edição 132

16
TERÇA -FEIRA, 13/09/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 132 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO EMPREGO | Pág 04 GERAL | Pág 05 DOIS ACIDENTES E CINCO MORTES AS COLISÕES ACONTECERAM NA BR 101 E OUTRAS CINCO PESSOAS » FICARAM FERIDAS CIDADES| Pág 11 AGRICULTURA | Pág 06 SEGURANÇA | Págs 12 e 13 Estreia hoje a coluna Ponto da Praça Seminário de agroecologia começa hoje ESTACIONAMENTOS SÃO RESPONSÁVEIS PELOS VEÍCULOS RECORTE E GANHE >> >> MEIA-ENTRADA PARA OS CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIS ALISSANDRA MENDES ILUSTRAÇÃO ILUSTRAÇÃO

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 18-Feb-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 132 do Jornal Aqui Notícias

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 132

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 132 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO

EMPREGO | Pág 04

GERAL | Pág 05

DOIS ACIDENTES E CINCO MORTES

as colisões aconteceram na br 101 e oUtras cinco Pessoas »Ficaram FeriDas

cidAdEs| Pág 11 AGRicuLtuRA | Pág 06

sEGuRANÇA | Págs 12 e 13

Estreia hoje a coluna Ponto da Praça

seminário de agroecologia começa hoje

ESTACIONAMENTOS SÃO RESPONSÁVEIS PELOS VEÍCULOS

RECORTE E GANHE >> >>MEIA-ENTRADA PARA OS

CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR>> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIS

ALIS

SAN

DRA

MEN

DES

ILuS

tRAç

ãoIL

uStR

Ação

Page 2: Edição 132

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

TERÇA-FEIRA, » 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Acidente de trajeto equipara-se a acidente de trabalho

ADILSON [email protected] »

Ela, depois de um curto silêncio, pergunta a ele:

- Val, você acredita em Deus?- Não gosto de responder esse tipo de per-

gunta.- Por quê?- Porque não gosto de falar mentira.- Então diga a verdade, ué!- Não me sinto bem dizendo a verdade sobre

alguns assuntos, Nanda!- Ah, sim! (o silêncio se faz presente por mais

alguns instantes) Não entendi!- Esquece.Dessa vez, o silêncio durou um pouco mais.- Amor, então quando eu te perguntei o que

você achava da minha mãe... Foi por isso que você não disse nada?

E por mais alguns instantes se instalou o si-lêncio novamente. Valdemir, não curtindo nem um pouco aquela conversa, vira de bruço e cobre a cabeça. Fernanda continua pensando sentada na cama. Ela olha para o corpo dele coberto pela colcha, leva a mão às costas dele, pedindo aten-ção, e o interroga novamente:

- Amor, aquela vez que te perguntei se você gostava do meu bumbum você também não me respondeu?!

Nesse momento Valdemir solta um roncado falso fingindo dormir. Ele fica se perguntando por que ela tinha que ser tão chata se era tão bonita. Não que uma coisa anulasse a outra, mas no seu modo de pensar uma garota linda como Fernanda deveria ser agradável o tempo todo, em tudo. Nem precisava ser inteligente, era só ficar calada e sorrir. Por outro lado, as feias é que deveriam ser chatas já que teriam motivo para isso. Viver reclamando do corpo, falar da insegurança no relacionamento o tempo todo e coisas desse tipo.

Fernanda continua a pensar. Resmunga que sua bunda não é tão pequena. Começa a puxar pela lembrança coisas que aconteceram desde que começaram a namorar. Lembra das coxinhas fritas que comeram pela manhã e pergunta:

- Amor! Qual o problema com as coxinhas?- Que coxinhas?- Ah, viu? Sabia que você não estava dormin-

do. – disse ela desconsolada, e continuou - Você não quer é conversar comigo. Estou falando das coxinhas que fiz hoje de manhã.

- Que problema?- Uai! Eu é que te perguntei qual o problema

com elas.- Não tinha problema nenhum com as coxi-

nhas, querida!- Mas eu tinha te perguntado se você estava

gostando e você não me respondeu. Estava sem jeito de falar verdade, ou não quis falar menti-ra?

- Não, Fernanda! Eu fiquei calado é porque estava de saco cheio mesmo.

- Ai amor! Ta bom, não quer conversar comi-go não conversa.

Ela se deitou também, e dessa vez o silêncio teve paz por um bom tempo. Mas a cabecinha dela não parou com o raciocínio. Lembrou que havia perguntado varias vezes se ele a amava e somente conseguira um sim como resposta depois de deze-nas de silêncios e “hunruns”. Começou a achar que ele não a amava como ela merecia. Lembrou dos homens na rua que a tratavam tão bem (onde ela ia sempre recebia vários elogios e flertes) e o Valdemir nem olhava para ela nas poucas vezes que mantinham um diálogo.

O fato de Fernanda fazer todas aquelas pergun-tas ao namorado, para ela, era a forma de demons-trar o seu amor a ele e a sua preocupação com o que ele pensava. Como Valdemir não correspon-dia da mesma forma, Fernanda chegou à conclu-são que ele não a amava mesmo, e que se ele não demonstrasse seu amor ela iria deixá-lo e viver o amor que sempre sonhara com um daqueles ga-lantes da rua que a prometem o mundo. Pensan-do assim, Fernanda foi fixando em sua cabeça que um relacionamento como era o deles não podia continuar.

O silêncio continuava, mas a cabeça de Valde-mir também não tinha paz. Naquele momento, até o silêncio de Fernanda o incomodava. Ele sa-bia que ela estava pensando em alguma besteira e que de uma hora para outra a soltaria. Valdemir, agnóstico, no seu fingido sono, resolveu fazer um teste para verificar a existência de Deus. Pediu a Ele que Fernanda parasse com aquele tipo de pergun-tas que tanto o aborrecia.

De repente, as cortinas do silêncio se abriram para mais uma apresentação de nossa estrela:

- Valdemir! Eu só vou te perguntar mais uma única coisa e dependendo da resposta nunca mais te pergunto mais nada (Fernanda estava decidida a terminar o namoro se Valdemir não a convencesse do seu amor).

- Então pergunte, querida! Estou pronto a responder. – Valdemir sentiu que Deus exis-tia mesmo e que havia ouvido sua solicitação. Vendo ali a chance de uma relação feliz e dura-doura, Valdemir continuou: - Pode perguntar o que quiser.

- Você me ama de verdade?- Claro que amo, meu amor! - Valdemir respon-

deu com um enorme contentamento, acreditan-do que dera a resposta que Fernanda queria ouvir. Dali para frente seria só felicidade, sem perguntas idiotas e inconvenientes. E prosseguiu: - Te amo mais que tudo nessa vida.

Ao ouvir a resposta de Valdemir, Fernanda se sentiu muito feliz e teve certeza de que eles foram feitos um para o outro, e, não se cabendo em si, perguntou:

- Amor, já que você me ama de verdade, quê que cê acha d’eu colocar silicone nos seios? Ce me ajuda pagar?

Valdemir imaginou os céus e pensou: - Uai Deus, o quê que está acontecendo?E Deus, assim como Valdemir, permaneceu em

silêncio.

Em acórdão publicado pela 17ª Turma do Tribu-nal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), o de-sembargador Sergio Roberto Rodrigues entendeu que o acidente de trajeto, que é aquele que ocorre ao longo do percurso entre o local da residência do trabalhador e seu posto de trabalho, ou vice-versa, deve ser equiparado, para fins previdenciários, ao acidente de trabalho típico, conforme a hipótese prevista no artigo 21, IV, d, da Lei nº 8213/91.

O relator também afirmou que a não percepção do auxílio-doença acidentário, ou ainda o não pre-enchimento da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), pela empregadora, durante o con-trato de trabalho, não afastam a pretensão, eis que o acidente é incontroverso, sendo suficiente para o reconhecimento da estabilidade provisória.

No caso analisado pela turma, a CAT foi pre-enchida pelo sindicato profissional, que foi pro-curado pelo empregado após a rescisão contratual, ficando ainda comprovado nos autos que o traba-lhador também havia procurado o serviço médico em duas oportunidades logo após a ocorrência do acidente. Assim, não há sequer que se falar em inércia do empregado em fazer valer seu direito ao reconhecimento de estabilidade provisória, por ter sido demitido dentro do prazo estabilitário previs-to em lei.

Assim, foi acatado o recurso ordinário inter-posto pelo trabalhador quanto a esse tema, tendo sido a ele deferidas as verbas referentes ao período da estabilidade provisória, conforme a previsão contida no art. 118 da Lei nº 8213/91, que deve ser, nas palavras do relator, “interpretado à luz dos princípios da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho, constitucionalmente as-segurados”.

AS GORJETAS INTEGRAM O SALÁRIOAs gorjetas, sejam as cobradas pelo estabele-

cimento na nota de serviço, sejam as oferecidas espontaneamente pelos clientes, fazem parte da remuneração do empregado e geram reflexos nas demais parcelas, com exceção do aviso prévio, do adicional noturno, das horas extras e do repouso semanal remunerado. Por isso, o empregador deve repassá-las imediatamente ao trabalhador e incluí-las nos recibos salariais. Adotando esse entendi-mento, a 7a Turma do TRT-MG deu provimento parcial ao recurso de um garçom que não havia se conformado com a sentença desfavorável ao seu pedido de diferenças salariais, pela falta de repasse integral das gorjetas e pela ausência de repercus-são total dos valores que foram pagos nas demais parcelas.

Explicando o caso, o juiz convocado Manoel Barbosa da Silva esclareceu que o trabalhador pe-diu o pagamento de diferenças salariais, alegando que a reclamada, além de não repassar aos garçons a integralidade dos valores pagos pelos clientes, não fazia constar nos recibos salariais o montante que chegava a lhes entregar. Ou seja, o pagamen-to, quando ocorria, era realizado “por fora”, sem

O silêncio

EWERTON M. TRÉ[email protected] »

gerar reflexos nas demais parcelas trabalhistas. A empresa, por sua vez, negou que cobrasse taxa de serviço de seus clientes, assegurando, ainda, que não controlava, nem interferia nas gorjetas da-das, espontaneamente, pelos fregueses. Por fim, acrescentou que a própria convenção coletiva da categoria proíbe o empregador de administrar as gorjetas espontâneas.

Mas o relator decidiu que quem está com a razão é o reclamante. Conforme ressaltou, tanto o artigo 457, da CLT, quanto a Súmula 354, do TST, esta-belecem que a gorjeta compõe a remuneração do empregado, sem fazerem distinção entre as espon-tâneas e as obrigatórias. E o magistrado constatou que o restaurante tinha conhecimento das gorjetas pagas pelos clientes. Isso porque os documentos anexados pelo trabalhador demonstraram que o valor do cupom fiscal incluía, além das refeições e produtos consumidos, a taxa de serviços, sob o falso título de “troco”. A simples comparação entre o cupom e a nota fiscal deixou claro que o “troco” correspondia, na verdade, a 10% da despesa. A re-clamada registrava no cupom o valor da despesa e o suposto “troco”, mas emitia a nota fiscal no valor integral.

Para o juiz, não há dúvida, trata-se de uma simu-lação, pois não é usual dar “troco” em contas pagas com cartões de crédito e débito. A cláusula 14a da convenção coletiva proíbe a utilização da “caixi-nha” para arrecadação e distribuição das gorjetas espontâneas, bem como a sua retenção para pos-terior rateio. Os valores devem ser entregues ime-diatamente ao empregado que a mereceu, mesmo quando incluídas nas contas pagas por cheques ou cartões de crédito. O relator frisou que a cláusula 12a, por meio de seu parágrafo 1o, determina que o estabelecimento deve adotar meios hábeis para registro das gorjetas repassadas aos empregados. Com se não bastasse tudo isso, as testemunhas de-clararam que a reclamada controlava o pagamento das gorjetas, que eram distribuídas de acordo com critérios definidos pela empresa.

“Se era da empregadora a obrigação de docu-mentar o repasse das gorjetas, também era seu, no plano processual, o ônus de apresentar esses do-cumentos. Trata-se da aplicação do princípio da aptidão para a prova”, destacou o relator. Como a empresa nada apresentou, o juiz convocado presumiu verdadeiros os fatos afirmados pelo tra-balhador e concluiu que, de fato, as gorjetas não eram integralmente repassadas e o que era repas-sado não constava nos recibos. Nesse contexto, e levando em conta as declarações das testemunhas, o magistrado fixou em R$300,00 o valor semanal das gorjetas recebidas pelo reclamante e condenou o restaurante ao pagamento das diferenças salariais pelos reflexos em férias, 13o salários e FGTS. Além disso, arbitrou em R$150,00 o valor semanal das diferenças de gorjeta, condenando o restaurante ao pagamento desses valores e dos reflexos nas parce-las salariais.

Fonte: TRT 2ª e 3ª Regiões

Page 3: Edição 132

aQUItemDiferente do que acontece em todo o país e no

mundo, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro decidiu não mais informar à imprensa o nome de pessoas que estão em suas dependências por motivos de acidente ou demais eventualidades de grande impacto. Dessa forma, a informação, por parte da imprensa, fica com o ônus.

A prefeitura de Cachoeiro criou em sua estrutura mais quatro cargos de coordenador de área. A proposta já foi aprovada pela Câmara Municipal e o prefeito Carlos Casteglione sancionou ontem. Dentro de 45 dias, serão definidas a alocação e as atribuições específicas dos cargos.

Agora é definitivo. O PSB, por meio de nota, declarou que o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho (PTB), não será filiado no partido. O namoro conturbado durou somente um mês e diversos insatisfeitos pressionaram para que Max e a sigla não subissem ao altar. Com isso, o governador Renato Casagrande (PSB) mostrou como e em quais circunstâncias irá interferir no processo eleitoral.

Em uma análise superficial, percebe-se que muitas escolas da região sul do estado, da rede pública, ficaram abaixo da média geral da prova do Enem, que subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010. As que superaram a média nos municípios sulinos são, em sua maioria, da rede estadual. Sinal que as prefeituras devem se dedicar mais à educação.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ontem que a universalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faria da prova um melhor indicador da qualidade do ensino. Atualmente o exame é voluntário. O Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional, prevê que o Enem se torne um componente do currículo e, portanto, obrigatório. No ano passado, 56% dos concluintes do ensino médio fizeram a prova. Outras avaliações aplicadas pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil, são universais. A informação é do site Agência Brasil.

A Polícia Ambiental está atuando a todo gás no sul do estado. Toda a semana, os veículos de comunicação noticiam diversas ações desses profissionais que garantem a defesa do meio ambiente. No domingo, proporcionaram algo ainda maior: a justiça esperada pela família de Ana Carolina Ribeiro Taliulli, assassinada na semana passada na porta de casa, no bairro Santo Antônio. Em atividade rotineira, a Polícia Ambiental abordou o autor do crime e, após desdobramentos, garantiu a sua prisão.

Quem completou mais um ano de vida ontem foi o repórter deste periódico Filipe Rodrigues. Na ocasião, toda a equipe se reuniu para parabenizá-lo e festejar a passagem. A coluna deseja saúde e paz!

Sem dar nomes

Prefeitura cria cargos

Sem max

média no enem

enem obrigatório

Osso duro

aniversário

eSPaÇO POPULaR

teRÇa-FeIRa, 13/09/2011 CaCHOeIRO De ItaPemRIm e ReGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.aQUIeS.com.br

[email protected]

PaRtICIPe: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

LeaNDRO mOReIRa

@moreira238

DIvU

LGaÇ

ÃO

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça aQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

facebook.com/leandromoreira23

COmeNtáRIOS DIveRSOS Na ReDe SOCIaL

No registro, o desfile de 7 de setembro realizado em Guaçuí. Muitas famílias prestigiaram o evento.

Page 4: Edição 132

A Agência do Traba-lhador de Cachoeiro, mais conhecido como Sine, oferta um leque amplo de funções no mercado de trabalho, o que favorece diver-sos profissionais que estão desempregados.

O Tribunal de Contas da União (TCU) está com ins-crições abertas até 26 de se-tembro para o concurso pú-blico que pretende preencher 70 cargos de auditor federal de controle externo. Dos car-gos oferecidos, 68 são para a área de controle externo, vol-tadas para profissionais com graduação em qualquer área e dois para apoio técnico e administrativo, exclusivas aos profissionais graduados em psicologia.

Dos 68 cargos para a área de controle externo, 42 são na orientação auditoria gover-namental e 26 na orientação auditoria de obras públicas. A remuneração inicial é de R$ 11.256,83, para uma jornada de 40 horas semanais.

A prefeitura de Anchieta abriu ontem as inscrições para 40 vagas temporárias de salva-vidas. O cadastro pode ser feito até o dia 23 de se-tembro. A remuneração é de R$ 946,54, sendo R$ 200 de abono, para o regime de escala de 12 horas de traba-lho e 36 de folga. O cadastro pode ser efetuado de 9h00 às 17h00, na sede da Guarda

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 EMPREGO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Cachoeiro tem vagas para 38 ocupações

DO TOTAL, SETE OPORTUnIDADES DE EMPREGO SÃO DESTInADAS àS PESSOAS PORTADORAS DE nECESSIDADES ESPECIAI »

ilustração

ilustração

Atendente de balcão 01Encarregado de extração de pedras 01Marteleteiro 01Operador de máquina de fio diamantado 02Operador de pá mecânica 01Polidor de mármore 01Servente de obras 01Vendedor interno 01Ajudante de padeiro 01Resinador 01Cortador de roupas 01Costureira de máquinas industriais 02Instalador de insulfim 01Instalador de som e acessórios de veículos 01Mecânico de bomba injetora 01Torneiro mecânico 01Designer gráfico 01Mecânico eletricista de automóveis 01Operador de retro-escavadeira 01Serrador de mármore 01Consultor de vendas 01Cortador de mármore 01Mecânico de manutenção de ônibus 01Mecânico de veículos 01Operador de escavadeira 01Atendente de lanchonete 01Balconista de padaria 01Caixa de loja 01Gerente comercial 01Oficial de serviços gerais 01Recepcionista 02Operador de estação de água *01Oficial de mecânico de veículos *01Auxiliar de enfermagem *01Auxiliar de pintor de automóvel *01Mecânico de veículos *01Oficial de serviços gerais *01Lanterneiro de automóvel *01* exclusiva para deficientes físicos

OCUPAÇÃO VAGAS

TCU: salários de mais de R$ 11 mil

Anchieta oferece 40 oportunidades para salva-vidas

As vagas vão ser distri-buídas entre unidades da Secretaria do TCU locali-zadas no Distrito Federal e no Acre, Amapá, Amazo-nas, Maranhão, Rondônia e Roraima. Os interessados podem efetuar as inscri-ções pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/tcu2011. A taxa é de R$ 100 e deve ser paga, até a data do vencimento, atra-vés da Guia de Recolhi-mento da União (GRU Cobrança).

A prova objetiva, discursi-va de conhecimentos básicos e de conhecimentos específi-cos vão ser aplicadas para to-dos os cargos provavelmente no dias 29 e 30 de outubro, à tarde.

Civil municipal, localizada na rodovia Jabaquara, bairro Avilã.

O candidato deve ter o en-sino médio completo, idade mínima de 18 anos e não ter contrato cancelado por falta de disciplina. A jornada de trabalho é de 200 horas mensais. O edital será dispo-nível no site www.anchieta.es.gov.br.

De acordo com a atu-alização feita ontem pelo Sine, cerca de 40 ocupa-ções estão postas, número próximo da quantidade de vagas de emprego. A agên-cia também oferece sete va-gas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Page 5: Edição 132

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 05GERALwww.AQUIES.com.br

ESTADUAL

Estacionamentos são responsáveis por veículos guardados OS ESTAbELECIMEnTOS DEvERÃO EMITIR UM »

COMPROvAnTE InFORMAnDO PREÇO DA TARIFA,

IDEnTIFICAÇÃO DO CARRO E OUTROS DADOS

divulgação

A Câmara de vereadores de Cachoeiro vai homena-gear hoje diversas pessoas que se destacam no sistema cooperativista no municí-pio. Ao todo, serão entre-gues sete títulos, de indi-cação de cada parlamentar. O presidente da Casa, Júlio Ferrari (PV), vai entregar a homenagem especial ao médico Silvio José Casotti Vidaurre, representando a Unimed Sul Capixaba, que foi eleita pelo Guia VOCÊ S/A - EXAME - “As Me-lhores Empresas Para Você Trabalhar”.

No caso da Unimed Sul Capixaba, a homenagem se justifica ainda mais, porque

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MUQUI

Câmara vai homenagear cooperativistas Concurso estimula produção de café conilon foram avaliadas pela pesqui-sa 504 empresas de todo o país. Os colaboradores de cada companhia foram ou-vidos e houve avaliação do ambiente de trabalho e das práticas e políticas de gestão de pessoas adotadas.

As notas finais - ou ín-dices de felicidade no tra-balho - alcançadas pela cooperativa (89,2) e pelo Hospital (85,7) estão entre os maiores da pesquisa. A sessão de homenagens tem início às 14h00 e é aberta ao público.

NA PAUTAAinda na Câmara Muni-

cipal, o único projeto em

pauta, até ontem – o que não impede de que outros possam entrar para vota-ção – a abertura de crédito especial para inclusão de despesa não prevista no or-çamento 2011, na Secreta-ria Municipal de Trabalho e Habitação. A intenção é para a destinação do “Pro-grama de Melhoria Habi-tacional de Cachoeiro de Itapemirim - PMHCI” prevista na Lei nº. 6482 de 11 de abril de 2011, esta embasado na conces-são de material de constru-ção a aquele que atendera os requisitos legais, e não concessão de beneficio fi-nanceiro.

Para estimular a melhoria constante da qualidade de café conilon no município de Mu-qui, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está apoiando o 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Café Conilon da Coopera-tiva dos Cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul). O evento será realizado no sábado e irá premiar os produtores que tiverem os cafés de melhor qua-lidade da região.

O evento, uma realização da Cafesul em parceria com a As-sociação de Moradores de Pal-meira (Amop), será no galpão da Cafesul a partir das 9h00. A estimativa de público é de 200 pessoas e o concurso tem 40 produtores inscritos, sendo

que dez se classificam para a fase final. Os resultados da disputa e a entrega das premiações serão a partir das 11h00.

Antes da premiação, será realizada a palestra sobre “Qua-lidade e Sustentabilidade do Café Conilon”, ministrada pelo diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Mello.

O concurso é apenas um dos trabalhos de assistência técnica do Incaper, em parceria com a Cafesul e a prefeitura de Muqui para os cerca de 1.100 produtores rurais envolvidos na atividade de café conilon no município.

Neste mês, o Incaper está atendendo 10 comunidades do município, com reuniões para demonstração de métodos so-bre cafeicultura. As capacitações

tiverem início no dia 5, e são re-alizadas nas localidades de São Domingos, Amargoso, Tororó, Formoso, Sumidouro, Forta-leza, Banco da Terra, Monte Alegre, Palmital e Santa Rita. A iniciativa conta com parceria da prefeitura e da Cafesul.

Em Muqui, a produção de conilon, cuja média é de 65 mil sacas por ano, ocupa a posição de principal atividade econô-mica da região. São cerca de 1.100 produtores envolvidos na atividade. Ao todo, o mu-nicípio possui, aproximada-mente, 3.700 hectares de área plantada. Já o cultivo do café arábica envolve cerca de 120 produtores, área plantada de, aproximadamente, 800 hecta-res e produção média de 15 mil sacas por ano.

Agora é Lei: a propos-ta da deputada Luzia Toledo (PMDB) estipu-la normas de proteção e segurança a serem segui-das por estacionamen-tos, sejam públicos ou privados. A Lei n°9.699 foi sancionada no últi-mo dia 5 de setembro pelo governador Renato Casagrande (PSB).

O projeto nº 74/2010, que deu origem a norma, foi aprovado na sessão or-dinária do dia 17 de agos-to, em discussão única, e tem como objetivo res-guardar os consumidores, inclusive no uso de servi-ços de manobra e guarda de veículos.

Para isso, os estabeleci-mentos deverão emitir um

comprovante informando preço da tarifa, identifica-ção do carro, prazo de to-lerância e horário de fun-cionamento. Luzia garante que a medida visa evitar brigas judiciais.

“Os estabelecimentos descritos nessa Lei deverão discriminar os acessórios e os itens internos que estão ou fazem parte do veícu-

lo, a fim de evitar brigas intermináveis na Justiça”, justificou.

O documento também irá conter dados do pres-tador, como endereço e número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A fixação de placas com avisos que exoneram de qualquer responsabilida-

de os estabelecimentos do compromisso sobre os veículos estão proibidas.

“Não podemos mais tolerar a existência de cláusulas abusivas que exonerem ou atenuem a responsabilidade do for-necedor. De acordo com Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC, batidas, roubos de

carro e furtos de objetos estão entre as principais reclamações”, explicou a parlamentar.

Descumprir a medi-da poderá acarretar em multa no valor de três mil Valores de Referên-cia do Tesouro Estadual (VRTE’S), que será do-brado em caso de reinci-dência da infração.

Page 6: Edição 132

Responsabilidade econô-mica, social e com o meio ambiente. Uma forma sus-tentável de pensar o Planeta Terra e evoluir a partir desses princípios. Para sintetizar esse conceito, foi criado o termo Agroecoliga, que é muito mais abrangente e envolve si-tuações diversas. Um estilo de vida, por assim dizer. E para que todos tenham a oportuni-dade de conhecer um pouco mais sobre o assunto, começa hoje e termina amanhã o 2º Seminário Estadual de Agro-ecologia, a ser realizado no Sest/Senat.

Para falar sobre o assunto, o biólogo cachoeirense Cláu-dio Vilarinho comenta a im-portância do tema. “Existem hoje vários conceitos sobre Agroecologia. Alguns falam de agricultura orgânica, agri-

cultura pura, ou agricultura biodinâmica. A meu ver, o conceito da agroecologia é mais complexo, pois, além de falar da terra e de produção, devemos pensar em preser-vação de meio ambiente, de responsabilidade social e de responsabilidade econômi-ca”, comentou Vilarinho. E complementa: “Essas três res-ponsabilidades devem ser de-pendentes uma da outra, para que caminhem lado a lado, de forma homogênea e, então, possamos falar em desenvol-vimento sustentável”.

A informação, para Vilari-nho, precisa ser mais exercita-da. “A meu ver, o muito que se fala sobre este assunto ainda é oriundo do interior, da roça,

das feiras livres, etc... Esta li-gação é inevitável, porém não podemos nos deter apenas nos produtos orgânicos. Quando falamos em Agroecologia, de-vemos levar em consideração fatores que estão intimamente ligados, gerando uma cadeia cíclica, onde a interação en-tre todos os seres vivos (orga-nismos vivos) norteia a ideia chave. E estes organismos vivos têm papel importante no equilíbrio do ecossistema”, acrescentou o biólogo.

Para Vilarinho, uma das tarefas mais difíceis é popu-larizar a informação e os pro-dutos da agroecologia. “Uma coisa é pensar em expandir os conhecimentos do que é agro-ecologia; Outra coisa e levar à

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 AGRICULTURA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Agroecologia: responsabilidade com o social, econômico e meio ambiente

COMEÇA HOjE O SEMInáRIO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA. BIóLOGO CACHOEIREnSE FALA DA IMPORTânCIA DO ASSUnTO »

PARTICIPE!2º Seminário Estadual

de AgroecologiaData: 13 e 14 de setembroLocal: Auditório do Sest/

Senat (Aeroporto)

filipe [email protected]

ilustração

18h - Jantar e apresentações culturais da região sul do Espírito Santo

Quarta (14)8h - Palestra: Mercado

Solidário (Experiência do Paraná).

Palestrante: Marcelo Passos AOPA/Rede Ecovida

10h – Café10h15 - Apresentação de

experiências de agricultores e agricultoras (*)

12h – Almoço13h30 - Mesa

Redonda: Cenário atual das oportunidades da agroecologia: Debate sobre diretrizes e propostas de encaminhamentos.

Debatedores: Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA

Ênio Bérgoli da Costa – Secretário Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca/SEAG – ES

Carlos Roberto Casteglione Dias – Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim – ES

16h - Encerramento

Terça (13) 8h - Recepção e inscrição

dos participantes9h - Abertura oficial

com autoridades10h - Palestra: Agroecologia

Tendências Mundiais e Perspectivas.

Palestrante: José Antônio Costa Beber - Engenheiro Agrônomo, Mestre em Extensão Rural (CPGER/UFSM), Doutor pelo Programa de “Agroecologia, Campesinado e História” (Universidade de Córdoba – Espanha)

12h – Almoço13h30 - Palestra: Acesso

ao Mercado FormalPalestrante: Maria Fernanda

de Albuquerque Costa Fonseca - Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1982, Mestre em 2000 e Doutora em 2005 no curso de Pós Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRJ).

15h30 – Café16h - Apresentação de

experiências de agricultores e agricultoras (*)

COnFIRA A PROGRAMAÇÃO!

Edital A Câmara Municipal de Castelo, por meio de seu Presidente e de sua Comissão de Concurso, torna público que está procedendo a devolução do dinheiro da inscrição aos candidatos inscritos no Concurso Público da Câmara - Edital nº 01/2010, no prazo de 60 (sessenta) dias a partir desta data, devendo os interessados obterem o requerimento de devolução no endereço eletrônico www.cmcastelo.es.gov.brou na sede da Câmara, na Av. Getúlio Vargas, 118, Bairro Baixa Itália, Castelo/ES – CEP 29.360-000. O edital na íntegra encontra-se publicado no referido endereço eletrônico e na sede da Câmara. Qualquer informação adicional pode ser obtida pelos telefones: (28) 3542-6397 e (28) 3542-6005, no horário de 08:30h a 16:30h. Castelo, ES, 08 de setembro de 2011.

Gilberto Gava Marques Presidente da Câmara Municipal de Castelo.

Maria José Vetorazzi Presidente da Comissão de Concurso.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A Presidente da COOPCESC – Cooperativa de Consumo dos Empregados da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim LTDA. - CNPJ Nº. 28.531.028/0001-74, no uso das atribuições que lhe confere o artigo trinta e dois do Estatuto Social, convoca os associados para a Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia vinte e seis de setembro de dois mil e onze, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, situada na Rua Dr. Raulino de Oliveira nº. 71, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, em primeira convocação às dez horas, em segunda convocação às onze horas, e em terceira convocação às doze horas, com a presença de 2/3 dois terços de associados, em cumprimento ao artigo 29, item IV e parágrafo único, e artigo 56, item V, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: Dissolução da COOPCESC – Cooperativa de Consumo dos Empregados da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim Ltda..Para os efeitos legais e estatutários, declara-se que são 97 (noventa e sete) os associados em condições de votar.

Cachoeiro de Itapemirim, ES, 13 de setembro de 2011.

Maria das Graças DiasPresidente

mesa de todos, os produtos provenientes da agroecologia. Essa tarefa demanda um custo mais elevado e a concorrência com produtos que fazem uso de outros meios que não se-jam os naturais, como os en-latados, porque são em maior número e mais baratos, em decorrência da lei da oferta e procura, enquanto os meios naturais são em menor escala, o que eleva seu custo”, disse.

O biólogo conclui refor-çando a importância da edu-cação. “Se conversarmos e pesquisarmos com pessoas que estudaram nos Polivalentes de Cachoeiro vamos perceber que estes alunos de épocas antigas aprenderam muito com as formas de ensino da época, ou seja, aprendiam com matérias especificas, como, por exem-plo, técnicas agrícolas, comer-ciais, industriais e domésticas. Hoje, o que se tem é professor passando perigo de vida e alu-no desinteressado”, finalizou.

SEMINÁRIOAs inscrições para quem

deseja participar do Semi-nário podem ser feitas pelo telefone 3521-1385 e pelo e-mail [email protected]. Ao todo, mais de 100 agricultores já confirma-

ram presença no evento, fora as entidades voltadas para o homem do campo e a Escola

Família Agrícola, que geral-mente inscrevem grande nú-mero de participantes.

Page 7: Edição 132

O Teatro Municipal Ru-bem Braga, de Cachoeiro de Itapemirim, recebe mais um show nacional nes-te mês. Desta vez, quem sobe ao palco é a cantora e compositora mineira Éri-ka Machado, expoente da nova geração da MPB. A apresentação será no sába-do, às 20h00, e vai contar com a participação especial de outra cantora, a também mineira Roberta Campos.

A Casa da Nonna vai ficar novinha para a 33ª Festa da Polenta, em Ven-da Nova do Imigrante. Os voluntários começa-ram a reforma que inclui pintura externa e outros ajustes, para deixar ainda mais aconchegante e fa-miliar um dos ambientes preferidos pelo público do evento. A festa este ano será entre os dias 07 e 09 de Outubro.

O local está na festa des-de 2004, quando foi cria-do com o objetivo de re-

Érika Machado tem em seu currículo diver-sos prêmios, incluindo o de Artista Revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Lançou seu primeiro disco “No cimento”, em 2006. Ela vai apresentar o repertório de seu álbum mais recente, intitulado “Bem me quer, mal me quer”, lançado em 2009. A produção do disco, elogiado pela crítica, é assinada por John Ulhoa, guitarrista do Pato Fu.

Roberta Campos, que vai acompanhar Érika em algumas canções, é outro nome que se consolida na cena musical brasileira. Depois de gravar seu pri-meiro disco “Para aquelas perguntas tortas” (2004) de forma independente, recebeu convite da Deck Disc para lançar seu ál-bum seguinte “Varrendo a lua”, que a fez percorrer o país em shows e com diversas músicas nas rá-dios. O disco conta com participação de Nando Reis.

Gustavo Macaco O show de Érika Macha-

do será aberto pelo músico e compositor Gustavo Ma-caco, que vai cantar as can-ções de seu primeiro disco solo “Macaco, Chiquinho e o Cavalo”, lançado no ano passado. Macaco lança

mão de rock, blues, folk e experimentalismo em seu trabalho.

As apresentações desses artistas fazem parte do projeto Conexão Vivo, que neste ano já trouxe para Cachoeiro os canto-res Pedro Morais, Nina Becker, Celso Moretti, Alexandre Lima e a ban-da Lion Jump. Os shows também integram as co-memorações dos 60 anos do Sesi no estado.

conexão vivoO Conexão Vivo é uma

das maiores plataformas de incentivo ao desenvolvi-mento do setor produtivo e criativo da música no Bra-sil. Construído e pensado coletivamente desde 2001, em Belo Horizonte (MG), o programa encontra-se em fase de expansão nacional, lastreado por alianças es-tratégicas com iniciativas relevantes e estruturantes para o setor.

Em 2010, a somatória de forças do Conexão Vivo com o SESI viabili-zou três shows com atra-ções locais e nacionais nos meses de outubro, novembro e dezembro em Vitória. A ampliação da parceria em 2011 foi fruto do sucesso da pri-meira temporada, que encorajou essa expansão para o interior, com sho-ws mensais até o final do ano.

Show de Érika Machado, com participação de Roberta CamposQuando: sábado (17), às 20hOnde: Teatro Municipal Rubem Braga (Av.

Beira-Rio, s/nº, bairro Guandu)Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)Ingressos antecipados na bilheteria do teatro e

na unidade do Sesi de Cachoeiro - Av. Domingos Alcino Dadalto, s/nº, Monte Cristo

terça-FeIra, 13/09/2011 DIÁrIO| ano 1 | n° 132

Cachoeiro de Itapemirim e região Sul

Revelações da MPB no RuBeM BRaga

aS CantOraS ÉrIka MaChaDO e rOberta CaMpOS FazeM parte DO »prOjetO COnexãO VIVO

Érica Machado se apresenta no sábado, a parti das 20h00, no Rubem Braga

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

REDAÇÃ[email protected]

REDAÇÃ[email protected]

CeCíClia Silveira

divulgação

casa da nonna de cara nova para a Festa da Polenta

tratar os costumes antigos das nonnas. A casa é uma réplica reduzida, com co-zinha, sala e quarto, lo-calizada no lado direito da entrada do Centro de Eventos e tem o objetivo de resgatar e mostrar para o público os costumes do início da colonização.

Objetos antigos com-põem a decoração dos cômodos e, a exemplo da vida real, a parte mais movimentada da casa é a cozinha, onde no fogão à lenha se prepara café e po-lenta. Na sala, nonnas de verdade fazem trabalhos manuais, como bordados

e crochê, e o quarto está todo decorado. As nonnas são senhoras da Associa-ção das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo, que costuram e bordam diante do público.

Mulheres mais jovens preparam café, chá e po-lenta, que ficam à ven-da a um preço simbóli-co. No local, é possível comprar biscoitos, ovos, melado de cana, doces caseiros e outras delícias da culinária típica. Ane-xo à Casa, funciona uma lojinha que comercializa os souvenirs da Festa da Polenta.

Page 8: Edição 132

Trinta fanfarras e bandas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro vão participar do I Confabar, o Concurso de Fanfarras e Bandas da escola municipal Anacleto Ramos, que será realizado em Cacho-eiro de Itapemirim, nos dias 17 e 18.

Droga para combater o al-coolismo foi encontrada no corpo de Amy Winehouse, é o que diz Mitch Winehouse, pai da cantora, em uma en-trevista para um talk show da CNN.

Mitch Winehouse ale-gou que o medicamento, de nome Librium, tinha pres-crição médica e ajudava na desintoxicação do organis-mo. Segundo o pai de Amy Winehouse, ela vinha sofrendo convulsões du-rante o período de abstinência de drogas e álcool e que essa é a provável causa de sua morte. “Ela fazia tudo em ex-cesso e acabou usando os medicamentos con-tra a dependência em excesso também”, diz.

Amy Wi-nehouse foi en-contrada morta em 23 de julho

Os grupos vão se apresen-tar na praça Elysio Cortes Imperial, no bairro Aqui-daban. Eles concorrerão em quatro categorias: banda de tambores, fanfarra simples, fanfarra com uma válvula e banda marcial. A banda ou fanfarra, de qualquer

categoria, que conseguir a maior nota do concurso vai receber um prêmio de R$ 1.000,00.

A Fanfajuma, como é co-nhecida a fanfarra Juracy Ma-galhães, formada por alunos da escola Anacleto Ramos, é uma das representantes de Cachoeiro no evento. O maestro Bruno Silva acredita que o concurso é importan-te para incentivar as bandas participantes.

“Em outros estados, con-cursos como esse são mais co-muns. Aqui, em Cachoeiro, estamos realizando esse para promover um intercâmbio entre as fanfarras e ajudá-las a se aprimorarem”, explica.

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02

FanFarras do Es E rJ vão participar de concurso em CaChoEiro

www.aquies.com.br

A FAnFARRA JURACy MAGALHÃES SERá A REPRESEnTAnTE DE CACHOEIRO nO COnCURSO »

Remédio pode ter causado morte de Amy

em sua casa em Londres. A cantora tinha 27 anos e so-fria com o vício em drogas e álcool. Exames no corpo não indicaram presença de toxi-nas ilícitas, mas resquícios de álcool, mas não foi possí-vel concluir se a presença da substância influenciou sua morte. A família acredita que

Amy Winehouse fale-ceu por conta da

abstinência e alega que ela estava há s e m a n a s longe dos vícios.

I Concurso de Fanfarras e Bandas da escola Anacleto Ramos

Quando: dia 17, a partir das 14h, e dia 18, a partir das 8h

Onde: na praça Elísio Cortes Imperial, no bairro Aquidaban

O evento será nos dias 17 e 18 deste mês, e Fanfarra Juracy Magalhães representa o município

divulgaçãoA abertura oficial do I Con-

fabar será no sábado, dia 17, às 14h. No domingo (18), as apresentações começam às 8h00. Todas as atividades são abertas ao público. O evento conta com o apoio da prefei-tura e da associação de mora-dores do bairro Aquidaban.

Page 9: Edição 132

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries Touro Gêmeos20/0320/04

21/0420/05

21/0520/06

Altos e baixos são sempre esperados no dia da Lua cheia, desta vez não será diferente. O confronto é uma tonica geral. Hoje, entre o que você sonhou como destino e o que tem vivido a cada dia. É para aproximar o sonho da realidade, doravante.

A partir de hoje e até o fim de setembro, vale a pena focalizar o mais amplo, os desdobramentos futuros das decisões que você e sua família têm tomado ultimamente. Os detalhes operacionais são agora capitulo encerrado.

Depois de esmiuçar muito bem todas as possibilidades de ter uma vida intima simplificada e mais eficiente, cabe se perguntar se há um direcionamento maior nisso tudo. Pra você olhar com lentes de aumento o mundo, nas próximas semanas.

Luciano Szafir E Ellen Roche Se Esbaldam na Quadra da Mocidade

O ator Luciano Szafir e as atrizes Fernanda Souza e Ellen Roche se acabaram na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel neste domingo. Na ocasião, foram premiados os destaques do carnaval 2012. A rainha de Bateria, Andrea de Andrade, arrasou num vestido curtérrimo verde, cor da escola.

Paulinho Vilhena vai casarJuntos há dois anos, Paulo Vilhena, o

Cristiano de “Morde & Assopra” e Thaila Ayala marcaram casamento para o próximo mês de Novembro. A cerimônia acontecerá em Fernando de Noronha e entre os convidados estarão apenas alguns familiares e uns poucos amigos íntimos. E então, que seja infinito, enquanto dure!

Galã Aproveitando a SolteiriceDe passagem por São Paulo, onde participou

de um evento publicitário, Ricardo Tozzi, que viveu o Douglas em “Insensato Coração” garante que continua solteiro e aproveitando essa fase da sua vida, pois quando se apaixona se dedica cem por cento ao seu amor. Embora esteja, no momento, sem ninguém, o galã afirma que está disponível para um futuro relacionamento.

Cordel Encantado - Globo, 18h00Jesuíno avisa a todos que

Açucena acordou. Sérgio avisa que não conseguiu extrair a bala e precisa levar Timóteo para o hospital. Açucena e Jesuíno ficam aliviados com a notícia de que Timóteo foi transferido para um hospital. Rosa pede a Cícero para abandonar o cangaço se quiser ficar com ela. Cândida solta Úrsula e avisa que, se ela não sumir da vida de Herculano, vai entregá-la para Augusto. Úrsula surpreende Herculano e Cândida ao entrar na tenda e afirma que quer continuar prisioneira.

Morde e Assopra - Globo, 19h15Wilson afirma que convocará

Akira para um novo depoimento. Cleonice acerta a venda da fazenda de Abner. Akira afirma a Wilson que viu Naomi sair do local do crime, depois que o delegado foi morto. Cleonice sai do salão de beleza transformada e deixa Eliseu surpreso. Ícaro se revolta ao saber que a conversa que teve com Akira e Júlia foi descoberta pelo delegado e

pergunta a Júlia se foi ela quem contou.

Fina Estampa - Globo - 21h00 René chama Griselda

para fazer a reforma de seu restaurante. Tereza Cristina se revolta quando Patrícia chega em casa com Daniel. Deusa chega à pousada para se hospedar e Zambeze comenta com Álvaro que Luana acertou o que previu. Rafael se insinua para Mirna e se oferece como pagamento da dívida de Antenor. Esther pensa no que Danielle disse a ela em sua consulta. Dagmar diz a Quinzé quando Teodora chegará ao Brasil. René mostra a Griselda as reformas que o ¿Le Velmont¿ precisa. Antenor avisa à mãe que teve alta do hospital.

Rebelde - Record - 19h00 O diretor explica que resolveu

mudar a punição de Diego e Roberta, mas diz que meninos e meninas terão horário de lazer em momentos separados. Os alunos acusam Roberta e Diego pela atitude de Jonas. Alice, Pedro, Binho e Pilar pensam em

Câncer leão Virgem21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Polarização típica da Lua cheia neste início de semana colore tudo com tintas fortes. Ao invés de se ligar no aqui e agora, você terá tempo e condições de imaginar a vida em outros países, cidades e situações. Entendimento é a meta. Síntese também.

Se você cuidou bastante de sua vida financeira, fez tudo o que estava a seu alcance para regrar as contas, aproveite a semana que começa sob boa vibração de entendimento com sócios e parceiros. O bolo tem de crescer e será com eles, associe-se.

É esperado que você se envolva em confrontos sobre posturas no mundo agora. A Lua cheia em Peixes marca um importante ponto de inflexão do mês.. De um olhar sobre si para um olhar sobre o outro, há um mundo que precisa ser aprendido de novo.

libra Escorpião Sagitário23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

Por mais que voe tente controlar as coisas saem da sua esfera de administração e o jeito é lidar no miúdo com tantas eventualidades e surpresinhas. A Lua cheia chama a atenção para a necessidade de descobrir novo sentido e inspiração no cotidiano.

Lua cheia sublinha importância de mostrar afetos com grandeza.O amor é ilimitado, incondicional, mas a amizade pressupõe trocas certeiras, abordagens criticas quanto preciso, e se pode pensar na utilidade de certos comportamentos.

Sob um clima de dispersão e bem pouco estável, a semana começa com alguns desafios pra você. O cuidado com a imagem, o rigor com a apresentação e com seu perfil profissional darão lugar agora para uma pergunta básica: pra que serve tudo isso?

Capricórnio 22/1221/01 Aquário 21/01

18/02 Peixes 19/0219/03

Lua, Marte e Vênus chama você para o contato social nesta Lua cheia, nada de ficar no escritório até tarde resolvendo tarefas chatas. Você precisa aproveitar este embalo amoroso, cheio de vida e que traz beleza. Colabore, sem competir tanto.

Semana traz excelentes chances de desenvolvimento pessoal e profissional. Basta querer, se organizar e ter fé. É muito? O dia vai exigir um pouco mais de seu esforço. Esforço de ter mais compaixão pelas pessoas. No amor, seja mais presente.

A Lua cheia acontece no seu signo, um dia importante pra você! Aproveite pra cuidar de si, de sua saúde, aparência e visual. Afaste-se de pessoas que vampirizam sua energia. Canalize seus dotes artísticos e criativos. Descanse e conecte-se com sua inspiração.

HORÓSCOPO

BABADOS DO DIA RESUMO DAS NOVELAS

uma maneira de convencê-lo a mudar a proibição. Pedro diz aos rebeldes que terá um concurso de bandas em Ipanema e a eles decidem participar da competição. Vicente conta aos alunos que a ideia do novo formato do colégio foi dele e deixa os alunos inconformados. Os rebeldes comunicam a Jonas que todos decidiram sair do colégio.

Vidas em Jogo - Record - 22h15 Patrícia tenta convencer

Maurício a não atirar em Francisco e se põe na frente do milionário. O advogado desabafa com Patrícia e Francisco e diz que não será preso por um crime que não cometeu. Andrea conta para sua médica que Cleber a estuprou sem camisinha. A ginecologista aconselha a milionária a registrar queixa sobre o ocorrido e pede que ela faça alguns exames. Regina diz a Maurício que trocará de lugar com sua filha e Tatiana assiste a tudo pela televisão, preocupada. Ela pergunta a Maurício se ele pretende matá-la

Page 10: Edição 132

04

Criador e Criatura »Eu sempre disse que o publicitário, design e artista

Wilson Ferreira será o próximo Vik Muniz e ontem circulando com ele por Ipanema tive a oportunidade de dizer isso para o próprio Vik num encontro casual. Pela primeira vez eu vi meu amigo sem palavras, por estar diante de um dos maiores artistas plásticos do mundo.

Carmina Burana »Eu sempre adorei circular pelo comércio de Venda

Nova, que possui muitas lojas bacanas. A próxima que será inaugurada no próximo dia 23 de setembro terá como carro chefe as roupas íntimas femininas mais lindas do Estado e pela beleza da fachada, não tenho dúvidas do bom gosto de seus proprietários.

Café do Rafa »Outro lugarzinho bacana nas montanhas que eu

estou louco para conhecer é o Café do Rafa, também em Venda Nova. Um lugarzinho super charmoso e aconchegante. Além das muitas delicinhas, a casa oferece um cardápio variado e sofisticado de cafés nacionais e importados, e de bebidas temáticas.

Pensando na Cidade »Outro dia andei observando os prédios lindos que

meu amigo Gilcimar Cipriano tem construído na cidade. Como se não bastasse o cuidado estético com o projeto arquitetônico, ele também pensou em belos jardins, repaginada nos arredores do imóvel e outros cuidados que diferenciam as suas obras de outras da cidade.

Fashion Nigth Out Diante da queda nas vendas em plena crise americana

pós atentado terrorista e para injetar um pouco mais de ânimo na economia, a diaba Anne Wintour (quem viu o filme o Diabo Veste Prada saberá de quem estou falando), diretora da revista Vogue americana, criou um dia especial de vendas para que o mundo da moda ofere-cesse um ambiente festivo e alegre que automaticamen-te iria gerar boas vendas. Ela não só conseguiu atingir seu objetivo como exportou para outras capitais pelo mundo a idéia, que pegou e hoje é um dos eventos de moda mais aguardado do calendário fashion. A edição deste ano acontece hoje no Brasil, em Sampa na Oscar Freire e Shopping Iguatemi e no Rio no Fashion Mall e no Shopping Leblon. E nossa coluna que é ligada em moda baterá ponto no lounge da Chanel no Shopping Leblon, que além do bom champã francês oferecerá um show intimista com ninguém menos que Bebel Gilber-to. Daremos cobertura total.

Fotos ws

Festa Replay »Meu bom amigo Scandar Nemer, o dono da noite

cachoeirense, anuncia mais uma edição da sua festa Replay, que a coluna ama tanto que até se posiciona como RP oficial do badalo. Então anote na sua agenda e chame os amigos porque na próxima sexta, todos os caminhos levam ao The One.

terça-FeIra, » 13/09/2011

www.aQUIeS.com.br

Entre tantos bons empresários da cidade, particularmente eu tenho um carinho grande e especial por estes dois que se destacam pelo comprometimento em sempre fazer o melhor. Eles são meus amigos queridos LÁZARO COSTALONGA e LUÍS BANDEIRA.

Polêmica da Câmara »A coluna nunca recebeu tantos e-mails de apoio por

ter abordado um assunto polêmico como no caso do aumento do número de vereadores de Cachoeiro. Todo mundo entende que aumentar para 19 é um pouco de exagero, a não ser que seja mesmo necessário. Aguardamos a Câmara explicar com boas justificativas.

Em recente evento bacana no Rio de Janeiro, a coluna flagrou dois dos bons

nomes da medicina em nossa cidade, Drº CARLOS EDUARDO BAPTISTA LEAL e

sua prima Drª RENATA BAPTISTA.

Page 11: Edição 132

Os cafeicultores que queiram participar do II Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Cachoeiro de Itapemi-rim têm apenas mais uma semana para se inscrever. Na sexta, termina o prazo para novas adesões.

Os interessados em garan-tir sua participação devem procurar o Centro de Classi-ficação e Degustação do Café de Cachoeiro de Itapemirim, que funciona à avenida Mau-ro Miranda Madureira (Ro-dovia do Valão), na Ceasa Sul, das 8h00 às 17h00.

Nesta edição do concurso, a prefeitura decidiu inovar. Abriu uma nova categoria – de café arábica – como for-

Preparar a região sul do Es-tado do Espírito Santo para receber os investimentos e o desenvolvimento econômi-co e social previstos para os próximos meses. Este é o ob-jetivo de um seminário que vai acontecer em Jerônimo Monteiro, amanhã.

O evento foi proposto pelo deputado estadual Glauber Coelho (PR), e é voltado para representantes das áreas política, comunitária e eco-nômica dos municípios de Alegre, Castelo, Presidente Kennedy, Atílio Vivácqua e Jerônimo Monteiro.

“A região sul está prestes a receber importantes investi-mentos que vão impactar di-retamente nos mais diversos

ma de incentivar a melhoria contínua da produção e au-mentou o prêmio. Ano pas-sado, na primeira edição, os

terça-FeIra, 13/09/2011 CaCHOeIrO De ItaPeMrIM e reGIÃO SUL 11CIDaDeSwww.aQUIeS.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM jERônIMO MOnTEIRO

Concurso do café entra na última semana de inscrições InOvaçÃO: aGOra Há a CateGOrIa De CaFé arábICa »

Para InCentIvar a MeLHOrIa COntínUa Da PrODUçÃO

As inscrições terminam nesta sexta

divulgação

Depois de um longo e tenebroso inverno...A coluna reaparece às vésperas da primavera#Para a alegria de poucos...E raiva de muitos#E assim caminha...A humanidade#Hoje tem sessão...Na Gaiola de Ouro#Sexta-feira....Tem encontro de lideranças políticas...Buscando o chamado consenso#Mas pelo andar da carruagem...Tem tudo para ser uma Torre de Babel#As eleições municipais...no próximo ano# Casagrande lutando....Para sair das senzalas do Hartung#Próxima faxina da Dilma...Vai ser no Ministério do Trabalho#Mais de 300 lideranças

evangélicas...Das Assembléias de Deus de todo o país...Em Cachoeiro #Participam de um encontro até sábado...na Assembléia de Deus Hebrom...O anfitrião é o pastor josé Alves Sobrinho#Barbosa do Mourad’s fez aniversário no domingo....E comemorou os 44 anos com uma big festa...Em seu duplex no Zumbi#Quem não pagou IPTU...Recebendo visita de oficial de justiça...Com mandado de execução fiscal#São mais de 10 mil...Os contribuintes executados#Waldir Fraga do PV...Lendo O Princípe e a Arte da Guerra#Nestes tempos...É

preciso# Como pai do noivo....não pode deixar ele abandonar o altar...Dias antes do casamento#Ou trocaram o singular pelo plural...Ou vão fazer Newton Braga#Carregar mais uma vez....As dores que não são dele....Cerca de R$ 8 mil por livro#Prédio do Museu da Ciência e Tecnologia...Na rua Moreira...Recebendo os retoques finais#Bonito mesmo....Está o Liceu Muniz Freire#Vale a pena parar...E contemplar a reforma#Hoje é terça....Dia de dormir cedo e acordar de madrugada...Para ir na feira da Matriz Velha....

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: Companheiro, você entende de leis? Não, respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: É pena, você perdeu metade da vida. A professora muito social, entra na conversa: Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?

Também não, respondeu o barqueiro. Que pena! Con-dói-se a mestra-Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro preocupado, pergunta: Vocês sabem nadar? NÃO! Res-ponderam eles rapidamente. Então é uma pena- Conclui o barqueiro. Vocês perderam toda a vida. Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.

FRASE DO PIPOQUEIRO FRASE DO SORVETEIRO

“SE VOCê TEM PROBLEMAS COM BULLyInG, COMPRE UM CAFETEIRA.”

PATULEIA

“ESPERO QUE DEPOIS QUE EU MORRER ExISTA InTERnET. nEM QUE SEjA UMA LAn HOUSE CHAMADA A LAn KARDEC”

Maykaelli de Mattos, prima do Gordo do Village e dona do coração do Barbosa do Mourad’sCarro estacionado no rotativo da praça jerônimo Monteiro

Seminário discute desenvolvimento econômico do sul

setores como o comércio, a indústria, a saúde, a habita-ção, entre outros. O muni-cípio que estiver preparado vai, consequentemente, se beneficiar e se destacar re-vertendo esses investimentos em mais emprego e renda para a população”, alerta o deputado Glauber.

O seminário será minis-trado pelo coordenador de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Her-bert de Almeida Cavalcanti, e será realizado no auditó-rio da Educação, ao lado do prédio da prefeitura de Jerônimo Monteiro, na Av. Lougon Moulin, nº 300, centro. O evento tem início às 15h00.

cafeicultores puderam con-correr, apenas, com amostras de conilon e os cinco melho-res dividiram um prêmio de R$ 12,5 mil.

O prêmio também au-mentou. Neste ano, serão distribuídos R$ 10 mil a mais do que no ano pas-sado, graças à incorpora-ção da nova categoria. Os grandes vencedores terão seus nomes divulgados em uma cerimônia, para a qual serão convidados todos os participantes do concurso e que será realizada em de-zembro.

Page 12: Edição 132

Um trágico acidente regis-trado na manhã de ontem na BR-101 Sul, no municí-pio de Rio Novo do Sul, ma-tou quatro pessoas e deixou outra gravemente ferida. A batida envolvendo um Fiat Uno e uma carreta Volvo aconteceu no Km 399, por volta das 06h45.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do Fiat Uno, cor branca, placa MQS 8023, Sebastião Luiz Pereira, 46 anos, levava quatro pesso-as de Cachoeiro para recebe-rem tratamento de saúde em Vitória.

Na altura do Km 399, ele perdeu o controle do veículo ao entrar em uma curva e, desgovernado, o carro in-vadiu a contramão e bateu de frente com a carreta que

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12 SEGURANÇA

RIO NOVO DO SUL

GUAÇUÍ

Quatro pessoas morrem em trágico acidente na BR-101

UMA DAS víTIMAS »APROvEITOU A FOLGA

PARA vIAjAR COM O

MARIDO, QUE LEvAvA

PACIENTES PARA

TRATAMENTO DE SAúDE

EM vITóRIA

Quatro pessoas morreram em um trágico acidente ocorrido na manhã de ontem na BR-101O trânsito no local ficou interrompido por algumas horas, até que os veículos fossem retirados da pista

Leonardo Santos de Jesus foi preso pela Polícia Ambiental acusado de assassinar a ex-namorada

O acusado foi detido no veículo que usou para fugir após o crime

A arma usada no crime também foi localizada pela Polícia Ambiental

ALISSANDRA [email protected]

alissandra mendes

divulgação

Acusado de matar a ex-namorada é preso pela Polícia Ambiental

Na tarde de domingo, po-liciais ambientais que realiza-vam policiamento preventivo na rodovia que liga Guaçuí a São José do Calçado, na altura da Fazenda do Castelo, abor-dou um veículo Fox, de cor

preta, placa OCV 3882, em atitudes suspeitas. Ao revistar o veículo, os policiais encon-traram uma pistola Taurus calibre 380, com três muni-ções intactas e o motorista foi levado até a Delegacia.

Ao ser interrogado, ele contou que era agente sócio educativo do Instituto de Atendimento Sócio Educa-tivo do Espírito Santo (Ia-ses) de Cachoeiro, e que seu nome era Leonardo Santos Jesus, 30 anos, e que estava fugindo após ter assassinado na quarta-feira, dia 07, a sua ex-namorada Ana Carolina Ribeiro Taliuli, 23 anos, no bairro Santo Antônio, em Cachoeiro.

Ele recebeu voz de prisão e após ser ouvido e autuado em flagrante na Delegacia de Ale-gre, por porte ilegal de armas, foi encaminhado ao Depar-tamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro, onde ficará preso, já que possui um mandado de prisão em aberto pela morte de Ana Carolina.

Em seu depoimento, já em Cachoeiro na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM),

que apura o caso, Leonardo contou que estava arrependi-do de ter cometido o crime e que gostaria de pedir descul-pas à família da vítima.

CRImeA arquivista Ana Carolina

Ribeiro Taliuli, 23 anos, foi assassinada na varanda de sua residência pelo ex-namorado, o agente sócio educativo, Le-onardo Santos de Jesus, 30 anos. O crime aconteceu por volta das 20h30.

Leonardo e Ana Carolina, que trabalhavam no Insti-tuto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases), haviam terminado o relacionamento há pouco tempo e o agente estava in-conformado.

Naquela noite, Leonardo foi até a residência da vítima e a chamou para conversar. Instantes depois, parentes de

Ana Carolina que estavam no interior da casa, o viram segurando a arquivista pelo braço e, logo em seguida, ouviram os disparos.

Testemunhas contaram à polícia que Leonardo pe-diu para reatar o namoro, mas a vítima não quis. Nes-se momento ele a segurou pela blusa e ela caiu da es-cada, ele sacou uma pistola calibre 380 e efetuou seis disparos - cinco acertaram a vítima.

Em seguida Leonardo fu-giu. Ana Carolina chegou a ser socorrida e encaminhada à Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, mas não resistiu aos ferimen-tos e faleceu ao dar entrada no hospital.

Pessoas próximas ao casal contaram que as brigas entre os dois eram constantes. Em certa ocasião, Ana Carolina chegou a ser agredida fisica-mente por Leonardo no inte-rior do Iases.

seguia no sentido contrário. O motorista da carreta An-tonio Marcos Dal Cin saiu ileso do acidente. De acordo com a PRF, chovia pouco no momento do acidente e essa pode ter sido umas das causas.

Quatro pessoas que esta-vam no Fiat Uno morreram no local: a coordenadora do

Grupo de Apoio aos Doentes de Aids Solidários pela Vida (Gaasv), Vanda Eli Alves da Silva Barbosa, 39 anos; a es-posa do motorista, Andréa Silva Pereira, 43 anos; e os irmãos Jorge Evaristo, 67 anos, e Antônio Evaristo, 78 anos.

Vanda trabalhava no Gaasv há 10 anos e acom-

panhava os pacientes até Vitória. Andreia, esposa do motorista, estava de folga de seu trabalho e foi acompa-nhar o marido na viagem. As duas filhas do casal estavam na escola no momento do acidente e foram amparadas por familiares.

Sebastião sofreu escoria-ções pelo corpo e foi socor-

rido pelo Resgate do Corpo de Bombeiros e encami-nhado até a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, onde recebeu os primeiros socorros e permanece in-ternado.

Por causa do acidente, o trânsito na rodovia foi des-viado para o acostamento por cerca de uma hora.

Após a chegada da Perícia Técnica, o local ficou total-mente interditado e só foi liberado após a remoção dos veículos da pista.

Os corpos de Antônio, Jorge, Andrea e Vanda fo-ram encaminhados ao Ser-viço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemi-rim.

Page 13: Edição 132

Um acidente envolvendo três veículos na tarde de on-tem na BR-101 Sul deixou um morto e cinco pessoas fe-ridas. O acidente aconteceu por volta das 15h00, no Km 395,84 no município de Rio Novo do Sul.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), João Luiz Chimineli conduzia um caminhão baú, placa LUL 2339, no sentido Rio de Janeiro x Vitória, quando perdeu o controle do veículo, após fazer uma cur-va e bateu em um Escort, de cor azul, placa MPZ 4853, rodou na pista e atingiu um Voyage, de cor branca, placa MPG 7785.

No Escort conduzido por Valder Lúcio da Costa, seguiam mais duas pessoas. A esposa e o filho do mo-torista. No Voyage estavam duas pessoas: Amilton Paula Arantes Geaquinto e Carlos Portela Rodrigues.

Todos foram socorridos e encaminhados até a San-ta Casa de Misericórdia de

Cachoeiro. Valder Lúcio não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de dar entrada no hospital.

As cinco vítimas recebe-ram os primeiros socorros e permanecem internadas.

Atílio ViVácquAAinda na manhã de on-

tem, outro acidente aconte-ceu na altura de Atílio Viva-cqua, também na BR-101 Sul, por volta de 10h00. Uma carreta carregada com combustível seguia no senti-do Rio de Janeiro x Vitória pegou fogo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal

(PRF), chovia na hora do acidente.

De acordo com a PRF, o motorista José Carlos Rocha Pereira, perdeu o controle da carreta na curva, a carga se desprendeu e foi parar em uma ribanceira. Como esta-va carregada de álcool com-bustível, o veículo pegou fogo. O Corpo de Bombei-ros foi acionado e controlou o incêndio.

O motorista do caminhão foi socorrido e encaminha-do ao hospital de Atílio Vivácqua, onde recebeu os primeiros socorros e foi li-berado.

Policiais civis da Delega-cia de Muniz Freire prende-ram, na madrugada de do-mingo, Eli Cândida da Silva Felício, 37 anos, e o amante, Valdemir Leandro Reis, 37 anos, conhecido como “Xi-boquinha”, acusados de ho-micídio ocorrido no distrito de São Jorge, no município de Brejetuba.

De acordo com o delega-do Paulo Expedito Amaral, Adversy da Silva Felício, 41 anos, foi morto em sua residência com golpes de machado. Os acusados fo-ram presos no mesmo dia do crime.

Eli, que é esposa da vítima, após prestar depoimento na delegacia de Venda Nova do Imigrante, na tarde de do-mingo, acabou confessando ter planejado o homicídio do marido junto com seu amante, o “Xiboquinha”. O acusado foi preso em sua residência e também confessou a participação no crime.

“Estranhamos a frieza da esposa da vítima. Ela disse que estava dormin-do ao lado da vítima e não viu nada e não demons-trava sentimento de perda e, diante de entrevista, ela acabou se contradizendo e os investigadores foram de-signados a investigar o caso

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 13SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

Rio NoVo Do Sul MuNiZ FREiRE

Um morre e cinco ficam feridos em acidente na BR-101

O ACIDENTE ENvOLvENDO TRêS vEíCULOS ACONTECEU NA TARDE DE ONTEM E O »TRâNSITO FICOU LENTO NOS DOIS SENTIDOS

Eli cândida da Silva Felício foi presa por encomendar a morte do maridoo motorista do Escort morreu antes de dar entrada no hospital

o caminhão baú provocou o acidente que deixou cinco feridosValdemir leandro Reis, conhecido como “Xiboquinha”, contratou o assassino por R$ 1.000,00

ALISSANDRA [email protected]

LEANDRO MOREIRA

DIvuLgAçãO

Mulher é presa por mandar matar o marido

e descobriram o relaciona-mento extraconjugal de Eli há mais de 10 anos”, contou o delegado.

Eli contou que nos últimos meses o marido bebia muito e ficava muito agressivo e ela tinha planos de começar uma vida nova com Valde-mir e pretendiam ir embora após o crime, pois o marido na aceitava a separação.

“Ela perguntou ao aman-te se ele tinha coragem de

matar seu marido e ele disse que pessoalmente não, mas tinha uma pessoa que faria o serviço por R$ 1.000,00. Eles então encomendaram a Lucas de Oliveira, 22 anos, o crime”, continuou o dele-gado.

No dia do assassinato, Eli acompanhou o marido até um bar e sentou em uma mesa ao lado do amante. Ela embebedou o marido e depois o convenceu a ir para casa. Chegando lá, deixou a porta aberta para Lucas entrar e executar o serviço.

Lucas entrou na residên-cia e atingiu um golpe de machado na cabeça de Ad-versy, que morreu no local, e fugiu em seguida. Eli e Valdemir foram presos e autuados em flagrante por homicídio. Ela será enca-minhada para o Presídio de Tucum e Valdemir está pre-so na Delegacia de Afonso Cláudio e será encaminha-do para um Centro de De-tenção Provisória (CDP) do Estado.

Lucas, que teve a prisão decretada, está foragido. Qualquer informação so-bre seu paradeiro pode ser passado ao telefone 181 e a pessoa não precisa se iden-tificar.

Page 14: Edição 132

As equipes da Itapuã Loja e Multipel estão nas quartas de final do IV Campeonato de Futebol Society dos Co-merciários. No fim de sema-na, a Itapuã Lojas venceu o Casagrande Rep. Por 5 x 3 e a Multipel derrotou as Lojas Plin Plin por 7 x 4.

Estão classificadas para a próxima fase, as equipes: Eletrocity, Estrelas Negras, Polonini, Perim, Pianna, Hortifruti, Itapuã Loja e Multipel. Os times do Hor-tifruti e Pianna se classifica-ram pelo índice técnico.

No domingo teve início o Campeonato Municipal de Futebol de Atílio Vivácqua e as equipes do São Pedro e Su-midouro saíram na frente na classificação. O Sumidouro

O sorteio dos próximos confrontos acontece hoje e no domingo, a bola já rola pelas quartas de final. O campeonato agora tem um novo artilheiro: com 11 gols, Paulo Geovane dos Estrelas Negras assumiu a ponta, se-guido de Everton do Poloni-ni, e Eduardo do Hortifruti, ambos com nove gols.

Na rodada de domingo, as equipes da Multipel e Itapuã passaram pelos seus adversá-rios e garantiram suas vagas na próxima fase. O desta-que foi Bruno da Itapuã, que marcou três gols e agora soma oito no campeonato. Paulão da Multipel também

se destacou marcando dois para sua equipe.

“Sabemos que o nível do campeonato está mui-to bom e a partir de agora começa a fase eliminatória. Esperamos jogos emocio-nantes”, finalizou Sassá. Hoje, às 12h00 haverá o sorteio para definir os próxi-mos confrontos.

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 ESPORTES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ATÍLIO VIVÁCQUA

Itapuã Loja e Multipel estão nas quartas de final

HOjE ACOnTECE O SORTEIO »DOS COnFROnTOS EnTRE AS

EQUIPES, QUE COMEÇA nO FIM

DE SEMAnA

RESULTADOSItapuã Loja 5 x 3

Casagrande Rep.Multipel 7 x 4

Lojas Plin Plin

Categoria Aspirante

Categoria Principal

Os próximos confrontos serão decididos hoje e a bola já rola no domingo

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

PrincipalBoa Vista 3 x 3 Beira RioSumidouro 2 x 1 FlecheirasPraça do Oriente

1 x 3 São Pedro

AspiranteBoa Vista 2 x 3 Beira RioSumidouro 1 x 1 FlecheirasPraça do Oriente

3 x 1 São Pedro

RESULTADOS

Beira Rio x SumidouroFlecheiras x Boa VistaSão Pedro x Linda AuroraFolga: Praça do Oriente

PRóxIMOS jOGOS

São Pedro e Sumidouro saem na frentevenceu o Flecheiras por 2 x 1 e divide a liderança com o São Pedro, que venceu o Praça do Oriente por 3 x 1 e somam três pontos.

No outro confronto da categoria Principal, o Beira Rio empatou com o Boa Vista em 3 x 3. O Linda Aurora folgou na rodada e volta à campo no fim de semana.

Pela categoria Aspirante, o Beira Rio venceu o Boa Vista por 3 x 2 e divide a primeira colocação na tabela de classifi-cação com o Praça do Oriente, que derrotou o São Pedro por 3 x 1. No terceiro confronto, o Sumidouro empatou em 1 x 1 com o Flecheiras.

A rodada prossegue no fim de semana. O Beira Rio rece-be o Sumidouro, o Flecheiras recebe o Boa Vista e o São Pe-dro enfrenta o Linda Aurora. O time do Praça do Oriente folga na rodada.

O artilheiro da categoria As-pirante é Arthur que marcou os três gols que deu a vitória ao Beira Rio. Já na categoria Principal, Batata (Beira Rio) e Ronald (São Pedro) dividem a artilharia com dois gols cada.

Page 15: Edição 132

Após avaliação dos mé-dicos, o técnico do Vasco, Ricardo Gomes saiu do CTI na manhã de ontem, e foi para um quarto privativo do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio. A liberação para deixar o local foi previs-to pelos médicos com base na análise do quadro de saú-de estável do treinador. Go-mes não precisa mais respi-rar por aparelhos, demostra lucidez e vem respondendo aos tratamentos de fonoau-diologia.

Apesar de ter ido para o quarto nesta manhã, Go-mes está sendo observado de perto pelos médicos. Se acontecer qualquer compli-

cação, não está descartada a volta para o CTI. Mas como a recuperação do técnico está acontecendo de forma gra-dativa, os médicos esperam que isso não ocorra. Ainda não há previsão de alta.

Há dez dias no hospital, Ricardo Gomes foi inter-nado com quadro de AVC (Acidente Vascular Cere-bral). Respondendo bem nos últimos dias aos trata-mentos, o comandante vas-caíno vem se recuperando diariamente e agora já conse-gue conversar com a família e ficar sentado.

Por cerca de três a quatro vezes por dia, Ricardo realiza sessões de fisioterapia moto-ra além de ter tratamento fo-noaudiologia para recuperar a fala.

Antes criticado pela torcida, o Fluminense encontrou o seu rumo e já está em quinto lu-gar, com 37 pontos, e no gru-po dos clubes que estariam na Libertadores do próximo ano. O goleiro Diego Cavalieri acredita que o Tricolor está no caminho certo e pode brigar pela conquista do título nesta temporada.

“É preciso ter calma. Há pouco tempo as coisas não estavam bem e sabíamos que uma hora tudo iria se encaixar. Conseguimos uma sequência importante e coroamos o mo-mento com uma vitória sobre líder. As vitórias mexem com torcida, mas sempre tivemos a cabeça no lugar. O elenco está com esse espírito. Vamos lutar para festejar o Bi, mas tudo tem seu tempo. Nada está definido e vamos pensar no próximo jogo”, disse.

Para o arqueiro, todos os jogadores estão se doando ao máximo e isso fez com que os resultados voltassem a aconte-cer. Com a vitória sobre o líder Corinthians, por 1 a 0, no últi-

O atacante Loco Abreu está perto de assinar sua re-novação de contrato com o Botafogo por mais dois anos. A notícia foi dada pelo vice de futebol do clube, André Silva, que revelou o acordo na solenidade feita ao jogador pela Câmara de Vereadores de Duque de Ca-xias, município da Baixada Fluminense.

terça-FeIra, 13/09/2011 CaCHOeIrO De ItaPeMrIM e reGIÃO SUL 15eSPOrte NaCIONaLwww.aQUIeS.com.br

VASCO FLUMINENSE

BOTAFOGO

FLAMENGO

Ricardo Gomes deixa CTI e vai para o quarto privativo

treINaDOr DeMONStra LUCIDez e bOa reSPOSta aOS trataMeNtOS eM avaLIaçÃO DOS MéDICOS »

Ricardo Gomes teve um AVC durante clássico contra o Flamengo

REDAÇÃ[email protected]

Cléber Mendes

Paulo sergio

Fla atinge a pior série sem vitórias em Brasileiros de pontos corridos

Cavalieri acredita: ‘Vamos lutar para festejar o bi’

Dirigente antecipa renovação de Loco Abreu em solenidade

mo domingo, no Engenhão, o Fluminense ultrapassou o rival Flamengo na tabela da compe-tição.

“Estamos crescendo no mo-mento certo. O time encon-trou o equilíbrio e isso é funda-mental. Dá segurança e ajuda muito. É resultado da postura tática. O Ciro volta do ataque para ajudar defesa e os meias são participativos. A importân-cia de todos se ajudarem facilita para a defesa”, elogiou.

A renovação de Loco Abreu não chega a ser uma grande novidade em Gene-ral Severiano. As partes já ha-viam acertado verbalmente um acordo há poucos meses, deixando apenas a assinatura do contrato em aberto para sacramentar a negociação, o que deve ocorrer em de-zembro, quando termina o vínculo atual.

Em decadência na disputa do Brasileiro 2011, o Flamen-go começa a se distanciar dos primeiros colocados. Com a derrota para o Atlético-PR, no domingo, no estádio Claudio Moacyr, em Macaé, o Rubro-Negro caiu mais uma posição e agora aparece em sexto, com 36 pontos, seis pontos a me-

nos que o líder Corinthians e fora da zona de classificação da Libertadores.

Com a quarta derrota se-guida na competição, o Fla-mengo atingiu a pior série sem vitórias em Brasileiros de pontos corridos (começou em 2003). Igualou o número à campanha de 2007. A derrota

fez o Flamengo acumular oito jogos seguidos sem vencer, ultrapassando as séries negati-vas de 2005 e 2010, quando o time ficou sete jogos sem triunfos. Naqueles dois anos o Rubro-Negro brigou contra o rebaixamento.

Se a campanha neste ano não é tão preocupan-

te, a disputa pelo título e, até mesmo uma vaga na Libertadores, começam a ficar distante pelos resulta-dos ruins. Se não vencer o clássico diante do Botafogo, no próximo domingo, no Engenhão, o Fla pode ficar numa situação ainda mais desfavorável.

O técnico Vanderlei Lu-xemburgo admite que con-quistar três pontos em 24 disputados é motivo de pre-ocupação, mas afirma que é preciso ter paciência para o time conseguir uma revira-volta no torneio.

“Temos de entender e ter paciência. Não posso che-

gar aqui e mentir para vocês (jornalistas). São oito jogos sem vencer, três pontos con-quistados. Tenho conversado com o grupo, sei como está o ambiente. Não quero ver fan-tasma. O momento é ruim, todos temos culpa e temos de buscar a solução”, explicou Vanderlei.

“O Loco Abreu tem a mentalidade vencedora. A gente observou no Campe-onato Carioca do ano pas-sado isso. Vínhamos de três derrotas para aquele outro time (Flamengo) e conse-guimos o título estadual. Queria agradecer a home-nagem feita ao nosso ídolo pela Câmara de Vereadores, que ficará conosco por mais

dois anos”, sentenciou An-dré Silva.

Embora o vice de futebol tenha antecipado a perma-nência de El Loco, os pla-nos do clube era que a boa notícia para os alvinegros fosse dada por intermédio do presidente Mauricio Assumpção. Como o clima em Duque de Caxias era de festa, o anúncio acabou so-

ando como uma outra ho-menagem ao ídolo alvine-gro. Feliz pelo acerto, Loco Abreu reiterou que deve mesmo defender a camisa do Glorioso nos próximos dois anos.

“Dificilmente mudo de ideia. Tenho muito futebol ainda pela frente, não pen-so em encerrar minha car-reira e estou feliz por con-

tinuar aqui no Rio. Minha família está adaptada. E o mais importante de tudo é que o Botafogo se tornou um clube verdadeiramen-te profissional. Aqui existe um projeto a longo prazo. Não se pensa apenas em dois ou três anos, o que é fundamental para a minha permanência”, disse Loco Abreu.

Page 16: Edição 132

TERÇA-FEIRA, 13/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16 COMUNIDADES

Durante dez dias, os mora-dores de Cachoeiro de Itape-mirim vão ser estimulados a

voltar suas atenções a questões como acessibilidade e transpor-te adaptado. É a programação

alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 21.

cachoeiro de itapemirim

Ações sobre a pessoa com deficiênciaO EvENTO DE HOjE SERá NA UNIDADE DO CENTRO DE REFERêNCIA EM ASSISTêNCIA SOCIAL, NO bAIRRO jARDIM ITAPEMIRIM »

iNdÚStria de mÁrmoreS itaLVa LtdaNecessita de trabalhadores para extração no distrito de alto-Gironda,

cachoeiro de itapemirim-eSEncarregado de frente 01Operador de pá carregadeira – 966 R 01Operador de fio diamantado 02Marteleteiro 04Servente 06

Entrevista em 15 de setembro de 2011 as 10:00 horasmaiores informações (28) – 3523-1027

A primeira atividade é hoje na unidade do Centro de Re-ferência em Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itape-mirim. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdpede) e to-dos os demais conselhos ligados à Secretaria Municipal de De-senvolvimento Social (Semdes) participam da ação, das 13h00 às 17h00, com foco no contro-le social da política pública de assistência social.

No dia 19, representantes do Comdpede, entre eles mem-bros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) debatem a acessibilidade em Cachoeiro e a participação de cada cidadão na garantia desse direito. O de-bate será transmitido ao vivo no estúdio da rádio Diocesana, das 7h30 às 11h00.

A acessibilidade também será o tema no dia 20, quando conselheiros vão falar sobre o assunto e discutir o tema com os vereadores na sessão da Câ-

mara Municipal, a partir das 14h00. “Tornar as calçadas, praças e ruas mais acessíveis ao cadeirante, por exemplo, não é prerrogativa apenas dos gover-nos, mas também da sociedade. Cada morador precisa enten-der seu papel nesse processo, como quando faz a calçada de sua casa”, ressalta Ana Cláudia Araújo, coordenadora do Ser-viço de Atenção à Pessoa com Deficiência.

No dia 21 tem o lançamento da Cartilha do Direitos da Pes-soa com Deficiência, resultado de pesquisa feita por prefeitura e Comdpede com alguns par-ceiros, como a Unimed Sul Ca-pixaba, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e o Hospi-tal Infantil Francisco de Assis. A solenidade ocorre às 14h00, no auditório da Unimed, na ave-nida Lacerda de Aguar, bairro Gilberto Machado.

O projeto Ir e Vir, que leva transporte gratuito a cadeiran-

tes em Cachoeiro, vai contar com uma mobilização especial no dia 22 para quem ainda não conhece ou quer conhecer me-lhor o sistema. Vans do projeto e ônibus que fazem linhas urba-nas, adaptados para cadeiran-tes, vão sair da praça Jerônimo Monteiro às 13h00 e fazer um passeio pela região central com os interessados.

Na última dia de ativida-des, membros do Comdpede vão fazer uma panfletagem de conscientização no comércio sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Eles vão passar pela região central, das 8h00 às 10h00.

“Esperamos chamar atenção da sociedade em relação à pes-soa com deficiência, que têm espaço e igual direito de ir e vir, de estar inseridos na dinâmica da sociedade e de exercer a ci-dadania. Direitos que precisam ser garantidos”, avalia a secretá-ria municipal de Desenvolvi-mento Social, Nilcéia Pizza.