edição 114

16
POLÍTICA | Pág 06 DOMINGO , 21/08/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 114 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » DIVULGAÇÃO LEANDRO MOREIRA ONZE MUNICÍPIOS DO SUL SEM REGISTRAREM HOMICÍDIOS SEGURANÇA | Pág 13 NÃO HÁ SÓ UM “ELEFANTE BRANCO” EM CACHOEIRO? ARTIGO >> >> WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 02 CONEXÃO BRASÍLIA POR SÉRGIO GARSCHAGEN COMUNIDADES | Pág 04 SEM FISCALIZAÇÃO, SEM SEGURANÇA ESPECIAL | Pág 05 AUMENTO DE SALÁRIO REVOLTA SERVIDORES FILIPE RODRIGUES

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 08-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 114 do Jornal Aqui Notícias

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 114

POLÍTICA | Pág 06

DOMINGO, 21/08/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 114 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

divu

lgaç

ão

lEaN

dRo

MoR

EiRa

ONZE MUNICÍPIOS DO SUL SEM REGISTRAREM HOMICÍDIOS

SEGURANÇA | Pág 13

NÃO HÁ SÓ UM “ELEFANTE BRANCO” EM CACHOEIRO?

ARTIGO >> >> WWW.AQUIES.COM.BR>> PÁG 02 CONEXÃO BRASÍLIAPOR SÉRGIO GARSCHAGEN

COMUNIDADES | Pág 04

SEM FISCALIZAÇÃO, SEM SEGURANÇA

ESPECIAL | Pág 05

AUMENTO DE SALÁRIO REVOLTA

SERVIDORES

FiliPE RodRiguES

Page 2: Edição 114

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

domingo, » 21/08/2011 CACHoEiRo dE iTAPEmRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br02 oPiniÃo

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

… E viveram felizes para sempre! - Fechou o livro quase sem ruído, para não acordar a menina sob o edredom. Ergueu-se lentamente e quando esta-va já com o pé pronto para o ante pé, ouviu a voz muito acordada que quase lhe assustou:

- Mamãe! - Olhou para a filha com aquela cara de desespero de quem per-gunta “essa menina não vai dormir?!”. Seus olhinhos a fitavam acelerados, como os de quem está no meio de uma vertiginosa tempestade cerebral. Respirou fundo.

- O que é, meu amor? Achei que você estivesse dormindo…

- Existe príncipe?-Sim, meu amor! É claro que existe.

Quando o rei e a rainha têm um filho, esse filho é um príncipe. – não dava pra explicar detalhadamente pra filha de seis anos como funcionava a mo-narquia, reis, rainhas, príncipes, prin-cesas e tudo isso. Mesmo porque não entendia muito bem dessas coisas.

- E sapo, existe?!- Sim, minha filha. Sapo existe. –

Dez e meia da noite, o programa fa-vorito de TV já está pela metade. A paciência começa a minguar, mas é preciso manter a calma.

- E o papai é um príncipe ou é um sapo?! - A mãe revira os olhos, senta-se na beira da cama, conta até trinta, pensando cuidadosamente no que vai dizer. Suspira. De nada adiantara fin-gir que não estava entendendo aonde aquela conversa ia dar.

- O papai é uma pessoa comum, fi-lha. Não é um personagem de contos de fadas. – e enumerou algumas das características básicas que comporiam uma “pessoa comum”, que fossem acessíveis a uma menina de seis anos de idade muito espertinha, embora por dentro estivesse morrendo de von-tade de dizer que o papai era muito pior que um sapo; que mais parecia um dragão, principalmente quando voltava pra casa depois de uma dose a mais de vodca, o que vinha acontecen-

FiLoSoFiA dE “bUTiQUim” RiCARdo LEmoS » - [email protected]

Leitura imprópriaNa década de 70 o polonês Jerzy

Kosinski escreveu o livro “O Vidio-ta”, sobre um jardineiro que passou a vida a cuidar do jardim de uma mansão e a assistir TV. Demitido, conhecia o mundo apenas pela pers-pectiva televisiva e não conseguia se adaptar à realidade fora dos muros onde se isolara.

O titulo do livro, pelo menos aqui no Brasil, passou a ser aplicado às pessoas sem assunto e sem cultura, que não conseguem conversar sem repetir bordões de programas tele-visivos.

Ainda me lembro de um artigo, no antigo “Jornal do Brasil”, em que um articulista de TV respondia a um crí-tico que o acusara de escrever sobre um programa que ele mesmo admi-tira não ter assistido. Disse ele, com propriedade, que o hábito de assistir programas televisivos reduz o nível de exigência das pessoas. O que an-tes era considerado de mau gosto, ao ser assimilado, passava a ser conside-rado aceitável e bom.

Agora, o escritor norte-americano Nicholas Carr - em um novo livro “The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains” - afirma que a rede de computadores está a nos privar da capacidade de raciocínio aprofundado.

Carr escreveu a obra após observar que estava se viciando nas redes so-ciais e no twitter e, como consequen-cia, estava deixando de ler, por nao conseguir se concentrar. A providên-cia foi drástica: deixou o twitter e o facebook de lado e passou a checar os e-mails apenas duas vezes por dia.

Apesar de inicialmente se sentir “perplexo” com sua repentina ausên-cia de conexão, Carr disse que em algumas semanas ele já estava apto a manter o foco em uma única ativida-de por um longo período de tempo e, felizmente, pronto para trabalhar no novo livro.

Carr começou a perceber essa per-da de concentração em 2008, quan-do escreveu reportagem de capa para

Os novos leitores

ConEXAo bRASiLiASERgio gARSCHAgEn » - [email protected]

a revista “Atlantic Monthly” em que levantava esta questão, que ele proprio considera controversa.

Seu livro examinou a história da leitura e como o uso das mídias afeta nossa mente.

Explorando como a sociedade passou da tradição oral para a pala-vra escrita e depois para a internet, ele detalha a forma como o cérebro se reprograma para se ajustar às no-vas fontes de informação.

Ler na internet, afirma, muda fundamentalmente a forma como usamos nosso cérebro. A quan-tidade de textos, fotos, vídeos, músicas e links para outras pági-nas combinada com incessantes interrupções na forma de men-sagens de texto, e-mails, atuali-zações do facebook, tweets, posts em blogs e feeds de RSS fez com que nossas mentes se acostumas-sem a catalogar, arquivar e pes-quisar informações. Desta forma, desenvolvemos habilidades para tomar decisões rapidamente, es-pecialmente visuais.

Por outro lado, lemos cada vez lemos menos livros, ensaios e textos longos que nos ajudariam a ter foco, concentração, intros-pecção e contemplação. Estamos nos tornando mais bibliotecá-rios–aptos a encontrar informa-ções de forma rápida e escolher as melhores partes– que acadêmi-cos, em que se analisa e interpreta o que se lê.

Com os novos dispositivos como o Kindle e o iPad, que in-corporam dispositivos digitais de leitura, ele prevê que os livros também mudarão. Afinal novas formas de leitura requerem no-vas formas de escrita, em que os escritores evitarão argumentos complexos, que requerem aten-ção prolongada, e escreverão de forma concisa e aos pedaços.

Se você se distrai facilmente, não pensará da mesma forma que pensa se você presta atenção.

do com demasiada freqüência antes da separação.

A filha ia fazendo que sim com a cabeça, como se estivesse entendendo tudo. Mas a mãe tinha certeza de que ela estava mesmo era preparando a próxima pergunta.

- E você, mamãe?- Eu o quê, filha?! - Você é uma princesa?A mãe quase engasga, ao tentar con-

ter uma gargalhada que soaria muito mais como a de uma bruxa, mas se contém e responde de maneira didáti-ca, enquanto afaga as madeixas da me-nina que agora está sentada na cama, que também ela, a mamãe, é uma pessoa comum, enumerando algumas características (mais bem escolhidas dessa vez) das pessoas comuns.

- Então eu não estou entendendo nada!

- O que você não está entendendo, minha filha?

- Se você é uma pessoa comum e o papai também, por que é que vocês não foram felizes para sempre?

Foi difícil segurar a vontade de dar um grito e sair correndo do quarto. Apenas uma lágrima furtiva minou do olho esquerdo, que ela disfarçou com maestria. Não dava pra explicar pra uma menina de seis anos o que falhara em sua vida conjugal. Mesmo porque não entendia muito bem dessas coisas. Apenas sorriu amarelo, levantou-lhe a franja e beijou-lhe a testa e disse:

- Hora de dormir, princesinha! Boa noite!

E saiu do quarto.Na noite seguinte, por via das dúvi-

das, colocaria um DVD do Pokémon pra menina dormir.

Ricardo Lemos é pai, filho, geminia-no, escritor, jornalista, amante do sol e da lua, enfim, um filho de Deus, como você. Atualmente publicando nos blogs Arroubos Literários, Olho Mágico 365 e TAMTA – incubadora de idéias.

Page 3: Edição 114

AFP

aQUItemNo último dia deste mês, que cairá na quarta-feira,

vai ser realizada audiência pública organizada pela Frente Parlamentar em Defesa de uma instituição estadual de Ensino Superior. O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Cachoeiro, às 19h00, a pedido do deputado estadual Glauber Coelho (PR).

Assume interinamente o cargo de secretário de Educação em Cachoeiro o servidor Everton Costa de Rezende. O motivo são as férias da titular Maria Deuceny da Silva Lopes, por 30 dias, a partir do dia 1 de setembro.

A presidenta Dilma Rousseff disse na sexta-feira, em entrevista à Rádio Metrópole AM, de São José do Rio Preto (SP), que os partidos da base aliada não concordam com malfeitos e considerou que não terá problemas no Congresso em função das demissões e trocas de comando em ministérios e órgãos do governo. Dilma reiterou que continuará combatendo a corrupção, mas destacou que o objetivo principal do governo dela é a redução das desigualdades sociais. “O objetivo do meu governo não é criar nenhum problema em relação a esse ou àquele segmento. Agora, onde houver problema de corrupção, somos obrigados a tomar posição. Não faço disso o objetivo central do meu governo, o objetivo central é buscar a inclusão social”.

Em 30 dias, beneficiários de planos de saúde não poderão esperar mais do que sete dias por uma consulta com especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Nas demais especialidades, o prazo de espera será até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas, a espera será até dez dias. As novas regras da Agência Nacional de Saúde (ANS) foram publicadas em junho no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Normativa nº 259. As operadoras têm 90 dias para se adequar, contados a partir da data de publicação.

Mais de mil pessoas participaram ontem da chamada ‘Marcha das Vagabundas’ na Cidade do Cabo, África do Sul. A marcha começou no Canadá como parte de um protesto de estudantes contra um professor que disse que as mulheres eram violentadas por causa das roupas que elas usam. A manifestação já passou por diversos países, incluindo o Brasil.

O tempo deve mudar em todo o Espírito Santo durante este fim de semana e há previsão de chuva e leve queda na temperatura máxima a partir de hoje. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a temperatura deve variar entre 10°C e 24°C na região serrana e entre 15°C e 29°C nas demais regiões.

A Câmara Municipal de Cachoeiro fez aquisição de gasolina comum e pagou R$ 2,94 pelo litro, totalizando R$ 10.290,00 o contrato com o Posto Nogueira Ltda. Tal licitação reacende o assunto outrora abordado nesta coluna sobre os valores que os postos divulgam à ANP e praticam

na bomba. O mesmo posto informou à agência que comercializava a R$ 2,920, em coleta realizada no dia 16 de agosto. Vai entender...

audiência De férias

Corrupção

Planos de saúde

‘marcha das Vagabundas’

Previsão

Gasolina

eSPaÇO POPULaR

DOmINGO, 21/08/2011 CaCHOeIRO De ItaPemRIm e ReGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.aQUIeS.com.br

[email protected]

PaRtICIPe: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

LeaNDRO mOReIRa

@moreira238

aRQ

UIVO

PeS

SOaL

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça aQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

facebook.com/leandromoreira23

COmeNtáRIOS DIVeRSOS Na ReDe SOCIaL

O advogado Cristiano Hehr e sua esposa Cláudia, na entrada do Museu do Louvre, em Paris

Page 4: Edição 114

Durante a gestão passa-da, o deputado federal Ca-milo Cola (PMDB) apeli-dou o imóvel onde seria o Hospital do Aquidaban de ‘elefante branco’. A alcu-nha surgiu porque a obra é até hoje contestada judi-cialmente e o prefeito da época, Theodorico Ferraço (DEM), chegou a inaugu-rar o hospital, sendo que ele nunca funcionou.

Na administração pos-terior a de Ferraço, a pre-feitura contratou auditoria para identificar quais irre-gularidades havia na obra. Em 2009, já com Carlos Casteglione à frente do executivo, a concretização de tornar o imóvel em Hospital Materno Infantil ficou mais real. O processo

que emperrava a liberação de recursos federais já foi destravado.

No entanto, o municí-pio herdou outras inter-venções que seguem a es-sência do jocoso ‘elefante branco’. No caso, a tragé-

dia só não substitui o cô-mico porque muitas dessas obras inacabadas já foram solucionadas, em respeito ao dinheiro público.

O ginásio do bairro Ae-roporto, chamado de Fer-ração, foi uma delas. O

DOMINGO, 21/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 COMUNIDADES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

‘Elefantes Brancos’ são desfeitosObRAS POLêMICAS E QUE NUNCA fORAM CONCLUíDAS COMEçAM A SER DEvOLvIDAS PARA A COMUNIDADE »

O Hospital do Aquidaban chegou a ser inaugurado, mas nunca funcionou

O ginásio estava deteriorado e só foi entregue aos moradores nesta gestão

Matadouro: da polêmica à geração de empregos e economia para os produtores

A ponte de pedestre foi interditada por não oferecer segurança

LEANDRO [email protected]

LEANDRO MOREIRA

GAzEtA ONLINE

fAtO

DIvuLGAçãO/pMcI

local chegou a ficar dete-riorado, mas a administra-ção municipal executou a reforma. E assim também ocorreu com o Centro de Formação de Professores, em Morro Grande; com a escola Pedro Nolasco, no bairro Paraíso; com a ponte da Nassau; as 20 unidades habitacionais, no Valão.

O antigo Matadouro, que foi alvo de polêmicas, também já voltou a ope-rar. A prefeitura realizou concessão do Frigorífico Municipal ainda na gestão anterior, cuja concessio-nária é a Cofril. O imóvel foi reformado obedecendo às exigências ambientais e sanitárias.

A ponte de pedestre que liga a rua Pedro Dias a Sa-muel Levy também será reaberta, após as obras de reparação. A passagem

foi interditada, pois a es-trutura do local não ofe-rece mais segurança. Na quarta-feira, o prefeito Casteglione, junto com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), irá apresentar a empresa que executará a obra.

Outra obra que nunca foi finalizada é o ginásio de Itaoca. Há aproxima-

damente uma década, as paredes e vigas já avaria-das representam a frus-tração dos moradores do distrito. Tudo indica que desta vez a solução é real. De acordo com a prefei-tura, o governador Rena-to Casagrande (PSB) teria garantido ao prefeito que a obra entraria no Orça-mento Anual do Estado em 2012.

Page 5: Edição 114

No país inteiro o que mais se fala é no bom momento da construção civil. Esse setor econômi-co nacional, entretanto, também vem enfrentando uma série de pressões para diminuir os acidentes en-tre os trabalhadores e para que eles respeitem as regras básicas de segurança. Usar o capacete, por exemplo, depende muito mais da consciência de quem está na labuta do que a ordem do patrão. Entretanto, existem também órgãos fiscalizadores para agir de forma preventiva, inclusi-ve, autuando as empresas que desrespeitam o que é exigido por lei.

Durante um dia, a re-portagem circulou por algumas obras no bairro Gilberto Machado. Não foi difícil encontrar pe-dreiros e ajudantes tra-balhando sem os equi-

pamentos necessários. Muitos deles, ou a grande maioria, não utilizavam

os equipamentos simples-mente por displicência. Mas alegaram que se a

domingo, 21/08/2011 CACHoEiRo dE iTAPEmRim E REgiÃo SUL 05ESPECiALwww.AQUiES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Sobram obras. Falta fiscalizaçãodiSPLiCênCiA doS TRAbALHAdoRES E ConTingEnTE bAixo dE fiSCAiS ConTRibUEm PARA iRREgULARidAdES nA ConSTRUçÃo CiviL »

Flagrante em Cachoeiro: trabalhador no alto do prédio, sem nenhum tipo de equipamento que lhe garanta segurança, caso aconteça uma queda

filipe [email protected]

filipe rodrigues

fiscalização passasse re-gularmente estariam mais adequados. O ajudante de pedreiro Marlon Frei-re trabalhava de sandália na tarde da última sexta-feira e sem capacete. Ele reconhece o erro e tenta justificar: “a gente nunca espera que o pior possa acontecer. Mas normal-mente não trabalho as-sim, hoje mesmo que foi uma coincidência”.

Ele alega ainda que a pressa, muitas vezes, aca-ba atropelando e fazendo com que os trabalhadores esqueçam. “A gente che-ga cedo para trabalhar e já vai logo pegando no pesado. Temos prazo para entregar a obra e, quando nos damos con-ta, estamos sem os equi-pamentos de segurança”, disse. Mesmo assim, logo depois de conversar com a reportagem, Marlon foi direto ao local onde esta-vam guardados seus equi-pamentos.

Situações como essa poderiam ser evitadas se os próprios trabalhado-res fossem conscientes da importância em criar am-biente saudável e seguro para suas atividades. Mes-mo assim, existem órgãos responsáveis para fiscali-zar essa rapaziada. Mas o contingente, ao que pare-ce, não é suficiente.

Para se ter uma idéia, no Ministério do Trabalho de Cachoeiro são apenas dois auditores para fiscalizar o sul do estado inteiro. Na prefeitura, 13 fiscais de obras são responsáveis por circular todo o mu-nicípio. Segundo infor-

mações concedidas por telefone de funcionários do Ministério do Traba-lho de Vitória, alguns au-ditores da capital também dão suporte, realizando mutirão em períodos es-tratégicos.

Cachoeiro, por exem-plo, tem cerca de 15 obras de grande porte em anda-mento, entre construção de edifícios e de estrutura para serviços públicos. A prefeitura fiscaliza no que lhe é conferido e o Minis-tério do Trabalho idem. Além dos grandes empre-endimentos, existem de-zenas de outros de menor porte, ficando, assim, os fiscalizadores sobrecarre-gados. E esse é um pro-blema que se arrasta em todo país. Segundo dados divulgados em jornais on-line são pouco mais de três mil fiscais do Ministério

do Trabalho responsáveis por todos os municípios brasileiros.

NúMEROsO setor de construção

civil possui quase 2,99 milhões de trabalhado-res com carteira assinada no país. Em maio, por exemplo, a construção civil empregou 33,8 mil trabalhadores com car-teira assinada, o que re-presenta um aumento de 1,15% na comparação a abril.

Só nos cinco primeiros meses deste ano, o setor contratou mais 159 mil trabalhadores - aumento de 5,62% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse acrés-cimo, o setor tinha quase 2,99 milhões de trabalha-dores com carteira no fi-nal de maio.

Page 6: Edição 114

Com a presença de cen-tenas de servidores munici-pais, a Câmara Municipal de Itapemirim aprovou na sessão de quarta-feira pro-jeto lei que aumenta em mais de 100% os salários de engenheiros e procura-dores do município.

O projeto foi encami-nhado pelo executivo mu-nicipal, nele foi fixado piso salarial para engenheiros e procuradores municipais de R$ 3.270,00 para carga horária de 8 horas e piso de R$ 2.452,50 para car-ga horária de 06 horas. E ainda concessão de gratifi-cação por produtividade. A maioria dos servidores do município se sentiu injustiçada, uma vez que o projeto só beneficia um pequeno grupo de servi-dores.

O deputado Claudio Vereza (PT) tem mobili-zado diversos segmentos sociais pela gratuidade no transporte coletivo inter-municipal no estado para a pessoa idosa.

A gratuidade já é uma realidade em âmbitos in-terestadual e municipal e direito previsto na Consti-tuição Federal (1988) e no Estatuto do Idoso (2003).

Para isso o deputado e a equipe de seu gabinete es-tão organizando um abai-xo-assinado. A intenção é levar um grande número de assinaturas ao gover-nador Renato Casagrande (PSB), pedindo que seja concedido constitucional-mente esse direito às pes-soas acima de 65 anos.

A gratuidade é uma rei-vindicação antiga do seg-mento, que esteve presente no debate ocorrido duran-

DOMINGO, 21/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 POLÍTICA

ITAPEMIRIM

ESTADUAL

Câmara aprova projeto polêmicoA PREfEITURA NORMA AyUb ENvIOU MATéRIA AUMENTANDO O SALáRIO DE APENAS DUAS CATEGORIAS EM DETRIMENTO DOS DEMAIS SERvIDORES »

O vereador Bill se posicionou contra a aprovação do projetoA prefeita Norma Ayub quer o aumento em mais de 100% de engenheiros e procuradores

Reinaldo CaRvalho

divulgação

Idosos reivindicam gratuidade no transporte intermunicipal

te sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa este ano em comemoração ao Dia Estadual do Idoso.

Além das assinaturas co-letadas em diversos espa-ços, entidades e organiza-ções que apóiam a campa-

nha, na Internet uma Pe-tição Pública ajuda reunir adesões à causa. Qualquer pessoa pode assinar a peti-ção ou o abaixo-assinado. O gabinete também está à disposição para os esclare-cimentos necessários.

O Sindiserv, sindicato dos servidores do município de Itapemirim entende que este

procedimento deveria tam-bém ser aplicado às outras classes de servidores, pois

existem no quadro da PMI servidores quem tem piso abaixo do salário mínimo.

O vereador Bill, do PV, que se posicionou contra a aprovação do projeto, ten-

tou mostrar aos colegas vere-adores que o referido projeto não respeitava o principio da isonomia, mas só foi ou-vido pelo vereador Estevão (PMDB) que também vo-tou contra o projeto.

“Seria mais ético e correto se o executivo enviasse um projeto que equacionas-se todos os pisos salariais, pois todos os servidores merecem ser valorizados”, discursou o vereador Bill em meio aos aplausos das centenas de servidores que não foram agraciados com o projeto.

”Espero que o executivo possa corrigir esta discre-pância vetando a aprovação do projeto, ou então envie outro projeto que atenda a todos os servidores muni-cipais”, finalizou o vereador Bill.

Page 7: Edição 114

O mercado mu-sical capixaba é um grande berçário de cantores sertanejos. Não só pelas raí-

zes que muitos têm com o interior, mas também pela qualida-de dos nossos cantores têm. E um exemplo

disso é Alex Campanha,

n a s c i d o em Mun-do Novo,

i n t e r i o r de Caste-

lo e que está fazendo grande

sucesso em todo o estado com sua música e ritmo agita-do.

Você sem-pre trabalhou com música?

Alex- Traba-lho com mú-sica desde os 14 anos. Mas

minha paixão apareceu quando ainda nem sa-bia falar direito, aos dois anos. Meus tios eram to-cadores de violão e sem-pre fui apaixonado pelo ritmo.

Quando surgiu a car-reira solo?

Como cantor solo, minha carreira começou em abril, deste ano. En-tretanto, trabalhei como músico e auxiliar de pro-dução da dupla Leo e Luan, de Venda Nova. E para mim, trilhar esse caminho não tem expli-cação. Estou feliz por poder fazer o que mais gosto, que é trabalhar com música.

Quem te acompanha atualmente nos shows?

Tenho toda uma equi-pe de músicos, produtor e uma banda maravilhosa que tem muita experiên-cia, e que já tocaram to-dos os estilos de música.

Quais são as suas in-fluências musicais?

Minhas influências são Sérgio Reis, Zezé de Camargo e Luciano, Michel Teló, João Bosco e Vinicius, Luan Santa-na entre outros. Eles me ajudam dando a direção e uma história com a música sertaneja. Pois mesmo tendo pouco tempo de carreira can-tando, tenho uma histo-ria e conheço muito de música e, principalmen-te, da sertaneja.

Você compõe músicas?O repertório do meu

disco tem metade de composições minhas e metade de compositores muito bons. As minhas composições surgem do nada, a canção “Tô na sua”, por exemplo, fiz dentro de um ônibus e escrevi no celular.

Qual foi o show mais inusitado que já fez?

O primeiro show, por que não tivemos tempo de montar a banda com-pleta que temos hoje, mas fizemos um ensaio

e tocamos junto com João Bosco e Vinicius. Foi incrível quando to-camos parecia ter umas sete mil pessoas! Fiquei muito feliz.

Quais são as próximas novidades?

Estamos preparando um CD, e as redes so-ciais, principalmente o Twitter, tem ajudado bastante. Tenho fã-clubes espalhados pelo Brasil todo por conta de twitcams (chamada de videoconferência) que tenho feito e a galera já sabe cantar as músicas e ainda já pedem elas pelo nome, isso é gratificante de mais!

Gustavo [email protected]

Alex nA Web

Para conhecer uma pouco mais sobre o cantor basta acessar o link www. .palcomp3.com/alexcampanha. Lá, você encontrára histórias, vídeos e fotos do cantor castelense.

domingo, 21/08/2011 diÁRio| Ano 1 | n° 114

Cachoeiro de itapemirim e Região Sul

A novA voz do sertAnejo capixaba

o CAntoR Alex CAmpAnhA tem gAnhAdo CAdA vez mAiS deStAque nA Região e no eStAdo »

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

divu

lgaç

ão

O cantor tem feito um grande sucesso na região

Page 8: Edição 114

02 DOMINGO, » 21/08/2011

www.AQUIES.com.br

Um Dia de AlegriaEu sou do tipo que prezo ser feliz acima de

tudo. Se o país vai mal com sua política corrup-ta, o jeito é sermos mais seletivo nas próximas eleições e bola pra frente. Se a economia vacila, é hora de revermos nossa conduta profissional e partir pra novos desafios se for o caso. Se exis-tem amigos felizes, recomendo juntar-se a eles na comemoração e ainda botar pra gelar o melhor champagne, afinal a felicidade merece ser vivida em sua plenitude total. A coluna de hoje é uma ode a felicidade e a alegria da vida, e para isso eu selecionei um mix de fotos bacanas de gente bacana em situações de extrema felicidade. Espe-ro que você goste, se empolgue e aproveite este domingo que será único e merece ser vivido com muita alegria. Um beijo no seu coração.

Foto José Carlos oliveira

A equipe brilhante da UNIMED SUL CAPIXABA recebendo o Prêmio Gazeta Empresarial.

A equipe bacana da AGÊNCIA CONTEÚDO recebendo o

Prêmio Criativus das mãos de MARIA INÊS

BARBOSA.

CARLOS EDUARDO

PENA, SERGINHO

GRILLO, CAROL

VARGAS e ISAC PENA.

Meus amigos queridos da AGÊNCIA PROVE.

Meus amigos queridos VANDERSON E VALBER do Bom

Gosto Buffet com suas lindas e elegantes

esposas.

Page 9: Edição 114

03domingo »21/08/2011

www.AQUiES.com.br

Foto divulgação

Foto divulgação

Foto divulgação

Foto José Carlos oliveira

Foto estevão Nemer

Meus amigos queridos VANDERSON LIBERATORE, JAMIRSON AVELAR e MARIA

HELENA VARGAS.

Meus amigos queridos GLORINHA NEMER e SÉRGIO

DE POLLI.

WALESKA BASSANI e ANDRÉ MENEZES em família comemorando o aniversário do

nosso queridão.

Os amigos prestigiando e comemorando o aniversário de ANDRÉ MENEZES (meio).

Meus amigos queridos da FLECHA BRANCA recebendo o Prêmio Gazeta Empresarial.

Page 10: Edição 114

VIVAaVIDA DOMINGO, 21/08/2011 DIÁRIO| Ano 1 | n° 114

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

www.AQUIES.com.br

Estudo: Amor pode melhorar dEsEmpEnho físico na mAlhAção

OS RESUltADOS »CONtRARIAM A IDéIA DE

QUE AS RElAçõES pODEM

DIStRAIR OU tIRAR A

ENERGIA DAS pESSOAS

Não basta estar apaixonado: é preciso estar amando para ter um melhor desempenho físico durante a malhação ou treino. Esta é a con-clusão de um estudo feito com um grupo de profissionais olímpicos, di-vulgado pelo site do canal americano Fox News.

Os pesquisadores questionaram cerca de 400 atletas, sendo 265 mu-lheres e 133 homens, por meio de en-trevistas online, além de entrevistas pessoais. Eles deram aos atletas uma definição sobre o amor, para que não houvesse confusão, e perguntaram se eles já se sentiram dessa forma.

Os que responderam “sim” foram questionados se acreditavam em uma melhora de sua performance por es-tarem amando. Mais da metade do grupo (55%) respondeu que sim, e as conclusões mostram que os homens são mais propensos a assumir isso do que as mulheres.

Muitos deles associaram o benefício ao papel do companheiro na relação: ter um parceiro para dividir tarefas cotidianas, como cuidar das crianças, por exemplo, os faz se dedicar mais integralmente ao esporte.

Os profissionais envolvidos no estudo acreditam que o amor compassivo, um tipo e afeição e confiança presente em uma relação duradoura, se mostrou mais efetivo na melhora da performance do que o amor passivo, associado à paixão, euforia e alegria, sentimentos vivencia-dos no início de um relacionamento.

Os resultados contrariam a idéia de que as relações podem distrair ou tirar a ener-gia das pessoas e mostram também que as imagens das pessoas que amam pro-vocam o aumento do fluxo sanguíneo na região do cérebro associada à motivação.

As conclusões da pesquisa foram apre-sentadas na reunião anual da Associação Americana de Psicologia, no início do mês de agosto de 2011.

Do dia 23 ao dia 26 deste mês será realizada a Feira Internacional do Mármore e Granito. E, durante os dias da Feira, alguns restaurantes da cidade prepararão cardápios especiais com nome de pedras de mármores e granito. Confira o que cada um deles irá oferecer.

Beer ChiCkenPrato: “Lapidus” - Galeto

na pedra acompanhado de fritas.

endereço: Avenida Beira Rio, s/nº - Guandu. Telefone: (28) 3522-9677 (28) 3522-9677

ChurrasCaria rio GrandePrato: “Madrepérola” -

Salmão grelhado ao molho de alcaparras, acompanhado de purê de batatas e arroz branco.

endereço: Avenida Beira Rio, 24. Telefones: (28) 3521-1980 3526-0666.

Cia. das MassasPrato: “Vermelho Xangô”

- Salmão assado com ervas,cebola, aspargo no

azeite extra virgem, acompanhado de arroz com ervas.

endereço: Rua Maurílio Coelho, 78 – Ilha da Luz. Telefone: (28) 3522-9515

downTown Vídeo BarPrato: “Delicatus” - Combinado com

4 sashimis de salmão, 4 sashimis de atum, 2 sushis de salmão, 2 sushis de atum, 2 sushis de peixe branco, 4 Califórnia e 4 Filadélfia roll.

endereço: Rua Capitão Deslandes, nº1 - Centro. Telefones: (28) 2101-6777 (28) 2101-6777

kiko’s PizzariaPrato: “Catão Bahia” - Truta ao

molho baiano.endereço: Avenida Beira Rio, s/nº

- Guandu. Telefone: (28) 3511-8290 (28) 3511-8290

Pizzaria VeneTaPrato: “Meteorus” - Fetutine

(massa caseira) à base de azeite extra virgem, com molho especial de berinjela com azeitonas roxas, gratinado ao queijo. endereço: Rua 25 de Março, Shopping Cachoeiro – Centro. Telefones: (28) 3200-5688 3511-1870.

Mourad´s resTauranTePrato: “Aquarela do Brasil” -

Moqueca capixaba.endereço: Praça Jerônimo

Monteiro – Centro. Telefone: (28) 3522-9823

oliVier Bar e resTauranTePrato: “Candelarius” - Lascas de

bacalhau do Porto, purê de batatas com maionese, queijo parmesão, cebolas, alho, azeite e azeitonas pretas.

endereço: Rua Capitão Deslandes, nº1 - Centro. Telefone: (28) 2101-6775

Parkin Pizza GrillPrato: “Crema Bordeaux” -

Medalhões de filé-mignon sobre creme de mandioquinha e legumes salteados na manteiga, acompanhados de arroz branco.

endereço: Praça Benjamin Silva, 27 – Independência. Telefone: (28) 3521-6833

resTauranTe BisTrôPrato: “Amêndoa Light” - Filé-

mignon grelhado acompanhado de molho de shitake, arroz de amêndoas e batatas soutê.

endereço: Avenida Cristiano Dias Lopes, 9 - Gilberto Machado. Telefone: (28) 3522-1102

resTauranTe Bon aPeTiTPrato: “Fusion” - Filé-mignon

com fritas e pão de alho. endereço: Rua 25 de março

(Shopping Cachoeiro, 2º piso) – Centro. Telefone: (28) 3521-7298

dieners Bar e resTauranTePrato: “Infinity” - Feijão tropeiro

acompanhado de costelinha suína.

endereço: Rua Dom Fernando, 103 - Independência. Telefone: (28) 3522-9796

resTauranTe doM ToniCoPrato: “Ouro Brasil” - Filé-mignon

ao molho de uvas acompanhado de arroz de ervas.

endereço: Rua Braz Antônio Lofego, 14 - Gilberto Machado. Telefone: (28) 3522-4644.

resTauranTe kellyPrato: “Cristalo” - Peito de frango

com molho branco, requeijão

cremoso, ervas aromáticas e batata palha.

endereço: Avenida Beira Rio, 141 – Guandu. Telefone: (28) 3522-1768

resTauranTe Molina’s GourMeT

Prato: “Branco Ceará” - Bacalhau regado ao azeite, azeitonas pretas, palmito fidalgo, creme de batata, cobertura de catupiry, claras em neve, decorado com rodelas de cebolas e azeitonas.

endereço: Sest/Senat – BNH. Telefone: (28) 3517-6940.

Muniz ChurrasCaria e resTauranTePrato: “Marrom Imperador” -

Filé-mignon ao molho madeira e champignon acompanhado de arroz a piamontese.

endereço: Rodovia Cachoeiro X Alegre (482-ES), s/n°. Telefone: 3517-7464.

resTauranTe saBor de CasaPrato: “Branco Siena” - Caldo

de feijão branco, com bacon, paio e calabresinha, coberto com cheiro verde e torresmo, servido dentro de um pão italiano.

endereço: Rua Rubens Rangel, 1 - Km 90. Telefone: (28) 3521-0794

resTauranTe saBorePrato: “Revolution” - Massas

com seis acompanhamentos e um molho.

endereço: Rua 25 de março (Shopping Cachoeiro, 2º piso) – Centro. Telefone: (28) 3511-1865.

resTauranTe e Pizzaria zardosPrato: “Vermelho Brasília” -

Mistura fina.endereço: Rua Estrela Norte,

31 – Sumaré. Telefone: (28) 3522-4594

siTio MoiTãoPrato: “Forest Green” -

Filé de tilápia na chapa acompanhada de molho de alcaparras.

endereço: Localidade de Moitãozinho, na rodovia Cachoeiro x Atílio Vivacqua. Telefone: (28) 3522-4799

The Cesar - Culinária ConTeMPorâneaPrato: “Golden Fantasy”

- Bife chorizzo ao trio de cogumelos guarnecido com risoto siciliano e molho rôte. endereço: Rua Clarice Toledo Carvalho, 96 - Gilberto Machado.

Telefone: (28) 3036-2016

Page 11: Edição 114

Já estão disponíveis para os moradores de Cachoei-ro de Itapemirim a presta-ção de contas e a apresen-tação atualizada das obras previstas no terceiro ciclo do Orçamento Participa-tivo (OP). Nesta semana, a prefeitura fez a apresen-tação para a imprensa, vereadores e comunidade, em evento no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Gilber-to Machado.

Para ter acesso aos da-dos, é preciso entrar no site do OP (www.cacho-eiro.es.gov.br/op) e clicar nos banners rotativos de números 5 e 6, no alto da página. É mais uma ma-

neira de acompanhar os processos e as obras eleitas pela comunidade. Mais detalhes estão no portal da transparência (www.cachoeiro.es.gov.br/trans-parencia).

No site do OP, é pos-sível conferir o processo atual das obras prontas, em execução e momentos diversos do processo de divisão orçamentária do OP, de pesquisas e visitas a terrenos aptos a receber as obras, apontados pelos moradores e aprovados pela prefeitura.

“Durante o evento de apresentação, tivemos a chance de observar a cre-dibilidade que o Orça-mento Participativo tem

nas comunidades. Tive-mos um retorno muito positivo”, comemorou a secretária municipal de Gestão Estratégica, Mara Tosato.

A próxima agenda é a reunião do Conselho Temático, que discute a obra prioritária do OP para o município. O en-contro ocorre na quinta-feira no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Eco-nômico (Semdec), no prédio onde funciona a Câmara Municipal, cen-tro da cidade.

No mesmo local, ocorre no próximo dia 15 a reu-nião de avaliação do ter-ceiro ciclo do OP, quando

domingo, 21/08/2011 CACHoEiRo dE iTAPEmRim E REgiÃo SUL 11CidAdESwww.AQUiES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Apresentação do atual ciclo do OP já está na internet

nESTA SEmAnA A EQUiPE dE govERno APRESEnToU oS dAdoS Em EvEnTo AbERTo à ComUnidAdE »

Legenda Legenda Legenda Legenda Legenda Legenda Legend O limite máximo de custeio para a Santa Casa será de R$ 15 mil

divulgação/pmci

grupo folha do caparaó

EDITAL 02/2011 – CEI DOS COMBUSTÍVEISRESOLUÇÃO Nº 249/11, DE 17 DE MAIO DE 2011

ATO DA PRESIDÊNCIA Nº 005/2011, DE 24 DE MAIO DE 2011

ASSUNTO: CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, a requerimento da Comissão Especial de Inquérito que investiga possíveis irregularidades em reajustes de preços de combustíveis e possível formação de cartel entre estabelecimentos neste Município, convoca os postos fornecedores de combustíveis que ainda não apresentaram a documentação requisitada via Ofício desta Câmara Municipal datado de 07 de julho de 2011 a apresentarem a mesma, no prazo de 72h (setenta e duas horas), sob pena de solicitação de diligências à Secretaria de Estado da Fazenda. Os estabelecimentos que já atenderam ao Ofício acima referido deverão desconsiderar o presente Edital.

Cachoeiro de Itapemirim, 18 de Agosto de 2011.

JÚLIO CÉSAR FERRARI CECOTTIPresidente

Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

todas as equipes envolvi-das levam suas análises do terceiro ciclo e sugestões para os ciclos seguintes.

Entre as principais obras já entregues pelo OP estão a construção do muro de contenção na rua Gladistone Rubim, que tornou o trecho no-vamente transitável por veículos no bairro Suma-ré, a construção da capela mortuária do distrito de Burarama, a redução da praça Gilberto Machado, na região central da cida-de, e a nova rua Guido Carletti, que recebeu dre-nagem, muro de conten-ção e pavimentação para ligar os bairros Teixeira Leite e Vila Rica.

O polo da Universidade Aberta do Brasil de Cachoei-ro de Itapemirim agora con-ta com endereço eletrônico, com uma interface bonita e moderna. O site já está no ar e pode ser acessado no ende-reço www.cachoeiro.es.gov.br/polouab. Nele, podem ser conferidas informações so-bre novos cursos oferecidos, eventos e links para as plata-formas virtuais que os alunos utilizam para estudar.

O novo site foi criado pela Secretaria Municipal de Comunicação de Cachoeiro de Itapemirim, a pedido do prefeito, e lançado na noite de quinta, em solenidade realizada no próprio polo Cachoeiro, localizado em Morro Grande.

Entre os presentes estavam o prefeito Carlos Casteglio-ne, o secretário municipal de Comunicação, Sérgio Anto-

Em acordo assinado na sexta-feira, a prefeitura de Cachoeiro vai ajudar no cus-teio das despesas dos servi-ços de água e esgoto dos três hospitais filantrópicos do município. A contribuição é sustentada pelo artigo 2ª e 3ª da Lei 5612, de 27 de agosto de 2004.

O acordo foi efetivado entre a prefeitura, a Foz do

Prefeitura vai custear água e esgoto de hospitais

Polo da Universidade Aberta do Brasil ganha site

Cachoeiro S/A e as casas de saúde. Conforme o contra-to, o custeio terá para a San-ta Casa de Misericórdia o li-mite máximo de R$ 15 mil; para o Hospital Evangélico (Heci) até R$ 10 mil e para o Hospital Infantil Francis-co de Assis (Hifa) o custeio será ilimitado. O prazo do contrato é até o dia 31 de dezembro de 2012.

nio Mariano, a secretária de Educação, Maria Deuceny Lopes Bravo, e um represen-tante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Marcus Vinicius Cardoso Podestá, além de outro da Univer-sidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mauro Panto-ja Ferreira, e a coordenadora do polo Cachoeiro, Joelma Cellin, entre outros.

“O site era um projeto nosso e um anseio de mui-

to tempo. Ele está lindo, leve, funcional e estamos muito felizes com os resul-tados. Vai auxiliar muito os alunos porque têm to-das as plataformas que os alunos precisam na mes-ma página. Além disso, também vai ficar mais fá-cil de a comunidade saber das ações desenvolvidas no polo porque eles serão divulgadas nele”, disse Jo-elma Cellin.

Page 12: Edição 114

VALE A PENA DIVULGAR

Aconteceu”, A Assem-bléia de Deus de Presiden-te Kennedy, Ministério de Madureira, que tem como pastor dirigente o Evange-lista Josair Macedo, realizou nos dias 12 á 14 de agosto o seu 21º Aniversário sob o Tema: “Perseverança até o fim”.

Estiveram na ocasião par-ticipando do evento, várias igrejas e grupo de louvor.

Sexta-feira dia 12 na di-reção da União Feminina, tendo como preletora Dcª. Terezinha de Souza da Assembléia de Deus He-brom.

No sábado, vale apena ressaltar, não desmere-cendo os outros dias de trabalho, estiveram parti-cipando as igrejas: BOA ESPERANÇA, CACIM-BINHA, KENNEDY, SANTA LÚCIA E SAL-VADOR, temos também louvores marcantes com a participação do Ministério de Louvor Plenitude, Gru-po Elos de Amor, o Rosa de Sarom e outros.

A ministração da palavra ficou com o Pastor Marcos Mansur, que com autorida-de e sabedoria desenvolveu uma mensagem que impac-tou o público presente, não

Pr.Jairo R Silva

MSN: [email protected]

Cel.: (28)99789268

PartiCiPe

REFLEtindoPr.Jairo Rosario Silva »

“...Porque o menino será Nazireu de Deus desde o ventre até o dia da sua morte.” Juízes 13:7

Um Nazireu era uma pessoa que fazia um voto de consa-gração ao Senhor, esse foi o caso de Sansão.

Història bem conhecida de todos, sansão começou a libertar o povo de Israel da opressão dos Filisteus, mais a libertação continuou durante o período de Samuel e veio a ser completa no tempo de Davi.

O voto de nazireu incluía a seguinte recomenda cão de Deus:

*1º abster-se de vinho e bebidas fortes * 2º não cortar os cabelos*3º não aproximar-se ou tocar em cadáveres por tempo

determinado ou para sempre,*4º não comer coisas imundas.As demonstrações heróicas da força física de Sansão em

relação aos filisteus, iniciaram no período de seu casamento com uma mulher filistéia, observamos que aparentemente, sansão violou seu voto de nazireu em dois pontos.

1º promoveu uma festa na qual os convidados tomaram vinho oferecido pelo próprio Sansão

Vemos outro ponto onde sansão também quebra uma lei onde não era permitido se tomar mulher fora da parentela, observe o verso 3 do cap, 14 de juízes.

Sansão escolheu sua mulher sem consultar o senhor; o que ele fez: olhou, gostou e tomou como esposa uma mulher filistéia o Senhor não aprovou a decisão de Sansão de quebrar a lei, porém usou essas circunstâncias para os seus propósitos e glória. Apesar da incenssates de Sansão, o senhor o capacitou com o seu espírito com o propósito de humilhar os filisteus e quebrar o seu domínio sobre Israel.

Nós vemos no cap.15 do verso 15 de Juízes sansão sen-do usado por Deus cheio da força do espírito Santo para co-meçar ali a sua vingança contra os Filisteus ferindo naquela batalha mil homens com a queixada de um jumento morto que estava a beira do caminho. Aqui a bíblia fala de uma queixada fresca não seria quebradiça e seca porém forte, mas Sansão, mais uma vez quebrou seu voto de Nazireu ao tocar nos ossos de um animal morto.

No cap.16 vs1 vemos Sansão se deitando com uma pros-tituta, no vs4 conheceu Dalila e a essa Sansão se entregou totalmente, quebrou as leis, quebrou o voto e contando o seu segredo revelando a Dalila de onde vinha a sua força.

Isso foi sua desgraça, não vigiou, brincou o perigo, que-brou o seu voto e com isso perdeu sua força, a visão e a comunhão com Deus. Mas no seu arrependimento deus renova momentaneamente sua força e nos últimos minutos de força da vida de sansão Deus se vinga dos Filisteus.

Presado leitor, medite nesta escrita hoje e aplique no seu coração não quebrar o seus votos com Deus.

AGEndA

RESPondA SE quizER!

*Quem foram apelidados de Flhos do Trovão?R: Marcos 3:17*Quem tomou lugar de Judas após a sua morte?R: Atos 1:23-26*Quem queria comprar o poder de batizar com o Es-

pírito Santo?R: Atos 8:18-19*Qual era o nome da esposa de Áqula amigo de Paulo?R: Atos 18:2*Lucas tinha um amigo grego, qual é o seu nome?R: Atos1:1

doMinGo, 21/08/2011 CACHoEiRo dE itAPEMRiM E REGiÃo SuL

www.AquiES.com.br12 ESPAÇo GoSPEL

Este evento será realizado pela Igreja monte Sião do alto União. E acontecerá no Sitio triunfo em São José das Torres.

poderia ser diferente, pois, com um tema sugestivo como este, num ambiente espiritual e cheio de comu-nhão, como estava lá, e um pastor que tem larga expe-riência Ministerial como o pastor Marcos.

No domingo, culto de en-cerramento o preletor oficial foi o Ev. Wagner Nascimen-to. “ A mão do nosso Deus” controlando o ambiente, com certeza, a confirma-ção das orações dos irmãos de Pres. Kennedy foram respondidas. “vidas foram abençoadas grandemente, e a renovaçãos de Deus caiu sobre o lugar!”

Parabéns a Igreja de Pre-sidente Kennedy pelos seus 21 anos de Adoração e Vi-tórias.

Page 13: Edição 114

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves e as delegacias, 11 municípios do sul do estado não regis-traram homicídios em 2011: Alegre, Alfredo Chaves, Atí-lio Vivácqua, Conceição do Castelo, Divino São Loren-ço, Irupi, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. A Serra ocupa o primeiro lugar no ranking dos assassinatos, com 242 mortes, cerca de um crime por dia.

Um dos motivos apon-tados pelos delegados sobre um dos principais motivos da tranquilidade para a po-pulação é o combate forte ao tráfico de drogas. Em Presi-dente Kennedy, o delegado Valdemir Cavalcanti contou que o trabalho de repressão é que traz os bons resultados.

“Nós trabalhamos com mão de ferro e agimos ime-diatamente nas ameaças. Aqui havia uma média de quatro a cinco mortes. Isso está relacionado ao trabalho harmônico entre as polícias Civil e Militar. Prevenção e investigação no que diz respeito à repressão e educa-ção”, comentou.

Em Muqui, segundo in-formações da delegacia, há dois anos não é registrado nenhum assassinato no lo-cal. O tráfico de combate ao tráfico de drogas é constante

na cidade histórica, o que transmite segurança para a população.

Na maior cidade do sul do estado, Cachoeiro de Itape-mirim, foram registrados 33 assassinatos. A maioria deles por envolvimento com tráfi-co de drogas, mas o que tem chamado a atenção da polí-cia são os crimes passionais. Foram quatro registrados até agora.

De acordo com o titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV), Guilherme Eugênio, o índice desse tipo de crime foi atípico. “Os crimes relacionados com o tráfico de drogas predomi-na, mas o que nos chamou a atenção nos últimos meses foi o volume de morte de-correntes por questões fami-liares e passionais”, disse.

“Foram crimes envolven-do genro, sogra, sogro, nora, marido e mulher, matando por ciúmes e isso nos mos-tra que a preponderância do tráfico vem diminuindo, mas o principal motivo das mortes continua sendo e sempre será o tráfico, que é o menos difícil de prevenir”, continuou o delegado.

Eugênio contou explicou ainda que o conflito entre traficantes por pontos de vendas de drogas é o princi-pal motivo. O segundo são os conflitos entre traficantes e usuários e o terceiro são os conflitos familiares.

“Os crimes envolvendo tráfico vêm diminuindo nos últimos meses e a expectati-

domingo, 21/08/2011 CACHoEiRo dE iTAPEmRim E REgiÃo SUL 13SEgURAnçAwww.AQUiES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Onze municípios do sul do estado não registraram homicídio em 2011

o mAioR mUniCíPio dA REgiÃo, CACHoEiRo dE iTAPEmiRim, REgiSTRoU 33 ASSASSinAToS, dESSES QUATRo foRAm PASSionAiS E 12 PoR EnvoLvimEnTo Com TRáfiCo dE dRogAS »

José Carlos assassinou a esposa Suellem, de 24 anos, com várias facadas após descobrir uma traição

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

va é que esse resultado seja fruto do sucesso parcial de medidas para conter o tráfi-co e a violência”, completou. Cerca de 70% dos inquéri-tos que apuram assassina-tos em Cachoeiro já foram encaminhados ao Fórum, com exceção de um crime, em todos os outros a polícia identificou os suspeitos.

GuERRA EnTRE TRAfICAnTESEm junho deste ano, o

bairro Zumbi foi alvo da dis-puta entre traficantes rivais. Foram registradas quatro mortes no bairro pela liga-ção com o tráfico de drogas. A guerra mudou a rotina dos moradores do bairro, que voltaram a ter segurança com a prisão de um dos principais traficantes, o Siloé Correia de Souza, preso no dia 12 de agosto, em Marataízes, onde estava escondido.

Agora é a vez dos mora-dores do bairro Alto Ama-relo sofrerem com a guerra entre traficantes. De um lado Vitor Salles Vieira, o “Vitinho”, e do outro César Henrique Alves, o “Cesi-nha”. Em um ano, a polícia registrou três assassinatos na rua Paz, dois deles acontece-ram neste ano.

As polícias Civil e Militar de Cachoeiro têm realizado um trabalho constante de repressão ao tráfico de dro-gas, nos bairros com maior incidência de crimes e con-ta com a população, que através do disque-denúncia, ajuda a elucidar crimes e acabar com o comércio de drogas.

ASSASSInADOS POR CIúMESDois crimes passionais

chamaram a atenção dos cachoeirenses nos últimos

meses. A dona de casa Suel-lem Pereira Bom, 24 anos, foi assassinada a facadas pelo marido José Carlos Barbosa dos Santos, no dia 20 de junho, dentro da resi-dência, após confessar uma traição.

Ele se entregou à polícia no dia 04 de agosto e não quis prestar depoimento, alegando que só falará em juízo. O delegado Guilher-me Eugênio representou pela prisão de José Carlos, que está preso no DPJ de Cachoeiro, onde aguarda julgamento.

Menos de um mês após o assassinato de Suellem, um menor de 17 anos, as-sassinou Mateus Moreira Meneguelli, também de 17 anos, por ciúmes da ex-namorada. O adolescente foi morto com um tiro no peito no bairro Campo Le-opoldina. Os dois eram co-legas. O menor ainda está foragido, mas é procurado pela polícia.

O mais recente foi o as-sassinato de Evaldo Vieira Silva, 28 anos, ocorrido no dia 02 de agosto no bairro Amaral. O crime passional foi motivado por ciúmes, já que a vítima tinha um rela-cionamento amoroso com a ex do suspeito do crime.

Segundo a psicóloga San-dra Almeida de Albuquer-que existem dois padrões identificados em pessoas que cometem crimes pas-sionais: o de dependência e o de possessão. As pesso-

as que se encaixam no pri-meiro perfil são inseguras e projetam no outro sua fonte de vitalidade. “É muito co-mum essa pessoa ser muito solícita e, na falta de ser cor-respondida, pode ter dois tipos de comportamento: um de desesperança, que pode levar ao suicídio; e outro que reverte a idolatria em raiva, e pode terminar no ato de eliminar o outro”, disse Sandra.

O segundo tipo de perfil apresentado pelo psicólogo tem traços possessivos, ob-sessivos, com necessidades de controle e autoridade. “Essa pessoa tem dificul-dade de dividir a atenção do outro e defende o que é dela de um jeito muito in-tenso. Pode interpretar que o outro fez uma nova ami-zade e não dá mais atenção para ela. E quando tem a sensação de perder o objeto de desejo, perde o controle e age com impulsividade”, explicou.

A psicóloga afirma que o comportamento de quem comete um crime passional é impulsivo. “Conheço ca-sos de crimes em que o indi-víduo briga com a esposa e mata a esposa, a sogra e a fi-lha”, ressaltou. Segundo ela, não é possível identificar o possível criminoso. “A hipe-remoção pode ocorrer em qualquer pessoa. Claro que algumas são mais propen-sas, as que têm um limiar de tolerância mais baixo”, completou a psicóloga.

Page 14: Edição 114

Na manhã de hoje aconte-ce a última rodada da primei-ra fase do Campeonato dos Comerciários. Na semana passada, a Samadisa foi rebai-xada para disputar a seletiva (segunda divisão) no próximo ano, após perder de 4 x 2 para a Cola Pneus. O time chegou a estar na frente no placar por duas vezes, mas não segurou o resultado.

Com o resultado, A Cola Pneus garantiu a última vaga do Grupo C e agora a equi-pe aguarda apenas os jogos de hoje para saber quem será o

seu adversário nas oitavas de final do Campeonato. Tam-bém pela Chave C, a Eletro-city aplicou uma goleada em cima do Casagrande e é a nova líder do grupo. O destaque da partida foi Deivinho, que marcou três vezes na vitória da Eletrocity.

Segundo o diretor do Sin-dicomerciários, Agnaldo Reis, o Sassá, muitas famílias tem comparecido aos jogos. “Tem sido um ponto positivo aos domingos no campeonato, já que agora a competição está se a funilando, e para o próxi-mo ano já temos seis equipes garantidas para participar da seletiva (segunda divisão) e 12

doze na primeira divisão do Campeonato dos Comerciá-rios”, disse.

Agnaldo ressaltou a credi-bilidade da entidade. “Essa

As inscrições para a 1ª Copa Rochativa/Sesi de Jiu-Jítsu de Cachoeiro de Itape-mirim continuam abertas. A competição acontece no dia 03 de setembro e será re-alizada no Ginásio do Sesi, no bairro IBC. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

De acordo com o orga-nizador, o professor Edson Lázaro a competição reuni-rá atletas com idades entre 10 e 17 anos. “A competi-ção tem por objetivo incen-tivar a prática do Jiu-Jítsu em Cachoeiro, que é um esporte que está crescendo demais. O evento servirá também para divulgar o nome dos maiores parceiros e incentivadores do projeto de Jiu-Jítsu do bairro Nossa Senhora da Penha, que são a Rochativa e o Sesi”, disse.

O projeto Rochativa con-ta com a participação de 40

DOMINGO, 21/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 ESPORTES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Hoje acontece a última rodada da primeira fase

QUATRO EQUIPES ENTRAM EM CAMPO E DISPUTAM AS DUAS vAGAS RESTANTES DO CAMPEONATO DOS COMERCIáRIOS »

PRóxIMA RODADA – HOjE

Eletrocity x Itapuã CDPianna x Sup.

Casagrande Hort.Sup. Moinhos x Hortifruti

Na manhã de hoje será conhecida a última equipe que garantirá vaga na próxima fase

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

Continuam abertas as inscrições para Copa de Jiu-Jítsu

alunos, e de acordo com Edson, o projeto é para associar o esporte à educa-ção, seguindo os países de primeiro mundo. Além da educação e esporte, o pro-jeto incentiva o combate de drogas e ensina valores como disciplina, humilda-de e respeito.

“Além de uma prática muito saudável, bom para alunos asmáticos e com problemas respiratórios, o projeto oferece a parte social, que é o ensino da educação fora do tatame, dando maturidade pra sa-ber o que é certo e errado. E acima de tudo, a Rochativa oferece o auxilio dentário, médicos, e oftalmologistas aos alunos”, completou o professor.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (28) 9939-8364 ou pelo e-mail: [email protected].

grande participação mostra que o Sindicomerciários está no caminho certo, mostrando credibilidade junto à catego-ria. A cada ano o campeonato tem melhorado e o número de trabalhadores participantes também tem aumentado”, completou.

O artilheiro da competição é Everton (Polonini) com nove gols; Valci (Itapuã Loja) com sete gols; Rogério e Geovani (Estrelas Negras) e Alex Lima (Supermercados Perim), com seis gols cada; e Bruno (Itapuã Loja) com cinco gols.

De olho na última vaga, Pianna enfrenta o Casagrande Hort., a Eletrocity enfrente a Itapuã CD, e o Supermerca-dos Moinhos enfrenta o Hor-tigfruti. Os jogos acontecem no Bom Gosto Sport Bar a partir das 09h00.

Page 15: Edição 114

Aquele velho discurso dos jogadores de que em clássi-co não há favorito pode ser aplicado perfeitamente aos recentes confrontos entre Vasco e Fluminense. Nos úl-timos anos, principalmente, tem sido difícil ver um deles sair de campo vitorioso. De 20 jogos para cá, por exem-plo, foram 13 empates. Na única vez em que se enfren-taram neste ano, deu 0 a 0. As torcidas, na expectativa de um grande jogo, esperam que a história mude.

Esse cenário de empates teve início entre 2005 e 2006. Mas o mesmo não costumava ser visto em outros tempos. Nas décadas de 1970 e 1980, por exemplo, a supremacia era do Fluminense. O ex-zagueiro Edinho, que participou desse época vitoriosa do Tricolor,

quase não lembra de ter per-dido para o rival.

“Na minha época o domí-nio era do Fluminense, a gen-te ganhava umas cinco segui-das, por aí. Não lembro de ter perdido para o Vasco. Quan-do nos preparávamos para um clássico, nem pensávamos muito no domínio, quem de-via pensar nisso eram eles. ‘Já perdemos todas, damos azar contra o Flu’. Hoje os times estão muito nivelados e mu-dam constantemente”, disse o ex-zagueiro do Tricolor.

Após o atacante do Flumi-nense, Fred, treinar sem cole-te, característica dos titulares, o técnico Abel Braga confir-mou a escalação do jogador na partida contra o Vasco, hoje, no Engenhão. Mas pre-feriu ocultar o companheiro de ataque do camisa 9.

“O Fred vai pro jogo e está escalado. Ele treinou como havíamos combinado. Só não digo quem joga ao lado dele”, disse Abel, que elogiou a boa fase atravessada por Rafael Moura, artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro com seis gols.

“A fase dele é muito boa. Poucas equipes no Brasil tem dois atacantes bons dentro da

Contra o Atlético-MG, o Botafogo não vai contar com Loco Abreu e Herrera. Será a hora de Alexandre Oliveira mostrar que o clube fez um bom investimento em tirá-lo do Al Wasl, dos Emirados Árabes. O jogador conta com a admiração de Caio Junior, que indicou a sua contratação.

O treinador alvinegro co-nheceu o jogador nos tempos em que dirigia o Al Gharafa, do vizinho Qatar. Sob olhares desconfiados, Oliveira chegou ao Rio e foi rapidamente com-parado a Emerson, o Sheik, do Corinthians, por conta da trajetória parecida na carrei-ra. Mas o que o jogador quer mesmo é ser lembrado pelo que produz em campo.

Apesar de favorito à vaga no ataque, Oliveira ainda tem nú-meros tímidos pelo Alvinegro.

Pouco tempo depois, o Vas-co passou a levar vantagem. Ex-volante do Cruz-Maltino, Luisinho Quintanilha ressalta que, na década de 1990, o clube montou uma estrutura que o tornou vitorioso. Ele acredita que, com um projeto parecido, o feito poderá se re-petir nos próximos anos.

“Alguns jogadores surgiam da base, eram mantidos, e ou-tros contratados. Montamos um time forte, havia toda uma estrutura. Com isso, o Vasco era superior, supremo. Hoje

Contratado como gran-de reforço para o Campeo-nato Brasileiro, o zagueiro Alex Silva não teve a es-treia que sonhava. Ele só atuou no primeiro tempo e nos dois gols feitos pelo Altético-GO, mostrou es-tar ainda fora de forma. O Flamengo acabou derro-tado por 4 a 1 e Alex foi substituído no intervalo. Após a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo ex-plicou a alteração.

DOMINGO, 21/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 15ESPORTE NACIONALwww.AQUIES.com.br

VASCO

FLUMINENSE BOTAFOGO

FLAMENGO

Vasco x Flu: clássico marcado pela igualdade

NOS úLTIMOS 20 »jOGOS, 13 EMPATES.

SE TENDêNCIA SE

MANTIvER, SERá PRIMEIRO

EMPATE TRICOLOR NO

CAMPEONATO BRASILEIRO

Se tendência se mantiver, será primeiro empate tricolor no Campeonato Brasileiro

Alex Silva não foi bem em sua estreia pelo Flamengo

Abel só deve confirmar a escalação do Flu antes da partida

Divulgação

Paulo Sergio

Paulo Sergio

Luxemburgo analisa estreia do zagueiro Alex Silva

“Foi só o primeiro jogo do Alex. Tirei ele porque tive de fazer uma mudança. Optei pela sua saída, pois já não jogava há três meses. É um atleta que tem muita quali-dade e gradativamente vai conquistar o espaço dele”, disse o treinador.

O Flamengo treina na tarde desta sexta-feira no Ni-nho do Urubu, para o pró-ximo confronto, que será no domingo, diante do Interna-cional, no Beira-Rio.

está mais igual. Mas o Vasco tem tudo para repetir os feitos da minha época. O projeto de agora é parecido com aquele”, destacou Luisinho.

Será que hoje é dia de um novo tempo? No que de-pender do Tricolor, parece que sim. Afinal, o clube não empatou nenhuma vez neste Brasileiro. E com Vasco que-rendo encostar na liderança e o Fluminense chegar ao G4, isso pode ser um bom sinal. Mas como clássico não tem favorito...

Abel faz mistério sobre parceiro de Fred no ataque tricolor contra o Vasco

Sem ataque, a solução é chamar o Sheik

área como nós temos. Talvez o Inter com o Damião e o Jô ou o Grêmio, com o Brandão e o André Lima. Mas acho que o Fluminense tem dois com uma capacidade técnica maior. Gostei da atuação deles juntos contra o Atlético-MG, mas foram apenas 20 minu-tos”.

Na atividade realizada nas Laranjeiras, Abelão escalou a seguinte formação no setor ofensivo: Edinho, Marqui-nho, Souza e Lanzini; Rafael Sobis e Fred. Porém, dificil-mente o treinador escalará uma formação tão ofensiva diante dos rivais cariocas. Um dos três meias deve sair para a entrada do volante Valencia.

Foram apenas quatro parti-das no Brasileiro, sendo duas como titular – Atlético-PR e Avaí. Ele ainda não conseguiu balançar a rede. Como ponto favorável, o fato de poder atu-ar tanto na frente quanto no meio de campo.

Se os números não são favo-ráveis, o Sheik alvinegro conta ainda com a pouca concor-rência. Com Caio voltando ao time após se recuperar de lesão no tornozelo direito, o setor tem em Alex sua melhor opção.

A situação preocupa a co-missão técnica. Desde que Loco Abreu voltou a formar dupla com Herrera, o Bota-fogo só perdeu um jogo (Fi-gueirense) e conquistou três vitórias.

Herrera está suspenso com três cartões amarelos, enquan-

to Loco Abreu se recupera de uma lesão no joelho direito. Os números mostram que o time fica fragilizado sem os hermanos. Portanto, se Olivei-ra quiser aumentar a sua cota-ção no mercado alvinegro terá que apostar tudo no duelo de amanhã, no Engenhão.

A última partida dele foi há quatro rodadas, na derrota (2 a 0) para o Figueirense. A pouca produtividade pode ser compensada pelo fato de Caio Junior confiar no potencial do jogador. Embora não tenha de-clarado o que fará em relação ao ataque, o treinador costuma manter o desenho tático de um jogo para outro. Seguindo essa linha de pensamento, a opção natural para a vaga do argen-tino seria por jogadores que fazem a função, como é o caso de Oliveira.

Page 16: Edição 114

DOMINGO, 21/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16 EDUCAÇÃO

Dois alunos da rede muni-cipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim estão contanto os dias até o 26 de setembro – data em começa a VI Feira de Ciência, Cultura e Inovação Tecnológica do Mercosul, em Posadas, na Argentina. Eles receberam um convite para participar do evento depois de participar da seletiva na-cional com o trabalho “Eco Frio” e ganharam a viagem com todas as despesas pagas pela prefeitura.

Haysian Silvestre Costa e Letícia Gaspar Louzada estu-dam no nono ano da Escola Municipal Anacleto Ramos, no bairro Ferroviários, e de-senvolveram o projeto quan-do ainda estavam no oitavo. Durante uma aula de susten-tabilidade, mediada pela pro-fessora Patricia Coelho, eles

criaram um aparelho de ar condicionado diferente.

O aparelho é todo feito com materiais que seriam des-cartados. A confecção foi feita com uma caixa de isopor, pote de plástico rachado, fonte de eletricidade sem uso e um pequeno ventilador (cooler) de computador antigo. Para fazê-lo funcionar, os alunos

colocam gelo no pote e o ven-tilador faz o ar frio circular.

O equipamento, além de conseguir reaproveitar a água do degelo, tem ainda uma outra vantagem. “Diferen-te de condicionadores de ar convencionais, ele não libera o gás CFC (clorofluorcarbono), um dos principais responsá-veis pela destruição da cama-

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Alunos da rede municipal participam de Feira Internacional LETíCIA E HAySIAN COM A PROfESSORA »

PATRICIA: fELIzES COM A OPORTUNIDADE

divulgaçãoda de ozônio”, complementa Letícia.

FElIzEs COM A OPORTunIDADEOs alunos estão empolga-

dos com a possibilidade de participar da feira. Em março, eles já haviam participado da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, para a qual também receberam o apoio da prefei-tura. Agora, eles estão contan-do os dias para a VI Feira de Ciência, Cultura e Inovação Tecnológica do Mercosul.

“Tem sido uma experiência muito legal, nunca tinha an-dado de avião antes de ir para São Paulo. Estou orgulhoso por poder representar a escola e o município com o projeto que a escola nos ajudou a fazer. Foi fácil fazer porque os pro-fessores contribuíram, incen-

tivando a gente na produção do projeto. Não imaginava ir à Argentina, para apresentar um trabalho que fiz para a fei-ra de ciências da escola. Estou ansioso para divulgar nosso trabalho”, disse Haysian.

Letícia confessa que tam-bém está ansiosa e que a expe-riência está sendo ótima. “Fiz o trabalho para a feira de ciências da escola do ano passado. Na feira de ciências do município ficamos em 2º lugar, na Febra-ce (USP), foi muito difícil por-que competimos com muitas escolas. Estou muito feliz por representar o Anacleto Ramos, o estado e o Brasil no exterior. Queria fazer uma coisa ino-vadora e diferente para ajudar as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida, além de contribuir para a preservação da camada de ozônio”.

InCEnTIvO A secretária municipal de

Educação de Cachoeiro de Itapemirim Maria Deuceny Lopes Bravo contou que essa já é a segunda viagem dos alunos que o município está custeando, como incentivo à ciência e ao desenvolvimento dos estudantes.

“Isso é fundamental porque eles estão tendo oportunidade que a maioria de nós não teve. Essa é uma forma de motivar, desenvolver a criatividade, co-nhecer novos mundos, trocar experiências e isso incentiva não só os alunos, mas tam-bém o professor. Eles, lá, não representam só os alunos do Anacleto Ramos, mas de Ca-choeiro. E isso demonstra um trabalho sério, comprometi-do, que vem sendo desenvol-vido em sala de aula”, disse.