exercicio portugues 2008

61
 Texto para as questões de 1 a 4 01. Considerando o desenvolvimento da arg ument ão, assinale a opção que representa uma resposta coeren te e gramaticalmen te cor reta para as pergun tas iniciais do texto. A) Tal preocupação surgiu quando o homem possivelmente começou a pensar e sentiu a necessidade de regras que definisse o certo e o errado, fixando a valorização de normas e padrões de comportamento socializado. B) Desde que o homem começou a pensar não haviam normas e padrões para serem seguidos por todos; por con seqü ência, a preo cupaç ão ética valorativa definiu a necessidade de estabelecer o que era certo e errado. C) Tudo surgiu no momento histórico onde a preocupação ética sentiu a premencia de definir regras, normas e padrões, que ao serem seguidos por todos, tornar-se-iam indispensáveis na separação do certo e do errado. D) Sentindo a necessidade de exepcionalizar o errado no comportamento de todos, normas e padrões valorativos constituindo a preocupação ética no homem, quando começou a pensar na história. E) A preocupaçã o ética , que, possivelmente, surgiu assim que o homem começou a pensar, corr esp onde à necessidade de se estabelecerem normas coleti vas de comportamento, que definem o certo e o errado. 02. Julgue os itens a seguir, relativos ao emprego das estruturas lingüísticas do texto. I Na linha 2, o pronome “sua” está na terceira pessoa do singular para concordar com “ser humano”; e o pronome “seus” (R.9) está no plural para concordar com “filósofos” (R.8). II Na expressão verbal “levou a reconhecer” (R.4), o emprego da preposição justifica-se pelo verbo levar. III A forma verbal “têm” (R.7) é acentuada porque concorda com “Estas indagações” (R.6).

Upload: rodrigues-mestre-rodrigues

Post on 10-Feb-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 1/61

 Texto para as questões de 1 a 4

01. Considerando o desenvolvimento da argumentação, assinale a opção querepresenta uma resposta coerente e gramaticalmente correta para as perguntasiniciais do texto.A) Tal preocupação surgiu quando o homem possivelmente começou a pensar e sentiua necessidade de regras que definisse o certo e o errado, fixando a valorização denormase padrões de comportamento socializado.B) Desde que o homem começou a pensar não haviam normas e padrões para seremseguidos por todos; por conseqüência, a preocupação ética valorativa definiu a

necessidade de estabelecer o que era certo e errado.C) Tudo surgiu no momento histórico onde a preocupação ética sentiu a premencia dedefinir regras, normas e padrões, que ao serem seguidos por todos, tornar-se-iamindispensáveis naseparação do certo e do errado.D) Sentindo a necessidade de exepcionalizar o errado no comportamento de todos,normas e padrões valorativos constituindo a preocupação ética no homem, quandocomeçou a pensar na história.E) A preocupação ética, que, possivelmente, surgiu assim que o homem começou apensar, corresponde à necessidade de se estabelecerem normas coletivas decomportamento, que definem o certo e o errado.

02. Julgue os itens a seguir, relativos ao emprego das estruturas lingüísticas do texto.

I Na linha 2, o pronome “sua” está na terceira pessoa do singular para concordar com“ser humano”; e o pronome “seus” (R.9) está no plural para concordar com “filósofos”(R.8).II Na expressão verbal “levou a reconhecer” (R.4), o emprego da preposição justifica-sepelo verbo levar.III A forma verbal “têm” (R.7) é acentuada porque concorda com “Estas indagações”(R.6).

Page 2: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 2/61

IV A preposição a, que compõe o termo “ao campo ético-moral” (R.13), é exigida pelosubstantivo “conduta” (R.12).

Estão certos apenas os itensA) I e II.B )I e III.C) II e III.D) II e IV.E) III e IV.

03. Assinale a opção em que o trecho do texto expressa a noção de adição.A) “sentiu o ser humano a necessidade de estabelecer regras” (R.2-3)B) “indispensabilidade da fixação de normas” (R.5)C) “possivelmente existentes desde que o homem começou a pensar” (R.6-7)D) “não apenas pactuaram normas de convivência social, mas também foramcorporificando um conjunto de conceitos” (R.10-12)E) “princípios orientadores da conduta no que tange ao campo ético-moral” (R.12-13)

04. Quanto aos usos dos sinais de pontuação no texto, mantêm-se a correção

gramatical e a coerência textual,A) substituindo-se os dois primeiros sinais de interrogação por sinais de exclamação.B) inserindo-se vírgula logo após “sentiu” (R.2).C) inserindo-se vírgula logo após “regras” (R.3).D) retirando-se a vírgula logo após “indagações” (R.6).E) substituindo-se a vírgula logo após “que” (R.9) pelo sinal de dois-pontos.

 Texto para as questões de 5 a 8

Page 3: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 3/61

05. De acordo com a argumentação do texto, razão e verdade são valorestemporariamente válidos,A) porque são dialógicas e resultam de uma aceitação consensual em realidades

sociais permeadas pela comunicação dialógica.B) apesar de os valores absolutos constituírem a comunicação dialógica em contextossociais concretos e institucionalizados.C) se forem transformadas em processo de conquistas, deixando de ser utópicas parafazerem parte do cotidiano de cada indivíduo.D) enquanto resultarem de falhas na comunicação dialógica, que envolve atoresconcretos em situações concretas esparsamente institucionalizadas.E) mas atores lingüisticamente competentes devem ativar um processo de concepçãode verdade, mesmo que ainda não institucionalizada.

06. A correção gramatical e a coerência argumentativa do texto serão prejudicadascaso se insira o termoA) tanto imediatamente antes de “para os indivíduos” (R.1).

B) que é imediatamente antes de “resultante” (R.2).C) sendo imediatamente antes de “querido” (R.6).D) são encaradas imediatamente antes de “como” (R.16).E) serem imediatamente antes de “ainda” (R.17).

07. A correção gramatical e as relações semânticas responsáveis pela coerênciatextual serão mantidas caso se desloque

Page 4: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 4/61

I o aposto “para os indivíduos e a sociedade”, com as vírgulas que o demarcam, paralogo depois de “O que” (R.1).II a expressão “Nessa acepção” (R.6-7), entre vírgulas, para logo depois de “verdade”(R.7), fazendo-se os devidos ajustes na maiusculização.III o advérbio “consensualmente” (R.10) para antes de “estabelecem” (R.10).IV o trecho “a nova concepção de verdade” (R.13-14), com deslocamento da conjunçãoque a precede para depois dela, para logo antes de “A razão comunicativa” (R.13),com osdevidos ajustes na maiusculização.

A quantidade de itens certos é igual aA) 0. B) 1. C) 2. D) 3. E) 4.

08. Assinale a opção que corresponde à interpretação correta do uso das estruturaslingüísticas no texto.

A) A flexão de singular no verbo “brota” (R.2) deve-se à concordância com “sociedade”(R.1).B) A conjunção “como” (R.3) confere à frase em que ocorre um valor condicional: se for

razão dialógica.C) É obrigatório o emprego do infinitivo flexionado “transformarem” (R.8), por queseria gramaticalmente incorreto seu emprego na forma não-flexionada: transformar.D) O emprego de “pelo qual” (R.11) mostra que o termo “a verdade e a razão” (R.11)não pode exercer o papel de sujeito na oração em que ocorre.E) Na linha 17, a partir do advérbio “ainda”, o texto permite inferir que “realidadessociais” são sempre institucionalizadas.

 Texto para as questões 9 e 10

09. Infere-se da argumentação do texto que uma das “outras formas de luta” (R.6) éA) trocar o capitalismo pelo socialismo.B) vivenciar o capitalismo como realidade.C) pôr em prática as alternativas propostas pela história.D) transformar o capitalismo, respeitando-se os requisitos legais.E) buscar êxito maior na troca do socialismo pelo capitalismo.

10. A coerência e a correção gramatical do texto serão mantidas caso se substituaA) “havia” (R.1) por tinha.B) “que” (R.2) por o qual.C) “senão” (R.4) por mas.D) “derrubá-lo” (R.5) por derrubar-lhe.E) “rompem” (R.6) por rompam.

GABARITO

Page 5: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 5/61

Em um país cujo governo se acostumou a controlar tudo— inclusive a Internet,monitorada 24 horas por dia por milhares de censores —, não surpreende que se tentedomar a meteorologia. Agosto, mês em que serão disputados os Jogos Olímpicos, éuma época chuvosa em Pequim. Para que um temporal não estrague as cerimônias de

abertura e de encerramento, os chineses decidiram recorrer a uma técnica conhecidacomo nucleação de nuvens. Bombardearão os céus com iodeto de prata, substânciacatalisadora de chuva. Se nuvensnegras se aproximarem de Pequim nos dias de início e fim das Olimpíadas, lançadoresde foguetes estarão a postos para induzir a chuva antes que ela chegue ao EstádioOlímpico.A nucleação de nuvens não é uma técnica nova. O custo elevado em relação aosbenefícios faz com que seu uso seja apenas ocasional, mesmo nos Estados Unidos daAmérica, país onde surgiu, nos anos 40. Na China, ela é empregada em grande escalapara corrigir desigualdades entre regiões secas e chuvosas.

A China controla até o tempo. In: Época, 95, 17/3/2008, p. 95 (com adaptações).

Com referência às idéias do texto acima, assinale a opção correta.A) De acordo com o texto, nada — nem a Internet, nem a meteorologia, nem asOlimpíadas — escapa ao rígido controle do governo chinês.B) Durante as Olimpíadas de 2008, os chineses bombardearão os céus com iodeto deprata para que não chova em Pequim.C) Na China, apesar do custo elevado da nucleação de nuvens, essa técnica, utilizadafreqüentemente em grandes eventos, será usada nas Olimpíadas, que ocorrerão emagostodeste ano, época chuvosa em PequimD) Infere-se da leitura do texto que os chineses estão preocupados com o sucesso dascerimônias de abertura e de encerramento das Olimpíadas.

02. Assinale a opção em que o fragmento de texto está gramaticalmente correto.

A) A técnica conhecida como nucleação de nuvens criada nos anos 40 usa iodeto deprata para desencadearem a chuva.B) Usando foguetes ou aviões, despeja-se cristais de iodeto de prata em meio a umanuvem.C) Os cristais agrupam-se e começam a cair sob a forma de neve ou chuva.D) Na China, 1% da população trabalham com o equipamento usado para induzir achuva.

 Texto para as questões 3 e 4

Page 6: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 6/61

03. Assinale a opção correta acerca das idéias do texto.A) Os empreendimentos no Brasil não têm boa qualidade porque os brasileiros nãoenxergam oportunidades ao abrirem uma empresa.B) A mudança de mentalidade em relação aos negócios parece ser a solução para osbrasileiros se tornarem protagonistas de seus próprios negócios.C) Os países desenvolvidos são bem-sucedidos economicamente porque seusempreendedores têm histórias que deram certo.D) É tão importante o papel das empresas para a vitalidade da economia de um país,que elas têm a capacidade de criar valor social.

04. Com relação a aspectos lingüísticos do texto, assinale a opção correta.A) O conectivo “Enquanto” (R.4) pode ser substituído por À medida que, sem prejuízodo sentido original e da correção gramatical do texto.B) Mantém-se a coerência do texto caso a forma verbal ‘tornar’ (R.9) seja substituídapor tornaríamos.C) O pronome “isso” (R.12) recupera anaforicamente “todos eles têm histórias deempreendedores de sucesso” (R.11-12).D) Na linha 15, caso o termo “empreendedorismo” estivesse empregado no plural, aoração “Trata-se de um empreendedorismo vital” estaria correta se reescrita daseguinte forma: Tratam-se de empreendedorismos vitais.

 Texto para as questões 5 e 6

Page 7: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 7/61

05. Assinale a opção correta segundo as idéias do texto.

A) Em “tudo lhes era concedido” (R.4-5), o pronome sublinhado refere-se a “ouros eglórias” (R.2).

Page 8: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 8/61

B) A expressão “anterior à que havia sido expulsa do Paraíso” (R.11) permanecegramaticalmente correta se reescrita da seguinte forma: anterior aquela que se haviaexpulsado doParaíso.C) No trecho “os invasores se lançavam sobre o gentio” (R.13-14), a forma verbal “selançavam” pode ser substituída por eram lançados, sem que haja alteração do sentidooriginal ou prejuízo à correção gramatical do texto.D) Na linha 14, em “subjugá-los, o pronome sublinhado refere-se ao termo “gentio”,com o qual estabelece concordância ideológica.

06. Assinale a opção correta no que se refere às estruturas lingüísticas do texto.A) Na linha 10, a palavra “assombrados” significa assustados.B) Na linha 22, a forma pronominal “suas” refere-se ao termo “Olhos”.C) Mantém-se a correção gramatical do texto caso a palavra “recém-chegados” (R.25)seja grafada sem hífen — recém chegados.D) No trecho “como gente alguma jamais o foi” (R.31-32), estariam mantidas acoerência e a correção gramatical do texto, caso o pronome “o” fosse substituído poraquilo.

Uma nova economia surgiu em escala global no último quartel do século XX.Denominada informacional, global, em rede, para identificar suas característicasfundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque aprodutividade e a competitividade de unidades ou agentes dessa economia — sejamempresas, sejam regiões, sejam nações — dependem basicamente de sua capacidadede gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada emconhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e acirculação, assim como seus componentes — capital, trabalho, matéria-prima,administração, informação, tecnologia e mercados — estão organizados em escalaglobal, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. Éem rede porque, nas novas condições históricas, a produtividade é gerada, e aconcorrência é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais.Essa nova economia surgiu no último quartel do século XX porque a revolução da

tecnologia da informação forneceu a base material indispensável para sua criação.Manuel Castells. A sociedade em rede, p. 119 (com adaptações).

07. Quanto à tipologia, o texto acima classifica-se como umA) fragmento narrativo, em que o autor apresenta as fases da economia global.B) texto dissertativo, cuja idéia principal, apresentada nos dois primeiros períodossintáticos, é explicada nos períodos subseqüentes.C) texto descritivo, pois enumera as características fundamentais e diferenciadas daglobalização.D) relato de experiência pessoal do autor em face da nova economia que surgiu nosúltimos vinte e cinco anos do século XX.

08. Assinale a opção correta quanto à redação de correspondências oficiais.A) A ata é um documento de valor jurídico e, por essa razão, não pode conter rasuras.B) Na atualidade, o fecho das correspondências oficiais se restringe ao termoAtenciosamente, que deve ser empregado em documentos dirigidos a todas asautoridades,independentemente da hierarquia do cargo.C) Ofício é uma correspondência dirigida somente aos chefes de seção do mesmoórgão.D) Memorando é o expediente utilizado nas solicitações de serviços entre diferentesórgãos da administração pública.

Page 9: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 9/61

GABARITO

Texto para as questões 1 e 2

01. Com base nas idéias do texto, assinale a opção correta.A) Ao praticar a reciclagem do lixo em várias cidades, a Espanha está contribuindopara a qualidade do meio ambiente.

Page 10: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 10/61

Page 11: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 11/61

A) O primeiro período do texto (R.1-3) é predominantemente dissertativo.B) O trecho “Analisando (...) à deusa grega da Terra” (R.3-10) é dissertativo porque,nele, o autor expõe racionalmente dados da realidade.C) No segundo parágrafo, o autor apresenta uma descrição sobre a Teoria de Gaia.D) O autor emite opiniões pessoais a respeito das diversas formas de vida na Terra.

Texto para as questões 5 e 6

Page 12: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 12/61

05. No texto, a palavraA) “inédita” (R.7) significa impublicável.B) “institucionais” (R.14) significa sociais.C) “emancipação” (R.14) significa libertação.D) “expansão” (R.19) significa dilatação.

06. Com base nas estruturas do texto, assinale a opção correta.

Page 13: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 13/61

A) O emprego do tempo verbal ficaria prejudicado se a forma verbal “seja” (R.1) fossereescrita como é.B) Mantém-se a correção gramatical do período se o conectivo “Embora” (R.1) forsubstituído por Apesar de.C) O emprego da preposição “em” é facultativo no trecho “em que todos os freiosinstitucionais” (R.13-14).

D) O fragmento “dando lugar à manifestação dos desejos subjetivos, da realizaçãoindividual, do amor-próprio” (R.15-17) mantém a correção gramatical e o sentidooriginal ao ser reescrito da seguinte forma: dando lugar a manifestação dos desejossubjetivos da realização individual e do amor próprio.

07. Assinale a opção em que o fragmento de texto está correto quanto ao emprego dapontuação.A) Uma lei municipal recente, obrigando os comerciantes a plantar árvores nascalçadas em frente às lojas, entrou em prática agora.B) Os caças que nos anos 70 foram a coisa mais avançada que a FAB já teve vão parao desmanche.C) Se um consumidor constatar alguma irregularidade mesmo que seja da padariavizinha, deve ir direto ao dono do estabelecimento e fazer sua crítica.

D) Quando percebeu que havia perdido a carteira o aposentado entrou em desespero:além dos documentos e cartões, nela havia cinco mil reais.

08. Assinale a opção correta com base nos princípios de redação e de correspondênciasoficiais.A) A forma de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregada em referência aoschefes dos três poderes.B) O fecho Respeitosamente deve ser usado em ofícios dirigidos aos chefes de seçãopor seus subordinados.C) O memorando é um ato administrativo de correspondência oficial que pode serusado para o servidor justificar sua falta ao trabalho.D) A redação de documentos oficiais deve seguir os princípios da impessoalidade,

formalidade, clareza e precisão.

GABARITO

31.Assinale a opção correta quanto ao emprego adequado de textos nas comunicaçõesoficiais.A) O aviso é a forma adequada para efetivar a comunicação oficial entre dois órgãosdistintos do serviço público.

B) Na elaboração do memorando, recomenda-se o emprego de palavras indispensáveisà clareza do assunto tratado, para facilitar a sua tramitação entre setores dentro domesmo órgão.C) O ofício é um documento relativo a assuntos oficiais expedido exclusivamente porministros de Estado.D) Um servidor deve usar a exposição de motivos como expediente para informar achefia imediata acerca de determinado assunto ou para propor alguma medida deinteresse para a administração pública.

Page 14: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 14/61

32. Às nove horas do dia cinco de abril de dois mil e oito, foi realizada a terceirareunião de diretores, na sede da indústria Y, situada no endereço X. Reuniu-se adiretoria da firma, presidida pelo diretor-geral, Francisco Paiva, presentes os seguintesdiretores: José dos Santos, diretor de vendas; Pedro Silva, diretor técnico; AntônioMaria, diretor de comunicação e propaganda; além dos acionistas Ana Carvalho, AlanMalta e Sara Lee. Aberta a sessão, foi lida e aprovada, sem discussões, a ata da sessãoanterior. O diretor-geral apresentou proposta para a ampliação dorefeitório dos funcionários, cujo projeto para as novas instalações está orçado emsessenta mil reais. A proposta foi aprovada por unanimidade. A seguir, foi aprovadopelo diretor administrativoo balancete de abril e distribuídas cópias desse balancete aos presentes. Após a leiturada pauta para a próxima reunião, o diretor-geral deu por encerrada a sessão, às dozehoras, da qual,para fins de direito, foi lavrada esta ata, assinada por mim, Helena Faria, secretária dafirma, e pelo diretor-geral, que presidiu esta reunião.

Considerando o texto apresentado acima, assinale a opção correta.

A) Mantém-se a correção gramatical do texto, se todos os verbos forem empregadosno presente do indicativo, para dar mais realismo aos fatos retratados.B) O texto acima é uma ata de reunião; expediente que admite acréscimos, caso sejamnecessários, mesmo depois de ter sido aprovado e assinado.C) Aquele que lavra a ata não está necessariamente obrigado a citar os nomes daspessoas que participaram da reunião, sendo suficiente citar os cargos de cada um dosparticipantes.D) No desenvolvimento da ata, deve constar resumo ordenado dos fatos ocorridosdurante a reunião e das decisões tomadas, além dos nomes das pessoas que semanifestaram.

33. Assinale a opção correta quanto às características textuais e gramaticais daredação oficial.A) Vossa Excelência é uma forma de tratamento empregada apenas em referência aoschefes dos três Poderes.B) O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes de Poder éExcelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.C) Comunicações dirigidas a autoridades superiores devem ser finalizadas com o termoAtenciosamente.D) O signatário de uma comunicação oficial deve vir identificado apenas pelo cargoque ocupa.

GABARITO

Page 15: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 15/61

Acerca do gênero textual e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens aseguir.1 O gênero textual apresentado permite o emprego da linguagem coloquial, comoocorre, por exemplo, em “Qualquer um, não sendo irremediavelmente burro” (R.13) e“um tijolo de burrice” (R.14).2 O sentido do período seria mantido, mas a correção gramatical seria prejudicada,caso se substituísse “atingi a síntese perfeita” (R.23) por cheguei à síntese perfeita.3 O trecho das linhas 5 e 6 pode ser reescrito, com correção gramatical, da seguintemaneira: É expressamente proibido a utilização dos elevadores que tiverem subindopelos funcionários que desejarem descer.4 A regra gramatical enunciada pelo autor em “Uma afirmava que o sujeito, sendo omesmo, impedia que o verbo se flexionasse” (R.8-9) aplica-se aos verbos subir edescer no seguinte exemplo: Se os funcionários querem subir, não devem descer.

Page 16: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 16/61

Page 17: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 17/61

afetivos e psicológicos” (R.8-10) e “segmento com idade avançada” (R.7) referem-seao mesmo conjunto de indivíduos.24 De acordo com o texto I, é correto afirmar que há países europeus em que a forçade trabalho, em relação ao total da população, já se reduziu.25 Se o trecho “mudou um pouco” (texto II, R.15) for substituído por modificou-sepouco, preservam-se asrelações textuais e o sentido original do texto.26 Como os textos tratam da mesma temática, a resposta de Ana Amélia Camarano,no texto II, poderia dar continuidade ao texto I, sem prejuízo da estrutura textual erespeitando-se a linguagem utilizada, desde que a oração “Eu acho que esse é outroengano” (R.3-4) fosse substituída por Essa percepção, entretanto, revela-seequivocada.

A qualidade do serviço de atendimento ao público, no contexto da realidade brasileira,tanto no âmbito estatal quanto no da iniciativa privada, apresenta-se como um desafioinstitucional que parece exigir transformações urgentes. Essa necessidade temmúltiplas facetas e a visibilidade de uma delas se expressa nas queixas freqüentes deusuários-consumidores. Basta visitar os espaços dedicados aos leitores dos jornais paraencontrar uma fonte empírica abundante de reclamações concernentes aos serviçosdeatendimento em instituições públicas e privadas.

Mário César Ferreira. Serviço de atendimento ao público: o que é?Como analisá-lo? Esboço de uma abordagem teórico-metodológica

em ergonomia. Internet: <www.unb.br> (com adaptações).

 Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.51 Uma ação que pode ser efetiva no fomento ao melhor atendimento do usuário-consumidor é a descentralização da autoridade, visto que esta passa a ficar maisdispersa na base da organização, o que possibilita maior agilidade no processodecisório.

52 Uma empresa que, no intuito de melhorar a qualidade do serviço de atendimento aopúblico, encaminhe os clientes a setores específicos, em função do tipo deproduto/serviço que buscam, utiliza uma abordagem dedepartamentalização funcional.

53 Um procedimento que pode permitir a identificação de fatores críticos de sucessopara o atendimento ao público com qualidade é descobrir o que distingue umaorganização bem-sucedida, no atendimento ao público, de uma mal-sucedida, nesseaspecto, e analisar as diferenças entre elas.

54 O trabalho desenvolvido pelo funcionário na situação de atendimento pode serconsiderado atividade de mediação entre as finalidades da instituição e os objetivos dousuário.

55 O bom estado de saúde, a competência profissional e o perfil adequado doatendente tornam o serviço deatendimento mais eficiente e, desse modo, contribuem para aumentar a satisfação dos

usuários dos produtos ou serviços da instituição.

Page 18: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 18/61

Page 19: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 19/61

Considerando o desenvolvimento das idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.7 Na oração “O resultado acabou sendo, de certa forma, nefasto para o trabalhador”(R.3-4), a retirada da expressão “para o trabalhador”, que complementa o vocábulo“nefasto”, não alteraria as relações semânticas do texto, visto que o emprego dessevocábulo é suficiente para que se compreendam as informações relativas ao“resultado” referido no trecho.8 Considerando-se que uma das funções semânticas do verbo ser é explicitar umarelação de igualdade entre termos, a oração “O excesso de trabalho é um fenômenoglobal” (R.6-7) poderia, preservando-se as relações significativas, a coerência daargumentação e a correção gramatical do texto, ser reescrita da seguinte forma: Ofenômeno global é excesso de trabalho.9 No desenvolvimento da argumentação, o emprego de “Até” (R.5) enfatiza que otempo para outras atividades, além das citadas, foi diminuindo, exceto o tempo para otrabalho.

A respeito da redação de correspondências oficiais, julgue o próximo item.10 Caso uma servidora pública aposentada pretenda ingressar com requerimento derevisão do processo de sua aposentadoria no departamento de recursos humanos doórgão em que trabalhou e, por estar impossibilitada de fazê-lo pessoalmente, queiranomear pessoa de sua confiança para representá-la, junto àquele departamento, nosatos que se façam necessários à referida solicitação, a servidora deverá redigir umadeclaração, nomeando a pessoa escolhida, para que esta possa representá-la noscitados atos.

GABARITO

Page 20: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 20/61

 Texto para os itens de 1 a 11

1 Ao citar o Greenpeace, o texto faz menção a uma das mais conhecidas organizaçõesnão-governamentais cuja atuação, em escala mundial, está concentrada na melhoriadas condições de vida das populações mais pobres do planeta, abrindo-lhes frentes detrabalho no setor secundário da economia.

2 Por se decompor muito lentamente, o plástico passa a ser visto como um dosprincipais responsáveis pela degradação ambiental, razão pela qual cresce omovimento de conscientização das pessoas para que reduzam o consumo dessematerial.

3 Considerando o extraordinário desenvolvimento científico que caracteriza acivilização contemporânea, é correto afirmar que, na atualidade, pouco ou quase nadada natureza resta para ser desvendado.4 A exploração científica da Antártida, que enfrenta enormes dificuldades naturaispróprias da região, envolve a participação cooperativa de vários países, mas oselevados custos do empreendimento impedem que representantes sul-americanosatuem no projeto.

Page 21: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 21/61

5 Infere-se do texto que a Organização das Nações Unidas (ONU) ampliaconsideravelmente seu campo de atuação e, sem deixar de lado as questões cruciaisda paz e da segurança internacional, também se volta para temas que envolvem ocotidiano das sociedades, como o meio ambiente.Considerando as estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens seguintes. 6 No trecho“até hoje se sabe” (R.2), o elemento lingüístico “se” tem valor condicional.7 O trecho “muito pouco sobre a vida em suas regiões mais recônditas” (R.2-3) écomplemento da forma verbal “sabe” (R.2).8 A palavra “recônditas” (R.3) pode, sem prejuízo para a informação original doperíodo, ser substituída por profundas.

9 O termo “mas” (R.7) corresponde a qualquer um dos seguintes: todavia, entretanto,no entanto, conquanto.10 Na linha 8, a presença de preposição em “aos oceanos” justifica-se pela regência dotermo “impingidas”.11 O termo “a substância” (R.14) refere-se ao antecedente “plástico” (R.12).

 Texto para os itens de 12 a 21

 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações dotema nele tratado, julgue os próximos itens.12 O Brasil mantém, neste início do século XXI, a histórica posição de paístradicionalmente aberto à recepção de imigrantes e continua sendo área preferencialde destino de milhares de estrangeiros que buscam reconstruir suas vidas longe daterra natal.13 De maneira geral, a União Européia vem impondo obstáculos às correntesmigratórias que, provenientes de regiões mais pobres, como é o conhecido caso daÁfrica, buscam nas antigas áreas metropolitanas as condições de vida que nãoencontram em seus países de origem.14 Devido ao fenômeno da globalização, as facilidades de circulação de mercadorias,de capitais e de informação, hoje, tendem a não se repetir quando se trata dacirculação de pessoas em busca de trabalho e de horizontes de vida mais promissores.

15 De acordo com o texto, no caso de imigrantes brasileiros ilegais na Espanha, oproblema consiste em vencer a fiscalização das autoridades policiais em aeroportos;superada essa barreira, os problemas praticamente deixam de existir.16 Nos recentes episódios envolvendo brasileiros barrados em aeroporto espanhol, oprincípio da reciprocidade chegou a ser mencionado por autoridades brasileiras ealguns turistasespanhóis tiveram negada a permissão de entrada no território brasileiro.Considerando as estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

Page 22: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 22/61

Page 23: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 23/61

Page 24: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 24/61

Page 25: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 25/61

Em relação às idéias e às estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

6 Infere-se das informações do texto que os investidores estrangeiros sedesinteressaram pelos títulos brasileiros no final da década passada.

7 A palavra “volatilidade” (R.6) está sendo empregada com o sentido de estabilidade.

8 A palavra “bolha” (R.6) está sendo empregada no texto em sentido conotativo.

9 A forma verbal “afastou” (R.7) está no singular porque concorda com “Tesouro

Nacional” (R.5).10 A vírgula logo após “investidores” (R.15) é utilizada para separar oraçõescoordenadas.

GABARITO

Page 26: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 26/61

Page 27: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 27/61

Com referência às idéias e as estruturas do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.

6 Infere-se das informações do texto que o governo brasileiro tem uma posiçãodiferente da dos dirigentes do Banco Mundial, da FAO e da ONU quanto à relação entrea produção de biocombustíveis e a escassez de alimentos.

7 A substituição do termo “Enquanto” (R.1) por À medida que prejudica a correçãogramatical do período.

8 O texto permanece correto ao se substituir a forma verbal “contribui” (R.14) porcontribue, já que ambas são variantes aceitáveis da mesma palavra.

9 O último período do texto é adequado para emprego em correspondências oficiais.

10 O emprego do sinal indicativo de crase em “à redução” (R.24) justifica-se pelaregência de “conduzirá” (R.23) e pela presença de artigo definido feminino singular.

Page 28: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 28/61

Page 29: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 29/61

Page 30: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 30/61

Page 31: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 31/61

Com referência às idéias do texto acima e às palavras e expressões nele empregadas, julgue os itens que se seguem.

9 O emprego da vírgula logo após “passado” (R.1) justifica-se por isolar o adjuntoadverbial de tempo anteposto à oração principal.

10 O termo “enquanto” (R.2) pode, sem prejuízo para a correção gramatical e para asinformações originais do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: aopasso que, namedida que, conquanto.

11 A expressão “Esse resultado” (R.6) refere-se à informação antecedente apresentadano primeiro período e confirmada em: “a produtividade cresceu sem necessidade dedemissões

de trabalhadores” (R.4-5).

12 O emprego da vírgula logo após “Industrial” (R.12) deve-se à necessidade de seisolar o vocativo subseqüente.

13 O emprego de preposição em “ao crescimento” (R.16) justifica-se pela regência de“atender” (R.15).

Page 32: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 32/61

Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens aseguir.

14 A expressão “A despeito da” (R.1) pode, sem prejuízo para a correção gramatical eas informações originais do período, ser substituída por qualquer uma das seguintes:Apesar da,Embora haja, Não obstante a.

15 A palavra “persistem” (R.3) tem o sentido de desistem.

16 A palavra “inibiram” (R.12) está sendo empregada com o sentido de estimularam.

17 Na linha 16, se a expressão “uma redução” estivesse no plural — reduções — aforma verbal “houve” também deveria estar no plural.

18 A palavra “mitigar” (R.17) está sendo empregada com o sentido de atenuar,abrandar, suavizar.

 Julgue os fragmentos apresentados nos próximos itens quanto à adequação aosaspectos gerais da correspondência oficial e quanto à correção gramatical.

19 O Brasil tem condições de provar os benefícios do etanol, mas terá de cercar-se degarantias. Zoneamento ecológico proibindo a cana na Amazônia é uma delas. Ésuficiente não dar licença de instalação a usinas na Amazônia já que, dessa forma, nãohaverá plantio de cana, pois, para a exploração ser viável, a matéria-prima tem deestar próxima à usina.

20 A conclusão de que o etanol proveniente da cana acelera o ritmo das mudançasclimáticas “promovendo o desflorestamento” seria perfeita a meu ver, se houvessedesmatamento no Brasil com essa finalidade. Não há e eu penso que bastam açõesmais vigorosas do governo brasileiro para provar que os programas alternativos deenergia podem prosperar longe da floresta — e dela sequer tem necessidade.

GABARITO

Page 33: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 33/61

 Texto para as questões de 1 a 3

01. Assinale a opção em que o trecho apresentado contém a tese, ou seja, a idéiabásica sobre a qual se desenvolvem as outras idéias e as exemplificações do texto.A) “nos bancos escolares se aprendia a cultuar os chamados heróis da pátria” (R.1-2)B) “Visões hegemônicas forjam mitos históricos” (R.5)

C) “Tiradentes, contudo, é o mais poderoso e universal dos nossos mitos” (R.11-12)D) “Felizmente um herói em carne e osso” (R.15)

02. Segundo as gramáticas, o emprego da voz passiva verbal faz que os efeitos daação sejam mais destacados do que o agente que a causou. Assinale a opção em que,na estrutura apresentada, aparece esse emprego gramatical.A) “Houve época em que” (R.1)B) “eram pintados como patriotas exemplares” (R.4)C) “Se a Holanda tivesse vencido os portugueses” (R.6)D) “e se passou para o lado dos batavos” (R.9-10)QUESTÃO 3

03. Assinale a opção em que a proposta de alteração do texto provoca incorreçãogramatical ou incoerência textual.A) A substituição de “se aprendia a cultuar” (R.1-2) por aprendíamos a cultuar.

B) A substituição de “Se a Holanda tivesse vencido” (R.6) por Tivesse a Holandavencido.C) A inserção de Por que antes de “Pesquisas recentes” (R.12), com os necessáriosajustes na letra maiúscula.D) A inserção de Mas seria antes de “Demasiado humano” (R.14), com o necessárioajuste na letra maiúscula.

Page 34: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 34/61

04. Julgue as possibilidades de reescrita para trechos do texto apresentadas nos itensabaixo.

I “O caráter simbólico da representação envolve sempre um apelo a elementos

emocionais, a crenças e valores subjacentes” (R.1-3): Os aspectos simbólicos darepresentaçãoapela para elementos emocionais e subordinados à expressão da vontade.

II “nem sempre explícitos ou conscientes, muitas vezes negligenciados na análise dosignificado do discurso político” (R.4-5): nem sempre claros ou conscientes, muitasvezes os elementos emocionais, as crenças e os valores não recebem atençãosuficiente na análise do significado do discurso político.

III “É nesse sentido que o líder encarna, e não apenas representa por mandato ouautorização, aqueles a quem representa” (R.7-9): Nesse sentido, é que o líder, encarnaos que o representa — não apenas por mandato ou autorização.

Estão respeitadas as idéias originais do texto e as regras de correção gramaticalapenas no(s) item(ns)

A) I. B) II. C) I e II. D) II e III.

QUESTÃO 5

05. Considerando a coerência textual, assinale a opção correta a respeito do empregoda preposição a no texto.

A) A preposição a antes de “elementos” (R.2) é exigida pelo verbo envolver.B) O texto admite a inserção da preposição a antes de “valores” (R.2).C) Em “à realização” (R.3), a preposição é obrigatória, razão por que a retirada de “à”provoca erro gramatical.D) A retirada da preposição a em “a quem representa” (R.8-9) provoca erro gramatical.

Page 35: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 35/61

Page 36: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 36/61

Page 37: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 37/61

Page 38: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 38/61

 Julgue os itens de 8 a 12, a respeito da organização e das idéias do texto acima.8 Os argumentos do texto servem de comprovação para a tese de que a mudançalingüística é um instrumento de coação sobre o pensamento moral e político.

9 No período sintático “postula-se que (...) desejos do locutor” (R.6-11), as trêsocorrências da preposição “de” estabelecem a dependência dos termos que regempara com o termo “função pragmática” (R.7), como mostra o esquema seguinte.

Page 39: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 39/61

10 Mantêm-se a coerência e a correção da estrutura sintática e das relaçõessemânticas do texto ao se inserir o pronome se logo após “sequer” (R.13).

11 A função exercida pelo termo “para substituir os dois” (R.19-20) permite que asvírgulas que o delimitam sejam substituídas por duplo travessão ou por sinal deparênteses, sem que isso resulte em prejuízo à coerência textual ou à correçãogramatical.

12 É gramaticalmente correta e coerente com a argumentação do texto a seguintereescrita para o período final: Cada novo instrumento que vêm ocupar o lugar dosinstrumentos antigos passam a ser utilizados para fazer algo que ainda não fôraimaginado.

GABARITO

Page 40: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 40/61

Page 41: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 41/61

 Julgue os itens de 8 a 15, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do textoacima.8 Na linha 3, o emprego do sinal indicativo de crase em “à abertura” e em “àexpansão” deve-se ao fato de esses termos admitirem o artigo feminino e o verbovincular nessa acepção exigir complementação com a preposição a.

9 Diminuindo-se a ênfase, o desenvolvimento das idéias no texto permite substituir otermo “uma infinidade” (R.6) por inúmeros, sem prejuízo da correção gramatical dotexto.

10 A partir do emprego da preposição por em “pelo colonizador europeu” (R.8-9), aargumentação do texto permite inferir que foi esse colonizador o agente do “esforçoverdadeiramente titânico de apropriação” (R.8) da “massa territorial” (R.9) brasileira.

11 O emprego do pronome “onde” (R.11) corresponde, no texto, a em que e retoma olocal do “conjunto de terras da porção oriental da América do Sul” (R.10).

12 Depreende-se da argumentação do texto que os “africanos” (R.15) fazem parte dos“primeiros povos ocupantes” (R.13) das terras brasileiras.

Page 42: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 42/61

13 Coerentemente com o desenvolvimento da argumentação do texto, as expressões“mão-de-obraescrava” (R.18) e “braço afro-brasileiro” (R.21) estão empregadas como sinônimas.

14 A repetição da preposição de em “da guerra” (R.22) e “da escravidão” (R.23) mostraque esses dois termos complementam “as cores” (R.22).

15 Mantém a coerência da argumentação e a correção do texto o desenvolvimento dafrase “Mas também do comércio” (R.23-24) para Todavia têm também as cores docomércio.

 Texto para as questões 1 e 2

Page 43: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 43/61

Page 44: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 44/61

Page 45: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 45/61

Page 46: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 46/61

04.Com referência às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.A) Os vocábulos “suíço”, “vários” e “países” são acentuados de acordo com a mesmaregra de acentuação.B) Nos trechos “cinco fatores estão atuando, em escala mundial, nessa crise” (R.16-17), “e a crise norte-americana” (R.21-22) e “o diretor-geral do FMI rompeu o silêncioconstrangedor...”(R.24-25), os termos sublinhados qualificam os nomes aos quais se referem.C) No terceiro parágrafo, o emprego de ponto-e-vírgula introduz uma seqüência deenunciados.

Page 47: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 47/61

D) No trecho ‘precisam olhar com atenção quando temos chamados de emergência’(R.28-29), a substituição do termo ‘quando’ por se manteria a correção gramatical e osentidodo texto.E) Devido à clareza dos argumentos, a linguagem do penúltimo parágrafo seriaadequada para iniciar um memorando.

05. Em relação às idéias e aos aspectos morfossintáticos e semânticos do texto,assinale a opção correta.A) De acordo com o texto, nos países pobres, a crise mundial de alimentos contraria osinteresses econômicos dos investidores, que aplicam dinheiro em monoculturasagrícolas e em fundosde capitais.B) No trecho “Na Tailândia, tropas foram mobilizadas para conter a invasão aoscampos de arroz” (R.5-6), o conector “para” estabelece uma relação de conseqüênciaentre as açõesverbais das orações.C) Na linha 15, a expressão “outros órgãos multilaterais” exerce a função sintática desujeito da forma verbal “foi repetida”.

D) No trecho “que levou investidores a apostar no aumento dos preços de alimentosem fundos de hedge” (R.22-23), a substituição de “apostar” por apostarem manteria acorreçãogramatical do texto.E) No último parágrafo do texto, o autor demonstra que, na União Européia e no Brasil,não há crise relacionada a alimentos.

GABARITO

 Texto para as questões de 1 a 7

Page 48: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 48/61

01. De acordo com o texto,A) já foram criados 1,8 milhão de empregos com carteira assinada no primeirotrimestre de 2008.B) a elevação da taxa de juros poderá influenciar negativamente a criação de novosempregos, segundo o ministro do Trabalho.C) os preços dos eletrodomésticos e dos automóveis vão ter um aumento real de 0,5por cento em 2008.D) a demanda interna aquecida provocará uma diminuição de compra de bensduráveis pelos consumidores.E) a indústria de transformação foi o setor da economia que mais cresceu em 2007.

02.Assinale a opção que contém uma informação correta a respeito da estrutura dotexto.A) O texto representa a transcrição completa da entrevista feita por jornalistas aoministro do Trabalho.B) Observam-se, claramente, no texto, argumentos em favor do aumento da criação depostos de trabalho nas indústrias de bens duráveis.C) A intercalação entre os dados a respeito do crescimento da oferta de empregos e asopiniões do ministro do Trabalho sobre esse tema caracteriza a estrutura do texto.D) O texto é introduzido por meio de uma narração, em que são apresentados opersonagem (ministro) e o tempo da narrativa (o primeiro trimestre de 2008).E) No segundo parágrafo, é desenvolvido o seguinte tópico frasal: “Dados do CadastroGeral de Empregados e Desempregados (...) recorde histórico para esse período” (R.1-3).

03. Com referência às idéias e às estruturas do texto, assinale a opção correta.A) De acordo com a argumentação textual, verifica-se que os dados do CAGED sãoproduzidos pelo COPOM.B) A palavra “Formalidade”, no título do texto, remete aos postos de trabalho em que éefetuado registro na carteira de trabalho dos empregados.

Page 49: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 49/61

Page 50: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 50/61

Page 51: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 51/61

Page 52: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 52/61

Page 53: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 53/61

01.De acordo com o texto, as trabalhadoras domésticasA) constituem a maior categoria sindical do Brasil.B) têm recebido o FGTS em caso de demissão.C) são descendentes dos escravos do Brasil Colônia.D) associam-se a diferentes movimentos sindicais.E) formam um público caracterizado por fatores ligados à exclusão social.

02. No trecho “Primeiro (...) raça” (R.16-21), o presente do indicativo dos verbos éempregado pelo autor paraA) narrar as conquistas históricas das trabalhadoras domésticas.B) atenuar o tom imperativo da mensagem que está sendo transmitida.C) expressar ações habituais atribuídas às autoridades e à sociedade.D) designar ações que ocorrerão em um futuro próximo.E) enunciar fatos que caracterizam a categoria das trabalhadoras domésticas.QUESTÃO 3

03. Do emprego da expressão “Quase toda”, no início do texto, depreende-se queA) todas as casas de uma determinada família brasileira têm uma empregadadoméstica ou diarista.B) há uma empregada doméstica ou diarista para cada família de classe médiabrasileira.

C) faltam diaristas e empregadas domésticas para o trabalho nas casas das famílias declasse média.D) a maior parte das famílias de classe média brasileiras contam com umatrabalhadora doméstica ou com uma diarista.E) a totalidade das empregadas domésticas e diaristas trabalha para famílias de classemédia, no Brasil.QUESTÃO 4

04.A locução “Apesar dessa” (R.4) estabelece uma relação deA) conformidade.B) concessão.C) conclusão.D) explicação.E) finalidade.QUESTÃO 5

05.Assinale a opção correta a respeito da estruturação do texto.A) O período que inicia o texto indica que o tema central é a família de classe médiabrasileira.B) O segundo parágrafo se caracteriza por apresentar uma estrutura narrativa.C) Os argumentos apresentados pelo sociólogo, em sua pesquisa sobre astrabalhadoras domésticas, são de natureza quantitativa.D) A expressão “Desta forma” (R.22) introduz a conclusão do texto.E) O último parágrafo do texto contém um exemplo de discurso indireto.

06. No que concerne à concordância nominal no trecho “um ponto de vista único eestratégico” (R.23), assinale a opção correta.A Os adjetivos “único” e “estratégico” se referem ao substantivo “vista” e, por isso,poderiam ser flexionados no feminino, mantendo-se o sentido original do texto.B Há dois substantivos referindo-se ao mesmo adjetivo, motivo pelo qual todas aspalavras estão no masculino singular.C Os adjetivos encontrados nesse trecho concordam em gênero e número com osubstantivo “ponto”.D A regra de concordância, nesse caso, é do tipo facultativa, já que os adjetivos podemconcordar com ambos os substantivos, ou apenas com o mais próximo.E Os adjetivos poderiam estar flexionados no plural, considerando-se que eles sereferem a substantivos de gêneros diferentes.QUESTÃO 7

Page 54: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 54/61

07. Com referência às idéias e à estruturação do texto, bem como às relações dereferência nele estabelecidas, julgue os itens abaixo.I A expressão “essa função” (R.3) refere-se à expressão “trabalhadora doméstica”(R.2).II A expressão “esse público” (R.10) se refere aos “escravos do Brasil Colônia” (R.7).III O sentido e a correção gramatical do texto seriam mantidos caso a expressão dasempregadas domésticas fosse inserida logo após o vocábulo “categoria” (R.14).IV De acordo com a linha argumentativa do texto, subentendese a expressão osempregados domésticos imediatamente antes das formas verbais “encontram-se”(R.16), “exercem” (R.18) e “abrangem” (R.19).V A correção gramatical e o sentido do texto seriam mantidos caso se inserisse opronome elas logo após a expressão “uma vez que” (R.23-24).

A quantidade de itens certos é igual aA) 1.B) 2.C) 3.D) 4.E) 5.QUESTÃO 808.Com relação à acentuação gráfica e à ortografia oficial, assinale a opção correta.A) Na frase “Essas relações mantêm traços da escravidão”, a correção gramatical seriamantida caso a forma verbal fosse grafada com acento agudo em lugar do acentocircunflexo.B) No trecho “As empregadas domésticas constituem um público que parecedesprivilegiado pelas políticas públicas”, as palavras acentuadas obedecem à mesmaregra de acentuação gráfica.C) De acordo com a ortografia oficial, a grafia é igualmente correta nos pares deexpressões que se seguem: hora extra/hora-extra, super-homem/superomem, anglo-saxônico/ anglosaxônico.D) A justificativa para o acento agudo nas palavras “sensíveis” e “visíveis” é o fato deelas terminarem em ditongo crescente.

E) A correção gramatical seria mantida se a forma verbal da frase “Às vezes, o climaimpõe dificuldades aos agricultores” fosse reescrita como imponhe.

 Texto para as questões de 9 a 13

Page 55: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 55/61

09.O tema central desse texto éA) a rotina diária na redação de um jornal.B) o conhecimento obsoleto ensinado nas escolas.C) o primeiro dia de trabalho de uma pessoa recém-formada.D) a dificuldade de se fazer amigos no trabalho.E) a relação trabalhista entre chefes e subordinados.QUESTÃO 10

10.Com referência ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.A) Os travessões no início da maioria dos parágrafos marcam o discurso direto daspersonagens da narrativa apresentada.

Page 56: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 56/61

B) Feitas as necessárias adaptações na maiusculização, o texto permaneceria corretose a pontuação da linha 3 fosse substituída, sucessivamente, pelos sinais de ponto-e-vírgula,vírgula e ponto-e-vírgula.C) De acordo com a argumentação do texto, as reticências na linha 10 foramempregadas para demonstrar que a personagem Sandrinha daria uma resposta seguraao editor.D) A ênfase e a estrutura dialógica presentes nas linhas 20 e 21 seriam mantidas seelas tivessem sua pontuação alterada para comporem uma única linha, do seguintemodo: Ele gritouDalva.E) Na linha 31, o sentido da fala permaneceria inalterado se o ponto final fossesubstituído por ponto de exclamação ou por reticências.

11. Segundo a norma culta, os pronomes do caso reto devem ser empregados comosujeitos de verbos, enquanto os pronomes do caso oblíquo devem ser empregadoscomo objetos de verbos.No texto, essa regra é desobedecida no trechoA) “ele perguntou, sem levantar a cabeça”.

B) “— Ah, a novata — disse ele”.C) “Ele a olhou pela primeira vez”.D) “Leve ela”.E) “como se tivesse acabado de tirá-la do nariz”.QUESTÃO 12

12.O texto caracteriza-se pelo emprego abundante de expressões coloquiais,usualmente condenadas na escrita formal. O texto apresenta um exemplo desse tipode expressão no trechoA) “Do editor não recebeu olhar algum”.B) “Seu sorriso era cruel”.C) “Já vi muita gente quebrar a cara aqui”.D) “Uma mulher aproximou-se da mesa”.E) “Voltou a olhar para o editor”.QUESTÃO 13

13.A respeito dos pronomes de tratamento e do emprego deles no texto, assinale aopção correta.A) O pronome de tratamento você, que aparece em diversos trechos do texto, se refereà segunda pessoa (aquela com quem se fala), motivo pelo qual os verbos do textoaparecem flexionados também na segunda pessoa.B) A forma de tratamento Vossa Eminência pode ser empregada em referência aqualquer autoridade dos governos federais e locais.C) Utiliza-se o pronome de tratamento Vossa Senhoria em contextos de comunicaçãoinformal, especialmente nos diálogos familiares, de que o texto é um exemplo.D) Na situação mostrada no texto, como há, entre a novata e o editor, uma relação dehierarquia profissional, seria correto ela dirigir-se a ele utilizando-se da expressão osenhor.E) O tratamento senhorita é reservado a mulheres casadas, mas que ainda não tenham

filhos.QUESTÃO 14

14.Assinale a opção que apresenta oração na voz passiva.A) Apesar da enchente, salvaram-se todos nadando.B) No ano passado, construíram muitos prédios na cidade.C) Durante a cerimônia, as pessoas se cumprimentaram efusivamente.D) Depois de ter recebido muitos golpes, o lutador caiu.E) Os palhaços do circo foram muito aplaudidos pelo público.

Page 57: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 57/61

 Texto para as questões de 1 a 8

01Considerando as idéias do texto, é correto afirmar que o autorA) apresenta o tempo como um inimigo implacável da carreira do artista.B) mostra divergências existentes entre a imaginação do artista e a ação do tempo.C) relata acontecimentos vividos por um artista através dos tempos.D) sustenta que, na sua imaginação, a estrela do espetáculo é o tempo, e não o artista.QUESTÃO 2

02. Assinale a opção em que o pronome “lhe” não tem o mesmo sentido que em: “Otempo arrebata-lhe a garganta” (v.10).A) Afagou-lhe os cabelos com amor.B) A luz sempre lhe afugenta o sono.C) O marido sempre lhe nega a resposta.D) Ajeitou-lhe o colar e saiu mansamente.QUESTÃO 3

03. O processo de formação da palavra “anfiteatro” (v.1 e 17) é denominado

Page 58: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 58/61

A) composição por justaposição.B) derivação imprópria.C) derivação prefixal.D) derivação parassintética.

04. Assinale a opção em que o verbo arrebatar apresenta o mesmo sentido que ocorre

em “O tempo arrebata-lhe a garganta” (v.10).A) A atriz arrebatou a cena e dançou.B) A beleza do lugar arrebatou sua alma.C) A interpretação do pianista arrebatou aplausos.D) Flores frágeis, o vento as arrebata.QUESTÃO 5

05.Na segunda estrofe, o pronome “lhe” em “Põe-lhe rugas ao redor da boca” estáempregado em referência aA) “artista”.B) “feitio”.C) “tempo”.D) “lápis”.QUESTÃO 6

06.O autor empregou o pronome relativo “Onde” (v.19) para se referir à palavra

“concerto” (v.18). Assinale a opção em que o pronome relativo “onde” foi usado deacordo com a escrita cultapadrão.

A) São pessoas desonestas, pessimistas e individualistas, onde só pensam nelasmesmas.B) Por ser interesseiro, casou-se com a rica filha do vizinho onde mais tarde seseparou.C) As mulheres procuram o caminho mais largo, onde são menos numerosos osespinhos.D) Depois de muito refletir, decidiu ser padre onde foi morar num seminário.

07.O termo em destaque, em “Que ainda está por ser escrito” (v.16), classifica-secomoA) substantivo.B) adjetivo.C) advérbio.D) verbo.QUESTÃO 8

08. De acordo com o contexto, em “E o artista, o infinito” (v. 20), a vírgula marca aelipse do verboA) imaginar.B) alcançar.C) divisar.D) lobrigar.

 Texto para as questões 9 e 10

Page 59: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 59/61

Page 60: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 60/61

Page 61: Exercicio Portugues 2008

7/22/2019 Exercicio Portugues 2008

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-portugues-2008 61/61

04. Assinale a opção correta quanto à classificação das palavras ou expressões dotexto.A) ‘Xongas’ (R.18) — substantivo próprio, concreto e simplesB) ‘Casa dos Artistas’ (R.23) — substantivo próprio, abstrato e compostoC) “Tiazinha” (R.23) — substantivo comum, concreto e compostoD) “garotos-propaganda” (R.23) — substantivo próprio, concreto e compostoQUESTÃO 5

05. Assinale a opção na qual a palavra extraída do texto e outra apresentada não sãosinônimos.A) “estratos” (R.2) / camadasB) “insidioso” (R.3) / ardilosoC) “imiscuindo” (R.4) / contaminandoD) “engambelados” (R.11) / enganadosQUESTÃO 6

06.Assinale a opção em que, no trecho extraído do texto, se identifica forma verbal nogerúndio.A) “À primeira vista, ‘onde’ parece uma palavra inocente e inofensiva” (R.3)B) “Confesso que eu não tinha me dado conta do problema” (R.16)C) “vi o assunto sendo discutido no programa de TV do professor Pasquale” (R.20)D) “Mas o pior vai ser quando ‘por que’ virar ‘por onde’” (R.29)

07. Na oração “Todos os momentos em que deveríamos usar ‘em que’ (R.6), o verboestá empregado noA) pretérito imperfeito do indicativo.B) futuro do presente do subjuntivo.C) pretérito perfeito do indicativo.D) futuro do pretérito do indicativo.QUESTÃO 8

08. Assinale a opção em que todas as palavras estão acentuadas segundo a mesmaregra.A) parênteses, próxima, múltiplasB) várias, audiência, ninguémC) época, obrigadíssimo, estáD) vício, vírus, é