edicao 244 - fevereiro

16
www.jornalprincipal.com.br ANO XIV- N.° 244 28 de fevereiro de 2010 EDITOR: PAULO DO COUTO P JORNAL DE ARARUAMA Principal Principal ,50 Circulação em toda Região dos Lagos IMPRESSO - Rebild Peeling; - Yellow Peel; - Bioplastias; - Cirurgias de rejuvenescimento; - Cirurgia íntima; - Botox Clínica March Medicina e beleza Rua Com. Bento José Martins, 297 - Sala 406 Centro - (Ed. Tina Raposo) Tel.: (22) 2665-3425 Araruama Rua Com. Bento José Martins, 297 - Sala 406 Centro - (Ed. Tina Raposo) Tel.: (22) 2665-3425 Araruama Clínica March Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama - Página 3 - Veja nas páginas 7 e 8 Disque pastel: (22) 2665-6282 e 9876-0973 Página 9

Upload: paty-moreira

Post on 14-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce Rola Cansada cresce no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama no Carnaval de Araruama - Rebild Peeling; - Yellow Peel; - Bioplastias; - Cirurgias de rejuvenescimento; - Cirurgia íntima; - Botox ANO XIV- N.° 244 EDITOR: PAULO DO COUTO 28 de fevereiro de 2010 - Página 3 - Medicina e beleza www.jornalprincipal.com.br IMPRESSO Veja nas páginas 7 e 8 Página 9

TRANSCRIPT

Page 1: EDICAO 244 - FEVEREIRO

www.jornalprincipal.com.br

ANO XIV- N.° 24428 de fevereiro de 2010

EDITOR: PAULO DO COUTO

PJORNAL DE ARARUAMA

PrincipalPrincipal

,50

Circulação em toda Região dos Lagos

IMP

RE

SS

O

- Rebild Peeling;

- Yellow Peel;

- Bioplastias;

- Cirurgias

de rejuvenescimento;

- Cirurgia íntima;

- Botox

Clínica March

Medicina e beleza

Rua Com. Bento José Martins,

297 - Sala 406

Centro - (Ed. Tina Raposo)

Tel.: (22) 2665-3425 Araruama

Rua Com. Bento José Martins,

297 - Sala 406

Centro - (Ed. Tina Raposo)

Tel.: (22) 2665-3425 Araruama

Clínica March

Rola Cansada cresceRola Cansada cresceRola Cansada cresceRola Cansada cresceRola Cansada cresce

no Carnaval de Araruamano Carnaval de Araruamano Carnaval de Araruamano Carnaval de Araruamano Carnaval de Araruama

- Página 3 -

Veja nas páginas 7 e 8

Disquepastel:

(22)2665-6282

e 9876-0973

Página 9

Page 2: EDICAO 244 - FEVEREIRO

22222 - Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010 PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal

“As matérias assinadas pelos nossos colaboradores, apesar de serem também de inteira responsabilidade deste jornal, não refletemnecessariamente nossa conduta editorial.”

JORNAL DE ARARUAMA

PrincipalP

Ajude a

nossa

lagoa.

Faça a sua

parte!Existem muitos jornais em Araruama, mas só um é o PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal

Editoração gráfica: Patrícia Moreira - Tel.: (22) 8834-8986 e e-mail: [email protected] e impressão: Editora Esquema Ltda. - Rua Barão de Amazonas, 33 -Ponta D’Areia - Niterói

www.jornalprincipal.com.brEditora: O Principal da Região dos Lagos Ltda. - Rua das Palmeiras, 48 - Viaduto -Araruama/RJ - Tel.: (22) 8815-4533E-mail: [email protected] - CNPJ: 01.574.030/0001-74Editor: Paulo Guimarães do CoutoColaboradores: Ana Petti, Armando Arêde, Célio Junger, Cysmeli,Dora Sena, Robertão e Thiago Melo

Fala, Robertão

VarãoVarão de fogo está descendoCom a espada de fogo na mão.Ele vem para lutar

A favor da congregação.Varão de fogo está descendo,Com a espada de fogo na mão.Enquanto Ele luta, você ora meu irmão.

Dobra o teu joelho e a vitória virá,Com esse varão de fogo a peleja vai acabar.

Você fica em oração, você vence o inimigo.Por maior que for a luta, esse varão esta contigo.

A igreja está de pé porque existe oraçãoA igreja que ora vence a luta meu irmão;Então não fique parado me ajude a orar.Para que a nossa vitória, o Senhor possa nos dar.

Ser Bom não custa nada !!!!!!!!!!Horário 12: 30 h – todas às quartas- feiras

Rádio AM 560 – Costa do Sol – Programa Fala Robertão

O Prefeito André Monicae o secretário de Obras,Urbanismo e Meio AmbienteXico Pintado, juntamentecom a parceria da Associaçãode Moradores do Coqueiralentregaram à comunidadeuma bela Praça, uma acade-mia de ginástica na praia e oplantio de coqueiros que en-feitam toda a orla. O eventoaconteceu no último dia 12de fevereiro, véspera de car-naval, com a presença de inú-meros moradores, veranistase turistas.

Essa Praça era uma reivin-dicação antiga dos morado-res que chegou até o prefeitoAndré Monica através do

Coqueiral ganha nova Praça

presidente da Associação Sr.Manoel Ferreira. Com áreatotal de 780 m2, a praça ga-nhou postes imperiais, ban-cos de concreto, rampas pa-ra deficientes, playground,vagas para automóveis e mo-tos, jardim e paisagismo, alémde uma bela academia deginástica ao ar livre na praia.Todo o projeto foi executadopela diretora de Urbanismoda Secretaria de Obras, SheilaRaposo.

A diretora social da As-sociação, Neide Ribeiroagradeceu ao prefeito AndréMonica e ao secretário deObras Xico Pintado pela belaPraça que há anos eles reivin-

Fotos: Renato Seixas

Prefeito André Monica e Xico Pintado com moradoresSra. Neide Ribeiro da Associação de Moradores agrade-ce a obra

dicavam para a comunidade.O secretário de Obras Xi-

co Pintado disse que logoque assumiu e foi ao local dapraça encontrou um grandedepósito de lixo. “O Coqueiralestava abandonado. Esperoque todos vocês aproveitembastante essa área de lazerque foi feita com muito cari-nho”, disse ele.

O prefeito André Monicaafirmou que a unidade, a par-ceria, são a tônica de seu Go-verno. “As dificuldades quepassamos estão sendo resol-vidas com parcerias. Foi atra-vés da parceria com o DERque nós conseguimos umamelhor iluminação até a Praia

do Barbudo que tinha um altoíndice de acidentes. Agrade-ço a colaboração de todosvocês que sabem a importân-cia da união. O Coqueiral estávoltando a ser o que era nopassado, com uma brisaagradável da lagoa despo-luída”, afirmou.

O prefeito André Monicadeclarou, ainda, que maisuma Praça será construídano bairro, com parceria de As-sociação de Moradores. “Apróxima Praça terá uma gran-de quadra de esportes e va-mos fazer toda a urbanizaçãodesta orla ligando-a a Praiado Barbudo”, finalizou.

Promoção de verdade,só aqui. Confira!

Rua Silvia Vasconcellos, 77Figueiredo Shopping Araruama

Tel.: 2665-3172

www.oticaeleela.com.br

Ótica

Valorizando seu visualEle Ela

Vara Empresarial da ca-pital, determinou, em caráterliminar, que a Amil ofereça co-bertura total aos seus clientespara tratamento quimiote-rápico de câncer, mesmo forade unidades hospitalares. Adecisão atende ao pedido doMinistério Público estadual,autor da ação.

“O que se nota, em pri-meiro lugar, é que não se tratade mero fornecimento domi-ciliar de remédios, como anal-gésicos ou antibióticos, masde uma etapa integrante detodo o tratamento do pacien-te, que assim se beneficiacom a redução do tempopassado no hospital e tem,na melhoria da sua qualidadede vida, conforme relatamvários textos médicos, maiorchance de sucesso no pro-cesso de reversão da enfermi-dade”, lembrou a juíza nadecisão.

De acordo com os autos,a rede de assistência médicavinha se recusando a forne-cer medicamentos orais, de

Juíza determina queplano de saúde garanta

cobertura total notratamento contra câncer

uso domiciliar, necessáriosao tratamento de quimiotera-pia, alegando que a lei 9656/98 tornava obrigatório so-mente o tratamento realizadoem ambiente hospitalar ouambulatorial. O argumento daempresa, no entanto, nãoconvenceu a magistrada.

“A lei consumerista deter-mina, no seu art.47, que ascláusulas contratuais devemser interpretadas em favor doconsumidor, de maneira quenão pode a empresa-ré pre-tender restringir a coberturaquimioterápica. Nem se men-cione que a requerida empre-sa, dedicada a oferecer aoconsumidor planos destina-dos a garantir-lhes esse tipode assistência, não podeafrontar a Constituição, vio-lando o direito à saúde e oprincípio da dignidade dapessoa humana”, escreveuna decisão.

Em caso de descumpri-mento da liminar, será cobradamulta diária no valor de R$ 50mil.

Page 3: EDICAO 244 - FEVEREIRO

Principal 328 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -

O Prefeito de Araruama,André Mônica, deu a posseaos secretários de Turismo,Nilo Sérgio Mineiro Viana, dePlanejamento, Sérgio LuizMarchi e de Governo, JúlioGonçalves Marinho, no dia12 de fevereiro, na Prefeitura,e ao subprefeito de SãoVicente de Paulo, VanderleiRodrigues Chaves, no dia 19,na Subprefeitura de SãoVicente.

O secretário Nilo Viana,que respondia pela Secreta-ria de Governo e estava res-pondendo interinamentepelo Turismo, muito feliz,agradeceu por todo o apoiodurante o tempo que passourespondendo pelas duaspastas e falou que vai conti-nuar contando com o apoiode todos nessa empreitadaque será dedicada ao desen-volvimento turístico da cida-de.

Prefeito de Araruama dá posse a novos secretários e subprefeitoO secretário Sérgio Mar-

chi, que assumiu a Secretariade Administração no iníciodo governo e precisou seafastar por motivos de saúdena família foi convidado peloprefeito para, desta vez, as-sumir a Secretaria de Planeja-mento.

“Estou à disposição daequipe e do André, esta éuma pasta muito técnica e eujá estou estudando. Estoumuito feliz em fazer parte maisuma vez desse grupo”, agra-deceu o secretário.

Júlio Marinho que come-çou o governo como Asses-sor de Articulação Parlamen-tar, no final do ano foi no-meado Assessor Especial eagora assume a Secretaria deGoverno, agradeceu a con-fiança do prefeito e afirmandosaber da função árdua queassumiu, garantiu continui-dade ao trabalho do Nilo com

quem ele disse ter aprendidomuito.

Em São Vicente, o subpre-feito Vanderlei Chaves pediuo apoio e a compreensão dapopulação vicentina, na exe-cução desta tarefa árdua queassumiu.

“O prefeito me pediu oapoio e como servidor públi-

co com responsabilidade quesou e vicentino bairrista, nãotive como dizer não. Princi-palmente por confiar noprefeito e por ele ter me ditoque os problemas têm jeito.Vou ter muito trabalho, maso possível a gente faz nahora, o impossível só de-mora um pouco mais.”

Afirmou confiante o subpre-feito.

Sobre as nomeações, ovice-prefeito AndersonMoura lembrou que a uni-dade é o que leva ao sucessoe falou ter orgulho de cadaum dos nomeados que emoutras oportunidades execu-taram seus trabalhos, foram

avaliados e agora estãosendo reconhecidos pelosseus esforços, o prefeitoAndré Mônica afirmou“Nunca é demais tentarmosaperfeiçoar, melhorar. Acidade vai viver um novomomento e fiz questão queessas pessoas fizessem partedessa história.”,

Na semana do aniversá-rio da cidade, a PrefeituraMunicipal de Araruamaorganizou uma grande festa,com shows para todos osgostos. Começando pelabanda de pop, Anjos daNoite, que se apresentou nodia 5, o Jota Quest fez a festano dia do aniversário dacidade, 6 de fevereiro, odomingo foi animado pelopagode do Grupo Pirraça e

Recorde de público em show do Jota Quest no aniversário da cidade

segunda e terça-feira foramdedicados ao público gospelcom show da Banda 4/1 e dacantora Aline Barros, suces-sivamente, encerrando ascomemorações.

Durante todos os dias aPraça de Eventos, na Ponti-nha, ficou lotada. O recordede público se deu no dia doshow do Jota Quest, quandonão só a praça, mas toda aorla foi tomada pela multidão.

Agora de alma nova

Page 4: EDICAO 244 - FEVEREIRO

- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010 PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal44444

Adote essa

idéia!

O Governador Sérgio Ca-bral e seu vice Luiz FernandoPezão, estiveram em Ararua-ma no último dia 10, semanaem que Araruama completava151 anos, para o lançamentodas pedras fundamentais dasconstruções do Detran e daUPA 24 horas, inauguraçãodo Colégio Estadual Profes-sor Fonseca em Morro Gran-de e entrega de viaturas paraa Coordenadoria de PolíciaCivil do Interior.

Recepcionado pelo pre-feito André Monica, seu viceAnderson Moura, pelo depu-tado estadual Paulo Melo,além de diversas autoridadesestaduais e municipais, o go-vernador Sérgio Cabral faloudas obras do novo Detran,que abrigará num terrenodoado pela Prefeitura deAraruama, ao lado do Polo deSaúde, Posto de Vistoria, emsistema de “drive-thru”, Iden-tificação Civil, Habilitação eprova de Legislação. “Ara-ruama estará recebendo umaunidade de ponta, atendendomais de 400 pessoas por dia”,finalizou.

O presidente do Detran,

Governador Sérgio Cabral fazlançamento de obras do Detran

Em função da grandeconfusão formada acercado “fim” do Transporte Uni-versitário no município deAraruama, o prefeito AndréMônica assegurou que osestudantes podem ficar tran-qüilos, pois o transporte vaicontinuar.

De acordo com o prefei-

Fernando Avelino,declarouque a obra terá um prazo

máximo de 80 dias para serentregue à população.

Araruama continuará comtransporte universitário

to, o Ministério Público(MP) questionou a utilizaçãodos ônibus universitários eautorizou seu funcionamen-to até o final de 2009, ape-nas.

O MP impôs, ainda, quea partir de 2010 o serviçodeveria ser realizado atravésde licitação. “Estamos cum-

prindo o exigido pelo Minis-tério Público. O processolicitatório já está em anda-mento e está previstopara ficar pronto em mar-ço. Os universitários po-dem ficar tranqüilos, poisvamos honrar com o pro-metido”, afirmou AndréMônica.

NOTÍCIAS DA 28.ª

Com a reeleição do nos-so presidente, sempre muitoparticipativo em todos oseventos da cidade, foi insti-tuída a comissão de eventos,

ADVOGADOS PARTICIPAM DO CARNAVAL EM ARARUAMA

tendo como primeiro eventoa criação do Bloco "Entra naVara", participando assimoficialmente da grande festafolclórica brasileira. Fato que

foi noticiado pela imprensaNacional. Com a participa-ção de Advogados de CaboFrio. E sua Vice-PresidenteSimone Pulling

Realizamos um jantar de confraternização em Dezem-bro, no Campestre, com a presença de vários segmentos danossa sociedade, que receberam o Diploma Amigo da OAB.

A Subseção de Araruamaestá oferecendo também alémde atendimento um Convê-nio com a Universidade Cân-dido Mendes: Curso de Pós-Graduação, Curso Preparató-rio para Concurso para todos,não somente Advogados eCurso de Prática Forense re-alizados aos sábados.

Coordenadora Dr.ª Irace-ma . Vagas limitadas de 30 alu-nos por turma com início emmarço de 2010.

E no dia 12 de março esta-remos homenageando asMulheres de Ouro de Ara-ruama com a Medalha GlauceSodré.

CONFRATERNIZAÇÃO NOTA

Fotos de Renato Seixas

Page 5: EDICAO 244 - FEVEREIRO

Principal 528 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -

Atendimento a domicílio e suporte!Preços e pacotes especiais p/ empresas.

SandroManutenção de Computadores

Conserto de micros, formatação, remoção devírus, instalação de drives, redes (residencial e

comercial), implantação de sistemascomerciais, Velox etc.

Tel.:(22)2673-6032 ou (22)9852-9060

PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal

Associaçãodos

PescadoresArtesanais de

Araruama

SUBSEÇÃO - OAB- ARARUAMA

Nosso Presidente AdemárioGonçalves, assinando o termode Posse pela sua reeleição àfrente da OAB-Araruama -gestão 2010 a 2012, em sole-nidade realizada na Sede daSeccional do Rio de Janeiro.

Na ocasião, também, foidada posse ao Dr.AfrânioValladares, eleito comoConselheiro da OAB-RJ,integrante da nova Direto-ria do Conselho Estadualda OAB-RJ.

Tomou posse ainda o Presidente de Cabo Frio, Dr.Eisenhower Mariano. Na foto encontramos o Dr.Ademário ao lado do Dr. Eisenhower, acompanhados desuas vices, Dra. Simone Pulling e Dr.ª Débora Caraciolo

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA OAB - ARARUAMA

No dia 08 de fevereiro de2010, no auditório da Univer-sidade Cândido Mendes,aconteceu a solenidade deposse da nova diretoria daSubseção para o triênio de2010 - 2012, com a presençade diversas autoridades domeios jurídico e político regi-onal, podendo-se destacar apresença do Prefeito AndréMônica, Juízes do Trabalho,Dr. Oswaldo Mesquita daVara do Trabalho deAraruama e Dra. BenimarMarins da Vara do Trabalhode Itaboraí. Estiveram presen-tes ainda, os presidentes dassubseções de Cabo Frio, Dr.Eisenhower Mariano; SãoPedro da Aldeia, Dr.JúlioCésar Pereira; Saquarema, Dr.Miguel Saraiva e Rio Bonito,Dr. César, bem como o Dire-tor do DAS da OAB-RJ, Dr.Ricardo Menezes , represen-tando o Presidente da Insti-tuição, Dr. Wadih Damous.Após a solenidade foi ofere-

cido um delicioso coquetel aosom de boa música. Presençamarcante da imprensa muni-cipal e regional

Na Oportunidadealém da posse da nova dire-toria, o presidente AdemárioGonçalves homenageou osex-presidentes e membros daex-diretoria, com o Diploma deHonra ao Mérito pelos servi-ços prestados à Ordem dosAdvogados do Brasil.

A Nova Diretoria ficouassim constituída:

Presidente: AdemárioGonçalves Silva

Vice-Presidente: DéboraBeatriz Caraciolo

Secretário Geral: DolzaniFrancisco dos Santos.

Secretária adjunta:Alessandra Brito deFigueiredo

Tesoureira: Mônica Coe-lho de Araújo

Suplentes: AdélioRodrigues da Silva e CarlosAlberto Castelo.

Diretor do DAS-OAB-RJ da Seccional RJ, RicardoMenezes e Prefeito André Monica

Messias Neves

Dr.Ademárioe o JuizOswaldoMesquita

Messias Neves

Na foto encontramos o presidente Dr. Ademário em mo-mento de desconcentração, ladeado pelos filhos Fillipe,Priscilla e Kamilly.

Ex-Presidente da OAB, Fernando Carvalho sendo ho-menageado e recebendo Diploma de Honra ao Mérito,das mãos do Prefeito André Mônica.

Renato Seixas

Ex-Presidente da OAB, Dr.Afrânio Valladares recebendohomenagem das mãos do Dr.Ricardo Menezes(Diretor doDAS - OAB/RJ)

Ex-Vice-presidente da OAB-Araruama, Dra. HyvaniceFonseca Luis, após receber o Diploma de Honra ao Méri-to e flores das mãos do Presidente, Dr. Miguel Saraiva deSaquarema.

Ex-Presidente da OAB, Dr.Natalino Gomes, recebendohomenagem das mãos do Dr.Eisenhower

Messias Neves

Page 6: EDICAO 244 - FEVEREIRO

- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010 PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal66666

Praias da lagoa e dooceano lotadas, marchi-nhas de carnaval na PraçaAntônio Raposo, blocosdurante o dia e shows ànoite nos cinco distritos dacidade, assim foi o car-naval de Araruama. Mui-to bem organizado pela

Carnaval para todos os gostos em Araruamaprefeitura, este ano a se-gurança agradou visitan-tes, turistas, veranistas emoradores da cidade.

Foram mais de vinteblocos e onze bandas seapresentando para fazer aalegria dos foliões. NaPraça Antônio Raposo, as

famílias puderam levarsuas crianças fantasiadase brincar com confetes eserpentinas ao som de an-tigas marchinhas, relem-brando os velhos car-navais. Em Araruama o“Bloco das Piranhas”, queé o mais tradicional da

cidade, bateu recorde depúblico e lotou toda a orlado Centro, os blocos“Rola Cansada” e “Cadêmeu copo?” também fi-zeram bonito, a novidadefoi a “Fina Batucada” umbloco formado por mu-lheres ritmistas que deu

um show durante a tardedo domingo. Em PraiaSeca o destaque foi parao bloco “Tô Ligadão” quedesfilou pela primeira vezano passado e esse anomais do que dobrou onúmero de foliões. EmSão Vicente o Bloco dos

Bonecos mais uma vezarrebentou. E em Iguabi-nha, os “Amigos de Igua-binha” fizeram uma con-centração durante doisdias e o “Bloco da Môni-ca” saiu pelas ruas docentro do distrito levandoa alegria do carnaval.

Bloco Rola Cansada

Page 7: EDICAO 244 - FEVEREIRO

Principal 728 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -

�MAIA ALMEIDA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL LTDA.

Agora com serviços dedespachante e planejamento

tributário empresarial

Legalização de Firmas - Imposto deRenda (pessoa física e jurídica),Escrituração Fiscal e comercial

Contabilidade em GeralTotalmente informatizado

Maria Alípia Maia de AlmeidaAntônio Pinto de AlmeidaRua Henrique M. Soares, 137, salas 315/316.

�Juliana Maia de Almeida Alves

Centro - Araruama - Tel.: (22) 2665-4314 2665-5946

CRC. RJ2785

Bloco Turma da Mônica

Bloco Tô Ligadão

A festa foi contagiante,crianças, adolescentes e adul-tos divertiram-se a valer,lotando um espaço que atéentão não tinha uma denomi-nação definida e que pode-mos dizer que se tornou umespaço carnavalesco dos an-tigos carnavais. O clima erade pura harmonia e descon-tração onde todos brincaramde sexta-feira à terça-feira, aosom de boa música e totalsegurança.

A Equipe da Administra-ção da praça, sob o comandode Marquinho Peixeiro, foi in-cansável. Não pararam um mi-nuto se quer nestes 5 dias defolia, mantendo tudo em ple-no funcionamento e quandoterminava a festa entravam noespaço, munidos de seus pre-ciosos equipamentos, paraque tudo estivesse limpo aofinal de cada noite. São eles:Pica pau, seu João, seu Deca,seu Madruga e Bigode, nota10 para vocês. Quanto ao ad-ministrador não temos pala-vras para descrever seu em-penho e dedicação.

A Guarda Municipal sobo comando do Major Vollmer,manteve a ordem com muitacompetência. Não foi regis-trado nenhum incidente na

Parabéns a todos queparticiparam do sucesso

do carnaval na Praça Antônio Raposo

Praça durante o evento.A Equipe da Cultura –

Cristina Bueno, Célio Bussaye Valeria Sodré – acompanhouos músicos que ali se apre-sentaram nos 5 dias de folia,fazendo daquele espaço umamarca do retorno dos antigoscarnavais, fato este que po-demos ver não só em Ararua-ma mais em todo o país. O res-gate do carnaval de rua, dasimplicidade, da alegria e oque é melhor, da Família ondetodos brincam e se divertemjuntos. Este sucesso deve-sea apresentação do grupoBando Brasil com o show “½Século de Folia” e da cantoraHanna e Trio com “AntigosCarnavais”.

O movimento foi intensotambém nos quiosques, car-rocinhas e nas barracas quecompõem a Praça de Alimen-tação, que foi um sucesso nasvendas, superou as expecta-tivas e no Espaço do Artesãoonde a maioria demonstrouestar satisfeita por terem efe-tuado boas vendas.

Como diz o Prefeito AndréMônica: “Quem gosta deAraruama, passa o carnavalem Araruama”, e assim queaconteceu, milhares vieram epoucos se foram.

Page 8: EDICAO 244 - FEVEREIRO

88888 - Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010 PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal

Personacom

Ana PettiContatos: [email protected]

Fotos: Ana Petti

www.lagostv.com.br

Bloco Tô Ligadão

Esse ano, o bloco foi no primeiro dia de carnaval, e uniuuma multidão de pessoas. Eu passei rápido por lá, pois tinhaum outro compromisso, não podendo ficar para filmar e nemfotografar, mas só pelas fotos e pelo clima que senti na con-centração no clube Salinas percebi, e todos percebiam, queiriam abalar Praia Seca, e foi mesmo o que aconteceu. Amigosmeus foram e constataram e me contaram, que foi o maiorsucesso. Parabéns ao Thyago Mello, e também a todos queestiveram envolvidos, como patrocinadores deste grande ami-go. E que para o ano possamos fazer a nossa entrevista, etambém que você venha para o Centro de Araruama também,pois você faz falta por aqui.

Todo ano, estebloco, sai com gran-de número de foliõese esse ano não foi di-ferente. A concentra-ção foi no quiosqueMac Show, ondereuniram-se muitosamigos. A imprensaestava presente emmassa, já que umdos fundadores dobloco é muito queri-do por todos. Para-béns ao Renato Sei-xas, por mais esteano de sucesso. Atéporque ele inovou edeu espaço para umMC muito bom, LéoZueira, um cantor dacidade de muito va-lor.

Bloco Rola Cansada

Bloco Entra na Vara Numa inovação da OAB

Araruama, este ano tivemosum bloco organizado e com-posto por advogados da ci-dade, numa idéia de lançar umnovo tempo na administraçãodo Dr. Ademário Gonçalves.

No mundo jurídico foradaqui não só aprovaram aidéia, como também escreve-ram uma matéria num site jurí-dico, elogiando bastante.Acessem www.conjur.com.br e leiam.

Page 9: EDICAO 244 - FEVEREIRO

Principal 928 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -

Mais blocos que fizeram a alegria dos foliõesBloco Manchaça

Cansado(a) de pizza?

Disk pastel

Carne, carne seca, costela,frango e peru defumado,

bacon, peite e frutos do mar,râm queijo, naturaisvegetarianos, docese outros especiais.

Sobremeseas e bebidascom sucos especiais de 1 litro,

refrigerantes e cervejas

Disque entrega:(22) 2665-6282 e 9876-0973

Cestas de Pasteis:12 carioquinhas ou 6 pastéis

(entrega grátis)

Page 10: EDICAO 244 - FEVEREIRO

1010101010 - Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010 PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal

Administração deCondomínios e

Corretagem de Imóveis

CRA-RJ 20-26607-3CRC-RJ 057870/0-OCRECI-RJ 030926/0-9

Avenida Nilo Peçanha, 167 - S. 208 Centro - Araruama

Telefax: (22) 2665-4898 / Cel.: (22) 9973-6294E-mail: [email protected]

Rua República do Chile, 200

Tel.: (22) 2665-0444

Quando o momento precisa ser eternizado

Durante as comemora-ções do aniversário da cidade,no início do mês de fevereiro,a Prefeitura Municipal de Ara-ruama organizou diversoseventos culturais e esporti-vos, agradando públicos di-ferenciados.

No Museu Arqueológicoa exposição do material doCentro de Memória Munici-pal e a exposição de fotogra-fias e manipulações digitais,do Bernardo Caú - “LeveMundo”, receberam um enor-me número de visitantes. OSalão Iconográfico recebeu avernissage “ARARUA-MA151 ANOS - Coletiva deArtes Plásticas, além de obrasdo artista plástico RenatoMarins.

Cultura e esporte marcaramo aniversário da cidade

Os amantes do esporte,também tiveram variedade. OGrupo Gicap, coordenadopelo Mestre Cavalo fez umagrande apresentação em co-memoração aos 6 anos de ca-poeira na Praça Antônio Ra-poso. Na Lagoa de Araruamao II Race de Kitesurf fezbonito na Praia da Pontinhacom participação de cerca de70 atletas, e o II Fest Vela co-loriu a paisagem, com mais de100 velejadores que fizerama travessia da lagoa, saindoda Praia das Virtudes em PraiaSeca e cheganda no Centrode Araruama.

No Parque de ExposiçõesManoel Marinho Leão, acon-teceu a XX Exposição Espe-cializada do Cavalo Manga-

larga Marchador, já tradicio-nal na cidade. Na ocasião oprefeito André Mônica agra-deceu aos criadores e falouque a prefeitura vai trabalhar

para que na Expolagos a pistavolte para o espaço onde eraanteriormente, no coração doParque e agradou o públicopresente.

O governador Sérgio Ca-bral, entregou 20 novas via-turas para a Coordenadoriade Polícia Civil do Interior noúltimo dia 10, ao lado do pre-feito André Monica, dodeputado Paulo Melo, dosecretário de Estado de

Governador Sérgio Cabral entrega novosveículos para a Polícia do Interior

Segurança José Mariano Bel-trame e do Delegado Chefeda Polícia Cilvil do EstadoAllan Turnowski.

Segundo o delegadochefe da Polícia Civil AllanTurnowski jamais na históriada Polícia Civil o interior do

estado recebeu viaturas 0km. O secretário de Estadode Segurança Mariano Bel-trame disse que a melhor no-tícia era a de que no passadoo interior recebia equipamen-tos que eram utilizados ante-riormente pela capital. “Nós

invertemos esse paradigma,trouxemos viaturas novaspra cá”.

O Governador SérgioCabral finalizando disse queem poucos dias o Centro dePolícia Técnica será inaugu-rado.

Lavagem- Lubrificação

Lava-Rápido - Gasolina

Óleo diesel filtrado

Lubrificantes

P

O

S

T

O PISCA-PISCA

Rod. Amaral Peixoto, Km 85 - Vila CapriTel.: (22) 2665-1447 - Araruama

Apareça e cresça. Anuncie

no jornal Principal.

Ligue agora: (22) 8815-4533

Fotos: Renato Seixas e Marcelo Figieiredo

Page 11: EDICAO 244 - FEVEREIRO

Principal 1128 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -

Pela primeira vez na his-tória da cidade de Araruamaum governador visita o se-gundo distrito, Morro Gran-de. No dia 10 de fevereiro, oColégio Estadual ProfessorFonseca foi inaugurado coma presença do governador, dasecretária de estado de Edu-cação, Tereza Porto, do vice-governador, Luiz FernandoPezão, do deputado PauloMelo, do prefeito André Mô-nica e de diversas autorida-des estaduais e municipais.

A comitiva foi recebidapela diretora Andreia Ama-ral e por alunos que aguarda-vam ansiosos a inauguração,e fez questão de, após o des-cerramento da placa de inau-guração, passeou por toda aescola, começando pelolaboratório de informática,depois pelas salas de aula,pelo refeitório e, no jardim,foram recebidos por alunosda escola municipal PastorAlcebíades de Mendonça,descendentes de uma comu-nidade quilombola da Souba-ra, que fizeram uma apresen-tação do grupo de BatuqueReciclado.

O prefeito André Mônica,que tem suas origens no dis-trito, estava muito feliz e lem-brou que este é um grande

Morro Grande recebe governador parainauguração de escola com ensino médio

momento para o distrito deMorro Grande que até entãonão tinha o ensino médio pa-ra oferecer à população.

“Temos que comemorar aparceria constante do gover-no do estado com as prefei-turas para oferecer serviçosde qualidade à população”disse Tereza Porto.

O colégio teve investi-mento de R$ 150 mil, possui3 salas de aula climatizadas evai atender aos alunos doEnsino Médio Regular. Noprimeiro semestre, serão duasturmas de 1.º ano (uma pelamanhã e outra à tarde) e umaturma de 2.º ano na parte damanhã. A unidade tambémpossui uma sala de informá-tica e tem capacidade para 160alunos. Até o momento, 130já foram matriculados.

“Estamos inaugurandonovas escolas, reformandooutras, já instalamos labora-tórios de informática combanda larga em todas as uni-dades e procuramos oferecertodo o aparato para os alunosdo estado terem uma escolade qualidade” afirmou ogovernador Sergio Cabral.

Quem foi Francisco Joséda Fonseca?

Professor público primá-

rio, nasceu na então vila deSaquarema, no dia 8 dedezembro de 1851, e faleceuno dia 26 de janeiro de 1922.

Iniciou-se no magistério aindajovem, numa escola em Ara-ruama. Depois, regeu a esco-la de Trindade por, aproxima-

damente, 25 anos. Era edu-cador ilustre, de vida modes-ta, mas exemplar, pautada nosmandamentos mais elevados

das leis sociais. Poeta teveum dos seus sonetos premia-dos pela Academia Brasileirade Letras.

2665-4463

Sabores

50 com

borda

recheada!

+ de

Calzone, panqueca,

lasanha e nhoqueESTACIONAMENTO PRÓPRIO

Na véspera do aniversáriode 151 anos de Araruama,cumprindo o calendário deeventos comemorativos, oprefeito André Mônica este-ve em São Vicente de Paulo(3.º Distrito), juntamente comdiversas autoridades, fazen-do o lançamento da obra deconstrução da Escola Muni-cipal Vereador Edemundo deSá Carvalho, que atenderámoradores do loteamentoSantana e adjacências.

O prefeito André Mônicalembrando que as dificul-dades de 2009 foram supera-das falou: “Deus vai nosajudar a dar o carinho que osprofissionais da educaçãomerecem. O poder públicotem que ser o primeiro a dar oexemplo, nós vamos cumprircom nossos compromissoscom Araruama. Tenham cer-teza disso!”

Nova escola em São Vicentehomenageará ex-vereador

O secretário de Obras, Xi-co Pintado, afirmou: “Este éo início de muitas obras. Es-tamos de cabeça erguida por-que o que nós prometemos,estamos cumprindo.” E asecretária de Educação e Cul-tura, Vera Pinto, extremamenteemocionada, falou: “Ficomuito feliz e agradecida aoprefeito, por reconhecer anecessidade da população eperceber que a cidade já pre-cisa de uma nova unidade es-colar, e esta que será cons-truída aqui será referência.”

O vice Anderson Mourafalou da satisfação em estarvivendo este momento, de-pois de uma campanha ondeviu no rosto de cada cidadãoa esperança nos nomes delee do prefeito. “Hoje voltam aser homenageadas pessoasque fizeram pela nossa his-tória, pela nossa cidade como

o vereador Edemundo de SáCarvalho.

Pio Carvalho, filho do ho-menageado falou da alegriadobrada “Meu sentimento éduplo, primeiro por ser filhodo homenageado, e, na qua-lidade de cidadão vicentino,ver neste segundo ano demandato do prefeito a reali-zação de uma obra de tama-nha importância. André Mô-nica é um grande homem napolítica da cidade, compro-metido com o povo de SãoVicente, por isso tenho certe-za que ainda vai fazer muito eseu governo representará ummarco na história.”

O vereador Julio César

Coutinho (líder do governo)agradeceu o apoio do gover-no. “Fico feliz em poder par-ticipar de um governo que tra-ta o que cumpre, numa épocaonde os políticos estão desa-creditados.” Vanda Roseli,moradora do loteamento San-tana contou que esta é a pri-meira obra pública de cons-trução na história do lotea-mento, e lembrou as dificul-dades enfrentadas pelas crian-ças que querem estudar. “Es-ta obra é uma coisa ótima! Asescolas são distantes daqui,muitas crianças não conse-guem vagas em escolas maispróximas e muitas vão a pépara a escola.” Afirmou.

Apareça e cresça. Anuncieno jornal Principal.

Ligue agora: (22) 8815-4533

Fotos: Marcelo Figueiredo e Rento Seixas

Page 12: EDICAO 244 - FEVEREIRO

- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010 PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal1212121212

POSTO

ASA

DELTA

Loja de conveniência Bar e restauranteAv. John Kennedy, da estrada para o Centro

O melhor atendimento

Equipamentos

sofisticados Sistema

de calibragem

Liberação das drogasMuito se tem falado na descriminalização da Maconha como

política de combate ao tráfico de drogas. Com as recentes deci-sões do México e Argentina, que tiveram a coragem de tirar doCódigo Penal o consumo da Erva, bem que o Brasil tambémpodia avançar. O ex-Presidente Fernando Henrique Cardosocomprou a idéia e, aproveitando sua influência como intelectuale líder mundial, vem mostrando os benefícios de tal medida.

Há anos vemos que a política de Segurança Pública, matandoe prendendo traficantes e apreendendo drogas, não deu e nãodará nenhum resultado. Um bandido é preso ou morto, três jádisputam seu lugar, a mão-de-obra é farta. Bandidos se dão aoluxo de colocarem drogas para serem apreendidas para desviaremo foco das polícias, prática conhecida como “Boi de piranha”.Ao se legalizar a Maconha, os Governos poderia arrecadarimpostos e investir em políticas de Saúde Pública. Devemospensar no assunto.

Fábio Tavares

João Hélio,A inclusão em programa oficial de proteção, do homem

que, quando adolescente, participou da morte do menorJoão Hélio é só a cara mais medonha da política vigente noBrasil, que privilegia o criminoso em detrimento da vítima.Neste país, só paga pelo seu crime quem for condenado emúltima instância, preservados os direitos a progressão deregime, redução de pena, visita periódica ao lar, liberdadecondicional e indulto natalino. Para a vítima, ficam osconselhos de desarme-se, não reaja, não discuta, morra.

ROBERTO DUFRAYER - Rio

Um dos assassinos do menino João Hélio foi posto emliberdade e se encontra protegido pelo famigerado PlanoNacional de Direitos Humanos, devendo ser transferido paraa Suíça em mais uma afronta aos pais, parentes e amigos dojovem mártir. É um tapa da cara, um verdadeiro escárniocontra a sociedade. Até quando a Comissão da Calúnia vaicontinuar protegendo bandidos, verdadeiros bestas feras,

CarCarCarCarCartas dostas dostas dostas dostas dos leitor leitor leitor leitor leitoreseseseses

A aluna ADRIANA AL-VES MACHADO DA RO-CHA do 5.º período do cursode Pedagogia da Universi-dade Candido Mendes cam-pus Araruama foi classifi-cada em primeiro lugar noConcurso da cidade de CaboFrio.

Adriana participou doconcurso em 20 de dezem-bro de 2009 concorrendo avaga de docente 1 /educaçãoinfantil. Obteve 95 acertos

A Comissão de Combateàs Discriminações e Precon-ceitos de Raça, Cor, Etnia,Religião e Procedência Na-cional da Assembleia Legis-lativa do Rio, presidida peladeputada Beatriz Santos(PRB), foi audiência públicano dia 23, para debater o se-

Violência contracrianças e

adolescentes será temadas 100 questões da pro-va.

“Todo conteúdo que es-tudei foi dado através das au-las na UCAM”, mencionouAdriana em entrevista.

A UCAM, com 108 anosde tradição e excelência deensino, reconhecida comoinstituição socialmente res-ponsável, está instalada nacidade de Araruama comcursos de graduação, exten-são e pós- graduação.

guinte tema: “Ações que su-perem a discriminação raciale a violência contra criançase adolescentes”. De acordocom a parlamentar, este foi oassunto escolhido para nor-tear as comemorações peloDia Internacional de Luta pelaDiscriminação Racial.

Levar o atendimento omais próximo possível da ca-sa do cidadão fluminense.Esse é o grande desafio doPrograma de Apoio aos Hos-pitais do Interior (PAHI), ini-ciado em setembro de 2009pela Secretaria de Estado deSaúde e Defesa Civil (Ses-dec). Dos 92 municípios doEstado, o programa é voltadopara os 69 com menos de 110mil habitantes. Para entendercomo o PAHI funciona, confi-ra a entrevista com a assesso-ra da Subsecretaria Geral daSesdec e coordenadora doprograma, Luzia Lamosa.

Por que o PAHI foi cria-do?

O PAHI surgiu para apoiare fortalecer o atendimentodas instituições de saúdepúblicas e filantrópicas de ci-dades com até 110 mil habi-tantes, beneficiando mais dedois milhões de cidadãos.Para receber recursos do pro-grama, o município devecumprir algumas premissascomo atender a usuários decidades vizinhas e melhoraro desempenho em indicado-res previamente seleciona-dos.

Como o programa funcio-na?

O Estado classifica ohospital de acordo com itenscomo especialidade, númerode leitos de UTI e quantida-de de salas de cirurgia. O re-passe é feito de acordo coma pontuação atingida. A ver-ba tem de ser usada para ocusteio da unidade, sendoque 10% devem ser investi-dos na qualificação dos pro-fissionais. Tudo é feito combase em pré-requisitos, volta-dos principalmente à atençãobásica. O programa tambémbusca incentivar a adesão aoPacto pela Saúde.

Quantas cidades aderi-ram ao PAHI?

Dos 66 municípios inte-ressados, 44 já estão rece-

O PAHI vai beneficiarmais de dois

milhões de cidadãosbendo o benefício. Os outros22 dependem da entrega dedocumentos para assinar otermo de compromisso. Aadesão é voluntária e só trêscidades não se manifesta-ram.

Que tipo de instituição seenquadra no programa?

Todos os hospitais e ins-tituições públicas e filantró-picas podem participar desdeque destinem no mínimo 60%de seus leitos ao SUS. Outracondição é de que eles tam-bém sejam disponibilizadospara a Central de Regulaçãodo Estado. A única restriçãoé para unidades psiquiátricase asilares, que não poderãoreceber o benefício.

Quanto já foi investido noprograma e qual a previsãopara este ano?

O PAHI é totalmente cus-teado pelo governo estadual.Os 44 municípios cadastra-dos estão recebendo recur-sos que correspondem a R$2.268.100,00. O valor totalprevisto para 2010 é de R$42.500.400,00. O processo ésupervisionado por uma co-missão com representantesdos conselhos de saúde edas secretarias do Estado edos municípios, da institui-ção que recebe a verba e doColegiado de Gestão Regio-nal (CGR).

Quais são as próximasmetas para o programa?

Rever o desempenho dasunidades e municípios e se oconjunto de indicadores se-lecionados atende às neces-sidades de monitoramento.Queremos ainda fomentar oprocesso de regionalizaçãopor meio de uma rede localque garanta o atendimentoda população, pelo menos namédia complexidade, o maispróximo possível de suaresidência, além de melhorara qualificação profissional egerencial nas unidades en-volvidas.

Apareça e cresça. Anuncie nojornal Principal. Ligue

agora: (22) 8815-4533

e guerrilheiros fajutos com o dinheiro dos nossos impostos?PAULO ROBERTO DOS SANTOS FONTES - Rio

Fiquei chocado ao ver este novo ato de violência contraa população carioca e, principalmente, com os pais dopequeno João Hélio. Isso confirma que a cada dia que passao crime compensa neste país e que a inversão de valores écada vez maior. Pois, com um indivíduo desses à solta, nossodireito de ir e vir fica cada vez mais restrito. Afinal, quem vaiquerer ser o próximo a ver seu filho arrastado pelas ruas?Onde estão os nossos direitos humanos?

ANTONIO VINAGRE - Rio

Estou chocada com a notícia de que o assassino de JoãoHélio foi posto em liberdade. Li também que o criminoso, noperíodo em que esteve detido, teve péssimo comportamento.Agora vai ser enviado para a Suíça, junto com a família, porquestões de segurança, apoiado por uma ONG. É isso mesmo?Como assim? Então o rapaz tira uma vida, ganha proteção e,de brinde, vai para a Suíça? E a família da vítima?

BEATRIZ DELGADO MENDES - Rio

Certamente, durante um bom tempo, até que todos fossempresos, a população carioca ficou à mercê da ação violenta ecruel de um bando de psicopatas, o mesmo bando que, emfevereiro de 2007, numa de suas investidas criminosas maishediondas, despedaçou o corpo do menino João Hélio,arrastado que foi por vários quilômetros pelas ruas da cidade,preso ao cinto de segurança do carro roubado pelos bandidos.Agora, um deles, solto por determinação judicial, pede - econsegue - proteção oficial, alegando que é perigoso ficar àmercê desta mesma população!

JOÃO BOSCO TOLEDO SIMÕES - Rio

Obs: Fora com essas ONG’s que se dão bem protegendobandidos!!!Mesmo sem esperança de mudança nesse país,não vamos ficar calados, repasse para os amigos como umacorrente....da indignação.

Aluna da UCAMAraruama, 1.º lugar emconcurso de Cabo Frio

Page 13: EDICAO 244 - FEVEREIRO

Principal 1328 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -

Cintilante de Araruama Pedras Ltda.

Tel.: (22) 2665-1515

Rodovia Amaral Peixoto, km 87, n.º 90.075

E-mail: c int i [email protected]

A manicura e o manicuro

Venha ser um profissional na área que mais cresce nomundo: a beleza!

Confira nossos cursos:� Cabeleireiro Profissional e Profissional Avançado� Manicure e Pedicure� Depilação Profissional� Maquiagem Profissional� Penteados� Especialização

Instituto Embelleze Formação Profissional

Endereço: Rua Conselheiro Macedo Soares, 453Centro - Araruama - Tel.: 22 - 2665-0542

Esta profissão está bemdiferente do que era nopassado. Estes profissio-nais, em busca do respeito,estudam, aperfeiçoam-se,atualizam-se e estão sempreem busca do diferencial. Ahigiene tem sido tema bemabordado pelo INSTITU-TO EMBELLEZE na forma-ção destes profissionaisque hoje entre tantas mu-danças, já usam um Kitcomposto de no mínimo 6alicates, pau-de-laranjeira elixas descartáveis, luvas esapatilhas com creme hidra-tante e emoliente no lugardas banheiras com águapara evitar inúmeras conta-minações. Os profissio-nais, atualizados, tambémsão informados de seuslimites de atuação, pois nãorecomendam receitas “davovó” para tratamentos depatologias que devem sertratadas por um Podólogoou por um Médico especia-lista. Várias mudançasestão ocorrendo na execu-ção dos serviços, tais comoo lixar os pés que só aumen-to a camada de peles duras

e rachaduras, sendo hojeusado a técnica de esfolia-ção e hidratação profundacom cremes e banhos de pa-rafina, também está sendocada vez mais realizado aprática de SPA das mãos edos pés com tratamentosque visam beleza, saúde erelaxamento. A ReflexologiaPodal tem enriquecido mui-to o trabalho das Manicurase Manicuros, que comPedras Quentes, Pétalas deRosas, Sais, Cristais e To-ques em Pontos específi-cos, promovem bem-estar,relaxamento e, segundoalguns especialistas, esti-mulam o bom funciona-mento de vários órgãos docorpo.

O Instituto Embellezeestá cada dia com informa-ções mais ricas em seuscursos totalmente atualiza-dos possibilitando aos alu-nos trabalhar com o queexiste de mais novo e me-lhor no Mercado.

Conheça os Cursos eEspecializações destalinda, digna e lucrativa pro-fissão.

O sonho da casa própriafaz parte da vida de 57 mi-lhões de brasileiros. Porém,mais importante do que teruma casa própria para morar,é ter condições dignas demoradia. Dona Rosa, mora-dora da Comunidade de No-rival Carvalho, em São Vi-cente de Paulo, 3º distrito domunicípio, é uma dessas pes-soas que fazem parte das es-tatísticas, e a Prefeitura deAraruama, não distante aessa realidade e preocupadacom o bem estar da popula-ção araruamense, está reali-zando o sonho da casa pró-pria para Dona Rosa.

Mesmo com recursos es-cassos - já que o prefeito An-dré Mônica, assumiu o go-verno com uma dívida quechegava perto dos R$ 100milhões - a Prefeitura, através

Dignidade para famílias que vivem em condiçõessubumanas de moradia em Araruama

da Secretaria de PolíticaSocial, Trabalho e Habitaçãoe da mão de obra voluntária,está providenciando uma ca-sa com dois quartos, sala, co-zinha e banheiro para DonaRosa, que mora com sua filhae seus três netos, num barra-co de estuque, de cômodoúnico, em péssimas condi-ções. “Eu tinha medo quan-do chovia ou ventava aqui.Tinha medo de que a casadesabasse sobre as crianças.Esse é um sonho que estásendo realizado”, afirmou amoradora.

Além dessa moradia, aPrefeitura está providencian-do casas para outras quatrofamílias que moravam emcondições semelhantes à deRosa em outros distritos deAraruama, sendo uma emPraia Seca, duas no Centro e

uma em Iguabinha, 4º, 1º e 5ºdistritos, respectivamente.

A Prefeitura de Araruama,através da Secretaria dePolítica Social, Trabalho eHabitação, também está fa-zendo o cadastramento de fa-mílias, com renda de 0 a 3

salários mínimos, para o Pro-jeto Minha Casa Minha Vida,do Governo Federal em par-ceria com a Caixa e o GovernoMunicipal, visando oferecerà população condições deaquisição de casas própriasa custos baixos.

No dia 31/1 foi o Dia Na-cional da Hanseníase e a Pre-feitura de Araruama, atravésdo Departamento de SaúdeColetiva da Secretaria Muni-cipal de Saúde, desenvolveualertas sobre a doença paraenviar à população. “É impor-tante que as pessoas tenhamconsciência da doença e deseu tratamento. Nosso traba-lho é fazer essa divulgação.Melhor do que tratar a do-ença, é fazer a prevenção de-la”, afirmou a coordenadorade Hanseníase do município,Claudia Tardim.

A Hanseníase é uma do-ença que atinge a pele e osnervos dos braços, mãos,pernas, pés, rosto, orelhas,olhos e nariz. O tempo entreo contágio e o aparecimento

Saúde Coletiva de Araruama alerta apopulação sobre a hanseníase

dos sintomas é longo e podevariar de dois até mais de 10anos. A Hanseníase podecausar deformidades físicas,que podem ser evitadas como diagnóstico no início dadoença e o tratamento ime-diato.

O tratamento é feito nosserviços de saúde e pode du-rar de seis a 12 meses se se-guido corretamente. As pes-soas atingidas pela Hanse-níase que apresentam mãos,pés e olhos insensíveis oucom atrofias devem adotarmedidas e cuidados espe-ciais. As pessoas que moramcom alguém que recebeu odiagnóstico de Hanseníasedevem ser examinadas nosserviços de saúde e orien-tadas para reconhecer os

sinais e sintomas da doença. A Hanseníase é transmi-

tida por meio de tosse e es-pirro e a principal fonte detransmissão é a pessoa do-ente que ainda não recebeutratamento medicamentoso.A doença não é passada porabraços, aperto de mão ecarinho. Em casa ou no tra-balho, não é necessário se-parar as roupas, os pratos, ostalheres e os copos.

Manchas esbranquiça-das, avermelhadas ou amar-ronzadas em qualquer partedo corpo com diminuição ouperda da sensibilidade aocalor, à dor e ao tato podemser sinais da doença. Caro-ços e inchaços no corpo, emalguns casos avermelhadose doloridos, assim como en-

grossamentos dos nervosque passam no cotovelo, le-vando à perda de sensibili-dade e/ou diminuição da for-ça do 5° dedo, dor e sensaçãode choque, fisgadas e agu-lhadas ao longo dos nervosdos braços, mãos, pernas epés, áreas com diminuiçãodos pelos e do suor e corteou queimadura onde não hajaa dor também são sinais dealerta. Para obter mais in-formação entre em contatocomo Programa Municipal deHanseníase do município,localizado no Departamentode Saúde Coletiva, na PraçaSão Sebastião 148, Centro deAraruama.

Outra forma de contato éatravés do telefone (22) 2664-7597.

Page 14: EDICAO 244 - FEVEREIRO

- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010- Edição 244 - 28 de fevereiro de 2010 PrincipalPrincipalPrincipalPrincipalPrincipal1414141414

Realizada no período de18 a 29 de janeiro, a I CopaEdinho Soccer de FutebolSociety, nas categorias sub-07 a sub-17, contou com aparticipação de seis equipesde quatro diferentes municí-pios de nossa Região, sendoelas: CTD-GB / EdinhoSoccer, Fla Araruama e Grê-mio, representantes de Ara-ruama, o Flu Educação Es-portiva de Iguaba Grande, Ca-bofriense e Zico 10, de Sa-quarema.

Com o intuito de integraros atletas de diversas escoli-nhas, a competição aconte-ceu de forma harmoniosa,com todas as equipes lutan-do pela vitória, mas sem, emmomento algum, deixar delado o fair-play, tão impor-tante para que tudo transcor-resse positivamente. Ao finalde todas as categorias, tive-mos a alegria de ter todas asequipes tendo chegado à fi-nais, demonstrando o equilí-brio da competição e tendo,desta forma, todos tendo le-vado, pelo menos, um Troféuda Competição como lem-brança.

Com um total de 300 me-dalhas e 41 troféus para seremdistribuídos, entre de cam-peão, vice, artilheiro e goleiro

I Copa Edinho Soccerde Futebol Society

A premiação. Medalhas e troféus distribuídos a todas asequipes participantes.

Professor Gustavo Borioni recebe placa, da EscolinhaFla Araruama, em homenagem pelos anos de educação etreinamentos aos jovens em Araruama.

menos vazado, o CTD-GB /Edinho Soccer buscou rece-ber todas as equipes da me-lhor forma possível em suasdependências, que contacom dois vestiários com chu-veiros, um chuveiro a beirado campo e água filtrada, deforma a todas as equipes semanterem hidratadas e emcondições de praticarem umbom espetáculo.

Classificação Geral porEquipes:

1.º Lugar – CTD-GB /Edinho Soccer: 71 pontos

2.º Lugar – Flu Ed.Esportiva Iguaba Grande:45 pontos

3.º Lugar – Fla Araruama:40 pontos

A Coordenação de Es-portes, em nome de seus Pro-fissionais, Professores Gus-tavo Borioni e Marcelo, para-benizam também às equipesparticipantes por todas con-tarem, em sua Comissão Téc-nica, com profissionais naárea de Educação Física re-gistrados no CREF, pois sa-bemos a importância de es-tarmos devidamente registra-dos no órgão que nos dásubsídios para que possa-mos exercer nossa Profissãocom dignidade e respeito.

Linha de passe

[email protected] Mello

Nada melhor que o futebol bem jogadoResponda rápido. Quan-

do você disputa peladas comos colegas, qual é o maisdifícil de driblar: aquele quefaz o papel de zagueiro e che-ga com tudo ou o que temclasse para jogar? Com cer-teza você respondeu o habi-lidoso. E isso é a mais puraverdade. O zagueiro brutopode chegar mais duro, seantecipar em algumas bolas,mas no confronto direto éuma presa fácil para ser ba-tido. Já aquele que tem habi-lidade parece adivinhar o quevocê vai fazer e, muitas vezes,com um leve toque com obico da chuteira te desarma.

Fiz essa introdução paraescrever que times que jogambonito, com vários jogadoreshabilidosos, podem tomar abola do adversário. Tambémé equivocado dizer que umtime que joga ofensivamentenão sabe se defender.

Talvez essa tese tenhasurgido com a derrota na Co-pa do Mundo de 1982. O fra-casso do time sensacional ar-mado por Telê Santana criouum trauma tão grande que atéhoje alguns pragmáticosadoram afirmar que times queprocuram o gol a todo instan-te podem ganhar algumaspartidas, mas não ganhamcampeonatos. Isso nunca foi-nem será- uma verdade.

É lógico que nem sempreexiste a possibilidade de searmar um time que jogue parafrente. Muitas vezes, não setem elenco para isso e os trei-nadores precisam armar suasequipes para obter o melhorresultado possível. Isso é

válido, ganhar títulos assim,mas passando a festa da vol-ta olímpica esses times caemno esquecimento.

Todas as lembranças degrandes times que temos sãode equipes que jogavam umfutebol bonito. Procure lem-brar um time que te marcou.Garanto que na hora veio alembrança de uma equipeque jogava ofensivamente eque marcava muito gols.

Por exemplo: por maisque o time de 1994 tenha tidoum comportamento brilhantee conseguido o quarto títulomundial, confesso que aque-le time não me traz nenhumalembrança especial. Talvez,um ou outro gol de Romário.Mas ainda me encanta o timede 1982.

Depois de algumas lem-branças volto à questão dejogar ofensivamente e servulnerável na defesa. Existeuma coisa que poucos per-cebem. Só a possibilidade deenfrentar um time ofensivofaz o treinador adversário ar-mar a equipe com a posturamais defensiva.

Com jogadores leves émais fácil marcar a saída debola do adversário ou correratrás dos adversários paratomar a bola.

Times que encantaram omundo sempre tiveram siste-mas defensivos bem segu-ros. Desculpe voltar de novono tempo, mas a seleção de1970 sabia se defender muitobem quando não estava coma posse de bola.

O time voltava com todosos jogadores para marcar no

seu campo e dificultava aação dos adversários.

Quatro anos depois, aHolanda usava muito bem asaída da defesa em bloco paratirar o espaço dos adversá-rios. Aquele time conseguiaser tão compacto que sevocê observar imagens ou fo-tos da época vai conseguirobservar dez jogadores delinha num espaço não muitosuperior de 30 metros, ouseja, um time compacto.

Aqui vou ser obrigado afazer outra interrupção. Ima-gino que você já deve estarfazendo a seguinte pergunta:se o Brasil de 1982 e a Ho-landa de 1974 eram times fan-tásticos qual a razão de elesterem perdido os títulos?Bom, a resposta para essaquestão é bem simples: osdois acabaram perdendo paragrandes seleções. Tanto aAlemanha de 1974 quanto aItália de 1982 eram times exce-lentes e que contavam comjogadores extraordinários.

Aqui no Brasil todas asequipes que dominaram onosso futebol nas últimas dé-cadas, além de marcarembem, conseguiam ter segu-rança na defesa. Isso passa,por exemplo, pelo Inter (mea-dos da década de 1970), oFlamengo campeão do Mun-do em 1981, o São Paulo comos inúmeros títulos tendoTelê Santana como treinadorno início da década de 1990,o Palmeiras do ataque de maisde 100 gols no Paulista de1996, o Cruzeiro que ganhoutudo em 2003.

Vamos pegar o time atual

do Santos. A equipe de Do-rival Júnior é o time que todomundo gosta de ver jogar nomomento. É um time que pro-cura o ataque o tempo inteiro.Dos pés dos seus jogadoreshá sempre a possibilidade desair uma jogada espetacular.Mas já observo que muitosdizem que o time é vulnerávele que tem problemas na defe-sa.

Como estamos falando daequipe da Vila, vamos lem-brar que o time do Campeo-nato Brasileiro de 2002, queencantou pelas jogadasofensivas, marcava muitobem. Uma rápida passada pe-las partidas finais daquelecampeonato mostra o poderdefensivo da equipe. Na pri-meira partida da decisão, porexemplo, o time de EmersonLeão não deu nenhumachance ao Corinthians e ven-ceu por 2 a 0.

Está certo que um gol deletra vale tanto quanto um golde cabeça feito após umchuveirinho, mas vibramosmuito mais com o feito comarte. E é verdade que no fu-tebol o que é importante é oresultado final, mas ganhardando espetáculo é muitomais divertido.

Até a próxima.

CURTASParabéns ao Botafogo,

bicampeão da Taça Guana-bara!!! Papai Joel, calou to-dos os “sabidos” do mundodo Futebol... Papai Joelmostrou que acima dequalquer coisa, MERECERESPEITO!

O Programa Show de Bo-la, que a Assembleia Legisla-tiva do Rio apreciou no dia23/02, para iniciar nas práticasesportivas, crianças, adoles-centes e adultos portadoresde deficiência. A proposta,contida no projeto de lei 477-A/07, determina que o pro-grama fique sob responsabi-lidade da secretaria estadual

Portadores de deficiência poderãoganhar programa de iniciação esportiva

de Turismo, Esporte e Lazer,como o auxílio da secretariade Educação. Para execuçãodo programa, o Governo po-derá firmar parcerias com asfederações esportivas, enti-dades de classes, sindicatos,Ongs e clubes. “Além das jáconhecidas vantagens do es-porte, como agente de saúdee estímulo à cidadania, o in-

vestimento na prática esporti-va entre portadores de defi-ciência pode estimular o sur-gimento de novos atletas”,aponta o autor do projeto, de-putado Glauco Lopes (PSDB).O texto será votado em se-gunda discussão.

Para desenvolvimento emanutenção das ações doprograma, o estado deverá,

em parceria com as entidadesconveniadas, disponibilizar,nos fins de semana, seus es-paços e estruturas físicas pa-ra a prática esportiva, sob acoordenação da SecretariaEstadual de Turismo, Esportee Lazer, que oferecerá o mate-rial e, em conjunto com as en-tidades, os professores ne-cessários.

Page 15: EDICAO 244 - FEVEREIRO

Principal 1528 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -28 de fevereiro de 2010 - Edição 244 -

Marcos Vinicius écampeão na Europa

Equipe Shu-yo-kan representaAraruama no Fest Verão Macaé 2010

A atleta Karen Krichanãrepresentou Araruama noFest Verão em Macaé conse-guindo o excelente resultadode 3.º lugar no aquathlon. Nacorrida noturna mais atletasde Araruama se destacaramcomo Maria do Carmo queficou em 4.º e Karen em oita-vo, Pedro em 1.º lugar e Ju-nior em 3.º lugar.

A equipe shu-yo-kantreinada pelo prof. Fernandomarinho rodrigues. Partici-pou do fest verão macaé2010, em 06/02, presenteandoo município de araruama, emseus 151 anos, trazendo me-dalhas através dos seus de-dicados atletas.

Agradecemos a todosque apoiam e se dedicam afamília shu-yo-kan. Parabénsararuama! Parabéns pais,colaboradores e atletas!

Além de um agradeci-mento especial ao incansávelamigo rodolfo buda, a sra. Ve-ra maria pinto de figueiredo,secretária de educação domunicípio de araruama, quevem nos apoiando em várioseventos relacionados ao ju-dô, sempre com muita serie-

dade, presteza e confiança.

Colocação dos atletas nocampeonato

1.º lugar Karina Barbosada costa

1.º lugar Najla TavaresViana

1.º lugar William AzevedoMarinho

2.º lugar Diego Leoncio2.º lugar Lucas Matheus

A. Cordeiro2.º lugar Tathiana

Antunes3.º lugar Edson Batista de

Lima3.º lugar Lucas PinaudAs aulas de Judô são mi-

nistradas pelo ProfessorFernando, no JUDÔ CLUBESHU-YO-KAN em Araruama,às 2.ª, 4.ª e 6.ª das 17 às

21h30min; na ACADEMIABIO FORMA em São Vicentede Paula às 3.ª e 5.ª das 17 às20h30min; e no CIEP 148 -

Carlos Élio Vogas da Silva(Parque Mataruna) às 2.ª, 4.ªe 6.ª das 13 às 17h (PROJETOSUDERJ EM FORMA).

Rolou a 6.ª Capoeirana praça

No último dia 05, tive-mos apresentação de Capo-eira com a 6.ª Roda na Praçacom o comando de MestreCavalo e na administração deatividades de Esporte naPraça o Prof. Celinho. Confiraas Fotos da capoeira Ararua-ma tem resgatado o esporte

com eventos de Motocross,Velocross, Velas, Kitesurf eescolinhas de vários espor-tes no Complexo Desportivona Marina. Pelo esforço, boavontade, competência, orga-nização e resultados alcan-çados Nota 10 para o Esportede Araruama.

A atleta Karenfatura mais medalhas

Karen tem se destacadocom sua técnica apurada nãosomente na piscina como nacorrida e bike, sempre trazen-do bons resultados para Ara-ruama, e o Lagos esportivoacompanha de perto suasexcelentes performances.Recentemente Karen foi 1.ºlugar na Corrida de São Se-bastião em Araruama.

Em sua estréia como faixaROXA de jiu-jitsu Marcos Vi-nicius foi para a Europa dis-putar o Campeonato Europeuem Lisboa. Marcos fez 5 lutasduríssimas vencendo todase conseguindo finalizar a últi-ma luta em menos de 1 minu-to.

“Mas graças a Deus con-segui uma vitória muito im-portante para minha carrei-ra...” disse Marcos.Marcosagradece primeiramente aDEUS porque sem ele nadaseria possível e a equipeDDRJJ, a (Marmoraria Ouro-

mel), (GN Esportes), (Acade-mia Vitalitis), (Marquinhospipas), (Supermercado Espe-rança), (ao Ciro da Intnet),(Fernando do judô), (JulianaMaterias de Contrução), (Lu-ciano da Honda), (FelipeNaba) e ao lagosesportivo

Todos os resulta-dos desse Campeonato Eu-ropeu estão em http://www.ibj j f .org/resul ts /2010euro.htm aonde MarcosVinicius aparece na categoriaPURPLE BELT ADULT(faixaRoxa adulto) > MIDLLE(Médio)

O grande Campeão de jiu-jitsu Marcos Paulo, de Ara-ruama, já está arrumando asmalas para os EUA graças aoRanking do Estado do RJaonde foi 1.º lugar e ganhouuma passagem para o Pana-mericano de jiu jitsu que serárealizado nos dias 08, 09, 10 e11 de Abril, em Irvine, Cali-fórnia, EUA.

Com seu visto já em diaele viajará em abril se jun-

Marcos Paulo vaipara os EUA em abril

tando com André de Freitase Eder Persiliano, e assimcomo eles, Marcos tambémé aluno do Grande Mestredo Jiu-jitsu, Juarez Soares, aquem o mesmo agradecetodo o apoio assim como aOspan sport surf, AcademiaVitalitis, Wizard, ViniciusImoveis, Thor Kimonos,Oficina Direção HidraulicaAraruama e a toda FamiliaDDR Jiu Jitsu.

Apareça e cresça. Anuncie nojornal Principal. Ligue

agora: (22) 8815-4533

Page 16: EDICAO 244 - FEVEREIRO