exli capítulo 18 iii etapa

2
CAPÍTULO 18 O Sudeste da Ásia (Página 172) Questões de compreensão 1. O espaço agrário no Sudeste-Asiático caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades agrícolas, sobretudo da rizicultura. Há predomínio de pequenas propriedades, que utilizam mão de obra familiar; além de um intenso aproveitamento do espaço para os cultivos. 2. As culturas são praticadas tanto nas partes mais baixas quanto nas mais altas das encostas das montanhas; porém, nas áreas mais íngremes, são construídos terraços destinados ao cultivo. As lavouras são influenciadas pelo clima da região. As chuvas de monções, de abril a outubro, enchem as várzeas de matéria orgânica e umedecem os terraços, favorecendo o desenvolvimento dos arrozais, que necessitam de umidade e tempe- raturas elevadas. 3. São um fenômeno climático que ocorre na região do Sudeste da Ásia. Tal fenômeno caracteriza-se pelo aumento da pluviosidade entre os meses de maio e outubro (monção úmida) e da estiagem de novembro a abril (monção seca). 4. O aumento da concentração fundiária no Sudeste da Ásia decorre, principalmente, da expansão dos latifún- dios monocultores, os quais produzem basicamente para o mercado externo. 5. Essa atividade vem se desenvolvendo por meio da ação de empresas que exploram a madeira e exportam-na principalmente para os Estados Unidos e para os países europeus. O desmatamento descontrolado na região trouxe muitas consequências para o meio ambiente, como a erosão e o empobrecimento dos solos. 6. O crescimento econômico dos Tigres Asiáticos deveu-se a maciços investimentos financeiros realizados pelos Estados Unidos e pelo Japão, a partir da década de 1970. Outro fator que contribuiu para esse crescimento foi o aumento de multinacionais instaladas nesses países. Análise de tabela e imagem de satélite 1. Pode-se observar que na Coréia do Sul há muito mais disponibilidade de consumo que na Coréia do Norte, o que, de certo modo, eleva o nível de vida da população. 2. A diferença no nível de vida da população dos dois países deve-se, especialmente, ao desenvolvimento in- dustrial e econômico da Coréia do Sul e à estagnação da economia da Coréia do Norte. 3. Pessoal.

Upload: pslaguardia

Post on 07-Jun-2015

155 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exli capítulo 18   iii etapa

CAPÍTULO 18

O Sudeste da Ásia (Página 172)

Questões de compreensão 1. O espaço agrário no Sudeste-Asiático caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades agrícolas, sobretudo da rizicultura. Há predomínio de pequenas propriedades, que utilizam mão de obra familiar; além de um intenso aproveitamento do espaço para os cultivos.

2. As culturas são praticadas tanto nas partes mais baixas quanto nas mais altas das encostas das montanhas; porém, nas áreas mais íngremes, são construídos terraços destinados ao cultivo. As lavouras são influenciadas pelo clima da região. As chuvas de monções, de abril a outubro, enchem as várzeas de matéria orgânica e umedecem os terraços, favorecendo o desenvolvimento dos arrozais, que necessitam de umidade e tempe- raturas elevadas.

3. São um fenômeno climático que ocorre na região do Sudeste da Ásia. Tal fenômeno caracteriza-se pelo aumento da pluviosidade entre os meses de maio e outubro (monção úmida) e da estiagem de novembro a abril (monção seca).

4. O aumento da concentração fundiária no Sudeste da Ásia decorre, principalmente, da expansão dos latifún- dios monocultores, os quais produzem basicamente para o mercado externo.

5. Essa atividade vem se desenvolvendo por meio da ação de empresas que exploram a madeira e exportam-na principalmente para os Estados Unidos e para os países europeus. O desmatamento descontrolado na região trouxe muitas consequências para o meio ambiente, como a erosão e o empobrecimento dos solos.

6. O crescimento econômico dos Tigres Asiáticos deveu-se a maciços investimentos financeiros realizados pelos Estados Unidos e pelo Japão, a partir da década de 1970. Outro fator que contribuiu para esse crescimento foi o aumento de multinacionais instaladas nesses países.

Análise de tabela e imagem de satélite

1. Pode-se observar que na Coréia do Sul há muito mais disponibilidade de consumo que na Coréia do Norte, o que, de certo modo, eleva o nível de vida da população.

2. A diferença no nível de vida da população dos dois países deve-se, especialmente, ao desenvolvimento in- dustrial e econômico da Coréia do Sul e à estagnação da economia da Coréia do Norte.

3. Pessoal.

Análise de texto e pesquisa

1. As florestas do Bornéu são consideradas espetaculares, pois abrigam uma rica biodiversidade.

2. A devastação causada pela exploração dos recursos naturais.

3. Em nível local se destacam a perda da biodiversidade e os danos ambientais e, em nível global, esse problema pode contribuir até mesmo para as mudanças climáticas no planeta.