estar bem 7

60
ANO 2 EDIÇÃO 7 2011 mar|abr TEMPO DE CELEBRAR Aniversários renovam ciclos e fazem refletir REYNALDO GIANECCHINI Para comemorar nosso primeiro ano, uma entrevista exclusiva com o ator, que completa dez anos de carreira Praticar atividades físicas faz bem para o corpo e acalma a mente pelo bem-estar Movimento

Upload: adriano-frachetta

Post on 22-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Farmacia Angeloni - Estar Bem - Ediçao 7

TRANSCRIPT

Page 1: Estar Bem 7

ANO 2

EDIÇÃO 7

2011mar|abr

TEMPO DE CELEBRARAniversários renovam ciclos e fazem refletir

REYNALDO GIANECCHINI Para comemorar nosso primeiro

ano, uma entrevista exclusiva com o ator, que completa

dez anos de carreira

Praticar atividades físicas faz bem para o corpo e acalma a mente

pelo bem-estarMovimento

Page 2: Estar Bem 7

InovaçÃo antI-evaporaçÃo

7 diasNutri iNteNsivo

novo GarNier Body

Não deixe a beleza da sua pele evaporar. Entregue-se a uma hidratação 7 dias*.

*avaliação clínica sob condições normais de uso após 7 dias de aplicação. a hidratação é sentida na pele até 7 dias após a última aplicação. teste consumidor realizado durante 5 semanas.

• Com ingredientes naturais selecionados para cada tipo de pele.

• Com HIDRAFIX, um ativo anti-evaporação que evita a perda de água.

antes depois

29157004_33X23_Angeloni.indd 1 2/21/11 6:09 PM

Page 3: Estar Bem 7

InovaçÃo antI-evaporaçÃo

7 diasNutri iNteNsivo

novo GarNier Body

Não deixe a beleza da sua pele evaporar. Entregue-se a uma hidratação 7 dias*.

*avaliação clínica sob condições normais de uso após 7 dias de aplicação. a hidratação é sentida na pele até 7 dias após a última aplicação. teste consumidor realizado durante 5 semanas.

• Com ingredientes naturais selecionados para cada tipo de pele.

• Com HIDRAFIX, um ativo anti-evaporação que evita a perda de água.

antes depois

29157004_33X23_Angeloni.indd 1 2/21/11 6:09 PM

Page 4: Estar Bem 7

Um ano debem-estar Aniversários trazem sensações distintas. De um lado, ficamos felizes pelo início de mais uma etapa da vida. De outro, refletimos sobre o que deixamos de fazer e alimentamos expectativas sobre o futuro. Por isso, na comemoração deste primeiro ano da revista Estar Bem, trazemos uma reportagem especial que fala justamente sobre o ciclo que se renova ano após ano na vida de todos. Afinal, analisar o passado para planejar o futuro é uma ótima medida para aprimorar a vida e repensar antigos hábitos. Fazer exercícios físicos pode, inclusive, ser um destes caminhos de mudança. Seja qual for a atividade escolhida – caminhada, yoga, natação, artes marciais – ela propicia, segundo estudos, melhoria da saúde e sensação de paz e tranquilidade, além de ajudar na produção e liberação de hormônios que auxiliam o bem-estar, conforme mostra a nossa reportagem de capa escrita por Alexandre do Amaral.Praticante de esportes, o ator Reynaldo Gianecchini conta, em entrevista exclusiva, que a prática de atividades é um dos principais aliados tanto para manter o seu físico invejável quanto para ajudar a mente a se acalmar, principalmente quando tem de lidar com a fama e o assédio. Mas manter corpo e mente relaxados não é só desejável, e sim fundamental, mesmo que seja por um dia. Por isso, a repórter Lívia Sampaio consultou especialistas e traz a receita de como fazer um dia de spa em casa, com direito a dicas encontradas apenas nos melhores spas do país. Esperamos que você aproveite a nossa edição especial de aniversário.

Boa leitura! A redação

Revista Estar Bem - Farmácia Angeloni.Uma publicação do Grupo Angeloni (av. do Centenário, 7.521, Nossa Senhora da Salete, Criciúma, Santa Catarina) www.angeloni.com.br

Presidente

José Augusto FrettaDiretora de marketing

Sabrina AngeloniGerente de marketing

Marcelo LeãoSupervisora de marketing

Denise Schmidt

Criação e produção Rái Conteúdo

Editora-responsável Jéssika Torrezan (MTB 41.394/SP)

[email protected]

Pedro Marcondes de Moura [email protected]

ReportagemAdriana Alves

Alexandre do Amaral Beatriz Salles

Lívia SampaioRenata Cavalcante

Fotografia Luc de Sampaio

Marinheiro Manso Produção e direção de fotografia

Adriano FrachettaDanilo Pimentel Direção de arte

Adriano FrachettaAssistente de arte

Danilo MinorelloRevisão

Danilo Bighi Livia Amarante

Finalização Danilo Gonçalves

Produção Gráfica Juliana Prado

ComercialDaniela Gouveia

AtendimentoKarina Freitas

Grupo Rái Av. Cotoxó, 608, Perdizes - São Paulo – SP

CEP: 05021-000 - Tel. (0/xx/11) 3674-4400

Impressão – Gráfica e Editora Posigraf S.A.Tiragem – 20.000 exemplares

Distribuição gratuita A revista Estar Bem - Farmácia Angeloni é uma publicação bimestral. O conteúdo assinado é de responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo

ou imagem sem autorização prévia.

EXPEDIENTEEDITORIAL

Page 5: Estar Bem 7
Page 6: Estar Bem 7

38

ÍNDICE

08

32

10 14O que Vem por Aí

As novidades da temporada em nossas

prateleiras

CabelosUm guia para auxiliar na hora de escolher os finalizadores mais adequados

Spa em CasaReserve um dia inteiro para cuidar de alguém

muito importante: você

EntrevistaAos 38 anos, Reynaldo

Gianecchini fala dos segredos para estar

sempre em forma

BelezaSaiba mais sobre as propriedadesda água termal

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Mar

inhe

iro M

anso

Page 7: Estar Bem 7

18Capa

Como a prática de esportes pode contribuir para aumentar o

bem-estar e a qualidade de vida

44 50

Espaço Zen Conheça a Musicoterapia,

técnica que cura por meio dos sons

TurismoOs melhores hotéis e passeios para viajar com seu animal de estimação

BelezaSaiba mais sobre as propriedadesda água termal

28Especial AniversárioMais que mudar deidade, fazer aniversáriosignifica cumprir ciclose refletir sobre o tempo

Div

ulga

ção

Page 8: Estar Bem 7

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Renovação celularA esfoliação é um processo importante para remoção de impurezas da pele do rosto, mas o procedimento pode ser agressivo. Por isso, o Retexturing Activator, novo serum da SkinCeuticals, foi formulado com agentes que permitem uma limpeza mais suave. O produto renova a superfície cutânea e equilibra a hidratação facial, com mecanismos que ativam a regeneração celular e fazem com que o tecido ganhe uma superfície uniforme. O serum tem textura leve, e sua alta concentração de ativos proporciona resultados a curto prazo. A fórmula é oil free, indicada para todos os tipos de pele.

Unhas fashionNovidade da Risqué, a coleção Sweet Rock’n Roll foi inspirada na top model brasileira Isabeli Fonta-na. Os produtos da linha refletem as tendências de esmaltes para a próxima estação, com tons fortes e metalizados, além de um cintilante com glitter. São seis cores: Azulcrination, Isabeli, Psico, Rock’n Roll, Star e Tatoo. A linha foi totalmente inspirada no perfil da top e em suas experiências nas passarelas. Isabeli participou pessoalmente da escolha das cores e nomes dos produtos.

o quevem

8 março/abril 2011

NOTAS

Page 9: Estar Bem 7

Div

ulga

ção

Div

ulga

çãoContra a pele ressecada

A exposição da pele às agressões do dia a dia é capaz de evaporar as reservas de água da epider-me e deixá-la ressecada, áspera e sem vida. O novo Body Nutri Intensivo 7 Dias, de Garnier, pretende acabar com esses efeitos por meio de uma hidratação tão eficaz que permanece na pele por até uma semana. São loções corporais enriquecidas com HidraFix, um princípio ativo que recupera o equilíbrio da barreira cutânea e cria uma reserva de hidratação.

Verão sem suorNo calor, todo cuidado com o suor é pou-co. Stress Resist é o novo desodorante da Vichy que combate os maus odores nas axilas e regula a transpiração excessiva por até 72 horas, mesmo em condições de es-tresse. Com o ativo Perspicalm e sais mi-nerais, o desodorante deixa a pele mais seca, reduz a sudorese e, ao mesmo tem-po, permite a respiração cutânea. Possui textura de secagem rápida, fórmula sem álcool e formato roll-on para aplicação mais fácil e homogênea.

por Renata Cavalcante

AS NOVIDADES QUE LOGO ESTARÃO EM

NOSSAS LOJASpor aí

99

Page 10: Estar Bem 7

ENTREVISTA

Patr

ícia

Sta

vis/

Folh

apre

ss

10 março/abril 2011

Page 11: Estar Bem 7

cadavezmelhor

por Beatriz Salles

Reynaldo Gianecchini comemora dez anos na TV e conta como consegue usar o tempo a seu favor

O rosto de menino e o corpo bem torneado dão a impressão de que o tempo não passou desde que Reynaldo Gianecchini entrou em nossas casas no

papel de Edu, um dos protagonistas da novela “Laços de Famí-lia” (Globo), há dez anos. Na época, o ator, natural de Birigui (interior de São Paulo), tinha 28 anos. Hoje, com 38, continua a encantar não só por estes atributos mas também pela filosofia de vida, focada sempre no bem-estar e na qualidade de vida. De férias após o término da novela “Passione”, em que conquistou elogios de público e crítica por sua interpretação como o vilão Fred, o ex-modelo conversou com a reportagem da revista Estar Bem. Gianecchini, que costuma ser fotografado constantemente pratican-do esportes, conta que encara a prática de exercícios com disciplina e cuida da alimentação por saber que estes são os principais fatores para manter uma vida saudável por muitos anos. “Sei a importância que a atividade física tem para o corpo e para a mente. Não apenas pensando no hoje, mas a longo prazo”, resume. Enquanto não retorna à TV, ele planeja se dedicar ao teatro. Ain-da no primeiro semestre, subirá aos palcos com a peça “Cruel”, dirigida por Elias Andreatto, baseada no texto do dramaturgo sueco August Strindberg, que deve estrear em São Paulo e depois viajar pelo Brasil. O espetáculo será o sétimo de sua carreira, que soma ainda sete novelas e cinco filmes.

11

Page 12: Estar Bem 7

Estar Bem: Como é a sua relação com esportes e exercícios físicos?Reynaldo Gianecchini: Tenho o hábito de malhar na academia. Como estou de férias, dei uma relaxada. Pratico exercícios porque gosto, não os encaro como obrigação. Sempre que possível, dou uma passada na academia e faço alguma atividade. Tenho ido um pouco menos agora, mas faço.

E.B.: Além de manter a forma, o que mais te moti-va a praticar esportes? R.G.: Faço porque sei a importância que a atividade fí-sica tem para o corpo e para a mente. Não apenas pen-sando no hoje, mas a longo prazo. Praticar esportes e outras atividades é importante em qualquer faixa etária.

E.B.: E como é a alimentação? Procura manter há-bitos saudáveis?R.G.: Olha, da alimentação eu não descuido. Não sou de exa-geros, por uma questão de saúde mesmo. Às vezes até como alguma coisa que não comeria habitualmente, mas não exagero.

E.B.: Ser constantemente o centro das atenções pode ser bastante desgastante. Ao participar de um lança-mento de perfumes recentemente, por exemplo, você precisou da ajuda de seguranças para se locomover. Como lida com o assédio?R.G.: Ah, posso dizer que estou acostumado (risos). Só que esse assédio todo não faz parte do meu dia a dia. Sei que seria difícil se acontecesse uma confusão toda a vez que eu saísse de casa. Mas quando estou no Rio de Janeiro o assédio é menor, as pessoas estão mais acostumadas. Por outro lado, o proble-ma lá são os paparazzi, que estão em todos os cantos.

E.B.: Você participou da edição mais recente do Fashion Rio e já dividiu a passarela com Gisele Bündchen na SPFW. Depois que passou a se dedicar à carreira de ator, como encara a volta aos desfiles, onde tudo começou?R.G.: Com certeza, é muito diferente da época em que era

ENTREVISTA

Div

ulga

ção

AG

New

s

12 março/abril 2011

Page 13: Estar Bem 7

modelo. Há dez anos não havia todos esses fotógrafos e jornalistas em cima de mim, por exemplo. Mas eu encaro tudo como uma grande brincadeira. Fico mais solto, mais descontraído. Não tem aquela pressão do passado.

E.B.: Falando um pouco da sua carreira: como foi atu-ar em “Passione”, interpretando seu primeiro vilão?R.G.: Acho que terminei essa novela com um saldo bastante positivo. Aprendi muito nesse trabalho. Atuei ao lado de um elenco incrível. O Fred foi um persona-gem muito rico de se interpretar.

E.B.: Você chegou a declarar que, com o fim da novela, rasparia a cabeça. Mudar é uma maneira de “desincorporar” o personagem? Desistiu da ideia?R.G.: Não pude raspar a cabeça porque tenho alguns trabalhos agendados com publicidade. Mas não desisti da ideia (risos). Pretendo fazer isso em breve.

E.B.: Com o final das gravações, como está a sua rotina? Está desfrutando as merecidas férias ou já voltou a trabalhar? R.G.: Estou de férias. Fui a Salvador há pouco tempo, considero uma cidade ótima tanto para quem quer ser di-vertir quanto para quem vai descansar. A energia é con-tagiante. Da televisão, devo ficar de férias durante o resto deste ano, mas devo fazer teatro ainda neste semestre.

E.B.: Depois da sétima novela, será sua sétima peça. Qual a sua relação com o teatro? R.G.: Eu adoro estar nos palcos. Em abril, começo a en-saiar a peça “Cruel”, dirigida por Elias Andreatto. Adoro o trabalho dele. A estreia está prevista para junho, em São Paulo. A peça fala dos resquícios de rancor, de tudo o que fica em uma relação e como a gente é cruel com as pequenas coisas do dia a dia, nas nossas relações mais íntimas. Vamos mostrar uma bela discussão de relação entre três pessoas.

... sei a importância que a atividade física tem para o corpo e para a mente. Não apenas pensando no hoje, mas a longo prazo

Div

ulga

ção

13

Page 14: Estar Bem 7

BELEZA

por Adriana Alves

Conheça os benefícios que ela pode proporcionar à sua pele

água termaldafrescor

N o nosso clima tropical todo frescor é bem-vindo, especialmente se ele for benéfico para a saúde e para a

beleza da nossa pele. E um dos principais produ-tos que unem refrescância e propriedades cosmé-ticas é a água termal. Proveniente de fontes subterrâneas de altas tem-peraturas, é rica em minerais como sódio, zinco, silício, magnésio, cálcio, ferro, selênio, lítio e en-xofre. “Esses oligoelementos têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, calmantes e levemente hidratantes”, explica a dermatologista Ligia Kogos, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O

14 março/abril 2011

Page 15: Estar Bem 7

Água: modo de usarSaiba como potencializara aplicação da água termal

Borrife a água sobre a pele e deixe se-car naturalmente

Aplique diariamente, cerca de 20 a 30 minutos antes de passar o protetor so-lar ou o hidratante

Se desejar, borrife o produto nova-mente ao longo do dia, preferencial-mente antes de reaplicar o f i ltro solar e na hora de dormir

Em quadros agudos de irritação ou após procedimentos como peel ings, a apl icação é recomendada várias ve-zes ao dia

Evite usar o produto em áreas ulcera-das, pois não há estudos sobre os efei-tos de sua util ização nessas situações

Fontes: dermatologistas Flávia Addor, Ligia Kogos e Sílvia Maria Schmidt

A dermatologista Sílvia Maria Schmidt, de Flo-rianópolis, indica o uso rotineiro do produto, seja em forma de spray ou por meio de cosméticos que tenham água termal em sua formulação, como hidratantes e filtros solares de algu-mas marcas francesas. “Já que não temos a facilidade de usar os banhos termais como antigamente, hoje temos ao nosso alcan-ce águas termais embaladas em forma de spray, de fácil utilização”, conta a médica, ressaltando que o produto pode ser usa-do em qualquer tipo de pele, com ótimo resultado para hidratação imediata, alívio de inflamações, alergias e queimaduras so-lares, além de outras aplicações. “Também podem ser utilizadas em qualquer outra parte do corpo que não o rosto, inclusive nas crianças”, afirma.As peles que mais se beneficiam são as facilmente irritáveis, com vermelhidões, eczemas, descamações, oleosidade e es-pinhas. “O produto pode ser útil também após procedimentos estéticos como peeling e laser, já que não arde e proporciona uma sensação reconfortante”, aponta Ligia.Até os bebês podem se beneficiar do poder da água termal. “Não substitui os tratamentos es-pecíficos para assaduras, mas funciona bem na prevenção e para a higiene regular”, diz Sílvia. A água termal pode servir ainda como adstringente para auxiliar na fixação da ma-quiagem e como alternativa para hidratar peles muito oleosas, principalmente durante o verão. A dermatologista Flávia Addor, coordenadora do departamento de cosmia-tria da SBD, ressalta, contudo, que o produto não substitui totalmente o hidratante nem dis-pensa o uso de filtro solar.

15

Page 16: Estar Bem 7

Farmácia Angeloni indica:

Mantenha o frescor da pele com produtos à base de água termal

1

2

3

fotos Marinheiro Mansodireção de fotografia Danilo Pimentel

Page 17: Estar Bem 7

1 – Solução demaquilante La Roche-Posay - 200 ml | 2 – Água termal anti radicais livres La Roche-Posay - 50 g | 3 – Demaquilante para olhos sensíveis Vichy - 150 ml | 4 – Loção calmante fisiológica e demaquilante La Roche-Posay - 200 ml | 5 – Água termal Vichy - 150 g | 6 – Demaquilante para rosto e olhos Vichy - 200 ml

WWW.ANGELONI.COM.BRCONSULTE OS PREÇOS NO SITE:

4

5 6

Page 18: Estar Bem 7

CAPA

em paz

18 março/abril 2011

Page 19: Estar Bem 7

da cabeçaaos pésA prática constante de exercícios físicos beneficiao corpo e influencia diretamente na melhorada qualidade de vida

por Alexandre do Amaral

em paz

19

Page 20: Estar Bem 7

“Mens sana in cor-pore sano.” Ape-sar de a expressão

em latim ter sido dita há milhares de anos, a sentença traduzida li-teralmente como “mente sã em corpo são” continua atual. Mesmo com todos os avanços da medicina e da ciência, cada vez mais estudos continuam a relacionar a prática de exercícios ao bem-estar e à melhora na qualidade de vida. Afinal, está comprovado que fazer uma atividade física melhora não só as funções vitais, a respiração e o condi-cionamento da musculatura, mas tam-bém influencia no humor, na autoesti-ma, na concentração e na redução dos níveis de estresse. “Fazer exercícios está diretamente ligado ao bem-estar”, afirma Markus Vinicius Nahas, PhD em Educação Física e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde do Centro de Despor-tos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “Há efeitos fisio-lógicos e metabólicos que podem ser observados logo após uma sessão de exercícios moderados: a diminuição da pressão arterial, o metabolismo da glicose e a melhora na qualidade do sono”, afirma. O ator Guilherme Weber, 38 anos, é um adepto da máxima latina. Curitiba-no, ele vive há cinco anos no Rio de Ja-neiro e diz que é perto do mar, onde se exercita, que acha a sua paz de espírito. Influenciado pelo cenário espetacular, adotou há algum tempo a bicicleta

CAPA

20 março/abril 2011

Page 21: Estar Bem 7

como prática. “É um dos meus programas favoritos. Peda-lar é uma maneira incrível de interagir com a cidade.” Além de se exercitar na orla, Weber encontrou no pilates uma prá-tica que une condicionamento físico e bem-estar emocio-nal. As aulas o ajudam a respirar melhor – o que influencia diretamente na sua atuação. Mas para além das atividades físicas, o mais importante, para ele, é ter um estilo de vida saudável em todos os aspectos. “Esta é a melhor maneira de estar sempre bem. Tenho grande entusiasmo com as coisas simples da vida e amo profundamente meu trabalho. Isto é um privilégio essencial para ter a mente sã”, ensina.

Saúde da menteO professor Nelson Nardo Junior, da Universidade Es-tadual de Maringá (PR), vai além e afirma que o exercício promove ajustes não só no corpo, mas também tem ação direta no estado de espírito. “Os reflexos mais notados nos aspectos psicológicos estão relacionados à diminui-ção da ansiedade, do estresse e da depressão. É uma for-ma imediata de reconhecer que está cuidando de si, e isto tem um importante papel na nossa saúde emocional”, explica. Ao lado dos especialistas Luzia Jaeger Hintze e Alexandre Cremon, ele cuida do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo).

Guilherme Weber, ator

Pedalar é uma maneira incrível de

interagir com a cidade

Há evidências de que os níveis de ansiedade caem mais durante atividades físicas de baixa intensidade, como a caminhada, a yoga e a natação. Além disso, depois de um certo tempo de prática, os reflexos no corpo contribuem para a sensação de segurança e autoestima, o que pode reduzir sintomas associados a problemas como a síndro-me do pânico, conta Júnior.A

G N

ews

21

Page 22: Estar Bem 7

Para a atriz Andréia Horta, 27 anos, respeitar o corpo é fundamental. Envolvida com as gravações da novela global “Cordel Encantado”, ela não se descuida. “Meu corpo não permite excessos e, quando estou trabalhan-do, não permito também. Procuro me cuidar bem.” A prática de pilates também foi escolhida por Andreia para se manter sempre bem de corpo e alma. “Fico mais rela-xada. Mentalmente sinto-me colocada no lugar certo, no eixo. Presto mais atenção em como estou respirando na hora de me preparar para representar.” Markus Nahas lembra que atividades de baixo impacto, como yoga e o tai chi chuan, têm benefícios específicos à saúde, como relaxamento, alongamento muscular e percep-ção de bem-estar. Mas atividades aeróbicas também não po-dem ser deixadas de lado e têm benefícios diretos. “Quanto mais variada a prática de exercícios, melhores e mais com-

CAPA

pletos serão os benefícios”, afirma. Exercícios como natação e caminhada são mais efetivos quanto ao aumento da capacidade cardiorrespiratória, por exemplo, o que ajuda a evitar proble-mas cardiovasculares. Não existe atividade mais indicada ou menos quando o objetivo é ficar em paz com corpo e alma. A escolha vai depender de fatores como idade, con-dições ambientais e preferências pes-soais. “A maioria dos exercícios, desde que frequentes e bem orientados, auxi-lia na manutenção de parâmetros físi-cos e psicológicos e promove melhora na qualidade de vida”, enfatiza Júnior.

Div

ulga

ção

Atriz Andréia Horta pratica pilates para relaxar e manter o corpo em forma

22 março/abril 2011

Page 23: Estar Bem 7

Um passo por vezIncluir hábitos saudáveis pode começar com pequenas mudanças

- Caminhe um pouco mais a cada dia: estacione o carro mais longe, desça um ponto de ônibus antes do seu, prefira escadas a elevadores. Aumente o trajeto aos poucos- Diminua o tempo em frente à TV e ao computador - Modifique, aos poucos, seus hábitos alimentares. Substitua os biscoitos por uma fruta, inclua vegetais na alimentação, troque o refrigerante por água algumas vezes na semana - Você pode se inspirar em alguém que já siga uma rotina. Guilherme Weber, por exemplo, espelha-se em Maitê Proença. “Ela é dona de uma saúde e energia invejáveis, conserva sua beleza de forma suave e natural e consegue equilibrar sua vida intelectual e social.”

Comece cedo e tenha longevidade A prática de atividades pode ser iniciada na infância e tem de ser levada até a maturidade; é só ficar atento aos limites de cada fase da vida

Estar familiarizado com atividades físi-cas é importante desde cedo. O especia-lista Vinícius Nahas diz que não há idade para começar a se exercitar, desde que a prática seja recreativa. A forma mais indicada de incluir a rotina de exercícios na infância é por meio de atividades de lazer e brincadeiras, de preferência em grupos, pois assim a criança pega gosto pelo exercício e tende a manter a prática.O início do treino especializado e da competição formal deve respeitar o grau de desenvolvimento deles. Modalidades diferentes têm exigências distintas, e um especialista em educação física pode aju-dar pais e crianças nessa escolha. “Quan-to antes a pessoa se torna ativa, mais cedo sentirá os benefícios. Os cuidados e opções vão depender sempre da condi-ção física”, explica Nelson Nardo Junior.Na terceira idade, o exercício auxilia na

diminuição de processos degenerativos e melhora alguns indicadores de saúde, como aumento do HDL (o bom co-lesterol), redução de triglicerídeos e de pressão arterial, aumento da densidade mineral óssea e da massa muscular, além de benefícios psicológicos como a dimi-nuição de casos de depressão.“Para os indivíduos de idade mais avan-çadas, exercícios como a musculação po-dem contribuir de maneira substancial para maior autonomia funcional, além de apresentarem menor risco cardiovas-cular e de lesões”, conta Nardo. Exer-cícios na água, por exemplo, auxiliam a movimentação das articulações, forçam a resistência e melhoram os sistemas res-piratório e cardiovascular. Vale lem-brar que é imprescindível passar por avaliação clínica antes de começar a praticar qualquer atividade.

23

Page 24: Estar Bem 7

a cd

e

f

g

hij

k

l

m

n

o3

2

1

3

2

1

3

21

3

2

1

b

Controledo Estresse

RelacionamentoSocial

ComportamentoPreventivo

AtividadeFísica

Nutrição

CAPA

Não são só cuidados com o corpo que definem a qualidade de vida; outros fatores

também precisam ser levados em consideração. Segundo a OMS (Organização

Mundial da Saúde), o conceito “saúde” pode ser definido com bem-estar físico, so-

cial, mental e espiritual. Para medir esse conceito, Markus Nahas criou o Pentáculo

do Bem-Estar, modelo teórico usado para avaliar e orientar na mudança de estilo de

Pentáculo do Bem-Estar

Avalie seu estilo de vida. As perguntas têm valores de 0 a 3. Responda a cada questão de acordo com o seu perfil:

[0] Nunca - absolutamente não faz parte do seu estilo de vida[1] Raramente - às vezes corresponde ao seu comportamento[2] Quase sempre - quase sempre verdadeiro no seu comportamento[3] Sempre - a afirmação é sempre verdadeira e faz parte de sua rotina

- A resposta [0] indica que nada deve ser colorido- Com a pontuação [1], deve-se colorir o pentáculo do centro até o primeiro círculo- Com a pontuação [2], do centro até o segundo círculo- Com a pontuação [3], do centro até o fim

No final, quanto mais preenchido estiver o pentáculo, melhor é o estilo de vida do indivíduo. Você pode fazer o teste periodicamente e avaliar o quanto suas atitudes melhorama sua longevidade:

> NUTRIÇÃOa) Sua alimentação diária inclui ao menos cinco porções de frutas e verduras. [0] [1] [2] [3] b) Você evita ingerir alimentos gordurosos (carnes gordas, frituras) e doces. [0] [1] [2] [3] c) Você faz quatro a cinco refeições variadas ao dia, incluindo café da manhã completo. [0] [1] [2] [3]

> ATIVIDADE FÍSICA d) Você realiza ao menos 30 minutos de atividades físicas moderadas ou intensas, de forma contínua ou acumulada, cinco ou mais dias na semana. [0] [1] [2] [3] e) Ao menos duas vezes por semana você realiza exercícios que envolvam força e alongamento muscular. [0] [1] [2] [3]f) Você caminha ou pedala como meio de transporte e, preferencialmente, usa as escadas em vez de elevador. [0] [1] [2] [3]

> COMPORTAMENTO PREVENTIVOg) Você conhece sua pressão arterial, seus níveis de colesterol e procura controlá-los. [0] [1] [2] [3] h) Você não fuma e ingere álcool com moderação (menos de duas doses ao dia). [0] [1] [2] [3]

i) Você sempre usa cinto de segurança e, se dirige, o faz respeitando as normas de trânsito, além de nunca ingerir álcool se vai guiar. [0] [1] [2] [3]

> RELACIONAMENTO SOCIAL j) Você procura cultivar amigos e está satisfeito com seus relacionamentos. [0] [1] [2] [3]k) Seu lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo ou participação em associações. [0] [1] [2] [3]l) Você procura ser ativo na comunidade, sentindo-se útil em seu ambiente social. [0] [1] [2] [3]

> CONTROLE DO ESTRESSE m) Você reserva ao menos cinco minutos todos os dias para relaxar. [0] [1] [2] [3]n) Você mantém uma discussão sem se alterar, mesmo quando contrariado. [0] [1] [2] [3]o) Você procura equilibrar o tempo no trabalho com o tempo dedicado ao lazer. [0] [1] [2] [3]

Fonte: Livro “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida”, de Markus Vinicius Nahas (quinta edição – 2010)

vida (faça o teste). “Uma vida saudável inclui alimenta-

ção, atividade física, relacionamentos, controle do es-

tresse e observação de comportamentos preventivos.

Pesquisas enfatizam a importância desses elementos

para uma vida melhor”, afirma.

24 março/abril 2011

Page 25: Estar Bem 7

O anti-rugas mais recOmendadO pelOs dermatOlOgistas*.

agOra ainda mais eficaz.

consulte sempre seu dermatologista.

la rOche-pOsay. a exigência dermatOlógica.

*fra

nqui

a r

eder

mic

: aud

itor

ia c

lose

-up.

mer

cado

de

derm

ocos

mét

ico

anti

-rug

as.

Reduz as rugas, mesmo as mais profundas

Recupera a firmeza da pele

inOVaÇÃO

RedeRmic [+]creme intensivo de preenchimento

OlhOs

PO2598 - Red+ Anuncio-165x230mm.indd 1 2/9/11 2:42:16 PM

Page 26: Estar Bem 7
Page 27: Estar Bem 7

Você tem em mãos a edição de aniversário da revista Farmácia Angeloni Estar Bem. Neste primeiro ano de publicação, buscamos levar a você as melhores

reportagens, entrevistas exclusivas e, claro, dicas de beleza e bem-estar de quem mais entende do assunto. E para melhorar ainda mais, queremos ouvir a sua opinião.Envie sugestões, críticas ou elogios para o e-mail [email protected] ou ligue 0800-6438050*.

Afinal, você é a razão do nosso sucesso. Obrigado por este ano de parceria e colaboração!

Equipe Estar Bem

Caro cliente,

*Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 8h às 23h

Page 28: Estar Bem 7

ciclosAssim como o final do ano ou outros rituais de passagem, aniversários são datas importantes para refletir e pensar sobre o futuro

ual seria a data mais esperada do ano? Festas, como de Natal e Ré-veillon, ou o nosso aniversário, quando se inicia outro ciclo em

nossas vidas? Há quem goste e quem odeie co-memorar. Porém, poucos conseguem ficar indi-ferentes àquele dia que, todos os anos, marca o momento em que chegamos ao mundo. Para a psicanalista e mestre em psicologia clíni-ca Cybelle Tastaldi A-Assal, o aniversário tem muita importância justamente por isso: ser um ritual no qual as pessoas festejam sua origem, seu aparecimento no mundo, o que em si já carrega os significados da própria existência, de ter sido amado e recebido.Mas como usar toda a energia que envolve o ani-versário a nosso favor? “Talvez lembrando que é a celebração do nascimento, e que todo nasci-

Q

por Alexandre do Amaral

ESPECIAL

mento carrega a possibilidade do inédito”, diz Cybelle. A psicana-lista Suely Gevertz concorda: “fa-zendo com que nossas vidas sejam pensadas. Nossas experiências são aprendizados que, se bem utiliza-dos, podem trazer crescimento e desenvolvimento”, afirma.A socióloga Isabel Costa, 28 anos, tem sentimentos controversos em relação à data. De um lado, é o dia em que se sente mais importante. De outro, não gosta de celebrações. “Por mais que não goste de come-morar, é a data em que tudo deve girar em torno de mim. É quando sou o centro do mundo, das aten-ções. É o meu dia!”, conta.

renovamque se

28 março/abril 2011

Page 29: Estar Bem 7

Algumaspessoas consideram o aniversário como mais um dia. Outras pensam no tempo em que estão vivas, o que gostariam de ter feito e não fizeram, o que desejam realizar em suas vidas, enfim, fazem um balanço de seu viverSuely Gevertz,psicanalista

29

Page 30: Estar Bem 7

ESPECIAL

Planos e desejos E como a data de nascimento marca um ci-clo que se renova anualmente, é comum que decisões envolvendo grandes objetivos este-jam em pauta neste período. “Parece-me que os planos mais comuns ficam reservados ao Réveillon, como deixar de fumar ou ema-grecer. O grande plano, no entanto, a pessoa costuma fazer em seus aniversários: ser mais feliz. Apesar de nem sempre sabermos como concretizá-lo, o importante é não deixar de tê-lo”, diz Cybelle.Mudar de idade também simboliza o fim do co-nhecido inferno astral. “Sempre que acontece algo de ruim, eu o culpo. É um período chato que antecede o tempo em que tudo voltará a brilhar”, afirma Isabel. Teorias esotéricas à parte, Cybelle acredita que o chamado “in-ferno astral” é tão repercutido por conta da ansiedade causada pelos dias que antecedem o aniversário. “Emocionalmente, não é incomum ver alguém tenso, sensível, por vezes triste e culpando o tal ‘inferno astral’ por isso. A proximidade da data também traz à tona questões cruciais sobre as nossas origens, como ser ou não amado, querido, recebido e acolhido.” A psi-canalista explica que o nascimento de todo ser humano passa por estas necessidades. “Então, talvez haja uma ansiedade mais exacerbada, ligada a essas questões que podem se manifestar na expectativa de receber no dia ou não ligações das pessoas queridas, da festa ser ou não um sucesso e coisas do gênero.”Suely Gevertz credita as possíveis mudanças de humor às vés-peras do aniversário a uma reflexão que a data traz. “Algumas pessoas consideram o aniversário como mais um dia. Outras pensam no tempo em que estão vivas, o que gostariam de ter feito e não fizeram, o que desejam realizar em suas vidas, en-

fim, fazem um balanço de seu viver.” O sentimento de renovação, tão presente no Ano-Novo, é outra sensação que nos acomete quando ficamos mais velhos, mesmo que em menor intensidade. Para Cybelle, os rituais sociais nos orientam e situam no decorrer da vida e de seus momentos importantes. “Fazer 18 anos, 21 ou 40 marca as diferentes fases e mo-mentos de uma pessoa. E assim como o Réveillon representa a possibilidade de zerar, por meio de uma data, a quilometra-gem para novos planos, podemos usar o aniversário como um início que pode mar-car uma transformação desejada.”

30 março/abril 2011

Page 31: Estar Bem 7

• As comemorações começaram na Antigui-dade, como forma de proteção contra os es-píritos malignos. Acreditava-se que o aniver-sariante estava mais sujeito às forças do mal no dia em que ficava mais velho. Surge daí também o costume de a família se reunir em torno do aniversariante e dar votos de felici-dades e presentes

• A origem do bolo de aniversário é controver-sa. Para alguns, surgiu entre os gregos como forma de agradecer à deusa Ártemis, matrona da fertilidade. Com formato de Lua, trazia velas e tochas acesas para enviar um recado ao céu. Ao soprá-las, o aniversariante mandava o seu desejo aos deuses. Há também quem defenda que a tradição surgiu na Alemanha medieval, onde se costumava preparar uma massa de pão doce no Natal, iguaria que seria adaptada para os aniversários tempos depois

• A canção “Parabéns a Você” é uma versão para a música “Good Morning to All” (Bom Dia a Todos), das irmãs e professoras Mil-dred e Patricia Smith Hill. O futuro “hit” foi criado em 1874 para as crianças cantarem na entrada da escola. No Brasil, a paulista Ber-tha Celeste foi a vencedora de um concurso que elegeu a melhor adaptação da música para o português, em 1942

A origem dos símbolosSaiba porque alguns elementos setornaram tradição na data

31

Page 32: Estar Bem 7

só para Um dia

vocêpor Lívia Sampaio fotos still Marinheiro Manso

Aprenda a fazer um ritual para relaxar e se dedicar à beleza e ao bem-estar,

transformando sua casa em um spa

32 março/abril 2011

SPA

Page 33: Estar Bem 7

Depois de uma semana de trabalho, os dias de “descanso” às vezes são ainda mais can-sativos. Resolver problemas adiados

por falta de tempo, visitar familiares, ir a reu-niões. Tudo isso pode nos fazer come-çar a semana mais estafados do que terminamos a anterior. Por estes motivos, você merece um dia só seu. E não é preciso nem sair de casa para isso: você pode

transformar o seu lar em um ver-

dadeiro spa para cui-dar do corpo, da mente

e do espírito. Para ajudar, profissionais da Associa-

ção Brasileira de Clínicas e Spas prepararam um passo a

passo de beleza e relaxamento. Marque este encontro consigo

mesmo e aproveite!

33

Page 34: Estar Bem 7

SPA

Decida se o day spa será apenas seu ou compartilhado. Se optar por ficar só, escolha um dia em que possa ficar sozi-nho a maior parte do tempo.

• Escolha sempre as essências dos produtos que mais agradam e combinam com o objetivo do dia. Se a meta é acalmar, essências de alfazema e erva-doce, por exem-plo, são uma boa pedida.• Separe também alguns óleos aro-máticos, para a massagem.• Verifique toalhas de banho, de rosto, roupões, algodões e tudo mais que for usar.• Selecione algumas músicas de relaxamento.• Separe incensos e/ou velas aromáti-cas, seguindo os mesmos preceitos de os aromas combinarem com a meta do dia: acalmar, energizar, seduzir etc. • Deixe tudo organizado.• Não se esqueça de avisar com antecedência as pessoas sobre o seu momento de relax para não ser perturbado por telefonemas, interfone ou campainha.

Produtos e acessórios• Não se esqueça de reunir, com antecedência, todos os produtos que poderão ser usados: esfoliantes, sais de ba-nho, sabonetes líquidos, óleos desodorantes e hidratantes corporais, por exemplo. Isso evitará saídas desnecessárias.

prepare-seÓ

leo

para

ban

ho

rela

xant

e N

ivea

- 20

0 m

l

Buch

a de

ban

ho c

elul

ose

Ponj

ita -

1 un

idad

e

Sabo

nete

Rog

er&

Gal

let

Trav

el B

ox -

100

g

Gel

de

limpe

za R

OC

Pu

rif-A

C -

80 g

34 março/abril 2011

Page 35: Estar Bem 7

Corpo• Coloque a trilha sonora, acenda o in-censo e reúna o que for utilizar.• Antes de entrar no banho, faça uma es-foliação corporal com produtos específicos• Depois, é hora de um banho especial. Se possui banheira, capriche nos sais e essências. Se não, é só usar os mesmos produtos em uma esponja macia. Apro-veite o momento.• Após se secar, escolha um hidratante, óleo desodorante ou de massagem. Não se preocupe se estiver sozinho: é possí-vel massagear a si próprio sem ajuda. • Comece pelos pés: se quiser, faça um escalda-pés antes.• Depois, faça uma massagem com um creme específico para a região. De acor-do com a medicina chinesa, todos os órgãos do nosso corpo estão refletidos nele. E, quando exercitados, até o fluxo sanguíneo melhora.

Ao acordar • Comece o seu day spa no momento em que acordar. Ain-da na cama, espreguice-se durante um tempo, desligue-se dos problemas externos e foque apenas no seu bem-estar. Mentalize coisas boas e relaxantes.• Tome um café da manhã saudável e reforçado. Frutas, ce-reais, pães e derivados do leite garantem uma boa alimen-tação e não deixarão aquela sensação de estômago pesado. • Se quiser algo diferente, tente essa receita de suco para desintoxicar e dar energia:

• junte uma fatia de abacaxi, • ½ maçã, • uma fatia pequena de gengibre, • um pouco de água,• bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Esfo

liant

e C

orpo

ral

Niv

ea -

200

ml

Des

odor

ante

fem

inin

o pa

ra

os p

és D

outo

rzin

ho -

60 g

Sabo

nete

em

esp

uma

Der

mov

itin

Gal

derm

a - 1

30 m

l

Sais

de

banh

o Ph

ytop

hilo

- 50

0 g

35

Page 36: Estar Bem 7

SPA

• Como fazer a massagemColoque um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você. Passe creme sobre ela. Mas-sageie em movimentos circulares e profundos uti-lizando os polegares. Inicie na região logo atrás dos dedos e avance em direção ao calcanhar. Fo-que em áreas pequenas. Ao terminar a sola, vire o pé e massageie o peito do pé ainda usando os polegares. Mais uma vez dedique-se a pequenas áreas e massageie o local todo. Para finalizar, vá para os dedos. Puxe cada um deles, de forma len-ta e suave. Massageie-os trabalhando da base do dedo para fora; mexa-os para trás e para frente. Repita o mesmo procedimento no outro pé.• Assim como os pés, as mãos também merecem atenção. Não se esqueça de massageá-las. Você também pode usar cremes voltados exclusiva-mente para elas. Comece a partir do dedo mindi-nho com movimentos circulares, depois faça na mão inteira e suba pelo antebraço, braço e om-bros. Com a mão esquerda, pegue firmemente o músculo das costas do lado direito. Inicie um movimento circular mexendo o ombro de forma constante e devagar. A cada seis voltas, aumente a amplitude do movimento e mude o sentido da rotação, até o máximo que conseguir sem descon-forto. Repita o exercício no ombro esquerdo.• Após a massagem, deite e relaxe.

Más

cara

faci

al E

ssen

ce P

ured

erm

pa

ra h

omen

s - 5

uni

dade

s

Vita

min

a E

400U

I Su

ndow

n - 1

00 u

nida

des

Cre

me

antir

ruga

s pa

ra á

rea

dos

olho

s RO

C R

etin

Wrin

kle

Cor

rexi

on -

15 m

l

36 março/abril 2011

Page 37: Estar Bem 7

Almoço• No horário do almoço, faça uma refeição leve e com pouca gordura. Afinal, é preciso manter a leveza. Um gre-lhado e uma salada especial são as sugestões do cardápio.

Rosto • Agora é a hora de cuidar da pele do rosto. Lave-o bem, com um sabonete neutro.• Depois, utilize um sabonete com ação microesfoliante para retirar todos os resíduos que ficam na pele. Não se esqueça de usar também um tonificante.• Você pode utilizar máscaras calmantes específicas para o seu tipo de pele. Outra dica que funciona muito bem é fazer compressas frias de chá de camomila e aplicar em todo o rosto. Deixe agir por dez minutos.• Finalize com um hidratante. Aqui entram os cremes mais específicos, como os que previnem olheiras, por exemplo. • Não se esqueça da pele do pescoço.

Séru

m In

tens

ivo

Ant

irrug

as D

erm

A

ox L

a Ro

che-

Posa

y - 3

0 m

l

À tarde• No café da tarde, dê preferência a uma vitamina de fru-tas, ou faça um shake com poucas calorias.

Encerrando o dia• Finalizados todos os cuidados, mantenha o ritmo de cal-ma e tranquilidade. Descanse, leia um bom livro e, de pre-ferência, vá para cama cedo.• Para finalizar, o conselho mais importante: tente manter o clima equilibrado após o tratamento e durante a semana. • Repita este dia de bem-estar e tranquilidade sempre que quiser. C

rem

e A

ntirr

ugas

Red

erm

ic

[+] L

a Ro

che-

Posa

y - 4

0 m

l

Loçã

o H

idra

tant

e Ro

ger&

Gal

let R

ose

- 200

ml

37

Page 38: Estar Bem 7

cabelos decinema

por Lívia Sampaio

M esmo em dia com o corte e com a co-loração, você sai

de casa com a sensação de que ainda falta alguma coisa para dar aos cabelos ou ao penteado vo-lume e caimento perfeito. Se essa insatisfação acontece constante-mente, algo pode estar faltando mesmo: um finalizador. Usado de maneira correta, o produto ideal é o responsável por aquele toque final na produção - tanto para mais um dia de trabalho quanto para uma noite especial.Mas não é fácil saber quando usar gel em vez de pomada, spray no lugar de mousse ou mesmo creme para pentear. Pensando nisso, a Estar Bem preparou um guia para que você escolha o finalizador adequado e saia de casa se sen-tindo um verdadeiro astro ou estrela de cinema.

Finalizadores são importantes aliados na hora de compor o penteado; saiba quando e como utilizá-los

BELEZA

38 março/abril 2011

Page 39: Estar Bem 7

Farmácia Angeloni indica:

Produtos para deixar os fios hidratados e com brilho

1– Condicionador fortificante para cabelos claros John Frieda - 250 ml | 2 – Xampu fortificante para cabelos claros John Frieda - 250 ml | 3 – Creme estilizador à prova de climas adversos John Frieda -118 ml | 4 – Creme defrizante termoprotetor pré-escova e prancha Vizcaya - 200 ml 5 – Pomada estilizadora para homens Ecologie - 35g | 6 – Fluido revitalizante para os fios Ecologie - 55 ml | 7 – Restaurador de cabelo três meses em três minutos Pantene PRO-V - 15 ml

1

5

2 3

4

7

6

WWW.ANGELONI.COM.BRCONSULTE OS PREÇOS NO SITE:

fotos Marinheiro Mansodireção de fotografia Danilo Pimentel

Page 40: Estar Bem 7

BELEZA

GELFornece um efeito molhado, auxiliando na definição, no controle e deixando os fios no lugar certo. O ideal é que seja aplica-do nos fios ainda úmidos. Fórmulas com álcool devem ser utilizadas com cautela, pois podem danificá-los. O mercado já disponibiliza produtos enriquecidos com queratina, proteínas e emolientes. Preferi-do dos homens, o gel também é a escolha de mulheres com cabelos mais curtos que gostam do visual molhado.

UMIDIFICADORDefine e mantém a umidade natural dos cabelos mais secos. É ideal quando se está sem tempo para lavar os cabelos de manhã. Indicado para quem possui ma-deixas cacheadas e mais longas.

LEAVE-IN E CREMESPARA PENTEARAmbos, além de desembaraçar, hidra-tam e minimizam os efeitos de agres-sores como a poluição, o vento e a chuva. Também há versões com pro-teção térmica, que protegem do sol, dos secadores e pranchas de alisamen-to. Ideal para quem não abre mão da escova ou tem problemas na hora de desembaraçar os cabelos.

ATIVADOR DE CACHOSReduz o volume e tira o efeito arma-do, o temido “frizz”. Ótimo para dar um efeito natural pós-banho.

MOUSSEA espuma ajuda a estruturar e a mo-delar o cabelo, dando um efeito na-tural sem o brilho molhado do gel. É versátil, e tanto facilita o alisamento na hora da escova quanto define os cachos. Na hora da compra, fique atento ao nível de fixação, que varia do leve ao forte. Também há opções que dão mais volume e brilho.

POMADAA pomada ajuda a texturizar os fios e faz milagres até nas cabeleiras mais rebeldes. É preciso, porém, muito cuidado na hora da aplicação. Deve ser utilizada em pequena quantida-de para não deixar o visual pastoso e pesado. A dica é: nada de aplicar pela primeira vez com pressa. Com-pre um produto de boa qualidade e faça testes. A pomada é democrática: pode ser usada em todos os tipos de cabelos e estilos. É ótima para ho-mens com cortes mais repicados que querem marcar as pontas. Também é ideal para quem adotou a tendência dos assimétricos.

40 março/abril 2011

Page 41: Estar Bem 7

WWW.ANGELONI.COM.BRCONSULTE OS PREÇOS NO SITE:

1 – Creme defrizante para escova e chapinha Ecologie - 200 g | 2 – Soro capilar para cabelos secos, crespos ou ressecados John Frieda - 50 ml | 3 – Xampu antiqueda masculino Ecologie - 275 ml | 4 – Xampu anticaspa para homens Ecologie - 275 ml | 5 – Máscara intensiva para hidratar cabelos ásperos e ressecados Vizcaya - 200 g | 6 – Banho de brilho John Frieda Clear Shine - 192 ml | 7 – Keratina Líquida Vizcaya - 20 ml

1

5

2

3

4

6 7

Page 42: Estar Bem 7

WWW.ANGELONI.COM.BRCONSULTE OS PREÇOS NO SITE:

1 – Xampu com ação anticaspa e fortificante Vichy - 200 ml | 2 – Máscara intensiva reparadora para cabelo Pantene - 300 ml | 3 – Xampu com hidratação intensiva para cabelos ásperos e ressecados Vizcaya - 200 ml | 4 – Condicionador hidratante para cabelos ásperos e ressecados Vizcaya - 200 ml | 5 – Gel de forte fixação Ecologie - 200 g | 6 – Creme de tratamento profundo à base de queratina Ecologie - 20 g | 7 – Soro capilar ultra-hidratante Ecologie - 55 ml

1

5

2

3

4

6

7

Page 43: Estar Bem 7
Page 44: Estar Bem 7

ESPAÇO ZEN

por Adriana Alves

Saiba mais sobre a musicoterapia e descubrao que a prática podetrazer à saúde

curamqueacordes

44 março/abril 2011

Page 45: Estar Bem 7

A música não apenas embala momentos de confraternização, diversão e romantismo, como também pode auxiliar na cura de

males do corpo e da alma. Os benefícios terapêuticos dos sons são usados des-de os tempos remotos. Na Antiguidade, algumas tri-bos recorriam a determinados padrões rítmicos para afastar os “maus espíritos”. Atualmente, a música não é mais utilizada com esse princípio; no entanto, continua sendo uma das melhores maneiras de trazer bem-estar e tranquilidade. E estes são apenas alguns dos benefícios da musico-terapia, que começou a ser estudada após a Segunda Guerra Mundial e ganhou o mundo na década de 70. “A técnica abrange um processo de transformação no qual as experiências vivenciadas por meio da mú-sica e da interação entre os seus participantes cola-

boram para modificações sensoriais, sociais, emocionais, motoras, cog-nitivas e de comunicação”, explica Gustavo Gattino, secretário-geral da Ubam (União Brasileira das Asso-ciações de Musicoterapia).A terapia tem diversas finalidades e não exige que o paciente tenha aptidão ou conhecimento musical. “Qualquer pessoa que apresenta conflitos de desenvolvimento cogni-tivo, emocional e/ou social ou pro-cura melhorar a qualidade de vida e bem-estar pode se beneficiar com o tratamento”, destaca Magali Dias, presidente da Associação de Musico-terapia do Paraná.

45

Page 46: Estar Bem 7

Luc

Sam

paio

Comecei a fazer a musicoterapia a partir do quarto mês de gestação. Fiquei bem mais

disposta

Um forte elo A técnica também é muito usada para tranquilizar gestantes e estimu-lar o desenvolvimento dos bebês. “O principal objetivo é fortalecer o vínculo entre a mãe e o filho por meio da música”, complementa a musicoterapeuta Claudimara Zan-chetta, especialista em psicologia corporal que desenvolve um traba-lho específico com gestantes.A fonoaudióloga Amanda de Castro Leite Gans, 32 anos, conta que a mu-sicoterapia proporcionou inúmeros benefícios para ela e seu filho Raphael, 11 meses. “Comecei a fazer a musico-

terapia a partir do quarto mês de gestação. Fiquei bem mais disposta”, conta. Um dos motivos que a levou a praticar a técnica foi repassar sua musicalidade ao filho.A experiência valeu a pena. “Ajudou em tudo. Sinto que o nosso vínculo se fortaleceu ainda mais. Uma noite, no oitavo mês de gestação, ele não parava quieto, não me deixava dormir. Então, comecei a cantar e acarinhar a barriga. Nossa, foi instantâneo! Senti que ele ficou tranquilo e dormiu”, conta.A musicoterapia atua ainda de forma significativa na estimulação de bebês. “Devido à grande neuroplas-ticidade do cérebro nos primeiros anos de vida, o uso das experiências musicais auxilia no aumento das interconexões entre os neurônios. E estas intercone-xões ampliam a capacidade do cérebro de receber e

ESPAÇO ZEN

Amanda de Castro,mãe de Raphael

46 março/abril 2011

Page 47: Estar Bem 7

Desenvolvimentocom alegria Desde que a musicoterapia entrou na vida de Pedro Fedeger Melo, há quatro anos, sua qualidade de vida deu um salto. O menino de dez anos, que tem atraso no desenvolvimento motor e no crescimento, expressa, mesmo sem a comu-nicação verbal, “uma alegria imensurável ao participar da terapia”, conta a mãe, a fonoaudióloga Fabíola Fedeger Melo, 40 anos, que vive no Paraná.“A musicoterapia trouxe uma série de benefícios ao Pedro, como estimulação da comunicação, atenção, ritmo, memó-ria, sociabilização e expressão corporal, além de provocar uma série de emoções. A música faz parte da vida dele des-de o ventre”, conta a mãe. Hoje o gosto musical do garoto é bastante eclético: vai de Adoniran Barbosa, com “Saudosa Maloca” até o rock progressivo do Pink Floyd. “Ele já dei-xou de lado as músicas infantis”, diz Fabíola.

produzir informações”, explica Gustavo Gattino.Até hoje Amanda utiliza a mú-sica para acalmar Raphael e para fortalecer o elo entre eles. “Canto desde quando ele es-tava na barriga, especialmente ‘Carinhoso’ [do autor Pixin-guinha], que é a nossa música. É nítido como ele reconhece. Não sei se o som, o ritmo, a me-lodia ou a letra, o que sei é que ele para, olha para mim, abre um sorriso e emite um som. É mara-vilhoso!”, descreve.

47

Page 48: Estar Bem 7

ESPAÇO ZEN

A musicoterapia, utilização sistemática da música, dos sons, da voz e dos instrumentos musicais por um especialista dentro de um processo terapêutico, começou a ser difun-dida após a Segunda Guerra Mundial. “Ha-via muitos soldados com vários problemas, não somente físicos, mas emocionais e psí-quicos. Muitos voluntários compareciam aos hospitais de campanha para distraí-los com música, e foi esta pequena semente que deu impulso ao surgimento da mu-sicoterapia como ofício”, conta Magali Dias, da Associação de Musicoterapia do Paraná. No Brasil, a técnica come-çou a ganhar espaço, a partir de 1970, com a implantação do primeiro curso de formação profissional na Faculdade de Artes do Paraná. O trabalho se divide em três etapas: avaliação diagnóstica, tratamento e avaliação final. Durante a avaliação diagnóstica, o musicoterapeuta realizará experiências musicais para verificar quais são as necessidades a serem trabalhadas com o paciente. Ao longo do tratamen-to, o profissional utiliza experiências como o canto, a improvisação, o ouvir música, o acompanhamento musical ou a composição para intervir nas necessidades do paciente de forma criativa, dinâmica e prazerosa.

Saiba mais sobre a técnica que usa os sons para curar problemas

Tratamento pela música

Benefícios da técnica

• Possibilita que crianças, jovens e adultos de qualquer idade se expressem por meio da música

• Promove o desenvolvimento de potencialidades

• Impulsiona a criatividade, a espontaneidade e a imaginação

• Dá apoio emocional ao paciente, criando um espaço lúdico confiável

• Reforça a aprendizagem de forma prazerosa, estimulando a concentração e a atenção

• Aumenta a comunicabilidade e expressão individual

• Estimula a autonomia, a independência e o amadurecimento pessoal

• Favorece a socialização e a adaptação em grupos

• Auxilia no descobrimento e resolução de problemas

Saiba maisUbam (União Brasileira das Associações de Musicoterapia) www.musicoterapia.mus.br

Associação de Musicoterapia do Paranáwww.amtpr.com.br

48 março/abril 2011

Page 49: Estar Bem 7
Page 50: Estar Bem 7

TURISMO

50 março/abril 2011

Page 51: Estar Bem 7

por Lívia Sampaio e Pedro Marcondes de Moura

Hotéis e pousadas no Brasil e no exterior já aceitam animais; alguns até oferecem mimos

e atividades exclusivas para eles

com o seu petfériasde

51

Page 52: Estar Bem 7

TURISMO

uem tem animais de estimação sabe como dói viajar sem eles. Muitas vezes, deixá-los para trás faz com que a viagem perca parte de sua alegria – ou mesmo que não ocorra. A

boa notícia é que é possível levá-los para curtir o período de lazer. Cada vez mais hotéis e pousadas pet-friendly são abertos no país e no exterior. Alguns deles contam com serviços especiais e mimos que vão desde piscina exclusiva até ossinhos e travesseiros personalizados. Larissa Rios, criadora do site Turismo 4 Patas (www.tu-rismo4patas.com.br), que tem dicas de viagens, passeios e serviço de busca, conta que o campo é o destino pre-ferido para levar bichinhos de estimação. “Eles podem aproveitar mais e interagir com os donos em muitas ati-vidades”, afirma, completando que muitas praias, por exemplo, vetam a permanência de animais nas areias.

Outros países já têm maior tradi-ção em turismo com os pets. Nos Estados Unidos e na Europa é mais fácil encontrar locais onde se hospedar com eles. Na América Latina, Buenos Aires é uma exce-lente opção de passeio. A topografia plana da capital argentina facilita a vida tanto do dono quanto do pet na hora de passear.As regras de acomodação variam, e grande parte dos locais cobra taxa ex-tra pelos pets. Confira, a seguir, algu-mas sugestões de locais que se desta-cam pelo cuidado e bom atendimento de hóspedes e seus animais:

Q

52 março/abril 2011

Page 53: Estar Bem 7

Div

ulga

ção

Espaço para brincar Cercado de Mata Atlântica, o hotel fazenda Santa Rita, localizado em Natividade da Serra (SP), é um paraíso para cães e donos. Parte dos quartos fica reservada para esse público. A propriedade tem quilômetros de trilhas e cachoeiras. Aceita qualquer porte e animal, e eles podem ficar nos aposentos dos donos.Fazenda Hotel Santa Rita (rod. dos Tamoios, km 67,5, Natividade da Serra, São Paulo, tel. 0/xx/12 3677-2144)www.fazendahotelsantarita.com.br

Luxo para todosO Fasano do Rio de Janeiro, conceituado hotel cinco estrelas, disponibiliza um funcionário para levar os pets para passear e presta serviços de babá enquanto os donos estão ausentes.Hotel Fasano (av. Vieira Souto, 80, Ipanema, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/21 3202-4000)www.fasano.com.br

Livre circulaçãoO hotel Rieger, no Balneário Camboriú, permite a acomodação do animal em apartamento de luxo e sua circulação na área social, desde que no colo. Exi-ge que o bichinho de estimação esteja em dia com as vacinas e tenha atestado de sanidade.Hotel Rieger (r. 701, 162, centro, Balneário Camboriú, Santa Catarina, tel. 0/xx/47 3367-2807)www.rieger.com.br

Local para relaxarAlém de pensar na comodidade e conforto dos donos, o hotel Unique Garden, em Mairiporã (SP), oferece estrutura de lazer completa aos animais, que podem ficar no canil ou no quarto. Há uma equipe veterinária de plantão e serviço de banho e tosa. No check-in, o hóspede de estimação recebe um kit especial. Unique Garden Hotel & Spa (estrada Laramara, 3.500, Mairiporã, São Paulo, tel.0/xx/11 4486-8700)www.uniquegarden.com.br

53

Page 54: Estar Bem 7

TURISMO

Recreação dedicada aos bichos O hotel canadense Quality Suites de Drummondville, em Quebec, oferece, além de recreação especial, cama exclusiva e potes de água e comida aos animais. Os donos também não têm do que reclamar da estrutura do local.Quality Suites de Drummondville (r. Canadien Drummondville, 2.125, Quebec, Canadá, tel. 00/xx/1-866-572-2700)www.les-suites.ca

Sofisticação lusitanaConsiderado um dos hotéis mais luxuosos de Portugal, o Tiara Park permite aos hóspedes ter a companhia de seus bichos de estimação de pequeno ou médio porte. Os animais podem andar nas áreas comuns, desde que no colo.Hotel Tiara Park Atlantic Lisboa (r. Castilho 149, Lisboa, Portugal, tel. (00/xx/351-21 - 281-8700)www.tiara-hotels.com

Passeio portenhoApesar de não ter serviços especiais, os hóspedes do Apart Recoleta, em Buenos Aires, relatam que o local é muito bom para os bichos. Os funcionários são amistosos com eles e há um parque bem próximo para passeios.Apart Recoleta (r. Guido, 1.948, Recoleta, Buenos Aires, Argentina, tel. 00/xx54/11 4801-8003)www.apartrecoleta.com.ar

Paraíso dos p etsOs serviços do hotel Radisson, em Curitiba, foram pensados para agradar os animais de estimação. Um kit com ração e ape-trechos é fornecido aos hóspedes de quatro patas.Radisson (av. Sete de Setembro, 5.190, Batel, Curitiba, Paraná, tel. 0/xx/41 3351-2222)www.atlanticahotels.com.br

Liberdade americanaO The Grand Hotel Minneapolis não cobra a hospedagem de cães e gatos de qualquer porte, que podem ficar com os donos nos quartos. Os animais, no entanto, não podem ser deixados sozinhos. A localização do estabelecimento, próximo a museus e principais pontos turísticos de Nova York, é uma atração à parte.The Grand Hotel Minneapolis (Second av, 615, South Minneapolis, Nova York, Estados Unidos, tel. 00/xx/1-212753-8841)www.grandhotelminneapolis.com

54 março/abril 2011

Page 55: Estar Bem 7

Div

ulga

ção

Amigos radicaisPratique esportes emocionantes ao lado de seu bichinho

Melhor que viajar com seu animal de estima-ção é poder desfrutar momentos únicos de aventura ao lado dele. E para isso já existem agências especializadas no ramo. Entre as pos-sibilidades oferecidas estão a de passear em uma trilha totalmente adaptada, andar de bar-co ou ainda desfrutar de um final de semana em meio a cachoeiras, praticando esportes ra-dicais. “A possibilidade dos donos interagirem com os bichos de estimação torna o momento único”, diz Larissa Rios, da Turismo 4 Patas, que realiza passeios nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Cuidados essenciais

Antes de viajar, leve seu mascote ao vete-rinário. O laudo do especialista, muitas ve-zes, é uma exigência dos estabelecimentos na hora da hospedagem

Para que o animal se sinta confortável leve na bagagem, além da ração, referências para que ele se sinta ambientado, como brinquedinhos e o recipiente para cocô e xixi

É comum a exigência de guia ou coleira em locais de uso comum e a proibição de ani-mais nos restaurantes e na área da piscina

55

Page 56: Estar Bem 7

TURISMO

Passeie sem problemas Conheça alguns cuidados que precisam ser observados no transporte do seu pet

Avião- Informe-se com a companhia aérea sobre normas e tarifas;- Animais com mais de 5 kg costumam viajar no compartimento de bagagem, em caixas especiais; - Para ter a certeza de que o tamanho do comparti-mento está de acordo com o do bichano, observe se o animal consegue dar uma volta em seu próprio corpo;- Em caso de viagens longas, pratos de comida e água devem ficar fixos na caixa de transporte do animal;- Se o animal não for viajar com o dono, é necessá-rio afixar na caixa uma etiqueta com a localidade de destino e informações para contato;- Não se esqueça de visitar um veterinário para obter o Certificado Sanitário, exigido pelo Ministério da Agricultura, para viagens nacionais e internacionais; - Verifique também se a vacinação do animal está em dia;- Em caso de voos internacionais, deve-se consultar o consulado do país de destino e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Carro- Leve o animal ao médico veterinário para checar o seu estado de saúde;- Semanas antes da viagem acostume o bichano a ficar um tempo dentro do veículo;- Dê cubos de gelo ao animal durante o percurso para mantê-lo hidratado; - Prefira horários de temperatura mais amena;- Nunca se esqueça de manter o animal seguro, para evi-tar acidentes. Já existem cintos de segurança para eles;- Pare o carro, a cada duas horas, em um lugar segu-ro para o animal descansar e fazer suas necessidades.

56 março/abril 2011

Page 57: Estar Bem 7
Page 58: Estar Bem 7

Balneário Camboriú/SCAv. do Estado, 2.440, centrotel. (0/xx/47) 3360-0400

Blumenau/SC Rua Sete de Setembro, 100, Garciatel. (0/xx/47) 3326-6644Rua Humberto de Campos, 77, Da Velhatel. (0/xx/47) 3329-1515

Criciúma/SC Av. Centenário, 2.699, centrotel. (0/xx/48) 3437-0561

Curitiba/PRAv. República Argentina, 900, Água Verdetel. (0/xx/41) 3312-2300Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2.050, Bigorrilhotel. (0/xx/41) 3270-8224

Florianópolis/SC Rua Esteves Júnior, 307, centrotel. (0/xx/48) 3224-2366Av. Irineu Bornhausen, 5.288, Agronômicatel. (0/xx/48) 3333-1777Av. Gov. Ivo Silveira, 2.445, Capoeirastel. (0/xx/48) 3271-7562Rua Nirberto Haase, 75, Santa Mônicatel. (0/xx/48) 3234-6888Av. Rio Branco, 565, centrotel. (0/xx/48) 3222-1112Av. Marechal Max Schramm, 3.450, sala 01, Estreitotel. (0/xx/48) 3271-6700

Itajaí/SC Rua Brusque, 358, centrotel. (0/xx/47) 3349-7727

Jaraguá do Sul/SC Rua Barão do Rio Branco, 732, centrotel. (0/xx/47) 3371-1613Rua Coronel Bernardo Grubba, 247, centrotel. (0/xx/47) 3370-9655

Joinville/SC Rua Dr. João Colin, 2.500, Américatel. (0/xx/47) 3424-0440Rua Ministro Calógeras, 1.639, Anita Garibaldi tel. (0/xx/47) 3451-4400

Lages/SC Rua Frei Rogério, 587, centrotel. (0/xx/49) 3224-0388

Tubarão/SC Av. Expedicionário José Pedro Coelho, 1.120, centrotel. (0/xx/48) 3626-0893

ojas eendereçosL

Nova Farmácia Angeloni da Av. Centenário, em Criciúma

Div

ulga

ção

58 março/abril 2011

SERVIÇO

Page 59: Estar Bem 7
Page 60: Estar Bem 7

00,00

00,00

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF_Comerchan_165x230mm.pdf 1 2/17/11 10:02 AM