dezembro 2012 acesse o site: metalurgicoscarlosbarbosa.com ... · acontecerá dia 16 de dezembro na...

4
Festa da Família Metalúrgica distribuirá presentes e lanches Está aberta a Temporada de Verão Dezembro 2012 distribuição gratuita Boletim Metalúrgicos Carlos Barbosa de metalurgicoscarlosbarbosa.com.br acesse o site: Já está tudo preparado para a grande Festa da Família Metalúrgi- ca, que acontecerá no dia 16 /12 a partir das 14h30min, na sede cam- pestre do Clube União Cruzeiro Rio Branco. Para evento, está prevista a premiação do Concurso Cultural de Natal, o sorteio e premiação da Confederativa. Haverá distribuição de presentes para as crianças e lan- ches, além da estrutura de brinque- dos infláveis. Todos os trabalhadores metalúrgicos de Carlos Barbosa po- derão participar, independente de serem sócios ou não do Sindicato. Com o início do Verão a Tempo- rada de Verão que está ao alcan- ce de toda a classe trabalhadora metalúrgica de Carlos Barbosa. O Sindicato, mais uma vez, numa parceria com o Clube União Cru- zeiro Rio Branco disponibiliza as piscinas e toda a sua estrutura campestre para os sócios e seus dependentes. A temporada ini- Confederativa: Os prêmios que serão sorteados: 1º Prêmio: uma moto Fan 125 CG 0km 2º Prêmio: uma TV LCD 32’ 3º Prêmio: um notebook 4º Prêmio: um refrigerador 5º Prêmio: uma máq. de lavar roupas 6º Prêmio: uma máq. fotogr. digital 7º Prêmio: um forno microondas 8º Prêmio: um fogão a gás 9º Prêmio: um liquidificador 10° Prêmio: uma batedeira Festa terá atrações para toda a família foto: Fabiano Herich foto: Fabiano Herich Sede Campestre dispõe de piscinas adulta e infantil ciou em 1º de dezembro e segue até o mês de março de 2013. A Sede campestre dispõe, além das piscinas, de uma estrutura qua- lificada para o lazer e o descanso de toda a família, com churrasqueiras, lancheria, área de camping e estacio- namento. O horário de funcionamen- to da Sede é de terça a domingo, das 10h às 20h, neste mesmo horário as piscinas poderão ser utilizadas. O uso das piscinas está condicio- nado ao exame médico que deverá ser realizado por todos os usuários e crianças, a partir de 2 anos de ida- de, nos horários: quintas-feiras, das 19h30 às 21h, e aos sábados, das 11h às 13h. O custo do exame será de R$ 10, com validade mensal.

Upload: hacong

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Festa da Família Metalúrgica distribuirá presentes e lanches

Está aberta a Temporada de Verão

Dezembro 2012 │ distribuição gratuita

BoletimMetalúrgicosCarlos Barbosa

de

metalurgicoscarlosbarbosa.com.bracesse o site:

Já está tudo preparado para a grande Festa da Família Metalúrgi-ca, que acontecerá no dia 16 /12 a partir das 14h30min, na sede cam-pestre do Clube União Cruzeiro Rio Branco. Para evento, está prevista a premiação do Concurso Cultural de Natal, o sorteio e premiação da Confederativa. Haverá distribuição de presentes para as crianças e lan-ches, além da estrutura de brinque-dos infláveis. Todos os trabalhadores metalúrgicos de Carlos Barbosa po-derão participar, independente de serem sócios ou não do Sindicato.

Com o início do Verão a Tempo-rada de Verão que está ao alcan-ce de toda a classe trabalhadora metalúrgica de Carlos Barbosa. O Sindicato, mais uma vez, numa parceria com o Clube União Cru-zeiro Rio Branco disponibiliza as piscinas e toda a sua estrutura campestre para os sócios e seus dependentes. A temporada ini-

Confederativa:Os prêmios que serão sorteados:1º Prêmio: uma moto Fan 125 CG 0km2º Prêmio: uma TV LCD 32’3º Prêmio: um notebook4º Prêmio: um refrigerador5º Prêmio: uma máq. de lavar roupas6º Prêmio: uma máq. fotogr. digital7º Prêmio: um forno microondas8º Prêmio: um fogão a gás9º Prêmio: um liquidificador10° Prêmio: uma batedeira

Festa terá atrações para toda a família

foto: Fabiano Herich

foto: Fabiano Herich

Sede Campestre dispõe de piscinas adulta e infantil

ciou em 1º de dezembro e segue até o mês de março de 2013.

A Sede campestre dispõe, além das piscinas, de uma estrutura qua-lificada para o lazer e o descanso de toda a família, com churrasqueiras, lancheria, área de camping e estacio-namento. O horário de funcionamen-to da Sede é de terça a domingo, das

10h às 20h, neste mesmo horário as piscinas poderão ser utilizadas.

O uso das piscinas está condicio-nado ao exame médico que deverá ser realizado por todos os usuários

e crianças, a partir de 2 anos de ida-de, nos horários: quintas-feiras, das 19h30 às 21h, e aos sábados, das 11h às 13h. O custo do exame será de R$ 10, com validade mensal.

Volnei e Todson confraternizam com o Sec. da Região Norte e NE, Aurino Pedreira (centro)

O Sindicato agora também está na web.metalurgicoscarlosbarbosa.com.br

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Angélica Maffi

Amigo Metalúrgico, fim de ano é tempo de festa, mas também de reflexão, Voltarmos os olhos para tudo o que foi conquistado. As vi-tórias alcanças em 2012 represen-tam o reconhecimento da força da categoria no mundo do trabalho e fecha mais um ano de muitos de-safios.

Desde o início, o Sindicato de Car-los Barbosa esteve mobilizado para garantir avanços sociais e eco-

nômicos para os trabalhadores, por mais segurança nas em-presas, por mais saúde, por maior reajuste salarial, e por fim, por garantias de qualidade de vida a todos.

Encerraremos esta etapa com festa. Já antecipo o convite para participarem da grande Festa da Família Metalúrgica que acontecerá dia 16 de dezembro na Sede Campestre do Clube União Cruzeiro Rio Branco. Com isso, o Sindicato finaliza as atividades do ano, que deverão retornar na segunda semana de janeiro.

Que em 2013 tenhamos força e tranquilidade para enfrentar-mos um novo ano. Que seja próspero e que o sentimento de justiça, coragem e superação nos garanta energia para con-tinuar.

Feliz Natal e próspero 2013 à família metalúrgica!

Palavra do Presidente Todson Marcelo Andrade

O Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa informa aos asso-ciados que, durante os próximos dois meses, a sede da entidade passará por modificações. A Cons-trutora Perera é a responsável pela reforma e já começou os trabalhos. O objetivo da reforma é proporcio-nar um ambiente mais adequado para os trabalhadores sócios e seus dependentes, bem como o atendi-mento através dos convênios ofe-recidos pelo Sindicato.

A reforma consiste na constru-ção da calçada de acesso a sede, pintura da fachada, placa de identificação. Ainda se estende para o salão de festas, no piso inferior, com a construção de um palco, troca do portão principal e acesso para cadeirantes.

“É o Sindicato fazendo os inves-timentos necessários para melhor atender a categoria”, justificou o Presidente Todson M. Andrade.

No mês de novembro, o Sindi-cato de Carlos Barbosa participou do Seminário de Planejamento da FitMetal – Federação Interestadu-al de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil, em São Paulo. A entida-de esteve representada pelo pre-sidente Todson Marcelo Andrade e pelo Tesoureiro Volnei da Cruz, que também integram a diretoria da Federação como Secretário da Juventude e membro da Diretoria Plena, respectivamente.

Durante os três dias de evento, os diretores sindicais apresenta-ram propostas e falaram o que pensavam sobre o futuro da Fe-deração. Foram debatidos temas como: a comunicação, o aprimo-ramento do trabalho com a base e a formação dos dirigentes e

trabalhadores. O objetivo deste projeto é fazer um balanço des-ses dois anos e meio de Federa-ção e apontar os problemas que a classe trabalhadora enfrenta, formular propostas que possibi-lite unificar ações para avançar nas conquistas da categoria, e traçar meta de estruturação para próximo ano.

Segundo Todson, a participação do Sindicato de Carlos Barbosa contribuirá com as demandas da Federação. “Queremos contribuir no sentido de fortalecer esta nova Federação, que tem uma linha classista. A categoria ganha e con-sequentemente os trabalhadores. Trabalharemos para trazer mais sindicatos e unir forças pelo mes-mo propósito”, disse.

Reforma do Sindicato

Sede do Sindicato dos Metalúrgicos deC. Barbosa passa por reforma

Sindicato representado no Seminário da FitMetalFachada receberá pintura e placa de identificação novas

O Concurso Cultural de Natal do Sindicato já escolheu os três dese-nhos que ilustrarão os materiais da entidade neste final de ano. O pri-meiro lugar ficou com a pequena Rosa Maria Deitos, 6 anos de ida-de. O segundo lugar foi para Maria Vitória Deitos, 6 anos, e o terceiro lugar com Natascha Koehler, 10 anos. Sendo que o melhor dese-nho será capa do cartão de Natal do Sindicato.

A escolha teve como critério de avaliação a originalidade, a criativi-dade, as condições de conservação da obra e a adequação ao tema proposto, neste caso, “Natal Cheio de Cores”. A Comissão Julgadora esteve formada por três Diretores

Sindicais, o titular do Departamen-to de Imprensa e pela artista e professora Katya Rotava, da Escola Elisa Tramontina. Um ponto forte que contou para a decisão final foi a percepção da criação individual das crianças, sem intervenção dos adultos. Contudo, aos trabalhos foram atribuídas notas de 1 a 10, sendo eleitos os com maior pontu-ação geral.

A premiação das vencedoras acontecerá no dia 16 de dezembro, durante e Festa da Família Metalúr-gica, no Clube União Cruzeiro Rio Branco – Sede Campestre. Sendo: 1º Lugar, uma bicicleta; 2º lugar, material e uniforme escolar; e 3º lugar, material escolar e mochila.

Concurso Cultural

Desenho de Natal ilustrará o cartão do Sindicato

EXPEDIENTE: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Carlos Barbosa. Presidente: Todson Marcelo Andrade. Jornalista Responsável: Angélica Maffi. MTB: 15977 Diagramação: Ilume Com. Integr. End. Rua Rio Branco, 359 Carlos Barbosa, RS Fone (54) 3461.1605 Tiragem: 3.500 exemplares Gráfica Garibaldense

O porquê de usaro EPI

Os equipamento de pro-teção individual (EPIs) são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador e reduzir os riscos de intoxicações de-correntes de determinada exposição. As vias de exposi-ção podem ser:

• Inalação (nariz)• Ocular (olhos)• Oral (boca)• Cutânea (pele)

A função básica do EPI é proteger o organismo. O uso de EPIs é uma exigência da legislação trabalhista brasi-leira através de suas Normas Regulamentadoras. Em caso de não utilização o funcioná-rio está sujeito a advertência oral, escrita e pode até ser demitido por justa causa.

Responsabilidades

A NR (Norma Regulamen-tadora) nº 6 prevê que:

6.6 Responsabilidade do empregador

b) exigir seu uso;c) fornecer ao trabalhador

somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

6.7 Responsabilidade do trabalhador

a) usar, utilizando-o ape-nas para a finalidade a que se destina;

b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

c) cumprir as determina-ções do empregador sobre o uso adequado.

Campanha de Sócio

Campanha de Sócio traz super convênio odontológico

Agora os trabalhadores de Car-los Barbosa terão mais um motivo para sorrir. Durante este mês de dezembro, através da Campanha de Sócios de Verão, o Sindicato intensifica o chamamento aos metalúrgicos para se associarem à entidade. Com isso, numa parce-ria com a clínica Vitallis, os sócios e novos sócios do Sindicato e seus dependentes contarão com uma super vantagem no atendimento odontológico. Além da gratuidade no aparelho ortodôntico, o pacien-te ganha todos os exames necessá-rios para o tratamento.

Segundo a Clínica responsável pelo procedimento, hoje são neces-sários vários exames que habilitam o paciente a usar o aparelho, cha-mada de documentação ortodôn-

tica completa. Essa pasta custaria um valor médio de R$ 240,00. A parceria será valida de 1º a 21 de dezembro, para sócios e novos só-cios e seus dependentes. Seja sócio e usufrua deste e diversos outros benefícios. Especialmente no mês de dezembro, fique atento, pois toda a equipe do Sindicato estará indo até às fábricas, facilitando o processo de adesão. Ou ainda, bas-ta ir até a sede do Sindicato - Rua Rio Branco, nº 359, no Centro.

O aparelhoExistem vários tipos de apare-

lhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos re-movíveis. O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depen-de de uma avaliação criteriosa do ortodontista.

Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacien-tes em fase de crescimento onde pode-se aproveitar o crescimento deste paciente, é a denominada Ortopedia Funcional dos Maxila-res, onde o objetivo principal é a alteração do crescimento ósseo da face.

Já a aparelhagem fixa, composta de bráquetes colados aos dentes, estão mais indicados para pacien-tes onde se necessita de uma mo-vimentação maior dos dentes im-pedindo inclinações indesejáveis. Existem vários tipos de técnicas tanto para aparelhos removíveis como fixos, cabendo ao ortodon-tista avaliar a mais adequada para cada tipo de má oclusão.

1º Lugar: Rosa Maria Deitos, 6 anos

2º Lugar: Maria Vitória Deitos, 6 anos

3º Lugar: Natascha Koehler, 10 anos

Conheça o Acordo Coletivo

Convenção Coletiva garante direitos aos trabalhadores Metalúrgicos

O que é LERA LER (Lesão por Esforço

Repetitivo) é designada para definir toda e qualquer lesão causada por movimentos re-petitivos, como digitação, má postura, dirigir, algumas atividades físicas que exijam muito esforço. A LER abran-ge um grupo de doenças que atinge principalmente os músculos, nervos e ten-dões, provocando irritações e inflamações em razão da sobrecarga do sistema mus-

culoesquelético.Várias são as causas que

levam uma pessoa a apre-sentar LER, entre elas:• Repetitividade de movi-mentos;• Postura inadequada por um longo período de tempo;• Atividades de trabalho que exijam força excessiva com as mãos;• Ritmo intenso de trabalho;• Mobiliário mal projetado e ergonomicamente errado;• Esforço físico;• Executar a mesma tarefa por tempo prolongado;• Pressão mecânica sobre al-

gumas regiões do corpo;• Pressão no ambiente de trabalho;• Cobrança por produtividade;• Má divisão das tarefas.

Sintomas:O primeiro sintoma da LER

é a dor, seguida depois de outros sintomas como formi-gamento, dormência, insen-sibilidade ou falta de força para segurar objetos. Em estágios mais avançados da LER, as inflamações podem se tornar um processo de-generativo que afeta nervos e vasos sanguíneos de ma-

neira prejudicial, podendo causar deformidades como cistos, inchaços, perda de potência, sendo que a dor pode se tornar insuportável e tarefas rotineiras como escovar os dentes e amarrar os sapatos tornam-se impra-ticáveis.

As doenças causadas pelo esforço repetitivo são mui-tas, dentre elas podemos citar: tendinite, síndrome do túnel do carpo, tenossinovi-tes, bursite, mialgias, sín-drome do pronador redondo entre outras.

Fonte: Brasil Escola

O Sindicato de Carlos Barbosa alcançou uma grande vitória nes-te ano, a assinatura da primeira Convenção Coletiva de Trabalho. O ato representa um marco de independência do Sindicato, que em 2013 empossará sua primei-ra Direção Executiva. O legado desta conquista são os direitos adquiridos aos trabalhadores da classe metalúrgica que passarão a contar com um conjunto de 67 cláusulas que representam a participação e a mobilização da categoria ao longo da história. O Acordo regulamenta a relação de trabalho de uma categoria. A par-tir da homologação na Delegacia Regional do Trabalho, ele passa a ter força de lei, impondo punições no caso de descumprimento.

Por meio das prerrogativas da Convenção são negociadas cláusu-las de natureza econômica e social que tratam, por exemplo, de piso salarial, férias, jornada de trabalho, auxílio creche, reajuste salarial, 13º salário, valor adicional de horas extras, transporte, auxílio-funeral, indenização, contrato de experiên-cia, licença maternidade, descontos sindicais e aposentadoria. Portanto, não é permitida a supressão dos direitos garantidos no Acordo, uma vez que ele tem rigor de lei.

Em Carlos Barbosa, no exercício de 2012/2013, estabeleceu-se: