jornal da fetaep edição 132 - novembro de 2015

12
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná Filiada à: A o organizar e coordenar toda a logística que envolve a participação de mais de seis mil agricultores e agricultoras familiares, a FETAEP – em parceria com COOPAVEL, SENAR e EMATER - oportuniza a categoria trabalhadora rural o acesso a novas tecnologias e conhecimentos em torno do universo agropecuário. Porém, não é só isso. A Federação também orienta os visitantes que passam pelo seu estande com o intuito de otimizar o dia de campo. Trabalho este que é reconhecido e valorizado pelos parceiros. Para o presidente da COOPAVEL, Dilvo Grolli, essa orientação é fundamental. “Além de demonstrar organização, a FETAEP facilita a interação entre o produtor rural e as empresas uma vez que o foco do Show Rural é colocar à disposição dos visitantes os melhores técnicos e as mais recentes variedades tecnológicas”, informa Grolli. O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) também valoriza a atuação da Federação. “A FETAEP sempre mobiliza um número expressivo de agricultores familiares para o Show Rural, e que, em sua maioria, estão levando para suas propriedades rurais uma gama de informações”, diz o superintendente do SENAR, Humberto Malucelli. Já o presidente do Instituto EMATER, Rubens Niederheitmann, considera a parceria com a FETAEP extremamente importante para os agricultores(as). “Da forma como vem fazendo, a Federação tem contribuído para que o agricultor participe do Show Rural e conheça todas as unidades didáticas do EMATER, com a devida orientação dos técnicos”, afirma Rubens, dizendo que a cada ano a parceria é aperfeiçoada e melhorada. Mais informações na pág. 4 Jornal da Não deixe de visitar o Show Agropecuário. Show Rural 2016 Durante a semana mais de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar passam pelo estande da FETAEP. Pág. 13 FETAEP, SENAR, EMATER e COOPAVEL comemoram parceria de sucesso. Pág. 6 Alimento seguro com produtividade e renda. Pág. 7 Destaques FETAEP Av. Silva Jardim, 775 | Rebouças Curitiba - PR | 80230-000 Edição 132 | Novembro 2015 Envelopamento autorizado. Pode ser aberto pela ETC.

Upload: fetaep

Post on 24-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal da FETAEP edição 132 - Novembro de 2015

TRANSCRIPT

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná

Filiada à:

Ao organizar e coordenar toda a logística que envolve a participação de mais de seis mil agricultores e agricultoras familiares,

a FETAEP – em parceria com COOPAVEL, SENAR e EMATER - oportuniza a categoria trabalhadora rural o acesso a novas tecnologias e conhecimentos em torno do universo agropecuário. Porém, não é só isso. A Federação também orienta os visitantes que passam pelo seu estande com o intuito de otimizar o dia de campo. Trabalho este que é reconhecido e valorizado pelos parceiros.

Para o presidente da COOPAVEL, Dilvo Grolli, essa orientação é fundamental. “Além de demonstrar organização, a FETAEP facilita a interação entre o produtor rural e as empresas uma vez que o foco do Show Rural é colocar à disposição dos visitantes os melhores técnicos e as mais recentes variedades tecnológicas”, informa Grolli.

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) também valoriza a atuação da Federação. “A FETAEP sempre mobiliza um número expressivo de agricultores familiares para o Show Rural, e que, em sua maioria, estão levando para suas propriedades rurais uma gama de informações”, diz o superintendente do SENAR, Humberto Malucelli.

Já o presidente do Instituto EMATER, Rubens Niederheitmann, considera a parceria com a FETAEP extremamente importante para os agricultores(as). “Da forma como vem fazendo, a Federação tem contribuído para que o agricultor participe do Show Rural e conheça todas as unidades didáticas do EMATER, com a devida orientação dos técnicos”, afirma Rubens, dizendo que a cada ano a parceria é aperfeiçoada e melhorada.

Mais informações na pág. 4

Jorn

al d

a

Não deixe de visitar o Show Agropecuário.

Show Rural2016

• Durante a semana mais de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar passam pelo estande da FETAEP.

Pág. 13

FETAEP, SENAR, EMATERe COOPAVEL comemoramparceria de sucesso.

Pág. 6

Alimento seguro com produtividade e renda.

Pág. 7

Destaques FETAEP

Av. Silva Jardim, 775 | RebouçasCuritiba - PR | 80230-000

Edição 132 | Novembro 2015 Envelopamento autorizado.Pode ser aberto pela ETC.

Agriculturaem FormaçãoContinuar no campo de forma sustentável com

renda e qualidade de vida. Este é um dos grandes propósitos da FETAEP ao estimular e propiciar a ida

de mais de 6 mil agricultores e agricultoras familiares ao Show Rural 2016. Há 11 anos o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, em parceria com FETAEP, SENAR, EMATER e COOPAVEL mobiliza e organiza caravanas oriundas de todo o Estado que lá encontram muito aprendizado e conhecimento.

A cada dia surgem novidades em torno das técnicas de produção que melhoram os resultados de cultivo e, consequentemente, os ganhos. Por conta disso é que o evento – situado em um terreno de 72 hectares - torna-se o ambiente perfeito para quem busca informação. Lá, com a ajuda de pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, entre outros profissionais capacitados, é possível receber a orientação ideal para a propriedade rural, sempre respeitando a realidade de cada um.

Afinal, ao contrário do que muitos pensam, Show Rural é sim ambiente para a agricultura familiar. Lá, além do conhecimento, os agricultores também têm acesso a preços diferenciados mediante as linhas de crédito das instituições financeiras participantes e conhecem maquinários de pequeno e médio porte. Aproveitem as informações presentes neste Jornal que foi elaborado, especialmente, para orientar e otimizar a sua visita ao parque tecnológico.

Boa leitura.

Ademir MuellerPresidente da FETAEP

Editorial FETAEP

2

INFORMATIvO DA FEDERAçãO DOS TRABAlhADORESNA AGRICulTuRA DO ESTADO DO PARANá Av. Silva Jardim, 775 – Rebouças – Curitiba (PR) – Fone: (41) 3322-8711Presidente: Ademir Mueller; vice-presidente: Marcos Brambilla; 2º vice-presidente: Marucha Vettorazzi; Secretário geral: Carlos Alberto Gabiatto; Secretário de Finanças e Administração: Cláudio Aparecido Rodrigues; 1º secretário de Finanças e Administração: Alexandre Leal dos Santos;Jornalista responsável: Renata Souza - 5703 SRTE/PR e-mail: [email protected]ária: Fernanda Maldonado.Projeto gráfico e diagramação: RDO Brasil - (41) 3338-7054Impressão: Gráfica AJIR | Tiragem: 6 mil exemplares | Apoio: Senar-PR

Conhecimento e bons resultados

“Quem não é visto, não é lembrado”.Este conhecido ditado popular pode servir como um estímulo para as mulheres trabalhadoras rurais integrarem e participarem ativamente do Show Rural 2016. Para a secretária de Mulheres e Políticas Sociais da FETAEP, Marucha Vettorazzi, a participação feminina no evento é essencial, pois faz com que as mulheres saiam da invisibilidade no

campo e conheçam outras possibilidades de trabalho e renda. “Quando sai de sua casa, a mulher troca experiências e conhece novas fontes de renda. Ou seja, ela amplia seus horizontes”, afirma.

“Todo ano a agricultura familiar é presenteada, a cada edição do Show Rural, com inúmeras experiências e tecnologias que se apresentam em forma de equipamentos e, especialmente, de conhecimento”, afirma Marcos Brambilla, secretário de Política Agrícola da FETAEP. A cada ano, continua ele,

as pesquisas se superam com novas descobertas que possibilitam o aperfeiçoamento das práticas usadas na produção de alimentos e até mesmo das commodities que também saem das propriedades da agricultura familiar.

“A contribuição que temos com este ambiente preparado com as mais diversas atividades agrícolas que temos no Paraná é de suma importância”, afirma. Afinal, complementa, há o estímulo e o desenvolvimento de uma agricultura familiar que se profissionaliza e avança para uma produção mais sustentável, com geração de renda para a permanência no campo em especial da juventude rural que dá continuidade a forma de trabalho familiar gerando renda e qualidade de vida.

Isso tudo é possível graças à grande experiência que o EMATER tem em desenvolvimento rural e produção de alimentos aliado ao processo formativo e de unidades de referências que fomentam a evolução das tecnologias. Com a metodologia adotada, o agricultor participa das descobertas e aprende de forma mais ampla as boas práticas agrícolas que se completa com a pesquisa da EMBRAPA e IAPAR e as empresas especialistas em implementos agrícolas para a agricultura familiar.

SENAR PR

3

NOVEMBRO 2015

O Show Rural é um evento onde o produtor e sua família tem condições de entrar em contato com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para o meio rural. Esse é o motivo que faz com que o Sistema FAEP/SENAR-PR seja parceiro há 28 anos consecutivos do evento, investindo para que centenas de produtores rurais possam visitar o evento e acompanhar as tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. "O Show Rural é sinônimo de avanços e inovações, a maior universidade a céu aberto do país na difusão de tecnologias agropecuárias, não podemos deixar de participar", diz o presidente da FAEP, Ágide Meneguette. Este ano, em parceria com 150 sindicatos rurais são 175 caravanas que garantem a presença de oito mil produtores rurais de todas as regiões do Estado do Paraná. O Sistema FAEP/SENAR-PR tem um estande exclusivo de 256 m2 para recepcionar os produtores rurais, como um ponto de encontro e de informações para as caravanas. No local uma equipe de funcionários e seus supervisores regionais em conjunto com o Sindicato Rural de Cascavel prestam atendimento as caravanas e entregam material informativo , um kit do Sistema FAEP/SENAR-PR, com uma bolsa, caneta, caderno para rascunhos, folders e boné. Todos os anos o Sistema FAEP, através do SENAR-PR, também atua em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) contribuindo para a par ticipação dos trabalhadores rurais no evento. Esse ano mais de cinco mil trabalhadores, que estão em torno de 100 caravanas, tiveram a opor tunidade de conhecer o Show Rural por meio dessa parceria.

SISTEMA FAEP/SENAR-PR E O SHOW RURAL

Para o secretário de Finanças e Administração da FETAEP, Cláudio Rodrigues, o Show Rural tem um grande impacto positivo em todo o Paraná desde a sua primeira edição. “O evento continua sendo um dos grandes responsáveis por estabelecer a troca de experiências entre técnicos, especialistas, pequenos e grandes produtores no Estado”, afirma. Um bom

exemplo da importância do Show Rural na vida prática dos produtores é o caso de uma propriedade no município de São Miguel do Iguaçu, que teve seu modelo de produção agroecológica inspirada em uma proposta apresentada em um dos eventos, há oito anos. “Hoje, esta propriedade é uma referência em nível internacional em cultivo de orgânicos”, ressalta ele.

A juventude rural sempre demonstrou muito interesse em participar de eventos em busca de novas experiências e aprendizados. E para o Show Rural não poderia ser diferente. “Pela primeira vez contaremos com caravanas de jovens de algumas colônias agrícolas e da Casas Familiares Rurais da região”, é o que afirma o secretário de Juventude e de Políticas Agrárias da FETAEP, Alexandre Leal, que

aproveita para reforçar a importância da visita ao Show Rural 2016 e ao espaço da FETAEP no evento. “O Show Rural é uma ótima oportunidade para inspirar ideias que podem ser moldadas e aplicadas no dia-a-dia da sua propriedade ou da propriedade da sua família.

Uma escola à céu aberto. É assim que o secretário de Assalariados(as) Rurais e de Previdência da FETAEP, Carlos Gabiatto, define o Show Rural COOPAVEL, em Cascavel. Segundo ele, o evento tem sido uma vitrine da ciência e tecnologia utilizadas na busca de alternativas de produtividade, geração de renda e diversidade de produção também para os pequenos agricultores. “É um local de trocas de experiências. Se os aprendizados conquistados a partir dessas trocas são

colocados em prática, com certeza proporcionam mais competitividade aos

nossos agricultores familiares”, pondera ele.

Parceria em benefício daformação da agricultura familiar

Desde 2006 que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Paraná (MSTTR) participa do Show Rural COOPAVEL, em Cascavel, mediante a

parceria imprescindível entre FETAEP, SENAR, COOPAVEL e EMATER. Seu papel, além de organizar e mobilizar a categoria em caravanas, é orientar os participantes e otimizar o dia de campo indicando os locais onde devem se dirigir em busca de informações voltadas ao interesse da agricultura familiar.

Com a orientação da FETAEP, afirma o presidente do EMATER, Rubens Niederheitmann, o agricultor efetivamente tem ido conhecer as tecnologias apresentadas nas áreas do Instituto, “facilitando também o nosso trabalho. Com a iniciativa, também nos sentimos valorizados pela entidade que representa os trabalhadores rurais”, revela.

Segundo ele, é nítida a diferença entre os agricultores que participaram e os que não participaram do Show Rural quando o assunto refere-se à adoção de novas tecnologias e técnicas. “Apesar de não termos pesquisas quantitativas, percebemos que há uma diferença considerável. Ganhos em produtividade e renda são constatados frequentemente na região e no Estado, em função de eventos como o Show Rural”, diz Niederheitmann.

Já para o SENAR, como no Paraná há o predomínio de pequenas propriedades – sejam elas de subsistência ou empresarial – é fundamental que os trabalhadores estejam conectados com as novas tendências tecnológicas. “Por se tratar de um dos maiores eventos tecnológicos relacionados ao setor rural é importante a participação dos agricultores que desejam e necessitam estar em contato com o que há de vanguarda no meio rural”, afirma o superintendente do SENAR, Humberto Malucelli.

“A FETAEP sempre mobiliza um número expressivo de agricultores e familiares para o Show Rural, e que, em sua maioria, estão levando para suas propriedades rurais essa gama de informações”, diz o Superintendente do SENAR, Humberto Malucelli.

• Edição de 2015 – agricultoras e agricultores familiares no estande da FETAEP em busca de orientações.

FETAEP, SENAR, EMATER e COOPAvEl investindo na família do campo.

• Parque tecnológico do Show Rural.

4

Após curta experiência na cidade, o jovem de São Miguel do Iguaçu (Oeste do Estado), Sérgio Menegasso Lunardi, de 29 anos, retornou para o meio rural.

A qualidade de vida, liberdade, possibilidade de obter os mesmos ganhos ou até mais, além de ser o próprio patrão foram alguns dos motivos que o levaram a tomar a decisão de regresso. “Meu pai tinha se aposentado e não iria mais tocar as vacas de leite. Então pensei: pode ser a minha chance. Minha vida, quando retornei, melhorou em 100%”, disse.

Hoje é ele quem administra a propriedade da família de três alqueires. Possui 12 vacas de leite e três novilhas, mas a família também cultiva – para o próprio consumo - tomate, batatinha, abobrinha, melancia, frango, entre outros. A própria produção de melancia e de tomate foram inspirações oriundas de uma de suas participações no Show Rural. “Por causa do clima e do solo da região achamos que algumas variedades não dariam certo, mas quando aprendemos as técnicas percebemos que é possível sim. A melancia e o tomate estão aí para provar”, afirmou.

Jovem regressa ao campo após experiência na cidade.Sérgio, que já esteve por diversas vezes no Show Rural com as caravanas do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de São Miguel do Iguaçu, incentiva os trabalhadores e as trabalhadoras rurais que nunca foram para irem. “Quem não conhece não faz ideia do que está perdendo”, afirma. De tudo que ele já aprendeu lá, o jovem destaca a palestra que assistiu sobre o uso de um suplemento homeopático no sal mineral do gado que ajuda na prevenção de carrapatos. “Adotamos a medida nas nossas vacas e neste ano não precisamos dar banho em nenhuma delas”, revela.

O jovem trabalhador rural é mais um exemplo de que a sucessão rural é possível sim. “Quando se tem diálogo e vontade de trabalhar as coisas dão certo”, afirma Lunardi que já adiantou que em 2016 deverá ser um dos seis mil trabalhadores rurais presentes no Show Rural. “Irei em busca de novidades, em especial de novas tecnologias do leite”, conta.

• José Leal Lunardi, pai de Sérgio, mostra orgulhoso sua produção de melancia. Semente obtida no Show Rural.

• Qualidade de vida e renda no campo atraíram o jovem Sérgio Lunardi de volta ao meio rural. Na foto, ele e os pais em frente a sua residência.

• Família reunida na plantação de tomates. Mudas adquiridas no Show Rural.

O caminho de volta

5

Não deixe de visitar o “Show Agropecuário”

O Show Agropecuário será composto por 148 empresas de insumos e tecnologias para o desenvolvimento da Avicultura, Suinocultura, Pecuária de Leite e

Corte. Portanto, um dos espaços que não pode deixar de ser visitado pelos agricultores e pelas agricultoras familiares, afinal segundo o presidente da COOPAVEL, Dilvo Grolli, todo o local foi pensado e projetado para eles.

“O Paraná é o primeiro produtor de aves, o terceiro produtor de suíno e leite do Brasil. E, sem dúvida, foi a agricultura familiar quem impulsionou esta produção, por isso, colocar a pesquisa e a ciência ao alcance desses produtores é alavancar ainda mais a produção e criar um estado de excelência e referência na pecuária e dar oportunidade também aos filhos e filhas para a continuidade do trabalho no campo”, afirma o presidente da COOPAVEL.

O foco do Show Agropecuário, portanto, será a divulgação do conhecimento para os produtores rurais com vistas à melhoria da produtividade e, consequentemente, da renda. Não deixe de passar por lá.

Além do Show Agropecuário, o presidente da COOPAVEL adianta que as novidades tecnológicas serão para todos os perfis de visitantes. “As quase 500 empresas presentes terão mais de 2 mil novidades na agricultura, pecuária e equipamentos. O propósito é que, mediante o conhecimento, a agricultura familiar obtenha melhores resultados“, diz Grolli.

Espaço dentro do Show Rural promete enriquecer ainda mais o evento.

• As quase 500 empresas presentes terão mais de 2 mil novidades na agricultura, pecuária e equipamentos.

• “O Show Rural Coopavel é uma oportunidade única para a agropecuária paranaense e para as famílias da agricultura familiar”, diz Dilvo Grolli, presidente da COOPAVEL.

• Use roupas leves e confortáveis.• Use protetor solar e labial.• Tome água durante todo o dia.• Lembre-se de se alimentar.• Lembre-se do seu remédio• Elabore um roteiro, você aproveitará melhor seu tempo;• Use o boné da FETAEP. Além de se proteger do sol, você ainda divulga a nossa instituição e mostra que você faz parte do nosso Movimento.

Algumas dicas para melhorar sua visita

• Participantes da edição de 2014 durante a visita.

6

Inserido em uma área total de 3 hectares, o espaço do Instituto EMATER no Show Rural 2016 contará com diversos atrativos e uma programação especialmente

voltada para a agricultura familiar. Este ano, o tema central levado à discussão pelo EMATER será “Alimento Seguro como Produtividade e Renda”, cujo foco principal vai ser apresentar e debater alternativas de produção de alimentos seguros para a sociedade e rentáveis para a agricultura familiar.

Em parceria com o IAPAR, a EMATER vai pontuar questões de manejo do solo e da água com a preservação de recursos naturais, com a intenção de demonstrar aos visitantes quais são as formas corretas de preparo do solo para a implantação das culturas com a preservação destes dois recursos naturais (solo e água). Outro tema trazido será o manejo integrado de pragas e doenças nas culturas, com o objetivo de estimular a redução da aplicação de produtos químicos nas plantações e cultivos

para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Os técnicos demonstrarão alternativas aos químicos, como a utilização de produtos biológicos, predadores e parasitas de pragas, e os cuidados com esse tipo de alternativa.

Outros temas abordados serão a produção de olerícolas em ambiente protegido e seguros para o consumo; o cultivo de morangos semi-hidropônicos; alternativas de produção de frutíferas, tanto para o consumo doméstico quanto para a produção comercial, reforçando as orientações para produção de alimentos seguros para consumo “in natura”; produção de peixes em tanques construídos em solo seco; produção de leite com qualidade, produtividade e renda na pequena propriedade; orientações sobre apicultura e produção de mel e demonstração da utilização de plantas medicinais, na produção de diferentes tipos de chás.

• A equipe do Instituto também promoverá debates sobre empreendedorismo no campo.

• Técnicos e agrônomos do Instituto EMATER recebendo e orientando a agricultura familiar.

Espaço do Instituto EMATER no Show Rural 2016 discutirá alternativas de produção de alimentos seguros para a sociedade.

Alimento seguro e produtividade de renda

Produçãode VideirasQuanto às novidades, o agricultor familiar poderá visualizar a produção de videiras instalada em um ambiente protegido no espaço do Emater, como demonstração. A proteção das videiras funciona contra pássaros, granizo e abelhas.

EMATER no Show Rural Presente no evento há 21 anos, a cada ano o Instituto EMATER tem conseguido levar novas tecnologias e informações ao evento, no sentido de ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida da família rural. O Show Rural é uma vitrine onde podemos expor o nosso trabalho e a importância que o EMATER tem no contexto da agricultura paranaense, contribuindo decisivamente para a dinamização das economias locais e da produção de alimentos seguros, com baixo impacto ao meio-ambiente ”, diz o presidente do EMATER, Rubens Niederheitmann.

• Participantes da edição de 2014 durante a visita. Empreendedorismo no Campo Além desses temas, a equipe do Instituto promoverá debates sobre empreendedorismo no campo. A geração de renda através do artesanato, proporcionando mão de obra e valorização do trabalho das mulheres, a produção agroecológica de alimentos e seus benefícios, bem como o turismo rural e recomendações sobre este nicho serão questões pautadas ao longo do evento.

7

IAPAR leva unidadesdemonstrativas ao Show Rural 2016

Instituto Agronômico do Paraná investe em apresentações didáticas para os pequenos produtores, trazendo novidades e ideias de complementação da renda familiar.

Desde as primeiras edições do Show Rural COOPAVEL, o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) está presente com um grande leque de tecnologias e inovação para os produtores agrícolas. Para

a edição de 2016, o IAPAR preparou diversas novidades especialmente direcionadas aos pequenos produtores.

Um dos trabalhos de maior destaque do Instituto é o projeto “Redes de Referências para a Agricultura Familiar”. Adotando um modelo inovador de pesquisa, o formato de trabalho escolhido propicia a participação do produtor na formulação de propostas de mudanças na propriedade. Somente quando o produtor aprova o projeto de mudanças, elas passam a constituir parâmetros para a orientação de outros agricultores com as mesmas características de propriedade. Dessa forma, desenvolvem-se novas tecnologias e ideias de produção adequadas às condições específicas de cada propriedade.

Na unidade demonstrativa do IAPAR, os produtores familiares terão oportunidade de conversar e trocar experiências com técnicos e especialistas que conhecem as particularidades da pequena produção familiar. Um dos destaques é a apresentação do programa Leite Mais. Desenvolvido nos últimos cinco anos entre pequenos produtores de 32 municípios da região de

Umuarama, o programa, conduzido em parceria pelo IAPAR e Emater, possibilitou o aumento de 119,7 para 167,7 litros de leite ao dia nas propriedades participantes. Além disso, houve uma proporção de aumento de 2,33 para 3,41 salários mínimos mensais entre 2009 e 2013, mediante a oferta regular de assistência técnica especializada em produção leiteira.

Outra novidade para o Show Rural 2016 será a área demonstrativa do cultivo de maracujá em ambiente protegido. Segundo o diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do IAPAR, Edmilson Gonçalves, a principal vantagem de produzir o maracujá em ambiente protegido é defender o pomar do ataque de pulgões. “Os pulgões transmitem o vírus do endurecimento do fruto, uma doença que pode causar perda total da produção”, explica ele.

As demais demonstrações abordarão outras técnicas de fruticultura como opção de geração de renda aos pequenos produtores, manejo e conservação do solo com demonstração de uma área cultivada sob o sistema de plantio direto e o simulador de chuvas, altamente didático e que ganha grande atenção do público do evento. Finalmente, haverá unidades demonstrativas também do cultivo de café, mandioca e feijão, desenvolvidas e adaptadas pelo programa de melhoramento genético do IAPAR.

• Simulador de chuvas será uma das atrações levadas pelo IAPAR - altamente didático e que ganha grande atenção do público do evento.

8

Mais de 50 anos de lutas pela valorização da classe trabalhadora ruralFETAEP contribuindo com a geração de emprego e renda no campo.

Conheça um pouco do trabalho desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), entidade que representa e defende os seus

interesses: trabalhador e trabalhadora rural. A FETAEP, assim como todo o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, está à sua disposição para ajudá-lo no que for preciso.

Quem somos?

A FETAEP, fundada em 1963, é uma entidade sindical constituída para representar legalmente a categoria profissional dos trabalhadores rurais. Atualmente, a FETAEP possui 308 Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados, representando cerca de 1 milhão de trabalhadores(as) rurais paranaenses, entre agricultores(as) familiares e assalariados(as) rurais.

Nossas lutas

A FETAEP luta pela implementação de políticas públicas que atendam às necessidades da população rural. Busca também: • Garantir os benefícios previdenciários e trabalhistas.• Defender a agricultura familiar e a agroecologia.• Promover o desenvolvimento territorial.• Ampliar o crédito para custeio e investimento com mais

prazo e juros menores, além de organizar a produção.

Também tem como foco:

• Melhorar o nível socioeconômico dos assalariados rurais.• Valorizar a mulher trabalhadora rural, os jovens e os idosos.• Viabilizar o acesso à saúde, à habitação

rural e à educação no campo.

9

• Acompanhar e monitorar os seguintes programas: PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar; SEAF (Seguro da Agricultura Familiar); PGPAF (Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar); PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural). Vale destacar que todos estes programas são frutos do trabalho do MSTTR.

• Promover o CCIR dos agricultores(as) familiares.• Lutar pelo fortalecimento do cooperativismo, pela

implantação do biodiesel e pela ampliação do Fundo de Aval.• Participar dos colegiados territoriais, conselhos

institucionais e da cadeia produtiva.

Política Agrária

• Acompanhar e agilizar o assentamento das famílias acampadas.

• Lutar pela implementação de um Programa Estadual de Regularização Fundiária.

• Atender com agilidade aos projetos de crédito fundiário que vêm sendo demandados pelos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – conquistado pelo MSTTR.

Assalariados

• Valorizar o assalariado e a assalariada rural por meio de melhores condições de trabalho e renda, com acesso à saúde e segurança.

• Reduzir a informalidade no campo atuando em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

• Realizar negociações Coletivas de Trabalho que atendam às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

• Erradicar o trabalho escravo e infantil.• Combater a informalidade nas relações

de trabalho e emprego no campo.• Lutar pela reforma agrária e pela

preservação do meio ambiente.

Principais conquistas:

• PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

• Fornecimento de produtos da agricultura familiar ao: PAA – Programa de Aquisição de Alimentos/ PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar.

• PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário (compra direta).

• Benefícios Previdenciários (INSS):• Aposentadoria diferenciada (55 anos mulheres e 60 anos homens);• Auxílio-doença;• Salário maternidade;• Pensão por morte;• Acidente de trabalho;• Aposentadoria por invalidez.

• PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural.• Piso Salarial Estadual.• Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho.• Fundo de Aval.

Algumas das bandeiras de lutas da FETAEP:

Política Agrícola

• Formular políticas públicas voltadas à segurança alimentar, tendo como princípio a agroecologia e a preservação ambiental.

CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Criada há 52 anos representa os direitos de mais de 20 milhões de homens e mulheres do campo e da floresta, que são agricultores(as) familiares (proprietários ou não), acampados(as) e assentados(as) da reforma agrária, assalariados(as) rurais, meeiros, comodatários, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais e ribeirinhos.FETAEP – Representa os trabalhadores rurais do Paraná congregando 308 STTR´s filiados e distribuídos em 10 Regiões Sindicais.STTRs – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – é a entidade sindical.calizada no município, estando próxima dos anseios e lutas da categoria.

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais precisa da sua participação. Seja sócio do Sindicato e contribua regularmente com a Contribuição Sindical. Participe das nossas ações e mobilizações! Informe-se junto ao Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do seu município ou à FETAEP.

O MOVIMENTO SINdICAL - SAIbA COMO NOS ORGANIzAMOS

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) é constituído por uma Confederação com sede em Brasília, a CONTAG, por 27 Federações de Trabalhadores (as FETAG s) e por

mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais espalhados por todo o Brasil.

Mulheres

• Coordenar e implementar ações e estratégias para superação de todas as formas de discriminação e de desigualdade ligadas ao gênero existentes no meio rural.

• Realizar cursos, encontros e seminários com o propósito de conscientizar as mulheres sobre os seus direitos.

• Combater a violência contra a mulher, inclusive com a delegacia móvel da Mulher conquistada pelo MSTTR e equipada pelo governo.

Juventude

• Promover eventos de qualificação voltados ao aperfeiçoamento profissional dos jovens trabalhadores rurais, de acordo com a realidade de cada região do Estado.

• Incentivar a formação sindical com o objetivo de motivar a participação da juventude no sindicalismo rural.

• Lutar pela implementação de políticas públicas adequadas às necessidades da juventude rural, ao acesso dos jovens à terra, ao crédito e assistência técnica oficial gratuita visando possibilitar a permanência do jovem no campo.

Meio Ambiente

• Promover debates entre os dirigentes sindicais e trabalhadores e trabalhadoras rurais acerca do novo código florestal e sobre a necessidade de aliar práticas produtivas à preservação do meio ambiente.

• Promover junto aos agricultores(as) familiares o CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Políticas Sociais

• Manter e ampliar as conquistasdo MSTTR em torno da:

• Habitação Rural.• Previdência Social e Saúde. • Proteção Infanto-Juvenil.• Educação no campo.• Assistência Social.

Formação

• Capacitar lideranças e técnicos acerca do PADRSS (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário).

• Realizar cursos modulares de formação político-sindical destinados a dirigentes sindicais e lideranças de base.

• Promover encontros sobre organização, administração e gestão sindical.

Organização Sindical

• Dar suporte aos processos eleitorais dos sindicatos filiados, lutando pela transparência nas eleições sindicais e pela renovação das práticas sindicais dos dirigentes.

• Orientar os procedimentos quanto a sua regularidade no Ministério do Trabalho, tais como pedidos de registro, alterações estatutárias, criação de extensões de base e atualizações junto ao CNES - Cadastro Nacional de Entidades Sindicais.

• Nortear os dirigentes sindicais acerca da gestão sindical que vai desde as práticas contábeis transparentes até a regularidade nos direitos sociais dos empregados dos sindicatos.

A família de Roseane Aparecida Thomé, de Jesuítas, é presença garantida no Show Rural Coopavel. Há seis anos a família participa do evento, sempre com as caravanas do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município. Ela, o marido Edivaldo Thomé e os filhos Eduardo e Bruno, buscaram na edição de 2015 conhecimento sobre aviários e chiqueiros. A família pretende, futuramente, optar por uma das atividades econômicas para os filhos trabalharem.

Em 2015 foi a primeira vez que Ari Antonio Werlang, de Capitão Leônidas Marques, participou do Show Rural. Integrante da caravana do STTR do município, Ari estava animado para investir em sua propriedade, tendo em vista que está implementando uma migração na sua atividade econômica, passando de gado de leite para gado de corte.

A agricultora familiar Clarice Ferrari Conz, de Araruna, participa do Show Rural quase todos os anos. Em 2014, aprendeu a trabalhar com conservas, entre elas estão as de abóbora, chuchu e pepino. Sempre que pode faz questão de participar do evento.

Para as irmãs Tereza Bortoloso Bohm e Inês Bortolozo Bom, de Palotina, quem não conhece a riqueza do Show Rural não imagina o que está perdendo.

As vizinhas de propriedade e amigas de Tupassi, Sônia Franzão e Márcia Fejola, ficaram encantadas com o sistema de irrigação proposto pelo Instituto Emater durante o Show Rural. “São medidas simples e baratas que, com garrafas pets e mangueiras, podemos implementar facilmente nas nossas propriedades”, diz Márcia. Já Sônia, que participou em 2015 pela 4ª vez do evento, afirma: “a cada ano levamos mais conhecimento”.

Família de Vitor Alves da Silva, de Maripá, recebe do IAPAR mudas do feijão curió.

Giro Show Rural 2015Aprender para inovar. Olhares atentos e curiosos para toda e qualquer novidade buscam levar para suas realidades de trabalho aquilo que ali, nos campos e jardins do parque tecnológico, dá tão certo. Frutas, verduras, legumes, cereais, sementes, flores, entre outros cultivos, embelezam os olhos dos visitantes e despertam a curiosidade em torno do cultivo e da produção. Curiosidade esta que se transforma em conhecimento e aprendizado. Confira alguns depoimentos de agricultores e agricultoras familiares que participaram da edição de 2015.