edição nº 85 - abril/2013

8
Hospital Espírita inaugura Oficinas Terapêuticas Ambientes diversificados com salas de pintura, informática, costura, teatro, estética, biblioteca, horta e academia integram as Oficinas Terapêuticas inauguradas no Hospital Espírita de Porto Alegre (Hepa). A proposta do novo espaço é propiciar atividades de cunho pedagógico e terapêutico ocupacional. (Pág. 3) DIVULGAÇÃO Ano IX - Nº 85 - Abril de 2013 A N U N C I E Galeto na Savisc Dia 5 de maio (domingo), às 12h, a Sociedade Amigos da Vila São Caetano (Savisc) promove almoço em sua sede social, à Praça Simões Lopes Neto, 89, com um cardápio de galeto, massa, saladas, sobremesas e a música de Luis Lima, ao preço de R$ 18,00. Ingressos podem ser reservados com Daniel (8413.4680) e Nilton (3336.7625).

Upload: nosso-bairro

Post on 20-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de Abril/2013 do Jornal Nosso Bairro. A publicação circula nos bairros Alto Teresópolis, Cavalhada, Glória, Medianeira, Nonoai e Teresópolis, em Porto Alegre (RS).

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 2013

Hospital Espírita inaugura Oficinas TerapêuticasAmbientes diversificados com salas de pintura, informática, costura, teatro, estética,

biblioteca, horta e academia integram as Oficinas Terapêuticas inauguradas no Hospital Espírita de Porto Alegre (Hepa). A proposta do novo espaço é propiciar atividades de cunho pedagógico e terapêutico ocupacional. (Pág. 3)D

IVU

LGAÇ

ÃO

Ano IX - Nº 85 - Abril de 2013

ANUNCIE

Galeto na SaviscDia 5 de maio (domingo), às

12h, a Sociedade Amigos da Vila São Caetano (Savisc) promove almoço em sua sede social, à Praça Simões Lopes Neto, 89, com um cardápio de galeto, massa, saladas, sobremesas e a música de Luis Lima, ao preço de R$ 18,00. Ingressos podem ser reservados com Daniel (8413.4680) e Nilton (3336.7625).

Page 2: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 201302

Jornal Nosso Bairro é um informativo do bairro Te-resópolis e adjascências, com periodicidade mensal e distribuição gratuita, editado pela Oficina de Comuni-cação.

Contatos editoriais e publicitários:Fones: 51 3336.1862 / 9143.1546E-mail: [email protected] Social: www.facebook.com/jornalnossobairro

Jornalista Responsável:Eliana Freitas Mainieri - MTB 4665/RS

Estagiário de Jornalismo: Alysson Freitas Mainieri

Projeto Gráfico e Design:José Francisco Alves - Fone - 51 9941.5777

Comercialização Publicitária:Oficina de Comunicação

Impressão: Zero Hora

Tiragem: 10.000 exemplares

Distribuição: gratuita

Os artigos e colunas assinados são de inteira responsa-bilidade de seus respectivos autores.

Aproxima-se o mês de maio, mês que toca nosso coração por vários motivos: é o mês em que celebramos o Dia das Mães, e entre to-das elas, aquela que é a mã Celebrar as mães

é celebrar a vida, é celebrar sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa e ajuda a crescer. No Dia das Mães queremos cumprimentar e agradecer a todas as mulheres deste imenso Brasil que assumem e vivem com dedicação e responsabilidade sua vocação materna, que se realiza de diversas maneiras, seja no cuidado dos próprios filhos, seja na acolhida e adoção de outros, seja na vida consagrada, que, ao renunciar a maternidade biológica, pelo Reino de Deus, não abdi-ca da maternidade espiritual, mas a realiza ao entregar toda a vida ao serviço de tantas crianças.

Desejamos que sejam derramadas muitas bênçãos sobre todas as mães do nosso Brasil. E de modo espe-cial às nossas leitoras e amigas.

A editora

Maio, mês das mães e mês de Maria

Padre Nelson comemora 91 anosNo dia 13 de abril, Padre Nelson Selbach comemo-

rou 91 anos de vida. Representantes da Paróquia Nossa Senhora da Saúde foram comemorar com o sacerdote que durante quase 50 anos foi pároco da comunidade do bairro Teresópolis. Em todas as missas da Paróquia, Padre Nelson foi lembrado e foram elevadas preces em sua intenção.

Ele hoje reside no Lar Sacerdotal, comunidade na qual residem os sacerdotes idosos e enfermos da Arquidiocese de Porto Alegre. O Lar Sacerdotal fica junto ao Seminário São José, em Gravataí, e é mantido pela Fraternidade Pres-biteral, entidade arquidiocesana que procura cuidar de di-versos aspectos da vida dos padres de nossa Arquidiocese.

Comunidade acolhe Padre CristianoNo dia 1º de março chegou à comunidade da Paró-

quia Nossa Senhora da Saúde o Padre Cristiano Tavares, natural do município de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, na região Norte do Brasil. Nascido no dia 25 de de-zembro de 1980, ele entrou no Seminário Maior São João Maria Vianney (Diocese de Cruzeiro do Sul) em 2000, para realizar seus estudos filosóficos e teológicos, sendo orde-nado diácono em 23 de novembro de 2005.

Padre Cristiano exerceu seu ministério na Diocese de Jacarezinho, Estado do Paraná. Foi ordenado padre no dia 26 de novembro de 2006, em Cruzeiro do Sul, trabalhou como pároco nas cidades de Porto Walter e Feijó, também no Acre, e em 2008 foi eleito para ser Coordenador Diocesano de Pastoral, função exercida até 2012. Atualmente auxilia o pároco Padre Cesar Le-andro Padilha na Paróquia.

Tema de casa em família

História do Egito desperta interesse das crianças

Para aproximar a família do ambiente escolar, o Colégio Marista Assunção desenvolve atividades que estimulam a participação dos pais. No início do ano, as famílias e as crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental selecionaram seus contos infantis favoritos, justificando suas escolhas no site do colégio (colegiomarista.org.br/assuncao). A ativi-dade fez parte do Projeto de Adaptação e recebeu, em uma semana, 248 comentários.

Dando continuidade a esta prática com o ob-jetivo de fortalecer ainda mais o vínculo família e escola, outros temas de casa proporcionaram momen-tos de convivência e aprendizado para pais e filhos. Entre os destaques está a linha da vida, elaborada pelos estudantes do 1º ano Ensino Fundamental com seus familiares. A partir de fotos e descrições de mo-mentos marcantes, cada criança contou sua história aos colegas.

A partir da curiosidade das crianças sobre o Egito, as professoras de Educação Infantil do Colégio Marista Assunção desenvolveram uma série de atividades, aliando conteúdos de História, Matemática e Geografia. O inte-

resse surgiu após a exibição de um filme de animação que tratava da civilização egípcia.

O projeto Descobrindo o Antigo Egito contemplou pesquisas em casa com a família, jogo da memória, quebra-cabeças, jogos mate-máticos e a construção dos nomes a partir do alfabeto egípcio, entre outras iniciativas reali-zadas no Laboratório de Informática da escola.

Mais informações disponíveis no site colegiomarista.org.br/assuncao.

EditorialComunidade

Educação

AND

RESS

A LE

MES

FRAN

CIN

E TE

DES

CH

I

DIV

ULG

AÇÃO

ANUNCIE

Page 3: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 2013 03

Hospital Espírita inaugura Espaço Terapêutico eala com novos leitos

O presidente do Hospital Espí-rita de Porto Alegre (Hepa), Gilberto da Silva, juntamente com a diretoria e funcionários

da instituição localizada no bairro Teresópo-lis, recepcionou convidados na manhã de 17 de abril, para brindar a inauguração de salas para oficinas terapêuticas e mais 38 leitos para duas pessoas em cada um, numa ala que abrigará pacientes do SUS durante o período em que a ala específica passará por reformas, sempre tendo como foco a saúde mental.

Com instalações amplas e modernas, as salas destinadas às oficinas terapêuticas ob-jetivam propor atividades de cunho pedagógi-co e terapêutico ocupacional, proporcionando vivências e trocas de experiências entre seus participantes. Buscam também a diminuição da sintomatologia que motivou a internação, além de treinar habilidades e resgates de fun-ções perdidas com a doença. São oferecidos nesse espaço diversos ambientes como sala de pintura, informática, costura, teatro, esté-tica, biblioteca, horta e academia.

Com atuação relevante na área de saúde mental, o Hospital Espírita de Porto Alegre (Hepa) vem se recuperando de período com dificuldades financeiras, através da perseverança e abnegação. Em 2002, um grupo de 19 pessoas começou a trabalhar o planejamento estratégico para transformar o hospital e tirá-lo das dívidas que envol-viam inclusive fornecedores.

Ao inaugurar as novas e bem estruturadas salas destinadas às oficinas terapêu-ticas, a diretoria do Hepa, encabeçada pelo presidente Gilberto da Silva, não apenas demonstra superação, como também manifesta preocupação com o atendimento dos pacientes, aumentando sua auto-estima.

Atualmente está sendo renovada a fachada do hospital e também há reformas in-ternas em todas as unidades do SUS. Os 38 quartos da nova unidade recém inaugurada, com capacidade para dois pacientes em cada quarto, servirão para receber os pacientes do SUS enquanto as reformas gerais estão sendo realizadas.

A solenidade, que contou com a participação de convidados, diretores e funcio-nários, também teve o prestígio do secretário de Saúde de Canoas, Marcelo Bosio, que durante muitos anos atuou na Secretaria de Saúde da Capital, sendo parceiro do Hepa em seus encaminhamentos.

Alysson Freitas Mainieri – Estudante de Jornalismo/ PUCRS

Eleições na ACBT e segurança no bairro:Dois temas importantes para todos os vizinhos

01) Eleições na ACBT - Conforme o Estatuto, no dia 30 de abril será formada a Comissão Eleitoral entre os associados, às 20 horas, no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Praça Guia Lopes. No dia 14 de maio haverá inscrição de chapas, e a Assembléia Geral Ordinária, onde ocorrerá a Eleição da Diretoria será realizada no dia 31 de maio, no mesmo local e horário já citados.

02) Vacinação anti gripe - Conclamamos a todos os vizinhos a realizarem a va-cina contra a gripe. A campanha começou no dia 15 de abril e vai até o dia 26. Ela será sendo realizada em POA, nas 55 Unidades Básicas de Saúde (UBS), (de 2ª a 6ª feira, das 7 às 17h) e nas 88 Unidades de Saúde da Família (USF) das 8 às 12 e das 13 às 17h. O sábado, dia 20, será o Dia da Mobilização Nacional contra a Gripe. Os grupos de maior risco são: crianças de 6 meses a 2 anos; pessoas de 60 e mais anos, gestantes e mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, doentes crônicos e trabalhadores da saúde. Para estas pessoas a vacina é de graça.

03) Insegurança no bairro - Continua sendo nossa maior dor de cabeça a

situação de insegurança pela qual está atravessando nosso bairro. Tristemente, nos encontros dos vizinhos, na rua ou no armazém há, cada vez com mais freqüência, a notícia de um assalto, um arrombamento ou o roubo de um carro. Há mais de um ano o sentimento de orfandade é muito grande no bairro, e lamentavelmente, nada acontece. Até quando?

04) Savisc - A Sociedade irmã da Vila São Caetano está preparando seu almoço

mensal, para o domingo, 5 de maio. ao meio-dia, na sua sede social, à Praça Simões Lopes Neto, 89, com um cardápio de galeto, massa, saladas, sobremesas e a música de Luis Lima. Tudo isso ao preço de R$ 18,00. Excelente momento para confraternizar. O almoço do domingo, 7 de abril, contou com muito boa presença de público. Parabéns aos organizadores.

05) Chá da Episcopal - As integrantes da Comissão de Damas da Paróquia Epis-copal agradecem a todos os participantes do seu chá do sábado, 13 de abril. Boa presença, gostosíssimo chá e excelentes salgados e bolos, e muita amizade. Parabéns às damas organizadoras.

06) Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Os jovens dessa paróquia

realizaram uma promoção no sábado, 6 de abril, com a finalidade de arrecadar fundos que os ajudassem a viajar ao Encontro Mundial da Juventude, que acontecerá em nosso Pais, tendo como destaque a presença do Papa Francisco. Numerosas pessoas fizeram-se presentes para apoiar esse trabalho dos jovens e ajudá-los a realizarem a viagem. Parabéns aos idealizadores e a todos os que fizeram possível esse evento.

07) Problema de trânsito na Arnaldo Bohrer - Vizinhos da Rua Arnaldo Bohrer

e da Av. Marechal Mesquita preocupados com o problema do “trancamento”, de manhã cedo, na Bohrer, dificultando escoamento do trânsito para a zona sul, devido às obras nessas duas ruas,. Eles manifestam sua intranquilidade para o futuro, quando estejam concluídos e habitados os conjuntos de prédios nessas ruas, com 600 famílias e seus carros, além da presença de um colégio importante como é o Pastor Dohms, e ruas que não estão dimensionadas para suportar esse movimento de veículos. Solicitamos das autoridades municipais encarregadas desse setor, um olhar de atenção para o problema.

08) O muro da Paróquia Episcopal - Nos dias 12 a 14 de abril houve um Encon-

tro Diocesano dos Jovens Episcopais, que aconteceu nessa Paróquia, na Av. Ludolfo Bohel, e além de seus momentos de espiritualidade, palestras, assembléia anual e con-fraternização, eles assumiram a tarefa de pintar o muro da frente da igreja, em toda sua extensão, escolhendo temas que expressassem sua fé, seu compromisso e seus lemas de trabalho. Parabéns a toda essa rapaziada e aos coordenadores de evento. O muro voltou a “falar” para quem passa pela sua frente.

Enrique Illarze. Jornalista MTB/RS 15.335

Comunidade

Olhar Atento

FOTO

S: B

EATR

IZ A

RAÚ

JO

DIV

ULG

AÇÃO

Page 4: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 201304

Em meados de janeiro disse que todos de-veriam dar 100 dias para que o governo

Fortunati-Melo mostrasse a sua cara, mesmo sendo um governo de certa continui-dade. É sempre assim, no início sobram expectativas e esperanças, queiram os partidos que fazem oposição ou não. Passado este prazo, cabe a nós cobrar ações re-ais do governo. A gestão Fortunati-Melo perdeu pre-ciosos momentos para se aprumar e se firmar diante do povo que os elegeu com mais de 65% dos votos.

Primeiro foi o episódio envolvendo o corte de dezenas de ár-vores na Avenida Presidente João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro. A medida provocou indignação e atos de mobilização entre moradores. Segundo a prefeitura, a retirada seria necessária para viabilizar uma das obras da Copa de 2014, da duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Se havia premência, necessidade imperiosa, não teria sido o caso de antes comunicar, de chamar a população e explicar? Talvez o plantio de outras em maior número, em locais adequados, pudesse convencer nossos moradores sempre ciosos com nosso verde. A expectativa começou a ser tisnada.

Quando nosso Tribunal de Contas disse que a passagem não deveria passar dos R$ 2,60, a prefeitura afoitamente fez aprovar o aumento pedido pelo setor, passando dos caros R$ 2,85 para o caríssimo R$ 3,05. Diante da pressão, o governo deveria ter sido sensível e chamado todos ao diálogo. Chamou apenas os seus, dando margem para mais desconfiança, para mais ira.

Veio a Justiça e mandou voltar aos R$ 2,85 e o governo disse que não iria recorrer. Então, por que motivos tiveram a pressa de aumentar? Onde ficou a tal certeza de dias anteriores? Outra vaci-lação. Nova frustração. Expectativas diminuídas.

Promessa de um novo Código de Posturas e de obras em ritmo acelerado e dentro dos prazos são outras obrigações. Como estão? Hora de verificar tudo, par e passo.

Também não tem mais desculpa a demora em propor um novo Mobiliário Urbano, pois a gestão anterior disse que em abril de 2012 teria a solução.

Já as tão propaladas promessas de soluções na saúde bási-ca indicam que ficaram apenas na teoria, pois - mesmo não sendo mais vereador - todos os dias pedem socorro para mim.

Em se tratando de lixo, os contêineres se mostraram sinôni-mo de atraso e confusão por não disponibilizarem dois tipos de contêineres para separar o lixo orgânico do reciclável. Isto num período em que todos os municípios precisam dar solução aos resíduos, por exigência de Lei.

Déficit? Sim, as finanças vão mal. O software milionário não está funcionando.

Agora, depois de 100 dias, cabe-nos, como dissemos, fazer as cobranças todos os dias.

É o que faremos.

Por Adeli Sell - Presidente do PT/POA

Já se foram 100 dias... Linha de ônibus Orfanatrófio passa por mudança de itinerário

A partir do dia 8 de abril, a linha de ônibus 263 – Orfanatró-fio, do consórcio STS, teve mu-danças em seu itinerário. A linha circula no corredor da Cascatinha (Av. Érico Veríssimo), somente no sentido centro-bairro, ao invés da Av. da Azenha. O objetivo da alteração promovida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), é qualificar o atendimen-to aos usuários, estudantes da Uniritter e moradores da região, diminuindo o tempo das viagens em 10 minutos.

Além dessa medida, a EPTC também implantou uma extensão da linha, a 263.3 – João Pessoa/Or-fanatrófio, que atenderá os usuários a partir da Estação Palácio da Polí-cia (na Av. João Pessoa, em frente

ao Colégio Inácio Montanha). A li-nha circulará pela Ipiranga e Aze-nha, no sentido centro-bairro.

Os itineráriosdas linhas263 – Orfanatrófio

Sentido Centro-Bairro:Av. Salgado Filho/ Av. Bor-

ges de Medeiros/ Av. Praia de Be-las/ Av. Aureliano de F. Pinto/ Av. Erico Verissimo/ Av. Gastão Maze-ron/ Av. Oswaldo Rolla/Av. Carlos Barbosa/ A partir daí, segue iti-nerário atual até o bairro

Sentido Bairro-Centro:Terminal Bairro: Rua Dona

Cristina / Rua Dona Cristina / Rua Ursa Maior / Rua Arapei / Rua Orfanatrófio / Rua Sepé Tiarajú / Rua Bispo Laranjeira / Av. Silva

Paes / Av. Gen. Gomes Carneiro /Rrua Cel. Neves / Av. Dr. Carlos Barbosa / Av. da Azenha / Pça. Princesa Isabel / Av. Princesa Isa-bel / Av. João Pessoa / Av. Sen. Salgado Filho / Terminal Centro: Sen. Salgado Filho

263.3 – João Pessoa/Orfanatrófio

Estação Palácio da Polícia (corredor Av. João Pessoa, em frente ao Colégio Inácio Mon-tanha) / Av. Ipiranga/ Av. da Azenha/ Av. Carlos Barbosa/ Segue o itinerário da linha 263 – Orfanatrófio

A tabela horária das li-nhas pode ser consultada no fone 118/156 ou no sitewww.eptc.com.br.

Em 27 de abril de 1920 foi fundado no bairro Teresópolis o Grupo Escoteiro Charruas. Neste ano, para comemorar seus 93 anos, será realizado um grande Fogo de Conselho, ou seja, uma reunião de escoteiros de diversos grupos de Porto Alegre e até do interior do Estado, que em volta de uma grande fogueira cantarão canções, apresentarão esquetes e contarão histórias. Anualmente, mais de 300 esco-teiros participam do aniversário do Grupo Escoteiro Charruas. A atividade se realizará no dia 27 de abril, às 20h, no Parque Harmonia, em Porto Alegre.

Fogo de Conselho para comemorar os 93 anos do Grupo Escoteiro Charruas

3º Campeonato de Veteranos do CCBG

Teve início no dia 14 de abril, o 3º Campeonato de Veteranos do Centro Comunitário do Bairro Glória (CCBG), com dez equipes que disputarão dez jogos, ao longo de quatro meses. Participam as seguintes equi-pes: Academia da Glória, Graciliano Ramos, Garotos da Glória, Jardim Europa, Metralhas, Ponto 40, Carris, Torino e Sttutgardt.

Pela Cidade

DIV

ULG

AÇÃO

Comunidade

DIV

ULG

AÇÃO

Page 5: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 2013 05

Festival cinematográfico para alunos

Aproximar estudantes da experiência cinematográ-fica por meio da educa-ção do olhar é o principal

objetivo do 5º Festival Escolar de Cinema, que ocorrerá de 16 de abril a 17 de maio. As exibições poderão ser conferidas na Sala P. F. Gastal, no 3º andar da Usina do Gasômetro, no Centro Histórico.

A programação regular do festival está classificada por fai-xa etária para alunos dos Ensi-nos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos. As sessões ocorrerão também na Sala P. F. Gastal e no Cine Ban-cários (Av. General Câmara, 424, Centro Histórico). Além disso,

estudantes de escolas de Ensino Médio da rede estadual também poderão participar desta edição.

As películas abordarão produções nacionais e interna-cionais, a fim de proporcionar debates e reflexões relativas às formas de acesso e produção au-diovisual no contexto das esco-las públicas. A iniciativa carac-teriza um dos principais eixos do Programa de Alfabetização Audiovisual, realizado em parce-ria entre as secretarias munici-pais de Educação e da Cultura.

O projeto tem financia-mento do Governo Federal, por meio do programa Mais Educa-ção, da Secretaria de Educação

Básica do Ministério da Educa-ção, além de contar com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A previsão dos organizadores é de atingir pú-blico estimado em oito mil par-ticipantes.

O agendamento deverá ser realizado, exclusivamente, pelos telefones 3289-8134 / 8132, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 18h, com Juliana ou Fabiane. Informações poderão ser obtidas pelo e-mail a l fabet i zacaoaud iov i sua [email protected].

Para saber mais, acesse www.alfabetizacaoaudiovisual.blogspot.com.br.

Linha de suvenires de Porto Alegre apresenta Jogo da Memória

O jogo de memória Paisagens de Porto Alegre, parte da linha de suvenires artísticos e didáticos desenvolvida para a capital gaú-cha está à venda no Museu de Porto Alegre (Rua João Alfredo, 582) e na Livraria da Ilhota do Mercado Público (Largo Glênio Peres s/n) ao custo de R$ 10,00. O projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Memória, neste caso em parceria com a Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura.

Essa ação quer também reforçar a divulgação do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli, também de propriedade do município. O jogo de memória utiliza tão somente reproduções de obras de arte que retratem paisagens da cidade.

21 Desenhos de Loni Rigotti estão expostos no Centro Municipal de Cultura

Pulsações Gráficas é o tema da exposição de Loni Rigotti, artista visual e aluna do Atelier Livre desde 2000. Rigotti está expondo 21 desenhos no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicí-nio Rodrigues (Av. Érico Veríssimo, 307), que pode ser conferida até o dia 5 de maio. A maioria dos trabalhos apresentados são desenhos em pastel oleoso preto sobre papel branco e tres deles são em pastel oleoso branco sobre acrílica preta. Os desenhos são parte de um longo percurso de busca de experimentação. Ora operando como anotações

de ideias e projetos, ora operando como peque-na catarse de agenda, ora como pura obsessão do olho e da mão, o desenho tem sido, para Loni, um acompanhante fiel.

Em algum momento dessa trajetória, no en-tanto, a linha passa de coadjuvante a protagonis-ta: o desenho se liberta dos cadernos e gavetas, busca novos suportes, se amplia em escala e valor. Deste mergulho surgem estranhas construções, formas incógnitas sublinham vazios eloquentes em movimentos repetidos e sempre outros.

Oficina de teatro na Sala Álvaro Moreyra

A Coordenação de Artes Cênicas (CAC) da Secretaria Municipal de Cultura realiza todas as segundas-feiras a Oficina Cena Aberta. Voltada para a comunidade, é uma oficina permanente e gratuita de iniciação às práticas teatrais. Está destinada ao público a partir dos 16 anos. Assim, não é necessário se inscrever previamente, ape-nas se solicita que se compareça com 10 minutos de antecedência. Também não é exigida assiduidade, pois o objetivo é o livre trânsito de presença, de acordo com a disponibilidade do oficinando. A Ofi-cina Aberta acontece às segundas-feiras, de março a novembro, das 18h às 20h. na Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307).

Cultura

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Page 6: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 201306

Planos de saúde lideram reclamações no Idec há 11 anos

A advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ), Joana Cruz, afirmou que os planos de saúde são os campeões de reclamações há 11 anos nos atendimentos feitos pela entidade e seus associados. Ela

avaliou que o setor só não lidera as queixas nos Procons porque esses órgãos não atendem a usuários de contratos coletivos, caso da maioria dos usuários de planos.

Segundo a advogada, que participou de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, as principais reclamações recebidas pelo Idec são, nesta ordem: negativa de cobertura; reajuste abusivo; demora de atendimento; e desligamento sem justificativa. “O mais preocupante é que a negativa de cobertura viola não só preceitos de proteção à vida, mas vários artigos do Código de Defesa do Consumidor”, alertou. A principal recusa das operadoras, conforme o Idec., é para consultas, seguida da cirurgia bariátrica.

Números do setor Por outro lado, o diretor-executivo da FenaSaúde (Federação

Nacional de Saúde Suplementar), José Cechin, apresentou números positivos do setor. Ele informou que a média de consultas anuais de quem tem plano de saúde é 5,3 contra 3,5 de quem não tem. Cechin também disse que 95% dos pedidos para autorização de exame são atendidos.

Anatel faz audiência sobre regrasde atendimento e cobrança de serviços

A Agência Nacional de Te-lecomunicações (Anatel) promo-veu, no dia 11 de abril, audiência pública sobre proposta de regu-lamento sobre o atendimento, a cobrança e a oferta de serviços no setor. O objetivo é unificar as regras? Atualmente estão disper-sas em regulamentos específicos de telefonias móvel e fixa, da TV por assinatura e da internet de banda larga fixa ? Para facilitar a compreensão do público sobre os direitos e deveres e também melhorar o atendimento prestado pelas operadoras.

De acordo com a proposta, as reclamações dos usuários deverão ser resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a partir do rece-bimento. O cliente ainda poderá ter acesso ao seu histórico de de-mandas. Quando solicitado, deverá ser fornecido, no máximo, em 72 horas por correspondência ou meio eletrônico, por escolha do usuário.

A operadora deverá manter central de atendimento telefôni-co, gratuita, 24 horas por dia e sete dias por semana. A central irá atender reclamações, pedidos de informações e de cancelamento de serviço. “O tempo máximo para o contato direto com o atenden-

te, quando essa opção for selecio-nada ou quando da transferência entre atendentes, será de até 60 segundos”, diz o texto, que está sob consulta pública. Entidades, cidadãos e as empresas podem mandar as contribuições sobre a proposta até o dia 14 de abril.

A Anatel alerta que a pro-posta do “regulamento não afasta a aplicação do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e de ou-tros regulamentos em vigor expe-didos pelas autoridades adminis-trativas competentes”.

Na audiência, representan-tes da empresa Net Serviços de-fenderam que “as regras devem ser iguais” para serviços presta-dos no sistema combo (TV por assinatura, internet banda larga e telefone). Segundo a empresa, “o excesso de regras múltiplas sobre um mesmo tema causa incerteza e confusão regulatória”. A empre-sa também defendeu a fixação de prazos adequados para a imple-mentação das novas regras.

Jorge Correia, representante da operadora de telefonia Oi, pe-diu que a Anatel calcule o custo das mudanças nas regras. Correia alerta para que “as regras não despertem iniciativas oportunistas

que resultem na concessão de be-nefícios irregulares”. Segundo ele, a empresa, desde 2012, investiu mais de R$ 800 milhões em siste-mas para melhorar o atendimento.

Para o superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Au-gusto Katagini, não existem “ex-cessos nas regras que poderão ser fixadas e as empresas estão tendo oportunidade de apresentar suas dificuldades”. Ele diz que muitas demandas do público que chegam à Anatel decorrem da “deficiência de informações” sobre os serviços.

Para o representante da Se-cretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, Carlos Chagas, “é mais importante dis-ponibilizar para o público no novo regulamento informações claras sobre os serviços, que sejam bem absorvidas pelo público, do que criar um grande número de infor-mações, capaz de gerar confusão”.

Chagas propôs que a empre-sa comunique imediatamente a quitação de um débito aos servi-ços de proteção ao crédito, que terão prazo de cinco dias para ti-rar o nome do consumidor da lista de devedores.

Fonte: Agência Brasil

‘Desaposentadoria’ é aprovada no SenadoO projeto de lei do senador

Paulo Paim (PT-RS) que permite renúncia da aposentadoria teve aprovação ratificada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no dia 10 de abril. A matéria precisou ser votada em turno suplementar por ter sido aprovada na forma de substitutivo, apresentado pelo senador Paulo Davim (PV-RN).

Essa possibilidade de de-saposentadoria, como é chamada, já é assegurada aos servidores pú-blicos pelo Regime Jurídico Úni-co (lei 8112/90), informou Paulo

Paim. Por isso, ressaltou o autor, é necessário alter a lei que trata dos Planos de Benefícios da Pre-vidência Social (lei 8.213/1991) para oferecer aos trabalhadores um “tratamento mais igualitário”.

De acordo com o substitu-tivo ao projeto de lei do Senado (PLS 91/2010), o aposentado do Regime Geral de Previdência Social por tempo de contribui-ção, idade ou aposentadoria especial, poderá renunciar ao benefício, a qualquer tempo e voltar à atividade. Quando achar

apropriado, o segurado poderá requerer nova aposentadoria.

Ainda de acordo com o tex-to aprovado, é assegurada a con-tagem do tempo de contribuição e recálculo do benefício para uma nova aposentadoria. Pelo substi-tutivo de Davim, ao renunciar à aposentadoria, não é exigida a devolução dos valores recebidos, já que, conforme explicou o rela-tor, o segurado contribuiu e fez jus aos proventos recebidos.

Fonte: Agência Senado

Danças de salãoO Teresópolis Tênis Clube oferece a

associados e não associados o Curso de Danças de Salão, coordenado pelo profes-sor Rodrigo Garbin e com monitores da DiModelar Cia de Danças. Serão ofereci-dos três ritmos por mês e as aulas acon-tecem nas segundas e quartas-feiras, às 20h e aos sábados, às 19h, para casais e individual. Mais informações na secreta-ria do clube ou pelo fone 3318.6232.

Fique alerta!Direitos do Consumidor

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

DIV

ULG

AÇÃ

O

Page 7: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 2013 07

Começa campanha de vacinação contra a gripe

Começou no dia 15 de abril, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influen-

za), que este ano tem como meta a imunização de pelo menos 80% da população de maior risco. Fa-zem parte desse grupo as crianças de seis meses a menores de 2 anos, pessoas com 60 anos ou mais, ges-tantes e mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas e trabalhado-res em saúde. Para essa população prioritária, a vacina é gratuita e po-derá ser feita em todas as unidades públicas de saúde. Em Porto Alegre, estão à disposição 55 Unidades Bá-sicas de Saúde (UBS), que funcio-nam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e 88 Unidades de Estra-tégia de Saúde da Família (USF), com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em 20 de abril, será realizado o Dia de Mobilização Nacional, com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. O objetivo da campanha é reduzir ao máximo a mortalidade e as complicações causadas pelo vírus da gripe, que levam pacientes a internações hos-pitalares. Estudos realizados nos últimos anos comprovam que a vacinação diminui em 32% a 45% as internações por pneumonias e em 39% a 75% o índice de mortes

entre a população em geral. Anali-sando apenas a população de ido-sos, as pesquisas demonstram que a possibilidade de pneumonia cai em 60% com a vacina; o risco de hospitalização em decorrência de complicações da gripe, em 50%; e de morte, em 68%.

A vacinação não é recomen-dada somente para pessoas que te-nham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou de-rivados. Mesmo assim, aquelas que apresentam apenas urticária depois de consumir ovos ou alimentos que contenham o produto podem re-ceber a vacina. Neste caso, devem informar a equipe da unidade de saúde sobre essa questão. Quem es-tiver com febre (mesmo sendo bai-xa) deve esperar o desaparecimento do sintoma para se vacinar.

Prevenção

A gripe é uma doença respi-ratória infecciosa, causada por ví-rus, que pode gerar complicações graves e até levar a óbito se não for tratada a tempo e adequada-mente. O contágio é transmitido por secreções das vias respira-tórias. Além de ser transportado pelo ar, quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra, o vírus pode também se instalar nas superfícies dos ambientes. Portanto, para se

prevenir, é importante lavar ou higienizar as mãos com álcool gel frequentemente e evitar o contato das mãos com a boca, os olhos e o nariz, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Outra recomendação é usar sempre um lenço ao espirrar ou tossir.

Os sintomas da gripe são semelhantes aos do resfriado. Por isso, o melhor é buscar orientação médica quando aparecem juntos

dor de cabeça, congestão nasal, tosse, dores pelo corpo, mal-es-tar, rouquidão e febre variável. A maioria das pessoas diagnostica-das com gripe e tratadas com me-dicação antiviral logo que surgem os sintomas se recupera dentro de uma a duas semanas. Mas a forma mais eficaz de combate continua sendo a prevenção por meio da vacina. As campanhas nacionais de imunização, promovidas desde

1999 entre abril e maio, vem cum-prindo papel relevante ao longo dos anos para puxar para baixo os impactos da gripe na saúde públi-ca. Os resultados se revelam na queda do número de internações hospitalares, dos gastos com re-médios para tratamento de doen-ças infecciosas de origem gripal e do índice de mortes evitáveis.

Fonte: Portal G1 – Bem Estar.

Idosos são mais susceptíveis aos efeitos nocivos do álcool que jovensUma dose aguda de álco-

ol pode causar maior prejuízo na aprendizagem, coordenação e memória de idosos do que de jovens, de acordo com estudo da Universidade de Baylor, nos EUA. Os resultados têm significado para as pessoas mais velhas, uma po-pulação que está envelhecendo em todo o mundo a um ritmo sem precedentes e que inclui os nas-cidos no chamado ‘baby boom’, entre 1946 e 1964.

“As implicações, tais como quedas, acidentes e uso de remé-dios são bastante fáceis de con-cluir”, afirma o autor sênior do estudo, Douglas B. Matthews.

Nos Estados Unidos, muitos como 13% dos homens e 8% das mulheres com mais de 65 anos se envolvem em comportamentos de consumo exagerado de álcool, com uma estimativa de 1% a 3% dessas pessoas com transtorno de uso de álcool, de acordo com pesquisas anteriores.

A pesquisa estabeleceu uma linha de base dos efeitos agudos do álcool em populações idosas, que podem ajudar em pesquisas futuras de neurobiologia e na de-terminação do efeito do abuso prolongado de álcool. O experi-mento inclui ratos adultos e idosos (pelo menos 18 meses de idade) e

mostrou um aumento dramático na ataxia, ou falta de coordenação, induzida pelo etanol.

“Nós sabemos que várias alterações neurobiológicas subja-centes ocorrem durante o enve-lhecimento relacionados a déficits cognitivos e comportamentais. É razoável suspeitar de uma intera-ção significativa entre a idade e os efeitos induzidos pelo álcool no cérebro”, afirma um dos autores da pesquisa Jim Diaz-Granados. A equipe espera que os resultados nessa área sirvam de base para educar o público sobre os riscos.

Fonte: Isaúde.net

Saúde

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Page 8: Edição nº 85 - Abril/2013

Jornal Nosso Bairro - Ano IX - Nº 85 - Abril de 201308

Feirão da Spaan é sempre sucesso

Aconteceu no dia 6 de abril o primeiro Feirão da Spaan (Sociedade Porto-alegrense de Au-

xílio aos Necessitados) em 2013, com sucesso de público. O evento é aberto à comunidade, que pode adquirir a preços simbólicos os ar-tigos que foram doados em excesso durante o ano. São postos à venda roupas, calçados, acessórios, uten-sílios domésticos, brinquedos, mó-veis e eletrodomésticos.

O Feirão ocorre a cada dois meses e é organizado com a ajuda de voluntários, que fazem a tria-gem dos produtos colocados à ven-

da, garantindo que todos estejam em perfeito estado de funciona-mento e conservação. Toda a renda do evento é utilizada na compra de alimentos e medicamentos para os moradores do asilo.

Esta é uma forma encontra-da pela entidade para direcionar melhor as doações recebidas, uma vez que aproveita produtos que não seriam utilizados na casa, para gerar receita e suprir as ne-cessidades dos moradores.

A Spaan é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1931 pelo Rotary Club. Atualmen-te cerca de 130 idosos vivem no

asilo. A entidade realiza um tra-balho dedicado a proporcionar uma velhice digna, com conforto, atenção e qualidade de vida aos seus moradores. Para isso, precisa do apoio da comunidade e de em-presas socialmente responsáveis através de doações.

O Feirão da Spaan acontece das 9h às 16h, na sede da entidade, na Avenida Nonoai, 600 ( entrada pelos fundos, à Rua Frederico Etz-berger, 635). Mais informações pelo fone: (51) 3247.7400. No dia 4 de maio ocorrerá o Brechó da Spaan, e do dia 2 a 11 de maio o Bazar de Artesanato do Dia das Mães.

A Confraria de Todas Nós do Teresópolis Tênis Clube promove Chá das Mães, dia 5 de maio, às 16h, com bazar e desfile da coleção outono/inverno de Mellina Collection, sob a coordenação de HL Produções. Ingressos estão à venda na secretaria do clube a R$ 15,00.

Chá das Mães no TTC

Chá na Igreja EpiscopalNum ambiente descontraído e cordial, as senhoras da Paróquia da

Ascensão, da Igreja Episcopal, no bairro Teresópolis, recepcionaram os convidados que compareceram ao tradicional chá promovido e servido por elas. Durante o evento houve também sorteio de brindes.

Baile do Chopp promete!Você tem quatro bons motivos para não perder essa tradi-

cional festa do Teresópolis Tênis Clube. Primeiro: são 20 anos de realização e todos com sucesso absoluto. Segundo: o chopp é à vontade e você ainda ganha um caneco muito bonito para levar pra casa. Terceiro: o jantar contará com um cardápio muito apetitoso assinado pelo ecônomo do Via Spiaggia. E o quarto motivo é a so-norização do evento, que contará com a animação da Banda Trilha Musical, que promete deixar a pista lotada.

O evento será no dia 27 de abril, a partir das 21h, e os con-vites se encontram à disposição na secretaria do clube ou junto aos comendadores. Participe e lembre-se, vá de táxi, assim não haverá problemas com a blitz da Lei Seca.

Almoço comemora os 57 anos da SaviscNo primeiro almoço promovido em 2013, a diretoria da Sociedade Amigos da Vila São Caetano (Sa-

visc) também comemorou junto de seus colaboradores, amigos e convidados, os 57 anos de existência da entidade. A animação musical, mais uma vez, esteve a cargo de Luiz Lima.

Comunidade

FOTO

S: E

LIAN

A M

AIN

IERI