residencial São Francisco de Assis

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, garante que “toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive, alimen-tação, vestuário e habitação”. E para proteger e fazer valer o direito a moradia, o vereador Giovani Felix acompanha de perto as obras do Programa Minha Casa Minha Vida em Itajaí. Além de fiscalizar a construção do Residencial São Francisco de Assis, na comunidade da Volta de Cima, no Bairro Salseiros, o legislador também encaminhou um requerimento ao governo municipal. No documento o vereador cobra o prazo para entrega desse conjunto habitacional, visto que o contrato para as obras foi assinado entre o Município de Itajaí, a Caixa Econômica Federal e a empresa Itaipu Empreendimentos CCI LTDA, em 24 de fevereiro de 2014, com prazo de conclusão de 15 meses. “Recentemen-te, meios de comunicação noticiaram que a empresa responsável pela obra teria abandonado o empreendimento

por falta de pagamento e precisamos saber se essa informação procede”, esclarece o vereador. Giovani também questiona se todas as famílias das comunidades do Imaruí e da Rua João Dalmolin na localidade da Canhanduba, que recebem o Auxílio Moradia, foram contempladas nesse projeto que visa atender famílias localizadas em áreas de risco, com

objetivos de regularização, urbaniza-ção, construção e melhoria de unidades habitacionais. “Esse programa que é do Governo Federal tem o objetivo de diminuir o déficit habitacional no município e oferecer moradias dignas às pessoas de baixa renda, por isso mesmo temos que acompanhar todo o processo para que o direito à moradia seja garantido”, enfatiza.

05

Vereador cobra do executivo apoio às famílias

da Vila da Paz

O vereador Giovani Felix participou de uma reunião na Prefeitura de Itajaí para tratar da decisão judicial que estabelece prazo para a desocupação de imóveis na localidade da Vila da Paz (11). Segundo laudos da Defesa Civil essas moradias são consideradas de alto risco. “Não aceito o pouco caso do governo municipal para com essas famílias, que esperam pela construção do conjunto habitacional do bairro desde 2008”, enfatiza Giovani.

Projeto que orienta uso de elevadores em caso de

incêndio é aprovado

De autoria do vereador Giovani Felix o PLO nº 1/2014 que dispõe sobre a afixação de placa informativa na entrada dos elevadores, para que não sejam utilizados em caso de incêndios, foi aprovado (12). “Essa é uma norma que visa a segurança dos usuários desse tipo de equipamento, presente na maioria dos edifícios do município”, esclarece Giovani.

FOTO: ASSESSORIA/GABINETE

FOTO: DAVI SPULDARO/CVI FOTO: ASSESSORIA/GABINETE

Page 6: Informativo fevereiro//2015

Comissão da Criança debate criação do segundo Conselho Tutelar

A Comissão Permanente de Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí, eleita durante a primeira sessão ordinária de 2015, esteve reunida para discutir a criação do segundo Conselho Tutelar de Itajaí. Integram a comissão os vereadores Fernando Pegorini (PP), como presidente, Giovani Felix (PT), vice e, Carlos Augusto da Rosa (PP), relator. Os legisladores receberam representantes da Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (COMDICA).

Na opinião de Giovani, a comissão precisa ter pleno conhecimento desse projeto para que possa emitir um parecer que venha ao encontro dos anseios dos itajaienses. “O Conselho Tutelar é um órgão que trabalha diretamente com famílias que, na maioria das vezes, buscam apoio para resolver situações de crises e dificuldades e por isso mesmo precisa trabalhar em conjunto com a SECAJ e o COMDICA”, enfatiza o legislador.

Vereador cobra esclarecimentos sobre concursos públicos

Vereador participa de reunião do Conselho de Transporte Público

Vereadores visitam Escola Básica Francisco Celso Mafra

Centro Integrado de Saúde é tema de requerimento

O vereador Giovani Felix participou de uma reunião com Rosilda da Silva Luiz da Secretaria Municipal de Educação para tirar dúvidas referentes ao processo de chamamento público do município (26).

A reunião ordinária do Conselho Municipal de Transporte Público contou com a presença do vereador Giovani Felix. “O poder executivo tem ficado de costas para todos os problemas que a população está enfrentando e isso não pode ocorrer”, enfatiza o legislador.

Os vereadores Giovani Felix e Thiago Morastoni visitaram a Escola Básica Francisco Celso Mafra, do bairro Itaipava. Os legisladores receberam reivindicações, de um grupo de mães que solicitam melhorias na unidade escolar.

O vereador Giovani Felix protocolou requerimento direcionado ao executivo municipal com cópia para a Secretaria Municipal de Saúde questionando o prazo para a conclusão das obras e entrega do Centro Integrado de Saúde, no bairro São Vicente.

FOTO: ASSESSORIA/GABINETE

FOTO: ASSESSORIA/GABINETEFOTO: MARCELO ROGGIA

FOTO: DAVI SPULDARO/CVI

FOTO: DAVI SPULDARO/CVI

06

Page 7: Informativo fevereiro//2015

Vereador participa do Projeto Golfinho

Vereador prestigia profissionais da Epagri

Vereadores participam do TVBE

As praias Brava e Cabeçudas de Itajaí receberam o Projeto Golfinho que fez parte da Operação Veraneio 2014/2015, que ocorreu entre 9 de janeiro e 7 de fevereiro. E a solenidade de formatura que ocorreu no dia sete, contou com a presença de, aproximadamente, 90 crianças e 15 instrutores, pertencentes aos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Barra do Sul e São Francisco do Sul. Além do Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Onir Mocellin, e do Comandante do 7º BBM, Tenente-coronel BM Sérgio Murilo de Melo, o vereador e Bombeiro Comunitário Giovani Félix também marcou presença. “A prevenção é a forma mais eficiente de evitarmos acidentes no mar”, acredita Giovani.

O vereador Giovani Felix participou da sessão solene de lançamento da nova variedade de arroz irrigado, denominada SCS121CI, desenvolvido por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Nesse dia tive a oportunidade de fazer uma visita técnica ao campo experimental em que o arroz está sendo cultivado e parabenizar o gerente da Estação Experimental de Itajaí, José Alberto Noldin, que em conjunto com os pesquisadores faz um excelente trabalho que muito orgulha os itajaienses”, enaltece o vereador.

Representantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias convidaram o vereador Giovani Felix para o evento Casa Aberta, encontro que reúne autoridades e pessoas da comunidade para conhecerem a sede de Itajaí, localizada no bairro São Vicente (27). “Sou católico, mas respeito todas as denominações religiosas. Tenho amigos que são mórmons e me sinto muito bem em frequentar essa igreja. Sempre fui muito bem acolhido e acredito que Deus é um só e o que importa é o bem comum que todas as religiões pregam. Acredito que as pessoas que cuidam do espírito são cidadãos mais humanos e fraternos”, declara Giovani.

Os vereadores Giovani Felix e Fernando Pegorini que integram a Comissão Permanente de Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí, eleita durante a primeira sessão ordinária de 2015, participaram do Programa TVBE, da TV Brasil Esperança. Os legisladores foram entrevistados por Farley Cerri e falaram das expectativas para o próximo ano de mandato, além das indicações, requerimentos e projetos de lei que estão em pauta no legislativo.

Vereador participa da Casa Aberta dos Mórmons

FOTO: ASSESSORIA/GABINETE

FOTO: ASSESSORIA/GABINETE

FOTO: ASSESSORIA/GABINETEFOTO: ASSESSORIA/GABINETE

07

Page 8: Informativo fevereiro//2015

“Eu vim para servir”, é o lema da Campanha da Fraternidade 2015 que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. E esse é um momento muito significativo para nós cristãos e para todas as pessoas de bem que são chamadas à reflexão. O período de 40 dias da quaresma deve servir para avaliarmos nossa vocação e refletirmos se estamos realmente trabalhando em nossa missão aqui nessa terra que é servir. Gandhi já dizia: “quem não nasce para servir, não serve para viver”. E por mais que na correria do dia a dia não nos demos conta disso, esse é o verdadeiro significado da vida. Professores vivem para servir os alunos e torná-los pessoas melhores, conhecedoras do mundo. Médicos assumem esse compromisso em seu juramento; casais fazem juras nesse sentido. Entretanto, sabemos que a sociedade apresenta muitos problemas em todas as áreas, seja na nossa comunidade ou na comunidade vizinha. Situações de injustiça social são vivencia-das todos os dias por pessoas que tem os direitos mais básicos desrespeitados. E é nesse período de solidariedade que temos que descobrir se estamos fazendo a nossa parte como cidadãos. O Texto-base da campanha da fraternidade está organizado seguindo a metodologia do “ver-julgar-agir” e é muito atual para o

momento que estamos vivendo. Todos os dias somos bombarde-ados com informações que envolvem todas as esferas e precisa-mos saber filtrar tudo que nos é apresentado. Precisamos saber separar o joio do trigo como na parábola contada por Jesus Cristo. Nesses tempos de turbulência precisamos ainda mais do diálogo e da cooperação entre as pessoas. Não podemos agir como alguns mestres da lei e fariseus. Nossa sociedade precisa refletir e buscar cada vez mais a dignidade humana e trabalhar em busca da cultura da paz.Somos conhecedores que todo poder emana do povo, que exerce esse poder por meio dos representantes que elege, mas será que nós representantes estamos sabendo representar dignamente essas pessoas que acreditaram e depositaram um voto de confiança em nós? Em qualquer democracia há participação dos cidadãos, mas nem toda democracia é participativa e podemos constatar esse fato analisando muitos mandatos que não ouvem o clamor do povo e não colocam o bem estar comum como prioridade. A atuação do mandatário só é legítima na medida em que ele atua como representante do povo, e não em benefício próprio ou de determinado grupo. Democracia significa “governo do povo” e exercer dignamente esse cargo é colocar o povo em primeiro lugar. E para que isso ocorra de forma transparente prestar contas é o mínimo que os dirigentes políticos devem fazer para merecer a confiança dos cidadãos. Temos que ter em mente que a principal razão que deve levar uma pessoa a exercer um cargo público é o de servir à comunida-de e para que isso ocorra de forma verdadeira tenho convicção de que a formação política é fundamental para o desenvolvimen-to da sociedade. Para que todos os cidadãos lutem por um país mais justo, solidário e fraternal. E para que a pessoa se torne cidadã de fato, ela precisa cumprir com os deveres, usufruir dos direitos e interagir na realidade local. Precisamos conhecer a nossa história, analisar o passado, participar ativamente do presente, para podermos construir um futuro mais igualitário. E a esperança precisa fazer parte desse cenário. Como vereadores nosso papel é pressionar o poder público para que os problemas que afligem a comunidade sejam solucionados e se possível, evitados. Verear significa atuar como elo entre a comunidade e os poderes públicos e, principalmente, defender os interesses do cidadão. Prestar serviços à comunida-de deve ser uma grande honra para um legislador, mas também é uma grande responsabilidade. Se o legislador não agir dessa forma perde totalmente a legitimidade. E como bem disse Churchill: “a democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas”.

É tempo deReflexão

ARTIGO

Giovani FelixEducador Salesiano, Bombeiro Comunitário,

Vereador de Itajaí (PT)