informativo câmara - fevereiro 2015

12
Poder Legislativo de Guarulhos - 26ª Edição - Fevereiro de 2015 INFORMATIVO CÂMARA www.camaraguarulhos.sp.gov.br Nico Rodrigues Acesse este informativo também em nosso site. Nico Rodrigues Primeira Sessão do ano tem embates, discursos e um item votado Página 05 Comissão de Educação diverge sobre tarifa zero para estudantes e professores A Comissão de Educação, Cul- tura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Guarulhos, reunida no dia 26, discutiu o PL 46/2015, do vereador Prof. Samuel Vasconce- los (PT), que institui a tarifa zero no transporte coletivo municipal, com isenção integral de pagamen- to aos estudantes e professores do ensino fundamental, médio, técni- co e superior públicos, bem como preparatórios comunitários e gra- tuitos ao Enem e vestibular de in- gresso ao ensino superior, os par- lamentares aguardam avaliação do vereador Luiz Matogrosso, uma vez que as opiniões de Ornelas e Soares estão divididas. Página 07 A primeira Sessão Ordinária da Câmara de Guarulhos deste ano, realizada no dia 3, foi marcada pela estreia da nova Mesa diretora, eleita no final de 2014, tendo como pre- sidente o vereador Professor Jesus (PDT). As discussões foram domina- das por embates entre vereadores da oposição e os petistas, que se reveza- ram em críticas e elogios aos gover- nos municipal e estadual. O mesmo tom discursivo também foi destaque no Pequeno Expediente. Durante a sessão, foi definida também a nova composição das Comissões Técni- cas Permanentes.no Pequeno Expe- diente. Durante a sessão, foi definida também a nova composição das Co- missões Técnicas Permanentes.

Upload: camara-guarulhos

Post on 23-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Poder Legislativo de Guarulhos - 26ª Edição - Fevereiro de 2015

INFORMATIVO CÂMARA

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Nic

o Ro

drig

ues

Acesse este informativo também em nosso site.

Nic

o Ro

drig

ues

Primeira Sessão do ano tem embates, discursos e um item votado

Página 05

Comissão de Educação diverge sobre tarifa zero para estudantes e professores

A Comissão de Educação, Cul-tura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Guarulhos, reunida no dia 26, discutiu o PL 46/2015, do vereador Prof. Samuel Vasconce-los (PT), que institui a tarifa zero no transporte coletivo municipal, com isenção integral de pagamen-to aos estudantes e professores do

ensino fundamental, médio, técni-co e superior públicos, bem como preparatórios comunitários e gra-tuitos ao Enem e vestibular de in-gresso ao ensino superior, os par-lamentares aguardam avaliação do vereador Luiz Matogrosso, uma vez que as opiniões de Ornelas e Soares estão divididas.

Página 07

A primeira Sessão Ordinária da Câmara de Guarulhos deste ano, realizada no dia 3, foi marcada pela estreia da nova Mesa diretora, eleita no � nal de 2014, tendo como pre-sidente o vereador Professor Jesus (PDT). As discussões foram domina-das por embates entre vereadores da oposição e os petistas, que se reveza-ram em críticas e elogios aos gover-nos municipal e estadual. O mesmo tom discursivo também foi destaque no Pequeno Expediente. Durante a sessão, foi de� nida também a nova composição das Comissões Técni-cas Permanentes.no Pequeno Expe-diente. Durante a sessão, foi de� nida também a nova composição das Co-missões Técnicas Permanentes.

GERAL

Câmara Municipal de GuarulhosDiretoria de Comunicação, Rádio e TV Câmara

Rua Miguel Hackmey, 27Centro, Guarulhos - SP -07110-010

(11) 2461-1238/ (11)2440-0013

Professor Jesus- Presidente -

Sergio Luiz Deboni - Secretário de Assuntos Institucionais -

Sergio Roberto de Lessa - Diretor de Comunicação, Rádio e TV Câmara -

Equipe de Assessoria de ImprensaCeleste Lucarelli, Diego Sammarco, Gisel le Ianson, Renata Moreira , Róberson Balsamão e Waltair

Martão (Jornalistas)

Nico Rodrigues, Karina Yamada e Vera Jursys (Fotógrafos)

Igor Maximiliano(Agente Técnico Legislativo/ Designer)

Caroline Meneses, Ingrid Soares, Rosinaldo Alves (Estagiários)

Secretaria da Saúde presta contasAudiência púbica foi realizada na Câmara de Guarulhos

O secretário da Saúde Carlos Der-man participou de audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2014. O evento foi realizado nesta sexta-feira (27), na Câmara de Guarulhos, e contou com a presença dos vereadores Dr. Ale-

xandre Dentista (PSDC) e Toninho da Farmácia (PRP).

Silvio Jorge de Oliveira, diretor administrativo e � nanceiro da Secre-taria, fez a exposição dos números da Pasta, apresentando a arrecadação das receitas e a execução de despesas. Car-los Derman destacou que mais de 60% do gasto de saúde vai para média e alta complexidade. “Isso não é adequado. O Município deveria focar em Atenção Básica e o Estado deveria se preocupar com hospitais”, disse o secretário.

Palavra do Presidente

“Nos contatos com a população, muitas pessoas me cobram sobre a atuação dos vereadores. Reclamam que eles poderiam ter uma atua-ção mais destacada, fazer mais leis, apresentar ações mais concretas em benefício da cidade e que nas reu-niões do Legislativo muito se fala e pouco se produz. É preciso explicar que o Executivo, ou seja, o prefeito e seus secretários municipais, tem o poder de gerenciar e executar a verba recolhida pela Prefeitura em

benefício da Saúde, da Educação, da Segurança, de todas as áreas pú-blicas. Cabe ao Legislativo, o con-junto dos vereadores, fiscalizar a atuação do Executivo e sugerir leis, aprovar ou vetar proposituras do prefeito.

Embora ambos sejam pode-res distintos, devem trabalhar em conjunto, sempre em benefício da população. É natural que nesta re-lação haja discussões, uma vez que os envolvidos têm visões diferentes

A atuação do Legislativo, nem sempre “reconhecida”sobre determinadas questões. Di-vergências e fazem parte do pro-cesso em prol de uma cidade maior e mais justa.

Apesar dos conflitos políticos, existe hoje uma boa relação en-tre os poderes. A maioria desses atores, tenho certeza, reconhece o poder democrático da eleição e procuram centralizar os esforços em benefício da população, que carece dos serviços básicos a que têm direito.”

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Página 2 26ª EdiçãoK

arin

a Ya

mad

a

Pezão e equipe vistoriam bairros e prestigiam culturaA atuação do vereador Claudil-

son Pezão (PT) durante o recesso parlamentar de janeiro foi aten-der as mais diversas solicitações dos moradores, principalmente da região de Bonsucesso, Vila Carmela e Ponte Alta, relaciona-das às enchentes e pavimentação.

As vistorias foram realizadas nas últimas três semanas de ja-neiro na Rua Bias Fortes, na Vila Carmela, sobre a construção de nova creche no bairro e proble-

mas relacionados a enchentes na Rua Serra do Ouro e na Avenida Rangel Filho, na Ponte Alta, so-bre o Centro de Triagem e Rua Pernambuco.

Ao lado dos movimentos so-ciais, a equipe do vereador Pezão participou principalmente das articulações culturais da cidade, em reuniões e preparativos para o carnaval do Bloco Treme Treme e Corte e de reuniões sobre agri-cultura urbana.

Ass

esso

ria P

arla

men

tar

Vereador Lamé recebe populares e encaminha soluções

Durante o recesso parlamentar na Câmara Municipal de Guaru-lhos, o vereador Lamé (PTdoB) continuou seu trabalho junto à população. Ele recebeu em seu escritório dezenas de pessoas e tentou ajudar a encontrar solu-ções para seus problemas.

Lamé visitou vários bairros distantes do centro como, por exemplo, o Jd. Adriana, Pq. Con-tinental, Pimentas, São João, Vila Rio de Janeiro, entre outros. Encontrou diversos problemas e

encaminhou ofícios para a Pre-feitura. Um dos pedidos foi a retirada do lixo e da grama nos logradouros Av. Koki Koga, Par-que da Pretinha, e Rua Benedito Caetano da Cruz.

Lamé esteve na pista de Ska-te no Jardim City. Verificou que ela necessita de reformas urgen-tes e reencaminhou um pedido para a prefeitura. Também pediu a manutenção da Praça na Viela Abril, onde estão instalados apa-relhos de ginástica.

Ass

esso

ria P

arla

men

tar

Recesso de trabalho para Vasconcelos

Durante o recesso parlamentar, o mandato do vereador Prof. Samuel Vasconcelos (PT) trabalhou na ela-boração dos projetos de Lei que se-rão debatidos em 2015. Ao todo, 16 novos PLs foram protocolados na Casa, com destaque para o que insti-tui Tarifa Zero no transporte coletivo para estudantes e professores e para o que exige a instalação de equipamen-tos de ar condicionado nos ônibus de Guarulhos, além dos que reguamen-tam o terceiro motorista nos táxis e cria o vale-táxi gestante.

Para Samuel, é importante estar próximo à sociedade para ouvir as demandas e as transformar em pro-postas para o conjunto da cidade. “Todos os projetos apresentados du-rante o mês de janeiro foram resulta-dos de conversas, debates, reuniões e encontros com diversas categorias e movimento sociais.”, a� rmou.

Ass

esso

ria P

arla

men

tar

Projetos do vereador visam a maior mobilidade urbana

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Fevereiro - 2015 Página 3

O presidente da Câmara Muni-cipal de Guarulhos, Professor Jesus (PDT) recebeu na manhã do dia 11 a visita do vice-presidente Nacio-nal da Igreja Assembleia de Deus, José Wellington Costa Júnior.

O religioso estava acompa-nhado de outros quatro pastores da Igreja. Durante cerca de meia hora, Professor Jesus realizou uma reunião a portas fechadas com o pastor e, só após o encon-tro pode ser acompanhado pelos jornalistas.

Segundo José Wellington, a Igreja busca uma aproximação com os órgãos públicos e políticos justamente como manda a fé cris-

Presidente recebe visita de religioso

tã: “Está na bíblia que devemos re-zar pelos dirigentes políticos. Sen-do assim, nada mais do que justo deixar a palavra para um político

que frequenta a nossa igreja e que acompanhamos sua trajetória es-piritual e de vida”, finalizou José Wellington.

Parlamentar de Atibaia conhece a CMG Vereador divulga aplicativoSegundo Lamé (PT do B), o programa facilita a vida dos

O presidente da Câmara de Gua-rulhos, Professor Jesus (PDT), re-cebeu a visita do vereador Almir Bueno do Prado (PSL), o Miro do Gás, presidente da Câmara Munici-pal de Atibaia, na manhã do dia 6. Miro veio conhecer o funcionamen-to do parlamento guarulhense com o objetivo de aprimorar a estrutura do órgão por ele dirigido. “Fiquei impressionado com a grandiosida-de da Casa, com o painel eletrônico que dá agilidade aos processos, com

a quantidade de funcionários”, disse Miro do Gás.

O próprio professor Jesus condu-ziu o colega atibaiense pelo prédio do Legislativo, mostrando a estrutu-ra disponível e informando sobre a quantidade de vereadores, servido-res, entre outros. “Fico muito feliz em recebê-lo, pois a troca de expe-riência é sempre bem vinda”, disse o professor Jesus, comprometen-do-se a retribuir a visita tão logo a agenda permita.

O Vereador Lamé inaugurou, no dia 30, um aplicativo para a rede social Facebook pelo qual o mora-dor pode reclamar de problemas no seu bairro. Este é o primeiro do gênero usado por um parlamentar em Guarulhos. A ideia é aproximar ainda mais o povo do governo.

“Hoje, mais de 600 mil guaru-lhenses usam o Facebook para as mais variadas tarefas. É por isso que decidimos criar o aplicativo e facilitar ainda mais o caminho do contribuinte guarulhense para a realização de obras públicas no seu bairro”, disse o Vereador Lamé.

Para reclamar, basta entrar na fanpage do vereador Lamé (https://www.facebook.com/vereadorla-me), clicar em “Mais” e depois em “BAIRROS”. Em seguida, há um formulário a ser preenchido. Ou acessar o aplicativo diretamente por meio do link http://migre.me/opxoI

Vera

Jurs

ys

Kar

ina

Yam

ada

Pastor é vice-presidente Nacional da Igreja Assembleia de Deus

Miro do Gás, do PSL, esteve na Câmara

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Página 4 26ª Edição

SESSÕES

Primeira Sessão do ano tem embates e discursos

A primeira Sessão Ordinária da Câmara de Guarulhos deste ano foi marcada pela estreia da nova Mesa diretora, eleita no � nal de 2014, ten-do como presidente o vereador Pro-fessor Jesus (PDT). Durante os tra-balhos, somente um dos cinco itens com parecer das Comissões Técnicas previstos na Ordem do Dia foi vota-

do, o Substitutivo nº 1 apresentado ao projeto de Lei 41/2013, de Gilvan Passos (PSDB), que implanta em pelo menos um dos equipamentos de saúde de cada regional da Rede Municipal de Saúde, o “Serviço de atendimento e assistência psicoló-gica às pessoas que vivenciaram ex-periência de violência física, abuso sexual, Psicológico e Bullying”. Em segunda votação e discussão, o PL

Funcionários da MTP pedem apoio de parlamentaresN

ico

Rodr

igue

s

Destaque para críticas e elogios aos governos municipal e estadual

foi aprovado pelos parlamentares.No Grande Expediente, não

houve deliberação nem de Reque-rimentos nem de projetos. Os ve-readores se concentraram em dis-cussões diversas.

O mesmo tom discursivo também foi destaque no Pequeno Expedien-te. Durante a sessão, foi de� nida também a nova composição das Co-missões Técnicas Permanentes.

Durante a Sessão Ordinária do dia 5, funcionários da empresa MTP pediram ajuda aos vereado-res por conta da demissão de mais de 770 empregados. De acordo com José Carlos Santos Olivera,

funcionário da empresa, os traba-lhadores não receberam nenhum direito trabalhista e alguns foram avisados da demissão por carta. Ele pediu apoio dos parlamentares na questão política do problema.

Heleno Metalúrgico (PDT) a� r-mou que o dono da empresa MTP sumiu. O parlamentar falou ainda da necessidade do Poder Público tomar uma atitude em relação ao problema.

Ainda durante os trabalhos, os parlamentares rejeitaram dois ve-tos do Executivo. Um deles foi o veto total ao PL 4312/2013, de To-ninho Magalhães (PTC), que con-cede adicional de periculosidade aos professores da rede municipal de ensino pelo exercício da do-cência nos distritos com índices elevados de violência.

Vera

Jurs

ys

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Fevereiro - 2015 Página 5

Kar

ina

Yam

ada

Nic

o Ro

drig

ues

Parlamentares derrubam cinco vetos

Os vereadores de Guarulhos derrubaram cinco vetos do Exe-cutivo na Sessão Ordinária do dia 12. Entre eles, o veto parcial ao PL 4092/2014, da Prefeitura, que dis-põe sobre a estimativa de receita e fixação da despesa do Município para o exercício financeiro de 2015. O veto impedia que o repasse feito para a Câmara incluísse recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Pro-fissionais da Educação) e impedia também a fixação do cálculo de re-passe em 4,5%.

Conselheiros tutelares partici-param da sessão e pediram ajuda com a falta de segurança que en-contram ao realizar suas ativi-dades. Tami Regina Fernandes, representante dos conselheiros tu-telares, falou na Tribuna que dois

conselheiros foram esfaqueados durante uma diligência no bairro dos Pimentas. “Para lutar pelo di-reito da criança, colocamos nossa vida em risco”, disse.

Em outro assunto do dia, Prof. Samuel Vasconcelo (PT) a� rmou que foi procurado por um grupo de taxistas que deram algumas ideias que o parlamentar transformou em

projetos. “Temos que legislar para a cidade”, disse o vereador ao explicar que não é representante dos taxistas, mas que apresentou os projetos para a categoria. Edmilson Americano disse que alguns projetos ele mesmo já havia apresentado e estão trami-tando na Casa, mas criticou alguns projetos do colega, por exemplo, a criação de taxi executivo.

Divergências sobre taxistas também marcaram a Sessão

Pedido de votação simbólica esvazia sessãoO pedido verbal de votação sim-

bólica de 25 novos projetos cons-tantes da pauta do Grande Expe-diente feito pelo líder do Governo na Câmara, vereador professor Sa-muel Vasconcelos (PT), provocou debate e obstrução dos trabalhos na sessão do dia 10, levando ao es-vaziamento do plenário e encerra-mento da sessão por falta de quó-rum às 14h49.

Enquanto o líder do Governo

queria votação simbólica na delibe-ração dos projetos, o vice-líder do Governo, vereador Edmilson Ame-ricano (PHS), defendeu a tramita-ção normal. Nela, o voto é eletrô-nico e o painel registra o nome de cada parlamentar e a opção escolhi-da: sim, não ou abstenção. Vascon-celos queria suprimir essa etapa.

Nas galerias um grupo de mora-dores da Rocinha, do Jardim Forta-leza, exibia cartazes pedindo apoio

dos vereadores para tentar evitar um processo de reintegração de posse. A dona de casa Marlene Ribeiro dos Santos Catarino disse morar no lo-cal há sete anos e não ter como arcar com impostos. O vereador Eduardo Barreto (PCdoB), que acompanha a situação desde 2010, informou que a Câmara tem procurado pres-tar auxílio político para que a Pre-feitura possa interferir e negociar com o proprietário da área.

Com posições divergentes, vereadores debatem rito de votação

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Página 6 26ª Edição

Educação diverge sobre tarifa zero para estudantes

A Comissão de Educação, Cul-tura, Esporte, Lazer e Turismo reuniu-se no dia 26 para, entre outros assuntos, discutir três pro-jetos de Lei. O primeiro, de Lamé (PTdoB), que inclui a temática da importância dos idosos no currí-culo integrado das escolas muni-cipais, recebeu parecer contrário. Este tipo de ação está prevista no Estatuto do Idoso, de amplitude federal.

Parecer contrário também ao PL 2582/2013, de Laércio Pereira (PT), que obriga a instalação de armários individuais para alunos e professores nas escolas públicas e privadas de Guarulhos. Em re-lação ao PL 46/2015, de Prof. Sa-muel Vasconcelos (PT), que ins-titui a tarifa zero no transporte coletivo municipal para estudan-tes e professores do ensino funda-mental, médio, técnico e superior públicos, bem como preparatórios comunitários e gratuitos ao Enem

e vestibular de ingresso ao ensino superior, os parlamentares aguar-dam avaliação do vereador Luiz Matogrosso, uma vez que as opi-niões de Ornelas e Soares estão di-vididas.

Obras e Serviços PúblicosA Comissão de Obras e Serviços

Públicos analisou dois projetos de Lei, ambas com parecer contrário. É o caso do PL 7166/2013, de Pro-fessor Jesus (PDT), que altera a Lei 6046/2004, estabelecendo o Códi-go de Edificações e Licenciamento Urbano de Guarulhos, no que con-cerne à licença de funcionamento para atividades filantrópicas, ins-titucionais e religiosas. Segundo a Comissão, o dispositivo não con-templa diversas situações previstas para a segurança do próprio usu-ário.

Parecer contrário também ao PL 086/2011, de Eduardo Soltur (PSD), que autoriza o Executivo,

por meio do SAAE ou da Secreta-ria de Obras, contratar por licita-ção empresa para substituição de toda a rede de distribuição de água de Guarulhos.

Finanças e OrçamentoA Comissão de Finanças e Orça-

mento analisou dois itens em sua pauta. O Processo Administrativo 172/2015, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, apresenta a Análise das Contas da Prefeitura de Guarulhos no período fiscal de 2011. Os vereadores optaram por analisar com maior rigor o docu-mento para tomada de posição em futura reunião da Comissão. O PL 2564/2013, de Toninho da Farmá-cia (PRP), sobre a realização de Campanha Permanente Lixo no Lixo e a Cidade no Capricho, re-cebeu parecer contrário, pois lei semelhante sofreu ação direta de inconstitucionalidade (Adin) em outra ocasião.

Vereadores têm opiniões favoráveis e contrárias ao projeto.

Nic

o Ro

drig

ues

COMISSÕES

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Fevereiro - 2015 Página 7

Serviço de entrega rápida recebe parecer favorávelProjeto assinado pelo vereador Pezão, do PT, visa regulamentar atividade existente na periferia

As explicações do vereador Pe-zão (PT) na reunião da Comissão Técnica de Desenvolvimento Urba-no e Econômico ocorrida no dia 26 garantiram a emissão do parecer fa-vorável ao PL 4804/2013 que regu-lamenta o serviço de entrega rápida no município de Guarulhos.

Segundo Pezão, autor do projeto, a ideia é garantir que consumidores de mercados instalados em bairros

tenham a possibilidade de contra-tar um serviço barato de transporte das mercadorias. De acordo com o texto, os veículos serão cadastra-dos pelo supermercado, que terá a responsabilidade pelo serviço pres-tado. “Essa é uma atividade que já existe em bairros da periferia. Que-remos regularizar”, informou.

Higiene e Saúde

A Comissão Técnica de Higiene e Saúde decidiu pelo parecer con-trário ao PL 4739/2011, de Guti (PV), sobre a higienização das

cadeirinhas de bebê fixadas em carrinhos de supermercado e con-gêneres. Segundo Dr. Alexandre Dentista (PSDC), presidente da Comissão, o intervalo de higieni-zação – dois meses – pesou na de-cisão. “Dois meses é muito tempo”, disse.

A comissão foi favorável ao PL 2556/13, de Laércio Sandes (PMN), sobre a obrigatoriedade de divul-gação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com espe-cialistas, exames e cirurgias na rede pública de Guarulhos.

Direitos Humanos ouve reclamações de munícipesMoradores do Jardim das Olivei-

ras I reclamaram com a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Habitação, Assistência Social e Igual-dade Racial sobre problemas com a posse de suas casas. Na reunião da Comissão do dia 24,contaram que re-ceberam notícias de um processo de reintegração de posse que gerou uma ordem de despejo para os moradores.

O parlamentar Romildo Santos (PSDB) disse que a Comissão Marca-ria uma reunião com o departamento jurídico da Prefeitura e com a Secreta-

ria de Habitação para tentar compre-ender o que está acontecendo e se, de fato, há algum processo administrati-vo ou judicial sobre o assunto.

Trânsito e Transportes

A comissão de Trânsito e Tr a n s p or t e s , por sua vez, deu parecer favorá-vel ao substitu-tivo nº1 ao PL

994/2014, de Guti (PV), que proíbe o uso de aparelhos sonoros ou musi-cais no interior de veículos de trans-porte coletivo.

Vera

Jurs

ysN

ico

Rodr

igue

s

Moradores relatam problemas com a posse de suas casas

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Página 8 26ª Edição

Vera

Jurs

ys

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Fevereiro - 2015 Página 9

Moradores do Macedo reclamam de extinção de “bica”A Comissão Permanente de Meio

Ambiente, com os vereadores Guti (PV) e Heleno Metalúrgico (PDT), reuniu-se no dia 24 e, entre outros assuntos, discutiu memorando a

ser enviado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente questionando a legalidade dos serviços prestados por empresa que aluga bicicletas no Bosque Maia. Os parlamenta-

res querem saber, por exemplo, como foi o processo licitatório que a indicou para prestar este tipo de serviço. Outro tema abordado pela Comissão foi a organização de uma audiência pública sobre o tema “Crise hídrica”, con� rmada para o dia 19 de março.

A Comissão também recebeu a visita de moradores do bairro Macedo que solicitaram dos vere-adores apoio para que uma bica de água existente no bairro não seja extinta. A água, potável, jorra de um terreno particular, pertencen-te à empresa construtora Tibério, que planeja construir dois prédios no local. A comunidade se serve daquela água para diversos � ns, mas agora vem sendo aos poucos extinta e sendo desviada para o esgoto. Os vereadores promete-ram ver de perto a situação e to-mar providências junto aos órgãos competentes.

A Comissão de Educação, Cul-tura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Guarulhos reuniu-se no dia 12 e, entre outros assuntos, deli-berou três projetos de Lei. Destaque para o PL 7386/2013, de Prof. Auriel (PT), que institui no Município as Competições Regionais de Esportes Amador. Os parlamentares optaram por dar parecer favorável ao disposi-tivo, embora temam pela aprovação do prefeito ao PL, uma vez que pre-vê que as despesas para sua execu-ção devam correr por conta do Fun-do Municipal de Esportes, ainda não instituído.

A Comissão Técnica de Desenvol-vimento Urbano e Econômico, por sua vez, analisou quatro projetos de lei na sua reunião semanal realiza-da na quinta-feira. Os vereadores decidiram pelo parecer favorável ao PL 3663/2014, de autoria do Prefei-

Comissão aprova competição regional de esportesto de Guarulhos, que revoga a Lei 7055/2012, que autorizou a desafe-tação e a alienação de bem público municipal”. A medida atinge uma área de 108 metros quadrados no

Jardim Santa Mena. Os parlamenta-res entendem tratar-se de um proje-to que visa apenas regularizar a si-tuação de uma pequena área pública que não trará prejuízos à população.

Nic

o Ro

drig

ues

Vereadores temem que prefeito vete o PL

A Comissão de Constituição, Jus-tiça e Legislação Participativa da Câ-mara de Guarulhos reuniu-se no dia 10 em sua primeira reunião de 2015 e analisou pauta com 20 itens. Entre eles, os PLs 4620/2014, 4092 e 4621, todos da Prefeitura, que dispõem, de maneira geral, sobre alteração de Anexos da Lei 7290/2014 sobre as di-retrizes orçamentárias para o exercí-cio � nanceiro de 2015 e a Revisão do Plano Plurianual 2014/2017.

A proposta da Câmara foi � xar em 4,5% o repasse da Prefeitura ao Legislativo, percentual nunca esta-belecido até então. Os parlamenta-res Eduardo Barreto (PTdoB), Ed-milson Americano (PHS) e Laércio

Sandes (PMN) optaram por dar pa-recer contrário ao veto.

A Comissão tem o propósito de analisar a constitucionalidade de todas propostiruas dos vereadores e

do Executivo. Os PLs e demais itens delliberados pelos parlamentares estão na página das Comissões no site da Câmara (camaraguarulhos.sp.gov.br).

Meio Ambiente analisa projeto sobre zoneamentoA Comissão Permanente de Meio

Ambiente realizou no dia 10 a pri-meira reunião ordinária de 2015. Durante o encontro, os parlamen-tares deliberaram dois projetos de Lei. Com relação ao PL 555/2014, de autoria do vereador Ramos da Padaria (PP) que dispõe sobre o descarte irregular de resíduos em vias, jardins e córregos públicos, a Comissão se posicionou favoravel-mente.

Já na análise do substitutivo nº 03 à propositura 4548/2014, de au-toria do parlamentar pastor João Barbosa (PRB), que pretende alte-rar áreas de zoneamento em Gua-rulhos, os vereadores resolveram adiar a apreciação: “Vamos esperar que a Comissão de Constituição e Justiça avalie a legalidade do proje-to. Só depois nos pronunciaremos”, destacou o vereador Guti (PV).

A Comissão de Trânsito e Trans-portes, por sua vez, discutiu sobre o PL 1749/2014, de autoria dos vereadores Laércio Pereira (PT), Guti (PV) e Dr. Alexandre Den-

tista (PSDC), sobre normas para o transporte de animais domésticos em coletivos da cidade.

A Comissão iniciou os debates sobre o limite máximo de peso dos animais a serem transportados e também sobre a questão da mul-ta que o projeto prevê para quem descumprir as normas. Para anali-sar melhor a situação, o vereador Maurício Brinquinho pediu vistas do projeto.

Já a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adoles-cente analisou um projeto: o PL 6303/2013, proposto pelos parla-mentares professor Auriel (PT) e Geraldo Celestino (PSDB), que ins-titui a Semana Municipal do Incen-tivo à adoção de Crianças e Adoles-centes, próximo ao dia 25 de maio, foi rapidamente apreciado favora-velmente pelos integrantes Samuel Vasconcelos (PT) e Guti (PV).

Legalidade da proposta será melhor avaliada

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Página 10 26ª Edição

Na estreia em 2015, Constituição e Justiça delibera 20 itens

Na volta aos trabalhos, reunião teve pauta extensa

Kar

ina

Yam

ada

Kar

ina

Yam

ada

A Comissão Permanente de Administração e Funcionalismo Público analisou na tarde do dia 5 três projetos de Lei. Os presen-tes, vereadores Geraldo Celestino (PSDB) e Maurício Brinquinho (PT) foram contrários a apenas uma propositura: o PL 2953/2014,

PL que cria ouvidoria digital é avaliado

de Dr. Vitor da Farmácia (PRP), que obriga a substituição das tor-neiras convencionais por torneiras com temporizador, nas edificações da Administração Municipal dire-ta e indireta.

Em relação aos PLs 874/2014 de Pastor Anistaldo (PSB), que dispõe

sobre a obrigatoriedade do Poder Público de oferecer para funcioná-rios públicos municipais luvas des-cartáveis e o PL 2389/2014, propos-to por Novinho Brasil (PTBN), que pretende criar em Guarulhos o ser-viço de ouvidoria Digital, a comis-são se posicionou favoravelmente.

Os integrantes da Comissão Per-manente de Higiene e Saúde Públi-ca se reuniram no dia 5 e discuti-ram três projetos de Lei. Na análise, os parlamentares foram contrários ao PL 2513/2013, de Elmer Japonês (PSC), que amplia o horário e melho-ra no atendimento das UBSs do mu-nicípio. Ainda recebeu parecer con-trário o PL 3088/2013, de Toninho Magalhães (PTC), que cria o serviço de atendimento médico de urgência sobre motos.

Em relação ao PL 4739/2011, de Guti (PV), que determina a higie-nização das cadeirinhas de bebê fixadas em carrinhos de supermer-cado e congêneres, a Comissão op-

tou por adiar a análise.Os parlamentares também foram

informados a respeito das audiências públicas marcadas pela Secretaria de

Saúde, para prestação de contas da pasta. A previsão era que os encontros acontecessem em 27 de fevereiro, 29 de maio e 30 de setembro de 2015.

Comissão deliberou outros dois itens

Audiência púbica foi realizada na Câmara de Guarulhos

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Fevereiro - 2015 Página 11

Secretaria de Saúde agenda prestação de contas

Nic

o Ro

drig

ues

Nic

o Ro

drig

ues

É possível assistir à nossa programação diária pelos canais 7 digital e 98 analógico da NET (TV a cabo) e pelo nosso site www.camaraguarulhos.sp.gov.br de segunda a sexta-feira das 13h00 às 1h00 da manhã.

No site e na página da Câmara e no Facebook estão todos os programas produzidos pela TV Câmra, inclusive as sessões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas e reuniões de comissões.

Con� ra a programação inédita da TV Câmara Guarulhos

Acompanhe as notícias sobre a Câmara Municipal publicadas na imprensa por meio do clipping diário confeccionado pela assessoria de imprensa em nosso site.

Fique em contato com a Câmara Municipal de Guarulhos

facebook.com/camaraguarulhos

camaraguarulhos.sp.gov.br

twitter.com/camaraguarulhos

@camaraguarulhos

Vera

Jurs

ys

www.camaraguarulhos.sp.gov.br

Página 12 26ª Edição