escola secundária de d.dinis santo...

2
As actividades implementadas tiveram e continuarão a ter um princípio orientador para o seu desenvolvimento: partilha de informação/formação e envolvimento para a melhoria, já que o projecto foi assumido desde o início como um projecto de escola e para a Escola Secundária de D. Dinis, Santo Tirso. Com base neste princípio, houve um investimento forte em: - Selecção da equipa pedagógica adstrita ao 7º ano com o envolvimento/comunicação aos docentes. - Criação de condições organizacionais facilitadoras do trabalho em equipa. - Motivação da equipa pedagógica do 7º ano com a realização de um Workshop e de um Seminário com o tema “Desenvolver Ambientes de Aprendizagem”, que teve como orador convidado, o Professor Doutor Carlos Gomes da Universidade do Minho. - Envolvimento dos pais e dos alunos com a recepção/almoço realizado entre os mesmos, o Director e os Directores de Turma. - Com o início das actividades lectivas, há a destacar a acção de prevenção e monitorização a cargo da adjunta do director junto de todas as turmas do 7º ano, tendo em vista o comportamento em contexto de sala de aula e o processo de monitorização dos objectivos operacionais definidos. - Na organização e desenvolvimento da visita do empresário à Escola, houve a preocupação em cumprir dois objectivos: mostrar o projecto em acção e motivar os actores, alunos e docentes, através da inter-acção estabelecida. Em início de ciclo, é necessário criar condições para a melhoria gradual dos resultados, é fundamental enunciar metas claras e envolver os actores na sua consecução. Para alcançar o sucesso foram colocados desafios condutores: - Fomentar os ambientes tranquilos em contexto de sala de aula. - Promover o trabalho colaborativo e reflexivo entre os docentes das equipas pedagógicas. Escola Secundária de D.Dinis Santo Tirso Director: Carlos Alberto Gomes Teixeira

Upload: trinhhanh

Post on 11-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

As actividades implementadas tiveram e continuarão a ter um princípio orientador para o seu desenvolvimento: partilha de informação/formação e envolvimento para a melhoria, já que o projecto foi assumido desde o início como um projecto de escola e para a Escola Secundária de D. Dinis, Santo Tirso. Com base neste princípio, houve um investimento forte em: - Selecção da equipa pedagógica adstrita ao 7º ano com o envolvimento/comunicação aos docentes. - Criação de condições organizacionais facilitadoras do trabalho em equipa. - Motivação da equipa pedagógica do 7º ano com a realização de um Workshop e de um Seminário com o tema “Desenvolver Ambientes de Aprendizagem”, que teve como orador convidado, o Professor Doutor Carlos Gomes da Universidade do Minho. - Envolvimento dos pais e dos alunos com a recepção/almoço realizado entre os mesmos, o Director e os Directores de Turma. - Com o início das actividades lectivas, há a destacar a acção de prevenção e monitorização a cargo da adjunta do director junto de todas as turmas do 7º ano, tendo em vista o comportamento em contexto de sala de aula e o processo de monitorização dos objectivos operacionais definidos. - Na organização e desenvolvimento da visita do empresário à Escola, houve a preocupação em cumprir dois objectivos: mostrar o projecto em acção e motivar os actores, alunos e docentes, através da inter-acção estabelecida.

Em início de ciclo, é necessário criar condições para a melhoria gradual dos resultados, é fundamental enunciar metas claras e envolver os actores na sua consecução. Para alcançar o sucesso foram colocados desafios condutores: - Fomentar os ambientes tranquilos em contexto de sala de aula. - Promover o trabalho colaborativo e reflexivo entre os docentes das equipas pedagógicas.

Escola Secundária de D.Dinis Santo Tirso Director: Carlos Alberto Gomes Teixeira

Como se constata, as metas do projecto de melhoria da Escola Secundária de D. Dinis (ESDD), Santo Tirso, apontam para o final do ano lectivo, todavia é possível fazer uma leitura intermédia dos resultados:

. No que diz respeito à meta estabelecida para o comportamento, há a registar que no 1º período a meta já foi atingida, sendo neste momento necessário consolidá-la.

. Quanto à meta relacionada com a melhoria do sucesso é possível fazer uma leitura positiva dos resultados.

. Positiva foi também a visita à ESDD do empresário que acompanha o projecto, onde em diálogo estabelecido com os alunos e os professores foi lançado um novo estímulo aos alunos para alcançarem estas duas metas – definir uma estratégia para premiar a turma mais empenhada no projecto.

“Todos ganhamos, todos aprendemos e todos mantemos a vontade de continuar. Pertencer a um projecto é estar nele, dando de nós aquilo que temos. Foi assim que me senti, neste processo de partilha, consciente do papel que cada um tem na construção de uma escola que também é minha.” Marta Monteiro, docente “A Plataforma Moodle é muito interessante e útil para os alunos, é uma excelente ajuda para trabalhos, estudo e preparação para testes. A visita do empresário empolgou-nos ainda mais com a vontade de vencer e ganhar a recompensa. Agradecemos a sua colaboração.” Turma F do 7º ano