gazeta de votorantim edição 114

20
Página 1 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015 Foragido é agredido a marteladas no Carafá Moto é furtada após acidente Estudante é assaltado na Av. 31 de Março Ano 3 | Nº 114 | Votorantim | 18 a 24 de abril de 2015 e região BARBUDO da Avenida Pág.4 Odair Fernandes Pág. 12 PPS e PSB devem ser um só partido. Eric Romero é o coordenador da fusão dos partidos na região Veja se você reconhece os tipos de políticos que temos em Votorantim Os prefeituráveis: Cassola, Marcão, Heber, Eric, Erinaldo, Fernando, Miramontes, Silvano, Pivetta e Barbudo Mineiro vai de carro na Caminhada da Penha Pág. 7 Blog Notícias Votorantim chegou a 2 milhões de acessos Pág. 12 Pág. 14 Marilyn Monroe é destaque na Sessão de Cinema do Canal 3 Semana do circo traz atrações neste fim de semana Empresário que nunca se candidatou está propenso a ser candidato a prefeito de Votorantim Ministério Público reabre investigação de nepotismo cruzado 100ª Festa Junina terá sorteio de carros e motos Moradora do Itapeva não morreu de dengue Pág. 9 Farmácia de alto custo foi tema de debate na Câmara Garota procura doador de medula Pág. 7 OCORRÊNCIAS Pág. 13 Centro Comunitário abre inscrições gratuitas para atividades físicas Pág.15 Servidores querem negociar reajuste salarial Pág. 2 Pág. 9 Sindicato da categoria realizou uma assembleia em frente ao Paço Municipal Eduardo Gouvea / Agência Foto 10

Upload: taryn-fox

Post on 21-Dec-2015

1.751 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

O jornal que tem lado: o seu

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 1Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Foragido é agredido a marteladas no Carafá

Moto é furtada após acidente

Estudante é assaltado na Av. 31 de Março

Ano 3 | Nº 114 | Votorantim | 18 a 24 de abril de 2015 e região

BArBudo da

Avenida Pág.4Odair Fernandes

Pág. 12

PPS e PSB devem ser um só partido. Eric Romero é o coordenador da fusão dos partidos na região

Veja se você reconhece os tipos de políticos que temos em Votorantim

Os prefeituráveis: Cassola, Marcão, Heber, Eric, Erinaldo, Fernando, Miramontes, Silvano, Pivetta e Barbudo

Mineiro vai de carro na Caminhada da Penha

Pág. 7

Blog Notícias Votorantim chegou a 2 milhões de acessos

Pág. 12Pág. 14

Marilyn Monroe é destaque na

Sessão de Cinema do Canal 3

Semana do circo traz atrações neste fim de semana

Empresário que nunca se candidatou está propenso a ser candidato a prefeito de Votorantim

Ministério Público reabre investigação de nepotismo cruzado

100ª Festa Junina terá sorteio de carros e motos

Moradora do Itapevanão morreu de dengue

Pág. 9

Farmácia de alto custo foi tema de debate na Câmara

Garota procura doador de medula

Pág. 7

OCORRÊNCIAS

Pág. 13

Centro Comunitário abre inscrições gratuitas para atividades físicas

Pág.15

Servidores querem negociarreajuste salarial

Pág. 2

Pág. 9

Sindicato da categoria realizou uma assembleia em frente ao Paço Municipal

Eduardo Gouvea / Agência Foto 10

Page 2: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 2 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Expediente:

Provocare Editora e Comunicação Ltda ME

As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e

não necessariamente representam a opinião do jornal.

Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr.

Endereço: Rua João Walter, 289 – sala 3 - Centro - Votorantim/SP - CEP 18110-020 |Telefone: (15) 3023-0702 | e-mail: [email protected] Comercial: Katerina Beranger | Contato comercial: (15) 3247-1010| e-mail: [email protected]

Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook: Gazeta de Votorantim | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. – CNPJ 01.199.927/0001-65

Distribuição gratuita

Editorial

Rogério Bolinho

Crescimento despercebido

O desenvolvimento econômico vivenciado no Brasil ao longo dos últimos vinte anos vem proporcionando o crescimento de muitos municípios pequenos, principalmente, no estado de São Paulo. Alavancado pelos

investimos econômicos realizados na região, Votorantim também experimenta essa realidade, com forte expansão imobiliária decorrente do aumento no nú-mero de habitantes, originando assim mais negócios na cidade. Nesse ritmo de transformação, silenciosamente problemas típicos de “cidade grande” começam a surgir sem que todos possam dimensionar o que isso poderá causar num fu-turo próximo.

Muitos acontecimentos vivenciados nos últimos anos em Votorantim já cha-mam atenção para questões que há tempos não eram considerados uma pre-ocupação. A expansão populacional e principalmente de bairros requer maior planejamento do Poder Público Executivo no sentido de estender os serviços públicos a esses cidadãos: postos de saúde, escolas, redes de abastecimento de água, esgoto, energia elétrica e internet. Isso é o mínimo que o município tem de garantir à população.

É na área de segurança que os problemas mais se agravam no município em decorrência de seu crescimento. Os casos de vítimas de furtos e roubos são cada vez mais comuns em Votorantim. Recentemente, bandidos explodiram e furtaram um caixa eletrônico dentro de um prédio público – Aquário da Cultura – no centro da cidade, entrando em confronto com a polícia com o disparo de balas de fuzil contra uma viatura da Polícia Militar. Essa situação por si resume os efeitos trazidos pelo desenvolvimento de uma cidade que até pouco tempo atrás sequer registrava qualquer ato violento dessa espécie.

Nesse mesmo compasso de transformação econômica está a mudança de comportamento das pessoas. As relações sociais em cidades pequenas são mar-cadas pela pessoalidade e preocupação com o bem comum. Durante muitos anos Votorantim vivenciou essa situação em que havia uma preocupação mútua entre as pessoas que até se conheciam pelo nome e sobrenome. O crescimento da cidade aliado à perspectiva individualista do capitalismo moderno restringiu cada vez mais as relações entre os cidadãos. Situações como a miséria, violên-cia, abandono e o desespero de pessoas com alguma situação difícil na vida somente ganham atenção quando noticiados na imprensa ou redes sociais.

O problema das drogas é o que mais se desenvolve alavancado pelo cresci-mento populacional e econômico em Votorantim. A dificuldade em enfrentar o tráfico e consumo no município reside na “invisibilidade” que o problema as-sume na comunidade. É algo silencioso e que aterroriza famílias, contribuindo para a degradação humana, pois, aliado a isso, vem a prostituição e a violência doméstica. É tão “invisível” essa situação que numa rua erma, próxima ao Sesi, pode-se presenciar, a qualquer horário do dia ou noite, prostituição, tráfico e consumo de drogas sem que haja qualquer repressão ou ação educativa ou de preocupação com esses seres humanos. Será que ninguém enxerga isso?

É preciso que nos preparemos para o presente: uma cidade que cresce e com ela expande as oportunidades, mas também os problemas. Todos devem ser mais conscientes de seu papel social, como também responsabilidade por construir uma vida melhor para todos.

Fechar os olhos para essas e outras situações somente agrava o problema.

Nepotismo?O Jornal Cruzeiro do Sul destacou em sua edição de ontem (17) a decisão do Con-selho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) de reabrir a investigação do caso que apura a nome-ação do genro do prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva (PSDB), em cargo inexistente (assessor técnico) na Secreta-ria de Educação da Prefeitura de Sorocaba.

A insistência do PTA denúncia foi feita por vereadores do PT de Sorocaba, que entraram com repre-sentação assim que o MP/SP não acatou o pedido de investigação formalizado por eles na época da denúncia, na ocasião o promotor Marcelo Sigari Moriscot não aceitou a representação e alegou que o caso de nepotismo cruzado foi arquivado no MP de Sorocaba, decisão inclusive ho-mologada pelo Conselho Superior.

Retomar as investigaçãoNa decisão mais recente, o representante do Conselho Superior, o procurador de Justiça Pedro de Jesus Juliotti, acatou a representação dos vereadores Izídio de Brito, Francisco França e Carlos Leite e mandou o MP local reabrir a investigação.

100ª edição da Festa Junina de Votorantim.Para a 100ª edição da Festa Junina de Vo-torantim uma equipe vem trabalhando há cerca de dois meses. A preocupação é que a festa do centenário possa surpreender as expectativas, já que, há pelo menos dois anos, vem se falando que a festa juni-na de 2015 seria um marco.

Receita básicaA receita da festa é a mesma de um gran-de evento onde se concentram centenas de pessoas: boa gastronomia, um layout moderno sem improvisos e shows musi-cais que agradem os mais diversos tipos de público. E é ai que está a grande difi-culdade, o preço praticado pelos artistas, sobretudo artistas que estão em evidên-cia na mídia.

Qual vai ser o diferencial?A surpresa da festa não deverá vir dos no-mes que vão subir ao palco, uma vez que, nos últimos anos, os nomes mais conhe-cidos da população já fizeram parte da festa. Fica, então, a possibilidade da ino-vação vir da distribuição da festa na Praça de Eventos, e de empresas especializadas em feiras e shows serem contratadas para superar os anos anteriores e fazer da festa de 100 anos uma festa inesquecível.

O sorteio dos carros volta este anoUma coisa já é certa, será corrigida a falha do ano passado que, por um argumento não convincente, não houve o sorteio de carros e motos. Para este ano deverão ser sorteados pelo menos dois carros e duas motos.

ConcorrênciasEmpresas interessadas em participar das concorrências, que começam a ser anun-ciadas para os mais diversos serviços e fornecimentos de materiais para a 100ª edição da Festa Junina de Votorantim, es-tão se adequado e se modernizando para poder oferecer o que tem melhor no mer-cado de eventos de grande porte.

Empresa instalada e aguardandoE não são apenas empresas de outras ci-dades e de outros estados que estão de

olho em nossa festa, desde o início do ano, um votorantinense que trabalha há muitos anos com eventos, inclusive em festas juninas de Votorantim, se estabe-leceu como empresa, abriu um escritório e está apto a participar das concorrências da festa deste ano.

PPS e PSB devem ser um partido sóEstá vindo por ai uma fusão de partidos, o Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) estão em vias de se tornarem um só partido. Em Votoran-tim, o PPS tem como presidente o secretá-rio de Planejamento e Desenvolvimento, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, e o PSB o policial civil Classius Vieira.

Eric Romero é nomeado o coordenador da fusão para regiãoO vereador Eric Romero (PPS) foi à capital ontem chamado pelo coordenador da fu-são no Estado de São Paulo, o deputado li-cenciado e atual secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, e na reunião, o presidente da Câmara de Votorantim foi nomeado o articulador da fusão na região de Soro-caba, que congrega próximo de oitenta cidades.

Marta Suplicy deve seu um dos nomesA fusão do PPS com o PSB vai trazer sur-presas, tanto em nível nacional, como regional. Em se tratando de um novo par-tido, já está dada como certa a vinda da senadora Marta Suplicy, que desde sua sa-ída do ministério da Cultura vem fazendo críticas a presidenta Dilma Rousseff.

Eric tem uma batata-quente na mãosNa região, o caso mais emblemático para Eric Romeiro resolver é Sorocaba, onde o PPS tem como líder o vereador Marinho Marte, que é ligado ao ex-prefeito e pré--candidato Renato Amary, e no PSB soro-cabano quem dá as cartas é o deputado e pastor Carlos Cesar, que tem um aproxima-ção com o prefeito Antonio Carlos Panun-zzio. Lembrando que, tanto o PPS como o PSB, aqui no estado de São Paulo têm uma aproximação com o PSDB, a ponto do vice--governador ser Marcio França, presidente nacional do PSB.

Quem é o empresário?Os prefeituráveis de Votorantim estão se me-xendo e realizando pequenas reuniões. Pe-las contas, pelo menos nove nomes devem estar à disposição dos eleitores na eleição para prefeito do próximo ano, mas um fato novo dá conta que um empresário, que não é filiado a nenhum partido político, estaria disposto a concorrer. O empresário teria dois argumentos para ser candidato: o primeiro é de que há vários anos contribui na forma da lei com as campanhas eleitorais e a cidade pouco vem mudando, e o segundo seria um pedido da entidade da qual faz parte, que seria a FIESP.

Votorantim exportandoCarlos Cesar Pinheiro da Silva, que foi pro-curador do município de Votorantim por 20 anos e secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Votorantim, assumiu na última semana a secretaria de Fazenda, Fi-nanças e Planejamento da cidade de Tatuí. O prefeito de Tatuí, José Manoel Correa Coelho, o Manu (PMDB), e o vice-prefeito, Vicente Aparecido (PT), tem uma relação de amizade com várias lideranças políti-cas de Votorantim, o que leva a crer que a indicação para que Carlos Cesar Pinheiro assumisse uma secretaria na cidade vizi-nha tenha partido daqui mesmo.

“Quero fazer da minha atividade parlamentar uma atividade educadora, ou seja, quero com-partilhar todo ao aprendizado e ações.”Deputado federal Vitor Lippi em entrevista coletiva

“Realmente existem alguns cargos que são genéricos na sua criação, e o que a Justiça quer é que esses cargos tenham definição em lei de quais são suas atribuições, e é isso que nós vamos fazer.”Prefeito Erinaldo Alves em entrevista à Rádio Cacique AM

“Pelo menos enquanto eu tiver oxigênio para suportar, eu não quero reduzir a capacidade financeira do funcionalismo.”Prefeito Erinaldo Alves em entrevista à Rádio Cacique AM

“Terei que reduzir ao máximo possível o número de horas extras que existe dentro da Prefeitura.”

Prefeito Erinaldo Alves em entrevista à Rádio Cruzeiro FM

“Nós temos que analisar a atual situação política sem paixões, diante da realidade que está acontecendo, sem emoções e sem ser passional.”Deputada estadual Maria Lucia Amary no programa Debate dos Fatos, da TVV

“Houve um erro do contador que fez a prestação de contas da minha campanha, ele errou, colocou como doação a cessão de um caminhão de som de uma rádio, quando tinha que ter colocado cedido em comodato ou em locação. Mas, as minhas contas estão absolutamente corretas, apenas item que houve erro do contador e vai ser transformado em uma multa.”Deputada estadual Maria Lucia Amary no programa Debate dos Fatos, da TVV

Page 3: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 3Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Page 4: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 4 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Ano que vem tem eleição, e a gente precisa conhecer os nossos po-líticos. Como todos nóis (nós), eles também têm jeitos próprios e ca-racterísticas que são diferentes de uns para os outros. Fiz uma seleção de tipos que temos aqui em Votorantim. Vou deixar um espaço no final de cada um, e você coloca lá o nome do político votorantinense que se encaixa com a descrição.

O PromessinhaTotalmente comum no cenário da política de Votorantim, este vive e faz os outros viverem na fantasia de suas promessas. Nunca diz “não posso, não tenho, não dou” ao eleitor, apenas promete que vai “resolver a questão”. Terminam 02(dois) ou 03(três) mandatos e não cumpre uma única promessa que falou.Quem é ele? _______________________________

O Vou Ver Esse é do tipo que antes de você sugerir algo, criticá-lo ou elogiá-lo ele já interrompe a conversa com rapidez e diz “deixa comigo que eu vou ver”. Aí você deixa com ele, e o cara não move um dedo para resolver qualquer questão.Quem é ele? _______________________________

O MiguéEspécie não muito rara em Votorantim. Tudo o que o eleitor fala, ele concorda. Tudo o que você pede, ele diz que vai fazer. Toda agenda que você marca ele arruma um “Tô viajando, me liga amanhã!”. Aí você liga e ele lhe dá um Migué.Quem é ele? _______________________________

O Se Faz de Morto Esse dá raiva a qualquer eleitor. Nada ele sabe, nada ele soube, nada ele viu, nada ele ouviu, nada ele ganhou, enfim, o homem parece que está morto. Mas, só parece! É mais vivo do que se pode imaginar.Quem é ele? _______________________________

O Tô DevendoEspécie muito comum na cidade. Esse é o tipo do político que o cara vai dar uma cobrada, ele diz com a cara mais sofrida do mundo: “amigo, tô sem dinheiro, estou ainda pagando dívidas da campanha passada. Passa depois”. Quem é ele? _______________________________

O Depressivo É aquele político que gosta de se passar por perseguido, vítima, injustiçado, direitinho, gosta de chorar, etc. Só ele que presta, só ele que é do bem, só ele é correto... Adora apontar o dedo para o pecado alheio, mas esquece de lembrar e pedir perdão pelos seus próprios.Quem é ele? _______________________________

O Costa Larga É o político que tem coragem até de mamar em capivara. O cara não está nem aí para coisa ou autoridade alguma, pois aposta no acaso, na sorte, é escorregadio. Esse tipo de político vive subestimando a lei, vive atolado em falcatruas, porém, o mais interessante é que o povo o adora.Quem é ele? _______________________________

O Político Incrível Hulk É aquele que não gosta de ser contrariado, criticado ou questionado. Mexeu com ele o cara vira o Hulk, esculhamba, quer brigar, perseguir, botar pra fora, bater e matar, o bicho vira fera e diz que vai processar

se não provar o que foi dito sobre ele.Quem é ele? _______________________________

O Que Clama no DesertoÉ o que gosta de usar a tribuna só para se promover. Pra tudo ele arranja um discurso, fala do colega político, fala dos projetos, quer saber quanto custou, diz que as contas não batem, fala do salário, fala de tudo que os outros fazem, no fim das contas, só quer se promover, se apresentar na mídia pra depois se vender.Quem é ele? _______________________________

O Mineirinho Esse só aparece ou só se percebe que ele existe de quatro em quatro anos, quando estão se aproximando as eleições. O político mineirinho não fala, não questiona, está sempre por fora de tudo e de todos, não tem nenhum projeto para beneficiar o povo, vive sempre escondido esperando a morte chegar. No final das contas comeu todo tipo de bola caladinho durante todo o mandato.Quem é ele? _______________________________

O Papai NoelÉ aquele que passa os quatro anos dando presentinho para as pessoas como se fosse uma pessoa legal, aí quando chega a eleição ele muda o presente, manda um papelzinho com a fotografia e seu número de candidato.Quem é ele? _______________________________

O Me Elege de NovoEspécie de político que já foi eleito dois; três; quatro mandatos e quase nada ele fez. Não tem história, não tem projeto, não tem boa reputação, não tem passado presente ou futuro, vive pulando de galho em galho, teve várias oportunidades e nada ele fez, mas, vive sempre querendo mais uma chance.Quem é ele? _______________________________

O ReligiosoNa segunda ele vai na Cristã do Brasil, na terça na Assembleia de Deus, Quarta na Universal, na Quinta na quadrangular, na sexta no terreiro de candomblé, no sábado na Deus Presente e no Domingo na Católica.Quem é ele? _______________________________

O papa-defuntoÉ aquele político que não perde um guardamento, um velório, ele vai na OSSEL e na Ofebas, mas a preferência é quando o defunto é velado na casa. Ele conta as histórias vividas com o defunto. Ele chega a chorar e sempre diz para a viúva “é um momento difícil, mas saiba que você não está sozinha. Conte comigo. Ele era como um irmão”.Quem é ele? _______________________________

O funcionário PúblicoPassa quatro anos sem dar a menor bola para política... mas três meses antes da eleição se candidata e é afastado de suas funções (some). E quando é feita a apuração dos votos se descobre que nem ele mesmo votou nele.Quem é ele? _______________________________

O já tô eleitoEste é do tipo que busca apoio financeiro - e toda eleição ele tem o mesmo argumento: “já estou eleito”. Tenho 800 famílias cadastradas. Só preciso de dinheiro para alimentação e combustível para equipe.Quem é ele? _______________________________

O teimosoAquele que há 30 anos sai como candidato a vereador. Ele não é uma pessoa agradável no dia a dia. Não olha para ninguém, é mal--humorado, os vizinhos não gostam dele, mas mesmo assim todo ano sai e fica frustrado porque percebeu que nem a família votou nele.Quem é ele? _______________________________

O reclamãoPerde e depois diz “Nunca mais eu saio. O povo é muito ingrato”. Chega a outra eleição: tá ele lá novamente.Quem é ele? _______________________________

O Faltou MaterialÉ aquele que toda eleição perde, e a culpa é que o partido não mandou material: “só os protegidos do presidente do partido é que receberam”.Quem é ele? _______________________________

Conheço, também, vários outros tipos de políticos que estão sempre prontos para ajudar a população, não medem esforços para que Votorantim viva sempre de bom humor. A caminhada da PenhaQue engraçado: a caminhada da Penha... parece que quem não é mais prefeito, ou não é mais vereador, acha que tem que parar de participar. Na caminhada do ano passado e deste ano sumi-ram muitos dos que eram participantes frequentes. A secretaria Isabel, de Educação, vai todo ano. Percorre os 18 km, paga todas a promessas. Já o Mineiro vai de carro, porque diz que está quite - todas as promessas já estão pagas. É pique, é pique, é hora é hora ....Dia 05 de Maio o Alcaide completa setentinha - com corpinho de setentão. O Godinho está organizando a festa e avisando quais presentes devem ser levados. Ailton Godinho não vai convidar o Eric Romero, nem o Silvano - e o seu João Cau só vai se prometer não ficar fazendo pedido para a Vila Garcia na festa (ele não pode ver o alcaide que tem sempre uma solicitação-zinha para fazer). Depois eu conto os presentes que o Erinaldo ganhou nos seus setenta anos.

Misericórdia! a assombração voltouO sindicato foi quinta-feira na porta do gabinete do prefeito, e deram o microfone para o Goiaba. Mas desta vez, como a prefeitura tinha passado por um banho de sal grosso, e atrás de cada porta havia um raminho de arruda, o Goiaba não tava com o diabo no corpo. Cassola, Marcão, Heber, Eric, Erinaldo, Fernando, Miramontes, Silvano, Pivetta e Barbudo.E a confusão tá armada: são dez os que estão cotados como pré-candidatos a prefeito para o ano que vem: Cassola, Marcão, Heber, Eric, Erinaldo, Fernando, Miramontes, Silvano, Pivetta e Barbudo. A única certeza é: eu... e o ErinardoSe for isto mesmo (não dá pra acreditar - o povo fala demais) Erinardo não vai nem precisar sair de casa (leva com o pé nas costas) para fazer campanha. Os vinte e cinco mil eleitores que o acompa-nham desde 1973 vão garantir a reeleição do alcaide.

BarBudo da avenida - o que tudo ouve e tudo vê

Page 5: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 5Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Page 6: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 6 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Cidades

As cartas devem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou pelos Correios (Rua João Walter, 289 – Centro de Votorantim/SP – CEP 18110-020).

É obrigatório nome completo, nº do RG, endereço e telefone. Apenas o nome será publicado.

Frases

*Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.

Afeto ou dignidade?“Para viver um bom afeto é preciso vigiar a balança da dignidade na relação…não dar mais do que recebe, não receber mais do que dá e conviver decentemente com a frus-tração se o outro negar a vivência desse afeto. Você continuará vivendo esse afeto sozi-nho e isso doerá por um tempo. Tem que aprender a conviver com essa dor.Esse papo, de botar na cabeça que vai conquistar, é coisa de militar em guerra, empre-sário, tudo menos de quem está vivendo uma relação de afeto.Afeto ou dignidade?Dignidade! Para que o afeto possa rolar à vontade… (Por Arly Cravo)

Descaso com o JataíGostaria de publicar aqui o descaso que a Prefeitura de Votorantim está fazendo com o Parque Jataí, olhe as fotos, eu gosto de fazer caminhadas saindo do Parque Jataí e indo até o Condomínio Alfaville, porém está impossí-vel de se fazer este trajeto, é tanto mato na calçada no trajeto que compreende toda a extensão do condomínio Aldeia da Mata, que os pedestres têm que andar pela Av. Gisele Constantino, podendo gerar atropelamento e até óbitos. Outro ponto, é por que a Prefeitu-ra até agora não fez calçada de concreto no sentido Bairro / Centro, nesta região citada? Também no início da Av. Antonio Castanharo para quem desce, em frente a Auto Peças Ja-taí, tem um buraco e um afundamento do as-falto em toda a largura da pista que já faz um bom tempo que está em mau estado de con-servação, e a prefeitura não tomou nenhuma atitude até este momento. Outro ponto muito crítico, é o excesso de velocidade na Avenida Antonio Castanharo, local onde passa muitos pedestres e estudantes, não é possível colocar

radares ou lombadas neste local? Sem mais,Claudinei Cardoso

RespostaA Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) informa que mantém um cronograma diário de limpeza em diversos pontos da cidade. Nesta semana está sendo feita a roçagem do canteiro central da referida avenida e na próxima semana o ser-viço será executado na calçada. Quanto ao trân-sito, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Guar-da Patrimonial informa que na avenida Antônio Castanharo há estudos em andamento para a implantação de uma travessia elevada.

Claudinei Cardoso / colaboração

João Batista Cavalcante Faleceu em 14/04/2015 aos 54 anos, casado com Iraci Jose Ribeiro Cavalcante. Deixa os filhos Jho-nathan, 26 anos e Aline, 29 anos. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Gabriel BaptistaFaleceu em 14/04/2015 aos 8 anos. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

José Augusto BeltramiFaleceu em 13/04/2015 aos 55 anos, casado com Maria Valéria Lopes Gonçalves Beltrami. Deixa os filhos João, 23 anos e José, 19 anos. Foi sepultado no cemitério Memorial Park, em Sorocaba.

Alice Frederico Faleceu em 13/04/2015 aos 85 anos. Deixa as filhas Sônia, 60 anos, Sueli, 57 anos e Sandra, 54 anos. Foi sepultada no cemitério Memorial Park, em Soroca-ba.

Crelio Leite Faleceu em 13/04/2015 aos 66 anos. Não deixou filhos. Foi sepultado no cemitério São Joao Batista, em Votorantim.

Magali Antonieta Ruiz FernandesFaleceu em 13/04/2015 aos 73 anos, casada com Álvaro Fernandes. Deixa os filhos Glauco, 52 anos e Kátia, 47 anos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Yole Riva MoreiraFaleceu em 13/04/2015 aos 96 anos. Deixando os filhos, Neusa, Yara e Yeda. Foi sepultada no cemité-rio Pax, em Sorocaba.

Benedito Constantino da Costa Faleceu em 13/04/2015 aos 69 anos, casado com a Izonete Maria da Costa. Deixando os filhos, Sidnei, Jocinei, Joceli, Jane, Thiago e Rafael. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Geraldo Thereza Faleceu em 12/04/2015 aos 79 anos, casado com Genoefa Pereira Thereza. Deixa os filhos Roseli, 54 anos, Rosivaldo, 52 anos, Rosinei, 50 anos e Regi-naldo, 42 anos. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Osvaldo Bernardes de Campos Faleceu em 12/04/2015 aos 76 anos, casado com Leni Amaral de Campos. Deixa os filhos Sidnei, 47 anos, Simone, 44 anos e Sérgio, 42 anos. Foi sepul-tado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Antônio João de CamposFaleceu em 11/04/2015 aos 57 anos, casado com a Vera Lucia Caçador de Campos. Deixa o filho Jú-lio Cesar. Foi sepultado cemitério Consolação, em Sorocaba.

Antônio Lopes Pineda Faleceu em 11/04/2015 aos 54 anos, casado com Araci Alves Marques Pineda. Deixa os filhos Rafae-la, 28 anos, Renal, 27 anos e Raquel, 24 anos. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Voto-rantim.

Tereza Passarelli Dos Santos Faleceu em 11/04/2015 aos 68 anos, casada com Hilson dos Santos. Deixa os filhos Fabio, 41 anos, Alessandra, 40 anos, Adriano, 38 anos e Adriana, 36 anos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Arlindo Jose Bueno Faleceu em 11/04/2015 aos 85 anos. Deixa os filhos Elizabete, 60 anos, Nilza, 50 anos, Nivaldo, 49 anos, Lúcia Helena, 46 anos, Lucilene, 46 anos e Adriana 44 anos. Foi sepultado no cemitério São João Batis-ta, em Votorantim.

Antônio Pereira dos Santos Faleceu em 11/04/2015 aos 71 anos, casado com Maria Dolores dos Santos. Deixa os filhos Maria Aparecida, 39 anos, José, 38 anos e Marilene, 36 anos. Foi sepultado na no cemitério São João Batis-ta, em Votorantim.

Maria Ferreira Faleceu em 11/04/2015 aos 64 anos. Deixa os fi-lhos Simone, 41 anos, Eliane, 37 anos, Júlio Cesar, 30 anos e Marcos Paulo, 27 anos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Albino Bueno De Camargo Faleceu em 11/04/2015 aos 103 anos. Deixa os fi-lhos Avelina, 84 anos, Roque, 79 anos, Cleuza, 64 anos, Cleide, 62 anos, Albino, 60 anos e Karin, 39 anos. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Maria Tereza Moraes Faleceu em 10/04/2015 aos 66 anos. Deixa os filhos Jane, 48 anos, Gislaine, 42 anos e Carolina 37 anos. Foi sepultada no cemitério Santo Antônio, em So-rocaba.

Rubens Marques Faleceu em 10/04/2015 aos 88 anos, casado com Tereza Marto Marques. Deixa os filhos Maria Eli, 60 anos, José Carlos 56 anos, Jose Rubens, 56 anos e Kátia, 47 anos. Foi sepultado na no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Maria de Lourdes Vaz Da Silva Faleceu em 10/04/2015 aos 74 anos, casada com Manuel Machado da Silva. Deixa os filhos Reinilson, 52 anos e Manuel, 41 anos. Foi sepultada no cemi-tério São João Batista, em Votorantim.

Evaristo Simões de Souza Faleceu em 10/04/2015 aos 61 anos. Deixa os filhos Oliver, Fabiano e Flavio. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Francisco Lopes Castro Faleceu em 10/04/2015 aos 84 anos, casado com Debora Alves Lopes. Deixa os filhos Eric, 47 anos e Fernanda, 44 anos. Foi sepultado no cemitério Con-solação, em Sorocaba.

Solange Souza Silva Forte Faleceu em 10/04/2015 aos 47 anos, casada com Adilson Rodrigues Fortes. Deixa os filhos Pedro 24 anos, Drieli, 17 anos e Izabeli, 17 anos. Foi sepulta-da no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Naziro José Batista Faleceu em 10/04/2015 aos 80 anos, casado com Helena Silva Batista. Deixa os filhos Cinira, 52 anos, Ivanilde, 49 anos, Josias, 44 anos, Márcio, 43 anos, Valquiria, 39 anos e Elisangela, 36 anos. Foi sepul-tado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Valdomiro Ângelo Dos Santos Faleceu em 10/04/2015 aos 65 anos, casado com Celia Domingues Vieira Dos Santos. Deixa o filho Rafael, 31 anos. Foi sepultado no cemitério Sauda-de, em Sorocaba.

Genésia Orminda De Souza De Carvalho Faleceu em 09/04/2015 aos 67 anos, casada com Josué Simões de Carvalho. Deixa os filhos Sandra, 47 anos, Ireno, 45 anos, Ivan, 38 anos, Sara, 30 anos e Isaias, 25 anos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Salto de Pirapora.

Benedita Genuína De Oliveira Faleceu em 09/04/2015 aos 80 anos. Deixa o filho Jurandy, 58 anos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Sônia Aparecida Da Silva Faleceu em 09/04/2015 aos 48 anos. Não deixou filhos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

o adeus ao Toninho da Folha

Faleceu no último sábado (11), Antonio João de Campos, o Toninho da Folha. Ele era muito conhecido na cidade, principalmente pela sua

atuação na APAE, onde foi diretor e presidente, e por trabalhar no jornal Folha de Votorantim, local em que atuou como contato publicitário por 33 anos.

Por 20 anos Toninho foi membro do conselho da Avam e sempre atuava em causas beneficentes.

Ele tinha 57 anos, era casado com Vera Lúcia Caça-dor de Campos e deixou um filho, Júlio Cesar. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória ocorrida enquanto estava internado no Hospital Evangélico, em Sorocaba, para tratamento de problemas pulmo-nares. Foi velado na Ofebas, em Sorocaba, e sepultado no domingo (12) no cemitério da Consolação.

Divulgação

Antonio João de Campos

Confúcio“O pessimismo torna os homens cautelosos, enquanto, o otimismo torna os homens im-prudentes.”

“Se queres prever o futuro, estuda o passado.”

“O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros”

Page 7: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 7Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Cidades

Eduardo Gouvea

O prédio onde funcionava a sede do Servi-ço Autônomo Água e Esgoto de Votorantim, na Rua Pedro Fontes, no Bairro Rio Acima, em bre-ve deverá abrigar uma nova repartição pública. A reportagem da Gazeta de Votorantim apurou que o local está sendo cogitado para ser a nova

Antigo prédio do SAAE pode abrigar Secretaria de Educação

sede da Secretaria Municipal de Educação.Embora a Prefeitura não confirme a in-

formação, se limitando apenas a dizer que a destinação da edificação ainda está em fase de estudos, parte do local é usado para abri-gar material escolar e uniformes. O pátio também está servindo como garagem para guardar os caminhões de lixo.

Semana do circo termina amanhãA 5ª Semana do Circo em Votorantim,

que começou no último sábado (11), atraiu um bom público para as mais diversas atra-ções apresentadas. Importantes nomes do circo-teatro e da comédia participam deste evento que prossegue até amanhã (19) na Praça de Eventos Lecy de Campos.

Hoje (18), às 16h, propondo singelas situações, o palhaço Orvalho do grupo No Mundo da Lua desenvolve um espetáculo lúdico e encantador em Desconcerto. Já às 17h, em apresentação solo, o palhaço Vira--Lata convida a plateia a assistir mais uma sessão confusa e atrapalhada. Às 20h, o pre-miado grupo Parlapatões sobe ao palco para apresentar um espetáculo que reúne os me-lhores números de uma carreira de 18 anos.

Amanhã (19), às 16h, dois Palhaços, Fran-golino e Costelinha chegam com seu Fusca para apresentar um Circo de Pulgas, da Cia Gira Circo. Às 17h, inspirado nas tantas his-tórias de amor sub e desvairadas paixões, o espetáculo A Bailarina e o Palhaço da Cia Suno promete encantar o público. E para fechar o festival em grande estilo, às 20h, Tomate, Puro Tomate é a peça apresentada pelo respeitado palhaço argentino Tomate, que já percorreu 25 países mostrando seu

lado cruel e inocente.A 5ª Semana do Circo em Votorantim é

realizada através do Ministério da Cultura e Totem Cultural, com patrocínio da em-presa Votorantim Energia e Instituto Voto-rantim, além de contar com apoio do SESC Sorocaba, Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria da Educação e Prefeitura Municipal de Votorantim. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do iní-cio de cada atração.

Momento de leitura- Alunos do 5º ano A da Emeief Betty Sou-za Oliveir, da Vila Domingues, em Votorantim, utilizam a Gazeta de Votoran-tim como ferramenta semanal de aprendizagem. De acordo com a profes-sora Maria José, a intenção é o estímulo para a leitura e escrita nos gêneros textuais: carta, notícia, propaganda, informativa, instrutiva, receita culinária e outros. “É também uma oportunidade dos alunos acompanharem as notícias da cidade”, complementa Maria José.

Divulgação

O premiado grupo Parlapatões se apresenta hoje

Maria José / Divulgação

A Secretaria de Saúde de Votoran-tim informa que nesta semana recebeu do Instituto Adolfo Lutz o resultado NSI negativo para dengue da paciente Solan-ge Souza Silva Forti, moradora do bairro Itapeva, que faleceu na última sexta-feira (10), na Unidade de Pronto Atendimento.

A paciente foi atendida pela rede municipal da saúde tendo registrado duas passagens pelo UPA sendo que fo-ram constatadas descompensações de

Mulher não morreu de denguediabetes e hipertensão que ela já pos-suía. Por apresentar também dor no cor-po que é sintoma compatível com a den-gue os exames foram colhidos na manhã da quinta-feira (09), e encaminhados os Adolfo Lutz, cujo resultado ficou pronto nesta semana.

A Secretaria de Saúde informa que o município está com 1230 casos de den-gue confirmados, conforme boletim di-vulgado na última terça-feira (14).

Caminhada da PenhaEm mais um ano, a Caminhada da

Penha reuniu aventureiros e devo-tos de Nossa Senhora. Centenas de

pessoas iniciaram o percurso às 4h30 do último domingo (12), após uma bênção e queima de fogos, realizada na Paróquia São José, no bairro Barra Funda, em Voto-rantim. O evento que completou 17 anos, reuniu pessoas que participavam pela primeira vez, e muitos que estão há vários anos como é o caso da aposentada Mar-garida de Brito, participando pela 15ª vez.

Paulo Roberto Ferreira Camargo, o Beto Zen, organizador do evento, foi o úl-timo a chegar acompanhando um grupo de pessoas. “Mais um ano estou realiza-do, pois a cada ano que passa, o evento vem ganhando o caráter religioso e ouvir as histórias de fé das pessoas durante o percurso é muito bom”, disse.

And

ré R

eis

/ Div

ulga

ção

Durante o percurso, fieis oraram fazendo pedidos e agradecendo por graças alcançadas Eduardo Gouvea / Agência Foto 10

O local atualmente é utilizado para armazenamento de materiais

Centenas de pessoas foram à

Page 8: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 8 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Cidades

Indenização por dano Moral: SPC e Serasa

Vamos aqui compartilhar mais um direito do consumidor, especial-mente na questão da negativação indevida no cadastro de inadimplentes do Serasa ou SPC.

Na grande maioria das vezes, tais erros e fraudes ocorrem com grande frequência em contas de consumo, como cartão de crédito, conta telefôni-ca, de energia elétrica, conta corrente, cheque, financiamento de veículo, cheque extraviado etc. Temos que destacar que ser comprovadamente indevida, ou decorrente de erro ou fraude.

A ganancia pelo lucro comercial diminui a cautela, fazendo com que o procedimento de vender e cobrar ultrapasse os direitos do consumidor.

Temos que ficar atentos para utilização fraudulenta dos dados do consumidor. Existem maus profissionais que, quando o cliente entrega o cartão de débito ou crédito para pagar a compra, copiam os dados para futuras compras ou contratar serviços, que obviamente, os valores contra-tados não serão pagos, e a dívida é cobrada do consumidor/vítima.

Através de um profissional do Direito, o consumidor ingressa com uma Ação por Danos Materiais e Morais, que possibilita a indenização. Na mesma ação, ele entra com um pedido Liminar para que seu nome seja “limpo” imediatamente.

Para que um nome/CPF seja inserido no Banco de dados, é preciso que o consumidor seja previamente comunicado por escrito quando da abertura de cadastro em seu nome (art. 43, § 2º), notificando-o para que, em 10 dias, seja solucionada a pendência, sob pena de inclusão no SPC.

Caso desconheça a origem da dívida, deverá requerer, via Judiciário, que a empresa demonstre a forma da contratação, para que se verifique a fraude.

Procure um advogado, que saberá tomar as medidas concretas em cada caso, pois, seja em caso de erro, hipótese de fraude ou em caso de desacordo comercial, o consumidor tem plenos direitos e deverá ser in-denizado.

Uma dica importante: caso receba algum e-mail avisando-o sobre for-mando-o acerca de dívidas, delete-o, pois se trata de vírus. A comunicação é sempre feita via correio/postal.

Dr Claudinei Fernando de Paula Ribeiro é advogado na Ribeiro & Baddini Advocacia e Consultoria. facebook.com/ribeiroebaddini

De posse de mandados expedi-do pela 1ª Vara Cível da Comarca de Votorantim, a Prefeitura de Votoran-tim, por Meio da Secretaria da Saú-de e agentes do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Secretaria de Serviços Públicos e fis-cais de várias secretarias, foram reti-rados 48 caminhões de inservíveis, em nove imóveis.

Em uma força tarefa, nesta se-mana a Prefeitura cumpriu mandado num comércio de sucatas localizado na Avenida Philomena Lopes Vasques, no Rio Acima. No local foram retirados cinco caminhões de lixo. De acordo com a equipe da dengue, havia diver-sos criadouros do mosquito no local.

Prefeitura termina de cumprir os 9 mandadosNa segunda-feira (13), foi con-

cluída a limpeza do imóvel da rua Mauri Proença, na região do Voto-cel, onde depois de três dias de tra-balhos de limpeza, foram retirados 28 caminhões de materiais.

Em todos esses imóveis os agentes foram acompanhados por um oficial de justiça, além do apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Para a Vigilância Sanitária, o principal objetivo foi eliminar esses criadouros, tendo em vista que os proprietários não permitiam a entrada da equipe da dengue. Na maioria dos imóveis foi realizada a nebulização com a aplicação de inseticida.

Casos de dengueConforme o boletim divulgado

pela Secretaria de Saúde na terça-feira (14), Votorantim está com 1.230 casos de dengue confirmados desde o início do ano. Destes, 242 foram em pacien-tes da região do Parque Bela Vista. A segunda região da cidade onde mais estão concentrados os casos é Vila Garcia, com 143 casos no total. Os de-mais bairros somam 845 casos e estão mais espalhados na cidade. A Secreta-ria da Saúde ressalta que todas as re-giões de Votorantim já tiveram casos de dengue este ano e que o levanta-mento do índice larvário apontou que o mosquito transmissor também está presente em toda cidade.

Paralisação do transporte urbano pegou os votorantinenses de surpresa

Moradores do Green Valley comemoram chegada de cursos profissionalizantesEm um café da manhã realiza-

do no último domingo (12) na Es-cola Municipal “Prof. Cândido dos Santos”, no Green Valey, foi reali-zado o anúncio de um projeto de qualificação profissional.

Os cursos que serão oferecidos para a comunidade gratuitamente partem da iniciativa privada, atra-vés do instituto Cyrela, núcleo de uma construtora que tem empre-endimentos em Votorantim. Esti-veram presentes os representas da empresa, diretores da associação de amigos de bairro, além dos mo-radores interessados em buscar essa oportunidade.

Os cursos ministrados são os de instalador eletricista, instalador elétrico, pintura civil, alvenaria, re-vestimento cerâmico, auxiliar de cabeleireiro, manicure e pedicure,

maquiagem profissional, além de costura criativa. A duração média de cada curso será de 25 horas, com aulas uma vez por semana. Ao fim, todos receberão certificado de con-clusão.

Após a apresentação do projeto, as fichas de cadastro foram distri-buídas, totalizando 300 inscrições, preenchendo todas as vagas dispo-níveis. o término dessa fase, novas vagas e outras opções de cursos se-rão abertas.

O presidente da Associação de Amigos e Moradores de Bairro, João Garcete da Silva, ressaltou a impor-tância de se ter algo relacionado à capacitação profissional. “Os bene-fícios são inúmeros, tais como uma melhor renda, melhora no currículo e ocupação do tempo ocioso”, desta-cou João.

A coordenadora da instituição responsável pelos cursos, Daniela Miranda Guimarães, reforçou o in-tuito da aproximação com a comu-nidade. “Buscar o desenvolvimento social e comunitário, visando bem estar e qualificação profissional”, afirmou Daniela.

A Secretaria da Educação de Vo-torantim cedeu as salas da escola do bairro para os cursos, que ocorrerão quando estiverem fora do horário de aula dos alunos da rede municipal.

A dona de casa Roseli da Cruz se inscreveu no curso de Costura cria-tiva. “Sempre gostei de artesanato e como estou com tempo livre quero fazer o curso. No futuro, posso me-lhorar minha renda”, afirmou.

As aulas tem previsão de início para duas semanas. (Por Alan Maciel dos Santos/ colaboração)

Juvenal Luis Moreira / Divulgação

Café da Manhã reuniu moradores para apresentação dos cursos.

Luciana Lopez

Osmir Oliveira

Ônibus come-çaram a circular

somente às 9h46

A paralisação total e repentina dos trabalhadores do trans-porte urbano na manhã de

quarta-feira (15) surpreendeu as pessoas que se utilizam de ônibus para as suas atividades diárias em Votorantim.

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, principal articulador da manifestação na região, aderiu ao Dia Nacional de Paralisação Contra o Projeto de Lei 4.330 (projeto que trata da tercei-rização), convocado por centrais sindicais. De acordo com o Sindi-cato, a aprovação desta lei “coloca em risco empregos, salários, direi-tos trabalhistas e direitos conquis-tados por meio de acordos e con-venções coletivas”

Os motoristas de Votorantim permaneceram em frente à em-presa de transporte Grupo São João e participaram de assem-bleias para decidir os próximos passos da luta contra a aprovação definitiva do PL 4330.

Muitas pessoas ficaram horas aguardando no Terminal Urbano João Souto, ou nos pontos de ôni-bus dos bairros, outras prefeririam seguir a pé, de bicicleta, de carona, ou taxi. Muitos foram os relatos de insatisfação com a paralisação sem prévio aviso. “Fiquei aguardando o ônibus no ponto e não sei por qual motivo não passou, terei que ligar na empresa em que trabalho para avisar que vou chegar atrasada”, comentou Maria Ivanira, moradora do Jardim Paulista, que trabalha em uma loja de tecidos no Centro de Sorocaba e ficou por mais de uma hora esperando o ônibus passar.

Calcula-se que aproximada-mente 6 a 7 mil passageiros deixa-ram de ser transportados nas linhas municipais e intermunicipais que ficaram inoperantes entre as 4h15 e 9h46, quando os ônibus voltaram a circular.

O corretor de seguros Osmir Oliveira, morador do Vossoroca, aguardava no Terminal João Souto

o ônibus para seguir à Sorocaba. “Tenho conhecimento do motivo da paralisação, mas como sou autôno-mo, estou perdendo oportunidade de fechar negócio e eu ganho só se eu vender. Um dia perdido fará fal-ta”, lamentou.

De acordo com o Sindicato, o intuito realmente era impactar para que a reivindicação chegasse com mais força ao Congresso.

O PL 4330 foi aprovado na Câ-mara Federal no último dia 08 e agora tramita no Senado Federal.

Page 9: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 9Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Cidades

Parlamentares recebem representantes da uFSCAr para tratar Plano diretor

Os vereadores Marcão Pa-peleiro (PT) e Joãozinho Quei-roz (PT) receberam no último dia 09 professores da UFSCAR para tratar assuntos inerentes ao Plano Diretor.

Em conjunto com os vere-adores, os professores André Cordeiro dos Santos, Emerson Martins Arruda e Marcos Mar-tinez pretendem estudar, ava-liar e analisar os diversos de-talhes apresentados no Plano Diretor que incluem, desde as mudanças propostas, impacto ambiental, social, industrial e dentre outros aspectos.

De acordo com os vereado-

res, a intenção é contribuir posi-tivamente com a cidade já que o Plano Diretor vai definir mu-danças para o município, sendo assim, a intenção é obter uma panorama geral e específico para que seja discutido não só com os parlamentares, mas com outros órgãos como o Centro de Estudos e Pesquisas de Ad-ministração Municipal (CEPAM), Instituto Brasileiro de Adminis-tração Municipal (IBAM), Griffon Brasil, bem como, com a socie-dade, para isso será definido nos próximos meses uma audiência pública pela Câmara Municipal com essa finalidade.

Divulgação

Encontro foi realizado na Câmara Municipal de Votorantim

A Câmara Municipal de Voto-rantim realizará no próximo dia 23 (quinta-feira), às 16h, uma au-diência pública com a finalidade de esclarecer sobre a atual situa-ção da Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim.

O presidente da Câmara, ve-reador Eric Romero (PPS), fará a abertura da audiência que será

Seguridade Social dos funcionários públicos será tema de audiência

intermediada pelo vereador Pe-dro Nunes Filho (PDT), autor do requerimento em que solicita a convocação do Presidente da Fundação, Sr. Wilson Menna, para debater o tema.

A audiência será realizada no plenário da Câmara “Professor Pe-dro Augusto Rangel”, situado à Bou-levard Antonio Festa, nº 88, Centro, Votorantim.

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Votorantim, na ses-são legislativa da última terça--feira (14), uma alteração na lei municipal que limitava em 20% do valor integral o desconto má-ximo que poderia ser dado nos ingressos e/ou convites postos à venda antecipadamente para acesso aos eventos recreativos na cidade.

A lei alterada, nº 2.357, de 26 de agosto de 2013, de autoria do vereador Eric Romero (PPS) tem a finalidade de impedir a práti-ca de superfaturamento nos in-gressos vendidos por cambistas.

Aprovada alteração na lei que limita descontos em ingressos

Com a alteração proposta pelo próprio autor da lei, o limite de desconto passa a ser de 50% do valor integral do ingresso.

“Observei que os ingressos colocados antecipadamente à venda para acesso à Festa Junina de Votorantim são de responsa-bilidade, direta ou indiretamente, do Executivo Municipal, cabendo a este fixar o preço que entender devido e impedir a ação de cam-bistas”, ponderou Romero.

O projeto teve o parecer jurídico favorável pela Casa de Leis e agora segue para ser san-cionado pelo prefeito.

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), publicou na edição de sexta-feira (10), do Jor-nal do Município de Votorantim, o Edital de Chamamento Público para pessoas ou entidades inte-ressadas em apoiar ações am-bientais a serem desenvolvidas na cidade.

Conforme o edital, encontram--se abertas as inscrições para o cadastramento de Associações/Instituições/Empresas ou pessoas físicas, interessadas em participar de programas, projetos e campanhas

Sema divulga edital de chamamento paraempresas interessadas em apoiar ações ambientais

ambientais promovidas pela Sema.Os interessados deverão cadastrar-

-se junto à Secretaria, que fica sediada no Parque do Matão, na Rua Ângelo Delapasi, nº 117, Parque Bela Vista, ou solicitar o documento para assinatura e posterior envio pelo e-mail: [email protected]

Por meio de ações adicionais e/ou complementares às campanhas já implementadas pela SEMA, o objeti-vo do edital é incrementar as práticas ambientais, bem como possibilitar o engajamento e a soma de esforços dos diversos setores da sociedade para com a qualidade de vida em Votoran-

tim, onde todos têm muito a ofere-cer em prol da cidade.

As parcerias firmadas podem colocar em prática as estratégias de responsabilidade socioam-biental das entidades, gerando maior reconhecimento de seus colaboradores e principalmente do mercado consumidor, criando vantagens competitivas, inclusive para as certificações ambientais.

Os interessados em fazer a inscrição podem obter mais in-formações na Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone 3343-4076 ou 3243-5612.

O requerimento da vereadora Fabíola Alves (PSDB), apresenta-do na sessão legislativa da última terça-feira (14), que sugere ao setor competente da Prefeitura para que estude a possibilidade de amplia-ção do horário de atendimento da farmácia de alto custo, foi a pro-positura mais debatida na reunião plenária.

Vários vereadores, da oposição e da situação, endossaram o pedido da parlamentar. A vereadora desta-ca que alguns munícipes a procura-ram, alegando que o horário diário de funcionamento da farmácia de alto custo, está sendo curto, para atender toda a demanda do muni-cípio, “realmente por essa razão é necessário que essa mudança ve-nha acontecer”, comentou.

Outros temas também foram abordados na sessão. O vereador Bruno Martins (PSDB) solicitou que

Vereadores discutem ampliação do horário de atendimento da farmácia de alto custo

o setor competente providencie a retirada de alguns arbustos exis-tentes no canteiro central da Av. Luiz do Patrocino Fernandes. O ve-reador Pedro Nunes (PDT) questio-nou a possibilidade de se adquirir uma máquina trituradora de ga-lhos e troncos de árvores, para ser utilizada na Prefeitura Municipal. O vereador Pastor Tonhão (PSDB) questionou a forma como é feita a cessão dos espaços disponíveis nos mini terminais de ônibus existentes na cidade, para fins de exploração comercial, e se há planos do atual governo para revitalizar esses espa-ços existentes em alguns bairros da cidade.

O vereador Marcão Papeleiro (PT) questionou a possibilidade de o setor responsável construir lombadas nos dois sentidos da Av. Cláudio Pinto Nascimento, na altura que dá acesso à Av. José Soares, no Parque Morumbi. O vereador Heber Martins (PDT) solicitou que sejam

tomadas providências urgentes com relação à manutenção no sis-tema de iluminação da Av. Verea-dor Newton Vieira Soares, no trecho compreendido entre o Terminal Ro-doviário Urbano João Souto.

O vereador Lê Baeza (PV), so-licita que sejam realizadas novas vistorias em todos os Condomínios Residenciais recentemente entre-gues através do Programa “Voto-rantim Sem Favelas”, para averiguar a qualidade do serviço entregue e, se necessário for, notificar a empre-sa responsável para que realize os reparos. O vereador João Cau (PSC) questionou a Prefeitura e o DER – Departamento de Estradas de Ro-dagem, no que lhes couber, sobre a possibilidade da construção de um novo acesso para interligar a Aveni-da José Gonçalves Romero, no Jar-dim Europa à Rodovia Raimundo Antunes Soares – SP-79, e também, de uma rotatória na rodovia, no lo-cal indicado.

Servidores fazem assembleia por diálogo com Prefeitura

Eduardo Gouvea

No final da tarde da última quinta-feira (16), o Sindicato dos Servidores Públicos Mu-

nicipais de Votorantim realizou uma assembleia em frente ao Paço Muni-cipal para cobrar uma reunião com o prefeito Erinaldo Alves da Silva a fim de discutir o reajuste salarial anual. Estiveram presentes servidores de vários setores, como de serviços pú-blicos, dentistas, professores e auxi-liares de educação infantil.

Dentre as principais reivindica-ções da categoria, estão a reposi-ção salarial de 8,42%, aumento de 20% no vale alimentação, além da inflação, e também o aumento de uma referência salarial para cerca

de 70% do funcionalismo.A Câmara Municipal de Vo-

torantim recebeu na terça-feira (14) o projeto com a proposta do executivo de reajuste dos salários dos servidores. O prefeito Erinal-do encaminhou, juntamente com o projeto, uma mensagem, expli-cando que com a instabilidade econômica do país e a queda de arrecadação, o reajuste ficou ba-seado apenas na inflação do últi-mo ano, a fim de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite que as despesas com pes-soal superem o patamar de 54% das receitas liquidas do município. O reajuste salarial proposto pelo prefeito é de 7,7%, sendo o mesmo valor para os vales alimentação. O

projeto foi lido em plenário, com previsão de votação na próxima sessão ordinária, que será realiza-da na quarta-feira, dia 22, às 14h, em razão do feriado de Tiradentes.

O Sindicato cobra uma reunião com a Prefeitura para que haja uma negociação. Caso a solicitação não seja atendida, os representantes sindicais farão um documento para que os vereadores não votem o aumento enquanto uma comis-são não for recebida pelo prefeito.

Por meio de um oficio enviado por volta das 14h30 de quinta-feira ao Sindicato, a Prefeitura informou que “a pauta foi analisada e que a Secretaria de Administração reali-za estudos para atendimento das reivindicações”.

Edua

rdo

Gou

vea

/ Agê

ncia

Fot

o 10

Categoria quer reajuste de

8,42%, prefeitu-ra propõe 7,7%

Luciana Lopez

Page 10: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 10 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Cidades

Integra Comunidade agita Jd. São Lucas

O Integra Comunidade reuniu um bom público, desta vez no Jardim São Lucas. Durante toda a tarde do último do-mingo (12) dezenas de crianças se diverti-ram com as atividades realizadas no bair-ro. A programação contou com aulas de ginástica, recreação, pintura facial, zumba e axé, brinquedos infláveis, além de pipo-ca e algodão-doce. O público ainda rece-beu orientação sobre saúde.

O projeto é desenvolvido pela Pre-feitura de Votorantim, por meio da Se-cretaria de Governo. O evento coorde-nado pelo Departamento da Juventude conta ainda com o apoio das secretarias

de Saúde, Desporto, Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Lazer, Cidadania e Geração de Renda e Serviços Públicos.

A proposta é oferecer aos moradores do bairro uma tarde de lazer e diversão para as crianças. Está foi a segunda edição realizada neste ano. Outros bairros também recebe-rão a programação do Integra neste ano. De acordo com Luciano Silva, coordenador do Integra, o objetivo é levar ações para toda a família e com isso fazer a interação entre o público.

O próximo Integra Comunidade será realizado na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, em 28 de abril, a partir das 18h.

Palestra sobre Alzheimer reúne familiares e cuidadoresQuarenta pessoas participaram, na

sexta-feira (10), de uma palestra so-bre “Sinais e Sintomas da Doença de

Alzheimer”, oferecida em Votorantim por meio de uma parceria da Comissão Muni-cipal de Assistência Social (Comas) e a Re-gional Sorocaba da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). A palestrante foi a coor-denadora geral da entidade na região, Érica Rodrigues Neto, que dedicou atenção às perguntas dos participantes que apresenta-ram dúvidas sobre condutas, rotinas e cuida-dos com o paciente. “Familiares e cuidadores precisam de apoio e as oportunidades de trocar experiência são muito importantes para perceberem que não estão sozinhos e que podem encontrar maneiras para lidar melhor com as dificuldades”, explicou Érica.

Maria Lúcia Nicollette Costa, de 32 anos, compareceu buscando informações e apro-vou a iniciativa. Ela saiu do emprego e se dedica a cuidar da bisavó, diagnosticada com Alzheimer há dois anos. Aos 93 anos, a senhora tem momentos em que se apresen-ta confusa, não reconhece as pessoas. “Tem também algumas crises quando ela fala como se estivesse cinquenta anos atrás. Te-nho muita paciência, mas não sei como lidar com algumas situações. Como eu, acho que muita gente precisa dessa oportunidade”, comentou Maria Lúcia.

O interesse e a participação dos presen-tes tornaram a palestra dinâmica e, no final, muitos pediram novos encontros. A primeira dama de Votorantim e presidente da Comas, Helena Amália da Silva, assistiu à palestra e confirmou que, além da ideia ter sido bem recebida, deixou ainda mais evidente que existe demanda por informações. “Concor-damos com as pessoas que vieram e vamos organizar outros encontros para dar esse apoio que precisam”, comentou. Ela desta-ca que a ideia de promover o evento surgiu na rotina da Comas, procurada por mui-tas famílias que não têm condições de dar todo o apoio e não estão emocionalmente

e tecnicamente preparadas para assistir ao portador da doença de Alzheimer como ele necessita.

As notícias sobre aumento de casos em todo mundo também reforçaram a impor-tância desse tema e a Comas fez a parceria com a Abraz. A entidade possui um site para auxiliar quem precisa (www.abraz.org.br) e material informativo que foi distribuído aos presentes na palestra de Votorantim. A Abraz também dispõe de livros, Cds e DVDs com orientações de especialistas para ajudar a quem tem um ente querido com Alzhei-mer ou se dedica a cuidar de um paciente.

A coordenadora regional destaca que as palestras e todo esse material também auxi-liam na identificação da doença, muitas ve-zes confundida com alterações de memória comuns na idade avançada ou com outras patologias. “Muitas pessoas têm dúvidas so-bre os sintomas e como é feito o diagnóstico específico. O histórico familiar e os relatos de alguém próximo são muito importantes e há exames clínicos, testes e exames de labora-tório e imagem que levam à confirmação”, comentou.

A orientação para quem está em dúvida é procurar um médico especialista em neu-rologia, geriatria ou psiquiatria para a ava-liação e os exames que forem necessários. Caso seja confirmada a doença de Alzhei-mer, além do tratamento com medicamen-tos específicos que ajudam a desacelerar o avanço, a informação e a orientação da-queles que são mais próximos do paciente são muito importantes e a dica é ler, assistir filmes e procurar um grupo de apoio, como o que a Abraz possui em Sorocaba, com reuniões periódicas, participação de espe-cialistas e profissionais de saúde de várias áreas. Em Sorocaba, os encontros são men-sais e o próximo será dia 28 de abril, às 19h, na Phito Fórmulas da Rua Santa Clara, nº 162, às 19h. O tema da palestra será “Distúr-bios do Sono”. Não é preciso fazer reserva e a palestra é gratuita.

Secom Votorantim / Divulgação

Tema desperta cada vez mais

a atenção da sociedade

Evento reuniu pessoas de todas as idades

Secom Votorantim / Divulgação

Área de desfavelamentoMoro na área verde dos Pardine, perto do novo P.A do bairro Parque Jataí. Depois da mu-dança de alguns moradores pra os prédios da Vila Garcia, ficou o entulho dos barracos e, na época, o pessoal da Prefeitura falou que não iria limpar por risco de nova ocupação, só que com esse surto de dengue (é o que mais tem por aqui), e não tem como a gente ver, porque os criadouros podem estar por baixo do entu-lho, sem contar o monte de ratos e baratas que invadiu as casas daqui. E, até agora, nada da Prefeitura tomar providência. Obrigada desde já!Michele NeresResposta: A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) informa que está promovendo a lim-peza de várias áreas na cidade e a limpeza do referido local já consta na programação.

PA do Parque Jataí IIPoderiam me informar sobre a inauguração do Pronto Atendimento (PA) que vai abrir no bairro Itapeva? Ouvi o vereador Baeza comen-tar que a inauguração está para acontecer nos próximos 15 dias. Saberiam me informa quem vai administrar esse novo PA? Quem vai con-tratar as enfermeiras? Onde posso entregar um currículo? Obrigada.Diva M. RangelResposta: A Secretaria de Saúde informa que no último dia 27 de março foi inaugurada a Unidade de Saúde da Família no Jardim Cris-tal. Há uma Unidade de Pronto Atendimento no Parque Jataí II, que vai atender a região do Itapeva. A unidade está em fase final de con-clusão de obras, pois no projeto licitado na administração anterior não foram previstas as instalações elétricas e de gases medicinais, assim, está sendo realizada a licitação da obra para sanar tal pendência. Quanto a forma de contratação, depende de definição orçamen-tária para estabelecer concurso público ou contratação.

Cantor da cidadeAlô Gazeta de Votorantim, sou de Votorantim e gostaria de divulgar meu trabalho. Assistam o vídeo no Youtube “Djalma Junior chega pra cá” http://youtu.be/_P_IwehbLAMDjalma Junior

Limpeza de terrenoPreciso que o dono do terreno ao lado da minha casa venha limpá-lo. Moro na Rua Ge-raldo Rodrigues, nº 35, Pq. São João. Tem que pedir pra limpar, senão ele roça o mato e dei-xa toda a sujeira.Valquiria F. P. ThoméResposta: Nesse caso o vizinho do terreno deve fazer a denúncia junto ao SIIC pelo te-lefone 3353-8732. Assim os dados serão en-caminhados ao setor de fiscalização da Sesp, que num primeiro momento mantém conta-to com o proprietário do terreno e posterior-mente emite uma notificação.

Brinquedo quebradoEste brinquedo que as crianças brincam, tipo um escorregador/ escalada, bem na parte su-perior está com uma trinca. É na Escola Dides Crispim, na Vila Garcia, Votorantim. Está bem sujo, empoeirado, está com risco de alguma criança se machucar nele. É só ir lá e confir-mar o que estou dizendo.Milton RicardoResposta: A Secretaria de Educação informa que o setor de manutenção já foi acionando para verificar a possibilidade de manutenção ou até mesmo a troca do equipamento.

Créd

ito:

Val

quir

ia F

. P. T

hom

é / c

olab

oraç

ão

Créd

ito:

Milt

on R

icar

do /

cola

bora

ção

Page 11: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 11Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Cidades

Luiz Rodolfo Cortez é jornalista e advogado Sugestão ou críticas para o espaço Fala Cortez: [email protected]

Projeto “Samuzinho” conscientiza crianças e capacita auxiliares de educação

O “Samuzinho”, projeto que visa conscientizar as crianças ao mostrar trabalho dos para-

médicos e a ambulância utilizada por eles, e também capacitar os auxiliares de educação e professores para reali-zar primeiros socorros, teve início na semana passada, no Centro Munici-pal de Educação Infantil (Cmei) “José Bernardo”, no Parque São João. A ati-vidade tem a parceria da Secretaria de Saúde (Sesa), de Educação (Seed) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O projeto, que ocorre pela pri-

meira vez na cidade, percorrerá por todas as creches municipais. No Cmei “José Bernardo”, muitas crianças entraram na ambulância. Além disso, na mesma atividade, os auxiliares de ensino receberam uma capacitação de primeiros socorros, ministrado pela enfer-meira coordenadora do Samu de Votorantim, Patricia Dias Garrido. “Muitas crianças têm medo da ambulância, então, nosso papel é fazer com que percam isso. Apro-veitamos, também, para explicar aos auxiliares como agir em uma

situação de socorro, caso necessi-tem”, explica Patricia.

A secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, disse que esta ação é de extrema impor-tância, pois procedimentos corre-tos de primeiros socorros evitam futuras complicações.

De acordo com a secretária de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, a intenção é atingir todos os educadores da educação infantil durante o ano, e a pretensão é estender a atividade para a rede municipal de ensino fundamental.

Inscrições para cursos gratuitos deculinária e nutrição estão abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de nutrição e culi-nária do “Alimente-se Bem” e “Sabor na Medida Certa”, ambos oferecidos pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), em parceria com o Sesi. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Cidada-nia, localizada na rua Moacir Oséias Guitti, 51, das 8h às 17h, para realizar a inscrição. Há o limite de 90 vagas, sendo 30 na parte da manhã e 30 à noite para o “Sabor na Medida Cer-ta”, e 30 à tarde para o “Alimente-se Bem”. Os cursos acabariam ontem (17), mas foram ampliados para uma nova turma, que terão au-las do dia 22 ao dia 30 de abril. As atividades de culinária e nutrição são gratuitas e serão realizadas na carreta do Sesi, que é equipada com cozinhas didáticas, eletrodo-mésticos e utensílios, localizada no estacionamento do Auditório Mu-nicipal “Francisco Beranger”, com capacidade para 30 alunos.

Enquanto o “Alimente-se

Bem” ensina a preparar uma ali-mentação saudável e econômica a partir do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, com utilização integral desses alimentos, o “Sabor na Medida Certa” possui vários módulos de alimentação específica, voltados ao colesterol alto, hipertensão, diabetes e obesidade.

Na primeira edição, esses dois cursos tiveram lotação máxima e foram muito elogiados pelos alu-nos que os fizeram. Com aulas teó-

ricas e práticas, foi ensinado a pre-parar uma alimentação saudável e econômica a partir do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, com utilização integral desses alimentos, evitando-se o desperdício e contribuindo para a diminuição de resíduos orgâni-cos. A Secretária de Cidadania, Ana Criguer, destaca a importância em ampliar as vagas. “Foram muitos os interessados para esses cursos e agora poderemos atender mais interessados”, disse.

Secom Votorantim / Divulgação

Crianças tiveram a oportunidade de conhecer a ambulância por dentro

Secom Votorantim / Divulgação

Cursos foram prorrogados e as vagas foram ampliadas

uma verdadeira Faixa de Gaza do votorantinense

Existem estudos de que Votorantim manda diariamente 15000 pessoas para trabalhar e estudar na cidade de Soroca-ba, e a grande maioria delas, serve-se do famigerado “Ponto Final dos ônibus da São João”.

O tal “ponto final dos ônibus da São João” apesar de ficar no Centro da cidade de Sorocaba, mais parece um daqueles pontos de ônibus das periferias mais afastadas das cidades.

E por que apesar de estar em pleno centro da cidade de Sorocaba, encontra-se em total estado de abandono?

Asfalto pela metade, carros estacionados dos dois lados da rua, congestionamento em função de escola no lugar, existem relatos inclusive de pagamento para uso de banhei-ro de um comércio do local.

Sobra Defeito e falta Respeito!A única explicação para o deplorável estado da via pú-

blica, do inexistente controle de tráfego e de trânsito, da inexistência de uma infraestrutura que dê um mínimo de dignidade aos usuários do local é a ausência da contrapar-tida do voto.

Talvez porque os usuários daquela rua sejam em sua es-magadora maioria formada por votorantinenses, os prefeitos que passaram pelo paço municipal de Sorocaba, tenham vi-rado as costas para uma realidade que contrasta com o trato e o cuidado com a cidade, embora já tenha Sorocaba sido melhor cuidada.

Hoje, existe uma movimentação política envolvendo os legislativos das duas cidades que, buscando uma solução para problemas tão necessários, juntam esforços para con-seguir ao menos a autorização para que a empresa que faz o transporte das pessoas, invista numa infraestrutura mínima no local.

Talvez, investimento na rua Paula Souza não seja sinôni-mo de contabilização de votos, mas pode significar uma por-ção de dignidade e segurança que o poder público resgata depois de muito tempo de ausência no local.

Quiçá possam os votorantinenses que se utilizam do transporte coletivo, comemorar algo muito em breve!

Page 12: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 12 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Cidades

Eduardo Gouvea

A rotina da estudante Gabriela Leite, de nove anos, mudou repentinamente há dois meses, quando ao passar por um exa-me para saber se havia contraído dengue, descobriu que estava com aplasia medu-lar, doença que afeta o funcionamento da medula óssea, e desde então ela busca um doador de medula. Segundo estudos, existe um doador compatível a cada 100 mil pessoas.

Após surgirem algumas manchas nos braços e nas pernas da menina, sua mãe, a dona de casa Giovana Leite, suspeitou que fosse dengue e encaminhou a filha até o Pronto Atendimento de Votorantim. Lá foi feita a prova do laço, que a princípio ates-tou positivo, no entanto, como ela estava com as plaquetas muito baixas, enviaram o exame até o GPACI, onde foi constatada a doença, que é caracterizada pela altera-ção no funcionamento da medula óssea. Assim o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória hemácias, plaquetas e leucócitos, que são as células que com-

põem o sangue. O caso, no entanto, não se trata de leucemia.

Desde então, a garota Gabi teve que adotar alguns cuidados por conta da bai-xa imunidade e também para evitar san-gramento. Ela precisou se afastar da esco-la e agora estuda no próprio GPACI. “Ela não pode ir para a escola, correr e comer alimentos salgados. Ela toma vários remé-dios em casa e semanalmente passa por exames. Se estiver com plaquetas baixas, ela é internada”, explica a mãe, que além dos cuidados com a filha, se mobiliza nas redes sociais para que as pessoas doem plaquetas.

Hoje (18), das 8h ao meio-dia, haverá no Hemonúcleo de Sorocaba uma cam-panha para as pessoas fazerem a doação de medula óssea. “Basta a doação de 5ml de sangue, que a pessoa já estará inseri-da no cadastro nacional e poderá salvar a vida não só da minha filha, mas de outras pessoas”, ressaltou Giovana. O Hemonú-cleo fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº 564, ao lado do Hospital Leonor Mendes de Barros, no Jardim Vergueiro.

O blog “Notícias Votorantim” completou dois milhões de acessos na última quarta-feira (15). Com atualizações diárias desde dezem-bro de 2009, o blog é referência para quem busca informações sobre a cidade de Votoran-tim/SP. Neste período, 20.900 reportagens fo-ram disponibilizadas no endereço eletrônico http://noticiasvotorantim.blogspot.com.

O blog pertence ao mesmo grupo de comunicação que gerencia a TV Votoran-tim e a Gazeta de Votorantim, mas possui a peculiaridade de divulgar notícias de todos as emissoras, jornais e portais que disponi-bilizam na internet matérias relacionadas à cidade, além de textos de assessorias de im-

Blog Notícias Votorantim completa 2 milhões de acessos

prensa. Todas as matérias são devidamente identificadas com a fonte e site de origem.

Possui um design simples e de maneira rápida e prática atualiza o leitor e o deixa bem informado. Diariamente cerca de duas mil pessoas acessam o blog, e a quantida-de de visualizações pode ser conferida na página inicial. A contagem é realizada pelo próprio sistema blogger.

A página eletrônica é administrada pela jornalista Luciana Lopez e conta com a cola-boração da social media da TV Votorantim, Adriana Akagui e idealização de Werinton Kermes. O e-mail para envio de notícias é [email protected].

Menina votorantinense procura doador de medula

Eduardo Gouvea / Agência Foto 10

Gabriela e sua mãe Giovana

O Sindicato dos Comerciários de Soroca-ba realizará de 20 a 26 de abril, no Salão de Eventos do Clube dos Comerciários, localizado na rua Trinidad, 302, no Jardim América, em Sorocaba, a 10ª Semana Cultural Comerciária, sob o tema “Sindicalismo também é cultura e cidadania”, com entrada gratuita e aberta à comunidade. O evento, que tem por objetivo levar cultura à categoria comerciária, contará com uma programação diversificada, com a ex-posição fotográfica “Acervo 7 Copas”, de Mario Américo, massagista da Seleção Brasileira nas Copas de 1950 a 1974; e exposição da artista plástica Luzia Sobreiro.

Haverá ainda apresentações musicais e es-portivas, entrega de certificados, palestra com o jornalista, poeta e escritor limeirense, Otacílio Monteiro; Palestra “Ação de responsabilidade social dos sindicatos: inclusão social e combate

Sindicato dos Comerciários realizará a 10ª. Semana Cultural Comerciária

à exploração infantil”, ministrada por Eunice Ai-res; Palestra “Reflexões”, com o Dr. Jamiro Wan-derley, Professor de Medicina da Unicamp (ele utiliza mágica e o ilusionismo); Talk show jurídi-co, com a participação do Desembargador Dr. João Martins César, do presidente da OAB Soro-caba, Alexandre Ogusuku e do coordenador ju-rídico da Fecomerciários, Dr. João André Vidal, para tratar de temas que envolvem os direitos e os interesses dos trabalhadores; Palestra “Os trabalhadores na ditadura civil – militar”, com o experiente Francisco Bezerra; e manhã de au-tógrafos com escritores de Sorocaba e região.

Todos os dias haverá sorteio de livros aos participantes e serão sorteados ainda finais de semana para casal no Centro de Lazer dos Co-merciários em Praia Grande.

A programação completa pode ser conferida no site http://www.secsorocaba.com.br

Após transplantes, pequena Sofia se alimenta pela primeira vezEduardo Gouvea

Na última quarta-feira (15), a menina Sofia Gonçalves de Larcerda, de um ano e três meses, recebeu a sua primeira alimentação. O fato, mui-to comemorado nas redes sociais, foi publicado pela mãe da garota, Patrícia de Lacerda, na pági-na do facebook “Ajude Sofia”, que é seguida por mais de um milhão e meio de pessoas.

“Hoje nossa bonequinha começou pela a primeira vez a se alimentar, é uma fórmula (vivonex pedi), como se fosse um leitinho, está sendo introduzido pelo seu GJ. Tube. Ainda não é pela boquinha, mais já é um grande progres-so, para quem nunca tinha se alimentado. Ela continua evoluindo bem no seu pós-operató-rio e tem passado por vários exames todos os dias”, escreveu.

A Sofia, de familia votorantinense, nasceu com uma síndrome raríssima (Berdon) que im-possibilita o funcionamento normal de vários órgãos. Na última sexta-feira (10), ela passou por um transplante multivisceral e recebeu estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e cólon de um doador americano. Os rins não

precisaram ser trocados.A cirurgia foi realizada por um médico bra-

sileiro Rodrigo Vianna, nos Estados Unidos, país em que ela foi levada em julho de 2014, após uma intensa campanha de sensibilização e de uma vitória judicial, visto que todo o transplan-te multivisceral dos órgãos que precisava custa entorno de U$ 1,2 milhão e só é realizado em um hospital de Miami. O governo brasileiro financiou as despesas com a viagem e com o tratamento.

A Prefeitura de Votorantim não terá expediente em 20 e 21 de abril, segunda e terça-feira da próxima semana, em virtu-de do feriado nacional de Tiradentes (21). Entretanto, os serviços essenciais, como Pronto Atendimento Central e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) funcionarão. As atividades retornarão ao normal na quarta-feira, dia 22.

Conforme o decreto de nº 4858, do po-der executivo, o ponto facultativo é válido para as repartições públicas municipais,

Serviços essenciais serão mantidos no feriado de Tiradentes

Fundação de Seguridade Social dos Fun-cionários Públicos do Município de Voto-rantim, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Voto-rantim (Agerv) e Companhia Municipal de Habitação Popular de Votorantim (Cohap).

Há, ainda, serviços que funcionarão em regime de plantão, como Vigilân-cia Sanitária, Guarda Civil Municipal (GCM), cemitério, coleta de lixo, lim-peza pública e outros que não possam sofrer interrupção.

Divulgação

Sofia recebeu novos órgãos

Page 13: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 13Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Cidades

ocorrências

Brasil?O nosso país não é para principiantes! Quando tomamos por

referência países desenvolvidos, oscilamos da surpresa ao espanto total com os fatos que ocorrem!

Não farei as velhas apologias, como: O povo brasileiro é burro! Ou, que não sabe votar! Ou, que tem memória curta! Esses discursos devem ser eliminados, pois, de forma sutil planta-se a ideia de que devemos ser governados por um “Messias” ou por “Grupos Ideológi-cos Salvadores”.

O nosso povo é bom e com potencial que em nada deve a ne-nhum país de primeiro mundo.

E por que o Brasil não emplacou ainda? Cada um de nós tem uma tese para explicar essa situação. Vou dividir a minha com vocês.

A base da sociedade é a família, e para o seu equilíbrio é neces-sário a harmonia entre casal e seus filhos. Entretanto, essa harmonia é afetada quando as atenções do casal são transferidas para outras atividades em detrimento dos filhos. Repassa-se às escolas a total educação dos filhos, não percebendo o quão doente está esse siste-ma! Mas não para aí, delega-se a atenção aos programas de televi-são, grupos de amigos....modelos de convivências que os levam ao individualismo desmedido.

Quando olhamos para a Sociedade a vemos contaminada! Evo-luímos do “jeitinho brasileiro” passando pela “Lei de Gerson” (Levar vantagem em tudo!) para chegarmos atualmente à perversão das leis e valores. Alienamos a “terceiros” os nossos direitos, deixando de lado os deveres. O cumprimento das leis é penalizado pelas defi-ciências de nossa Fiscalização, que quando não é burlada se vende para o ilícito!

Se família e sociedade têm problemas, naturalmente muitos de nossos Governantes não escapam a regra. Por conta disso temos: Uma Segurança insegura, uma Educação inepta, uma Saúde doen-te, uma Previdência Social falida, uma Justiça lenta...e por ai vamos! Se não bastasse a “incompetência”, somos vitimas de grupos de po-líticos e empresários em uma incrível “sanha” pelo poder, sustentada em grandes “saques” aos cofres públicos e empresas estatais sem dó ou piedade!

Quando pegos, o que vemos: mentiras deslavadas e certeza de impunidade, respaldados nos serviços de defesa dos melhores e mais renomados advogados de nosso país, cujos honorários nem me atrevo a imaginar! Impera-se a máxima instituída recentemente no meio: “não sei de nada, não vi nada e não ouvi nada”!

E nessa confusão, nossa Sociedade ainda flerta com discursos políticos onde, em nome da igualdade e justiça social, incendeiam--se as diferenças entre: Capital x Trabalho, Elite Branca x Pobres, Trabalhadores x Empresários, Esquerda x Direita,....etc. Por um aca-so, queremos abrir mão da convivência pacifica e dialogo por uma “guerra de classes”?

Vamos reverter este processo! A solução começa em nossas ca-sas e no constante cuidado com as nossas famílias. O reflexo po-sitivo na sociedade será gradual e automático. Quanto aos nossos governantes a melhora da qualidade somente virá por duas vias: Do surgimento de uma Sociedade consciente de seus deveres e direi-tos e da constante vigilância e cobrança de responsabilidades pelos atos de governo.

Comentário: Uma reflexão do momento político atual de nosso país.

Adilson Carlos PrestesSugestões ou Críticas para Coluna Análise – E-mail: [email protected]

Idoso é baleado após reagir a assalto em sua residência no Parque Bela Vista

Na madrugada deste domingo (12/04), por volta das 4h40, um ho-mem de 65 anos foi baleado no om-bro por ladrões que invadiram sua casa na rua Nicolau Lopes, no Parque Bela Vista, Votorantim.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, G.J.O., relatou que dois ra-pazes, aparentando serem menores de idade, entraram armados em sua casa. Supõem-se que os assaltantes pularam o muro e tiveram acesso ao interior da residência por uma janela. No momento, a esposa, filha, genro e netos de G. dormiam.

Ao acordar com o barulho da movimentação em sua casa, o idoso notou que seu genro havia sido rendi-do e estava com as penas amarradas. Acreditando que os bandidos possuí-am armamento falso, G. reagiu, e nes-te momento foi baleado no ombro.

Os ladrões fugiram e a Polícia Militar e o SAMU foram acionados. O idoso optou por ser socorrido por seu genro que é médico e o levou para um hospital particular em Sorocaba. Mais ninguém ficou ferido.

A família não notou no momento que algum pertece havia sido levado.

Menor tenta assaltar casa, mas é impedido pelo proprietário

Um rapaz menor de ida-de tentou assaltar uma resi-dência na Avenida Paschoal Gerônimo Fornazari, em Votorantim, na noite da últi-ma terça-feira (14), mas aca-bou sendo apanhado pelo proprietário, que impediu o roubo de um notebook. De acordo com o boletim de ocorrência, o individuo de 16 anos de idade, bateu na porta da casa de T.L.M.F. pe-dindo dinheiro. Após a recu-sa, o acusado pulou o muro e o empurrou a vítima para ter acesso ao interior da resi-dência, onde se apossou do equipamento que estava so-bre a cama. Quando saia para a rua ele foi segurado pelo proprietário e, devido ao en-trevero, populares acionaram a polícia, que foi ao local e deteve o adolescente.

dupla assalta estudante na Avenida 31 de Março

Um estudante de 20 anos foi assaltado por dois rapazes na noi-te da última segunda-feira (13), na Avenida 31 de Março, no Centro de Votorantim. L.E.P.S. contou que foi abordado pela dupla, que armada de uma faca anunciou o assalto e

lhe roubou o aparelho celular e R$ 80,00. De posse das características dos acusados, policiais saíram em diligência e avistaram no Jardim Archila um indivíduo que ao notar a viatura se evadiu por uma viela, não sendo mais localizado.

Escondia droga na areia

Policiais militares prende-ram em flagrante na noite da última segunda-feira (13), em Votorantim, o ajudante-geral S.V.R.P., de 21 anos, acusado de trafico de entorpecente. Segundo boletim de ocor-rência, durante patrulhamen-to na Rua Salvador Pereira de Almeida, no Jardim Paulista, os policiais avistaram o acu-sado mexendo em um monte de areia no outro lado da rua de sua residência e decidiram abordá-lo. Na revista pessoal nada de ilícito foi encontra-do, porém ao vasculharem a areia foram encontrados 37 pinos de uma substância aparentando ser cocaína.

Polícia localiza máquinas caça-níqueis

Atendendo a uma denún-cia de tráfico de entorpecen-tes e máquinas caça-níqueis, policiais militares foram até um bar situado na Rua Pau-la Ney, no Parque Bela Vista, em Votorantim, na noite do último sábado (11), onde en-contram no fundo do estabe-lecimento quatro máquinas caça-níqueis ligadas. No mo-mento não havia ninguém jo-gando e ao ser questionado, o proprietário V.C., afirmou que elas não lhe pertenciam e que também não possuía as chaves. A perícia técnica foi acionada e dentro das máquinas foi encontrada a quantia de R$ 68,00. O no-teiro (equipamento de lei-tura de notas) e o cartão de memória foram levados para elaboração de laudos técni-cos. Não foram encontrados entorpecentes no local.

O corpo de um homem de 35 anos foi encontrado na última quinta-feira (16), em um galpão desativado, no Jardim Archila, em Votorantim. De acordo com o bole-tim de ocorrência, uma pessoa que guarda seu carro no local, ao retor-nar para pegar o veículo no fim da

Corpo de homem é encontrado em galpão desativado

tarde, se deparou com M.B.V. ca-ído no chão, sem sinais aparente de violência. Ao seu lado foram encontrados alguns rolos de fios de cobre. Apesar das circunstân-cias da morte serem desconhe-cidas, acredita-se que ele tenha caído do telhado.

Após sofrer acidente, homem tem moto furtada

O desempregado V.G., de 33 anos teve sua moto Honda CG 125 furtada na noite do último domingo (12), após so-frer um acidente no bairro Do-minguinho, em Votorantim. A vítima relatou que trafegava pela Rua Sorocaba e por ra-zões as quais não se recorda caiu no solo. Desacordado, ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Atendimento de Votorantim com lesões na cla-vícula. Após receber alta no dia seguinte, ele passou a pro-curar o veículo nos guinchos e também procurou a Polícia Militar, porém não havia ne-nhum registro dessa natureza, sendo então constatado o fur-to da motocicleta.

Foragido é agredido a marteladas no Carafá

Acionados para atender a uma ocorrência dando conta de um ho-mem gravemente ferido, policiais militares encontraram na manhã da última segunda-feira (13), o sol-dador F.L.S., de 20 anos, caído na beira da Estrada Pedro Monari, no bairro Carafá, em Votorantin. A ví-tima relatou que há dois dias havia sido agredida por quatro homens e uma mulher desconhecidos com golpes de martelo e que eles tam-bém haviam tentado enforcá-lo com uma faixa. No entanto, ele não disse o motivo das agressões. Após realizar pesquisa criminal, os policiais descobriram o homem era foragido do Presídio Danilo Pi-nheiro, em Sorocaba. Ele foi enca-minhado ao Hospital Regional, em Sorocaba, onde permaneceu em observação sob escolta policial.

Page 14: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 14 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

rapidinhas da Gazeta

Deputado Raul Marcelo protocoliza projeto de lei de resgate da memória

históricaO deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) protocolizou na quarta-feira (15) um projeto de lei que pretende regulamentar no âmbito do Estado de São Paulo as recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada para “prevenir violação de direitos hu-manos, assegurar sua não repetição e pro-mover a efetiva reconciliação nacional”.Pela proposta, fica vedado atribuir a bens, de qualquer natureza, pertencentes ou sob gestão da Administração Pública Estadual, o nome de pessoas responsáveis por violações aos direitos humanos durante a ditadura e constantes no Relatório Final da CNV. O pro-jeto define também a alteração de nomes já concedidos e decreta, a partir de sua aprova-ção, a retirada de placas, retratos ou bustos que enalteçam a memória das pessoas em questão, dentre outros tópicos.

Deputada cobra secretário de Transportes sobre projeto do

trem metropolitanoA vice-presidente da Assembleia Legislati-va, Maria Lúcia Amary (PSDB), aproveitou a presença, na terça-feira (14), do secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na reunião da banca-da do PSDB na Assembleia, para tratar do projeto de implantação do trem metropo-litano, que ligará Sorocaba a São Paulo.O secretário esteve com os deputados para apresentar os projetos que estão em andamento na sua pasta e falar dos planos do governo para o setor neste ano. Entre os projetos que estão sendo tocados, se-gundo Pelissioni, está o de implantação do trem rápido de Sorocaba, o que deixou a deputada Maria Lúcia Amary animada.O trem metropolitano de Sorocaba integra um projeto mais amplo de interligação das regiões de Campinas, Santos, Vale do Paraí-ba e Sorocaba com a capital. O percurso to-tal será de 87,65 quilômetros de extensão. Haverá 54 vezes viagens por dia entre ida e volta com uma velocidade média de 160 km/h e tempo de intervalo de 15 minutos.

Sessão de Cinema do Canal 3 come-mora um ano de aniversário com

festival de filmes de Marilyn MonroeAbril marca o 1º aniversário da Sessão de Cinema da TV Comunitária de Vo-torantim, canal 3 da Super Mídia, que tem como curador o apresentador do programa “Falando de Cinema” Nelsi-nho Toledo. A Sessão de Cinema, que ocorre todos os sábados, às 22 horas, e que não tinha um nome específico, agora ganhou o nome de “Sessão Cine Votorantim”, uma homenagem ao querido Cinema de nossa cidade, que encerrou suas atividades em 1973 e que, durante décadas, foi gerenciado pelo saudoso Sr. Francisco Beranger, votorantinense que dedicou sua vida à Sétima Arte. A “Sessão Cine Votorantim” está exi-bindo neste mês de abril filmes es-trelados por Marilyn Monroe, prova-velmente o maior símbolo feminino da Idade de Ouro de Hollywood. Hoje (18), será exibido o filme “Nunca Fui Santa”, de 1956, onde Marilyn Monroe nos presenteou com a melhor inter-pretação dramática de sua carreira. O filme lançou os atores Don Murray e Hope Lange, que se casaram logo de-pois das filmagens.

Deputado Vitor Lippi faz balanço do seu mandatoO deputado federal Vitor Lippi (PSDB) realizou na segunda-feira (13) um café da manhã com a imprensa para apresentar o novo site do seu mandato, que pretende ser mais um canal de comunicação com a imprensa e com a população a fim de prestar contas do seu trabalho. Ele também fez um balanço dos dois primeiros meses de atuação na Câmara dos Deputados, em Brasília. Lippi explicou que integra a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informação da Câmara, e propôs a criação da subcomissão que irá avaliar o serviço oferecido por ope-radoras de telefonia e TVs por assinatura, bem como sugeriu uma subcomissão para avaliar problemas e propor soluções para os serviços oferecidos pelos Correios.Também integra a Frente Parlamentar Ambientalista, coordena a Frente Parlamentar de combate as DST/AIDS, após ter sido indicado para a função e participa da Frente Parlamen-tar em Defesa das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas. Recentemente solici-tou ao Ministério da Saúde maior repasse de recursos para a região. O deputado participa ainda das sessões para a tomada de depoimento na CPI da Petrobrás. Vitor Lippi indicou a verba no valor de R$ 10 milhões do governo federal para ser destinada ainda este ano para dez cidades da região, incluindo Votorantim, que deverá receber cerca de R$ 1 milhão.

Encontro Nacional da Congregação Marianos

Será realizado em 17 de maio o Encon-tro Nacional da Congregação Marianos, das 8h às 12h no Santuário de Apareci-dinha, em Sorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 99778-2577.

Raposo Tavares ficou interditada por mais de uma horaFuncionários demitidos da empresa Sorocaba Refrescos S.A., produtora e distribuidora dos produtos da Coca-Cola, realizaram na tarde de quarta-feira (15), uma paralisação da rodovia Raposo Tavares, Km 104,5, em ambos os sentidos, na altura do Jardim Ta-tiana, em Votorantim. O ato que durou cerca de 1h30min foi parte do Dia Nacional de Paralisação Contra o PL 4330, promovido em nossa região pela Subsede da CUT Sorocaba.Os trabalhadores da Sorocaba Refrescos Coca-Cola foram demitidos em 23 de feverei-ro, uma vez que a empresa terceirizou o setor de distribuição e entrega. O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região atua pela reintegração de todos os trabalhado-res. A Justiça do Trabalho de Sorocaba e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas deram ganho aos trabalhadores, mas o Tribunal Superior do Trabalho suspendeu a reintegração até o julgamento do mandado de segurança no TRT Campi-nas. O Sindicato aguarda a decisão judicial e os trabalhadores continuam mobilizados na frente da empresa, onde estão desde o dia 23 de fevereiro.

Passeata em prol da famíliaA 1ª Passeata em prol da família será realizada em Votorantim em 1º de maio, sexta-feira. Os participantes sairão da Praça do Expedicionário, no Parque Bela Vista, às 14h, com destino à Pra-ça Zeca Padeiro, no Centro, onde acontecerá um show gospel e momentos de oração. O evento é organizado pelo programa “Fé em Ação”.

Divulgação

Evandro Messias / Divulgação

Ambos os sentidos da rodovia ficaram interditados

Circuito Sesc de Artes acontecerá em maio em Votorantim Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circu-lando ideias, chega a sua edição de 2015 como o maior realizado até hoje e traz em sua programação apresentações de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais, literatura e cultura digital. Seguindo o formato das edições anteriores, as apresenta-ções serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita.O destaque da programação que chega a Votorantim em 10 de maio, na Praça Zeca Padeiro, é a banda porto-alegrense Cachorro Grande (RS). Na literatura, a MUDA Prá-ticas de Leitura (SP) estimula diálogos literários com a atividade Leve Livro. Os espe-táculos de dança com Seis + 1 Cia. de Dança (SP) e de circo com a Cia. Movimento Armario (ARG), integram as atividades desse roteiro.O Circuito Sesc de Artes também está presente na Internet.

Page 15: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 15Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

esportesRadar Esportivo

Centro Comunitário do Vossoroca está cominscrições abertas para atividades físicas

O Centro Comunitário do Vossoroca está com as ins-crições abertas para aulas

gratuitas de caminhada, ginástica e alongamento com professores de educação física da Secretaria de Desporto (Sedesp). Para se inscrever, basta chegar no local no horário da atividade, que acontece às 7h, às se-

gundas e quartas-feiras, e conversar com um responsável. A atividade é fruto de uma parceria entre a Se-cretaria de Desporto, de Cidadania e Geração de Renda e Departamento de Juventude, ligado à Secretaria de Governo. O Centro Comunitário fica na rua Pedro Rodrigues Ribeiro, s/nº, no bairro Vila Domingues.

O espaço do Vossoroca está sob cuidados do Departamento da Ju-ventude, que faz parte da Secretaria de Governo (SEG). O diretor do De-partamento de Juventude, Luciano da Silva, destaca que a atividade visa à importância da atividade física para uma manutenção e busca por uma melhor qualidade de vida.

5ª rodada da 1ª divisão do Varzeano é marcada por vitórias

Diferentemente das rodadas anteriores, na qual muitos jogos empataram, a 5ª rodada do Cam-peonato Varzeano da 1ª Divisão, promovido pela Prefeitura de Vo-torantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), teve apenas vitórias, sendo uma de goleada.

Da rodada realizada no do-

mingo (12), somente uma partida teve menos de dois gols. O São Lucas venceu o Floresta por 2 a 1, no campo Votoran. Pelo mesmo placar, Grêmio São João perdeu para o Vila Garcia, no campo Cer-mag. No resultado mais magro do domingo, o Palmeiras derrotou o Flamengo por 1 a 0 no campo Fla-mengo. Já o Jardim Clarice bateu o Mat. Const. J. Clarice por 6 a 1, no campo Jardim Clarice. O Guana-bara venceu o Santa Mônica por um placar de 3 a 1, no campo Bela Montanha e, em um jogo bem dis-

putado, o Jardim Paulista garantiu os 3 pontos ao vencer o Cachoeira por 4 a 3, no campo Chave.

A próxima rodada acontecerá amanhã (19), sendo que todos os jogos ocorrem às 9h45. As partidas são: Jardim Paulista x São Lucas, campo Chave; Guanabara x Ca-choeira, no campo Flamengo; Mat. Const. J. Clarice x Santa Mônica, no campo Jardim Clarice; Palmeiras x Jardim Clarice, no campo Votoran; Vila Garcia x Flamengo, no campo Vila Garcia; e Floresta x Grêmio São João, no campo Floresta.

Semifinal do Juvenil prossegue hoje

Nos jogos de ida da semi-final do Campeonato Juvenil de Futebol, promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Despor-to (Sedesp), aconteceram duas vitórias, sendo uma de goleada.

O Flamengo aplicou um cho-colate no Ângelo Vial de 4 a 0 e praticamente selou sua classifica-ção para a final, no Estádio Muni-

cipal “Domênico Paolo Metidieri”. Já a outra partida foi bem dispu-tada. O S.Dumont/V.Guilherme venceu o América por 4 a 3.

As partidas de volta come-çaram ontem (17) e prosseguem hoje (18), no Estádio Municipal. Ontem, o América enfrentou o S.Dumont/ V.Guilherme. Hoje, o confronto de Flamengo contra Ângelo Vial acontece às 18h30.

A primeira rodada das quartas de final do Campeonato Quaren-tão de Futebol de Votorantim, pro-movido pela Prefeitura de Voto-rantim, por meio da Secretaria de Desporto, aconteceu no sábado (11), com duas vitórias, dois empa-tes, e com uma equipe já classifica-da para a semifinal.

No sistema do campeonato, as quartas de final são feitas em mata-mata em jogos de ida e volta, porém, se um time aplicar mais de 3 gols no adversário, já elimina a segunda partida. E foi exatamente o que aconteceu. O Santa Monica goleou o Tatiana por 7 a 1, no cam-

Handebol masculino de Votorantim vence time de Itu em amistoso

A equipe de handebol masculino da Secretaria de Desporto (Sedesp) de Voto-rantim fez um amistoso no sá-bado (11), no Cermag, contra a equipe de Itu e venceu por 36 a 34. O jogo foi bastante equilibrado, no qual possível colocar todos os jogares para serem testados, usando diver-sas formações táticas.

Já no período da tarde foi a vez da equipe feminina ca-tegoria sub-21 estrear na Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP) no Monteiro Lo-bato, em Sorocaba, e perdeu para a equipe Nova Odessa por 23 a 19. O próximo compromis-so da equipe feminina será hoje (18), quando jogará em Atibaia contra a equipe de Franca, tam-bém pela categoria sub-21.

Atletas de judô de Votorantim conseguem classificação

Dos onze atletas da equipe de judô da Apajusvo/Secretaria de Desporto (Sedesp) de Votoran-tim que participaram, no último domingo (12), do Campeonato Paulista Fase Regional, nas cate-gorias Aspirante sub-11, sub-13, Divisão Especial sub-18 e sub-21, oito se classificaram para a próxi-ma fase, que será o Paulista Fase Inter Regional.

Os competidores de Votoran-tim que subiram ao pódio foram: Júlia Vieira de Oliveira, Isabely Sanches de Mendonça e Thiago Ribeiro Modesto (campeões); Le-onardo Vendrame e Juan Esteves Ricardo (vice-campeões); e Abily Moraes Araújo, Vinícius Martins Gonçalves e Fábio Luciano Felicio Lancia (3º colocados).

A Associação de Pais e Ami-

gos dos Judocas de Votorantim (Apa-jusvo) informa que próximos com-promissos serão em 21 de abril, no Sesc de Sorocaba, e em 26 de abril para o Paulista Fase Inter Regional, no Sesi de Votorantim.

Além disso, há vagas para aulas

gratuitas de judô com a Apajusvo, a partir de 6 anos de idade, mas as inscrições são limitadas. Os in-teressados devem entrar em con-tato com o telefone (15) 9-9799-5959 ou comparecer à rua Pedro Augusto Rangel, nº 70.

Divulgação

Campeonato Quarentão tem goleada no jogo de ida das quartas de final

po Bela Montanha, e já garantiu presença na semifinal.

Nas outras partidas, o Criciú-ma/Jardim Clarice ficou no empa-te com o Floresta/B.P, com um pla-car de 1 a 1 no Estádio Municipal “Domênico Paolo Metidiéri”. Outro empate, mas sem gols, ocorreu no embate de Los Fuegos/Flumi-nense e Angelo Vial, no campo Flamengo. E, por fim, segunda vi-tória da rodada veio do Bemis, que venceu o Novo Mundo por 1 a 0 no campo Bemis.

Agora, as equipes fazem o segun-do confronto hoje (18), sendo que todas as partidas têm início às 15h45.

Ainda há vagas para aulas gratuitas de judô com a Apajusvo

Divulgação

Futebol sub-14- As inscrições para o Campeonato de Futebol de Campo sub-14 da cidade segue até o dia 23 de abril, um dia an-tes do congresso técnico.

A proposta do torneio é oferecer atividades aos atletas que te-rão idade para disputar a Copa Brasil de Futebol Infantil do próximo ano e com isso montar a seleção de Votorantim. A inscrição é gra-tuita. Podem ser cadastrados 22 atletas por time, sendo que 10 não precisam ser de Votorantim e não há limite de equipes para partici-pação. O ano de nascimento necessário é para garotos nascidos em 2001 e 2002. Mais informações: 3243-1519.

Skate - amanhã (19) o grupo de Votorantim participa do 1º campeonato de skate “For Fun” em Catanduva.

Ciclismo – A equipe de Votorantim participa amanhã (19) da 2ª Etapa Paulista de Resistência e Contra Relógio em Boituva.

Taekwondo – O Centro de Treinamento Marcelo Ayres compe-te da Copa Bad Boy em Valinhos neste domingo (19)

Bocha – Na terça-feira (21), a bocha de Votorantim participa de um torneio em Cerquilho.

Tênis de mesa - A equipe da Sedesp de Votorantim conseguiu o pódio em três categorias no 2º Torneio do Ranking Paulista de Tê-nis de Mesa, na cidade de Jundiaí, disputada no domingo (12). Na categoria Sênior, Osmar Pires foi o vice-campeão e Márcio Sambon-matsu conseguiu o terceiro lugar. Já na Lady, Cristina Harada foi a vice-campeã e na categoria Adulto Feminino Maria Vitória também foi a vice-campeã.

Natação - O nadador Marcos Salvador de Oliveira, da Sedesp e Academia Ghimper, participou no domingo (12) na quarta e última etapa do Circuito Mares, realizada na praia Toque-Toque Grande, em São Sebastião, e conseguiu o terceiro lugar no geral dos 10 km, com o tempo de 2h41min, e em primeiro na categoria e segundo no geral nos 1000m, com o tempo de 14min24seg. O nadador participará hoje (18) da Copa Paulista de Águas Abertas em São Bernardo do Campo, em prova de 2.500m.

Fustal feminino- O time de futsal feminino da Secretaria de Des-porto (Sedesp) estreou na Copa Toyota, no domingo (12), em Soro-caba, e empatou com a equipe de Piedade em 2 a 2.

Futsal feminino 2 - A equipe de Votorantim estreia hoje (18), às 19h, no Ginásio do Cermag, no Campeonato Metropolitano organi-zado pela Federação Paulista, na categoria sub-20. Votorantim, que está no grupo A, fará sua estreia na competição contra Fundação Set-taport/ Praia Grande.

Futsal Apae - A manhã da última terça-feira (14) foi especial para os alunos das Apaes da região. Aconteceu em Votorantim o Fes-tival Regional de Futsal das Apaes, com a presença dos alunos das cidades de Cotia, Itapevi, São Roque, Salto, Porto Feliz, Itu, Piedade e Votorantim. O evento contou com a organização da Secretaria de Desporto de Votorantim (Sedesp) que ofereceu toda a infraestrutura, além de medalhas e troféus.

Divulgação

Page 16: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 16 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Cesar Silva

Não dá para esquecer do lugar onde se passou os primeiros anos de vida, que gerou possibilidades e

sonhos viraram realidade. Essa é a fala de Antônio Santucci, que quando pequeno era chamado pela mãe de Antoninho e aí não demorou muito para que todos o co-nhecessem como Ninho, o popular Ninho Santucci.

Chama a atenção sua ligação com Santa Helena. Foram 49 anos morando no bairro, entrou trabalhar na Votoran em 1957, se aposentou em 1993 mas não parou de se dedicar à empresa. Montou a firma Hidráulica Santucci e prossegue prestando serviços à indús-tria cimenteira e quando necessário, em suas extensões, como as casas de chefes na Fazenda São Francisco e na Fazenda Santa Maria, propriedade da família Mo-raes nos altos da Serra.

Ninho se sente orgulhoso de dizer que nasceu em Santa Helena. Foi numa pequena casa improvisada ao lado da Pedreira do Granito, em área dentro da fábrica Votoran. “Eram moradias fei-tas pelos próprios trabalhadores, bem simples, no estilo barreada e de sapê. Atendia aqueles que trabalhavam ali na pedreira. Com a construção das casas da vila operária Santa Helena foram sendo transferidos e posteriormente a Pedreira do Granito desativada” relembra Ninho, do lugar onde nasceu e hoje abriga o Orquidário Votoran, inaugurado em dois de dezembro de 2001.

Hoje Ninho como prestador de servi-ços da fábrica tem o privilégio de percor-rer o local onde nasceu como instalar e fazer a manutenção de bomba d’água no orquidário e percorrer a empresa e seu en-torno onde passou a maior parte da vida.

“Tudo é saudade, muitos foram os

Santa Helena traz lembranças que não se apagam

amigos e quando passo onde era a vila só tem as duas igrejas em pé, a católica e a da Congregação Cristã. As casas foram demoli-das e parte do espaço reservado à constru-ção de um novo forno e para servir de esta-cionamento de caminhões” destaca Ninho.

Para os ex-moradores o grande vilão era o pó de cimento, mas era a garantia do sus-tento familiar. As mulheres ficavam atentas com a direção dos ventos, quando o pó não vinha para o lado da vila então dava tempo para lavar e enxugar as roupas. Já o telhado das casas era revestido com o pó do cimento que teimava cair diariamente, somado com um pouco de chuva era a combinação per-feita para formar uma camada de concreto, que ia petrificando com o tempo. Os mora-dores brincavam dizendo que podia chover que não tinha goteira dentro da casa.

“O bairro tinha de tudo, era uma mini-cidade. Além do comércio local, tinha até

uma cadeia improvisada, com uma cela que podia atender pequenas ocorrências como alguma encrenca no campo de futebol que existia encostado com as casas da vila. Jo-guei muito nesse campo!” relembra Ninho.

As lembranças fazem com que os ex--moradores viajem pelo tempo e relembrem particularidades como os incontáveis dias que conviveram com as crianças se divertin-do com os carrinhos de rolimã e isso era um transtorno para quem precisava descansar após trabalhar no terceiro turno. Mas a gran-de movimentação no entorno da vila era de veículos pesados, trens e caminhões que ajudavam a escoar a produção.

E que ninguém pense que era ruim mo-rar ali, pelo contrário, ao conversar com ex--moradores fica a certeza que se pudessem

voltariam lá e vivendo nas mesmas con-dições. Todos se conheciam, se ajudavam e viveram por muitos anos numa simpli-cidade que só aquela localidade ofereceu.

Desde o funcionamento do primeiro forno em 1936, das primeiras construções que surgiram, trabalhar e morar em Santa Helena foi algo especial para muitos vo-torantinenses. É só conversar com pesso-as como Ninho Santucci para perceber o quanto foi importante às suas vidas.

A fábrica segue produzindo, mas per-deu a vivacidade de ter sua vila operária.

Cesar Silva é jornalista formado pela Uniso, ges-tor público pós-graduado pela Univ. Fed. do Es-tado do RJ (Unirio), membro da Academia Voto-rantinense de Letras, Artes e História e autor dos livros Nossa História Nossa Gente (vol. I e II)

Gisele Leite

Divulgação

Vista da fábrica Votoran e área onde existia o bairro operário

Antonio Santucci, o Ninho

Cabana do Orquidário onde no passado era a Pedreira do Granito

Campo de Futebol junto ao bairro Santa Helena

Page 17: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 17Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Social

Feliz aniversário Confira os aniversariantes desta semana. Desejamos muitas felicidades para todos! Mônica Marsal

Abraços, beijos, saúde, paz, felicidade e tudo de bom para os aniversariantes!

15/04 - Gabriel GuedesEste gatão aí é o Gabriel Guedes de Marins. Na quarta-feira (15) ele completou 5 aninhos e, claro, foi motivo de festa e de felicidades para todos que o amam, a mãe coruja Fernanda, o pai Alex, os padrinhos Dener e Danielle, a titia Magda e os avós Jair e Silvana. Beijo grande, Gabriel, parabéns!

17/04 – Daiane MionQuem completa mais uma primavera neste sábado é a bela Daiane Mion, que apagará as velinhas ao lado do noivo Eduardo, dos filhos João Lucas, Bryan e Fernando e dos pais Rosa e Mário. Muitas felicidades.

16/04 - Malu Caroline A gracinha ai da foto é a Malu Caroline Lima de Oliveira Nunesm que completou 10 anos no dia 6 e recebeu o carinho e os parabéns da mamãe Margarete, da vovó Marina dos tios e tias. E, claro, de todos nós aqui da Gazeta de Votorantim. Parabéns, Malu, felicidades 1000!

18/04 - Deputada Maria Lucia Amary Hoje (18) é dia de muita comemoração para deputada Maria Lucia Amary, que completa mais um ano de vida. Mulher que é orgulho, não só pela posição que ocupa, mas pela pessoa que é, sempre gentil, sorridente, e como se não bastasse ter sido eleita com mais de 120 mil votos, é a vice-presidenta da Assembleia Legislativa do Estado. Nos-sos parabéns a esta mulher valorosa!

20/04 - Giovanna Machado ViolinoEsta princesinha é a Giovanna. Na segunda-feira (20) ele vai completar 7 aninhos e logi-camente a família Violino vai encher a Giovanna de beijos, abraços e carinho. Mas, vão ser a mãe Priscila, o pai Carlos e a tia coruja Cris Violino que vão dizer a ela o quanto a amam. Parabéns, Giovanna, muita, mas muitas felicidades para você!

21/04 - Kaká MartinsEste comunicador nato come-mora seu aniversário na próxima segunda-feira (21). Além do carinho dos colegas de trabalho da Rádio Vanguarda e da TV Votorantim, Kaká Martins vai comemorar neste feriado ao lado da esposa Mônica e dos filhos Maisa, Pietro e a pequena Brenda. Kaká, o aniver é seu, mas alegria é nossa aqui da Ga-zeta e da TV Votorantim, porque admiramos muito você!

19/04 - Vitor SkifAmanhã (19), o Chef Vitor Skif comemora seu aniver-sário. Além da avó, Jane Skif, muitas outras pessoas vão cumprimentar este menino que é um talento e um orgulho não só para a família Skif, mas para todos nós. Parabéns Vitor!

20/04 - Ronald Ferreira E na segunda-feira (20) é a vez do Ronald, assessor da vereadora Fabiola, comemorar seu aniversário. Pessoa querida e de muitos amigos, Ronald, que ama a família, diz que é do lado das irmãs, dos sobrinhos, e lógico da mãe Arlete, que ele ama tanto, que vai ser o seu aniversário. Parabéns Ronald, muitas felicidades sempre para você, meu querido.

16/04 - Renato Delanhesi

O empresário Renato de Muraro Delanhesi completou mais um ano de vida na última quinta-feira (16). Não faltaram cumprimentos das pessoas queridas e da sua família. Muitas felicidades!

Page 18: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 18 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Lazer

Chef Juliano Garcia é graduado pelo Centro Universitário SENAC, Águas de São Pedro. Chef de Cozinha e Chef Boulanger da Açoriana Conveniência.E-mail: [email protected]

Prof. Jesus Rodrigues Filho

resumo de novelas

Caro leitor: Se você tem fotos antigas de clubes de futebol e gostaria de vê-las publicadas na Gazeta, anote no verso da foto os nomes dos jogadores e o ano e deixe na Gazeta de Votorantim (Rua João Walter, 289 – Centro), para a recepcionista, aos cuidados de Luciana Lopez. Deixe também o seu telefone, para devolução da mesma.

Coluna do Chef

E.C Corinthians de Votorantim -1954Há 61 anos, um título inesquecível: Campeão amador do lll Centenário de Sorocaba

Após o imbatível Savoia (o esquadrão de Ferro) e o glorioso Atlético, a equipe que marcou época e honrou de maneira brilhante as tradições esportivas de nossa cidade, foi sem dúvida nenhuma o Corintinha. O alvi-negro da Vila, como era carinhosamente conhecido, sempre conseguia formular excelentes equipes, com jogadores de alto nível técnico, que proporcionavam memoráveis tardes esportivas.O time mosqueteiro chegou, inclusive a integrar o campeonato da 2° Divisão do Estado (Profissional), na década de 60. Na foto apresentamos uma de suas melhores formações, referente ao ano de 1954, quando o Corintinha, comandado pelo eficiente técnico Maquinão, jogando no Estádio “Humberto Realle” em Sorocaba, conquistou, de forma brilhante, o título de Campeão Amador do lll Centenário de Sorocaba, evento promovido pela LISOFU- Liga Sorocabana de Futebol. Nessa decisão o esquadrão corintiano derrotou o bom time do Fluminense F.C. tradicional clube de Além Ponte, pelo placar de 4x2, gols de Carlinhos, Ayr, Wille e Tite contra.Aparecem em pé, da esquerda para direita: ZÉ QUEIROGA (MASSAGISTA), MIRÃO, PEDRO MAQUINÃO, WOLPE, GOYO, MÁXIMO E TÃO. Agachados: ZÉ GALLI, CARLINHOS TAUBAINA, AYR, MANÉ E PORANGABA.Uma conquista que encheu de orgulho os torcedores votorantinenses e um time que deixou muitas saudades. Anos dourados do nosso futebol.Homenagem: O Cantinho de hoje é dedicado em homenagem ao único atleta remanescente vivo daquele memorável time: Meu prezado amigo CARLINHOS TAUBAÍNA, grande figura humana, exemplo de atleta, caráter nobre e que, pelo seu jeito de ser, grangeou de todos nós desportistas grande consideração e estima. Que Deus o abençoe e conserve.

Babilônia - Globo - 21hSegunda, 20/04Rafael defende Tere-sa e Laís vai embora transtornada. Estela não acredita que Lauro virá para o ca-

samento. Rafael tranquiliza Teresa. Guto descobre o telefone de Laís. Alice e Evandro conversam. Inês pede a Beatriz para marcar um jantar com Guto. Bento compra uma TV nova para Paula. Sandrinha critica Laís por ter terminado com Rafael. Tadeu discute com Paula por causa de Bento. Teresa e Es-tela escolhem fotos para a advogada participar de um programa de TV. Xavier fica horrorizado com o jeito de Aderbal. Vinícius avisa a Regina que dará uma entrevista na TV. Murilo conversa com Helô sobre Alice. Bento confidencia a Vinícius que está interessado em Paula. Luís Fernando enrola Clóvis com o projeto da associação. Inês não conta a Ali-ce que Guto jantará com elas.Terça, 21/04Estela pede a Rafael para dar um tempo para Laís. Inês acredita que Guto e Alice estão entrosados e fica animada. Laís conta a história sobre o tio de Sandrinha para Maria José e sonda sua rea-ção. Guto usa o nome de Rafael para marcar um encontro com Laís. Laís questiona Guto sobre as mães de Rafael. Inês pede a Teresa um convite para o seu casamento. Vinícius arma um encontro entre Olga e Regina. Teresa fica interessada na en-trevista de Vinícius. Rafael vê Guto e Laís juntos e fica chocado. Tadeu fala com Diogo sobre Paula e o atleta pensa em Beatriz. Diogo se encontra com Beatriz e ela fica nervosa quando ele fala sobre a morte de seu pai. Alice decide não acompanhar Inês ao casamento de Teresa. Teresa convida Viní-cius para trabalhar em seu escritório. Quarta, 22/04Teresa entrega um convite de seu casamento para Vinícius. Inês discute com Beatriz. Rafael consegue conversar com Laís. Regina fica irritada quando Vi-nícius fala que ajudará com as despesas de Júlia. Diogo mente para Gabi e pensa em Beatriz. Bento pergunta sobre Paula pra Regina e fica animado. Estela tenta tranquilizar Teresa para a sua entrevis-ta no programa de TV. Carlos Alberto fica anima-do depois de ser entrevistado por Clóvis. Estela, Rafael, Wilma e Simone se reúnem para assistir à entrevista de Teresa. Quinta, 23/04Inês discute com Alice. Laís fica nervosa com os comentários de sua família e pede para conversar com Rafael. Diogo avisa a Carlos Alberto que ele foi enganado por Luís Fernando. Carlos Alberto exige que Luís Fernando devolva seu dinheiro. Vi-nícius aceita trabalhar com Teresa. Paula estranha a reação de Vinícius ao ver Inês chegar ao escritó-rio. Pedro se insinua para Beatriz, mas ela não cor-responde. Gabi ajuda Diogo a escolher presentes para a família. Beatriz informa a Inês de um encon-tro com um fornecedor e ela fica apreensiva. Viní-cius alerta Bento para não magoar Paula ao tentar se envolver com ela. Estela parabeniza Teresa por sua entrevista. Beatriz humilha Inês. Vinícius leva Regina a um restaurante elegante e ela fica inse-gura. Inês tenta seduzir Evandro.Sexta, 24/04Inês consegue atrair Evandro e se sente vitoriosa ao ficar com ele. Vinícius convida Regina para ir ao casamento de Teresa com ele. Evandro fica alivia-

do quando Inês vai embora. Vinícius desiste de con-tar a Regina que Inês também trabalha no escritório de Teresa. Evandro se preocupa com Inês ao falar com Beatriz sobre ela. Laís conversa com Rafael. Luís Fernando avisa a Clóvis que eles não vão mais fazer o documentário na associação. Beatriz se surpreen-de quando Diogo fala que Regina vai ao casamento de suas mães. Estela expressa sua tensão quando Teresa fala de Lauro. Júlia tem uma febre alta e Re-gina desiste de ir ao casamento. Beatriz flagra Inês conversando com Evandro. Guto grava uma conver-sa de Rafael com Ivan sobre Laís. Lauro interrompe a cerimônia e Teresa fica emocionada.Sexta, 25/04Teresa desmaia ao ver Lauro. Lauro pede para con-versar com Teresa. Beatriz pede para Inês ir embora do casamento. Lauro conduz Teresa até Estela e to-dos se emocionam. Beatriz fica aliviada ao perceber que Regina não foi ao casamento. Diogo mente para Gabi para justificar seu sumiço. Bento descobre que Ivan é irmão de Paula e fica aliviado. Luís Fernando fica com ciúmes de Regina. Lauro não consegue disfarçar para Teresa o seu cansaço e inventa uma desculpa. Guto fala para Fred que fará tudo para ficar com Laís. Lauro pede perdão a Teresa. Beatriz ouve Evandro falar para Carlos Alberto que ficou com Inês. Inês se vangloria para Alice de ter con-quistado Evandro. Rafael comenta com Estela que viu Lauro passar mal. Laís fica sensibilizada com a história de Teresa. Lauro avisa que voltará para a Itá-lia. Luís Fernando encontra alguns turistas no morro da Babilônia e fica animado. Beatriz confronta Inês e a questiona sobre seu envolvimento com Evandro.

Sete Vidas - Globo - 18h Segunda, 20/04João/Miguel fica trans-tornado com as lem-branças de seu passado. Laila e Elisa tentam ani-mar Júlia. Lígia informa

a Vicente que Júlia já sabe da gravidez de Taís. Pe-dro decide ir com o pai para o Rio de Janeiro. João/Miguel fala com Lígia ao telefone e decide apagar todos os seus contatos com o instituto. Vicente, Ber-nardo e Pedro se despedem de Taís. Pedro liga para João/Miguel e ele se sente culpado por mentir. Laila assina contrato com Marta, mesmo depois de irritar a mãe de Júlia. Bernardo não reage bem ao desco-brir que Durval se mudou para a sua casa. Pedro dis-cute com Laila porque ele quer saber o paradeiro de Júlia. Pero e Júlia conversam. Taís liga para Marina. Pedro beija Júlia e Marina vê o casal.Terça, 21/04Pedro tenta se explicar para Marina e deixa Júlia irritada. Eriberto exige que Marta se desculpe com ele e com Júlia. Guida se preocupa com Elisa. Laila aconselha Júlia a procurar Pedro. Lígia incentiva Pedro a ficar com Júlia. Diana oferece seu filho para Irene adotar. Júlia e Pedro se reconciliam e passam o dia juntos. João/Miguel guarda uma foto de Pedro junto às suas coisas. Pedro se despede de Júlia. Luís conversa com Esther sobre Isabel. Lauro estranha que a esposa troque livros com um paciente. Esther estranha os elogios que Luís faz para Isabel. Virgínia convida Arthurzinho para morar com ela. Lígia cha-ma a atenção de Vicente por ele falar como Pedro deve agir com Taís. Júlia recebe um telefonema que a deixa alarmada. Durval tenta conquistar Bernardo. Júlia conta a Pedro que ele ganhou mais um irmão.Quarta, 22/04Júlia, Pedro, Laila, Luís e Bernardo conhecem Felipe e descobrem que ele tem uma doença congênita grave. Júlia diz a Beatriz que não pode ajudar Felipe.

Luís, Pedro e Laila fazem exames para saber se são compatíveis com Felipe. Irene pede o apoio de Lígia. Bernardo é obrigado a mentir para Taís e fica chateado. Pedro recebe uma imagem da ultrassonografia de Taís e fica desconcertado. Aníbal vai à casa de Guida reclamar de uma vizi-nha. Branca reclama por Luís ter feito o teste de compatibilidade sem conversar com ela antes. Bernardo fica incomodado ao ver Marlene e Dur-val namorando. Felipe pede para Pedro, Júlia e Lígia contarem tudo o que souberem sobre sua doença. Pedro, Laila e Luís descobrem que não são compatíveis com Felipe. João/Miguel vai ao instituto para se despedir de seus colegas. Lauro descobre que Felipe precisa de um transplante e tenta falar com Miguel. Pedro pensa em como dizer a Beatriz que o seu pai biológico faleceu. João/Miguel decide ir ao Rio de Janeiro.Quinta, 23/04Pedro conta a Beatriz sobre a morte de seu pai biológico. Isabel se enfurece com Lauro por causa de Miguel. Esther acerta com Beatriz os detalhes para a festa surpresa de Felipe. Felipe fica interessado na história de seu pai biológico. Bernardo revela ao novo irmão que Júlia não é irmã biológica deles. Arthurzinho bate o carro de Virgínia e Iara tranquiliza o caçula quanto ao dinheiro a ser pago ao seguro. Dália não aceita que Irene adote um filho. Iara mente para Vicen-te e consegue o dinheiro para dar a Arthurzinho. Marta tenta se entender com Júlia. Pedro e Lígia conversam sobre o comprometimento de Vicen-te com a vida dos outros. Elisa se emociona com a carta que Guida escreveu para ela. Pedro discu-te com Vicente. Felipe comemora seu aniversário com os irmãos no hospital. Bernardo vê João/Miguel no hospital e se surpreende.Sexta, 24/04Miguel revela a Diogo e Beatriz que é o pai bio-lógico de Felipe. Bernardo descobre que João é Miguel e implora a Júlia que o leve até Pedro. Beatriz pede a Miguel para conversar com Felipe. Bernardo diz a Pedro que João é Miguel e ele fica transtornado. Júlia tenta tranquilizar Pedro. Isabel é hostil com Miguel ao vê-lo em sua casa. Lauro incentiva Miguel a contar sua história para seus filhos. Isabel tenta encontrar Lígia e comenta com Irene sobre a volta do pai de Joaquim. Pedro confronta Miguel. Beatriz informa que Miguel é compatível com Felipe. Irene e Isabel tentam encontrar Lígia. Laila não aceita a presença de Mi-guel e critica Pedro por se importar com ele. Irene e Isabel não conseguem encontrar Lígia. Miguel vai falar com Felipe. Lígia espera Felipe no quarto e Miguel entra para falar com o filho.Sábado, 25/04Lígia desmaia e Miguel fica preocupado. Isabel conversa com Miguel. Beatriz torce para que o pai biológico de Felipe vá conversar com ele. Ire-ne explica a Vicente por que Lígia foi sedada. Jú-lia liga para Pedro e Bernardo hesita em passar a ligação ao vê-lo falando com Taís. Lígia pensa em Miguel. Júlia explica a Felipe por que Miguel foi embora sem falar com ele. Esther critica Luís por não querer conhecer seu pai biológico. Felipe e Miguel reconhecem uma afinidade entre eles. Diogo fica preocupado com sua relação com o filho. Júlia tenta defender Miguel para Pedro. Irene encoraja Isabel a conversar com Lígia. Júlia incentiva Pedro a tentar se entender com Miguel. Pedro ouve Isabel questionar Lígia sobre os sen-timentos dela por Miguel.Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Na delegaciaA moça entra na delegacia e anun-cia: Acabo de ser violentada por um débil mental.Delegado: -Como tem certeza que era mesmo um débil mental? A moça: -Certeza absoluta, tive que ensinar tudo pra ele.

PerguntaQual é o animal mais antigo do mundo:É a zebraA zebra? Por que?É porque é ainda em preto e branco.

Essas L...1°) Ontem fiz o teste de gravidez.2°) E as perguntas, eram difíceis?

DanadinhoO marido chega às três horas da madrugada em casa. A mulher dá a maior bronca: -Você não tem vergonha de chegar em casa às três horas da madrugada? Você esqueceu que é casado? Marido: -É, quando eu lembrei eram duas e meia.

Essas criançasA vovó: -Porque você quer que eu bata as botas? Andrezinho: -É que o tio Claudio disse que quando você batesse as botas ele me levaria na Disney.

No Barzinho-A senhorita aceita um uísque? -Não posso, me faz mal para as pernas. -As pernas incham?-Não, abre!

Velório de bêbados1°) -Puxa, você viu a cara do Mané?2°) -É... Tá com uma cara feia1°) -Também pudera, fazia dois

dias que ele não bebia.

Nossos amigos LusitanosManoel ao telefone: -Maria, peguei a dengueMaria: -Não tem problema eu pe-guei o Joaquim

Só podia ser L...-Amiga, você acha que há pro-blemas eu tomar essa pílula com diarreia?-A outra: Acho que não, mas, por-que você não toma com água.

Frase políticaAutor: Ex-governador do Paraná“O pior atentado que se pode cometer contra Lula, além de alvejá-lo com um mortífero di-cionário, é atirar-lhe uma carteira de trabalho.”

Na delegaciaNa delegacia, o Joãozinho falou: -Ou vocês me soltam ou vou cha-mar o meu irmão que é da Assem-bleia de Brasília, minha irmã é pro-motora e meu pai procurador. Então ele foi solto, e quando já es-tava no portão, um policial que o conhecia, perguntou: -Que história é essa dos seus parentes?Joãozinho respondeu: -Meu irmão é da Assembleia de Deus, minha irmã promotora da Avon e meu pai, é procurador de emprego.

Bêbado no velórioO Pedro Roque (cuzido) está em pé diante do caixão. Num dado mo-mento chega um desconhecido e pergunta: -Quem é o morto? O bêbado aponta o dedo e diz: -É esse aí que tá deitado.

VichyssoiseA Vichyssoise é umas das sopas mais importantes da cozinha inter-nacional, criada por um cozinheiro francês. É servida normalmente morna ou fria e há variantes, como as que são cozidas em água e não em caldo de legumes, juntando um osso de porco ou ainda acresci-das de agrião cozido ou outras verduras.

Ingredientes:2 alhos-poro3 batatas40g manteiga1 litro de caldo de legu-mes200ml de creme de leite1 maço de cebolinhastorradasSal e pimenta

Modo de preparoLimpe, lave e fatie a par-te branca dos alhos-poró e corte a parte verde em bastões de 4 a 5 cm de comprimento (reserve alguns para decorar o prato). lave e descasque as batatas e corte-as em cubinhos.Refogue os alhos-póro numa panela com a manteiga em fogo baixo. Acrescente as batatas mexa e refogue por 10 minutos, temperando no fim com sal e pimenta. Despeje o caldo de legumes já quente e cozinhe por 10 minutos, as batatas devem ficar tenras. Apague o fogo.Bata a sopa no liquidificador ate obter um creme. Junte o creme de leite e retorne ao fogo por alguns minutos, misturando sempre para que o creme engrosse.Distribuas a sopa em tigelas, enfeitando com os bastõezinhos de alho-poró, a cebolinha picada e as torradas.Ótima semana!

Page 19: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 19Gazeta de Votorantim18 a 24 de abril de 2015

Classificados

diverSoS

advoGadoS

AuLAS PrÁTICAS

Manicure/Pedicure e Depilação

F: 3247-4808/99702-0240

BALCÃo dE ANÚNCIoSRua João Walter, 289

Empresa BLINDA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., estabelecida na AV. Ireno da Silva Venâncio, n°199,

Bairro Protestantes, Votorantim/ SP, CNPJ n° 00.142.341/0001-00 e I.E. n° 717.070.350.110, neste ato

representado por seu procurador Sr. Maurício Corrêa de Salvi, vem por

meio deste COMUNICAR o extravio de 01 (um) livro de registro de docu-mentos fiscais e termos de ocorrên-

cias - modelo 6.

AVISOS E EDITAIS

CASA EM VoTorANTIMCondomínio Vasques. Nova, aprox. 1.600 metros do Centro. Aceito troca R$ 700 mil c/proprietário. F.: 3247-6396, 99138-8261

VENdE-SE rELÓGIo De punho. Da marca orien-te seiko valor R$ 200 F.: 997721538 - 32473700

ALuGA-SE rEPÚBLICAPara moÇas, prox. ao Centro de Votorantim. F.: 3023-0551

KuMoN AdMITE Aux. de sala. Sal. R$880,00 mais vale transporte. Env. curriculum p/ rua João Walter , 279Sala 2, Votorantim/ SP

Page 20: Gazeta de Votorantim edição 114

Página 20 Gazeta de Votorantim 18 a 24 de abril de 2015

Francine MariliaJessica Paldini

Magno David Veronica Pedroso

Erika e Evaristo