edição 85 americana

12
Carro da semana Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected] Tempo Filmes em exibição Frase Moviecom Tivoli Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 HOP - Rebelde Sem Páscoa Rio Thor 3D Velozes e Furiosos 5 Sexta . . . . . . . . .Min 16ºc Max 27ºc Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Sábado . . . . . . .Min 11ºc Max 26ºc Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Domingo . . . . .Min 14ºc Max 25ºc Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Fonte: Clima Tempo Sempre defendi a legalização para uso da maconha no País. Soninha Francine, jornalista e ex vereadora Nissan March: aposta ainda para 2011 no Brasil

Upload: voz-do-povo-a-voz

Post on 28-Jan-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 85 Americana

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 85 Americana

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Frase

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448

◗◗ HOP - Rebelde Sem Páscoa

◗◗ Rio

◗◗ Thor 3D

◗◗ Velozes e Furiosos 5

◗ Sexta . . . . . . . . .Min 16ºc • Max 27ºc

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à

tarde e à noite.

◗ Sábado . . . . . . .Min 11ºc • Max 26ºc

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos

de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

◗ Domingo . . . . .Min 14ºc • Max 25ºc

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas

de chuva à tarde e à noite.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

Sempre defendi a legalização para uso da

maconha no País.

Soninha Francine,jornalista e ex vereadoraNissan March:

aposta ainda para 2011 no Brasil

Page 2: Edição 85 Americana

■ CPFLO vereador Marco Antonio

Alves Jorge, o Kim (PDT),protocolou requerimento emque solicita informações daCPFL (Companhia Paulistade Força e Luz) sobre a falta delocais para pagamento de con-tas de energia elétrica na regiãodo Zanaga. Kim foi procurado por moradores dosbairros, que registraram novas reclamações contra acompanhia por não disponibilizar locais suficientespara o recebimento das contas. "Desde que a CPFLrompeu o convênio com a Caixa Econômica Federal,a população enfrenta problemas para pagar suas con-tas. Já protocolamos vários requerimentos pedindo areativação do convênio, inclusive debatemos o temaem sessão da Câmara, mas até agora a CPFL nãoapresentou uma alternativa viável para sanar o prob-lema", lembrou.

■ ENTUSIASMADOO Vereador Valdecir Duzzi

ficou bastante entusiasmadocom os resultados alcançadospela realização da 1a. Feira doEmprego de Americana e jáprojeta a segunda edição. Ele

já se reuniu-se terça-feira com representantes doGrupo Kraft, o diretor Vanderlei Garcia Gonçalez, agerente Tatiane Machado Rodrigues e a responsávelpela filial de Americana, Silvana Pires, para discutirsobre a participação da agência na segunda edição daFeira do Emprego de Americana.

Durante o encontro, os representantes para-benizaram o vereador pela iniciativa do evento eofereceram apoio e sugestões para a segunda ediçãoda Feira. "Estamos entrando em um apagão de mãode obra, e a região precisa estar preparada", afirmouDuzzi. Segundo o parlamentar, serão feitas reuniõescom as agências de RH que estiverem interessadasem participar. "Vou fortalecer o desenvolvimentoeconômico e a geração de emprego e renda nomunicípio", relatou.

■ MELHORIASO vereador Oswaldo

Nogueira (DEM) protocolouna terça-feira (15), requeri-mento em que requer infor-mações sobre problemas naregião da confluência dasavenidas Bandeirantes eEuropa com a Rua Carioba.Segundo o parlamentar, em visita ao local foramidentificadas situações de extrema precariedade nas

condições de conservação. "Encontrei uma série deproblemas nas avenidas, como a falta de sinalizaçãode solo e aérea, ausência de iluminação e de passeiopúblico, além de desnível no asfalto e muitos bura-cos na pista, trazendo risco aos motoristas", afirmouOswaldo.

■ DESPEJOO vereador Odair Dias

(PV) reuniu-se segunda-feira(9) com o diretor geral doDepartamento de Água eEsgoto de Americana (DAE),Rumoaldo José Kokol, e como chefe da Divisão dePlanejamento da autarquia,Allan Jonas Duarte, para tratar de assuntos rela-cionados ao despejo, na rede de esgoto do DAE, dosresíduos coletados no Centro de DetençãoProvisória de Americana (CDP). Atualmente, oCDP conta com duas bombas responsáveis por fazero recalque do esgoto até a rede coletora do DAE."No entanto, caso haja problemas em um dessesequipamentos, como já aconteceu, o esgoto trans-borda e acaba vazando para fora da unidade",ressaltou Odair.

Durante o encontro, o parlamentar, que atua emtrabalhos voltados à questão ambiental, lembrou

também que o vazamento de esgoto pode resultarno carregamento de impurezas para águas superfici-ais ou subterrâneas, poluindo-as. Odair informouque pretende agendar uma reunião com represen-tantes de DAE, Cetesb e do CDP para discutir oassunto e buscar uma solução para o problema. "Ospoluentes podem chegar ao Rio Piracicaba, próximoa captação de água do município, resultando emdanos ao homem, às outras formas de vida e aopróprio ambiente aquático", acrescentou.

■ DESPEJO 2De acordo com o diretor da

autarquia, o preparo e oencaminhamento do esgotoaté a rede coletora são deresponsabilidade do CDP.Odair Dias sugeriu então apossibilidade de se firmar umconvênio entre a Prefeitura deAmericana e o CDP, para que as melhoriasnecessárias possam ser realizadas.

"Precisamos buscar alternativas urgentes para asituação, pois o vazamento de esgoto neste local preju-dica o meio ambiente e a saúde pública. É necessárioque investimentos sejam feitos, em benefício não ape-nas para o CDP, mas para toda a população america-nense, em caráter de urgência", concluiu.

ainda realiza a reforma e ampliação do PA ParqueGramado, ampliação da UBS do Guanabara, cons-trução da UPA da Cidade Jardim e da UBS doJardim São Paulo. Além, claro, da duplicação daestrutura do Hospital Municipal. Por vir, está a cons-trução de duas UPAs e mais 5 UBS, fruto das incan-sáveis viagens do prefeito Diego de Nadai a Brasiliaem busca de recursos para o municipio.

Na educação, já foram realizadas a reforma eampliação de unidades no Jardim Ipiranga, ParqueGramado, Jardim Alvorada, Jardim da Paz, ParqueNovo Mundo, Jardim do Lago, Mathiensen,Frezzarin, Vila Galo, Vila Belvedere, Mário Covas,Praia dos Namorados, São Roque, Proflurb e VilaDainese. E ainda a construção da Creche do Vale dasNogueiras, da Emei e Creche do Jaguari, da amplia-ção da Casa da Criança Pitanga, na Praia Azul, daCasa da Criança Aracy, no São Jerônimo, que estãoque já estão sendo finalizadas e, muito em breve,serão entregues à população.

Lazer? Sim, investimentos são realizados na áreade lazer. A região do Parque Gramado, que abrange

oito bairros e 25 mil habitantes, logo terá a praça daFraternidade com piscina, campo de futebol, pista deskate, palco de apresentações, pista de caminhada,academia ao ar livre. Em breve, a região receberá aconstrução de uma praça no Mário Covas. Áreas delazer também são construídas na Cidade Jardim, napraça Oscar Ignácio de Souza; no Parque daLiberdade, na praça Arlindo Rocha Filho; na praçaVinícius de Moraes, no Antonio Zanaga; na GrutaDainese, no Parque das Nações, e a construção doGinásio Poliesportivo, na Praia Azul, com play-ground, academia ao ar livre e pista de caminhada.

Na habitação, a Prefeitura investe na construçãode unidades habitacionais no Jardim dos Lírios,Parque da Liberdade e Jardim da Mata. Para osidosos? Construção do primeiro Centro deValorização do Idoso. O esporte também recebe inves-timentos públicos como a reforma e ampliação doComplexo de Bicicross; reforma da piscina doComplexo Esportivo do Zanaga; reforma da praça deesportes do Frezzarin; reforma das quadras do MárioCovas, Jardim dos Lírios e das Flores e a pista de

atletismo e quadra de basquete do Centro Cívico.Sem contar a pavimentação dos bairros

Recanto Vista Alegre, Recanto Azul, RemansoAzul, Catharina Zanaga, Parque Primavera,Balneário Riviera, São Domingos, Estrada Velhade Limeira, Santa Eliza, Vale das Nogueiras,Monte Carlo, Marinho Ferreira Jorge, BalneárioSalto Grande, São José, e as diversas ruas quereceberam a recuperação de seu asfalto. E parasanar os problemas de buracos, já existe oito gru-pos de tapa-buracos nas ruas de Americana tra-balhando de segunda a segunda.

São muitas as obras que Americana já rece-

2 Palavra Livre Marcelo Harteman

Ponto de vista

Prefeitura faz obrasna periferia, sim

É estranha a manifestação de algumas pessoasde que a prefeitura não investe na periferia domunicipio e se dedica apenas ao centro dacidade. É certo que as obras da área central têmmaior visibilidade, mas não é verdade o queafirmam. Talvez por desconhecerem a realidade,o que me motiva a dar algumas informaçõessobre as inúmeras obras que acontecem emAmericana.

Só na área da saúde, a Prefeitura já entregoua reforma da unidade Estratégia Saúde daFamília (ESF) do Antonio Zanaga, entregou aESF do Mário Covas, reformou a UBS do SãoVito, entregou o ESF da Praia Azul, reformou aUBS do Mathiensen, ampliou o ProntoAtendimento do Antonio Zanaga e realizou ben-feitorias no ESF do Parque da Liberdade. E

Viviane BarbosaJornalista

beu, recebe e ainda rece-berá. Periferia semobras? Só quem não con-hece Americana paradizer tal coisa.

Page 3: Edição 85 Americana

Na última sexta-feira (6/5), oprefeito de Santa Bárbarad'Oeste, Mário Heins (PDT),

recebeu em seu gabinete, o deputadoestadual Antonio Mentor (PT). O objeti-vo, segundo Mentor, foi colher infor-mações para ajudar a cidade. Para ele oseu partido e Santa Bárbara d'Oeste, têmafinidade programática e política tam-bém. "O governo Mário Heins faz o queo PT faria, ou seja, atender os que maisnecessitam", declarou o deputado. Para oprefeito Mário Heins, Mentor definiumuito bem: eles têm afinidade pro-gramática. "O PDT concorda plena-mente com a linha programática do PT",afirmou Heins. "Pedimos orientação aodeputado, para manter recursos do go-verno federal e garantir que SantaBárbara não perca os prazos para os pro-jetos", explicou o prefeito, sobre a exten-são de prazos concedida pelo governofederal, para projetos.

Ambos admitiram manter uma aliançapolítica, muito importante para a cidade."Essa parceria ou aliança política, existedesde a campanha vitoriosa do MárioHeins em 2008, e também em 2010,quando os votos dos barbarenses me au-xiliaram a um novo mandato", afirmou odeputado. Para ele o prefeito Mário temtransformado os objetivos da adminis-tração, alterando prioridades da agenda,em busca do saldo positivo que a comu-nidade espera nas áreas sociais, especial-mente saúde, educação, saneamento

básico e infraestrutura da cidade, quevem se revelando diferente do passado."Isso é fundamental, pois a cidade crescecom qualidade de vida, gera emprego edistribui renda, por isso estamos aquipara cumprir compromissos, saber comoanda o relacionamento do municípiocom o governo federal", detalhou.

Para o prefeito, Mentor é uma impor-tante ponte ao governo estadual, apesarde pertencer a um partido de oposição."Às vezes não preciso ir a São Paulo oumesmo a Brasília, por que Mentor dáum telefonema e resolve muitas coisas.Ele vem ver e resolver "in loco".Objetividade, simplicidade e humildade:essas são as características dele. SantaBárbara tem sido atendida por ele detodas as formas", expôs referindo aoPAC II, do qual o município conquistousete novas UBSs (Unidades Básicas deSaúde). O deputado disse que SantaBárbara passou por um período degrande dificuldade, e o prefeito precisouarrumar a casa. "Agora as coisas vãocomeçar a acontecer, teremos boas notí-cias até o final de 2012. Nunca antes nahistória de Santa Bárbara d'Oeste, doMário Heins, o governo federal auxilioutanto a cidade. No governo Lula isso jávinha acontecendo. Exemplo dissoforam os volumosos recursos destinadospara saneamento básico no bairro ruralCruzeiro do Sul. Santa Bárbara, com oauxílio do meu irmão Zé Mentor (de-putado federal), e minha, tem conquis-tado muitas verbas", contou.

Mário Heins afirma:“O PDT concorda plenamente com

a linha programática do PT”

3Política

O Deputado Antonio Mentor (PT) e o prefeito Mario Heins (PDT)

■ Ajustes Durante a visita ao prefeito bar-

barense, Mentor ainda comentou osajustes que a presidente Dilma disseque fará no orçamento. “Tenho infor-mações de que no segundo semestre,haverá uma ampliação dos investimen-

tos, tanto do PAC como para o"Minha Casa, Minha Vida". Mas omais importante, é que não haverácorte nas verbas do PAC II. Écomum, em início de mandato, haverajustes nas contas e no orçamento”,explicou o deputado estadual.

Page 4: Edição 85 Americana

4Modernização

Oprefeito Diego De Nadai entregouhá cerca de dez dias, as obras derevitalização dos velórios da Sau-

dade e do Parque Gramado. O investimen-toi total foi de R$ 1,3 milhão. As obras dereforma tiveram por objetivo humanizar osespaços e acolher as famílias em uma horadifícil. Para Diego, a reforma era necessária."Este é o espaço mais democrático que existeem uma cidade. Passam por aqui todas asraças, todas as pessoas e religiões diferentes.

Queremos amenizar um pouco a dor em ummomento tão difícil com humanização,conforto e dignidade para todas as famíliasde Americana",destacou.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos,Flávio Biondo, agradeceu a dedicação detodos os servidores que colaboraram para arealização da obra. "Todos trabalharam duropara a finalização da revitalização e tenhoque agradecer a todos. Os velórios estãobonitos, com qualidade e dignos para aten-

der a nossa cidade, além de ter adequaçõespara acessibilidade dos prédios", disseBiondo. O projeto levou em consideração anecessidade das pessoas que passam pelolocal, sobremaneira os familiares de faleci-dos.

O velório da Saudade recebeu a reformatotal da capela; adequação e reforma dossanitários para deficientes, cozinha e admi-nistração; reforma de seis salas de velórios eda capela, que ficou mais ampla; pintura

total da área (1.500 m²); substituição dasjanelas; execução de cobertura leve na frentedo velório; troca total do telhado; instalaçãode piso intertravado em 600 m², além domobiliário urbano e paisagismo. Já noParque Gramado, foi realizada a adequaçãoe reforma dos sanitários, cozinha e adminis-tração; reforma de quatro salas de velórios;pintura total da área (750 m²); substituiçãodas janelas e execução de quiosques para ospermissionários do local.

Reforma renovou os dois velórios americanenses

O deputado Chico Sardelli, o prefeito

Diego De Nadai, os secretários

municípais e vereadores na entrega

das obras do Velório

Velórios são entregues com a missãode humanizar e acolher

Page 5: Edição 85 Americana

5Obras

Para o operador de máquinaMarcelo Rodrigues do Santos, 38,o Velório do Cemitério da Saudade

ficou muito bonito. "Foi um bom investi-mento, pois é um local que todos pre-cisam. Ficou muito mais confortável, umaobra de primeira. Gostei de tudo, do hallde entrada às demais acomodações. Até aspoltronas foram trocadas. Dá até vontadede morrer!", disse brincando. A professoraAlexandra Lourenço falou ter achadotudo muito bonito. "Ficou bem estrutura-do e moderno, tanto do lado de fora comoa parte interna, inclusive os banheiros.Também gostei do espaço da capela",detalhou. "Passo todos os dias por aqui,bem cedo ainda, a caminho do trabalho.Às vezes sentia vontade de parar, mas

nunca tinha coragem, pois achava triste.Agora é bem iluminado por volta das 6 damanhã, não dá medo", admitiu o gerentede produto, Roberto Carlos dos Santos. Jápara a vendedora Rafaela de Souza, queconheceu o Velório do Cemitério doParque Gramado, o local ficou muitoagradável. "Gostei muito do novo visual,claro, arejado e alegre, apesar de servirpara um momento triste. Antes era muitoantigo, deprimente na aparência",opinou, dizendo ainda que o ambienteficou mais humano e vivo. O pedreiroJoilton da Silva Lima, 45, de SantaBárbara d'Oeste, que foi ao Velório ape-nas para conhecer, disse aprovar o que foifeito. "Mas espero não precisar disso aquitão cedo", declarou.

População aprovareforma nos velórios

Entrada também recebeu melhorias Copa foi totalmente reformulada Área de espera

Crianças ganharam área de lazer Área de convivência foi revitalizada

“O cemitério ganhou mais 150 túmulos”, Lucas Vitarelli, administrador do Cemitério

Parque Gramado

Page 6: Edição 85 Americana

6Geral

Na semana passada (6/5), o prefeitoDiego De Nadai entregou as obrasde reforma e ampliação da Emei

Batuíra, no bairro São Luís. A escola, que hojeatende 110 crianças, funcionou 31 anos semlavanderia e sem banheiro para professores. Asobras incluíram piso novo em toda a sua exten-são, troca do revestimento dos banheiros e areforma total da cozinha. Ainda foram cons-truídos despensa, lavanderia e banheiro exclu-sivo para os funcionários. Na entrada foi feitoo contrapiso e adicionado toldo para protegeros alunos da chuva e do sol. A Emei ganhounova pintura e o parquinho novos brinquedos,além da jardinagem ser refeita. "Estamos aten-dendo na medida do possível, todas as requi-sições. Essa reforma é mais uma conquista",explicou o secretário de Educação, LucianoCorrêa.

A coordenadora da Emei, Marli Guimarãesde Oliveira do Amaral, disse emocionada, estar

As obras do Programa de Aceleração doCrescimento (PAC) em Americana,no Córrego do Parque, na avenida

Brasil, receberam na sexta-feira a visita doprefeito Diego De Nadai e da deputada fede-ral Aline Corrêa. Ela intermediou a verba deR$ 75 milhões junto ao governo federal parainvestimentos em obras antienchente. "Éótimo poder ter a deputada em Americana emostrar que a nossa obra está em ritmo ace-lerado e resolvendo o problema das enchentes.Quando pronta, a avenida Brasil será aindamais bonita, ainda melhor e poderemosenfrentar fortes chuvas sem transtornos para a

população. Sabemos que existe transtornos notrânsito e sujeira, porém, é uma obranecessária e é visível como ela ficará", explicouo prefeito.

A deputada Aline Corrêa afirmou que ficamuito feliz de visitar Americana e ver agrandiosidade das obras. "Americana sofriamuito com as chuvas, com as enchentes e,claro, trabalhamos juntos, eu e o Diego, paraviabilizar a verba desde o início de seu manda-to. Esta obra resolverá os problemas da cidadee, em breve, desfrutaremos de grandesmomentos aqui na avenida Brasil". No local aPrefeitura já atingiu 23% de conclusão das

obras do Córrego do Parque. Osecretário de Obras e ServiçosUrbanos, Flávio Biondo, afir-mou que a obra está dentro docronograma. "É uma obramuito complexa, quedemanda intervençõesgrandes. Com certeza oresultado desta obraserá positiva paratodos de Americana epara quem transitano município",explicou.

realizada com a reforma. "Desde a inauguração(1980), nunca houve uma reforma grandecomo essa. Os pisos estavam soltos, não tí-nhamos mais condições de receber crianças.Foram dois meses de reforma, que não foramfáceis, mas valeu à pena. A promessa se fez rea-lidade", declarou. O prefeito Diego De Nadaiexplicou que mais quatro reformas e amplia-ções estão no final e que duas unidades devempassar por obras. "Ainda tem muita coisa paraacontecer, estamos trabalhando sem parar parafazer o melhor para a cidade", disse, lembran-do a construção da Creche Vale das Nogueiras,Emei e Creche do Jaguari, a ampliação da Casada Criança Pitanga, na Praia Azul, e a Casa daCriança Aracy, no São Jerônimo. A deputadafederal Aline Corrêa, que estava na cidade paravisitas às obras do PAC, participou da entrega."Vejo que o prefeito está cuidando da cidade edas pessoas que moram nela. Fico muito felizcom isso", diz.

Emei Batuíra é reinaugurada no São Luis

Diego e deputada Aline Corrêa vistoriam obras do PAC na Brasil

A unidade foi totalmente reformada e ampliada Foto/Susy Coutinho

Foto/Susy Coutinho

Page 7: Edição 85 Americana

Santa Bárbara d´Oeste recebe nestefinal de semana (sábado e domingo),a terceira edição da Virada Cultural

Paulista. O evento é promovido peloGoverno do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Cultura, e contacom apoio da Prefeitura do município.Serão 24 horas: das 18 horas do sábado(14), às 18 do domingo (15), com diversasatividades culturais gratuitas, como músi-ca, dança, cinema, intervenção circense,feiras, colecionismo, etc. "São 24 horas decultura, com uma qualidade e variedade deapresentações que vai movimentar acidade. A Prefeitura faz tudo o que precisaser feito para viabilizar esse grande even-to", afirmou o prefeito Mário Heins, nolançamento do evento, sexta-feira passada.

Ao todo serão 94 apresentações, dividi-das em oito espaços: CSU (Centro SocialUrbano), Teatro Municipal Manoel Lyra,

Estação Cultural, Biblioteca Central MariaAparecida Almeida, Museu da Imigração,Praça Coronel Luiz Alves (Praça Central),Anfiteatro Municipal Detinha Dagnoni(Prefeitura) e no Cedoc (Centro deDocumentação Histórica FundaçãoRomi). O secretário de Cultura e Turismo,Giovanni Bonfim, enfatizou que a coorde-nação da Virada "caprichou" nas atraçõesem Santa Bárbara, pois já conhece ainfraestrutura e o perfil cultural domunicípio, que em 2010 teve o maiorpúblico em todo o Estado de São Paulo,238 mil pessoas. "Somos um dos poucosmunicípios a manter programação 24horas, de forma ininterrupta", afirmou.

■ ATRAÇÕES - O destaque da progra-mação é a área musical, com show daroqueira baiana Pitty, baseado no seu CDChiaroscuro. Da MPB, Toquinho e sua

banda fazem um espetáculo em que apre-sentam os grandes sucessos do compositor.O cantor e percussionista Otto, ex-inte-grante da primeira formação do NaçãoZumbi e do Mundo Livre S/A, tambémparticipa da Virada. Mazinho Quevedo,um dos maiores violeiros do país, repre-sentará a autêntica música caipira. Haveráainda o som da Escola de Samba Gaviõesda Fiel e do sambista Jamelão Netto. Apopulação poderá conferir também maisde 30 shows de música, envolvendosamba, pop, MPB, sertanejo, pop rock eapresentações de bandas, orquestras ecorais.

Na área de exposições: obras de artesãosbarbarenses, as exposições fotográficasMemória Ferroviária e Le Torre dellechiese / As Torres das Igrejas. Deexposições históricas, haverá a História deSanta Bárbara, A História da Cana-de-

Açúcar, Romi-Isetta - O AutomóvelBarbarense e a A Vida e Obra do ArtistaRoldão de Oliveira. O humor estarápresente nas charges e cartuns daexposição Humorizando. Na área decinema, o público terá o Festival doMinuto - Os Melh ores de 2010 e osfilmes É Proibido Fumar e À Prova daMorte. O circo se fará presente com aCia do Circo de Piracicaba.

■ Twitter: Todas as novidades daVirada Cultural poderão ser conferidasno twitter: @ViradaSBO. Já os locais ehorários das mais de 90 atrações doevento, poderão ser vistos no site daSecretaria de Cultura e Turismo:www.culturadesantabarbara.com.br, oupelo telefone (19) 3464-9424.

Santa Bárbara d'Oeste terá ViradaCultural sábado e domingo

Pitty e Toquinho estão entre as mais de 90 atrações

7Cultura

Santa Bárbara d´Oeste teve maior público do interior no ano passado: 238 mil pessoas

Page 8: Edição 85 Americana

Desde o dia 2 de maio a RádioMunicipal Santa Bárbara FM(95,9 MHz), passou a contar

com 3 horas e meia de jornalismo desegunda a sexta-feira. O novo programa,o Santa Bárbara News, vai ao ar das 8 às11h30 da manhã. Joaquim Bueno,repórter da equipe de esportes, e que jáapresentava o Santa Bárbara Hoje, agoraextinto, e a recém contratada jornalistaSimone Reis, que atuou na TV/SBT ena Assessoria de Imprensa, são os ânco-ras. As reportagens ficaram sob aresponsabilidade do jornalista SílvioMedeiros, que atua na emissora há quaseoito anos, tendo passado inclusive pelaAssessoria de Imprensa e pela TVCultura de Santa Bárbara. Completam aequipe os estagiários Cléber Fernandez eGrasiele Martins, que já atuavam naemissora, e Mika de Souza.

O jornalístico, conta com o apoio daAssessoria de Imprensa da prefeitura ecorrespodentes das cidades da região(Americana, Limeira, Nova Odessa,Sumaré, entre outras). Além disso, apre-senta matérias nacionais e internacionaisde várias agências de notícias. Tambémtem espaço para esportes e música,porém o forte mesmo é a notícia. Odiretor da rádio, Joaquim AdautonPrado, admitiu que a inspiração foram aCBN e a Band News. "O Santa BárbaraNews veio para preencher uma lacunano jornalismo da cidade, obedecendo atendência mundial de informaçãoregional, nacional e principalmentelocal, 24 horas por dia. Essa meta será

alcançada no próximo estágio da reformu-lação da grade da emissora", explicou.

Na sequência do novo programa, tam-bém no dia 2, voltou ao ar "A Voz doPovo", com Marcelo Harteman, agora nohoário das 11h30 às 13 horas. Na reestréia

o radialista entrevistou o ex-deputado fe-deral Celso Russomano, que abordoudireitos do consumidor. Segundo Harte-man, o programa voltou no mesmo for-mato: utilidade pública, prestação deserviços e a participação do ouvinte.

Santa Bárbara FM temprogramação jornalística ampliada

Novo programa tem notícia local e geral como foco

8Geral

Simone Reis e Joaquim Bueno: “âncoras” do Santa Bárbara News

Redação e producação do programa Técnica central da emissora

Dedé Sartori, secretário de Fazenda

A Prefeitura de Santa Bárbarad'Oeste, por meio da Secretaria daFazenda, informou que desde aaprovação do Refis (Programa deRecuperação Fiscal), até sexta-feira(6/5), 743 pessoas físicas e jurídicasprocuraram o setor de Dívida Ativapara renegociarem seus débitos. Aproposta do Refis é estimular o con-tribuinte a regularizar suas dívidastributárias e não tributárias com omunicípio.

De acordo com o secretário daFazenda, Luís José Sartori, das 746pessoas que procuraram pelo progra-ma, 703 eram pessoas físicas e 43 pes-soas jurídicas. "Foram renegociadosR$ 613 mil em débitos. Desse valor,R$ 217 mil foi pago a vista e R$ 396mil foi renegociado a prazo, commédia de 24 meses", destacou.

Para saber mais sobre o Refis, osinteressados devem procurar o setorde Dívida Ativa, na rua Riachuelo,733. Telefone: (19) 3499-1000

BENEFÍCIOS DO REFIS- O Programa de Recuperação Fiscal

tem forte caráter social;- O contribuinte inadimplente pode

parcelar os débitos em até 120 parce-las iguais, mensais e consecutivas.

REFIS: Prefeitura renegocia dívidas dos contribuintes

A linha do Povo

para participação

ao vivo:

3455-1991

3455-8182

Santa Bárbara FM 95,9

Segunda a sexta das 11h30 às 13h

Programa de prestação de serviços e utilidade pública

• entrevistas • entretenimento • reportagens

• participação do ouvinte

Marcelo Harteman é A Voz do Povo

Page 9: Edição 85 Americana

9Sumaré

Prefeito de Sumaré José Antonio Bacchim

ASecretaria Municipal de Cultura,Esportes e Lazer (Secel) de Sumaré, abrenos próximos dias, nove licitações para

obras de esportes e lazer nas mais diversas regiõesdo município. Após reunir-se com o prefeitoJosé Antonio Bacchim, o secretário da Secel,João Eduardo Gaspar, declarou que será o maiorvolume de obras simultâneas já realizadas nahistória do esporte da cidade. O investimentototal será de mais de R$ 3,4 milhões em recur-sos próprios da Prefeitura e de convênios com oGoverno Federal/Ministérios dos Esportes e doTurismo. Segundo Gaspar, todas as obras terãode começar antes de 30 de junho deste ano.

O secretário afirmou que serão licitadas asobras de implantação de salão de dança naSubestação Central, da construção de Praça deLazer do Jardim Florely, da construção de Praçade Lazer na Vila Carlota, do Ginásio

Poliesportivo da Área Cura, da construção dePraça de Lazer e Turismo no Conjunto ÂngeloTomazin (esta obra será em duas etapas e vairequerer duas licitações), a revitalização da Praçado Bom Retiro, construção de quadra polies-portiva do Inocoop e instalação de área deEsporte e Lazer do Jardim Santo Antonio.

O secretário da Secel também lembrou queoutras três obras de esportes e lazer já estão emandamento: a primeira etapa da Praça doJardim São Judas, a construção da quadrapoliesportiva do Jardim Paraíso e a revitalizaçãodo Parquinho Monteiro Lobato, na VilaYolanda Costa e Silva, com implantação deAcademia da Terceira Idade. No último sábado,7 de maio, a Prefeitura entregou as obras daPraça do Jardim Campo Belo, construídas comverbas de emendas parlamentares de deputadosestaduais da região.

ASecretaria Municipal de Obras deSumaré iniciou na última segunda-feira (9/5), as obras de recapeamento

da rua 7 de Setembro, principal concentraçãodo comércio sumareense. A medida foi acerta-da em comum acordo com a AssociaçãoComercial, Industrial e Agropecuária deSumaré, para que os serviços não prejudicas-sem as compras para os Dia das Mães, dataconsiderada, depois do Natal, como o melhorperíodo de vendas do comércio. O recapea-mento da via ocorre no trecho entre a rua DomBarreto e Américo Menuzzo. De acordo com aSecretaria de Obras, está sendo realizada a fre-sagem do pavimento, que consiste na remoçãode partes defeituosas do asfalto sem abalar basedo pavimento, resultando em economia. Talserviço permite a reabilitação do asfalto semmudar sua a altura, substituindo camadas ao

invés de sobrepô-las. O trabalho de recapeamento integra o

processo licitatório que já contemplou, naregião central, as ruas Ângelo Ôngaro, AméricoMenuzzo, Antonio de Carvalho, SantosDumont, João Jacob Rohwedder, avenidas3M, Eugênia Biancalana Duarte e rotatórias.Foi realizado recape também no São JudasTadeu, beneficiando a avenida São Judas, ruaAlberto Bosco e trechos das ruas Papa JoãoPaulo I e Travessa Nicolau Portilho. Todo essetrabalho está sendo realizado pela Prefeitura emparceria com o Governo do Estado, com inves-timentos na ordem de R$ 1,9 milhão. Face asobras de recapeamento, a Secretaria Municipalde Mobilidade Urbana e Rural informa quepossíveis desvios devem ser realizados no trân-sito. Por isso, a secretaria pede a compreensão ea atenção dos motoristas e pedestres.

Sumaré lança pacote de obras de lazer e esportes

Principal via do centro de Sumaré tem recapeamento iniciado

Investimento será de R$ 3,4 milhões com recursos próprios e do governo

Page 10: Edição 85 Americana

10Espaço da Mulher

O jeans é uma roupa prática e versátil,obrigatória no guarda-roupa feminino. Mas,preste atenção em algumas dicas:

A cintura baixa é a vilã, responsável pelosmaiores erros no visual jeans. Elas são indi-cadas para mulheres altas e magras. Quemestá acima do peso, deve evitar, pois ospneuzinhos podem ficar marcados no cós.

A combinação jeans escuro e sapato desalto alto é indicada para quem quer alongara silhueta. O jeans escuro enxuga as medi-das, aparentando um manequim menor.

Outra dica é evitar jeans com jeans.Abuse na mistura de materiais como calçajeans e camisas ou casacos de tecido, por

exemplo. Quando duas peças têm lavagens etons bem parecidos, aí sim, pode usar o todojeans.

A cintura alta voltou com força total, mastome cuidado na hora de usá-las: como o cósalto aumenta os quadris e o bumbum, alémde encurtar o tronco, elas são mais apropri-adas para mulheres com corpo proporcional,ou seja, tronco e pernas do mesmo tamanho.

Importante: na hora de provar a calça,agache e, principalmente, sente-se. Se vocêsentir a peça muito apertada, troque por umnúmero maior. E também repare no "cofrin-ho". Se ele aparecer, o melhor é trocar omodelo para não fazer feio.

■■ ■■ ■■ RReecceeiittaa ■■ ■■ ■■

■■ INGREDIENTES:

✔ 2 xícaras de açúcar

✔ 3 xícaras de farinha de trigo

✔ 4 ovos

✔ 10 colheres de margarina

✔ 1 xícara de suco de abacaxi

✔ 1 colher de fermento em pó

■■ MODO DE PREPARO:Bater o a açúcar juntamente a mar-

garina e os ovos, tudo isso muito

bem batido, depois adicione a fa-

rinha de trigo e o fermento,

coloque o suco de abacaxi aos

poucos, sempre batendo tudo,

depois coloque essa massa em uma

fôrma untada e coloque para assar

em forno pré aquecido a 180°

graus, até que o bolo fique doura-

do; Se você quiser, faça uma calda

de pedacinhos de

abacaxi com açú-

car e depois jogue

em cima..

Iracema Gonçalvesdos Santos

Bolo de abacaxi

OO jjeeaannss ppeerrffeeiittoo

Muitas vezes por causa da corre-ria do dia a dia, não olhamoscom atenção para aqueles que

nos levam de um lado para o outro, ouseja, os nossos pés. Depois de um inten-so dia de trabalho, alguns problemaspodem começar a surgir, como por exem-plo, as rachaduras, e o ressecamento, quemuitas vezes acontecem pela exposiçãodireta dele ao sol, ventos e outros fatores.É certo que além de um desconforto, quedependendo da situação pode causarmuita dor, não é nada agradável fazer umcarinho e se deparar com os pés comproblemas, já que para um número cadavez maior de pessoas, os pés também sãoconsiderados um tipo de fetiche. Alémdo mais, ninguém gosta de ver um pémal cuidado, principalmente se for femi-nino. Mas não se desespere: há umareceita simples, de uma máscara caseiraque você pode aplicar para cuidar dosseus pés:

■■ INGREDIENTES:✔ 1 colher de café de extrato

de própolis✔ 1 colher de chá de mel✔ 1/2 litro de leite✔ 100 g de vaselina sólida✔ 1 litro de água mineral ou filtrada

■■ MODO DE PREPARO:✔ Creme de própolis✔ Bata a vaselina até ela ficar com uma coloração esbranquiçada.✔ Adicione o mel e o extrato de própolis e misture bem.✔ O acondicionamento do creme de própolis deve ser feito em recipiente

com tampa.✔ Ferva a água e adicione o leite após a retirada do fogo.✔ Em seguida coloque em uma bacia que comporte os seus pés.

■■ APLICAÇÃO:✔ Deixe os pés na água por aproximadamente 10 minutos.✔ Retire-os da bacia e seque muito bem.✔ Logo após aplique o creme de própolis.✔ Repita o procedimento diariamente, até que se obtenha resultado.✔ Depois, para manter, faça pelo menos uma vez por semana.

Máscara caseirapara os pés

Page 11: Edição 85 Americana

11Perfil

CAPITÃO CRIVELARI

PPEERRFFIILL DDOO VVEERREEAADDOORR

AAMMEERRIICCAANNAA

✔✔ 1- Nome completo:Luiz Antonio Crivelari.

✔✔ 2- Data e local de Nascimento:31/07/1954- Piracicaba- SP

✔✔ 3- Formação:Mestre em Ciências Policiais- bacharelem Direito.

✔✔ 4- Profissão:Oficial veterano PM

✔✔ 5- Porque ingressou na política?Para retribuir os 30 anos do serviçoPúblico.

✔✔ 6- Quem o incentivou a entrar napolítica?Deputado Chico Sardelli

✔✔ 7- Qual projeto gostaria de aprovar?No momento "A atividade Delegada"

para os Policiais Militares

✔✔ 8- Um Livro de cabeceira ou que gos-tou?A Arte da Guerra

✔✔ 9- Qual seu lazer preferido?Caminhada

✔✔ 10- Diga uma conquista:Duas vezes vereador em Americana

✔✔ 11- O que pediria a presidenteDilma?Que mantenha a boa política do Lula

✔✔ 12- E ao prefeito da cidade?Melhor impossível: arrojado.

✔✔ 13- O que o deixa irritado?Falsidade e mentira

✔✔ 14- Qualidade que mais admira nas

pessoas?Caráter e postura

✔✔ 15- E o defeito que não suporta?Sou workaholic- Preciso de mais lazer.

✔✔ 16- Pretende disputar outros cargospolíticos?Sim Deputado Federal ou Estadual

✔✔ 17- O que é nota 10?Americana

✔✔ 18- O que falta na cidade?Um Shopping Center a altura

✔✔ 19- Cite um político que admira?Paulo Maluf

✔✔ 20- Um pensamento ou uma frase:"Não existe nenhuma beleza sem algo deestranho no seu equilíbrio". (FrancisBacon)

Page 12: Edição 85 Americana

Foi iniciada na semana passada maisuma etapa das obras do Programade Aceleração do Crescimento

(PAC), em Americana: a drenagem e

finalização, trarão grandes benefícios paratodos de Americana", afirmou o represen-tante do Consórcio Parque, EduardoMartins, responsável pela execução.

urbanização do Córrego São Manoel.Segundo o prefeito Diego De Nadai, serão12 meses de obras, com investimento deR$ 8 milhões, intermediados pela deputa-da federal Aline Corrêa. "Iniciamos asações na avenida Brasil e estamos seguindoo cronograma com as intervenções. NoCórrego São Manoel começamos com aconstrução de gabiões da avenida PaschoalArdito até a rua São Gabriel. Serão cercade 350 metros de cada lado. Sabemos dascomplicações da obra, porém Americanasó terá ganhos com a finalização total dosproblemas de enchentes na cidade", deta-lhou Diego. O ex-vice-prefeito, Zé Zazeri,representante da região do São Vito,agradeceu pela concretização de umapromessa antiga. "Quando eu ainda era

vereador, cheguei a fazer emendas solici-tando intervenções no córrego, mas semsucesso. Hoje, o Diego fez acontecer esuperou diversas promessas para essecenário".

O Córrego São Manoel terá a canaliza-ção do trecho da avenida Paschoal Arditoaté a avenida Antonio Pinto Duarte, dupli-cação da rede de aduela do trecho da aveni-da Antonio Pinto Duarte até o CórregoSanta Angélica, no Jardim Boa Vista; pavi-mentação da avenida da Saúde até a aveni-da Paschoal Ardito, com um total de 5.759m² de pavimento; acessibilidade para por-tadores de necessidades especiais; plantiode árvores e a instalação de calçadas compisos intertravados. "São obras grandes,com intervenções difíceis, mas que, após a

12Obras

Prefeitura inicia obras do PACno Córrego São Manoel

Fotos/Susy Coutinho Fotos/Susy Coutinho