edição 116

16
Edição 116 Semanal N° páginas: 16 R$ 1,00 THIAGO KELLER/JD REPRODUÇÃO JD Paracatu e Unaí, sexta-feira, 22 de junho de 2012 Página 14 Tragédia em festa Agropecuária em Unaí Casa da amizade de Unaí elege nova diretoria Página 13 Paracatu Atlético grita campeão Página 3

Upload: thiago-keller

Post on 12-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição 116

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 116

Edição 116Semanal

N° páginas: 16 R$ 1,00

thiago keller/jd

reprodução jd

Paracatu e Unaí, sexta-feira, 22 de junho de 2012

Página 14Tragédia em festa Agropecuária em Unaí

Casa da amizade de Unaí elege nova diretoria

Página 13

Paracatu Atlético grita campeãoPágina 3

Page 2: Edição 116

Fundado em 17 de março de 2010Rua Rio Grande do Sul, n° 1000 - Centro

Paracatu/MG - CEP 38600-000Tiago dos Reis Manique - ME

CNPJ: 11.632.499/0001-76

DEPARTAMENTO COMERCIALPARACATU

DEPARTAMENTO COMERCIALUNAí

DEPARTAMENTO FINANCEIRO

Tiragem5.000 exemplares

Os artigos e textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores; não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal e não são remunerados.

Sirlene Martins(38) 8827.4977 - 9970.2544

[email protected]

Paula [email protected]

Robismar Pereira(38) 8805.2444 - 9952.2022

[email protected]

DIRETOR DE JORNALISMOTiago dos Reis Manique

[email protected]

REDAÇÃO PARACATUTiago dos Reis Manique

[email protected]

REDAÇÃO UNAíMarcos Antônio Padilha

(38) [email protected]

DIREÇÃOThiago Keller

(38) 8837.9161

Aux. de redaçãoJussara Campos

[email protected]

CONTATOParacatu -MG

(38) 3671-6451Rua Rio Grande do Sul, 1000 - Centro

Unaí - MG(38) 3676-1206

Rua São José, 203 - sala 102 Mini Shopping Hamilfer

DIAGRAMAÇÃO E ARTE-FINALAlysson Keidi Sassaki

[email protected]

IMPRESSÃOSempre Editora SA

Belo Horizonte - MG

Quanto tempo demora um mês

2|aRt igoS Sexta-feira | 22 de junho de 2012

A VOZ DA IGREJA

Começa o Jubileu Diocesano

Dom Leonardo de Miranda PereiraBispo da Diocese de Paracatu

Como ser um vitoriosoCerto dia fui convidado para uma palestra em que seu

tema era sobre “como tomar decisões certas para se obter sucesso na vida”. Fiquei muito entusiasmado com o convite e sem pestanejar comecei a meditar na palavra de Deus, pois como cristão não defendo nem apoio nenhum tipo de conclusão sem me voltar a palavra de Deus. Os homens têm suas opiniões e até fazem planos, mas a resposta certa sempre vem do Senhor. Então, fui até as escrituras procurar por homens de sucesso, e logo me veio a memória o rei Salomão que quando olhamos a sua trajetória vemos quão grandes foram suas conquistas. Salomão foi fabulo-samente rico, internacionalmente famoso, com centenas de mulheres em seu harém e tudo que o mundo diz que você precisa para uma vida de sucesso era abundante na vida desse rei.

E é isso mesmo, nós relacionamos uma vida de su-cesso com uma vida repleta de dinheiro e bens materiais. Para exemplificar melhor o que eu falo imagine você que um amigo de infância o qual você não via fazia tempo, te encontra e vocês começam a conversar. No meio do assunto ele diz que está muito bem apesar de sua vida financeira ir de mau a pior, sua empresa cada vez mais falida e sem chance de melhora, sua mulher sofrendo de um câncer e sua filha está desempregada dependo de seu sustento financeiro. É notório que diante dessa situação, nós enxergamos esse homem como um homem fracas-sado, pois ter sucesso para nós é ser reconhecido, rico e consequentemente poderoso.

O conceito de sucesso no cristianismo, jamais pode ser separado da felicidade e o conceito de felicidade jamais pode ser separado de esperança (eternidade). Uma pessoa só pode ser considerado uma pessoa de sucesso quando ela consegue encontrar a felicidade e você já se perguntou o que é ser feliz? Uma coisa eu te falo com toda certeza, não existe a possibilidade de se ser feliz sem esperança.

Para discorrer sobre esse assunto, embassado no livro de Eclesiaste, onde Salomão demonstra claramente que o dinheiro não pode satisfazer seus anseios mais profun-dos, eu levo você a analisar o caso do empresário Marcos Matsunaga, assassinado e esquartejado por sua esposa Elise, após descobrir sua infidelidade. O foco da nossa reflexão não é o crime em si, mas analisar o que leva uma pessoa como Marcos Matsunaga, que teoricamente, tinha “sucesso”em larga escala, quando analisamos sua vida “vitoriosa”aos olhos do conceito mundano de felicidade. Lendo a cerca da trama que envolveu o empresário me deparei com o depoimento de Nathalia, sua amante que também é garota de programa e relata quando indagada sobre Marcos que ele era extremamente carente e carinho-so. Olha só, que fascinante é a palavra de Deus. Salomão teve talvez o dobro de sucesso de acordo com a visão pagã de sucesso que Marcos Matsunaga, e o próprio Salomão relata no livro de Eclesiastes que tudo era vaidade, todas as coisas, todo reconhecimento obtido por Salomão, tudo que ele conquistou nessa vida não supriu sua carência emocio-nal, estes fatos nos dão a entender que para ser feliz, para se ter esperança, para ser um vitorioso de sucesso, nós teremos de ir para outro caminho, um caminho sobremodo excelente que pode realmente te fazer um vitorioso, e para discorrer sobre esse caminho, quero chamar sua atenção para outro homem de sucesso nas escrituras sagradas, esse homem é o apóstolo Paulo.

O apóstolo Paulo cursou a melhor escola de profetas de sua época, foi instruido aos pés do mestre Gamalieu, um dos maiores mestres da lei no primeiro século e de repente teve um encontro arrebatador com o mestre Jesus que transformou de vez sua vida. Agora sim, temos aí um homem de sucesso, todas as decisões de sua vida são agora para glorificar a Deus e quanta esperança, mais quanta esperança, quando nos deparamos com a carta do apóstolo para a igreja de Filipos, onde ele se encontrava preso, sofrendo açoites e onde quaisquer forma humana de esperança teria se esvarido, o apóstolo escreve uma carta que conhecida como a carta da felicidade. Ele, então, sabia que a felicidade não dependia dos fatores externos, das circunstâncias externas, mas que a verdadeira felicidade estava tão presente em sua vida que nem a morte poderia acabar com esse deleite.

Decisões certas são decisões eternas, são decisões transformadoras que olham primeiro para Deus para depois conhecer a si mesmo e depois encarar o mundo com suas decepções e acertos. Que Deus se revele mais e mais a você, no nome de Jesus!

Visto concedido, passaporte em dia, todos os papéis checados e o roteiro certo. A claro, a passagem já comprada dentro da carteira vermelha junto com alguns dólares trocados.

Aquilo realmente significava muito a Júlia, a viagem, o curso, a oportunidade. E também tinha a saudade do abraço do irmão que já não via a mais de três anos, intervalo que a fez pensar mais que nunca na infância que es-tiveram juntos, no como nem percebia o quão reconfortante era a presença dele. A proposta casou com o convite já antigo.

Em exatamente quatro semanas e dois dias estaria decolando para o outro extremo do continente, a data do dia repetida na próxima folhinha do calendário seria o indicativo de que já estava rumo a um novo paradeiro pelos próximos doze meses.

Já sentia falta de tudo e todos que ia deixar, sentia-se distante deles desde o momento em que estimulada pelo irmão e impulsionada pelo desejo de tentar algo novo disse sim a proposta de fazer a especialização em Miami por um ano. E a fixa ia caindo aos pouquinhos, como água decantada, uma gota de cada vez. As entrevistas no consulado, os reais vendidos, o orçamento estimulado e agora aquele ponto de olhar pra frente e pensar: um mês.

Sabia que ia sentir saudades, daquelas de doer o peito, um mês dura uma eternidade, doze meses quase uma vida inteira, ás vezes, até mais que isso. Ia sentir ausência do que faz o Brasil ser Brasil, mais que tudo, do que faz Minas ser o melhor lugar do mundo, pelo menos pra ela. Provável que não dificilmente ia ser surpreendida pelo bom e velho português, mas ouvir mais ‘’good morning’’ que ‘’ bom dia’’ já era um preço deveras alto.

Ainda tinha quatro fins de semana em solo brasileiro, depois passaria os próximos qua-renta e nove nos Estados Unidos da América. Tentou por um tempo calcular os quilômetros, procurar no Google, mas só sabia que eram muitos, mais de seis mil pelo jeito, não conse-guia imaginar tamanha distância.

Tempo e distancia são coisas que o pen-samento humano tenta medir e estipular, na tentava quase inútil de torná-lo mais palpável, quem sabe mais compreensível. Mas ás vezes uma hora parece um século, e um dia pouco mais de um minuto. E Júlia sabia que o tempo que até então corria ia frear nesse último mês, pra determinar seu futuro ritmo por todos os outros que viessem depois dele.

Circular Nº 01/2012

Aos Sacerdotes – Religiosos e Diocesanos – e a todos os fiéis desta Diocese

Estamos a dois meses do jubileu de ouro de nossa diocese. Na verdade, a história de nossa Igreja Particular começou num passado mais re-moto. Teve início em 1º de março de 1929, com a criação da Prelazia nullius de Paracatu, portanto, há 83 anos.

Registros históricos, graças a Deus, preservaram importantíssimas referências dos primórdios de nossa caminhada religiosa. Isso permitiu que se conservasse a memória de boa parte de nosso passado. O tempo corre inexorável. Trinta e três anos depois daquele modesto início, a Prelazia Nullius foi elevada à categoria canônica de DIOCESE, em 26 de agosto de 1962. Eis que nos damos conta, então, de que agora estamos no ano jubilar áureo da Diocese.

Essa data não pode passar despercebida. Toca a todos nós. Toca a cada diocesano/a. Toca de maneira muito especial a cada sacerdote, diocesano ou religioso. A Diocese como um todo deve celebrá-la condignamente. Cada uma das 28 paróquias (incluídas, por enquanto, Riachinho, e a Quase-Paróquia de Palmital) deve organizar suas comemorações a partir de um programa diocesano, das sugestões levantadas por ocasião de nossas reuniões do clero e de acordo com a criatividade de cada equipe paroquial. Não transcorra sem o devido realce uma data tão importante. É preciso que ela fique registrada para a posteridade. Afinal, temos muito a comemorar. Jubileu de ouro – 50 anos de elevação da Prelazia à categoria de dio-cese – é data para ficar registrada para sempre. Não há como negar: essa efeméride diocesana nos recorda uma história muito bonita, protagonizada por muita gente que nos antecedeu. Uma história escrita com suor e sangue. Com marcas de muita luta e sacrifício. Com sofrida imolação, grande coragem e persistente obstinação. O Jubileu áureo da Diocese é momento “imperdível” para recordar esse passado, agradecer a Deus pelo nosso pre-sente e renovar nossa disposição de prosseguir e avançar sempre mais para o futuro.

Nesta ocasião, faço oficialmente o anún-cio/abertura do JUBILEU ÁUREO DA DIOCESE DE PARACATU, e convoco todos os diocesanos e diocesanas, os Agentes de pastoral, de forma especial os sacerdotes do Presbitério – religiosos e diocesanos – para entrarmos nesse clima festivo do jubileu, preparando-nos desde já para a solene celebração dessa data singular. Permito-me uma observação quase desnecessária: que a celebra-ção do Jubileu Áureo da Diocese seja, sobretudo, um momento de estímulo à fé, de maior empenho nas atividades pastorais, visando ao crescimento do Reino de Deus, para o louvor e glória da SS. Trindade.

Paracatu MG, Festa de Corpus Christi, junho/2012

Pr. Marcelo de Paula MeloIgreja Presbiteriana do Prado

Page 3: Edição 116

UNAÍ - Em entrevista co-letiva concedia à imprensa, ontem, o prefeito municipal de Unaí, Antério Mânica (PSDB), afirmou que não vai sancionar os Projetos de Leis elaborados pela mesa diretora da Câmara Municipal que visa aumentar os salários dos servidores públicos. De acordo com o prefeito, a mesa propôs uma reajuste de 32% para os vereadores e de 37 % para o Executivo (secretários, vice-prefeito e prefeito), que de-verá ser vigorado em 2013.

Os projetos (nº16/2012 e nº15/2012) podem ser consul-tados pelo cidadão, no site da Câmara Municipal (www.ca-maraunai.mg.gov.br). Segundo estimativas feita pela própria prefeitura, caso aconteça os aumentos, um vereador, por exemplo, que hoje ganha R$ 5.300, bruto, passará a ganhar R$ 7 mil. O prefeito, que atual-

mente ganha 14.565,71 passará a ganhar 20 mil.

O projeto, conforme res-saltou Antério, já foi aprovado na Câmara em primeiro turno, segue agora para o segundo. O prefeito também ressaltou que mesmo ele não sancionando os projetos, após 15 dias quando ele voltar à Casa, os vereado-res poderão, mesmo assim, sancioná-los.

O prefeito ressaltou que durante seus 7 anos e meio de governo, ele nunca concedeu uma aumento que não fosse correspondente com a inflação atual. Ele disse, que se aumento fossem na casa de 7%, seria conveniente, mas da maneira que está sendo colocado, ele suspeita que isto seja um abuso. “Eu acho que não se deve gastar tanto com o governo, mas sim, com a população”, defendeu Antério.

Sexta-feira | 22 de junho de 2012 gERal |3

Isabel Xavier toma posse na presidência da Casa da Amizade Marlene Vieira Coelho

UNAÍ - A dama rotária Isabel Xavier, na última terça-feira (19), tornou-se a mais nova presidente da Casa da Amizade Marlene Vieira Coelho, casa essa que é apoiada pelo clube social de serviços Rotary. O objetivo da Casa da Amizade Marlene Vieira Coelho é proporcionar qualidade de vida às pessoas mais necessi-tadas, que estejam passando por dificuldades sociais.

Posse

Para a cerimônia de posse houve um jantar, que foi reali-

zado na sede do Rotary Clube em Unaí, e, além de fazer a posse formal da nova presiden-te, aconteceram homenagens a várias instituições filantrópicas como a Casa da Amizade Rio Preto, a Casa da Amizade Unaí Centenária e o Banco de Cadei-ras de Rodas e Muletas que foi presenteado pelo Rotary com a doação de um cheque no valor de R$ 9 mil. Isabel Cristina Castro Xavier vai substituir a então presidente Irene Sacoman, que foi responsável pela gestão da Casa da Amizade Marlene Vieira Coelho durante os anos de 2011 e 2012. Em seu discurso, Irene disse ter “aprendido” muito como presidente. “Eu só tenho a agradecer a todos da família Rotary porque, sem vocês, eu não conseguiria. E dizer que o que aprendi aqui, ninguém vai tirar de mim”, resumiu Irene minutos antes de passar a posse a atual presidente da Casa.

Nova presidência

Em entrevista ao JD, a nova

presidente, Isabel Xavier, disse estar “muito feliz e ansiosa” para começar os trabalhos à frente da casa.

Ela, que é empresária, afir-mou que nunca viveu a experi-ência de ser presidente de alguma entidade antes, mas como ela bem disse, no Rotary o trabalho é coletivo, portanto, ela acredita que não terá muitas dificuldades devido a união existente entre os rotarianos.

“Eu me senti muito orgu-lhosa em receber esse convite. Penso que vamos conseguir

fazer um bom trabalho, pois sou muito dedicada nas coisas que faço. Sem contar, que não estou sozinha, pois tenho, e sempre terei, a ajuda dos meus amigos do Rotary”, diz Isabel. Ela tam-bém falou que está pensando em sugerir para as outras damas que compõem a Casa da Amizade, de escolher uma instituição de caridade para todos os meses ser beneficiada por algum subsidio vindo da casa. Atualmente, a Casa da Amizade Marlene Vieira Coelho realiza todos os anos, no mês de maio, o famoso “chá

beneficente” que visa recolher recursos para serem destinados a instituições filantrópicas do município.

Nova posse

Como Isabel, seu esposo, o empresário Amarildo José Xa-vier, também será empossado, hoje à noite, na sede do Rotary, às 20h30, no cargo de presidente do Rotary Clube de Unaí. Tanto a gestão da Casa da Amizade, quanto do Rotary, tem duração de um ano.

RotaRianos no jantar de oficialização da posse da atual presidente, Isabel Xavier

o pRefeito Antério Mânica durante a entrevista coletiva

iRene Sanches Sacoman seguida de Isabel Cristina

de Castro Xavier

Prefeito de Unaí afirma que não vai sancionar Projetos de Leis que visam aumentar salários de vereadores em 32% e do Executivo em 37%; com o aumento um vereador passará a ganhar de R$ 5 mil para R$ 7 mil

texto e fotos: marco antônio/jd

texto e fotos: marco antônio/jd

Page 4: Edição 116

4|gERal Sexta-feira | 22 de junho de 2012

COOPERVAP FAZ MAIS UMA PESSOA FELIZPARACATU - A sortuda,

desta vez, foi a jovem Anne Caroline Gonzaga Guima-rães, moradora do bairro do

Paracatuzinho, que recebeu a moto zero km da promoção de 49 Anos da Coopervap.

O prêmio faz parte de uma grande promoção da Coopervap em comemoração pelo seu aniversário de 49 anos. O próximo sorteio já tem data marcada, será no dia 15 de julho, onde será entregue a última moto da promoção. “Esse é mais um presente da Coopervap para nossos clientes. Além dos preços baixos, promoções e uma equipe qualificada que não mede esforços para atender a comunidade. Nós temos um grande prazer em presentear nossos clientes, nestas promoções.” Afirmou Edmundo de Sá, presidente da Coopervap.

Anne Carolina, a jovem

de apenas 16 anos, emocio-nada, ao lado de sua mãe, disse que uns 60 cupons foram depositados, e disse

estar muito alegre com a premiação, pois é a primeira vez que ela recebe um prê-mio assim.

Um espetáculo de Causos e Violas das Gerais PARACATU - No último

dia 16, aconteceu a apresentação dos artistas do projeto Causos e Viola das Gerais, em Paracatu. O evento aconteceu em frente ao museu.

O Projeto Causos e Violas das Gerais busca valorizar e resgatar duas importantes ma-nifestações da cultura mineira: o contador de causos – uma figura lendária, popular e atraente – e o tocador de viola – cancionista que encanta e emociona há mui-

tos e muitos anos. O evento Cau-sos e Violas das Gerais é uma iniciativa do SESC MINAS, que tem acontecido em toda região do estado, e veio para Paracatu advindo de uma solicitação do SindComércio Paracatu com o objetivo de apoiar e valorizar ações que proporcionem ao município desenvolvimento econômico, social e cultural.

Os parceiros do evento fo-ram Acipa, Adesp, Movimen-to cultural, Acontup, Copasa,

Polícia Militar, Sindicato dos Produtores Rurais e associação dos contabilistas, além da pre-feitura.

O projeto é itinerante e per-corre praças da capital e vários municípios do interior de Minas.

Grandes artistas mineiros, sejam eles contadores de causos ou violeiros, realizam um grande espetáculo de prosa e música.

Os cantores que encanta-ram a noite do evento foram: Orquestra de Violeiros de Para-

catu, Violeiro Fernando Sodré, Wilson dias e Grupo. Marina Cunha, secretaria de cultura, disse que valoriza e apoia este projeto pois a população de Pa-racatu sabe retribuir em grande estilo.

CAntoreS emocionando o publico

CoMunIdAde prestigiando o evento

PreSIdente da Coopervap edmundo de Sá entregando a moto

Anne CArolIne e sua mãe recebendo a chave do prêmio da promoção 49 anos da Coopervap

texto: jussara campos/jd e fotos: thiago keller/jd

texto: jussara campos/jd e fotos: thiago keller/jd

Page 5: Edição 116

UNAÍ - Muitas críticas, construtivas ou não, surgiram após a realização da 264ª edição da Festa de Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, distrito que fica a 42 km de Unaí. O dis-trito é famoso por todo ano reu-nir fiéis de diversas localidades do Brasil, para celebrar e festejar o dia do Santo casamenteiro.

Por telefone, o presidente da Associação de Romeiros do Santo Antônio do Boqueirão, Adão Salgado, disse que a festa correspondeu e “muito” ao esperado. O presidente destaca que, como este ano houve fe-riado, a festa sai de sua tradição de quatro dias e passou para sete. “Pensávamos que isso iria atrapalhar, mas, pelo contrário, ajudou muito. Conseguimos pagar todos os colaboradores da festa e ainda realizar um evento sem nenhum incidente perigoso”, resumiu Adão.

Pagamento para acampar

Segundo o presidente, ne-nhum romeiro pagou para acam-par. De acordo com Adão, os únicos espaços que são cobrados entrada são no galpão da Asso-ciação (local onde acontecem os forrós, cobra-se o bilhete), na área de comércio (espaço destinado aos comerciantes que montam suas barracas) e no esta-cionamento, que foi a novidade deste ano. “Nenhum romeiro pagou para acampar. Todo ano é assim e não pretendemos mudar, não pagam nada, pois são fiéis e muitos frequentam a festa há anos. Agora, os espaços que pre-cisam de manutenção, como é a área do comércio, esses sim, nós cobramos uma taxa”, afirma. Segundo explica o presidente, o comerciante que se instala na área do comércio também recebe um ponto com energia elétrica.

Na área de camping também pode ser colocado energia, desde que pague pela mesma.

Outro ponto também deba-tido seria a falta de banheiros públicos. Segundo o presidente, esse problema já foi soluciona-do. “Este ano foram implanta-dos 22 banheiros, 11 masculinos e 11 femininos, justamente para sanar a necessidade de higiene pessoal”, conta Adão. Sobre os blecautes, muito comuns nos horários de pico, Adão disse que para o próximo ano, possi-velmente, os transtornos com a luz poderão ser evitados já que a Cemig está estudando melhorias para o caso.

Recepção

O presidente estima que durante os sete dias de festas, cerca de 40 mil pessoas visita-ram o distrito. Segundo Adão, isso representa a importância da festa não só para a região do Noroeste, mas como também para outros Estados como Goiás e Distrito Federal. Muitos romei-ros, segundo Adão, saíram a pé de Cabeceiras de Goiás, For-mosa, Unaí, entre outras, para poder prestar suas homenagens a Santo Antônio. “Isto mostra que estamos no caminho certo e, por isso, levamos a sério a festa porque queremos fazer o melhor possível para agradar e acolher a todos os romeiros e festeiros”, ressalta Adão. A festa, como ele disse, é organizada pela Associação de Romeiros do Santo Antônio do Boqueirão, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Unaí.

fiéis assistem missa durante a Festa de romaria do Santo Antônio do Boqueirão

BArrACAS na área de camping; o local é gratuito, segundo os organizadores da festa

Sexta-feira | 22 de junho de 2012 gERal |5

“A festa foi um sucesso” afirma o presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão

texto: marco antônio/jd e fotos: radioveredas.com.br

Page 6: Edição 116

6|gERal Sexta-feira | 22 de junho de 2012

VENDE-se casa nova no bairro Paracatuzinho próximo a ponte do Santana, com 4 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, ga-ragem p/ 2 carros, telha plan. piso cerâmica, murada de tijolos. Valor R$105.000,00, aceita-se carro na negociação, tratar: 9954-1975 ou 9800-1085.

VENDE-se um lote 290m2 no bairro Alto do Açude. Fone: (38) 9829-6789.

VENDo Laboratorio de Prótese dentária, Ven-do Aparelho radiográfico Panorâmico Funk (Orbital x15). contato (038) 9151-1821.

VENDE-se um ágio de uma casa, no bairro Primavera, com 3 quartos, sala, cozinha e banheiro, de laje, com quintal cimentado e também um lote de 340m2 . Contato (38) 3671-0740 ou (38) 9151-9493.

VENDE-se um lote 360n², no bairro Jardim Serrano. Valor R$ 60.000,00. Fone: (38) 9974-6432.

VENDo Fiesta Trail, completo com ar dr trava elétrica,alarme e som, modelo 2008, roda

liga leve, 42 mil km único dono tratar no fone 99660051 e 91517197

VENDE-se Uma loja com 20 anos no ramo avicultura na Av Governador Valadares,n°527 Cep 38610000 Unai Mg telefone pra contato (38) 3676-6697ou 99556697 fala com Adson (Agropecuaria Brasil ).

MANICURE E PEDICURE - Atendimento a domicílio, Rua Marques de Pombal n° 185 Bairro JK, Paracatu - MG, Daniela Telefone: 9850-9921.

VENDE-se Parati 1.6 G4 - Ano 2006 - Cor Prata, Alarme e D.H - Valor a Combinar. Tratar com André - (38) 9938-7833 ou (38) 9104-1825.

VENDE-se uma Honda Biz 125 ES, preta, 2007/2007. Valor: R$ 3.950. Tratar com Dé-bora (após às 18h.) - (38) 9974-6432.

VENDO Astra Sedan 2002/2003 - prata - Completo. Valor: R$ 22.000,00 sem som, R$ 24.000,00 com som. Everson: 38 9966-4570

OPORTUNIDADE

Requerimento de Licença

A AC Agro Mercantil, inscrita no CNPJ. 60.704.863/004-14, por determinação do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, torna público que solicitou através do processo n°093/2005, Licença Prévia e instalação (LP+LI), para as atividades de Culturas Anuais, Armazenamento de Grãos, Canais de Irrigação e Posto de Abastecimento, localizada na Fazenda Santo Antônio no Município de Unaí/MG.

Informa que foram apresentados os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), e que o RIMA encontra-se à disposição dos interessados na Supram Noroeste, lo-calizada em Unaí/MG.

Comunica que os interessados na realização da Audiência Pública deverão formalizar o requerimento, conforme a Deliberação Normativa COPAM nº 12/94, de 23/12/94, na Supram Noroeste, localizada em Unaí, dentro do prazo estabelecido.

Abandono De Emprego

A fazenda Palestina Barreiro incr:001.281.192.0048 com sede em Unaí MG convoca o funcionário Filade Santos Saraiva portador da Carteira 026697 serie 114 MG ,a retorna ao trabalho no prazo de 72 (setenta e duas )horas ,estando sujeito a abandono de emprego.E o seu não comparecimento ou falta de justificativa implicará em rescisão contratual por abandono de emprego,conforme o Ártico 482,letra I,da consolidação das Leis de trabalho

Unaí Minas Gerais 22 de junho de 2012

Sindicato do Comércio Varejista de Paracatu SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PARACATU - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – Em obediência ao Estatuto Social da Entidade e demais legislações vigentes, pelo presente Edital ficam convocados todos os representados quites e no gozo de seus direitos sindicais para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27 de junho de 2012, às 18:30 (dezoito horas e trinta minutos), em sua sede social na Cidade de Paracatu, Estado de Minas Gerais, à Rua Salgado Filho, n° 615, Bela Vista, para tratar da seguinte Ordem-do-Dia: a) Examinar, discutir e deliberar sobre o Relatório e Contas da Diretoria relativos ao exercício financeiro encerrado em 31 de dezembro de 2011. Caso não haja comparecimento legal, referida Assembleia será instalada em segunda convocação às 19:30 (dezenove horas e trinta minutos), deste mesmo dia e no mesmo local com qualquer número de convocados presentes. Paracatu, 19 de junho de 2012 . Robertus Ferdinandus Maria Van Doornik – Presidente”.

Page 7: Edição 116

Sexta-feira | 22 de junho de 2012 gERal|7

Escola do povoado de Chapadinha recebe quadra coberta e biblioteca

UNAÍ - Segundo informa-ções da assessoria de comu-nicação social da Prefeitura Municipal, divulgada em sua página na internet, por inter-médio da Secretaria Muni-cipal de Educação (Semed), foi inaugurada a cobertura da quadra poliesportiva e a construção da biblioteca da Escola Municipal Terezinha Rezende, localizada no po-voado de Chapadinha.

O distrito, que fica a 90 km de Unaí, segundo a as-sessoria, também recebeu “atividades de promoção da cidadania”, que busca levar aos moradores serviços vol-tados para saúde, assistência judiciária, orientação de prevenção ao uso de drogas e atendimento do Programa Bolsa Família.

A biblioteca recebeu o nome de “Irani Cordeiro da Silva Calazans”, para home-nagear uma das professoras que, durante 29 anos, exer-ceu a função de educadora na zona rural de Unaí. “A ho-menageada foi escolhida por educadores, funcionários e alunos da escola”, informou

a assessoria. Atualmente, na escola, estudam 436 alunos, que estão divididos nos cur-sos pré-primário e 9º ano do Ensino Fundamental.

Em entrevista a assesso-ria, o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela, afirmou que a quadra terá

dois objetivos. “A quadra tem um portão virado para a escola e outro virado para a comunidade. Durante a semana, serve à escola. Nos fins de semana e à noite, ser-ve à comunidade”, afirmou Magela.

Ainda de acordo com

informações da assessoria, a construção da quadra custou aos cofres públicos cerca de R$ 165 mil.

Para o secretário de edu-

cação, esse gasto é justificá-vel pelo fato de que a quadra não só vai atender ao público estudantil, mas à comunida-de como um todo.

oS MorAdoreS e pais de alunos, na parte interna da quadra, durante sua inauguração

A quAdrA poliesportiva

Edital de Convocação

O Presidente do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, nos

termos da legislação em vigor, e na conformidade dos Artigos 32 e 96 do

Estatuto do PSDB, convocam todos os membros filiados do partido, a

participarem da Convenção Municipal que será realizada no dia 30 Junho

de 2012, com início às 12h:30m horas e encerramento às 21h:30m horas, a realiza-se na Escola Estadual Afonso Arinos, situada na Praça Getúlio

Vargas N. 213 – Centro – Paracatu – Estado de Minas Gerais.

ORDEM DO DIA:

1- Deliberar sobre propostas de coligação;

2- Escolha de candidatos a Prefeito e a Vice-Prefeito e a Vereadores;

3- Sorteio dos números com que concorrerão os candidatos;

4- Tratar de outros assuntos relacionados às eleições municipais;

5- Fixar os valores máximos de gastos que farão os candidatos por cargos eletivos;

6- Constituição do comitê financeiro municipal, com a respectiva indicação daqueles que ocuparam as funções de Presidente, Tesoureiro e de apoio.

Paracatu, 20 de Junho de 2012.

Paulo Antônio Pereira Robson Couto Fabrício Marques Dias Presidente Secretário Tesoureiro

fotos: www.prefeituraunai.mg.gov.br

EDITAL DE PROCLAMAS

Wilma Melo Franco Dias, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Paracatu/MG. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro:

ANDERSON RODRIGUES CARRILHO GARCIA e RANNA GOMES ROCHA Ele filho de: José Carlos Carrilho Garcia e Clemonice Rodrigues Da SilvaEla filha de: Ildo Rocha Da Silva e Eunice Justiniano Gomes.“Casamento a ser realizado em 05/07/2012”FLÁVIO NILO GUIMARÃES RABELO e TATIANA NAVARRO SILVAEle filho de : Flávio Elmar Silva Rabelo e Simone Guimarães Jordão RabeloEla filha de: José Rita Vasconcelos Da Silva e Celia Regina Navarro Silva.“Casamento a ser realizado em 06/07/2012”ANDRÉ HELANO DE OLIVEIRA e FLÁVIA COSTA DE SOUZA GONÇALVESEle filho de : José Romualdo De Oliveira e Maria Dias UlhôaEla filha de: Humberto De Souza Gonçalves e Ruth Costa Cunha Gonçalves.“Casamento a ser realizado em 06/07/2012”CLÊNIO DA SILVA NEIVA e LIZA TIARA RABELO ALBERNAZ Ele filho de : Enoc Da Silva Neiva e Gelma Santana NeivaEla filha de: Tiago De Assis Albernaz e Maria José Rabelo De Sousa.“Casamento a ser realizado em 06/07/2012”ALDO DANTAS BARBOSA e ZENEIDE SIMÕES LOPES Ele filho de : Nucílio Dantas Barbosa e Elza Machado BarbosaEla filha de: Artur Simões Lopes e Eva Simões Lopes.“Casamento a ser realizado em 06/07/2012”MÁRCIO GONÇALVES NORONHA e KÊNIA MATEUS DE ANDRADE Ele filho de : Carlos Roberto Gonçalves Noronha E Cidália Gonzaga NoronhaEla filha de: Lázara Mateus De Andrade.“Casamento a ser realizado em 06/07/2012”CACILDO ROSA RESENDE JÚNIOR e FLÁVIA ALBERNAZ BARBOSAEle filho de : Cacildo Rosa Resende e Vorli Aparecida Ferreira ResendeEla filha de: Ataide Pimentel Barbosa e Irene Albernaz Barbosa.“Casamento a ser realizado em 06/07/2012”DAVID MARTINS RAMOS e ALINE ALEXANDRINO DAIRELEle filho de : Dina Maria De JesusEla filha de: Sebastião Da Cruz Dairel e Wânia Dias Alexandrino Dairel.“Casamento a ser realizado em 07/07/2012”DANILO COUTO MARRA e STÉFANE SILVA CALCADO Ele filho de : Alírio Dama Marra e Neusa Silva CoutoEla filha de: Azemar Gomes Calcado e Brenda Gonçalves Da Silva Calcado.“Casamento a ser realizado em 07/07/20112LEONARDO SOARES VASCONCELOS e BENISCLÉIA RODRIGUES DE

ARAUJOEle filho de : Gilberto Carlos De Vasconcelos E Sebastiana Soares De VasconcelosEla filha de: Deusdete Rodrigues De Araujo e Neusa Divina Medeiros De Araujo.“Casamento a ser realizado em 12/07/2012”

Page 8: Edição 116

8|gERal Sexta-feira | 22 de junho de 2012

Cavalgada de Santo Antonio PARACATU - A Cavalga-

da de Santo Antônio é um pas-seio realizado por um grupo de cavaleiros que teve saída no povoado São Domingos, às 8 da manhã, após um deli-cioso café da manhã e com a benção, que este ano foi feita por Monsenhor João Cezar.

O evento é realizado anual-mente e esta é a quinta edição, que reuniu vários cavaleiros. A cavalgada é diferente da exposição da cidade, pois o percurso é feito na zona rural, num total de aproximadamen-te 20 km.

Durante o trajeto, há uma parada para um lanche, e descanso dos animais, nas redondezas da comunidade Santa Rita.

Depois de realizar todo o trajeto, ocorreu uma grande festa dançante com muita música e comidas típicas, na fazenda Flor de Lins. A cavalgada, que já é tradição, tem toda sua renda revertida a entidades carentes.

O prefeito Vasco Praça Filho, que é um dos organiza-dores do evento, disse ser uma honra receber tantas pessoas e entre eles, amigos. Agradeceu a Deus e a todas as pessoas presentes pela festa estar cres-cendo cada vez mais.

SAÍdA da Cavalgada da lagoa de Santo Antônio

CAVAleIroS com destino a fazenda Flor de lisPreFeIto Vasco Praça Filho e organizadores em oração para

uma boa cavalgada

loCAl de descanço do trajeto

texto: jussara campos e fotos: thiago keller/jd

Page 9: Edição 116

Sexta-feira | 22 de junho de 2012 gERal|9

A Festa em honra a São Benedito iniciou nesta última quarta-feiraPARACATU - Esta é uma

das maiores festividades cultu-rais da região e possui bastante importância no Município. A Irmandade foi criada em 05 de abril de 1799 quando, na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, foi erguido um altar com estábulo pintado, onde foi colocada a imagem de São Benedito (São Benedito das Flores). Esta festa leva milhares de fiéis, de toda região, e todos os dias acontece a santa missa. Este ano a festa acontecerá de 20 a 30 de junho, todos os dias, iniciando às 19h com santa mis-sa, e depois deliciosas barraqui-nhas. O tema da festa este ano é

“São Benedito Consolador dos Menos Favorecidos”.

No dia 20, o público assis-tiu a apresentação artística do tenente STEFAN e, ontem à noite, foi a vez da Banda Lira Paracatuense fazer uma linda apresentação. No dia 29 será realizada uma imensa procissão em louvor ao santo.

Programação dos seguintes dias

da festa:

22/06 - Sexta - Feira: Academia Cor-

pus e o cantor de rock Leonardo

23/06 - Sábado: Arte Nossa e quadri-

lha do grupo de jovem EJC

24/06 - Domingo: Ministério de Musica

Missão Jovem

26/06 - Terça - Feira: Academia Corpus

27/06 - Quarta - Feira: Caic e Emilio

28/06 - Quinta - Feira: Ministério de

Musica do Padre Wellington

29/06 - Sexta - Feira: Procissão

30/06 - Sábado: Ministério de musica

Nova Faze

PARACATU - A edição 2012 do Hallel aconteceu neste último domingo, 17 de junho, no parque de ex-posição Emiliano Pereira Botelho. A festa católica levou milhares de fiéis e teve o tema “Sem Deus não há Paz”. O evento teve abertu-ra às 8h da manhã, por uma missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Leonardo de Miranda Pereira. Durante o dia e início da noite, grupos e cantores se alternaram pelo palco. Os pontos altos ficaram por conta de Eros Biondini, Ceremonya e, cla-ro, Rosa de Saron, que arras-taram verdadeira multidão e jovens que já estavam na expectativa há meses para que estes cantores viessem a Paracatu.

O hallelzinho teve a pre-sença de milhares de crian-ças, com brincadeiras, palha-ços, música, teatro e muito mais.

O primeiro Hallel aconte-ceu no ano de 1988 no inte-rior de São Paulo. O Hallel, que acontece em modelo parecido por diversas cida-des brasileiras, tem como objetivo levar a palavra de Deus através da música.

Durante o dia, teve diver-sas pregações e momentos de oração.

O Hallel já virou um even-to tradicional em Paracatu. O

festival religioso do noroeste Mineiro, este ano, completou a sua 16 ª edição, e levou mais de 30 mil pessoas ao parque.

Música e oração marcaram a 16° edição do Hallel

MoMento de agradecimento pelas graças alcançadas

ConCentrAção durante a oração HAllelzInHo foi atração das crianças

PúBlICo festejando o 1° dia da barraquinha

uMA das atrações do Hallel foi a banda Cerimonya

texto: jussara campo/jd e fotos: thiago keller/jd

texto: jussara campo/jd e fotos: thiago keller/jd

Page 10: Edição 116

Sexta-feira | 22 de junho de 201210|gERal

Há 40 anos Chico fabrica todos os tipos de redes em Unaí

UNAÍ - Todos que pas-sam pela Rua Belo Hori-zonte, na região central de Unaí, já deve ter visto em frente à residência de nº 505, diversos tipos de rede expostas e um senhor, já de cabelos grisalhos e óculos, a confeccioná-las. Esse se-nhor, que já possui 77 anos, é Francisco Macedo, mas é mais conhecido por Chico.

Chico é artesão e ele fabri-ca todo tipo de rede, seja ela para pesca ou para proteção de varandas e apartamentos. Pai de 9 filhos, Chico conta que começou a trabalhar com a fabricação de redes após abandonar sua primeira profissão: cabeleireiro. “Eu já estava cansado daquilo. Tinha dias que eu ficava em pé, cortando cabelo, mais de 12 horas”, relembra Chico, antes de afirmar, que esse foi o motivo pelo qual ele co-meçou, há mais de 40 anos, a trabalhar com a fabricação de redes. “Eu achei melhor, vi que poderia ser um profis-sional também nesse ramo”, conta Chico, que disse ter aprendido a profissão com um de seus filhos. “Ele me ensinou os primeiros traços, as primeiras técnicas, depois fui fazendo tudo sozinho. Tanto é que hoje tem coi-sas que eu faço e ele não”,

comenta o artesão. Chico é natural de Unaí. Nasceu à “beira do Canabrava, na fazenda Jataí”. O artesão explica que sua profissão é, e sempre foi, muito requisita-da. Acostumado a fazer todo tipo de rede, Chico conta que chega a trabalhar, em dias de muito serviço, das 4h da manhã às 22h., mas quando perguntado se está cansado da labuta, Chico afirma que não, porque, conforme sua palavras “quem foi acos-tumado no serviço, não se deixa abater pela preguiça”. Hoje, sem sua esposa – fale-cida há 20 anos – morando praticamente sozinho, Chico consegue enxergar a impor-tância de sua profissão, mas como ele mesmo ressaltou, é uma profissão que está sendo esquecida pelos jo-vens. “Atualmente, é muito difícil você ver um jovem se preocupando em apreender a fazer redes; eu mesmo, já ensinei uns cinco, mas eles não levam para frente. E posso te afirmar que, para mim, pelo menos, nunca faltou serviço”, afirma Chi-co. Ele diz que a profissão não é difícil, mas demanda paciência, pois é demorada e detalhada. “A pressa aqui, definitivamente, é inimiga da perfeição”, diz.

Trabalhos

Os pescadores de toda região do Noroeste de Minas e também de outros Estados como Mato Grosso, Tocan-tins, DF e Goiás, conhecem o artesão Chico.

Acostumado a prestar serviços para todos esses lugares, Chico explica que, entre seus serviços, destacam a confecção de redes de pes-cas (ele fabrica tanto a rede de travessão, quanto a de armar); tarrafas; sacola para carregar ração; piquá (para retirar peixes de anzol); sa-cos de carregar bolas; redes para voleibol, basquetebol, peteca e futebol; como tam-bém redes de proteção para apartamentos e casas. “Faço também redes de proteção para todo o campo de fute-bol, tipo dessas redes que protegem para a bola não sair do campo”, disse Chico que, dias antes da entrevista, fez uma rede de 42 metros de comprimento e 25 de lar-gura. “Foi uma das maiores que já fiz e ela deverá ser colocada em um campo de futebol de Brasília”. Cada

rede tem sua malha, ou seja, um espaço entre um nó e ou-tro. Esse espaço é chamado de malha. Quanto mais alto o número da malha, maior o espaço. Chico explica que já chegou a fazer redes de ma-lha 3, cujo o espaço é muito pequeno, mas após fazer uma operação de cataratas, ele deixou de fazer serviços que exige um pouco mais da visão. “Eu, hoje, estou me atentando mais para as redes esportivas, mas ainda faço rede de pesca, mas se for com malhas acima de 12”, detalha Chico.

“Caiu na rede é peixe”

Chico já foi pescador. Além de fabricar redes, ele conta que também foi amante de uma boa e velha pescaria. Mas, com o passar do tempo, ele achou melhor deixar de lado esse hobby para fixar suas forças somente no ser-viço. Contudo, diz não se “arrepender”. “Eu achei melhor parar de pescar por-que quando eu vou pescar eu levo a pescaria muito a sério”, diz Chico. Segundo

ele, toda sua família foi criada com a venda de seus trabalhos. Geralmente, uma rede, por exemplo, de 10 me-tros, mais 3 metros de altura, sai a R$ 60. Chico explica que o preço varia conforme o formato. As redes também levam bóias e chumbadas, mas ele não compra nenhum dos dois materiais, ele os fabrica. “Eu mesmo faço as chumbadas, conforme a ne-cessidade. Por exemplo, se for para uma rede de traves-são ponho mais chumbada, se for para rede de pesca, para água parada, não vai chumbada, somente bóias”, explica.

Chico é o exemplo do tra-balhador brasileiro que, mes-mo aposentado, como é seu caso, continua a trabalhar. “E não penso em parar tão cedo. Vejo que isso é minha vida e sou muito satisfeito com o que faço”, diz o arte-são, que chega a fabricar em média cerca de 13 a 17 redes por mês.

Para quem quiser saber mais sobre o trabalho de Chi-co, pode ligar para o telefone 3676 – 8511.

o ArteSão Chico em seu dia a dia de trabalho na porta de sua casa, na rua Belo Horizonte, em unaí

CHICo faz todos os tipos de redes, inclusive, de segurança para apartamentos e casas

texto e fotos: marco antônio/jd

Page 11: Edição 116

PARACATU - O Rotary Clube Paracatu realizou, neste último sábado, 16 de Junho, o sexto Mutirão da Saúde da Mulher.

A finalidade foi promo-ver a prevenção do Câncer de Mama em mulheres com idade acima de 40 anos, com a realização de exames pre-ventivos.

O evento aconteceu na clínica da mulher, na Rua Joaquim Murtinho. Foram realizados 300 exames pre-ventivos e todas fizeram mamografia. No dia do mu-tirão, 16 de junho, foram re-alizados cadastros, avaliação de pressão arterial, glicemia e consultas médicas com exame clínico da mama. Nos casos indicados, foram soli-citados exames de mamogra-fia e ultrassonografia, muitos deles realizados durante o mutirão.

O evento teve a parceria da Kinross e Prefeitura, mas a organização ficou por con-ta do Rotary Paracatu 200.

Segundo Evanir Soares da Fonseca, coordenadora do mutirão pelo Rotary Clube, “quando identificamos tu-mores em fase inicial, a cura é possível na quase totali-dade dos casos”. Por isso, é importante fazer os exames de rotinas.

De todos os exames reali-zados, a margem de suspeita foi bem baixa, pois detecta-mos somente 3%. Todavia, essas mulheres terão seus exames reavaliados por mé-dicos da área.

gERal|11Sexta-feira | 22 de junho de 2012

CASAl completando boldas de louça

AtendIMento a mulher

telA pintada com pó do minério

MoMento da palestra com as mulheres

ClAudIo utilizando minério para confeccionar suas telas

PARACATU - No dia 02 de junho de 1990, um lindo casal se uniu - o senhor José Miguel da Silva Couto (SEU PEPE) e Yara da Conceição F. P. Couto.

Eles se casaram na igreja Matriz de Santo Antônio e des-sa união nasceram três frutos: o primogênito Gabriel Pires Couto, depois Daniel Pires Couto e a “rapinha do tacho” Glória Maria Pires Couto,

todos moradores do bairro Arraial D’Angola.

Há 22 anos, definitivamen-te, as nossas vidas, nossos dias e noites, os nossos sonhos e os nossos destinos vêm sendo abençoado por DEUS. Segun-do o casal, completar 22 anos de casamento é fácil, difícil é completar tantos anos de união repletos de amor, cum-plicidade, dedicação, paixão e romantismo!

PARACATU - Do pó de minério, água e cola, nasce a pintura e Galdino, nome artís-tico do engenheiro de minas Claudio Roberto Freire. Seus trabalhos são inspirados nas paisagens de sua cidade natal, das regiões por onde passa, dos casarões antigos, igrejas, além de temas abstratos.

Lembrando que, a exposi-ção vai até 30/06.

Telefone de contato:(38) 3671-6877 ou (38)

[email protected]: Claudio Freire

Completando Bodas de Louça. 22 anos de casamento, muito amor e cumplicidade

Mutirão da Mulher

Da cor do minério, para a beleza das telas

texto: divulgação e fotos: thiago keller/jd

texto: jussara campos e fotos: divulgação

texto: jussara campos e fotos: thiago keller/jd

Page 12: Edição 116

12|EdUcação Sexta-feira | 22 de junho de 2012

A Kinross investe em seu potencial.

A Kinross Paracatu oferece curso gratuito de qualificação profissional de Instalador e Mantenedor de Microcomputadores e Rede Local para

Pessoas com Deficiência (PcD). Para fazer sua inscrição, apresente o laudo médico que comprove o tipo de deficiência, de acordo com

Decreto nº 3.298/99, seu RG e CPF na escola parceira. O curso é extensivo a maiores de 18 anos e não é exigida escolaridade mínima.

Qualifique-se para o mercado de trabalho.

Inscrições: de 18 de junho a 6 de julhoLocais: Escola Multi Tech Cursos & InformáticaAv. Dep. Quintino Vargas, 35 / 2o andarTelefone: (38) 3671 5010

Associação dos Deficientes Físicos de ParacatuRua D. Elizeu, 690 – Bela VistaTelefone: (38) 3671 6826

KI-003-12 H -Kinross- AD Jornal Dinâmico 25x19.indd 1 6/18/12 3:10 PM

Prontos para o mercado de trabalhoPRACATU - Na última se-

gunda feira, a Kinross Paracatu fez a entrega dos certificados da primeira turma de Assistente Administrativo, e o curso serviu para qualificar as pessoas que são portadoras de necessidades especiais. O curso de Qualifica-ção de Assistente Administrativo teve duração de 240 horas/aula e seu objetivo foi de estimular a inclusão de pessoas portadoras de

necessidades especiais no merca-do de trabalho. O curso tem como foco as práticas de rotina admi-nistrativa de uma organização e o profissional poderá trabalhar em diferentes setores de pequenas, médias e grandes empresas.

O curso teve a parceria da Escola MultiTech e o início do mesmo foi no mês de março, sen-do finalizado no mês de Junho. Ao todo, 21 alunos formaram na

noite. Alexandre Gabriel Cancian Sobrinho, diretor de Recursos Humanos, falou da satisfação de ter alcançado a meta de formar estas pessoas e que foi a realiza-ção de um sonho.

A Kinross já se prepara para iniciar, em 24 de Junho, as aulas do segundo curso, também vol-

tado para pessoas especiais. As inscrições para o curso gratuito de “Instalador e Mantenedor de Microcomputadores e Rede Local” estão abertas até o dia 6 de julho.

Serão 25 vagas para candi-datos que tenham no mínimo 18 anos, sem a exigência de compro-

vação de escolaridade mínima. As inscrições devem ser feitas na Escola Multi Tech Cursos e Treinamentos ou na sede da As-sociação de Deficientes Físicos de Paracatu. Os interessados de-vem apresentar CPF, RG e laudo médico, que especifique o tipo de deficiência.

Formandos preparadas para o mercado de trabalho

AleXAndre Cancian diretor de rH, fala a importância da qualificação para o mercado de trabalho

texto e fotos: jussara campos

Page 13: Edição 116

Sexta-feira | 22 junho de 2012 ESPoRtE|13

Mamoeiro goleia por 12 a 1 o time do Divinéia, na 5ª rodada do municipal de Campo

UNAÍ - Segundo informações da Liga Desportiva Unaiense (LDU), a quinta rodada do Cam-peonato Municipal de Futebol de Campo 2012, ocorrida no sábado (16), consagrou mais uma vez o

time Colina como campeão pela série A. Disputando contra o time Cachoeirense, o Colina venceu por 2 a 1, e empatou pela série A, por 1 a 1, também com Cachoei-rense. Já no domingo, pela série

A, o time do Mamoeiro goleou por 12 a 1 o time do Divinéia. Os mesmos times, porém pela série B, se enfrentaram e o resultado final foi de 3 a 1 também para o Mamoeiro.

Confira os próximos jogos do Ruralão 2012:

23/06/2012 – Sábado 6ª rodada - Estádio Beira Rio

24/06/2012 – Domingo 6ª Rodada- Estádio Cachoeirão

Horário Categoria Jogo Mandante Placar Visitante

13:30 B 11 Divinéia X Itapuã

15:30 A 11 Divinéia X Itapuã

Horário Mandante Placar Visitante

15:00 Chaparral X Fazenda Palmeiras

15:00 Capão do Arroz X Fazenda Jardim

Liga Desportiva Unaiense fará, hoje, entrega de diplomas a árbitros

UNAÍ - De acordo com informações da Liga Despor-tiva Unaiense (LDU), acon-tecerá, hoje, às 19h, na sede da liga, uma reunião aos árbitros filiados. Segundo a LDU, a reunião visa en-

tregar uniformes e diplomas condizentes a cursos que os mesmos fizeram em outras ocasiões.

Para maiores informa-ções, ligue: 3676-1183.

PARACATU - No último domingo aconteceu a final do campeonato Taça Cidade no es-tádio Beira Rio. Já no primeiro tempo, Paracatu fez 1x0 com o gol de papaléguas, porém, logo em seguida, o empate veio com um gol de Junior Et. Neste momento, ele é o artilheiro com mega golaço de falta no meio da rua, mas depois Rivaldo fez 2x1 para Paracatu.

Roquete fez um gol e em-patou na artilharia do cam-peonato aos 20 minutos do segundo tempo. Paracatu teve um jogador expulso, Danilo Chapadinha, logo em seguida, quem foi para o chuveiro mais cedo foi o jogador Rivaldo, que deixou o time do Paracatu com dois jogadores a menos, mas o goleador do campeonato não se faz por acaso. Júnior ET entrou driblando na área do Paracatu e fez mais um golaço chutando no canto esquerdo do goleiro ad-versário, quem teve o prazer de ver o jogo lembrou-se dos gols

do argentino MESSI, aí sim Júnior ET garantiu a artilharia do campeonato. Não havendo mais tempo para o terceiro gol do JK, o time do Paracatu se fez campeão do campeonato Taça Cidade.

Saiba mais:

Goleiro menos vazado: Ander-son Brandão do time do Santana

Artilheiro do campeonato :Junior ET

Veja mais fotos no site: www.jornaldinamico.com.br

JoGo desputado do início ao fim

tAçA de campeão, erguida pelo capitão Alessandro do Paracatu Atléticoo árBItro Paulo lopes encerrou sua carreira na grande final

equIPe campeã do taça Cidade

Com 2 a menos Paracatu Atlético se consagra campeão

texto: jussara campos e fotos: thiago keller/jd

Page 14: Edição 116

Sexta-feira | 22 de junho de 201214|Pol íc ia

Jovem de 18 anos é assassinado durante festa da Agrocapul; o autor do crime já está detido, mas a polícia ainda procura outros suspeitos

UNAÍ - Durante a Agro-capul, feira de agronegócios do Noroeste Mineiro, no sába-do (16), Douglas Figueiredo Nascimento, de 18 anos, foi assassinado. De acordo com apurações feitas pelo JD, a ví-tima morreu em consequência de uma confusão que ocorreu dentro do Parque de Exposição de Unaí. Junto com Douglas es-tava envolvido também o autor do assassinato, Maxson Wagno Ramos Gonçalves, de 19 anos, e Max Miller Rodrigues Batista, de 18 anos, que também sofreu perfurações com algum objeto, que possivelmente pode ser uma arma branca.

Segundo a apuração, cons-tatamos que Douglas e Max

foram feridos por Maxson, que segundo a Polícia Militar, já está preso. Outro suspeito, de 21 anos, também foi preso e, ainda tem um terceiro suspeito, que já foi identificado, mas ainda não foi detido. Conforme informações da Polícia Civil, as investigações sobre o caso ainda continuam e também a busca do terceiro suspeito.

De acordo com informações obtidas pelo JD, o motivo que impulsionou o assassinato foi devido Douglas já ter ficado detido na mesma sela com Ma-xson, no presídio de Unaí, em novembro do ano passado. Nesta ocasião, os dois teriam se desen-tendido e, isto, possivelmente, teria motivado a vingança.

PARACATU - Foi realiza-da em 19 de junho12 na sede do 45º Batalhão de Polícia Militar uma reunião com os representantes de diversos bairros da cidade com o ob-jetivo de apresentar um dos mais novos projetos da Polí-cia Militar em Paracatu que é a Setorização da Segurança Pública.

Esse projeto tem o obje-tivo de dividir a cidade em

setores em que cada grupo de PM sob a Coordenação de um Oficial será responsável por realizar diversas ativi-dades em cada setor, como planejamento estratégico de policiamento preventivo e repressivo, estudo das es-tatísticas de crimes naquele local, criação de redes de compartilhamento de in-formações e outras ações também de inteligência de

segurança pública.Os presentes se compro-

meteram a participar ativa-

mente, elogiaram o projeto e a iniciativa da PM como tam-bém trouxeram uma grande

demanda de ações que de-verão ser realizadas nesses setores.

fRente do Parque de exposição de unaí, onde douglas foi assassinado

RepResentantes dos bairros, foram até o batalhão da PM para apoiar o novo projeto de segurança

equIPe da PM explicou com todos detalhes, como vai ser a setorização da segurança

texto e foto: marco antônio/jd

Inicia o projeto o projeto de setorização da segurança Pública em Paractu

Page 15: Edição 116

sexta-feira | 22 de junho de 2012 Pol íc ia|15

FM 87.9Com Ailton Pinheiro.

PROGRAMA

ROTA DO CRIME

De SEG. À SEX. DAS 8h as 9h30Rádio Vitória.

PARACATU - Aconteceu no último sábado um grave acidente onde em volveu quatro paracatuenses, a tra-gédia aconteceu na Rodovia MG 190 km 53. De acordo

com a testemunha qualificada no BO, o condutor M.Benz 19445 ano 2004 placa GZV-1837 cor Branca, Cascalho Rico/MG deslocava do trevo da BR 365 sentido a Romaria/

MG, quando na altura do KM 53, foi realizar uma ultrapas-sagem a um veículo Eco Sport sem maiores dados, que veio a colidir frontalmente ao veí-culo Gol ano 2002, placa JGL 9319 cor Branca, Paracatu/MG que seguia em sentido contrário ou seja de Romaria a BR 365, cujos danos veicu-lares seguem citados acima.

No veicula estava Michele Pereira Araujo, Estudante, natural de Paracatu/MG que foi levada para o proto so-corro de Monte Carmelo/MG, sentindo varias dores pelo corpo inteiro, Arley Pires Gonçalves, estudante, natural de Paracatu/MG, também socorrido pela ambulância e levado para o mesmo pronto socorro, onde teve um grande

corte na perna esquerda, já Silmara Costa Farias (25) e Talles Andre Oliveira Alves (25), não suportaram e veio

a falecer no local e foram levados para Funerária São Vicente de Paula após traba-lhos periciais

PARACATU/UNAÍ - No último sábado, aconteceu um acidente vindo de Belo Hori-zonte sentido a Unaí, no veí-culo vinha a condutora e mais um passageiro, foi quando a condutora do veículo perdeu o controle invadindo a faixa da contra mão, depois retor-nou a faixa da direita e saiu da pista colidindo com bar-

ranco, “logo depois capotou próximo a PRF, mesmo com a gravidade do acidente e o estado que ficou o veículo, os passageiros não sofreram nada e passam bem.

Acidente fatal leva dois jovens de Paracatu

237 anos da PM em Minas Gerais é comemorado em UnaíUNAÍ - Foi comemorado no

dia último dia 15, no auditório do Sicoob Noroeste, os 237 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. A comemoração também serviu para destacar os cinco anos de instalação da 16ª Região da Polícia Militar e homenagear

autoridades civis e militares com o diploma de Colaborador Benemérito. De acordo com informações da assessoria de comunicação do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), esse último título foi criado com o intuito de “distinguir e agraciar

pessoas e entidades que tenham contribuído para o aprimora-mento e eficiência dos trabalhos da Polícia Militar no cumpri-mento da missão de preservação da ordem pública”. Outras ho-menagens como “destaque pro-fissional”, “medalha de mérito militar”, “medalha de mérito profissional” e “medalha Alferes Tiradentes” também ocorreram.

O evento foi presidido pelo comandante da 16ª Região da Polícia Militar, coronel Hércules dos Reis Silva.

O tenente aposentado da PM, Benedito da Silva Porto, também foi homenageado devido seus 30 anos de serviços prestados à instituição da PM. “Trabalhou na cidade de Unaí no ano de 1954, quando era soldado recém

formando. Na época, o contin-gente policial era constituído por um cabo e dois soldados, sendo, o então Sd Porto, um daqueles profissionais que velavam pela segurança da sociedade unaien-se”, explicou a assessoria.

O evento foi agraciado pelo som das bandas de música de Unaí e da 10ª RPM de Patos de Minas.

PúBlICo assiste a solenidade que homenageou não só militares, mas também civis

o tenente aposentado, Benedito da Silva Porto, foi homenageado pelos 30 anos de serviços prestados à PM

JoVenS na flor da idade, deixam saudades

MeSMo com estado do carro, ocupantes saem do acidente

sem ferimento

texto: marco antônio/jd e fotos: assessoria de comunicação social do 28º batalhão da polícia militar

texto: jussara campos/jd e fotos: arquivo pessoal

texto: jussara campos/jd e foto: thiago keller/jd

Sobreviventes de um grave acidente na BR 040

Page 16: Edição 116

PARACATU - Quer ajudar? É simples. Basta ter atitude. Este é o lema da cooperativa Credi-parnor que está abrindo mão das receitas de cartões de crédito e débito em prol da APAE de Pa-

racatu, que comemora 35 anos de serviços para a comunidade.

Envolvendo-se diretamente com a comunidade, através de seus associados, para contri-buir, basta utilizar os cartões da

CREDIPARNOR que estará ajudando automaticamen-te a APAE e a ANMEC de Unaí, falou o diretor presidente Darcy Neiva. A CREDIPAR-NOR está sempre atenta ao sétimo princípio do cooperati-vismo, que é o interesse com a comunidade.

Neste ano, estamos come-morando o ano internacional das cooperativas, declarado pela ONU com a logo “coope-rativas constroem um mundo melhor: contribuições para um desenvolvimento sustentável.” Lembrando que esta ação é independente da Crediparnor, afirmou o presidente.

Saiba mais:

Para se associar, basta ir a uma agência do SICOOB CRE-DIPARNOR com o documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de renda, se tiver. Além de estar apoiando a APAE, você des-frutará de vários benefícios da cooperativa.PArACAtu possui uma frota de aproximadamente 29 mil veículos

Crediparnor beneficia entidades do noroeste

texto e foto: jussara campos/jd