Transcript
Page 1: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

INSEGURANÇA

Barbalha aterrorizada pela falta de segurança ÚLTIMAS | pág. 8

INIcIAÇão Ao ESpoRtE

parque das timbaúbas será sede da vila olímpica

ApITo | pág. 8

NA vIlA Santa Terezinha, as obras paralisadas dificultam o acesso dos moradores de várias ruas

coLunA donIzeTe | pág. 3

Os juízes Ângelo Vettrazzi e Rômulo Veras Holanda concederam liminar ao secretário de Governo do Crato, Rafael Branco, ao empresário Laercio Teles e ao servidor Haoni Caiene, que proíbe o vereador Roberto Anastácio, o “Bebeto”, de citá-los em seus posts nas mídias sociais, sob pena de R$ 1 mil por palavra, a cada dia de publicação.

Justiça impedevereador defazer postagens

BARBALHA

De 11 a 17 De Fevereiro De 2014 ano 15 número 2626 Preço: r$1,50

www.jornaldocariri.com.brO periódico do Cariri independente

Denúncia de mensalinho pode cassar 18 em Juazeiro

obras paralisadas e material saqueado

Darlan provoca Mp

A eleição para a mesa diretora da Câmara de Juazeiro do Norte poderá ser anulada e levar à cassação de 18 dos 21 parlamentares da Casa, caso as denúncias de compra de votos durante o processo eleitoral sejam comprovadas. As acusações do vereador Darlan Lobo, ex-presidente interino, serão apuradas pelo Ministério Público do Estado (MP-CE). Durante a eleição, Darlan

requereu cópias do áudio e da ata da sessão para juntar ao depoimento dado aos promotores Silderlânio do Nascimento e Lucas Azevedo. Além da compra de votos, Darlan denunciou um esquema para a rejeição do relatório da CPI do Ar-Condicionado, votado no mesmo dia. O MP já abriu investigação e deve convocar as primeiras testemunhas em breve. poLÍTIcA | pág. 3

jovEm cAmpEã

Giovanna Hercília é a promessa do motocrossApITo | pág. 8

poLÍTIcA | pág. 6

MeTRopoLITAnA | pág. 7

poLÍTIcA | pág. 6

MenSALInHo no cRATo

vereadores depõem e negam extorsão

pARedÕeS de SoM

Saiba mais

O Ministério Público do Estado (MP-CE) ouviu, na última semana, mais sete depoimentos de vereadores da Câmara do Crato, sobre as denúncias de extorsão e compra de votos para de-saprovação das contas do ex-prefeito Samuel Arari-pe. Diferente dos cinco pri-meiros depoimentos, os ve-readores desqualificaram a denúncia e afirmaram des-conhecer o esquema.

poLÍTIcA | pág. 6

Gislan de Sousa

cARIRI

cRATo

O vereador Bosco Vidal (PR) denuncia que várias obras na zona urbana e rural de Barbalha estão paralisadas. Ainda de acordo com o parlamentar, em algumas dessas construções, o material estaria sendo saqueado por populares. O secretário de Obras do Município, Roberto Grangeiro, diz que depende da liberação de verba para dar continuidade às atividades.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está entre as constribuições mais ignoradas pela população de Juazeiro, Barbalha e Caririaçu. A constatação é feita pelas Secretarias Municipais de Finanças, a partir dos seus recolhimentos anuais. De acordo com os órgãos, o índice de inadimplência, nesses municípios, chega até 75%. Segundo as secretarias, a falta de pagamentos tem refletido em déficit nos cofres públicos, comprometendo alguns serviços e obras nas cidades.

Inadimplência com o IptU chega a 75%

Polícia intensifica combate à poluição sonora em juazeiro

Page 2: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 11 a 14 de FeVeReiRo de 20142

A SEGUNdA etapa do mercado público municipal não foi feita. A população da vila Santa terezinha, há tempos, espera por calçamento. Até agora, só pedras e areia foram deixadas no local. veReAdoR BoSco vIdAL, BARBALHA

“ “

Opinião

cARtAQue vergonha saber de tantos desvios de recursos públicos em Juazeiro. Se cada centavo desses fosse investido na educação, saúde e outras melhorias, em vez de cair somente nas contas bancárias de certos políticos... Enquanto isso, não há nem um hospital de vergonha para atender a população com qualidade. Estamos sendo pisoteados pela corrupção dos ‘nossos representantes’.

pAuLInA SoAReS, JuAzeIRo do noRTe

SEXtIlHAA LUZ DA PEQUENA VELAVENCE ENORME ESCURIDÃOCOISAS RUINS QUE JÁ PASSARAMA LEMBRANÇA TRÁSLIÇÃOQUEM FITA O CÉU E CAMINHAERGUE-SE DA AFLIÇÃO!

WeLIngTon coSTA

Diretor-presidente: Donizete ArrudaDiretora de Redação: Jaqueline FreitasDiretoria Jurídica: Vicente AquinoEstagiários: Amanda Salustiano e Joaquim JúniorDiagramação: Evando F. MatiasFotos: Serena Morais

Fundada em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação da Editora e Gráfica Cearacom LtdaCNPJ: 15.915.244/0001-71

Conselho EditorialGeraldo Menezes Barbosa, Francisco Huberto Esmeraldo Cabral, Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho.

Administração e RedaçãoRua Pio X, 448 - Bairro SalesianosCEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte Ceará - Fone 88 3511.2457

Departamento Comercial | [email protected] Redação | [email protected]

Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905 - sala 05 - Fone: 85 3462.2600Sucursal Brasília: Edifício Empire CenterSetor Comercial Sul - sala 307 -Brasília - DF.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

Fale conosco

o pERIGo dA NAtURAlIzAÇão

palavra de FéPr. Jecer GoeS

Na campanha eleitoral para presidente da república do Brasil, quando Luís Inácio Lula da Silva conquistou seu segundo mandato, ouvi e fiquei a imaginar no discurso do senador Cristovam Buarque.Disse ele: “Meu Deus, onde estão os intelectuais desse País que não se manifestam sobre essa situação de caoticidade que tem se abatido sobre essa Nação”?

Buarque se indignava com o silêncio e a omissão daqueles que podem chamar o povo à uma reflexão e não chamavam. Se indignava com os honestos, sinceros e idôneos para com o povo e demonstra-vam omissão. Iniciava ali a teoria da naturalização de tudo nesse país.

Tudo é normal. A criminalidade, a violência no trânsito, o caos na educação e na saúde, a corrupção descarada dos políticos, o desvio do dinheiro público, a relapsidade do erário, o descaso para com o pa-trimônio nacional, a secularização das leis e da justiça, etc.

Todo dia, o dia todo, a mídia, em todas as suas escalas, nos in-forma sobre estas mazelas sociais e, nós, o povo, sequer tomamos ciência, ou se tomamos, ignoramos, como quem quer dizer, ‘e eu com isso’?

Ora, se tenho a garantia de uma bolsa beneficente, porque te-nho que me indignar, problematizar, criticar, buscar meu valor como cidadão? - ora, tudo é normal, tudo é natural acontecer, o que me importa?

Desculpe, passamos da hora de combater as falsas verdades a nos pregada por quem tem interesse em nos administrar, gerir nos-sos destinos; o homem foi produzido e formatado para ser um sujeito pensante e falante, isto é, refletir e através de um senso crítico, anali-sar fatos e coisas.

o cenário de nossa realidade chama atenção para o escândalo da existência de tanta corrupção, maltratando e explorando o cidadão brasileiro que trabalha para engrandecer essa Nação.

Urge, buscarmos com denodo, mudanças estruturais, pensando nos nossos filhos e netos, proporcionando através de nossa decisão, uma educação que eduque, uma saúde que trate, uma segurança que protege, um estado que cuide, políticos éticos que nos orgulhe.

A bíblia sagrada, desprezada por muitos, trata as questões sociais com muita seriedade. Sua defesa em prol do homem data desde o primórdio. o criador sempre teve em mente um sujeito saudável, próspero, organizado, ético e responsável.

Quem lê os livros dos profetas Jeremias, Isaias, Amós, Miquéias, etc, depara-se com normas em que juízes, políticos, sacerdotes são convocados a conhecerem a ‘justiça, o juízo, a ética, a equidade e a verdade’, quando no trato com a sociedade.

Somente a ‘problematização’, isto é, aprofundar-se nas questões, analisar através de um olhar vibrátil os fenômenos sociais, inquirir, ar-guir, perguntar, etc; nos fará e nos levará à uma sociedade mais justa e mais próspera. Pense nisso.

deus Abençoe!

CHARGE

Quando o Rádio completa 90 anos de sua implantação em nosso país, continuo a admirá-lo, escutá-lo (principalmente AM) e considerá-lo o veículo de comuni-cação nº1 de um povo.

Desde minha infância, sintonizei aqui em Crato as emissoras AM da região (Araripe, Iracema, Progresso, Educadora, entre outras). Vale lembrar, também as Rádios Difusora e Alto Piranhas, de Caja-zeiras, Sociedade de Salvador, Rádio Clu-be (uma das primeiras do Brasil) de Reci-fe, que tinha como slogan: “Pernambuco falando para o mundo”. Não esqueço a Rádio Guanary de Belo Horizonte, Bra-sil Central de Goiânia, Bandeirantes de São Paulo, Atalaia de Acaraju, Liberdade, também de Acarajú capital do estado em que nasceu um dos meus maiores ídolos: José Augusto, o sergipano.

Metade dos anos 60, início dos anos 70 e toda a década de 80, foi o período em que acompanhei as programações dessas e outras emissoras do país. Programação musical de boa qualidade,transmissões esportivas com os mais laureados locu-tores esportivos do nosso rádio AM, no-ticiários dos mais precisos, com narrações informativas detalhadas, precisas. Os

programas musicais nordestinos, com a nossa autêntica música (O forró, o baião, o xote, o arrasta-pé, o xaxado). Correio sertanejo, na cinquentenária Rádio Irace-ma com a apresentação do admirável Ma-ciel Silva, Ritmo do Nordeste, na também cinquentenária Rádio Araripe, na comu-nicação de Zé Moreira e tantos outros que tive a alegria de ouvir em várias emissoras do meu querido Nordeste.

Quero deixar registrado nesse pequeno comentário os nomes dos valorosos radia-listas do meu Cariri, radialistas esses que informaram, trouxeram entretenimento, música e alegraram os dias e noites do ho-mem, da mulher, do jovem, da criança, seja na cidade, seja no meio rural. Alguns conti-nuam em atividade até os dias de hoje.

Heron Aquino, Aderbal Carvalho (nar-radores esportivos), Maciel Silva, Campos Júnior, Robledo Pontes, Cirilo Cardoso, José David Gadelha (Dezim), Huberto Cabral, Gilberto Pinheiro, Osvaldo Alves de Sousa, Almerio Carvalho, Evandro Be-zerra, Mitermaia de Olinda, Roberto Silva, Alcely Sobreira, João Eudes, Wellington Amorim, Coelho Alves, Geraldo Alves (Tio Gê), Foguinho, Carlos Alencar, Rejane Limaverde, Leny Sobreira, Tereza Siebra, Campos Neto, Ruy Lemos, Paulo Penha, J. Alcides, João Sobreira, Dário Maia Coim-bra (Darim), Antônio Libério, João Hilá-rio, Nildo Braz, Belarmino Oliveira, José Jesus de Almeida, Fco. Alexandre, Helton Aguiar, Mazinho, Favela, Juscelino Leal, Francimilton Diniz, Marco Valério, Delton Sá, Weliington Oliveira, Antonio Vicelmo,

Lindemberg de Aquino, Wilson Rodri-gues, Marcos Silva, Lucion Oliveira, Toni-nho Vieira, Elói Teles, Wilmar Lima, Alan Paiva, Roberto Piancó, Bandeira de Alen-car, Luis Carlos de Lima, José Boaventura, Francisco José, Barbosa Santos, Cícero Sil-va, Ediglê Ribeiro, Francisco Demontier, Luciêr Meneses, Carlos Alberto Miranda, Albis Filho, Aguinaldo Carlos, Hamilton Lima, Fabiano Rodrigues, Geraldo Vitório, Juciêr Lima, Eimar de Lima, Jevan Siquei-ra, Fábio Lemos, Joselio Araújo e Francil-do Gonçalves.

Com certeza alguns nomes foram es-quecidos não por vontade minha e sim por falta de memória e a esses que eu não mencionei as minhas desculpas e também os meus votos de homenagem como profis-sionais importantes na vida do nosso rádio.

Hoje, lamentamos o momento pelo qual passa o nosso rádio, com dificulda-des financeiras vividas por algumas emis-soras do país, além da falta de qualidade em algumas programações, com músicas de baixa qualidade, português deixando muito a desejar, programas do mais bai-xo nível cultural, profissionais com pouco amor a profissão (alguns), pois fazer rádio requer duas qualidades: conhecer o que é o rádio, ter as mais variadas informações relativas, principalmente a música e, se-gundo: amar a profissão que é uma das mais belas, dignificantes e prazerosas que o homem pode desfrutar. O rádio conti-nua sendo o maior meio de comunicação de um povo, principalmente o rádio AM (o meu entretenimento).

VIVA O RÁDIOProfeSSor

jorge carvalho

edIToRIAL

A situação política, jurídi-ca e moral das duas maiores câmaras de vereadores do Cariri está em seu nível mais baixo. Crato e Juazeiro do Norte assistem a um processo de degeneração dos costumes políticos nunca visto em seus poderes legislativos. Grava-ções, extorsões, denúncias de corrupção ativa, corrupção passiva e concussão somam--se à votações suspeitas para as Mesas Diretoras e, tam-bém, ao arquivamento total-mente sem fundamento de relatórios de comissões parla-mentares de inquérito.

Vergonha, constrangimen-to, respeito humano e senso de decoro são características que parecem ter desapareci-do dos corações e mentes da

grande maioria dos vereado-res cratenses e juazeirenses. Em outros tempos, nenhum homem decente aceitaria prosseguir em suas atividades parlamentares sob o signo da suspeita e da perda de qual-quer tipo de credibilidade. A permanência desse estado de coisas, no entanto, parece ser mais do que esperada. É uma realidade tangível.

Além da falta de senso de responsabilidade e de temor do juízo moral de seus conci-dadãos, paira sobre os verea-dores a lentidão da Justiça, a fragilidade das investigações policiais e uma enorme inér-cia da opinião pública, uma acomodação generalizada das populações de Crato e Juazei-ro em relação ao que se suce-

de em suas casas parlamenta-res. Trata-se de um fenômeno sociológico muito peculiar: as câmaras municipais tor-naram-se irrelevantes para a sociedade. A sensação gene-ralizada de que os políticos são corruptos e de que o par-lamento é o menos relevante dos três poderes fizeram com que as pessoas olhassem para o lado e deixassem prosseguir o espetáculo sinistro que hoje se desenrola nas câmaras de Juazeiro e Crato.

Ante essa apatia da popu-lação, os corruptos seguem incólumes, confiantes na impunidade e esperando re-cuperar o que gastaram em suas campanhas eleitorais ou aguardando os “lucros” que a atuação legislativa pode ge-

rar. Como se o cargo de vere-ador fosse algo comparável ao de executivo de uma grande empresa. E como se a câmara municipal fosse um empreen-dimento privado, do qual se esperam dividendos e se fa-zem retiradas mensais.

Os desastrosos e preocu-pantes acontecimentos em Juazeiro e Crato não são um privilégio desses dois municí-pios do Cariri. Eles refletem a decadência moral que se tor-nou generalizada no Brasil. No entanto, nesses mesmos municípios, o despudor atin-giu níveis incomparáveis sob qualquer aspecto ou nível de comparação. Há alguma es-perança? Só o tempo e a pa-ciência do povo poderão res-ponder à essa pergunta.

CÂMARAS SEM RUMO E SEM MORAL A sensação

generalizada de que os políticos são corruptos e de que o parlamento é o

menos relevante dos três poderes fizeram com que as pessoas

olhassem para o lado e deixassem

prosseguir espetáculo sinistro que hoje se desenrola nas

câmaras de juazeiro e crato.

Page 3: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 11 a 14 de FeVeReiRo de 2014 3

Agência Miséria

PolíticaMP abre investigação para apurar denúncias

MenSALInHo eM JuAzeIRo

Madson Vagner

O vereador Darlan Lôbo (PMDB), ex-presiden-te interino da Câmara

de Juazeiro do Norte, solicitou a intervenção do Ministério Público Estadual (MP-CE) para investigar a provável com-pra de votos durante o processo eleitoral que definiu a compo-sição da nova mesa diretora do legislativo local. a denúnica compromete o mandato de 18 dos 21 vereadores da Casa.

Durante a sessão que elegeu o Capitão Vieira (PTN) como presidente, o Darlan acabou retirando o nome da disputa e requereu o áudio e a ata da ses-são, segundo ele, para anexar as denúncias já entregues ao MP e que podem anular a elei-ção. Ainda na terça-feira (04), o vereador teria prestado de-poimento aos promotores Sil-derlanio do Nascimento e Lu-cas Azevedo sobre o esquema de corrupção, ativa e passiva, em curso para a eleição.

As cópias do áudio e da ata devem ratificar o que foi ante-cipado por Darlan, inclusive, com nomes e quantidade de votos que o candidato eleito teria no pleito. A informação é que, em breve, os promotores devem convocar as primeiras testemunhas para depor sobre as denúncias.

O ex-presidente interino deve destacar nos áudios en-viados ao MP, além dos votos antecipados em depoimento, declarações como a do verea-dor Antônio Cledmilson, que chegou a afirmar a existência de negociações durante os de-bates que antecederam a elei-ção; além de discursos como do vereador Gledson Bezerra

(PTB), que também retirou o nome da disputa por não se sentir a vontade para disputar um pleito que, segundo ele, está envolto em denúncias de compra de votos.

Darlan denunciou, ainda, a realização de um café, na ma-nhã no dia da votação, onde teria sido exigido o voto fecha-do e a desaprovação do parecer final da CPI do Ar-Condiciona-do. Segundo informações, Dar-lan já teria solicitado cópia da nota do hotel para saber quem pagou o café da manhã, o que também deverá ser anexado ao processo.

O vereador Darlan de-nunciou, ainda, a tentativa de intimidação e ameaças, por parte do presidente eleito, que, segundo ele, teria dito que iria prejudicá-lo em Juazeiro do Norte. O Capitão Vieira afirma desconhecer a acusação. Com relação às denúncias de com-pra de votos, o presidente eleito garantiu que vai se pronunciar no momento certo.

A eleição preencheu os car-gos em vacância após as renún-cias de quatro dos seis mem-

bros da mesa. Foram eleitos, além do presidente, os verea-dores Antônio Cledmilson (2ª vice-presidente), Claudionor Mota (1º secretário) e Zé Ivan Leiteiro (3º secretário). Eles se juntam ao 1º vice-presidente, vereador Darlan Lôbo, e o 2º secretário, vereador Sargento Firmino.

Como votaram os vereadoresVotos de Capitão Vieira:

Mara Torres, Danty Benedito, Cledmilson, Zé de Amélia Jú-nior, Sargento Firmino, Adauto Araújo, Claudionor Mota, Preto Macedo, Zé Ivan, Bertran Ro-cha, Sargento Nivaldo, Didi de Amarílio e Rita Monteiro.

Abstenções: Gledson Bezer-ra, Tarso Magno, Normando Sóracles, Cláudio Luz, Alberto Costa, João Borges e Darlan Lôbo.

Desaprovação do relatórioNa mesma sessão que ele-

geu a nova mesa diretora, a Câmara rejeitou, com 13 votos contrários, três favoráveis e quatro abstenções, o relatório final da Comissão Parlamentar

de inquérito (CPI) que investi-gou contratos de empresas, jun-to à Prefeitura de Juazeiro.

O relatório identificou a existência de um esquema de corrupção que pode ter des-viado mais de R$ 2,9 milhões, principalmente das Secretarias de Saúde e Educação, envolven-do empresas como a “A.M.C. Pinheiro – ME”, “G&C Refri-geração” e “Maria Sheila Sousa Brito – ME”, todas em nomes de laranjas, segundo o relatório. O documento identificou, na constituição das empresas, uma quadrilha que estaria atuando também nas prefeituras de Au-rora, Caririaçu, Farias Brito e Milagres.

O relator da Comissão, vere-ador Cláudio Luz (PT), apresen-tou um parecer de 86 páginas, parte de um processo composto por 3.311 páginas, divididos em nove volumes. A comissão foi composta, ainda, pelos vereado-res Tarso Magno (presidente) e Zé Ivan Leiteiro (secretário). Leiteiro se negou a assinar o pa-recer, sob a acusação de não ter sido chamado a participar da conclusão do mesmo.

NomES, vAloRES e quantidades de votos que o presidente eleito, capitão vieira, receberia na sessão, já estão de posse do poder judiciário. calado, darlan só observou o desenrolar da eleição.

RebateDoNIzeTe ArrUDACÂMARAS SEM RUMO E SEM MORAL

SESSão que elegeu o novo presidente da Câmara de Juazeiro, Capítão Vieira (PTN)

leia rápidoo deputado federal josé Guimarães (pt) veio ao cariri, na última sexta-feira (17), para uma reunião com a reitora interina da Universidade federal do Cariri (UFCA), Suely Chacon. Eles trataram de assuntos relacionados à implantação da reitoria da instituição em Juazeiro do Norte e dos polos em Icó e Brejo Santo.

Em Barbalha, o vereador odair josé (ptB) requereu à Secretaria de Saúde do Município o encaminhamento de ambulância aos distritos de Brejinho e Santana. conforme o parlamentar, os moradores sentem a necessidade dos equipamentos nas localidades para atender as demandas, principalmente, dos idosos.

o prefeito Ronaldo Gomes de mattos se reuniu com membros do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais do crato para discutir a problemática da estiagem na localidade. entre as ações acordadas para reduzir os efeitos da seca no campo, estão os incentivos à agricultura familiar, por meio de programas federais e fomento à produção de hortaliças.

Na primeira sessão ordinária de 2014, os vereadores Bebeto (Pros) e Amadeu (PT) de Freitas defenderam a convocação dos suplentes dos cinco edis afastados pela Justiça, no caso de investigação do “Mensalão”. Mas, de acordo com o presidente da casa, Luis Carlos (PSL), a contratação dos remanescentes, agora, oneraria a folha de pagamento.

InfRAeSTRuTuRA

Barbalha tem obras paralisadas

Populares inconforma-dos com a paralisação de obras em Barbalha procura-ram o vereador Bosco Vidal (PR) para que o parlamen-tar fizesse um requerimento, junto à Câmara de Vereado-res do Município, pedindo explicação à Secretaria de Obras, sobre a suspensão dos trabalhos em várias lo-calidades da zona rural e ur-bana do Município.

De acordo com o verea-dor Bosco Vidal (PR), exis-tem várias construções pa-ralisadas. “A segunda etapa do mercado público muni-cipal não foi feita, a popu-

lação da Vila Santa Terezi-nha, há tempos, espera por calçamento. Até agora, só pedras e areia foram deixa-das no local”, revela Bosco.

Segundo o vereador, a situação é a mesma na zona rural. A dona de casa Edi-neide dos Santos conta que as obras na estrada do Bar-ro Vermelho foram parali-sadas há mais de um ano. “Colocaram as pedras, mas, até agora, nada de estrada. A poeira aqui é insuportá-vel, as crianças vivem do-entes. Faz tanto tempo que as pedras foram colocadas na estrada, que muita gente

já retirou para construir ca-sas”, denuncia a moradora.

A Secretaria de Obras aponta falta de verbas como motivo da paralisação. O se-cretário Roberto Grangeiro informou que o dinheiro para finalizar as obras na estrada que dá acesso ao Barro Vermelho e, também, a da Vila Santa Terezinha, que será liberada nas pró-ximas semanas. O Secre-tário informou, ainda, que está sendo preparado um projeto pela Prefeitura no sentido de conseguir verbas para a conclusão das obras do mercado.

SEGUNdA EtApA da construção do mercado não foi concluÍda e local se transformou em estacionamento

darlan contou tudo ao mpQuem avaliou o recuo do vereador juazeirense Darlan Lobo, ao retirar o seu nome da disputa à presidência da câmara, como uma derrota, se enganou. o presidente interino já havia denunciado um provável esquema de compra de votos ao Minis-tério Público de Juazeiro do Norte. Nomes, valores e quantidades de votos que o presidente eleito, capitão Vieira, receberia na sessão, já estão de posse do Poder Judiciário. Calado, Darlan só observou o desenrolar da eleição. O ex-presidente foi além e estimulou os parlamentares para que se comprometessem com o argu-mento entregue por ele aos promotores. o vereador cledmilson chegou a admitir publicamente que houve negociação. A coincidência é que cledmilson foi eleito 2º vice-presidente. com tantas provas e farta documentação em mãos, o MP monta uma força tarefa para ouvir os 18 vereadores denunciados no mensalinho da Câ-mara de Juazeiro.

cláudio luz incomoda demaisestá em andamento um articulação bancada pela nova Mesa Diretora da câma-ra de Juazeiro e capitaneada pelo jornalista Gilvan Luiz, que pedirá a cassação do mandato do vereador cláudio Luz por suposta agressão sofrida por ele, durante a gestão do ex-prefeito Manoel Santana. Capitão Vieira tem dito nos bastidores que só para quando cassar o mandato de cláudio Luz. essa estratégia acabará por tor-nar o vereador petista vítima. o papel dos aliados do prefeito raimundo Macedo é dar respostas convincentes às denúncias apresentadas pelo petista. Inutilidade do arquivamento de cpIO extenso relatório apresentado pelo vereador Cláudio Luz com as denúncias sobre desvios de R$ 2,9 milhões de recursos da Prefeitura de Juazeiro, identificados duran-te investigação da cPI dos Ar-condicionados, foram entregues ao Ministério Público estadual. Promotores asseguraram que vão iniciar uma apuração para averiguar os fatos apontados. o presidente da câmara de Juazeiro, capitão Vieira, não acha ne-cessário esse trabalho do MP, pois os vereadores arquivaram o relatório final da CPI por não encontrarem consistência no material apresentado. o problema é que a decisão da Câmara foi política e o MP fará um exame judicial. vice some após plano divulgadoBem apressado, após conceder entrevista anunciando estar preparado para gover-nar o crato, caso o prefeito ronaldo Matos fosse afastado, o vice prefeito do crato, raimundo filho, sumiu. A péssima repercussão de suas declarações mostrou o grau de comprometimento de Raimundo Filho com o ex-prefeito Samuel Araripe para decreto do impeachment de ronaldo, independente das razões. Pura vendeta! A atitude foi vista pela sociedade como um gesto de quem é quinta coluna. ciente de sua bobagem, raimundo filho mergulhou. Sequer tem ido à missa. Ninguém o vê mais nas ruas. Sua última aparição foi no Aeroporto regional do cariri, embarcando para fortaleza, onde iria participar de agenda eleitoral com Samuel Araripe. Mudou de planos: tentará convencer Samuel a desistir de seu projeto de ser deputado es-tadual para apoiá-lo à Assembleia. Uma tarefa complicada.

“Fake” no crato está monitoradoGuarde este nome: fabrício Moraes. este é o primeiro fake, dentre outros que estão sendo investigados pela Polícia Civil, com auxílio da Polícia Federal, a ter sua iden-tidade rastreada no Crato. Há quase 100% de certeza de ter sido identificado a sua autoria. Anteriormente, ele utilizava o nome da cidade do crato para agredir seus supostos inimigos. Mudou de tática. Deixou de lado Crato e passou a usar o nome Fabrício Moraes. Porém, o autor deixou rastros ao migrar da cidade para um nome. Cometeu o erro de deixar na mesma hospedagem. A Polícia identificou então, a origem das postagens. Há suspeitas que políticos estejam por detrás patrocinan-do essas agressões. essa turma será intimada para depor. A identidade secreta de fabrício Moraes será revelada pela Justiça e a ele imputado todos os crimes come-tidos. fazer ataques sem revelar a cara não pode. É crime. fabrício Moraes está com seus dias contados. Vai para a cadeia mais “fakes” vão ser desmascaradoso “fake” fabrício Moraes, que tem atuado fortemente no crato, com ataques bai-xos, atingindo políticos e membros da sociedade local, está com os dias contados. Esse pessoal que age sorrateiramente, sem revelar a autoria, pensa que pode ficar impune. está enganado. A Polícia também já sabe quem é o responsável: o IP foi rastreado e o computador localizado no Bairro Lameiro. recentemente, o usuário, que se mantém na ativa, usa um IP se alternando entre o centro da cidade e aquele bairro. Uma operação para prender o “esperto” em flagrante está em andamento.

prefeito Raimundo macedo deve efetivar o secretário Giovani Sampaio na Saúde.

com a saída de Giovani da corrida pela Assembleia, raimundão está livre para lançar seu filho Davi Macedo a ocupar o lugar que um dia já foi seu no parlamento estadual.

mauro macedo continua em campanha para ser deputado federal.

deputado josé Guimarães passou todo o final de semana no cariri em reuniões e mobilização, preparando o lançamento de sua candidatura ao Senado na chapa do governador cid Gomes.

Guimarães insiste em defender a aliança do ProS de cid com o PMDB do senador eunício oliveira e o seu PT.

Sabe, no entanto, que esse acordo, a cada dia está mais longe. eunício recusou assumir o Ministério da Integração Nacional a convite de Dilma, porque é candidato ao Abolição. e cid não deve apoiá-lo.

Nas eleições deste ano, nem a primeira suplência de senador ficará para o cariri. Na chapa de Guimarães, o lugar irá para o secretário de Desenvolvimento econômico, Alexandre Pereira, do PPS. E a segunda suplência para Padre Zé Linhares, do PP.

desculpe a ignorância, as investigações do Ministério Público na câmara de Juazeiro e do crato ainda vão render?

dISSE mE dISSE

vEREAdoR moRRE dE mEdo dA jUStIÇA o crato ainda vive momentos de grande conturbação. o vereador Bebeto Anastácio

é um contumaz frequentador das redes sociais. Um verdadeiro adepto das novas mídias. com temperamento difícil, tem realizado postagens que provocaram muitas

polêmicas na internet e desagradado seus alvos. Bebeto usou sua conta pessoal e fez acusações graves, nem sempre apresentando as devidas provas. Agora, essa realidade mudou. os juízes Ângelo Vettrazzi e rômulo Veras Holanda concederam

liminar ao secretário rafael Branco, ao empresário Laércio Teles e ao servidor Haoni caiene, proibindo o vereador de citá-los em seus posts. A multa estipulada por

palavra ficou fixada em R$ 1 mil a cada dia de publicação. Bebeto provou que não quer confronto com o Judiciário e ágil rápido: já apagou as suas postagens. Agora, irá responder a processos cível e criminal movido pelas partes. Bebeto não quis se

manifestar sobre a proibição que sofreu da Justiça. Preferiu o silêncio.

Page 4: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 11 a 14 de FeVeReiRo de 20144 Informe publicitário

É assim que a gente quer

É assim que a gente FaZum novo Ceará.

o turismo em nosso Estado.O novo Ceará faz parte do circuito internacional de grandes eventos,

atraindo turistas qualificados o ano inteiro.

Em 7 anos de trabalho, o Governo do Cearáinvestiu mais de R$ 2 bilhões no turismo

e construiu o mais modernoCentro de Eventos do Brasil.

O novo Ceará já entregou os Aeroportos de Aracati e São Beneditoe está construindo o Aeroporto de Jericoacoara.

O novo Ceará está duplicando a estrada CE-085 até Paracuru.A CE-040 vai ser duplicada até Aracati, incrementando o turismo na região.

gerente de restauranteem fortaleza.

thales cavalcante,

o CEntRo dE EvEntos alavanCou muito o tuRismo dE nEGóCios aqui no CEaRá. aGoRa tEmos tuRistas o ano intEiRo

Aeroporto de Jericoacoara

Centro de Eventos do Ceará

Aeroporto de Aracati

www.ceara.gov.br

Estrada CE-040Estrada CE-085

Page 5: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 11 a 14 de FeVeReiRo de 2014 5Informe publicitário

É assim que a gente quer

É assim que a gente FaZum novo Ceará.

o turismo em nosso Estado.O novo Ceará faz parte do circuito internacional de grandes eventos,

atraindo turistas qualificados o ano inteiro.

Em 7 anos de trabalho, o Governo do Cearáinvestiu mais de R$ 2 bilhões no turismo

e construiu o mais modernoCentro de Eventos do Brasil.

O novo Ceará já entregou os Aeroportos de Aracati e São Beneditoe está construindo o Aeroporto de Jericoacoara.

O novo Ceará está duplicando a estrada CE-085 até Paracuru.A CE-040 vai ser duplicada até Aracati, incrementando o turismo na região.

gerente de restauranteem fortaleza.

thales cavalcante,

o CEntRo dE EvEntos alavanCou muito o tuRismo dE nEGóCios aqui no CEaRá. aGoRa tEmos tuRistas o ano intEiRo

Aeroporto de Jericoacoara

Centro de Eventos do Ceará

Aeroporto de Aracati

www.ceara.gov.br

Estrada CE-040Estrada CE-085

Page 6: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 11 a 14 de FeVeReiRo de 20146

Política Em 2013, a inadimplência no IptU chegou a 75% nos municípios de juazeiro, crato e caririaçu

leia rápidoo juiz josé Flávio Bezerra morais deferiu uma liminar determinando que a câmara de Dirigentes Lojistas do crato (CDL) suspenda a cobrança de taxa ao consumidor para consulta aos sistemas do SPc/Serasa, que vinha sendo feita ilegalmente pelo valor de r$ 5. A decisão atende a um pedido do MP do ceará, após denúncias de consumidores questionando a legalidade da taxa.

Na câmara municipal de várzea Alegre, vereadores debateram a questão da segurança pública no Município. Segundo os parlamentares, os frequentes assaltos e a demora de agentes da Polícia Militar, quando solicitados, preocupa os moradores locais.

o ministério público do Estado do ceará ajuizou duas ações, uma criminal e outra administrativa, contra o ex-prefeito de Ipaumirim, José Geraldo dos Santos. As investigações foram motivadas após análise de relatórios do TcM, onde foi constatado descontrole nos gastos públicos nos últimos oito meses da gestão de José Geraldo.

de acordo com os vereadores de Barbalha, moradores reclamam da situação de um poço, ligado a rede de saneamento básico, que está causando transtornos à população do bairro Alto da Alegria. Segundo eles, a água suja que vem dos banheiros sanitários residenciais e comerciais está invadindo as ruas da cidade.

JuAzeIRo, cRATo e cARIRIAÇu

Inadimplência no IPTU vai a 75% nas três cidades

Mesmo diante da impor-tância do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para a gestão dos municípios, os atrasos no pagamento do imposto são frequentes no Cariri. De acordo com as Se-cretarias de Finanças de Ju-azeiro do Norte, Crato e Ca-ririaçu, somente em 2013, a falta de contribuição atingiu 75% . A situação preocupa as autoridades municipais, que buscam reverter a situação em 2014.

Em Juazeiro, o coordena-dor financeiro Antônio Libe-ral explica que o problema na hora de pagar o imposto se reflete diretamente na baixa dos cofres públicos, compro-metendo algumas ações e ser-viços de obras, na educação e saúde. “De 2012 para 2013, a arrecadação caiu quase 30%, dos seis milhões de diferença entre os períodos. Um valor significativo, trazendo preju-ízo ao município, com a falta de dinheiro para sua manu-tenção”, declara o profissio-nal, lembrando que Juazeiro não conseguiu atingir sua meta orçamentária de IPTU.

Em Barbalha, a proble-mática não é diferente. Se-

gundo dados do Portal de Transparência, no ano pas-sado, o município recolheu cerca de R$ 90 mil relativos ao IPTU, deixando uma dí-vida ativa de R$ 105 mil. Já a situação mais crítica é a de Caririaçu. Conforme o secre-tário adjunto de Finanças e Planejamento Econômico, Marcos Borges, a população contribuiu apenas com R$ 12.186, 29, restando uma dí-vida de R$ 33.701, 05 - o que representa uma deficiência de quase 75%. “Ainda não houve nenhuma arrecadação que atingisse o valor espera-do”, afirma.

Para ele, o Código Muni-cipal Tributário precisa ser revisto. “É preciso atualizar as informações. Atualmente, o preço mais caro pelos imó-veis daqui custa R$ 15,00, sendo que 80% deles estão valendo R$ 5,00. Tem casa que vale mais, porém a taxa cobrada é a mesma que uma residência menor. Os valores cobrados não estão sendo condizentes com a realidade da tabela Selic – que atualiza os impostos -, o que não con-diz com o que é cobrado pelo Tribunal de Contas dos Mu-nicípios e a Lei de Responsa-bilidade Fiscal”, finaliza.

Vereadores depõem e desconhecem extorsão

MenSALInHo do cRATo

O processo que culmi-nou no afastamento de cinco vereadores

cratenses e na quebra de sigilo bancário do prefeito Ronaldo Mattos e do secretário de Go-verno, Rafael Branco, pode ter sido constituído com falhas. A tese é levantada pela defesa dos vereadores afastados, após a oitiva de mais sete vereadores, na última semana. Advogados entendem que o Ministério Público pode ser sido induzido a erro na valorização dos fatos, pois valeu-se de depoimen-tos dos próprios interessados, quais sejam o ex-prefeito, seus correligionários e familizres, além de uma gravação de áu-dio não autorizada. Foram convocados e compareceram à Promotoria, os vereadores Tiago Esmeraldo (PP), Fer-nando Brasil (PSB), Guri (PV), Luis Carlos (PSL), Amadeu de Freitas (PT), Paulo de Tarso (PMDB) e Expedito Anselmo (PTN).

Os novos depoimentos aca-baram frustrando a tese da pro-motoria, construída com base nos primeiros depoimentos, ainda na fase preparatória do processo, colhidos juntos aos vereadores Hélder França, o Guer (PSDB), Bebeto Anastá-cio (PROS), Jales Veloso (PTN) e mais o ex-prefeito Samuel Araripe (PHS) e seu enteado Davi França.

Com base em uma gravação, disponibilizada pelo ex-prefeito ao promotor Lucas Azevedo, além dos depoimentos, a pro-motoria passou a considerar a possibilidade clara da existência de crime de extorsão e compra de votos para a desaprovação das contas do ex-prefeito, em novembro de 2013.

Na gravação, aparecem

como interlocutores o ex-prefei-to Samuel Araripe, os vereado-res Guer e Dárcio Luiz (PSDB), além de Davi França. Segundo a defesa, a gravação suscita dú-vidas quanto a sua legalidade, já que teria sido feita, segundo depoimento de Guer, por Davi França, que não era parte da su-posta chantagem.

Os novos depoimentos ne-garam ter havido extorsão ou compra de votos, descartando a existência de qualquer esquema para desaprovar as contas do ex-prefeito. Ao serem ouvidos pelo representante do MP, os parlamentares disseram que votaram pela desaprovação das contas do ex-prefeito Samuel Araripe baseados apenas no re-latório da Comissão de Consti-tuição e Finanças da Câmara do Crato e em denúncias chegadas à Casa, abordando as contas do gestor.

Ainda sobre os novos depoi-mentos, havia expectativa com relação aos vereadores Amadeu de Freitas, Guri e Expedito An-

selmo, tanto pela ligação polí-tica ao ex-prefeito, quanto pela formalização da denúncia ao MP. Amadeu, um dos denun-ciantes, disse não ter comprova-ção de qualquer ato de extorsão ou da compra de votos. O verea-dor Guri qualificou como men-tirosa a afirmação do vereador Jales, do primeiro grupo de depoentes, sobre uma oferta fi-nanceira e benefícios direciona-dos a ele. Já Expedito Anselmo, mesmo tendo uma ligação com o ex-prefeito não reconheceu a veracidade das denúncias.

A situação atualA promotoria tem menos

de 30 dias para a conclusão da peça e, segundo observação da defesa, não conseguiu evoluir para provar a existência do es-quema denunciado pelo ex-pre-feito. A defesa segura a opinião de que o processo pode ter sito construído com base em con-jecturas, já que na fase inicial foram ouvidas apenas as teste-munhas, com interesse pessoal

ou político na acusação, o que configura passionalidade.

A defesa entrou com pedido de liminar para reverter a deci-são dos afastamentos e quebras de sigilo. A tese argumentativa questiona o motivo dos afas-tamentos, já que ele se baseou na retirada das assinaturas do pedido de CPI para investigar o caso na Câmara. Segundo a tese, outros vereadores também fize-ram o mesmo e, no entanto, não foram afastados. Além disso, o ato está, ainda segundo a defesa, garantido constitucionalmente e previsto no próprio Regimen-to Interno da Casa Legislativa.

O processo foi distribuído para a 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Ceará, aos cuida-dos da desembargadora Vera Lúcia Lima, que despachou, no último dia 7, com prazo de três dias para que o MP se manifeste quanto ao recurso. Dependen-do do despacho da desembar-gadora, os vereadores podem reassumir suas funções nessa terça-feira, dia 11.

vEREAdoRES afastados podem voltar aos seus cargos ainda nessa terça-feira (11)

chapadaMADSoN VAGNer

AtRASo de IPTU reflete na falta de infraestrutura urbana

prefeitos discutem desenvolvimento Uma plenária organizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para discutir os avanços nos últimos 11 anos de governo acabou atraindo prefeitos e lideranças para debater os caminhos do desenvolvimento regional, no município de Assa-ré. A plenária realizada na Escola Moacir Mota, no sábado (08), discutiu temas ligados à educação, saúde, abastecimento d’água e assistência ao homem do campo. Na condução das discussões, os deputados José Guimarães (federal) e Camilo Santana (estadual) destacaram a importância da criação de fóruns de debates para o crescimento da região e a necessidade da união entre os gestores para garantir mais recursos. os deputados anunciaram, ainda, um investimento da ordem de R$ 1,8 bilhão para o Cariri em 2014. A discussão é importante e o investimento necessário. Ainda no debate de Assaré Várias comunidades levaram cartazes fazendo reivindicações às autoridades pre-sentes. ouvidas as demandas, camilo Santana e Guimarães ressaltaram as mui-tas dificuldades encontradas pelos governos do PT e de Cid Gomes, no Ceará. Para eles, o País tem muito a avançar, mas está no caminho certo. As reivindicações pediam, em sua maioria, escolas, saúde e adutoras. Além do prefeito de Assaré, Samuel freire, a plenária contou com as participações dos prefeitos Delvamberto Soares (Altaneira), Maria Girleuda (Tarrafas), Humberto Germano (Araripe) e Mo-ésio Loiola (Campos Sales). Entre os mais de 800 presentes ao debate, estavam várias lideranças como vereadores, vice-prefeitos, secretários municipais e agen-tes sociais. o recado do encontro foi passado por camilo, ao dizer que, “juntos, os prefeitos podem mais”. Agora, é trabalhar para ampliar a discussão. E por falar em prefeitos...Quem deve uma explicação sobre a citação de suas administrações na CPI do Ar-condicionado, como campo de atuação da quadrilha que pode ter desviado cerca de r$ 2,9 milhões de Juazeiro, são os prefeitos de Aurora, farias Brito, cariria-çu e Milagres. Longe desse colunista duvidar da integridade desses gestores com o esquema, mas é bom deixar claras suas distâncias das empresas incluídas na possível fraude em Juazeiro. A situação mais comprometedora é a de Aurora. Mes-mo tendo suas sedes em Juazeiro, a maioria das empresas denunciadas mantém suas contas bancárias naquele município. Nada como uma boa explicação para desmanchar qualquer dúvida sobre a idoneidade dos prefeitos. Vamos esperar.

mau exemplo para o caririMuito curioso o discurso da vice-prefeita de Assaré, Maria É, na abertura do perío-do legislativo da Câmara, na sexta-feira (07). Enquanto todos os parlamentares esperavam um discurso de boas vindas, proposições e parcerias, a vice-pre-feita largou na cara dos vereadores o mau exemplo das Câmaras de Crato e Juazeiro. Segundo ela, as duas maiores cidade estão servindo de exemplo negativo para a região do cariri e todo o ceará. Atônitos e surpresos, os vere-adores tiveram de ouvir ainda um “passem longe daquelas atitudes, o Assaré não merece e o povo não aceita”. Nas palavras da vice-prefeita, segundo os presentes, um tom de pânico, deu o recado duro e direto. Não sabemos se a câmara de Assaré vai se comportar bem ou não, mas não podemos reclamar que não houve aviso. foi um verdadeiro choque. E por falar em exemplo...Na sexta-feira (07), o prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio (PMDB), deu um grande exemplo. Ele recebeu um grupo de professores que, representando a clas-se, levou algumas reivindicações definidas em reunião, na quarta-feira (05). Na linha de frente da pauta para 2014, o reajuste salarial da categoria. Depois de al-guns minutos de conversa, saiu o que poucos esperavam. o município deve enca-minhar Projeto de Lei à Câmara Municipal, propondo um aumento de 16% no sa-lário base e mais 5% na progressão. Os professores ficaram muito satisfeitos com os 21% reajuste. Outros pontos da pauta, como maior valorização da classe e ao Plano de Cargos e Carreira, entraram na discussão amistosa. No final, o encontro trouxe tranquilidade aos professores., Agora, eles devem voltar os olhos à Câmara, que votará o aumento em breve. É esperar que os vereadores façam a sua parte.

Enquanto isso no cariri... ... A população do distrito de olho D’Água, em Mauriti, recebeu a visita do deputado estadual camilo Santana para discutir a situação da estrada que liga o distrito à sede do município. camilo lamentou a demora, mas garantiu que a obra deve iniciar ainda neste semestre. o motivo teria sido a prioridade no combate à seca. ... A câmara de Santana do cariri homenageou, durante sessão ordinária, os 55 anos da rádio educadora do cariri. A proposição do vereador petista Antônio fernandes foi recebida pelo diretor da emissora, Geraldo correia. ele estava acompanhado dos comunicadores Huberto Cabral, Amaury Alencar, Heron Aquino e fábio Lemos. A homenagem é merecida. ... Quem anda reclamando da situação em que recebeu as finanças do município é a prefeita de Tarrafas, Maria Girleuda (PT). Segundo a nova gestora, faltava organização e uma programação de pagamentos em sintonia com os recebimentos. com tanta turbulência nos últimos anos, não podia ser diferente. ... Quem está a todo vapor para realizar um grande carnaval neste ano é o município de Antonina do Norte. Além de grandes atrações para sacudir os foliões, o prefeito Antônio filho promete uma espaço adequado e muita segurança aos visitantes. A festa promete.

dISpUtA ElEItoRAl Em cAmpoS SAlES

em campos Sales, a disputa eleitoral deste ano promete ser tão intensa quanto a última municipal. É que o ex-prefeito Paulo Ney, apesar de não poder ser candidato, deve apoiar outro nome para disputar com o atual

prefeito Moesio Loiola, que tentará uma cadeira na câmara federal. Alguém pode estar se perguntando: e eles não são aliados? Na verdade, eram! Recentemente, Paulo Ney rompeu com Moésio, por entender que

estava sem prestígio na administração. Paulo Ney e sua turma estão atrás de um nome a quem prometem dar uma votação expressiva para mostrar

força e desbancar Moésio. A disputa promete ser acirrada. Uma coisa é certa, alguém vai sair enfraquecido. Vale à pena esperar o resultado!

Page 7: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 11 a 14 de FeVeReiRo de 2014 7

lANÇAmENto

curso de Arquitetura e

Urbanismo chega ao cariri

Paredões de som tiram sossego

Secult planeja festa de 250 anos do Crato

(1)SESc jUAzEIRoo ator Luís Melo se apresentou com o espetáculo Ausência, no Sesc de

Juazeiro. Na foto, o ator e o gerente da instituição, Paulo Damasceno.

(4)FAcUldAdE dE ARQUItEtURA E URBANISmoDanúbio Alves, Ana claudia ribeiro, Milana Drumond e Jose Marcondes Landim, na

aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo, que chegou recentemente à

Região, através da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

(2)comEmoRAÇãofoi entre amigos e familiares que a empresária Ana ricarda Tavares

comemorou seus 44 anos. Ana, que fica mais linda a cada dia, é o grande

amor de Érico Mota. Parabéns!

(6)BodAS dE oURoO casal Maria da Penha Mota e Arismar Araruna é exemplo de amor e cumplicidade.

Com 50 anos de matrimônio, eles são o alicerce de uma linda família.

(7)FAmÍlIA Amaury Alencar e sua esposa Laudiceia Alencar comemoraram 15

anos de casados. Com o filho Matheus, eles agradeceram a Deus o

amor e união da família.

(5)mAIS Um ANo dE vIdAo empresário Arnaldo Lobo reuniu amigos para brindar mais um ano de vida.

felicidades!

(3)cURtIÇãoToda a beleza de Monalissa figueiredo e de seu esposo Alessandro ebara

curtindo a noite do cariri.

ÊxpoWALeSkA [email protected]

2 31

54

76

Com a aproximação do aniversário dos dois séculos e meio da fundação do Crato, os preparativos para a come-moração já foram iniciados. Por meio da Secretaria da Cultura (Secult) foi proposta a realização do Projeto Ani-versário do Município – 250 Anos do Crato, na busca de oportunizar a diversidade cultural local e ampliar o debate em torno de sua re-qualificação e promoção da pluralidade.

Segundo Dane de Jade, secretária de Cultura, o Proje-to visa, ainda, lançar o desafio de se pensar qual Crato a po-

pulação espera para o futuro. Conforme explicou, as ações planejadas têm por intuito, além de retomar o trabalho com os segmentos artísticos, possibilitar a troca de experi-ências e exposição dos talen-tos que permanecem na luta cotidiana pela sobrevivência da arte e da cultura.

“Em linhas gerais, a agen-da de comemoração dos 250 anos do Crato está estrutura-da em ações organizadas nos dias 21 de cada mês, até que chegue junho, o mês de ani-versário”, explica Jade. Para a programação estão previs-tas ações diversas, que vão da

apresentação de espetáculos à realização de cursos volta-dos para formação e conhe-cimento, ambos alusivos aos 250 anos do município.

Ainda entre os objetivos do projeto, está a realização do Salão de Cultura do Mu-nicípio, que evidenciará pas-sagens e figuras históricas, atividades econômicas e as-pectos culturais de tradição e contemporâneos. Segundo Dane, tais atividades buscam o fortalecimento do patri-mônio cultural, na criação e difusão das artes e na susten-tabilidade atual e futura do território cratense.

poLuIÇÃo SonoRA

coMeMoRAÇÃo

HomENAGEm

Festa de 250 anos do

crato privilegia a cultura

chagas Lima

A poluição sonora con-tinua sendo um sério problema em diferen-

tes pontos da cidade. Con-forme o escrivão da Polícia Civil em Juazeiro do Norte, Eugênio Marcos, esse tipo de contravenção acontece, em sua maioria, no período noturno, entre a sexta-feira e o domingo. “São realizados, mensalmente, entre oito e dez procedimentos aqui na delegacia. Costumamos rece-ber esse tipo de contravenção, não só de Juazeiro do Norte, como também de Barbalha e Missão Velha”, complementa.

De acordo com o Capitão Rabelo Luna, o trabalho de combate à poluição sonora, provocada pelos paredões de som, tem sido intensifica-do. “Além de prejudicarem o sossego da população, essas

aparelhagens trazem danos ambientais em diversos as-pectos”, afirma. Segundo ele, através do combate à polui-ção sonora, a criminalidade também é evitada, colabo-rando para que os índices de violência sejam reduzidos.

Em diversos bares e ou-tros estabelecimentos do ramo, já se observa placas alertando a proibição de som de carro. “Não permito que a pessoa ligue o som, porque atrapalha o meu comércio, afastando a freguesia”, relata o comerciante José Francis-co dos Santos, proprietário de um bar no bairro Ro-meirão. Quando vítimas de poluição sonora acionam a Polícia Militar, uma viatura da área vai ao local para rea-lização do procedimento.

PenalidadesSegundo o Capitão Rabe-

lo, as penalidades aplicadas aos infratores dependem do volume utilizado. Se o som tiver menos de 85 decibéis, o equipamento será levado à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde será lavra-do um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). Por se tratar de crime de menor po-tencial ofensivo, o envolvido pode responder em liberdade, sendo obrigado a prestar ser-viços à comunidade. “Agora, se tiver acima de 85 dB, se constitui em crime ambiental. A aparelhagem é apreendida e encaminhada à delegacia e, posteriormente, à Justiça. O infrator é preso e só é solto mediante pagamento de fian-ça, respondendo pelo delito”, afirma. Conforme o Capitão, se o som estiver perturbando o sossego alheio, independen-te de horário, a ação é conside-rada criminosa. polUIÇão Sonora tem maioria dos casos registrada nos finais de semana

Em 2013, a inadimplência no IptU chegou a 75% nos municípios de juazeiro, crato e caririaçu

Vereadores depõem e desconhecem extorsão

mANIFEStAÇõES culturais cratenses serão fomentadas no aniversário de 250 anos da cidade

Page 8: Jornal do Cariri - 11 a 17 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 11 a 14 de FeVeReiRo de 20148

toquede primeiracícero NIcÁSSIo

AlQUImIAA alquimia da troca de técnicos nem sempre dará certo, se o elenco não tiver qualidade. Vejamos o caso do Tiradentes. o clube mandou o treinador filinto Holanda embora e o time despencou na tabela. o mesmo processo aconteceu com o ferroviário, que trocou Washington Luiz pelo fabuloso Arnal-do Lira. Já o Icasa, com a volta de Tarcísio Pugliese, evoluiu e chegou ao G4. Está comprovado que o bolo só muda o sabor se mudarem os ingredientes. Não adianta mudar o treinador, se não reforçar o elenco.

REclAmAÇãoA reclamação está sendo feita de uma maneira geral. os tor-cedores se queixam do preço dos ingressos e da quantidade de jogos, até três por semana. Por parte dos times, jogadores e treinadores, há criticas ao número de viagens, que deixam o tempo curto para apurar a forma física e praticar as finalizações - que dão os resultados positivos. Vale lembrar que não é bom os atletas colocarem na mente a síndrome da fadiga crônica.

pRoFISSIoNAlISmoPrezo muito pela imparcialidade. entretanto, não posso escon-der que torço pelo sucesso do treinador raimundo Wagner, do Quixadá. Conheço, de perto, o seu trabalho e profissionalismo. raimundinho, como é chamado carinhosamente, é um es-tudioso do futebol. ele revelou vários jogadores para o nosso futebol, principalmente para a base do Icasa. Sua campanha no Quixadá está sendo muito boa. O objetivo é a classificação para outra fase do campeonato, o que consolidará a capacida-de do treinador raimundo Wagner.

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

Giovanna Hercíliacoleciona troféus

Gislan de Sousa

Aventura e muita adrenalina sobre duas rodas. Essa é

a rotina dos praticantes de Motocross, que cortam as pistas de terra e desafiam a si mesmos em curvas e sal-tos. No Cariri, o esporte já conta com competidores ativos, que participam de campeonatos e encontros estaduais.

Há apenas dois anos no motocross, Giovanna Hercí-lia já carrega em sua baga-gem inúmeras premiações. Entre elas, a de vice-campeã no campeonato cearense da categoria, em 2013. Atual-mente com dez anos de ida-de, a pequena pilota tem, em seu quarto, prateleiras lota-das por troféus, que servem como boas recordações do que já viveu e estímulo pelo que ainda está por vir.

Sob a influência de seu pai, Gislan de Sousa, que re-passou seu amor pelo espor-te, a garota sonha em seguir adiante e expandir seus ter-ritórios de conquista. Para os próximos anos, o Campeo-nato Nacional de Motocross está entre as metas da equi-pe, composta por pai e filha. Juntos, eles já percorreram inúmeras cidades nos even-tos esportivos, onde Giovan-na chama atenção pelo fato

de, ainda tão jovem, já apre-sentar tanta agilidade sobre duas rodas.

Fato similar aconteceu recentemente, ainda na pri-meira rodada da edição 2014 do campeonato estadual de motocross, realizado no últi-mo mês. Competindo na ca-tegoria Mirim, Giovanna se manteve na vice-liderança, atrás somente do atual cam-peão cearense, conhecido por Goianinho. A segunda rodada, prevista para o mês de abril, ocorrerá em Pente-coste. Até lá, a jovem segue seu preparo com treinos se-manais e a continuidade do apoio fiel daquele que sem-pre esteve ao seu lado.

Prática aliada ao estudoConforme lembra Gis-

lan, as regras de segurança devem ser obedecidas para que tudo saia nos confor-mes. O uso de botas, capa-cetes, além de outros equi-pamentos obrigatórios é sempre respeitado. Sobre os estudos de Giovanna, o pai aconselha que ela continue obtendo bons resultados na escola para que possa seguir com os treinos no moto-cross. “É o que eu digo a ela: ‘Giovanna, primeiro as obri-gações, depois as diversões”, destaca Gislan.

conSTRuIndo o eSpoRTe

Juazeiro ganhará Vila Olímpica Por meio de parceria

firmada entre o Ministério dos Esportes e a prefeitu-ra de Juazeiro, será insta-lada, no Parque Ecológico das Timbaúbas, uma Vila Olímpica. No local será er-guido o Centro de Iniciação ao Esporte, que tem previ-são de estar funcionando na metade do próximo ano e atender a mais de 20 moda-lidades esportivas.

Conforme explicou pro-fessor Antonio, secretário

de Esporte de Juazeiro, por pouco a modalidade da nata-ção não foi contemplada. O projeto inicial da construção da piscina no Ginásio Polies-portivo foi transferido para o local, que também contará, segundo o secretário, com a Praça da Copa. “A qualquer momento podemos come-çar a construção. Tanto a da piscina, que é um projeto à parte, quanto do Centro de Iniciação Esportiva”, finaliza o secretário.

ÚltimasMoTocRoSS

GIovANNA já possui mais de 30 troféus através do motocross

Moradores clamam por mais segurança

vIoLêncIA

Quem visita as áreas ru-rais de Barbalha pode até imaginar que os locais são tranquilos, mas os morado-res garantem que as comuni-dades vivenciam uma onda de insegurança sem prece-dentes. Preocupados com acidentes, assassinatos, rou-bos e tráfico de drogas, que vêm ocorrendo com freqüên-cia, eles imploraram pela presença de agentes da Polí-cia Militar nas comunidades, como tentativa de prevenir os crimes.

De acordo com a mo-radora da Vila Brejinho, Maria dos Santos, já houve registro em que criminosos invadiram uma residência e levaram todos os bens que puderam, e ninguém foi pre-so. “Eles pulam os muros das casas. Os moradores já não têm mais coragem de sair à noite, porque correm o risco de terem suas casas esvazia-das pelos criminosos, que geralmente são usuários de drogas”, comenta.

Outra moradora, des-te local, relata um crime que ocorreu recentemente. “Uma briga banal, iniciada no recinto de um bar, resul-tou no assassinado de um dos homens. O pior de tudo isso foi acionar a polícia e ela só chegar, após seis horas do ocorrido. É sempre assim.

A gente chama os agentes e eles, na maioria das vezes, não aparecem. Tudo que acontece por aqui, ou fica impune ou é resolvido com as próprias mãos”, explica Edilania dos Santos.

No sítio Terezinha, a si-tuação não é diferente. Se-gundo o aposentado Fran-cisco Matos, principalmente nos finais de semana, os aci-dentes têm se tornado cons-tantes. “Os motoqueiros andam em toda velocidade, sem respeitar ninguém. Eles arrastam quem tiver pela frente. A polícia já foi soli-citada inúmeras vezes, mas ninguém chega aqui para resolver isso”, conta.

Para Neguinha dos San-tos, a solução é trazer agen-tes da PM aos locais, para que os moradores tenham mais segurança. “Queremos nos sentir mais seguros, não podemos nos tornar reféns dos criminosos e ficar tran-cados em nossas casas e eles soltos nas ruas”, fala.

De acordo com a 2ª Com-panhia de Polícia Militar, localizada em Barbalha, será feito um mapeamento de to-dos os bairros, para facilitar a identificação do tráfico de drogas e de outros crimes relatados pelos moradores, além de serem intensificadas as fiscalizações nas áreas.

moRAdoRES têm medo de sair de casa à noite


Top Related