e-book kpis, métricas e relatórios de facebook

52
E-Book KPIs analise de desempenho do Facebook & Por Virgínia Counho www.virginiacounho.com

Upload: virginia-coutinho

Post on 15-Jul-2015

3.622 views

Category:

Marketing


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

1www.virginiacoutinho.com

E-BookKPIs analise de desempenho do Facebook

&Por Virgínia Coutinhowww.virginiacoutinho.com

Page 2: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

2www.virginiacoutinho.com

sobre a autora Virgínia Coutinho é uma das maiores referências portuguesas

em Facebook Marketing.

É formadora desde 2009, tendo já dado formação a mais de 3mil pessoas.

É autora do livro “The Social Book – Tudo o que precisa de saber sobre o Facebook”, lançado em maio de 2014 e que se revelou um sucesso de vendas.

Para além disso, é co-coordenadora da Academia de Marketing Digital da Flag, fundadora e organizadora do maior evento de marketing digital português, o Upload Lisboa.

Neste momento encontra-se a viver em São Paulo e é social media strategist & consultant para a LATAM da conhecida empresa de análise de performance em plataformas sociais, Socialbakers.

Mais sobre a autora em www.virginiacoutinho.com

2www.virginiacoutinho.com

Page 3: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

3www.virginiacoutinho.com

como interpretaras estatisticas do Facebook%

3www.virginiacoutinho.com

Page 4: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

4www.virginiacoutinho.com

O Facebook fornece-nos informações detalhadas sobre as nossas páginas, publicações e ainda sobre as pessoas que seguem a nossa página, vêem ou interagem com o nosso conteúdo.

Estas informações são essenciais para conseguir gerir eficazmente a sua página de Facebook e poder melhorá-la constantemente, sabendo desde logo o que está ou não a funcionar, qual o comportamento dos utilizadores do Facebook na sua página e qual o retorno que esta rede social lhe está a gerar.

4www.virginiacoutinho.com

Page 5: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

5www.virginiacoutinho.com

“Pessoas que falam sobre isto”:

Número de pessoas que “criaram uma história sobre a página” nos últimos sete dias (nos dados das estatísticas exportados para o Excel encontramos esta informação por dia ou período de 28 dias). Por “criar uma história” entende-se que realizaram alguma acção que permita “v i ra l i zar ”, como gostar, comentar, part i lhar ou identificar-se numa publicação, gostar da página, mencionar a página numa publicação, entre outras. É ainda possível sabermos quais foram essas acções e quem são as pessoas que “falam sobre isto”; divisão por sexo, localização, idioma e faixa etária.

Esta é também uma informação pública que podemos consultar em qualquer página. Para tal, basta aceder ao separador de ”gostos” da mesma.

Explicação de algumas métricas:

“Gostos”: Número total de gostos acumulados na página desde que esta foi criada. Esta é uma informação pública que podemos consultar em qualquer página. Nas estatísticas do Facebook encontramos ainda os “Gostos Líquidos”. Isto é, imagine que num dia tem 100 novos gostos na página, mas 20 pessoas cancelam o seu gosto. Na verdade, a página só cresceu em 80 seguidores, os “gostos líquidos”.

5www.virginiacoutinho.com

Page 6: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

6www.virginiacoutinho.com

“Alcance”:

Número estimado de pessoas que o conteúdo atingiu, ou seja, a quem o conteúdo foi entregue, podendo este ser orgânico, viral ou pago. O alcance orgânico refere-se ao conteúdo que foi mostrado no ticker, feed de notícias ou na página da marca (podendo ter sido visto por seguidores ou não seguidores). O alcance viral abrange o conteúdo que foi recebido por alguém através de uma história publicada por um amigo. O alcance pago está associado ao conteúdo que foi publicitado através de histórias patrocinadas ou anúncios de publicações da página (opções pagas). O alcance da publicação é contabilizado desde a sua criação até aos 28 dias seguintes.

“Utilizadores envolvidos”:

Abrange todos os utilizadores que interagiram com a publicação, criando ou não uma história. Por exemplo, se um utilizador clicar na imagem da publicação, não está a criar uma história, mas a interagir com o conteúdo. Podemos também saber em detalhe quais foram as ações por dia ou por publicação. De realçar que muitos autores referem-se aos utilizadores envolvidos como “consumidores”.

6www.virginiacoutinho.com

Page 7: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

7www.virginiacoutinho.com

“Número de fãs que viram aquela publicação”:

É importante realçar que o “alcance” não é igual ao “número de fãs que viram uma publicação” (informação que obtemos no documento Excel com as estatísticas da página).

Se partilhar uma publicação e ele tiver 10 partilhas e 40 comentários, o “alcance” contemplará os seguidores que receberam a publicação, mas também os amigos dos seguidores que o receberam.

“Alcance total e alcance das publicações”:

No dashboard das estatísticas encontramos informação relativa ao alcance total e alcance das publicações. O alcance das publicações refere-se a todas as pessoas a quem as publicações da página foram mostradas no período de tempo definido. Já o alcance total engloba todo o tipo de contacto com o conteúdo da marca e página, quer seja uma visita à página ou até visualizações dos seus anúncios.

7www.virginiacoutinho.com

Page 8: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

8www.virginiacoutinho.com

Um elevado alcance das publicações pode gerar um maior número de feedback negativo. Acontece, por exemplo, se estiver a promover uma determinada publicação. A repetição da mesma publicação/mensagem na página, colocação de conteúdo meramente comercial ou partilha de conteúdo sensível ou polémico são razões que poderão contribuir para um elevado feedback negativo numa publicação.

“Feedback negativo”:

Por “feedback negativo” entende-se todo o tipo de ações que revelem que o seguidor não tem interesse no conteúdo da página: ocultar a publicação, denunciar a história ou spam, ou mesmo cancelar o gosto na página. Nas “Estatísticas” conseguimos saber o número de pessoas que deram esse feedback negativo, num período de tempo ou numa publicação específica, bem como qual foi o tipo de feedback negativo.

8www.virginiacoutinho.com

Page 9: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

9www.virginiacoutinho.com

doestatisticas Facebook

9www.virginiacoutinho.com

Page 10: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

10www.virginiacoutinho.com

Podemos ver na imagem anterior o resumo do desempenho da página:

“Gostos da Página”Aqui encontra o número total de gostos na página e a sua evolução face à semana anterior, como o número de gostos novos e a comparação com a semana anterior. O painel apresenta-lhe ainda um gráfico com os dias em que angariou mais gostos .

“Alcance da Publicação”Nesta secção consegue visualizar o alcance total e o alcance das publicações (conceitos explicados atrás) na última semana. Estes números estão acompanhados de um gráfico que lhe indica os dias da semana onde conseguiu um maior alcance.

“Interação”Aqui encontra o número de pessoas que interagiram com as publicações, bem como o número de interações, isto é, o número de gostos, comentários, partilhas e cliques nas publicações.

separador vista geral

10www.virginiacoutinho.com

Page 11: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

11www.virginiacoutinho.com

di-ca

Calcule a média de interações por pessoa, somando o número de interações e dividindo pelo número de pessoas. Vá acompanhando essa média ao longo do tempo (ficará com uma ideia com a média mensal de interacções por pessoa).

11www.virginiacoutinho.com

Page 12: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

12www.virginiacoutinho.com

Mais abaixo, na mesma página, encontra:

As cinco últimas publicações na página e o seu desempenho;

A performance das páginas que observa (a oscilação do número de seguidores face à semana anterior, o número total de publicações e o número total de interações).

Como mencionado acima, na parte inferior deste separador conseguirá informações específicas sobre as últimas cinco publicações, nomeadamente qual foi o seu alcance (isto é, a quantas aquela publicação foi entregsue), e a interação que gerou, desde cliques, gostos, comentários e partilhas da publicação.

Em suma, neste separador temos um resumo do que iremos ver com maior profundidade mais à frente. São informações que devemos consultar frequentemente.

12www.virginiacoutinho.com

Page 13: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

13www.virginiacoutinho.com

Este separador fornece-nos as informações genéricas sobre a página:

Evolução do “Número de gostos na página”.“Número líquido de gostos” na página.“Proveniência dos gostos” na página.

separador gostos

13www.virginiacoutinho.com

Page 14: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

14www.virginiacoutinho.com

“Número de gostos e de gostos líquidos”

No “número total de gostos na página” poderá ver a evolução do número total de gostos, podendo escolher o período de tempo em análise. Aqui encontramos também os “gostos líquidos”, ou seja, o número de “gostos de um determinado dia” menos o número de “cancelamento de gostos”.

14www.virginiacoutinho.com

Page 15: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

15www.virginiacoutinho.com

É ainda possível vermos as médias de, por exemplo, cancelamento de gostos, e analisar picos. Sempre que existam grandes picos deverá tentar averiguar o porquê.

15www.virginiacoutinho.com

Page 16: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

16www.virginiacoutinho.com

“Proveniência dos gostos”

Ainda neste separador, conseguimos saber qual a origem dos “Gostos” na página: se através de anúncios ou publicações, de um dispositivo móvel ou computador, entre outros.

16www.virginiacoutinho.com

Page 17: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

17www.virginiacoutinho.com

separador alcançe

17www.virginiacoutinho.com

Neste separador encontra:

“Alcance das publicações”.“Gostos, comentários e partilhas”.“Feedback negativo”.“Alcance total”.

“Alcance das publicações”Aqui encontra a evolução do alcance (a quantas pessoas foi mostrado o seu conteúdo), bem como o número de pessoas que foram alcançadas organicamente ou de forma paga (se estiver a fazer anúncios/ promover as suas publicações).

Pode ainda ter acesso à média de pessoas alcançadas no período definido. A existência de picos significa que mais pessoas viram o nosso conteúdo. Devem tentar saber o porquê dos mesmos para conseguirem repetir a “fórmula”.

Page 18: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

18www.virginiacoutinho.com

“Gostos comentários e partilhas”

Este gráfico apresenta-lhe o número de gostos e comentários que recebeu, e partilhas realizadas por dia. Mais uma vez, é importante analisar os picos e até perceber se se trataram de comentários positivos ou negativos.

Uma análise qualitativa e de sentimento desses comentários é muito importante e não deve ser descurada. Para além disso, pode ainda calcular a “adesão”, isto é, a percentagem de comentários à publicação que são relativos a essa publicação/ são sobre esse tema. Muitas das vezes os utilizadores usam os comentários das publicações para fazerem reclamações ou falarem de outros assuntos e a adesão é um KPI que lhe vai permitir concluir se as pessoas estão efectivamente a interagir com o seu conteúdo.

18www.virginiacoutinho.com

Page 19: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

19www.virginiacoutinho.com

di-ca

Explore ferramentas de gestão de conteúdo na sua página que lhe permitam a categorização dos comentários por tema e até sentimento.

Exemplo: Builder da Socialbakers.

19www.virginiacoutinho.com

Page 20: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

20www.virginiacoutinho.com

“Feedback negativo”

Ainda neste separador irá encontrar o “feedback negativo”, organizado por tipo e por dia. No final da página, o alcance total (conceitos explicados anteriormente).

20www.virginiacoutinho.com

Page 21: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

21www.virginiacoutinho.com

separador visitas

21www.virginiacoutinho.com

Neste separador encontra:

“Visitas a separadores da página”.“Referências externas”.

“Visitas a separadores da página”Quando criar um separador personalizado para a sua página tente colocar uma ferramenta de medição associada ao mesmo, para ter mais informações sobre as pessoas que o estão a consultar. De outra forma, os únicos dados que conseguirá obter são exactamente o número de visitas, e é no separador com o mesmo nome que irá encontrar esta informação.

“Visitas a separadores da página”Nas “referência externas” terá acesso aos websites que estão a levar mais visitas/tráfego para a sua página. Por exemplo, se está a realizar acções com bloggers, se foi mencionado num jornal online, poderá ter alguns dados aqui sobre as visitas que os mesmos lhe trouxeram.

Page 22: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

22www.virginiacoutinho.com

separador publicações

22www.virginiacoutinho.com

Neste separador encontrará informação mais detalhada sobre o desempenho das suas publicações. É aqui que pode também analisar o conteúdo.Num primeiro momento encontra informações sobre:

“Quando os seus fãs estão online”.“Tipos de Publicações”.“Top Publicações das páginas que está a monitorizar”.

“Quando os seus fãs estão online”Tal como o nome indica, consegue ver aqui os dias e as horas em que os “seus fãs estão online” no Facebook. Esta é uma informação importante, que deverá utilizar quando realiza os testes de hora. Isto significa que deverá testar colocar conteúdo nas as horas em que mais fãs estiverem online.

Page 23: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

23www.virginiacoutinho.com

23www.virginiacoutinho.com

“Top Publicações das páginas que está a monitorizar”.Nos “Top Publicações das páginas que está a monitorizar” encontrará as publicações com melhor desempenho das páginas que escolheu observar. Embora seja uma informação muito limitada sobre a concorrência, poderá ter uma noção do que está a funcionar melhor nos seus concorrentes e levá-lo até a testar conteúdo semelhante.

“Tipos de Publicações”No “Tipos de publicações” verá um resumo do desempenho das suas publicações por tipo: fotos, videos, link updates, links. Terá também acesso ao alcance, às interacções e aos cliques médios por tipo. Não analise as métricas de forma isolada. Verificar que as publicações de vídeos são os que estão a obter o melhor alcance e assim concluir que esse será o melhor conteúdo, é redutor. Tente entender o porquê (se os vídeos estão a ser beneficados pelo algoritmo de feed de notícias o use estão a ter mais interacções, por exemplo) e até cruzar com outras informações e KPIs.

Page 24: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

24www.virginiacoutinho.com

no-ta Não se esqueça que o seu concorrente pode ter

investido/pago uma ou mais publicações.

Verifique se as interacções estão muito acima da média.

24www.virginiacoutinho.com

*

Page 25: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

25www.virginiacoutinho.com

25www.virginiacoutinho.com

Mais abaixo nesse mesmo separador tem a informação de:

“Desempenho das publicações”Aqui tem acesso às publicações feitas na página, bem como às principais informações sobre o seu desempenho, incluindo o alcance, o número de cliques e comentários, gostos e partilhas. Esta é uma forma fácil e rápida de analisar o que está a funcionar melhor. É importante que produza bom conteúdo e que o avalie regularmente através destas métricas.

Page 26: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

26www.virginiacoutinho.com

26www.virginiacoutinho.com

Se clicarmos em cada publicação (1) conseguimos obter mais informações sobre o seu desempenho individual: quantas pessoas foram alcançadas, quantos cliques, comentários, gostos e partilhas foram gerados; e até o feedback negativo que teve.

Esta é uma forma rápida de saber que conteúdo está a resultar melhor e pior. A análise de conteúdo é muito importante para tornar as publicações mais eficazes, contudo não deixe de realizar testes de conteúdo. Isto é, testar diferente conteúdo (imagens, vídeo, etc.) em diferentes dias e horas.

Page 27: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

27www.virginiacoutinho.com

di-ca

Faça uma lista com 15% das suas melhores publicações mensais, 15% das publicações com desempenho médio e 15% das piores publicações mensais (todos orgânicos).

Tente encontrar padrões, quer seja relativamente ao tipo de publicações, tema, horas ou dias a que foram publicadas.

27www.virginiacoutinho.com

Page 28: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

28www.virginiacoutinho.com

separador pessoas

28www.virginiacoutinho.com

Neste separador conseguimos obter mais informação sobre:

“Os teus fãs”.“Pessoas alcançadas”.“Pessoas envolvidas”.

Page 29: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

29www.virginiacoutinho.com

29www.virginiacoutinho.com

“Os teus fãs”Em “Os teus fãs” consegue saber quem segue a sua página: quantos são homens e quantos são mulheres, faixas etárias, nacionalidade e naturalidade.O Facebook compara ainda a percentagem de seguidores que tem com determinado perfil, com o número de utilizadores que o Facebook tem com esse mesmo perfil. Por exemplo: na imagem em baixo vemos que 10% dos seguidores são mulheres dos 18-24.

Page 30: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

30www.virginiacoutinho.com

30www.virginiacoutinho.com

No entanto, se clicar na parte cinzenta, o Facebook diz-lhe que este é o perfil de 14,4% dos seus utilizadores.

Page 31: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

31www.virginiacoutinho.com

31www.virginiacoutinho.com

“Pessoas alcançadas” e “Pessoas envolvidas”As informações acima indicadas são as que conseguimos obter sobre as pessoas que estamos a alcançar (às quais o nosso conteúdo está a chegar) e que se estão a envolver com o nosso conteúdo.

O perfil dos nossos seguidores deverá, na maior parte dos casos, coincidir com o perfil do nosso cliente, ou com o do nosso público-alvo. O perfil das pessoas que interagem com o nosso conteúdo também deverá ser semelhante ao perfil das pessoas que gostam da nossa página. Se verifica que, das pessoas que gostam da nossa página, 50% são homens e 50% são mulheres, mas depois conclui que das pessoas que interagem com o seu conteúdo, 80% são homens, tem de tentar encontrar uma explicação para tal ter acontecido.

Page 32: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

32www.virginiacoutinho.com

exportacao estatisticas

de32

www.virginiacoutinho.com

emExcel

Page 33: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

33www.virginiacoutinho.com

33www.virginiacoutinho.com

Saber ler o dashboard de cada página é fundamental para qualquer community manager. No entanto, o Facebook dá-nos acesso a estatísticas mais específicas sobre o desempenho da nossa página. Essa informação pode ser exportada para um ficheiro Excel.

Page 34: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

34www.virginiacoutinho.com

34www.virginiacoutinho.com Ao exportamos os dados teremos que indicar se queremos

receber a informação ao nível da página, das publicações e, mais recentemente, foi adicionada a opção de ver dados dos vídeos. Todas as opções fornecem dados substancialmente diferentes. Poderemos também escolher o período de tempo de análise (máximo até 180 dias antes da data de exportação dos dados).

Nunca nos devemos esquecer que se estamos a comparar meses, deveremos ter em conta esse exacto período de tempo. Os resultados relativos a um mês com 30 dias podem ser diferentes de outro com 31.

Em qualquer das três opções encontrará informações que não consegue obter no dashboard. Por exemplo, ao exportar informações ao nível das publicações consegue ver o número de impressões de uma determinada publicação (número de vezes que foi mostrado), o número de fãs que estão a ser alcançados por aquela determinada publicação, o número de interacções na publicação e o número de pessoas que interagiram, entre outros.

Ao exportar este Excel consegue ainda ter acesso a informação relativa a um período específico.

É importante que conheça os limites da plataforma e toda a informação que conseguirá obter e medir.

Imagem de exportação de dados:

Page 35: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

35www.virginiacoutinho.com

teste conhecimentos

de35

www.virginiacoutinho.com

Page 36: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

36www.virginiacoutinho.com

O que deverá medir neste caso? A resposta parece clara: o número de seguidores do Porto, no entanto deverá ir mais longe e analisar outras informações, por exemplo, qual o crescimento médio de seguidores do Porto nos últimos meses, face à média total da página e dos seguidores de Lisboa.Por exemplo, se habitualmente angaria 555 seguidores por mês, 500 de Lisboa e cerca de 27 do Porto, e percebe que em determinado mês conseguiu 54 do Porto, concluo que o número duplicou. No entanto, se tiver atraído 1100 de Lisboa, o número não será assim tão favorável (comparando com os objectivos que definiu).

Exemplo 1: Imagine que tem um restaurante no Porto e outro em Lisboa. O número médio de clientes por dia e a facturação são semelhantes nos dois restaurantes. No entanto, quando analisa os seus seguidores vê que 90% são de Lisboa, 5% do Porto e os restantes de diferentes partes do país. Assim, para aumentar o número de seguidores do Porto, decide reforçar a comunicação de que estão no Facebook e fazer promoções.

36www.virginiacoutinho.com

Page 37: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

37www.virginiacoutinho.com

Embora os exemplos dados estejam centrados na angariação de mais seguidores, deve analisar a informação que lhe permita perceber o nível de cumprimento dos objectivos que definiu para a sua página. Tente cruzar vários KPIs, informações do Facebook para conseguir chegar a melhores conclusões.

Exemplo 2Quer aumentar a notoriedade da marca entre as pessoas dos 18 aos 24 anos. Faz acções específicas para esse público. O que deverá analisar? Claro que deverá analisar o crescimento global da página, mas também o crescimento do número de seguidores da faixa etária que definiu em comparação com o das restantes (média desse mês e dos meses anteriores).

37www.virginiacoutinho.com

Page 38: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

38www.virginiacoutinho.com

di-ca

As estatísticas de uma página de Facebook nunca deverão ser vistas de forma isolada, ou pensando apenas no presente. Tente cruzar dados entre várias plataformas (visitas ao website, email, pedidos de informação,...) de forma a conseguir apoiar as suas decisões e ter uma página que lhe gere mais retorno.

38www.virginiacoutinho.com

Page 39: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

39www.virginiacoutinho.com

Quando estiver a analisar o retorno tente criar um processo integrado que lhe permita analisar as receitas de “forma integrada” (por exemplo, no offline).Se aposta em e-commerce, é essencial que domine ferramentas de web analytics, como o Google analytics. Ao fazê-lo, conseguirá saber o retorno que o Facebook lhe está a trazer.

Exemplo 3Imagine que quer aumentar as vendas de um produto específico e decide usar o Facebook para isso. Desta forma, partilha na sua página uma promoção exclusiva para seguidores, impulsiona essa publicação e até investe em anúncios. O objectivo é que as pessoas descarreguem um voucher de desconto e o usem, isto é, comprem o produto.O que irá medir? As vendas que gerou através do Facebook! Assim analisará quantos vouchers foram descarregados, quantos foram usados e o valor gerado em receitas.

39www.virginiacoutinho.com

Page 40: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

40www.virginiacoutinho.com

di-ca

Tente analisar o retorno de Paid, Owned e Earned media no Facebook, isto é, quanto está a gerar de receitas da sua página, quanto está a gerar através do buzz conseguido e quanto está a gerar através do investimento em anúncios.

40www.virginiacoutinho.com

Page 41: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

41www.virginiacoutinho.com

como fazer relatórios

41www.virginiacoutinho.com

Elaborar relatórios (mensais, na maior parte dos casos) pode ser uma tarefa enfadonha, que ocupa muito tempo, no entanto é fundamental para alinharmos os objectivos da página com os objectivos de marca ou negócio.

O que deve ter em conta na elaboração de um relatório?

ObjectivosKPIsComparaçõesAnálise qualitativa, crítica e explicativaQuem vai ler o relatório

Page 42: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

42www.virginiacoutinho.com

42www.virginiacoutinho.com

Objectivos:o relatório deve indicar claramente se os objectivos definidos estão ou não a ser cumpridos. Arranje forma de conseguir medir tudo e de dar respostas o mais completas possível ao seu cliente. Se o cliente usa as redes sociais para gerir as reclamações, é isso que deverá medir e apresentar. Se, por outro lado, quer aumentar a notoriedade no mercado espanhol, não se deve esquecer de mencionar o crescimento do número de seguidores desse país.

KPIs::A partir dos objectivos globais tente definir os KPIs para cada rede social. Isto permitir-lhe-á saber exactamente o que medir.

Page 43: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

43www.virginiacoutinho.com

43www.virginiacoutinho.com

Comparações:Uma excelente forma de saber se o seu desempenho é ou não positivo é compará-lo com o dos principais concorrentes, do sector ou somente com o dos meses anteriores.

Análise qualitativa, crítica e explicativa: Não se esqueça que o objectivo de um relatório não é somente e apenas agregar um conjunto de números, mas fornecer razões, explicações e direcções.

Page 44: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

44www.virginiacoutinho.com

44www.virginiacoutinho.com

Quem vai ler o relatório: tenha em conta quem será a pessoa que o vai ler:As informações e nível de profundidade que um gestor de marca irá querer são certamente diferentes das de um director de Business Intelligence.

A estrutura de cada relatório, bem como informações que lá constarão, deverão ser únicas e divergir de marca para marca.

Existem muitas ferramentas analíticas no mercado que nos fornecem outras informações, que não obtemos através das estatísticas, e que nos ajudam a construir um bom relatório. Destaco a Socialbakers, empresa na qual trabalho.

Page 45: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

45www.virginiacoutinho.com

a Socialbakers

45www.virginiacoutinho.com

A Socialbakers é uma das empresas de referência em soluções de social media que, entre as ferramentas que disponibiliza tem uma das mais completas ferramentas d e a n á l i s e d e d e s e m p e n h o d a s r e d e s s o c i a i s , o “Analytics Socialbakers”.

Page 46: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

46www.virginiacoutinho.com

46www.virginiacoutinho.com

Quais as vantagens de usar esta ferramenta VS fazer manualmente:

Consegue definir o período de tempo e exportar um relatório menos de 1 minuto.

Consegue definir as métricas que quer incluir/excluir.

Consegue obter informações detalhadas sobre a concorrência e produzir um relatório comparando-se com os concorrentes.

Tem métricas que não consegue obter de outra forma, como a taxa de respostas a questões colocadas, a média de minutos das respostas, entre outros.

Permite-lhe analisar o desempenho da sua presença em redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Linkedin, G+ e VK.

Relatório criado com um layout apelativo e editável.

Page 47: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

47www.virginiacoutinho.com

47www.virginiacoutinho.com

Numa segunda parte consegue ter acesso a:Número de publicações realizadas por cada página;

Tipo de publicações partilhadas (número e percentagem de fotos, vídeos, status updates,…).

Page 48: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

48www.virginiacoutinho.com

48www.virginiacoutinho.com

Ainda no mesmo relatório encontra informação sobre:Horas que geraram mais interacção com os seus conteúdos;

Tipo de interacções que teve;

Quantidade total de interacções, por tipo, num determinado mês;

Média do sector (em comparação com todas as restantes páginas que incluir);

Page 49: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

49www.virginiacoutinho.com

49www.virginiacoutinho.com

Esta é uma parte importante do relatório. Não só consegue perceber a evolução do engagement rate, como:A percentagem de questões colocadas pelos utilizadores que são respondidas;

O tempo médio necessário para a resposta (da sua página e do seu concorrente, bem como do sector)

Page 50: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

50www.virginiacoutinho.com

50www.virginiacoutinho.com

O “Executive report” diz-lhe ainda qual o conteúdo que teve a melhor performance na sua página e na do seu concorrente.

Verá aqui:O tipo de publicações;

A quantidade de interacções;

O Engagement rate (calculado como o número de interacções pelo numero de fãs)

Page 51: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

51www.virginiacoutinho.com

51www.virginiacoutinho.com

Este é apenas um dos relatórios que pode exportar na Socialbakers. Noutros relatórios consegue ter mais informações, como quem são as pessoas que mais interagiram com a sua página e com a do seu concorrente, interacções por dia da semana, entre outras.

É importante realçar que, para além de análise do Facebook, consegue analisar o desempenho da sua empresa no Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Vkontakte e Youtube, e que os valores rondam os $50 por página analisada, por mês.

Page 52: E-book KPIs, métricas e relatórios de Facebook

52www.virginiacoutinho.com

virginia coutinho www.virginiacoutinho.com

52www.virginiacoutinho.com

Próximas formações de Facebook Marketing::

Lisboa12, 14 e 15 de Janeiro - das 19 às 22h140€ + iva

Mais informações sobre o The Social Book ou formações:[email protected].

Para mais informações sobre a Socialbakers: www.socialbakers.com