dez. de 2014 a jan./fev. - 2015 …4 - dezembro de 2014 a janeiro/fev - 2015 sede campestre dos...

8
Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 www.stigdf.com.br Dissídio Coletivo: A luta em prol dos trabalhadores Adiamento da festa de fev. para o dia do aniv. do STIG-DF Grandiosa vitória dos trabalhadores gráficos terceirizados DIA INTERNACIONAL DA MULHER Página 02 Página 03 Página 05 Feliz Mulheres fracas, fortes. Não importa. Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade são fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer. Temos a delicadeza das flores, a força de ser mãe, o carinho de ser esposa, a reciprocidade de ser amiga, a paixão de ser amante e o amor por ser mulher! Somos fêmeas guerreiras, vencedoras. Somos sempre o tema de um poema. Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor. Somos um pouco de tudo. Calmas, agitadas, lentas! Vaidosas, charmosas, turbulentas. Mulheres fortes e lutadoras. Mulheres conquistadoras que amam e querem ser amadas. Elegantes e repletas de inteligência. Com paciência o mundo soube conquistar. Mulheres duras, fracas. Mulheres de todas as raças. Mulheres guerreiras. Mulheres sem fronteiras. Mulheres… Mulheres… A diretoria do STIG/DF, deseja todas as trabalhadoras gráficas, um feliz dia das mulheres!

Upload: others

Post on 12-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015

www.stigdf.com.br

Dissídio Coletivo:A luta em prol dos

trabalhadores

Adiamento da festa de fev. para o dia do

aniv. do STIG-DF

Grandiosa vitória dos trabalhadores gráficos

terceirizados

DIAINTERNACIONAL

DA MULHER

Página 02 Página 03 Página 05

Feliz

Mulheres fracas, fortes. Não importa. Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade são fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer. Temos a delicadeza das flores, a força de ser mãe, o carinho de ser esposa, a reciprocidade de ser amiga, a paixão de ser amante e o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras. Somos sempre o tema de um poema. Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.

Somos um pouco de tudo. Calmas, agitadas, lentas! Vaidosas, charmosas, turbulentas. Mulheres fortes e lutadoras. Mulheres conquistadoras que amam e querem ser amadas. Elegantes e repletas de inteligência. Com paciência o mundo soube conquistar. Mulheres duras, fracas. Mulheres de todas as raças. Mulheres guerreiras. Mulheres sem fronteiras. Mulheres… Mulheres…

A diretoria do STIG/DF, deseja todas as trabalhadoras gráficas, um feliz dia das mulheres!

Page 2: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

2 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 7

PROCEDIMENTOS:

1. Agendar no sindicato2. Aviso prévio3. Carteira de Trabalho

Atualizada4. Ficha ou livro de

registro atualizado5. Atestado de saúde

demicional6. 5 vias do TRCT7. Formulários do seguro

desemprego8. Comprovante do

depósito da multa fundiária

9. Extrato analítico de depósitos do FGTS

10. Chave de conectividade

11. Carta de apresentação12. Perfil profissiográfico

previdenciário

EXPEDIENTE:

7 de Fevereiro é o inFormativodos sindicato dos trabalhadores

nas indústrias GráFicas no distrito Federal (stiG-dF)

Responsável pelo Jornal: A Diretoria

Diagramação: Criar Designer Gráfico (André);

Impressão: ArteGráfica;

Tiragem: 3 mil exemplares.

TERMO DE RESCISÃODE CONTRATO DE TRABALHODISSÍDIO COLETIVO:

BANCO DE HORAS - A LuTA EM pROL DOS TRABALHADORES

Dissídio Coletivo são ações pro-postas à Justiça do Trabalho por

pessoas jurídicas (Sindicatos, Feder-ações ou Confederações de trabalha-dores ou de empregadores) para solu-cionar questões que não puderam ser solucionadas pela negociação direta entre trabalhadores e empregadores. Ressalte-se que o STIG /DFsempre tenta negociar em prol dos trabalha-dores, sendo que já houve por parte deste 4 tentativas de negociação jun-to a Superintendência Regional do Trabalho com o Sindicato Patronal, tentativas estas frustradas.

Banco de Horas é um sistema de compensação de horas extras, mas que exige autorização por convenção ou acordo coletivo, possibilitando à empresa adequar a jornada de trab-alho dos empregados às suas neces-sidades de produção e demanda de serviços.

Diante disso, abre-se a possibi-lidade de o obreiro ter uma jornada de trabalho penosa e irregular, no que pese algumas empresas trabal-harem de forma correta, o que vem acontecendo na maioria das empre-

sas do país é totalmente o contrário, trabalhadores submetidos ao crivo do empregador e sem estabilidade em sua jornada de trabalho, acarretando em danos a saúde do trabalhador.

Ademais, dificulta ao trabalhador o percebimento de horas extras e seus reflexos. O que de fato não deveria ser permitido, visto que a categoria dos gráficos é uma categoria diferenciada (devido ao percebimento do adicional de insalubridade).

O STIG/DF, zela pelos direitos trabalhistas, e diante disso ingressou com Dissídio Coletivo, para assegu-rar as cláusulas já constantes em sua Convenção Coletiva, dentre estas a que proíbe que as gráficas se utilizem do sistema de banco de horas, visan-do resguardar o trabalhador e seus di-reitos laborais.

Com o Dissídio em andamento, aguarda-se o julgamento com decisão positiva e que os trabalhadores pos-sam permanecer amparados por sua Convenção, bem como possam trab-alhar seguros dos dias de suas folgas e com total seguridade do seu horário de trabalho.

Page 3: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 - 37

pARECER SOBRE AS úLTIMAS MEDIDAS pROVISóRIAS

SOLICITAÇÃO DE SEGuRO DESEMpREGO NO DF SERÁ FEITA pELA INTERNET.Novas regras O agendamento não será mais realizado de forma presencial, mas somente pela Internet, no site da Agência Virtual (www.agenciavirtual.df.gov.br) ou no telefone 156. Para as pessoas que não têm acesso à Internet, os agendamentos podem ser feitos através dos totens localizados nas Agências do Trabalhador. O novo sistema visa oferecer maior comodidade para os trabalhadores que desejam poupar seu tempo e evitar locomoção desnecessária.

ASSESSORIA JuRÍDICA

Todas as sexta-feira, atendimento Jurídico com a Drª. Paula Cristina Alves Gaston OAB/DF 43.165 no Sindicato (STIG-DF) das 9:30hs às 16:00hs por ordem de chegada. Para falar com Drª. Wanessa Aldrigues Cândido, o trabalhador deve ligar no número (61) 3352-5782 ou 3352-0496 / 3021-1479 para agendar o horário com a secretária. Os trabalhadores, filiados tem o desconto especial no processo.

O STIG/DF, renovou contrato com Aldrigues Cândido e Associa-dos Advocacia, Consultoria e Assessoria. Drª. Wanessa Aldrigues Cândido OAB/DF 22.393

“Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso”. Pv. 15:22

Nos últimos meses tem se falado muito sobre as mudanças previdenciárias e outras relati-

vas as últimas reformas ocorridas ou que ainda poderão ocorrer no decorrer deste ano de 2015.

Entre as principais mudanças, estão a da concessão do seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença previdenciário, regras estas decorrentes de Medida Provisória promul-gada em dezembro de 2014, que passam a ter validade em 60 dias.

Em relação ao seguro-desemprego, segundo as novas regras, o trabalhador terá que com-provar pela primeira vez que fizer o pedido 18 meses de trabalho para chegar a ter direito ao seguro, já na segunda vez será necessário com-provar 12 meses para receber este benefício e apenas no terceiro pedido voltará à carência atual exigindo apenas a comprovação de 6 me-ses de trabalho.

As regras também mudam em relação ao valor salarial: atualmente temos que o trabalha-dor recebe de seguro desemprego 3 parcelas se estiver trabalhando entre 6 a 11 meses, 4 meses se trabalhar de 12 a 23 meses e para receber os 5 meses terá que trabalhar mais de 24 meses. De acordo com as novas regras, na primeira so-licitação o trabalhador que comprovar entre 18 a 23 meses de trabalho irá receber 4 parcelas e aquele que comprovar mais de 24 meses rece-berá 5 parcelas. Além disso, na segunda solici-tação o mesmo fará jus a 4 parcelas se trabalhar entre 12 a 23 meses e a 5 parcelas se trabalhar mais de 24 meses. Na terceira solicitação valerá a regra anterior já vigente.

Em relação a pensão por morte, de acordo com o novo entendimento, este benefício será

concedido ao cônjuge, companheiro ou com-panheira se o segurado, ao falecer, tiver con-tribuído com a Previdência Social por período mínimo de 24 meses. À exceção se o óbito ocor-rer em razão de acidente de trabalho, ou doença profissional ou do trabalho, tendo ocorrido após o casamento ou ainda em situação de incapaci-dade do cônjuge. Será devida também a pensão sem carência se o segurado estava, no momento do óbito, recebendo auxílio-doença ou qualquer espécie de aposentadoria. Sobre este benefício, também não terá direito à pensão o condenado pela prática de crime doloso nos casos em que este resultar na morte do segurado.

A nova regra de cálculo dos valores da concessão da pensão estipula uma redução na porcentagem do salário benefício de 100% para 50% mais 10% a cada dependente. E quando os filhos que se tornarem órfãos de pai e mãe, será acrescida uma parcela de 10% no valor da pensão por morte, rateada entre todos os filhos, com o objetivo de garantir maior proteção aos dependentes que estiverem em uma situação de desamparo provocado pela morte dos pais.

Outra mudança se relaciona ao tempo de du-ração do benefício de pensão por morte. Agora, o benefício só será concedido de maneira vitalí-cia para cônjuge, companheiro ou companheira que tenha sobrevida de até 35 anos, atualmente para o beneficiário que tiver 44 anos ou mais. Para as pessoas que tiverem mais de 35 e até 40 anos de sobrevida, o período de duração da pen-são passa a ser apenas de 15 anos. O objetivo neste caso é estimular que o dependente jovem busque seu ingresso no mercado de trabalho, evitando o aumento de despesa nas contas da

Previdência para pessoas em plena capacidade produtiva.

Outro assunto que está sofrendo mudanças é do auxílio-doença, onde o cálculo do benefí-cio passa a utilizar a média das últimas 12 con-tribuições e o prazo de afastamento a ser pago pelo empregador não mais é de 15 dias, mas até 30 dias, restando a obrigação do INSS arcar com este custo apenas a partir do mês seguinte ao afastamento.

Além disso, mudanças ocorreram também em relação aos segurados especiais permitindo que os mesmos tenham registro como pessoa jurídica (CNPJ), sem perder a qualidade de se-gurado especial. O intuito é estimular a formal-ização dessas pessoas.

Outra novidade é em relação à mãe adotante que terá direito a 120 dias de salário-matern-idade, independentemente da idade da criança adotada. Anteriormente, esse benefício poderia variar entre 30 e 120 dias, dependendo da idade do adotado. Desde 2012, por força de Ação Civil Pública, o INSS tem concedido os 120 dias às estas mães.

Diante das questões acima esboçadas, tor-na-se irrefutável o entendimento de que estas mudanças estão alterando de forma drástica os direitos até então resguardados pela Leg-islação. Alguns deles para beneficiar os trab-alhadores e segurados e outros, prejudicando demasiadamente.

Brasília – D.F., 11/01/2015.Wanessa Aldrigues Cândido

OAB/DF 22.393 OAB/ES 15.283 OAB/MG 128.919 OAB/GO 40.028

Page 4: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 7

SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOSTodos os filiado ao STIG/DF, tem

o direito de desfrutar do espa-ço campestre, basta preencher o termo de compromisso na sede do STIG/DF com a data de entrada e saída. A sede fica em Luziânia no povoado 3 Vendas. Venha passar a semana santa neste aconchego da natureza.

A diretoria do STIG/DF, comunica a to-dos os filiados a esta entidade que por de questões financeiras e contrário a sua von-tade o evento foi ADIANDO para o dia 04 de julho de 2015 pelo seu 52 anos de aniversá-rio do Sindicato.

Informamos ainda que já estamos estu-dando um novo lugar para realizar o even-to. Por fim, gostaria de agradecer à todos companheiros gráficos pela compreensão.

E a diretoria do STIG/DF, reafirma o nossos compromisso em fazer um evento grandioso.

O dia 7 de fevereiro pode até passar des-percebido para a maioria do povo brasilei-ro, pois é considerado como um dia normal. Mas esta data jamais deve ser assim trata-da pelo trabalhador gráfico do Brasil. Ainda mais agora, quando a situação da política nacional dar sinais de retroceder nos direi-tos dos trabalhadores.

O gráfico pode continuar se perguntando

qual a importância do 7 de Fevereiro? E qual a relação da data com as políticas atuais que tentam limitar o direito do trabalhador?

Em princípio, o 7 de Fevereiro remonta o começo da histórica greve da categoria, de 42 dias em São Paulo, no ano de 1923. O movimento paredista foi capaz de garan-tir direitos antes inexistentes. Os gráficos mostraram ter enorme consciência de clas-se, liderada por João da Costa Pimenta. E, dispostos a tudo, até comer terra se fosse necessário, eles lutaram contra patrões e o sistema política para reconhecerem a re-presentação dos gráficos, a fim de garantir direitos para a categoria.

Nascia então a União dos Trabalhadores Gráficos (UTG) – primeiro sindicato oficial-mente reconhecido no Brasil. Com isso, nas-cia também a primeira experiência de Con-venção Coletiva de Trabalho no País, com direitos específicos para os gráficos, aceito pelos empresários, mesmo antes de tais re-

COMuNICADO DE ADIAMENTO DA FESTA 7 DE FEVEREIRO pARA O DIA DO ANIVERSÁRIO DO STIG-DF

gras serem institucionalizados por meio de leis públicas.

Outro legado deixado com a luta inicia-da em 7 de Fevereiro, que, deve ficar para a permanente reflexão e atitude do traba-lhador gráfico e do sindicalista, é que se deve lutar mesmo quando o cenário parece difícil. O combate em 1923 mostrou que se pode mudar a conjuntura adversa, porém, só quando os trabalhadores estão unidos e mobilizados, diante de muita batalha. Afinal, não é à toa que o lema dos gráficos brasilei-ros, imortalizado pela greve de 1923, é: ‘Se necessário, comeremos terra’.

Page 5: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 - 57

GRANDIOSA VITóRIADOS TRABALHADORES

GRÁFICOS TERCEIRIzADOS

Mesmo a Convenção Coletiva de Trab-alho sendo uma norma legal reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego as empresas e órgãos públicos estão relu-tantes no cumprimento destas normas, desrespeitando a CLT, a Constituição e de-mais normas jurídicas vigentes. O STIG/DF e o SEAC/DF, ingressarão com ações de cumprimento contra todas as empresas e órgãos públicos para assegurar estes di-reitos dos trabalhadores principalmente no que se refere aos pisos salariais por função, que servirá como balizador nas licitações.

Confira a Convenção Coletiva de Trabalho na íntegra no Sistema Mediador: Núme-ro de Registro no TEM: DF 000149/2015 Número do Processo 46206.002021/2015-49 ou www.stigdf.com.br. Lembramos que esta brilhante CCT é resultado de muita luta esforço e dedicação dos trabalhadores gráficos terceirizados e da Diretoria do nosso Sindicato. Parabéns à todos(as)!

Numa negociação tranquila o STIG/DF e o SEAC (Sindicato

das Empresas de Asseio, Conservação, Serviços Temporários e Serviços Ter-ceirizáveis no Distrito Federal), real-izam sua Terceira Convenção Coletiva de Trabalho.

Com data-base em primeiro de ja-neiro, a convenção foi registrada no Ministério do Trabalho e Emprego no dia 20/02/2015. Considerada uma das melhores Convenções de Trabal-hadores Gráficos do Brasil com várias conquistas, a norma coletiva conta

com 62 Cláusulas que melhoram so-bremaneira as condições de trabalho e de salários dos gráficos terceirizados, a sua vida e de seus familiares. Confira al-gumas das conquistas:

Reajuste de Salário ................................................................7,5%Salário Normativo ..................................................................... R$ 1.246,74Insalubridade 20% do Normativo ............................................ R$ 250,00Reembolso Creche/Similares .................................................... R$ 327,00Auxílio alimentação reajuste de 20% passando de ................... R$ 20,00 para 24,00Para quem já ganhava acima de ............................................... R$ 24,00 Reajuste é de 9% Pisos Salariais para 38 funções que variam de.......................... R$ 1.246,74 à 7.433,21Seguro de Vida/Auxílio Funeral ................................................. R$ 2.000,00Liberação de 5 diretores com ônus total para as empresas.

A violência contra as mulheres é crime e a lei prevê punição para quem os comete. Mas, para isso, é ne-cessário que os agressores sejam de-nunciados, o que nem sempre é fácil.

Muitas mulheres sentem vergonha ou têm medo de recorrer a uma del-egacia tradicional para denunciar a violência e os abusos que sofrem. Para contornar esse problema, foram criadas as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM).

Para oferecer um espaço mais ad-equado e acolhedor a essas mulheres o atendimento também é feito por profissionais do sexo feminino. Essas profissionais são especializadas em investigar crimes cometidos e orien-tar mulheres vítimas de violência.

Os crimes contra a mulher não precisam ser denunciados exclusi-vamente nas Delegacias de Defesa da Mulher. Todo o distrito policial pode receber estas queixas e, caso a vítima solicite, o caso pode ser transferido para uma das Delegacias de Defesa da Mulher. Para que a transferência ocorra, é preciso que ela seja solic-itada no registro da ocorrência.

SOMENTE COM AÇÕES DE CuMpRIMENTO OS TERCEIRIzADOS SERÃO RESpEITADOS

Outra iniciativa dos dois Sindicatos na Justiça do Trabalho será para que nos edi-tais sejam especificados o cumprimento à CCT, celebrada entre os dois Sindicatos onde estabelece, inclusive, que as empre-sas concorrentes aos processos licitatórios, apresentem carta de anuência emitida pelas entidades laboral e patronal, principal-mente quanto ao regular cumprimento de todas as normas trabalhistas e os devidos recolhimentos dos encargos sociais que comprovem a idoneidade da empresa para o certame.

Violência Domésticae Familiar contraa Mulher

Page 6: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

6 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 7

TABELA DE pAGAMENTO E ADIANTAMENTO DE SALARIOS

MÊS ADIANTAMENTOS MÊS PAGAMENTOSDEZEMBRO .2014... 19/12/2014 ............JANEIRO ........... 2015 .....05/01/2015JANEIRO .......2015... 20/01/2015 ............FEVEREIRO...... 2015 .....04/02/2015FEVEREIRO .2015... 16/02/2015 ............MARÇO ............. 2015 .....04/03/2015MARÇO.........2015... 18/03/2015 ............ABRIL ................ 2015 .....02/04/2015ABRIL ...........2015... 20/04/2015 ............MAIO ................. 2015 .....05/05/2015MAIO .............2015... 19/05/2015 ............JUNHO .............. 2015 .....03/06/2015JUNHO ..........2015... 18/06/2015 ............JULHO ............... 2015 .....03/07/2015JULHO ...........2015... 20/07/2015 ............AGOSTO ........... 2015 .....04/08/2015AGOSTO ......2015... 19/08/2015 ............SETEMBRO ...... 2015 .....03/09/2015SETEMBRO ..2015... 17/09/2015 ............OUTUBRO ........ 2015 .....02/10/2015OUTUBRO ....2015... 21/10/2015 ............NOVEMBRO ..... 2015 .....05/11/2015NOVEMBRO 2015... 18/11/2015 ............DEZEMBRO...... 2015 .....03/12/2015DEZEMBRO .2015... 21/122015 .............JANEIRO .......... 2016 .....05/01/2016

convÊnios sÓ Para Filiados

FIQuE DE OLHOSALÁRIO MÍNIMO R$ 788.00

SALÁRIO - FAMÍLIA Salário até R$ 725,02 R$ 37,18

Salário de R$ 725,02 a R$ 1.089,72 R$ 26,20

Salário de contribuição (R$) Alíquotas (%) Até 1.399,00 8%De 1.399,01 até 2.331,88 9%De 2.331,89 até 4.663,75 11%

O Sindicato junto com o depar-tamento jurídico, está fazendo o levantamento criterioso das em-presas gráficas digital no DF que estão enquadrando os trabalha-dores gráficos nas categorias de comerciários.

Informamos que, como gráfi-cos, somos categoria diferenciadas não cabendo o enquadramento em outra categoria. A representação dos gráficos é legalmente exer-cida e reconhecida pelo STIG/DF, independentemente da atividade preponderante da empresa e do lo-cal onde este trabalhador esteja ex-

Acompanhe seu FGTSMensagem via celularEste serviço permite a você trabalha-

dor obter informações sobre as movimen-tações em sua conta vinculada ao FGTS.

Os avisos SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo em-pregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando hou-ver, a liberação de saque ou ajustes na conta. Para recebe-lo, basta informar o número do NIS (PIS/PASEP) e da Senha Internet cadastrada ou com o uso da Senha Cidadão.

Um extrato anual do FGTS, com as informações consolidadas do ano, con-tinuará sendo enviado normalmente, via correios.

Atualização de endereçoO serviço pode ser acessado medi-

ante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por você ou com o uso da Senha Cidadão.

Neste serviço você realiza a alteração do seu endereço, mantendo seu cadastro sempre atualizado.

ENQuADRAMENTO SINDICALercendo sua profissão. O sindicato irá mover ações de enquadramento sindical, contra estas empresas. GRÁFICOS É GRÁFICO!

Page 7: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 - 77

DE OLHO NA SAúDE DO TRABALHADOR

Page 8: Dez. de 2014 a Jan./Fev. - 2015 …4 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 SEDE CAMpESTRE DOS GRÁFICOS Todos os filiado ao STIG/DF, tem o direito de desfrutar do espa- ço campestre,

8 - Dezembro de 2014 a Janeiro/Fev - 2015 7

10 dicasSTIG-DF

Muitas famílias estão plane-jando viajar no final de ano, quais providências de ordem preventiva você esta tomado para proteger sua residência durante as férias? Nessa época do ano o volume de furtos a residências aumenta substancial-mente, portanto vale ficar atento a algumas dicas de segurança: 1) Não divulgue no bairro a noticia de sua merecida viagem. Procure pelo me-nos dois vizinhos de confiança e co-munique a data de saída e retorno. Peça para que eles prestem atenção em barulhos estranhos esse algum veiculo desconhecido estacionou enfrente sua garagem. 2) Iniba a entrega de jornais e revista que sua

O STIG-DF 10 DIcaS para prOTeGer Sua caSa naS FérIaS

família assina. 3)Tire das tomadas todos os eletrodomésticos. 4) Pro-grame seu telefone fixo para o modo “ siga-me. 5) Adquira o equipamento eletrônico que mantem as luzes da frente de sua casa acesas à noite e

apagadas durante o dia. 6) Com-pre corrente grossa e cadeado resis-tente. Amarre seu portão, mas pro-cure deixar a corrente bem frouxa, para evitar o efeito alavanca provo-cado pelo famigerado pé de cabra. 7) Não confie que cachorro possa ter o condão de impedir ou evitar invasão criminosa. 8) Instale alarme residencial. 9) Câmara de segurança podem provocar efeito inibitório e desestimular a ação de bandidos. 10) Não guarde jóias, dinheiro e documentos importantes em casa. Portanto, companheiros, não pense nessa época do ano apenas em laz-er, comece a programação de sua viagem protegendo seu lar.