jornal o ressuscitado, edição de nº 85

8
Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Fevereiro de 2011 l nº 85 Se existe uma palavra que define a dinâmica do Santuário de São Lázaro, esta palavra é “tradição”. A história revela o zelo com que os devotos vêm passando, de geração a geração, o amor pelo santo intercessor dos que sofrem com as feridas que carregam no corpo e na alma. Sensível a esta realidade, a paróquia, da qual o santuário faz parte, resolveu prestar uma justa homenagem a todos que, com suas vidas, ajudaram a construir e manter esta tradição, escolhendo como tema para festa deste ano “os antepassados”. E lembranças boas, cheias de saudade, não faltaram por parte daqueles que, até hoje, frequentam uma das igrejas mais antigas do Brasil, resultado do incentivo recebido por entes queridos que não se encontram mais entre eles, como pais e avós. Confira os testemunhos e homenagens que marcaram a Festa de São Lázaro 2011. Leia mais na página 5. PRIORIDADES PARA 2011 3 CASAL COORDENADOR 3 “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência” (Provérbios 4,1). ATIVIDADES RETOMADAS 8 De geração a geração

Upload: ressurreicao-do-senhor

Post on 30-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Ressusitado, da Paróquia da Ressurreição do Senhor, edição de fevereiro de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Fevereiro de 2011 l nº 85

Se existe uma palavra que define a dinâmica do Santuário de São Lázaro, esta palavra é “tradição”.

A história revela o zelo com que os devotos vêm passando, de geração a geração, o amor pelo santo intercessor dos que sofrem com as feridas que carregam no corpo e na alma.

Sensível a esta realidade, a paróquia, da qual o santuário faz parte, resolveu prestar uma justa homenagem a todos que, com suas vidas, ajudaram a construir e manter esta tradição, escolhendo como tema para festa deste ano “os antepassados”.

E lembranças boas, cheias de saudade, não faltaram por parte daqueles que, até hoje, frequentam uma das igrejas mais antigas do Brasil, resultado do incentivo recebido por entes queridos que não se encontram mais entre eles, como pais e avós.

Confira os testemunhos e homenagens que marcaram a Festa de São Lázaro 2011. Leia mais na página 5.

PRIORIDADES PARA 2011 3

CASAL COORDENADOR 3

“Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência” (Provérbios 4,1). ATIVIDADES RETOMADAS 8

De geração a geração

Page 2: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

JORNAL O RESSUSCITADO - FEVEREIRO / 2011 2

O Pároco com a palavra S.O.S CASA DE RETIROSÃO FRANCISCO

EXPEDIENTEJORNAL O RESSUSCITADO

Produzido pela Pastoral da Comunicação - PASCOMTIRAGEM: 5.000 exemplares

E-MAIL: [email protected]

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima l TEXTOS: Equipe de PASCOM, Comunidades e Outros l FOTOS: Júnior, Carmelita de Jesus (Cacau), Claudomiro Santana, Tânia, Jorge Badaró, Silvana Lima, Taísa Badaró, Internet (Google Imagens) e Outros l JORNALISTA RESPONSÁVEL: Ana Bastos - Mt. BA 1428 l REVISÃO: Pe. Rosivaldo Motta l COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: PJ, PU, Mário Filho, Rosa Maria, Madalena, Maria Rita, Lourenço e Márcia, Giovana, Rose Mary, Fátima e Cristina.

Congregação do Ss. Redentor - CSsR Paróquia Ressurreição do Senhor

PÁROCO: Pe. Rosivaldo Motta - CSsR

Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro)

Endereço - Igreja Matriz: Av. Oceânica, 2217 - Ondina - Salvador - Bahia - CEP: 40140-131

Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Secretaria da Igreja MatrizExpediente: De 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 13h às 18h

HORÁRIOS DE MISSAS

Atendimento para ConfissõesUma hora antes da missa

Deus e as TragédiasPor que Deus permite que as tragédias aconteçam?

Deus criou o universo na mais perfeita ordem e tudo que era necessário para a pessoa humana viver com qualidade e dignidade.

Após ter feito tudo, deu-nos o poder de ‘crescer, multiplicar, administrar’... É desejo dele que confiemos, experimentemos sua força, amor, justiça, bondade e compaixão. Então ele diz a todos que estão dispostos: “venham a mim”.

Deus criou a humanidade com a habilidade de escolher. Isso quer dizer que não somos forçados a um relacionamento com Ele. Ele nos permite rejeitá-lo e nos permite cometer atos ruins da mesma forma. Ele poderia forçar-nos a ser amáveis. Ele poderia forçar-nos a ser bons. Mas então que tipo de relacionamento teríamos com Ele? Não seria de jeito nenhum um relacionamento, mas uma imposição, uma obediência forçada e absolutamente controlada. Ao invés disso, Ele nos deu a dignidade humana do livre arbítrio.

Canta o padre Zezinho uma realidade que é clara na Bíblia: “Diante de ti ponho a vida e ponho a morte, mas tens que saber escolher! Se escolhes matar também morrerás se deixas viver, também viverás...”.

Acontece que o homem é desobediente e quer manipular a natureza do seu jeito, à sua maneira, desrespeitando a ordem natural: desmata as florestas, nascentes e margens dos rios; constroem casas nas encostas e baixadas onde a água deve escorrer; edificam cidades, abafando e desviando rios (a exemplo da cidade de São Paulo)...

Mesmo com toda a desobediência, o Deus Misericórdia, faz de tudo para continuar alertando seus filhos quanto ao perigo, iluminando a ciência a enxergar e prever tais conseqüências e mesmo assim os poderes públicos continuam negligenciando, foi o caso recente da tragédia no Rio de Janeiro.

Jesus disse que o único pecado que não teria perdão seria o cometido contra o “Espírito Santo”. O pecado contra o Espírito Santo é negar Deus conscientemente. É o que está acontecendo com a humanidade, a partir do momento que, conscientemente, desafia as leis da natureza e vai de encontro ao seu Criador. Quando a natureza é atacada ela reage! Com Deus não se brinca.

Só que muitos que morrem nas tragédias são inocentes e não fazem parte dessa desobediência consciente. Mas, tenham certeza de que todos os inocentes que são vítimas nas tragédias, receberão dEle a recompensa, como afirma Jesus no ‘sermão da montanha’: “felizes os que choram, porque serão consolados; felizes os perseguidos..., porque deles é o Reino dos Céus”.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR - Pároco

IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Terça, Celebração da Palavra / Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h e 19h.

SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30.N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda a Sexta às 18h somente no período letivo, Quarta a Sexta, às 07h.

Sábado às 17h e Domingo às 18h30N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h.CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 19h.

A casa de Retiro São Francisco está AMEAÇADA de se tornar parte da especulação imobiliária, para horror da sociedade baiana e das irmãs que há 50 anos, com muita luta, tentam preservar aquele PATRIMÔNIO, erguido por meio de doações da sociedade local.

O Retiro fica em Brotas e foi inaugurado em 1949 pelo Frei Hildebrando Kruthaup, mediante donativos de famílias tradicionais, comprometidas com a fé. Local muito aprazível, cujo objetivo é levar aos mais necessitados, em seus 02 postos, assistência médica, odontológica, psicológica. Recebe também hóspedes para recuperação da saúde física e espiritual, ou mesmo os que buscam distanciar-se do estresse cotidiano. Todos encontram na Casa de Retiro o acolhimento necessário ao refazimento das forças para o enfrentamento do dia-a-dia. As dificuldades de ordem financeira estão ameaçando este "santuário". As especulações imobiliárias e afins, como clínicas geriátricas, estão se mobilizando para tornar aquele local mais um dos muitos cujos fins lucrativos põem em segundo plano a beneficência.

Conclamamos a todos para juntar-se aos que querem fortalecer este movimento, valorizando as missionárias, edificadoras da fraternidade, primeiro passo para uma sociedade mais justa.

Solicitamos, então, que a grande mídia, pessoas influentes e políticos se mobilizem no sentido de nos ajudar a tombar aquele patrimônio que é de toda a sociedade baiana; afinal, como pode ser vendido se foi construído com doações de famílias como a de Adolfo Espinheira Freire de Carvalho, Armando Joaquim de Carvalho, Deocrécio Gomes de Andrade, Geraldo Suerdick, Antonio Rocha Vasconcelos, Raul Schimidt, viúva do Sr. Mário C. Santos, Ana Brandão Costa e erigido por Norberto Odebrecht? Acesse www.amigosdoretirosaofrancisco.com.br

Fonte: Maria de Fátima/BAGrupo CASA DO CORAÇÃO-Bahia

As últimas Assembléias da Paróquia de Ondina foram realizadas

na Casa de Retiro São Francisco

Page 3: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

JORNAL O RESSUSCITADO - FEVEREIRO / 2011 3

S.O.S CASA DE RETIROSÃO FRANCISCO A paróquia em 2011

Templo, Estrutura, Funcionamento 1. Cobrir o estacionamento da Matriz para eventos e outros; 2. Adquirir terreno para comunidade Coração de Maria; 3. Estabelecer parceria com a UFBA para utilização de estacionamento;

Formação1. Formar novas lideranças e reciclar as atuais; 2. Promover cursos e treinamentos na área de comunicação; 3. Preparar grupos que levem crianças e adultos a uma experiência de oração;

Evangelização e Missão1. Reestruturar a Jornada Missionária e realizar as Santas Missões nas comunidades; 2. Melhorar a interação entre as pastorais; 3. Celebrar Missa Campal nas comunidades;

Promoção da Dignidade Humana1. Acolher e encaminhar dependentes químicos às instituições; 2. Implantar cursos: técnicas de vendas, capacitação ao mercado de trabalho, reciclagem, percussão,

violão, línguas estrangeiras...;3. Criar um banco de empregos na paróquia;

Pastorais, Movimentos e Serviços1. Fortalecer a Pastoral Catequética; 2. Dar mais atenção à: Pastoral Catequética, Juventude, Comunicação e Ministério de Música; 3. Criar grupo teatral infanto-juvenil para evangelizar.

Trabalho Pastoral

Participamos do trabalho pastoral de nossa paróquia desde o ano 2000, quando mudamos de São Paulo para Salvador, e nos sentimos felizes com o convite do padre Rosivaldo para atuarmos na coordenação do CPP - Conselho Pastoral Paroquial neste ano.

Estamos na Pastoral do Dízimo há dez anos onde coordenamos os últimos quatro anos; fizemos e trabalhamos no ECC – Encontro de Casais com Cristo em nossa paróquia e na Arquidiocese até a 3ª Etapa. Em 2007, coordenamos a Pastoral Familiar no seu primeiro ano de implantação na Paróquia da Ressurreição, trabalhamos nos três encontros do Bom Pastor e participamos do movimento de Equipes de Nossa Senhora.

Já em São Paulo, na paróquia Nossa Senhora de Pompéia, onde nasceu o ECC, trabalhamos com o Grupo de Oração da RCC - Renovação Carismática Católica - por oito anos e Lourenço foi Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística.

Sempre vimos no trabalho pastoral um caminhar junto de Jesus, como discípulos e missionários na construção do Seu Reino. Por isso, estamos cheios de expectativa para esta nova missão!

Lourenço e Márcia

Lourenço e MárciaNOVO CASAL COORDENADOR DO CPP

A Paróquia de Ondina realizou mais uma Assembléia, em novembro de 2010, na Casa de Retiro São Francisco. A partir de uma lista de objetivos e ações formuladas pelas comunidades, pastorais, movimentos, serviços, ministérios e conselhos, foram votadas, pelas lideranças, as prioridades que você confere a seguir:

Prioridades para 2011

A Paróquia de Ondina, assistida pelos redentoristas, passou por mudanças no final de 2010. Padre João Batista foi eleito para coordenar os próximos quatro anos do trabalho na Bahia.

Como acontece em toda transição, mudanças são feitas, buscando adaptar as “peças” onde mais produzem e se identificam. Assim sendo, o padre Geraldo Camargo, que serviu à paróquia por dois anos, foi transferido para a formação de seminaristas iniciantes, em Bom Jesus da Lapa. Em compensação, o padre Aloísio Mota, à frente da Pastoral Vocacional em todo estado da Bahia, continua como coordenador, ficando responsável direto somente pela região mais próxima de Salvador; assim sendo, terá mais disponibilidade de oferecer seu serviço pastoral à nossa paróquia e, por esse motivo, foi nomeado como vigário.

Virá, também, compor a comunidade paroquial, o padre Tadeu Pawlik, que estava atuando na equipe missionária.

Novo quadro sacerdotalO padre Rosivaldo Motta continua como pároco,

função retomada na Festa de São Lázaro, após período de férias.

Desejamos boas vindas ao padre Tadeu e boa permanência ao padre Aloísio e ao padre Rosivaldo.

Padre Rosivaldo Motta, à esquerda, acompanhado do padre Vilmar Correia, concelebra com o novo colaborador da

paróquia, padre Tadeu Pawlik, ao centro, na Festa de São Lázaro 2011

Mudanças anunciadas na Assembléia

Para desempenhar a função de coordenador do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), foi escolhido o casal Lourenço e Márcia, substituindo as facilitadoras Rosa Maria e Bernadete (SFCM), permanecendo a facilitadora Gilca.

Conheça mais um pouco da caminhada deste engajado casal na Igreja e, especialmente, na nossa paróquia.

Page 4: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

JORNAL O RESSUSCITADO - FEVEREIRO / 2011 4

Duas caravanas da paróquia participaram dos festejos a São Brás que, em Salvador, são bastante populares. No dia 3 de fevereiro, padre Rosivaldo Motta e um grupo do Santuário de São Lázaro

participaram da festa em louvor ao santo, no bairro de Plataforma e tiveram a alegria de visitar os amigos, o padre africano Stives, e o cantor da Missa Afro de São Lázaro, Diógenes.

No dia seguinte, foi a vez do padre Sérgio, juntamente com os coordenadores de pastoral, Lourenço e Márcia, e alguns paroquianos, participarem de uma noite dedicada à Ondina, na paróquia de São Brás, no bairro da Federação.

Aos irmãos, tanto da Plataforma como da Federação, nosso agradecimento pela bela acolhida.

A comunidade paroquial de Ondina parabeniza o Pe. Aloísio que, no dia 31 de janeiro, completou dois anos de sacerdócio. Desejamos que a sua juventude, vigor e sabedoria possam estar presente em seu trabalho tanto na Pastoral Vocacional Redentorista, como no serviço à nossa paróquia, agora, como vigário.

Em clima de muito carinho e emoção, no dia 28 de janeiro de 2011, na Igreja Matriz, foi celebrada Missa em Ação de Graças, por iniciativa dos integrantes da viagem à Terra Santa e representantes dos diversos grupos da paróquia, em homenagem ao Padre Geraldo Camargo. Na missa, foram manifestados os agradecimentos por seu companheirismo, acompanhamento espiritual e dedicação durante os dois últimos anos na função de vigário da nossa paróquia e pelo grande trabalho de evangelização e muitas bênçãos alcançadas.

Ele recebeu de presente um banner com fotos da viagem à Terra Santa e outras manifestações afetuosas das pessoas presentes.

O casal Ricardo e Tatiana entrou na Igreja segurando o banner e os peregrinos que estavam na missa seguiram até o altar cantando a música “Amigo”, de Roberto Carlos.

A animação musical foi uma

Homenagem ao padre Geraldo Camargo

homenagem do cantor Edson Cerqueira ao estimado sacerdote.

O padre Geraldo já seguiu para o Santuário de Bom Jesus da Lapa, por motivo de transferência.

Agradecidos pelo seu empenho e amizade, pedimos pela intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que as graças continuem a acontecer na sua vida. Obrigado por tudo, padre Geraldo, que Deus te abençoe nesta nova etapa da missão. Desejamos que, em breve, possamos estar juntos novamente!

Parabénspadre Aloísio Mota

‘Paróquia Visita São Brás’

Mais de 10.000 acessos

Informações, reflexões, notícias da Igreja e da nossa paróquia... Tudo isso você encontra no blog www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com, que este mês atingiu a marca de mais de dez mil acessos.

Funcionando como elo entre os paroquianos, o blog disponibiliza, entre outros arquivos de interesse geral, o calendário com as atividades anuais de todas as comunidades, pastorais, movimentos, serviços, ministérios e conselhos.

No blog também podem ser conferidos os horários das missas, as edições do jornal “O Ressuscitado”, fotos de eventos, entre outros.

Pensando na praticidade que o mundo atual exige, o internauta que se cadastrar no próprio blog poderá receber, automaticamente, todas as postagens realizadas pela equipe da Pastoral da Comunicação, responsável pela manutenção desta grande ferramenta virtual.

O blog contém, ainda, uma lista de links de diversos sites, trazendo, em tempo real, notícias da Igreja e do mundo. Acesse e divulgue.

Vamos fazer esta marca aumentar ainda mais!

Page 5: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

JORNAL O RESSUSCITADO - FEVEREIRO / 2011 5

Tradição e fé em São Lázaro

Ele estava na entrada do santuário quando foi convidado a dar seu testemunho. Vítor Batista é um jovem de 28 anos, que sempre participa das festas realizadas em São Lázaro. O motivo? Sua avó frequentava a igreja, hábito seguido pelos seus pais.

Durante a conversa, ele lembra de um senhor de 82 anos, que conheceu ao chegar na festa e com o qual manteve um rápido diálogo a caminho do santuário, voltando a vê-lo após a entrevista. Vítor se emociona ao falar deste homem, que não se deixou intimidar pela idade e foi participar.

O jovem, por sua vez, também não se intimidou com a distância que

separa o santuário da sua residência, em Vilas do Atlântico, na cidade de Lauro de Freitas, para pedir pela saúde da família e dos amigos,

seguindo uma tradição alimentada há séculos.

Parabénspadre Aloísio Mota

Mais de 10.000 acessos

“Deus nunca abandona quem chama por Ele, quem volta o seu coração para Ele. Deus ama aquele que tem fé e O chama. Ontem foi Lázaro e nossos antepassados, hoje somos nós. Que coisa bonita ver vocês mantendo a tradição”. Com estas palavras, padre Geraldo Camargo sintetizou o objetivo da festa de São Lázaro 2011: homenagear os antepassados.

Ele presidiu a segunda missa do dia, de característica afro, como parte da programação escolhida para 29 de janeiro, quando foram realizadas quatro celebrações: às 7h, às 9h, às 11h e às 15h, sendo a primeira, a terceira e a última presididas pelos padres Rosivaldo Motta, Lécio Silva e Tadeu Pawlik, respectivamente.

Visitantes, turistas, devotos e pessoas como Luís França, colaborador da equipe litúrgica, foram agradecer e pedir novas graças, lotando o santuário durante toda a festa. “Depois que comecei a vir com

frequência, sinto que fui ajudado e hoje estou aqui para contribuir”, afirmou Luís, referindo-se a sua participação como dançarino nas procissões das oferendas.

A festa destacou, ainda, pessoas como D. Maria, a funcionária mais antiga da igreja, culminando com uma animada p roc i s são e com a esperada Bênção do S a n t í s s i m o Sacramento.

“Não só lembro de minha avó, já falecida, mas de outras pessoas amadas por mim, que frequentaram esta igreja”, revela ele.

A exemplo de Vítor, o senhor por ele admirado, Haroldo Santana, não se esquece dos entes queridos: “Sempre estou pedindo por meu pai, minha mãe, minha irmã... Todos falecidos”. Talvez esteja aí a explicação para os antepassados continuarem presentes no coração dos devotos, muitos deles testemunhas das transformações ocorridas ao longo dos séculos. “Tudo está diferente. Quando eu era criança percorria com meu pai uma estrada de barro para chegar ao santuário”, conta Haroldo.

Quem também observou essas mudanças foi Maria Silva Souza, de 88 anos. Viúva e mãe de 12 filhos, Maria, sendo moradora local, diz ficar “toda contrariada” no dia em que não vai a uma celebração. E a recíproca é verdadeira para José Carlos Conceição, de 62 anos, que afirma sair satisfeito e contente das celebrações que acompanha há mais de 40 anos.

Outra que tem história para contar é Maria da Conceição Brito Pedra. Nascida em 16 de abril de 1921, viúva e sem filhos, sempre dedicou sua vida aos sobrinhos e a filha adotiva Valdiza, que também é devota de São Lázaro.

Desde criança era levada pelo pai, Sr. Ananias, ao santuário, onde, com as irmãs, passava o dia. Hoje, impedida de ir por motivos de saúde, sente-se feliz por ter recebido visitas do padre Geraldo Camargo, a quem ela chama de filho, e também por ter sido uma das primeiras devotas a ter o nome escrito no livro de ouro do santuário.

Fiéis constroem a história

AJUDEE DIVULGUE

O garoto Matheus Renjiffo, de 4 anos, sofre de paralisia cerebral. Ele pouco interaje com o ambiente e só se alimenta de comida pastosa. Este garoto, muito amado, também apresenta crises convulsivas constantes e ainda não consegue falar.

Os seus pais, paroquianos da Ressurreição do Senhor, lutam para buscar tratamento na China, onde outra criança com o mesmo problema foi tratada, alcançando resultados significativos.

Para isso eles criaram um blog, onde registram a história e todos os cuidados incansavelmente prestados ao pequeno Matheus.

O tratamento será feito à base de células-tronco, potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

Acesse www.matheus-esperanca.blogspot.com, colabore e ajude a divulgar a campanha.

A força desta família é grande, mas a fé maior ainda, e ela conta com você. Como afirma Rita, mãe de Matheus, “Jesus é o Senhor da minha família e Ele nunca abandona os seus filhos!”.

Luís e D. Maria

Sr. Haroldo e Vítor

Mª Silva (esquerda)e Mª Pedra

Page 6: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

JORNAL O RESSUSCITADO - FEVEREIRO / 2011 6

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”. O assunto é sobre o meio ambiente.

O objetivo geral é “contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.

Nos dias atuais, são visíveis as alterações climáticas no planeta: temperatura mais elevada, temporais, vendavais, longas secas, são fatos incontestáveis. Não é fácil de prever com precisão o impacto inerente às emissões de gases com efeito estufa, e há muita incerteza científica no que diz respeito à capacidade de previsão. Mas sabemos o suficiente para reconhecer que estão em jogo sérios riscos, potencialmente catastróficos incluindo o degelo das calotas glaciais na Groelândia e na Antártida Ocidental, o que deixaria muitos países submersos e as alterações no curso da Corrente do Golfo, significando alterações climáticas dramáticas.

Os cientistas dizem que parte é resultado de mudanças naturais do planeta, mas também, devido às intervenções do ser humano e do sistema de

O Papa Bento XVI publicou, na manhã do dia 12 de janeiro, a nomeação de Dom Murilo Sebastião Krieger, 67 anos, como novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Dom Murilo Krieger irá suceder o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, 77 anos, que renunciou por limite de idade (75 anos), conforme determina o Código do Direito Canônico, cânon 401.

A posse de Dom Murilo Krieger está marcada para o dia 25 de março.

Dom Murilo nasceu em Santa Catarina,na cidade de Brusque. Foi ordenado presbítero em 1969 e sua nomeação episcopal aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1985. Ocupou o cargo de arcebispo de Florianópolis, desde fevereiro de 2002, até o momento da nomeação como novo arcebispo da Arquidiocese de Salvador.

Nos estudos, fez filosofia na sua cidade natal; Teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP); especialização em Espiritualidade, em Roma (Itália); e Letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo (SP).

Dez livros já foram publicados por Dom Murilo, entre eles, Deixa meu povo ir (Paulus); O

Dom Murilo é nosso novo arcebispo

produção. Vemos hoje no “mundo desenvolvido’’, uma intensa expansão econômica que firmou o padrão de industrialização e consumo, que reconhecemos como maior responsável pela crise ambiental no planeta.

A idéia de que é necessário um esforço comum para corrigir os rumos do modelo de desenvolvimento se firmou num cenário planetário. Não há como afirmar que o modelo de desenvolvimento vigente no mundo globalizado possa ser chamado de sustentável com o atual panorama de concentração de poder econômico, de renda, especulação financeira, uso irracional dos recursos naturais, poluição e impactos ambientais que, em escala global, causam fenômenos climáticos devastadores.

A prudência e a preocupação com o futuro dos nossos filhos exigem que atuemos agora, como forma de seguro contra possíveis e significativas perdas. O fato de não conhecermos as probabilidades de tais perdas, ou quando terão lugar, não é um argumento válido para não tornarmos medidas de precaução. Sabemos que o perigo existe, que os danos causados pela emissão dos gases com efeito de estufa serão irreversíveis e aumentarão por cada dia em que não atuarmos.

O fato de assistirmos uma crescente preocupação com os problemas ambientais e com o desenvolvimento para sustentabilidade é um sinal

animador. A estreita relação entre exclusão social e degradação ambiental passa a ser entendida e discutida em diferentes setores da sociedade, a busca pela justiça ambiental e cidadania planetária está presente. Não há mais dúvidas de que o interesse pelo meio ambiente não é modismo, ao contrário, se transformou numa necessidade de sobrevivência das espécies do planeta. Portanto, convidamos a todos e todas a participarem conosco ativamente desta Campanha da Fraternidade, que nos alerta para a defesa da vida na busca constante de qualidade e equilíbrio das relações entre pessoas e delas com a natureza.

Maria Cristina N a s c i m e n t o Vieira.P e d a g o g a , ambientalista, e d u c a d o r a ambiental.E - m a i l : t i t a n v i e i r a @gmail .com

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

primeiro, o último, o único Natal (Loyola); Com Maria, a mãe de Jesus (Paulinas).

Seu lema episcopal: “Deus é amor”.Leia, a seguir, trechos da mensagem escrita

por Dom Murilo na qualidade de novo arcebispo:

“Meus irmãos, minhas irmãs. Ao ler o início da carta do Senhor Núncio

Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri: “O Santo Padre Bento XVI nomeou Vossa Excelência Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia...”, lembrei-me da insistente pergunta de Jesus Cristo, ao apóstolo Pedro: “Tu me amas?” (Jo 21). Lembrei-me, também, da solene afirmação do apóstolo e evangelista João, que assumi, vinte e cinco anos atrás, como lema episcopal: “Deus é amor” (1Jo 4,16). Então, com “temor e tremor”, para usar uma expressão do apóstolo Paulo (cf. Fl 2,12), dei meu “sim” ao Santo Padre. Meu temor se deve aos desafios desta que é a Arquidiocese Primaz do Brasil, com uma rica história de 460 anos e uma população de quase três milhões e trezentos mil habitantes; o tremor nasceu da consciência de minhas próprias limitações. Faço essa confissão, na esperança de ser acompanhado, desde este primeiro momento, pela oração de cada filho ou filha da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.”

Confira mensagem completa no nosso blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Page 7: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

JORNAL O RESSUSCITADO - FEVEREIRO / 2011 7

De 6 a 9 de janeiro, foi com alegria que fizemos homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira da comunidade Alto da Sereia. Todas as celebrações foram realizadas com muita, alegria, fé e amor. Todos que participaram das atividades litúrgicas sentiram a presença do Espírito Santo, através da Palavra, da oração e da Eucaristia.

Os festejos começaram com a alvorada, às 7h. Logo após, às 8h, aconteceu a procissão que, apesar da chuva, contou com um grande número de pessoas, vindas de várias comunidades. Com entusiasmo, os devotos tocaram fogos, desceram e subiram escadas, cantando e agradecendo a Deus e a Nossa Senhora pelas maravilhas que Eles fazem em nossas vidas. Em frente à praia, rezaram a oração de Nossa Senhora dos Navegantes, assumindo uma atitude de penitência.

Dom Murilo é nosso novo arcebispo Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Tema: Nossa Senhora dos Navegantes, intercedei por nós em momentos de dor: na família, na comunidade, na sociedade.

De volta à Igreja, foi realizada a Missa Festiva, presidida pelo então vigário, padre Geraldo Camargo. Na homilia, o padre desenvolveu o seguinte tema: “Nossa Senhora dos Navegantes, intercedei pelas famílias, pelas comunidades e pela sociedade”.

Na Santa Eucaristia, foi renovado o c o m p r o m i s s o ba t i sma l dos p re sen te s , a inda com base na reflexão de padre Geraldo, que lembrou o compromisso que cada um de nós tem como missionários d o S e n h o r , d e t e s t e m u n h a r e proclamar a palavra de Deus em todos os cantos do mundo.

Os organizadores da festa agradecem a participação das comunidades, rogando que Deus seja louvado por todos nós em cada momento de nossas vidas.

19/02 - Sessão de perseverança das Oficinas de Oração e Vida na Matriz;21/02 - CPP de Fevereiro; 22/02 - Cátedra de São Pedro; 26/02 - Baile à Fantasia na Comunidade Coração de Maria; 03/03 - Aniversário de Padre Rosivaldo;09/03 - Quarta-feira de Cinzas; 10/03 - CPP de Março (ReuniãoExtraordinária, na quinta-feira); 13/03 - Tarde de Louvor promovida pela Pastoral da Juventude, marcando o retorno às atividades em 2011; 13/03 - Retorno às atividades da Pastoral Universitária;14/03 - Início dos Grupos das Oficinas de Oração e Vida;19/03 - Dia de São José / Início dos Encontros da Catequese na Paróquia; 20/03 - Curso de Noivos / Envio das Catequistas; 25/03 - Anunciação do Senhor / Posse de Dom Murilo Krieger como novo arcebispo.

TOME NOTA

Enamorados pela Família

Um ano de implantação do Encontro para Noivos da Paróquia da Ressurreição! Equipe enamorada e comprometida com a causa das famílias.

No mês de fevereiro já tiveram início as reuniões, em vista do 1º Encontro que será realizado dia 20/03. Os próximos serão realizados nos dias 15/05; 17/07; 18/09 e 06/11.

Os encontros acontecem sempre aos domingos, iniciando às 7h30 e concluindo às 17h. Podem participar casais de noivos de quaisquer paróquia.

Tome nota das datas, acompanhe as postagens no blog e informe-se na secretaria da Matriz.

Reunião para organização do primeiroEncontros de Noivos de 2011

O Centro Missionário Redentorista, em parceira com a UCSal - Universidade Católica do Salvador e a CNBB NE 3, realiza o Curso de Extensão em Missiologia e Evangelização.

O objetivo é despertar a consciência e responsabilidade missionária dos cristãos, promovendo, a partir da vida e do agir de Cristo, a formação missionária, através de estudo, reflexão e prática, motivando os participantes para o testemunho e serviço missionário na sociedade, na Igreja local e no além fronteiras.

O Curso acontece duas vezes por mês, aos domingos, de fevereiro a dezembro, das 8h às 12h, no Centro Missionário Redentorista, nos Barris.

É voltado para pessoas engajadas na comunidade (jovens e adultos), que desejam conhecer e aprofundar conteúdos da dimensão missionária; ser animadores missionários na paróquia ou comunidade e se comprometer a viver a vocação missionária no ambiente onde atua.

Mais informações: (71) 3328-7461 ou 8880-7461, [email protected] ou consulte o site: www.cmredentorista.com.br

Curso de Missiologia e Evangelização.

Page 8: Jornal O Ressuscitado, edição de nº 85

JORNAL O RESSUSCITADO - FEVEREIRO / 2011 8

Para jovens (maiores de 14 anos) e adultos, será realizada, em nossa Paróquia, a preparação para o Sacramento do Crisma, cujas inscrições acontecerão durante os meses de fevereiro e março. Nas comunidades, elas serão feitas ao final das celebrações e, na Matriz, com a secretária, no horário comercial. Teremos turmas nas comunidades Coração de Maria, Matriz e Nossa Senhora dos Navegantes.

Ao decidir se crismar, o fiel confirma conscientemente o seu Batismo e a sua opção pelo Cristo. No sacramento do Crisma, o Espírito Santo vem nos fortalecer na luta contra as adversidades da vida, e vem nos ajudar a viver o amor na família e na comunidade.

Esta preparação também é uma oportunidade para os leigos engajados nas diversas pastorais de, renovados pelo Espírito Santo, exercerem sua missão com uma força nova.

Aos jovens, fica nosso convite: Venha conhecer mais sobre Jesus, aprofundar sobre os valores cristãos e, ainda, compartilhar com outras pessoas a mesma caminhada de fé.

No dia 2 de abril deste ano, os inscritos deverão participar do 1º encontro realizado na Matriz, às 16h.

É com muita alegria que informamos, no dia 13 de março, o retorno das atividades da Pastoral Universitária, representada pelo grupo Redescoberta. Com o lema “Só em Cristo há Felicidade Total” a pastoral procura aliar as profissões aos ensinamentos de Jesus, mostrando como podemos perceber os valores e as condutas éticas e morais em nossas atuações profissionais. Desta forma, ficará mais fácil compreender que Felicidade Total é essa. Gabriel Badaró e Larissa Cabral são os representantes do grupo nesse ano, (formado em Educação Física e estudante de Psicologia, respectivamente). Sob nova coordenação, o grupo possui propostas para movimentar toda a comunidade. Assim como integrarem mais

Grupo Redescoberta 2011

JOVEM, VOCÊ JÁ PENSOU EM DAR UMA RESPOSTA A DEUS?SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA!

Entre em contato conosco:Pe. Aloísio Mota,CSsR.Rua Almeida Sande, 36 - Barris40070-370 Salvador-BA(71) 3247-4972 / 3328-7461/ 8787-3918

Visite o nosso site e faça parte de nossa Comunidade Vocacional no Orkut:www.vocacaoredentorista.com.br

os jovens universitários às atividades da Igreja, continuando o trabalho desenvolvido pela coordenação anterior. Para aqueles que já fizeram o Encontro, as reuniões acontecerão aos domingos, a partir das 17h, na Matriz.

Quem tiver interesse em participar do RED (apelido carinhoso do grupo) pode entrar em contato com os coordenadores através do e-mail [email protected] e obter mais informações.

Todos os jovens universitários são convidados a participar dessa grande família na qual o amor e amizade estão presentes.

Inscrição para Catequese

A Pastoral Catequética prepara a pessoa para receber o Sacramento da Eucaristia, mas a sua principal finalidade é levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus. Esta preparação é feita em encontros semanais, nas comunidades da paróquia, aos sábados, de março a novembro, excluindo-se o recesso do meio do ano. Geralmente, o tempo de preparação é de 2 anos. Os encontros começarão no dia 19 de março e as inscrições poderão ser feitas no mês de fevereiro.

Venha ser um(a) catequista!A Coordenação Arquidiocesana de Catequese oferecerá FORMAÇÃO PARA NOVOS CATEQUISTAS,

nos dias 19 e 20 de fevereiro. Dia 19 será das 13h30 às 17h, e dia 20 será das 8h às 16h, no CENTRO DE PASTORAL BOM PASTOR - GARCIA. Os interessados devem procurar Giovana, pelo telefone 71. (8278-0441) ou enviar e-mail para [email protected].

CRISMA

Curso de coroinhas

As inscrições para o Curso de Coroinhas estão

abertas, e poderão ser feitas na secretaria, com Daiane e Irtes, ou na sacristia com

Lêda e Angélica.