estado-maior geral — secretaria · web viewfica o licitante, sujeito à sanções administrativas...

19
SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Processo E- 35/192/45/2019 Data: 29/04/2019 Fls.________ POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA DE LICITAÇÕES E PROJETOS TERMO DE REFERÊNCIA 1 – OBJETO: 1.1. O presente Termo de Referência tem como objeto o Registro de Preços (SRP) para futuras e eventuais aquisições de CONTÊINERES FRIGORÍFICOS E CAMINHÕES FRIGORÍFICOS, a ser realizada por meio de procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico, para atender as necessidades da Diretoria de Abastecimento - DAbast da PMERJ. ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE QUANTIDADE 1 Caminhão, motor: 4 cilindros, cor: branca, combustível: diesel, ano fabricação: zero km, potência do motor: 160 CV, tração: 4 x 2, capacidade carga: 4 t, tipo cabine: simples, carroceria: baú frigorificado, numero eixos: 02, opcional: direção hidráulica código do item: 2320.001.0034 (id - 96581) UN 4 2 Contêiner frigorífico, estrutura em aço, acabamento em aço inox, dimensões externas: 6,05 x 2,44 x 2,59 m, dimensões internas: 5,90 x 2,35 x 2,38 m, capacidade de armazenagem de 38,10 m³, modelo: 20 pés, fechado com porta dupla abrindo para fora, com unidade de refrigeração inclusa, forma de fornecimento: unidade. Código do Item: 5450.007.0005 (ID - UN 4 Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 1 | Página

Upload: others

Post on 29-Dec-2019

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Estado-Maior Geral — Secretaria

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL

Processo nº E-35/192/45/2019

Data: 29/04/2019 Fls.________

Rubrica:_______________________

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DIRETORIA DE LICITAÇÕES E PROJETOS

TERMO DE REFERÊNCIA

1 – OBJETO:

1.1. O presente Termo de Referência tem como objeto o Registro de Preços (SRP) para futuras e eventuais aquisições de CONTÊINERES FRIGORÍFICOS E CAMINHÕES FRIGORÍFICOS, a ser realizada por meio de procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico, para atender as necessidades da Diretoria de Abastecimento - DAbast da PMERJ.

ITEM

ESPECIFICAÇÃO

UNIDADE

QUANTIDADE

1

Caminhão, motor: 4 cilindros, cor: branca, combustível: diesel, ano fabricação: zero km, potência do motor: 160 CV, tração: 4 x 2, capacidade carga: 4 t, tipo cabine: simples, carroceria: baú frigorificado, numero eixos: 02, opcional: direção hidráulica código do item: 2320.001.0034 (id - 96581)

UN

4

2

Contêiner frigorífico, estrutura em aço, acabamento em aço inox, dimensões externas: 6,05 x 2,44 x 2,59 m, dimensões internas: 5,90 x 2,35 x 2,38 m, capacidade de armazenagem de 38,10 m³, modelo: 20 pés, fechado com porta dupla abrindo para fora, com unidade de refrigeração inclusa, forma de fornecimento: unidade.

Código do Item: 5450.007.0005 (ID - 146948)

UN

4

2 – MOTIVAÇÃO:

2.1. Preliminarmente impende destacar, o Estudo Técnico Preliminar, remetido pela Diretoria de Abastecimento - DAbast, de onde foram extraídas as informações utilizadas como referencial para formalização do presente Termo de Referência, tais como, especificação do objeto, quantitativo demandado, metodologia de cálculo usada para determinar este quantitativo, justificativa fática, entre outras informações de caráter específico, os quais, foram inseridos neste Termo de Referência.

2.2. Inicialmente, destacam-se as dificuldades atualmente enfrentadas pelas unidades da PMERJ, no que se refere a distribuição de produtos do gêneros alimentícios que necessitam ser acondicionados em baixas temperaturas, sobretudo as unidades mais afastadas da capital fluminense.

2.3. Insta salientar, que segundo os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) nos anor de 2017 e 2018 foram registrados respectivamente, 10.599 e 9.182 ocorrências de roubo de carga, o que representa um aumento de 377,6% em relação aos ídices registrados no ano de 2010, mostrando assim, o significativo aumento da incidência este tipo de prática criminosa nos últimos anos.

2.3.1. Ainda segundo o levantamento, a Região Metropolitana do Rio concentra mais de 90% dos casos ocorrinos no território fluminense. Segundo o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Orlando Rodrigues, mais de 40% do roubo de carga no Brasil acontece no estado do Rio de Janeiro.

2.3.2. Idubitavelmente, o atual quadro de violência mencionado neste item, tem obrigado as empresas de transportes, a investir ainda mais, em soluções que venham proporcionar maior segurança às cargas tranportadas, como a contratação de empresas para prestação de serviço de monitoramento da carga, além do expressivo aumento de custo dos seguros de carga, que mais que dobraram no período de pouco mais de dois anos.

2.3.3. Em última nálise, é possível entender que boa parte deste aumento de custo mencionado será repassado para o valor final do produto, gerando acrécimo neste valor que é proporcional ao número de entregas, sendo certo que, quanto maior for as quantidades entregas previstas no cronograma de fornecimento, maiores também serão os custos final de contratação.

2.4. Com relação aos alimentos, que necessitam ser acondicionados em baixa temperatura, existe também a preocupação referente a aciduidade das entregas, bem como com a adequada conservação dos produtos, afim de não pôr em risco sua integridade.

2.5. Com base no panorama exposto, o Diretor de Abastecimento da PMERJ, no uso de suas atribuições, apresentou como opção capaz de elucidar tais adversidades, a aquisição de contêineres frigoríficos e caminhões frigoríficos, visando a implementação de estratégia logística, que possui por objetivo, suplantar as dificuldades atualmente enfrentadas pela PMERJ, relacionadas ao armazenamento, distribuição e conservação de produtos do gênero alimentícios com natureza perecível, especificamente no que tange ao aprovisionamento das unidades mais afastadas da capital fluminense, prestando à estas unidades, adequada assistência material, necessária ao desenvolvimento de suas atividades concernentes ao processamento dos alimentos que ordinariamente são servidos aos seus respectivos contingentes, considerando que a adequada assistência logística certamente iria conferir à estes processos, celeridade, eficiência e versatilidade, resultando assim no aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas.

2.6. Nesta toada, o presente Termo de Referência tem por finalidade estabelecer as diretrizes que nortearão o processo licitatório que tem por escopo suprir materialmente a PMERJ, viabilizando assim a implantação do planejamento estratégico descrito no Estudo técnico Preliminar mencionado no item 2.1. Tal medida visa reequipar a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a fim de suplantar as dificuldades atualmente enfrentadas, relacionadas à distribuição de produtos do gênero alimentício de natureza perecível, com objetivo de não comprometer o adequado andamento das atividades desempenhadas pelas unidades da PMERJ, bem como minimizar o impacto financeiro causados pelo aumento dos custos com transportes, unindo meios que vibializem o cumprimento, a rigor, dos princípios de eficiência, eficácia e economicidade.

2.7. Considerando o delicado quadro de dificuldades financeiras pelo qual passa o Governodo Estado do Rio de janeiro, entende-se ser mais adequado realizar a contratação pormeio da utilização do Sistema de Registro de Preço (SRP), que além das já conhecidasvantagens atribuídas a este modelo contratação, também possibilita a implantação doprojeto de forma gradativa, realizando as contratações sempre que estas se mostraremoportunas e economicamente viáveis.

2.8. No que se refere às quantidades, cabe destacar:

2.8.1. Para o adequado desempenho de todas estas funções relacionadas com o planejamento apresentado, foi solicitado pela DAbast, a realização de procedimento licitatório, sob o Sistema de Registro de Preço, para futura aquisição de 04 (quatro) Contêineres Frigoríficos e 04 Caminhões Frigoríficos.

2.8.2. Insta salientar, que o Estudo Técnico Preliminar não definiu até o momento, a quantidade de postos de abastecimento que serão instalados, em virtude do quadro de incerteza, que advém do sensível momento financeiro vivido pelo Estado do Rio de Janeiro a exemplo do que ocorre nos demais entes da Federação, restando como opção mais plausível, a implementação dos postos à medida que estas ações mostrarem-se financeiramente viáveis e oportunas. Assim, as quantidades ora solicitadas referem-se a expectativa que se tem, em relação ao número de instalações de postos em um período de 12 meses, prazo máximo estabelecido pela legislação, para vigorar a validade da Ata de Registro de Preço.

3 – ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA:

3.1. Caminhão Frigorífico: Caminhão com baú refrigerado (frigorífico), para transporte de alimento e produtos em baixas temperaturas, conforme especificações abaixo:

a. Direção hidráulica;

b. Alarme e travas elétricas;

c. Freios a ar;

d. Air bag;

e. Motor diesel;

f. Baú de fibra isolado e aparelho de refrigeração 0 °C;

g. Paredes Laterais e Frontal do baú frigorífico prensados à vácuo (Fibra/Poliuretano/Fibra) com 70 mm de espessura;

h. Paredes Teto e Piso do baú frigorífico, prensados à vácuo (Fibra/Poliuretano/Fibra) com 100 mm de espessura;

i. Baú com duas portas prensadas à vácuo (Fibra/Poliuretano/Fibra) com 65mm de espessura;

j. Fibra de vidro com proteção UV e antimicrobiana;

k. Quadro traseiro em aço inox;

l. Dobradiças, Fechaduras, varões, mancais, trincos em aço inox;

m. Piso em fibra ou "Gel coat" ou alumínio extrudado canaletado;

n. Para Choque Lateral;

o. Reforço dianteiro para equipamento de refrigeração;

p. Caixa de ferramenta;

q. 02 tubos traseiro com registro para escoamento de liquido (Assoalho);

r. Carote d'agua;

s. Faixa refletiva;

t. Borracha de Impacto;

u. Aparelho de Refrigeração/Frigorifico.

Figura 01

Figura 02

Figura 03

3.2. Contêiner Frigorífico: Container câmara frigorífica para depósito de alimentos e produtos em baixas temperaturas, conforme especificações abaixo:

a. Capacidade carga: 20 pés;

b. Dimensões externas:

c. Comprimento: Igual ou superior a 6050mm;

d. Largura: Igual ou superior a 2440mm;

e. Altura: Igual ou superior a 2590mm;

f. Capacidade de armazenagem: 30.000 kg (28m³);

g. Piso em alumínio tipo estrado em trilho;

h. Consumo de energia de +/- 08,0 kw / hora;

i. Tipo de unidade de refrigeração: 120pés - MICROLINK III;

j. Faixa de temperatura que o equipamento opera: - 20ºC a + 20ºC;

k. Voltagem de trabalho do equipamento de 220 / 380 ou 440 volts trifásico;

l. Limite máximo de voltagem: 220V = 190V ; 380V = 369V; 440V;

m. Rede para ligação do equipamento: Disjuntor de 50 a., sendo: 220V - 4 fios de 10mm; 380V - 4 fios de 6mm; 440V - 4 fios de 6mm;

n. Atendimento às Normas Regulamentadoras MTE NR-18, ANVISA.

Figura 1 - Vista Aérea

Figura 2 – Vista Frontal

Figura 3 – Vista Lateral

Figura 4 – Vista Traseira

Figura 5 - Armazenamento

Figura 7 – Armazenamento e Operacionalidade

4 – DO EMPLACAMENTO DOS CAMINHÕES FRIGORÍFICOS:

4.1. Os veículos deverão ser entregues já emplacados em nome da Secretaria de Estado de Polícia Militar, CNPJ nº.32.690.668/0001-02, no local conforme descrito no item subsequente, devidamente registrados no DETRAN-RJ.

4.2. Qualquer despesa com o emplacamento dos veículos será responsabilidade da Contratada.

5 – FORMA DE FORNECIMENTO:

5.1. O fornecimento do objeto poderá ocorrer em entrega única ou parcelada, de acordo com cronograma de entrega a ser definido no processo de aquisição que será realizado a partir do consumo da futura Ata de Registro de Preço.

5.2. A entrega dos materiais será acompanhada e fiscalizada pela Comissão Técnica na condição de representantes, os quais deverão atestar os documentos da despesa, quando comprovada a fiel e correta entrega para fins de pagamento.

5.3. A presença da fiscalização da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não elide nem diminui a responsabilidade da empresa contratada.

5.4. Caberá aos servidores designados rejeitar totalmente, ou em parte, qualquer dos veículos que não estejam de acordo com as exigências, bem como determinar prazo para substituição do material eventualmente fora das especificações, com defeito de fabricação ou vÍcio de funcionamento.

6 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

6.1. Constituem obrigações do CONTRATANTE:

a. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitadas pela CONTRATADA;

b. Permitir o acesso dos empregados da CONTRATADA às dependências da unidade quando da entrega dos produtos;

c. Efetuar o pagamento à CONTRATADA, desde que verificada a adequação dos materiais fornecidos em relação às especificações constantes deste Termo de Referência;

d. Sempre que necessário, convocar o representante da CONTRATADA, se for o caso, para esclarecimentos e negociações, visando os interesses das partes;

e. Comunicar oficialmente à CONTRATADA quaisquer falhas verificadas no cumprimento do contrato;

f. Atestar a(s) Nota(s) Fiscal(is) correspondente(s), por intermédio do servidor designado para esse fim.

g. Aplicações de sanções previstas na legislação vigente e descritas neste edital, caso do não cumprimento de alguma exigência do contrato mesmo que haja correção de eventuais irregularidades.

h. Será designada pela contratante comissão de servidores para promover o acompanhamento da entrega dos veículos, com fins de conferir no que for necessário às condições previstas neste Termo.

i. Rejeitar o bem que não atenda aos requisitos constantes das especificações do Termo de Referência.

j. Efetuar o pagamento até o 10º (décimo) dia útil seguinte ao do recebimento definitivo, com atesto da nota fiscal de cada fornecimento, que deverá ser feito pelo servidor designado no edital.

k. Aplicar as penalidades, quando cabível.

7 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

7.1. A CONTRATADA DEVERÁ:

a. A Contratada deve cumprir todas as obrigações constantes no Edital, seus anexos e sua proposta, assumindo como exclusivamente seus os riscos e as despesas decorrentes da boa e perfeita execução do objeto.

b. Fornecer o bem cotado conforme previsto neste Termo de Referência, obedecendo rigorosamente as especificações e condições estipuladas no Edital de Licitação e na proposta comercial.

c. No que tange ao fornecimento de caminhões frigoríficos, fornecer o(s) veículo(s) zero quilômetro, com 2 (duas) chaves e Certificado de Registro, com o Licenciamento Veicular – CRLV em nome da Secretaria de Estado de Polícia Militar, CNPJ nº.32.690.668/0001-02, registrado no DETRAN-RJ e com os manuais do proprietário, de manutenção e de garantia.

d. Os materiais deverão vir acompanhados do manual do usuário, com uma versão em português e da relação da rede de assistência técnica autorizada.

e. Manter em estoque um mínimo de bens necessários à execução do objeto do contrato.

f. Comunicar ao Fiscal do contrato, por escrito e tão logo constatado problema ou a impossibilidade de execução de qualquer obrigação contratual, para a adoção das providências cabíveis.

g. Prestar serviço de assistência técnica gratuita, reparar e corrigir, durante o prazo de vigência da garantia, o veículo que apresentar vícios, defeitos ou incorreções, sem ônus para a PMERJ, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis.

h. Substituir, em um prazo máximo de 20 (vinte) dias corridos, o veículo que apresentar defeitos sistemáticos de fabricação, devidamente comprovados pela frequência com que as ocorrências técnicas corretivas tenham sido realizadas nas concessionárias do fabricante, durante a vigência da garantia.

i. Efetuar as trocas de peças somente por novas e originais ou de desempenho iguais ou superiores as utilizadas na fabricação do veículo.

j. Efetuar a entrega dos materiais nos prazos e locais definidos neste Termo de Referência, sem ÔNUS para CONTRATANTE.

k. Indenizar todo e qualquer dano e/ou prejuízo pessoal ou material que possa advir, direta ou indiretamente, do exercício de suas atividades ou serem causados por seus prepostos à CONTRATANTE ou terceiros.

l. Fazer entrega no prazo máximo de 20 (vinte) dias após emissão da nota de empenho.

8 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

8.1. A empresa contratada deverá apresentar documento demonstrativo de capacidade técnica, como, por exemplo, atestado(s) de capacidade técnica para que possa comprovar o desempenho de atividade pertinente e compatível em características, prazos e/ ou quantidades como objeto a ser licitado.

8.2. As comprovações técnicas, serão exigidas, com o objetivo de garantir a satisfação da necessidade da aquisição, podendo ser esses atestados, certidões, registros, garantias, inspeções, qualificações, resultante de relações, firmadas entre a contratada e outras Pessoas Jurídicas de Direito Público ou Privado.

8.3. A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á àquelas previstas no Art. 30 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993, no que couber às licitações para fornecimento de bens, excetuando-se, por conseguinte, as disposições relativas às licitações pertinentes a obras e serviços.

9 – CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTA:

9.1. As propostas de preço serão consideradas completas abrangendo todos os custos com material e serviços necessários à entrega do objeto em perfeitas condições de uso e eventual substituição dos mesmos em desacordo com o Edital;

9.2. Deverá ser apresentada com valor unitário e total anual, para cada item;

9.3. A disputa deverá ocorrer pelo critério de menor valor ofertado por item (menor preço unitário). Encerrada a disputa a licitante fará o ajuste dos preços da proposta indicando valores unitários e totais do item.

10 – PRAZO E CONDIÇÕES DE GARANTIA:

10.1. O empresa fornecedora dos veículos deverá fornecer garantia mínima de 12 (doze) meses em todo veículo incluindo componentes e acessórios.

11 – PRAZO, LOCAL E CONDIÇÕES DE ENTREGA:

11.1. Prazo de entrega: A entrega deverá ocorrer em até 20 (vinte) dias úteis após a retirada da nota de empenho.;

11.2. Os caminhões frigoríficos deverão ser entregues na Diretoria de Transporte - DT, localizado na Avenida Salvador de Sá nº 02, Estácio, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20.211-260.

11.3. Os contêineres frigoríficos deverão ser entregues na Diretoria de Abastecimento – Dabast, localizado na Avenida Feliciano Sodré nº 190, Centro, Niterói – RJ, Cep: 24.030-011.

11.4. O recebimento do material estará condicionado à observância de suas especificações técnicas, embalagens, cabendo à verificação ao representante do CONTRATANTE.

11.5. A execução do contrato será acompanhada e fiscalizada pelos representantes do CONTRATANTE, indicado e oficializado pela Diretoria Geral de Saúde em publicação específica.

11.6. Todos os custos referentes à entrega como impostos, taxas, pedágios, fretes e demais despesas que ocorram, serão de responsabilidade da empresa vencedora.

12 – SANÇÕES:

12.1. Fica o licitante, sujeito à sanções administrativas e demais penalidades, nos casos fixados no edital de licitação e em conformidade com os termos estabelecidos nos artigos 86 e 87 do Decreto n.º 3.149, de 28 de Abril de 1980, no artigo 7º Lei no 10.520, de 17 de Julho de 2002, no artigo 28 do Decreto nº 5.450, de 31 de Maio de 2005 e nos artigos 86, 87 e 88 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993.

13 – DO RECEBIMENTO DO OBJETO:

13.1. Os bens serão recebidos provisoriamente, no ato da entrega, para efeito de posterior verificação da conformidade do material com as especificações constantes da proposta da empresa fabricante, modelo, especificações técnicas e níveis de desempenho mínimo exigidos.

13.2. Os bens serão recebidos definitivamente, após a verificação da qualidade, da quantidade dos produtos e sua consequente aceitação, mediante a emissão do Termo de Recebimento Definitivo, assinado pela Comissão de Recebimento de Material, em até 30 (trinta) dias contados a partir da data do recebimento provisório.

14– CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO DO OBJETO:

14.1. Executado o contrato, o seu objeto será recebido na forma prevista no art. 73 da Lei nº 8.666/93, ou seja, provisoriamente para efeito de posterior verificação da conformidade do material com a especificação, e definitivamente, após a verificação da quantidade e conformidade do material e consequente aceitação.

14.2. O recebimento provisório ou definitivo do objeto do contrato não exclui a responsabilidade civil a ele relativa, nem o compromisso ético-profissional, pela sua perfeita execução do contrato.

14.3. Salvo se houver exigência a ser cumprida pelo contrato, o processamento da aceitação provisória ou definitiva, deverá ficar concluído no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contados da entrada do respectivo requerimento no protocolo da repartição interessada.

15 –VALORES REFERENCIAIS DE MERCADO:

15.1. O valor referencial relativo ao objeto deste Termo de Referência, será definido posteriormente, após empreendida a devida pesquisa mercadológica por parte do setor de pesquisa de mercado da Diretoria de Logística da PMERJ.

16 – RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA:

16.1. 3º Sgt. Max Alves Soares, Rg. 83.403, Id. Funcional 4264773-8.

17 – GESTOR E FISCAIS DE CONTRATO:

17.1. O Gestor e os fiscais do contrato proveniente do pretenso procedimento licitatório, deverão ser indicados posteriormente pelo comandante da DAbast, com esteio nas normas insculpidas no Decreto Estadual nº 45.000, de 16 de Março de 2016.

18 – CONDIÇÕES GERAIS:

18.1. Não serão aceitos materiais deteriorados, alterados, adulterados, avariados ou em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

18.2. Caso decida-se contratar em uma única vez, todo o quantitativo registrado na Ata de registro de Preço resultante do pretenso certame, a entrega deverá ocorrer em até 60 (sessenta) dias úteis.

18.2.1. O prazo acima estabelecido, começará a ser contado a partir da assinatura do contrato e da emissão da nota de empenho.

18.3. Em virtude da natureza do objeto, entende-se como mais adequado, que a apresentação de amostra, se dê mediante a apresentação de folder ou prospecto que ilustrem e detalhem, de forma precisa e verídica, o veículo apresentado na proposta.

18.4. Os licitantes deverão apresentar suas propostas de preço, tendo por base o valor máximo que o órgão licitante pretende pagar.

18.5. Será de responsabilidade da vencedora, todas as despesas em sua totalidade, e ainda as com tributos fiscais, que incidam ou venham a incluir, diretamente e indiretamente, sobre o objeto adjudicado.

18.7. Qualquer detalhe técnico porventura omisso no presente Termo de Referência será solucionado sempre dentro das normas técnicas vigentes.

18.8. Os demais casos omissos serão resolvidos pela autoridade superior, observados os princípios que informaram a atuação da Administração Pública.

18.9. Fica a CONTRATADA, sujeitos às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis caso apresentem, qualquer declaração falsa que não corresponde à realidade dos fatos.

18.10. O foro da cidade do Rio de Janeiro é designado como competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas a futura contratação e execução dele decorrente.

Rio de Janeiro, 24 de Julho de 2019

________________________

Max Alves Soares

3º SGT PM RG. 83.403

ID. 4264773-8

Aprovo o Termo de Referência elaborado pelo servidor, que traduz de forma adequada a demanda relativa à aquisição de CONTÊINERES FRIGORÍFICOS E CAMINHÕES FRIGORÍFICOS, a ser empreendida por meio de procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico (SRP), para atender as necessidades da Diretoria de Abastecimento da PMERJ.

Rio de Janeiro, ____ de ___________ de 2019

_____________________________

ORDENADOR DE DESPESAS

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 14 | Página