edição 15

20
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 01 - Edição Nº 15 - 09 de Outubro de 2011 - www.liberdadems.com.br *** *** l berdade! ! Um jornal a serviço de Mato Grosso do Sul PÁG. 16 Sul -matogrossense avança no Mundial de Volei de Praia em Marrocos Piracema: Começa em novembro no Estado PÁG. 12 PÁG. 02 PÁG. 07 PÁG. 13 André Puccinelli participa do 3º Encontro de governadores PÁG. 08 Carlão homenageia Comerciantes na Câmara Municipal PÁG. 10 PÁG. 17 Mato Grosso do Sul 34 Anos da Divisão do Estado Vereador Loester Nunes filia-se ao PMDB FILIAÇÃO Laudo para a transferência do seu veículo Móveis na Medida Certa A mobília feita por encomenda evita erros e economiza os espaços PÁG. 02 PÁG. 19 PÁG. 15 O charme das Texturas A utilização desse revestimento valoriza em até 40% o imóvel PÁG. 03 Fiems acha insuficiente novo prazo para ponto eletrônico PÁG. 04 Feriado: Como evitar os abusos e prevenir a ressaca

Upload: jornal-liberdade

Post on 01-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 15 Jornal Liberdade

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 15

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 01 - Edição Nº 15 - 09 de Outubro de 2011 - www.liberdadems.com.br

******l berdade!

!

Um jornal a serviço de Mato Grosso do Sul

PÁG. 16

Sul -matogrossense avança no Mundial de

Volei de Praia em Marrocos

Piracema:Começa em novembro no

Estado

PÁG. 12

PÁG. 02

PÁG. 07

PÁG. 13

André Puccinelli participa

do 3º Encontrode governadores

PÁG. 08

Carlão homenageia Comerciantes

na Câmara Municipal

PÁG. 10 PÁG. 17

Mato Grosso do Sul34 Anos

da Divisãodo Estado

Vereador Loester Nunes fi lia-se ao PMDB

FILIAÇÃO

Laudo para a transferência

do seu veículo

Móveis naMedida Certa

A mobília feita por encomendaevita erros e economiza os espaços

PÁG. 02 PÁG. 19

PÁG. 15

O charme dasTexturas

A utilização desse revestimentovaloriza em até 40% o imóvel

PÁG. 03

Fiems acha insufi ciente novo prazo para ponto eletrônico

PÁG. 04

Feriado:Como evitar os

abusos e prevenir a ressaca

Page 2: Edição 15

l berdade!

!

www.liberdadems.com.brPágina 02 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011

A mobília feita por encomenda se popularizou, se feito por um profi ssional qualifi cado evita erros e economiza os espaços.

Planejamento do espaço de cada item é fundamental para garantir o resultado esperado. Contratação de mão de obra especializada ajuda a evitar erros na execução

Móveis na medida certa

Conhecidos pela pra-ticidade, os móveis planejados estão

conquistando o mercado. Além de unir várias vanta-gens, decorar a casa com artigos deste estilo ainda permite variedade de com-

posição e personalidade, e o que é melhor: Você não corre o risco de não utilizar o móvel ao se mudar da residência.

Isso acontece porque os mó-veis são feitos com blocos de alturas específi cas que são en-caixados com facilidade e pos-

síveis de serem reajustados.Todas essas diferenças

têm infl uenciado os negó-cios do setor moveleiro, que busca a diversifi cação de matérias-primas e apre-senta um crescimento ace-lerado da demanda por esse

tipo de móveis.A grande oferta de aparta-

mentos cada vez menores tem incentivado o crescimento da procura por esse tipo de mo-biliário. A demanda por mó-veis planejados vem crescen-do muito nos últimos anos.

Por ser produzido nas di-mensões adequadas e com desenho exclusivo para as ne-cessidades dos moradores em um determinado ambiente, as opções sob medida permitem melhor utilização dos espa-ços, como explica a empresa-ria Élida Bertaco.

“A vantagem de se optar por um móvel planejado é a organização espacial e funcio-nal do ambiente.

O primeiro ambiente da casa a demandar esse tipo de mobiliário foi a cozinha, a partir daí, ele invadiu outros cômodos”, explica Élida.

A empresária também res-salta que a tendência atual nesta área são as cores com estilo amadeirado. Cores for-tes saindo um pouco do cle-an.

Page 3: Edição 15

l berdade!

!

Campo Grande - MS, 09 de outubroo de 2011 - Página 03www.liberdadems.com.br

!políticaCOXIAS POLÍTICASPOLÍTICAS

Creginaldo Câmara

THAIS HELENA propõe programa de treinamento e simulação em caso de incêndio

A vereadora Thais Hele-na, em parceria com o vereador Paulo Siufi ,

protocolou na última segunda--feira (3) na Câmara Municipal, Projeto de Lei para obrigato-riedade de realização de curso de treinamento para utilização de equipamentos preventivos contra incêndio a todo o Corpo Docente das Escolas Municipais e Privadas, funcionários de edi-fícios com mais de três andares e funcionários de universidades localizadas no município de Campo Grande.

Segundo a vereadora o obje-tivo do Projeto de Lei é garantir

a todos os funcionários de locais com grande fl uxo de pessoas o devido treinamento para a utili-zação dos equipamentos preven-tivos contra incêndio.

“De nada adiantará termos planos contra incêndios, saídas de emergência, extintores e ou-tros equipamentos de proteção se não contarmos com pessoas capacitadas e prontas para guiar as outras para as saídas, saber lidar com os extintores e que sejam devidamente treinadas, para evitar tragédias como a que ocorreu neste fi nal de semana em Campo Grande”, afi rma a vereadora.

Vereadora Thais Helena na Câmara Municipal

GIROTO participa de Seminário Internacional de Inovação Agropecuária

Deputado Edson Giroto (PR) e Tereza Cristina, secretária da Seprotur

O deputado federal Giroto (PR) participou na última terça--feira (04), das palestras e deba-tes do Seminário Internacional de Inovação Agropecuária, orga-nizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agrope-cuária), pelo Consepa (Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária), e pela Asbraer (Associação Bra-sileira de Assistência Técnica e Extensão Rural).

O evento, realizado na Câ-mara dos Deputados, debateu as formas de difusão das novas tecnologias para as pequenas propriedades rurais, geridas por

famílias. “As pesquisas da Em-brapa tem de ser disponibiliza-das aos pequenos produtores para que os fi lhos dos atuais proprietários queiram perma-necer na terra”, enfatizou Giro-to no debate.

Também participam do evento a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Se-protur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e José Antônio Roldão, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimen-to Agrário e Extensão Rural (Agraer).

LOESTER NUNES fi lia-se ao PMDB

O vereador da Capital e mé-dico Loester Nunes de Oliveira assinou sua fi cha de fi liação ao PMDB na quinta-feira (6) na sede do Partido. O novo com-ponente da legenda foi recebido pelo governador do Estado, An-dré Puccinelli, e pelo presidente do PMDB no Estado, Esacheu Nascimento.

Loester, como é popular-mente conhecido, havia anun-

ciado sua desfi liação ao PDT, partido do qual é um dos fun-dadores no Estado, devido a divergências internas. Para o presidente estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, a vinda do vereador é algo signifi cante. “O doutor Loester é uma pes-soa idônea e tem grandes servi-ços prestados à nossa comuni-dade. É um prazer recebê-lo no PMDB”, disse

Estudantes carentesO deputado federal Fabio Trad considera im-portante a aprovação da Proposta de Emen-da à Constituição (PEC) 6/11, que amplia a oferta de educação a estudantes carentes. A emenda será votada na próxima semana.

Pré-candidaturaO dep. Reinaldo Azambuja esteve presente no último fi m de semana, na pré-candidatura de Chitão a prefeitura de Camapuã. A cida-de teve uma das maiores festas já realizada pelos tucanos com a presença de lideres da alta cúpula do Estado.

“Nem a razão, nem a virtude, nem as leis vencerão a opinião enquanto não encon-trarmos a arte de modifi cá-las.” – JE-AN-JAQUES ROSSEAU foi um importante fi lósofo, teórico políti-co e considerado um dos principais luminares do Iluminismo.

Um dos principais partidos de MATO GROSSO DO SUL, está em vias de ser condenado na área trabalhista, pois no dia 30 de ou-tubro deste, a Justiça Federal do Estado recebeu uma bem instruída exordial, de um de seus principais assessores, que por ali laborou por quase 16 anos e que se achou le-sado fi nanceiramente. É aguardar para ver.

Um que anda bem na fi ta política é CARLOS MARUM (PMDB), com o belo retorno ao PMDB, do De-putado Federal EDSON GIROTO (PMDB), continua com a sua ima-gem, cada vez mais em ascensão, e ainda diz que GIROTO é um puta postulante à Prefeitura da Capital. Tem demonstrado habilidade polí-tica e fi rmeza para vôos mais altos no futuro. Sua imagem hoje é mui-to boa no estado.

O Vereador LOESTER NUNES de CAMPO GRANDE/MS dei-xou as hostes do PDT no dia 06 de outubro de 2011, para fi liar-se ao PMDB, aonde possui boas re-lações políticas com o Governador ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/MS).

A Deputada Estadual MARA CA-SEIRO (PT do B/MS) conside-rada uma das mais belas políticas daquela Casa até os dias de hoje, por todos os homens e mulheres e eles ainda a acham tremendamen-te educada, sabe ouvir as pessoas, a mesma aniversariou no dia 29 de setembro.

No mês passado numa roda de petistas, ouvi um tremendo elo-gio, a postura política do empresá-rio e político ANTÕNIO JOÃO HUGO RODRIGUES (PSD/MS) atual Presidente Regional da sigla, interessante, passa a ser no estado uma bela alternativa para receber políticos com sérias pretensões não só em 2012 quanto em 2014.

Prédios da Capital com mais de dois pavimentos deverão contar com escadas de emergência

Todos os edifícios residen-ciais e comerciais ou clubes destinados a reuniões e aten-dimentos públicos, com mais de dois pavimentos, deverão contar, obrigatoriamente, com escadas de saída de emergência em casos de incêndio, que faci-litem a evacuação dos ocupan-tes e o rápido acesso do Corpo de Bombeiros em todos os an-dares.

É o que determina o pro-jeto de lei da vereadora Magali

Picarelli (PMDB), apresentado na última semana na Câmara Municipal de Campo Grande.

Magali justifi ca que a im-plantação da Lei vai propor-cionar uma maior segurança aos moradores dos edifícios, embora já existam determina-ções no sentido de que sejam construídas escadas de acesso para o Corpo de Bombeiros nos edifícios, até o seu último andar, contudo, o procedimen-to ainda não é tão observado.

Page 4: Edição 15

l berdade!

!

Página 04 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

PUBLICAÇÃO DA EMPRESAGRAFICA E EDITORA LIBERDADE LTDA

CNPJ: 13.815.091.0001-65

Diretor: Washington Sanches - DRT 596/MSComercial: Ana Frazão Marlon FarrelDiagramação: Kamila Penteado EscobarRedação: Fernanda NunesJuridico: Dr. Seriberto Henrique de Almeida e Dr. Janio Herter Serra

!editorial

EXPEDIENTE:

CONTATO: e-mail: [email protected]: (67) 3043 - 0013 e (67) 8122-9813

Av. dos Estados, 280A - Jardim dos Estados - Cep 79002-523Campo Grande - Mato Grosso do Sul

FACEBOOK Tomado por desenhos animados

Iniciada na última terça--feira (04) no Facebook (uma das maiores redes sociais do mundo), uma campanha con-tra a violência infantil está cha-mando a atenção de todos, o objetivo é simples mas a causa é muito nobre, se trata de mu-dar a foto do perfi l por uma imagem de um desenho anima-do até o dia 12/10, que é o dia das crianças. É certo que todo

mundo sabe que mudar a foto do perfi l não muda em nada a situação de milhares de crian-ças que sofrem de abuso, mas é uma forma de PROTESTO

A campanha no facebook contra violência infantil. Sem esperar, tomou proporções ina-creditáveis. Milhões de pessoas já aderiram o protesto e colo-caram foto de um desenho ani-mado no perfi l do facebook.

Fiems acha insufi ciente novo prazo para ponto eletrônico

O presidente do CRT (Con-selho Temático Permanente de Relações de Trabalho) da Fiems, Altair da Graça Cruz, destacou que a prorrogação do prazo para implantação do REP (Registro Eletrônico de Trabalho) para o dia 1º de janeiro de 2012 é in-sufi ciente para as empresas do setor se adequarem.

“As Confederações da In-dústria, Comércio, Agricultura,

Cooperativas, Instituições Fi-nanceiras, Transporte e Saúde trabalharam unidas junto ao Mi-nistério do Trabalho e Emprego para prorrogar o prazo, que che-garia ao fi m na segunda-feira (3), porém o novo prazo é impror-rogável”, disse Altair da Graça. A medida prorrogando a data foi publicada na segunda-feira (03) pelo Ministério do Trabalho no Diário Ofi cial da União.

SENAC abre inscrições para curso a distância de Redação Empresarial

O SENAC MS está com ins-crições abertas para o curso de Redação Empresarial, na mo-dalidade Educação a Distância, propiciando ao aluno decidir como, quando e onde estudar.

Segundo especialistas, o ensi-no a distância permite maior au-tonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno.

O Curso de Redação Empre-

sarial é destinado a profi ssionais que redigem textos empresa-riais.

Para fazer o curso é preciso idade mínima de 18 anos, ensi-no médio completo, além de ter acesso a computador com inter-net e ter disponibilidade de uma hora por dia, em média, para estudo e participação nas ativi-dades do curso. As inscrições começaram no último dia 05.

Bancos em greve!Mesmo com a pressão e as práticas antissindicais dos bancos, com o ob-

jetivo de desmobilizar a categoria, a mobilização dos bancários atingiu 37 mil trabalhadores.

Os bancos, cujo lucro cresceu 20% apenas no primeiro semestre do ano com ganhos de R$ 26,5 bilhões entre as sete maiores instituições fi nanceiras, têm condições de retomar as negociações, melhorar essa proposta e atender às rei-vindicações da categoria.

Sem proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), tampouco ne-gociação agendada, a greve dos bancários chegará ao décimo quarto dia, na segunda-feira 10 de outubro.

No ano passado, a greve durou 15 dias e foi encerrada após os bancários aceitaram a proposta dos bancos de reajuste salarial de 7,5% para quem ganha-va até R$ 5.250. Acima dessa faixa, a oferta foi uma parcela fi xa de R$ 393,75 ou a correção da infl ação (4,29%), o que fosse mais vantajoso. Banco do Brasil e Caixa reajustaram em 7,5% independentemente do salário.

Neste ano, estão reivindicando o fi m das metas abusivas na venda de pro-dutos, por meio das quais os bancos ganham tanto, cobrando altas tarifas dos clientes e querem aumento real de salário.

Nos primeiros seis meses deste ano, o lucro dos bancos cresceram 20%, mas querem pagar somente 8%, o que signifi ca 0,56% acima da infl ação.

Por que somente os banqueiros precisam ganhar tanto? Eles devem muito à sociedade brasileira, e podem gerar mais empregos para melhorar a qualidade de atendimento e preservar a saúde de seus funcionários. Os bancários estão abertos á negociações.

O Consumidor não pode ser lesadoQuem não pagou uma conta por causa da greve, não está obrigado a arcar

com nenhum encargo cobrado pelo banco e nem por qualquer outro tipo de credor. Mais: quem teve o nome negativado ou foi parar no cartório de protesto (porque atrasou pagamento durante a greve) não só tem o direito de ser inde-nizado por dano moral, como pode também cobrar despesas com transporte e outros gastos para “limpar” o nome.

Page 5: Edição 15

Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 - Página 05www.liberdadems.com.br l berdade!

!

ArtigoSilas Fauzi

Professor e Militante Social

O Governo investindo na educação de nosso Estado

Durante as comemorações dos 34 anos de Mato Grosso do Sul, o programa MS Forte, do Governo do Estado, benefi cia os estudantes da rede estadu-al de ensino com a reforma e a ampliação de mais 31 escolas e a cobertura de mais nove quadras poliesportivas.

As reformas anunciadas em 2011 benefi ciam as escolas dos municípios de Amambai, Anastácio, Aquidauana, Antônio João, Bandeirantes, Batayporã,

Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Campo Grande, Costa Rica, Dourados, Deodápolis, Fátima do Sul, Jateí, Maracajú, Nioaque, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, Sete Quedas e Ladário.

A educação é tratada com prioridade pelo Governo do Es-tado, que já modernizou 268 das 364 escolas estaduais, realizando intervenções e melhorias, distri-buiu uniformes e kits escolares e premiou os alunos com 4.100

notebooks do programa Edu-cação para o Sucesso. Somente em 2011, o governo do Estado entregou aos alunos da rede 320 mil kits e 640 mil uniformes. Em 2010, foram 305 mil kits escola-res e 617.437 mil uniformes.

Mais de 10 mil alunos têm ensino integral e cursos profi s-sionalizantes. Nas escolas de tempo integral, os alunos con-tam com reforço escolar, ativida-des culturais e esportivas e pre-paração para o vestibular.

Governador André Puccinelli discursa sobre o desenvolvimento na Educação

Empreendorismo em Mato Grosso do Sul

O SEBRAE de Mato Grosso do Sul, inaugurou um

novo serviço. Com média de 3,500 ligações recebidas por mês em sua Central de Relacionamento, orienta gratuitamente por telefone os empreendedores e pes-soas interessadas em abrir o próprio negócio.

Em qualquer um dos municípios de Mato Gros-so do Sul, o interessado poderá fazer uma chamada para o número 0800-570-0800, das 8h às 17h, sem custo, de fi xo residencial, telefone pú-blico ou celular e solicitar a um dos atendentes a orientação.

“Vamos agendar dia, horá-rio e verifi car o tema pelo qual ele tem interesse em receber informações”, explica o analis-ta técnico da Unidade de Aten-dimento do SEBRAE, Carlos Henrique Oliveira.

O retorno acontece no prazo de 24 horas, por telefone, mas

antes a pessoa recebe um aviso da Central lembrando o com-promisso agendado. A conversa com o técnico tem duração mé-dia de 30 minutos. “Antes mes-mo do agendamento, será verifi -cada a necessidade de orientação do cliente para que no retorno o atendimento seja o mais focado possível”, esclarece Oliveira.

A expectativa, de acordo com a gerente de atendimento da ins-tituição, Leandra Costa, é que

com a novidade haja um cresci-mento na demanda da Central. Do total de ligações recebidas mensalmente, apenas 10% são provenientes de cidades do in-terior.

Segundo Costa, atualmente, as orientações sobre plano de negócios, Empreendedor Indi-vidual, abertura de empresa e gestão estão entre as principais informações solicitadas por te-lefone.

TIRE UMA ARMA DO FUTURO DE SUA VIDA

Recentemente uma jovem de 12 anos foi morta acidentalmente por um colega de 15, quando este brinca-va com uma arma de fogo, no bairro Zé Pereira, aqui em campo grande. Em São Paulo, mais especifi camente em São Caetano do Sul, uma criança de apenas 10 anos de idade atirou contra sua professora e depois aca-bou dando fi m à sua própria vida, dentro de uma unidade escolar. Dia 11 de setembro desse ano, um se-gurança da Boate Voodoo acabou sendo morto por dois tiros quando jovens causavam confusão no esta-belecimento e foram repreendidos pelo segurança. Recentemente, no Portal Caiobá, o dono de uma con-veniência atirou em três pessoas por desavença de um troco de apenas R$ 0,15. Uma dessas pessoas veio a fale-cer e as outras duas fi caram feridas. Esses são os casos mais recentes e emblemáticos que vem acontecen-do, tendo como protagonista, infe-lizmente, a arma de fogo.

Começo esse texto fazendo men-ção a esses fatos, mas a lista poderia ser bem maior, justamente por que em todos eles os protagonistas não são o crime em si, mas o fácil acesso que as pessoas ainda têm às armas de fogo. Seria muita redundância da minha parte dizer que todos esses crimes poderiam ser evitados se não houvesse uma arma nas mãos des-sas pessoas, mas não é. Infelizmente ainda tem muita gente morrendo ví-tima desse tipo de arma.

Por mais que se faça um esfor-ço de se desarmar a população, al-gumas pessoas ainda insistem em achar que tendo uma arma de fogo ela estará protegida. Ledo engano. A prova está aí: cada vez mais pesso-as de “bem”, armadas, cometendo crimes.

As vezes acho que quando da-mos um passo adiante no desarma-mento, vem sempre uma outra for-ça que faz com que a gente dê dois passos para trás. Em maio de 2007, o Superior Tribunal Federal (STF) aprovou em plenário através de seus Ministros a revogação de dois arti-gos do Estatuto do Desarmamento que julgaram inconstitucionais. A decisão da Suprema Corte nasceu de um questionamento feito pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), as-sociações de delegados e federações de vigilantes. Objetivamente, os dois artigos em questão dizem respeito aos dispositivos do Estatuto que proibiam a concessão de liberdade,

mediante o pagamento de fi ança, no caso de porte ilegal de arma e dispa-ro de arma de fogo. Segundo a po-sição fi nal dos magistrados, o porte ilegal e o disparo de arma de fogo “constituem crimes de mera condu-ta que, embora reduzam o nível de segurança coletiva, não se equiparam aos crimes que acarretam lesão ou ameaças de lesão à vida ou a pro-priedade”. Ou seja, trazendo para a realidade, se uma pessoa for pega na rua andando com qualquer tipo de arma de fogo - revólver, pistola, carabina, fuzil, metralhadora etc, - será liberado mediante pagamento de fi ança. O mesmo acontece para quem é pego disparando com qual-quer tipo de arma em via pública ou em propriedade privada.

Essa decisão tomada pelo Su-premo, acaba sendo um “tiro que sai pela culatra”. Hoje o que mais se tem discutido pela sociedade brasileira é a questão da segurança pública defi citária que nós temos. Mas ao mesmo tempo em que o po-der público não consegue encontrar uma solução para o problema, acaba instituindo normas que favorecerem ainda mais o aumento da violência. Um desses exemplos é essa recente decisão dos juízes.

Dados da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde revelam que por ano morrem no Brasil cerca de 38 mil pessoas víti-mas de disparo de armas de fogo. A cada 5 suicídios cometidos, um é por arma de fogo e está mais do que comprovado que a cada caso de pessoa que reage a um assalto e tem sucesso, 285 outros casos foram fracassados. A cada dois dias uma criança ou adolescente morre vítima de disparo acidental ou não de arma de fogo.

Segundo dados do Sinarm (Sis-tema Nacional de Arma) só em Mato Grosso do Sul existem 73.875 armas registradas e uma estimativa de 203.000 armas sem registro. Ou-tro dado importante é que a grande maioria dos crimes cometidos, os são por armas de uso doméstico, ou seja, com armas que não foram contrabandeadas e sim compradas legalmente e que por um motivo ou outro foram parar nas mãos de ban-didos.

É preciso que o Estado invista mais em segurança pública preven-tiva desestimulando a população de querer fazer segurança ou justiça com as próprias mãos.

Page 6: Edição 15

l berdade!

!

Página 06 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

Processo seletivo do SAMU se inicia em SIDROLÂNDIA

A cidade de Sidrolândia reali-zou no último dia 06, a prova de capacitação para o SAMU (Ser-viço de Atendimento Móvel de Urgência ).

A seleção foi exclusivamente para funcionários concursados na Secretaria de Saúde do Mu-nicípio.

O serviço faz parte dos no-vos investimentos da Prefeitura de Sidrolândia para a humaniza-ção e ampliação do acesso à saú-de para a população.

O Samu contará com ambu-lâncias que funcionarão 24 ho-ras, modernizando o atendimen-to de urgência no município.

Prefeitura reativa farmácia básica em DOURADOS

Secretária de Saúde e vereador Pedro Pepa durante reativação da farmácia básica da Vila Rosa

A prefeitura de Dourados re-ativou na quinta-feira (06), mais uma farmácia básica em Doura-dos. Desta vez os benefi ciados

são os moradores da Vila Rosa e região, que eram obrigados a se deslocar ao PAM (Pronto Aten-dimento Médico) em busca de

medicamentos. Essa farmácia, desativada há vários anos, está instalada na Unidade de Saúde do bairro.

Durante a reativação ofi cial da farmácia, a secretária munici-pal de Saúde Sílvia Bosso falou da satisfação em poder oferecer o serviço à comunidade, graças ao empenho do prefeito Murilo Zauith. Segundo ela, pelo menos 30 mil pessoas serão benefi cia-das com 110 itens de medica-mentos à disposição.

A meta é realizar a ação nas unidades do Jardim Santo André e Seleta até dezembro e a partir de janeiro estender para outros postos de saúde.

TRÊS LAGOAS terá acréscimo no orçamento de 2012A Administração Municipal

de Três Lagoas realizou no últi-mo dia (6), a Audiência Pública com o demonstrativo da Pro-posta Orçamentária para 2012.

Na ocasião, a prefeita Már-cia Moura (PMDB) desta-cou que para o ano de 2012 o acréscimo no orçamento é de 35,7%, sendo que em 2011 fecha a arrecadação com R$ 208.233.000,00 e em 2012 será de R$ 282.610.000,00.

As áreas prioritárias para a prefeita Márcia Moura são as áreas da Saúde e Educação.

“Estamos fazendo o nosso

papel com responsabilidade, com ânsia de resolver todos os problemas, mas com consciên-cia de que o espaço de tempo é

muito curto e que vamos fazer o melhor que pudermos para os moradores de Três Lagoas”, destacou a prefeita.

Prefeita Márcia Moura em Audiência Pública

Prefeitura recupera asfalto em PONTA PORÃ

Recapeamento está garantindo recuperação do asfalto em diversos pontos da cidade.

A prefeitura de Ponta Porã está realizando o recapeamento do asfalto da área central da cidade. O Departamento de Trânsito pede compreensão por possí-veis transtornos aos condutores de veículos. O serviço está sen-do efetuado pela Prefeitura de Ponta Porã em parceria com o Governo do Estado. “O servi-ço começa de madrugada, mas, nem sempre termina antes de começar o fl uxo maior de veícu-los”, afi rmou o diretor do De-partamento de Trânsito, Sandro Schuster.

CHAPADÃO DO SUL comemorou dia das crianças

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria Muni-cipal de Educação, realizou um evento na última sexta-feira (07) para comemorar o dia das crian-ças.

Foi uma noite dedicada a cultura com apresentações tea-trais com temas como trânsito

e meio ambiente, além da distri-buição de pipoca e refrigerante.

Foram apresentadas 5 peças preparadas pelas escolas CEM Cecília Meireles, CEM Carlos Drummond, CEM Érico Verís-simo, pelos alunos do Centro Aquático Municipal e do Projeto Música e Arte.

NOVA ANDRADINA realiza Projeto Filhote

O Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Desenvolvimen-to Integrado (Semdi), Agraer e Senar/MS, estão promove-ram na sexta-feira, dia 07, o Projeto Filhote, que consiste em visitas ao Parque de Ex-posições Henrique Martins, para que as crianças e jovens

conheçam um pouco da agro-pecuária local e as riquezas de Nova Andradina.

O projeto, todos os anos, é sempre sucesso de público, pois as crianças têm a opor-tunidade de conhecer como funciona a cadeia produtiva dos alimentos, bem como sa-ber um pouco mais sobre a vida no campo.

Realização do Projeto Filhote com os alunos da Cidade.

Page 7: Edição 15

l berdade!

!

Campo Grande - MS, 09 de Outubro de 2011 - Página 07www.liberdadems.com.br

Prefeito visita Fundação Hospitalar em COSTA RICA

O Prefeito de Costa Rica, Jesus Queiroz Baird, acompanha-

do do secretário municipal de saúde Jovenaldo Francisco dos Santos, visitou no último dia

06, a Fundação Hospitalar da cidade.

Na ocasião, o Prefeito con-versou com pacientes, acompa-nhantes, médicos, enfermeiros, atendentes, cozinheiras, guar-

das, auxiliares de enfermagem e recepcionistas.

Baird também fez a entrega de 38 uniformes para os funcio-nários que fazem parte da lim-peza, lavanderia e da cozinha da Fundação Hospitalar e aprovei-tou a oportunidade para agrade-cer os trabalhadores que atuam na área da saúde em Costa Rica.

“Nossa saúde é considerada uma das melhores do interior do estado e isso é graças ao tra-balho conjunto de todos vocês.

Fazer saúde não é fácil, mais estamos no caminho certo. Somos uma equipe e por isso quero dividir com vocês todo o reconhecimento que recebemos da população. Muito obrigado”, disse Baird.

NIOAQUE inaugura Instituto Vida MelhorA cidade de Nioaque inaugu-

rou na última segunda-feira (03), o Instituto Vida Melhor, da Igre-ja Presbiteriana do Brasil.

Formado por voluntários que pertencem à igreja e por pessoas que se dispuseram a ajudar, o Instituto Vida Melhor usa da estrutura física da igreja para poder atender a população, especialmente aquelas pessoas menos favorecidas.

O local nasce com uma equi-pe multidisciplinar composta por advogado, farmacêutico,

psicólogo, fi sioterapeuta, fo-noaudiólogo, assistente social, contabilista, veterinário, dentis-ta, pedagogos, educador físico,

professores, enfermeiro, dentre outros, de modo que passará a desenvolver atividades em diver-sas áreas.

RIO BRILHANTE recebe o Projeto Detranzinho

O Projeto Detranzinho está em Rio Brilhante pela pri-meira vez.

O projeto, além de educar, também diverte as crianças com as lições de trânsito. As atividades estão sendo realiza-das durante todo o dia, no Sa-lão Paroquial, contando com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.

O Projeto tem a parceria do Detran/MS, Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, por meio da Coordenadoria de Transporte e Transito e varias secretarias e da Camara Municipal.

A equipe do Projeto , montou um circuito simulan-do o trânsito na cidade, que as crianças percorrem nos minibugs, acompanhadas por

instrutores que ensinam no-ções do trânsito, um semáfo-ro para que as crianças acer-tem a bolinha da cor indicada (verde, amarelo ou vermelho), amarelinha do trânsito, faixa de pedestres, e os visitantes ainda recebem uma camise-ta, e um kit contendo gibi do Detranzinho, lápis de colorir, lápis preto, borracha e apon-tador.

Prefeitura de RIO NEGRO realiza o CARNARIO 2011

A Prefeitura de Rio Negro, realiza nos próximos dias 10 e 11 de Outubro o maior car-naval fora de época da região, a animação fi ca por conta de

várias bandas para animar a galera.

A prefeitura da cidade con-vida a todos para essa delicio-sa festa. Rio Negro te espera.

Prefeito de VICENTINA entrega 30 Unidades Habitacionais

Sandra, Marquinhos, Benefi ciária e Simone Tebet

O Prefeito de Vicentina, Mar-cos Benedetti Hermenegildo “Marquinhos do Dedé” (PMDB) e a vice-governadora do Estado de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PMDB) entregaram, na última quinta-feira, (06), 30 Uni-dades Habitacionais do Lotea-mento Sonho do Meu Pai VII.

“Trabalhamos para melhorar

a qualidade de vida das pessoas. O maior bem que temos é nossa

casa, ao chegarmos cansados do serviço, encontramos um lu-gar digno para descansar é com esse pensamento que constru-ímos para cada 13 habitantes uma Unidade Habitacional em Vicentina.” afi rmou o prefeito.

As Unidades foram entre-gues nos altos do barreirão, saída pra Glória de Dourados, elas fazem parte do Progra-ma PMCMV/2010, através do Projeto Meu Lar.

Cavalgada de COXIM pode entrar no calendário de MS

O deputado estadual Junior Mochi (PMDB) apresentou Pro-jeto de Lei para inserir a tradi-cional “Cavalgada Amigos de Coxim” no calendário ofi cial de eventos do estado.

Conforme justifi cativa do par-lamentar, a Cavalgada Amigos de Coxim foi criada em 1996, com participação de 30 cavaleiros e hoje já conta com a participação de mais de 350 cavaleiros, além de pessoas que acompanham o trajeto com bois, charretes, car-ros, motos, bicicletas, caminhões e tratores.

Segundo os organizadores, no último evento realizado em 2010 foi registrada a presença de pelo menos cinco mil pesso-as, desde o desfi le até o baile.

Por esta festa ser tradicio-nal no município e por movi-mentar a economia da cidade durante a sua realização é que o deputado Junior Mochi apre-sentou tal projeto. “Além de ser um evento que reúne a família coxinense e atrai moradores dos municípios vizinhos, a Ca-valgada de Coxim tem aquecido o comércio local

Page 8: Edição 15

l berdade!

!

Página 08 - Campo Grande - MS,09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

EDUARDO ROCHA defende divisão dos royalties do petróleo

Deputado quer apoio dos senadores de MS para votar a derrubada dos vetos à lei de royalties do petróleo.

Uma das últimas ações de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência

da República foi sancionar a lei 12.351, instituindo novas regras para a exploração de petróleo na camada do pré-sal.

O então presidente vetou o artigo que determinava a divisão dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros.

Agora, o veto será votado no Senado Federal. Na sessão da terça-feira (4), o deputado esta-dual Eduardo Rocha (PMDB) pediu que os senadores sul--mato-grossenses votassem pela derrubada dos vetos à lei de royalties do petróleo.

“A riqueza do pré-sal tem que ter participação de todos os esta-dos e municípios, afi nal, estamos falando de um direito de todos

os brasileiros. Essa riqueza per-tence ao Brasil e não apenas aos estados do Rio de Janeiro e Es-pírito Santo”, defendeu.

MOCHI alerta para fi m do prazo de cadastramento da tarifa social

Foto:

Giu

liano

Lop

ez

Foto:

Giu

liano

Lop

ez

Junior Mochi alerta que milhares de famílias benefi ciadas ainda não fi zeram o cadastramento.

O deputado estadual Junior Mochi (PMDB), líder do

governo na Assembleia Legisla-

tiva, usou a tribuna na terça-feira (4) para fazer um alerta às famí-lias de baixa renda que utilizam

a tarifa social de energia elétrica. No pŕoximo dia 30 vence o

prazo para a inscrição no Cadas-tro Único para Programas So-ciais do Governo Federal.

A partir da lei federal 12.212, de 2010, o critério para conces-são da tarifa social passa a ser a renda do consumidor, e não mais o consumo.

“Antes, os consumidores eram benefi ciados com a tarifa social pelo perfi l de consumo. Agora, precisam se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais. Por meio da comprova-ção do NIS [Número de Identi-fi cação Social], o benefício será garantido”, explicou.

PTdoB quer eleger pelo menos quatro vereadores em Naviraí

A deputada estadual Mara Caseiro comandou no último fi m de semana a instalação da Comissão Provisória do PTdoB no município. O ato contou com a presença do presidente regio-nal da sigla, Morivaldo Oliveira, do vice-presidente, Sebastião Franco, e do tesoureiro, Natan de Souza.

Durante o encontro, foram fi liadas pelo menos 40 lideranças

de vários segmentos da comuni-dade.

Entre os novos fi liados, des-tacam-se o ex-vereador Mário Gomes, o empresário Elton Ca-pucci e Valter Bigode, além de lideranças das áreas da seguran-ça, saúde, educação, comércio e associações de bairros.

O objetivo do grupo é eleger pelo menos quatro vereadores nas eleições de 2012.

Projeto de TITA que proíbe uso de celular em banco é aprovado

Desde o último dia 29 de agosto, fi cou proibido usar tele-fone celular para fazer ou rece-ber ligações, mensagens de voz e de texto dentro de agências bancárias na cidade de São Pau-lo, conforme lei sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSB) e publicada em Diário Ofi cial no sábado.

O objetivo é combater o cri-

me conhecido como “saidinha de banco” e sequestros-relâm-pagos.

As agências devem fi xar avi-sos informando clientes da proi-bição e estão sujeitas a multa de R$ 2.500 que dobram para R$ 5 mil em caso de reincidência se não cumprirem a norma. Clien-tes não serão penalizados, caso usem celular no banco.

Mara discursa durante o ato politico em Naviraí

ANDRÉ PUCCINELLI participa do 3º Encontro de Governadores do Centro-Oeste

O governador André Puccinelli(PMDB) esteve na última segunda-feira (03) em Goiânia, onde participou do III Encontro de Governadores do Centro-Oeste, Rondônia e To-cantins.

Acompanhados dos secretá-rios de Fazenda e Planejamento, os governadores do Distrito Fe-deral, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Rondônia e Tocan-tins retomaram as discussões de interesses comuns das regiões para atualizar os documentos pactuados nas reuniões anterio-res.

CPI das Construtoras convoca 5 pessoas para 1ª audiência

A primeira audiência da CPI das Construtoras, presidida pelo deputado Maurício Picarelli (PMDB), aconteceu no último dia 06. Os parlamentares que in-tegram a Comissão Parlamentar de Inquérito sabatinaram cinco testemunhas, conforme infor-mações do presidente.

De acordo com Picarelli, até o momento já foram realizadas reuniões periódicas da equipe técnica com a presidência da CPI das Construtoras a fi m de organizar os trâmites e as ações internas e externas para garantir o pleno desenvolvimento dos trabalhos.

Deputado Maurício Picarelli é o presidente da CPI das Construtoras.

Page 9: Edição 15

l berdade!

!

Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 - Página 09www.liberdadems.com.br

social!melhores momentos!

Vereador Airton Saraiva e seu neto Natan Saraiva Barbosa que completa 2 anos nesta terça-feira (11).

Washington Sanches, empresário Luis Henrique e Noemia Frazão

Vereadora Magali Picarelli, Carlos Rogerio Catosso e Marilete Castilho

Marcus Garcia Gomes ao recebendo os cumprimentos pelo seu aniversario (9) ao lado da presidenta Dilma Roussef

Advogados Abadio Baird e João Bezerra

Aniversariantes

Silas Cabral (3/10)

Anthony de Assis (15/10)

Na próxima eleição teremos como candidatos: Peão de ro-deio, violeiro, musa do BBB, ex-jogador de futebol, garçom, segurança particular. Algumas das profi ssões de recém fi lia-dos em partidos políticos com pretensões de concorrer vaga na Câmara de Vereadores de Campo Grande. Ex-vereadores que foram expurgados depois de viverem situações polêmicas também tentarão voltar à Câmara.

REJEITADO

DEU CHABU

ALERTA

REPRESENTATIVIDADE

O SISTEMA TRAVOU

Um político, que se acha muito poderoso, tentou sair do par-tido caso não consiga apoio para sua candidatura. O blefe não deu certo. O partido que ele queria ir, não o aceitou.

O PSDB, acreditava que teria dois grandes políticos na legen-da. os vereadores Loester Nunes e Paulo Siufi . Forças ocultas, agiram rapidamente e o Dr. Loester sinalisou para o PMDB e Paulo Siufi continua no PMDB.

A Defesa Civil divulgou nesta tarde alerta meteorológico infor-mado que, no fi m de semana, as condições do tempo são favo-ráveis à ocorrência de chuva forte acompanhadas de descargas elétricas e rajadas nas regiões Central, Norte e Leste de Mato Grosso do Sul.

O grande número de registros de fi liados ontem quase pa-rou o sistema eletrônico de cadastramento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nunca houve uma competição tão gran-de entre os partidos em regularizar as fi liações de pretensos candidatos.

Daniela Murari Medeiros(15/10)

Page 10: Edição 15

l berdade!

!

Página 10 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

Carlão institui Semana do Comerciante e lota Plenário para homenagens

O vereador Carlão (PSB) destacou a importância dos comerciantes para o desenvolvimento de Campo Grande. A afi rmação foi feita durante a sessão solene em homenagem a Semana do Comerciante, realizada na noite desta quarta-feira (5/10) no plenário da Câmara Munici-pal, que fi cou lotado com a presença de homenageados e familiares. O parlamentar também acrescentou que seu colega, vereador Airton Saraiva (DEM) assinou a lei por ser um dos vereadores da Casa que representam a categoria. Ao todo 50 personalidades foram homena-geadas com o Prêmio Semana do Comerciante.

Ronaldo Silveira Kobiachi e Ver Paulo Siuffi

Sebastiana Carvalho Dantas Ver. Pau-lo Siuffi e Caetano Alves Dantas

Vereador Airton Saraiva, Paulo Siuffi , Antonio Carlos Correa e Carlão

Deputado Rinaldo, Glória de Brito Paiva e Vereadora Rose

Elias Longo Junior e Ver. Lidio LopesAdonis Guimaraes e Ver. João Rocha

Vereadores Paulo Siuffi , Ribeiro e Car-lão

Vereadores Paulo Siuffi , Airton Sarai-va e Carlão

Adalto Lopes Santana e Ver. Paulo Siuffi

Ronaldo Kanashiro de Alem e Ver Paulo Siuffi

Deputado Rinaldo, Francisco pires de oliveira e Vereadora Rose

Marilda Gomes Monteiro e Ver. Lidio Lopes

Page 11: Edição 15

l berdade!

! Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 - Página 11www.liberdadems.com.br

Carlão institui Semana do Comerciante e lota Plenário para homenagens

Sebastiana Carvalho Dantas Ver. Pau-lo Siuffi e Caetano Alves Dantas

Vers Paulo Siuffi , Carlão e Saraiva e Carlos Antonio Linares

Deusdete Lopes Oliveira e Ver. Airton Saraiva

Luciane Gueno Hadykian e Ver. Alex

Albino da Silva Santos e Ver Paulo Siuffi

Gilberto Alves Cardoso e Ver. Paulo Siuffi

Odair Maranho e Ver. Loester

Antonio Melo Medeiros e Ver. Dr Lo-ester

Simone Regina Rosa Moura e Ver Marcelo Bluma

Snair Gomes da Silva e Ver Marcelo Bluma

Miguel Costa e Ver. Mario Cesar

Vereador Airton Saraiva, Paulo Siuffi , Antonio Carlos Correa e Carlão

Vers Paulo Siuffi , Carlão e Saraiva e Francisco renei Guimarães dias

Elias Longo Junior e Ver. Lidio Lopes Alcides Lima e Ver. João Rocha

Ver João Rocha, Sebastião Machado Rodrigues e Ver Dr. Jamal

Ibrahim Kamel Mahjoub e Ver Dr. Jamal

Renato Greghi Junior e Ver. Herculano Borges

Irineu Mafra Junior e Ver. Herculano Borges

João Glayder Vitor Ferreira e Ver Carlão

Rudgley Moreira Lunardy e Ver. Car-lão

Francisco Ulisse de Oliveira e Ver. Sil-veira

Geraldo Batista Araujo e Ver. Flávio Cesar

Vereadores Paulo Siuffi , Ribeiro e Car-lão

Page 12: Edição 15

l berdade!

!

Página 12 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

Laudo para Tranferência do veículoA vistoria de transferência de proprietário, obrigatória para compra e venda de veículos

Preenchimento do decalque de Chassi

Todos os veículos de passeio, motocicletas, utilitários, caminhões e ônibus devem ser vistoriados, na sua transferência de regularização

A vistoria do veículo é um serviço regu-lamentado desde

1998 pelo CONTRAN (Re-solução Nº 05/98).

Com a Publicação da resolução CONTRAN 282/08, quando da realiza-ção das vistorias de regula-

rização e de transferência dos veículos, previstos na resolu-ção Nº 05/98, os órgaos de trânsito ou as empresas cre-denciadas pelo DENATRAN, deverão coletar por meio óp-tico, a numeração do cassi, do motor, e da parte traseira do veículo com a numeração da

placa de identi-fi cação legivel e compará-la com as numerações cadastradas na base de dados do governo (BIN/RENAVAN).

Após a porta-ria 131 (DENA-TRAN) nossas empresas estão sendo credencia-das como Em-presa Credencia-da de Vistoria de Veículos-ECV, por se especiali-zarem no com-

bate as fraudes envolvendo veículos em seus identifi ca-dores e na sua documentação, sendo que após a verifi cação completa, emitimos um Lau-do de Vistoria que deverá ser encaminhada ao orgão de trânsito.

Todos os veículos de pas-

seio, motocicletas, utilitários, caminhões e ônibus nacionais ou importados devem ser vis-toriados, quando na sua trans-ferência de regularização.

No Estado de Mato Gros-so do Sul temos mais de 420 mil carros rodando somente na Capital, e sefaz necessário as empresas terceirizadas para acompanhar e fazer as visto-rias necessárias.

Na capital temos sete em-presas credenciadas para fa-zer vistorias.

A empresa Fênix possui ampla experiência neste seg-mento, com serviços base-ados em rígidos padrões de qualidade.

“Ao optar pela nossa em-presa credenciada o cliente poderá também optar por um leque diverso de serviços, vi-sando sempre a segurança e uma melhor negociação na compra e venda do seu ve-ículo”, ressalta o diretor da Fenix Luis Marcelo Verão da Fonseca.

Page 13: Edição 15

l berdade!

!

Campo Grande - MS, 09 de Outubro de 2011 - Página 13www.liberdadems.com.br

ArtigoThiago Peixoto

Na próxima sexta-feira, 14 de Outubro, o principal evento multiesportivo das Américas vai ter o seu inicio, os Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em Guadalajara, México.

O Brasil vem mostrando uma clara evolução nos jogos e busca se consolidar como a segunda força do continente, fi cando atrás apenas da super-potência mundial nos espor-tes, os Estados Unidos.

A última edição dos jogos, realizada no Rio de Janeiro em 2007, teve um grande de-sempenho brasileiro, sendo a melhor participação em toda a história da competição. A de-legação que foi representada por 659 atletas, disputou 41 esportes e conquistaram 157 medalhas, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze.

A atuação brasileira foi óti-ma, mas o legado deixado não teve o mesmo peso.

Das instalações criadas para a competição, muita coi-sa já se perdeu e não servi-rá como base para os Jogos Olímpicos em 2016, que serão disputados também na cidade maravilhosa. Um caso que ser-ve de exemplo a não ser segui-do para os próximos eventos.

Para essa edição a lista com o número exato de atle-tas brasileiros que irão para a disputa ainda não foi fechada, mas entre os já confi rmados, a expectativa de sucesso é gran-de. Em meio a destaques indi-viduais e coletivos, atletas de ponta do Brasil vão encarar os jogos buscando o ouro, como

Vão começar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

o campeão olímpico e mun-dial na natação, Cesar Cielo, a campeã mundial no salto com vara, Fabiana Murer e a seleção feminina de vôlei, atual campeã olímpica, que desembarca com sua força máxima.

O vôlei de praia também re-solveu encarar o desafi o com o que tem de melhor e mandou ao México os campeões do mundo, Juliana e Larissa no fe-minino, e Alison e Emanuel no masculino,

Contudo, não só de grandes atletas vivem os jogos. Histo-ricamente os Estados Unidos, não levam tudo que tem de me-lhor para a competição e mes-mo assim vem se mantendo no topo. Já o Brasil, nesse ano vem seguindo essa linha em algumas modalidades.

Equipes de renome como a seleção masculina de vôlei e o futebol masculino, que no regulamento dos jogos somen-te atletas sub-20 poderão ir a campo, resolveram não contar com o que tem de melhor, e vão levar uma equipe secunda-ria aos jogos.

Atrativos a menos para os jogos, que servem como pre-paração para as Olimpíadas de Londres ano que vem, mesmo que em algumas modalidades o nível alcançado não seja o maior.

Os jogos têm o seu encer-ramento marcado para o dia 30 de Outubro, e até lá, as 46 mo-dalidades esportivas que fazem parte do Pan-Americano, co-nhecerão todos os seus novos heróis, marcando seus nomes na história do continente.

Tenistas do MS participam da Copa Guga Kuerten 2011

Dois tenistas represen-tarão Mato Grosso do Sul num dos mais

importantes torneios de tênis do país.

A terceira edição da Sema-na Guga Kuerten estreiou a programação ofi cial na última

quinta-feira (6) e vai até o dia 16. O evento acontece no Jurerê Sports Center, em Florianópolis.

A primeira atividade da agen-da teve início com a realização do Torneio Profi ssional de Ca-deirantes. O evento reúne 32 te-nistas de quatro países sul-ame-

ricanos (Brasil, Argentina, Chile e Colômbia) e será disputado nas categorias masculina e feminina.

Na lista dos mais de 700 atle-tas que participarão do Torneio Guga Kuerten de Cadeirantes, da Copa Guga Kuerten e do Torneio de Mini Tênis, dois des-taques do tênis sul-mato-gros-sense já estão confi rmados. A atleta Nathalia Pache está na dis-puta pelo título da categoria 14 e 16 anos feminina de simples da Copa Guga - torneio que integra o Circuito Sul Americano. Já nas competições na modalidade 18 anos masculino de simples, que contará pontos para o Circuito Mundial Junior da International Tennis Federation (ITF), está o atual n° 1 do ranking ofi cial da Federação Sul-Mato-Grossense de Tênis (FTMS), Pedro Macha-do. Esporte Agil

MS Investindo na Saúde

O governador André Puccinelli e o ministro da Saúde, Alexandre

Padilha, estiveram reunidos na última semana em Campo Gran-de para participarem do VII Conferencia Estadual de Saúde/MS e fi rmar parcerias para in-vestimentos na Santa Casa, no

Hospital Regional (HRMS) e no Samu Estadual.

Ao todo serão investidos R$ 200 mil no Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência (Samu Estadual) e mais R$ 24 milhões para a Santa Casa.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Es-

tadual recebe R$ 200 mil para a compra de equipamentos e terá mais agilidade nos atendimen-tos. “O Samu de Campo Gran-de funciona bem e queremos estendê-lo para o Estado”, disse André.

Também foram liberados recursos de R$ 1,2 milhão para a aquisição de equipamentos da UPA do Bairro Universitário. Estes recursos serão liberados em três parcelas de R$ 400 mil.

O governo ainda aguarda a liberação de um convênio com o HRMS de R$ 1,5 milhão e re-cursos para a Santa Casa para a reforma do centro cirúrgico e aquisição de novos equipamen-tos. Também o Hospital Vida, em Dourados, esta na lista de recursos pretendidos pelo Go-verno do Estado junto ao Minis-tério da Saúde.

Sul-mato-grossense avança no Mundial de vôlei de Praia no Marrocos

O sul-mato-grossense Benja-min e o cearense Márcio avança-ram na sexta-feira(07), na etapa de encerramento da temporada masculina do Circuito Mundial de vôlei de praia, disputada em Agadir, no Marrocos.

Após passar invicta no pri-meiro dia do torneio principal, a dupla tropeçou nas oitavas-

-de-fi nal, mas se recuperou na repescagem ao derrotar os chi-neses Xu e Wu por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/11.

Os próximos adversários na repescagem serão os alemães Erdmann e Matysik. Outra du-pla brasileira que segue na com-petição é Pedro Solberg e Ferra-menta.

Page 14: Edição 15

l berdade!

!

Página 14 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

Paladar! !Turismo

Ingredientes:

Preparo:

35 minutos 10 porções

Feijão TropeiroFeijão Tropeiro

1 kg de feijão roxinho 500 gr de farinha de mandioca crua 10 unidade(s) de ovo 1 unidade(s) de cebola em cubos pequenos 2 colher(es) (sopa) de tempero alho e sal 2 colher(es) (sopa) de banha Sadia 1 maço(s) de cheiro-verde picado(s) 4 dente(s) de alho em cubos pequenos 500 gr de bacon

Cozinhe o feijão e reserve. Frite o bacon e reserve. Frite os ovos nesta gordura do bacon e reserve também. Na mesma panela coloque a banha de porco ou óleo, frite o alho, a cebola e o tempero pronto. Refogue o feijão, deixando ferver por dez minutos. Acrescente a farinha aos poucos. Desli-gue o fogo e acrescente o bacon e por último os ovos. Sirva com arroz com alho, lombo, lingüiça, couve com alho e torresmo.

O feijão tropeiro é um prato típico da comida mineira. Aqui a receita é aquela feita antigamente pelos cozinheiros das tropas, que se encarregavam de levar o gado. O Pantanal é considerado

a maior região panta-nosa do mundo. Lo-

calizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é composto de 12 municípios e tem como fronteira ao norte a cidade de Cuiabá e ao Sudeste a cidade de Campo Grande.

Muito conhecido por sua fauna e fl ora diversifi cada, atrai turistas, não só do Brasil como do mundo inteiro, que buscam uma paisagem exótica e ativida-des diversifi cadas como pesca, safári, trilhas, passeios de barco, etc.

A hospedagem no Pantanal constitui-se de fazendas, pousa-das e barco hotéis, espalhados por toda a região. A região apos-ta muito no turismo, sendo este uma das principais atividades econômicas dos municípios que o compõe.

O Pantanal é uma região muito antiga, com cidades que se formaram logo no começo da colonização Portuguesa, e pos-suem construção que são man-tidas até hoje.

A população do Pantanal, a principio, era composta princi-palmente por índios. Daí sua afi -nidade e equilíbrio em conviver com a natureza. As cidades e o povo sofreram infl uências dos Bandeirantes que buscavam por ouro, sofreram com a Guerra do Paraguai, entre outros eventos, mas os costumes continuaram

basicamente rurais, com muitas fazendas, criação de gado e plan-tações. Atualmente, o turismo tem se desenvolvido na região, atraindo cada vez mais turistas, loucos por conhecer as cidades históricas e as belezas naturais.

A fauna e a fl ora da região são algumas de suas principais atrações.

É possível fazer safáris foto-gráfi cos no Pantanal e observar aves e animais selvagens, que estão ameaçados de extinção, em seu habitat natural. Outras atividades muito procuradas são a pesca, a cavalgada, passeios de canoas ou barcos e focagem no-turna de animais.

Outro ponto interessante na região é a quantidade e organi-zação das hospedagens disponí-veis.

Há pousadas, fazendas e bar-co hotéis espalhados por todas as cidades que compõem o Pan-tanal. É possível encontrar aco-modações próximas aos rios e também pousadas que dispõem de pacotes completos, com óti-ma infra-estrutura para oferecer aos hospedes segurança e con-forto durante a viagem.

Com tudo isso, não é difícil entender porque o Pantanal é uma das regiões mais visitadas pelos turistas, atualmente. Seja por suas cidades históricas ou por sua vida natural exuberan-te, ele atrai e conquista todos os seus milhares de visitantes.

Pantanal

Dan

iel d

e Gra

nvill

e

Encantos da Fauna e FloraEncantos da Fauna e Flora

O que o Pantanal tem de melhor

Page 15: Edição 15

l berdade!

!

Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 - Página 15www.liberdadems.com.br

Curiosidades de Mato Grosso do Sul

• Por mais inacreditável que pa-reça o Mato Grosso do Sul não faz parte do Mato Grosso e não fi ca no Sul do país. • Apesar do nome o mato tem a mesma grossura dos matos de outros estados. • É muito comum você encon-trar os chamados “agroboys”, parecidos com os playboys, só que usam botinas, jeans sujo e usam chapéu, em alguns casos bonés com as abas incrívelmente arqueadas . • A bebida típica é o tereré, um tipo de chimarrão gelado e tam-bém Caldo de piranha, Licor de pequi, Sorvete de bocaiuva e ge-ladinho• Os pratos típicos: Arroz boli-viano, Caribeu, Chipa, Farofa de banana, Farofa de carne, Pacu as-sado, Puchero, Quibebe de ma-mão, Sopa paraguaia, Saltenha, Quebra-torto, Arroz carreteiro, Macarrão boiadeiro• Nunca chame de Mato Grosso ou você correrá o risco de ser linchado pela comunidade local, eles se orgulham de ter o “Sul” no nome do estado. • Depois do RS é o estado que tem a maior concentração de gaúchos do país. • Os sul matogrossenses conso-mem por dia uma media de 22,5 Litros de aguá através do tereré. • O Estado traz várias comidas típicas como: Sobá, churrasco, sopa paraguaia e doce de queijo.

MATO GROSSO DO SUL Estado com a essência do Pantanal

A divisão do estado com-pleta 34 anos no próxi-mo dia 11. A data é pou-

co lembrada em Mato Grosso, já no estado vizinho, é feriado. No dia 11 de outubro de 1977 que o presidente Ernesto Geisel as-sinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul. A data virou marco de indepen-dência da Região Sul em relação à capital Cuiabá. Enquanto alguns ainda condenam as forças divisio-nistas, outros argumentam que a divisão serviu para impulsionar o desenvolvimento em ambos os es-tados. A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devi-do a um processo demorado em que foram levados em considera-ção aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a divisão, o norte endurecia e barrava as inten-ções sulistas.

O governo federal estabele-ceu, em 1974, a legislação básica para a criação de novos estados e territórios. No ano seguinte, re-nasceram as idéias divisionistas devido à discussão dos limites de Mato Grosso com Goiás. O movi-mento tomou fôlego e, em 1976, a Liga Sul-Mato-Grossense, presidi-da por Paulo Coelho Machado, li-derou a campanha. Do outro lado a oposição era do governador de Mato Grosso, José Garcia Neto.

Trabalhando com rapidez e sigilo, os integrantes da Liga for-neceram ao governo federal sub-sídios necessários para viabilizar a divisão do Estado. A lei foi assina-da pelo presidente Ernesto Geisei no dia 11 de outubro de 1977 e

publicada no Diário Ofi cial do dia seguinte.

Mato Grosso tinha à época 93 municípios e 1.231.549 quilô-metros quadrados. A lei dividiu o Estado e deixou Mato Grosso com 38 municípios e Mato Gros-so do Sul com 55. Apesar de ter menos municípios, Mato Grosso fi cou com a maior área: 901.420 quilômetros quadrados.

Porém o Estado de Mato Grosso do Sul, fi cou com uma riqueza que é a maior parte do Pantanal, a maior planície fl uvial do planeta, com belezas naturais indescritíveis, além de um imenso potencial a ser explorado. De nor-te a sul, de leste a oeste, o Mato Grosso do Sul é um lugar que

fascina.Premiado sete vezes conse-

cutivas como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito, localizado na região turística “Bo-nito-Serra da Bodoquena”, é um lugar que não poderia ter nome mais apropriado. Grutas de bele-za fascinante, nascentes e rios de águas cristalinas para mergulho em meio a peixes e vegetação aquáti-ca, aquários naturais, cachoeiras e corredeiras para esportes de aven-tura, trilhas ecológicas, fauna e fl ora que fazem qualquer um fi car apaixonado pela natureza. Na ver-dade, não é bonito. É lindo.

Outro destaque da região é o município de Jardim, que conta com o Recanto Ecológico Rio da

Prata. O passeio foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a melhor atração turística do Brasil.

Para receber os visitantes, o estado conta com uma rede ho-teleira de bom porte, além de ae-roportos e terminais rodoviários que facilitam a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. Depois de se especializar em recepção de turistas que amam esportes de aventura, agora Mato Grosso do Sul se prepara para o incremento do turismo de negó-cios, à medida que se abrem cada vez mais oportunidades de inves-timentos no estado. Mais infor-mações sobre o turismo de Mato Grosso do Sul você encontra no site da Fundação de Turismo MS.

Foto

: Rob

erto

Hig

a

A festa de comemoração da Divisão do Estado, em 1977 na Rua 14 de Julho

Page 16: Edição 15

l berdade!

!

Página 16 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

Sócio AmbientalConsciência !

FAÇA A SUA PARTE

PATROCINIO

Atividades de MS

A região onde Mato Grosso do Sul está localiza-do contribui muito para o seu desenvolvimento eco-nômico, pois é vizinho dos grandes centros produtores e consumidores do brasil: Mi-nas Gerais, São Paulo e Pa-raná, além de fazer fronteira com dois países sul-america-nos (Bolívia e Paraguai), uma vez que se situa na rota de mercados potenciais de toda a zona ocidental da América do Sul e se comunica com a Argentina através da Bacia

do Rio da Prata, dando tam-bém acesso ao oceano Atlân-tico e ao Pacífi co através dos países andinos, como Bolívia e Chile.

No Estado destacam-se na atividade agrícola: soja, ar-roz, trigo, milho, feijão, man-dioca, algodão, amendoim e cana-de-açúcar.

A maior produção agro-pecuária está concentrada na região de Dourados. A cul-tura que está sofrendo maior expansão é a cultura da ca-na-de-açúcar, com destaque para a região dos municípios de Sidrolândia e Maracaju, região de maior produção de etanol do estado. Nos municípios da região centro--norte, o destaque vai para a cultura da soja e milho.

Mato Grosso do Sul pos-sui ainda o terceiro maior re-banho bovino do país (21,8 milhões de cabeças – 10,9% do nacional). A região de maior produção bovina é a região do Pantanal e nos campos naturais (pampas) da região sudoeste do esta-do. Possui também rebanhos muares, equinos, asininos e codornas.

O estado possui impor-tantes jazidas de ferro, man-ganês, calcário, mármore e estanho. Uma das maiores reservas de ferro e manga-nês do mundo está situado no Maciço do Urucum, loca-lizado no município de Co-rumbá.

As maiores jazidas de calcário estão concentradas nos municípios de Miranda, Bodoquena, Bonito e Bela Vista. Outro destaque é a silvicultura destinada à pro-dução de carvão vegetal e para a fabricação de celulose e papel, concentrada na les-te de Mato Grosso do Sul e, em menor escala, na região de Jardim.

Mato Grosso do Sul possui o terceiro maior rebanho bovino do país.

O Estado destaca-se na atividade agrícola da cana-de-açúcar.

Piracema começa em novembro em MS

A piracema é a subida dos peixes até as cabeçeiras dos rios para realizarem

a desova, e assim, se reproduzi-rem.

Todos os anos, de outubro a maio, algumas espécies de pes-cado fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoei-ras, no intuíto de perpetuar suas espécies. Eles têm de vencer também a pesca predatória, fei-ta clandestinamente com arma-dilhas, redes, tarrafas, puças, e outros artifícios por pescadores e outras pessoas sem a devida preocupação com o futuro dos peixes de nossas águas.

A resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tec-nologia estabelece período de defeso da piracema nos rios em Mato Grosso do Sul. Conforme o Diário Ofi cial do estado no dia 07, a pesca será proibida de 5de novembro deste ano até 28 de fevereiro de 2012, com objetivo de permitir a reprodução natural dos peixes.

A proibição é válida para

as bacias hidrográfi cas dos rios Paraguai e Paraná, incluindo os lagos e lagoas, os alagados, os canais e os banhados marginais aos cursos d’água.

A medida não inclui algumas modalidades de pesca, como a de caráter científi co, previa-mente autorizada pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) ou pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); a despesca, o transporte, a comer-cialização, o benefi ciamento, a industrialização e o armazena-mento de peixes, com a compro-vação de origem, provenientes de aqüicultura ou parque de pes-ca (pesque-pague) devidamente licenciado; pesca de subsistên-cia, exercida com fi nalidade de garantir alimentação familiar, sendo estipulada cota diária de

três quilos ou um exemplar de qualquer peso.

No período de vigência da resolução, todo produto de pes-ca oriundo de outros estados ou países deverá estar acompanha-do de comprovante de origem sob pena de multa. O exercício da pesca, o transporte, a não declaração do estoque, a comer-cialização, o benefi ciamento e a industrialização do pescado tem penas previstas na legislação.

Curiosidades sobre a Piracema

•Alguns peixes sobem até 600 quilômetros de rio para procriar;•Na hora da fecundação, a fê-mea lança todo o seu conjunto de óvulos no fundo do rio. O número varia bastante: a piava desova em média 160 mil óvu-los, enquanto para a fêmea de dourado o total pode ultrapassar 1,5 milhão. •Após a fecundação, os peixes iniciam o caminho de volta. Os ovos são hidratados pela água, aumentam três vezes de tama-nho e são carregados pela cor-renteza. A maioria não resiste e se torna alimento de peixes car-nívoros. Só os que alcançam as águas calmas de várzeas e lagoas marginais é que conseguem so-breviver - menos de 1% do total

Page 17: Edição 15

l berdade!

!

Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 - Página 17www.liberdadems.com.br

!bem estar Artigo Isaias G. OliveiraTerapeuta Naturalista

Um espinho que cura Espinheira santa

A Espinheira Santa é co-nhecida também como can-cerosa, cancorosa, cancorosa--de-sete-espinhos, cancrosa, cangorça, coromilho-do-cam-po, erva-cancerosa, espinho--de-deus, espinheira-divina, limãozinho, maiteno, mar-teno, pau-josé, salva-vidas, sombra-de-touro. É uma es-pécie amplamente utilizada na medicina popular, conhecida pelos índios há muitos anos, ganhou esses nomes justa-mente pela aparência de suas folhas, que apresentam espi-nhos nas bordas e por ser um “santo remédio” para tratar vários problemas.

Na medicina popular o chá das folhas, das cascas ou das raízes da espinheira-santa é famoso no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Além de indicado contra vá-rios males do aparelho diges-tivo, era muito usado no pas-sado pelos índios brasileiros com outra fi nalidade: eles usa-vam suas folhas no combate a tumores (esse uso pode ter

gerado um dos seus nomes populares: erva-cancerosa). Estudos mostram a indica-ção popular também como depurativo do sangue e no tratamento de diabetes, pro-blemas no sistema urinário e problemas intestinais.

FÁBRICA DE MUDAS O Departamento de Bio-tecnologia Vegetal da Uni-versidade de Ribeirão Preto (Unaerp) tem dois projetos visando a preservação de es-pécies em risco de extinção. Com a técnica de micropro-pagação, são feitos clones da espinheira-santa. Isso dimi-nui o custo de produção, já que as folhas são colhidas em menor tempo.

Normalmente, a planta leva de 12 a 15 anos para fi car com seu tamanho máximo na natureza, enquanto que com a clonada, o período cai para cinco anos. A pesquisado-ra Ana Maria Soares Pereira acrescenta outra vantagen à muda clonada, que é a uni-formidade.

Feriado ProlongadoComo evitar os abusos e prevenir a ressaca

Feriados comuns ou os prolongados é motivo para várias saideiras, o

fígado pode não suportar os diversos brindes.

Não exagerar na bebida al-coólica é o melhor caminho. Mas, para aqueles que erram na dose, algumas dicas - como tomar uma colher de azeite antes de partir para a diversão podem garantir um dia seguin-te menos problemático.

O fígado precisa de um tempo para conseguir metabo-lizar o álcool, mas muitas vezes as pessoas exageram, bebendo mais do que o órgão consegue metabolizar. Beber com o es-tômago vazio é ruim, porque o álcool cai muito mais rápido na circulação sangüínea.

Já quando a pessoa bebe depois de ter se alimentado, esse álcool cai mais lentamen-te e o fígado vai metabolizan-do aos poucos. Ou seja, o ali-mento evita que o fígado fi que sobrecarregado.

Um hábito que pode salvar o festeiro da ressaca é tentar lembrar de se hidratar, beben-

do água para diluir e amenizar os efeitos do álcool no orga-nismo.

A desidratação difi culta o trabalho do fígado e dos rins, porque o sangue fi ca mais es-pesso. Beber água ajuda a lim-par o organismo.

Evitar comemorações em locais fechados, principalmen-te naqueles em que há muitos fumantes, também é aconse-lhável. A dor de cabeça é um sinal de que o efeito tóxico do álcool atingiu o sistema nervo-so central.

O álcool, misturado ao monóxido do cigarro, por exemplo, aumenta a intoxica-ção, porque a pessoa fi ca sob o efeito de duas substâncias tóxicas.

Melhor evitar misturasOutra regra que não deve

ser desrespeitada é não mis-turar bebidas destiladas, como vodca, cachaça e uísque, com fermentadas, como cerveja e chope. Misturar bebidas é a garantia de dor de cabeça no dia seguinte.

Mas nem sempre a ressaca é o maior problema. O consu-mo de bebida alcoólica em ex-cesso também aumenta os ní-veis de triglicérides no sangue.

No caso das bebidas des-tiladas, o malefício pode ser maior ainda, já que a ingestão em doses elevadas pode causar danos ao músculo do coração. “Em consumidores regulares de grandes quantidades de ál-cool, o etanol pode apresentar efeitos tóxicos direto no mús-culo cardíaco e, com o tempo, ocasionar uma miocardia alco-ólica dilatada.

Em pessoas com insufi -ciência cardíaca de qualquer origem, o consumo excessivo de álcool pode descompensar o paciente.Automedicação é um risco

Água de coco, chás de hor-telã e boldo e sucos de frutas cítricas podem ajudar aqueles que esqueceram as regras e acordaram com dor de cabeça no outro dia. Nessa hora, mui-to cuidado com a automedica-ção, que pode representar um risco a mais para o fígado.

Fernanda Nunes

Depois do feriadão, muitos precisam recuperar a energia e combater a tão indesejada ressaca. Para isso, ensinamos uma receita de suco, tudo natural. Anote aí:

1/2 pepino pequeno (ajuda a desintoxicar o fígado)1 colher de sopa de germen de trigo (fonte de energia)1 lasca de gengibre (digestivo)1 folha de couve (protege o es-tômago dos abusos/ cicatrizan-

te) 200ml de suco de laranja (combate o envelhecimento precoce)bata tudo no liquidifi cador, com gelo e esta pronto para beber.

Page 18: Edição 15

Astral delicado para as � nanças, com Marte e Júpiter em aspecto

tenso empurrando você para atitu-des extremadas tanto nas � nanças quanto na relação com chefes e su-periores. Discussões acaloradas não levam a nada. Decisões importantes em jogo.

Capricórnio(22 Dez. a 20 jan.)

!divirta-seHUMOR E ENTRETENIMENTO

HORÓSCOPOAries

(21 mar. a 20 abr.)

(21 abr. a 20 mai.)

(21 mai. a 20 jun.)

Câncer(21 jun. a 20 jul.)

Leão(21 jul. a 22 ago.)

Touro

Gêmeos

Virgem(23 ago. a 22 set.)

Libra(21 set. a 22 out.)

Escorpião(23 out. a 22 nov.)

Sagitário(23 nov. a 21 dez.)

Contato com gente é essencial hoje para dar a você a medida

certa de suas preocupações. Instin-tivamente irá buscar aqueles que somarão esforços ao seu lado, con-seguirá solucionar qualquer pro-blema mediante lógica e respeito à realidade.

Na total discrição, aproveite o embalo astral de hoje, bené� co

para suas � nanças, e tome uma deci-são sobre um tema difícil, mas com senso mais claro e inspiração, saberá que rumo é o melhor para você tomar. Amor em destaque, seja suave.

Aquário(21 jan. a 19 fev.)

É preciso que você hoje aponte da-dos, formulas e provenha de fatos

consistentes tudo que � zer no traba-lho. Cuidado, aquariano, porque suas palavras e reações podem in� amar a vida familiar. No amor, tente se lem-brar das datas importantes.

Peixes(20 de fev. a 20 de mar.)

Dia de avaliar se seu esquema de rotina está mesmo dando certo.

Pequenas adaptações e mais con� ança nas pessoas ajudará você a tornar tudo melhor. Teste alguém colocando-o na situação. Nada de perguntas - abstra-ções não resolvem mais.

l berdade!

!

Página 18 - Campo Grande - MS, 09 de outubro de 2011 www.liberdadems.com.br

Aposte mais na sua capacidade, e marque uma conversa seria

com seu chefe. Assuntos de ordem � nanceira podem ser decididos hoje, mas você tem de dar este pas-so. Mantenha-se � rme, atento aos ditames da realidade. O tempo cor-re.

Entusiasme-se mais com seus re-sultados a partir de hoje. Seus

chefes observam o quanto você andou e pode contar com gente que torce por você de verdade. No âmbito familiar, fuja de discussões: não postergue, mas resolva tudo que puder.

Para você o clima astral de hoje é dos melhores, pois conta com

um cenário de apoios e favores, con-graçamento de vontade e desejos. Aposte mais em seu potencial - pro-vas, desa� os de envergadura e seme-lhantes estão protegidos.

Cabeça � rme, virginiano, olhan-do de frente os próximos dias

com animo redobrado, porque a época das duvidas terminou, e seja lá o que você estava na duvida, já não poderá mais adiar uma decisão importante. No amor, seja paciente e inventivo.

Arrume a papelada do escritório ou outro tema burocrático. Vê-

nus em seu signo representa o poder do desejo, e hoje ele conta com mais sensibilidade para a vida real. Pode ser uma pessoa próxima que se aproxime, responda sem prometer.

Piadas

Comece seu dia de mansinho, sem afobamento. Atividade no setor

dos relacionamentos pode ter algo a ver com negócios com um sócio, clientes que pedem algo, ou até mes-mo um fato novo que vem mexer com suas certezas amorosas.

MIRA TELESCÓPICA

O caipira subiu em um táxi no Rio de Janeiro, uma re-luzente Mercedes, e foi logo perguntando:- Moço, pra que serve aquela estrelinha ali na ponta?E o carioca, gozador:- Aquilo ali é uma mira! Quando eu quero atropelar uma pessoa, eu miro na es-trelinha e pumba!Ao perceber o olhar assusta-do do caipira, o carioca con-tinuou:- Quer ver só? Tá vendo aquela mulher ali...E acelerou o carro em di-reção da mulher, só que na hora H ele desviou...Bumba!- Ué? Que barulho foi esse? - perguntou o motorista.- Ora, se eu não abro a porta o senhor ia errar a mulher!

O juiz pergunta pro réu: - É verdade que você roubou pão na padaria? E o réu, resmungando: - E você queria que eu rou-basse onde? Na farmácia?

ROUBANDO PÃO GAGOO bêbado chegou para o gago e disse: - Gago, você gosta de fofoca? O gago respondeu: - Sim, ma-mais eu go-gosto me-mesmo é de pin-pinguim.

Cenário astral ótimo pra você cui-dar bem da sua imagem, e da re-

lação com um cliente. Ou com o seu sócio! Mas quebre a rotina, faça um percurso diferente pelo menos em uma atividade comum. Tornará mais leve e interessante seu dia.Consulte seu ascendente

Um mudo estava passando por uma rua quando viu um anúncio escrito: Ensinamos mudo a falar.Ele fi cou empolgado e en-trou na hora. Se entendeu com a professora por meio de gestos e quis começar o curso imediatamente. Nisso a professora pede licença, vai à sala ao lado e volta trazen-do um machado. Aí ela sai correndo pro lado do mudo com o machado erguido, para acertar nele. Ele fi ca em pâni-co e grita: - AAAAAAAHH-HHHHIIIIIIIIII!!!!!

E a professora diz: - Ótimo!

ESCOLA DE MUDOS SOGRA MALAO sujeito está saindo do seu apartamento com uma mala e cruza com o vizinho, que pergunta:- Onde você vai com essa mala, Alberto? Tá se mudando?- Ah, a minha sogra tá me enchendo o saco! Pra você ter uma idéia hoje ela me xingou de vagabundo, inútil, preguiçoso, insensível, creti-no, fracassado... Ah, cansei! - O quê? Que velha folgada! Se eu fosse você, matava ela, cortava em quatro pedaços e jogava no rio!- E o que você acha que eu tô levando dentro da mala?

CruzadoxPreencha as cruzadas com as palavras abaixo.

NEGROS ÁFRICABRASILESCRAVA

INFLUÊNCIAMÚSICALÍNGUACULINÁRIA

CONSCIENCIAQUILOMBOSZUMBILIDER

SUSTENTARENRIQUECERMETADEFUGIDOS

CONTRIBUIÇÃOCULTURANOVEMBROANOS

Page 19: Edição 15

l berdade!

!

Campo Grande - MS, 09 de Outubro de 2011 - Página 19www.liberdadems.com.br

O charme das têxturas

O hábito de aplicar pinturas texturiza-das ás paredes já fa-

zia parte dos costumes euro-peus há muito tempo, como forma de proteção contra a umidade.

A tendência chegou ao Brasil, nos anos 90, mas na-quele tempo era muito cara e exigia mão de obra espe-cializada. Hoje essas texturas são bem difundidas e atuam como forma de embelezar e decorar os imóveis.

As texturas podem ser lisas ou rústicas, são revestimentos simples que podem ser apli-cados de diversas formas e efeitos.

Elas valorizam o imóvel deixando sua casa de cara nova, linda e charmosa, e além desse detalhe que faz toda a diferença esse revesti-mento conta com mais algu-mas vantagens em seu uso:

• Elas se diferenciam da tintura normal por sua cama-da, são quatro vezes mais es-pessas;

• A natureza química da massa faz com que ela es-conda pequenas ondulações e proteja a parede devido ao auto grau de impermeabiliza-ção;

• A limpeza pode ser fei-ta apenas com água, sabão e esponja;

• E atua poderosamente

na decoração do imóvel.• As paredes de um imó-

vel, fala muito sobre a perso-nalidade do ambiente. Além de tornar esse ambiente mais moderno e atraente, as tex-turas também disfarçam im-perfeições. As nuances de cor vão de acordo com gosto do cliente.

Em Campo Grande, po-demos contar com uma loja completa neste segmento, a Branno texturas e Revesti-mentos tem a proposta de oferecer aos clientes os me-

lhores sistemas de pinturas e revestimentos existentes no mercado, adequando sempre o fator custo-benefício.

O comando desta loja é do engenheiro Eder Branno, ele atua na construção civil, in-dicando e aplicando soluções em revestimentos acrílicos, repinturas prediais e agora no desenvolvimento sustentável, propõe aos seus clientes uma linha de produto que utiliza resíduos da própria constru-ção civil, da indústria de mi-neração e de tintas.

A utilização deste revestimento valoriza o prédio em até 40%,

proporcionando um ambiente moderno e

agradavel.

As texturas podem ser lisas ou rústicas, são revestimentos simples que podem ser aplicados de diversas formas e efeitos.

Page 20: Edição 15