jornal domingo em casa 15ª ediçao

20
URBANISMO Como está a conservação das sete lagoas históricas da cidade? Confira reportagem. Págs. 6 e 7 DOMINGO EM CASA ACERTE O RELÓGIO Começou à zero hora de hoje o horário de verão. Veja dicas para se adaptar à mudança. Pág. 8 ANO 1 | EDIÇÃO 15 | 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2011 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NAS RESIDÊNCIAS. NAS BANCAS R$ 0,50 COMPOSIçãO GRÁFICA DE RAFAEL MEGAçO Partidos e candidatos se movimentam para a disputa em 2012 com nomes que o eleitor já conhece de urnas passadas. Págs.4 e 5 Remake eleitoral

Upload: jose-vitor

Post on 16-Mar-2016

260 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal Domingo Em casa 15ª edição

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

urBaNisMocomo está a conservação das sete lagoas históricas da cidade? confi ra reportagem. Págs. 6 e 7

doMiNGo eM c

asa

acerTe o relÓGiocomeçou à zero hora de hoje o horário de verão. veja dicas para se adaptar à mudança. Pág. 8

ANO 1 | EDIÇÃO 15 | 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2011

disTriBuiÇÃo GraTuiTa Nas residÊNcias. Nas BaNcas r$ 0,50

coM

Posi

ção

grÁ

Fica

de

raFa

el M

egaç

o

Partidos e candidatos se movimentam para a disputa em 2012 com nomes que o eleitor já conhece de urnas passadas. Págs.4 e 5

Remakeeleitoral

Page 2: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

2 oPiNiÃo Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

Publicação do consórcio domingo em casa CNPJ - 13.807.194/0001-83rua santa catarina 1713-abairro boa vista - sete lagoas-Mg (31) 3026-1700ceP 35700-086Diretor executivo e comercial - Marcílio MaranDiretor de redação/editor responsável - almerindo camilo (2709/Mg)Jornalista freelancer - Herivelton Moreira da costaDiagramação - antonio dias e wanderson Fernando diasTiragem - 10.000 exemplaresImpressão - o Tempo serviços gráficos (contagem-Mg)Representante comercial BH - ac&s Mídia ltda (31) 2551-7797Representante comercial Sete Lagoas - agência Águia (31) 3775-1909Representante comercial SP, Rio e Brasília - screanmedia (11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO EXPRESSAM NECESSARIAMENTEA OPINIÃO DESTE JORNAL.

doMiNGo eM casa

Você escolhe sua morte?dizem que a morte é um

mistério e que ninguém sabe a hora em que ela irá bater em sua porta ou na porta de alguém que lhe é caro. É verdade. a ciência, por mais que se aprofunde neste tema, se esbarra em questões de ordem religiosa e a interpre-tação cientifica é inúmera. Na Parapsicologia, ciência que tive a oportunidade estudar em univer-sidade de curitiba, deparei-me com questões de ordem cientifi-ca, fenômenos que vão além da imaginação e que a maioria das pessoas só vê em filmes de ficção.

um fenômeno considerado até mesmo comum no meio, diz respeito à experiência de quase morte relatada por muitas pes-soas em todo mundo que teriam sido clinicamente consideradas “mortas” por alguns instantes e que, “voltando à vida”, relataram experiências muitas das vezes atravessando um túnel e sendo mandadas de volta por não terem ainda comprido sua “missão”. a psique humana é complexa, e a atividade paranormal é comum em cada um de nós. Portanto, a “morte” permanece um mistério. Porém, aprendi uma coisa sobre a vida: a cada um de nós é dada a oportunidade de viver, escolhen-do de certa a forma, como gostaria de ”morrer”.

darei como exemplo a triste morte de uma tia querida sema-

na que passou. apesar de seu sofrimento ter sido curto (cerca de quatro dias num hospital), ela sofria de pneumonia agravada pelo consumo insensato de um maço de cigarros por dia. Não pre-ciso enumerar as doenças que o cigarro causa, mas ela, minha tia, poderia ter tido mais alguns anos de vida, obviamente, se nunca ti-vesse fumado.

No ano passado, em são Paulo, visitava um amigo vitima do Hiv que estava internado. ele compartilhou agulhas infectadas ao usar drogas e contraiu a doen-ça. viveu à base de coquetel por oito anos e veio a falecer pesando menos que meu filho de quatorze anos. Morreu aos 43 anos.

um amigo de meu pai morreu de cirrose hepática hà cerca de dois meses. Fui ao seu enterro e via no rosto da família o descon-solo. Trata-se de uma perda irre-parável pela pessoa que ele era. a bebida tirou sua vida e o sorriso de toda família.

concluindo, podemos ame-nizar nosso sofrimento futuro amando a nós mesmos. drogas, bebidas exageradas, cigarros, entre outras formas de agressão à nossa saúde, nos será cobrado um dia, quando a morte bater em nossa porta. a não ser por motivos trágicos, com certeza você, e nin-guém menos do que você, escolhe a forma como quer morrer.

Marcílio [email protected]

duke

Fim do Homo economicusa manifestação po-

pular que acontece em Nova York, denominada como “anti-wall stret”, simboliza a falência do “homo economicus”, o modelo de vida social sustentada apenas pela recompensa econômica.

É uma manifestação genuinamente civil, não é orquestrada por nenhum sindicato, as-sociação ou segmento social especifico. Não existem líderes caris-máticos que a trans-forme numa massa de manobra. cada mani-festante tem falado por si mesmo. Pessoas de várias partes dos es-tados unidos chegam cada vez em maior nú-mero para engrossar o movimento.

Nova York é a cida-de mais cosmopolita do planeta, possui colô-nias de imigrantes de quase todos os países, o que confere uma re-

presentatividade inter-nacional da manifesta-ção. se a manifestação fosse realizada em ou-tra cidade, não teria a mesma conotação. se acontecesse na europa seria entendida como efeito da turbulência pré-falimentar de al-guns países da zona do euro. Já nos países emergentes ou no ter-ceiro mundo, seria in-terpretada como resis-tência ao capitalismo.

a principal mo-tivação da manifesta-ção é o esgotamento do modelo consumista que os norte-americanos demonstram estar enfa-dados. Não encontram mais sentido em viver apenas para trabalhar e consumir num ciclo sem fim. Por conta de karl Marx e Margare-th Thatcher, o homem foi reduzido apenas à dimensão econômico--ideológica, desprezan-

do os demais aspectos que compõem o ciclo de vida.

os norte-americanos pagam caro para man-ter o status de ícones do capitalismo. Nascer, crescer, amadurecer e morrer nos estados unidos tem preço. a roda econômica-ide-ológica mundial de-pende da capacidade dos norte-americanos a pedalarem através do consumo. se não consumirem, os países asiáticos, principal-mente a china, não têm pra quem vender. se a china não produzir, a economia dos países que vivem de vender matérias primas de-banda (brasil incluso). até as bolsas de valo-res em todo o mundo depende do humor dos norte-americanos para trabalhar e consumir. e eles não estão bem--humorados.

José Luiz Almeida Costaconsultor em inovações

Page 3: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

3cidade e reGiÃo Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

defesa civil libera prédio coordenadoria, porém, aponta necessidade de reparos em obra na rua Zoroastro Passos

a coordenadoria Municipal de defesa civil de sete lagoas acaba de concluir o laudo técnico da vistoria realizada no prédio onde funcionam a secretaria de estado da Fazenda, o instituto estadual de Florestas e uma filial do supermercado bretas. localizado na rua Zoroastro Passos, número 30, no centro de sete lago-as, o edifício comercial tem quatro pavimentos e, segundo denúncia recebida pela defesa civil, sua estru-tura teria sofrido tremores no último dia 3 de outubro. a Prefeitura iniciou a vistoria técnica no prédio tão logo as denúncias chegaram à coordena-doria de defesa civil. o laudo técnico, assinado pelo engenheiro civil adir de almeida Filho, assistente técnico da defesa civil, garante que “a edifi-cação não apresenta riscos aparentes que possam provocar danos aos seus ocupantes, e os tremores ocorridos (...) não são motivos para preocupa-ções maiores, a não ser o mal estar que provocam”.

atrás do prédio vistoriado pela defesa civil, num terreno de 2.000 m², está sendo iniciada uma constru-ção que foi apontada por moradores

e trabalhadores do comércio da rua Zoroastro Passos como a causa para os tremores sentidos no início do mês. de acordo com o relatório da defesa civil, porém, os abalos origi-nados do funcionamento das máqui-nas da construção vizinha ao edifício “não oferecem danos graves para construções sólidas. a percepção de tremores é inevitável e geram descon-forto, contudo sem maiores efeitos na estrutura de um prédio”.

a defesa civil, no entanto, ad-verte para a necessidade urgente de reformas do prédio, com o devido acompanhamento de engenheiro especialista, na laje e pilares da ga-ragem; na parede do primeiro pavi-mento; e para o conserto de diversos pontos de infiltração de água pluvial.

o laudo técnico assegura que “a edificação não apresenta riscos apa-rentes que possam provocar danos aos seus ocupantes, e os tremores ocorridos, se gerados pela obra cita-da, não são motivos para preocupa-ções maiores, a não ser o mal estar que provocam e que devem desapa-recer tão logo termine esta etapa da construção”.

breNNo dias/coMuNicação – PreFeiTura de seTe lagoas

liBerado Os técnicos descartam riscos maiores para prédio onde funciona um supermercado e órgãos públicos

Maroca se reúne com guarda municipalo prefeito Mário Márcio

Maroca se reuniu, na sema-na passada com os guardas municipais de sete lagoas e diretores do sindicato dos guardas Municipais de Minas gerais (sindguardas-Mg). Na pauta, reivindicações de melhorias e os avanços con-quistados pela categoria em sete lagoas. o presidente do sindguardas-Mg, Pedro ivo bueno, elogiou a postura da administração municipal. “Precisamos destacar a ini-ciativa do prefeito Maroca de incentivar o trabalho dos guardas municipais e também de procurar dialogar com a categoria. É uma atitude que deve ser seguida pelos chefes do executivo de outras cida-des mineiras”, afirmou.

segundo Pedro bueno, o esforço conjunto entre guarda Municipal, sindicato e poder público municipal

pode resultar na elaboração de projetos que ganham res-paldo e conseqüente envio de recursos financeiros da secretaria Nacional de se-gurança Pública (senasp). Maroca destacou o trabalho dos guardas municipais, que, em sete lagoas, zelam pelo patrimônio público e atuam na fiscalização de trânsito (paradas, estacionamentos

e circulação de veículos). “a guarda Municipal desenvolve um papel fundamental na so-ciedade, pois obedece e atua conforme leis de competência do município. a organização dos guardas e o entrosamento com o sindicato traz benefí-cios aos profissionais que se juntam por reivindicações im-portantes à categoria”, disse o prefeito municipal.

QuiN druMMoNd/coMuNicação - PreFeiTura de seTe lagoas

rÁPidasTapa buracos

a secretaria Municipal de obras Públicas deu início à “operação Tapa-

-buracos”, antecipando ao início do período chuvoso. vários bairros es-

tão sendo contemplados com recapeamento de ruas e desentupimento

de esgotos. Três equipes da secretaria estão trabalhando na operação

(foto), em atuação, no momento, nos bairros eldorado, Montreal e cata-

rina. No bairro Pitangui, onde houve problemas com a chuva da semana

passada, a prefeitura finalizou o recapeamento das ruas e desentupi-

mento da rede pluvial. a “operação Tapa buracos” será feita depois no

bairros Jk e alvorada.

QuiN druMMoNd/coMuNicação - PreFeiTura de seTe lagoas

Page 4: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

4 PolíTica Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

canditado dos vasconcelosemílio vasconcelos, que fi cou em 3º em 2008, quer disputar novamente a prefeitura pelo Psb

Nascido em 25 de ou-tubro de 1962, emilio de vasconcelos cos-ta é o segundo dos

quatro filhos do ex-prefeito de sete lagoas por dois mandatos e também ex-deputado federal, sérgio emílio brant de vascon-celos costa. além do pai, o pré--candidato tem extenso currículo familiar na política da cidade. seu avô, de quem herdou o nome, foi prefeito e deputado estadual. dois tios-avôs foram deputados e seu irmão. Márcio sérgio. já ocupou uma vaga na câmara de vereadores.

a trajetória política de emílio vasconcelos remonta aos tempos do ex-presidente Tancredo Neves, que o nomeou chefe de gabinete de uma secretaria de estado quando tinha apenas 21 anos de idade. aos 26 foi o primeiro secretário Municipal de Planejamento, respondendo, à épo-ca, pela implantação do Plano dire-tor e lei de uso e utilização do solo. emílio disputou a eleição passada e ficou em terceiro lugar, com 11.265 votos, ou 10,3% do eleitorado. ago-ra ele se apresenta novamente para disputar o cargo pelo Partido socia-lista brasileiro (Psb).

emílio vasconcelos é o entrevis-tado desta semana da série do do-MiNgo eM casa, que procura apre-sentar aos sete-lagoanos todos os pré-candidatos a prefeito em 2012, aos quais faz as mesmas questões. veja abaixo:

DOMINGO EM CASA – Por que ser candidato a prefeito de Sete La-goas?

EMÍLIO VASCONCELOS – Mi-nha candidatura vem do incon-

formismo de uma geração que vê que as últimas administrações não conseguem acompanhar o cres-cimento vertiginoso que a cidade atravessa. É preciso fazer a dife-rença, dotar nossa sete lagoas de uma administração que antecipe o seu tempo.

DC – Em sua opinião, quais as principais necessidades hoje de nos-sa cidade?

SV – exatamente fazer com que o público pelo menos acompanhe o privado. Nossa infraestrutura pública não acompanha o crescimento natu-ral da cidade.

DC – Quais suas principais pro-postas e projetos para a cidade?

SV – são vários e em todas as áreas, mas o primordial é justamente a mudança de visão da cidade que pretendemos administrar. grande, moderna e prestadora de serviços públicos ao nosso povo. Temos um conjunto de propósitos que vão realmente modificar a cidade. Mas o principal é definir e dotar a admi-nistração de verdadeiras políticas públicas.

DC – Que mudanças o senhor percebe no eleitorado?

SV – vejo um eleitorado mais consciente e independente, que quer acreditar e escolher o melhor para sete lagoas.

DC – Que estratégia pretende adotar com vistas à eleição de 2012?

SV – Mostrar à nossa gente que o melhor é possível. Que os problemas são muitos e vêm de muito anos, mas a cidade é maior do que eles e dá conta de resolvê-los.

JorNal PriMeira liNHa

Nova TeNTaTiva Emílio Vasconcelos Costa obteve 10,3% dos votos na última eleição

rÁPidasDEM e PR

o democratas e o Partido da repú-

blica dão início a uma aliança com

vistas às eleições de 2012. o grupo

mantém conversas com várias le-

gendas buscando formar um grupo

coeso para disputa a sucessão do

prefeito Maroca. o principal objeti-

vo é ter um candidato próprio a pre-

feito. o nome mais cogitado é o do

ex-prefeito ronaldo canabrava. Na foto, claudelino dos santos (presi-

dente do deM), apóstolo rodrigues

(presidente do Pr), ronaldo cana-

brava e rui lopes.

Sessãoa câmara de sete lagoas realizou

sessão ordinária na última terça-fei-

ra para votação de proposições de

autoria do prefeito e dos vereado-

res. entre outros foram discutidos

substitutivo que inclui no alendário

oficial de eventos do município a

“copa karatê do caic/ Professor

galvão”, a “copa de Judô iii Mil-

lenium” e “copa de Judô do caic/

Professor galvão”. Também foi vo-

tado decreto que concede diploma

de mérito a Jorge Pereira de souza,

simone Farias Pereira, deborah

Meireles costa guimarães, eduar-

do da silva (Palhinha), Marta abreu

Jardim e Maria José Henriques No-

gueira, Joaquim desidério de Paula,

almir Francisco loura, Hélio oli-

veira costa, ronise de Magalhães

Figueiredo e José raimundo dos

santos. Títulos de cidadania hono-

rária: Marcelo Pires rodrigues, se-

bastião claudino, elísio Pereira da

conceição, luiz carlos Fernandes,

Heltom aparecido costa, andrea al-

ves de almeida, Jair simão Marques

e altamiro de Matos Filho.

ÍTalo casTelo braNco/divulgação

Page 5: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

5PolíTica Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

um filme que você já viuPartidos articulam nomes e começam negociações visando a sucessão do prefeito Maroca

Por Herivelton Moreira

luz, câmera, ação! dia 7 de outubro deu-se iní-cio à produção de um filme que o eleitor já viu

antes. Não traz nada de novo em seu enredo. apenas alguns nomes “ainda em negociações” para “assinar con-trato” e virar “personagem” da pelí-cula. uma produção que só termina no dia da premiação, ou seja, em 7 de outubro de 2012, quando o eleitor de-positar o voto na urna eletrônica para eleger o novo (velho) “alcaide” que administrará sete lagoas até 2016.

Quem se candidata a este oscar? com o fim do prazo das filiações tem início a fase das especulações, um pe-ríodo que deve se estender até junho do ano que vem, prazo político para as decisões, negociações e “assinatu-ra de contratos” com os produtores e diretores deste “Projac eleitoral”.

alguns já se pronunciam aber-tamente. É o caso do professor Pau-lo França, do Psol. França disse ao doMiNgo eM casa (página 05 da edição de 02 de outubro) que quer ser prefeito para “resgatar a digni-dade do povo sete-lagoano”, que, como ele, “está privado dos serviços básicos que o poder público deve ofe-recer”. Hoje dá o recado o candidato emílio vasconcelos (Psb) (página 4) e na semana passada o vereador Mar-celo da coopersellta (PMN) revelou que o seu nome “está sendo cogita-do” para o cargo.

Novidadessem se ater à idade cronológica,

alguns nomes podem ser considera-dos da “nova geração” de pré-candi-datos. Nesta conta pode-se incluir ro-simar aparecida gomes, a Mazinha, do Pc do b, e padre warley, do PT, sem se esquecer, ainda no campo das especulações, do deputado estadual duílio de castro (PMN).

Que análise se pode fazer desta “nova” geração de “atores” políti-cos? Paulo França (Psol) poderá ter problemas com produtores de seu roteiro. afinal o Psol tem platafor-mas socialistas e critica o “capital especulativo”. e no mundo capita-lista, quem critica o capital fica sem ele. Mas, em se tratando de eleições, nem sempre o dinheiro é fundamen-tal. Haja vista o exemplo do petista chico Ferramenta, em ipatinga, que em 1988 venceu o pleito em que en-trou como maior azarão.

www.segMeNTMidia.wordPress.coM/divulgação

www.aguNdesMurTa.coM.br/divulgação

www.aecioeleicao2010.blogsPoT.coM/divulgação

www.ageNciabrasil.ebc.coM.br/divulgação

BasTidores Aécio, Dilma, Márcio Lacerda e Pimentel serão protagonistas do quadro municipal em 2012

sobre Mazinha do Pc do b pesa uma dúvida. será candidata mesmo? Não se levar-se em conta o exemplo que se vê em seus líderes. está pos-to que Mazinha vai para a disputa, mas a presidente estadual da legen-da e majoritária do partido em sete lagoas, deputada federal Jô Morais, também se colocou, em 2008, como candidata à prefeitura da bH e agora já negociou participação na coligação que sustentará Márcio lacerda (Psb).

a mesma pergunta recai sobre padre warley (PT). curiosamente o partido se manteve em coligações nas eleições passadas (2004 e 2008) com o atual prefeito Mário Márcio Maroca, do Psdb. Porque o PT, com excelentes resultados eleitorais pelo país, não consegue deslanchar em sete lagoas? será que a história do outro religioso de quem o PT lançou mão anteriormente (2004) – padre claudinei – que se lançou pré-candi-dato e depois desistiu, vai se repetir?

Marcelo da cooperseltta parece que depende das bençãos do cacique do PMN, deputado duílio de castro, para decidir seu destino. em seu ga-binete na assembléia a informação é que ainda não há definições. como di-

zia Tancredo Neves “a política é a arte de negociar”. e tem também aquela frase do romário: aí peixe, chegou agora e já quer sentar na janela?

emílio vasconcelos (Psb) está contando com o recall da eleição passada quando amealhou mais de 11 mil votos (10,3% do total). Fora a sua árvore genealógica. seu avô foi personagem de “produção cinema-tográfica político-eleitoral” quando o diretor do set era getúlio vargas, época em foi prefeito de sete lagoas e deputado estadual. dois tios-avôs seus foram deputados, seu irmão vereador e o pai, sérgio emílio vas-concelos, principal ator coadjuvante de sua candidatura, foi prefeito duas vezes (1973-1976 e 1989-1993) e deputado federal. embora com um currículo respeitável – ocupou cargo público pela primeira vez aos 21 anos, nomeado por Tancredo Neves – emí-lio tem no atual prefeito da capital, Márcio lacerda um dos principais pa-drinhos e aliados. Mas, à boca miúda, o que se ouve nas esquinas da cidade é que sua principal dificuldade é arre-gimentar legendas para apoiá-lo. em 2008 foi para a disputa com apenas um partido na aliança.

Jurássicosser jovem não é sinônimo de que

tudo pode dar certo. collor provou isto. Nada pejorativo. apenas ilustra-tivo. Mas como não classificar como “jurássicos” nomes como ronaldo canabrava (deM). eleito vereador em 1993, reeleito em 1997, prefeito em 2000 e reeleito em 2004. Mas foi cassado em 2006 por improbida-de administrativa e não conseguiu reverter a situação.

e leone Maciel (PP)? saiu do pa-pel de ator coadjuvante em 2008 e se candidatou a prefeito depois de as-sumir a prefeitura. alguma coisa não deu certo. Tinha a máquina adminis-trativa na mão, uma caríssima equipe de marketing eleitoral, mas ainda assim perdeu para o atual prefeito Maroca. Por falta de coligação é que não foi. leone, que era do PMdb, teve a seu lado o Pc do b, PTb, PP, o PrP e o Psc. Hoje tem o apoio de peso do deputado Márcio reinaldo.

aliás, reeditar coligações passa-das será uma grande dificuldade na próxima eleição. o PMdb, por exem-plo, caminhou com o leone Maciel em 2008, está hoje com o ex-prefeito Múcio José reis (1993-1996), outro

que poderia perfeitamente ser incluí-do no “cast” de spielberg. dizem que pode surpreender. ao eleitorado ou à classe política?

o PMdb está recebendo o se-nador clésio andrade (Pr). Que ne-gociações estariam sendo urdidas em brasília? clésio é parceiro de Fernando Pimentel e talvez aconteça amplo ajuste entre PMdb e PT em Minas com vistas a 2016, quando da sucessão do governador anastasia e renovação de 1/3 do senado.

aqui vale esclarecer um detalhe da legislação partidária nacional: no brasil, partido político é feudo. basta uma canetada do presidente regional e/ou nacional e o presidente munici-pal roda, assim como todas as candi-daturas porventura ajustadas sem a unção superior. Portanto, que fique bem claro: as negociações se fazem de cima para baixo.

Marocaeste merece um capítulo especial.

o prefeito tucano Mário Márcio Maro-ca sofre o desgaste natural de quem está no poder. o saae, por exemplo, é uma permanente faca no pescoço de qualquer prefeito de sete lagoas. além disso, a administração muni-cipal, como de resto acontece com várias prefeituras, atrasa pagamen-tos. Não bastasse, há ainda a velha máxima, segundo a qual nem Jesus conseguiu agradar a todos.

Maroca não vai conseguir reedi-tar a coligação passada. o PT fechou questão e, para a próxima eleição, não coliga com Psdb, PPs e deM. o PMN de duílio de castro e o peruei-ro Marcelo da cooperseltta é uma incógnita. o Pv também já anunciou que está fora. sobraram para negocia-ções, do espólio de 2008, o PPs e o PdT, e os nanicos PTN, PT do b, PHs e PTc. de quebra tem a unção dos grão-tucanos aécio, anastasia e azeredo

em 2004 o atual prefeito fez uma pequena coligação e perdeu. em 2008 conseguiu reunir toda a “força de esquerda” de sete lagoas e venceu. É comum os administradores apostarem nas “obras eleitorais”. o prefeito Maroca tem se esforçado nes-ta área e em propaganda na capital, deixando quase à míngua os veículos locais. como ninguém ganha ou per-de uma eleição de véspera, é preciso esperar para ver no que vai dar.

como se vê o roteiro é o de sem-pre. alguns atores novos, mas o “script” é o mesmo do passado.

Page 6: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

6 cidade Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

Boa vistaa lagoa está suja, poluída e malcheirosa. Na secretaria de Meio ambiente, a informação é de que o zoológico municipal, localizado no entorno da lagoa, será retirado, o que diminuirá a poluição. Há muito material orgânico que cai na lagoa. a secretaria trabalha ainda com a possibilidade de haver uma linha de esgoto furada que permita o escoamento de esgoto.

cercadinho recentemente foi feita a revitalização da lagoa: plantio de 46 árvores, poda da grama e organização da praça. “Foi o que pudemos fazer”, declara o superintendente de Meio ambiente, sérgio de Freitas. Para melhor cuidado com a lagoa, a secretaria de Meio ambiente solicita o apoio da população também para evitar que o esgoto caia na rede pluvial e contamine a água.

catarina apesar da beleza e do espaço de lazer ao redor da lagoa na década de 80, hoje, a lagoa da catarina está sem água e descuidada. a ilha, onde funcionava um barzinho, atrativo para turistas, está sem condições de aproveitamento. segundo o superintendente de Meio ambiente, sérgio de Freitas, a secretaria fará revitalização e arborização do local e colocará água na lagoa. “começaremos a partir da semana que vem. até o fim do mês já veremos alguns resultados e, até o fim de novembro, a lagoa vai estar pronta, dentro das possibilidades da prefeitura”, declara.

Por Gerlice Rosa

“sete lagoas tem campinas verdejantes lagos azuis e colinas fascinantes (...). sobre os seus lagos minha alma adeja sonhadora...”, cantavam wilson Tanure, rebé guimarães e genaro cruz na modinha que carrega o nome da cidade: sete lagoas. Tarefa difícil hoje é encontrar os lagos azuis e o encanto que era atrativo da cidade turística. Percorrendo as lagoas que dão nome à cidade, encontramos lixo, esgoto, assoreamento, mato, e alguns vestígios de beleza e água limpa. algumas lagoas estão em estado de melhor conservação, porém, todas elas apresentam problemas a serem resolvidos, ou, pelo menos, amenizados pela administração da cidade. a prefeitura contabiliza hoje 15 lagoas. sete delas são as históricas, que dão nome à cidade de sete lagoas: Paulino, boa vista, José Félix, cercadinho, catarina, Matadouro e chácara. apresentamos a situação atual das lagoas e as propostas de melhoras da secretaria Municipal de Meio ambiente.

saudade dos antigos

lagos

Page 7: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

7cidade Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

da chácaraao chegar ao local, encontramos apenas vestígios da lagoa. o mau cheiro e o lixo depositado ao redor evidenciam a falta de zelo pelo espaço e o descaso também da comunidade em relação ao local. a lagoa que fica próxima ao antigo conjunto de chácaras da cidade não pode ser mais apreciada pelos moradores. “está completamente assoreada. vai precisar ser revitalizada e servir como contenção de enchente”, afirma o superintendente de meio ambiente, sérgio de Freitas.

Paulinoo esgoto no local é o principal problema. “Precisamos fazer o desassoreamento de um anel para retirada da água de esgoto que cai na lagoa”, afirma o superintendente de Meio ambiente, sérgio de Freitas. além disso, é preciso retirar os peixes predadores que foram colocados na lagoa e colocar peixes filtradores, como a carpa prateada e a carpa cabeça grande. Porém, a secretaria de Meio ambiente consegue para este ano apenas fazer a reconstituição da calçada – para dar mais mobilidade para as pessoas ao redor da lagoa – e revitalizar a parte verde. a despesca e o desassoreamento do anel são projetos caros que não conseguem ser implantados em menos de três anos, segundo sérgio de Freitas.

José Felixo trato e a recuperação da “saúde” desta lagoa requerem tempo e dinheiro. o esgoto domiciliar cai diretamente na lagoa, o que gera um problema difícil de ser solucionado, pois exige um trabalho específico com os moradores ao redor da lagoa. segundo o superintendente de meio ambiente, “é preciso verificar em cada casa o destino do esgoto. Temos que retirar as fontes de poluição e tratar a água e o lodo no fundo”. além disso, em períodos de chuva, a água da lagoa boa vista cai na José Felix, o que gera mais poluição. Para resolver essa questão é preciso uma atitude em conjunto: “essa lagoa é muito cara. levantamentos estão sendo feitos pelo saae também para se unir ao clube Náutico, às associações de bairro e às empresas e montar processo para tratar a lagoa”.

Matadouro a lagoa fica localizada no bairro vapabuçu, próximo à horta comunitária. o que era lagoa hoje se tornou um pasto para os animais. o agricultor José bonifácio Moreira lamenta a situação do local. “só na época das cheias que ela enche até na altura das goiabeiras. ela tem uma aguinha que corre, mas está toda atolada”, relata o agricultor. essa situação não deve mudar. “Não temos nada, nenhum projeto para ela”, é o que afirma o superintendente de Meio ambiente, sérgio de Freitas.

saudade FoTos gerlice rosa

valTer JosÉ rosa/divulgação

Page 8: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

8 dia a dia Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

Mesmo não agradando a todos, horário de verão está de volta; objetivo do governo é economizar energia

Por Gerlice Rosa o domingo começou antes do

esperado. essa é a sensação de quem adiantou o relógio na virada de ontem para hoje (dia 15 para dia 16). o horário de verão começa de novo, agora em sua 41ª edição, e termina no dia 26 de fevereiro do ano que vem. o objetivo dessa me-dida é aproveitar mais a luz natural do dia. a partir das 18h, as pessoas começam a retornar do trabalho, o que implica aumento no consumo de energia, portanto, o adianta-mento das horas ocasiona o melhor aproveitamento da luz natural. Mas o horário de verão gera divisão entre os sete-lagoanos.

a dona de casa Marli alves Tei-xeira declara não gostar da mudan-ça. Para ela, a adaptação é compli-cada. “odeio o horário de verão. a gente não dorme direito, deita tarde e tem que acordar cedo e não con-segue. Quer levantar pra caminhar e não consegue, porque ainda está escuro”, opina.

Mesmo desagradando a muitos, a medida permanece nas regiões sul, sudeste, centro-oeste, distrito Federal e bahia, único estado do Nordeste a participar. Quem não vê problemas na mudança de horário

rÁPidasComdesel

o auditório da casa da cultura

sediou, na segunda-feira (10),

o 8º seminário de seguran-

ça Pública organizado pelo

conselho Municipal de defesa

social de sete lagoas (com-

dessel) , que contou com a

participação do prefeito Mário

Márcio Maroca (Psdb). o se-

minário teve participação de

representantes da sociedade

civil e de autoridades políticas

e policiais, do corpo de bom-

beiros, Polícia civil, Polícia

Militar e Polícia rodoviária Fe-

deral e teve como tema “diag-

nóstico e Perspectivas dos

Órgãos de segurança Pública

em sete lagoas”. Na oportuni-

dade, o presidente do instituto

Minas pela Paz, luiz Flávio sa-

pori, proferiu palestra.

UAB-UFSJencerra-se amanhã (segunda,

17 de outubro) o prazo para

as inscrições para o curso de

bacharelado em administra-

ção Pública (modalidade à

distância) do Pólo de apoio

Presencial de sete lagoas

(uab). o curso é oferecido

pela universidade Federal de

são João del rei (uFsJ), em

caráter semipresencial, e as

aulas acontecem nas depen-

dências da escola Técnica de

sete lagoas (eTsl), no bairro

cidade industrial. as provas

serão realizadas nos dias 10

e 11 de dezembro, das 14h

às 18h. Para se cadastrar, o

candidato deve entrar no site

www.vestibular.ufsj.edu.br e

seguir os passos indicados

para efetuar a inscrição. Mais

informações: (31) 3772-6289

e 3773-0424, ou pelo email

contatouabslmg@yahoo.

com.br.

Conviteo conselho Municipal dos

direitos da criança e do

adolescente de sete lagoas

(cMdca/sl) está convidando

os interessados para partici-

parem da “vii conferência

Municipal dos direitos da

criança e do adolescente”,

a realizar-se no auditório do

senai (avenida Prefeito al-

berto Moura, 60, bairro das

indústrias), nos dias 19 e 20

de outubro. a conferência é

uma realização da Prefeitura

de sete lagoas, do cMdca e

da secretaria Municipal de

assistência social.

é o motorista valter José rosa. “Não vejo diferença, porque não tenho ho-rário certo de almoçar. Já tenho que levantar cedo, acordo às 4h30 todo dia, então, quando o relógio desper-ta eu levanto. a diferença existe mes-mo só no dia que muda o horário. Para mim não faz diferença, porque sempre sigo o relógio”, declara .

o mototaxista edson bastista também não reclama. “gosto do ho-rário de verão, só que quando a gen-te está acostumando, acaba. a gente levanta mais cedo, chega em casa mais cedo. gsto do horário para tra-balhar”, declara. Para a estudante suelen Helena, de 12 anos, a mudan-ça do horário causa alterações. “as horas passam muito rápido. Parece que eu durmo menos”, disse.

o desajuste do relógio biológico é apontado como uma das primeiras alterações com a mudança de horá-rio. “o nosso organismo fica mais lento, primeiro porque perdemos uma hora no nosso dia. isso significa que dormimos menos e o organismo precisa de 8 horas para se recom-por. além disso, temos uma rotina biológica, sentimos fome sempre no mesmo horário, por exemplo, e com o horário de verão o nosso corpo demora algumas semanas para se equilibrar”, explica.

dicas para se adaptar à mudança Para espantar a preguiça• A mudança de horário faz com que as refeições acabem ficando desreguladas. Por mais que não sinta fome, force-se a comer nas horas em que já está acostumado. isso te dará mais energia. • Por mais que o cansaço seja grande, não mude o horário da sua atividade física, principalmente se está acostumado a ir à academia pela manhã. como o dia demora mais a clarear, é muito comum que você prefira dormir mais um pouco. será preciso ter força de vontade. • Beba muita água. Essa dica é essencial para todos os dias do ano, principalmente para esse período com temperaturas mais altas. a desidratação faz com que o nosso organismo perca as forças e leva a um maior cansaço. • Vá para a cama no horário que está acostumado, mesmo que não esteja com sono. com o horário de verão, acabamos dormindo mais tarde do que de costume e isso atrapalha a rotina. dormir bem fará toda a diferença na hora de praticar as atividades. Para pegar no sono• Evite praticar exercícios físicos exaustivos à noite, pois a agitação pode dificultar na hora de você dormir• Não abuse da comida no jantar. Estômago muito cheio é sinônimo de noite maldormida• Também não consuma bebidas conhecidas por estimular o organismo, como café, alguns tipos de chá, com o preto, refrigerante e chocolate• Banhos quentes ou frios demais também atrapalham a pegar no sono• Troque a televisão por uma boa leitura e músicas tranquilas

Hora de acertar o relógio

sTock.XcHNg - divulgacao

Page 9: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

9sociedades secreTas Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

a Nova ordem Mundialos “supermaçons”, como foram chamados os iluminati, queriam um governo único para a terra

Por Herivlton Moreira

entre as sociedades secretas da antiguidade, os iluminati é a mais polêmica. sobre a ordem podemos chamar de “fonte con-fiável”, o historiador norte-ame-ricano roberto wilson através do “o livro dos illuminati”, apesar de uma espalhafatosa teoria da conspiração. só que a base das informações de wilson é confirma-da por enciclopédias respeitadas como a britânica (www.britannica.com/ebchecked/topic/283050/illuminati).

o historiador diz que a ordem os iluminati, criada em 1909 por

Hassan isabbah numa região entre a rússia e Mongólia, foi revivida por adam weishaupt em 1776. o professor e jesuíta alia-se ao barão adolph von knigge na cidade de ingolstadt (alemanha). o grupo recebeu o nome de antigos e ilu-minados Profetas da baviera, mas é chamado de a ordem dos illumi-nati ou illuminati bávaros.

SupermaçonsPara wilson o propósito dos

iluminati era “impor a Nova ordem Mundial”. segundo o historiador, adam weishaupt se infiltrou e foi banido da Maçonaria e da rosacruz. ele e seu grupo consideravam que

os “perfeitos iluminados” deviam “guiar a humanidade” com apenas um governo que traria a “paz dura-doura” para a humanidade.

a estrutura dos illuminati se espalhou por diversos países euro-peus. o capítulo mais interessante das pesquisas de wilson recai sobre a entrada para a ordem, em 1784, do então embaixador na França e futuro presidente americano, Thomas Je-ferson, que se tornou secretário de estado daquele país em 1789.

coincidência ou não, no dia 15 de setembro de 1789, o congres-so dos estados unidos adotou os grandes selos e que seriam os dois grandes selos dos illuminati: o

“olho que tudo vê” e a “pirâmide de 13 degraus”, estampados no dólar, a moeda daquele país. outro sinal da presença dos iluminati está na bandeira norte-americana. Mesmo o país tendo 50 estados, ela divide-se em apenas 13 listras. essas seriam as demonstrações da infiltração da “eli-te da elite”, ou seja, o que é chamado o grupo dos “supermaçons”.

Os Iluminati no Brasil em seu livro “seitas secretas”, o

historiador brasileiro sergio Pereira couto (universo dos livros editora lTda – 2006) chama os iluminati de os aquisitores. o nome é uma referência a prosperidade financeira

e a atuação de seus membros na eco-nomia do país, especialmente na re-gião de são bernardo do campo, no abc Paulista. Por causa deles, Jânio Quadros teria justificado sua renún-cia por pressão das “forças ocultas”.

como dissemos no início, as informações sobre os limuniati seguem o roteiro da “teoria da conspiração”. Não existem confir-mações históricas e investigavitas, mas as mortes dos três grandes opositores do regime militar Jango, Jk e lacerda, entre o fim de 1976 e início de 1977, não são meras coin-cidências, garante o historiador brasileiro. o capítulo ficou conhe-cido como “operação condor”.

dólar e seus signifi cadosos símbolos foram incluídos na moeda americana em 15 de setembro de 1789. o então secretário de estado do eua, Thomas Jefferson, teria entrado para ordem os iluminati em 1784.

a pirâmide representa a elite: o olho que vê tudo e domina a parte inferior, que é feita de tijolos idênticos (a população). Mistério: o olho fica na parte de cima que é representado pela elite. então a parte inferior seria a população?

ramo de oliveira: re-presenta a paz.

Águia: antigamente era uma fênix na nota, porém, em 1841, mudaram para a águia que é um símbolo da Maçonaria que representa perspicácia, inteligência, conquista e vitória, e, também, é um símbolo solar egípcio.

Nas asas: 32 33 penas. a interpretação seria sobre os graus máximos na organi-zação, responsáveis pelas decisões im-portantes. a Maçonaria no rito escocês.

Feixe de flechas: simboliza a guerra. esses dois símbolos estão no livro de apocalipse 13:11, onde a besta pa-rece com um cordeiro (paz = ramo), mas fala como dragão (guerra = feixe de flechas).

os blocos da pirâmide con-têm 72 blocos de pedra. Pes-soas dizem que isso significa os 72 degraus da escada de Jacob, tendo relação com o judaísmo

e “aNNuiT cŒPTis” significa: annuo (aprovar) cœpta (começar) - “nosso pro-jeto será coroado de sucesso” ou então fica entendido como “ele aprova (ou te-nha aprovado) o nosso empreendimen-to”. a pergunta é ele quem?

a balança com um esquadro: simboliza o senso de justiça e retidão, alusão ao código ma-çom de se identificar pela frase “Justo e Perfeito”.

a chave: significa os segredos da Maçonaria.

No bico da águia há escrito a frase “et pluribus unum”. Traduzido do latim fica “de muitos, um”. Pergunta-se: como se pode unir os países em um só? os eua são o escolhido.

está escrito também novus ordo seclo-rum que significa Nova ordem dos sécu-los. a frase também teve a aprovação de Frankilin roosevelt.

Page 10: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

10 bem-estar Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

contra úlcera e gastriteespecialista afi rma que limão diminui infl amação da mucosa e melhora náusea

assim como alho e ou-tros temperos que utiliza-mos na culinária, o limão foi introduzido em nossa cultura pelos árabes, a par-tir da invasão da Penínsu-la ibérica (espanha e Por-tugal). Hoje, o seu uso é diversificado em bebidas, saladas e em doces, bolos, sucos, chás etc. existem cerca de 70 variedades, como por exemplo, o limão eureka, o lisboa, o lunário, o galego, o taiti e o sicilia-no (brasil).

o uso dessa fruta como medicamento teve início em 1742, quando a mari-nha britânica o adotou para combater o escorbuto. o

interessante é que tal uti-lidade foi concebida quase que intuitivamente ou com experimentos por obser-vação, pois, somente em 1928, soube-se da subs-tância que combatia tal do-ença, batizado como ácido ascórbico ou vitamina c, de acordo com relatos de alfons balbach no livro “as Frutas Na Medicina domés-tica”. o sumo do limão con-tém aproximadamente 500 miligramas de vitamina c e 50 gramas de ácido cítrico por litro.

Úlceras e gastriteo uso popular do limão

é para o combate à gripe. É

fácil encontrar alguém que já ingeriu a fórmula: limão e alho fervidos e adoçados com açúcar ou mel.

uma crendice popular de que a acidez do limão pode levar a infecções do estômago contraria orien-tações de médicos e até mesmo raizeiros. No entan-to, o clínico geral luiz g. cabrera informa que “nas gastrenterires, o limão di-minui a inflamação da mu-cosa e atenua náuseas”. ele recomenda a aplicação da chamada “cura do limão” e explica que a acidez da fru-ta “é instrumento de limpe-za, tanto do sangue quando das partes afetas por feri-

das e que provocam úlceras e gastrites”.

Cura do limãoo processo chamado de

“cura do limão” é feito como o limão taiti, sendo que o suco puro (sem água) é ingerido pela manhã em jejum, manti-do por 40 minutos. Primeiro dia, um limão; segundo, dois; terceiro, três e assim suces-sivamente até chegar a dez limões. Para alguns médicos, a quantidade da fruta é com-patível com a capacidade de cada pessoa. o mínimo é sete limões para um bom resultado.

seja com dez ou sete limões, no dia seguinte que alcançar esse número reverte-se de for-

ma decrescente, ou seja, dez li-mões, nove, oito até um apenas. vale lembrar que a cada “cura do limão” deve-se dar um espa-ço de tempo de seis meses.

de acordo com informações do médico homeopata alberto seabra, a fórmula é depurati-va do sangue, promovendo o combate aos radicais livres e a regulagem da pressão arterial. “Nenhuma fruta tem valor me-dicinal igual ao limão”, avalia seabra. a lista do uso do limão na “medicina alternativa” apre-sentada por alfons balbach é grande: gripe, raquitismo, úlce-ras e gastrite, escorbuto, artrite, rinite e até mesmo na limpeza de feridas, desde que o usuário aguente a dor que provoca.

Em 100 gramas de limão temos:

Calorias 44,60

Água 89,40 g

Hidratos de Carbono 8,50 g

Proteínas 1,00 g

Gorduras 0,70 g

Sais 0,40 g

Vitamina A 20 U.I.

Vitamina B1 55 mcg

Vitamina B2 60 mcg

Vitamina B5 0,31 mg

Vitamina C 30,30 mg

O limão é rico ainda Ferro (0,35 mg),

Fósforo (21,00 mg), Cálcio (107,00 mg),

Sódio (9 mg) e Potássio (127,00 mg)

a saúde vem da natureza

www.3.bP.blogsPoT.coM/divulgação

PoPular Existem cerca de 70 tipos de limões, que são ricos em vitamina C e indicados para combater a gripe, artrite, rinite e requitismo

Page 11: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

11curiosidade Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

deseNHos Bob Esponja é uma das animações que fazem sucesso entre a criançada

TÉcNica Produção do filme “A Noiva-Cadáver”, em stop motion, durou dez anos

NickelodeaN/divulgação

warNer bros/divulgação

antes dos computadores, técnicas simples já permitiam dá vida a personagens

No mundo da animaçãoPor: Maria Ramos

agência invivo/Fundação osvaldo cruz

bob esponja, Meninas superpo-derosas, shrek, a Noiva-cadáver... você sabe tudo sobre animação, certo? Hum... acho que não. você já parou para pensar em como esses personagens ganham vida? como é possível fazer com que os desenhos falem, andem e até lutem? ou como colocar carros, motos e naves espa-ciais em movimento?

Talvez você esteja pensando: “ah! os desenhos animados só exis-tem por causa da tecnologia da Tv ou do computador”. Mas não. É pos-sível criar pequenos desenhos ani-mados com técnicas simples. você mesmo pode fazer um na sua casa.

o flipbook é um brinquedo de animação inventado em 1868 e que foi muito popular na época, quando ainda era chamado de cineógrafo. as páginas do flipbook são bem pa-recidas e existem apenas pequenas diferenças entre elas. colocando es-sas páginas uma em cima da outra e folheando-as rapidamente, você terá a ilusão de que os personagens estão se movendo. essa técnica, chamada de flipagem (flip, em in-glês, significa virar rapidamente), reflete o princípio básico da anima-ção: a passagem de várias imagens em sequência numa velocidade que dá a ilusão de movimento.

aí vem a pergunta: por que te-mos essa ilusão? o designer daniel Pinna explica que isso ocorre por causa de um fenômeno chamado persistência da visão. os nossos olhos guardam qualquer imagem vista por uma pequena fração de segundo depois de ela já ter desa-parecido. assim, se uma segunda imagem substituir a primeira em um intervalo de tempo igual ou menor que essa fração de segundo, nós vamos achar que as duas ima-gens são uma só.

Mas, para que a ilusão do mo-vimento ocorra, é necessário que as imagens sejam parecidas e es-tejam em sequência, ou seja, elas precisam representar o caminho do movimento: “se as imagens forem muito diferentes, a ilusão se perde” afirma daniel.

Técnicas de animação

os desenhos animados tradicio-nais têm as ações trabalhadas qua-

dro a quadro – para cada pequeno movimento, é preciso realizar vá-rios desenhos. como a nossa visão consegue distinguir até oito ima-gens por segundo, os desenhistas fazem, no mínimo, 12 quadros para cada segundo de animação.

isso quer dizer que, para fazer um filme de uma hora, serão neces-sários cerca de 43.200 desenhos! você já deve ter percebido que as produtoras precisam de uma equi-pe bem grande de desenhistas para dar conta de tanto trabalho.

“antigamente, esses desenhos eram fotografados por uma câmera – conta daniel – e, depois, projeta-dos numa tela. Hoje, o computador ajuda a queimar muitas etapas. os desenhos podem ser passados para o computador ou desenhados dire-tamente nele, e um programa se en-carregará de concluir a animação”.

o primeiro longa-metragem (fil-me com mais de 70 minutos) produ-zido inteiramente no computador foi “Toy story”, em 1995. depois vieram outros, como “Formigui-nhaZ”, “vida de inseto”, “shrek”, “Monstros s.a.”, “Final Fantasy” e “a era do gelo”.

Mas essas não são as únicas formas de se animar um desenho. você se lembra do filme “a Fuga das galinhas”? ele foi feito com uma técnica chamada stop motion, que, em inglês, significa movimen-to parado. o nome parece meio ab-surdo, mas é porque o movimento, nessa técnica, é criado justamente por meio de várias fotos de objetos parados!

“A Noiva-Cadáver”

Parecido com o que ocorre nos desenhos feitos à mão, no stop mo-tion, bonecos, que podem ser de um material como massinha de mode-lar, são fotografados em várias po-sições, dando sequência a um mo-vimento. Para um boneco levantar um braço, por exemplo, mexe-se no braço dele um pouquinho e tira-se uma foto. levanta-se o braço dele mais um pouquinho e tira-se outra foto. e assim sucessivamente até o boneco estar com o braço completa-mente levantado.

a técnica do stop motion também foi a utilizada nos filmes “a batalha dos vegetais”, que demorou cinco anos para ser produzido, e “a Noi-va-cadáver”, que levou nada menos que dez anos para ficar pronto!

Page 12: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

12 veículos Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

importadoras têm reagido à decisão do governo de au-mentar o iPi dos importados. elas estão conseguindo, na justiça, adiar por 90 dias o pagamento da nova taxa im-posta pelo governo, que é de 30 pontos percentuais sobre o imposto sobre Produtos indus-trializados.

as empresas Zona sul Mo-tors, de ribeirão Preto (sP), e

Phoenix comércio internacio-nal, de vitória (es) consegui-ram ganhar a ação contra o go-verno. os juízes afirmaram que o prazo de 90 dias deve ser respeitado, como prevê a lei.

ações parecidas já foram fei-tas por outras importadoras. a primeira teve início quatro dias depois de o ministro da Fazen-da, guido Mantega, anunciar o aumento do iPi de automóveis e

caminhões para montadores que não utilizarem no mínimo 65% de conteúdo nacional ou regional (Mercosul).

as decisões judiciais não eliminam a decisão do gover-no brasileiro, que tem prer-rogativa constitucional de al-terar tarifas tributárias, mas dá um fôlego às importadoras quanto aos prazos de recolhi-mento do tributo.

importadoras conseguem liminarwww.auToMoveis.direToriodeliNks.coM.br/duvulgação

iPi Empresa de São Paulo terá mais tempo para recolher

sParK Modelo, que será elétrico, pode substituir Celta no Brasil

gm lança carro elétrico em 2013a gM americana anun-

ciou que vai produzir uma versão verde do subcom-pacto chevrolet spark em 2013. o modelo pode suceder o celta no brasil e será totalmente elétri-co. É a primeira vez que a marca desenvolve um modelo movido exclusi-vamente a bateria, desde a criação do elétrico ev-1 nos anos 1990 e a estreia do plug-in híbrido chevro-let volt em 2010.

o spark pode chegar depois do lançamento da

versão a gasolina do mo-delo, programada para estrear no mercado ameri-cano em meados de 2012, informou a empresa. o modelo, que já é vendido na coreia, china e países da américa latina, vai se situar na linha chevrolet abaixo do recém-lançado sonic, apresentado em ja-neiro deste ano no salão de detroit e que começou a ser vendido em agosto. ele chega com motor de quatro cilindros a gasoli-na de 1,2 litros.

a chevrolet informou ainda que apresenta uma nova família de motores de baixa cilindrada a gaso-lina até o final desta déca-da. a linha inclui versões de três e quatro cilindros, com capacidade entre 1,0 e 1,5 litro. a montadora ainda não decidiu se os motores de três cilindros estarão à venda nos es-tados unidos. a empresa revelou que seu veículo--conceito de mobilidade pessoal eN-v deverá rece-ber o logo da chevrolet.

www.cHovroleT.coM.br - divulgação

Marca Quer assumir de vez a liderança mundial

Volks se prepara para 2018com o objetivo de ser

líder mundial em 2018, a volkswagen tem pisado fun-do no acelerador das ven-das. Foi divulgado pela mar-ca um crescimento de 13,7% em setembro comparado com o mesmo mês de 2010. No acumulado do ano, o au-mento foi de 12,3%.

ainda no ranking de vendas, a vw se destacou em 1º lugar, desbancando a Toyota que ainda se re-

cupera do terremoto no Ja-pão. o crescimento se deu depois do lançamento do Passat e na demanda dos mercados emergentes. No brasil, ela também lidera as vendas com o gol, des-bancando há algum tempo o Palio da Fiat.

com 1,29 milhão de uni-dades no mundo e aumen-to de 11% nas vendas, a china foi o país que mais consumiu a volks. Na amé-

rica do sul, o mercado da vw cresceu 6,1%. É válido considerar, que a américa do Norte se destacou pelo crescimento de 22,2%, que representa 362 mil unida-des. Na europa, as vendas subiram 9,9%. Na alema-nha, aumento de 10,1%.

golf – Na europa o golf é o líder de vendas. em se-tembro, o modelo emplacou 54.093 unidades no conti-nente.

www.volkswageM.coM.br/divulgação

rÁPidasLeilão milionário

uma miniatura do lamborghini aven-

tador irá a leilão no fim do ano com

lance inicial de 3 milhões de libras

(aproximadamente r$ 8,4 milhões).

o valor é cerca de 12 vezes maior que

o do carro “de verdade” na inglaterra.

o modelo feito pelo engenheiro ale-

mão robert gülpen, em escala 1:8,

é ainda mais luxuoso que o superes-

portivo: foi feito com ouro revestido

de fibra de carbono. o interior do

“brinquedo” também tem detalhes

em ouro e platina, assim como as

rodas. Há diamantes nos faróis, no

volante e nos assentos. o custo da

obra, segundo o autor, foi de 1,7

milhão de libras (r$ 4,7 milhões) e

foram necessárias 500 horas de tra-

balho. em seu site oficial, gülpen diz

que o nome da miniatura, aventador

lP 700-4, se refere a 700 unidades

de pedras preciosas inseridas em

cada um dos dois assentos. o carri-

nho deverá ser leiloado em dezembro

pela sotheby’s em dubai e Nova York,

simultaneamente.

Agora no Brasila Honda cb 1000r, um dos lança-

mentos mais aguardados do ano,

acaba de chegar ao mercado brasi-

leiro. a marca japonesa apresentou

a naked na 11ª edição do salão duas

rodas, que ocorreu na semana pas-

sada, em são Paulo, e começa a ven-

der a motocicleta neste mês com pre-

ço sugerido partindo de r$ 37,8 mil.

apesar de não levar em seu nome

o emblema Hornet, presente na cb

600F, a cb 1000r segue as mesmas

linhas visuais e chega para completar

esta família, que já possuía no brasil

a cb 300r e a Hornet.

A mais rápida do mundo“Testemunhe o fenômeno”. com

essa frase, a kawasaki apresentou

ao mundo a nova Ninja ZX-14r,

depois de soltar na rede uma série

de vídeos teaser na internet. esta

nova Ninja já chega quebrando re-

cordes, pois segundo a marca, ela

promete ser a moto mais rápida do

mundo produzida em linha. Motor

para tal façanha, esta kawa tem de

sobra. o coração da nova ZX-14r

é um quatro cilindros em linha,

com comando duplo no cabeçote

(doHc) e 1.441cc.

Page 13: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

13social Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

FaMilia cosTa - Família do competênte delegado da Polícia Civil de Sete Lagoas, Dr. Helton,

presentes NUMA FESTA DE PRIMEIRA LINHA. Na foto, sua esposa Vilma Gomes, Dr. Helton e as

fi lhas Laiza e Laura.

FaMília raBelo FraNÇa - Em um baile de Direito da FUMEC, registro da família do

pecuarista e presidente do Sindicato Rural, Jadir Rabelo. Da esquerda para direita: Junia

Leão(esposa), fi lhos Felipe, Natália e Bruno junto ao pai Jadir Rabelo.

retratos de família

Por Marcílio [email protected]

destaque Facebook da semana

amigos do FaceBooK doMiNGo eM casa... participe você também

Bruna Maraestudante de Nutrição

Bruna MaraAndré Telesestudante uNiFeMM

André Teles Bruna Pimentaestudante

Bruna PimentaVlady da Prominas 01Vlady da Prominas 01 Kelly SolMochileiraKelly Sol

eliezer Neto, uanderson Negão (voz), roger (guitarra) e vleydson, o guim da batera, foram o grande sucesso do Festival clara Nunes.

?????????BANDA ZERO A

É puro Rock

NoTasSPY GAMES

anderson da spy games é exemplo de empresário inovador. sua em-presa de diversão (jogos pela internet e em rede e Xbox), localizada em sete lagoas na rua deputado emilio vasconcelos costa, 133/l10a no centro, oferece uma oportunidade a mais para quem quer recarregar cartuchos de impressora. Tem preço, qualidade e bom atendimento. Nosso abraço à spy games.

BUZUo novo secretário tem pela frente um grande desafio. a secretaria de Meio ambiente é complexa, cheia de problemas e está na mira do Ministério Publico e de ambientalistas. seu passado petista de-monstra que ele é bom de briga e o que esperamos é que ele faça o dever de casa e ajude o prefeito a resolver, de vez, os graves proble-mas ecológicos da cidade, principalmente das indústrias poluidoras e de nossas lagoas. boa sorte.

MAKILARQuando o assunto é assistência técnica e locação de equipamentos, sem dúvidas procura-se a Makilar em sete lagoas. a empresa vem crescendo a cada dia e participando do progresso da cidade nas diversas construções que se vê por todos os cantos. a competente diretoria merece nosso elogia. Parabéns Makilar.

FAMÍLIAS estamos projetando uma grande festa para as famílias de sete lago-as. inspirado nesta coluna “retratos de Família” nossa equipe está organizando um encontro que deverá ocorrer em breve. Na oportu-nidade, estaremos apresentando toda equipe do jornal numa tarde de domingo. Promoveremos uma festa de confraternização com di-versão para as crianças, interação entre famílias valendo prêmios, entre outras atrações. É só aguardar!

Page 14: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

14 eNTreTeNiMeNTo Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011o

ast

ro

(glo

bo –

23

h )

Não há exibição

clô e samir discutem e decidem se divorciar. em reunião com Hercu-lano e os tios, Márcio comunica que contratou uma empresa de auditoria para analisar os negócios do grupo. clô aconselha Felipe a tomar cuidado com samir. Márcio exonera Youssef do cargo de diretor e nomeia beatriz. sa-mir leva Nina para sua casa de campo e tenta seduzi-la à força.

samir, depois de forçá-la a ficar com ele, exige que Nina colabore e ameaça reabrir o inquérito contra a mãe da secretária, acusada de des-viar dinheiro público. Felipe diz a clô que as provas contra ele não estão no arquivo de Herculano. eustáquio e elizabeth informam a clô que Felipe é suspeito da morte de salomão e do roubo da escultura de sua mansão.

clô fica perplexa ao saber por eustáquio que foi Felipe quem roubou a sua escultura de capriarte. Márcio in-forma a samir que, segundo o relatório dos auditores, ele cometeu deslizes na direção da área financeira do grupo. Nina depõe contra Herculano, dizendo que ele a usou para reunir documentos contra samir. eustáquio e elizabeth dão voz de prisão a Felipe.

Felipe confessa o roubo da escul-tura, mas diz ser inocente na morte de salomão. laura e lili levam Neco para o palco da kosmos para um julgamento popular. eustáquio chega e dá voz de prisão a Neco. rubem depõe contra Herculano. lili vai visitar chiquinho e ouve tia Madga falar com samir. samir manda Neco matar Felipe. Márcio de-mite Herculano.

Não há exibição

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

aque

le B

eijo

(G

lobo

– 1

9h15

)

claudia diz a rubinho que quer oficializar a relação dos dois, mas ele desconversa. belezinha desfila em um concurso de beleza sob os cuidados de Íntima e bob. amália conta para vicente que lucena vai se casar e ele vai procurá--la. claudia discute com rubinho pelo celular e a bateria acaba. claudia vê vi-cente no aeroporto e pede o seu celular para ligar para rubinho.

claudia telefona para rubinho e Maruschka interfere na conversa dos dois. rubinho liga para o celular de vi-cente para falar com claudia e fica com ciúme da namorada. ele telefona para ela novamente, mas a aeromoça pede que ela desligue o celular e ele fica intrigado. claudia e vicente desembarcam em car-tagena e coincidentemente se hospedam no mesmo hotel.

sebastião pede dinheiro empresta-do a raíssa para comprar um bilhete de loteria e ela lhe faz um acordo. claudia liga para o celular de rubinho, mas Ma-ruschka vê a ligação e recusa. vicente avisa a lucena que está em cartagena. agenor coloca brigitte contra a parede ao vê-la saindo com rubinho. lucena e vicente se beijam. claudia liga para ru-binho, mas ele não atende.

rubinho deixa brigitte em casa e agenor aparece. lucena confirma que vai mesmo se casar e vicente fica arrasado. ele passeia por cartagena e relembra dos bons momentos que viveu com a moça. regina repreende camila por tratar o ma-rido com desprezo. regina comenta com camila que rubinho saiu com brigitte. claudia fica arrasada com a suposta trai-ção do namorado.

claudia desabafa com vicente e ele a conforta e a convida para jantar. ela liga para rubinho e conta que já sabe que ele saiu com brigitte. gisele anuncia que grace kelly é a nova gerente. Íntima en-contra belezinha aos beijos com agenor no cinema. claudia janta com vicente quando rubinho telefona. enquanto fala com o namorado, ela sai do restaurante e se perde no caminho.

rubinho liga para vicente e pede que ele encontre claudia. Maruschka não esconde o desprezo que sente por clau-dia. vicente resgata claudia e os dois voltam juntos para o hotel. ela se oferece para acompanhá-lo no casamento de lucena. sebastião acredita que ficará milionário com seu bilhete de loteria. claudia vê lucena entrando na igreja e se descontrola.

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

Fina

est

ampa

(Glo

bo –

21 h

) amália conta para Quinzé que griselda foi procurar Teodora e ele vai atrás da mãe. griselda pergunta o quanto Teodora quer para deixar Quin-zinho e ela finge se ofender. Quinzé discute com a ex-mulher e wallace sai em defesa dela, mas desmaia. esther discute com Paulo por causa da traição dele. ela diz que vai ter seu filho e se separar dele.

esther vai embora e Paulo corre atrás dela, mas não consegue alcançá--la. griselda fala para celeste que gostaria de morar em uma casa em frente a de Tereza cristina. o mafioso descobre onde Tereza cristina mora. esther sai de casa e deixa um bilhete para Paulo. antenor chega à casa de griselda e pede para participar da co-memoração do noivado de amália.

griselda aceita antenor à mesa. Marcela vai à casa de Paulo, mas ele a manda embora. antenor finge para a mãe que mudou seu comportamento. esther chega à clínica de danielle para fazer seu procedimento. wallace segue Teodora ao vê-la sair. o mafioso sorri ao ver Íris pela janela da casa em fren-te da mansão velmont. wallace flagra Teodora olhando para Quinzinho.

wallace se revolta com Teodora ao vê-la acenar para o filho. Tereza cristina enfrenta Íris e afirma que não vai tirar Marcela de sua casa. Tereza cristina invade a casa onde griselda está com o corretor para tentar impedi--la de comprar o imóvel. amália conta para antenor que a mãe deles comprou uma mansão e ele fica animado para morar com elas.

Teodora dá seu preço para gri-selda, que fica horrorizada. Quinzé exige que a mãe não dê dinheiro a sua ex-mulher. o corretor entrega o recibo de venda da casa para griselda, que fica radiante. amália avisa a antenor que eles irão visitar a nova casa e pede carona para Patrícia. Tereza cristina se enfurece ao ver antenor chegar com Patrícia.

Tereza cristina repreende Patrí-cia. griselda aceita antenor de volta e os irmãos ficam felizes. Tereza cristina tenta obrigar Patrícia a viajar e acaba agredindo a filha. Íris conta para alice o segredo de Tereza cristina e o ma-fioso escuta a conversa. Marcela vai à casa de Paulo e os dois se beijam. Tere-za cristina se assusta ao ver o mafioso a sua frente na suíte.

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

rebe

lde

(r

ecor

d –

20h3

0)

Tomás custa a acreditar na per-gunta de carla e os dois brigam. Pedro zomba de alice que quase acredita na brincadeira do ex-namorado. ele expli-ca que não ficou com nenhuma outra menina e a patricinha fica feliz. diego tenta voltar a ser amigo de roberta, em vão. alice se lembra do primeiro beijo que deu em Pedro e chora. ela conta que nunca o esqueceu.

Maria puxa Tomás e o beija. carla vê e fica chateada. diego vê roberta e binho conversando com Pilar e fica com ciúmes. Juju percebe, o obriga a comer e roberta vê tudo. a rebelde faz com que Juju tropece e diego a ajude. roberta diz para alice e carla supera-rem seus problemas com os meninos. diego tenta se reaproximar de roberta e os dois se beijam.

roberta empurra diego e explica que não quer sofrer novamente. ela pede que ele prove que mudou. alice vê Pedro entrando na cantina e se senta ao lado dele para provocar ciúmes. binho marca com Pilar e com os rebeldes um show no bar de seu amigo. os rebeldes tentam sair para ensaiar, mas Maria os barra di-zendo que ou todo mundo vai ver o show ou ninguém sai do colégio.

roberta fica irritada com Maria e diz que vai ao show de qualquer ma-neira. os rebeldes chegam ao bar para fazer o show e binho e Pilar não se des-grudam. vicente conta aos alunos que artur assumiu o lugar de Jonas durante sua ausência. binho vai a sala de artur, diz que está acontecendo um proble-ma na piscina. ele vê a piscina cheia de lama e não sabe o que fazer.

diego, Pedro e Tomás se diver-tem com o desespero de artur. Teresa mostra ao novo diretor que não há cadeiras na cantina e exige dele uma solução. ele pede ajuda para os profes-sores, que se negam. alice fica irritada ao ver Pedro e Pilar conversando como amigos. artur implora a Jonas que lhe dê outra chance para provar que está apto a ser seu interino.

Não há exibição

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

a vi

da d

a Ge

nte

(glo

bo –

18

h) vitória repreende alice por ter fa-lado com Marcos. Marcos pede ajuda a vitória para contar a sofia sobre o estado de ana, mas se arrepende ao ouvir a con-versa dela com a filha. iná apoia Manuela a contar para rodrigo que ele é o pai de Júlia. vivi repreende cris pela roupa dela para o evento em homenagem a Jonas. Manuela conta para rodrigo que ele é o pai de Júlia.

Manuela explica para rodrigo tudo o que ana passou para poder ficar com Júlia. iná tranquiliza Ma-nuela e assegura que ela não vai se separar de Júlia. Jonas reclama com cris da falta de atenção do filho. eva fica indignada com a frieza de vitória ao falar com ela sobre o estado de saúde de ana. rodrigo conta para Jonas que Júlia é sua filha.

Jonas não apoia rodrigo. vitória avisa a Marcos que eles precisam fa-zer contenções de despesas e eles se desentendem. alice conta para suzana que encontrou com sua mãe biológica. Nanda se revolta ao saber que Jonas mandou rodrigo sair de casa e vai tirar satisfação com o pai, mas acaba ainda mais injuriada. eva expulsa Manuela e Júlia de casa.

eva humilha Manuela, que fragi-lizada pede apoio a iná. lúcio diz a eva que ana já pode ir para o quarto, mas avi-sa que ela deve permanecer no hospital para dar continuidade a seu tratamento. Manuela é obrigada a ficar na casa de iná por conta de uma febre alta e deixa rodrigo cuidando de Júlia sozinho. rodri-go se despede de ana e deixa o hospital com Júlia.

rodrigo leva Júlia para a casa de lourenço e celina e se esforça para cuidar da menina. eva conversa com o diretor da empresa para tentar manter o patrocínio de ana. Maria ajuda rodrigo a cuidar de Júlia. wilson tenta consolar laudelino, que está chateado com a fal-ta de cuidado de iná com ele. cris pede para fazer uma inseminação artificial e Jonas fica chocado.

Jonas se revolta com cris e afirma que ela não vai fazer inseminação arti-ficial. eva discute com as enfermeiras que cuidam do leito de ana. vitória fica furiosa ao saber que a empresa patro-cinadora vai continuar financiando ana por algum tempo e não pode ajudá-la com patrocínio a sua academia. vitória procura eva para falar sobre o patrocí-nio de ana.

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

vida

s em

Jogo

(r

ecor

d –

22h

15 )

lucas diz a andrea que contou a cleber que ele é portador do vírus do Hiv para que ele não fosse morto junto com carlos. a milionária queria que o miliciano morresse. rogério avisa ao seu cliente misterioso que o trato entre eles acabou e que irá denunciá-lo para polícia. rogério conta ao delegado que revelará o nome do responsável pela explosão do restaurante.

rogério conta ao delegado que ivan é o seu cliente misterioso, o res-ponsável pela explosão do cantinho do severino. ele mostra as mensagens que trocou com o milionário e diz que o responsável pela bomba foi Marcelo Hernandes, mais conhecido como Mo-lotov. regina encontra cleber bêbado em casa e pergunta ao namorado se aconteceu alguma coisa.

regina tenta descobrir o que está acontecendo com cleber, mas ele não conta. ela revela que venceu o proces-so contra rita. andrea convida Juliana para morar com ela e com lucas, que não gosta, mas aceita. Jorge pede Ma-rialice em casamento e ela desmaia. rita liga para o hotel de Francisco e descobre que ele está dormindo no mesmo quarto de Patrícia.

rita briga com Francisco, ao te-lefone, e o deixa chateado. José pede Marizete em casamento e os dois pla-nejam a cerimônia. o delegado prende Molotov e abre o resultado da perícia do sequestro de Patrícia. o delegado conta para o dono de Zé que ele não será mais acusado pela explosão e pela morte de armando, mas prende rita pelo sequestro de Patrícia.

o delegado conta a rita que um brinco dela foi achado na cena do cri-me. cleber conta a regina que o plano deu certo e que rita foi presa. Marizete conta a augusta que ivan foi o autor da explosão. o delegado diz a rita que ela será transferida para uma casa de custódia. Patrícia vai até a delegacia e revela que rita não estava envolvida em seu sequestro.

Não há exibição

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

amor

e r

evol

ução

(s

bt –

22h

15)

sábado

José está preso no quartel. ele é interrogado por Filinto, Tavares e borges. aranha comemora com os po-liciais do dops o fato de ter acertado Maria Paixão. Jeová conta ao delega-do que Fritz é matador de garotos de programa. José diz que não sabe do paradeiro de Maria. violeta fala aos guerrilheiros que está planejando pe-gar o Filinto na saída do quartel.

aranha mata romildo no hotel. lúcia chega ao aparelho e descobre que Maria foi baleada. ana pede para lobo guerra soltar José. Maria telefo-na para a casa de José, lobo guerra atende o telefone e se passa por ele. a guerrilheira percebe e os dois têm uma discussão feroz. Filinto diz que está disposto a soltar José desde que ele diga onde está Maria Paixão.

Maria conta a batistelli, Jandira e lúcia que falou com lobo guerra. bartolomeu telefona para dr. ruy e pergunta sobre Heloisa e chega a con-clusão de que o médico está mantendo a filha presa. os guerrilheiros pensam em resgatá-la. depois de matar Júlio, Feliciana foge da favela. aranha acon-selha Fritz ficar atento, pois tem pesso-as que estão “de olho” nele.

Padre inácio diz a Marília que a gravidez dela é psicológica. Filinto bate em José novamente e pergunta onde está Maria. Tavares vai ao Hospital das Forças armadas com ordem de lobo guerra para que dr. ruy aplique o soro da ver-dade em José. bartolomeu e Henrique entram no hospital para salvar Heloisa. Jeová conta a aranha que Minhoca foi encontrado morto.

Maria diz a batistelli e Jandira que não aguenta mais ficar dentro de casa e vai dar uma volta. dr. ruy aplica o soro da verdade em José. Júlia telefo-na para o delegado aranha e conta que Heloisa foi levada pelos guerrilheiros. sob o efeito do soro da verdade, José diz que ama Maria, mas não sabe onde ela está. Feliciana liga para lobo guer-ra e o ameaça.

Não há exibição

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

resumo de novelasM

alha

ção

(glo

bo –

17h

15)

beatriz faz ameaças a babi e cristal para que elas parem de se intrometer na vida de gabriel. alexia convence samara a ler seu futuro e fica confusa com as es-colhas que precisa fazer. gabriel recebe uma mensagem no blog pedindo que ele diga a alexia que o 1046 não é um endereço. samara avisa a alexia que ela precisa tomar cuidado com uma mulher que ela já conhece.

Ziggy apresenta Natália para gabriel, babi e cristal. alexia espera o táxi que vai levá-la ao show no bar da comunidade e coxinha repara no seu mau humor. betão se aproxima de dé-bora, mas ela diz que está esperando uma pessoa. Moisés manda Fôjo dar pulseiras da área viP para as pessoas da comunidade que estiverem fora da boate. betão fica com débora.

dieguinho e Jefferson começam a tocar e o público adora. alexia fica ton-ta e tem um pesadelo com o número 1046. gabriel se sente mal e vai lavar o rosto, mas, ao se olhar no espelho, começa a visualizar as mesmas coisas que alexia. ele tem uma premonição e fala para Ziggy, Natália, cristal e babi sobre alexia. um homem salta de um táxi e aborda alexia.

alexia fica confusa ao ver os pais saírem do táxi e passa mal. babi rece-be uma mensagem do pai de alexia avisando que eles a internaram em um hospital. Jefferson lembra de gabriel e agradece a ele por tê-lo ajudado. Moi-sés chega à comunidade e fica pertur-bado com o sumiço de alexia. gabriel fala de sua suspeita de que a mensa-gem anônima seja de douglas.

Paolo e sofia pressionam cristal e babi para saber informações sobre alexia. eles proíbem Moisés de se aproximar de alexia. os pais da meni-na afirmam que já sabem o que fazer para afastar Moisés da filha. gabriel fala para beatriz que está indo pegar o exame dele que foi trocado no labora-tório, mas se apavora ao descobrir que a clínica está pegando fogo.

Não há exibição

segunda Terça Quarta Quinta sexta sábado

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Page 15: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

15eNTreTeNiMeNTo Domingo em Casa • 7 a 13 De agosto De 2011 15TelevisÃo Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

esTreia Convite para fazer teste na Globo surgiu em 1999, quando encenava o musical “Cazas de Cazuza”; ela faturou o papel da ardilosa Lindinha em “O Cravo e a Rosa”

vanessa gerbelli explora dramas e sensualidade da politicamente incorreta divina, de “vidas em Jogo”

Por Márcio MaioTv Press

Há atrizes que estão acos-tumadas a explorar sua sensu-alidade na televisão. Mas defi-nitivamente esse não é o caso de vanessa gerbelli. Mesmo com um corpo de fazer inveja em muitas mulheres, a atriz entrega que, aos 38 anos, foi na pele da estonteante divina de “vidas em Jogo”, da record, que teve suas curvas desco-bertas por parte do público. “Nunca fui exibicionista. a vulgaridade é muito confundi-da com sensualidade e, então, essa foi uma postura adotada por mim. agora, percebo gen-te me olhando, esperando que eu levante a perna para ver se aquilo tudo que enxergam na tevê é meu”, diverte-se.

Na história de cristian-ne Fridman, divina começou casada com o nordestino se-verino. Mas passou boa par-te dos primeiros meses da novela traindo o marido nos braços do malandro ernesto, de leonardo vieira. cenas pi-cantes, normalmente grava-das com pouca roupa. e que – o diretor alexandre avan-cini sempre frisou – exigiam uma entrega condizente com todo o fogo que os persona-gens carregavam no texto. algo que até poderia deixar a atriz sem graça, mas ela jura que isso não aconteceu. “ve-nho aprimorando meu relaxa-mento na hora de entrar em cena. Não eram sequências complicadas no texto ou mo-vimentação. só necessitavam mesmo de despojamento.

brincamos muito no ‘set’”, assegura.

Por se tratar de uma per-sonagem adúltera e envol-vida com um mau-caráter, vanessa sabia que havia o risco de divina ser vista com ares de vilã por parte do pú-blico. Por isso mesmo, tratou de aproveitar qualquer tra-ço dramático em suas cenas para humanizá-la ao máximo. Principalmente no que diz respeito à relação dela com os filhos daniel e Jaqueline, vividos por guilherme Prat-tes e Julia Tannus. “divina tinha cenas muito boas com as crianças. e não só a mater-nidade, mas também o fato de ela ter ajudado a levantar o restaurante com o marido. isso ajudou a deixá-la mais humana”, avalia a atriz.

contratada da record des-de 2005, vanessa emplaca seu sexto trabalho na emisso-ra. o primeiro, em “Prova de amor”, marcou a estreia como vilã nas novelas, na pele da sequestradora elza. em segui-da, vanessa teve um filho e só voltou ao ar em 2007, como a mocinha alice de “amor e intrigas”. chegou a partici-par, em 2009, de um episódio da série “a lei e o crime”. e começou a gravar, no mes-mo ano, a minissérie bíblica “a História de ester”, como a malvada Zeres. No final do ano passado, interpretou a mãe dos cantores chitãozinho e Xororó no especial “Nasce-mos para cantar”. “estão sen-do bem bacanas comigo por-que não fico emendando uma coisa na outra. acho que três

novelas e uma minissérie em seis anos é uma conta boa”, valoriza.

artisticamente, o discur-so de vanessa parece mesmo de satisfação. uma de suas vontades para o futuro é po-der se aventurar na direção. um desejo que provavelmen-te será colocado em prática nos palcos. “Teatro sempre me fascinou. Mas acho que, no brasil, as pessoas ainda pensam apenas na diversão, em risadas quando procuram uma peça. É claro que isso tem de existir, mas um espe-táculo também pode servir para questionar e informar”, critica ela, que atualmente está em cartaz no musical “emilinha e Marlene – as rainhas do rádio”, onde in-terpreta a cantora emilinha.

Jogo de sedução

arte na veiaa primeira vez que vanessa

gerbelli atuou foi aos 7 anos, em uma peça da escola. dali, seguiu com o teatro amador até os 18, quando finalmente começou a se apresentar profissionalmente como atriz. Mas, antes disso, com 14, começou a se dedicar também à música, chegando a formar uma banda com o irmão. com 15 anos, já se apresentava na noite – preci-sava sempre da autorização dos pais – cantando um repertório tí-pico de bailes. “Fiz aulas de canto durante muito tempo. Também participei de vários musicais, mas minha carreira de cantora estava parada há 10 anos. recomeçou agora, quando comecei a viver emilinha no teatro”, explica.

vanessa também divide seu tempo com a pintura. Formada em artes plásticas, a atriz tem quadros seus ornamentando sua própria casa e também espaços de alguns amigos. Porém, por enquanto, ainda não conseguiu promover um encontro entre suas pinturas e seu trabalho como atriz. “o meio das artes plásticas é ex-tremamente elitizado, enquanto a tevê é bem popular. sinto que mi-nhas criações são bem aceitas por profissionais da área, mas acho complicado expor”, argumenta.

luiZa daNTas/carTa Z NoTÍcias

Em “Nascemos para Cantar”, Vanessa apareceu cantando “Cortando Estrada”, música composta por Mário Lima, pai de Chitãozinho e Xororó.

vanessa se tornou muito conhecida quando interpretou a batalhadora Fernanda de “Mulheres apaixonadas”, na globo, em 2003. a personagem morreu vítima de uma bala perdida em um tiroteio no meio do leblon, na Zona sul carioca.

A atriz comprou os direitos da peça “Cenas de um Casamento” e já está em busca de patrocínio para montá-la.

instantâneas

Page 16: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

16 culiNÁria Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

os pratos mais badalados da Tv brasileira

Pão de calabresa

Massa45 g de fermento fresco2 colheres (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de óleo1 colher (chá) de sal250 ml de água em temperatura ambiente600 g de farinha de trigo aproximadamenteMontagem300 g de calabresa passada pelo processadorFinalização4 gemas200 g de parmesão ralado grosso

ingredientes

Trouxinhas de lombo

9 claras75 g de fécula de batata150 ml de água1 colher (sopa) de óleo300 g de lombo de porco moído½ colher (sopa) de gengibre ralado1 dente de alho amassado1 colher (chá) de vinagre de maçã1 colher (sopa) de molho shoyu1 colher (chá) de óleo de gergelim2 colheres (sopa) de salsa picadinhasal a gosto

ingredientesModo de preparo

receita retirada do programa “Mais você”, da rede globo

Tv globo/divulgação

baNd/divulgação

atenção, leitor! envie suas sugestões de receitas para o e-mail [email protected]

carne louca

Carne3 colheres de óleo1 kg de lagarto2 dentes de alho2 folhas de louro1 cebola1 cubo de caldo de carne1 xícara de vinho tintosal a gostoÁgua para cozinharMolho½ xícara de pimentão vermelho fatiado

½ xícara de pimentão amarelo fatiado2 cebolas fatiadas1 xícara de molho de tomate2 colheres de vinagre½ xícara de azeitona verde picada½ xícara de salsa picada Outros10 pães franceses2 tomates picados400g de massa de sua preferência

ingredientesreceita divulgada no programa “Hoje em dia”, da rede record

Tv record/divulgação

receita veiculada no programa “dia a dia”, da band

Modo de preparo

Modo de preparoem uma panela de pressão, dourar a carne com um pouco de óleo. colocar a cebola e o alho. Por o louro, o vinho, o caldo de carne e água suficiente para cozinhar. depois de cozida, tirar a carne para fatiar e no caldo que sobrou a cebola, os pimentões, o vinagre, a azeitona e a salsa. acertar o sal.Outrosabrir os pães e rechear com a carne, o molho tártaro e o tomate.Massacozinhar a massa em água e sal. reservar.desfiar a carne, cortar tomates em cubo, aquecer e misturar na massa.

bata no liquidificador o fermento, o açúcar, o óleo, o sal e a água até formar uma mistura homogênea. retire a mistura do liquidificador e adicione a farinha até obter uma massa consistente. divida a massa em duas partes. abra a massa e espalhe o recheio e, em seguida, enrole a massa como um rocambole. corte o rocambole no sentido do comprimento e faça uma trança com o recheio voltado para cima. Pincele as gemas e polvilhe o parmesão. deixe crescer até dobrar de volume e, depois, leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 25 a 30 minutos ou até que esteja totalmente dourado.

Numa tigela, coloque as claras e bata ligeiramente. adicione a fécula de batata e a água e mexa até ficar macio. com uma escumadeira retire toda a espuma. aqueça uma frigideira antiaderente untada com óleo e despeje uma porção de massa para cobrir o fundo.cozinhe por +/- 1 minuto. retire com uma espátula e coloque numa superfície plana e cubra com um pano. repita o mesmo procedimento até terminar a massa. coloque numa tigela o lombo de porco, o gengibre, o alho, o vinagre de maçã, o molho shoyu, o óleo de gergelim, a salsa e sal a gosto, misture bem e leve à geladeira por 20 minutos. Não retire a gordura do lombo de porco, pois ela ajuda a dar liga à massa. Para formar cada trouxinha, coloque uma porção de recheio de lombo de porco no centro da massa, junte as laterais e aperte para unir. amarre cada trouxinha com uma cebolinha. coloque uma panela de vapor para ferver com um ramo de alecrim, forre a “cesta” da panela com folhas de repolho, ou couve, coloque as trouxinhas e cozinhe por +/- 10 minutos com panela tampada. retire da panela e sirva em seguida. (dica as folhas de couve ou repolho são para que as trouxinhas não grudem na cesta).

Page 17: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

17eNTreTeNiMeNTo/HorÓscoPo Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

Uma aeromoça loira chegou para um passageiro e perguntou:- O senhor quer jantar?E o passageiro:- Quais são as opções?A aeromoça loira respondeu:- Sim ou não!

Horóscopo

BÓris – POR DUKE

cruzadas diretas

sua argumentação será convincente e pode ser um momento interessante para ter aquela conversa necessária. Provavel-mente, acontecerão algumas atividades em colaboração com parentes próximos.

Gêmeos21/5 a 20/6

Neste período poderá haver uma maior conscientização de sua vida pessoal e do-méstica. Terá novas e boas ideias e agirá com mais maturidades na resolução de pro-blemas. esta será uma semana mais suave.

cânçer21/6 a 217

se lhe fizerem uma proposta boa demais neste período, seja muito cuidadoso e ve-rifique primeiro se não é uma cilada. en-quanto isso, na vida afetiva é hora de levar o companheirismo mais a sério.

Áries21/3 a 20/4

Não deixe que o mau humor e a irri-tação o impeça de aproveitar as boas oportunidades que agora lhe batem a porta. Promova positivamente todos os seus interesses.

Touro21/4 a 20/5

Para evitar problemas de concentração no trabalho, o ideal é que se pratique ativida-des físicas, para descarregar o excesso de energia. Talvez algo aconteça que te force a mudar seus planos.

leão22/7 a 22/8

Pode reencontrar amigos antigos e ter momentos muito felizes com eles. Tal-vez você agora venha a compreender um acontecimento que não havia compreen-dido no passado.

virgem23/8 a 23/9

Período para tomar consciência de si mesmo. Pode haver um conflito a partir do momento que você negar suas neces-sidades pelo conceito do dever. o dever primeiro é para consigo mesmo.

libra23/9 a 23/10

Planeje e refaça melhor suas estratégias. a palavra certa e educada sensibiliza e tem poder às vezes muito superior ao da agressividade. use sua inteligência para passar por isso da melhor maneira.

escorpião23/10 a 21/11

avalie-se pelas suas próprias necessida-des e critérios nesta semana que virá. Não se meça pelos outros. cuide-se e cure-se emocionalmente. busque o auto-conhecimento.

sagitário22/11 a 21/12

será mais requisitado pelos amigos. isso fará deste um bom momento para reali-zar atividades em grupo, com ideal em comum ou apenas se reunir para passar o tempo ou ter um bom papo.

capricórnio22/12 a 20/1

cuidado com a exacerbação do ego e, também, com os gastos extravagantes. os aquarianos poderão ter dificulda-des de entender-se com as pessoas com quem têm relacionamentos ínti-mos ou sócios.

aquário21/1 a 19/2

conhecimento e compreensão che-garão até os piscianos por intermé-dio da filosofia ou religião. este será um momento favorável para estudos, concursos, processos judiciais e as viagens longas.

Peixes20/2 a 20/3

as crianças de leão são exuberantes, dão o que falar e querem ser notadas. as virginianas são muito observadoras e tiram rápidas conclusões do comportamento adulto. doces e afáveis, os bebês librianos são sorridentes e curiosos. o pequeno de escorpião já mostra grande força interior.

Por Marilda Ferraresi

No aviÃo

Page 18: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

18 aGiTo culTural Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

cinema

semana promete música para todos os gostos

Mc andrezinho shockPara quem é fã de carteirinha do funk carioca, o próximo sábado, dia 22 de outubro, será uma grande noite. o autor dos hits de sucesso “injustiçado”, “a vida é tipo roda gigante” e “destino implacável”, andrezinho shock, fará uma única apresentação na casa de shows Fabric Hall. Também haverá apresentação de diversos dJ’s antes do show com o Mc do rio de Janeiro, que busca sempre retratar a realidade e o cotidiano do brasileiro.a casa fica na rua equador, 1920, no bairro Progresso. o local abrirá as portas às 23h. os interessados em mais informações sobre o evento podem entrar em contato pelo telefone (31) 8809-8872.

luan santanaas fãs do ídolo teen luan santana que ficaram desapontadas por ele não tocar no exposete deste ano já podem parar de chorar. Na próxima sexta--feira, dia 21, às 22h, o cantor estará em sete lagoas para fazer um show para um público estimado em 10 mil fãs calorosos. o evento, organizado pela Top Produções, acontecerá no estacionamento do shopping do bair-ro eldorado, que fica na rua otávio campelo ribeiro, 2801. os ingressos para assistir ao show já estão no 2º lote, com o valor de r$ 30 (pista) e r$ 50 (viP). caso as vendas ultrapassem para o 3º lote os valores passam a ser r$ 35 (pista) e r$ 60 (viP). os ingressos do show são vendidos na loja limão de gravata, que fica na rua Plácido castro, 155, no centro, e, também, na loja da Top Produções no shopping. Mais informações pelo telefone (31) 3776-7825.

Os Três Mosqueteirosclassificação 12 anos – a clássica história de d’artagnan e os Três Mosqueteiros, que já teve diversos filmes gravados, chega ao cinema pela primeira vez com a tecnologia 3d e repleta de efeitos especiais. a nova adaptação do romance histórico, que é a obra prima do escritor francês alexandre dumas, de 1844. a nova versão é protagonizada por logan lerman (d’artagnan), ray stevenson (Porthos), luke evans (aramis) e Matthew Macfadyen (athos).cineplex 3d – 14:00 - 16:20 (dub) - 18:40 - 21:00 (leg)

Premonição 5classificação 16 anoscineplex 1 – 14:20 - 16:30 - 18:40 - 20:50 (leg)

Amizade Coloridaclassificação 12 anoscineplex 4 - 14:10 - 18:30 (leg) Zelador Animalclassificação livrecineplex 2 - 15:00 - 17:00 - 19:00 - 21:00 (dub)

Professora Sem Classeclassificação 14 anoscine Fox - 20:30 (leg)

Sem Saídaclassificação 14 anoscineplex 4 - 16:20 - 20:40 (leg)

Homem do Futuroclassificação 12 anoscine Fox - 16:00 - 18:10 - 20:20 (leg)

Manda Chuvaclassificação livrecine Fox – 16:10 – 18:20 (dub)

el’som da Terra

Futuro das crianças

o opinião Pub está promovendo hoje um show que, segundo a própria casa, será “um louco domingo apocalíptico”. o evento começa a partir das 21h e contará com um mega show da banda el’son da Terra, que tocará músicas próprias e também clássicos do rock’n roll, passando por raul seixas, Queen, Zé ramalho e cazuza. o opinião Pub está na avenida antônio olinto, 1144, no centro de sete lagoas. Quem estiver interessado em obter maiores informações basta entrar em contato pelo telefone (31) 9725-0502.

acontecerá na próxima quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, um evento que é de interesse de toda a população de sete lagoas. Proteger o futuro das nossas crianças e adolescentes é a melhor forma que garantir um amanhã melhor para a nossa cidade, por isso o conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente de sete lagoas (cMdca/sl) organizou a vii conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente. a conferência acontecerá no auditório do senai, que fica na avenida Prefeito alberto Moura, 60, no bairro das indústrias. Quem estiver interessado pode se inscrever no site da prefeitura www.setelagoas.mg.gov.br ou buscar mais informações pelo telefone (31) 3774-1677 ou na sede do cMdca, que fica na rua américa, 313, bairro Jardim cambuí.

escândalo!a companhia Teatral arte cínica estreia a peça “escândalo!” neste fim de semana em sete lagoas. o espetáculo começou ontem, dia 15, mas a programação segue pelos próximos dias. Hoje e amanhã, haverá apresentação às 20h30. Já na terça-feira, dia 18, o horário será às 20h. a peça “escândalo!” será exibida na casa da cultura Francisco Timó-teo Pereira, que fica na avenida getúlio vargas, 91, no centro. a ence-nação é um apelo à sociedade que protesta por soluções concretas em relação à juventude marginalizada, o que leva o público à reflexão. a peça ainda reflete o preconceito existente no submundo das drogas e da prostituição. Quem estiver interessado em mais informações deve entrar em contato pelo telefone (31) 8704-6402.

divulgação

divulgação

divulgação

PreçosCineplex – Shopping Sete Lagoasrua otávio campelo ribeiro, 2801, eldoradoPreços: segunda a quinta – r$ 8 (inteira) r$ 4 (meia)Terça maluca - r$ 5 (inteira) – r$ 2,50 (meia)sexta a domingo/Feriado – r$12 (inteira) r$ 6 (meia)ingresso 3d – segunda a Quinta – r$ 10 (inteira) r$ 5 (meia)sexta a doming/Feriado – r$16 (inteira) r$ 8 (meia)

Fox Cine Cluberua Nicola lanza, 140, centrosegunda a quinta – Preço único r$ 6Quarta casal – r$ 8 (exceto feriados)sexta a domingo – r$12 (inteira) r$ 6 (meia)

Page 19: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

19reseNHa esPorTiva Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

O ano vai acabar no dia 4 de dezembrobelo Horizonte, apesar

de todo o marketing, sempre soube que receber a abertu-ra da copa de 2014, na rea-lidade, nunca passou de um sonho. Mas sete lagoas ga-rantiu um direito não menos nobre: assistir àquele que pode entrar para a galeria dos mais inesquecíveis clás-sicos entre cruzeiro e atlé-tico. a partida que, muito provavelmente, irá decidir o futuro de pelo menos um dos rivais em 2012, marcada para o próximo dia 4 de dezembro, na arena do Jacaré, promete bastante.

os mineiros vão muito mal no campeonato brasilei-ro, não estarão disputando o título nacional nem vaga em competição sul-americana. brigam para permanecer na primeira divisão. isso tem um

significado muito importante. acima de todas as perdas fi-nanceiras, da desvalorização da marca, está em jogo a hon-ra de cada clube. cair para a série b significa também trair uma nação de torcedo-res. Muitos deles encontram, naquela paixão saudável pelo time do coração, algo além do entretenimento, mas um “es-tilo de vida”: ser atleticano, ser cruzeirense.

Pela situação dramática de galo e raposa na tabela, a ri-validade que cerca o clássico já começou a ser curtida. até lá, muita coisa irá acontecer, não estando descartada mais que-da de treinador, dispensa de jogador e guerra de bastidores, que certamente irá aumentar a temperatura com o andamento das próximas rodadas. Hoje, os dirigentes têm preferido ficar

calados ou só falar na hora ne-cessária. sabiamente, já que os resultados ou a falta deles tor-nam o discurso vazio.

Matemática simples

então, vejamos. Há nove jogos do fim do brasileirão, atlético e cruzeiro estão ato-lados. o galo tem 30 pontos, na zona de rebaixamento, e o cruzeiro, com 31, está na porta. Pelas projeções atuais, para continuar na elite, cada um teria que vencer 5 dos seus 9 jogos restantes. Para entrarem despreocupados no fatídico 4 de dezembro, pre-cisariam, então, de 5 vitórias em 8 partidas. É bom lembrar que a raposa já acumula dez rodadas sem vencer e hoje, às 16h, na arena do Jacaré, recebe o corinthians, líder do campeonato. Já o galo, que

passou a respirar um pouco melhor com a vitória sobre o santos por 2 a 1 no meio da semana, tem a dura missão de desafiar o vice-líder vasco, às 18h, em são Januário.

Inquietação

Para os dois maiores clu-bes do estado, ganhar o cam-peonato Mineiro, por exemplo, passa longe da importância de garantir o direito – que anti-gamente era sagrado – de fi-gurar entre os grandes do país na primeira divisão nacional. sendo assim, esse cenário atu-al já é capaz de esquentar os bastidores do clássico da úl-tima rodada. É possível ouvir, por todos os lados, previsões ou projeções das mais diver-sas. se um já tiver caído, fará de tudo em campo para levar o outro junto para a segundona?

o que aconteceria caso ambos necessitassem de um empate, haveria o chamado jogo de compadres? e, se apenas um precisasse do resultado, os bastidores conspirariam a fa-vor de uma “união do futebol mineiro” e haveria facilitação? são situações factíveis que es-tão no imaginário do torcedor e, certamente, inquietam qual-quer dirigente de clube.

Em tempo

Falei que o clássico está marcado – e confirmado na cbF – para a arena do Jaca-ré. Mas estamos tratando de futebol brasileiro. É claro que não está descartada uma revi-ravolta. a diretoria do cruzei-ro, mandante do jogo, pode resolver transferir para outro estádio, como já fez neste campeonato.

Geremias SenaJornalista

Para entrarem despreocupados no fatídico 4 de dezembro, precisariam

de 5 vitórias em 8 jogos.“ ”

Page 20: Jornal Domingo Em casa 15ª ediçao

20 esPorTes Domingo em Casa • 16 a 22 De De outubro De 2011

Jogo difícil para o Jacaré

seTe laGoas No domingo passado, o time do Jacaré perdeu de 2 a 1 para a equipe do Social de Coronel Fabriciano

Galo segue vivoa vitória do atlético

sobre o santos de Ney-mar serviu para lavar a alma e manter viva a es-perança de escapar do rebaixamento. o time de cuca teve outra postura em campo, jogou do jeito que o torcedor gosta, com raça, vibração e compro-metimento. além disso, o galo mostrou equilíbrio e não se abateu com o em-pate do santos. Pelo con-trário, teve atitude para buscar a vitória sem o de-sespero dos jogos anterio-res. Hoje, o desafio será contra o vasco, em são Ja-nuário, e não pensem que será fácil, mas tudo é pos-sível quando acreditamos e reconhecemos o nosso potencial. Tem que ter fé galo...

Esperança renovadaTem coisas que só acon-

tecem no futebol: como explicar o fato de o améri-ca sempre jogar bem e de-pois sair derrotado. Pois é, semana passada, foi o contrário: o coelho jogou mal e, mesmo assim, go-leou o ceará. a vitória deu novo fôlego ao Mecão que promete lutar até o fim contra o rebaixamento.

Equilíbrio emocionalÉ difícil identificar o

responsável pelo jejum que atormenta o cruzeiro. após o empate com o bahia, che-gou a dez jogos sem vitó-ria e ainda não venceu no returno. o técnico wagner Mancini terá de realizar um trabalho psicológico para recuperar a autoesti-ma dos jogadores, visivel-mente abatidos pelo atual momento da equipe. Falta vibração, ousadia e con-fiança, a alegria de jogar futebol deve ser resgatada. Quem sabe a reação come-ce hoje diante do corin-thians. a motivação pode fazer a diferença. afinal de contas, o cruzeiro tem am-

plas condições de vencer os paulistas.

Novo líder do Brasileirocruzeiro e atlético po-

dem definir hoje o novo lí-der do brasileiro. em caso de vitória das duas equipes contra corinthians e vasco, o botafogo tem a chance de as-sumir a ponta e entrar de vez na briga pelo título. como o time da estrela solitária joga em casa contra o atlético Pa-ranaense, adversário direto dos mineiros na luta contra o rebaixamento, poderíamos dizer que seria uma troca de favores.

Luto no CruzeiroFaleceu na semana pas-

sada, dalmar Pinto, o ex-jo-gador, de 69 anos, que jogou no cruzeiro de 1963 a 1966, onde foi tricampeão mineiro e campeão da Taça brasil. o antigo ponta-esquerda ficou conhecido por ter marcado o primeiro gol celeste no Minei-rão, em 1965. dalmar ainda marcou nove gols na vitória do cruzeiro sobre o renas-cença, por 16 a 0, em 1966. a façanha o fez entrar para his-tória como recordista de gols em uma mesma partida.

Aniversário do reieste mês de outubro é mar-

cante para a vida e carreira de Pelé. Primeiro, porque foi no dia 23 de outubro de 1940, que nasceu em Três corações, edson arantes do Nascimento, o rei do Futebol e atleta do século. em 20 de outubro de 1957, Pelé, então com 16 anos, estreou pelo santos no Paulis-ta. e em 2 de outubro de 1974, Pelé deixou o futebol brasileiro, após o santos vencer a Ponte Preta por 2 a 0. e foi também no dia 1º de outubro, de 77, que Pelé despediu-se oficial-mente do futebol, no amistoso em Nova York, nos estados uni-dos, entre cosmos e santos. o rei jogou um tempo para cada equipe e fez um dos gols da vi-tória de 2 a 1, do cosmos, numa cobrança de falta.

Enio LimaNarrado esportivo

coMuNicação deMocraTa Fc

democrata estreia com derrota na segunda fase e busca recuperação hoje em araxá

o democrata faz hoje, às 10h, sua segunda partida pela segunda fase da 2ª divisão do campeonato Mineiro. o time de sete lagoas vai até araxá, para enfrentar o time da casa no estádio Fausto alvim. o araxá vem fazendo boa campanha e é apontado como um dos favo-ritos da chave. a força do time do alto Paranaíba pode ser me-dido pelo tamanho de sua folha de pagamento – em torno de r$ 200 mil por mês, um valor próximo ao costumam investir os times da primeira divisão do interior do estado.

o araxá tem jogadores de peso, como o goleiro rodrigo Posso, ex-cruzeiro e campeão mineiro em 2005 pelo ipatinga. aos torcedores alvirrubros resta apenas torcer à distância para que o democrata consiga furar

a defesa da boa equipe araxaen-se que, jogando em casa, conta com apoio de sua torcida. a es-perança é tentar repetir o feito do contagem, time sem tradição, mas que conseguiu vencer o ara-xá na sua estréia. o contagem será o próximo adversário do democrata. Na primeira fase, o time sete-lagoano perdeu uma partida e empatou a outra com o contagem.

Estreia com pé esquerdoo Jacaré deixou toda a tor-

cida confiante, após terminar a primeira fase da campeonato em segundo lugar na sua chave, mas acabou decepcionando um público de mais de mil pessoas no último domingo em sua es-treia na segunda fase. o demo-crata começou vencendo, após marcar um gol de pênalti aos

33 minutos do primeiro tempo com o artilheiro dinei. Porém, apenas 2 minutos depois, caio, do social de coronel Fabricia-no, acabou com a festa da tor-cida alvirrubra.

com o jogo empatado, os torcedores mantiveram a es-perança no segundo tempo da partida, acreditando na prepa-ração física dos jovens atletas do democrata. Mas, a equipe do social conseguiu se sair melhor, com muita técnica, e marcou outros dois gols, com gil, aos 25 minutos, e robinho, aos 31.

acontece hoje o segundo dia do 4º rallye de sete lagoas, organizado pelo rallye clube de Minas gerais. o evento contará com cerca de 15 duplas – piloto e copiloto, ou navegador. a estimativa é que cerca de 5 mil pessoas pres-tigiem o evento. ontem aconteceu o reconhe-cimento das especiais, a largada promocional

e o desfile promocional do evento. Já hoje, às 7h30 acontece a largada do primeiro carro a participar da competição. Às 15h acontece a super Prime e Premiação. o evento será no estacionamento do shopping do bairro eldo-rado. Mais informações nos sites www.rallye-clube.com.br e www.fma.com.br .

Rallye

rÁPidas

Próximos jogos do democrata

12/10 10h araxá x democrata sl estádio Fausto alvin

17/10 20h10 democrata sl x contagem arena do Jacaré

23/1010h contagem x democrata sl campo do Frimisa

30/10 10h democrata sl x araxá arena do Jacaré

02/1110h social x democrata sl estádio louis ensch

Classificação (Chave D)Posição eQuiPe P v e d gF gs s1º social: 3 1 0 0 3 1 22º contagem 3 1 0 0 2 1 13º araxá 0 0 0 1 1 2 -14º democrata 0 0 0 1 1 3 -2