ebd revista palavra e vida 4t2014: aula 5: imitadores do senhor

20
IMITADORES DO SENHOR Modelos de fé – 1 Ts. 1.7-9 Aula 5 – Revista Palavra e Vida – 4T2014

Upload: andre-nascimento

Post on 25-Jun-2015

1.787 views

Category:

Spiritual


1 download

DESCRIPTION

A Revista Palavra e Vida é o principal material de Educação Bíblica publicado pela Convenção Batista Fluminense, servindo a todos os batistas filiados à CBF. Este trimestre, iremos vislumbrar um modelo de igreja a partir do estudo da Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses. Nesta quinta aula, analisando 1 Tessalonicenses 1.7-9, iremos estudar sobre como a Igreja Modelo tem o Senhor como modelo.

TRANSCRIPT

Page 1: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

IMITADORES DO SENHORModelos de fé – 1 Ts. 1.7-9

Aula 5 – Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 2: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

Estes estudos são baseados na revista Palavra e Vida, publicada pela Convenção Batista Fluminense para servir de base à Escola Bíblica Dominical de suas igrejas filiadas.

Período: 4º Trimestre de 2014

Autor das lições: Pr. Davi Freitas de Carvalho, Igreja Batista em Vila Jaguaribe, Piabetá, Magé (RJ)Autor dos slides: Pr. André Falcão, Primeira Igreja Batista de Araruama (RJ).

Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar sobre o tema. Eles não possuem vínculo com a Convenção Batista Fluminense e são de inteira responsabilidade do autor dos slides.

Page 4: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

INTRODUÇÃO• “MÍMESE”. Do grego miméomai. Significa imitar, seguir o exemplo de

outrem. É o termo usado por Paulo em 1 Ts. 1.6-7 e lembra semelhança de atitudes, como um filho que imita o pai.

• Exemplo maior dos cristãos é Jesus. Imitá-lo acarreta mudanças profundas na vida do salvo.

• Tais comportamentos serão o alvo da análise desta lição, em busca da igreja-modelo, à luz de 1 Ts. 1.7-9.

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 6: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS NÃO DE BELEZA FÍSICA

• Por causa da PROXIMIDADE dos cristãos de Tessalônica com o EXEMPLO DE VIDA e MINISTÉRIO tanto de Paulo como de Jesus (v. 6), eles acabaram por se tornar também exemplos, MODELOS DE FÉ diante do sofrimento (1 Ts. 2.14).

• Typos (termo grego para modelo) denota MARCA, IMPRESSÃO, IMAGEM, ESQUEMA, PADRÃO moral, EXEMPLO.

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 7: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS NÃO DE BELEZA FÍSICA

• Ocorrências do termo na Bíblia que são esclarecedoras: • “SINAL” dos CRAVOS de Jesus que Tomé queria ver (Jo. 20.25).• “MODELO” ou “ESQUEMA” dado por Deus a Moisés para

construção do TABERNÁCULO (At. 7.44).• “FORMA” da DOUTRINA ou ENSINO da salvação (Rm. 6.17).• “EXEMPLO” de VIDA dos crentes de Filipos (Fp. 3.17). • “EXEMPLO” de VIDA dos tessalonicenses (2 Ts. 3.19).

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 8: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS NÃO DE BELEZA FÍSICA

• Argumento do apóstolo é que imitar o Senhor Jesus é o RESULTADO PRÁTICO de quem recebeu o Evangelho com alegria, tendo consequências positivas para o TESTEMUNHO cristão. Quem imita a Cristo torna-se MODELO DE FÉ e não age como antes (1 Co. 11.1).

Você consegue identificar algumas atitudes exemplares que embelezam o testemunho cristão em sua igreja?

Que lições podem ser tiradas da atitude dos discípulos imitarem o Mestre dos mestres, Jesus?

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 10: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS DE IMPACTO SOCIOCULTURAL

• “Para todos os crentes na Macedônia e Acaia (Grécia)”. Ambas eram uma PROVÍNCIA IMPERIAL (15 a.c. a 44 d.c). Na época de Paulo, eram PROVÍNCIAS SENATORIAIS. Em 67, Nero declara a Acaia livre. Foi a esta região que os tessalonicenses serviram de exemplo.

• Tt. 2.7: “Em tudo te dá por exemplo de BOAS OBRAS”. É igual a “COLOCAR-SE NUMA SITUAÇÃO”, oferecer-se como um exemplo para os demais.

• Obras realizadas em nome de Jesus oferecem SÓLIDO TESTEMUNHO (Mt. 5.16), sendo DA NATUREZA DO SALVO agir assim e COMPROMISSO PESSOAL de cada cristão a ser assumido (Ef. 2.10, Tt. 3.8).

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 11: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS DE IMPACTO SOCIOCULTURAL

• 1 Ts. 1.8: Modelo oferecido pelos crentes é EVANGELIZATÓRIO. O Evangelho “ECOOU PARA FORA” (exekhetai), ou seja, ESPALHOU-SE para além daquelas províncias. Paulo falava da DIVULGAÇÃO DA PALAVRA e da REPERCUSSÃO DA VIDA deles como testemunho ao mundo romano. A fé deles SE DIVULGOU (também exekhetai) de tal forma que Paulo não precisava falar nada dela (v. 8c).

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 12: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS DE IMPACTO SOCIOCULTURAL

• TRABALHO MISSIONÁRIO batista torna seu povo conhecido. O desejo de alcançar o mundo com a mensagem de salvação é grande, mas o modo batista de realizar missões é apelar para a CONSCIÊNCIA PESSOAL de cada crente. Estes indivíduos automotivados é que promovem o avanço da igreja com suas ORAÇÕES, OFERTAS e VIDAS.

Você consegue identificar exemplos do impacto social do evangelho em seu bairro ou associação?1 Co. 1.30 diz que Cristo é exemplo de sabedoria, justiça, santificação e redenção. Como essas palavras são usadas para promover o comportamento cristão na sociedade, a fim de transformá-la?

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 14: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS DE VERDADEIRA CONVERSÃO

• Crer em Deus é ABANDONAR O MUNDO, renunciando o pecado como escolha de vida e voltando-se para o Senhor. A fé verdadeira ocorre pela CONVERSÃO. “vos convertestes a Deus” (v. 9).

• Epestrepsate: VIRAR-SE para, RETORNAR, VOLTAR. Ruptura com o mundo tem caráter PERMANENTE, pela ação de Deus em GUARDAR O CRENTE em sua fé.

• Hb. 10.39: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”.

• 1 Pe. 1.5: “... Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”.

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 15: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

UMA IGREJA MODELO, MAS DE VERDADEIRA CONVERSÃO

• Às vezes, por não saberem lidar com as tensões trazidas pela conversão, que exige renúncia, alguns DÃO AS COSTAS ao Evangelho. Alguns entre os gálatas agiram assim (Gl. 5.7-9). A Bíblia nos ensina a ACONSELHAR e ACOLHER tais pessoas (Jd. 1.22,23).

• Quem é VERDADEIRAMENTE CONVERTIDO sabe, melhor do que ninguém, de que não há melhor lugar para estar, durante a aflição, que no CENTRO DA VONTADE DE DEUS (Jd. 1.20,21).

• Precisamos AJUDAR OS FRACOS NA FÉ a se LEVANTAREM, RECONHECER suas FALTAS e ASSUMIR as RESPONSABILIDADES e COMPROMISSOS espirituais dos salvos (Hb. 12.5-13).

Você consegue dar mais exemplos bíblicos da segurança dos salvos?Aula 5 – Imitadores do Senhor

Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 16: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

CONCLUSÃO• É da natureza humana o ato de imitar, reproduzindo modelos do dia a

dia, em especial hoje com a exposição à mídia. • Bordões, gestos, vestimentas, estilos, são o arsenal da imitação.• Será que temos imitado pessoas dignas?• Por outro lado, nós, filhos de Deus, temos oferecido ao mundo um

exemplo de fé semelhante ao dos discípulos de Cristo? A igreja em Tessalônica o fez, alcançando sucesso no que se refere a oferecer ao mundo um exemplo digno de conduta cristã.

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 17: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

PARA PENSAR E AGIR• Algumas demonstrações de fé capazes de produzir imitação positiva:

• Firmeza doutrinária, frente ao ceticismo natural deste século.• Confiança inabalável na providência divina diante das aflições,

aliada à convicção de que o Senhor fará o melhor por seus filhos.• Demonstração de amor aos inimigos, como perdão, oração e

benevolência.• Esforço constante para levar o Evangelho aos confins da Terra.

• Precisamos de muletas para crer, ou nossa fé está enraizada numa disposição especial para com Deus? Só esta disposição para o serviço pode fazer com que nossa fé seja permanente. Ociosidade e fé não são palavras enunciadas na mesma frase.

Aula 5 – Imitadores do Senhor Revista Palavra e Vida – 4T2014

Page 18: EBD Revista Palavra e Vida 4T2014: Aula 5: Imitadores do Senhor

FONTES DAS IMAGENS:

http://www.sojournchattanooga.comhttp://principlesforlifeministries.files.wordpress.comhttp://dorset-allsorts.blogspot.comhttp://www.firstumcucc.orghttp://www.cute-wallpaper.com