edição 226

24

Upload: asemana-news

Post on 17-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

De 30 março a 04 de abril

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 226
Page 2: Edição 226

Geral02

Diretor: Sérgio Dal Gallo

Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA News - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - CuritibaRedação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / [email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Diagramação: Tatiana Carla de Souza

Tiragem: 25 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

O jornal é distribuído em Curitiba e Região Metropolitana

www.asemananews.com.br

Poucas nuvens

Máx.23º - Mín. 09º

A SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Editorial○

As pedras clamarão!!!

Expediente

Fatos que marcaram a semana○

ReflexãoO Sapo cozido

Datas e Fatos

Piadas

Muitas nuvens

Máx.24º - Mín. 11º

Morre Chico Anysio, JoãoMineiro e Millor FernandesEm sua entrada triunfal em Jerusalém Jesus foi recebido por

uma multidão que O aclamava. Os fariseus, no entanto, ficaram des-gostosos e pediram para que o Mestre calasse o povo, ao que Jesusretrucou: “Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedrasclamarão.” (Lucas 19:40). Simplesmente pelos seus feitos Jesus eraovacionado como Rei dos Judeus por onde passava, sem precisarde rádio, televisão e jornais para mostrar seus milagres. É claro queas mídias acima citadas, além das atalaias, são meros exemplos parachegarmos até os dias atuais.

Mas onde eu quero chegar com o exemplo do Mestre em com-paração com a atualidade? É que, ao contrário de Jesus que nãogostava de “alarmar” quanto aos seus feitos, existem políticos nosdias de hoje que se necessário for para aparecer ele até põe emprática certos ditados como “pintar o (...) de vermelho e subir noposte”, e por aí afora. Tem prefeito de renome no Estado que guar-dou todo o dinheiro que teria para aplicar em prol dos seus habitan-tes, para torrar tudo nos últimos meses do seu mandato no intuito deengambelar os seus eleitores. E não duvido que consiga atingir suameta, pois o surrado povo brasileiro, infelizmente, está fácil de serenganado.

Ainda tem gente do executivo por aí que investiu em um aparatojornalístico dentro da sua própria administração - que se chegar acair na mão da justiça não poderá ser candidato novamente. Portantoabra o olho para tal situação senhor prefeito, para que os planos dereeleição não virem manchetes de outros jornais. Por outro lado temprefeito da grande Curitiba que se colocou como tal para afagar oego dos seus munícipes, deixou seu nome já escrito na história dasua cidade desde os primeiros dias de seu governo e mesmo assimé difamado por alguns que andam com o cotovelo até enfaixado detanta dor...

E por falar em prefeito quero citar um exemplo de administração:Loreno Bernardo Tolardo, prefeito de Quatro Barras. É que me sentina obrigação de vir a público mesmo contrário a sua vontade, pois seeu não o fizer “as pedras clamarão”.

Dificultosas foram as vezes que consegui o seu consentimentopara falar das suas ações, prefeito Tolardo. Enquanto muitos outrosengambelavam os seus munícipes eu me recordo que você construíae continua construindo uma nova Quatro Barras. Quero, entretanto -antes que você corneta transborde sua cólera contra estas minhaspalavras - lhe refrescar a memória que Loreno Tolardo contrarioutanto o seu sócio Luiz Tolardo, quanto a sua esposa e filhos para virser o prefeito da nossa querida Quatro Barras...

E além de fazer por Quatro Barras o que jamais foi e será feitocom tal tenacidade, por não depender do salário de prefeito, Tolardoquis sim realizar o melhor àquela cidade na qual formou uma famíliahonrosa. Quis dar e provar aos seus compatriotas que tudo é possí-vel àquele que crer. Tolardo mostrou que se houver austeridade,arrojo e honestidade acima de tudo ainda é possível se fazer política,apesar dela ser podre em nossa nação...

Eu sei que vocês abutres corneteiros, que usam veículos decomunicação que mais parecem materiais apócrifos “e os chamam dejornal” para se promoverem e degradarem a vida alheia, estão es-perando o meu veredicto final para me apunhalar. Porém, antes queeu falasse e muito menos houvesse necessidade que as própriaspedras viessem a público clamar, pesquisas mostraram que a peque-nina cidade de Quatro Barras ocupou entre as 399 do Estado doParaná a quinta colocação pela sua exemplar administração. Para-béns Loreno Bernardo Tolardo!

Vamos esperar que vocês que passam seus nebulosos dias aespera de um escorregar de Tolardo para apedrejá-lo, tenham queengolir mais este feito da exuberante administração pública quatro-barrense, uma vez que já o tem lenhado mesmo por episódios infun-dados. E vale lembrar que a pesquisa que destacou o município deQuatro Barras não foi encomendada por este periódico que vocêsmesmo o chamam de jornal do Tolardo, mas quem publicou tal pes-quisa que enaltece a nível nacional a administração pública de Qua-tro Barras foi a Federação Industrial do Rio de Janeiro, através doÍndice Furjan de Gestão Fiscal (IFGF).

Loreno Tolardo se for indagado a respeito desta nossa partici-pação diga: “se eu os calar as pedras clamarão pelos feitos daequipe que administra Quatro Barras”, pois nós sabemos que talpesquisa é resultado do trabalho deixado pela sua administração nosquatro cantos do seu município. Aliás, tem obra até batendo na portadaqueles que lhe criticam prefeito, e não somos nós que falamos. E senão falarmos, a pedras falarão...

Parabéns mais uma vez, nobre e preclaro prefeito de QuatroBarras, por mais esta conquista para o seu povo e viva o SenhorJesus que tem abençoado os seus passos...

Esta semana o país ficou mais triste. É que o Brasil perdeugrandes gênios do humor, pensadores e músicos.

O primeiro a nos deixar foi Chico Anysio - que dispensa qual-quer comentário sobre quem foi - que faleceu na tarde da últimasexta-feira (23). Com a saúde cada vez mais debilitada, veio amorrer após sofrer uma parada cardiorrespiratória causada porfalência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causa-do por infecção pulmonar.

Já João Mineiro, cantor sertanejo que alcançou o auge do su-cesso nos anos 80 quando fazia dupla com Marciano, faleceu nofinal da noite do dia 24, no hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, nointerior de São Paulo. João Mineiro tinha 76 anos e estava internadona UTI após uma cirurgia para retirada da vesícula.

Millôr Viola Fernandes foi um cartunista, jornalista, cronista,dramaturgo, roteirista, tradutor e poeta brasileiro. Irônico, polêmico,com seus textos (ironia, duplos sentidos e trocadilhos) e seusdesenhos construía a crônica dos costumes brasileiros dos últi-mos sessenta anos. Faleceu aos 87 anos de falência múltipla dosórgãos na noite da última terça-feira, dia 27.

Vamos deixar a nossa homenagem aos três brasileiros quefizeram história com uma das charges de Millor:

30/03/2002 – A rainha-mãe Elizabeth morreu dormindo aos101 anos. Mãe da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, ela conquis-tou a simpatia dos súditos ao ficar ao lado do rei George VI durantea Segunda Guerra Mundial.

31/03/1964 - Os militares organizaram um golpe de Estado eassumiram o governo brasileiro.

01/04/1989 - Entrou em vigor a determinação federal que tor-nou obrigatório o uso do cinto de segurança nos automóveis.

02/04/1979 - Em um lago do Camboja, foram encontrados 2mil esqueletos amarrados entre si. O assassinato em massa foiatribuído ao regime de Pol Pot. O ditador foi responsabilizado por 2milhões de mortes no país.

03/04/2009 - Morreu o jornalista e político Márcio MoreiraAlves, aos 72 anos. Em 1968, o discurso do então deputado contrao Regime Militar serviu de pretexto para a decretação do AI-5, omais duro dispositivo de controle da Ditadura Militar.

04/04/1955 - Durante um discurso em Goiás, o então candi-dato à Presidência Juscelino Kubitschek anunciou sua intenção demudar a capital do país para o planalto central.

Se você colocar um sapo numa panela com água fervente,em ebulição, a 100 graus, ele por certo reagirá rapidamente epulará fora da panela.

Porém, se você colocar o mesmo sapo numa panela comágua fria e colocar essa panela no fogo, o sapo não pulará.

Ficará quieto sentindo a água esquentar, esquentar, esquentaraté que morrerá cozido".

Essa pequena estória, contada há muitos anos e tornada fa-mosa nos livros de Peter Senge, nos dá uma enorme lição: operigo de não percebermos uma situação perigosa quando elatraz suas graves conseqüências lentamente.

Muitas pessoas e empresas sofrem da síndrome do sapocozido. Como as situações de mercado, concorrência, problemasde qualidade, etc. não ocorrem de uma hora para outra, essaspessoas e empresas não se apercebem do risco fatal que estãocorrendo e ficam esperando para ver o que vai acontecer.

Até percebem que o ambiente está "esquentando" porém,não têm a atitude correta de pular logo para outra situação e agirrapidamente para não morrerem cozidos.

A melhor atitude que poderemos ter hoje em dia, numa épocade extrema competição e rapidez é procurar perceber as mudan-ças e mudar.

Temos que desenvolver em nós uma aguçada percepçãopara sabermos a hora exata de mudar, de criar novas situações,de reinventar o que fazemos. Do contrário, morreremos cozidos.

Nesta semana, pense nisto.Não estás também com a síndrome do sapo cozido?Estás prestando toda a atenção ao ambiente de negócios em

que vives para mudar rapidamente? Tem consciência de que apior atitude que pode ter é esperar demais?

Um casal estava no shopping, quando de repente o maridãosome. Irada, e com a voz alterada, a mulher liga para o celular dele:

- Onde você se meteu?- Querida, lembra-se da joalheria onde você viu um colar de

diamantes e se apaixonou por ele?Um pouco envergonhada, mas com um sorriso de orelha a

orelha, olhos brilhantes, ela respondeu:- Sim, meu amor. Claro que me lembro.- Pois é, to tomando um cervejinha no bar ao lado!

***Voltando para casa com o bebê recém-nascido, a mulher do

português dizia:- Meu filhinho, meu filhinho...- Ô Maria... Esse bebê não é teu filho!- Como não, Manuel, se fui eu que pari, ele saiu de dentro de

mim?- Aí que tu te enganas! Esqueceu que ontem, lá na maternida-

de, tu me pediste pra trocar o bebê?***

No Rio, a caipira pede:- Marido, compra um sorvete pra mim?Um carioca foi logo explicando:- Aqui no Rio não se fala sorvete, fala-se SOR. Aqui não se fala

Cristina, a gente só fala CRIS. Não se fala Simone, fala SI. Só ocomeço da palavra.

Ela balança a cabeça e diz:- Ich... Os costumes aqui do Rio a gente não vai aceitá não.

Melhor a gente vortá lá pro interior, né, Custódio?

Muitas nuvens

Máx.24º - Mín. 13º

Muitas nuvens

Máx.25º - Mín. 14º

Muitas nuvens

Máx.24º - Mín. 14º

Millor

Page 3: Edição 226

Destaque 03www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

Prefeitos Loreno Tolardo, de Quatro Barras e Luizão Goulart,de Pinhais se destacam entre os melhores do Paraná

Os prefeitos devem agir de acordo com a lei e prestar contasperante a sociedade e aos órgãos fiscalizadores. É uma garantiade que os bens e rendas públicos estão sendo aplicados conformeprevê a lei, sem desvios que possam implicar em favorecimentopessoal.

Tais procedimentos deveriam ser regras, pois, a populaçãoque deposita seu voto a cada quatro anos, espera essa conduta deseus governantes. Mas se analisarmos os índices divulgadospelo sistema Firjan, veremos que na prática, a má aplicação dodinheiro público continua sendo uma prática da maioria dos admi-nistradores. Segundo os dados, 3347 cidades brasileiras, poucomais do que 62% estão em situação de "dificuldade" ou "crítica".Por todo esse cenário de desesperança, quando surgem dadospositivos de prefeitos que cumprem bem o seu papel e se desta-cam no cenário nacional, como a administração do prefeito LuizãoGoulart, de Pinhais e Loreno Tolardo, de Quatro Barras, nada maisjusto do que parabenizá-los por suas administrações.

Os dados mostram que grande parte das prefeituras brasilei-ras (43,7%), precisamente 2.302 municípios, foi avaliada em situ-ação de dificuldade, enquanto 1.045 cidades (19,8%) aparecemem gestão crítica.

As administrações dos dois municípios da RMC ganharam conceito de excelência,

em gestão fiscal e investimentos segundo dados do Firjam - Federação Industrial do Rio de Janeiro

A boa aplicação dosrecursos públicos e a ca-pacidade de investimentos,aliada a eficiência na ges-tão fiscal colocaram duasadministrações da RegiãoMetropolitana de Curitibaentre as cinco melhores noParaná e destaque no ce-nário nacional. Pinhais, doprefeito Prof. Luizão Gou-lart e Quatro Barras, admi-nistrada por Loreno Tolar-do ganharam o conceito deexcelência em gestão fiscalpelo Índice Firjan de Ges-tão Fiscal (IFGF), elabora-do pela Federação Industri-al do Rio de Janeiro e divul-gado na semana passada.

O índice que avalia aqualidade de gestão fiscaldos municípios brasileirostraz dados de 2010 e in-formações comparativascom os anos de 2006 até2009. O estudo é elabora-do exclusivamente comdados oficiais, declaradospelos próprios municípiosà Secretaria do TesouroNacional.

Os dados mostram quegrande parte das prefeitu-ras brasileiras (43,7%), pre-cisamente 2.302 municípi-os, foi avaliada em situaçãode dificuldade, enquanto1.045 cidades (19,8%) apa-

O município de Santa Isabel, em Goiás, lidera o ranking naci-onal como a cidade com melhor eficiência na gestão fiscal: 0,9747pontos. O estado de São Paulo tem seis municípios entre os dezmelhores, lista em que Minas Gerais, Paraná e Pará também têmrepresentantes. Completando o ranking Top 10, portanto, apareceem segundo lugar Poá (SP), seguida de Barueri (SP), Jeceaba(MG); Piracicaba (SP); Caraguatatuba (SP); Ourilândia do Norte(PA); Maringá (PR); Birigui (SP) e Paraibuna (SP).

Paraná

No topo do ranking estadual os dez melhores municípios são:Maringá (0,8940), que é também o oitavo do Brasil; Pinhais (0,8585);Cascavel (0,8518); Toledo (0,8360); Quatro Barras (0,8061); Ma-tinhos (0,8046): Alto Paraná (0,8006); Itaipulândia (0,7952); Curiti-ba (0,7684) e Realeza (0,7631).

Nesse ranking os sete primeiros colocados obtiveram con-ceito A (IFGF acima de 0,8 pontos). Em investimentos, seis obtive-ram o índice máximo. Itaipulândia, oitavo da lista e com pontuaçãomáxima em gastos de pessoal, investimentos e custo da dívida,registrou gestão crítica D em receita própria (0,1027).

Entre os 10 piores municípios paranaenses, a falta de liquidezé o principal problema e isso significa que terminaram 2010 commais restos a pagar do que com recursos em caixa, ou seja,viraram o ano em vermelho.

Da mesma forma, chamou a atenção o fato de todos os dezpiores apresentarem investimentos em nível crítico. Merece aindaatenção o quadro fiscal do município de Conselheiro Mairinck(0,0975), que ocupa a 5.236ª posição no ranking nacional (no totalde 5.266), única cidade do Sul entre as dez piores de todo o país.Nesse município pesaram muito o gasto de pessoal acima dolimite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os restos a pagarsuperiores ao caixa disponível.

Mais informações podem ser

obtidas através do site www.firjan.org.br

recem em gestão crítica.Outras 1.824 prefeitu-

ras (aproximadamente33%) apresentaram gestãofiscal boa, enquanto apenas95 municípios no país ga-nharam conceito de exce-

lência, entre elas, QuatroBarras e Pinhais.

"Ficamos satisfeitoscom esta avaliação, quemostra o comprometimen-to da Prefeitura com ascontas públicas e os inves-timentos aplicados. É umindicativo de que estamoscolocando em prática estavisão de crescimento e res-ponsabilidade", disse o pre-feito Loreno Tolardo.

Para o prefeito de Pi-nhais, Luizão Goulart, osdados revelam a preocupa-ção da administração da ci-dade no dia a dia. "Conse-guimos aplicar os investi-mentos necessários seguin-do todas as normas legais,

pois administrar com res-ponsabilidade é uma obri-gação de nós que exerce-mos este papel de gestorpúblico", disse Goulart.

No Paraná, apenassete cidades ganharam oconceito de excelência, eficaram entre os top 100 dopaís.

A maioria dos municí-pios paranaenses apresen-tou dificuldades na gestãoe a preponderância dos re-sultados negativos se deve,sobretudo, à difícil admi-nistração de restos a pagare aos baixos investimentos.

O desempenho dosmunicípios mostrou que asdesigualdades econômicase sociais brasileiras se es-tendem à gestão fiscal. Asregiões Sul e Sudeste do-

minaram o topo do rankingnacional: concentraram79,8% dos 500 melhoresresultados e apareceramem 81 das 100 primeirascolocações. Já na parte in-

ferior do ranking, obser-vou-se maciça presença demunicípios do Norte e,principalmente, do Nordes-te: 81,4% dos 500 pioresresultados, com 93 muni-cípios entre os 100 desem-penhos mais baixos doIFGF.

Entenda oque é avaliado

O indicador consideracinco quesitos: IFGF Re-ceita Própria, referente àcapacidade de arrecadaçãode cada município; IFGFGasto com Pessoal, querepresenta quanto os mu-nicípios gastam com paga-mento de pessoal, medin-do o grau de rigidez do or-çamento; IFGF Liquidez,responsável por verificar arelação entre o total de res-tos a pagar acumulados noano e os ativos financeirosdisponíveis para cobri-losno exercício seguinte;IFGF Investimentos, queacompanha o total de in-vestimentos em relação àreceita líquida, e, por últi-mo, o IFGF Custo da Dí-vida, que avalia o compro-metimento do orçamentocom o pagamento de jurose amortizações de emprés-timos contraídos em exer-cícios anteriores.

Cidade goiana fica em primeirolugar no ranking nacional;

Maringá fica em oitavo

Opinião

“Administrar com

responsabilidade é uma

obrigação de nós que

exercemos este papel

de gestor público",

disse Goulart

"Ficamos satisfeitos

com esta avaliação, que

mostra o

comprometimento da

Prefeitura com as

contas públicas e os

investimentos

aplicados”, Tolardo

Administrações deLoreno Tolardo,Quatro Barras...

... e Luizão Goulart,Pinhais, ganharamconceito deexcelência

Page 4: Edição 226

Fazenda Rio Grande04 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Espaço do leitor. Participe: [email protected]

AntenadoCom mais cinco creches em construção,gestão Chico Santos tenta zerar fila de espera

Não é coincidência

O pré-candidato a reeleição a prefeito de Curitiba, LucianoDucci acelera o ritmo de inaugurações e anúncios de obras apoucos meses do pleito. O chamado "pacote de bondades" anun-ciado recentemente que prevê aumento aos servidores, concedi-do às vésperas do limite permitido pela Justiça Eleitoral tambémdeixam na cara a intenção do pré-candidato. O povão está de olhoe não é tão bobo como imaginam...

Dr.Nassib & Silvestre

E nos bastidores de Fazenda Rio Grande o clima eleitoralcomeça a esquentar. A seis meses da eleição, as costuras come-çam a ser feitas e uma chapa para concorrer ao cargo de prefeitoestaria prestes a ser fechada: trata-se de Dr.Nassib(atualmentevice-prefeito) e o empresário Silvestre. Os dois têm baixa rejeiçãoe unidos, podem se tornar fortes para a difícil empreitada.

BR-116 e o stress na Linha Verde

As obras de duplicação da BR-116 poderiam estar mais adi-antadas se a concessionária colocasse mais máquinas e homenspara executar o importante projeto. A rodovia que é o principalacesso das cidades da região Suleste para Curitiba, principalmen-te para os moradores de Fazenda Rio Grande e Mandirituba queestão mais próximos da capital, sofrem diariamente com o risco deacidentes e congestionamentos e somente a duplicação irá dimi-nuir o sufoco.

Crime e congestionamento

Nesta semana, o trânsito na Linha Verde/BR-116 estava maiscomplicado que o normal. Na quarta-feira, o que dificultou o acessode Curitiba até Fazenda pela Linha Verde foi um acidente que foiprecedido de um assassinato, na altura da Nicola Pelanda. Peloque foi apurado inicialmente é de que um motorista foi atingido pordisparos de arma de fogo, perdeu o controle da direção e invadiua pista, colidindo com dois outros veículos. O condutor, atingidopor dois tiros, morreu e nos outros veículos, os feridos foramatendidos pelos socorristas. Durante o atendimento, o tráfego napista ficou parado e o congestionamento seguiu até a altura da VilaSão Pedro.

Nos últimos três anos,a gestão do prefeito ChicoSantos trabalha para a me-lhoria da área de educação.E para que isso aconteça di-versas ações estão sendofeitas na cidade. Dentre elasa ampliação de vagas nosCMEIS (Centro Municipal deEducação Infantil), mais co-nhecidos por creches. Naadministração do prefeitoChico Santos duas crechesjá foram inauguradas: CMEIZilda Arns e o CMEI Fran-cisco João Orso que juntoscriaram mais de 350 vagas.E outras estão em constru-ção: CMEI Santa Terezinha,CMEI Eucaliptos, CMEIGralha Azul, CMEI Iguaçu,CMEI Jardim Veneza e nospróximos dias inicia-se tam-bém a construção do CMEIdo Jardim Europa. O prazo

Apresentada durantesessão ordinária do últimodia 28, a proposta do vere-ador Márcio Wozniack quesolicita uma linha de ônibusentre Fazenda/São José foiaprovada por unanimidadepelos demais vereadores.Agora o documento deveser encaminhado à Prefei-tura e Câmara de São Josédos Pinhais, à AssembleiaLegislativa do Paraná, àCOMEC e à Prefeitura deFazenda Rio Grande.

O anteprojeto que criaa linha que deve ligar Fa-zenda Rio Grande até SãoJosé dos Pinhais sem pas-sar pela capital é uma ideiainovadora que visa minimi-zar o tempo da viagem en-tre os dois municípios. Nasemana passada Márcioapresentou a criação da Li-

Vereador Márcio Wozniack lutapor linha direta entre

Fazenda e São José dos Pinhais

nha que liga Fazenda àAraucária, agora é aguar-dar a resposta das entida-des envolvidas para queassim aconteçam melhori-as no transporte publicoentre os três municípios.

Vereador Márcio Wozniack

Obras para implantação do CMEI bairro Iguaçu

de entrega dessas obras éde um ano. Com essas no-vas creches as mães terãoum local adequado e segu-ro para deixarem as crian-ças enquanto trabalhampara ajudar no sustento dafamília.

Com isso o município deFazenda Rio Grande preten-de zerar a fila de espera. Hoje,segundo a secretaria de edu-

cação existe cerca de 1200crianças aguardando vaga. Aestimativa é que para o pró-ximo ano não tenha maismães atrás de vagas para osfilhos. Desde que o prefeitoChico Santos assumiu to-dos os esforços estão sen-do feitos que para que essafila não exista. Fazenda RioGrande dispunha de apenas500 vagas em creches, a

expectativa é que esse nú-mero quase quadruplique.Fazenda Rio Grande ficouoito anos sem inaugurar ne-nhuma creche, por essemotivo a fila cresceu.

De acordo com Ednel-son Queiroz, secretário daeducação o investimento tra-rá os resultados positivos:"Assim que todos osCMEIS forem inaugura-dos, nós conseguiremoszerar a fila. Sabemos comouma vaga é importante,muitas famílias não temonde deixar as crianças e oúnico lugar é a creche. Hoje,cerca de 80% das vagas sãode filhos de mães que tra-balham, as outras são decrianças que vivem em si-tuação de risco", comentao secretário.

O papel do vereador éfiscalizar o trabalho do pre-feito e levar ao Executivo asreivindicações da população.E no bairro Nações, um dospedidos mais freqüentes quechegaram até o vereador Ri-cardo Miranda trata da ne-cessidade da revitalização daAvenida Paraguai e da rua

Miranda pede revitalização de duas importantes ruas de FRG

Venezuela. Miranda já apre-sentou um requerimentopara a execução de melhori-as nas duas ruas que estãoentre as mais movimentadasda cidade.

Tais vias são de tráfegointenso e representam passa-gem obrigatória de milharesde motoristas diariamente.

Contudo, em vários tre-chos, observa-se o desgas-te do asfalto e a existênciade buracos nas duas vias, oque gera riscos de acidentese complicações no trânsito."A Paraguai é uma das ruasmais movimentadas de Fa-zenda Rio Grande e é neces-sária a execução de serviços

de melhorias, como a colo-cação de asfalto e tambémuma limpeza e novas calça-das para os pedestres. Na Ve-nezuela também, muitas ve-zes, o pedestre tem que an-dar na rua por falta de calça-das que estão quebradas ouforam invadidas por mato",disse o vereador.

RuaParaguai

RuaVenezuela

Jornal, outdoor, bus-door, carro de som, rádio,televisão. Quando se pen-sa em fazer um trabalho dedivulgação para atrair ogrande público, logo vêmem mente essas ferramen-tas de comunicação demassa. Mas há outras for-mas de atingir o grandepúblico e pensando nisso,a Cicles Basico desenvol-veu um produto que deveganhar as ruas em breve,principalmente na próximacampanha eleitoral e nãopassará despercebida dapopulação: trata-se da Pro-pabike. Já ouviu falar?

A Propabike ou bicicle-ta de propaganda é um tri-

Você já ouviu falar da Propabike?

ciclo equipado com um ban-ner de 1,80m x 1,05m e umrádio com caixa de som eentrada USB, desenvolvido

pelo empresário do ramo,Alexandre Farinhak. "Forammeses de testes e chegamosa essa bicicleta que é umproduto barato e atinge oobjetivo de divulgar a mar-ca ou imagem do cliente emqualquer lugar. Onde o car-ro do som não chega, a bi-cicleta entra com facilidade.E mais, tivemos o cuidadode limitar o volume da cai-xinha de som para evitar apoluição sonora e agredir osouvidos das pessoas, ouseja, é um trabalho saudá-vel, limpo e sem poluiçãosonora", disse Alexandre,sócio da Cicles Basico.

Entre as vantagens es-tão o baixo custo do produ-

to - R$1.100,00 -, a autono-mia da bateria para os altofalantes que é de 8 horasininterruptas e a grande visi-bilidade do banner que podeser visto de longe. "É prati-camente um outdoor móvele diferente do carro de sompor exemplo, não precisa dehabilitação para quem vai tra-balhar com ela. A hora detrabalho paga rapidamente oproduto", explicou o ideali-zador da propabike. (DR)

Serviço: Propabikeou Bicicleta de Propagan-

da - Cicles BasicoEndereço: Rua

México, 101 - FazendaRio Grande

Telefone:3608-0989

Propabike é um triciclo com banner e

caixa de som. Produto deve ser

adotado por candidatos nas

próximas eleições

Page 5: Edição 226

RMC 05www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

O bom relacionamento entremotoristas, cobradores e passageiros

Tanto colaboradores como clientes têm um objetivo em comum: um

transporte de qualidade para o bem estar de todos e desenvolvimento das cidades

As Mulheres serãobenefíciadas no Minha Casa

A presidente DilmaRousseff anunciou no diaInternacional da Mulher,uma mudança nas regras depropriedade do ProgramaMinha Casa, Minha Vidapara garantir que as mulhe-res fiquem com os imóveisem caso de separação. Apartir de agora, se houverdivórcio ou dissolução deunião civil estável, o imó-vel ficará, necessariamen-te, em nome da mulher.

A regra valerá para fa-mílias com renda mensal deaté três salários mínimos,inscritas no programa. Nes-sa faixa de renda, o subsí-dio do governo para a com-pra do imóvel chega a 95%do valor. A única exceçãoserá quando o pai tiver aguarda exclusiva dos filhos.

Segundo o porta-vozda Presidência, a mu-dança segue a mesma ló-gica de outros progra-mas do governo, de pri-vilegiar as chefes de fa-mília como beneficiárias.A mudança será editadapor meio de medida pro-visória, em edição extra-ordinária do Diário Ofi-cial da União.

FAZ RH e ACINFAZpromovem feira de empregos,

estágios e capacitaçãoprofissional em FRG

Um sistema de trans-portes não é formado ape-nas por veículos, vias ecorredores. A atividade ésobretudo humana consti-tuída por pessoas das maisdiferentes realidades eco-nômicas e culturais.

E num sistema detransportes, apesar das di-ferenças entre as pessoas,os objetivos são os mes-mos: um serviço de quali-dade para o bem estar detodos e desenvolvimentoeconômico e social das ci-dades.

Para isso, não bastamapenas ônibus modernos etecnologia operacional.Mas o bom relacionamen-to entre todas as partes éfundamental.

No estresse do dia adia, não são raros os casosde desentendimentos entrepassageiros e motoristas ecobradores.

Mas todos devem en-tender que, apesar de aspessoas terem individual-mente ou mesmo coletiva-mente seus problemas, o

Motoristas do Grupo Leblon são instruídos para não apenasoperarem um veículo, mas se relacionarem e servirem à comunidade

bom senso e a educaçãodevem prevalecer.

O Grupo LeblonTransporte de Passageiros,que engloba as empresasLeblon e Nobel, deixa bemclaro em todos os seus trei-namentos e palestras, des-de a admissão até em cur-sos de aprimoramento, quedirigir ônibus não é apenasoperar um veículo.

É saber se relacionar, li-dar com o passageiro, informá-lo e acima de tudo serví-lo.

Por isso que sempre

para seus colaboradores aLeblon se refere ao passa-geiro como cliente, alguémque faz parte do dia a diada empresa e da vida domotorista e cobrador.

Habilidades para operarum veículo com mais de12 metros de comprimen-to são tão importantesquanto a paciência e umbom comportamento.

Mas como foi dito an-teriormente, transporte éatividade humana, e comotal, é relacionamento.

Relacionamento envol-ve mais de uma parte.

E o passageiro devetambém colaborar, tratan-do o motorista e o cobra-dor com educação, corte-sia e respeito.

Se caso o ônibus atra-sou, por exemplo, muitasvezes houve problema notrânsito ou algum outro fa-tor que contribuiu para o nãocumprimento do horário.

Havendo persistênciade algum problema, sejaoperacional, como de atra-so, ou mesmo de compor-tamento do motorista oucobrador, não adianta ficardiscutindo.

O passageiro pode li-gar para a empresa relatan-do o fato.

Todos sabemos que odia a dia nas cidades mui-tas vezes não é fácil. Entãopor que não torná-lo me-lhor?

Adamo Bazani,jornalista da Rádio

CBN, especializado emtransportes.

As obras da segundaetapa da Linha Verde Sul,que vai interligar Curitiba aFazenda Rio Grande come-çaram na última quarta-fei-ra.. Serão investidos nestaetapa mais de R$ 15,4 mi-lhões, recursos do PAC daCopa, por meio da CaixaEconômica Federal.

A obra dá continuida-de à transformação da an-tiga rodovia em uma ave-nida no trecho entre o Ter-minal do Pinheirinho e a ruaIsaac Ferreira da Cruz.

Esta interligação acon-tecerá com a duplicação daBR 116, no trecho entreCuritiba e Mandirituba. Aduplicação é responsabilida-de da concessionária OHL,que administra a via. E tam-bém com as obras de urba-nização da Linha Verde pelaPrefeitura de Curitiba.

Ao longo de 1,7 quilô-

Com recursos do PAC, começam obras daLinha Verde entre Curitiba e Fazenda Rio Grande

metros, a Prefeitura deCuritiba irá construir 10pistas de rolamento, sendoduas para canaletas exclu-sivas de transporte coleti-vo, seis para o sistema viá-rio (três em cada sentido)e duas vias locais de pas-sagem (uma em cada sen-tido), ciclovia, além de ilu-minação renovada, paisa-gismo e calçadas. Também

será ampliado o viaduto daavenida Winston Churchille Isaac Ferreira da Cruz,para a construção de pis-tas locais.

Para o gerente Regionalda Caixa Econômica Fede-ral, Wilton Cabral, o projetoda Prefeitura de Curitibapara a transformação da Li-nha Verde é exemplo pelobom planejamento urbano.

Começam obras da segunda etapa daLinha Verde Sul, entre Curitiba e Fazenda Rio Grande

"Os recursos do PAC daCopa foram rapidamente li-berados, porque Curitibatem bons projetos e cum-pre os prazos das obras ri-gorosamente", disse Cabral.

CronogramaA previsão é que as

obras sejam entregues em10 meses. Nesta semana,as equipes vão começar amarcar o trecho onde se-rão colocadas as novas re-des de drenagem. O traba-lho de escavação vai come-çar, na próxima segunda-feira, pelas vias locais.

A Empo, empresa res-ponsável pela obra, estátambém construindo as ar-mações de ferro, que vãoformar os pilares para am-pliar a trincheira no local.Concluída esta etapa, come-ça o trabalho de colocaçãodos pilares e da futura laje,onde passarão as vias locais.

Ligue para a Casa Fácil

e verifique como você pode

participar da segunda fase

do programa Minha Casa

Minha Vida. Contato: 3627-

7800 ou 3627-5656.

No próximo dia 14 deabril a população de Fazen-da Rio Grande poderá par-ticipar do segundo Feirãode Empregos, estágios ecapacitação profissional aser realizado no município.O evento é organizado pelaAgência de Empregos FAZRH e contará com a parce-ria da Câmara Temática deGestão de Pessoas, Asso-ciação Comercial e Indus-trial de Fazenda Rio Gran-de (ACINFAZ) e Prefeitu-ra Municipal.

A feira contará com aparticipação de diversasempresas, do ramo indus-trial ou comercial. Os visi-tantes poderão buscar co-locação ou recolocação nomercado de trabalho, poisnesse período as empresasparticipantes aceitarão cur-rículos e algumas realiza-rão entrevistas com candi-datos que deverão estar

munidos de carteira de tra-balho e documentos pesso-ais, tais como RG, CPF ecomprovante de endereço.

Para João Antonio Mu-naro, presidente da ACIN-FAZ, "a feira serve tambémpara aproximar a populaçãodas empresas do municí-pio, pois os atendimentosserão realizados por funci-onários, gerentes e até mes-mo proprietários dos esta-belecimentos expositores ".

Data: 14/04/2012 -Sábado

Horário: 09 às 15hsLocal: Colégio

Desembargador JorgeAndriguetto

Rua Francisco Claudinodos Santos, 497 Bairro

Iguaçu - (ao lado doPronto Socorro)

Informações: (41)3627-4759 -

[email protected]

FeirãoempregosAcinfaz2011

Page 6: Edição 226

Paraná06 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Richa negocia liberação derecursos em encontros em Brasília

Canadá quer parcerias com ogoverno do Paraná para a Copa

Exportação de grãos por Paranaguácresceu 37% no primeiro trimestre

Representantes do go-verno do Canadá estão emCuritiba buscando informa-ções para realizar convêni-os e contratos nas áreas demobilidade urbana, monito-ramento e planejamentopara a Copa do Mundo de2014. O vice-cônsul cana-dense em São Paulo, ToddBarrett, e o diretor do Bu-reau Comercial do Canadá,com sede em Porto Alegre,Paulo Barnewitz Orlandi,reuniram-se na última quar-ta-feira (28) com o secre-tário estadual para Assun-tos da Copa, Mario CelsoCunha, para conversar so-bre a possibilidade de par-cerias.

"O Canadá vê hoje oBrasil como prioridade.Existe um grande interes-se do nosso governo emapoiar medidas em diver-sas áreas, principalmenteem mobilidade urbana etransporte público", disseo vice-cônsul canadense.

"Estamos preparando umgrande evento para Curi-tiba, agendado para o dia19 de junho de 2012,quando vamos tratar demobilidade urbana e o in-

Secretário da Copa, Mario Celso Cunha, assessor Ivan Vinícius reunidos com representantes do Canadáque vieram para Curitiba para conhecer projetos de mobilidade urbana

tercâmbio Brasil - Cana-dá", afirmou Orlandi, di-retor do Bureau Comerci-al do Canadá.

Segundo Todd Barrett,a missão é identificar opor-

tunidades para parcerias,realizando um trabalho deinteligência comercial, pro-movendo as relações cul-turais, acadêmicas e co-merciais com o Brasil.

O Corredor de Expor-tação do Porto de Parana-guá exportou de janeiro atéagora 3,4 milhões de tone-ladas de grãos. O volume é37% superior ao registra-do no mesmo período noano passado. O embarquediário realizado no corredortem sido, em média, de 65mil toneladas.

Somente de soja paraexportação foram embar-cadas pelo terminal parana-ense 1,6 milhão de tonela-das neste primeiro trimes-tre. O volume é 117% su-perior ao registrado em2011 no mesmo período. Ofarelo de soja apresentoualta de 43% em relação aoano passado, totalizando1,1 milhão de toneladasexportadas.

O secretário de Esta-do de Infraestrutura e Lo-

O embarque diário realizado no corredortem sido, em média, de 65 mil toneladas em Paranaguá

gística, José Richa Filho,disse que o aumento namovimentação reforça anecessidade de investir emmelhorias no porto. Dan-do cumprimento ao planode governo, ele determi-nou que a Administraçãodos Portos de Paranaguáe Antonina (Appa) traba-lhe nos projetos de expan-

são da capacidade estáti-ca do porto para melhoratender a safra de grãos."Nos próximos 60 diasvamos fechar o escopodas melhorias a serem exe-cutadas no corredor deexportação em caráteremergencial e para os pró-ximos anos", afirmou osecretário.

Expansão Um dos projetos de

expansão visa substituir qua-tro armazéns de carga geralque existem hoje no cais doPorto de Paranaguá. Juntos,eles somam capacidade es-tática de 54 mil toneladas.Está prevista a construção,na mesma área, de dois ar-mazéns graneleiros, comcapacidade estática de 195mil toneladas e rendimentooperacional de duas mil to-neladas por hora.

A Appa trabalha aindano projeto de modernizaçãoe repotenciamento do Cor-redor de Exportação doPorto de Paranaguá, como objetivo de elevar os ní-veis de produtividade, re-duzir perdas e principal-mente atender as exigênci-as ambientais e de controlede zoonoses

O governador Beto Ri-cha participou nos últimosdois dias de uma série dereuniões em Brasília paranegociar a liberação de re-cursos para o Estado. En-tre os temas tratados estãoos empréstimos internaci-onais solicitados pelo Para-ná e também a ampliaçãoda parceria com o governofederal para projetos habi-tacionais.

Na noite de terça-feira,Richa teve um encontrocom a ministra-chefe daCasa Civil, Gleisi Hoff-mann. Durante a reunião,o governador fez um rela-to dos projetos do Paranáque tramitam em Brasília epediu apoio do Palácio doPlanalto para que os pro-cessos sejam agilizados.

Um dos principais te-mas debatidos com a mi-nistra foi a liberação pelaSecretaria do Tesouro Na-cional (STN) dos pedidosde financiamentos interna-cionais que estão em avali-ação no órgão. O Estadonegocia cerca de R$ 1,7bilhão em empréstimoscom organismos nacionaise internacionais de fomen-to, com contrapartida deR$ 2 bilhões.

Richa lembrou que nofinal do ano passado foiassinado pela presidenteDilma Rousseff e o minis-tro da Fazenda, Guido Man-tega, um termo de ajusteque amplia em R$ 1,364bilhão a capacidade do Pa-raná de contrair financia-mentos internos e externospara investimentos. O com-promisso faz parte do Pro-grama de Ajuste Fiscal dogoverno federal.

Richa explicou que oMinistério do Planejamen-to já deu aval para váriaspropostas de captação derecursos pelo Estado, masainda falta a STN concluira última etapa de análise dosprocessos para que a do-

cumentação seja enviadapara a Comissão de Assun-tos Econômicos do Sena-do (CAE).

O governo estadualtambém aguarda a liberaçãopela Secretaria do TesouroNacional da análise da ca-pacidade de endividamen-to de cerca de 180 municí-pios paranaenses. Todos jánegociaram empréstimosdo Fundo de Desenvolvi-mento Urbano com o Es-tado. Os recursos estãogarantidos e serão aplica-dos em obras de infraestru-tura urbana.

HabitaçãoNa última quarta-feira

(28/03), Richa e o presiden-te da Companhia de Habi-tação do Paraná (Cohapar),Mounir Chaowiche, etive-ram na sede da Caixa Eco-nômica Federal, em Brasí-lia, para uma reunião como presidente da instituição,Jorge Fontes Hereda. Elepediu a ampliação da par-ceria que o Estado tem como banco para a realizaçãode novos projetos habitaci-onais no Estado. "Temosuma boa relação com aCaixa e gostaríamos de au-mentar, por meio de novasparcerias com o governoestadual, o volume de in-vestimentos em moradiasno Estado", defendeu ogovernador.

Richa explicou à dire-ção da Caixa que o gover-no tem como meta atender100 mil famílias com mo-radia até 2014 com o pro-grama Morar Bem Paranáda Cohapar. "É uma metaousada e estimulante, poisatende famílias da área ur-bana e do meio rural. Porisso, é fundamental bus-carmos recursos em todasas fontes disponíveis", dis-se o governador, que tam-bém teve um encontro téc-nico no Ministério das Ci-dades para tratar do mes-mo assunto.

Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmanne o governador Beto Richa durante encontro em Brasília

Foto

Ma

uro

nio

r A

PP

A

Page 7: Edição 226

Quatro Barras 07www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

Quatro Barras é o primeiro município da RMCa implantar sistema de telefonia da Sercomtel

Sistema integrado vai permitir melhor gestão, economia e funcionalidade. Parceria

entre Copel e Sercomtel foi formalizada com a presença do governador Beto Richa

Prefeito visita escolas e Cmeise faz entrega oficial dos kits

escolares e uniformes

Quatro Barras foi o pri-meiro município da regiãometropolitana a aderir aosserviços compartilhados daCopel e Sercomtel, quepassam a atuar em conjun-to para oferecer internet,comunicação de dados etelefonia. O prefeito Lore-no Tolardo participou dacerimônia de lançamentorealizada na última quinta-feira (22) e foi um dos por-ta-vozes do sistema que vaigarantir ao município maiseconomia, melhor gestão efuncionamento da rede,que passa a ser centraliza-da na sede da Prefeitura.

"Teremos uma reduçãosignificativa nos custos emtelefonia, além de garantirum melhor gerenciamento.Os benefícios vão desde àeconomia, gestão mais pró-xima, centralização das li-nhas, menor tempo de es-pera, custo benefício e ummelhor atendimento ao con-tribuinte, até porque os ser-viços prestados à comuni-dade devem ter esta efici-ência e agilidade. É umasatisfação saber que fomospioneiros na região em ade-rir ao sistema", disse To-lardo.

O prefeito assinou ocontrato de prestação deserviços com a SercomtelTelecomunicações já noúltimo dia 15, e desde o

Governador Beto Richa e o prefeito Loreno Tolardo:sistema de telefonia chega à RMC, começando por Quatro Barras

ano passado já contratouos serviços de internet daCopel. Segundo ele, o sis-tema de telefonia, que pas-sou a vigorar nesta sema-na, está colocando emrede as 64 linhas que hojea Prefeitura detém, inclu-indo secretarias, escolas,Centros Municipais deEducação Infantil e Uni-dades de Saúde. A estima-tiva é que a Prefeitura te-nha uma redução inicial de32% nos custos em tele-fonia, chegando a 45%depois de 120 dias.

O governador Beto Ri-cha também participou dacerimônia realizada na Co-pel, e classificou a aliançacomo um passo importan-te para tornar o Paraná oprimeiro Estado digital dopaís. "As atividades da Co-pel e da Sercomtel serão im-prescindíveis em nossa es-tratégia para a digitalizaçãodo Paraná, ao levar infra-estrutura de ponta emtransmissão de voz e dedados", afirmou.

O prefeito de Londri-na, Barbosa Neto, falou

sobre a visão estratégica dogovernador, que permitiu aconcretização do projeto, edestacou a ação empreen-dedora do prefeito Tolardo,pelo pioneirismo em aderirao sistema na região metro-politana. A solenidade tam-bém contou com a presen-ça do presidente da Copel,Lindolfo Zimmer; e o pre-sidente da Sercomtel, Ro-berto Coutinho Mendes,que ressaltaram o novohorizonte que se abre coma parceria entre as duasempresas.

A partir desta semana,Quatro Barras já conta coma nova agência do BancoBradesco. A inauguração doprédio, com área de 186metros quadrados, foi rea-lizada na manhã desta se-gunda-feira (26), com apresença do prefeito Lore-no Tolardo; do diretor re-gional do Bradesco, VolneiWulff; do gerente regional,Jose Tadeu da Cruz; dogerente da agência, LuizCarlos de Lima, e do presi-dente da Câmara, vereadorOlair Ribeiro Lago (Laio),além de empresários, vere-adores e autoridades locais.

O Bradesco chegou aQuatro Barras em novem-bro do ano passado, aten-dendo em caráter provisó-

Quatro Barras já conta com nova agência do Bradescorio na Avenida São Sebas-tião, até que as obras danova agência estivessemconcluídas. "É uma honraestar inaugurando a agên-cia hoje e poder ofereceruma estrutura que além deampliar nosso atendimentovai dar mais conforto aosnossos clientes", disse ogerente, ao agradecer a re-ceptividade do município.

O prefeito parabenizouo banco e agradeceu a con-fiança depositada na cida-de. "É uma satisfação re-ceber a bandeira do Bra-desco em um municípioque se desenvolve a cadadia mais. Temos nos dedi-cado muito para fazer Qua-tro Barras crescer, respei-tando seu potencial ambi-

ental, de forma sustentávele responsável. A instalaçãodesta nova agência é semdúvida mais um grandepasso a favor do desenvol-vimento", afirmou Tolardo.

O diretor regional dobanco destacou o compro-misso do Bradesco em trêseixos considerados essen-ciais - o econômico, o sus-tentável e o social - e enu-merou projetos educativose sociais desenvolvidos pelobanco hoje. "O banco sebaliza por estas questões,que vão muito além do as-pecto econômico", con-cluiu. Durante a inaugura-

ção, ainda houve a bençãodo padre Aguiar, da Paró-quia São Sebastião, e re-cepção do público presen-te, que pôde conhecer asinstalações da agência.

Novo espaçoA agência agora está

localizada na rua Nilo Fá-varo, próximo à BibliotecaMunicipal. Com área mai-or, a agência terá mais má-quinas de auto-atendimen-to, melhor distribuição nossetores administrativo e degerência, e vai garantir maisqualidade e conforto noatendimento.

Prefeito Loreno Tolardo e representantes do Bradescodescerraram a faixa de inauguração na manhã de ontem (26)

Da esq. à dir., o

gerente regional do

Bradesco, Jose Tadeu

da Cruz; o gerente da

agência, Luiz Carlos

de Lima; o presidente

da Câmara, vereador

Olair Ribeiro Lago; o

prefeito Loreno

Tolardo; e o diretor

regional do banco,

Volnei Wulff

O prefeito de QuatroBarras, Loreno Tolardo,está visitando uma a umadas seis escolas municipaise seis Centros Municipaisde Educação Infantil(Cmeis), além da EscolaEspecial, para fazer a en-trega oficial dos kits esco-lares e uniformes. Desde aterça-feira (27), Tolardo, asecretária de Educação,Maria Rodrigues e a equi-pe pedagógica já passarampelas escolas Devanira Fer-reira Alves, Ernesto Mila-ni, Izair Lago e João Curu-paná da Silva, além dosCmeis Tia Jaci, Elenai, Leo-nor e Eliana.

"Estamos entregando okit mais completo de todaa história, com a consciên-cia de que a educação é re-almente uma prioridade. Oque nos motiva é ver nos-sas crianças bem, commateriais e um ensino dequalidade, preparadas parao futuro", disse o prefeito.

Kit completoNos Cmeis, os mais de

500 alunos hoje matricula-dos na rede estão receben-do o kit composto por mo-chila, penal, caderno, pas-ta, lápis de cor, apontador,giz de cera, régua, entreoutros itens, e também omaterial pedagógico para oensino das crianças. A ex-tensa lista de materiais ain-da engloba cobertores in-dividuais para os alunos,almofadas e o uniforme de

verão, que acompanhaduas camisetas (uma demanga curta e outra longa),calça, jaqueta e tênis. Ocronograma de entrega seráorganizado por cada esco-la, e a meta é entregar até ofinal de abril também osuniformes de inverno.

Nas escolas munici-pais, a lista de itens tam-bém é grande. Além de todoo material de papelaria, es-tão na lista mochila, penale os livros da Editora Posi-tivo, que consistem numamplo material de ensino."Nossos alunos estão rece-bendo o que há de melhortanto nos itens de papela-ria, como no material pe-dagógico, que vem possi-bilitando uma aprendizagemsem precedentes em sala deaula. Só temos a agradecerao prefeito por toda a aten-ção que a educação vemrecebendo", contou a se-cretária.

O cronograma de visi-tas continuou na quinta-fei-ra (29), nas escolas RuiValdir, Tancredo de Almei-da Neves, no Cmei TiaCarmelita e na Escola Es-pecial, e encerra na sexta-feira (30) no recém inau-gurado Cmei Tia Inez, noJardim Patrícia. Em cadauma das escolas visitadas,professoras, diretoras, co-ordenadoras e alunos pre-pararam apresentaçõespara agradecer os investi-mentos na Educação.

Prefeito Loreno Tolardo estápassando por todas as escolas e Cmeis nesta semana

Prefeito fez entrega oficial dos kits e uniformes

Page 8: Edição 226

RMC08 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Travessa Pedro Faot emQuitandinha recebe manilhamento

Prefeito Luizão assinaordem de serviço para

construção da Super Creche

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de Assistência Social,realizou na última quarta-feira (28), o concurso deescolha da Rainha da Ter-ceira Idade de 2012. Oevento aconteceu no Clu-be Recreativo e contoucom a presença de gruposda terceira idade de diver-sos municípios da região.

Eleita pela maioria dosvotos, ficou com o títulode Rainha de 2012, Romil-da Saskoski, moradora dasede do município de Qui-tandinha. Ainda foram elei-tas Julieta Crug, da Comu-

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de DesenvolvimentoUrbano e Obras, segue comos trabalhos de ampliaçãoda rede de manilhamentodo município.

Atendendo outra rei-vindicação da população,desta vez os trabalhosaconteceram na TravessaPedro Faot, entre a Ave-nida Fernandes de Andra-de e a Rua GermanoCzek, na região central domunicípio.

De acordo com o se-cretário de Desenvolvimen-to Urbano e Obras, Cristi-ano Prado, quando choviaa água pluvial de outrasruas acumulava naquelaregião e os bueiros não con-seguiam captar toda essaágua. "Como o bueiro nãovencia fazer o escoamentodesta água, ela ficava acu-mulada e consequentemen-

te levava problemas para osmoradores, motoristas epedestres", lembra o secre-tário.

Para tanto, a Prefeitu-ra de Quitandinha executouos trabalhos de manilha-mento nesta via. No total,foram implantadas 100manilhas de 80mm.

A proprietária da Loja

de Confecções Raduski, Irai-des Raduski, enalteceu o tra-balho realizado pela adminis-tração municipal. "Aquiquando chovia alagava tudo.Ficava um rio. Mas agoracom a colocação de mani-lhas o problema vai acabar",comemora a comercianteque há 51 anos mora no mu-nicípio.

Nas últimas semanasa Prefeitura de Quitandi-nha, por meio da Secre-taria de Desenvolvimen-to Urbano e Obras, reali-zou serviços similares emoutras vias urbanas domunicípio. Entre elas es-tão a ruas do Pescador ePedro Zollner.

Na Rua do Pescadorfoi realizado os serviçosde ampliação da rede esubstituição de mani-lhas. Os trabalhos acon-teceram em 300 metrosdaquela via. Já na PedroZollner, no centro da ci-dade, a Secretaria de De-senvolvimento Urbano eObras realizou a amplia-ção do manilhamento des-ta via e, além disso, cons-truiu duas novas bocas delobos. O objetivo deste tra-balho era de acabar comum pequeno alagamentoque atingia a região.

Quitandinha elege a Rainha da 3ª Idadenidade do Salso, como 1ªPrincesa, Filomena Ruiz, daComunidade dos Moreiras,como 2ª Princesa, EditeRukael, da sede, comoMiss Simpatia, e Ana Or-buzut, do Ribeirão Verme-lho, como Miss Elegância.

Neste ano o concursoteve como jurados a pri-meira dama do municípiode Itaiópolis (SC), GisleneWend, os coordenadoresMarizete Rezende, de Agu-dos do Sul, Marlene Figuei-ró, de Fazenda Rio Gran-de, Cleonice Quaresemea,de Mandirituba e JurandirZerger, de Itaiópolis.

Além dos integrantes doGrupo da Terceira Idade deQuitandinha, também esti-veram presentes caravanas

dos municípios de Agu-dos do Sul, Mandiritu-ba, Fazenda Rio Grandee Itaiópolis.

A Secretaria Municipalde Desenvolvimento Eco-nômico realizou na últimaquarta-feira, 28, mais umaedição do Mutirão do Em-prego na Agência do Tra-balhador em Pinhais. Aotodo foram atendidas maisde 800 pessoas, benefici-ando a população em bus-ca de novas oportunidades,como no caso de Alexsan-dro Raimundo, morador dobairro Vargem Grande, queterminou recentemente ocurso Técnico em Segu-rança do Trabalho. Ele foiao mutirão com a expecta-tiva de ocupar uma das va-gas ofertadas. "A grandedificuldade é com relaçãoà experiência, mas as opor-tunidades que estão sendooferecidas nessa área nãoexigem tanta experiência,

Mutirão do Empregoatraiu centenas de pessoas em Pinhais

Acesse: www.asemananews.com.br

Ao todo 15 empresas participaram da seleção.Muitos desempregados conseguiram colocação

então estou confiante", des-tacou Alexsandro.

Ao todo 15 empresasparticiparam da seleção,ofertando cerca de 600 va-gas, com salários variandode R$ 700,00 a R$3.000,00. O Supermerca-do Condor que irá inaugu-

rar uma loja em Pinhais nospróximos meses ofertoumais de 300 vagas, sendoque destas, 200 somente paraa loja Pinhais, todas comcontratação imediata. "O pes-soal contratado já irá iniciaro treinamento em outras lo-jas até a inauguração em Pi-

nhais", comenta JordanaPreti, analista de RH doCondor.

Uma dessas vagas foipreenchida por David Ael-cio, 21 anos, que estámorando no bairro Weis-sopolis apenas há uma se-mana. Recém chegado dePortugal, David imaginouque iria demorar a conse-guir uma colocação, massaiu do mutirão já comtodo encaminhamentopara a realização dos exa-mes admissionais. "Fui atéo CRAS próximo a minhacasa e eles me informamque iria acontecer o muti-rão do emprego, então vimem busca de uma oportu-nidade", conta David queconseguiu uma colocaçãopara a vaga de auxiliar deaçougueiro.

O prefeito de Pinhais,Luizão Goulart assinounesta semana a ordem deserviço visando o início daconstrução de um novoCentro de Educação Infan-til. O projeto é provenien-te do Fundo Nacional deDesenvolvimento da Edu-cação - FNDE e resultanum investimento deR$758.809,77. Denomina-do de Super Creche, o pré-dio será construído comintuito de ampliar o aten-dimento de crianças naeducação infantil.

A previsão é de que asobras estejam prontas atéo final do ano. O Cmei terá565 metros quadrados deárea construída e contarácom uma estrutura ampla,somando salas de aula, bi-blioteca, laboratório e par-que infantil. Tudo projeta-do com acessibilidade. Asecretária Municipal deEducação, Rosa Maria deJesus Colombo diz queesta nova unidade atende-rá a princípio 120 crian-ças. "Todos os alunos se-rão atendidos de forma in-

tegral, passarão o dia rea-lizando diversas atividadesque contribuirá para a for-mação destes pequenos ci-dadãos", comentou a se-cretária.

O novo Centro de Edu-cação Infantil ficará loca-lizado na Rua GuilhermeWeiss, ao lado do CmeiDedo Mágico. Para que omunicípio tenha sido con-templado com o investi-mento do FNDE, a prefei-tura viabilizou o terreno.Para o prefeito Luizão, aimplantação de mais umaunidade escolar em Pi-nhais vai ao encontro dapolítica administrativalocal, que é de expandiro acesso ao ensino dequal idade . "Somenteneste mês de março jáinauguramos três Cmeise oportunizamos mais de400 novas vagas na edu-cação infantil. Sabemosda importância de in-vestir nesta área e, porisso, a construção destaSuper Creche é essenci-al para o município", con-cluiu.

O projeto é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento daEducação - FNDE e resulta num investimento de R$758.809,77

Quando chovia a água pluvialacumulava e os bueiros não conseguiam captar toda água

Eleita pela maioria dos votos, ficoucom o título de Rainha de 2012, Romilda Saskoski

Page 9: Edição 226

Mandirituba 09www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

Machadinhorecebe visita deAlexandre Curi

Prefeitura de Mandiritubainaugura Ambulatório de Fisioterapia

Mandirituba será sede da Usina Regional de Leite

A prefeitura de Mandi-rituba inaugurou nesta ter-ça-feira, 27, o Ambulatóriode Fisioterapia no distrito deAreia Branca dos Assis. Jun-to ao posto de saúde Elsiode Assis, o novo ambulató-rio atenderá a população devárias localidades próximas.

Muitas pessoas da co-munidade participaram dainauguração e agradeceram aação da prefeitura. "Este ser-viço me facilitará muito. An-tes precisava ir até o centrode Mandirituba fazer minhassessões de fisioterapia e ago-ra tenho um ambulatório maispróximo de mim", comple-tou a dona de casa, mora-dora de Areia Branca dos No-gueiras, Maria Santina.

"Estamos descentrali-zando os atendimentos, tra-zendo um ambulatório defisioterapia para o distritode Areia Branca dos Assis,podendo assim atender a

essa região, pensando sem-pre na facilidade do acessodas pessoas que precisamdo atendimento", comple-tou o prefeito Machadinho.

Para utilizar os serviçosde fisioterapia, o paciente

deve passar primeiro poruma avaliação médica. Senecessário será feito umencaminhamento para a fi-sioterapeuta que posterior-mente acompanhará o pa-ciente no tratamento.

O ambulatório atendede segunda a sexta-feira,das 8h às 17h e visa facili-tar o acesso da populaçãode Areia Branca dos Assise região que necessita dosserviços de fisioterapia.

Prefeito Machadinho e a vice Sandra Zimmermann inauguraram o novo ambulatório

Uma reunião realizadapela secretaria Estadual deAgricultura e Abastecimen-to (SEAB/PR) no início demarço garantiu ao municí-pio de Mandirituba o avaldo Governo do Estado paraa viabilização da área desti-nada à implantação da Usi-na Regional de Leite.

Na reunião estiverampresentes lideranças dosmunicípios que farão partedo projeto (Mandirituba,Fazenda Rio Grande, Qui-tandinha, Agudos do Sul,Piên e Tijucas do Sul), téc-nicos da Emater e profissi-onais da SEAB/PR.

Por apresentar uma lo-calização estratégica emrelação aos demais municí-

pios e por ser o idealizadordo projeto, o município deMandirituba foi o escolhi-do para sediar a Usina Re-gional de Leite.

Segundo o secretáriode Agricultura de Mandiri-tuba, Marcos Dalla Costa,"a posição centralizada donosso município é favorá-vel a todos os municípios

envolvidos no projeto, poisdiminui custos de desloca-mento e melhora a logísticado empreendimento local".

O técnico Agrícola deMandirituba, Laércio daCruz, também destaca asoportunidades geradas apartir de agora com a Usi-na de Leite: "A pecuária lei-teira começa a ser bastante

estimulada nos municípiose apresenta-se como umaboa alternativa de geraçãode emprego e renda naspequenas propriedades dosmunicípios envolvidos".

Desde já os grupos detrabalho criados durante areunião têm tarefas a cum-prir. Uma delas é apresen-tar um Projeto de Fomentoda Atividade a nível regio-nal, a outra é o desenvolvi-mento da planta industrialda Usina no prazo de 30dias. Por sua vez, o Gover-no do Estado através daSEAB/PR está comprome-tido em ajudar Mandiritubacom os recursos financei-ros necessários para viabi-lização do projeto.

Na reuniãoestiverampresentes juntoao prefeitoMachadinho,lideranças dosmunicípios quefarão parte doprojeto

Nesta quinta-feira (29),o prefeito Machadinho re-cebeu a visita do DeputadoEstadual Alexandre Curi.Em reunião com o prefeitode Mandirituba, secretári-os municipais e lideranças,o deputado mais votado doParaná, garantiu apoio aomunicípio durante a gestãodo Machadinho.

Durante a conversa, oprefeito, vereadores, líde-res comunitários e secre-tários municipais, agrade-ceram a atuação do Depu-

tado Alexandre Curi juntoao governo do Estado, emcaptar recursos para Man-dirituba.

O Deputado AlexandreCuri falou do empenho doprefeito Machadinho emproporcionar melhoriaspara o município. "Váriascidades não conseguem re-cursos por não terem certi-dões. Já em Mandirituba édiferente, o prefeito se pre-ocupa em manter regulari-zada as obrigações tributá-rias", completou Curi.

Alexandre Curi falou do empenho do prefeitoMachadinho em proporcionar melhorias para Mandirituba

Essa semana a secre-taria municipal de Educa-ção de Mandirituba recebeua visita da Assessoria doCentro Colaborador em Ali-mentação e Nutrição Esco-lar do Paraná (CECANE-PR), que possui parceriacom o Fundo Nacional deDesenvolvimento da Edu-cação (FNDE) para orien-tar os municípios sobre oPrograma Nacional de Ali-mentação Escolar.

O CECANE-PR esteveno município no ano de2010 e retornou esta sema-na para averiguar o anda-mento do Programa Naci-onal de Alimentação Esco-lar no município e para vi-sitar as escolas de Mandi-rituba.

A nutricionista da se-cretaria de Educação, Ca-roline Claudino, recebeuum treinamento sobre oPrograma SIM-PNAE, que

Educação trabalha paramanter a qualidade daAlimentação Escolar

é um software que auxilia-rá o FNDE a traçar o perfildo município. A secretariade Agricultura e os mem-bros do Conselho de Ali-mentação Escolar participa-ram de uma reunião sobreas leis e diretrizes do Pro-grama Nacional de Alimen-tação Escolar.

O município foi elogi-ado durante a reunião so-bre a gestão do Conselhode Alimentação Escolarapós avaliação que de 2010para 2012 as mudanças nasboas práticas de fabricaçãomelhorou nas cozinhas dasescolas, visto que hoje pos-suem Manual de Boas Prá-ticas de Fabricação, tam-bém recebem orientaçõesnas visitas semanais da nu-tricionista, treinamento se-mestral com as merendei-ras e controle de estoquee qualidade do cardápioofertado.

Crianças do município recebemalimentação saudável orientada por nutricionista

Page 10: Edição 226

RMC10 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Page 11: Edição 226

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

PALIO Celebration, 4 por-tas, vidros e travas elétricas, arquente, limpador desembaçadortraseiro, ano 2008, cor preta, pla-ca A. Parc. R$ 729,00 fixas SEMNADA DE ENTRADA. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PALIO ED, 97, com dire-ção hidráulica, gasolina. R$9.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

PALIO EDX, 1.0, 99,completo, 4 portas. R$12.900,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

PALIO fire 2002 verde, arquente limpador e desembaça-dor, placa A, excelente estado.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

PALIO Fire 2002, branco,ar quente, limpador e desem-baçador, rodas ll. Ótimo estadode conservação. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO fire 2007, verme-lho, ar quente, limpador, desem-baçador, placa A, excelente es-tado de conservação, veículode procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO Fire Economy 10/11, Flex, DH, Insulfilme, Calo-tas, Espelho cortesia para pas-sageiro e motorista, Pára-cho-

que personalizado, apenas18mil km rodados, manual.Entrada + 60 parcelas de R$499,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

PALIO Young, 2001, cin-za, gasolina. R$ 11.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

SIENA ELX 1.4, 06/06,cor prata, flex, aq, dt, calotas,espelho cortesia para passa-geiro e motorista, espelho epára-choque personalizado.Placa A. Entrada + 60 parce-las. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Fire 2008, vermelho,ar quente, limpador, desembaça-dor, vidros elétricos, placa A, bai-xo km. Excelente estado! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁ

COMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

UNO Fire 2p, 03/03, corbranca, gas, ldt, Insulfilme. Veí-culo revisado, placa A, insulfilm,calotas. Entrada de R$ 3.500,00+ 60 parcelas. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille 2011, cinza, es-tado de 0km, excelente estado,carro de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille Fire, 2006,branco, flex, placa A, excelenteestado, carro com procedên-

cia. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

UNO Mille fire, placa A,2004, cor azul. SEM ENTRA-DA R$ 459,00 fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ECOSPORT XLT, 03/04,2.0, 16V, 4 ptas, cor preta, gas,Completo, Alarme, AC, AQte,LDT, DH, Insulfilme, RLL, VT eTrio elétrico, Bancos em cou-ro, Espelho cortesia para pas-sageiro e motorista, Pára-cho-que personalizado. Entrada deR$ 4.900,00 + 60 parcelas.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

ESCORT SW 2000 4p, di-reção hidráulica, vidros elétri-cos, ar quente, desembaçadore limpador traseiro. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

FIESTA GL, 2000, gasoli-na. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

FIESTA hatch 1.0 4p 10/10 Flex, 4 ptas, prata, Alarme,Ar Qte, ldt, Insulfilme, Trava maisTrio elétrico, Break light, Calo-tas, Controle interno do espelho,Encosto Cab Tras, Espelho cor-tesia para passageiro e moto-rista, Parachoque personaliza-do. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003,cor vermelha, gas, alarme, ldt,Insulfilme. Veículo revisado,motor zetec rocan, com calo-tas. Entrada de R$ 3.000,00 +60 parcelas de R$ 469,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA 2009 preto, placa A, arquente, limpador, desembaçador,trio elétrico, estado de 0km. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA GL 2005, prata, arquente, desembaçador e lim-pador, placa A, excelente esta-do. Veiculo de procedencia.Super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

KA GL Rocan, 04/05, 1.0,aq, dlt, insulfilme, calotas, es-pelho cortesia para passageiroe motorista, parachoque perso-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.nalizado, cor vermelha, gas.Entrada de R$ 2.300,00 + 60parcelas. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br.

ASTRA Sedan completo+ rodas de liga, ano 2003. Ent.+parc. R$ 478,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ASTRA sedan, 2.0, flex.Completo, ano 2008, cor prata.Ent.+ parc. R$ 519,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA FlexPower, 4 por-tas, ar quente, limp. e desemb.traseiro, isulfilme, friso lateral,ano 2009, cor Preta. Ent. +parc. R$ 498,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA 2009 preto, arquente, limpador e desemba-çador, placa A, carro em esta-do de 0km. Super oferta! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA Life 2007 prata 2p,ar quente, desembaçador e lim-

pador. Veículo de procedênciae excelente estado. Super ofer-ta! Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

CELTA spirit 2010 vhc-e,ar condicionado, vidros elétri-cos, ar quente, desembaçadore limpador traseiros, alarme etrava, único dono e step semuso. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

CELTA super, 1.0, 04 por-tas, alarme, vte, ar qte, ldt, isulfilm,placa A, ano 2003, cor prata.Ent.+ parc. R$ 449,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA VHC, super, 2004,vermelho, 4 portas. R$17.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CLASSIC 1.6 branco, arquente, limpador e desemba-çador, excelente estado. Veícu-lo com procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CLASSIC 2008 preto, arquente, desembaçador, placa A,estado de 0 km. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA Hatch 1.4, Pre-mium EconoFlex, DH, alar-me, vidros e travas elet., arqt., limp/desemb., pára-cho-que personal izado, ano2009, cor prata. Ent.+ parc.R$ 498,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CORSA Hatch 1.8, 04/05, Flex, cor azul, Alarme, AQte, ldt, Insulfilme, Trava elé-trica, Calotas, Espelho cor-tesia para passageiro, e mo-torista, Parachoque persona-lizado, Protetor de cárter.Entrada de R$ 3.600,00 + 60parcelas de R$ 499,00. Fone:

3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Hatch GL, 1.6,1998, cor prata, 4 ptas, trava,alarme ,limpador e desemba-çador traseiro, ar qte, rodas LL,4 pneus novos Goodyear, ma-nual. Entrada de R$ 3.999,00 +48 parcelas. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2003,branco, placa A, ar quente e de-sembaçador, excelente estado.Super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan VHC, pla-ca A, ano 2002, cor prata. Ent.+parc. R$ 339,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

KADET SL, 93, verde, ál-cool. R$ 6.600,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

KADET SL, 95, cinza, ga-solina. R$ 7.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 91, preto. R$5.600,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 92, cinza,com dh, gasolina. R$ 6.600,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

VECTRA elegance, com-pleto, top, placa A, estado de 0km. Veículo de procedência.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

VECTRA GLS 2.2 8V2000/2000 cor cinza , gaso-lina ,placa A , Completo, Alar-me, AC digital, DH, Insulfil-me, Rodas LL, Travas e Trioelétrico, parachoque perso-nalizado. Entrada + 60x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PROMOÇÃO DEPARABRISA

Várias marcas, a

partir de R$ 199,00,

colocado.

Auto Peças Nações.

Fone: 3627-5218

Loja de automóveis na Fazenda Rio Grande,com instalação completa, computador,

telefones, móveis, placas, alarme, em ótimalocalização. Mais informações pelo telefone:

9971-3056

VENDOVENDOVENDOVENDOVENDO

Page 12: Edição 226

Classificados12 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

CROSSFOX 1.6, flex,completo, alarme, cd player,rodas de liga, ano 2008, na corcinza. SEM NADA DE EN-TRADA em 60x fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOL 2001 8v, cinza, ga-solina, super oferta! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2002 cinza 4p, arquente limpador e desembaça-dor, direção, placa A. Excelen-te estado! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL CL, 94, branco, ga-solina. R$ 7.300,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

GOL CL, 97, 1.0, branco,gasolina. R$ 9.000,00 Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, verde, ga-solina. R$ 9.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL G4 4p 2006, branco,carro em excelente estado.Super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL GIV 1.0, 07/08, 8v 4ptas, cor preta, flex, alarme, aq,ldt, dh, insulfilme, rLL, trio elétri-co. Entrada + 60 parcelas.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL GL, 94, 1.8, álcool,preto. R$ 9.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL MI, 96, 1.0, dh, ve,prata. R$ 10.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL special 2004, bran-co, excelente estado, carro deprocedência. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL trend 2008, vidros elé-tricos, limpador e desembaçadortraseiro, veículo de procedência,excelente estado. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL G4 1.0 TotalFlex, 4portas, alarme, travas elétricas,ar quente, limpador traseiro, ano2007. Parc. R$ 689,00 fixasSEM ENTRADA. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF 1.6, ano 2000, comple-to na cor azul. Ent.+ parc. R$ 479,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF Flash 1.6, 2006, corpreta, flex, completo com cou-ro e rLL, aro 16, alarme, ac, aq,ldt, dh, Insulfilme, Trava e Trio elé-

Av. das Paineiras, 305 - Eucaliptos -FRG - Tel.: 36044136

A Eliauto Veículos contrata:trico, manual. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, 95, 1.8, com di-reção hidráulica e roda de ligaleve, verde. R$ 10.500,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

GOLF GL, 95, 1.8, verme-lho, com rodas de liga leve. R$10.200,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

GOLF, 2000, 2.0, comple-to + teto, rll, prata. R$ 20.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

POLO sedan, 1.6, comple-to, ano 2004, cor preta.Ent.+parc. R$ 459,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

AUDI 1.8, aspirado, com-pleto + airbag duplo, abs, roda deliga, placa A, ano 2004 na cor cin-za. Ent. + parc. R$ 598,00 fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CLIO sedan Autentique,1.0, flex 2006/2007, cor verde,ar quente, desembaçador tra-seiro, calotas, placa A. Entrada+ 60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

MERCEDES BENZ 300SE diesel, 4 cc, ano 1978. Acei-to seu carro na troca. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PEUGEOT 307, sedan pre-sence, 1.6, 07/08, 4 ptas, cor pre-ta, flex, Completo, Alarme, AC, AQte, DH, Insulfilme, Rodas LL,Trava e Trio elétrico, Air bag, Pa-rachoque personalizado. Entra-da + 60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SCENIC 1.6, flex, comple-ta, alarme, airbag, cd player, ano2007, cor prata, placa A. Ent.+parc. R$ 537,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

TWINGO 1.0, 2P, 2001/2001, cor Preta, Ar Condicio-nado, vidros e travas elétricas,insulfilm, radio cd. Entrada +60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIORINO, 94, branca, ga-solina. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

JEEP TOYOTA bandeiran-te, motor 608 diesel 4x4, traçado,Banco Bi-partido e Reclinável, DeCouro, Regulagem De Altura DoBanco, Câmbio F1, Capota DeFibra, Cibie, Controle De Tração,Descanso De Braço Central,Engate, Esguicho De Farol, Es-tribo, Farol De Milha, Frisos La-terais, isulfilme, Mata Cachor-ro, quebra-sol, Santo Antônio.Ano 1978, cor vermelha. Acei-ta seu carro na troca. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

MONTANA CONQUEST, prata, completa, placa A, ex-celente estado de conservação,veículo de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT PARTNER 1.6dh,trava elétrica, placa A, ano 2008,cor branca. Financia SEM ENTRA-

REVISTARIA PIONEIROS

Temos Apostila da Caixa Econô-mica Federal, conforme novoEdital 2012. Informações tel:3627-2334.

Vendedor com experiência.Venha fazer parte da equipe Eliauto Veículos.

Entrevista com currículo das 9h as 10h.

VAGA CÓDIGO SEXOAUX. DE AÇOGUEIRO 12-0054 (Masc)AUX. DE COZINHA 12-0048 (Fem)AUX. DE MARCENEIRO 11-0187 (Masc)BALANCEIRO 11-0256 (Masc)ELETRICISTA AUTO (VEIC PESADO) 11-0277 (Masc)EMPREGADA DOMESTICA 12-0058 (Fem)ENCARREGADO DE INJETORA 12-0032 (Masc)ESTÁGIO ASSISTENTE ADM 12-0062 (Masc)ESTÁGIO ASSIST ADM DE PROJETOS 12-0066 (Fem)ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Masc)ESTÁGIO DE EDUCADORA 12-0064 (Fem)ESTÁGIO DE EDUCADORA 12-0065 (Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO 12-0061 (Fem)FATURISTA 12-0021 (Masc)GERENTE DE PRODUÇÃO 12-0049 (Masc)MECANICO DE MOTOS 12-0020 (Masc)MOTORISTA 12-0060 (Masc)PROFESSORA 12-0063 (Fem)VENDEDOR CORPORATIVO 12-0044 (Fem)VENDEDOR EXTERNO 12-0050 (Masc)

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar pessoalmente na FAZ RH -

Rua Cesar Carelli, 90 - Fone: (41) 3627-4759

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG - RuaCedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

VAGA CÓDIGO SEXOARMADOR DE FERRO 613299 MASARMADOR DE FERRO 625325 MASAUXILIAR ADMINISTRATIVO 610403 MASAUXILIAR DE ALMOXARIFADO 617847 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 621994 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 567330 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 587263 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 621608 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 631557 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 635361 MASAUXILIAR DE SERRALHEIRO 604714 MASCARPINTEIRO 595685 MASCARPINTEIRO 613424 MASCARPINTEIRO 625448 MASCOLETOR DE LIXO 598750 MASELETRICISTA 621013 MASELETRICISTA 631944 MASELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL587456 MASFRESADOR 581750 MASFRESADOR UNIVERSAL 609249 MASLATOEIRO AUTOMOTIVO 569132 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO DIESEL 579566 MASMECÂNICO MONTADOR 613564 MASMONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS615454 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB (D) 618331 MASOPERADOR DE MÁQUINAS 567391 MASPEDREIRO 613381 MASPEDREIRO 625405 MASPINTOR AUTOMOTIVO 567521 MASPINTOR DE METAIS 614034 MASPINTOR INDUSTRIAL 615136 MASPORTEIRO 617443 MASPOTEIRO 613651 MASSERVENTE 615949 MASSERVENTE DE OBRAS 620934 MASSERVENTE DE OBRAS 625518 MASSOLDADOR 615416 MASSOLDADOR MIG 581576 MASTECNICO ANALISTA DE PCP 631970 MASTORNEIRO FERRAMENTEIRO 609022 MASAJUDANTE DE COZINHA 567280 FEMAJUDANTE DE COZINHA 569827 FEMAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 482914 FEMCHAPEIRO 569916 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 596320 FEMRECEPCIONISTA 596247 FEMRECEPCIONISTA SECRETÁRIA 606356 FEMVENDEDOR INTERNO 635817 FEMZELADOR 633449 FEMANALISTA CONTÁBIL 595647 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 613817 INDFATENDENTE DE BALCÃO 597884 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 596275 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 612821 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 585041 INDFAUXILIAR DE SERIGRAFIA 574222 INDFMECÂNICO MONTADOR 626248 INDFOPERADOR DE CAIXA / OUTRAS 579248 INDFPANFLETEIRO 612791 INDFPROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 583334 INDFPROMOTOR DE VENDAS 612758 INDFSUPERVISOR COMERCIAL 612868 INDF

Empresa da área de educação contrataEquipe Administrativa, Equipe Comercial,

Coord Comercial, Divulgador Externo, Panfleteiroe Zeladora. Para atuar na Fazenda Rio Grande.

Interessados enviar currículo para o e-mail:[email protected] ou entrar em contato

pelo 3085-8721.

DA 60x. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO G5, 1.6, flex,alarme, vidro e trava elétrica, arquente, janela basculante, prote-tor de caçamba, capota maríti-ma, isulfilme e cd player, placaA, ano 2011. Financia 60x. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO, 99, 1.6, gasoli-na. R$ 13.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 1.4 Fire flex, mo-delo Celebration, cabine simples,capota marítima, rodas de liga,isulfilme, placa A, ano 2008. Ent.+Parcelas R$ 498,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CG 150 Titan ES, 06/06,COR vermelha, gasolina, Motoem ótimo estado de conserva-ção, placa A, partida elétrica.Entrada de R$ 1.500,00 + 48

parcelas de R$ 144,00. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

HONDA CBX 200, ano 01,preta. R$ 3.700,00. Naza MotoFone 3627-6868.

HONDA CG 125, 2007,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA CG 150, 2004,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA TWISTER,2007 Amarela. Parc. R$349,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

YAMAHA XTZ, 2007,azul. R$ 4.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

JUÍZO DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DA REGIÃOMETROPOLITANA DE CURITIBA – FORO REGIONAL DE

FAZENDA RIO GRANDE - ESTADO DO PARANÁ

Rua Inglaterra, n.º 545, bairro Nações,fone 3627-2281, CEP: 83823-900

EDITAL DE CITAÇÃO DOS INTERESSADOS AUSENTES, IN-CERTOS OU DESCONHECIDOS, DAQUELE EM CUJO NOMEPORVENTURA ESTEJA TRANSCRITA A AREA USUCAPIENDA,COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS.

O Doutor Murilo Gasparini Moreno – Juiz de Direito da Vara Cível daComarca de Fazenda Rio Grande, na forma da Lei, etc...

FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhe-cimento tiverem que por este Juízo e Cartório se processam os autos nº4245/2011 de Usucapião, em que é requerente ELOI KUHN e outro erequerido ANTONIO DINARTE DOS SANTOS tendo por objeto o se-guinte imóvel: “Um terreno rural, com área de 24.200 m², iguais a 01 (um)alqueire, situado no Município de Fazenda Rio Grande/PR”, ficam pelopresente edital citados OS INTERESSADOS AUSENTES, INCER-TOS OU DESCONHECIDOS, DAQUELE EM CUJO NOME POR-VENTURA ESTEJA TRANSCRITA A ÁREA USUCAPIENDA, da pre-sente ação, o prazo de contestação é de quinze (15) dias, contados dapublicação do presente edital. Advertidos de que se não forem contesta-dos, presumir-se-ão aceitos mesmo como verdadeiros os fatos articula-dos pelo autor. (art. 285 do Código de Processo Cível). Fazenda RioGrande aos vinte e três (23) dias do mês de fevereiro (02) do ano de doismil e doze (2012). E eu___________________ Eliane R. B. Carstens,Bel. Escrivã, o subscrevi.

Autorizado pelo MM Juiz de DireitoDesta ComarcaPortaria 20/2009

Comunica-se que foram extraviados 02 blocos de notasfiscais, numeração de 01 a 100, da empresa, SCULPTORACADEMIA LTDA, CNPJ N: 10.553.792/0001-85, INSC. Est.904 69 109 71.

Page 13: Edição 226

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

17 a 23 de fevereiro de 2012Classificados 13www.asemananews.com.brA SEMANA News

25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012

Page 14: Edição 226

Classificados14 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Page 15: Edição 226

SULT Creci J4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

Casa de 140m2, com 03 quar-tos sendo uma suíte, sala, cozinha,área de serviço, garagem em umamplo terreno. R$ 800,00 mais taxa.IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

IMÓVEL COMERCIAL

Loja - Rua França, n° 503, com120m2, contendo 2 banheiros, depósi-tos e estacionamento. Valor do aluguelR$ 1.200,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Loja - Rua Áustria, n° 461,com 70m2, contém 1 banheiro. Va-lor do aluguel R$ 900,00. Creci J -747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Loja - Av. Paraguai, n° 511, com80m2, contém 2 banheiros. Valor doaluguel R$ 700,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

Barracão - Rua Carlos EduardoNichele, n° 1346, com 360m2, pisocimento alisado, blocos pintados, me-sanino com estrutura madeira envidra-çada com porta de aço com +/- 5m,frente com paver. Valor do aluguel R$7.500,00. Creci J - 747. AW IMÓVEIS- www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Sala - Rua Cezar Carelli, n°320, com 50m2 em pavimento supe-

IMÓVEL RESIDENCIAL

Casa - Rua Castanheira, n°289, 70m2 em alvenaria, com 02dormitórios, cozinha, banheiro, áreade serviço e 02 vagas para carro.Valor do aluguel R$ 670,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Apartamento - Rua Casta-nheira, n° 60, com 125m2, em alve-naria, 03 dormitórios, cozinha, copa,banheiro e garagem. Valor do alu-guel R$ 1.300,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Casa - Rua Laranjeira, n° 627,com 90 m2, em alvenaria, 03 dormi-tórios, sala, cozinha, banheiro, lavan-deria, área com churrasqueira, gara-gem fechada e coberta para 2 carrose vaga para 5 carros. Valor do aluguelR$ 600,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

IMÓVEL NOVO. Rua Suécia,638 - Nações. R$ 550,00. 2 quartos,sala, cozinha, banheiro e área deserviço. Em condomínio fechado.IMÓVEIS CONSULT Creci J4721.Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

RUA TRIDI, 123 - Gralha Azul.R$ 480,00. 2 quartos, sala, cozinha,banheiro e área de serviço. Em con-domínio fechado. IMÓVEIS CON-

Classificados 15www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

rior. Valor do aluguel R$ 500,00. CreciJ - 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Sala Comercial com ótimalocalização na Rua Macedônia,137, 68,00m2. Próximo a prefeitu-ra. R$ 720,00. IMÓVEIS CON-SULT Creci J4721. Fone 3604-7878. www.imoveisconsult.com.br

Sala Comercial com ótimalocalização na Av. Portugal. Es-quina com Supermercado Boza.Com 63,64m2. R$ 1.420,00.IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 03 Quar-tos - 54,00m2 - Bairro IGUAÇÚ -"AVERBADA", próximo a RAIA eótimo espaço de terreno nos fundos.R$ 104.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 42,65m2 - Bairro ESTA-DOS - "AVERBADA", próximo aBR 116, linhas de ônibus, Super-mercado. R$ 85.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, com laje- 02 Quartos - 50,00m2 - Bairro IGUA-

ÇU - "AVERBADAS", próximo aoSupermercado MAY. R$ 97.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHA CASA,MINHA VIDA". IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699 Cre-ci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos, - 51,50m2 - Bairro NAÇÕES -"AVERBADAS", ótimo acabamen-to. R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 48,90m2 - Bairro JAR-DIM VENEZA - "AVERBADA".R$ 89.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos, - 51,70m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aoSUPERMERCADO BOZA. R$94.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Sobrado - 03 Quartos -66,00m2 - Bairro GRALHA AZUL,Av. Portugal - "AVERBADA", pró-

ximo ao Supermercados BOZA eESTRELA. R$ 142.500,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, comLAJE - 03 Quartos - 58,00m2 - Bair-ro NAÇÕES - "AVERBADAS",próximo ao Supermercado RIBEI-RO. R$ 105.000,00 Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 61,70m2 - Bairro EU-CALIPTOS - "AVERBADAS",próximo a AVENIDA BRASIL. R$140.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa de 01 quarto 50m no Igua-çu 2, próximo a Fortefarma, Rua RioParanapanema com a Rio Piquiri.R$ 85.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - Creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa de 56m, com 2 quartos, naRua Rio Piquiri ao lado da Fortefarma.R$ 100.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa na Rua Rio Amazonasno Iguaçu, com 56m, sendo 2 quar-tos. Próximo a Panificadora Canti-

nho do Pão. R$ 90.000,00. IMOBI-LIÁRIA PANAKOL LTDA - creci1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa com 55m, sendo 2 quar-tos, na Rua Polonia, bairro Nações 2.R$ 110.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermercados Boza.Utilize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. Imobiliária PanakolLTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m2 sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serv. Pro-jetoMinha Casa Minha Vida apartir de 82.000,00, sinal 500,00.Faça sua Reserva, disponibili-dade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158

Page 16: Edição 226

Segurança16 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Menor acusado de crimes éexecutado em Fazenda Rio Grande

Caminhões batemna BR-116 e duas

pessoas saem feridasConhecido no Bairro

Gralha Azul por ser um ga-roto de poucas amizades eviolento, É.V.C., de 15anos, foi executado no ini-cio da tarde da sábado (24),na Rua Gavião, próximo aBR-116, em Fazenda RioGrande. A vítima pedalavauma bicicleta quando rece-beu um tiro nas costas. Ocrime teria sido cometidopor dois elementos, quefugiram a pé. Alguns cri-mes registrados no muni-cípio eram atribuídos a ví-tima, segundo informou osuperintendente Valdir Fer-reira.

Valdir relata que o me-nor era acusado de ter as-sassinado W.B.D., 17anos, no último dia 20 defevereiro e coincidente-mente, a morte aconteceupraticamente no mesmolocal onde o menor foi exe-

A vítima pode ter sido assassinadapor vingança e era temido no Gralha Azul

cutado no sábado. "Erauma pessoa de mal com avida e vivia ameaçando aprópria mãe. Tinha muitosinimigos e acreditamos quefoi assassinado pela mortedo W.B. Estamos investi-gando o crime, mas levan-tamos que a vítima era umapessoa má e pode ter parti-cipado ainda de outros cri-mes", disse Valdir.

Uma testemunha, ou-vida pela polícia, disse queos dois rapazes que co-meteram o crime, se es-conderam em um terrenopróximo ao local e fica-ram observando o traba-lho da Polícia Científica."Temos algumas pistas enossos investigadoresestão t rabalhando nocaso e esperamos eluci-dar este crime o maisbreve possível", finalizouValdir Ferreira.

Renan AparecidoCristiano Assumpção, 18anos, recebeu um tiro nopé e o autor acabou sen-do preso em flagrante portentativa de homicídio.Paulo Cristiano, levantoua polícia, tentou matarRenan, pois este teria ten-tado matar um irmão atempos atrás. Só que amira do autor não foi dasmelhores, pois disparoutrês vezes e atingiu ape-nas um tiro no pé.

A confusão entre au-tor e vítima foi na RuaGroenlândia por volta das15 horas. Paulo teria se-guido Renan e na esquinada Rua Peru sacou o re-vólver calibre 38 e efe-tuou três disparos, masapenas um atingiu o jo-vem, que foi encaminha-do pelo SIATE ao Hospi-tal do Trabalhador.

Policiais Militares do

Preso homem que tentou matardesafeto em Fazenda Rio Grande

Renan quando recebia os primeiros atendimentos pelos socorristas do Corpo de Bombeiros

micídio e posse ilegal dearma. Renan será ouvidoem cartório após receberalta no hospital.

Vários clientes queestavam na fila de umacasa lotérica na AvenidaBrasil, em Fazenda RioGrande, passaram mo-mentos de agonia na ma-nhã da última segunda-fei-ra (26). Um homem arma-do invadiu o local e ren-deu as pessoas que esta-vam no estabelecimento,além das funcionárias.Sob a mira de revólver, asoperadoras de caixa tive-ram que entregar todo di-nheiro das gavetas.

O indivíduo chegou alotérica Grande Lotérico

Assaltante invade casa lotérica e rouba R$ 6 mil

17° Batalhão foram acio-nados e encontraram Pau-lo Cristiano nas proximi-dades do crime e que foi

encaminhado até a Delega-cia de Fazenda Rio Gran-de, onde foi autuado em fla-grante por tentativa de ho-

perto das 9 horas e comarma em punho, pediupara que todos ficassemquietos e exigiu que ascaixas entregassem o di-nheiro. O assalto duroupoucos minutos e o la-drão fugiu a pé em dire-ção ao bairro Nações. APolícia Militar, que foiacionada, acredita queuma moto ou carro esta-va nas imediações paradar fuga ao assaltante.Um policial disse que oladrão levou cerca de R$6 mil. Patrulhamento foifeito na região, mas nin-

Grande Lotérico foi invadida porladrão solitário que levou todo dinheiro dos caixas

guém foi preso. As ima-gens do circuito interno

seriam entregues à Polí-cia Civil que assumiu a

Uma colisão envolven-do dois caminhões na BR-116, imediações do ParqueVerde, em Fazenda RioGrande, teve como saldoduas vítimas, ambas remo-vidas em estado grave parao Hospital Cajuru, em Cu-ritiba, no último sába-do(24). A rodovia ficoucom o trânsito lento até aretirada dos veículos envol-vidos no acidente.

Por volta das 13 horas,o caminhão modelo Cargo,placa ANG-1350, conduzi-do por Sandro RodriguesSantos, 33 anos, transita-va pela rodovia em direçãoa Curitiba. No quilômetro128, bateu de frente com oVolvo, placa MBA-1871,

de Vargem Bonita - SC, di-rigido por Julinei Modeske,de 24 anos. Como a coli-são foi frontal, os doismotoristas receberam feri-mentos graves e foram en-caminhados pela equipe doSiate ao Hospital Cajuru. Apolícia apurou que a coli-são aconteceu em funçãode uma obra que vem sen-do executada pela conces-sionária Auto Pista Planal-to Sul. "Com certeza umdos motoristas deve ter seperdido na rodovia em fun-ção da obra, invadindo apista contrária e ocasionan-do a batida", opinou PedroCarvalho, que acompanhouo trabalho dos socorristasdo Corpo de Bombeiros.

A BR-116 é conhecidacomo rodovia da morte.Em 2011, doze pessoasmorreram em acidentes eoutras centenas de pesso-as ficaram feridas, algumascom sequelas graves. Fo-ram 374 registros, o que dáuma média de 1,02 por dia.Em 2010 foram 28 pesso-as mortas. Os números sãoda Polícia Rodoviária Fede-ral e as mortes acontece-ram no trecho entre Curiti-ba e Rio Negro, na divisacom Santa Catarina. A mai-oria dos acidentes ocorreuentre Curitiba e FazendaRio Grande, principalmen-te nas imediações da pontesobre o Rio Iguaçu.

Um trecho de aproxi-madamente 10 quilômetrosvem sendo duplicado e asobras seguem em ritmolento. A maior obra estásendo a construção da pon-te sobre o Rio Iguaçu. Emfunção das obras, os con-gestionamentos são umaconstante e em alguns lo-cais foi implantando o sis-tema siga e pare. "Está di-fícil transitar neste trecho,

BR-116 fez 12vítimas fatais em 2011

mas temos que ter paciên-cia, pois afinal a rodoviaestá sendo duplicada", re-sumiu o enfermeiro Rosneide Oliveira que trabalha emCuritiba, mas reside em Fa-zenda Rio Grande.

No mês de novembrodo ano passado, morado-res de Mandirituba e de ci-dades da região promove-ram um protesto no trevoprincipal de acesso a Man-dirituba, com a queima depneus e celebração de mis-sa. Foi uma manifestaçãopacífica organizada pelaempresária Rosileni Weber,que perdeu uma filha no Diadas Mães de 2011.

A Concessionária Au-topista Planalto Sul, queadministra o pedágio da ro-dovia, disse por meio daassessoria de comunica-ção, que as obras de du-plicação entre Curitiba eFazenda Rio Grande fica-rão prontas em dois anos.Em seguida, o trecho en-tre Fazenda e Mandiritubaserá duplicado, com asobras sendo concluídasem 2016.

Doze pessoas morreram em acidentes e outras centenas de pessoasficaram feridas, algumas com sequelas graves.

Foram 374 registros, o que dá uma média de 1,02 por dia

Page 17: Edição 226

Geral 17www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

Page 18: Edição 226

Agenda Cultural18 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

ÁriesAlguém pode lhe procurar para contar um segredo, mante-

nha a discrição e guarde para você. Terá facilidade para fazercontatos comerciais. No trabalho, aproxime-se dos colegas nosquais confia. Sua atividade profissional vai render mais se você sededicar a tarefas que dependam de rapidez de raciocínio.

TouroBom momento para faturar mais ou encontrar uma atividade

extra para ganhar dinheiro. Assim ficará mais fácil realizar umantigo sonho de consumo. No ambiente de trabalho, tente não seenvolver em discussões com colegas. Se precisar de algum con-selho, procure uma pessoa experiente para trocar ideias.

GêmeosMantenha a sua dedicação no trabalho e também a qualidade

dos seus serviços e não se arrependerá. Seu lema será trabalharmuito e fazer planos para guardar uma graninha. Esforce-se paraatingir seus objetivos. Curta os momentos alegres e descontraídosque terá com os familiares e amigos.

CâncerTerá que se concentrar nas suas habilidades para descobrir

maneiras rápidas de prosperar. Ganhar dinheiro estará entre assuas principais prioridades. Aja com discrição no ambiente detrabalho. Com seriedade. Cumpra com suas obrigações sem in-terferir na tarefa dos colegas. Boas notícias poderão chegar, é sócomemorar!

LeãoUm convite de emprego pode surgir ou mesmo o reconhecimento

por serviços prestados. Também não está descartado receber um di-nheiro inesperado. No trabalho, use a sua imaginação para solucionarproblemas, mas fique na sua, evite falar da sua vida ou projetos profissi-onais para qualquer um.

VirgemConfie na sua intuição em qualquer situação nesta semana. Po-

derá se divertir bastante na companhia de pessoas da sua estima.Aproveite o momento para definir suas prioridades e dar andamentoem seus planos. Procure divulgar mais seu trabalho e suas habilida-des, converse mais com pessoas influentes, elas podem ajudar.

LibraNão se afobe e procure fazer uma atividade de cada vez. Use

a criatividade e a sua intuição para solucionar algum problema quesurgir. No ambiente de trabalho, estará mais popular e poderáconseguir uma vantagem ou benefício importante. A companhia defamiliares e amigos queridos será ótima, aproveite ao máximocada momento.

EscorpiãoVocê vai se dar bem em tarefas que exijam discrição ou que

estejam relacionadas a assuntos pessoais e sigilosos. No traba-lho, muita atenção na leitura ou assinatura de documentos. Pesso-as mais experientes podem ajudar se quiser dar um novo rumo àvida profissional. Uma pessoa amiga pode decepcionar por causade grana.

SagitárioConvém manter o foco nas suas tarefas e fugir de conversar

improdutivas, aliás, é bom se afastar de colegas que vivem fazen-do intriga. Procure estabelecer suas prioridades no trabalho e sigaseus planos à risca. Em casa, se estiver se sentindosobrecarregado(a), com um bom diálogo será possível obter acolaboração dos familiares.

Capricórnio26/03/2012 a 01/04/2012Você deverá evitar todo e qualquer ex-

cesso alimentar se quiser manter a saúde em dia. Preocupaçõespode m mexer com seu sistema nervoso. No trabalho, conseguiráfazer muito bem as suas tarefas. No contato com familiares, o clima éde afeto e ternura. Uma pessoa mais velha poderá trazer uma boanotícia.

AquárioProcure tomar mais iniciativas no trabalho, pois suas responsa-

bilidades vão exigir isso de você. Poderá aprender no seu empregocom os colegas mais experientes. Esteja aberto(a) para receberessa ajuda. Tente mudar sua alimentação para sua saúde não sentir.Ótima convivência com as pessoas queridas e da família.

PeixesNão descarte a ajuda de colegas de trabalho, eles serão valiosos,

inclusive para a sua rotina. Você não vai medir esforços para faturarum pouco mais a fim de realizar seus sonhos materiais. Bom períodopara cuidar dos assuntos domésticos. Descanse corpo e mente fa-zendo atividades que lhe dão prazer.

Horóscopo

Cinema Estreia no Cinema

Começou o Festivalde Teatro de Curitiba

Estreia nesta sexta-feira noscinemas Fúria de Titãs 2

Uma década após terderrotado heroicamente omonstro Kraken, Perseu(Sam Worthington) -- o semi-deus filho de Zeus (Liam Ne-eson) -- tenta levar uma vidamais tranquila como pesca-dor e pai de Helio, um meninode 10 anos.

Enquanto isso, uma lutapela supremacia surge entreos deuses e os Titãs. Perigo-samente enfraquecidos pelafalta de devoção dos huma-nos, os deuses estão perden-do o controle sobre os Titãsencarcerados e sobre seu feroz líder, Cronos, pai dos irmãosZeus, Hades (Ralph Fiennes) e Posseidon (Danny Huston), hámuito no poder. O triunvirato havia derrubado seu poderoso pai hámuito tempo, deixando-o apodrecer no sombrio abismo do Tárta-ro, um calabouço que fica nas profundezas do cavernoso sub-mundo.

Perseu não pode ignorar sua verdadeira vocação quandoHades, juntamente com o filho divino de Zeus, Ares (Edgar Ramí-rez), quebra sua lealdade e faz um acordo com Cronos paracapturar Zeus. A força dos Titãs aumenta ainda mais quando ospoderes divinos restantes de Zeus são desviados e o inferno édesencadeado na Terra.

Com a ajuda da rainha guerreira Andrômeda (RosamundPike), do filho semideus de Posseidon, Agenor (Toby Kebbell), edo deus caído Hefesto (Bill Nighy), Perseu embarca bravamenteem uma perigosa busca no submundo para derrotar os Titãs esalvar Zeus e a humanidade.

Cinemark Shopping São JoséCada um tem a Gêmea que merece (Dub) – Sala 1 – 12:50 – 17:50John Carter (Dub) – Sala 1 – 15:00 – 20:00 – 22:50Guerra é Guerra (Dub) – Sala 2 – 12:00 – 14:20 – 16:30 – 18:40 –20:50 – 23:00O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dub) – Sala 3 – 13:20 –15:20 – 17:30 – 19:30 – 21:30 – 23:50Jogos Vorazes – Sala 4 – 14:30 – 17:40 – 21:00Fúria de Titãs 2 3D 3D – Sala 5 – 19:40Fúria de Titãs 2 3D 3D (Dub) – Sala 5 – 12:30 – 14:40 – 17:10 –22:00 – 00:10

Cinesystem – Shopping CuritibaA Invenção de Hugo Cabret (Dub) – Sala 4 – 14:20 - 19:00Fúria de Titãs 2 (Dub) – Sala 2 – 14:00 – 16:30 – 19:00 – 21:30Fúria de Titãs 2 3D – Sala 6 – (Dub) 17:30 – (Leg) 19:40 – 21:50Guerra é Guerra (Dub) – Sala 3 – 19:20 – 21:50Jogos Vorazes (Leg) – Sala 5 – 13:30 – 16:20 – 19:10 – 22:00O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dub) – Sala 1 – 14:10 –16:05 – 18:00 – 19:55 – 21:50O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida 3D (Dub) – Sala 6 – 13:40– 16:50Pequenos Espiões 4 (Dub) – Sala 3 – 14:20 – 16:50Projeto X – Uma Festa Fora de Controle (Leg) – Sala 4 – 17:00Protegendo o Inimigo (Leg) – Sala 4 – 21:40

Cinesystem – Shopping TotalFúria de Titãs 2 (Dub) – Sala 4 – 14:10 – 16:30 – 19:20 – 21:30Fúria de Titãs 2 3D – Sala 2 – (Dub) 17:30 - 19:40 – 21:50Guerra é Guerra (Dub) – Sala 3 – 14:00 – 16:20 – 19:00 – 21:20Jogos Vorazes (Dub) – Sala 5 – 15:00 – 19:10 – 22:00Motoqueiro Fantasma 2 – Espírito de Vingança (Dub) – Sala 1 –14:20 – 16:40 – 19:30 – 21:40O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida 3D (Dub) – Sala 2 – 13:40- 15:35

A 21ª edição doFestival de Teatro deCuritiba, que é umgrande evento de ar-tes cênicas que reú-ne companhias detodo o Brasil e tam-bém do exterior como objetivo de difundirespetáculos, teve iní-cio na última terça-feira, dia 27.

A Mostra 2012reúne 30 espetáculos emarca o início da trajetóriade 8 desses, que fazem suaestréia nacional no evento.Os espetáculos seleciona-dos representam o rico ediverso panorama atual dasartes cênicas brasileiras emostram o apagamento defronteiras geográficas e delinguagens.

A curadoria – formadapor Celso Curi, Lucia Ca-margo e Thania Brandão –

fiou sua busca na revela-ção dos limites da inven-ção textual e cênica. Dosclássicos aos transgresso-res, evidenciando novo ta-lentos e celebrando osgrandes nomes do teatrobrasileiro, a 21ª edição doFestival de Teatro de Cu-ritiba se apresenta.

A programaçãocompleta pode ser vis-ta no site do evento:www.festivaldecuritiba.com.br.

O espetáculo "Nem FreudExplica” está em cartaz no

Festival de Teatro de CuritibaUm dos espetáculos

mais comentado nestaedição do Fes t iva l é"Nem Freud Explica",que brinca com as tera-pias tradicionais e as re-lações entre pacientes eanalistas.

A peça conta a histó-ria de Frederico, um ho-

mem atormentado por umproblema incomum: todosque olham para ele morremde rir.

A comédia estará emcartaz no Teatro FernandaMontenegro, nos dias 07e08 de abril, sempre às19h. Ingressos no valor deR$ 30.

Page 19: Edição 226

Social 19www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

“A fé é o firme fundamento das

coisas que se esperam, e a prova

das coisas que se não vêem”

(Hebreus 11:r )

Parabéns aos amigos do jornal A SEMANA narede social Orkut pelo seu aniversário!

O homenageado nesta edição pelo jornal A SEMANA, é o conspícuo amigoFernando Teixeira assessor da presidência da Câmara Municipal de

Mandirituba, que neste dia 31 de março comemora idade nova. Parabéns detoda equipe do jornal A SEMANA. Na foto, ao centro, com os radialistas

Moura Jr e Edilson de Souza.

O pequeno Mateus Amann comemorou maisum aninho de vida no ultimo dia 25 e recebeu um

carinho especial da mamãe Rosane, do papai Valdir e damaninha Mikeli. Parabéns!

Janete Petry recebe homenagem de seus colegas de trabalho daloja Graciosa pela seu aniversário no última dia 27. Sucesso!

Roberto Androukovich e Leones Dalagnol, chefe de gabinete doMinistério das Comunicações, em recente encontro na Grande Curitiba

Encontro

Jonathan - 31 de março

Marilza Rodrigues Barboza - 03 de abril

Patricia Vieira04 de abril

Page 20: Edição 226

Política20 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Professor César Graça

Economia

A segunda onda

Odontologia hospitalar e intensiva serárealidade nos hospitais públicos do Paraná

Em audiência na últimaquarta-feira (28) com osecretário da Saúde, Mi-chele Caputo Neto, a depu-tada estadual Luciana Ra-fagnin (PT) e membros daComissão de OdontologiaHospitalar do ConselhoRegional de Odontologia doParaná (CRO-PR) discuti-ram a aplicação da lei esta-dual nº 16.786/2011, queteve origem no PL nº 561/2009, de autoria da parla-mentar, e que torna obriga-tória a presença de profis-sionais de odontologia nasequipes de atendimentopreventivo e emergencialdas Unidades de TerapiaIntensiva (UTIs) dos hos-pitais paranaenses. Embo-ra ainda esteja em tramita-ção no Congresso Nacio-nal um marco legal para oprojeto de lei da odontolo-gia intensiva no país, écomprovada a eficácia des-se atendimento no salva-mento de vidas por meio daredução do número de in-fecções adquiridas no am-biente hospitalar, especial-mente por pacientes sub-metidos à ventilação mecâ-

nica, na diminuição do tem-po de internação e tambémna queda significativa doscustos do tratamento, a jul-gar pelos gastos com remé-dios e com hospitalização.

"A deputada Lucianaestá de parabéns pela inici-ativa", elogiou o secretárioMichele Caputo Neto. Elese mostrou entusiasmadocom os avanços na gestãodos hospitais que a aplica-ção da odontologia hospi-talar e intensiva significa-rá. "Independentemente daexistência de UTI, sabemosque a medida faz com quese aumente a rotatividadenos leitos hospitalares pelaaceleração da capacidadede recuperação dos pacien-tes", disse ele. A deputadaLuciana lembra que, deacordo com pesquisas de-senvolvidas por universida-des brasileiras e com a lite-ratura científica mais re-cente, "a odontologia inten-siva aumenta em até 50%a rotatividade de pacientesem UTIs, diminui a morbi-dade e o índice de mortali-dade por infecções adqui-ridas durante o tratamento".

Secretário de saúde, Michele CaputoNeto, deputada Luciana Rafagnin e dentistas

Os vereadores de Fa-zenda Rio Grande aprova-ram por unanimidade o re-querimento 042/12, de au-toria da vereadora Ana Lú-cia Pacheco de Andrade,que solicita ao Executivo apossibilidade de construçãono município da DelegaciaCidadã. Ocorre que esteprojeto foi apresentado aoprefeito Chico Santos pelodelegado Dr Amilton, res-ponsável pela Região Me-tropolitana de Curitiba. Ovalor da obra está estima-do em R$ 7 milhões.

Conforme já foi ampla-mente divulgado pela im-prensa fazendense e mes-mo no site do governo es-tadual, a ideia da delegacia

AbsurAbsurAbsurAbsurAbsurdo!do!do!do!do!Vereadora de Fazenda Rio Grande

tem requerimento aprovado deobra já em andamento

cidadã é de prestar umatendimento de qualidadetendo inclusive salas indi-viduais para atendimento amulher, com presença depsicólogos, assistentes so-ciais e acessibilidade aosdeficientes. O projeto seráerguido no mesmo terrenoonde esta localizada a atualdelegacia de Fazenda RioGrande.

Apesar da obra já tersido anunciada amplamen-te, a vereadora Ana Lúcia fezjustificativas, destacando aimportância da delegacia ci-dadã para Fazenda RioGrande. "Em ano eleitoraltodo mundo quer ser o paida criança", ironizou umassessor do Legislativo.

Em requerimento proto-colado na sessão da Assem-bleia Legislativa do Paranádesta segunda-feira (27), odeputado estadual ToninhoWandscheer (PT) pediu aoGoverno do Estado, que im-plante medidas concretas paraque a delegacia de Fazenda RioGrande funcione 24h.

Segundo os morado-res, a delegacia fica fecha-da à noite e também nos fi-nais de semana. Isso tempreocupado a população.Nesse período, em situaçãode emergência ou necessi-dade de um boletim de ocor-rência, por exemplo, o mo-

Deputado Toninho pede ao governo estadualampliação no atendimento de delegacia de FRG

rador é obrigado a aguardaraté o dia seguinte ou quan-do é final de semana, sópoderá registrar a ocorrên-cia na segunda-feira.

DeputadoToninhopede queDelegacia deFazenda RioGrande fiqueaberta nosfins desemana paraatendimentoa população

O recente aumento do preço da soja vai provocar uma novaonda de crescimento no Brasil. Talvez mais importante do que aque ocorreu em 2003, após a desvalorização do real. Naquelaépoca a saca de soja chegou a 60 reais, agora esse preço vai serultrapassado.

O que está sustentando o crescimento do Brasil são os supe-rávits da balança comercial agrícola. No ano passado ele foi maiorque 65 bilhões de dólares. Nesse ano, por causa da seca, essevalor não deve crescer muito, mas para o ano que vem as pers-pectivas são excelentes.

A fome por soja na China é muito grande. O seu crescimentoindustrial aumenta a renda da população mais pobre que leva aoum maior consumo de comida. A soja faz parte da dieta dos chine-ses há milhares de anos. Como a China tem sérias limitaçõespara ampliar a sua produção de soja o Brasil é o candidato naturala suprir essa deficiência.

O Brasil tem uma grande capacidade de ampliar a sua produ-ção agrícola, o que dificulta é a infraestrutura de transporte. Osvelhos problemas ainda não foram resolvidos, as estradas defici-entes e os portos engarrafados são uma pedra no sapato.

Mas os preços convidativos são um grande estímulo. O Bra-sil vai mais uma vez crescer apesar da incompetência do gover-no. Dessa vez a onda de crescimento vai ser mais intensa, poisalém da soja o preço do milho está muito atraente. A saca estáacima de 30 reais, com tendência de subir mais ainda.

O Brasil será também um grande exportador de milho, o quesomará ao crescimento da safra da soja. Hoje o milho é usadoprincipalmente para alimentação animal de frangos e porcos. Alémda exportação ocorrerá um crescimento do uso do milho para aprodução de álcool combustível.

Essa terceira frente de consumo do milho dará uma grandeestabilidade aos preços internos, que é o maior desafio ao seucrescimento. Os Estados Unidos já usam 40% da sua safra - queé maior que 400 milhões de toneladas - para produção de álcoolcombustível. O Brasil começa a produzir álcool de milho nas usi-nas que produzem açúcar e álcool, pois em função da sazonalida-de da cana-de-açúcar, as usinas só moem cana 8 meses porano. O milho será usado nas usinas nesse período da entressafra,principalmente o milho da safrinha que é colhido no final da safra decana, o que melhorará muito a eficiência industrial das usinas.

As usinas adaptadas poderão usar qualquer grão. Dessamaneira o preço dos grãos terá um piso. Em algumas regiõescomo o centro-oeste do Brasil, o preço do milho sofre uma grandedesvalorização em função do custo de transporte até os portos. Láo piso será um grande estímulo para o aumento da produção.

O crescimento conjunto da produção de milho e de soja irátransformar a agricultura brasileira mais uma vez. Os volumes decrescimento serão maiores que 10% ao ano. O da renda serámaior ainda. Entraremos no patamar de produção de grãos.

Esse crescimento vai implicar num crescimento das fábricasde implementos agrícolas e também de caminhões, pois as ferro-vias ainda vão demorar um pouco mais para aumentarem a suacapacidade de transporte. O maior gargalo serão os portos. Elesevoluíram muito pouco nos últimos anos. Paranaguá é um ótimoexemplo dos poucos avanços.

Essa segunda onda de crescimento da agricultura vai darsustentação econômica para o desenvolvimento do pré-sal, quesó começará a produzir petróleo de forma significativa daqui 5anos. Até lá vamos nos sustentando na agricultura e nas exporta-ções de minério de ferro.

"O funcionamento dadelegacia 24h é de funda-mental importância, asse-gurando a preservação deordem pública, tranquili-

zando a população e inibin-do a criminalidade", disseToninho.

Toninho cobra medi-das cabíveis que atendamo cidadão em horário deexpediente normal, em re-gime de plantão 24h, inclu-sive nos finais de semana eferiados.

"Se a segurança públi-ca de qualidade é um direi-to do cidadão, o Estado temque cumprir com o seu pa-pel, e infelizmente isso nãotem ocorrido em FazendaRio Grande com a delega-cia fechada à população",finaliza o deputado.

Page 21: Edição 226

Brasil 21www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

Tempos de mudançaMudanças na Lei Seca provoca polêmicaNa Europa e nos Estados Unidos se aproximam as eleições

dos principais líderes políticos. A França está a duas semanas doprimeiro turno das eleições presidenciais. Nos Estados Unidos elaocorrerá no final do ano e na Alemanha no começo do ano quevem.

A tendência é que ocorra uma mudança dos líderes atuais.Eles se mostraram muito fracos na crise atual, principalmente naEuropa. A falta de unidade e a fraqueza no enfrentamento da criseeconômica levaram a um grande agravamento da crise. Caberá anova geração de líderes resolverem a questão.

Agora a crise é mais política que econômica. Os valoressociais e morais estão em jogo. Toda a construção social feita àduras penas está ameaçada. É fundamental recuperar a esperan-ça nos governos. Os atuais estão muito desacreditados.

Esse mesmo diagnóstico vale para o Brasil. A geração delíderes que emergiram após a queda dos militares em 1986 estámuito desgastada. Já se passaram 25 anos e eles construírammuito pouco. Os dois partidos que se revezaram na liderançapolítica, o PT e o PSDB, já não atendem às expectativas da popu-lação.

No Brasil as organizações políticas ainda são muito fracas. Oque muda a situação é o aparecimento de pessoas carismáticas.Sempre foi assim no passado e continuará sendo por um bomtempo.

Será nesse espaço vazio de liderança que os novos líderesvão crescer. Quem será é uma grande incógnita. Candidatos ha-verá às dúzias. Quem será o vencedor dessa jornada é impossí-vel prever. Muito provavelmente será um desconhecido do grandepúblico. Sempre foi assim na história. O novo líder de um novo ciclose apresenta do nada e toma a liderança do movimento social.

Por esse motivo é muito importante ficar de olhos bem abertospara as novas lideranças políticas. Elas vão se construir muitorapidamente. Será uma ascensão meteórica. Com o novo agentede transformação tudo mudará muito rapidamente. Novos partidospolíticos se construirão em torno dessa nova liderança.

Essa é a nossa tradição. A cada 25 anos ocorre uma grandetransformação política. E um novo ciclo histórico se inicia. Ele co-meça com uma grande crise institucional, fruto de uma queda nosvalores morais. Hoje no Brasil tudo é válido para fazer o cresci-mento econômico. A corrupção está escancarada. O poder judici-ário está inerte. O que faz o controle da sociedade é a opiniãopública. É ela que está tomando as rédeas da situação, pois opoder instituído está corrompido também.

Os atuais líderes estão tão comprometidos com a situação dedescrédito, que não sabem o que mais fazer. Tudo que tentam dáerrado. Se sentem impotentes para liderar as transformações, masmesmo assim não querem deixar as suas posições. Teimam emficar. Estão desacreditados. Têm medo do público. Se refugiamem seus gabinetes e só ouvem os seus bajuladores. Estão numaredoma afastados da realidade. Julgam os fatos presentes pelasua visão do passado. Não conseguem compreender nada. Emuma palavra estão perdidos.

Esses momentos de transformação são mais comuns queas pessoas imaginam. Sempre eles ocorrem quando a liderançaatual perdeu a capacidade de se adaptar. Esses ciclos de des-construção são seguidos de outros de construção. Tudo é trans-formação. Por mais que os líderes atuais não queiram, as coisasmudam.

Hoje o mundo se encontra num momento de transformação.A alteração do quadro político vai ser muito profunda. Ninguém vaiescapar. Essa eleição na França será o chute inicial. Na sequên-cia novas escolhas serão feitas. E, em menos de cinco anos, arealidade política mundial estará mudada.

Os tempos atuais serão facilmente esquecidos, como se fi-zessem parte de um passado muito distante. Vamos participarativamente dessa construção histórica. As nossas eleições come-çam em outubro. Será o novo ato desse cenário.

César Graça, economista

Brasília(ABr) - Dianteda polêmica gerada peladecisão do Superior Tribu-nal de Justiça (STJ) sobrea Lei Seca, o ministro daJustiça, José Eduardo Car-dozo, defendeu que o Con-gresso Nacional modifiquea lei.

"Há uma decisão finale isso faz com que nós te-nhamos que, rapidamente,dialogar com os líderes noCongresso para modificar-mos a lei. Se a lei, da for-ma que está redigida, nãotem condições de atingir apunibilidade que nós preci-samos para esses casos,nós temos que mudar", dis-se o ministro.

Entre as mudanças pre-tendidas pelo governo estáretirar da lei a dosagem al-coólica que caracterizaria ocrime; permitir que umapessoa em visível estado de

embriaguez possa ser con-denada e utilizar como pro-vas depoimentos de teste-munhas e filmes. Dessaforma, o ministro acreditaque o bafômetro será maisutilizado como forma deprovar inocência diante deuma suspeita do que comoinstrumento de acusação.

"O bafômetro, quehoje é elemento necessáriopara a condenação, passa-

rá a ser um instrumento dadefesa de uma pessoa quequer demostrar que nãoestá em estado de embria-guez", acredita o ministro.

Cardozo disse que nãoconsiderou uma surpresa adecisão do STJ de aceitarcomo provas de embria-guez somente o teste dobafômetro ou o exame desangue. "Eu acredito queisso já estava desenhado

em decisões anteriores daJustiça. Foi por essa razãoque o Ministério da Justiçase preocupou e ainda hojese preocupa em buscar amudança da lei", destacou.

"É necessário que ago-ra a lei seja alterada, justa-mente para que nós possa-mos continuar tendo umaação muito dura em relaçãoàquelas pessoas que, deforma irresponsável, be-bem e dirigem. O Judiciá-rio já se pronunciou na in-terpretação que deu a estalei. Portanto, a partir domomento que consolidaessa interpretação, nós te-mos que ser ágeis. Temosque adequar aquilo que nósprecisamos a um novo tex-to legislativo. Queremoscoibir, com muito vigor, oato de irresponsabilidade,que é o de beber e dirigir",disse o Ministro.

Brasília(ABr) - O mi-nistro da Justiça, JoséEduardo Cardozo, disse naúltima quinta-feira que aPolícia Federal cumpriuseu papel na OperaçãoMonte Carlos e que as de-núncias relatadas, que en-volvem o senador Demós-tenes Torres (DEM-GO)são graves.

"A Polícia Federal cum-priu seu papel rigorosamen-te. Todas as escutas, todasas provas coletadas foramfeitas a partir do que a leidetermina e que o PoderJudiciário decidiu. Temos aconsciência absolutamente

Polícia Federal aperta investigações esituação de senador Demóstenes Torres complica

tranquila que cumprimos alei", disse o ministro.

"A partir de agora,quando a Polícia Federalencerrou seu papel, passaa ser uma discussão da Jus-tiça. A mim não cabe avali-ar nenhuma situação in-completa, apenas dizer queos fatos que estão relata-dos, em todas as dimen-sões, são graves", comple-tou Cardozo.

O senador Demóstenesé suspeito de ter negóciosilícitos com o empresárioCarlos Augusto Ramos, oCarlinhos Cachoeira, presona Operação Monte Carlo,

da Polícia Federal, por ex-ploração de jogos ilegais emGoiás.

Além de DemóstenesTorres, também foram ci-

tados no relatório da Polí-cia Federal os deputadosSandes Júnior (PP-GO) eCarlos Alberto Leréia(PSDB-GO).

Senador Demóstenes Torres

Rio de Janeiro(ABr) -Cinco pessoas foram pre-sas na manhã da últimaquinta-feira (29), entre elaso prefeito de São Francis-co do Itabapoana, no nortefluminense, Carlos AlbertoSilva de Azevedo, e o se-cretário municipal de Saú-de, Cristiano Salles, durantea Operação Renascer, de-flagrada pela Polícia Fede-ral para desarticular um es-quema de desvio de verbaspúblicas destinadas à saú-

Desvio de verbas públicas manda prefeito para cadeiade no município.

Entre os presos tam-bém estão um ex-secretá-rio municipal de Saúde e osdonos da Clínica Fênix, quea polícia acredita ter sidousada para operar o esque-ma fraudulento.

De acordo com a PF,as investigações foram re-alizadas pela Delegacia daPolícia Federal em Camposdos Goytacazes, tambémno norte do estado, em in-quérito policial instaurado

para apurar os crimes dequadrilha, peculato (apro-priação ou o desvio de va-lores ou bens por funcio-nário público) e corrupçãopassiva e ativa.

Todos os cinco man-dados de prisão e os 11 debusca e apreensão - decre-tados pelo desembargadorfederal Messod Azulay, daSegunda Turma Especi-alizada do Tribunal Regio-nal Federal - foram cum-pridos.

Carlos AlbertoSilva de Azevedo

Governo quer retirar dalei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime

Page 22: Edição 226

Mundo22 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

A França de lutoA Europa virou um bazar

Economia e seus reflexos

A crise econômicamudou a Europa. Agora elase transformou num bazarde coisas usadas a preço deocasião. Tudo está em li-quidação. Os chineses sãoos grandes compradores,não deixam nada para nin-guém.

Os investimentos chi-neses estão crescendo ra-pidamente. Há 10 anos nãohavia esse movimento.Com a crise do euro e a suadesvalorização, os ativoseuropeus passaram a sermuito atrativos para os es-trangeiros. Vende-se tudo,desde casas até empresas.

Até parece um bazar deroupas usadas, onde todospodem comprar o que de-sejam a um preço bem maisbarato que no mercado. Sóque os compradores sãochineses. Ninguém conse-gue competir com as ofer-tas chinesas. Eles têm maisde três trilhões de dólaresem reservas, principalmen-te em títulos do governonorte-americano.

Como o Banco Centraldos Estados Unidos fezuma grande injeção de dó-lares na economia mundi-al, o valor do dólar sofreuuma depreciação. Nadamelhor que mudar a suacarteira de reservas trocan-do títulos do governo doEstados Unidos por ativosreais e que hoje estão emliquidação na Europa emcrise.

Nada escapa ao furorconsumista chinês. Até Por-tugal com a sua economiamuito atrasada está rece-bendo grandes investimen-tos chineses. Os seus inves-timentos em ativos portu-gueses no Brasil, no pré-sale na distribuição de energia,são disputados intensamentepelos chineses. O Brasil e aAlemanha tentaram com-prar esses ativos, mas semsucesso. O cacife dos chi-neses é muito maior.

Ou seja, não só a Eu-ropa está em liquidação. Deforma indireta, alguns ati-vos brasileiros estão mu-dando de mãos. Quandoessa poeira assentar o mun-do verá que o domínio eco-nômico da China é muitomaior que se imagina.

Muitas das compraschinesas estão sendo feitasde forma indireta. Elas nãosão identificadas facilmen-te. Hoje o mercado só per-cebe parte dessas compras,mas mesmo assim essascompras são imensas.

O Brasil também estárecebendo grandes investi-mentos diretos dos chine-ses. Aqui eles estão maisinteressados na agricultura.O que eles queriam é com-prar terras para plantaremsoja, mas a lei brasileiraimpede que estrangeiroscomprem terras no Brasil.Então, sobrou para os chi-neses comprarem empre-sas no agronegócio. É oque eles estão fazendo.

Além da agricultura oschineses estão comprandominas de minério de ferro.Logo eles estarão fazendograndes investimentos paraampliar a produção de mi-nério. Estão construindofábricas de automóveistambém. Mas a segundafrente dos chineses no Bra-sil é o petróleo do pré-sal.A China importa muito pe-tróleo para manter o seucrescimento econômico.

A China como tambémos Estados Unidos estãoquerendo diversificar assuas fontes de petróleo. A

dependência do petróleo dooriente médio é algo queesses países não gostam,pois traz uma grande ins-tabilidade para as suas eco-nomias.

O petróleo do pré-sal doBrasil é uma grande espe-rança de um suprimentomais confiável. A maioriadesses investimentos aindavai ocorrer nos próximosanos, pois o aumento decapacidade de exploraçãovai acontecer de forma maisintensa daqui a cinco anos.

Ou seja, a China estámudando a forma de apli-car as suas reservas. An-tes ela se concentrava nacompra dos títulos da dí-vida dos Estados Unidose de países desenvolvidos.Agora ela está mudandode opção. Está trocandoesses papéis por ativos re-ais. As compras de empre-sas em sérias dificuldadesé uma grande oportunida-de que os chineses nãoestão deixando passar.Mas essa ação é só umaoportunidade de negócio.É provável que esses in-vestimentos sejam reven-didos quando a Europasair da crise.

O que os chineses es-tão mais de olho é a garan-tia de suprimento de maté-rias primas. Comida e pe-tróleo é o grande foco. Épor esse motivo que oschineses estão investindomuito no Brasil.

Depois de 50 anos do final da guerra com a Argélia, a Françaatônita descobre que ela ainda não cicatrizou. A ferida ainda estáaberta.

Um jovem de 22 anos cometeu 7 assassinatos. Primeiro elematou três policiais, depois três crianças e um professor e, final-mente, foi morto pela polícia francesa. Esses são os fatos vistospor um observador estrangeiro.

Já para os franceses foi um jovem francês de origem argelinaque matou três crianças judias e um professor judeu. A morte dospoliciais teve pouca repercussão. São comuns atentados a polici-ais. O que chocou foi o atentado às crianças em frente a umaescola judaica.

A França ainda vive os traumas da 2ª Guerra Mundial. Adeportação de judeus para serem mortos nos campos de concen-tração nazistas é o maior deles. A grande maioria da populaçãofrancesa colaborou com o regime nazista durante a ocupaçãoalemã. Esse é o plano de fundo.

Tudo que lembre esse passado difícil precisa ser repudiado.Proteger as crianças judias agora é fundamental para esqueceresse passado. A desqualificação do autor do atentado é fundamen-tal. Foi o que aconteceu. Quando se diz que ele era francês deorigem argelina, se quer dizer que ele não era realmente francês.

A Argélia fez parte do império colonial francês. Foi dominadapela França por mais de 150 anos. Após o término da 2ª GuerraMundial as guerras de independência aconteciam em vários paí-ses da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eram as colôniaseuropeias que queriam se libertar.

A Argélia se libertou da França em 1962 após 8 anos de umaguerra muito feroz. Atentados desumanos foram cometidos porambas as partes, principalmente pelos franceses na Argélia. Maseles também aconteceram na própria França. Massacres come-tidos pelas polícias francesas, atirando manifestantes pacíficos norio Sena para morrerem afogados, ainda são mal digeridos pelosfranceses.

Após a independência, os argelinos expulsaram todos os quetinham origem francesa, mesmo morando há gerações na Argélia.Os franceses da Europa os chamavam de pés pretos, pois tinhamnascido na África. Eram cidadãos de segunda categoria. Tiverammuita dificuldade de serem aceitos.

Na América esse movimento já tinha ocorrido no século ante-rior. O Brasil e a maioria dos países americanos se libertaram noséculo XIX, seguindo o exemplo dos Estados Unidos que se liber-tou da Inglaterra em 1776.

Ainda hoje, os franceses de origem argeliana são vistos commuita desconfiança. São netos ou bisnetos de imigrantes. Nasce-ram e viveram na França, mas não são aceitos como franceses.A França tem muita dificuldade de assimilação de culturas diferen-tes. Sempre foi assim.

Nesse aspecto o Brasil é muito diferente. A integração do es-trangeiro se faz muito rapidamente. Mesmo falando português commuito sotaque as pessoas são aceitas com facilidade. Temos cons-ciência que todos somos filhos de estrangeiros. Os únicos brasilei-ros natos são os índios, e por isso são discriminados.

Na França só é considerada francesa a pessoa que vive osvalores franceses. Não importa que tenha nascido na França, quetenha a cidadania francesa. É preciso que pratique os hábitos queos franceses julgam aceitáveis. Essa plataforma é muito confusa.Varia conforme a ocasião.

Praticar uma religião diferente da católica já é motivo de discri-minação. A maioria dos argelinos é mulçumana, o que os tornadiferentes. Não conseguem acesso aos bons colégios e, em con-sequência, aos bons empregos.

Mesmos os judeus ainda são discriminados na França. Pe-quenos atentados ainda são cometidos pelos franceses mais radi-cais. A profanação de túmulos judeus é muito comum. Grafitesinsultando os judeus são muito comuns no metrô em Paris.

A intolerância ao diferente ainda é a marca presente na culturafrancesa. Os negros vivendo nas periferias das grandes cidadessão as principais vítimas. É fundamental que a França se transfor-me e comece a aprender a conviver com os diferentes franceses,para que as feridas do passado cicatrizem. Isso vai demorar.Enquanto isso não acontece a França vê estupefata atos de barba-ria em seu território.

O Banco Central (BC) reduziu a previsão de infla-ção para este ano, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pela autoridade monetária. A estimativa oficial era deque o índice geral de preços tivesse aumento de 4,5% em2012, patamar correspondente ao centro da meta perse-guida pelo governo, mas a autoridade monetária baixou aexpectativa para 4,4%.

A autoridade monetária acredita que haverá quedana inflação em 2012 porque o índice recua desde outubrode 2011, alcançando 5,85% em fevereiro deste ano, pata-mar 0,16 ponto percentual abaixo da inflação observadano mesmo mês de 2011.

A Previdência teve um déficit de 5,1 bilhões de reaisem fevereiro, uma elevação de 47,1% na comparaçãocom o mesmo mês do ano passado e de 70,5% ante ja-neiro. No acumulado do ano, o saldo ficou negativo em8,1 bilhões de reais, o que representa um aumento de21,8% em relação ao primeiro bimestre de 2011.

O aumento do déficit da Previdência em fevereirona comparação com o mesmo mês do ano passado foiatribuído pelos técnicos do Ministério da Previdência

Social à redução de 4,4% da arrecadação do mês antejaneiro.

A produção total de óleo e gás natural da Petro-bras em fevereiro alcançou 2,7 milhões de barris de óleo.O volume representa uma expansão de 3,7% em relaçãoa fevereiro do ano passado, mas é 1,1% inferior ao regis-trado em janeiro deste ano.

A China Petroleum & Chemical Corporation (Si-nopec) comprou de 30% dos ativos da portuguesa GalpEnergia no Brasil,o que eleva para US$ 15,37 bilhões osinvestimentos de estatais chinesas na exploração e pro-dução de petróleo e gás no Brasil.

A Sinopec pagou US$ 4,8 bilhões por todos os blo-cos em fase de exploração e produção da Galp reunidosna Petrogal Brasil, incluindo 10% do campo de Lula, omais emblemático do pré-sal na Bacia de Santos.

A Sinopec tinha comprado em 2010 por 7,1 bilhõesde dólares uma fatia em uma empresa que reunia todosos ativos de exploração e produção da espanhola Repsolno país.

Page 23: Edição 226

Esporte 23www.asemananews.com.brA SEMANA News

30 de março a 04 de abril de 2012

Quitandinha definecampeões dos Jogos Escolares

Terminou na tarde des-ta última quinta-feira (29),a Fase Municipal dos Jo-gos Escolares do Paraná,o JEP's, em Quitandinha.Promovido pelo Governodo Estado em parceriacom as prefeituras, a com-petição foi realizada no Gi-násio de Esportes HilárioGonçalves do Vale e reu-niu atletas de todas as es-colas estaduais do muni-cípio na disputa da moda-lidade do futsal.

Se classificaram para apróxima fase da competi-ção os colégios estaduaisDoutor Caetano Munhoz daRocha, no Masculino A, eProfessor Paulo Freire, peloFeminino A. Já pela cate-goria B se classificaram oscolégios estaduais Eleutério

Fernandes de Andrade, noMasculino, e FranciscoLechinoski, no Feminino.

Os campeões de cadamodalidade irão represen-tar o município de Quitan-dinha na fase regional dacompetição, que acontece-rá no mês de maio, em RioNegro. Depois, os vence-

dores da fase regional irãopara a fase macrorregionale, consequentemente, par-ticipam da fase final, emFrancisco Beltrão e Toledo.Os vencedores dos JEP'sgarantem vaga nas Olimpí-adas Escolares Brasileiras,em Poços de Caldas (MG)e Cuiabá (MT).

Time de alunos do Colégio Munhoz da Rochaforam campeões durante disputa dos JEP´s em Quitandinha

O Leões do Vôlei, umprojeto de responsabilidadesocial que beneficia apro-ximadamente 750 criançase adolescentes em Curitiba,inaugura no dia 30 de mar-ço mais cinco núcleos. Ide-alizado pela Matte Leão -atualmente gerida pelaSABB Coca-Cola, peloscampeões olímpicos Ema-nuel e Giba e ainda pelaSecretaria Municipal deEducação de Curitiba, oprograma é uma iniciativasocioeducativa, existentedesde 2008, em que crian-ças e adolescentes com ida-de entre 8 e 13 anos, devi-damente matriculados narede pública de ensino, re-

Projeto Leões do Vôlei inauguramais cinco núcleos em Curitiba

cebem apoio educacional eincentivo à prática esporti-va (voleibol).

Em 2012, o número denúcleos do projeto salta de10 para 15, todos localiza-dos nas imediações das es-colas em que os alunos es-tudam. Com a inaugura-ção desses novos núcleosnos Centros de Esporte,Lazer e Juventude, o nú-mero de jovens envolvidosno programa aumentará emaproximadamente 50%,passando a um total de1.100. Outro grande passodo Leões do Vôlei é a per-manência dos alunos apósa conclusão do ensino fun-damental. Com a expansão

para os centros de espor-te, os alunos podem conti-nuar no projeto, desde quecomprovem matrícula emuma escola do ensino mé-dio.

A inauguração será re-alizada no Centro de Es-porte, Lazer e JuventudeGinásio de Esportes doBairro Novo, em Curitiba,às 15h. Emanuel e Gibaestarão presentes, além deautoridades locais, como osecretário de esporte, lazere juventude, Marcelo Ri-cha, a secretária de edu-cação do Município, Lilia-ne Sabag, além da primeiradama do Estado, FernandaRicha.

w w w . a s e m a n a n e w s . c o m . b r

Page 24: Edição 226

Fonte e fotos: Site Terra

Colado nos líderes, Atléticoenfrenta o "rebaixado" Iraty

Esporte24 www.asemananews.com.brA SEMANA News30 de março a 04 de abril de 2012

Fórmula 1:Ferrari faz festa e pede aplauso para "renovar confiança" de MassaVitoriosa no Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, a Ferrari aproveitou

para fazer uma "pequena festa" na fábrica de Maranello. Foi com essas pala-vras que a própria escuderia definiu o evento realizado na última quarta-feira,que contou com a presença do ex-piloto austríaco Gerhard Berger e da atual dupla titular da equipe: oespanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa. Segundo o relato publicado no site oficial daFerrari, o presidente da montadora, Luca di Montezemolo, fez um discurso e pediu quatro aplausos: aAlonso "para agradecer-lhe por seu extraordinário desempenho no domingo passado"; a Massa "pararenovar-lhe toda a confiança da equipe em um momento difícil"; aos técnicos e projetistas "pelo trabalhoque saberão fazer para tornar o F2012 mais veloz"; e a Stefano Domenicali, "como chefe de todos".

London 2012:Brasil terá estrutura recorde em Londres, mas terá mais medalhas só em 2016

Nos Jogos de 2012 em Londres, a delegação brasileira contará com a maiorestrutura de apoio que já teve em uma Olimpíada. Mas o aumento de investimen-tos, alavancado pela conquista da Rio 2016, só deve ter efeito sobre o quadro demedalhas do país nos Jogos do Rio, em 2016, segundo o Comitê OlímpicoBrasileiro (COB). Pela primeira vez a delegação brasileira terá uma base de

treinamento exclusivo fora da Vila Olímpica. O valor do investimento na estrutura só será divulgado apóso encerramento dos Jogos, mas ele adianta que é o maior já feito pelo país. "Só os cinco ou seis maiores(países) do mundo têm, nem todos os dez primeiros (medalhistas) têm essa estrutura"...

Futebol:Ex-promessa santista desanda, cai na noite e mira recomeçoA tão esperada chance nunca veio. Aliado a isso, a perda do pai, seu

maior incentivador, foi demais para a sua cabeça. Aos 23 anos, ainda comcontrato com o Santos até fevereiro de 2013, Diego Monar, o zagueiro quecrescia em qualidade a olhos vistos - maior promessa santista da posiçãodesde Alex (atualmente no PSG, da França) -, perdeu o rumo em noitadas precoces, bebidas eabusos que lhe sugaram para baixo. Do fundo do poço, ele agora tenta retomar a carreira marcadapor chances desperdiçadas. E pensar que há pouco mais de quatro anos, o garoto se apresentavacomo capitão da Seleção Brasileira Sub-18, principal potencial na geração que revelaria Paulo Hen-rique Ganso, em 2008, e sonhava com a dúvida: jogaria no futuro pelo Barcelona ou Real Madrid?

Edmundo encerra carreira marcada por talento, títulos e confusõesGenial e genioso. Um dos grandes craques brasileiros das últimas duas

décadas se despediu oficialmente dos gramados na última quarta-feira, na goleadapor 9 a 1 sobre o Barcelona, do Equador. Talentoso dentro das quatro linhas epolêmico - inclusive fora delas -, Edmundo colecionou gols, jogadas lindas e títulosdurante a carreira. O ex-atleta, defendeu a Seleção Brasileira na Copa de 1998...

Raí diz que Leonardo é o "mais preparado" para a CBF em 2015O ex-jogador do São Paulo Raí afirmou, na última quarta-feira, que tem um

candidato para a sucessão de José Maria Marin na presidência da ConfederaçãoBrasileira de Futebol (CBF) em 2015: Leonardo, hoje dirigente do Paris Saint-Germain (PSG), com quem integrou a Seleção campeã do mundo nos Estados Unidos, na Copa de1994. "Acho que é a pessoa mais preparada, com experiência em várias áreas e países diferentes",afirmou o Raí, para quem as virtudes de Leonardo vão além do esporte. "Politicamente também, comFifa, Uefa. Assumo desde já e coloco para discussão pública", acrescentou o ex-meio-campista que,assim como o ex-companheiro de Seleção, defendeu as cores do PSG quando jogador.

Futebol Internacional:Milan e Barça empatam e decisão fica para Camp Nou

Quando o sorteio determinou que Barcelona e Milan se enfrentariam pelasquartas de final da Liga dos Campeões, era esperado um grande confrontoentre duas equipes muito tradicionais. O que se viu na última quarta-feira emSan Siro, porém, foi um jogo truncado que terminou empatado por 0 a 0. O timecatalão teve a sua já tradicional posse de bola e as melhores chances, mas não

conseguiu furar a forte defesa italiana. Barcelona e Milan se enfrentam novamente no Camp Nou napróxima terça-feira, e o empate com gols classifica o time rubro-negro. O vencedor deste dueloenfrenta na semifinal quem passar do confronto entre Chelsea e Benfica - na primeira partida, dispu-tada em Portugal, o time inglês venceu por 1 a 0, e levou a vantagem do empate a Londres.

Brasil 2014:FHC endossa campanha para que bola da Copa se chame 'Gorduchinha'O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, se juntou à

campanha para que a bola a ser utilizada na Copa do Mundo de 2014 sejabatizada de ''Gorduchinha''. O nome seria uma homenagem a um dos bor-dões utilizados pelo locutor esportivo Osmar Santos, que ficou impossibilita-do de seguir seu trabalho como narrador após ter sofrido um grave acidentede carro em 1994, que acabou afetando sua fala. Desde que foi lançada, háseis meses, a campanha para que a bola da Copa do Mundo receba o nome "Gorduchinha" já contacom o apoio de diversas personalidades do esporte, como Zico, Raí e Cafu, além de profissionais deoutras áreas, como o cartunista Maurício de Sousa, o músico João Carlos Martins e o apresentadorJô Soares.

A vitória por 2 a 0 so-bre o Toledo, na últimaquarta-feira manteve a es-perança do Atlético em bri-gar pela conquista do se-gundo turno e assim, levan-tar o título estadual, sem anecessidade de fazer a fi-nal. Campeão do primeiroturno, o Furacão iniciou asemana com cinco pontosatrás do líder Londrina, mascom o tropeço do adversá-rio frente ao rival Coxa nomeio da semana, a distân-cia diminuiu para dois pon-tos com cinco jogos pelafrente, incluindo o virtualrebaixado Iraty, no próxi-mo sábado, às 18h30, naVila Capanema.

Além da aproximaçãoaos líderes, a tabela para oAtlético também é favorá-vel. Depois do Iraty, o timejoga contra o CorinthiansParanaense, no Ecoestádio,Arapongas fora de casa, fazo clássico com o Coritiba,no Couto Pereira e fecha oturno com o Paranavaí, naVila Capanema. Assim, casomantenha a evolução no tur-no, o time dependerá daspróprias forças e de um pe-queno deslize do Londrinapara soltar o grito de cam-peão antecipadamente.Caso os próximos resulta-

dos não lhe favoreçam,aguardará um adversáriopara a grande final.

Embora as contas já es-tejam na cabeça do torce-dor, o técnico Juan Carras-co prega o discurso de queo campeonato se "decidejogo a jogo" e tem muito pelafrente. Tanto, que nem a es-calação de um time titular doAtlético é possível prever.Em Toledo, por conta decontusões e jogadores pou-pados pelo treinador, o Atlé-tico foi escalado com mui-tas novidades entre elas a dolateral Paulo Otávio, do la-teral Gabriel Marques, atu-ando como zagueiro, de He-

racles, como meia e a es-treia do volante Alan Bahia,sem ritmo de jogo.

As típicas improvisa-ções de Carrasco deixaramo time confuso até os 25minutos iniciais e com isso,a equipe não levou perigono ataque. O Toledo toca-va bem a bola, mas combaixa qualidade ofensiva,também não assustava. Aospoucos, o Atlético acertoua marcação, mas irritadocom a produção do meiopara frente, Carrasco tirouHarrison logo aos 26 minu-tos e colocou Liguera quetambém pouco produziu.Os gols do Atlético saíramem duas falhas da zaga doPorco, com o oportunismode Edigar Junio e Zezinho.

Volta dos titularesPara o jogo com o Ira-

ty, sem muito tempo paratreinar, Carrasco podecontar com o retorno deGustavo, Paulo Baier,Marcinho e Guerrón pou-pados para o jogo do in-terior. Por outro lado, Hé-racles, suspenso desfalcao time. Bruno Mineiro quetomou uma joelhada dogoleiro Oliveira, do Tole-do no rosto e machucoua boca é dúvida, assimcomo o volante Deivid.

Bruno Mineiro comemora como atacante Edigar Junioum dos gols da vitória

atleticana em Toledo. Timepega o Iraty no sábado

A vitória sobre o Lon-drina por 1 a 0 na últimaquarta-feira colocou o Co-ritiba novamente na brigapelo título do turno, mas oplacar magro, fez com queparte da torcida que com-pareceu no Couto Pereiravaiasse o time. Isso por-que, a equipe precisavavencer por 5 a 0 para su-perar o saldo de gols doTubarão e assim, seguirfirme em busca do títulodo returno. Agora, o time

Coxa enfrenta o Rio Branco e busca convencer torcidaenfrenta o Rio Branco, nodomingo, em Paranaguápor mais três pontos e paratentar convencer o torce-dor que o time tem sim,forças para chegar e deci-dir o título com o rivalAtlético.

O técnico Marcelo Oli-veira entendeu como natu-ral a reação da torcida aofinal do jogo. "Eu já fui tor-cedor em um momento davida e o torcedor é um apai-xonado. Eles apoiaram o

time durante todo o jogo eno final, o torcedor espe-rava um placar mais elásti-co em função de o adver-sário ter um jogador a me-nos [durante todo o segun-do tempo]. Nós tentamos",garantiu o treinador coxa-branca. "Havia uma ansie-dade muito grande em fa-zer os gols, mas vitória évitória", contemporizou otreinador que já não tem amesmo prestígio no co-mando da equipe.