encontro de prefeitos - fomento.pr.gov.br · equipes, para a elaboração de planos de ação com...

4
Conheça a Secretaria Geral Quer saber como fazer boas fotos? Vôlei em família Agente muito ativa em Apucarana Novas instalações do Protocolo BOLETIM INFORMATIVO INTERNO DA FOMENTO PARANÁ Ano 4 / Nº 17 / Novembro de 2016 LEIA NESTA EDIÇÃO Encontro de prefeitos Fomento Paraná faz a coordenação técnica do encontro promovido por Governo do Estado e Sebrae-PR, que vai acontecer em Foz do Iguaçu (30/11 a 2/12). Oficina vai apresentar alternativas de crédito ao setor público e privado A FOMENTO PARANÁ é a responsável pela coordenação técnica do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná – gestão 2017-2020, que vai acontecer em Foz do Iguaçu, nos dias 30/11, 1º e 2/12. O encontro é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com o Sebrae/PR e terá participação de todas as secretarias e empresas estatais. O evento faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, iniciativa que tem como objetivo transformar gestores públicos em estrategistas e articuladores de ações para a melhoria de indicadores socioeconômicos e desenvolvimento sustentável dos municípios. Serão realizados painéis, palestras e oficinas para dar apoio aos eleitos e equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas. A FOMENTO PARANÁ fará uma oficina com os prefeitos sobre a “Importância do crédito para o fortalecimento da economia local”. A intenção é sensibilizar os governantes da importância de fortalecer a parceria entre o Governo do Paraná e os municípios, para estimular o acesso ao crédito e promover o desenvolvimento dos pequenos negócios. Também serão apresentadas as linhas destinadas ao Setor Público, com destaque para o Programa de Modernização Administrativa e Tributária - PMAT, que terá uma palestra com um representante do BNDES. Deve ser lançado no encontro o Programa Paraná Urbano III, que terá 300 milhões de dólares destinados a obras, infraestrutura e equipamentos para os municípios. A origem dos recursos é de um financiamento de 150 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e uma contrapartida igual da FOMENTO PARANÁ, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). “O encontro é uma oportunidade para os eleitos, em especial os novos, conhecerem as políticas e programas do Governo do Paraná para os municípios, bem como as soluções para micro e pequenas empresas apresentadas pelo Sebrae”, conta Mario Figueiredo, assessor da presidência, que está na coordenação do evento. “Vamos mostrar a importância da atuação dos agentes de crédito para manter e reforçar as parcerias com prefeituras, que são fundamentais para o sucesso do microcrédito”, lembra Mario. Segundo ele, cada prefeito deverá preencher uma planilha de metas para o microcrédito no município, a fim de que a Fomento Paraná reserve esses recursos para todas as cidades. LIDERANÇAS Encontro de Prefeitas e Prefeitos realizado em 2012, também em Foz do Iguaçu

Upload: phungtram

Post on 03-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Encontro de prefeitos - fomento.pr.gov.br · equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas

Conheça a Secretaria Geral

Quer saber como fazer boas fotos?

Vôlei em família

Agente muito ativa em Apucarana

Novas instalações do Protocolo

BOLETIM INFORMATIVO INTERNO DA FOMENTO PARANÁ

Ano 4 / Nº 17 / Novembro de 2016 LEIA NESTA EDIÇÃO

Encontro de prefeitosFomento Paraná faz a coordenação técnica do encontro promovido por Governo do Estado e Sebrae-PR, que vai acontecer em Foz do Iguaçu (30/11 a 2/12). Oficina vai apresentar alternativas de crédito ao setor público e privado

A FOMENTO PARANÁ é a responsável pela coordenação técnica do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná – gestão 2017-2020, que vai acontecer em Foz do Iguaçu, nos dias 30/11, 1º e 2/12. O encontro é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com o Sebrae/PR e terá participação de todas as secretarias e empresas estatais.

O evento faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, iniciativa que tem como objetivo transformar gestores públicos em estrategistas e articuladores de ações para a melhoria de indicadores socioeconômicos e desenvolvimento sustentável dos municípios.

Serão realizados painéis, palestras e oficinas para dar apoio aos eleitos e equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas.

A FOMENTO PARANÁ fará uma oficina com os prefeitos sobre a “Importância do crédito para o fortalecimento da economia local”.

A intenção é sensibilizar os governantes da importância de fortalecer a parceria entre o Governo do Paraná e os municípios, para estimular o acesso ao crédito e promover o desenvolvimento dos pequenos negócios. Também serão apresentadas as linhas destinadas ao Setor Público, com destaque para o Programa de Modernização Administrativa e Tributária - PMAT, que terá uma palestra com um representante do BNDES.

Deve ser lançado no encontro o Programa Paraná Urbano III, que terá 300 milhões de dólares destinados a obras, infraestrutura e equipamentos para os municípios. A origem dos recursos é de um financiamento de 150 milhões de dólares do Banco

Interamericano de Desenvolvimento (BID), e uma contrapartida igual da FOMENTO PARANÁ, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

“O encontro é uma oportunidade para os eleitos, em especial os novos, conhecerem as políticas e programas do Governo do Paraná para os municípios, bem como as soluções para micro e pequenas empresas apresentadas pelo Sebrae”, conta Mario Figueiredo, assessor da presidência, que está na coordenação do evento.

“Vamos mostrar a importância da atuação dos agentes de crédito para manter e reforçar as parcerias com prefeituras, que são fundamentais para o sucesso do microcrédito”, lembra Mario. Segundo ele, cada prefeito deverá preencher uma planilha de metas para o microcrédito no município, a fim de que a Fomento Paraná reserve esses recursos para todas as cidades.

LIDERANÇAS Encontro de Prefeitas e Prefeitos

realizado em 2012, também em Foz do Iguaçu

Page 2: Encontro de prefeitos - fomento.pr.gov.br · equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas

INFRAESTRUTURA

O protocolo de documentos da FOMENTO PARANÁ mudou de local. Necessitando de mais espaço físico, foi transferido do saguão do prédio sede para uma área na parte externa, próxima ao estacionamento, onde antes ficava o arquivo do GRHS e o depósito da Secretaria da Fazenda.

O espaço foi reformado, para adequar as condições da instalação, e recebeu novos equipamentos. “O novo protocolo dará mais qualidade no atendimento aos clientes e usuários e mais conforto aos colaboradores”, diz o coordenador de suprimentos e

apoio operacional, Gerson Ferreira.

O espaço servirá para ampliar o arquivo das operações financeiras e criar um arquivo específico para documentos do FDE e do Estado, e dar melhor disposição física ao almoxarifado.

A mudança nos arquivos está prevista no plano de reestruturação do fluxo de operações, do projeto “Fomento sem papel”. O objetivo é diminuir o volume de papel arquivado e melhorar o fluxo de documentos. “A ideia é ficar em papel apenas o contrato e documentos relevantes da operação. O restante deverá ser digitalizado”, afirma Gerson.

Novas instalaçõesEquipe do Protocolo Geral ganha novo local de trabalho, ao lado do prédio sede, com espaço mais adequado e maior capacidade de arquivamento

FACHADA DE CARA NOVARepaginadas para atualizar os contatos da instituição, as imagens nas janelas da fachada da Unidade Administrativa incentivam empreendedores a acessar o portal (www.fomento.pr.gov.br), simular financiamentos e buscar crédito para projetos de investimento para implantação, manutenção, modernização ou ampliação de empreendimentos.

NOTAS

NOVOS COLEGASTrês novos colaboradores chegaram à equipe da FOMENTO PARANÁ. Mayara Meneghetti assumiu a função de assistente de gabinete da Presidência. E foram contratados os menores aprendizes Lucas Felipe Rorato e Luiz Fernando Antonello, que atuarão na Secretaria Geral e na Gerência de Administração e Pessoas, respectivamente.

APRENDIZESOs aprendizes Lucas e Luiz foram contratados para adequação da FOMENTO PARANÁ à Lei 10.097/2000, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos como aprendizes. O jovem deve ser capacitado na instituição formadora e na empresa, de forma a combinar formação teórica, prática e social, além de preparar para o mercado de trabalho.

“Minha dica para esta edição é o livro Purgatório, do escritor Mario Prata. Inspirado no clássico de Dante Alighieri, A Divina Comédia, este livro é uma comédia que envolve uma discussão sobre culpa e pecado nos dias de hoje.

Apesar das várias menções à obra de Alighieri, a intenção do autor é divertir: narrando de uma forma engraçada, ele conta a história de Dante, um bancário tranquilo casado com Gemma, mas que sempre amou Beatriz. Após a morte da amada Beatriz, Dante começa a receber e-mails dela... do purgatório!

Indico para quem procura uma leitura leve, divertida e sem compromisso.”

Entre o céu e o inferno Luana Gomes, colega da Coordenação de Pessoas, está de volta no Fomento News com mais uma sugestão literária. Aproveite!

DICA CULTURAL

VISUAL Foram trocadas as imagens das janelas

Conheça a Secretaria GeralTodo o trâmite de papéis oficiais e correspondências é feito pela Secretaria Geral. Protocolo de documentos, acompanhamento de reuniões e respectivas atualizações também são função da equipe dessa área

A Secretaria-Geral subordina-se à presidência e engloba duas unidades: Secretaria e a Unidade de Protocolo. Nas atividades de secretaria atuam a gerente da área, Silvana Yamagutt, e a secretária executiva Juliana Furlanetti. Elas são as responsáveis por organizar e acompanhar as Assembleias de Acionistas, reuniões de diretoria (Redir), do Conselho de Administração (CAD) e Fiscal, bem como os demais conselhos ou comitês estatutários ou delegados. “Preparamos toda a documentação, elaboramos as atas e fazemos o trâmite para os devidos registros no Banco Central, Receita Federal e Junta Comercial”, afirma Silvana.

CONHEÇA AS ÁREAS

DOCUMENTAÇÃO Helem de Ornelas, Juliana Furlanetti, Raissa de Lima, Lucas Rorato, Rose Soares, Silvana Yamagutt e Silvia Lima são a equipe da SEGER

No protocolo, a Secretaria-Geral conta com duas assistentes administrativas (Helem e Silvia), duas estagiárias (Raissa e Rose) e, agora, um menor aprendiz (Lucas). É ali que acontece o recebimento e trâmite - interno e externo - de documentos, o protocolo eletrônico, a expedição de correspondências e o contato com cartórios. Além disso, é feita a conferência de faturas e coordenação das atividades de motoboys e “bike boys” (novidade trazida no último Fomento News).

Com o objetivo de centralizar as informações e atendimento, as ligações de telefone não cobertas pela

nova Central de Atendimento (3200-5900) passaram a ser atendidas pela Unidade de Protocolo no final de outubro.

Sob responsabilidade da SEGER estão, também, o arquivo corrente e a elaboração e expedição de documentos da diretoria, a atualização dos livros sociais e as publicações legais. “O trâmite de documentos aqui é grande”, lembra Silvana.

CURIOSIDADE: Silvana Kioko Silva Yamagutt é a colaboradora que atua há mais tempo ininterruptamente na FOMENTO PARANÁ. Ela entrou em abril de 2001, há mais de 15 anos.

A analista de contabilidade Miriam Lipinski concluiu o mestrado em Administração, na PUC-PR. Ela apresentou o trabalho “Relação entre tolerância ao risco e conservadorismo político na tomada de decisão de investimentos financeiros individuais”.

Como as aulas aconteciam em horários alternados entre manhã e tarde, a colaboradora exerceu a opção de flexibilização de jornada ofertada pela FOMENTO PARANÁ. Ela cumpria a jornada de 30 horas semanais, porém com alternação de turnos de acordo com as disciplinas do curso.

Miriam agora é mestre

QUALIFICAÇÃO

O FOMENTO NEWS ESTÁ ABERTO A SUGESTÕES DE TODOS OS

COLABORADORES. #ficaadica!

A colega Miriam Lipinski concluiu um mestrado em Administração, pela PUC-PR. Parabéns!!!

SALA NOVA Raíssa, Silvia e o aprendiz Lucas, no novo

espaço do Protocolo da FOMENTO PARANÁ.

Page 3: Encontro de prefeitos - fomento.pr.gov.br · equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas

Velocidade na liberação e oferta de capital de giro têm impulsionado a busca de crédito da FOMENTO PARANÁ em Apucarana, conta a agente de crédito Leila Tonelli, da Sala do Empreendedor do município

Agente de crédito em Apucarana, no Norte do estado, Leila Barbosa Tonelli tem trabalhado bastante em 2016. Até julho, foram mais de 70 operações de microcrédito encaminhadas pelo município, totalizando R$ 720 mil. O valor é 6% maior do que o contratado no mesmo período do ano passado.

Apucarana está entre os municípios que mais toma crédito em operações do setor privado no estado.

Leila, que trabalha na Sala do Empreendedor do município, explica que a FOMENTO PARANÁ oferece crédito barato em diversas modalidades e isso ajuda na oferta aos empreendedores locais.

“O microempreendedor procura a FOMENTO PARANÁ pelo acesso facilitado a juros mais baixos e também pela rapidez na concessão do crédito”, comenta ela.

MUDANÇA — De acordo com a agente, do ano passado para cá houve uma mudança no perfil dos financiamentos. “Antes era mais para construir ou reformar. Agora é mais capital de giro”, diz. “Entre os setores que mais tem buscado o microcrédito em Apucarana estão a confecção, o comércio e os serviços, em especial beleza e construção civil. Para mim, o mais importante é colaborar com o desenvolvimento”, complementa.

Como fazer boas fotosQuem nunca bateu aquela foto de uma linda paisagem, uma turma que não via há anos, e na hora de revelar, ou ver no computador, descobre que saiu tudo escuro, fora de foco, cortou pessoas...? Achamos um guia ilustrado com dicas para melhorar as fotos que você faz quando saca o celular ou máquina fotográfica para eternizar um momento

DICAS DE LAZER ISSO É FOMENTO

CAPITAL DE GIRO A agente de crédito Leila Tonelli Barbosa, na Sala do Empreendedor da Prefeitura de Apucarana: “Para mim, o mais importante é colaborar com o desenvolvimento”

Apucarana busca crédito

A colega Stéphanie Scharf, da Coordenação de Suprimentos (DIAFI-2), escreveu um artigo e participou da publicação do livro “Contratos administrativos, equilíbrio econômico-financeiro e a taxa interna de retorno – a lógica das concessões e parcerias público-privadas”, da Editora Fórum.

“Neste artigo defendo que contratos administrativos de longo prazo (par cerias público-privadas e concessões), ao contrário do que sustenta o Tribunal de Contas da União (TCU), não po dem ter seu equilíbrio econômico-financeiro avaliado apenas por um índice (no caso, a Taxa Interna de Retorno - TIR). Adoto uma teoria que afirma que diversos índices devem ser utilizados em conjunto com uma análise de riscos aprofundada, para que então se tenha um verdadeiro quadro do equilíbrio econômico do contrato”, explica ela.

Artigo de colaboradora é publicado em livro

Trabalho sobre contratos administrativos de longo prazo traz uma abordagem sobre questões a respeito de parcerias público-privadas e concessões

PUBLICAÇÃO

Page 4: Encontro de prefeitos - fomento.pr.gov.br · equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas

FOMENTO NEWSFOMENTO PARANÁAv. Vicente Machado, 445 – Curitiba/PR CEP 80420-010 – Fone (41) 3200 5900www.fomento.pr.gov.br [email protected] OUVIDORIA 0800 644 8887

Comitê Editorial: Ana Soraya Theobald, Celso de Souza, Claudia Zilli, Edimar M. Raso, Elson Teixeira, Geancarlo Rissatto, Gustavo Mattana, Ivana Silveira, Leandro Sugawara, Leonardo Nascimento, Lilian Landi, Luana Viegas Gomes,

Luciano Patzsch, Marcos Martins, Maria Luiza Carvalho, Nivaldo da Silva, Sandro Roeper e Wagner Vaneski.

Jornalista responsável: Luciano Patzsch — Reg. Prof. 3042/11/141

NOTAS

EMPREENDERDurante a palestra do jornalista Ike Weber, promovida pela UniFomento, o colaborador Pedro Hilst, da Gerência de Cadastro, foi sorteado e ganhou o livro “De Mochila pelas Américas”, de autoria do jornalista, no qual conta as aventuras de sua primeira viagem de longo prazo.

A previsão no Planejamento Estratégico da FOMENTO PARANÁ era de contratar em 2016 até 28,5% a mais em operações de microcrédito do que os R$ 35 milhões contratados em 2015. E a meta foi atingida em meados de outubro, superando R$ 45 milhões, com mais de 3.900 contratos no período. Se o ritmo se mantiver, a empresa estima bater a marca de R$ 50 milhões ainda em 2016.

META BATIDA

AVENTURA Ike Weber entrega livro sorteado ao colaborador Pedro Hilst

Vem aí a festa de fim de ano da FOMENTO PARANÁ. A informação disponível é pouca, mas já tem data: 16 de dezembro (sexta), durante o dia. O local também está pré-agendado. É o mesmo do ano

passado, na Associação do pessoal da Caixa

Econômica Federal. Cardápio, atividades e mais detalhes em breve, por e-mail, ou coisa do gênero.

FIM DE ANO?

Vôlei, um esporte para qualquer idadeModalidade esportiva conquistou a família da colega Vanessa Passoni, da Coordenação de Pessoas, que joga vôlei desde a infância

A assistente administrativa da Coordenação de Pessoas Vanessa Passoni adora jogar vôlei. Joga desde os 13 anos, quando conheceu a modalidade esportiva na escola.

Quando morava em Cascavel, ela participou de um projeto de expansão do vôlei, desenvolvido por Bernardinho, atual técnico da seleção masculina de vôlei. “Na época, o Bernardinho treinava o time do Rexona, em Curitiba. Foram criados vários núcleos regionais por todo o Paraná”, lembra Vanessa.

Durante o projeto, ela treinava em uma equipe e passou a competir. “Graças

ao esporte, conheci várias cidades da região oeste, onde aconteciam as competições”, conta.

Atualmente, o vôlei é um hobby e pelo menos duas vezes por semana ela e o marido se reúnem com um grupo de amigos para jogar.

A colaboradora garante que o gene foi passado para a próxima geração. “Minha filha tem 14 anos e participa de várias competições representando São José dos Pinhais no vôlei de quadra e, neste ano, competirá nos Jogos da Juventude na modalidade de vôlei de praia”, afirma. A paixão pelo esporte está na família toda.

MAIS SAÚDE Vanessa com a filha, Emanuele, ao lado de uma quadra esportiva na qual jogam vôlei juntas, em São José dos Pinhais: atividade conquistou a família

O QUE EU GOSTO DE FAZER