edição 132

16
FINAL DO TUF: ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ CAPRICHE NO CURRÍCULO Taxa de desemprego no país em maio foi de 5,8% Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o índice ficou em 4,5%, o mais baixo entre as regiões pesquisadas. Pág. 03 VEM MAIS FRIO POR AÍ Pág. 15 Pág. 02 www.jornaldaestacao.com.br Inverno, que começou na última quarta-feira, será de temperaturas abaixo da média e muita chuva. Pág. 14 Ao todo serão instalados 40 unidades. ENQUETE OPINE SOBRE A POLÊMICA DOS ÁRBITROS Pág. 06 Sapucaia tem novas paradas de ônibus RIO+20 sem resultados significativos Mapa turístico do estado circula em Londres Lactose pode ser um problema FOTO: Guilherme Santos/PMPA www.jornaldaestacao.com.br - 22 a 28/06/2012- Ano 4 - nº 132 - Distribuição gratuita em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo Pág. 12 Canoas comemora aniversário Pág. 05 Pág. 13 Pág. 03 Pág. 07 Pág. 04 Semana do Meio Ambiente em Esteio Curso gratuito de modelagem de sapatos em Novo Hamburgo

Upload: versao-impressa

Post on 03-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Leia na íntegra!

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 132

FINAL DO TUF: ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

CAPRICHE NOCURRÍCULO

Taxa de desemprego no país em maio foi de 5,8% Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o índice ficou em 4,5%, o mais baixo entre as regiões pesquisadas. Pág. 03

VEM MAIS FRIO POR AÍ

Pág. 15

Pág. 02

www.jornaldaestacao.com.br

Inverno, que começou na última quarta-feira, será de temperaturas abaixo da média e muita chuva. Pág. 14

Ao todo serão instalados 40 unidades.

ENQUETE OPINE SOBRE A POLÊMICA DOS

ÁRBITROS

Pág. 06

Sapucaia tem novas paradas de ônibus

RIO+20 sem resultados significativos

Mapa turístico do estado circula em Londres

Lactose pode ser um problema

FOTO: Guilherme Santos/PMPA

www.jornaldaestacao.com.br - 22 a 28/06/2012- Ano 4 - nº 132 - Distribuição gratuita em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Pág. 12

Canoas comemora aniversário Pág. 05

Pág. 13

Pág. 03

Pág. 07

Pág. 04

Semana do Meio Ambiente em Esteio

Curso gratuito de modelagem de sapatos em Novo Hamburgo

Page 2: Edição 132

u GRéCIA CONSEGUE FORMAR NOVO GOVERNO Após o insucesso em criar uma coalizão política capaz de governar o país e refazer as eleições parlamentares, a Grécia finalmente conseguiu formar uma base governis-ta. Nas novas eleições, o partido conservador chamado Nova Democracia (ND) saiu-se vencedor, mas não pos-suía a maioria, e precisou negociar com os partidos de esquerda em busca de um consenso. Segundo colocado nas eleições, o partido social-democrata Pasok anunciou na quarta-feira que seus deputados, juntamente com os do partido de centro-esquerda Dimar, aceitaram gover-nar juntamente com o ND.

02 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

radar O governo uruguaio está planejando legalizar a venda de maconha. Segundo a imprensa o governo pretende estabelecer “registros de consumidores” para conceder-lhes até 40 cigarros por mês

país pelo mundo

Em meio à crise eco-nômica internacional, que compromete principalmen-te a Europa, o grupo de pa-íses emergentes conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se comprometeu na reunião do G20 a reforçar o caixa do Fundo Mone-tário Internacional (FMI). Dos 75 bilhões de dólares que os cinco países preten-dem dispor à instituição, o Brasil contribuirá com dez bilhões. Essa contribuição, porém, está condicionada ao desejo dos Brics de ter maior poder de decisão dentro do FMI.

Durante o G20, a

discussão principal foi, como o esperado, a crise. Apesar dos reflexos estarem sendo sentidos no mundo inteiro, a situação tem origem na crise econômica europeia e o tom do evento foi o de conciliar os europeus, para que eles possam superar o momento. A presidenta Dilma Rousseff declarou que os europeus devem aprender a aliar crescimento econômico com responsabilidade fiscal, uma lição que o Brasil aprendeu após também passar por diversas crises, e pediu para que a União Europeia faça o possível para ajudar o novo governo grego em formação.

Logo após o evento do G20, no México, os re-presentantes dos países rumaram para o Rio de Janeiro onde realizam a conferência da Rio+20.

A pauta da reunião foi definida somente na terça-feira, com dois dias de atraso, e após muitas complicações. O texto aprovado acabou sendo muito criticado por ins-tituições ambientalistas, que afirmam que ele é vago e pouco ambicioso, mas reafirma o compro-misso de todos os países em buscar a eliminação da pobreza e encerrar os incentivos ao consumo de combustíveis fósseis.

Para a presidenta do Brasil, a resolução apro-vada foi uma vitória, lem-brando da dificuldade que

é 191 países entrarem em consenso, e de que outras conferências sobre o cli-ma sequer conseguiram produzir um documen-to final. O texto também ressalta a necessidade dos países em desenvol-vimento receberem apoio e incentivos econômicos para que possam crescer de forma sustentável, mas os meios para isso não fo-ram estabelecidos.

O sentimento geral foi de que, apesar dos países não estarem totalmente satisfeitos com o resulta-do, a conferência foi, de fato, produtiva.

Brics prometem reforçar FMI em US$75 bilhões

Do G20 ao Rio+20

u JULIAN ASSANGE BUSCA ABRIGO POLÍTICO NO EQUADOR

O fundador do WikiLeaks, o australiano Julian As-sange, entrou na embaixada do Equador atrás de asilo político após perder na Justiça britânica seu último recurso contra sua extradição para a Suécia. Assan-ge é acusado de ter retirado o preservativo durante relação sexual com duas suecas, o que pelas leis do país é enquadrado como estupro, mas o australiano alega que as acusações são uma retaliação por seu site ter divulgado vários segredos de Estado dos Es-tados Unidos. Assange então buscou auxílio junto à embaixada do Equador, pois o governo equatoriano já mostrou-se simpático a sua defesa. O Equador está estudando o caso e, se não aceitar abrigá-lo, Assange deverá ser preso por ter violado sua condicional.

u ELEIçõES CONTURBADAS NO EGITOA primeira eleição presidencial do Egito em décadas não ocorreu de forma tranquila. Primeiro, a Suprema Corte do país, composta por magistrados indicados ainda por Mubarak, anularam as eleições parlamen-tares alegando irregularidades, ato que foi visto como um golpe contra a democracia que recém se instala no país. Polêmica também foi a contagem de votos da eleição para presidente. O candidato da oposição e representante da ala política muçulmana, Moham-med Mursi, afirmou ter sido o vencedor da disputa com 52% dos votos, mas ao mesmo tempo o candida-to Ahmed Shafiq, ex-primeiro-ministro de Mubarak, também afirmava ter vencido com 51,5%. Indepen-dente do resultado, a Junta Militar que governa o país no momento tomou medidas para limitar os poderes do novo presidente, o que foi muito mal recebido pela população.

Aconteceu na semana

Anúncio foi feito no G20, encontro que reu-niu representantes das 20 maiores econo-mias mundiais no México esta semana

Criticado por ambientalistas, governo consi-dera o texto aprovado uma vitória

u Na segunda-feira, dia 18, teve início as inscri-ções para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Os alunos que participaram do Enem de 2011 po-dem se inscrever at[e hoje para disputar uma das 30.548 vagas em instituições públicas de ensino superior disponíveis pelo programa. O Rio Grande do Sul possui 1.251 vagas.

u Segundo pesquisa divulgada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), as exportações gaú-chas recuaram mais de U$ 500 milhões no ano. O crescimento do volume de exportações foi de -5,9% em relação ao ano passado. Esse desem-penho colocou o Rio Grande do Sul em quinto lu-gar entre os estados mais exportadores, abaixo de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. A estiagem, o embargo da Rússia e o protecionis-mo da Argentina são apontados como os princi-pais culpados.

INSCRIçõES DO SISU

ExPORTAçõES RECUAM NO ESTADO

u A partir de amanhã as operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários deverão di-vulgar suas redes assistenciais na internet, através de imagens ou mapas que indiquem a localização de cada prestador de saúde. A norma vai permitir que os benefi-ciários possam localizar de forma mais fácil e ágil todos os prestadores de saúde do plano contratado.

MUDANçA NOS PLANOS DE SAúDE

u “Foi por amor a São Paulo” - A frase é do deputa-do federal Paulo Maluf, que de mãos dadas com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva selou o apoio do Partido Progressista a candidatura de Fernando Hadad à prefeitura de São Paulo. O encontro acon-teceu na última segunda-feira, dia 18, na residência do deputado e resultou na saída da deputada Luiza Erundina da chapa como vice de Hadad Em entrevis-ta à Record News, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou que o ex-presidente Lula cedeu a chantagens de Paulo Maluf.

ALIANçA LULA MALUF

u A Câmara de Deputados do Paraguai aprovou on-tem um pedido de julgamento de impeachment do pre-sidente Fernando Lugo por mau desempenho de suas funções. A petição foi aprovada por 73 votos a 1.

impeachment dO PRESIdENtE PARAGUAIO

Page 3: Edição 132

03 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

radarestado

Na última segunda-feira, dia 18, o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito apresentou o Pla-no Estadual de Segurança no Trânsito. O projeto sugere medidas de curto, médio e longo prazos para reduzir a mortalidade aos índices propostos pela Organização das Nações Unidas e chegar a 2020 com metade dos óbitos re-

gistrados em 2011. As ações que serão executadas no RS surgiram a partir

de visitas técnicas ao Rio de Janeiro, onde blitzes e ações da Lei Seca foram acompanhadas, e à Europa, onde foram ve-rificados os resultados obtidos pelas políticas da Espanha, França e Alemanha.

Estado apresenta Plano de Segurança no Trânsito

Índices de desemprego apresentam queda

A Assembleia Legislativa aprovou o aumento de diárias para integrantes do Poder Executivo. Os valores ficarão entre R$ 123 e R$ 365

Uma estratégia de pro-moção do turismo gaúcho, elaborada pela Secretaria de Turismo do Estado, está fazendo o mapa do Rio Grande do Sul circular por Londres. Ele fez parte da mostra denominada Art Below, que permaneceu na estação de metrô London Bridge até o último dia 11, e agora está em exposição no Hospital Club, localizado em Convent Garden, local que abriga galeria de arte, estúdio de televisão, estúdio de música, sala de projeção e

um restaurante baseado em arte criativa.

De acordo com a direto-ra de Promoção e Eventos da pasta, Camila Mumba-ch, o mapa é, atualmente, a imagem que o Estado utiliza dentro e fora do País. “Esse material contextualiza as re-giões e coloca nelas os atra-tivos que cada uma delas dispõe para atrair os turis-tas. Essa é a nossa imagem institucional que todos estão aprendendo a reconhecer”, destacou.

Mapa do Rio Grande do Sul em Londres Nas seis principais re-

giões metropolitanas do país - Porto Alegre, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Pau-lo – a taxa de desemprego ficou em 5,8% no mês de maio. O índice é o mais baixo para o mês desde 2002. A informação é do Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística, IBGE.

A região de Porto Ale-gre ficou com o índice mais baixo entre todas as

áreas pesquisadas com o índice de 4,5%, taxa que apresenta leve queda em relação ao mês de abril, que apresentou taxa de 4,7%.

Estão ocupados na in-dústria 20,8% dos traba-lhadores da Região Metro-politana de Porto Alegre, e o comércio emprega 19,5%.

A população desocupa-da é de cerca de cerca de 91 mil pessoas.

Brasil

5,8%Maio de 2012

6,8%Abril de 2012

6,4%Maio de 2011

Confira as taxas de desemprego:

Porto Alegre

4,5%

4,7%

5,1%

Page 4: Edição 132

04 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

A 6ª semana do Hip Hop de Porto Alegre, que iniciou no dia 15, encerrará no pró-ximo domingo. A festa, que é organizada pela comuni-dade ligada ao movimento hip hop em parceria com

a prefeitura, reúne música, cultura e saúde e tem como objetivo mostrar aos porto--alegrenses o trabalho so-cial, cultural político e ar-tístico desenvolvido pelo movimento.

Na última segunda-feira, dia 18, foram abertas as inscrições para o Prêmio Açorianos de Literatura. Os concorrentes terão até o dia 13 de julho para se inscre-ver em diversas categorias. Os candidatos devem residir em Porto Alegre, ter nascido na cidade ou ter suas obras publicadas por editora porto-alegrense. O Prêmio Aço-rianos é o mais importante prêmio artístico da cidade de Porto Alegre, e foi instituído pela prefeitura em 1977.

A operação experimental entre as estações Rio dos Sinos e Santo Afonso, iniciada em 22 de junho, deve continuar até que haja a inauguração oficial, ainda sem previsão. As viagens a partir das novas estações são gratuitas e acontecem diariamente das 10h às 23h20.

integraçãointegraçãoPorto Alegre

Esteio

charge

metrô

Mais um trecho da ciclovia da Av. Ipiranga, em Porto Alegre, começou a ser contruído. A nova etapa fica entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Érico Veríssimo, com 1,4 km

Hoje é o último dia para quem quiser participar do sorteio de vagas nos cursos técnicos de Administra-ção e de Contabilidade gratuitos da Escola Municipal de Educação Básica Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Para se inscrever, é preciso comparecer à ins-tituição (rua Xavier de Carvalho, 274, Sarandi) por-tando RG. Os cursos têm duração de um ano e meio.

Os sorteios ocorrerão na próxima segunda-feira, dia 25, na própria escola, às 20h, para o curso de Contabilidade, e às 21h, para o de Administração. É obrigatória a presença no sorteio, quando já será di-vulgado o resultado e serão dadas as orientações re-ferentes à documentação necessária para a matrícula. Mais informações pelo telefone 3364-1065.

No último domingo, dia 17, durante o Passeio Ciclístico do Bem Estar que ocorreu na Redenção, o prefeito José Fortunati anunciou que Porto Alegre terá aluguel de bicicletas até o segundo semestre do ano.

Os porto-alegrenses te-rão acesso a bicicletas de aluguel em 30 pontos da cidade. Fortunati explicou que o projeto associa-se

à construção de ciclovias na cidade no esforço do município de estimular o transporte com segurança. Os usuários poderão aces-sar as bicicletas por meio da liberação por celular a entregá-las em outro dos 29 pontos. A proposta está em avaliação financeira na pre-feitura que está em busca de parceiros para viabilizar a ideia.

O centro de formação Teresa Verzeri está com inscrições abertas para ofi-cinas de Artesanato e Prá-ticas Domésticas. As aulas são gratuitas e ocorrem na rua São Luiz, 240, no bair-ro Parque Amador, em Es-teio.

As aulas de artesanato serão nas quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. As de Práticas Domés-ticas ocorrem nas quintas--feiras, no mesmo horário.

Quem tiver interesse em participar pode se increver pelo telefone 3460.4197.

A partir da próxima segunda-feira, dia 25, ocor-re a XVI Semana do Meio Ambiente. O tema deste ano será “Esteio Sustentável’ e entre as atividades estão re-

vitalizações de praças, cami-nhada ecológica e sessões de cine 3D.

O objetivo da Semana do Meio Ambiente é incentivar a comunidade esteiense a

refletir sofre os problemas ambientais e contribuir com atividades que preservem o meio ambiente.

Confira parte da programação 25 de Junho 16h – Entrega da revitalização da Praça Irmão Egí-dioLocal: Avenida Presidente Vargas, Centro 27 de junho 9h - Caminhada Ecológica Local: Concentração na Praça Coração de Maria 29 de junho Cine 3D (sessões durante o dia inteiro)Filme: O planeta pede socorroLocal: Casa de Cultura

Cursos técnicos gratuitos têm inscrições até hoje

Cidade tem XVI Semana do Meio Ambiente Centro de Formação oferece oficinas gratuitas

Capital terá aluguel de bicicletas

Semana do Hip Hop na Capital se estende até domingo

Prêmio Açorianos de Literatura recebe candidatos

NOVAS ESTAçõES AINDA ESTãO EM OPERAçãO EXPERIMENTAL

Foto: Luciana Birck/JE

A Prefeitura de Esteio ofereceu na última segun-da-feira, dia 18, a oficina de Plano de Marketing. Durante o evento, Proprietários de micro e peque-nas empresas da cidade tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre análise de ambien-te interno e externo, objetivos estratégicos, perfil dos clientes, ações e monitoramentos, entre outras ações de marketing empresarial. O próximo curso será o de Formação de Preços e ocorrerá do dia 02 ao dia 07 de julho.

A inauguração da nova sala de informática da Escola Sirley Vargas Ferraz foi marcada por uma aula especial. Participaram do curso de informáti-ca os alunos do Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade.

Na última terça-feira, dia 19, a Casa de Cultu-ra de Esteio recebeu o espetáculo “Exército de So-nhos”, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que falou a jovens e adultos sobre os perigos da imprudência no trânsito. A apresentação fez parte da 4ª Semana da Juventude, que vai até 30 de junho.

OFICINA DE PLANO DE MARkETING

INAUGURADA SALA DE INFORMáTICA

ESPETáCULO REFORçA CONSCIENTIzA-çãO PARA O TRâNSITO

Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Page 5: Edição 132

05 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

integraçãoCanoas

Cidade comemora 73 anos Dia 27 de junho é dia

de comemorar o aniver-sário de Canoas. Este ano a cidade completa 73 anos de emancipação, fato que será marcado por ativi-dades culturais, sociais e inaugurações de obras e serviços. A programação, que iniciou ontem, vai en-volver diversas atividades que ocorrerão nas praças, nos parques, nas unidades da prefeitura e na região central da cidade.

A comunidade está convidada a celebrar os avanços e inovações con-quistados. Entre as ati-vidades da programação destacam-se as inaugura-ções da UPA 24h (Unida-de de Pronto Atendimen-to) na Região Sudoeste, e da Emergência do Hos-pital Nosssa Senhora das Graças, no dia 21; o Lan-

çamento da “Rua de La-zer” no Jardim do Lago, no dia 24, e a entrega da Casa das Artes Villa Mimosa à comunidade, no dia 27.

FOTO: Gilson Filho

Foi lançado esta semana o programa Estágio em Canoas, com 160 vagas para estudantes de ensino Médio e Superior. Inscrições no site www.canoas.rs.gov.br

Balanço da Feira A 28ª Feira do Livro de

Canoas, que encerrou no último sábado, dia 16, recebeu 200 mil pesso-as e vendeu mais de R$ 251.977,00 em livros. A Feira, que teve como tema literário o escritor Simões Lopes Neto e como patro-no Fabrício Carpinejar, ga-nhou destaque em even-tos como o 1º Seminário Internacional de Contado-res de Histórias e a Usina da Criatividade. O livro mais vendido foi “diário de um Banana”.

Inaugurado primeiro Centro de Oncologia

Aberta a Exposição de Painéis do Restauro “Fragmentos”

O primeiro Centro de Oncologia de Canoas, lo-calizado no Hospital Nos-sa Senhora das Graças, foi inaugurado na última terça--feira, dia 19. A obra, viabili-zada pela comunidade com fundos angariados pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, começou em 2003 e foi concluída há duas sema-nas.

O novo Centro terá ca-pacidade para atender cerca de 90 pessoas por dia e terá 11 poltronas para quimio-terapia e três leitos de recu-peração para pacientes em tratamento contra o câncer. Inicialmente, o local atende-rá pacientes via convênio ou particular. Em quatro meses, os pacientes do SUS devem começar a ser atendidos.

Ocorreu na última sexta--feira a solenidade de aber-tura da Exposição de Painéis do Restauro “Fragmentos” no Espaço Cultural Ray Kroc McDonald’s do Cano-as Shopping. A exposição estará aberta até terça-feira, dia 26, e está inserida no projeto cultural “Tomar café

também é uma arte”.Através de quatro painéis,

o processo de restauração da Casa das Artes Villa Mimo-sa é apresentado, junto com informações históricas e de-talhes artísticos desse traba-lho.

A exposição está aberta das 10 às 22h.

O município de Ca-noas foi emancipa-do de Gravataí em 27/06/1939. Hoje é o município com o segundo maior PIB do estado.

Page 6: Edição 132

06 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

integraçãoSapucaia

Novas paradas de ônibus são instaladas

Projeto visa bem estar animal

Desde o dia 13 de ju-nho estão sendo insta-ladas novas paradas de ônibus em Sapucaia. Até o final do mês, 40 para-das serão colocadas nos pontos de embarque e de-sembarque do transporte coletivo.

As novas paradas resul-tarão em mais segurança e comodidade ao cidadão,

por meio de assentos e cobertura para abrigar da chuva e do frio. A insta-lação contemplará as ruas Justino Camboim, Theo-domiro Porto da Fonseca, Manoel Serafim e João Pereira de Vargas.

Além das 40 paradas, outras 60 serão instaladas em uma segunda etapa e 50 serão reformadas.

A proteção dos animais de estimação está sendo foco do projeto “Bem estar animal”, da Prefeitura de Sapucaia. Ele propõe a par-ticipação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino e de toda a comunidade sa-pucaiense para a constru-

ção de ações que inibam o abandono e o descaso com as animais de estimação.

O projeto piloto está sendo desenvolvido no Loteamento Colina Verde e começou ontem com os alunos da Escola Munici-pal Walmir Martins. Os

alunos assistiram a pales-tras sobre posse respon-sável, bem estar animal e zoonoses.

O projeto “Bem estar animal” dá seguimento à campanha de posse res-ponsável de animais, insti-tuída em 2010.

estaçãontrevista

O Jornal da Estação conversou com o prefeito de Sapucaia, Vilmar Ballin, para saber sobre os investimentos feitos e sobre o crescimento da cidade nos últimos anos.

Jornal da Estação: Nos últimos anos, como o senhor vê o crescimento de Sapucaia?

Vilmar Ballin: O grande desafio quando assumi a prefeitura de Sapucaia, mesmo passando por uma crise, era reestruturar o poder de investimento da prefeitura. A Secretaria de Obras estava praticamente sucateada, então os investimentos começaram na recuperação do parque de máquinas. Foi fundamental a parceria do governo federal e do governo estadual para que a gente pudesse fazer investimentos pesados na área de drenagem, por exemplo, investimentos que o município sozinho levaria 30 anos para fazer.

JE: A cidade investiu muito em saúde, a que se deve essa preocupação?

Ballin: A reestruturação do Hospital Getúlio Vargas era uma necessidade, e através de uma parceria com o Hospital Conceição foi possível fazer um diagnóstico preciso das carências do nosso hospital. A partir disso começamos a reestruturação, com a compra de equipamentos e a contratação de servidores. Fomos o município que mais investiu em saúde em 2010. Isso me deixou bastante feliz, porque a saúde é sustentada basicamente por recursos municipais. Obviamente que isso não era o suficiente, precisávamos também trabalhar nos postos de saúde para resolver o problema da lotação da emergência do hospital. Então trabalhamos para que a rede de saúde funcionasse, com exames, médicos especialistas, tratamentos e distribuição gratuita de medicamentos. Quando os pacientes podem ter o tratamento nos postos de saúde, eles não precisarão procurar o hospital. A gente tem a humildade para reconhecer que na área da saúde o processo é longo, mas eu já fico bastante feliz com os resultados que estamos obtendo. Temos leitos que dão conta da demanda da cidade e inclusive atendemos pessoas dos municípios vizinhos.

JE: O senhor destaca algum outro investimento que foi bastante importante?

Ballin: Focamos muito na educação infantil, que era uma das prioridades. Construímos mais escolas para as crianças e ampliamos uma que já existia. A entrega de uniforme gratuito e a merenda que melhorou de qualidade foram conquistas importantes também.

JE: E o que ainda precisa melhorar no município?Ballin: A minha grande frustração é que a cidade

podia ter avançado mais se não fossem os problemas burocráticos e de falta de receita. A cidade cresceu desordenadamente, temos um número de bairros bastante grande que ainda não estão regularizados. Avançamos um pouco nessa questão, mas precisamos avançar mais. A construção do plano de mobilidade também é uma coisa que precisará ser feita.

Até o final do mês, 40 novas paradas de ônibus serão coloca-das em Sapucaia

curtas

Prevenção ao uso de drogas em Sapucaia

Na próxima segunda--feira, dia 25, inicia a 1ª Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, Valo-rizando a Vida de Sapu-caia. As escolas da cidade prometem movimentar a rotina escolar com o evento. O cronograma de atividades integra pai-néis, palestras, oficinas de

artesanato, apresentações teatrais, artísticas e musi-cais que tem como objeti-vo atingir toda a comuni-dade do município.

A abertura oficial ocorrerá na terça, dia 26, às 14 horas, na Praça Ge-neral Freitas. As ativida-des ocorrerão até sexta, dia 29.

Escola ganhará novo prédioFoi assinada na última quarta-feira a ordem de servi-

ço de início das obras da construção do novo prédio da Escola Municipal Adolfo Cassel, localizada na Avenida Justino Camboim, 5981. A nova escola terá salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, banheiros, sala para professores e diretores, setor pe-dagógico, área para recreação, entre outros espaços.

Dia 25/06: a partir das 13h30, no Centro de Eventos da Associa-ção Comercial, Indus-trial e de Serviços de Sapucaia do Sul, have-rá diversas palestras. O ingresso será um li-tro de leite.

Dia 26/06: Intensa programação artística e de serviços de saú-de. Na ocasião, será entregue a premiação do “Concurso para es-colha do Mascote e do Slogan” do Projeto.

Dia 27/06: Ativida-des simultâneas em diferentes escolas da rede municipal de en-sino e entidades.

Dia 28/06: Oficinas de Robótica na escola Júlio Ströher. Na Padre Réus ocorrerão ofici-nas de prevenção ao uso de drogas e apre-sentação do Grupo “Som Na lata”. Encer-rando o dia, a “Tribo” irá realizar sessão de contação de histórias com fantoches.

Confira algumas atividades:

FOTO: Rodrigo Guerin

Cidade cada vez mais asfaltada

A travessa Paulo thiessen está sendo asfaltada. A rua é uma das 19 que serão beneficiadas na primeira fase da Operação Asfalto. Além da Operação Asfalto, algumas ruas em diferentes bairros estão passando por recape-amento e tapa buracos, melhorando as condições de trânsito na cidade.

FOTO: Rodrigo Guerin

Vilmar Ballin, prefeito de Sapucaia

Seguem as inscrições para a GuyanubaEstão abertas as inscrições até o dia 04 de julho, aos

músicos nativistas interessados em participar da 22ª edição Guyanuba da Canção Nativa. As inscrições po-dem ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura e turismo (Av. João Pereira de Vargas, 2843 – B. Nova Sapucaia).

Page 7: Edição 132

07 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

integraçãoNovo Hamburgo

A nova sede da Agência Municipal de Empregos de Novo Hamburgo foi inaugurada no dia 20 de junho. O espaço está situado na Rua Joaquim Pedro Soares, 349, no Centro

São Leopoldo

Abertas inscrições para curso de modelagem de sapatos

Bairro São Jorge recebe ReLuz

Nova estação de tratamento de esgoto

Estão abertas as inscri-ções para o quinto módulo do projeto de extensão Sa-pateiro – capacitação para reinserção no mercado de trabalho das indústrias de calçado de Novo Ham-burgo. O curso é realizado gratuitamente pela Feevale em parceria com o Sindica-to dos Sapateiros de Novo Hamburgo e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indús-trias do Vestuário, Calçados

e Componentes de Estância Velha.

Não é necessário ter par-ticipado dos módulos ante-riores para se inscrever. As aulas iniciam no dia 03 de julho, seguindo até 18 de setembro, totalizando 80 horas. O curso recebe ins-crições até 02 de julho. Os encontros serão nas terças e quintas à tarde. Incrições pelo telefone 8436-7418 ou e-mail [email protected].

Na última segunda-feira, dia 18, foi a vez do bairro São Jorge receber mais uma etapa do programa ReLuz, que substituirá 1.050 lâm-padas na região. O projeto já passou por onze bairros e atingiu 60% do município.

A diferença já pode ser notada pelas ruas de Novo

Hamburgo: “Antes tínha-mos uma iluminação defa-sada e em desacordo com as necessidades das vias. Com o ReLuz teremos um siste-ma padronizado e de qua-lidade”, destaca o prefeito Tarcísio Zimmermann. Ao todo serão renovadas 22.956 luminárias na cidade.

A Estação de Trata-mento de Esgotos (ETE) no loteamento Morada dos Eucaliptos, bairro Canudos, foi inaugurada ontem, dia 21. Com isso, a cidade passará de 2% para 4% de esgoto cloacal tratado.

A ETE inicialmente tratará seis litros de esgo-to por segundo e benefi-ciará diretamente 1,3 mil famílias do bairro. Quan-do operar em sua capa-cidade plena, terá condi-ções de tratar 20 litros de esgoto por segundo.

Programa: noções básicas de anatomia do pé; medidas do pé e da forma; uso correto de materiais e plano de corte; sistemas francês e inglês de medidas e escalas; desenvolvimento de três modelos básicos de

calçados: masculino, feminino montados e espor-tivo, no sistema ensacado;

desenvolvimento de pré-fabricado para estes modelos.

Começa segunda fase do “Minha Casa Minha Vida”

Na última quarta-feira, dia 20, foram abertas as incri-ções do programa “Minha Casa Minha Vida 2”. A ideia é possibilitar que cerca de cinco mil famílias de São leo-poldo possam adquirir a casa própria.

Os inscritos na primeira fase podem continuar nesta segunda fase, mas é necessária a atualização dos dados cadastrais. As inscrições vão até 20 de julho, e podem ser feitas na Secretaria de Habitação do município, das 10h às 17h.

FOTO: Charles Dias

FOTO: Ronan Dannenberg

FOTO: Ronan Dannenberg

População acompanhou o lançamento no Salão Nobre da Prefeitura

curtas

Vacinação até atingir a metaA Rede Municipal de Saúde da cidade vai seguir com

a Campanha Nacional de Vacinação até o município atingir a meta de 80% dos públicos vacinados. Até sexta--feira passada o percentual de vacinados era de 64,18% o equivalente a 20.437 pessoas.

Romaria do Padre ReusUma das principais celebrações católicas do Vale dos

Sinos, a Romaria do Padre Reus, será realizada em São Leopoldo no dia 08 de julho. São esperados cerca de 15 mil fiéis para a caminhada religiosa que é uma tradição da cidade. Neste ano a romaria tem como tema “discí-pulos missionários na promoção da saúde, no cultivo da ternura e do encanto pela vida”.

Redução de até 35% nos gastosAs novas lâmpadas que estão sendo instaladas gas-

tam menos e tem maior durabilidade, o que fará com que os gastos sejam reduzidos em até 35%.

Page 8: Edição 132

AgendA

08 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

A peça, que está em cartaz há mais de seis anos, é in-terpretada pela atriz Mônica Matelli e conta a história de Fernanda, uma mulher de 35 anos, independente, bem sucedida e que vive em busca de um grande amor. O tempo que ela gasta com os homens nesta busca daria para ir a Marte e voltar, mas o grande desejo de amar e ser amada faz com que ela não desista jamais.

“Os homens são de Marte... e é pra lá que eu vou!”

eventosfolclore

O que: “Os homens são de Marte... e é pra lá que eu vou!”Quando: hoje, 22/06Onde: Teatro Feevale (Campus II da universidade (ERS-239, 2755) - NH)Horário: 21h Ingresso: de R$ 40 a R$ 90

O que: exposição “Italian Genius Now”Quando: até 12 de agostoOnde: Santander Cultural (Rua Sete de Se-tembro, 1028 – POA)Horário: da 10h às 19hIngresso: gratuito

O que: “SOL DE SI”Quando: 22 de junho Onde: Teatro Carlos Carvalho (Rua dos Andradas 736 – 2º andar – POA)Horário: 20hIngresso: Gratuito

Exposição “Italian Genius Now” traz 49 designers

Clássicos da MPB

O Santander Cultural abriga a edição bra-sileira da exposição Italian Genius Now, um expressivo panorama com cerca de 90 obras de 49 designers e artistas que traduzem a pro-dução da arte e do design italiano nas últimas seis décadas.

A mostra contém objetos de alto valor estético, ricos em funcionalidade e moder-nidade, documentos, fotografias e materiais editoriais.

O Grupo de canto “SOL DE SI” apresen-ta hoje o show “Nossa Cantoria”. Atualmente composto por 20 integrantes, o grupo foi for-mado há oito anos na escola Projeto em Por-to Alegre. No repertório, clássicos da Música Popular Brasileira e algumas “pérolas” esque-cidas ou desconhecidas do grande público.

Fogueira, casamento na roça, cadeia, pescaria, quadrilhas, além de muita comi-lança são típicos desta época do ano. As festas juninas ocorrem durante o mês in-teiro, e algumas com um pouco de atraso, são marcadas para julho. A tradição de comemorar o Dia de São João em 24 de junho é proveniente de Portugal e tem mais força no Nordeste brasileiro, mas aqui no Rio Grande do Sul também há espaço para essas festividades.

A principal diferença das festas juninas gaúchas é a mistura de trajes caipiras com trajes gaúchos. Aqui pode-se usar tanto o vestido de prenda como o de caipira nessas festas. O mesmo vale para o traje dos homens. O regionalismo está expresso no uso da bombacha,vestidos rendados e discretos, entre outras peças características daqui.

Quem não tem roupas assim pode improvisar vestindo uma camisa xadrez ou costurando retalhos na calça jeans. As mulheres normalmente fazem um penteado com duas tranças, uma de cada lado, para representar a mulher caipira. Os homens usam chapéu de palha e desenham um bigode, que pode ser desenhado com carvão.

No Rio Grande do Sul, as festas de São João costumam ocorrer nas escolas, e os alunos e professores se envolvem na preparação das comidas e da decoração do evento.

A festa de São João é aque-cida pelo ritmo do forró e também do vanerão, dança típica entre os gaúchos. As comemorações englobam as enormes fogueiras, que ser-vem como centro para a fa-mosa dança da quadrilha. As barraquinhas com comidas típicas, a pescaria com brindes e a cadeia também não podem ficar de fora das festividades.

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bo-los e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canji-ca, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, cocada, pé-de-moleque e quentão.

Danças e brincadeiras fazem jus à tradição

Comidas típicas

De 15/06 a 21/06TeatroPara Acabar Com o Julgamento de DeusQuando: sábados e domingos até 24/06Onde: Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart 551 – POA) Horário: 20hIngresso: R$ 10 (50% desconto para estudantes, artistas eidosos)

ExposiçãoAlien: Manifestações do Disforme

Quando: até 08/07Onde: MARGS (Praça da Alfândega, s/nº – POA) Horário: terças a domingos, das 10h às 19hIngresso: gratuito

22/06 – SextaDocumentárioParalelo 10

Onde: CineBancários (Rua General Câmara, 424 - POA)

Horário: 15h, 17h e 19h (sexta, sábado e domingo)Ingresso: até R$ 5

23/06 – SábadoTeatroAs mulheres da Rua 23 (RJ)

Onde: teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inacio Cristiano Plangg, 66, NH)Horário: 20hIngresso: até R$ 20

23/06 – DomingoTeatroO Chapeuziunho Vermelho

Onde: teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inacio Cristiano Plangg, 66, NH)Horário: 16hIngresso: até R$ 20

28/06 – QuintaMusicalQuando chegar a hora Onde: CCMQ – teatro Carlos carvalho (R. dos Andradas, 736 – POA)Horário: 20hIngresso: R$ 10 a R$

Prepare-se para o arraial!

lazer

Page 9: Edição 132

09 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

Na próxima terça-feira, dia 20, haverá um concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. O evento será às 20h na Praça da Matriz, com entrada gratuita

O apaixonado por livros

■ Ingredientes • 500g de camarão limpo• 2 cebolas médias picadas• Temperos verdes• 1 colher (sopa) de açafrão• 1 xícara de vinho branco• 1 tablete de caldo de peixe (ou legumes)• 2 xícaras de arroz arbóreo• 100 ml de leite de coco• Azeite de oliva

■ Modo de fazer• Numa frigideira, coloque um fio de azeite. Quando estiver bem quente, sele os camarões. Reserve.• Na mesma frigideira, refogue a cebola e adicione o açafrão.• Em seguida, coloque o arroz e, vá adicionando aos poucos o vinho.• Quando estiver quase seco, coloque o caldo de peixe (dissolvido em 1 xícara de água) e adicione água, aos poucos, até o arroz estar cozido.• Coloque o leite de coco e os temperos.• Por último, acrescente os camarões, cozinhe por 1 minuto aproximadamente e sirva.

Personagem do trem!

Machado de Assis, Érico Veríssimo, Monteiro Lobato. Leomer Martins, de Porto Alegre, é um amante da literatura brasileira. Atualmente está lendo o livro Laços de Família, de Clarisse Lispector: “Quem me falou dela foi um professor de português. Ele citou uma frase dela que me despertou: ‘Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente’. Essa frase me marcou e eu acabei tendo vontade de ler os livros da autora.”

Além de ler, Leomer também gosta de observar o trânsito de passageiros: “Pego o trem todos os dias para ir ao trabalho, e durante o trajeto eu fico analisando os passageiros. Os que mais chamam a minha atenção são as pessoas sérias, para quem eu não arriscaria nem dar ‘bom dia’; as vovós que ficam passeando; os jovens com cara de baderneiros, mas ao mesmo tempo levam um livro na mão; e os tímidos, que ficam o tempo todo de cabeça baixa”. Para mim, são todos como personagens de livros, cada um com suas peculiaridades.

Campina Grande, na Paraíba, tem uma das festas mais famosas do Brasil, atraindo milhares de pessoas. No Parque do Povo, cerca de 100 mil pessoas passam pela festa diariamente. A canjica e a pamonha são comidas tradicio-nais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

A quadrilha pede vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas), e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações.

O casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais. A noiva está grávida e o pai da mesma obriga o rapaz a se casar. Na apresentação do casamento na roça, o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva que lhe aponta uma espin-garda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja re-alizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalha-vam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho.

Festa mais famosa

Símbolos da Festa Junina

culinária

Risoto Carioca

Neste sábado, dia 22, haverá o “Arraial do Sesc” no Largo Glênio peres, em Porto Alegre. Das 15h às 19h a programação inclui comidas típicas, brincadiras, jogos e forró

Pamonha Bolo de amendoim

Pé-de-moleque

Prepare-se para o arraial!

Page 10: Edição 132

Em entrevista ao pro-grama “Fantástico”, Luiza Brunet revelou que aos 12 anos precisou trabalhar como empregada domés-tica e cabeleireira para aju-dar sua família, e que foi graças ao trabalho como cabeleireira que ganhou a oportunidade de se tornar modelo. “Essa foi uma eta-pa muito interessante na minha vida, porque me fez aprender muita coisa. Me tornei uma mulher muito organizada dentro do sis-tema da casa”, contou ela para o quadro “O que vi da vida” do programa do-minical.

A apresentadora Angélica, que está na Bahia gravando com o Olodum para seu programa “Estrelas”, entrou no clima e fez um penteado inspirado em Bob Marley. A loira, que está grávida de cinco meses de uma menina, divulgou fotos em sua página na internet com seu novo visual: dreadlocks.

Segundo o jornal “O Globo”, os atores Vanessa Giácomo e Daniel Oliveira estariam separados. Os dois, casados há anos, têm dois filhos: Raul, de quatro anos, e Moisés, de dois anos. Vanessa Giácomo é uma personagem revolucionária feminista em ‘Gabriela’.

■ Dreadlocks

■ Separados

Rapidinhas

Ex-empreguete

Frase da semana:

“Homofobia já seria crime, homem

que ameaçasse a mulher ia ser

punido e champanhe constaria como

item obrigatório nos aviões e na cesta

básica do brasileiro, junto do arroz com

feijão!”

Prometeu a socialite Val Marchiori,

contando que foi convidada a ser

candidata a deputada federal.

O cantor Gusttavo Lima ainda não sabe se vai se casar logo, mas de uma coisa ele tem certeza: vai ser pai de uma criança com Sín-drome de Down. Ele revelou sua vontade de adotar, mesmo que este-ja com apenas 22 anos. A ideia sur-giu há muito tempo, quando o ser-tanejo teve contato com o filho down de um vizinho. “Des-de então tenho essa von-tade. As crianças com Síndrome de Down são muito especiais, puras e carinhosas. É um desejo que um dia vou realizar”, garantiu.

Musa das quadras de vôlei bra-sileiras, Mari Paraíba resolveu aceitar a proposta da “Playboy” e fechou contrato com a re-vista para ter um ensaio nu estampando a próxima edi-ção. A jogadora de 25 anos que é destaque da Superliga Feminina de Vôlei deste ano já admi-tiu recentemente que largaria o esporte pela car-reira de modelo, mas ainda não tinha recebido ne-nhum convite tenta-dor como esse.

O jogador Adriano Imperador foi visto re-centemente deixando a boate Nuth, no Rio de Janeiro, com nada menos do que 10 mu-lheres. Adriano estava na festa de aniversário de um amigo, e teria deixado a casa às 4h20 acompanhado de três loiras em seu carro, e as demais teriam se-guido em outros veí-culos. Atualmente sem clube, o jogador tentou desconversar: “Fui no aniversário de um ami-go com 3 amigos e 3 amigas . Não entendo o porquê não falam a ver-dade, mas tudo bem”.

■ Musa do vôlei fecha com Playboy

Por mais curvas

■ Haja saúde!

A cantora americana Rihana revelou à revista Us Weekly que quer engordar e voltar a ter bum-bum. Ela, que ultimamente tem chamado a atenção por apare-

cer cada vez mais magra, co-loca a culpa de sua forma física à sua agenda cheia. “Eu não durmo direito mais. Isso tem um custo no seu corpo”, contou a

cantora de 24 anos, que ain-da confessou: “Não estou feliz com o meu corpo. Eu emagreci demais. Eu que-ria ser mais gordinha. Eu quero a minha bunda de volta”. Ela recentemen-te foi internada por exaustão.

A atriz Juliana Paes revelou ao “Jornal da Tarde” que sofreu com o clima das gravações da novela “Gabriela”, da qual é protagonista. Ela diz que passou sede e até fome: “No sertão, a gente tinha falas um pouco mais secas mesmo. Não dá para você ficar batendo papo, você está com sede, com fome. Você se poupa. Eu nunca tinha estado ali. Isso rever-bera no olhar”, declarou. Juliana também disse que ela tem um lado bem simples. “Fico surpresa de as pessoas acharem que eu não posso ser assim. Eu sei ficar de pé sujo no chão e tenho orgulho disso. Todo mundo é igual quando está com a família, quando acorda descabelada”.

■ Personagem faz atriz passar sede e fome

10 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

A atriz Carolina Ferraz recusou uma proposta milionária para posar nua na revista masculina “Playboy”. O valor do cachê seria em torno de R$ 3 milhõeslazer

Gusttavo Lima quer adotar uma criança

Page 11: Edição 132

tirinhas!

palavras cruzadasALmANAquE DE PASSAtEmPoS • Reprodução autorizada

Horóscopo Semanal

ÁRIES - No amor, abra-se para o inesperado. Você está mais a fim de se divertir e falar bobagens, evite pessoas de astral muito pesado. Não tenha medo de expressar suas ideias e agir conforme seu coração manda.

TOURO - Já está na hora de esquecer o passa-do, taurino. Mude, veja o mundo com outros olhos, deixe o novo entrar em sua vida. No amor, o momento pede desapego, liberdade e leveza.

GÊMEOS - Você tem grandes chances de se dar bem no amor. Porém, não se preocu-pe em se comprometer agora, por enquanto, vá conhecendo pessoas.

CÂNCER - Você pode se sentir dividido entre amigos e família. Quando não sabemos que rumo se-guir, o melhor é confiar no destino e deixar que o aca-so resolva. Fique tranquilo, pois terá gente da melhor qualdiade ao seu lado.

LEÃO - No amor, tudo pode começar como uma amizade e depois... muitas coisas podem mudar! Nas amizades, o clima é de fes-ta, romance e agitação. No trabalho, quanto mais você se aprofundar, melhor.

VIRGEM - Não exagere demais nos gastos. No amor, mudanças estão acontecendo e isso abrirá espaço para novidades em sua vida. Nas amizades, seja diplomático.

LIBRA - Você está mais sensível e pode ver problemas ou inimigos onde não existem. Esse excesso de sensíbilidade pode levá-lo a acabar arrumando brigas sem necessidade. Pense antes de agir.

ESCORPIÃO - Procure organizar melhor sua vida, ter um pouco mais de rotina, para evitar o stress que prejudica a saúde. No amor, prepare--se para viver novas aventuras!

SAGITÁRIO - No amor, não é hora de fazer exigências, deixe rolar. Pro-cure respeitar as opiniões dos outros e exija que as suas sejam respeitadas também.

CAPRICóRNIO - Você pode se sentir tão indeciso a ponto de não saber se é melhor casar ou comprar uma bicileta. O melhor é deixar que o destino esco-lha por você. No amor, vale a mesma dica: abra mão do controle e se entregue!

AQUÁRIO - Relaxe, ninguém é obrigado a ter opinião sobre tudo o tempo todo. No amor, é hora de brincar, paquerar, se divertir sem grandes compromissos. Se rolar, rolou!

PEIXES - Valorize os amigos verdadeiros, pois os outros entram e saem da sua vida rapidamente. Seus dias andam meio confusos, por isso é melhor deixar rolar.

11 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

A atriz Angelina Jolie doou US$ 100 mil para o Alto Comissariado das Nações Unidas para apoiar a ação dessa agência em favor dos refugiados da Síria

estreia

lazer

E Aí... comEu?■ O longa conta a história de Fernando, recém-

separado que conhece uma adolescente linda, e, para sua surpresa, muito longe do clichê da ninfeta ingênua, é inteligente, bem resolvida e muito madura, Honório, jornalista casado que suspeita que está sendo traído pela mulher e Fonsinho, escritor conquistador de mulheres, que nunca se casou e nunca conseguiu terminar um livro.

SomBrAS dA NoiTE■ Dono da Mansão Collinwood, Barnabas é rico,

poderoso e um playboy inveterado... Até que ele comete o grave erro de partir o coração de Angelique Bouchard. Ela, uma bruxa, o condena a um destino pior do que a morte: o transforma em um vampiro e depois o enterra vivo. Dois séculos depois, Barnabas é libertado por engano de seu túmulo e entra no mundo bastante diferente de 1972. Ele volta à Mansão Collinwood para descobrir que a sua propriedade, outrora grandiosa, está em ruínas.

Acesse o nosso site:www.jornaldaestacao.com.br

Solução das Cruzadinhas

Dicarona no trem

Marisa Monte

Gabriela Farias, de Porto Alegre, é apaixonada pela cantora Marisa Monte. Ela indica aos passageiros do trem a música “Ainda bem”. Gabriela se diz muito romântica, e confessa que acompanha a cantora desde sempre. Recentemente ela foi ao show de Marisa Monte em Porto Alegre. Outras músicas que Gabriela indica são “depois” e “Gentileza”.

Page 12: Edição 132

12 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

globalemprego

Ter um currículo bem redigido é um bom começo para quem está em busca de uma vaga no mercado de traba-lho. Montá-lo exige cuidados e algumas regras básicas não podem deixar de ser consideradas. Para dar dicas de como fazer um bom currículo, o Jornal da Estação conversou com Isabel Carmenati Lino, diretora de uma agência de empregos.

Como os departamentos de recursos humanos não têm tempo para analisar currículos muito extensos, a primeira dica é fazer um currículo conciso. “O currí-

culo deve ter no máximo três páginas”, diz Lino. So-mente as informações mais importantes devem ser detalhadas, mas não se deve exagerar nas descrições.

O currículo deve ter uma leitura dinâmica, em que o selecionador olhe rapidamente e encontre onde o can-didato trabalhou, o período e as principais atividades. Ao finalizar o currículo, é muito importante revisar o português. “É muito comum ter currículos com erros de ortografia, e isso já desqualifica o candidato”.

Currículo: como fazer?

Ele é a apresentação do candidato e deve ser feito com muita atenção

Ela explica que a primeira coisa que o candidato deve fazer quando montar seu currículo é deixar claros os contatos. “Muitas pessoas só colocam o e-mail como contato, e isso dificulta se o empregador quiser um contato imediato. O ideal é colocar, além do e-mail, mais de um telefone para contato, e atualizá-los fre-quentemente”, diz Lino.

Quem não têm experiência anterior pode colocar os cursos dos quais participou, palestas, seminários, experiências no exterior, idiomas, nível de informáti-ca. “Muito interessante também é colocar trabalhos voluntários, isso agrega muitos pontos ao candidato”, lembra Isabel Lino.

O interesse e os objetivos do candidato na empre-sa devem estar bem claros, assim como a vaga pretendida. “Quando o currículo for mandado para várias empresas, é possível colocar um objetivo mais amplo, mas sem perder o foco. Pode-se colocar as áreas que interessam, como setor administrativo, por exemplo”.

Para quem tem curso técnico ou faculdade, não é necessário colocar o nome da escola em que estudou no Ensino Médio e Fundamental. “É mais importante colocar as informações de cursos técnicos ou facul-dades. Se estiver cursando, é essencial manter o semestre atualizado”. Colocar cursos de atualização e seminários demonstra que o candidato se preocupa em se atualizar. O currículo deve ser o mais conciso possível. “O

correto é colocar as experiências mais importantes e a mais recente. ter uma sequência cronológica é importante, para não ficar um vácuo e o contratante não ficar se perguntando onde a pessoa andava nesses momentos”, relata a diretora. O candida-to deve dar preferência para as experiências que tenham a ver com o cargo pretendido. “Normalmen-te se coloca a experiência atual primeiro e depois vai colocando as anteriores por ordem de tempo”, aconselha Isabel Lino.

Contato

Objetivos

Qualificação

Experiências

Quem nunca trabalhou

Dicas

Nunca mentir no currículo; dados de identificação claros e atualizados;deixar claro o objetivo e a vaga pretendida na

empresa;Boa diagramação;Revisar o português.O currículo tem que dar um gostinho de “quero

mais”, que o RH tenha vontade de conhecer o candi-dato e explorar através de uma entrevista.

Contatos errados ou desatualizados;Erros de ortografia;Objetivo sem clareza.

Erros mais comunsCURRÍCULO

OBJETIVOS

Nome do candidato

Endereço telefone residencialtelefone celularemail

BairroCidade/UF - CEPData de nascimento: xx/xx/xxxx

Colocar o que pretende na empresa

ESCOLARIDADE

Instituição / curso / semestre e previsão de término (se estiver em andamento) / ano de conclusão (se já estiver concluído)

Cidade, data, mês e ano.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Instituição: Cargo:Período: Principais atividades:

CURSOS E QUALIFICAÇÃO

Informática LínguasOutros

O currículo não deve ser muito “poluí-do”. Recomenda-se letras de forma e

sempre o mesmo tipo de letra. Não é bom deixar ele muito cheio de infor-mações. Não é necessário colocar

foto e pretensão salarial, somente se a empresa solicitar. Se o empre-

gador exigir foto, o ideal é colocar uma com

caráter mais profis-sional, com roupas adequadas e sem muita maquiagem.

Aparência

Page 13: Edição 132

global

plug do@

13 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

saúde

■ Acabe com os problemas ao assistir vídeos

Expediente: Editora Versão Impressa Ltda. • Av. Pará, 984, bairro São Geraldo • Porto Alegre• diretora e editora: Liselote Rahmeier Marquetto• textos e fotos: Liselote Marquetto, Luciana Birck, Monique Colissi e Stéfano Marquetto• diagramação e arte: Luciana Birck, Matheus Coelho e thayse Scussel • Colaboradores: Alex Vaz• Contatos: [email protected] (51 3363 4003)[email protected] (51 3363 4004)[email protected] (51 3363 4014)• Impressão: Grupo Editorial Sinos

Uma das principais funções dos computadores hoje em dia é, sem dúvida, reproduzir vídeos e músicas. E a maioria das pessoas acaba usando o Windows Media Player, que é o reprodutor de mídia padrão do Windows, ou o bom e velho Winamp para ouvir músicas. Eles realmente cumprem o que prometem, e tem funções interessantes, mas tem uma limitação nos chamados codecs.

É comum acontecer de tentar abrir um vídeo no computador e ele não reproduzir corretamente; travar o programa ou exibir uma tela verde, ou mesmo sem som. Isso acontece porque alguns arquivos precisam de codecs específicos para serem lidos corretamente. Por isso, talvez seja uma boa ideia optar por programas mais atualizados e que dispõem dos codecs mais recentes.

Uma recomendação é o KMPlayer. Um programa excelente para reproduzir músicas e vídeos, com funções muito úteis. Ele reproduz praticamente qualquer tipo de vídeo e também soluciona problemas com legendas! Carregar legendas para filmes com ele é prático, basta acessar o menu principal, e você ainda tem autonomia sobre o tamanho das letras e com a sincronia. Além disso, é gratuito e tem versão parcialmente traduzida para o português. Outra opção semelhante é o GOM Player, também gratuito e com os codecs mais atuais e é em inglês.

Leite de caixinha (de vaca) – 10,0 gramas para cada porção de 200 ml (1 copo)

Leite humano – 14,0 gramas para cada porção de 200 ml

Leite com baixo teor de lactose – 1,0 grama para cada porção de 200 ml

A pessoa que sente desconforto ao ingerir produtos derivados do leite pode facilmente descobrir se possui intolerância à lactose. José Inácio Sanseverino explica que através de um exame de sangue é possível diagnosti-car a intolerância. “O paciente ingere um xarope de lac-tose, e após é realizado um exame de sangue que mede o nível de glicose, que mostra a digestão do açúcar do leite. Se o nível não aumentar, a intolerãncia à lactose será confirmada.” O médico relata que normalmente os pacientes com essa intolerância já apresentam sintomas logo depois de ingerir o xarope de lactose: “Eles ficam com a barriga inchada e sintomas de indigestão”.

As pessoas que possuem intolerÂncia à lactose não devem consumir alimentos derivados do leite. José Inácio Sanseverino aconselha a esses pacientes a troca de alimentos lácteos por leite e derivados de soja, por exemplo.

Como o leite e seus derivados são a principal fonte de cálcio para o organismo, o médico recomenda que os pacientes que tenham intolerância à lactose procurem um nutricionista para ajudar na mudança de hábitos alimentares e indicar uma dieta que reponha o cálcio-que o corpo necessita. Com o tempo, cada pessoa pes-soa aprenderá sobre quais alimentos poderá ingerir sem sentir sintomas.

Como diagnosticar

Alimentos indicados

Teor de lactose em um copo de leite

Alguns produtos sem lactose:

• Leite condensado de soja• Creme de leite de soja• Creme Vegetal (semelhante à margarina)• Chantilly Vegetal• Iogurte à base de soja• Leite de soja• Leite de cereais (arroz, aveia)• Leite de coco• Biscoitos integrais• Maionese caseira

A vida sem leiteAlimentos lácteos não devem ser consumidos com moderação por pessoas que possuem intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode surgir já no nascimen-to do bebê, mas é mais comum aparecer ao longo dos anos. Pessoas com essa intolerância não conseguem digerir o leite e seus derivados. Isso ocorre porque o organismo de algumas pessoas começa a produzir em quantidade insuficiente ou não produzir a enzima lac-tase, responsável pela digestão da lactose (açúcar do leite). A concentração da lactase costuma ser alta ao nascermos e decresce com o passar dos anos.

Segundo o chefe do serviço de endoscopia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, José Inácio San-severino, a falta na produção da lactase faz com que a pessoa, ao ingerir leite ou derivados, tenha sintomas típicos de indigestão, como gases, diarréia, distensão abdominal e náusea. O médico diz que a intolerância à lactose não causa problemas maiores: “Ela proporcio-na somente esse desconforto, mas não leva a doenças mais graves. Para pessoas que têm intolerância à lac-tose, são contra-indicados leite e todos os seus deri-vados”.

Sanseverino coloca que, em algumas situações, a in-tolerância à lactose pode ser revertida, mas na maioria dos casos a solução é mesmo a substituição de produtos lácteos por outros tipos. Outra saída para os que não dispensarem o consumo de leite e seus derivados é o uso de medicamentos que ajudam na digestão da lactose.

Algumas pessoas conseguem ingerir leites deslacto-sados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose.

Intolerância à lactose tem cura?

70% dos brasileiros adultos têm algum sintoma após consumir leite de vaca ou derivados. No Japão, praticamente todos os habitantes com mais de 80 anos têm algum grau de intolerância

abc na estação

“O QUÊ” OU “O QUE”?

O quê, com acento, é um pronome interrogativo usado somente em frases finais.Exemplo:Você foi na minha casa fazer o quê?

O que, sem acento, é um pronome interrogativo usado nas demais frases.Exemplo:O que você vai fazer amanhã?

Page 14: Edição 132

inverno

14 l jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

A Prefeitura de Esteio está organizando diversas atrações culturais e artísticas entre os dias 05 e 12 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulherglobal

seleção simplificadavestibular

Causas cíveis

planos de saúde

Causas trabalhistas/ Previdenciáriasvínculo de empregoassédio e dano moral

Simioni Advogadosespecialista em direito do trabalho

Rua Araçá, nº 153 Canoas / Centro

(051) [email protected]

SPC/ SERASA , defesa do consumidorCausas cíveis

planos de saúde

oportunidades• Polícia FederalPeríodo: 18/06 a 09/07Taxa: R$ 125,00Vagas: 350 vagas para escrivão de Polícia FederalRemuneração: R$ 7.514,33Inscrições: www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_escrivao/• TRT - Tribunal Regional do Trabalho 4ª RegiãoPeríodo: até 04/07Taxa: R$ 180Vagas: 6 vagas para juiz do Trabalho substitutoRemuneração: R$ 21.766,15Inscições: www.concursosfcc.com.br

• Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçãoPeríodo: de 26 de junho a 16 de julhoTaxa: R$ 64 a R$ 87Vagas: 510 vagas de níveis médio e superior para os cargos de assistente em ciência e tecnologia, técnico 1, analista em ciência e tecnologia e tecnologista plenoRemuneração: de R$ 2.705 a R$ 9.157Inscrições: www.cespe.unb.br//concursos/mcti_12/• Ministério dos Transportes – Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.Período: até 13 de julho

Taxa: R$ 55Vagas: 255 vagas de nível superior para preenchimento imediato nos cargos de administrador, advogado, analista de sistemas, biólogo, contador, economista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança no trabalho, engenheiro florestal, geógrafo, geólogo, jornalista e médico do trabalho e 305 para formação de cadastro reservaRemuneração: R$ 4,5 milInscrições: www.femperj.org.br

concursos

Os casos de gripe A na região Sul do Brasil só au-mentam nos últimos dias. No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde conta-bilizou até agora 26 casos da doença e cinco mortes até agora, mesmo tendo atin-gido a meta da vacinação contra a gripe, que foi de 80%. No ano passado foram confirmados 103 casos no Rio Grande do Sul, sendo 14 óbitos.

O RS é o estado da Re-gião Sul que tem o número menor de casos. Santa Ca-tarina apresenta 262 casos confirmados de gripe A, com 28 óbitos pela doença e outros 4 por Influenza Sa-zonal. O estado do Paraná está em alerta, pois dos 64 casos confirmados, 36 fo-ram registrados somente no mês de junho. O estado já contabilizou cinco óbitos neste ano.

A influenza é uma doença respiratória aguda, causa-da pelo vírus H1N1. Este subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respirató-rias de pessoas infectadas. O período de incubação varia de 3 a 5 dias.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhan-tes aos causados pelo vírus de outras gri-pes, no entanto requer cuidados especiais caso a pessoa apresentar:

Medidas de prevenção:

• Febre repentina e acima de 38°C; •tosse;• dificuldade respiratória;• dores de cabeça, nas articulações e músculos.

• Higienizar as mãos com frequência; • Utilizar lenço descartável para higiene nasal; • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; • Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

Influenza – H1N1

Gripe A preocupa na região Sul

i

Maior número de casos e mortes está no estado de Santa Catarina

Foi na última quarta--feira, dia 20, exatamente às 20h09, que começou a estação mais fria do ano. Segundo o site Cli-ma Tempo, a região deve se preparar para bastante chuva nos próximos me-

ses, principalmente em agosto e setembro, mês que inicia a primavera. A previsão é de bastan-te frio, mais até do que o normal, para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Confira as previsões:JULHO - O mês começa frio, mas logo esquenta. Uma

massa de ar frio causa declínio acentuado de temperatu-ra na maior parte do País, com geada e neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na Região Sul, a chuva diminui em relação a junho.Temperatura: Abaixo da Média

AGOSTO - A maioria das frentes frias atua apenas no Sul do Brasil. As frentes frias e seus ciclones extratropi-cais associados devem provocar bastante chuva no Rio Grande do Sul.Temperatura: Abaixo da média

SETEMBRO - Sistema de alta pressão predomina na primeira quinzena do mês e dificulta a formação de nu-vens de chuva. As frentes frias serão mais fracas e as massas polares já não são mais intensas o suficiente para provocar resfriamento significativo.Temperatura: acima da média em todas das regiões

Prepare-se para meses de muito frio e chuva

Anuncie aqui

Tel.: 3363 4014

Page 15: Edição 132

15 w jornaldaestação l 22 a 28 de junho de 2012

esportel Brasil se complica no mundial de vôlei

Tanto na Liga Mundial quanto no Grand Prix, o Brasil não está em uma situação confortável na clas-sificação. Na competição masculina, a seleção ficou em segundo lugar no grupo e só será classificada para a fase final se for a melhor entre todos os segundos colocados dos grupos, cujos jogos ainda não termina-ram. No Grand Prix, as meninas da seleção estão em sexto lugar. Neste final de semana acontece a última etapa para que o Brasil possa confirmar sua classifica-ção; às 5h da manhã de hoje, começou a partida con-tra Cuba, e amanhã é a vez de encarar Porto Rico no mesmo horário. Domingo é a partida decisiva contra a China, às 8h30.

giro pelo esporte

O Grand Slam de Wimbledon, na Inglaterra, vai começar na próxima segunda-feira. Os principais tenistas do mundo confirmaram presença e já ficarão por lá para as Olimpíadas

A grande final do The Ultimate Fighter Brasil irá acontecer amanhã, às 23h, em Belo Horizonte. O UFC 147 será o evento em que os finalistas do TUF se en-contram para disputar um contrato com a maior liga de MMA do mundo, no espor-te que mais tem crescido no país, e depois deles é a vez dos seus treinadores e líde-res de equipe realizarem a grande luta da noite.

Porém, a edição do TUF deste ano, a primeira reali-zada no Brasil, tem passado por alguns contratempos. Primeiro, aquele que mais foi sentido pelos que ansio-samente aguardavam a luta, é a grave lesão sofrida por Vitor Belfort, líder do time verde e grande rival de Wan-derlei Silva, do time azul. No último confronto entre os dois, Belfort nocauteou Sil-va nos primeiros momentos da luta e, desde então, Wan-derlei espera uma oportuni-dade para ter sua revanche, que acabou tendo de ser

adiada. Seu adversário agora será o norte-americano Rich Franklin.

O outro grande desfalque do evento é Daniel Sarafian, que faria com Cezar “Mu-tante” a segunda luta mais esperada da noite. Sarafian demonstrou grande desem-penho durante as lutas clas-sificatórias, mas também se lesionou e foi substituído por Serginho, o outro semi-finalista da categoria. Apesar de não poder disputar a final no sábado, há quem acredite que ele será contratado pelo UFC do mesmo jeito. Entre os pesos pena, a disputa pelo contrato automático será entre os cearenses Godofre-do Pepey e Rony “Jason”.

O Card Principal do evento conta ainda com o porto-alegrense Fabrício Werdum, famoso por ter encerrado uma longa série de quase dez anos invicto do ídolo do MMA, Fedor Emelianenko. Werdum en-frentará o norte-americano Mike Russow.

árbitros atrás do gol geram polêmica

l Eurocopa decide seus finalistasComeçou ontem as quartas de final da Eurocopa,

e com algumas surpresas. A vice-campeã mundial Holanda encerra sua participação com zero pontos, algo totalmente inesperado para quem era uma das favoritas na competição. A equipe russa também aca-bou eliminada e faz companhia a Polônia e Ucrânia, sedes do evento e que não conseguiram classificação. O primeiro semifinalista da Eurocopa foi definido ontem à tarde, quando Portugal conseguiu vencer a seleção da República Checa. Os portugueses espe-ram o resultado do jogo entre Espanha e França, que acontece neste sábado. Ainda hoje, sexta-feira, jogam Alemanha e Grécia, e as quartas de final se encerram no domingo, com a partida entre Itália e Inglaterra, e as semifinais acontecem nos dias 27 e 28. Todos os jogos estão marcados para as 15h45.

Este ano, a FIFA instituiu a adição de dois novos árbitros em campo, posicionados na linha de fun-do (próximos das goleiras), e a medida está sendo adotada tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Eurocopa. O principal objetivo dos novos auxiliares é informar sobre faltas em lances confusos dentro da área e também avisar quando a bola entra de fato dentro do gol, mas após poucas semanas em vigor a ideia já passa por contestações.

Até agora, no Brasileirão, os novos árbitros ainda não justificaram sua presença em campo. Logo na primeira rodada do campeonato, por exemplo, o juiz anulou um gol legal do Grêmio contra o Vasco seguin-do a indicação do auxiliar de que teria ocorrido uma falta que, acabou-se comprovando, não houve. Na rodada do último final de semana, mais um lance po-lêmico: o jogador Ibson, do Flamengo, cai dentro da área, e o auxiliar atrás do gol sinaliza ostensivamente para o juiz principal que não houve falta, mas é igno-rado e o pênalti é marcado. Para completar, em jogo decisivo da Eurocopa, o novo árbitro não conseguiu enxergar que a bola havia entrado completamente dentro do gol em um lance duvidoso, sendo que é

esta sua principal função. Surgem então contesta-ções à serventia destes novos auxiliares, mas eles deverão prosseguir até o final do Brasileirão.

futebol

MMA

Pos. Time PTs J V E D SG1 Vasco 13 5 4 1 0 52 Cruzeiro 11 5 3 2 0 33 Atlético-MG 10 5 3 1 1 24 Botafogo 9 5 3 0 2 25 Grêmio 9 5 3 0 2 26 São Paulo 9 5 3 0 2 07 Fluminense 9 5 2 3 0 48 Flamengo 9 5 2 3 0 39 Internacional 8 5 2 2 1 2

10 Náutico 7 5 2 1 2 -111 Coritiba 6 5 2 0 3 012 Figueirense 6 5 1 3 1 013 Ponte Preta 6 5 1 3 1 014 Sport 5 5 1 2 2 -115 Bahia 5 5 1 2 2 -116 Portuguesa 4 5 1 1 3 -417 Santos 3 5 0 3 2 -218 Palmeiras 2 5 0 2 3 -319 Atlético-GO 2 5 0 2 3 -620 Corinthians 1 5 0 1 4 -5

Wanderlei Silva x Rich Franklin

Cezar “Mutante” x Sergio MoraesGodofredo Pepey x Rony “Jason”

Fabrício Verdum x Mike Russow

Yuri Alcântara x Hacran dias

Confira os combates do Card Principal programados para a noite deste sábado:

É amanhã a final do The Ultimate Fighter

O Jornal da Estação quer saber a sua opinião à respeito dos árbitros na linha de fundo: entre em nosso site e participe da enquete!

Confira a tabela do Brasileirão:

www.jornaldaestacao.com.br

Zagueiro tira bola de dentro do gol, mas auxiliar não comunica que a bola entrou

Page 16: Edição 132

Depois de passar um mês em recuperação de uma cirurgia e de uma le-são muscular, o lateral es-querdo Kleber finalmente está à disposição do técni-co Dorival Júnior.

A derrota de virada para o Botafogo, em casa, deve levar o treinador a rever algumas posições de titularidade e é possí-vel que Kleber já comece a partida, no lugar de Fa-brício, que vinha atuando na posição. Também há indefinição na zaga: Ro-drigo Moledo segue cor-tado devido a uma lesão muscular, e Dalton e Bolí-var disputam a vaga.

Por outro lado, se Kle-ber está recuperado, é a vez de Dátolo desfalcar o Internacional; e não será por pouco tempo. O meio-campista argen-tino era uma das princi-pais opções ofensivas do meio-campo colorado e seguia realizando fisiote-

rapia para tratar de uma inflamação no púbis, mas o tratamento não surtiu efeito e ele terá de passar por uma cirurgia. A pre-visão é de que ele só volte a ficar disponível para ser escalado depois de três meses de recuperação e recondicionamento.

Outra notícia que agi-tou a semana colorada foi o pedido de interdição do Beira-Rio, realizado

pelo Ministério Público. Segundo o MP, o estádio não estaria em condições de sediar as partidas de futebol devido às grandes reformas que estão sendo realizadas. O Inter afirma que as medidas de segu-rança adotadas são sufi-cientes, mas mesmo assim o Beira-Rio passou por nova inspeção essa sema-na e a decisão da Justiça deve sair ainda hoje.

sexta

sábad

o

dom

ingo

previsão tempodofonte: www.inmet.gov.br

www.jornaldaestacao.com.br Porto Alegre •22 a 28 de junho de 2012

10 6 8

17 15 18

kleber se recupera e volta ao time

zé Roberto faz sua estreia no Grêmio

O Grêmio fez ontem à noite sua partida decisiva pela Copa do Brasil, com a difícil missão de derrotar o Palmeiras por dois gols de diferença, e o jogo ter-minou após o fechamento desta edição. Independen-te do resultado, as últimas partidas mostraram que o tricolor sofre de uma gran-de carência de criativida-de no meio-campo, o que talvez seja solucionado no domingo.

A última grande con-tratação do Grêmio, Zé Roberto, fará sua estreia na próxima rodada do Bra-sileirão, em frente à tor-cida gremista. O jogador, de quase 38 anos, mostra nos treinamentos que ain-da está em forma e apenas aguardava a abertura da ja-nela de transferências para reforçar a equipe. Ele vesti-rá a camisa 10 e assumirá a função de municiar os ata-cantes, armando as jogadas.

Contratado pouco de-

pois, o lateral-esquerdo Fa-bio Aurelio ainda não tem condições de estreiar, pois o contrato com seu ex-clu-be se encerra apenas no dia 30 deste mês.

Após emplacar três vitó-rias consecutivas no Brasi-leirão, o Grêmio desperdi-çou a chance de assumir a vice-liderança da tabela ao

perder para o Náutico no último domingo, fora de casa, e terá agora que com-pensar com uma vitória contra o Flamengo. O time carioca virá com força total para Porto Alegre e ainda não foi derrotado na com-petição, mas também tem apenas duas vitórias e ne-nhuma delas fora de casa.

Anuncie(51) [email protected]

Leitor (51) 3363-4004

[email protected]

Redação (51) [email protected]

dupla gre-nal

O próximo jogo do Internacional será em Recife, contra o Sport, às 18h30 de domingo. Com a volta de Kleber, o time principal está quase todo completo, e a única ausência entre os titulares será Rodrigo Mole-do.

O Grêmio enfrenta o Flamengo no Olímpico às 16h de domingo. O clube está organizando uma Campanha do Agasalho, e assm os torcedores que forem ao estádio ficam convocados a levar roupas para doação. Haverá caixas de coleta em todos os portões de acesso e as doações serão destinadas a crianças ca-rentes através do Instituto Geração Tricolor.

kleber deve ser titular no domingo, após um mês em recuperação

Contratado para ser a solução no meio-campo, Zé Roberto estreia contra Flamengo

Foto: Lucas Uebel