· web viewfica a empresa autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em...

37
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 SIND DOS TR EM EMPR TELEC E OP MESAS TELEF NO EST DE SC, CNPJ n. 83.930.933/0001-05, neste ato representado(a) por seu Secretário Geral, Sr(a). ROGERIO SOARES; E OPTITEL REDES E TELECOMUNICACOES LTDA., CNPJ n. 01.580.723/0006-84, neste ato representado(a) por seu Sócio, Sr(a). ITACIR KLITZKE ; celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 01º de agosto de 2015 a 31 de agosto de 2016, e a data-base da categoria em 01º de setembro. CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) Profissional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas (Telefonistas em Geral); Trabalhadores em Empresas de Telefonia de Celular Móvel (Todas as Bandas), Serviços Troncalizados em Geral, e Afins, Receptivos ou Originados (Telemarketing, Tele-Atendimento, Call-Center, Casc-Central de Atendimentos Serviços, CRC-Central de Relacionamento com Cliente Tele-Vendas e Serviços Afins); Trabalhadores em Sistemas Provedores de Internet; Trabalhadores em, Rádio Chamada, Serviços de Gestão, Empresas Operadoras em Transmissão de Dados e Correios Eletrônicos, Empresas Instaladoras, Reparadoras, Revendedoras, Beneficiadoras, Mantenedoras e Prestadoras de Serviços, Indústria e Fabricante de Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações, com abrangência territorial no Estado de Santa Catarina”. 1

Upload: vohuong

Post on 15-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016

SIND DOS TR EM EMPR TELEC E OP MESAS TELEF NO EST DE SC, CNPJ n. 83.930.933/0001-05, neste ato representado(a) por seu Secretário Geral, Sr(a). ROGERIO SOARES; E

OPTITEL REDES E TELECOMUNICACOES LTDA., CNPJ n. 01.580.723/0006-84, neste ato representado(a) por seu Sócio, Sr(a). ITACIR KLITZKE ;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 01º de agosto de 2015 a 31 de agosto de 2016, e a data-base da categoria em 01º de setembro.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) Profissional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas (Telefonistas em Geral); Trabalhadores em Empresas de Telefonia de Celular Móvel (Todas as Bandas), Serviços Troncalizados em Geral, e Afins, Receptivos ou Originados (Telemarketing, Tele-Atendimento, Call-Center, Casc-Central de Atendimentos Serviços, CRC-Central de Relacionamento com Cliente Tele-Vendas e Serviços Afins); Trabalhadores em Sistemas Provedores de Internet; Trabalhadores em, Rádio Chamada, Serviços de Gestão, Empresas Operadoras em Transmissão de Dados e Correios Eletrônicos, Empresas Instaladoras, Reparadoras, Revendedoras, Beneficiadoras, Mantenedoras e Prestadoras de Serviços, Indústria e Fabricante de Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações, com abrangência territorial no Estado de Santa Catarina”.

Salários, Reajustes e Pagamento

Piso Salarial

CLÁUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL POR FUNÇÃO O piso salarial por função, bem como o plano de cargos e salários, ficaram convencionados conforme o ANEXO I (Planilha de Cargos e Salários).

1

Page 2: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Parágrafo Primeiro: Para os profissionais do Sistema CREA/CONFEA as EMPRESAS deverão obedecer aos pisos salariais estabelecidos na legislação específica, desde que mais favoráveis aos mesmos.Parágrafo Segundo: Serão respeitadas as especificidades de cada estado no tocante as nomenclaturas das funções disciplinadas na presente cláusula, aplicando-se neste caso a terminologia local. Salientando-se ainda que os valores aqui consignados referem-se ao salário base/contratual, sem prejuízo dos acréscimos legais ou convencionais percebido pelo TRABALHADOR.

Reajustes/Correções Salariais CLÁUSULA QUARTA - RECOMPOSIÇÃO SALARIAL A EMPRESA reajustará em 01/08/2015 os salários de todos os seus TRABALHADORES de forma a recompor o mesmo poder aquisitivo existente em 01/08/2014.

Parágrafo Primeiro: Serão objetos de compensação todos e quaisquer reajustamentos decorrentes de elevação de nível, promoção, aumento real, transferência, equiparação salarial e término de aprendizagem, no período compreendido entre agosto de 2014 e agosto de 2015.Parágrafo Segundo: Para os empregados contratados após 01 de agosto de 2014, o cálculo do reajuste será proporcional ao tempo trabalhado entre a admissão até 31 de julho de 2015. CLÁUSULA QUINTA – REAJUSTE SALARIALA EMPRESA concederá a recomposição salarial prevista na Cláusula 4ª mediante aplicação do INPC (9,81% acumulado em julho/2015), proporcional ao tempo de serviço.

Pagamento de Salário – Formas e Prazos CLÁUSULA SEXTA - PAGAMENTO DE SALÁRIOS O pagamento dos salários será efetuado e disponibilizado ao TRABALHADOR para saque até o quinto dia útil do mês posterior da prestação de serviço.

Parágrafo Primeiro: Quando o pagamento for efetuado mediante cheque, depósito bancário ou ordem de pagamento, com exclusão do cartão magnético, a EMPRESA estabelecerá condições para que os TRABALHADORES possam descontar o cheque ou ir ao banco no mesmo dia em que for efetuado pagamento, sem que seja prejudicado o seu dia de trabalho e/ou de horário de refeição.

Parágrafo Segundo: O pagamento dos salários será antecipado para o dia útil imediatamente anterior, quando a data coincidir com sábados, domingos e feriados.

2

Page 3: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Remuneração DSR CLÁUSULA SÉTIMA - DESCANSO SEMANAL REMUNERADO As EMPRESAS dispensarão do trabalho seus TRABALHADORES nos dias 24 e 31 de dezembro, bem como, terça-feira de carnaval e sexta-feira santa, sem prejuízo do salário e do Descanso Semanal Remunerado - DSR.Parágrafo Primeiro: Exceto os Trabalhadores que estejam em lista de sobreaviso previamente definidas.

Descontos Salariais CLÁUSULA OITAVA - AUTORIZAÇÃO PARA DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO Desde que expressamente autorizada pelos empregados, a EMPRESA poderá efetuar descontos nas folhas de pagamento e/ou nos termos de rescisão dos contratos de trabalho.

É assegurado ao empregado o direito de oposição ao desconto, mediante prévia e escrita comunicação, devidamente protocolada no setor de Recursos Humanos da EMPRESA.

A EMPRESA descontará em folha de pagamento as contribuições normais devidas ao SINDICATO por seus associados e as depositará em favor do beneficiário até o dia 10 (dez) subsequente ao do pagamento do salário dos empregados.

Parágrafo Único: Fica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência, imprudência ou imperícia do empregado, além dos valores com seguros de vida, benefícios concedidos, despesas médicas, odontológicas e com medicamentos, convênios, uso particular de telefone, multas e infrações de trânsito, desde que quaisquer destes descontos sejam previamente autorizados, por escrito, pelos empregados. Outras normas referentes a salários, reajustes, pagamentos e critérios para cálculo CLÁUSULA NONA - FECHAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO O fechamento mensal da folha de pagamento considerará o período entre o dia 26 de um mês e o dia 25 do mês seguinte, para que haja tempo hábil para efetuar os cálculos salariais, pagamentos e recolhimentos de encargos sociais nas datas previstas legalmente ou neste Acordo.

CLÁUSULA DÉCIMA - COMPROVANTE DE PAGAMENTO A EMPRESA fornecerá obrigatoriamente, comprovantes de pagamento mensal, devendo ser entregues até a data de pagamento, contendo todas as verbas recebidas pelo

3

Page 4: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

TRABALHADOR no respectivo mês, bem como os descontos efetuados, inclusive com os valores a serem depositados na conta vinculada do TRABALHADOR, a título de FGTS. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - GARANTIAS GERAIS As EMPRESAS deverão manter todas as condições, benefícios e vantagens praticadas em 31 agosto de 2014, inclusive, devendo reajustar os demais benefícios nos termos do presente instrumento, conforme cláusulas de reposição salarial e de aumento real.

Gratificações, Adicionais, Auxílios e Outros

Outras Gratificações CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - RECEBIMENTOS QUE COMPÕEM A REMUNERAÇÃO Os prêmios de qualquer natureza, desde que pagos habitualmente, deverão ser mencionados na CTPS.

Adicional Noturno CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - ADICIONAL NOTURNO O adicional noturno será pago a todos os TRABALHADORES que vierem a trabalhar em horário noturno, independentemente da data de admissão, no percentual de 20% (vinte por cento) das 22h00 às 05h00, considerando-se a hora noturna de 52:30.

Parágrafo Único: Caso haja a continuidade da prestação de serviços, após as 05h00, o trabalho prestado será considerado também, para todos os fins legais, como horário noturno.

Adicional de Insalubridade CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - ADICIONAL DE INSALUBRIDADE A empresa pagará o adicional de insalubridade na forma prevista na legislação.

Parágrafo Único: A EMPRESA deverá preencher o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP (antigo: DSS-8030), de acordo com as funções efetivamente exercidas e não apenas relativamente ao cargo, na forma prevista no Artigo 58 da Lei n° 8.213/1991.

Anuênio

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – ANUÊNIO

4

Page 5: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

“A partir do terceiro ano de trabalho ininterrupto na empresa, a EMPRESA pagará para seus TRABALHADORES o adicional por tempo de serviço (ATS), no importe de 1% (um por cento) ao ano do salário base”.

Ajuda de Custo CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - SERVIÇOS EXTERNOS Nos casos de viagem a serviço, as EMPRESAS arcarão com todas as despesas necessárias, inclusive no tocante a pedágio, devendo o valor ser antecipado. Após realização das despesas deverá haver a prestação de contas pelo TRABALHADOR, de acordo com as normas e procedimentos internos.

Auxílio Alimentação CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - VALE REFEIÇÃO/ALIMENTAÇÃO A partir de agosto/2015, a EMPRESA concederá auxílio refeição ou alimentação, exclusivamente aos empregados ativos, que trabalham 36 (trinta e seis) ou 44 (quarenta e quatro) horas por semana, na forma de vale refeição ou alimentação, fornecido pelas empresas administradoras de sistemas de convênio credenciadas junto ao PAT. Para os empregados que trabalham 36 (trinta e seis) por semana, o valor individual e facial será de R$ 9,75 (nove reais e setenta e cinco centavos), de segunda-feira à sábado. Para os empregados que trabalham 44 (quarenta e quatro) horas por semana, o valor individual e facial será de R$ 19,50 (dezenove reais e cinquenta centavos), de segunda a sexta-feira.

Serão fornecidos tíquetes equivalentes ao número de dias úteis ou efetivamente trabalhadas pelo empregado no mês, isto é, não abrangerão afastamentos, faltas e férias. O empregado arcará com o custeio do vale refeição ou alimentação na proporção de 10% (dez) por cento.

A EMPRESA se compromete a manter as condições mais benéficas a título de auxílio refeição ou alimentação que porventura estejam sendo aplicadas aos empregados contratados até 31 de julho de 2015. Para empregados contratados a partir de agosto/2015 valerão as disposições contidas no caput desta clausula.

Fica determinado que a concessão do benefício do vale refeição ou vale alimentação não será considerada como salário in natura ou indireto para todos os efeitos, não gerando quaisquer direitos, reflexos ou encargos.

Em caso de faltas, justificadas ou não, a EMPRESA descontará os vales refeição ou alimentação do empregado.

Em caso de rescisão, independentemente do motivo, o valor antecipado pela EMPRESA a título de vale refeição/alimentação será descontado das verbas rescisórias do

5

Page 6: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

empregado, considerando referido valor como adiantamento para todos os fins de direito.

Auxílio Transporte CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - VALE TRANSPORTE A EMPRESA entregará o vale transporte aos empregados que dele necessitem para o deslocamento ao trabalho e retorno à residência. Para que o empregado exerça o direito de recebimento deverá comunicar a empresa, na contratação, da sua necessidade e o número total de vales, bem como a empresa a ser utilizada, sob pena de perda. Este cadastro deverá ser anualmente atualizado.

O desconto será de até 6% (seis por cento) do salário base, em conformidade com a Lei nº 7.418/85.

Serão fornecidos vales transporte equivalentes ao número de dias úteis ou efetivamente trabalhados pelo funcionário no mês, isto é, não abrangendo afastamentos, férias, faltas e viagens.

Em caso de rescisão do contrato de trabalho após o adiantamento dos vales transporte ao empregado, a EMPRESA poderá realizar o desconto respectivo diretamente das verbas rescisórias.

Em caso de faltas, justificadas ou não, a EMPRESA descontará os vales transporte do empregado.

Auxílio Educação CLÁUSULA DÉCIMA NONA - AUXÍLIO EDUCAÇÃO A EMPRESA incentivará seus empregados ao estudo, através de horários que permitam ao estudante chegar a tempo a aula, sendo que os cursos custeados pela EMPRESA deverão ter relação direta com a atividade desempenhada pelo empregado dentro da EMPRESA.

O empregado poderá solicitar à EMPRESA a adesão ao Programa de Incentivos aos Estudos, de acordo com as seguintes condições:

A solicitação de inclusão neste programa será feita pelo colaborador, em formulário específico e encaminhado ao gestor da área que o analisará e validará, posteriormente o encaminhará ao setor de Recursos Humanos para aprovação e cadastramento. Independentemente do regime do curso, sendo este anual ou semestral, devem-se observar os seguintes períodos para solicitação:

● Primeiro semestre: A solicitação deve ser feita pelo empregado no mês de

6

Page 7: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Novembro, sendo que eventual aprovação será divulgada até o dia 15 de Dezembro.

● Segundo semestre: A solicitação deve ser feita pelo empregado no mês de Junho, sendo que eventual aprovação será divulgada até o dia 15 de julho.

Idiomas Estrangeiros: Seguem os períodos acima estabelecidos.

Para todas as modalidades dos cursos solicitados a validade do benefício será de acordo com o semestre cursado, tendo que ser renovado a cada novo período, mediante apresentação do boletim escolar e atestado de frequência, para análise de aproveitamento do curso.

Para que o empregado possa solicitar a adesão ao Programa de Incentivos aos Estudos deverá possuir, pelo menos, 12 (meses) de tempo de empresa.

O empregado poderá solicitar uma bolsa de estudo (formação) ou línguas, sendo que deverá optar dentre uma das modalidades a seguir: técnico, superior, pós- graduação, MBA, mestrado ou línguas. Cada colaborador terá direito a somente 01 (uma) bolsa.

Para cursos técnicos e de ensino superior, a EMPRESA somente concederá bolsas de estudo desde tenham relação com as atividades desenvolvidas pela empresa ou cursos que visem a atender as necessidades de desenvolvimento dentro da carreira de conhecimentos e habilidades.

Para cursos de pós-graduação, a EMPRESA somente concederá bolsas de estudo desde que tenham relação com as atividades desenvolvidas pela empresa ou mediante envolvimento em projeto específico da área onde o conhecimento adquirido com o curso seja necessário para o desenvolvimento das atividades, ou ainda visando atender as necessidades de desenvolvimento da carreira do empregado.

Para cursos de idiomas, a EMPRESA somente concederá bolsas de estudo condicionada a necessidade da utilização deste conhecimento para o desempenho das atividades do colaborador ou visando atender as necessidades de desenvolvimento da carreira do requerente.

Demais cursos estão condicionados ao orçamento da EMPRESA, sendo que o empregado que tiver interesse em realizar cursos (desde que tenham relação com as atividades desenvolvidas na empresa) poderá solicitar ao seu gestor, e este, estando de acordo, enviará o Termo de Adesão ao Programa de Incentivo aos Estudos, juntamente com o formulário contendo informações do curso ao setor de Recursos Humanos para aprovação e assinatura. Fica estipulado o valor máximo do curso em R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais por empregado. Ainda, a solicitação do curso deverá ser realizada com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, sendo o resultado da aprovação divulgado em até 05 (cinco) dias úteis pelo setor de Recursos Humanos.

7

Page 8: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Os cursos devem ser fornecidos por entidades reconhecidas pelos órgãos públicos competentes (Secretaria Estadual de Educação, MEC, etc.), conforme a modalidade.

O empregado perderá o direito de participar do Programa de Bolsas de Estudo nas seguintes condições:

a) Não obtendo aprovação no período letivo;

b) O empregado que ultrapassar o limite estipulado pela empresa, custeará integralmente o período cursado, ficando este responsável e ciente que com a interrupção do curso, o mesmo deverá reembolsar a empresa todo o valor já liberado a ele a título de beneficio para os estudos;

c) Por desistência não justificada, de curso (exceto motivos de saúde ou por solicitação da empresa) o empregado ficará 01 ano sem participar do programa de bolsa;

d) O empregado terá direito a interrupção temporária do curso no período máximo de um semestre deste que justificado a empresa o seu motivo durante todo o período do curso, mediante autorização da direção da empresa;

e) Perderá o auxílio, caso a EMPRESA julgue que seu desempenho não acompanha o investimento que a empresa tem feito no colaborador.

O pagamento das mensalidades pela EMPRESA ocorrerá da seguinte forma:

a) O empregado deverá realizar o pagamento e entregar boleto bancário já devidamente quitado ao setor de Recursos Humanos, sendo que estes boletos deverão ser entregues até o dia 15 (quinze) de cada competência para que o mesmo seja lançado na mesma folha;

b) O RH ficara responsável pelo reembolso da parte da empresa o qual será lançado em folha de pagamento;

c) Juros ou correções são de responsabilidade do colaborador.

d) O valor do reembolso será limitado a R$ 600,00.

Exemplo: O colaborador faz MBA no valor mensal de R$ 2.000,00 o valor reembolsado será de R$ 600,00(seiscentos reais)

O Programa de Incentivos aos Estudos terá a seguinte política de descontos:

8

Page 9: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

CURSO TEMPO DE EMPRESA

%PARTE COLABORADOR

% PARTE EMPRESA

Graduação / Técnico 01 ano 70% 30%Graduação / Técnico 02 anos 50% 50%Pós-Graduação / MBA 01 ano 70% 30%Pós-Graduação / MBA 02 anos 50% 50%Língua Estrangeira 01 ano 70% 30%Mestrado*** 02 anos 50% 50%

*** Mestrado

Para esta modalidade de curso, também fica estipulado o limite máximo de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais e somente é liberado após 02 (dois) anos de empresa.

O Programa de Incentivos aos Estudos da EMPRESA não contempla:

● Os pagamentos / descontos não poderão exceder a 12 parcelas ao ano.● Despesas extras geradas por atrasos nos pagamentos de parcelas, tais como multa, juros, etc.● Despesas com matrículas, materiais didáticos, livros.● Despesas com transporte, hospedagem e alimentação.

São responsabilidades do empregado que aderir ao Programa de Incentivos aos Estudos da EMPRESA:

i) Obter aprovação no período letivo, segundo os padrões de avaliação (nota, frequência, etc.) estabelecidos pela entidade de ensino.

ii) Entregar para o Recursos Humanos, ao final de cada semestre a relação das notas por disciplina e atestado de frequência. A não apresentação ou não atendimento da nota mínima implicará na perda da bolsa de estudos.

iii) Manter suas obrigações em dia junto à entidade onde estuda (pagamentos, documentação, etc).

iv) Observar o prazo para entrega do boleto de pagamento quitado ao Recursos Humanos.v) Comunicar ao RH através de e-mail o cancelamento, desistência, trancamento ou transferência de curso. Este comunicado deverá conter além dos dados do funcionário e do curso e o motivo.

vi) Entregar ao RH o comprovante de conclusão de curso.

vii) Para os cursos que venham a ter etapas a serem realizadas no exterior (exemplos: MBA, Idiomas, etc.), o bolsista devera informar ao Gestor de sua área quando da solicitação da bolsa.

9

Page 10: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Em caso de desligamento da empresa, devem ser atendidos os seguintes critérios no Desligamento da Empresa:

● O empregado terá que devolver o valor equivalente a 100% do valor pago no caso de pedido de demissão até 02 (dois) anos após a conclusão do curso em todos os cursos, ou seja, técnico, graduação, pós-graduação MBA, Mestrado ou línguas.● O empregado terá que devolver 100% do valor pago em caso de desistência não justificada, exceto por motivo de saúde ou por motivos relacionados à empresa em todos os cursos mencionados acima;● Caso o empregado seja desligado da empresa, não será necessário o reembolso.

Os cursos devem ser feitos fora do horário de expediente, sendo que exceções deverão ser previamente aprovadas pelo gestor da área.

As transferências de curso deverão ser tratadas como novas solicitações.

A desistência ou trancamento do curso somente serão justificados para fins de continuidade neste programa, se motivada por comprovado problema de saúde ou incompatibilidade de horários em virtude de trabalho.

Não serão concedidas bolsas a empregados que já tenham qualquer subsídio semelhante, mesmo que oferecidos por outras instituições.

A cobertura neste programa, não terá efeito retroativo. Para bolsas solicitadas no primeiro semestre, a cobertura terá validade a partir de janeiro. Para bolsas solicitadas no segundo semestre, a validade será a partir de julho.

A EMPRESA reserva-se ao direito de realizar alterações no Programa de Bolsas de Estudo ou interrompê-lo quando se fizer necessário.

Exceções não previstas neste documento serão tratadas entre a Área solicitante e Recursos Humanos.

Fica estipulado o limite mínimo de 12 (doze) meses, após o término de um curso, para que possa ser feita uma nova solicitação de ingresso junto ao programa para um novo curso.

Auxílio Saúde CLÁUSULA VIGÉSIMA - ASSISTÊNCIA MÉDICA A EMPRESA possui convênio com uma instituição que oferece PLANO DE SAÚDE NACIONAL e o empregado poderá optar em participar ou não deste plano de saúde. Em caso de participação do empregado a EMPRESA arcará com 100% da mensalidade do Plano Nacional, sendo que em caso de utilização, o empregado arcará com 100%

10

Page 11: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

(cem por cento) a título de co-participação. O valor devido pelo empregado será descontado na folha de pagamento do mês subsequente ao da utilização ou quando do recebimento do extrato da instituição.

Parágrafo Primeiro: Será admitida a inclusão de dependentes, porém com desconto total dos valores correspondentes na folha de pagamento do empregado, de acordo com a faixa etária do dependente. Nesta situação, não haverá qualquer subsídio pela empresa no plano de saúde dos dependentes, seja a título de mensalidade e/ou co-participação.Parágrafo Segundo: O empregado que estiver afastado pelo INSS, independentemente do motivo, e que não for possível realizar o desconto dos valores diretamente de seu(s) contracheque(s) no período do afastamento, fica cientificado que o valor total apurado neste período será descontado imediatamente após o seu retorno, em 04 (quatro) parcelas mensais e consecutivas, ou de suas verbas rescisórias, caso o vínculo contratual seja encerrado antes da cobrança total da dívida pela EMPRESA.

Auxílio Creche CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - AUXÍLIO CRECHE / ESCOLA Fica instituído o benefício de auxílio creche para os empregados com salário mensal de

até 02 (dois) salários mínimos regionais previstos para a categoria, e que possuam filhos com idade entre 04 (quatro) meses até completar 06 (seis) anos de idade.

O valor do benefício será de, no máximo, R$ 123,00 (cento e vinte e três reais) por empregado, independentemente do número de filhos que se enquadrem na condição descrita no caput desta clausula.

Para fazer jus ao benefício, o empregado deverá enviar os documentos comprobatórios para o Setor de Recursos Humanos da EMPRESA (ex: certidão de nascimento), sendo que após a análise, a EMPRESA passará a realizar o reembolso ao empregado desde que este comprove mensalmente o pagamento da creche.

Em razão de sua natureza social, o presente benefício não se estenderá para além do contrato de trabalho e não terá natureza salarial para quaisquer efeitos, não integrando ao salário do empregado para nenhum efeito, valor ou forma, inclusive tributário e previdenciário.

Quando ambos os pais forem empregados da EMPRESA, o pagamento não será cumulativo, fato este que obriga os empregados a indicar, por escrito, a empresa, a qual dos cônjuges deverá ser destinado o benefício.

Aposentadoria CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - ABONO POR APOSENTADORIA

11

Page 12: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Ressalvadas as situações mais favoráveis já existentes, aos TRABALHADORES com 03 (três) anos ou mais de serviços contínuos dedicados à EMPRESA, quando delas vierem a desligar-se definitivamente por motivo de aposentadoria, serão pagos 02 (dois) salários nominais equivalentes ao seu último salário, sem prejuízo do recebimento das verbas rescisórias a que fizer jus, na forma da legislação pertinente.

Parágrafo Único: Se o TRABALHADOR permanecer trabalhando na EMPRESA após a aposentadoria, será garantido este abono apenas por ocasião do desligamento definitivo.

Contrato de Trabalho – Admissão, Demissão, Modalidades

Normas para Admissão/Contratação CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - ADMISSÕES APÓS A DATA-BASE Aos TRABALHADORES admitidos a partir de 01/08/2015 será assegurado o salário da função.

Desligamento/Demissão CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - COMUNICAÇÃO DE DISPENSA Nos casos de rescisão do contrato de trabalho, sem justa causa, por parte do EMPREGADOR, a comunicação de dispensa obedecerá aos seguintes critérios:

a) Será comunicado pelas EMPRESAS ao TRABALHADOR por escrito, contra recibo, firmado pelo mesmo, esclarecendo se será trabalhado ou indenizado o aviso prévio legal, avisando inclusive o dia, hora e local do recebimento das verbas rescisórias;

b) O TRABALHADOR dispensado sob alegação de falta grave deverá ser avisado do fato, por escrito, esclarecendo os motivos, sob pena de presunção de dispensa imotivada. CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - CARTA DE REFERÊNCIA No ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, sem justa causa, a EMPRESA, quando solicitada, fornecerá ao TRABALHADOR uma carta de referência, bem como, toda a documentação dos cursos que o TRABALHADOR tenha concluído na EMPRESA, ou justificarão por escrito a sua recusa em fornecê-los. CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - LIQUIDAÇÃO DE DIREITOS RESCISÓRIOS As EMPRESAS efetuarão as homologações das rescisões contratuais de trabalho de seus TRABALHADORES na forma da legislação vigente (artigo 477 da CLT), observando na íntegra os prazos ali assinalados, a saber:

a) Até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

12

Page 13: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

b) Até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento;

Aviso Prévio CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - AVISO PRÉVIO Nos casos de aviso prévio por dispensa sem justa causa, por parte do EMPREGADOR, obedecerá aos seguintes critérios:

a) Será comunicado pelas EMPRESAS por escrito e contra recibo esclarecendo se será trabalhado ou não;

b) A redução de duas horas diárias, prevista no Artigo 488 da CLT, será utilizada atendendo à conveniência do TRABALHADOR no início ou no fim da jornada de trabalho, mediante opção única do TRABALHADOR por um dos períodos, exercida no ato do recebimento do pré-aviso. Da mesma forma, alternativamente, o TRABALHADOR poderá optar pelos dias corridos durante o período;

c) Caso seja o TRABALHADOR impedido pelas EMPRESAS de prestar sua atividade profissional durante o aviso prévio, ficará ele desobrigado de comparecer às EMPRESAS, fazendo, no entanto, jus à remuneração integral;

d) Ao TRABALHADOR que, no curso do aviso trabalhado, solicitar ao EMPREGADOR, por escrito, e fizer prova de recolocação no mercado de trabalho, fica garantido o seu imediato desligamento das EMPRESAS e a anotação da respectiva baixa na CTPS. Neste caso, as EMPRESAS estão obrigadas, em relação a essa parcela, a pagar apenas os dias efetivamente trabalhados, sem prejuízo das duas horas diárias previstas no Artigo 488 da CLT, proporcionais ao período não trabalhado, ou eventual opção conforme letra “b” desta cláusula;

e) O aviso prévio trabalhado não poderá ter seu início no último dia útil da semana;

f) Fica assegurado ao TRABALHADOR que vier a se desligar por pedido de demissão, o direito de optar, se quer ou não, trabalhar no período do aviso prévio. No caso de recusa por parte das EMPRESAS, será descontado o salário correspondente ao prazo respectivo (artigo 487, § 2º da CLT);

g) Nos casos de pedido de demissão, não obstante o contido na Lei nº 12.506, de 11 de Outubro de 2.011, fica convencionado entre as partes que o aviso prévio se dará pelo prazo máximo de 30 (trinta) dias;

h) Serão aplicados os dispositivos mais favoráveis praticados em favor dos TRABALHADORES.

Suspensão do Contrato de Trabalho

13

Page 14: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - GARANTIAS TRABALHADOR P/ HIPÓTESE ENCERRAMENTO DAS ATIV. DAS EMPRESA REGIÃO Caso a EMPRESA por quaisquer motivos venham encerrar suas atividades totalmente na base territorial do SINDICATO obrigam-se a comunicar aos TRABALHADORES e ao SINDICATO, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias. Relações de Trabalho – Condições de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades

Ferramentas e Equipamentos de Trabalho CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - FORNECIMENTO DE UNIF./ROUPAS/MATERIAIS/ FERRAMENTAS DE TRAB./ EQUIP. A EMPRESA fornecerá aos TRABALHADORES de campo, gratuitamente, uniformes, macacões e outras peças de vestimenta que se fizerem necessárias ao desempenho da função e compatível à região e o clima:

a) Serão também fornecidos, gratuitamente, equipamentos de proteção individual e de segurança, inclusive luvas, calçados especiais, óculos de segurança graduado, de acordo com receita médica, quando por ela exigido na prestação do serviço, ou a natureza da atividade que assim determinar;

b) Fica vedado por partes das EMPRESAS o desconto de qualquer valor dos TRABALHADORES dos itens aqui elencados, além de outros relacionados à segurança e saúde no trabalho.

Assédio Moral CLÁUSULA TRIGÉSIMA - ASSÉDIO MORAL/ASSÉDIO SEXUAL A EMPRESA se obriga a informar os seus TRABALHADORES que não será admitida nenhuma prática de assédio moral e/ou de assédio sexual, sob pena de multa diária no importe de 01 (um) salário nominal do TRABALHADOR submetido ao ato, revertida em favor do TRABALHADOR, sem prejuízo de outras cominações legais que o caso requer.

Estabilidade Aposentadoria CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRIMEIRA - TRABALHADORES EM VIAS DE APOSENTADORIA A EMPRESA, desde que comunicada sobre essa condição por escrito pelo TRABALHADOR em até 30 (trinta) dias antes do início do prazo previsto nesta cláusula, antes da rescisão contratual, concederá estabilidade provisória aos TRABALHADORES que necessitem de até 12 (doze) meses para aquisição de aposentadoria por tempo de serviço, devidamente comprovados.

14

Page 15: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Parágrafo Único: O TRABALHADOR nessa condição não poderá ser despedido, exceto em razão de falta grave ou por mútuo acordo entre EMPRESA e TRABALHADOR, ou encerramento de atividade do EMPREGADOR, sendo que nestas duas últimas hipóteses, com mediação do SINDICATO.

Outras normas de pessoal CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA - ASSISTÊNCIA JURÍDICA As EMPRESAS prestarão assistência jurídica gratuita na esfera criminal e cível aos TRABALHADORES que, a seus serviços, vierem a se envolver em acidentes com veículos.

Jornada de Trabalho – Duração, Distribuição, Controle, Faltas

Duração e Horário CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA - JORNADA DE TRABALHO A jornada de trabalho para os empregados que exerçam atividade de Suporte de Apoio aos clientes será de 36 (trinta e seis) horas semanais e, para as demais funções, de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, observadas as determinações estabelecidas na Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Serão considerados empregados que exerçam atividade de Suporte de Apoio aos clientes aqueles que atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos, bem como asseguram o funcionamento do hardware e do software.

Faltas CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - AUSÊNCIAS JUSTIFICADAS Serão consideradas faltas justificadas ao serviço, sem prejuízo remuneratório, além das já previstas nos artigos 473 da Consolidação das Leis do Trabalho e artigo 10, incido II, parágrafo 1º, do ADCT, as ausências dos empregados na hipótese de acompanhamento de filhos de até 14 (quatorze) anos de idade ou portadores de necessidades especiais, cônjuge e pais, estes últimos, desde que com idade superior a 60 (sessenta) anos, em consultas médicas, mediante a apresentação de comprovante médico, relativamente à data e o tempo de permanência da respectiva consultas, e desde que atendidas as exigências dispostas na cláusula 35.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA - PAGAMENTO DE FALTA

15

Page 16: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

JUSTIFICADA POR ATESTADO MÉDICO A EMPRESA aceitará os atestados fornecidos por médicos e odontólogos devidamente registrados perante o CRM ou CRO, desde que os mesmos contenham o nome completo do empregado, período de afastamento.

O empregado deverá entregar no RH da EMPRESA o atestado respectivo, com as discriminações acima, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após o retorno ao trabalho, caso contrário a EMPRESA realizará o desconto da falta do empregado.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA - ABONO DE FALTAS AO ESTUDANTE A EMPRESA concederá abono de faltas ao TRABALHADOR estudante nos dias de provas bimestrais e finais, desde que em estabelecimento oficial, autorizado ou reconhecido de ensino, pré-avisando o EMPREGADOR com o mínimo de 72 (setenta e duas) horas e comprovação posterior, compensando na jornada de trabalho as horas concedidas.

Parágrafo Único: O TRABALHADOR estudante, matriculado e cursando ensino fundamental, ensino médio, curso superior, curso de formação profissional ou profissionalizante em estabelecimento de ensino oficial, não poderá ter o seu horário de trabalho alterado até o término da etapa que estiver sendo cursada. Para tanto, a EMPRESA deverá ser notificada dentro dos 30 (trinta) dias seguintes à assinatura desta Norma Coletiva ou imediatamente após a matrícula.

Sobreaviso CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA - SOBREAVISO O pagamento das horas em que o empregado permanecer em regime de sobreaviso, de acordo com as escalas de plantão previamente organizadas, será calculado a base de 1/3 (um terço) da respectiva hora normal de trabalho, as quais serão devidamente pagas pela EMPRESA, e não lançadas no Banco de Horas. Quando o empregado estiver de sobreaviso e for efetivamente acionado, a EMPRESA se compromete a pagar em espécie 22% (vinte e dois por cento) das horas extraordinárias praticadas no período de plantão, sendo que o saldo residual de 78% (setenta e oito por cento) será lançado no Banco de Horas, obedecendo as disposições deste Acordo Coletivo.

O pagamento das horas em que o empregado permanecer de sobreaviso e o percentual de 22% (vinte e dois por cento) descrito no caput desta clausula deve ser realizado no mês subsequente as escaladas de plantão realizadas (Ex: Se o sobreaviso for realizado no mês de agosto, a empresa deverá pagar as horas no contracheque de agosto com vencimento em setembro).

Parágrafo Único: Com a retirada do Banco de horas em 1º de Janeiro de 2016 conforme cláusula 38ª, §4º, a empresa pagara as horas de sobreaviso na proporção de 1/3”.

16

Page 17: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Outras disposições sobre jornada

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - BANCO DE HORAS Fica instituído o sistema de Banco de Horas, considerando os seguintes critérios de apuração e compensação e que serão aplicados em todos os setores da empresa:

Serão consideradas “horas crédito” as horas excedidas da jornada normal de trabalho do empregado (após expediente trabalhado na empresa), conforme seu turno de labor, respeitando-se a carga de trabalho contratada e disposta no contrato de trabalho.

Parágrafo Primeiro: As horas crédito, quando necessárias, deverão ser planejadas, solicitadas e autorizadas.

Serão creditadas no saldo do Banco de Horas todas as horas/minutos que excederem o período normal de trabalho, bem como as horas/minutos realizadas aos sábados (quando fora do turno de labor), domingos e feriados.

Para cada 01 (um) hora extraordinária trabalhada pelo empregado em dias úteis, pontos facultativos e sábados, a EMPRESA lançará 01h30 (uma hora e trinta minutos) no saldo do Banco de Horas.

Para cada 01 (um) hora extraordinária trabalhada pelo empregado em domingos e feriados (quando fora do turno de labor), a EMPRESA lançará 02 (duas) horas no saldo do Banco de Horas.

Serão consideradas “horas débito” as horas que faltarem para compor a jornada normal de trabalho do empregado, tais como, mas não se limitando, a faltas não justificadas, atrasos, saídas antecipadas etc. A proporção das horas débito será 1 x 1 (um hora vez um).

Fica limitado o saldo credor do Banco de Horas a 30 (trinta) horas mensais, cumulativo, sendo que a ultrapassagem do referido limite acarretará a empresa o pagamento de adicional de horas extras, sobre aquelas excedentes ao limite ora fixado, utilizando-se para tanto, o adicional de 50% (cinquenta por cento).

Fica limitado o saldo devedor do Banco de Horas a 30 (trinta) horas mensais, cumulativo, sendo que a ultrapassagem do referido limite, sem a autorização expressa da EMPRESA, acarretará o desconto das horas excedentes no salário do empregado, a ser efetivado no salário do mês subsequente.

As horas prorrogadas em um mês de referência (horas crédito) serão registradas no banco de horas do empregado para fins de compensação futura, ou abatimento do saldo existente de horas débito, cuja diferença, se existir, será lançada para o mês subsequente no registro ponto.

17

Page 18: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

As horas compensadas em um mês de referência (horas débito) serão registradas no respectivo saldo do banco de horas do empregado para fins de abatimento das horas crédito do próprio mês de competência ou lançadas para o mês subsequente para os mesmos fins aqui dispostos.

As horas de deslocamento de viagem realizadas pelos funcionários em trânsito serão computadas como horas trabalhadas, sendo estas contabilizadas para fins de banco de horas, na forma estabelecida no presente acordo.

Estão excluídos do recebimento de horas-extras e banco de horas, aqueles empregados enquadrados no art. 62 da Consolidação das Leis do Trabalho, cujos cargos não estão sujeitos ao controle de horário.

Os empregados em regime de contrato de experiência integram igualmente ao sistema compensatório de Banco de Horas da EMPRESA.

Parágrafo Segundo: Em caso de não continuidade da relação empregatícia depois de decorrido o prazo de experiência, será apurado o saldo existente das horas débito e das horas crédito do banco de horas do empregado. Sendo positivo, para o empregado gerará o pagamento das horas extras juntamente com as verbas rescisórias e, ao contrário, sendo devedor, serão descontadas das verbas rescisórias as horas não trabalhadas quando a rescisão ocorrer por iniciativa do empregado ou do empregador.

Nos Contratos de Trabalho por prazo indeterminado, a empresa apurará a existência do saldo das horas crédito do empregado para fins de quitação juntamente com as verbas rescisórias, independentemente do motivo do afastamento do empregado, respeitando-se a regra prevista no parágrafo 3° do artigo 59 da CLT que assim dispõe: “Art. 59, § 3º. Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma do parágrafo anterior, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão”.

Fica acordado que as horas crédito são limitadas a 02 (duas) horas diárias de prorrogação na forma estabelecida no artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho.

As disposições referentes ao Banco de Horas terão vigência de 12 (doze) meses, sendo que será realizado um balanço a cada 90 (noventa) dias para apurar as horas crédito/débito dos empregados e, conforme for, compensá-las ou realizar o respectivo pagamento no mês subsequente ao do fechamento do balanço, conforme parâmetros definidos neste acordo.

Parágrafo Terceiro: A EMPRESA compromete-se a pagar aos empregados as horas crédito porventura não compensadas com o adicional previsto neste instrumento coletivo, sobre a hora normal trabalhada.

18

Page 19: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

Por adesão voluntária, os empregados ausentes e admitidos posteriormente participarão do presente Acordo Coletivo.

Parágrafo Quarto: Fica convencionado que a partir de 1º de janeiro de 2016 será extinto o referido Banco de Horas para os trabalhadores do setor operacional.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA NONA - TRABALHO AOS DOMINGOS A presente cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho tem por objeto a instituição do trabalho aos domingos, tendo por destinatários os empregados que exerçam a atividade de Suporte de Apoio aos clientes da EMPRESA, nos termos do artigo 7º, inciso XIII da Constituição Federal e artigos 67, parágrafo único, 68 e 70 da Consolidação das Leis do Trabalho e da Portaria nº 3118/1989 do Ministério do Trabalho e Emprego.

A partir da assinatura deste acordo ficam os empregados que exerçam a atividade de Suporte de Apoio aos clientes da EMPRESA autorizados a trabalhar aos domingos.

Os empregados que exerçam a atividade de Suporte de Apoio aos clientes que forem escalados para trabalhar aos domingos cumprirão o turno de trabalho de 06 (seis) horas diárias nos seguintes horários:

(i) 1º Turno: das 00h às 06h com 15 (quinze) minutos de intervalo;

(ii) 2º Turno: das 06h às 12h com 15 (quinze) minutos de intervalo;

(iii) 3º Turno: das 12h às 18h com 15 (quinze) minutos de intervalo;

(iv) 4º Turno: das 18h às 24h com 15 (quinze) minutos de intervalo.

A EMPRESA, sempre que possível, garantirá o revezamento necessário para que os empregados escalados que exerçam a atividade de Suporte de Apoio aos clientes tenham seu descanso semanal remunerado coincidente com, pelo menos, 02 (dois) domingos dentro do período de 01 (um) mês.

Toda e qualquer hora de trabalho que extrapole as 06 (seis) horas diária ora acordada deverá ser creditada no Banco de Horas, nos termos da Cláusula 38.

O empregado que exercer atividade no período noturno será remunerado nos termos da Cláusula 13.

Para os empregados que exerçam a atividade de Suporte de Apoio aos clientes e que cumprirem o turno de trabalho de 06 (seis) horas diárias, somente serão consideradas como extras as horas trabalhadas além da 06ª diária ou da 36ª semanal (média), devendo ser respeitadas as disposições da Cláusula 38.

19

Page 20: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

A falta injustificada de um dia de trabalho do empregado faz com que o empregado tenha este dia descontado e deixe de receber 01 (um) dia de repouso semanal, sem prejuízo da integração destas ausências no cálculo em descansos semanais remunerados, férias e verbas rescisórias.

A alteração da jornada de trabalho poderá ser realizada pela EMPRESA, após comunicação ao empregado e ao SINDICATO, conforme sua necessidade e conveniência.

O prazo de vigência destas condições será de 13 (treze) meses, contatos da assinatura deste, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses, desde que não ocorram modificações em seus termos.

As divergências decorrentes da aplicação do presente acordo no que se refere ao trabalho aos domingos serão previamente dirimidas mediante entendimentos entre a EMPRESA e o SINDICATO, em não se chegando a bom termo será tratado junta à Justiça do Trabalho. CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA - INTERRUPÇÕES DO TRABALHO As interrupções da jornada de trabalho, que independam da vontade do TRABALHADOR, não poderão ser compensadas posteriormente, ficando-lhe assegurada à remuneração.

Saúde e Segurança do Trabalhador

CIPA – composição, eleição, atribuições, garantias aos cipeiros CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA - CIPA Em cumprimento ao contido na NR-5-CIPA, as EMPRESAS convocarão eleições para a CIPA, com 60 (sessenta) dias de antecedência, dando publicidade do ato através de edital, enviando cópia ao SINDICATO nos primeiros 10 (dez) dias do período acima estipulado:

a) A documentação referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleição e de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias, deve ser encaminhada ao SINDICATO dos TRABALHADORES;

b) As EMPRESAS deverão fornecer cópias das atas de eleição e posse aos membros titulares e suplentes da CIPA, mediante recibo;

Parágrafo Único: As EMPRESAS deverão liberar os Membros da CIPA, sem prejuízo da remuneração, para realização de inspeções pelo tempo que se fizer necessário.

Exames Médicos

20

Page 21: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA - EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS A EMPRESA manterá a realização de exames médicos periódicos, sem ônus, para todos os TRABALHADORES, inclusive por ocasião da rescisão contratual ou no prazo de sua validade, previsto na forma da legislação vigente, fornecendo cópia dos resultados.

Relações Sindicais

Sindicalização (campanhas e contratação de sindicalizados) CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA - SINDICALIZAÇÃO A EMPRESA quando solicitada por escrito cederá em dia e hora previamente fixados, autorização para que o SINDICATO possa fazer sua campanha de sindicalização junto aos TRABALHADORES.

Parágrafo Único: As EMPRESAS sempre que solicitado pelo SINDICATO disponibilizarão à entidade ou aos seus representantes, lista atualizada com nome, local de trabalho e telefone de contato dos EMPREGADOS.

Acesso do Sindicato ao Local de Trabalho CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUARTA - ACESSO DE DIRIGENTES SINDICAIS AOS LOCAIS DE TRABALHO Fica permitido o acesso dos representantes do SINDICATO, devidamente credenciados, nos locais de trabalho, a fim de orientar no tocante às condições de higiene e segurança no trabalho, desde que pré-avisada.

Liberação de Empregados para Atividades Sindicais CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUINTA - LIBERAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS SINDICAIS A EMPRESA se compromete a analisar, individualmente, os pleitos de liberação de TRABALHADORES para participação em cursos, seminários e eventos assemelhados de interesse da entidade sindical.

Parágrafo Único: Fica assegurado ao TRABALHADOR liberado na forma do “caput” o recebimento de todas as vantagens e benefícios, como se trabalhando estivesse, tais como: vale transporte, vale refeição, remuneração variável, etc.

Acesso a Informações da Empresa CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEXTA - QUADRO DE AVISOS A EMPRESA permitirá a fixação nos quadros de avisos, em locais acessíveis aos TRABALHADORES, de matéria de interesse da categoria, desde que previamente

21

Page 22: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

aprovada pela EMPRESA, sendo vedada a divulgação de material político-partidário ou ofensivo a quem quer que seja. CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SÉTIMA - DIREITO A INFORMAÇÃO Fica assegurado à Entidade Sindical o direito de acesso às informações sobre condições de saúde, relações de trabalho, mudanças tecnológicas, e outros assuntos de interesse dos TRABALHADORES.

Parágrafo Único: Quando da admissão de novo TRABALHADOR, será permitido ao SINDICATO entregar ao mesmo material explicativo da entidade. Quando as admissões se derem em grande número, o mesmo poderá realizar palestra com fins elucidativos.

Outras disposições sobre relação entre sindicato e empresa CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA OITAVA - MENSALIDADE SINDICAL A EMPRESA descontará a mensalidade sindical diretamente de seus TRABALHADORES, desde que por eles autorizadas por escrito, devendo entregar os respectivos comprovantes aos TRABALHADORES. O valor do desconto das mensalidades será depositado em conta bancária do SINDICATO, através de guia própria fornecida pelo mesmo - até o 6º (sexto) dia útil subsequente à competência do salário. A relação nominal dos TRABALHADORES para controle da entidade ficará à disposição na sede da EMPRESA após o pagamento.

Disposições Gerais

Mecanismos de Solução de Conflitos CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA NONA - JUÍZO COMPETENTE Será competente a Justiça do Trabalho de Balneário Camboriú para dirimir qualquer divergência surgida na aplicação da presente Norma Coletiva de Trabalho.

Aplicação do Instrumento Coletivo CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA - COMISSÃO PERMANENTE As PARTES manterão uma Comissão Permanente para avaliação do presente Instrumento Coletivo de Trabalho e da legislação trabalhista vigente. CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA - AÇÃO DE CUMPRIMENTO O SINDICATO na condição de representante legal da categoria profissional poderá intentar ação de cumprimento, na forma da Lei.

Descumprimento do Instrumento Coletivo

22

Page 23: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA - MULTA Fixação de multa no valor de 10% (dez por cento) do menor piso, por infração e por trabalhador, mediante notificação, em caso de descumprimento de qualquer das cláusulas contidas neste (a) Acordo e das normas previstas em Lei, desde que não cominada com qualquer multa específica, revertendo seu valor a favor da parte prejudicada.

Parágrafo Único: A multa só será devida se a parte infratora, notificada da infração, não proceder à sua correção no prazo de 05 (cinco) dias contados da data do recebimento da notificação, com exceção das cláusulas com cunho alimentar, cuja multa é devida de forma imediata ao descumprimento.

Renovação/Rescisão do Instrumento Coletivo CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA TERCEIRA - DEPÓSITO E REGISTRO Para que produza os efeitos legais e se torne obrigatório para as categorias econômicas e de Trabalhadores por elas abrangidas, as partes depositarão cópia do presente Acordo Coletivo de Trabalho na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho (antiga DRT) local, nos termos do Artigo 614, da Consolidação das Leis do Trabalho, para fins de registro e arquivo. Anexo I:

FUNÇÃO TOTAL SALARIO PERICULOSI GRATIF 40% ENGENHARIA

AUXILIAR DE PROJETOS I R$ 1.087,12 R$ 1.087,12

AUXILIAR DE PROJETOS II R$ 1.185,95 R$ 1.185,95

ASSISTENTE DE PROJETOS I R$ 1.738,29 R$ 1.738,29

ASSISTENTE DE PROJETOS II R$ 1.998,54 R$ 1.998,54

ASSISTENTE DE PROJETOS III R$ 2.415,82 R$ 2.415,82

ANALISTA DE PROJETOS I R$ 2.525,63 R$ 2.525,63

ANALISTA DE PROJETOS II R$ 3.294,30 R$ 3.294,30

ANALISTA DE PROJETOS III R$ 4.392,40 R$ 4.392,40

GERENTE DE PROJETOS R$ 6.841,16 R$ 4.886,55 R$ 1.954,62

ENGENHEIRO I R$ 6.698,00 R$ 6.698,00

ENGENHEIRO II R$ 9.377,20 R$ 6.698,00 R$ 2.679,20

SUPERVISOR DE REDES TELECOM R$ 3.382,15 R$ 2.415,82 R$ 966,33

OPERACOES CGRINSTALADOR E REPARADOR DE INFRA I R$ 1.821,53 R$ 1.401,18 R$ 420,35

INSTALADOR E REPARADOR DE INFRA II R$ 2.580,97 R$ 1.985,36 R$ 595,61

INSTALADOR E REPARADOR DE INFRA III R$ 3.140,57 R$ 2.415,82 R$ 724,75

ANALISTA DE INFRA I R$ 3.203,38 R$ 3.203,38

ANALISTA DE INFRA II R$ 3.733,54 R$ 3.733,54

23

Page 24: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

ANALISTA DE INFRA III R$ 4.172,78 R$ 4.172,78

24

Page 25: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

TECNOLOGO EM ADM DE REDES I R$ 2.782,72 R$ 2.782,72

TECNOLOGO EM ADM DE REDES II R$ 3.136,17 R$ 3.136,17

TECNOLOGO EM ADM DE REDES III R$ 3.696,20 R$ 3.696,20

ADMINISTRADOR DE REDES JUNIOR I R$ 4.062,97 R$ 4.062,97

ADMINISTRADOR DE REDES JUNIOR II R$ 4.392,40 R$ 4.392,40

ADMINISTRADOR DE REDES PLENO I R$ 5.577,90 R$ 5.577,90

ADMINISTRADOR DE REDES PLENO II R$ 8.400,47 R$ 8.400,47

ADMINISTRADOR DE REDES PLENO III R$ 8.894,61 R$ 8.894,61

ADMINISTRADOR DE REDES SENIOR I R$ 9.163,15 R$ 9.163,15

ADMINISTRADOR DE REDES SENIOR II R$10.431,95 R$ 10.431,95

ADMINISTRADOR DE REDES SENIOR III R$11.530,05 R$ 11.530,05

NOCASSISTENTE DE NOC I 6 HORAS R$ 1.167,28 R$ 1.167,28

ASSISTENTE DE NOC II 6 HORAS R$ 1.362,74 R$ 1.362,74

ASSISTENTE DE NOC III 6 HORAS R$ 1.442,90 R$ 1.442,90

ASSISTENTE DE NOC I 8 HORAS R$ 1.427,53 R$ 1.427,53

ASSISTENTE DE NOC II 8 HORAS R$ 1.665,82 R$ 1.665,82

ASSISTENTE DE NOC III 8 HORAS R$ 1.778,92 R$ 1.778,92

ANALISTA DE NOC I 6 HORAS R$ 1.557,30 R$ 1.557,30

ANALISTA DE NOC II 6 HORAS R$ 1.946,93 R$ 1.946,93

ANALISTA DE NOC III 6 HORAS R$ 2.174,24 R$ 2.174,24

ANALISTA DE NOC I 8 HORAS R$ 1.904,11 R$ 1.904,11

ANALISTA DE NOC II 8 HORAS R$ 2.379,58 R$ 2.379,58

ANALISTA DE NOC III 8 HORAS R$ 2.657,40 R$ 2.657,40

COORDENADOR DE NOC R$ 5.796,00 R$ 4.140,00 R$ 1.656,00

GERENTE DE REDES R$ 8.329,31 R$ 5.949,51 R$ 2.379,80

OPERACOES IERAUXILIAR INST E REP REDES TELECOM R$ 1.531,74 R$ 1.178,26 R$ 353,48

INST E REP REDES TELECOM I R$ 1.778,70 R$ 1.368,23 R$ 410,47

INST E REP REDES TELECOM II R$ 1.972,13 R$ 1.517,03 R$ 455,11

INST E REP REDES TELECOM III R$ 2.165,13 R$ 1.665,49 R$ 499,65

INST E REP REDES TELECOM IV R$ 3.640,20 R$ 2.141,30 R$ 642,39 R$ 856,52AUXILIAR INST E REP FIBRA OPTICA R$ 1.701,62 R$ 1.308,94 R$ 392,68

INST E REP DE FIBRA OPTICA I R$ 2.319,74 R$ 1.784,41 R$ 535,32

INST E REP DE FIBRA OPTICA II R$ 2.783,68 R$ 2.141,30 R$ 642,39

INST E REP DE FIBRA OPTICA III R$ 3.247,63 R$ 2.498,18 R$ 749,45

INST E REP DE FIBRA OPTICA IV R$ 3.730,14 R$ 2.869,34 R$ 860,80

SUPERVISOR OPERAÇÃO I R$ 3.938,88 R$ 2.316,99 R$ 695,10 R$ 926,80

SUPERVISOR OPERAÇÃO II R$ 4.246,90 R$ 2.498,18 R$ 749,45 R$ 999,27

SUPERVISOR OPERAÇÃO III R$ 4.648,26 R$ 2.734,27 R$ 820,28 R$ 1.093,71

COORDENADOR DE OPERAÇÕES R$ 6.243,84 R$ 4.459,89 R$ 1.783,96

COORDENADOR DE OPERAÇÕES I R$ 6.495,26 R$ 4.639,47 R$ 1.855,79

25

Page 26: · Web viewFica a EMPRESA autorizada a proceder os descontos em folha de pagamento e em rescisão contratual salariais, dos prejuízos causados ao patrimônio da empresa por negligência,

GERENTE DE OPERAÇÕES R$ 10.761,38 R$ 7.686,70 R$ 3.074,68

ADMINISTRATIVOAUXILIAR ADMINISTRATIVO R$ 1.088,22 R$ 1.088,22

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I R$ 1.482,44 R$ 1.482,44

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II R$ 1.927,17 R$ 1.927,17

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO III R$ 2.031,49 R$ 2.031,49

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO IV R$ 2.635,44 R$ 2.635,44

ASSISTENTE FISCAL I R$ 1.811,87 R$ 1.811,87

ASSISTENTE FISCAL II R$ 1.976,58 R$ 1.976,58

ASSISTENTE FISCAL III R$ 2.196,20 R$ 2.196,20

ANALISTA FISCAL I R$ 2.745,25 R$ 2.745,25

ANALISTA FISCAL II R$ 3.364,58 R$ 3.364,58

ASSISTENTE CONTABIL I R$ 1.647,15 R$ 1.647,15

ASSISTENTE CONTABIL II R$ 1.976,58 R$ 1.976,58

ASSISTENTE CONTABIL III R$ 2.525,63 R$ 2.525,63

CONTADOR I R$ 6.589,04 R$ 4.706,46 R$ 1.882,58

CONTADOR II R$ 7.686,70 R$ 5.490,50 R$ 2.196,20

ASSISTENTE RH R$ 1.998,54 R$ 1.998,54

ANALISTA DEP PESSOAL I R$ 3.074,68 R$ 3.074,68

ANALISTA DEP PESSOAL II R$ 3.294,30 R$ 3.294,30

SERVIÇOS GERAIS 5 HORAS R$ 1.200,00 R$ 1.200,00

AUXILIAR DE LIMPEZA 6 HORAS R$ 1.121,58 R$ 1.121,58

AUXILIAR DE LIMPEZA 8 HORAS R$ 1.360,72 R$ 1.360,72

AUXILIAR DE LIMPEZA 4 HORAS R$ 757,69 R$ 757,69

ALMOXARIFE R$ 1.647,15 R$ 1.647,15

ANALISTA LOGISTICA I R$ 2.919,02 R$ 2.919,02

ANALISTA LOGISTICA II R$ 3.294,30 R$ 3.294,30

ANALISTA LOGISTICA III R$ 3.843,35 R$ 3.843,35

TECNICO SEGURANCA DO TRABALHO I R$ 3.283,32 R$ 2.525,63 R$ 757,69

ROGERIO SOARESSecretário Geral

SIND DOS TR EM EMPR TELEC E OP MESAS TELEF NO EST DE SC

ITACIR KLITZKESócio

OPTITEL REDES E TELECOMUNICACOES LTDA.

26