Transcript
Page 1: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

eM andaMentoLixo doméstico terá destinação mais correta com a construção de aterro sanitário em Sete Lagoas. pág. 6

apoio paRa o eSpoRteDeputado Duílio de Castro e prefeito Maroca assinam convênio que benefi ciará esporte amador. pág. 19

diStRiBuição gRatuita naS ReSidÊnciaS. naS BancaS R$ 0,50

doMingo eM c

aSa

Rotina para uma melhor qualidade de vida inclui alimentação balanceada e atividade física. págs.4 e 5

A SAÚDe peRFeITA

ANo 1 | eDIÇÃo 26 | SeTe lAGoAS | 15 A 21 De JANeIRo De 2012

Page 2: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

2 opinião Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

Publicação do Consórcio Domingo em Casa CNpJ - 13.807.194/0001-83Rua Santa Catarina 1713-ABairro Boa Vista - Sete Lagoas-MG (31) 3026-1700CEP 35700-086Diretor executivo e comercial - Marcílio MaranDiretor de redação/editor responsável - Almerindo Camilo (2709/MG)Jornalista freelancer - Herivelton Moreira da CostaDiagramação - Antonio Dias e wanderson Fernando DiasTiragem - 10.000 exemplaresImpressão - O Tempo Serviços gráficos (Contagem-MG)Representante comercial BH - AC&S Mídia Ltda (31) 2551-7797Representante comercial Sete lagoas - Agência Águia (31) 3775-1909Representante comercial Sp, Rio e Brasília - Screanmedia (11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

oS ARTIGoS ASSINADoS NÃo expReSSAm NeCeSSARIAmeNTeA opINIÃo DeSTe JoRNAl.

doMingo eM caSa

O retrato enigmáticoCheguei outro dia em uma casa

para uma visita profissional e, ao olhar para a parede, vi diversos retra-tos. Chamou-me atenção a diversida-de de retratos em quadros antigos, outros modernos, alguns até mesmo irreconhecíveis talvez, por causa da exposição ao tempo. Como sou curio-so por natureza, resolvi, enquanto esperava uma pessoa, ater-me aos re-tratos. Parecia que o morador preten-dia colocar ali toda sua árvore genea-lógica. Realmente era algo inusitado para mim. Eram mais ou menos, sem exagero, uns duzentos quadros. Em dado momento, olhei para um dos quadros e vi que ele estava coberto por uma espécie de pano cintilante. A altura do quadro não me permitia ver através do pano o seu conteúdo, mas, pela distância que ele fora colocado, percebeu-se que o morador não pre-tendia que outras pessoas pudessem ter acesso.

Fiquei aguardando meu anfi-trião, louco para que ele, ao chegar, dentro de nossa conversa, pudesse me esclarecer o conteúdo daquele re-trato e do porque ele estaria coberto. Não demorou muito e fui interrom-pido com um “boa tarde”. Era a pes-soa a quem fui procurar. iniciamos nosso diálogo, mas não me cansava de olhar para a parede. Logicamen-te, ele percebeu minha ansiedade e manifestou-se dizendo:

- Você deve estar se perguntan-do sobre aquele retrato coberto.

Vou lhe dizer o significado e que você descubra por você mesmo, de quem é a foto que nele se encontra. Venho de uma descendência de ho-landeses que em tempos passados eram considerados nobres. Com as constantes crises na Europa, meus antepassados se mudaram todos de uma só vez para o Brasil. Contrata-ram um barco e velejaram durante semanas até que uma onda gigante empurrou o navio sobre penhascos de uma ilha na costa brasileira e praticamente todos morreram. To-dos, menos um casal, recém-casado que foi encontrado em uma praia. Estavam abraçados a esse quadro e desmaiados. Nossa história conta que esse mesmo pano estava enro-lado no retrato e, por superstição ou algo parecido, ninguém ousou ver o retrato. Das bagagens espalha-das na praia, pouco se aproveitou, exceto vários retratos. Esses meus antepassados foram guardando re-tratos e hoje sou responsável, como guardião, a zelar pela nossa história. Você deve estar se perguntando so-bre o conteúdo do retrato que atra-vessou eras com minha família, mas confesso que não sei. Nunca ousei verificar. Só sei que todas as vezes que me sinto deprimido, confuso, preocupado ou sem fé, me apego a ele, e tudo volta ao normal.

Despedi-me do meu anfitrião pensativo. E até hoje tenho indaga-ções sobre o “retrato enigmático”.

Marcílio [email protected]

duke

por uma copa lusófonaA Copa de 2014 é uma óti-

ma oportunidade de difusão da lusofonia em âmbito global. O mesmo esforço dos organiza-dores para que os brasileiros aprendam o inglês básico deve ser despendido para que os tu-ristas que aqui virão aprendam a se comunicar em português.

Entretanto, é fácil identifi-car o afloramento de resíduos da submissão colonialista que ainda permeiam nossa cultura. O discurso de alguns adverte que, se não falar inglês, o bra-sileiro vai passar vergonha pe-rante o estrangeiro.

Durante a Copa, a maioria dos turistas virá de países onde não se fala o inglês. Por que não convidá-los ao aprendizado do português? Será mais fácil en-tendermos o parco português dos estrangeiros do que tentar uma comunicação entre duas pessoas que não são habitua-das com o inglês.

Defender a lusofonia não é xenofobia idiomática. É valo-rizar a diversidade linguística como patrimônio da huma-nidade. Esforçar-se para se comunicar na língua do lugar visitado não é só manifestação

de deferência aos anfitriões. É uma demonstração de civilida-de planetária e da capacidade de aprender um com o outro, mesmo que esse outro pareça ser menos servido social e eco-nomicamente.

Não se discute a pratici-dade do inglês como a língua da globalização. Mas o mes-mo princípio não se aplica quando “estamos” turistas. Ser turista é um estado de espírito temporário onde nos rendemos ao lúdico. O turista deseja “estar-se” árabe quan-do visita as nações árabes.

“Estar-se” japonês quando visita o Japão. E, certamente, desejará “estar-se” brasileiro quando visitar o Brasil. Somen-te entenderão o contexto do termo estar-se entre aspas se souberem a sua usabilidade no idioma original.

A sonoridade e os belos sig-nificados da língua portuguesa facilitam a linguagem român-tica. A perfeita harmonia entre letra e ritmo favorece a musica-lização. O samba e a bossa nova são universalmente entendidos porque as palavras lusófonas são fáceis de tamborilar.

O português é o oitavo idioma mais falado em todo o mundo, e o terceiro no lado ocidental do globo. Mas é na internet que revela sua di-mensão. É o quinto idioma mais digitado na internet. A tendência é ultrapassar o japonês, o quarto colocado, porque na web os japoneses utilizam mais o inglês do que a sua língua materna, mesmo fenômeno que acontece nos demais países asiáticos.

O turismo da Copa de 2014 é uma oportunidade de entrelaçamento cultural luso-global que não deve ser desperdiçada. O quão seria fantástico promover o encon-tro entre Policarpo Quaresma e Dom Quixote e entre os di-lemas existenciais dos irmãos Karamazov e de Brás Cubas.

Além dos craques da bola, a cultura lusófona produz também craques da palavra. Uma seleção formada por Car-los Drumonnd de Andrade, Fernando Pessoa, Camões, Saramago, Machado de As-sis, Lima Barreto, Guimarães Rosa, Cora Coralina, Clarice Lispector, dentre muitos.

José Luiz Almeida CostaConsultor em inovações

Page 3: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

3cidade Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

Representantes da empresa estiveram com o prefeito Maroca para acertar detalhesDepois de cumprir prazos

dos processos de licenciamento, a Caterpillar, vai iniciar as obras de instalação de sua fábrica em Sete Lagoas, no bairro Cidade de Deus. O gerente geral da empresa, José Floriano Xavier, esteve com o prefeito Márcio Maroca ultimando os detalhes finais da obra. A fábri-ca de locomotivas vai gerar 600 empregos diretos na cidade, com investimentos de US$ 70 milhões.

O empreendimento da Cater-pillar ficará numa área de 100 mil metros quadrados. O local era a sede da antiga oficina da FCA, empresa controlada pela Cia Vale do Rio Doce. Em agosto de 2011 a Caterpillar havia informado que já contava com encomenda prévia de 21 unidades do modelo SD70 (diesel elétrica), tornando Sete

Lagoas primeira cidade do mundo a produzir locomotivas diesel elé-tricas fora da América do Norte.

“Estamos finalizando alguns processos de licenciamento para que possamos iniciar a obra. Estamos oti-mistas e satisfeitos em estreitar essa parceria com o município e formalizar nosso contato com a comunidade da cidade”, destacou José Floriano.

Fundada em 1922 nos Estados Unidos, a Progress Rail Service (PRS), controladora da Caterpillar, é líder mundial na fabricação e ma-nutenção de motores de tração. No Brasil, a PRS iniciou as operações há três anos no setor de equipa-mentos e serviços de manutenção de trens e metros, após a aquisição da empresa MGE Transportes, se-diadas nas cidades paulistas Diade-ma e Hortolândia.

caterpillar finaliza projetos

Reunião Prefeito Maroca recebeu diretores da Caterpillar em seu gabinete

MARCELO RiBEiRO/COMUNiCAçãO PMSL

Page 4: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

4 SaÚde Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

a todo vapoR No Sesc, a dona de casa Maria Augusta pratica diariamente atividades físicas; duas vezes ao dia ela se dedica aos exercícios físicos

Endocrinologista em Sete Lagoas alerta para o problema da obesidade e incentiva atividade física e alimentação balanceada para uma vida melhor Por Gerlice Rosa

início de ano e uma velha promessa vem à tona: fazer atividade física e perder uns quilinhos extras. Quem vem adiando esse estilo de vida deve ficar atento. Mui-to mais que uma questão de estética, estar em forma faz bem à saúde e à mente também. Mas será que os sete-lagoanos estão empe-nhados para ter uma melhor qualidade de vida? A endo-crinologista Christiane Ar-canjo alerta que muitos não têm se preocupado com os hábitos alimentares e com as atividades físicas.

No dia a dia do consultó-rio, ela observa o aumento de consultas referentes à obesidade e, consequente-mente, a diabetes, já que essa doença aumenta em decorrência do crescimen-to da obesidade. A mudan-ça de hábitos é apontada como a maior dificuldade no tratamento. “O suces-so do tratamento depende principalmente do pacien-te. O médico irá orientar e medicar, mas a aderência à dieta, à atividade física e aos medicamentos é res-ponsabilidade exclusiva do paciente. Essa mudança de hábitos deverá ser perma-nente e não somente tran-sitória como acontece na maioria das vezes”, explica.

Carmozina Moreira Pe-reira vivencia esse pro-blema. Há quase 20 anos, ela faz controle para tra-tar a obesidade. Hoje, aos 63 anos, ela está com 120 quilos e afirma que fica a maior parte do tempo dei-tada na cama, pois a fra-gilidade dos ossos e a dor da coluna a impedem de movimentar muito. Os me-dicamentos para controlar osteoporose são tomados regularmente. “Eu tinha vontade de sair, de andar bastante, mas não consigo. Eu me esforço para ir à mis-sa na quarta-feira, mas é só isso. O resto do tempo eu

fico deitada”, declara.Sem conseguir fazer ati-

vidades físicas, o jeito é mudar a alimentação. Car-mozina tem uma dieta que incluiu redução de massas aumento do consumo de legumes e algumas frutas. “Emagrecia e passava certo tempo, voltava a engordar tudo de novo. Emagrecia 10 quilos e engordava cin-co. Eu sei que mais é nervo, a ansiedade engorda mui-to”, afirma Carmozina.

Bom exemploJá a dona de casa Maria

Augusta vieira Gonzaga, de 68 anos, é um exemplo de que a dupla dieta e ativida-de física faz bem à saúde e à mente. Mesmo com a rotina apertada, ela tem discipli-na e investe na manutenção do corpo e da estética. Há 15 anos, Maria Augusta faz regularmente exercícios fí-sicos. “Faço atividade física toda semana e é muito bom, ajuda a gente demais. Gra-ças a Deus, nem sei quando eu fui ao médico e não tomo nenhum remédio. Eu acho que é isso que ajuda a gen-te”. Maria Augusta aponta a musculação, a ginástica e a natação como responsáveis pela sua sensação de bem--estar.

Esse perfil é raramen-te encontrado nos dias de hoje. Falta de tempo e de dificuldade de organizar as tarefas se misturam à pre-ocupação com a obesidade e à consciência de que o comportamento alimentar não é o adequado. “A po-pulação sete-lagoana tem se alimentado muito mal, principalmente com fast foods, frituras, alimentos muito calóricos como cho-colates, biscoitos rechea-dos, sorvetes, balas, chips, salgados e refrigerantes”.

Os maus hábitos alimen-tares, segundo a endocri-nologista, estão presentes em todas as faixas etárias, poupando apenas uma par-cela da população idosa.

em busca de saúde e satisfação pessoal GERLiCE ROSA

Page 5: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

5SaÚde Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

a todo vapoR No Sesc, a dona de casa Maria Augusta pratica diariamente atividades físicas; duas vezes ao dia ela se dedica aos exercícios físicos

Endocrinologista em Sete Lagoas alerta para o problema da obesidade e incentiva atividade física e alimentação balanceada para uma vida melhor

em busca de saúde e satisfação pessoal GERLiCE ROSA

cuidado com os exageros

atenção com a criançada

Se a falta de atividade física e a alimentação descontrolada po-dem ser ruins ao corpo e à men-te, por outro lado, os exageros também são prejudiciais. As mu-lheres, especialmente precisam estar atentas. “É muito saudável as mulheres serem vaidosas. Mas deve-se tomar cuidado com os ex-cessos. Muitas doenças existen-tes no mundo de hoje são devido à fissura pela magreza (anorexia e bulimia) e pela prática excessi-va de atividade física (vigorexia). Agumas pessoas se tornam tão

obcecadas por um corpo torne-ado que acabam prejudicando a saúde com a excessiva ingestão de suplementos alimentares, hormônios do crescimento (GH), anabolizantes diversos”, alerta a endocrinologista Christiane Ar-canjo.

Ela lembra ainda os inves-timentos compulsivos pelas ci-rurgias plásticas. “Não se pode esquecer da obcessão por cirur-gias plásticas que podem causar danos à saúde, como paralisia dos músculos, deslocamento de

próteses e até necroses. Portanto, a dieta balanceada e a atividade física devem ser praticadas regu-larmente, mas sem exageros”.

Pensar e investir em um cor-po bonito e saudável é válido e importante, porém, a cautela deve acompanhar as decisões re-ferentes á alimentação e à rotina. Atividades físicas orientadas e acompanhadas por profissionais da área de educação física, dietas supervisionadas por endocrinolo-gistas e nutricionistas são a solu-ção mais acertada.

As crianças também fazem parte dessa população obesa que se consolida na cidade. Segundo a endocrinologista Christiane, o papel dos pais torna-se importante para tratar essa realidade. “A alimentação infantil está muito embasada nos hábitos alimentares dos pais. Quando a criança começa aprender a escolher os alimen-tos de sua preferência também levará em consideração o que os pais selecionam ao se ali-mentar”, explica a especialista.

Ângela Moreira tem 38 anos e não faz nenhum con-trole da alimentação. Segundo ela, fritura, gordura e todos os exageros estão no cardápio.

“Eu nunca liguei para con-trolar a alimentação. A única coisa que eu não como é doce, mas porque eu não gosto mes-mo. Mas, fico logo pensando naquela gordurinha da maçã de peito...”, brinca. Com os filhos, o posicionamento é di-ferente. Nada de exageros com doces, refrigerantes, gorduras, nem biscoito recheado. Mas, controlar o consumo de chips é o mais complicado, relata a mãe. “Eles sempre pedem para levar para a escola, e eu acabo cedendo”, confessa.

A endocrinologista dá dicas para as mães “investirem” na educação alimentar dos peque-nos. “Dentro de casa, na gela-

deira e nos armários, os alimen-tos à disposição devem ser os mais saudáveis possíveis. A pre-sença de frutas, verduras, sucos naturais, alimentos integrais devem ser normais para criança já que elas têm acesso dentro da própria casa. Os pais devem estimulá-las desde cedo a serem ativas, mas todos devem fazer juntos: sairem para andar de bi-cicleta, caminharem, brincarem de correr, entre outros; fazer a criança acostumar a ser ativa. Programar hora para estudar, para usar computador e tempo livre. Dessa forma, as crianças deixam de ser sedentárias, de ganhar peso e, no futuro, serão adultos saudáveis”.

• É preciso se alimentar, no mínimo, cinco vezes ao dia• Prefira alimentos de baixas calorias como legumes, verduras e frutas• Comer frutas, cereais e iogurtes entre as refeições principais (almoço e jantar) irão evitar que coma muito nestas refeições• Não repita o prato

• Troque o doce por uma fruta • Evite alimentos fritos, miúdos, pele de aves e embutidos (são ricos em gorduras saturadas)• Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho (grávidas e crianças obesas deverão utilizar sucralose ou stevita)• Não belisque entre as refeições

Fuja do sedentarismo • Vá para o trabalho a pé ou de bicicleta• Abandone o sofá, a televisão, o computador e, quando der, até o carro• Passeie com o cachorro, molhe o jardim• Faça uma caminhada• Entre na academia• Jogue bola

entre no ritmo

Page 6: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

6 cidade e Região Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

enfim, um aterro sanitárioMunicípio começa a dar destinação apropriada ao lixo e prepara terreno para abrigar aterro

Por Gerlice Rosa

Há muito tempo fala-se da cons-trução do aterro sanitário em Sete Lagoas. Em 2009, o anúncio foi fei-to pela Secretaria de Meio Ambien-te, mas nos últimos anos não houve avanços. No fim do ano passado, o secretário da pasta, Cláudio Figuei-redo, o Busu, anunciou novamente o “armazenamento compacto” do lixo na cidade, popularmente de-nominado aterro sanitário. Assim, Sete Lagoas passa a ser a 61ª cida-de a operar um aterro, passando a cumprir as legislações Estadual e Federal de Resíduos Sólidos.

Depois de coletado porta a porta, o caminhão compactador carregado com os resíduos domi-ciliares segue para o aterro, onde a carga é pesada para o controle de pagamento e descarregado no local apropriado. Diariamente, cerca de 130 toneladas de lixo são produzi-das na cidade.

Sete Lagoas conta hoje com um aterro controlado. Trata-se de uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Geralmente é uma célula adjacente ao lixão que foi re-mediado, mas a contaminação do solo continua ocorrendo, uma vez que não há tratamento especial para o material derivado do lixo. De acordo com as normas legais, a forma correta de armazenamento do lixo é o aterro sanitário. Neste sistema, o terreno é preparado previamente com o nive-lamento de terra, com selamento da base com argila e mantas de PVC para aumentar a resistência.

Assim, o solo fica impermea-bilizado e diminuindo as chances de contaminação do lençol freático pelo chorume que sai dos resíduo doméstico. Este material é coletado

e posteriormente encaminhado para a estação de tratamento de efluen-tes. O aterro é responsável por elimi-nar a proliferação de vetores, o mau cheiro e a poluição visual.

NovidadesO antigo aterro controlado ago-

ra passará a dispor do processo de impermeabilização, captação e tra-tamento do chorume, além da quei-ma de gases tóxicos e cobertura diária dos resíduos. A Secretaria de Meio Ambiente informou que a ci-dade receberá apenas resíduos co-merciais e domiciliares, constituído por matéria orgânica putrescível,

materiais recicláveis - principal-mente embalagens, exceto entulho da construções civis – são incluí-dos nas classes iiA e iiB nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os resíduos industriais não podem ser destinados ao aterro. Em muitos casos o material pro-veniente das indústrias é tóxico e exige tratamento especial para ser destinado a um aterro industrial, podendo ser necessário até mesmo que seja incinerado. Nas primeiras semanas do ano a Secretaria inves-tiu na criação do cinturão verde. Trata-se de uma cobertura verde,

geralmente com plantas nativas que tem a função de melhorar a es-tética do ambiente e funciona como um sistema de isolamento.

Como os materiais recicláveis não podem ser dispensados no ater-ro sanitário, está sendo construído um galpão que atenderá a coleta se-letiva da cidade. As obras estão em andamento e devem ser finalizadas até abril. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, a co-leta seletiva é a maneira usada para conscientizar a comunidade sobre o problema do desperdício dos recur-sos naturais e da poluição que atinge o meio ambiente.

icMS ecológico

O imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (iCMS) é aplicado também como benefício às cidades que promovem ações de favorecimento ao meio ambiente e à preservação. A intenção é com-pensar os municípios pela restrição de uso do solo em locais protegidos e incentivá-los a criar ou defender a criação de mais áreas de preser-vação e melhorar a qualidade das áreas já protegidas.

A Secretaria de Meio Am-biente não soube informar quanto receberá de iCMS Ecológico pela construção do aterro sanitário.Em 2010 Sete Lagoas recebeu apenas R$ 586 da tarifa, enquanto cida-des vizinhas superaram esse valor: Belo Horizonte recebeu mais de R$ 2.000.000, Cachoeira da Prata re-cebeu R$ 28.000, Cordisburgo R$ 914 e inhaúma foi beneficiada com mais de R$ 42 mil.

Minas foi o terceiro estado a implantar o iCMS Ecológico atra-vés da Lei Estadual 12.040/95 e estabeleceu a destinação de 0,5% para o Índice de Saneamento Am-biental (iSA) referente aos aterros sanitários. isso proporciona um ga-nho para a cidade, como detalhou, em dezembro do ano passado, o secretário Cláudio Figueiredo ao anunciar a viabilização do aterro. Segundo ele, a legalidade do siste-ma de compactação de lixo, os be-nefícios para a população poderão ser sentidos em vários setores da vida da cidade.

RÁpidaSHonestidade

A dona de casa de Curvelo, próximo a Sete Lagoas, Aline Pereira de Al-meida, foi elogiada pelos militares da 218ª Companhia do 42º BPM após devolver ao dono uma cartei-ra contendo R$ 900 em dinheiro. A ocorrência foi registrada na última segunda. Aline passava pelo rua Luiz Euzébio, no centro de Curvelo, quando viu a carteira no chão. Ela foi direto para a 218ª Cia. Os policiais localizaram o dono da carteira – o aposentado José Gomes de Almeida Filho, que havia acabado de fazer um empréstimo para pagar contas.

QueijosUm projeto de iniciação

científica desenvolveu no-

vas concentrações de sabo-

res e formatos para o queijo

aromatizado. O trabalho foi

realizado por meio de uma

parceria entre a Fapemig e

a Universidade Federal de

Viçosa - Campus Florestal.

Foram estudados quatro

aromas: bacon, churrasco,

ervas finas e picante. Além

da aceitação, o estudo ava-

liou a atitude e intenção de

compra.

TaxistasO prefeito Mário Márcio Maroca voltará

a se reunir, nos próximos dias, com taxis-

tas para debater assuntos de interesse

da categoria. Na semana passada, Maro-

ca orientou a Procuradoria do Município

e a Secretaria de Trânsito a esclarecerem

aos taxistas a legislação vigente e as pos-

sibilidades de aperfeiçoar as normas de

funcionamento do serviço, visando me-

lhor atender tanto os taxistas quanto os

usuários. “Queremos um atendimento e

condições de trabalho compatíveis com

uma cidade do porte de Sete Lagoas,

com suas potencialidades turísticas e de

negócios”, disse o prefeito.

BDmG libera verbaEm 2011 o BDMG liberou R$ 1,37 bi,

mesmo patamar do volume regis-

trado em 2010. A direção entende

que os números demonstram con-

solidação do desempenho opera-

cional do banco. Micro, pequenas

e médias empresas receberam R$

378,8 milhões do BDMG ao longo

do ano passado. No total, 208 mu-

nicípios foram beneficiados, em

2011, com R$ 196 milhões – R$ 55

milhões a mais que em 2010 – para

obras de infraestrutura urbana e

compra de máquinas e equipamen-

tos nas diversas regiões do Estado.

Direitos HumanosO Disque Direitos Humanos

(0800 031 11 19), coordenado

pela Secretaria de Estado de De-

senvolvimento Social (Sedese)

fechou o ano de 2011 com mais

de 3 mil denúncias. Os crimes

contra crianças e adolescentes

foram responsáveis por 64% dos

relatos. Em seguida, aparecem

as denúncias de crimes contra os

idosos, correspondendo a 29%. O

relatório final do serviço também

revela que a violência dentro da

própria família, em ambos os ca-

sos, é a mais recorrente.

MeLHoRa A cosntrução do aterro sanitário, além de benefícios ambientais, poderá render mais ICMS ao município

GERLiCE ROSA

Page 7: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

7cidade e Região Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

Conversa com a Presidentaexiste algum programa do

SUS que forneça fitas para medir a glicose? (Luís Cláudio Amancio Scoralick, 46 anos, operador de micro em Belford Roxo (RJ)

presidenta Dilma: Sim, Luís Cláu-dio. O SUS distribui fitas para medir glicose no sangue por meio de Unida-des Básicas de Saúde (UBSs) e, para ter acesso às fitas e aos programas de monitoramento da doença, você deve procurar a Secretaria de Saú-de do seu município. Além das fitas para medir a glicemia, tecnicamente chamadas de tiras reagentes, o SUS fornece gratuitamente as lancetas, seringas e agulhas que são utiliza-das pelos pacientes que fazem o automonitoramento. Medicamentos também podem ser obtidos gratuita-mente na rede básica de saúde e pelo programa Saúde Não Tem Preço/Far-mácia Popular. Nas UBSs e nas far-mácias credenciadas, os diabéticos podem obter quatro tipos de medica-mentos orais e injetáveis indicados para o controle e tratamento da do-

ença. Nas mais de 20 mil farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, basta apresentar CPF, documento com foto e receita médica para retirar os remédios. Luís Cláudio, a estimativa é de que o país tenha oito milhões de pessoas com diabetes e, dessas, cerca de 2,6 mi-lhões recebem acompanhamento e tratamento da doença pelo SUS.

Quais as estratégias do governo em relação ao uso de entorpecentes, especialmente o crack? (Jucival Silva, 29 anos, encarregado administrativo em Barreiras (BA)

presidenta Dilma: Jucival, no iní-cio de dezembro lançamos o plano Crack, é possível vencer, para au-mentar as alternativas de tratamento para usuários, as ações de prevenção e o enfrentamento do tráfico, com investimentos de R$ 4 bilhões. Esta-dos e municípios terão verbas para instalarem 2.462 leitos em enferma-rias especializadas dos hospitais do SUS. Vamos criar 308 Consultórios

de Rua próximos dos locais de maior concentração de usuários de crack. Teremos 175 Centros de Atenção Psi-cossocial para Álcool e Drogas, com funcionamento 24 horas por dia e ca-pacidade para o tratamento de 400 pessoas por dia, cada um. Vamos criar também 574 Unidades de Aco-lhimento para adultos, adolescentes e crianças. intensificaremos as ações destinadas a prender traficantes e desarticular organizações crimino-sas, com o reforço da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O plano prevê ainda a capacitação de 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para a prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas, além de várias outras ações. Tudo isso será feito até 2014. Temos cons-ciência, Jucival, de que o consumo de crack e outras drogas é um problema complexo e grave. Mas um país que consegue crescer reduzindo a desi-gualdade social, que levou mais de 40 milhões de pessoas para a classe média e está se tornando exemplo

para outras nações, tem todas as con-dições de reduzir ao mínimo possível a ameaça representada pelas drogas.

presidente Dilma, qual o moti-vo para o Brasil não disponibilizar um maior acesso dos jovens aos créditos educativos, já que não te-mos condições em obter facilmente uma vaga em faculdade pública? (Josiene Maria da Silva, estudante em Volta Redonda (RJ)

presidenta Dilma: Josiene, o go-verno federal ampliou o número de universidades federais e de campus em cidades do interior, e também está dando mais condições de es-tudos nas instituições particulares para os estudantes de menor ren-da. Uma opção é o Fies, Programa de Financiamento Estudantil, que financia os estudos, e a outra é o Programa Universidade para Todos, o ProUni, que concede bolsas de estudos. O Fies está bem mais aces-sível com as mudanças feitas a partir do ano passado. A taxa de juros caiu

de 9% para 3,4% ao ano. O financia-mento pode ser solicitado em qual-quer época do ano e o pagamento começará a ser feito um ano e meio depois da formatura do aluno. O pra-zo para quitar o empréstimo é de até três vezes o período de financiamen-to do curso. Quem tem renda de até um e meio salário mínimo não preci-sa mais de fiador; o próprio governo é o fiador. Desde 2010, cerca de 220 mil estudantes tiveram a oportuni-dade de financiar seus estudos pelo Fies. Nossa expectativa é de que, em 2012, haja mais 200 mil estudan-tes. Já o ProUni, abriu as portas da universidade para jovens da escola pública que não tinham condições de pagar uma faculdade particular. No primeiro semestre de 2012, se-rão ofertadas mais de 195 mil bolsas integrais e parciais. As inscrições co-meçam no próximo dia 14 e vão até o dia 19. As instituições, os cursos e as condições para concorrer à bolsa, Josiene, são informados no portal do MEC (www.mec.gov.br).

Dilma Rousseff Presidenta

RÁpidaSIpVA 1

Começam a vencer amanhã (segun-da, 16), as parcelas do iPVA 2012. A escala de vencimentos, por final de placa, vai de 16 a 27 de janeiro, para a primeira parcela ou parcela única. Mais de 7 milhões de veícu-los em todo o Estado estão sujeitos ao pagamento. O valor mínimo para pagamento em três parcelas é de R$ 90,00, e os veículos movidos exclu-sivamente a álcool têm um desconto de 30%. A taxa do licenciamento, no valor de R$ 66,38, vencerá no dia 2 de abril.

ensino médio Mais de 50 mil estudantes do ensino médio da rede estadual participaram, em 2011, do pro-jeto ‘Aprofundamento de Estu-dos’. O projeto da Secretaria de Estado de Educação (SEE) tem por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e melhorar o desem-penho em sala de aula e nas avaliações externas. Em 2011, o ‘Aprofundamento de Estudos’ foi ministrado em 702 escolas em todo o Estado.

IpVA 2Com uma frota de 85.908 veículos re-

gistrados, Sete Lagoas fez parceria com

a Fazenda Estadual objetivando reduzir

o índice de inadimplência na cidade. Se-

rão realizadas ações de educação fiscal

e de blitz para divulgar a função econô-

mica e social dos tributos recolhidos

todo início de ano. O valor arrecadado é

dividido com 20% para o FUNDEB, 40%

para o Estado e 40% para o município

onde o veículo foi licenciado. A Casa do

Contribuinte será referência para prestar

esclarecimentos aos contribuintes em

relação ao iPVA.

AtrasoEm nota oficial e em entrevistas

à imprensa, o prefeito Maroca la-

mentou os contratempos ocasio-

nados com o atraso de pagamento

dos servidores municipais. “Espe-

rávamos uma receita através dos

repasses, mas os créditos vieram

em valores muito inferiores ao pre-

visto ao mesmo tempo em que a fo-

lha foi impactada com salários rea-

justados, acertos e parcelamentos

junto ao iNSS referentes a adminis-

trações anteriores”, esclareceu em

comunicado divulgado dia 12/1.

proconinstalado no Terminal Rodoviário, o

Procon de Sete Lagoas dispõe de um

banco nacional, estadual e municipal

de dados, potencializando as rotinas

de atendimento, agregando maior va-

lor e precisão nos serviços prestados.

Dados do órgão referentes a 2011, re-

velam que o campeão de reclamações

na cidade são os chamados vícios (de-

feitos de fábrica) dos produtos e o não

cumprimento de prazos para a entrega.

Em terceiro lugar, os serviços essen-

ciais foram os que mais movimentaram

o Procon Municipal.

O iBGE divulgou recente-mente os 100 maiores produtos internos brutos, PiBs, do setor industrial do Brasil conforme os valores adicionados da indústria referentes ao ano de 2009, dado mais recente disponível no insti-tuto. A soma dos PiB s dos 100 maiores municípios industriais brasileiros chegou a R$ 443,5 bilhões, valor superior ao PiB de países latino-americanos como Chile, Bolívia, Peru ou Uruguai.

Na lista dos 100 maiores muni-cípios industriais 18 são capitais. A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar, seguida do Rio e Manaus. Minas Gerais é o ter-ceiro estado com mais municí-pios na lista, com um total de 10 municípios presentes na relação. Sete Lagoas aparece em 83º lu-gar, à frente de cidades como Juiz de Fora, Londrina e Ponta Gros-sa e de capitais como Teresina e Cuiabá.

as 100 mais do paísA Secretaria Municipal de Saúde destaca

algumas vacinas importantes para proteger os sete-lagoanos nas viagens

de férias, orientando que os pais aproveitem o tempo livre que as crianças

têm nas férias para colocar o cartão de vacinação em dia. A Coordenação de imunização ressalta a importância de vacinas como febre amarela, tétano,

rubéola, sarampo, poliomielite e hepatite B. Há outras vacina que podem

ser aplicadas, como a Dupla adulto (contra difteria e tétano), Tríplice Viral

(contra sarampo) e caxumba.

QUiN DRUMMOND / COMUNiCAçãO - PREFEiTURA DE SETE LAGOAS

vacinação

Mande sua pegunta para Dilma Rousseff para o e-mail [email protected]

Page 8: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

8 cidade e Região Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

O cidadão e a guerra contra a dengue o Governo de minas divulgou,

recentemente, um plano de ação para enfrentamento da dengue em 2012. o que prevê esse plano, governador?

Antonio Anastasia: Nós tivemos uma situação muito ruim no ano de 2010. Tivemos cerca de 260 mil casos. Se nós não tivéssemos ado-tado ações vigorosas, que eu já vou exemplificar, nós poderíamos ter chegado a 500 mil, mas consegui-mos reduzir bastante, para 60 mil casos. Mesmo assim, é um número expressivo. Essas ações são espe-cialmente ações de mobilização. A dengue não se combate por atos exclusivos do governo, mas por atos de cada cidadão, que erradica ou eli-mina o foco do mosquito da dengue em sua casa. Na realidade, 84% dos focos da dengue estão dentro das ca-sas das pessoas. O primeiro esforço

é a mobilização e, é claro, que, além disso, a qualificação do nosso corpo clínico, a força-tarefa que visita as cidades que estão em maiores difi-culdades, levando equipamentos e instrumentos para reduzir a presen-ça do mosquito e, ao mesmo tempo, aumentando também o número de leitos disponíveis para as pessoas que eventualmente sejam acometi-das de dengue. Mas o mais impor-tante, o fundamental, é a mobiliza-ção da sociedade, cada cidadão se percebendo como um guerreiro na luta contra a dengue e fazendo a lim-peza da sua própria casa.

Apesar da melhoria, ainda é pre-ciso avançar na luta. Como as pessoas podem participar dessas ações junto com o governo?

Antonio Anastasia: Sessenta mil casos é um número muito expressi-

vo, ainda que Minas tenha reduzido em quase 80% o número percentu-al que tivemos de dengue em 2010 para 2011, o número ainda é expres-sivo. Não queremos nenhum caso. Sabemos que é difícil, mas vamos lu-tar nesse sentido e, através das gran-des campanhas de mobilização, com ajuda dos veículos de comunicação, da imprensa, das campanhas que estamos fazendo com nossos parcei-ros, trocando, inclusive, garrafas pet e pneus por brindes, por prêmios e por prendas, isso é fundamental para mobilizarmos a sociedade. Cada pes-soa tem que se conscientizar e se per-ceber como elemento ativo na luta contra a dengue, e, aí sim, nós vamos conseguir erradicar o foco do mos-quito e, por consequência, a doença.

A exemplo do que aconteceu no

ano passado, o governo vai escolher alguns municípios, que são referên-cia no combate à dengue, para uma premiação. Como isto vai acontecer ?

Antonio Anastasia: Essa premia-ção se dá através das práticas aplau-didas, não só do resultado objetivo da redução do índice de infestação e de casos de dengue, mas também de práticas inovadoras, empreen-dedoras, participativas e inclusivas da sociedade. Nós tivemos agora a premiação, por exemplo, dos municí-pios de Conselheiro Lafaiete e Patos de Minas, entre outros, que tiveram grande destaque na guerra contra a dengue. Mas precisamos levar esses exemplos a todos os municípios mi-neiros que já vêm colaborando mui-to. Mas é sempre bom dizer aqui, a cada prefeito, a cada vereador, a cada secretário municipal da necessidade

da sua articulação com o governo. Nós temos que trabalhar juntos para erradicar esse risco e termos um ano de 2012 com um número ainda me-nor de afetados pela doença. A guer-ra é permanente e deve ser encara-da, com muita coragem e ao mesmo tempo com muita tenacidade. Não é fácil vencer esses focos, que podem estar em qualquer pequena garrafa, qualquer pequeno vaso. Por isso mesmo, cada cidadão tem que ser mobilizado. Sabemos que as campa-nhas de divulgação já levaram a toda à população a consciência da gravi-dade da doença e o que fazer para combater os focos. Agora precisamos ainda mais. Ao agradecer o esforço de 2011, contar com um esforço ain-da maior em 2012 para nós, de fato, termos vencida essa guerra que con-tinua e que envolve cada um.

Antonio AnastasiaGovernador de Minas Gerais

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Caio Valace, anuncia para breve alterações no trânsito da ci-dade, a começar pela rua Be-nedito Valadares, que ganha-rá passeio um metro maior, dando mais mobilidade aos pedestres. A rua também pas-sará a ser mão única, com sen-tido Centro/Bairro.

Já a avenida João Pinheiro passará a ser mão única para quem desce a via, no sentido Bairro/Centro. Outra mudança prevista para os próximos dias é a colocação de um semáforo na rua Santa Juliana. Já na rua José Duarte de Paiva será esta-belecido o sentido único (Cen-tro/Bairro), o que deve facilitar o trânsito para quem se dirige para o Senac, órgãos judiciais e outros serviços instalados nas imediações.

Outra via que também so-frerá intervenção é a Paulo Frontin, onde será proibida a parada e estacionamento como forma de estimular os corredores da pista e também desafogar o trânsito na rua Professor Abeylard.

Outro projeto é a retoma-da do trânsito ao longo da

Catedral de Santo Antônio. Além da liberação do trânsito no entorno, serão colocadas faixas elevadas pigmentadas com asfalto para que o tráfego na via seja feito somente por carros de passeio, evitando tráfego de caminhões e de-safogando o tráfego de ca-minhões na rua Doutor Pena, com reflexos positivos nas vias do entorno da rodoviária.

Para aprofundar as discus-sões em torno do tema, a Se-

cretaria vai apoiar a iniciativa da Câmara Municipal que rea-lizará audiência pública para discutir os problemas do trân-sito na cidade. A audiência deve acontecer em fevereiro. Na ocasião serão apresenta-dos os quadros de horários para os coletivos, além da proposta de bilhetagem ele-trônica para passageiros e também controle do cumpri-mento do itinerário dos fun-cionários das linhas.

trânsito no centro sofrerá mudanças

aLteRaçõeS Caio Valace anuncia projetos para mudar trânsito na cidade

RÁpidaSDengue

A Secretaria Municipal de Saúde convocou todas as secretarias para unir forças no combate à dengue na cidade. A reunião, realizada na última segunda contou com a presença de representantes das pastas da Fazenda, Administração, Edu-cação, Assistência Social, Trânsito, Planejamento, Obras, Cultura e Comunicação Social, Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Desenvolvimento, Guarda Municipal, Codesel, Secretaria de Governo, Gabinete, SAAE e Biblioteca Municipal

DoaçõesQuinze toneladas de donativos e materiais de ajuda humanitária foram enca-minhados n a semana passada a famílias atingidas pelas chuvas no Estado. Foi a primeira entrega de doações, arrecadadas pelo Movimento Minas Solidária, campanha de solidariedade às vítimas das chuvas lançada pelo Governo de Minas. A campanha é executada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Crédito especial O BDMG está operando uma linha de crédito especial para atender as empresas que sofreram prejuízos com as chuvas. É o Programa Emergencial de Socorro a Empresas e Cooperativas com Empreendimentos Afetados por Chuvas intensas (Fundese Solidário), que oferecerá apoio financeiro às micro e pequenas empre-sas e cooperativas para a reparação de danos causados por chuvas e inunda-ções. A medida foi anunciada pelo governador Antonio Anastasia em apoio às cidades afetadas pelas enchentes. Para solicitar o financiamento, basta preen-cher o formulário, que estará disponível no site do BDMG.

CaixaA Caixa Econômica Federal colocará serviços do Banco para ajudar às pessoas e comunidades afetadas pelas fortes chuvas que assolam o Estado. A CEF está disponibilizando uma conta bancária para receber donativos para os atingindos pelas enchentes. Os depósitos poderão ser feitos tanto nas agências quanto nas casas lotéricas, sem limites de valor. O interessado deverá fazer o depósito para a agência: 0935; operação: 006; conta: 700-8, em nome da Defesa Civil MG.

FraudeO instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (ipem/MG) e Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), juntamente com o Ministério Público, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Minaspetro, promovem reunião amanhã (16/1) às 16h, na sede do Ministério Público, na capital, para avaliar ações conjuntas para coibir fraudes na revenda de combustíveis em Minas Gerais. A preocupação é verificar se ocorrem em Minas fraudes como as denunciadas pelo programa “Fantástico” da Rede Globo, que apontou fraudes em postos de gasolina no Pa-raná, São Paulo e Rio de Janeiro.

QUiN DRUMMOND / COMUNiCAçãO - PREFEiTURA DE SETE LAGOAS

Page 9: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

9gRandeS peRSonaLidadeS Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

“amai ao próximo como a si mesmo”

Por Herivelton moreira

“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lu-tam um ano e são muito bons. Há quem luta muitos anos e são me-lhores. Mas, há os que lutam por toda a vida. Estes são os impres-cindíveis.” Universalizando a palavra como símbolo de huma-nidade, a senhora Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Ma-dre Teresa de Calcutá, se encaixa perfeitamente nos versos do es-critor alemão Bertold Brecht.

Madre Teresa nasceu em Skopje, República da Mace-dônia, em 1910, e morreu em Calcutá, na Índia, em 1997. Be-atificada pela igreja católica em 2003, ela é considerada, por muitos, a missionária do século XX. Madre Teresa tornou-se co-nhecida ainda em vida pelo cog-nome de a “Santa das Sarjetas”.

Madre Teresa fez votos aos 18 anos na congregação irmãs de Nossa Senhora do Loreto (instituto Beatíssima Virgem Maria), na irlanda. Ela apareceu para o mundo com o trabalho

Madre Teresa de Calcutá viveu a plenitude desse mandamento

caRidade Madre Teresa,desde os 18 anos, dedicoua sua vida ao próximo

www.EDUARDONEiVADV.BLOGSPOT.COM/DiVULGAçãO

www.NOTiCiAS.TERRA.COM.BR/DiVULGAçãO

de caridade realizado na Índia, na cidade de Calcutá. Para lá, se mudou a serviço da congregação no primeiro lar infantil ou “Sishi Bavan” (Casa da Esperança), fun-dada em 1952. Em 1965, a Santa Sé aprovou a sua congregação, “Missionárias da Caridade”, e autorizou sua presença em di-versos países. Ela cuidava de po-bres, doentes de Aids, crianças

abandonadas, grávidas vítimas de violência sexual, entre outros.

problemas religiososPara os hindus, somos espí-

ritos em encarnações e reencar-nações e tudo o que vivemos faz parte de nosso “karma.” Dessa forma, o que passamos pode ser consequência de erros do passa-do e, por isso, devemos aceitar

nossa condição (lei do retorno). No final da década de 1960, lide-ranças hindus incitaram a popu-lação a expulsar as missionárias de Calcutá, na estrita interpre-tação do dogma. Contornando a situação pela força de seu exem-plo, Madre Teresa de Calcutá manteve e ampliou seu trabalho, passando a receber donativos de hindus, muçulmanos e budistas.

O Papa Bento XVi, na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, “sobre o amor cristão”, cita Madre Tere-sa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa. Diz ele “a piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Cal-cutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmen-te a sua fonte inexaurível.”

ReconhecimentoUm dos pensamentos de

Madre Teresa era: “Não use-

padma Shree, Índia - 1962, Ramon magsaysay Award Foundation, Filipinas – 1962, Doutora honoris causa em medicina e Cirurgia pela Faculdade de medicina e Cirurgia da Universidade Católica do Sagrado Coração, prêmio Nobel para a paz – 1979 e a medalha presidencial da liberdade, estados Unidos - 1985.

Títulos ehomenagensBeatiFicação O papa João Paulo II já havia comentado sobre a vida de Madre Teresa

Madre Teresa ao discursar para movimentos feministasMadre Teresa ao discursar para movimentos feministas

“”

mos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Em 1979, ela recebeu o Nobel da Paz. Madre Teresa morreu aos 87 anos quando preparava ser-viço religioso em memória da princesa Diana de Gales, sua grande amiga. O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita sua su-cessora no mesmo ano.

“”

São tão belas as nossas diferenças, porque falam tanto

de nossas igualdades

Page 10: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

10 Bem-esTar Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

neceSSidadeS Gestante deve manter o corpo sempre bem hidratado

alimentação diferenciadaGrávidas e mamães que estão amamentando devem ter cuidado com as refeições, pois passam para o bebê os nutrientes que ingere

Por Herivelton moreira

Muito se fala de dietas no verão. As de emagrecimento são as mais “badaladas” pela mídia. Há quem critique essa fórmula de distribuir tais conhecimentos, privilegiando o externo e não a saúde. Antes de emagrecer é preciso ter saúde e a ela vem, principalmente, de nossa nutri-ção, em especial quando somos pe-quenos seres protegidos por alguém que deve se alimentar por nós.

A ciência e a medicina têm se preocupado, cada vez mais, com a nutrição das gestantes. Elas, além da proteção natural que dão a seus bebês, devem se orientar quanto à qualidade da nutrição de hoje, uma vez que passam para as futuras ge-rações o que ingerem. Extraímos,

então, sábios conselhos de Maria Cristina Elias, mestre em ciências aplicadas à pediatria da Universida-de Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em nutrição em cardio-logia pela Sociedade de Cardiologia pelo Estado de São Paulo (Socesp).

Vamos às dicas. Adicionar ener-gia à dieta: encontrar a necessidade energética ideal é difícil, porque ele está correlacionado com o peso da mulher antes da gravidez, o ganho de peso, período da gestação e a atividade física. De acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs), é necessário um adicional de 300 Kcal no período da gestação, em especial, no segundo e terceiro trimestre.

Adicionar proteínas à dieta: a gestante tem a necessidade de um

adicional proteico para suportar a síntese de tecidos maternal e fetal. É importante adequar a alimenta-ção em relação a energia e prote-ína. O crescimento é um processo complexo que requer mais do que um fornecimento adequado de pro-teínas e de energia.

Adicionar vitaminas e minerais: todas são de suma importância. Na gestação, podemos dar maior ênfase ao acido fólico, acido ascórbico, vita-minas B6, A, D, E, K, cálcio, fósforo, ferro, zinco, cobre, sódio, magnésio, flúor e iodo. Para suprir as nossas necessidades, é vital uma alimenta-ção diversificada incluindo cereais, produtos integrais, oleaginosas, frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes nas quantidades recomen-dadas. Os minerais e as vitaminas

possuem funções específicas que garantem a saúde da mãe e o per-feito desenvolvimento fetal. Pede-se que a “futura mamãe” tenha hábitos alimentares saudáveis e escolha os alimentos corretamente garantindo a ingestão de todos os nutrientes necessários.

A dieta da amamentação: o mes-mo podemos dizer para as mães que amamentam, pois durante esse perí-odo há um aumento das necessida-des energéticas em função do gran-de gasto calórico para a produção do leite. A mãe que está amamentando não pode deixar de ingerir líquidos em grandes quantidades, principal-mente água (pelo menos um litro por dia), chás e sucos. O baixo con-sumo de líquido pode levar a uma diminuição da produção de leite.

www.SPAViNCi.COM.BR/DiVULGAçãO

Modelo de cardápio para gestantes

Ao elaborar o cardápio abaixo, a médica Maria Cristina Elias chama a atenção a uma orientação nutricio-nal para a gestante. “O consumo de alimentos deve ser adequado para atingir as necessidades nutricionais da mãe e do feto,” explica. O plane-jamento das refeições deve suprir o fornecimento adicional de nu-trientes para suportar as exigências metabólicas da gravidez e ganho de peso. A necessidade energética diária é individualizada variando de acordo com o peso pré-gravidez e estágio da gestação.

Café da manhãlaticínios: leite ou iogurte ou queijo magroPão de centeio ou integral ou francêsCreme vegetalFrutas ou sucos de frutas ou ambos

lanche matinalVitaminas de frutas ou leite com frutas, laticínios magros ou frutas

AlmoçoVerduras e legumes crus ou cozidos, consumir todos os dias em grandes quantidadesArroz integral ou branco ou massasCarnes magras, no caso de frango, (retirar a pele no preparo)Acompanhamento – legumes e verduras cozidos, evite frituras

SobremesaFrutas ricas em vitamina C ou suco de frutas ricas em vitamina C - acerola, Kiwi, morango, goiaba, açaí, laranja, limão, tomate e couve – antioxidante e melhor absorção de ferro

lanche vespertinoLeite magro + café + bolachasou torrada

JantarAs preparações devem ser de fácil digestão, pois geralmente as pessoas têm atividade muito sedentária após o jantar

Sopas ou saladas completasCaso opte pelo consumo de carne, recomenda-se a ingestão depequenas quantidades e, de preferência, as brancas, e no caso das vermelhas em preparações moídas ou em sopasOptar pela salada + sopa ou pela salada + lanches.Lanches com frios magros + verduras cruas e cozidas + sucos

exemplo

Mingau de aveia + leite magro ou chá + fatia de queijo magro ou um copo de iogurte magro + uma frutaOBS: Não consumir frituras e pratos com molhos gordurosos, atenção ao consumo de sal e óleo. Procure orientação de um profissional.

ceia

Page 11: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

RÁpidaSCampanha agressiva

Uma campanha de combate à obesi-dade infantil (foto) virou polêmica nos Estados Unidos. imagens dos alertas veiculados em Atlanta, no Estado da Geórgia, mostram crianças acima do peso com semblantes sérios e dizeres como “é difícil ser uma garota peque-na se você não é” ou “minha gordura pode ser engraçada para você, mas está me matando”. O objetivo é des-pertar uma postura mais severa da opinião pública sobre a obesidade em crianças e adolescentes.

Trabalho para cachorroUma cadelinha chamada Lucy ga-nhou o prêmio do Livro Guinness de Recordes na categoria “menor cão que trabalha”. Lucy atua como c’ao--terapeuta no Leashes of Love, um programa que leva cachorros para visitar hospitais, asilos e escolas de deficientes. O prêmio foi entregue em Smithville, no Estado de Nova Jersey. A mini yorkshire terrier tem 3 anos, 14,5 cm de altura e pesa 1,4 kg. Na competição, ela concorria com um cão policial japonês de 3 kg.

Criança é multadaUm menino de 6 anos foi mul-tado e teve sua motocicleta de brinquedo confiscada depois de colidir contra uma caminhonete no México. A multa foi aplica-da sob o argumento de que o menor não tinha licença para dirigir e por colidir contra o ve-ículo. Mas, na semana passada, a multa foi cancelada depois que o relatório policial culpou o motorista da caminhonete por causar o “acidente”.

plantas famintasExóticas, algumas espécies vegetais se alimentam de insetos, aranhas e até pássaros pequenos

OCRONiQUEiRO.BLOGSPOT.COM/DiVULGAçãO

Por Bruno DelecaveAgência invivo/Fundação

Osvaldo Cruz

Com apenas água, sol e terra, um vegetal é capaz de produzir seu próprio alimento. isso é verdade para quase todos, mas algumas es-pécies exóticas também precisam comer carne. Estamos falando das incríveis plantas carnívoras. Toda planta carnívora é capaz de atrair, prender e digerir vida animal. Mas não se assuste, não há risco de você virar jantar de plantas. Apenas ani-mais pequenos – tais como insetos, aranhas ou pássaros miúdos – cor-rem esse risco.

Para comer, antes, uma carní-vora precisa atrair sua presa. Flores comuns atraem polinizadores com cores quentes e odores de néctar. As carnívoras utilizam as mesmas estratégias com o fim de devorar o que atraírem. A luz refletida nas gotas colantes de algumas espécies também é atrativa.

Depois de atrair, é preciso prender a presa. Para isso, existem diferentes tipos de armadilhas – jaulas, jarros, folhas colantes e suc-ção. As jaulas são folhas modifica-das com a aparência de uma boca com dentes. É dividida em duas metades e, quando um animal pousa no meio, aciona um gatilho e fica preso. A Dionaea muscipula e a Aldrovanda vesiculosa possuem armadilhas desse tipo.

Os jarros – também chama-dos de ascídios – são folhas ocas, repletas de líquido digestivo. Al-gumas espécies têm tampas so-bre os jarros – para proteger o lí-quido da água da chuva e impedir a fuga de animais capturados –,

enquanto outras não. Os maiores espécimes de plantas carnívoras – pertencentes ao gênero Nepen-thes – ostentam esse tipo de ar-madilha e são capazes de digerir, além de insetos e aranhas, ratos, rãs e pássaros pequenos.

As folhas colantes são as mais simples entre as armadilhas vege-tais. Elas são formadas por gotas de uma substância pegajosa – a mucilagem – cobrindo folhas e caule. Quando um animal – geral-mente um inseto voador – pousa, fica preso nas gotas, e, dependen-do da espécie, a planta se dobra sobre ele para devorá-lo mais rápido. Comum no cerrado brasi-

leiro, a Drosera montana prende suas presas dessa forma.

Diferentemente das coloridas e chamativas armadilhas dos gê-neros Nepenthes e Drosera, as de sucção ficam escondidas. Pe-quenas bolsas subterrâneas ou submersas ficam fechadas até te-rem seus gatilhos acionados por uma presa. Quando isso ocorre, uma porta se abre e a diferença de pressão faz com que tudo ao redor – inclusive a presa – seja sugado rapidamente para dentro da bolsa. Depois da porta se fe-char, começa a digestão. Diversas espécies de Utricularia e Genlisea possuem armadilhas desse tipo.

caRnívoRaS Plantas atraem sua presa usando polinizadores com cores quentes e odores de néctar e depois as prendem em armadilhas: folhas colantes e sucção

comer para quê?As plantas carnívoras re-

tiram dos animais devora-dos substâncias essenciais para sua sobrevivência, em especial o nitrogênio. Sem ele, um vegetal não conse-gue fazer a clorofila, neces-sária para transformar luz em energia química – pro-cesso conhecido como fo-tossíntese. Sem o nitrogê-nio, essas plantas também não conseguiriam crescer e se multiplicar, já que o DNA e as proteínas também são ricos em nitrogênio.

Essas espécies ficam livres da dependência por solos ri-cos em nitratos, que são os compostos geralmente absor-vidos pelos vegetais. Assim, elas prosperam onde outras plantas não conseguem, como no cerrado, em desertos, res-tingas e outros habitats com solos pobres em nutrientes. Mas, por outro lado, passam a depender do nitrogênio conti-do em proteínas animais.

Fonte: plantas carnívoras do Brasil e do mundo

11cuRioSidade Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

Page 12: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

12 veícuLoS Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

O setor de motos con-seguiu, no ano passado, chegar ao mesmo pata-mar de antes da crise de 2009. Foram emplacadas 1.940.297 motos em 2011, o que dá um aumento de 7,6% em relação ao ano anterior. As exportações tiveram um crescimento muito pequeno, aumen-tando em apenas 4.000 unidades.

A produção teve um crescimento de 16,8% em

relação a 2010, segundo dados da Associação Bra-sileira dos Fabricantes de Motos (Abraciclo). As fábricas venderam aos distribuidores, 2.044.422 unidades.

O presidente da Abra-ciclo, Roberto Akiyama, afirma que “foi longo e penoso o caminho para atingirmos novamente es-ses números. Nossas as-sociadas dedicaram-se de forma especial em atender

seus consumidores e bus-car solução para a ausên-cia de linhas de créditos adequadas às classes C e D, onde se concentra a maioria dos compradores de nossas motos. Atra-vessamos um vigoroso e demorado processo de recuperação, novos in-vestimentos e mudança em nosso modo de atuar. Hoje, vemos um mercado evoluindo de forma mais consistente”.

Motos a todo vaporwww.ESPORTMOTOR.COM.BR/DiVULGAçãO

RetoMada Setor de motos volta a produzir como antes da crise de 2009

Mais que a inflaçãoA inflação do carro, conforme a

Agência Autoinforme, fechou o ano de 2011 com uma alta de 7,86%, um índice acima da inflação medida pela Fipe, que foi de 6,55%. As maiores al-tas entre os itens pesquisados na cesta de peças, serviços, impostos, com-bustíveis e seguros, foram o álcool e o estacionamento. O combustível ficou 15,4% mais caro e estacionar custou ao motorista 14,5% a mais em 2011. A propósito, o estacionamento foi o item que mais subiu nos últimos cinco anos: 116% de 2006 a 2011.

O combustível é o item da inflação do carro que tem o maior peso no bolso do consumidor. Ele representou, no ano passado, 32,52% do total dos gastos

do motorista para rodar. Dos R$ 991,61 que o motorista gastou mensalmente em 2011 com o carro, R$ 322,48 foram com combustível. Além do álcool, o au-mento da gasolina, com 8,2%, também teve um peso importante na alta da in-flação no ano.

O item serviços teve uma alta bem maior do que as peças de reposição. in-cluindo revisões, balanceamento de ro-das, alinhamento de direção, limpezas, estacionamento, lavagem etc, os ser-viços automobilísticos ficaram 9,44% mais caros, enquanto a cesta de peças teve um aumento de 4,25%. A peça que mais subiu foi a vela, que ficou 12,7,% mais cara em 2011. Em seguida, o óleo de motor, com alta de 7,6%.

www.COMOMORARFORADECASA.BLOGSPOT.COM/DiVULGAçãO

eXpeRiÊncia Empreendimento terá serviços no mesmo espaço de venda

Shopping de carros em Sete LagoasCom investimentos de R$ 500

mil, Sete Lagoas contará, a partir de março, com um novo centro de comercialização de automóveis seminovos: o Car 7 Shopping. A novidade para a cidade é que o empreendimento terá, no mesmo espaço, banco, financeira, despa-chante, praça de alimentação e mais de 5000 m2 para a instalação de 14 lojas multimarcas exclusivas.

À frente do empreendimento está o Grupo Consultville, represen-

tado pelos empresários Leonardo Braga e Hoberdan Mendes, que atu-am no mercado há 13 anos. Dentre as empresas implantadas e admi-nistradas pelo grupo estão o Pam-pulha Car Shopping, o Contorno Car Shopping e o Show Automall, todas sediadas em Belo Horizonte .

A interiorização desse tipo de empreendimento teve início re-centemente com a prospecção de cidades com potencial de mercado. “Acreditamos em Sete Lagoas, as-

sim como outras grandes empresas e indústrias que aqui se instalaram. Estamos gerando 200 empregos diretos”, ressaltou Leonardo Bra-ga. Ele aponta ainda que a cidade desponta como um grande polo industrial e comercial, aumentando gradativamente sua importância no cenário econômico de Minas Gerais, o que foi detectado pelo iBGE em 2010. “E o mais interessante é que a cidade está próxima da capital, mas não depende dela”, observa.

DiVULGAçãO

RÁpidaS

A Ford fez a apresentação mun-dial do novo EcoSport. A estreia da nova geração do utilitário esportivo aconteceu simulta-neamente no Brasil e na Índia. Primeiro veículo global da marca norte-americana, o modelo criado e desenvolvido no Brasil fez sua aparição em Brasília. Já na Índia,

está sendo exibido como uma das atrações do Salão de Nova Déli. Dentre as poucas informações divulgadas, a Ford confirmou que a produção do lançamento ocorrerá na unidade industrial de Camaçari (BA). A marca revelou que a Índia e Tailândia também fabricarão o modelo localmente.

ecoSportA Volkswagen ampliou a ga-rantia dos seus modelos im-portados para a linha 2012. Os modelos Jetta e Passat, suas versões Variant, Touareg e Passat CC passam a contar com três anos de garantia, assim como a Amarok e o Ti-guan. O segmento dos impor-

tados da Volkswagen cresceu em 2011. A nova garantia pas-sa a valer a partir da compra do veículo, e os donos serão avisados pela marca da exten-são do plano. Não há limite de quilometragem, e os prazos de revisão são de seis meses ou 10 mil quilômetros.

Nova garantia

MeRcado A lei da oferta e da procura determinou elevação de preços de veículos

Novo pequeno

Uma das novidades do Salão de Nova Délhi (Índia) foi o subcom-pacto Bajaj RE60, o concorrente do Tata Nano. A novidade vem com motor traseiro, de 200 cm³ de cilindrada, 20, três cavalos, duas velas por cilindro e capaz de fazer até 40 km/l e atingir 70 km/l, segundo a fabricante.

Page 13: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

11SociaL Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

FaMíLia MaRan - Nesta foto eu apresento a minha família em momento social que aconteceu em Sete

Lagoas. Minha esposa Rosemary, meus fi lhos Marcio Paulino e Angel Priscila e eu, Marcílio Maran.

retratos de família

Por Marcílio [email protected]

destaque Facebook da semana

amigos do FaceBooK doMingo eM caSa... participe você também

maisa Ferreira Vendedora

maisa FerreiraCarolina padrãoRevista Hobby

Carolina padrão Conceição de oliveira personal gourmet

Conceição de oliveira Wanderson AlbamoAnalista imobiliárioWanderson Albamo Renata Costa

EstudanteRenata Costa

Agora ele é degustador...de cerveja

FOTOS ARQUiVO PESSOAL

leANDeR FoNTINelle

Advogado

notaSDespedida

Aconteceu na sexta feira, dia 13 de janeiro no 4º GAAAe, a cerimônia de passagem de comando do Cel Art Dênis Ernesto do Carmo para o Ten Cel Art Alexandre Ferraz dos Santos. É com muito pesar que as-sistimos a despedida do amigo Cel Dênis que sempre fez questão de participar de nossos eventos e estar presente na nossa sociedade re-presentando nosso glorioso Exército Brasileiro. Nossos comprimen-tos pelo dever cumprido e esperamos que sempre venha nos visitar. A cidade dos Lagos e seu povo agradecem.

prefeito da saúdeOs títulos de cada prefeito que irão ser homenageados em mais uma Festa de Primeira Linha já foram definidos. Os critérios levam em conta o material publicado durante o ano de 2011 pelo Jornal Regio-nal entre outros, numa criteriosa avaliação de jornalistas convida-dos. Pelo trabalho e conquistas em 2011 para a área da saúde, ficou definido que o prefeito de Sete Lagoas Mário Marcio Campolina Paiva (Maroca), receberá o titulo de Prefeito da Saúde.

Dupla dinâmicaDenis de Souza e seu irmão Carvalho parecem-se mesmo é com a du-pla dinâmica. Estão sempre em atividade e desta vez, querem investir em tecnologia em metais. A idéia partiu do interesse em aproveitar o número de Siderúrgicas da cidade o que facilita a logística. Capital eles têm. E boas idéias também. Meu abraço sucesso aos amigos em-preendedores.

em alta O jornalista Márcio Vicente está em alta. Ele foi o idealizador do jor-nal de prestação de contas da Prefeitura de Sete Lagoas. A repercus-são vem sendo positiva para o prefeito Maroca que deve, em breve, mudar seu discurso e se pronunciar como candidato à reeleição. Ou-tras intervenções serão feitas em rádio, TV e jornais da cidade. Ao que parece, 2012 promete muita ação.

FaMíLia caRMo - A foto

retrata momento social em

mais uma Festa de Primeira

Linha na Fabric Hall em Sete

Lagoas. Na foto, o Cel Art

Dênis Ernesto do Carmo e

sua esposa Eliane do Carmo.

Page 14: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

14 entReteniMento Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012co

raçõ

es F

erid

os

(sBT

– 2

0h3

0)

Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

aque

le B

eijo

(g

lobo

– 1

9h15

)

Lucena confirma que o filho que está esperando é de Juan e Vicente fica arrasado. Lena tira todo o dinheiro que está no cofre de Maruschka. Vicente conta para Amália que Lucena mentiu para ele. Damiana pega o dinheiro que Raimunda exigiu no quarto de Felizardo. Marisol anima as costureiras a fazerem um buquê para Belezinha. Claudia revela o segredo de Maruschka para Rubinho.

Rubinho pede para Claudia não responsabilizá-lo pelos erros de sua mãe. Maruschka fica furiosa com o roubo do dinheiro e afirma a Mirta que se vingará de Alberto. Camila pede para Grace Kelly depor a seu favor no processo de guarda de Flavinho. Belezinha e Agenor se casam. Íntima vê Belezinha desanimada depois do casamento. Orlandinho tenta confortar Be-lezinha. Vicente encontra Claudia na praia.

Claudia se surpreende ao saber que Lucena mentiu para Vicente. O espírito da mãe de iara comenta sobre um antigo urso da filha e Joselito o vê guardado dentro de um baú no porão. Rubinho conta para Al-berto sobre o filho que sua mãe abandonou antes de se casar. Brites obriga Sebastião a exigir sua parte no restaurante. Lucena su-gere a Rubinho que eles se unam para im-pedir que Vicente e Claudia fiquem juntos.

Rubinho garante a Lucena que não deixará Claudia ficar com Vicente. Belezi-nha pede para trabalhar com Íntima, mas ela não dá atenção para a filha. Marisol avi-sa a Agenor que vai sair da Shunel. Estela fala para Olga que elas precisam parar de dopar Otília. Vicente e Claudia se beijam. Raíssa aceita a proposta de Agenor e deci-de dar um emprego a Belezinha. Rubinho segue o carro de Vicente.

Rubinho provoca um acidente com Vicente. Agenor fica frustrado com a amargura de Belezinha. Bob confessa a Eveva que teme que sua filha fique igual à Íntima. Agenor e Raíssa estranham a cum-plicidade entre Raimundinha e Damiana. Belezinha começa a trabalhar na Shunel. Claudia pensa em tomar uma medida drástica contra Rubinho. Maruschka rece-be uma carta anônima.

Maruschka fica preocupada com o teor da carta e liga para Mirta. Agenor fica chateado por não conseguir impedir Bele-zinha de ser costureira. Bernadete sugere que Ricardo peça a guarda compartilhada de Flavinho. Claudia pede que Vicente a ajude a entrar com uma medida restritiva contra seu ex-marido. Maruschka ordena que Henrique derrube a liminar que a im-pede de demolir o Covil do Bagre.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Rebe

ldes

(rec

ord

– 20

h30)

Eva insiste em saber o que Franco esconde. Franco mente para Eva que Beth lhe pediu dinheiro emprestado. Roberta conta que tem um jornalista interessado em entrevistar a banda. Pilar diz a Pedro que Alice está com medo de perder a ami-zade de Roberta. Pedro fala para Pilar que gostaria que Alice fosse menos egoísta. He-lena procura Pedro para contar que Franco envolveu Beth em uma cilada.

Helena diz a Pedro que Franco pode ser pai de seu irmão e que Beth foi chama-da a comparecer na delegacia. Roberta aconselha Pilar a ficar com Diego, mas ela afirma que quer ser só amiga. Alice diz para Carla que está insegura sobre a relação com Pedro. Binho revela a Maria, Vitória e Juju que já sabe como separar Alice e Pe-dro. Pedro pergunta a Beth se Raul é filho de Franco.

Beth assegura a Pedro de que tudo não passa de uma mentira de Helena. Pilar chega perto de contar a verdade para Alice, mas é interrompida por Tomás. Vitória fica insegura quanto ao plano para afastar Pedro e Alice. Roberta anuncia que os Re-beldes farão show em Porto Alegre. Carla questiona Tomás sobre o segredo entre ele e Pilar. Binho agarra Roberta e ameaça contar a verdade para Pedro.

Alice pergunta a Pedro o que está acontecendo e ele garante que ela não pre-cisa ter ciúmes. Binho diz a Diego que vai dar um anel de compromisso para Roberta. Márcia insiste com Téo para que eles vol-tem a namorar, mas ele diz que ainda não está preparado. Pilar pressiona Roberta para falar com Franco. Pedro escuta Rober-ta dizer que o assunto do qual ele não pode saber é muito grave.

Pedro revela a Diego que Roberta terminou com ele por sua causa. Roberta diz a Franco que Pedro está cada vez mais perto de descobrir a verdade. Juju, Maria e Vitória planejam colocar um objeto pessoal de Pilar no quarto de Pedro para que Alice veja. Diego descobre que Tomás sabia do segredo de Roberta o tempo todo e sai do quarto abalado. Alice encontra o pijama de Pilar entre as coisas de Pedro.

Não há exibição.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

a vi

da d

a ge

nte

(glo

bo –

18

h) Rodrigo e Nanda vão ao colégio de Francisco para dar a notícia sobre a morte de Lui. Laura fica encantada com a ONG e Lúcio se anima. Júlia tenta conter a em-polgação ao ver o quarto que Ana montou para ela. Dora e Sofia se preocupam com as ideias de Marcos para a empresa em que trabalha. Alice descobre que Renato se mudou. Nanda conta para Francisco que ele vai morar com o avô.

Eva tenta arrumar um emprego. Ana consegue ser firme com Júlia e Rodrigo a apoia. Lúcio confessa a Celina que ficou ani-mado com o reencontro com Laura. Lorena fica desconfiada quando Matias mostra o presente que Cris lhe deu. Ana ouve Júlia fingido que está falando com Manuela e fica arrasada. Nanda leva Francisco à casa do avô. Dora se desespera quando Marcos avisa que pediu demissão.

Nanda e Francisco estranham a frieza com que são tratados na casa do avô dele. Lourenço pede ajuda a Rodrigo para conhe-cer Tiago. Miguel sugere que Sofia pergunte se Ana não quer treiná-la. Aurélia observa indignada wilson entrar no baile com Moe-ma. Lúcio e Laura se beijam. Aurélia conhe-ce Álvaro, o proprietário do salão onde iná promove seus bailes. Rodrigo conta para Lorena que Tiago é filho de Lourenço.

Laudelino se surpreende com a decisão de iná de fazer terapia de casal. Rodrigo pede para Manuela antecipar sua viagem para que ela possa ir a uma home-nagem para as mães na escola de Júlia. So-fia pede para Ana ser sua treinadora. Lúcio fica admirado com o trabalho de Laura. Ana observa a perfeita integração entre Júlia e Manuela e tenta conter as lágrimas. Manu vê a irmã. Lourenço conhece Tiago.

Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

o B

rado

Ret

umba

nte

(glo

bo –

23h

)

Não há exibição.

Uma reunião decide o novo presi-dente da Câmara dos Deputados. O nome de Paulo Ventura é indicado pelo Sena-dor. Um acidente de helicóptero mata o presidente e o vice-presidente do Brasil. Saldanha avisa a Paulo Ventura que ele, automaticamente, é o novo presidente da República. Paulo é aplaudido em seu discurso de posse. Alessandra revela para Paulo que está esperando um filho seu.

O Senador faz uma ameaça velada ao presidente, que não se intimida. Paulo recebe do Senador fotos comprometedo-ras com Alessandra. Marta é filmada agre-dindo a mulher do dono do apartamento em obras. Alessandra termina seu caso com Paulo ao ver as fotos do Senador. O vídeo do escândalo de Marta é colocado na internet. Julieta acusa Paulo de não aju-dar Beijo a conseguir o cargo no governo.

Paulo pede que a população o ajude em uma emenda constitucional. Saldanha tenta convencer um deputado a aderir ao projeto. Paulo é atingido em um atentado e levado às pressas para o hospital. O Senador visita o presidente. Antonia fica indignada. O Senador culpa Josivan pelo fracasso no atentado. werneck descobre o paradeiro de Julio. Josivan é sequestrado. Paulo sai do hospital. Djalma morre.

werneck conta ao presidente que uma pessoa tem provas do atentado que ele sofreu. Saldanha e Fernanda conver-sam sobre o poder que o Senador possui. Paulo se envolve com a doutora Telma. Antonia faz uma denúncia anônima sobre os livros didáticos. A imprensa fica saben-do que Josivan encomendou o atentado ao presidente. Telma se enfurece quando Paulo termina seu romance com ela.

Não há exibição.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Vida

s em

jogo

(r

ecor

d –

22h1

5)

Sábado

O carro de Andrea passa pelo cruza-mento antes de ser atingido, porém, conti-nua avançando sem freio. Lucas e Carlos se desesperam. Eles aceleram para empare-lhar com o táxi. Lucas abre a porta da van e pede que Andrea pule através de sua ja-nela. Regina atende uma ligação de Cleber, onde praticamente assume a culpa pelo atentado. Patrícia, que ouve tudo, decide contar a verdade para a turma do bolão.

Carlos revela que Andrea morreu. Todos desabam. Elton se esquiva das acu-sações de Divina enquanto Margarida o defende. Ela afirma que todos saberão que Ernesto também matou alguém. Marizete liga para Patrícia e conta que Andrea não resistiu. O campo do Cariocas é preparado para o casamento de Cacau e wellington. Com o convite nas mãos, Cleber se prepara para aparecer no casamento.

Cleber entra em contato com um amigo e solicita um helicóptero para o dia seguinte. Elton pergunta se Regina matará Jorge como combinaram ante-riormente. Tatiana pergunta a Regina se ela matou Andrea. Carlos recebe em sua casa outra coroa de flores, semelhante a que recebeu após a morte de Belmiro. Edmilson teme pela filha que se casará, mas Fátima decide assumir os riscos.

Fátima decide manter o casamento. Carlos devolve a coroa de flores para Regi-na e a ameaça caso ela planeje interferir no casamento de wellington e Cacau. Patrícia e Rita aconselham Francisco a não ir ao casamento. Cléber recebe uma ligação e comemora que o presente do casal “cairá do céu’’. Daniel ameaça wellington de con-tar a verdade sobre a gravidez de Cacau e acabar com o casamento.

Cléber telefona para Carlos e pergun-ta se ele gostou da coroa de flores. Cacau e welligton se casam. Os convidados são surpreendidos com uma chuva de dinheiro falso vinda do helicóptero comandado por Cléber. Todos ficam assustados com a men-sagem por trás da nota, que apresenta a imagem de uma caveira. Carlos e Edmilson pressionam os recém-casados para contar a verdade para Fátima.

Não há exibição.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Resumo de novelasM

alha

ção

(glo

bo –

17h

15)

Moisés vê Gabriel falando com Ale-xia e orienta Carcará e Sabiá a prejudicar o rival. Na festa a fantasia, Carcará contrata Gorila para agredir Gabriel e avisa que ele está fantasiado de pirata. Natália aprovei-ta que está fantasiada e beija Moisés. Dé-bora afasta Laura de Guido. Moisés avisa a Carcará e Sabiá que vai atrás de Alexia. Gabriel e Ziggy surgem no momento em que Gorila começa a agredir Filipe.

Gabriel enfrenta Gorila para tentar salvar Filipe. Moisés ameaça Alexia. Ela se preocupa ao saber que Filipe foi agredido e lembra que ele estava vestido de pirata, como Gabriel. Moisés se irrita com Carcará quando ele conta que Gorila e seus capangas confundiram Filipe com Gabriel. Moi-sés desconfia de que Natália seja a mu-lher misteriosa que o beijou na festa.

Nelson avisa a Aparecida que vai procurar os agressores de Filipe. Alexia in-venta para Gabriel que não pode ficar com ele por causa de seu pai. Babi sugere que Dieguinho e Jefferson vendam os ingres-sos para o show na comunidade em sua faculdade e, assim, juntem dinheiro para arrumar o cavaquinho. Moisés confessa a Alexia que armou contra Gabriel. Cristal beija Gabriel e Alexia vê.

Alexia conta para Laura que viu Gabriel e Cristal se beijando. Débora visi-ta Filipe e conta que se ofereceu para ser assistente de Nando. Moisés se recusa a desfazer o armário com o altar para Ale-xia. Débora fotografa Guido sendo beijado pela garota mandada por Vinícius. Laura recebe a foto que Débora tirou de Guido beijando a menina na locadora. Gabriel pede para namorar Alexia em segredo.

Nelson inventa para Helena que está procurando emprego. Guido percebe que caiu em uma armadilha quando Laura mostra sua foto beijando a menina na lo-cadora. Moisés fica enfurecido ao lembrar do que Alexia lhe disse e destrata Natália. Guido vê Charlene entrar no carro de Viní-cius e tratá-lo com intimidade. Gabriel e Alexia decidem se encontrar escondidos na praia e Cristal aparece.

Não há exibição.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Danielle tenta convencer Glória a não contar para Beatriz que ela é mãe biológica da filha de Esther. Griselda conta para Pe-reirinha que Tereza Cristina tentou matar Amália. Antenor fala para Griselda que Tereza Cristina possui um grande segredo. A socialite informa a Baltazar e Crô que vai jantar no “Brasileiríssimo”. Griselda fala para Renê que precisa descobrir o segredo de Tereza Cristina.

Renê diz que não sabe o segredo de Tereza Cristina e pergunta se Grisel-da esconde alguma coisa dele. Tereza Cristina avisa a Renê Junior que ele vol-tará para casa. Chiara tenta ser simpá-tica quando Fábio diz que ela gostará de conhecer Letícia. Enzo conta para Danielle que viu Glória e Edvaldo na pizzaria. Luana avisa a Renê que ele terá uma grande decepção.

Renê fica intrigado com o pressen-timento. Paulo repreende Vanessa por ter procurado Esther. Tereza Cristina invade o restaurante e conta para Renê que Griselda é a investidora do “Brasileiríssimo”. Daniel-le fala para Beatriz que ela e Guilherme são pais biológicos de uma criança. Renê avisa a sua equipe que ficará no “Brasileiríssi-mo” somente até Griselda arrumar outro chef. Ele busca suas coisas na casa dela.

Griselda tenta argumentar com Renê, mas ele não a perdoa. Renê e Tereza Cristina se preocupam com o sumiço do filho. Renê Junior pede para morar na casa de Leonardo. Tereza Cristina suspeita que o amigo secreto de Crô esteja vivo. Ferdi-nand, Baltazar e uma pessoa amiga de Lu-ana mostram a tatuagem de escorpião no tornozelo. Griselda oferece dinheiro para Íris contar o segredo de Tereza Cristina.

Íris marca um encontro com Griselda em sua loja. Beatriz fala para Glória que ainda não sabe o que fazer com relação a Victória. Rafael se emociona ao pensar em seu filho com Amália. Renê afirma que não vai perdoar Griselda e compara suas atitu-des às de Tereza Cristina. Letícia vê Chiara desmaiar e liga para Fábio. Alice avisa a Íris para não revelar o segredo de Tereza Cristi-na para Griselda.

Íris fica apavorada com a ligação de Alice, mas é impedida por Griselda de sair da loja. Fábio e Letícia entram no aparta-mento e encontram Chiara no sofá. Grisel-da invade o quarto de Tereza Cristina, mas é impedida por Crô de chamar a polícia. Íris diz a Alice que não vai mais chantagear Te-reza Cristina. Antenor descobre o segredo de Tereza Cristina. Antenor leva o laptop de Marcela para Griselda.

Fina

est

ampa

(glo

bo –

21 h

)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Page 15: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

15entReteniMento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011 15teLeviSão Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

início A estreia de Bruna na tevê foi como ajudante de palco de Márcio Garcia no infantil “Gente Inocente”, em 1999, na Globo

Bruna Marquezine se anima com a densidade de sua personagem em “Aquele Beijo”

Por mariana TrigoTV Press

Bruna Marquezine mal

lembra aquela pequena e falante atriz que estreou em novelas como a sofrida e chorosa Salete, em “Mu-lheres Apaixonadas”. Ago-ra alta e longilínea, esta carioca de 16 anos de ida-de praticamente cresceu pelos estúdios do Projac, na Globo. Com uma década de carreira, desde que fez uma participação no in-fantil “O Sítio do Picapau Amarelo” como um anjinho, em 2002, Bruna sempre interpretou personagens bem contemporâneas. Mas nenhuma delas mostrou tanto a transformação da atriz quanto a Belezinha,

de “Aquele Beijo”. Em sua segunda trama de Miguel Falabella, finalmente Bruna interpreta uma personagem mais adulta, que se sobres-sai ainda mais na história após engravidar do mu-lherengo Agenor, de Fiuk. Sem resquícios de suas personagens mais infantis, a atriz tem mostrado cada vez mais segurança cênica ao viver o momento mais conflituoso de sua perso-nagem na história com uma gravidez indesejada. “Ago-ra ela deixa de ser uma me-nina sonhadora e românti-ca para virar uma mulher. Ela passa por poucas e boas com a rejeição da mãe - vi-vida por Elizângela - e ao se decepcionar com o Age-nor”, detalha Bruna.

Para a atriz, abordar a gravidez na adolescência e falar sobre os métodos anticoncepcionais através da história é uma forma de alertar milhares de adoles-centes sobre a falta de in-formação e a displicência de muitas meninas quan-do o assunto é gravidez. Principalmente nessa ida-de, quando muitas pensam que o “acidente” nunca irá ocorrer com elas. “Não po-demos mais ter qualquer tabu em falar sobre sexo. Muitas meninas pensam que não vão engravidar na primeira vez e não usam camisinha, deixam para lá. Espero que minha persona-gem alerte e abra os olhos de muitas”, torce.

Com uma assumida faci-

lidade para interpretar pa-péis mais dramáticos, Bru-na acredita que os autores se debruçam nessa faceta da atriz. “Choro com mui-ta facilidade e os autores exploram isso. Mas tam-bém adoro comédia. Estou tateando como intérpre-te”, analisa ela, que che-gou a viver cenas cômicas com Belezinha no início da história, nos concursos de miss. isso sem falar nas personagens anteriores da atriz, como a “nerd” Lurdi-nha, de “Cobras & Lagar-tos”. Ou mesmo a Flor de Lys, um papel inspirado em mangás em sua primeira novela de Falabella, “Ne-gócio da China”, há quatro anos. “Gosto do clima das novelas do Miguel. O astral

é sempre bom. A história é bem realista e o público se identifica”, acredita.

Mas foi mesmo com a Terezinha, de “Araguaia”, que Bruna decidiu deixar para trás seus vestígios da infância. Como a perso-nagem ainda era bastante infantilizada, a atriz não podia usar vestidos com decotes ou qualquer vestí-gio de maquiagem em cena para não parecer mais ve-lha. “Eu me transformei muito naquela novela. Ain-da sou uma menina, não sou uma mulher, mas ela era bem infantil e eu já era adolescente. Foi uma pas-sagem na minha carreira”, define, jogando para os ombros os longos cabelos cacheados.

Hora de decidir

Estudante do segundo ano de uma escola america-na na Barra, na Zona Oeste do Rio, Bruna Marquezine ainda não sabe ao certo que rumo profissional deve se-guir. Sua dúvida circula en-tre os cursos de jornalismo, arquitetura, cinema e artes cênicas. “Sou preguiçosa, mas sou boa aluna. Acho importantíssimo fazer uma faculdade, mesmo já sendo atriz”, avalia.

Pela facilidade com a língua inglesa e os inter-câmbios proporcionados pela escola bilíngue, a atriz muitas vezes pensa em pas-sar um tempo nos Estados Unidos cursando cinema ou artes cênicas. No entan-to, também teme em deixar para trás toda a carreira construída ao longo de 10 anos no Brasil. “Tenho esse dilema e medo de recome-çar do zero. Mas também te-nho a opção de fazer cursos mais curtos lá fora e fazer uma faculdade no Brasil. Vamos ver!”, analisa.

JORGE RODRiGUES JORGE/CARTA Z NOTÍCiAS

Bruna Marquezine malha com personal trainer ao menos três vezes por semana para manter a forma. “Sou muito elétrica. E, se não malhar, começo a engordar. Só assim posso comer de tudo”, entrega.

No cinema, a atriz atuou em três longas da Xuxa e na produção “Mais Uma Vez Amor”, de Rosane Svartman, além de protagonizar o docudrama “Flordelis - Basta Uma Palavra para Mudar”. A produção retrata a vida de Flordelis, uma evangélica moradora da favela do Jacarezinho, no Rio, que adotou 37 crianças.

Bruna chamou atenção na tevê ao protagonizar, em 2002, um comercial premiado no Festival de Cannes sobre a Polícia Militar.

instantâneas

em plena fase fértil

Page 16: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

16 cuLinÁRia Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

os pratos mais badalados da tv brasileira

coxa creme

6 a 8 coxas ou sobrecoxas ou 12 a 16 coxinhas de frango½ litro de água2 caldos de galinha3 colheres (sopa) de molho inglês1 cebola inteira

Creme1 copo (requeijão) do caldo do cozimento do frango

4 gemas1 e ½ copo (requeijão) de leite12 colheres (sopa) de farinha de trigo2 colheres (sopa)de manteiga

para empanar2 ovos inteiros2 a 3 xícaras (chá) de farinha de rosca

ingredientes

chocolé

400 ml de leite4 gemas peneiradas200 g de açúcar50 g de chocolate em pó12 g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)400 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Calda seca200 g de chocolate meio amargo50 g de gordura hidrogenada

ingredientes

Modo de preparoReceita retirada do programa “Mais Você”, da Rede Globo

TV GLOBO/DiVULGAçãO

BAND/DiVULGAçãO

arroz de forno

3 colheres de sopa de azeite de oliva3 dentes de alho amassados1 xícara cebola média picada2 xícaras de linguiça calabresa3 xícaras de tomate1 ½ xícara de molho de tomate200g de mussarela

fatiada1 xícara de ervilha torta1 xícara de cenoura1 xícara de azeitona verde½ xícara de salsinha picada5 xícaras de arroz cozidoSal1 xícara de queijo parmesão ralado grosso1 xícara de pão ralado grosso

ingredientes

Receita divulgada no programa “Hoje em dia”, da Rede RecordTV RECORD/DiVULGAçãO

Receita retirada do programa “Dia a Dia”, da Band Modo de preparoCoxasColoque tudo na panela de pressão e leve ao fogo por 15 minutos (após pegar pressão)

CremeSepare a manteiga e bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Na panela, derreta a manteiga leve tudo ao fogo até ferver. Passe nas coxas de frango ainda quente. Coloque em uma assadeira untada com farinha de rosca e deixe esfriar para depois empanar.

Modo de preparoEm uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione a calabresa e o molho de tomate. Numa tigela, coloque o arroz, a cenoura, a azeitona, a ervilha e a salsa. Coloque sal a gosto. Depois rale o pão, coloque numa frigideira em fogo baixo, acrescente um pouco de azeite e sal e deixe até secar um pouco, mas sem ganhar cor.

Num liquidificador, coloque o leite, as gemas, o açúcar, o chocolate em pó e bata até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver (+/- 5 minutos). Desligue o fogo, acrescente a gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e misture bem. Deixe esfriar. Acrescente o creme de leite batido em ponto de chantilly e misture delicadamente.Coloque a mistura em forminhas próprias para sorvete. Você pode colocar a mistura em copinhos plásticos para café, ou em forminhas de gelo e no centro de cada copinho ou forminha coloque um palito para sorvete. Ou coloque a mistura em saquinhos para sacolé. Leve ao freezer por +/- 6 h.Dica: se quiser fazer o sorvete de creme basta não colocar o chocolate em pó na mistura do liquidificador.Para banhar os picolés na calda seca: derreta o chocolate meio amargo e a gordura hidrogenada em banho-maria ou micro-ondas. Reserve. Na hora de servir, retire os picolés do freezer, banhe na calda de chocolate meio amargo rapidamente e sirva.

Page 17: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

17entReteniMento/HoRÓScopo Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

A mulher está na cama morrendo, dando seu último suspiro, e o marido está ao lado falan-do-lhe e afagando as mãos carinhosamente:– Meu amor, quando você for embora, vou ficar tão sozinho!– Aaaaii... Não, não quero isso para você! Pro-cure um boa mulher e case-se outra vez!

– Mas como? Não vou encontrar alguém como você, meu bem!– Aaaii...Vai sim, e você pode até dar-lhe os meus tacos de golfe para ela poder jogar com você!– Não, meu amor, não poderei, pois teus tacos são para pessoas destras... e ela é canhota!

Horóscopo

BÓRiS – POR DUKE

cruzadas diretas

Possibilidade de encontrar velhos amigos ou inimigos e então entender melhor situações passadas e superar divergências. Agora, conte com uma proteção astral extra.

gêmeos21/5 a 20/6

A família exigirá mais atenção e pode ser o momento para ficar mais junto a ela. A sua presença pode causar muita segurança e estabilidade emocional em seu lar.

cânçer21/6 a 217

Estará em evidência nesta semana. Os outros estarão prestando maior aten-ção em você. Mesmo sendo um líder em seu círculo também poderá sofrer oposição. Segure a onda.

Áries21/3 a 20/4

Mesmo estando com boas condições físicas, o envolvimento demasiado com o trabalho pode afetar sua saúde. Cumpra bem seus deveres, mas não permita os abusos.

touro21/4 a 20/5

Conscientização das necessidades e limites de seu corpo. Se quiser ema-grecer, o planeta Plutão está lhe dan-do uma ajuda extra para fazer dietas e exercícios físicos.

Leão22/7 a 22/8

Cursos, provas e concursos estarão fa-vorecidos neste período. Você estará com mais capacidade intelectual e de aprendizagem. Agora fica mais fácil ser aprovado.

virgem23/8 a 23/9

Aprofundamento, seriedade e maior convicção de idias. Não estará muito interessado nos capítulos da novela, mas respeite o limite mental e a indi-vidualidade dos outros.

Libra23/9 a 23/10

Estará mais idealista e buscando a be-leza e o lado bom das coisas. Aprovei-te para atividades que envolvam cria-tividade e sensibilidade como poesia, música e artes.

escorpião23/10 a 21/11

Use bastante da sabedoria. O diálo-go pode ser uma saída racional para seus conflitos afetivos. Há uma ten-dência a impaciência e irritação nos relacionamentos.

Sagitário22/11 a 21/12

Estará mais reflexivo e introspecti-vo, mas também inflexível e teimo-so. Entenda que os outros não têm que ter a garra que você tem. Cada um tem sem papel a cumprir.

capricórnio22/12 a 20/1

Estará voltado com muita intensida-de para o autoconhecimento, a au-to-análise. isso favorece as terapias que podem trazer para fora algo que foi somatizado no organismo.

aquário21/1 a 19/2

Aproveite a sua sensibilidade e afe-tividade para deixar mais confiante a pessoa amada. Podem surgir con-flitos causados por mal entendidos que levam ao ciúme.

peixes20/2 a 20/3

Para 2012, cancerianos podem surpreender com atitudes inesperadas. Se forem “chutar o balde”, que seja uma decisão madura e necessária. Leoninos embora estejam com chances de muita realização não deixem que o sucesso lhes suba a cabeça. Virginianos terão um ano positivo, boas condições físicas e oportunidades há muito esperadas.

por marilda Ferraresi

outRa MuLHeR

Page 18: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

18 agito cuLtuRaL Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

Sherlock Holmes 2Classificação 14 anos – Sherlock Holmes continua desenvolvendo novos disfarces e maneiras de ludibriar seus oponentes, enquanto seu fiel escudeiro John watson está prestes a se casar e sair numa lua de mel dos sonhos com sua amada Mary Morstan. A única coisa que o caro watson não contava era que seu amigo Holmes apareceria com uma nova teoria conspiratória de que o ardiloso Professor Moriarty estaria por trás de uma série de assassinatos, que visam desestabilizar a paz mundial.Cineplex 2 – 13h30 – 16h – 18h30 – 21h

Alvim e os esquilos 3Classificação Livre - Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave e as esquiletes, Jeanette e Brittany. Durante a viagem Alvin quer se divertir enquanto Dave tenta ter algum controle sobre os esquilos. Numa de suas brincadeiras, Alvin acaba em uma asa delta que leva, os irmãos e as esquiletes, para uma ilha. Dave parte atrás deles usando outra asa delta e acaba carregando consigo o ex-empresário dos esquilos, que agora trabalha vestindo a roupa de um pelicano, para entreter os passageiros do cruzeiro.Cineplex 1 – 14h30 – 16h30 – 18h30

AgamenonClassificação 14 anosCineplex 2 – 14h50- 16h50 – 18h50 - 20h50

o Gato de Botas 3DClassificação Livre –Cineplex 3D – 14h50

Imortais 3DClassificação 10 anosCineplex 3D –18h50 – 20h50 (LEG)

As Aventuras de TintimClassificação 14 anosCineplex 3D – 16h50 (LEG)

missão Impossível 4Classificação 14 anosCineplex 1 – 21h (LEG)

cinema

preçosCineplex – Shopping Sete lagoasRua Otávio Campelo Ribeiro, 2801,EldoradoPreços: Segunda a quinta – R$ 8(inteira) R$ 4 (meia)Terça maluca - R$ 5 (inteira) – R$ 2,50 (meia)Sexta a Domingo/Feriado – R$12 (inteira)R$ 6 (meia)ingresso 3D – Segunda a Quinta –R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)Sexta a Doming/Feriado – R$16 (inteira)R$ 8 (meia)

Fox Cine ClubeRua Nicola Lanza, 140, CentroSegunda a quinta – Preço único R$ 6Quarta casal – R$ 8 (exceto feriados)Sexta a domingo – R$12 (inteira)R$ 6 (meia)

atração internacional agita Sete Lagoas

diretamente de israel Se você é fã de música eletrônica, provavelmente não vai querer perder a atração internacional que está desembarcando em Sete Lagoas. No próximo sábado, dia 21, acontecerá o evento Eletronic Night, com apresentação do Dj israelense Noiact, além, é claro, de outros Dj’s convidados. A festa começará às 22h na cachaçaria Montana, que fica na rua Policenas Mascarenhas, 158, no bairro São Geraldo. Para conhecer um pouco do Dj israelense, que chegou a usar músicas brasileiras em suas mixagens, basta entrar no site www.noiact.com.

Samba do MilitoEstá afim de curtir um samba, tomando uma cervejinha e apreciando um belo fim de tarde em um dos mais belos cartões-portais da cidade? Então, aproveite que hoje, dia 15, é dia de Samba do Milito, no entardecer da ilha. O evento acontece todo domingo das 16h às 22h, sendo que hoje os responsáveis por animar a noite são os grupos Bruno Matias & Cia do Samba e Samba Gol. A ilha do Milito está localizada nas águas da lagoa Paulino, no centro de Sete Lagoas. Para conseguir mais informações sobre o evento basta ligar nos telefones (31) 9821-5273 ou 8611-0274.

play cityAs crianças e is adolescentes da cidade têm a partir de agora mais uma diversão para estas férias escolares. Chegou a Sete Lagoas, pela primeira vez, o parque de diversões Play City. O parque funcionará de terça à sexta-feira das 17h às 22h e nos fins de semana e feriados das 14h às 22h. Entre as diversas atrações estão a montanha russa com looping 360º, o evolution (foto), a autopista e o pandeiro gigante la bamba. Além dos brinquedos mais radicais, tem diversão também para as crianças menores, como os brinquedos dumbo (elefante voador), carrossel e cama elástica. Os preços variam. Pode-se comprar um ingresso individual, válido apenas para um brinquedo, por R$ 4 ou uma cartela promocional que dá direito a três brinquedos, por R$ 10. O parque está instalado no estacionamento do Shopping Sete Lagoas, na rua Otávio Campelo Ribeiro, 2801, no bairro Eldorado.

BBdeiraAcontece no próximo sábado, dia 21, a 1ª BBdeira de Férias, organizada pelo site Tpeguei.net. A festa, que contará com decoração temática, terá show com o grupo Samba Gol, boate com o DJ Alê Santos e, é claro, bebida liberada. integram o cardápio cerveja, vodka, clight, refrigerantes e steinhaeger. Os ingressos estão sendo vendidos nas lojas Antilhas (3773-9789) e Limão de Gravata (3773-3795). Mais informações e tele-ingresso pelo número (31) 8679-1361.

Em março, os sete-lagoanos da banda Absinto Muito viajam para Londres como premiação do FunMusic (maior festival de música universitária do país). Mas antes de eles visitarem a terra dos Beatles, dá pra você curtir o show do grupo, que acontece no próximo dia 28, sábado, no pub Route 66, que fica na rua Paulo Frontin, 581, no centro. A apresentação acontecerá às 23h e contará com músicas próprias da banda e outros clássicos do rock’n roll – como Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Os ingressos para o show custam R$ 15 (masculino) e R$ 8 (feminino). Para obter mais informações sobre o evento é só ligar no telefone (31) 8880-1869.

absinto Muito

SHOPPiNG SETE LAGOAS/DiVULGAçãO

ABSiNTO MUiTO/DiVULGAçãO

Samba na villa

pocahontas

O mais novo espaço de eventos de Sete Lagoas, Villa Romana, apresenta hoje o projeto “Samba na Villa”, que traz o melhor do gênero para nossa cidade. O show, que começará às 16h, contará com show dos grupos MPB Samba e Nós Três, além da discotecagem do Dj Vinni. Os ingressos serão vendidos na portaria do evento com os valores de R$ 20 (masculino) e R$ 10 (feminino). Mais informações sobre o show nos telefones (31) 8876-0800 e 9328-0339.

O Funk carioca está invadindo Sete Lagoas, e, se você gosta de dançar ao som do batidão, vem aí mais um grande show. A MC Pocahontas, das músicas “Na casa dos Machos” e “Chamando Seu Nome”, toca no dia 28 de janeiro, sábado, no Estação Brasil, que fica na rua Pedra Grande, 2543, no bairro Universitário. O evento contará com shows das bandas Samba Gol e Come-keto, a partir das 22h. Os ingressos estão à venda na loja Limão de Gravata (3773-3795) e no Donana Centro (3773-7806). Os primeiros 500 ingressos serão vendidos por R$ 15.

NOiACT/DiVULGAçãO

Page 19: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

19ReSenHa eSpoRtiva Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

Talento dentro e fora das quatro linhasO Atlético sempre formou

bons jogadores em suas catego-rias de base, assim como todo grande clube que possui uma estrutura adequada para a forma-ção de atletas. Mas nem sempre o sucesso é garantido, muitos se perdem ao longo do caminho e, por um motivo ou outro, aquele que era uma grande promes-sa acaba não conseguindo dar prosseguimento à sua carreira da forma como se vislumbrava. Um clube que já revelou craques como Reinaldo, Cerezo e João Leite, entre tantos outros, tam-bém já perdeu possíveis grandes jogadores que ganharam a sua oportunidade e não souberam ou não tiveram condições favoráveis para aproveitar o momento e im-pulsionar a carreira.

No momento, o Galo está

abrindo mão do meia Giovanni Augusto e espera que o jogador ganhe a maturidade necessária para atingir a condição de um grande atleta. Dentro de campo, ele já provou que tem talento para ser o camisa 10. Porém, o seu comportamento fora das qua-tro linhas teria sido o motivo para que comissão técnica e diretoria o afastassem do time.

Histórias como a desse pa-raense, que apareceu no ano passado como uma brilhante revelação, se espalha pelo país. No caso do jovem atleticano, hoje com apenas 22 anos, o clube, por enquanto, não pensa em dar uma nova oportunidade ao jogador. Afastado do time titular duran-te o Campeonato Brasileiro de 2011, quando o rendimento dele e de toda a equipe já era bas-

tante contestado, Giovanni não conseguiu mais se firmar. Veio a tradicional troca de treinador e o novo comandante optou por formar a sua equipe principal. Giovanni caiu no ostracismo, acabou sendo emprestado ao Grêmio Barueri e, agora, ao se preparar para retornar de férias ao fim do empréstimo do clube paulista, o atleta recebeu a ingra-ta informação de que não estava nos planos do Galo para esta tem-porada. Ele fica na expectativa de alguma negociação para ser novamente emprestado a outro clube e poder desenvolver o que mais sabe, que é jogar futebol. Outro meio-campista habilidoso, inteligente e com um toque de bola refinado, como é Giovan-ni Augusto, certamente poderá surgir nas categorias de base do

Atlético, mas a responsabilidade de fazer vingar o talento é de to-dos os envolvidos e não se pode apenas colocar a culpa no atleta. Que o caso de Giovanni, um ca-misa 10 que tem tudo para dar a volta por cima, sirva de alerta para os jogadores mais jovens. E que a diretoria também possa refletir sobre como o clube está cuidando de suas joias.

CANDIDAToS

Na última temporada, o Atlé-tico teve vários candidatos a ca-misa 10 em seu elenco. No início, acabou se livrando de Diego Sou-za, que foi mostrar seu futebol e brilhar no Vasco. Depois, apostou em Daniel Carvalho e até no prata da casa Renan Oliveira, que ago-ra foi emprestado ao Coritiba. Da-niel Carvalho foi para o Palmeiras

e o técnico Cuca já tem as suas opções para o setor: Escudero e Danilinho. Nenhum dos dois é um armador nato. São meias-ata-cantes agudos, que costumam bagunçar as defesas adversárias, mas não possuem tanta habilida-de para ditar o ritmo da equipe. Porém, o treinador garante que eles podem exercer a função.

moNTIllo

Enquanto o Atlético vai se virando com os seus homens de meio-campo, o Cruzeiro tenta segurar o seu principal, o meia Montillo, que ainda não tem a situação definida, embora a di-retoria insista em dizer que ele só sai do clube se forem pagos os vultosos 15 milhões de eu-ros. Uma novela que pode se estender um pouco mais.

Geremias SenaJornalista - [email protected]

A responsabilidade de fazer vingar o craque é de todos os

envolvidos e não se pode apenas colocar a culpa no atleta“ ”

Há pouco mais de um ano foram instaladas diversas placas que indicavam, nas principais vias de acesso a Sete Lagoas, o caminho para o estádio Are-na do Jacaré. Tanto para quem chega pela MG-424 quanto pela BR-040, acaba avistando uma informação errada. É o que de-nuncia a Associação Amigos do Democrata (AAD).

O site oficial da Associação afirma que “não se sabe se pro-positalmente ou por engano, estas placas informam o local como ‘Estádio Municipal’, po-

rém, o campo é de propriedade do Democrata Futebol Clube e está sob administração da ADE-MG- Administração de Estádios de Minas Gerais”, informa.

Os editores do site garantem que já alertaram a prefeitura quanto à falha, que, no entanto, teria se eximido de responsabi-lidade alegando que as placas foram instaladas pelo Shopping Sete Lagoas. A administração municipal, porém, teria prome-tido providência para sanar o erro, o que ainda não aconteceu.

“A Arena é o grande divul-

gador do nome do Democrata. Porém, a prefeitura ainda usa a imagem do estádio para tratá-lo como um feito dela, divulgando em outdoors, vídeos institucio-nais. Não bastasse, há ainda tem estas placas”, queixa-se Daniel Lanza, presidente da AAD. A Prefeitura de Sete Lagoas reitera que as placas não foram instala-das pela prefeitura, mas já está na programação da Secretaria de Trânsito de Sete Lagoas as alterações que a associação re-clama, prometendo atender a demanda em breve.

placas irregulares

AAD/DiVULGAçãO

DUÍLiO DE CASTRO/DiVULGAçãO

eRRo Amigos do Democrata denunciam erro nas placas indicativas de localização da Arena do Jacaré

Mais apoio ao esporte Em sua última edição, o DOMiN-

GO EM CASA publicou reportagem sobre o Campo do CAP, que estava em situação precária e será revitali-zado com verba disponibilizada pelo Ministério dos Esportes. Agora ou-tras duas ações são anunciada com o objetivo valorizar os jovens e atletas oferecendo melhor infraestrutura para a prática esportiva na periferia de Sete Lagoas.

Na última quinta-feira (12/1) o prefeito Mário Márcio Maroca (PSDB) e o deputado estadual Duí-lio de Castro (PMN) assinaram um convênio no valor de R$ 28 mil para aquisição de material esportivo para clubes amadores e escolinhas de fu-tebol da cidade. A verba foi cedida pela Secretaria de Estado de Esporte após emenda parlamentar apresen-tada pelo deputado sete-lagoano. Os materiais comprados serão destina-

dos a clubes e escolinhas de futebol da cidade.

Outra iniciativa de apoio ao es-porte amador de Sete Lagoas foir anaunciada também pelo deputado Duílio de Castro. Ele revelou que os campos de futebol Bernardo Valada-res e Santa Rosa foram incluídos, por iniciativa sua, no programa “Campos de Luz”, da Secretaria de Estado de Esporte. O programa possibilita a instalação de iluminação nos cam-pos de futebol da periferia como forma de permitir o aproveitamen-to do espaço também à noite para atividades esportivas, sociais e de cidadania.

A iniciativa também leva mais segurança às comunidades dos dois bairros. Em dezembro o parlamentar visitou os dois campos e prometeu a instalação da iluminação ainda neste primeiro semestre de 2012.

veRBa Deputado Duílio visitou o campo do Santa Rosa e anunciou benefício

Page 20: Jornal Domingo em Casa 26ª edição

20 eSpoRteS Domingo em Casa • 15 a 21 De janeiro De 2012

Se depender das contra-tações, o Cruzeiro terá uma nova cara nesta temporada. O torcedor, que está acostumado com o toque refinado no meio campo e habilidade de alguns jogadores, terá de se contentar com um novo padrão de jogo adotado pelo técnico wagner Mancini: um time com uma forte marcação e velocidade no ataque. Se prestarmos atenção na formação do elen-co, muitos jogadores contra-tados têm como característica a marcação e a obediência tática, em vez do talento. E, se Montillo for vendido, será como se uma orquestra per-desse o seu maestro.

ATlÉTICo ApoSTA NA BASe Ao contrário do Cruzeiro,

o Atlético investiu em poucas contratações, e o técnico Cuca aposta na base do ano passa-do. O treinador preferiu repor apenas algumas peças nas la-terais e no meio-campo. O Galo será mais ofensivo com Marcos Rocha, Danilinho e Escudero. No ataque, a esperança passa a ser Guilherme. O clube inves-tiu alto em sua contratação, e a torcida vive a expectativa de que ele possa reencontrar o seu bom futebol. Outra opção interessante na armação será o meia Nikão, que voltou de em-préstimo do Bahia.

mUDANÇAS No AmÉRICADos times da capital, o

América é o que mais sofrerá alterações na formação da equipe e até mesmo na manei-ra de jogar. O coelhão perdeu jogadores importantes como Marcos Rocha, Gilson, Amaral e Kempes. isso reflete até no esquema tático, pois o time sempre atuou com três zaguei-ros, justamente para explorar a velocidade dos laterais. No primeiro coletivo deste ano, o técnico Givanildo Oliveira

deu indícios de mudanças. O treinador optou em testar o esquema 4-4-2 com Moisés, Leandro Ferreira, Rodriguinho e Luciano no meio-campo.

NoTÍCIA RUImPelo menos até o momen-

to, o Estádio do independên-cia não está nos planos da se-leção brasileira para este ano. inicialmente, surgiu a informa-ção de que o Brasil jogaria no dia 29 de fevereiro, na reaber-tura do estádio, porém, a CBF, por sua vez, divulgou que no dia 28 do mês que vem, a se-leção vai jogar na Suíça, contra a Bósnia-Herzegovina. Outros quatro amistosos estão con-firmados; 26 de maio, contra a Dinamarca, em Hamburgo, na Alemanha. Dia 30 ou 31 de maio, diante dos Estados Uni-dos, em Boston ou washing-ton. Dia 3 de junho, em Dallas, contra o México. E em 9 de junho, contra a Argentina, em Nova Jersey.

Boa com uma boa ideiaO Boa confirmou nesta

semana que a modelo Viviane Araujo vai desfilar com o novo uniforme do clube, na quarta--feira, em Varginha. Durante a solenidade, a empresa Kanxa será anunciada oficialmente como fornecedora de todo ma-terial esportivo do Boa para jogos, treinos e viagens. A nego-ciação foi facilitada pelo fato de Viviane Araújo ser namorada do volante Radamés, um dos prin-cipais reforços da Coruja. O Boa estreia no Mineiro, dia 29, con-tra o Atlético, em Sete Lagoas.

CopA ITATIAIAO futebol amador está em

festa. A Arena do Jacaré recebe hoje, às 16h, a decisão da Copa itatiaia entre Brumadinho e in-confidência de BH. O jogo será transmitido pela Rádio itatiaia e pela TV Assembleia.

Novo perfi l do Cruzeiro

Enio LimaNarrador esportivo destino

prioritário na copaSete Lagoas está entre os municípios que, segundo o governo, deverão atrair mais turistas em 2014

Por José Vitor Camilo

Sete Lagoas deverá estar entre os destinos prioritários dos turistas que virão para a Copa 2014, confor-me estudo realizado pelo Ministério do Turismo. O órgão divulgou uma lista com 189 destinos que, seguin-do como critério a distância das cidades-sede do Mundial, deverão atrair maior movimento turístico quando da realização do mundial de futebol. Do total, o Estado com maior número de destinos é Minas Gerais, com 22 destinos, seguido da Bahia, com 20 pontos turísticos e o Ceará, com 14.

De acordo com informações do Governo Estadual, Sete Lagoas está entre as cidades as cidades locali-zadas num raio de 150 km de Belo Horizonte com maior potencial de atração turística. A cidade é lista ao lado de Ouro Preto, Congonhas e a região das Grutas – Lagoa Santa e Cordisburgo. Também foram esco-lhidos pontos turísticos num raio de 50 km da capital, que incluem Mariana, Sabará e Brumadinho (Mu-

seu inhotim). A lista de cidades num raio de até 300 km da capítal inclui Tiradentes, São João del Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Lagoa Dourada, Diamantina e Serro. Minas tem ainda destinos prioritários com distância acima de 300 km, que são os destinos de bem-estar: Caxambu, São Lourenço, Lambari, Três Corações e Araxá.

INFRAeSTRUTURA

Segundo a Secretaria Extraor-dinária da Copa, o Governo de Mi-nas está envidando esforços para melhoria da infraestrutura, capa-citação e preparação das áreas do Estado que deverão receber grande número de turistas na Copa 2014. Uma medida importante tomada em 2011 foi o repasse do iCMS re-lativo do turismo, transferido a 44 municípios mineiros. A ação, pio-neira no país, serve como exemplo da descentralização de recursos, que resulta num repasse direto aos municípios, que investirão em ações, programas e projetos volta-dos para o setor turístico.

atRação Gruta Rei do Mato é um dos pontos turísticos mais visitados em Minas e deverá atrair inúmeros visitantes

QUiM DRUMMOND/ COMUNiCAçãO - PREFEiTURA DE SETE LAGOAS

Número de destinos prioritários

definidos pelo Ministério do Turismo

Minas Gerais 22

Bahia 20

Ceará 14

Rio Grande do Norte 12

Paraíba 11

Amazonas 11

Rio de Janeiro 11

Mato Grosso 11

Maranhão 9

Alagoas 9

Espírito Santo 9

Santa Catarina 8

Pernambuco 7

Rio Grande do Sul 7

São Paulo 6

Goiás 6

Mato Grosso do Sul 4

Paraná 4

Piauí 3

Tocantins 3

Distrito Federal 1

Pará 1

Ranking nacional dos pólos turísticos:

O DomINGo em CASA errou na edição 25. A foto do jogador Neymar publicada na página é de Anderson Magalhães/websports.com.

eRRata


Top Related