deus conosco - volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se...

69

Upload: phamhanh

Post on 10-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?
Page 2: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?
Page 3: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?
Page 4: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

Uma Pergunta de Natal

C. H. Spurgeon

Page 5: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

5 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Uma Pergunta de Natal Nº 291

Sermão pregado na manhã de domingo, 25 de dezembro de 1859

por Charles Haddon Spurgeon Exeter Hall, Strand, Londres.

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado.” (Isaías 9:6)

Em outras ocasiões expliquei a parte principal deste versículo: “e o

governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte." Se Deus me permitir, em alguma ocasião futura, espero pregar sobre os outros títulos, "Pai eterno, Príncipe da paz." Mas esta manhã, a porção em que poremos nossa atenção é esta: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu." A frase é dupla, porém, não contém nenhuma tautologia. O leitor cuidadoso logo descobrirá uma distinção; é uma distinção que mostra uma diferença. "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu."

Como Jesus Cristo foi um menino em Sua natureza humana, nasceu

gerado pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria. Nasceu como sendo verdadeiramente um menino, como qualquer outro homem que tenha vivido sobre a face da terra. Então, Ele é em Sua humanidade um menino nascido. Mas como Jesus Cristo é o Filho de Deus, não é nascido, mas dado, gerado por Seu Pai desde antes de todos os mundos, gerado, não criado, da mesma natureza que o Pai. A doutrina da eterna condição de Filho de Deus deve ser recebida como uma verdade indubitável da nossa santa religião. Porém, quanto a dar uma explicação para isso, nenhum homem deveria se aventurar a fazê-lo, pois permanece em meio às coisas profundas de Deus: na verdade é um desses solenes mistérios que os anjos não se atrevem examinar nem desejam esquadrinhar. Um mistério que não devemos tentar examinar a fundo, pois está totalmente fora do entendimento de qualquer ser finito. É o mesmo que um mosquito tentar beber o oceano, uma criatura finita tentar compreender o Deus Eterno. Um Deus que pudéssemos compreender não seria Deus. Se nós pudéssemos agarrá-Lo, não poderia ser infinito: se pudéssemos entendê-Lo, então, não seria divino. Portanto, eu digo que Jesus Cristo, como um Filho, não nos é nascido, mas dado. Ele é uma dádiva que nos é concedida, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou Seu Filho Unigênito ao mundo." Ele não nasceu neste mundo como Filho de Deus, mas foi enviado, ou foi dado, de tal forma que vocês podem perceber que a distinção é muito sugestiva e nos transmite verdade em grandes quantidades. "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu."

Page 6: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

6 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Esta manhã, contudo, o principal objetivo do meu sermão, na verdade o único, é enfatizar a força destas pequenas palavras, "nos é". Porque vocês perceberão que aqui está concentrada toda a força da passagem. "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu". As divisões do meu sermão são muito simples. Primero, é assim? Em segundo lugar, se é assim, o que acontece então? Em terceiro lugar, se não fosse assim, o que aconteceria então?

I. Em primeiro lugar, é assim? É verdade que um menino nos nasceu, um

Filho nos foi dado? É um fato que uma criança nasceu. Não apresento nenhum argumento sobre isso. Recebemo-lo como um fato, mais plenamente estabelecido que qualquer outro fato da história, que o Filho de Deus se fez homem, nasceu em Belém, foi envolvido em panos e deitado em uma manjedoura. É um fato também, que um Filho é dado. Não temos nenhuma pergunta a respeito. O infiel poderá contestar, mas nós que professamos ser crentes nas Escrituras recebemos como uma verdade inegável que Deus deu Seu Filho unigênito para ser o Salvador dos homens. Mas o que se pode questionar é: este menino nasceu para NÓS? Foi dado para NÓS? Este é o tema de ávida investigação. Temos nós um interesse pessoal no menino que nasceu em Belém? Sabemos que Ele é nosso Salvador? Tem trazido boas novas para nós? Sabemos que NOS pertence e que nós lhe pertencemos? Eu afirmo que este é um tema de grave e solene investigação.

É um fato muito evidente que os melhores homens são, às vezes,

perturbados por perguntas com relação ao seu próprio interesse em Cristo, enquanto que os homens que nunca sentem nenhuma perturbação acerca do assunto são, com frequência, enganadores presunçosos que não têm parte no assunto. Com frequência observei que algumas das pessoas sobre as quais me senti muito seguro foram precisamente pessoas que não tinham a menor segurança sobre elas mesmas.

Isso me recorda a história de um homem piedoso chamado Simon

Brown, um ministro em tempos antigos, na cidade de Londres. Seu coração se entristeceu tanto, seu espírito se deprimiu tanto, que no fim concebeu a ideia que sua alma havia deixado de existir. Era totalmente em vão falar a esse bom homem, pois não podia ser persuadido de que tinha uma alma; mas todo o tempo estava pregando, pregando e trabalhando, mais a semelhança de um homem que tivesse duas almas em vez de nenhuma. Quando pregava, seus olhos derramavam abundantes lágrimas, e quando orava, havia um fervor divino e um predomínio celestial em cada petição. Agora, assim acontece com muitos cristãos. Parecem ser o próprio retrato da piedade: sua vida é admirável e sua conversa celestial, mas sempre estão clamando:

"É um ponto que desejo conhecer, E frequentemente causa ansioso pensamento, Amo o Senhor ou não? Pertenço-Lhe ou não?" Assim é que os melhores homens se fazem perguntas enquanto que os

piores presumem. Oh, tenho visto homens sobre cujo eterno destino eu tenho sérias dúvidas, cujas inconsistências de vida eram palpáveis e flagrantes, que

Page 7: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

7 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

têm tagarelado com relação a sua segura porção em Israel e sua esperança infalível, como se eles acreditassem que outros seriam tão facilmente enganados como eles próprios. Agora, que explicação daremos para esta temeridade? Aprendamo-la da seguinte ilustração:

Podem ver um grupo de homens cavalgando ao longo de um caminho

estreito em um penhasco à beira-mar. É um passo muito perigoso, pois o caminho é abrupto e um tremendo precipício margeia o caminho ao lado esquerdo. Se uma das patas do cavalo resvalar, despencar-se-ia para a destruição. Vejam quão cautelosamente os cavaleiros avançam, quão cuidadosamente pisam os cavalos. Mas observem aquele cavaleiro, com que velocidade avança, como se corresse uma corrida de obstáculos com Satanás. Vocês levantam suas mãos ao alto, em uma agonia de terror, tremendo porque a qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; vocês perguntarão: por que esse cavaleiro é tão descuidado? O homem é um cavaleiro cego que cavalga um cavalo cego. Não podem ver onde estão. Ele pensa que atravessa um caminho seguro e por isso cavalga tão rápido.

Ou, para variar o quadro, algumas vezes, quando as pessoas dormem, se

levantam e caminham, sobem em certos lugares onde outros nem pensariam aventurar-se. Alturas de vertigem que transtornariam nosso cérebro parecem seguras a elas. Assim existem muitos sonâmbulos espirituais em nosso meio, que pensam que estão despertos. Mas não estão. Sua mesma presunção em se aventurarem aos altos lugares da confiança em si mesmos demonstra que são sonâmbulos; não estão despertos, são homens que caminham e falam em seus sonhos. Então, é realmente um assunto de sério questionamento para todos os homens que querem ser salvos no fim saber se este menino nasceu para NÓS, e se este Filho é dado para NÓS?

Agora, vou ajudá-los a responder à pergunta. 1. Se este menino que reside agora diante dos olhos de sua fé, envolto em

panos na manjedoura de Belém, nasceu para vocês, então vocês nasceram de novo. Pois este menino não nasceu para vocês a menos que vocês tenham nascido para este menino. Todos os que têm um interesse em Cristo são, na plenitude do tempo, convertidos pela graça, revividos e renovados. Todos os redimidos não são, todavia, convertidos, mas o serão. Antes que chegue a hora de sua morte, sua natureza será transformada, seus pecados serão lavados e passarão da morte para a vida. Se alguém me disser que Cristo é seu Redentor, embora não tenha experimentado nunca a regeneração, esse homem expressa algo que desconhece; sua religião é vã e sua esperança é um engano. Unicamente os homens que são nascidos de novo podem reclamar que o bebê nascido em Belém lhes pertence.

"Mas," dirá alguém, “como posso saber se sou nascido de novo ou não?"

Respondam esta pergunta fazendo por sua vez outra pergunta: Houve alguma mudança operada pela graça divina dentro de você? São seus amores totalmente o contrário do que eram antes? Odeia agora as coisas vãs que uma vez admirou, e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava? Foi seu coração inteiramente renovado em seus objetivos? Pode dizer que a propensão de seu desejo foi transformada? Vira seu rosto para Sião e seus pés estão no caminho

Page 8: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

8 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

certo no caminho da graça? Enquanto seu coração que antes ansiava os profundos sabores do pecado, anseia agora ser santo? E enquanto que antes amavas os prazeres do mundo, agora tornaram-se como desperdícios e escórias para você, pois só amas os prazeres de coisas celestiais e anseias gozar mais deles na terra, para que esteja preparado para gozar sua plenitude a seguir. Foi renovado internamente? Pois, observa, meu querido leitor, o novo nascimento não consiste em lavar a parte exterior do copo e do prato, porém, na limpeza do homem interior. É totalmente em vão por a pedra sobre o sepulcro, lavá-lo até que fique extremamente branco e adorná-lo com as flores da estação; o sepulcro mesmo deve ser limpo. Os ossos do morto que jazem nesse ossuário do coração humano devem ser limpos. Não, devem ser revividos. O coração não deve ser mais uma tumba de morte, mas um templo de vida. Assim sucede consigo, leitor? Pois lembre, pode ser muito diferente no exterior, mas se não for transformado no interior, este menino não nasceu para você.

Mas faço outra pergunta. Embora o principal assunto da regeneração se

encontre no interior, sem dúvida se manifesta no exterior. Diga-me, então, houve uma mudança em você no exterior? Pensa que outros que olham para você são forçados a dizer: este homem não é o que costumava ser? Acaso seus amigos não observam uma mudança? Não têm rido de você pelo que consideram ser hipocrisia sua, seu puritanismo, sua severidade? Acredita agora que, se um anjo o seguisse em sua vida secreta, e seguisse sua pista até seu aposento, e o visse de joelhos, detectaria algo em você que nunca teria podido ver antes? Pois escuta, meu querido leitor, deve haver uma mudança na vida exterior, pois caso contrário não há mudança no interior.

Em vão me mostra a árvore, e me diz que a natureza da árvore mudou. Se

vejo que está produzindo uvas silvestres, é ainda um vinhedo silvestre. E se o comparo com as maçãs de Sodoma e as uvas de Gomorra, é uma árvore maldita e condenada, independentemente de sua experiência imaginária. A prova do cristão está na sua vida. Para outras pessoas, a prova de nossa conversão não é o que sentimos, mas o que fazemos. Para você mesmo, seus sentimentos poderão ser uma evidência suficiente, mas para o ministro e para outras pessoas que o julgam, o caminhar exterior é o guia principal. . Agora, permitam-me observar que a vida exterior de um homem pode ser muito semelhante a de um cristão, contudo, pode ser que não haja nenhuma religião nele.

Vocês já viram alguma vez dois menestréis na rua com espadas,

pretendendo lutar entre si? Vejam como cortam e cerceiam, e se atacam mutuamente, até se chega temer que logo se cometa um assassinato. Dão a impressão que estão fazendo a sério e você chega a pensar em chamar a polícia para que os separe. Veja com que violência um lança tremendo golpe na cabeça do outro, que seu camarada o evita com destreza, protegendo-se oportunamente. Só observá-los um minuto para perceber que todos esses cortes e investidas seguem uma ordem preestabelecida. A luta é fingida, depois de tudo. Não lutam tão ferozmente como fariam se fossem inimigos verdadeiros.

Da mesma maneira, às vezes, tenho visto um homem que parece estar

muito irado contra o pecado. Mas basta observá-lo por um pouco de tempo para ver que é unicamente o truque de um espadachim. Não ataca espontaneamente, não há intensão em seus golpes; tudo é pretensão, é um mero teatro. Os

Page 9: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

9 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

espadachins, depois que terminam seu espetáculo, dão-se as mãos e dividem os ganhos que a multidão boquiaberta lhes proporcionou; e o mesmo faz esse homem, aperta a mão do diabo privadamente e os dois enganadores compartilham os despojos. O hipócrita e o diabo são depois de tudo muito bons amigos, e se regozijam mutuamente por seus ganhos: o diabo olhando maldosamente, porque ganhou a alma do que professa a fé; e o hipócrita rindo-se, porque ganhou suas riquezas mal adquiridas. Cuidem, então, que sua vida exterior não seja uma mera encenação, mas que seu antagonismo contra o pecado seja real e intenso; deem golpes à direita e à esquerda, como se verdadeiramente quisessem matar o monstro e jogar seus membros aos ventos do céu.

Só vou fazer outra pergunta. Se nasceu de novo, há outra maneira pela

qual você pode provar. Não só se transformou seu eu interno e seu eu externo também, mas a verdadeira raiz e o princípio da sua vida devem ser totalmente novos. Enquanto estamos em pecado, vivemos para o eu, mas quando somos renovados, vivemos para Deus. Enquanto não somos regenerados, nosso princípio é buscar nosso próprio prazer, nosso próprio avanço; mas o homem que não vive com uma meta totalmente diferente a essa, não nasceu de novo verdadeiramente. Transformem os princípios de um homem e terão transformado seus sentimentos, terão transformado suas ações. Agora, a graça transforma os princípios de um homem. Coloca o machado na raiz da árvore. Não corta com serra algum galho grosso nem tenta alterar a seiva; mas proporciona uma nova raiz e nos planta em um terreno novo. O eu mais íntimo do homem, as profundas rochas de seus princípios sobre as quais descansa a superfície do terreno de suas ações, a alma de sua condição humana é inteiramente transformada e ele é uma nova criatura em Cristo.

"Mas," dirá alguém, "não vejo nenhuma razão para que deva nascer de

novo." Ah, pobre criatura, isso é porque nunca viu a você mesmo. Você já viu um homem no espelho da Palavra de Deus? Que estranho monstro é. Sabe que um homem por natureza tem seu coração onde seus pés devem estar: a saber, seu coração está sobre a terra, enquanto deveria estar pisando com seus pés; é um mistério mais estranho ainda, que seus calcanhares estão onde seu coração deveria estar: a saber, ele está dando coices contra o Deus do Céu, quando deveria estar pondo seus afetos nas coisas do alto. O homem por natureza, quando vê mais claro, unicamente olha para baixo; pode ver unicamente o que está por baixo dele, não pode ver as coisas que estão acima; é estranho dizer, mas a luz do sol do céu o cega; ele não busca a luz do sol. Ele pede a sua luz na escuridão. A terra é para ele seu céu, vê sol em charcos de lodo e estrelas em sua imundície. Ele é, de fato, um homem transtornado. A queda arruinou nossa natureza de tal maneira que a coisa mais monstruosa sobre a face da terra é um homem caído.

Os povos antigos costumavam pintar grifos míticos, dragões, quimeras e

todo tipo de horríveis coisas; mas se uma mão hábil pudesse pintar o homem com precisão, nenhum de nós veria o quadro, pois é um espetáculo que ninguém viu exceto os condenados ao inferno; esta é uma parte da sua dor intolerável: estão forçados a olharem sempre a si mesmos. Agora, então, não veem que devem nascer de novo e a menos que nasçam de novo, este menino não nasceu para vocês.

Page 10: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

10 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

2. Mas eu sigo adiante. Se este menino nasceu para você, você é uma

criança, e surge a pergunta: você o é? O homem cresce naturalmente, desde a infância até a idade adulta; na graça, os homens crescem da maturidade até a infância; quanto mais nos aproximamos da verdadeira infância, mais nos aproximaremos da semelhança de Cristo. Pois, acaso não foi Cristo chamado "um menino" inclusive depois que ascendeu ao céu? "Teu santo Filho Jesus."1 Irmãos e irmãs, vocês podem dizer que voltaram a ser crianças? Aceitam a Palavra de Deus tal como é, simplesmente porque seu Pai celestial assim o disse? Contentam-se em crer nos mistérios sem exigir que os expliquem? Estão preparados para se sentarem na classe com as crianças e se converterem em pequeninos? Estão dispostos a serem sustentados no seio da igreja e mamar o leite sem adulteração da Palavra, sem questionar nem por um instante o que seu divino Senhor revela, mas acreditando em tudo por Sua própria autoridade, embora pareça estar sobre a razão, ou abaixo da razão, ou inclusive contrário à razão?

Agora, “Se não se converterem e se tornarem como crianças," este

menino não nasceu para vocês; a menos que como um menino você seja humilde, ensinável, obediente, contente com a vontade de seu Pai e desejoso de atribuir tudo a Ele, existe um sério motivo para questionar se este menino nasceu para você. Mas que espetáculo tão agradável é ver um homem convertido e que tem se tornado um pequenino. Muitas vezes meu coração tem dado saltos de gozo, quando vejo um gigante infiel que costumava argumentar contra Cristo, que não tinha em seu dicionário uma palavra suficientemente má para o povo de Cristo, chegar a crer no Evangelho pela graça divina. Esse homem se senta e chora, e sente o pleno poder da salvação e, a partir desse momento, deixa todos os seus questionamentos e se torna o oposto ao que era. Considera-se mais insignificante que o crente mais insignificante. Contenta-se em fazer o mais insignificante trabalho para a igreja de Cristo e toma sua posição: não com Locke ou Newton, como um poderoso filósofo cristão, mas com Maria, como um simples aprendiz sentado aos pés de Jesus, para ouvir e aprender Dele. Se vocês não são crianças, então este menino não nasceu para vocês.

3. Agora tomemos a segunda frase e façamos uma pergunta ou duas

sobre ela. Este filho nos é dado a NÓS? Faço uma pausa por um minuto para pedir sua atenção pessoal. Estou tratando de pregar de tal maneira que os conduza a se questionarem. Rogo-lhes que nenhum de vocês se exima do teste, mas que cada um se pergunte: é certo que um Filho me foi dado? Agora, se este Filho lhe foi dado, você mesmo é um filho. "Mas a todos os que o receberam, aos que creem em seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”. “Cristo se fez homem para que em tudo fosse semelhante a Seus irmãos”. O Filho de Deus não é meu para que o goze, o ame, me deleite Nele, a menos que eu seja também um filho de Deus.

Agora, querido leitor, tem um temor de Deus diante de você? Um temor

filial, o temor que a criança sente de não afligir a seus pais? Diga-me, você tem

1 ('thy holy child Jesus', na versão King James).

Page 11: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

11 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

um amor de filho para com Deus? Confia Nele como seu pai, seu provedor e seu amigo? Tem em seu peito esse “espírito de adoção, pelo qual clamamos: Abba, Pai!?” Ocorre-lhe às vezes, que estando de joelhos, pode dizer: "meu Pai e meu Deus." O Espírito mesmo dá testemunho ao seu espírito de que é nascido de Deus? E quando se dá esse testemunho, volta seu coração ao Pai e seu Deus, em êxtase de deleite, para agarrar-se a Ele, que faz tempo se agarrou a você no pacto de Seu amor, nos braços de Sua graça eficaz? Agora, observe, meu querido leitor, se algumas vezes não goza do espírito de adoção, se não é um filho ou uma filha de Sião, então não se enganes, este filho não foi dado para você.

4. Então, para colocar de outra forma: se um Filho nos é dado, então nós

somos dados ao Filho. Agora, o que responde a esta nova pergunta? Você foi dado a Cristo? Sente que não há nada na terra para a qual viva, senão para glorificar a Ele? Pode dizer em seu coração: "Grandioso Deus, se não estou enganado, eu sou inteiramente Seu"? Está preparado hoje para escrever de novo seu voto de consagração? Pode dizer: "Toma-me! Tudo que sou e tudo o que tenho será para sempre Seu. Quero renunciar a todos meus bens, a todos os meus poderes, a todo meu tempo e a todas as minhas horas; quero ser Seu, inteiramente Seu”? “Não sois vossos, porque foram comprados por preço”. Se este Filho de Deus lhes é dado, consagrem-se plenamente a Ele, vocês sentirão que honrar a Deus é o objetivo de sua vida, que a glória de Deus é o grande desejo de seu espírito ansioso. Agora, é assim, leitor? Faça essa pergunta a você mesmo. Rogo-lhe que não engane a você mesmo na resposta.

Apenas vou repetir as quatro provas diferentes. Se um menino nasceu

para mim, então nasci de novo; e mais, em consequência desse novo nascimento, sou uma criança. Se, ainda, um Filho me foi dado, então sou um filho; e também eu sou dado a esse Filho que me foi dado a mim. Eu tentei colocar essas provas na forma que o texto as sugere. Oro para que as levem para casa. Se não recordarem das palavras, contudo, recordem de investigar por vocês mesmos, para que possam ver, leitores, se podem dizer: "o Filho foi dado para mim." Pois, em verdade, se Cristo não é meu Cristo, é de pouco valor para mim. Se não posso dizer que Ele me amou e se entregou por mim, de que me serve todo o mérito de Sua justiça, ou toda a plenitude de Sua expiação?

O pão na padaria está bem, mas se estou faminto e não posso obtê-lo,

morreria de fome, embora os celeiros estejam repletos. A água no rio está bem, mas se estou em um deserto e não posso alcançar o arroio, se posso ouvir seu murmúrio à distância e eu estou deitado e moribundo de sede, o murmúrio do riacho, ou o fluir do rio, ajudam a me atormentar ante ao inalcançável, enquanto morro em negra desesperança. Melhor seria para vocês, leitores, morrerem como Hotentotes2, ter descido a suas tumbas como habitantes de alguma terra tenebrosa, que viver onde o nome de Cristo é elogiado continuamente, onde Sua glória é exaltada, e baixar a suas tumbas sem um interesse Nele, sem a bênção de Seu Evangelho, sem ser lavados por Seu sangue, sem haver sido cobertos por Seu manto de justiça. Que Deus os ajude para que

2 Hotentete é a designação de uma família de grupos étnicos existentes na região sudoeste de África.

Hotentotes significa "gago" na língua neerlandesa, Spurgeon faz a referência talvez como um povo

apartado e pagão.

Page 12: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

12 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

possam ser abençoados Nele, e possam cantar docemente: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado.”

II. Isto leva ao meu segundo ponto, sobre o qual serei breve. É assim? SE

É ASSIM, O QUE ACONTECE ENTÃO? Se é assim, por que tenho dúvidas hoje? Por que meu espírito está fazendo perguntas? Por que não me dou conta do fato? Leitor, se o Filho lhe foi dado, como é que está perguntando hoje se é de Cristo ou não? Por que não procura firmar sua vocação e eleição? Por que se demora nas planícies da dúvida? Sobe, sobe às altas montanhas da confiança e não descanse nunca até que possa dizer sem medo de estar equivocado: "Eu sei que meu Redentor vive. Estou seguro que é poderoso para guardar meu depósito para aquele dia." Pode haver aqui um grande número de pessoas para quem é um assunto de incerteza saber se Cristo é delas ou não. Oh, meus queridos leitores, não se contentem a menos que saibam com certeza que Cristo é de vocês e que vocês são de Cristo.

Suponham que leiam no periódico de amanhã, (embora, a propósito, se

acreditam em tudo o que leem ali, estariam provavelmente equivocados), suponham que leiam uma notícia que uma pessoa rica lhes deixou uma imensa herança. Suponham que ao ler lhes pareceu muito claro que a pessoa mencionada era um familiar seu e que é muito provável que seja verdade. É possível que convocassem para o dia seguinte uma reunião familiar, na qual esperam o irmão João e a irmã Maria e os seus pequenos para cear juntos. Mas me pergunto se não se moveriam da cabeceira da mesa para ir e verificar se o fato é verdadeiramente assim. "Oh," diriam, "estou seguro que desfrutaria muito mais minha ceia de Natal, se estivesse bem seguro acerca disto;" e se não fossem, todo o dia estariam na ponta dos pés pela expectativa; estariam, por assim dizer, sentados sobre alfinetes e agulhas até que comprovassem que era assim.

Agora há uma proclamação que tem sido anunciada e é verdadeira

também, que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. A pergunta para vocês é se Ele os salvou e se vocês têm um interesse Nele. Suplico-lhes que não deem descanso a seus olhos, não deixem que suas pálpebras adormeçam até que tenham lido seu "título de propriedade livre de avaliação para mansões no céu." Como, homem! Será seu destino eterno um assunto de incerteza para você? Como! Estão o céu e o inferno envolvidos nesse assunto e você vai descansar até que saiba qual dos dois será sua porção eterna? Está contente enquanto a pergunta é se Deus o ama, ou se Ele está irado contigo? Pode estar tranquilo enquanto permanece na dúvida quanto a se está condenado no pecado ou justificado pela fé em Cristo Jesus?

Levanta-te, homem; suplico-te pelo Deus vivo, e pela própria segurança

da tua alma, levanta-te e lê os registros. Investiga e vê, e prova-te e examina-te para ver se é assim ou não. Pois se é assim, por que não havíamos de sabê-lo? Se o Filho me foi dado, por que não haveria de estar seguro? Se o menino nasceu para mim, por que não haveria de sabê-lo com certeza para poder viver desde agora com o gozo de meu privilégio, um privilégio cujo valor nunca conhecerei plenamente até que chegue na glória?

Page 13: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

13 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Também, se é assim, temos outra pergunta. Por que está triste? Estou vendo rostos neste momento que parecem ser o reverso exato do decaimento, mas talvez o sorriso esconda um coração doído. Irmão e irmã, por que estamos tristes esta manhã, se um menino nos nasceu, se um Filho nos foi dado? Escutem, escutem o grito! Isto é, "é chegada a colheita! É chegada a colheita!” Vejam as donzelas dançando e os jovens desfrutando. E por que este júbilo? Porque estão armazenando os preciosos frutos da terra, estão reunindo em seus celeiros o grão que pronto será consumido. Então, irmãos e irmãs, temos o pão que permanece para vida eterna e somos infelizes? O mundo se alegra quando seu alimento abunda, e não nos regozijamos quando "um menino nos nasceu, um Filho nos foi dado"?

Escutem! Que significa que disparem as armas da Torre? Por que todo

este soar de sinos nos campanários das igrejas, como se toda Londres estivesse fora de si de alegria? Nasceu um príncipe; por isso existe esta saudação, por isso este repicar de sinos. Ah, cristãos, toquem os sinos de seus corações e disparem as saudações de seus mais alegres hinos, "Porque um menino nos nasceu, um Filho nos foi dado." Dança, oh coração meu, e repique os sinos de alegria! Vocês, gotas de sangue de minhas veias, dancem cada uma de vocês! Oh! que todos os meus nervos se convertam em cordas de harpa e que a gratidão as toque com dedos angélicos! E você, língua minha, grita, grita em louvor a Ele, que disse: "um menino nos nasceu, um Filho nos foi dado." Enxugue essa lágrima! Vamos, deixe de suspirar! Calem esse murmúrio. Que importa sua pobreza? "Um menino lhe nasceu." Que importa sua enfermidade? "um Filho lhe foi dado." Que importa seu pecado? Pois este menino removerá o pecado e o Filho o lavará e o fará idôneo para o céu. Se assim é, eu digo:

“Elevem os corações, elevem as vozes, Regozijem-se com estrondo, santos, Regozijem-se!” Porem, uma vez mais, se é assim, por que nossos corações estão tão

frios? E por que fazemos tão pouco por Ele, que tem feito tanto por nós? Jesus, Tu és meu! Sou salvo? Como é que te amo tão pouco? Por que é que quando prego não faço com maior ousadia, e quando oro, não sou mais intensamente fervoroso? Por que é que damos tão pouco a Cristo que se deu a Si mesmo por nós? Por que é que servimos tão tristemente a quem nos serviu tão perfeitamente? Ele se consagrou inteiramente; por que é que nossa consagração é falha e parcial? Continuamente estamos oferecendo sacrifícios ao eu e não a Ele.

Oh, amados irmãos, submetam-se neste dia. O que vocês têm no mundo?

"Oh," dirá alguém, "eu não tenho nada; eu sou pobre e não tenho um centavo e tampouco tenho um teto." Entreguem-se a Cristo. Vocês ouviram a história dos discípulos de um filósofo grego. Em um determinado dia era o costume dar um presente ao filósofo. Um veio e lhe deu ouro. Outro não pode trazer-lhe ouro, mas lhe trouxe prata. Um lhe trouxe um manto e outro, alguns alimentos. Mas um deles veio e disse: "Oh, Sólon, eu sou pobre, não tenho nada para dar-te, contudo, dar-te-ei algo melhor do que te deram estes: dou-me a ti." Agora, se vocês têm ouro e prata, se têm algum destes bens do mundo, deem em sua

Page 14: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

14 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

medida a Cristo; mas, sobretudo, entreguem-se a vocês mesmos a Ele, e que seu clamor a partir deste dia seja:

"Não te amo meu muito amado Senhor? Oh, esquadrinha meu coração e vê, E derruba cada ídolo maldito Que se atreva a ser Teu rival. Não te amo com toda minha alma? Então, não permitas nenhum outro amor: Que morra meu coração a todo outro gozo, Só Jesus deve estar ali." III. Bem, estou quase concluindo, mas prestem sua solene, muito solene,

atenção enquanto abordo meu último ponto: SE NÃO É ASSIM, ENTÃO COMO SERÁ? Querido leitor, não posso dizer onde está: mas onde quer que esteja neste salão, os olhos do meu coração o estão buscando e quanto o acharem, vão chorar por você. Ah, miserável! Desventurado, sem uma esperança, sem Cristo, sem Deus! Para você não há alegria natalina; para você não nasceu um menino; para você nenhum Filho foi dado. Triste é a história dos pobres homens e mulheres que caíram mortos em nossas ruas, semana passada, por causa da fome cruel e do frio cortante. Mas muito mais digna de lástima é sua porção, muito mais terrível será sua condição no dia em que gritarão pedindo uma gota de água para refrescar a língua ardente e lhes será negada; quando buscarão a morte, a morte fria e horrenda, e a buscarão como se busca um amigo, mas não a encontrarão. Pois o fogo do inferno não os consumirá, nem seus terrores devorá-los-ão. Desejarão morrer, porém, permanecerão na morte eterna: morrendo cada hora, sem receber jamais a tão ansiada bênção da morte.

Que lhe direi no dia de hoje? Oh! Senhor, ajuda-me a dizer uma palavra

oportuna, agora. Suplico-lhe, meu querido leitor, se Cristo não é seu hoje, que o Espírito de Deus o ajude a fazer o que eu o ordeno fazer. Em primeiro lugar, confesse seus pecados; não ao meu ouvido, nem ao ouvido de nenhum homem vivente. Vá para o seu quarto e confesse que é vil. Diga ao Senhor que você é um infame desventurado sem Sua graça soberana. Mas não pense que há algum mérito na confissão. Não há nenhum. Toda sua confissão não pode merecer o perdão, embora Deus tenha prometido perdoar o homem que confessa seu pecado e o abandona.

Imaginem que um credor tem um devedor que lhe deve mil libras

esterlinas. Vai visitá-lo e lhe diz: "exijo meu dinheiro." "Mas," responde o outro, "eu não lhe devo nada." Esse devedor seria arrastado e jogado na prisão. Contudo, seu credor lhe diz: "quero tratar misericordiosamente consigo; faça uma confissão franca e eu perdoarei toda a sua dívida." "Bem," responde o homem, "eu em verdade reconheço que lhe devo duzentas libras esterlinas." "Não," diz o credor, "isso não serve de nada." "Bem, senhor, eu confesso que lhe devo quinhentas libras esterlinas;" e gradualmente chega a confessar que lhe deve mil libras esterlinas. Há algum mérito nessa confissão? Não; mas, ainda, vocês poderão ver que nenhum credor pensaria em perdoar uma dívida que não seja reconhecida.

Page 15: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

15 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

É o mínimo que vocês podem fazer: reconhecer seu pecado; embora não haja nenhum mérito na confissão, contudo, fiel à Sua promessa, Deus lhes outorgará o perdão por meio de Cristo. Isso é um conselho. Rogo-lhes que o aceitem. Não o joguem aos ventos; não se descartem dele tão logo saiam de Exeter Hall. Guardem-no com vocês, e que este dia seja um dia de confissões para muitos de vocês. Mas também, depois que tenham feito uma confissão, suplico-lhes que renunciem ao eu. Têm estado descansando, talvez, em alguma esperança que se farão melhores a vocês mesmos, e que assim alcançarão a salvação. Rejeitem essa imaginação enganosa. Vocês têm visto o bicho da seda: tece, tece, tece e logo morre ali onde teceu seu sudário. Suas boas obras não estão senão tecendo um manto para suas almas mortas. Não podem fazer nada por meio de suas melhores orações, de suas melhores lágrimas, ou de suas melhores obras, para merecer a vida eterna. Vamos, o cristão que é convertido a Deus dir-lhes-á que não podem viver uma vida santa por si mesmo. Se o barco no mar não pode dirigir-se a si mesmo corretamente, creem vocês que a madeira que está no estaleiro pode se montar sozinha, para se converter em um barco e logo ser posta no mar e navegar aos Estados Unidos? Contudo, isso é o que precisamente o que vocês imaginam. O cristão que é a obra de Deus não pode fazer nada, contudo, você pensa que pode fazer algo. Agora, abandona o eu. Que Deus o ajude a anular cada ideia do que você pode fazer.

Logo, finalmente, peço a Deus que os ajudem nisto, meus queridos

leitores: quando tenha confessado seus pecados e tenha abandonado toda esperança de salvação própria, vá ao lugar onde Jesus morreu em agonia. Vá então meditar sobre o Calvário. Ali está pregado. É a cruz localizada no centro das três. Parece-me que o vejo agora. Vejo Seu pobre rosto magro e Seu semblante mais desfigurado que o de qualquer outro homem. Vejo as gotas de sangue vermelho que, todavia, permanecem em Suas têmporas traspassadas, sinais dessa áspera coroa de espinhos. Ah, vejo Seu corpo desnudo, desnudo para Sua vergonha. Podemos contar cada um de Seus ossos. Vejam ali Suas mãos rasgadas pelo duro ferro e Seus pés destroçados pelos cravos. Os cravos rasgaram amplamente Sua carne. Ali está agora não somente o orifício que abriu o cravo, mas o peso de Seu corpo caiu sobre seus pés, os ferros estão rasgando toda a Sua carne. Agora o peso de Seu corpo pende de Seus braços, os cravos que estão ali estão dilacerando Seus delicados nervos. Escutem! A terra está sobressaltada! Ele clama: "Elí, Elí, lama sabactani?" Oh pecador, houve alguma vez um grito parecido? Deus o abandonou. Seu Deus cessou de abundar em graça a Ele. Sua alma está muito triste, até a morte. Mas, escute outra vez, Ele clama: "Tenho sede." Deem-lhe água! Deem-lhe água! Vocês, mulheres santas, deem-lhe de beber. Mas não, Seus assassinos torturam-no. Eles põem em Sua boca vinagre com fel: o amargo com o azedo, o vinagre e o fel.

Por último, ouça, pecador, pois aqui está sua esperança. Vejo que inclina

Sua desfigurada cabeça. O Rei do céu morre. O Deus que fez a terra se fez homem o homem está a ponto de expirar. Escute! Ele clama: "Está consumado," e entrega o espírito. A expiação está terminada, o preço foi pago, o sangrento resgate foi contado, o sacrifício foi aceito. "Está consumado." Pecador, crê em Cristo. Lance-se Nele. Se você afunda ou nade, tome-o para que seja seu tudo em tudo. Abrace com seus braços trêmulos esse corpo sangrando. Sente-se aos pés dessa cruz e sinta sobre você as gotas do precioso sangue. E quando saírem daqui, que cada um diga em seu coração:

Page 16: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

16 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

"Um verme culpado, débil, indefeso, Caio sobre os braços amáveis de Cristo, Ele é minha fortaleza e minha justiça, Meu Jesus, e meu tudo." Que Deus lhes conceda graça por Jesus Cristo para que o façam. Que a

graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito

Santo estejam com todos vocês, para sempre. Amém e Amém.

Page 17: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

17 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

ORE PARA QUE O ESPIRITO SANTO USE ESSE SERMÃO PARA TRAZER UM CONHECIMENTO SALFÍVICO DE JESUS CRISTO E PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA FONTE: Traduzido de http://www.spurgeon.com.mx/sermon291.html Todo direito de tradução protegido por lei internacional de domínio público e com autorização de Allan Roman. Sermão nº 291 — Volume 6 do The New Park Street Pulpit, Tradução e Revisão: Cibele Cardozo Prova: Armando Marcos Capa: Victor Silva Projeto Spurgeon - Proclamando a Cristo crucificado. Projeto de tradução de sermões, devocionais e livros do pregador batista reformado Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) para glória de Deus em Cristo Jesus, pelo poder do Espírito Santo, para edificação da Igreja e salvação e conversão de incrédulos de seus pecados. Acesse em: www.projetospurgeon.com.br

Você tem permissão de livre uso desse material, e é incentivado a distribuí-lo, desde que sem alteração do conteúdo, em parte ou em todo, em qualquer formato: em blogs e sites, ou distribuidores, pede-se somente que cite o site “Projeto Spurgeon” como fonte, bem como o link do site www.projetospurgeon.com.br. Caso você tenha encontrado esse arquivo em sites de downloads de livros, não se preocupe se é legal ou ilegal, nosso material é para livre uso para divulgação de Cristo e do Evangelho, por qualquer meio adquirido, exceto por venda. É vedada a venda desse material

Page 18: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?
Page 19: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

Uma Santa Obra de Natal

C. H. Spurgeon

Page 20: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

20 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Uma Santa Obra de

Natal Nº 666

Sermão pregado na manhã de domingo, 24 de dezembro de 1865. Por Charles Haddon Spurgeon,

No Tabernáculo Metropolitano, Newington, Londres.

“E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; E todos os que a ouviram maravilharam-se do que os

pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, ponderando-as em seu coração. E voltaram os pastores,

glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.” (Lucas 2:17-20).

Cada estação do ano tem suas próprias frutas: maçãs no outono, bagas de azevinho3 de Natal. A terra produz segundo o período do ano e tudo o

que o homem quer debaixo do céu tem sua hora. Nesta época, o mundo se dedica a congratular-se e a expressar seus bons desejos pelo bem-

estar de seus cidadãos. Permitam-me sugerir uma obra complementar e mais sólida para os cristãos. Ao pensar hoje no nascimento do Salvador, devemos aspirar a um nascimento renovado do Salvador em nossos

corações. Como Cristo já foi ―formado em nós, a esperança da glória,‖ que possamos ser ―renovados no espírito de nossa mente.‖ Que

possamos ir de novo à Belém de nosso nascimento espiritual para realizar nossas primeiras obras, para desfrutar de nossos primeiros amores e para festejar com Jesus como fizemos nos dias santos, felizes

e celestiais de nosso noivado. Vamos a Jesus com algo desse frescor juvenil e desse supremo deleite que era tão manifesto em nós quando O

vimos pela primeira vez. Temos que coroá-Lo novamente, pois ainda está adornado com o orvalho de Sua juventude, e segue sendo ―o mesmo ontem, hoje e eternamente.” Embora os cidadãos de Durham não habitassem longe da fronteira

escocesa — mesmo nos tempos antigos estavam muitas vezes expostos a serem atacados — eram dispensados dos trabalhos de guerra porque havia uma catedral dentro de seus muros e eles estavam destinados ao

serviço do bispo, sendo conhecidos nos tempos antigos pelo nome de ―os consagrados ao santo serviço.‖ Agora, nós que somos cidadãos da

Nova Jerusalém e temos o Senhor em nosso meio, bem poderíamos nos licenciar das maneiras ordinárias de celebrar estas festas e, nos

3 Azevinho: árvore de folhas brilhantes, com espinhos nas bordas e pequenos frutos em forma de bolinhas

roxas. São usados nas decorações de Natal.

Page 21: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

21 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

considerando ―consagrados ao santo serviço‖ deveríamos guardá-las de

uma maneira diferente do resto das pessoas, fazendo dela uma santa contemplação ao bendito serviço desse clemente Deus que nos dá o

indizível presente do Rei recém- nascido. Selecionei este texto nesta manhã porque me pareceu indicar quatro

maneiras de servir a Deus, quatro métodos de realizar uma obra santa e de exercitar o pensamento cristão. Cada um dos versículos apresenta diante de nós numa maneira diferente de prestar um sagrado serviço.

Alguns ficaram sabendo da notícia e contaram para outros aquilo que tinham visto e ouvido; alguns se maravilharam com êxtase e assombro; uma pessoa, ao menos, segundo o terceiro versículo, ponderava, meditava e pensava nessas coisas; e outros, em quarto lugar,

glorificaram e louvaram a Deus. Não sei qual desses quatro grupos rendeu um melhor serviço a Deus, mas penso que se pudéssemos

combinar todas essas disposições mentais e esses exercícios externos, teríamos a segurança de louvar a Deus de uma maneira extremamente piedosa e aceitável.

I. Para começar, então, em primeiro lugar encontramos que alguns

celebraram o nascimento do Salvador DIVULGANDO o que tinham visto e ouvido, verdadeiramente podemos dizer que tinham algo que valia a pena que se repetisse aos ouvidos dos homens. Aquilo que os profetas e

os reis esperaram longamente tinha chegado ao fim, e havia chegado a eles. Haviam encontrado a resposta do enigma perpétuo.

Eles podiam correr pelas ruas como o antigo filósofo gritando: ―Eureka, eureka!,‖ pois sua descoberta foi muito superior à dele. Não haviam

encontrado nenhuma solução para um problema mecânico ou para um dilema metafísico, mas sua descoberta não foi inferior a nenhuma descoberta de algum valor real jamais feita pelos homens, porque foi

como as folhas da árvore da vida para curar as nações e como um rio de água da vida para alegrar a cidade de Deus.

Eles tinham visto uns anjos e os ouviram entoar um cântico completamente novo e insólito. Tinham visto algo mais que anjos:

tinham contemplado o Rei dos anjos, o Anjo do Pacto em quem nos deleitamos. Tinham ouvido a música do céu e, quando perto daquela manjedoura, o ouvido de sua fé ouviu a música da esperança da terra

— uma harmonia mística que ressoaria ao longo de todas as eras — a doce e solene melodia dos corações se sintonizou para louvar ao

Senhor, e a gloriosa onda do santo gozo de Deus e do homem se fundiu em uma alegre harmonia. Tinham visto o Deus encarnado: uma visão que quem contempla sente que sua língua se solta, a menos que um

êxtase indescritível o deixasse mudo. Impossível ficarem calados tendo visto esse espetáculo único! Começaram a contar sua inigualável

história à primeira pessoa que encontraram fora daquela humilde porta de estábulo, e não descansaram de dar vozes até que caiu a noite, dizendo: ―Vão e O adorem! Vão adorar a Cristo, o Rei recém-nascido!‖

Page 22: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

22 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

E quanto a nós, amados, acaso não temos também algo a relatar que demanda sua expressão? Se falamos de Jesus, quem poderá nos

condenar? Isto, na verdade, faria se mover a língua do que dorme: o mistério do Deus encarnado por nossa causa que sangra e morre para que nós não fiquemos sem sangue nem morramos; que desce para que

possamos subir, e que foi envolto em panos para que possamos ser despojados das vendas da corrupção. Aqui temos essa história que é tão graciosa para todos os ouvintes que quem a repete com maior

frequência faz o melhor, e que quem menos a divulga tem o maior motivo para acusar-se de um silêncio pecaminoso.

Eles tinham algo a contar, e esse algo continha a inimitável combinação que é o sinal secreto e a marca régia de autoria divina; um inimitável

casamento de sublimidade e simplicidade. Anjos cantando, cantando a uns pastores! O céu resplandecente de glória, brilhando à meia-noite!

Deus! Um Bebê! O Infinito! Uma criança de um palmo de altura! O Ancião de Dias! Nascido de mulher! O que poderia ser mais simples que a pousada, a manjedoura, um carpinteiro, a esposa de um carpinteiro e

um menino? Que poderia ser mais sublime que uma ―multidão do exército celeste‖ que desperta com suas canções de gozo a noite, e Deus

mesmo manifestado em carne humana? Um menino não é mais que um acontecimento comum; mas que maravilha é ver a Palavra que ―no princípio estava com Deus, habitando entre nós para que víssemos Sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.‖

Irmão, temos que contar uma história muito simples e muito sublime. O que poderia ser mais simples? ―Creiam e vivam.‖ O que poderia ser

mais simples? ―Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.‖ Um sistema de salvação tão maravilhoso que às mentes angélicas não resta senão adorar ao meditar nisso; e, contudo, tão simples que as

crianças no templo podem cantar apropriadamente hinos a suas virtudes, quando entoam: ―Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!” Quão esplendida combinação do sublime e do simples temos na grandiosa expiação oferecida pelo Salvador encarnado! Oh, deem a

conhecer a todos os homens esta verdade salvadora! Os pastores não precisaram de nenhuma desculpa para divulgar o

anúncio do nascimento do Salvador por toda a parte, pois receberam do céu o que contaram. Suas novas não foram sussurradas a seus ouvidos

por oráculos sibilinos nem vieram à tona por uma investigação filosófica; não foram concebidas poeticamente nem foram encontradas como um tesouro descoberto entre os volumes da tradição, mas lhes

foram reveladas por aquele notável pregador do Evangelho que dirigiu as hostes angélicas e deu testemunho dizendo: ―Hoje nasceu, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo o Senhor.‖ Quando o céu confia a um homem uma misericordiosa revelação, esse

homem fica obrigado a entregar a outros as boas novas. Como! Guardar

Page 23: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

23 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

em segredo a declaração que a eterna misericórdia fez para embelezar o

ar da meia-noite? Com que propósito os anjos foram enviados, se a mensagem não fosse divulgada amplamente? De acordo com o ensino

do nosso próprio amado Senhor, não devemos ficar calados, pois Ele assim nos ordena: ―o que haveis ouvido em segredo, isso há de se revelar em público; e o que foi falado ao ouvido nos aposentos, proclamar-se-á nas ruas.‖

Amados, vocês ouviram uma voz do céu; vocês, que nasceram duas vezes e que foram gerados para uma esperança viva, ouviram o Espírito de Deus dando-lhes testemunho da verdade de Deus e ensinando-lhes

acerca das coisas celestiais. Então, vocês hão de guardar este Natal transmitindo a seus semelhantes o que o próprio Espírito Santo de

Deus tem considerado apropriado revelar. Mas embora os pastores revelassem o que ouviram do céu, recordem

que também falaram do que tinham visto aqui embaixo. Através da observação, eles se apropriaram firmemente daquelas verdades que lhes

foram comunicadas por revelação. Ninguém pode falar das coisas de Deus, com êxito, a menos que a doutrina que encontra no livro a encontre também em seu coração. Temos que reduzir e esclarecer o

mistério e conhecer seu poder prático no coração e na consciência, graças ao ensino do Espírito Santo.

Meus irmãos, o Evangelho que pregamos nos é revelado seguramente pelo Senhor, mas também, nossos corações têm provado e comprovado,

tem compreendido, tem sentido e tem absorvido sua verdade e seu poder. Se não temos sido capazes de entender sua altura e sua profundidade, sentimos seu poder místico em nosso coração e em nosso

espírito. Tem-nos revelado mais claramente o pecado e revelado nosso perdão. Tem eliminado o poder reinante do pecado. Tem-nos dado a

Cristo para que reine em nós e o Espírito Santo para que more em nossos corpos como em um templo. Agora temos que falar. Eu não quero exortar a nenhum de vocês a falar de Jesus, se meramente

conhece a Palavra segundo se encontra na Bíblia, pois esse ensino careceria do suficiente poder. Porém, me dirijo sinceramente a quem já

conhece Sua poderosa influência em seu coração, a quem não só ouviu acerca do bebê, mas que o viu na manjedoura, o tomou em seus próprios braços e o recebeu como tendo nascido para si mesmo, o seu

Salvador, ‗Christos,‘ o seu ungido, Jesus, o seu Salvador do seu pecado. Amados, poderiam fazer outra coisa que não fosse falar das coisas que

viram e ouviram? Deus tem lhes feito provar e tratar esta boa palavra de vida, e vocês não

devem ficar tranquilos nem se atrevam a fazê-lo, mas devem dar a conhecer aos amigos e vizinhos aquilo que tem sentido em seu interior.

Esses pastores eram pessoas desprovidas de instrução. Poder-se-ia garantir que eram incapazes de ler algum livro; não existe nenhuma

Page 24: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

24 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

probabilidade de que nem sequer conhecessem uma só letra. Eram

pastores, mas pregavam muito bem, e, meus irmãos, ao contrário do que alguns poderiam pensar, a pregação não deve estar restrita a esses

senhores cultos que obtiveram seus títulos em Oxford ou em Cambridge, ou em qualquer instituição de nível superior ou universidade. É verdade que a educação não é necessariamente um

impedimento para a graça e poderia ser uma arma muito apropriada em mãos destras, mas a graça de Deus tem sido glorificada frequentemente pela maneira clara e simples com que homens desprovidos de instrução

têm entendido e proclamado o Evangelho. Não me importaria pedir ao mundo inteiro que encontre um Mestre em Artes, atualmente vivo, que

tenha atraído mais almas a Cristo Jesus do que Richard Weaver. Se todo o colégio episcopal tivesse feito uma décima parte do que esse homem solitário fez para ganhar almas, seria mais do que a maioria de

nós reconheceria.

Demos a nosso Deus toda a glória, mas ainda assim não neguemos o fato de que esse pecador salvo recém-saído da mina de carvão, que ainda tem o sotaque do carvoeiro, pela graça de Deus, conta a história

da cruz de tal maneira que os mui ‗reverendos padres‘ em Deus poderiam sentar-se humildemente a seus pés para aprender a forma de chegar ao coração e derreter uma alma obstinada. É certo que um

irmão sem educação não está necessariamente equipado para todo o tipo de trabalho — tem sua própria esfera — mas é muito capaz de

contar o que tem visto e ouvido, e me parece que assim é, em certa medida, todo homem. Se viu Jesus e ouviu Sua voz salvadora, se recebeu a verdade como do Senhor, se sentiu Seu tremendo poder como

vindo de Deus para você, e se tem experimentado Sua potência sobre seu próprio espírito, vamos, você certamente pode declarar o que Deus

tem escrito em seu interior. Se não pode ir mais além e não pode investigar os mistérios mais

profundos, os pontos mais espinhosos, bem, bem, existem alguns que podem fazê-lo e, portanto, não precisa sentir-se incomodado; mas ao menos poderia revelar as verdades primordiais e fundamentais que são,

quando muito, as mais importantes. Se você não pode falar no púlpito, se seu rosto fica corado, se sua língua se recusa a cumprir sua função

quando está na presença de muitos, existem seus filhos: diante deles você não se envergonha de falar; há um pequeno grupo em torno da lareira na noite de Natal; há uma pequena congregação no trabalho; há

uma pequena audiência em algum lugar a quem você poderia falar acerca do amor de Jesus pelos perdidos. Não vá mais além do que sabe; não mergulhe no que não tenha experimentado, pois se o fizer, estará

fora de seu nível, e então logo estará hesitando desajeitadamente e contribuindo para que a confusão piore. Deve ir até onde conheça e

afirmar que se reconhece como um pecador e reconhece Jesus como o Salvador – de fato um grandioso Salvador – fale sobre esses assuntos, e daí virá boa vontade. Amados, cada um em sua própria posição declare

o que tenha ouvido e visto; publiquem isso entre os filhos dos homens.

Page 25: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

25 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Mas, foram autorizados? É algo grandioso ser autorizado! Os ministros desautorizados são os mais vergonhosos intrusos! Homens sobem ao

púlpito que não foram ordenados e que não figuram na sucessão apostólica. É muito horrível! É muito, muito horrível!4 A mente puseísta5 é completamente incapaz de medir o tamanho do horror

contido na ideia de que um homem desautorizado a pregar e fora da sucessão apostólica se atreva a ensinar o caminho da salvação. Para

mim este horror se assemelha muito ao terror de um menino em idade escolar diante do duende que seus próprios medos evocaram. Penso eu que se visse um homem escorregar sobre o gelo até uma tumba fria e

pudesse impedi-lo de se afogar, não seria muito horrível o fato de poder salvá-lo, embora, eu não seja um empregado da Real Brigada de Resgate. Imagino que se visse um incêndio e ouvisse uma pobre

mulher, que provavelmente morrerá queimada, gritar da janela de um andar superior, se eu aproximasse a escada de incêndio à janela e

preservasse sua vida, não seria um assunto tão terrível o fato de eu não pertencer ao corpo de Bombeiros. Não sei se é algo tão chocante que um grupo de valorosos voluntários perseguisse um inimigo fora dos limites

de seu próprio condado, embora um exército inteiro de mercenários pudesse estar descuidando desse trabalho em obediência a alguma

ordem militar que os incapacitara de prestar seu serviço efetivo. Mas acontece que os pastores e outros como eles estão na sucessão apostólica e estão autorizados pela ordem divina, pois todo homem que

ouve o Evangelho está autorizado a divulgá-lo aos demais. Você necessita uma autorização? Aqui tem a autorização, confirmada

categoricamente, proveniente da Sagrada Escritura: ―O que ouve, diga: Vem,‖ isto é, cada pessoa que ouve verdadeiramente o Evangelho tem

que convidar outros a beberem da água da vida. Esta é toda a autorização que se requer para pregar o Evangelho de acordo com a habilidade de cada um. Nem todos têm a habilidade de pregar a Palavra

e nós não gostaríamos de saber que todos pregam na grande congregação, pois se todos fossem bocas, que grande vazio haveria na

Igreja. Contudo, cada cristão, à sua maneira, deve pregar as boas-novas. Nosso sábio Deus cuida de que essa liberdade de profetizar não desemboque em um motim, pois Ele não outorga os eficazes dons

pastorais e ministeriais a muitos; contudo, cada um tem que ministrar segundo seus dons. Cada qual deve dar a conhecer o nome do Senhor Jesus, embora não seja no púlpito, mas no seu banco na igreja, no seu

trabalho, em algum lugar, em qualquer lugar e em todo lugar. Que isto lhes sirva de autorização: ―O que ouve, diga: Vem‖.

4 Spurgeon aqui está realmente zombando da posição defendida pelo Puseístas

5 Puseísta: palavra que tem sua origem no doutor E. B. Pusey, líder tractariano, com fortes inclinações a

imitar a Igreja de Roma em seu ritualismo e em outras práticas católicas externas, tais como o batismo

infantil. O pastor Spurgeon usa frequentemente ‘Pusey’ e ‘puseísmo’ para descrever essas tendências.

Page 26: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

26 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Eu nunca pensaria em pedir uma autorização para gritar ―Fogo‖ se

visse que alguma casa está ardendo; nunca sonharia em pedir alguma autorização para realizar meu melhor esforço para resgatar um pobre

próximo que perece, nem tenho a intenção de fazê-lo agora! Toda a autorização que necessita qualquer um de vocês não é a autoridade que pudesse emanar de uns prelados decorados com roquetes e alvas, mas

a autoridade que provém diretamente da grandiosa Cabeça da Igreja, que dá autorização a todos os que ouvem o Evangelho para que todos

ensinem seu próximo, dizendo: ―Conhece o Senhor‖. Aqui, queridos irmãos, temos uma maneira de guardar um Natal

completamente santo e, em algum sentido, um Natal completamente jubiloso. Imitem esses humildes homens, de quem se diz: ―Ao vê-lo, revelaram o que se lhes havia dito acerca do menino‖.

II. Apresentemos agora diante de vocês outro modo de guardar o Natal: mediante uma SANTA FASCINAÇÃO, ADMIRAÇÃO e ADORAÇÃO. ―E todos os que ouviram maravilharam-se do que os pastores lhes diziam.” Pouco temos que dizer dessas pessoas que ficaram meramente fascinadas, mas que não fizeram nada mais. Muitos são conduzidos a

maravilharem-se pelo Evangelho. Contentam-se em ouvi-lo. Agrada-lhes ouvi-lo e, se em si mesmo o Evangelho não é nada novo, existem novas maneiras de expressá-lo, e a eles lhes encanta serem refrescados graças

à variedade. A voz do pregador é para essas pessoas como o som de alguém que dá um tom preciso com um instrumento. Para elas encanta escutar-lhe. Não são céticos, não colocam objeções, não identificam

dificuldades; simplesmente dizem a si mesmas: ―É um excelente evangelho, é um maravilhoso plano de salvação. Aqui temos um amor

extremamente assombroso, uma condescendência extremamente extraordinária.‖ Algumas vezes se surpreendem de que sejam simples pastores quem lhes digam essas coisas; a duras penas podem entender

como pessoas ignorantes e sem educação falam dessas coisas e como puderam entrar nas cabeças desses simples pastores; de onde puderam

aprendê-las; como é que parecem tão motivados por elas; que tipo de operação eles devem ter experimentado para serem capazes de falar como fazem. Mas depois de levantar suas mãos e de abrir suas bocas

durante uns nove dias, a surpresa perde intensidade e seguem seu caminho e já não pensam mais a respeito.

Existem muitos de vocês que são conduzidos a se maravilhar sempre que veem uma obra de Deus em seu distrito. Se ficam sabendo de

alguém que se converte depois de ter sido um pecador muito notável, dizem: ―Isso é algo muito maravilhoso!‖ Há um avivamento. Quando acontece de estarem presentes em uma das reuniões em que o Espírito

de Deus está trabalhando gloriosamente, então vocês dizem: ―Bem, isto é algo singular! É algo muito assombroso!‖ Até mesmo os jornais

reservam um espaço em alguma coluna, algumas vezes, para umas obras muito grandes e extraordinárias do Deus Espírito Santo. Mas aí termina toda a emoção. Tudo é um maravilhar-se e nada mais.

Page 27: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

27 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Agora, eu confio que não ocorra o mesmo com nenhum de nós; que não pensemos no Salvador e nas doutrinas do Evangelho que Ele veio para

pregar simplesmente com estupefação e assombro, pois isto nos faria muito pouco bem. Por outro lado, há outro modo de se maravilhar que é similar à adoração, se é que não é adoração. Penso que é muito difícil

traçar uma linha entre o santo assombro e a adoração real, quando a alma fica sobrecarregada com a majestade da glória de Deus, embora não se expresse em um cântico, ou mesmo quando articula sua voz com

a cabeça inclinada em humilde oração, contudo, adora silenciosamente. Eu estou inclinado a pensar que o assombro que algumas vezes se

apodera do intelecto humano diante da lembrança da grandeza e da bondade de Deus é, talvez, a forma mais pura de adoração que sobe dos homens mortais ao trono do Altíssimo.

Eu recomendo este tipo de assombro para aqueles entre vocês que

devido à tranquilidade e isolamento de suas vidas dificilmente são capazes de imitar os pastores na divulgação da história aos demais. Ao menos podem completar o círculo de adoradores diante do trono

maravilhando-se pelo que Deus tem feito. Permitam-me sugerir-lhes que esse santo assombro ante o que Deus

tem feito deveria ser algo muito natural para vocês. Que Deus considere a Sua criatura caída, o homem, e em vez de varrê-lo com a escova da

destruição, projete um maravilhoso esquema para sua redenção, e que Ele mesmo assuma ser o Redentor do homem e pagar o preço de seu resgate, é, na verdade, maravilhoso! Provavelmente lhes seja mais

maravilhoso, no que se refere a vocês, que vocês sejam redimidos pelo sangue: que Deus abandone os tronos e as régias coisas no alto para

sofrer ignominiosamente aqui embaixo por vocês. Caso conhecessem a si mesmos, não poderiam ver nunca em sua carne nenhuma razão ou

motivo adequados para um ato semelhante. ―Por que tanto amor por mim?‖, dirão. Se Davi, sentado em sua casa, somente podia dizer:

―Quem sou eu, e que é minha casa, para que tu me tenhas trazido até aqui‖, que diríamos você e eu? Se fôssemos os indivíduos mais merecedores e tivéssemos guardado incessantemente os mandamentos

do Senhor, não teríamos podido merecer uma bênção tão inestimável como a encarnação; mas como pecadores, como ofensores que se

rebelaram e se apartaram mais e mais longe de Deus, que diremos deste Deus encarnado que morreu por nós, senão: ―nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou.‖?

Deixem que sua alma se perca no assombro, pois o assombro, queridos amigos, é neste sentido, uma emoção muito prática. O santo assombro

os conduzirá a uma adoração agradecida; ficando atônitos pelo que Deus tem feito, derramarão suas almas com assombro ao pé do trono de ouro com o cântico: ―Ao que está assentado no trono, e ao Cordeiro, que faz estas grandes coisas por mim, seja a louvor, a honra, a glória, o

Page 28: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

28 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

poder, a majestade e o domínio.‖ Estando pleno desse assombro você

será conduzido a uma santa vigilância; terá medo de pecar contra um amor como esse. Sentindo a presença do poderoso Deus no dom de Seu

amado Filho, tirará o calçado de seus pés, porque o lugar em que está terra santa é. Será conduzido ao mesmo tempo a uma gloriosa esperança. Se Jesus se entregou por você, se Ele tem feito esta obra maravilhosa por você, sentirá que o céu mesmo não é demasiado grande para sua expectativa, e que os rios de prazer à direita de Deus não são

demasiado doces nem demasiado profundos para que beba deles. Quem poderia assombrar-se de algo mais tendo ficado maravilhado uma vez

na manjedoura e na cruz? Que pode ser maravilhoso para alguém depois de ter visto o Salvador? As sete maravilhas do mundo! Vamos, poderia pô-las todas em uma casca de noz: as máquinas e a arte

moderna podem superar a todas elas; mas esta maravilha especial não é só a maravilha da terra, mas do céu e da terra e inclusive do próprio inferno. Não é a maravilha da antiguidade, mas a maravilha de todos os

tempos e a maravilha da eternidade.

Quem vê as maravilhas humanas muitas vezes, ao final já não fica assombrado; a mais nobre construção que um arquiteto tenha levantado, por fim deixa de impressionar o espectador; mas não

acontece assim com esse maravilhoso templo de Deus encarnado; quanto mais o contemplamos, mais nos assombramos; quanto mais nos

acostumamos a ele, mais temos uma ideia de seu esplendor incomparável de amor e de graça. Digamos que se pode ver mais coisas acerca de Deus na manjedoura e na cruz do que nas reluzentes estrelas

no alto, no ondulante abismo embaixo, na alta montanha, nos férteis vales, nas moradas da vida ou no abismo da morte. Passemos então algumas horas escolhidas desta época festiva submersos em santo

assombro que produza gratidão, adoração, amor e confiança.

III. No versículo seguinte, encontrarão uma terceira forma de trabalho santo, isto é, SEU SAGRADO CORAÇÃO PONDERANDO E PRESERVANDO.

Ao menos uma pessoa — e esperamos que tivessem outras, ou de qualquer forma, sejamos nós mesmos esses outros — uma pessoa

guardava todas essas coisas e as ponderava em seu coração. Maravilhava-se, porém, fez algo mais: ponderava. Observarão que há

um exercício da parte dessa bem-aventurada mulher nos três grandes componentes de seu ser; na sua memória: ela guardava todas essas

coisas; nos seus afetos: ela as guardava em seu coração; em seu intelecto: ela as ponderava, considerava-as, pesava-as e as analisava de tal forma que a memória, o afeto e o entendimento eram exercitados

acerca dessas coisas. Deleita-nos ver isso em Maria, mas não nos surpreende, quando recordamos que ela era a mais interessada de

todos na terra, pois Jesus Cristo nasceu dela. Os que mais se aproximam de Jesus e, mais intimamente convivem com Ele, serão com certeza os que estão mais absorvidos Nele.

Page 29: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

29 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Certas pessoas são mais estimadas a distância, mas não o Salvador; quando O conhecerem plenamente, então o amarão com o amor que

excede todo entendimento; compreenderão as alturas e as profundidades, as larguras e os comprimentos de Seu amor; e quando vocês fizerem isso, então seu próprio amor se encherá além de toda

largura e comprimento, de toda altura e profundidade. O nascimento, principalmente, referia-se a Maria, portanto, era ela quem estava mais impressionada com ele. Notem a maneira como foi mostrado seu

interesse; ela era uma mulher, e a graça que mais brilha na mulher não é a intrepidez, pois essa pertence à mente masculina. Porém, a

modéstia afetuosa é uma beleza feminina, e por isso não lemos que ela tenha dado a conhecer tanto quanto que ponderara em seu interior. Sem dúvida tinha seu círculo e suas palavras para falar Nele; mas ela

ficava principalmente em sua casa, como a outra Maria. Ela trabalhava, mas sua obra era diretamente para Ele, o gozo e deleite de seu coração.

Como os demais meninos, o santo menino necessitava de cuidados que somente a mão e o coração de uma mãe podem dar; ela estava, portanto, dedicada a Ele. Oh, bendita dedicação! Doce compromisso!

Não considerem como inaceitável o serviço que se ocupa melhor de Jesus que de Seus discípulos ou de Suas ovelhas desgarradas. Aquela mulher que quebrou o vaso de alabastro e derramou o perfume sobre o

próprio Jesus foi criticada por Judas, e mesmo os outros discípulos pensaram que os pobres tinham perdido um benefício, mas ―ela fez para mim uma boa obra‖ foi a resposta do Salvador.

Eu desejo levá-los a este pensamento: que se durante esta época, vocês que são calados e retraídos não podem falar a outros, ou não contam com uma oportunidade desejável ou com um dom apropriado para esse

trabalho, poderiam sentar-se com Jesus e honrá-lo em paz. Maria carregou o Senhor em seus braços; oh, que vocês possam carregá-Lo nos seus! Ela realizou trabalhos diretamente para Sua pessoa. Imitem-

na. Vocês podem amá-Lo, bendizê-Lo, louvá-Lo, estudá-Lo, refletir sobre Ele, compreender Seu caráter, estudar os tipos que O anunciavam e

imitar Sua vida, e desta maneira, embora sua adoração não se sobressaia entre os filhos dos homens e dificilmente os beneficie, diferentemente de algumas outras formas de trabalho, contudo,

beneficiará a vocês mesmos e será aceitável para seu Senhor.

Amados, recordem o que ouviram de Cristo e o que Ele tem feito por vocês; façam de seu coração uma taça de ouro que contenha as ricas

lembranças de sua anterior misericórdia; convertam-no em uma urna de maná que preserve o pão celestial do qual se alimentaram os santos dos tempos antigos. Sua memória deve entesourar tudo o que vocês têm

ouvido ou sentido ou conhecido acerca de Cristo, e logo seus cálidos afetos devem ir perenemente a Ele. Amem-No! Derramem esse vaso de alabastro de seu coração e façam que flua sobre Seus pés todo o

precioso perfume de seu afeto. Se não puderem fazê-lo com gozo, façam dolorosamente, lavem Seus pés com lágrimas e enxuguem com os

Page 30: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

30 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

cabelos da sua cabeça; mas amem-No, amem o bendito Filho de Deus, o

seu sempre terno Amigo. Seu intelecto deve ser exercitado a respeito do Senhor Jesus. Por meio da meditação, voltem uma e outra vez ao que

leem. Não sejam homens que ficam na letra: não se detenham na superfície; submerjam às profundezas. Não sejam como a andorinha que roça a torrente com sua asa, mas como o peixe que penetra na

profundidade da onda. Deem profundos tragos de amor; não sorvam e pronto, mas morem junto ao poço como Isaac morava junto ao poço do Deus-vivo-que-me-vê (Lacai-roi). Permaneçam com seu Senhor; não

deixem que Ele seja para vocês como um andarilho que fica só por uma noite, mas roguem-Lhe dizendo: ―Fica conosco, porque o dia já declinou.” Retenham-No e não deixem que se vá. Como sabem, a palavra ―ponderar‖ quer dizer pesar. Empreguem a balança do juízo. Oh, mas,

onde está a balança que poderia pesar o Senhor Cristo? “Eis aqui que Ele levanta as ilhas como um grão de pó”; quem levantará a Ele? ―Pesa

os montes com balança.‖ Que assim seja; se seu entendimento não pode compreendê-Lo, seus afetos devem percebê-lo; e se seu espírito não pode abarcar o Senhor Jesus com os braços de seu entendimento, que o

abrace com os braços de seu afeto. Oh, amados, aqui existe uma bendita obra de Natal para vocês, se, como Maria, guardarem todas

essas coisas em seus corações e ponderarem sobre elas. IV. Agora é a vez do último tipo entre as santas obras natalinas. ―E

voltaram os pastores‖ — lemos no versículo vinte — ―GLORIFICANDO e LOUVANDO a DEUS por todas as coisas que tinham ouvido e visto, como se lhes havia dito.‖ A que voltaram? Voltaram novamente à sua ocupação de cuidar dos cordeiros e das ovelhas. Então, se desejamos glorificar a Deus, não necessitamos renunciar à nossa ocupação.

Algumas pessoas têm a ideia de que a única maneira em que podem viver para Deus é tornando-se ministros, missionários, ou assistentes

sociais cristãos ou vendedoras de Bíblias6. Ai! Quantos de nós ficaríamos fora de qualquer oportunidade de engrandecer o Altíssimo se esse fosse o caso. Os pastores voltaram às baias de suas ovelhas

glorificando e louvando a Deus. Amados, o importante não é o ofício que desempenham, mas a

dedicação que empenham; não é a posição, mas a graça que nos capacita para glorificar a Deus. Deus será glorificado com toda certeza

nesse local de trabalho do sapateiro onde o piedoso trabalhador canta sobre o amor do Salvador enquanto segura seu furador, sim, e é glorificado muito mais que em muitos postos de benevolência onde a

religiosidade oficial cumpre com seus escassos deveres. O nome de Jesus é glorificado tanto por aquele carroceiro quando arreia seu cavalo

e bendiz a seu Deus ou quando fala com seu colega de trabalho no caminho, como por aquele teólogo que por todo o país, como Boanerges,

6 Bible Women: (mulheres da Bíblia), era uma organização, fundada por Ellen Ranyard, que recrutava

mulheres provenientes de distritos pobres de Londres, as treinava durante um período de três meses para

que vendessem Bíblias e dessem conselhos domésticos às esposas e às mães da área

Page 31: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

31 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

retumba com a pregação do Evangelho. Deus é glorificado quando

permanecemos em nossa vocação. Tenham cuidado de não se desviarem do caminho do dever, abandonando seu chamado, e tenham

cuidado de não desonrar sua profissão de fé enquanto estão nela; não tenham uma alta opinião de si mesmos, mas não considerem pouca coisa seus chamados. Não existe nenhum ofício que o Evangelho não

santifique. Se procurarem na Bíblia, encontrarão que as mais insignificantes formas de trabalho estiveram, de uma maneira ou outra, conectadas com os mais atrevidos atos de fé, ou com pessoas cujas

vidas foram de outra maneira ilustres. Sê fiel a teu chamado, irmão, sê fiel a teu chamado! Não importa o que Deus tenha feito de ti; se Ele te

chama, permanece fazendo isso, a menos que estejas muito seguro, olha, a menos que estejas muito seguro de que Ele te chama a outra coisa. Os pastores glorificaram a Deus, apesar de voltarem à sua

ocupação.

Eles glorificaram a Deus apesar de serem pastores. Tal como comentamos, eles não eram homens instruídos. Muito longe de ter uma sortida biblioteca cheia de livros, é provável que não pudessem ler nem

uma só palavra; contudo, glorificaram a Deus. Isto elimina toda desculpa para vocês, boas pessoas, que dizem: ―eu não tenho nenhum

grau escolar; nunca recebi nenhuma educação, nunca assisti nem sequer à escola dominical.‖ Ah, mas se você tem um coração reto, pode glorificar a Deus. Não se preocupe, Sara, não esteja abatida porque

sabe muito pouco; aprenda mais se puder, mas faça bom uso do que já conhece. Não se preocupe, João; é verdadeiramente uma pena que tivesse que começar a trabalhar muito cedo na vida, o que o impediu de

adquirir sequer os rudimentos do conhecimento; mas não pense que não pode glorificar a Deus. Se quiser louvar a Deus, viva uma vida santa; você pode fazer isso por Sua graça, de todas as maneiras, sem educação acadêmica. Se quiser fazer o bem aos demais, seja bom, você mesmo, e esse é um caminho que está aberto de igual maneira ao mais iletrado como ao mais ilustrado. Tenha bom ânimo! Os pastores

glorificaram a Deus e você também pode fazê-lo. Recorde que há algo em que eles tiveram preferência sobre os sábios. Os

sábios precisaram que os guiasse uma estrela; os pastores não. Os sábios se extraviaram apesar da estrela; se encontraram de repente em

Jerusalém, mas os pastores foram diretamente a Belém. As mentes simples encontram algumas vezes um Cristo glorificado ali onde as cabeças instruídas, muito desnorteadas com sua tradição, não O

encontram. Um bom doutor costumava dizer: ―Aqui está, estes simplórios entraram no reino, enquanto que nós, homens cultos,

buscamos tateando a maçaneta da porta.‖ Assim acontece frequentemente; portanto, pessoas de mentes simples, consolem-se e alegrem-se.

Vale a pena notar a maneira com que esses pastores honraram a Deus. Honraram-No louvando. Pensemos mais no sagrado cântico do que o

Page 32: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

32 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

fazemos algumas vezes. Quando o cântico explode em pleno coro

proveniente de milhares de pessoas nesta casa, não é senão somente um ruído para os ouvidos de alguns homens; mas enquanto que muitos

verdadeiros corações, tocados com o amor de Jesus, estão cantando em uníssono com suas línguas, não é um mero ruído na estimativa de Deus, mas contém uma doce música que alegra Seu ouvido. Qual é o

grande propósito último de todo esforço cristão? Quando estive pregando aqui o Evangelho na outra manhã, minha mente estava plenamente focada em ganhar almas, mas enquanto pregava parecia ir

mais além. Pensei: ―bem, esse não é o principal objetivo depois de tudo: o principal objetivo é glorificar a Deus, e ainda mesmo, uma mente reta

busca a salvação dos pecadores como um meio para o fim de glorificar a Deus‖. De repente me veio ao pensamento: ―Se ao cantar salmos e ao cantar hinos realmente glorificamos a Deus, estamos fazendo muito

mais que na pregação, pois então não ficamos nos meios, mas estamos muito perto do próprio fim.‖ Se louvamos a Deus com o coração e com a

língua, glorificamos a Ele da maneira mais segura possível, pois então realmente O estamos glorificando. ―O que sacrifica louvores me honrará,” disse o Senhor. Cantem então, meus irmãos! Não cantem somente quando estiverem reunidos, mas cantem estando sozinhos. Alegrem seu trabalho com salmos, hinos e cânticos espirituais. Façam a sua família

feliz com música sagrada. Estou certo de que nós cantamos muito pouco e, sem dúvida, o avivamento da religião tem acompanhado sempre o avivamento da salmodia cristã. As traduções dos salmos que

fez Lutero foram de tanto serviço como suas discussões e controvérsias; os hinos de Charles Wesley, de Cennick, de Toplady, de Newton e de

Cowper ajudaram tanto no avivamento da vida espiritual na Inglaterra como a pregação de John Wesley e George Whitefield.

Necessitamos cantar mais. Cantem mais e murmurem menos, cantem mais e caluniem menos, cantem mais e critiquem menos, cantem mais e lamentem menos. Que Deus nos conceda hoje que glorifiquemos a

Ele, como o fizeram aqueles pastores, louvando-O.

Eu ainda não concluí com os pastores. Qual era o tema de seu louvor? Parece que eles louvaram a Deus pelo que tinham ouvido. Se pensarmos a respeito, há uma boa razão para bendizer a Deus cada vez que

ouvimos um sermão evangélico. Que dariam as almas no inferno se pudessem ouvir o Evangelho uma vez mais, e pudessem estar em

condições em que a graça da salvação lhes fosse acessível? Que dariam os moribundos, cujo tempo praticamente se acabou, se pudessem vir uma vez mais à casa de Deus para receber outra advertência e outro

convite?

Meus irmãos, que fariam vocês algumas vezes quando estão confinados pela enfermidade e não podem se reunir com a grande congregação, quando sua carne e seu coração clamam pelo Deus vivo? Bem, louvem

a Deus pelo que têm ouvido. Têm ouvido as falhas do pregador. Que ele se lamente por elas. Têm ouvido a mensagem de seu Senhor. Bendizem

Page 33: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

33 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

a Deus por isso? Dificilmente ouvirão algum sermão que não os

conduza a cantar se vocês têm uma mente reta. George Herbert disse: ―A oração é o fim da pregação.‖ E assim é, mas o louvor é também seu

fim. Louvem a Deus porque ouvem que há um Salvador! Louvem a Deus porque ouvem que o plano de salvação é muito simples! Louvem a Deus porque têm um Salvador para sua própria alma! Louvem a Deus porque

foram perdoados, porque foram salvos!

Louvem-No pelo que ouviram, mas observem que eles louvaram também a Deus pelo que tinham visto. Vejam o versículo vinte: ―ouvido e visto.‖ Ali está a música mais doce: no que temos experimentado, no que

temos sentido em nosso interior, do que nos temos apropriado e nas coisas que temos feito tocantes ao Rei. O simples ouvir pode gerar

alguma música, mas a alma da canção deve proceder do enxergar com o olho da fé. E, queridos amigos, vocês que viram com essa visão dada por Deus, rogo-lhes que suas línguas não fiquem sumidas em um

silêncio pecaminoso, mas que sejam sonoras para louvar a graça soberana. Que se ouçam seus louvores. Despertem o saltério e a harpa.

Um ponto pelo qual louvaram a Deus foi a coincidência entre o que tinham ouvido e o que tinham visto. Observem a última frase. ―Como lhes havia dito.” Acaso não perceberam que o Evangelho tem sido em vocês exatamente o que a Bíblia disse que seria? Jesus disse que lhes daria

graça; acaso não a receberam? Ele lhes prometeu repouso, acaso não o receberam? Ele disse que teriam gozo, consolo e vida por crerem Nele, e não receberam todas essas coisas? Não são Seus caminhos, caminhos

deleitosos, e Suas veredas, veredas de paz? Certamente podem dizer com a rainha de Sabá: ―Nem mesmo a metade me foi dita.‖ Eu encontrei

que Cristo é mais doce do que Seus servos me disseram que era. Eu vi a semelhança conforme O pintavam para mim, mas não foi senão uma simples pincelada comparado com Ele mesmo: o Rei em sua formosura.

Eu ouvi sobre a terra boa, mas, oh, flui com leite e mel mais ricamente e mais docemente do que os homens foram capazes de descrever

quando estavam em sua melhor condição para falar! Certamente, o que temos visto anda de mãos dadas com o que temos ouvido. Glorifiquemos e louvemos a Deus, então, pelo que tem feito.

Esta palavra é dirigida, ainda, àqueles que não são convertidos, então,

terei concluído. Não penso que possam começar no versículo dezessete, mas desejo que comecem no dezoito. Vocês não podem começar no versículo dezessete. Não poderiam comunicar a outros o que não

sentiram. Não tentem. Nem podem ensinar na escola dominical, nem tentar pregar se não são convertidos.

Ao mal, disse Deus: ―Que tens tu que falar de minhas leis?‖ Mas agradaria a Deus que começassem com o versículo dezoito,

maravilhando-se! Maravilhando-se de que se lhes tenha perdoado a vida, maravilhando-se de estarem fora do inferno, maravilhando-se de

que Seu bom Espírito contenda com o primeiro dos pecadores.

Page 34: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

34 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Maravilhem-se de que esta manhã o Evangelho tenha uma palavra para

vocês, depois de todas as vezes que o rejeitaram e de todos seus pecados contra Deus. Gostaria que começassem ali, porque então eu

teria uma boa esperança de que vão seguir adiante, ao seguinte versículo, e vão mudar de verbo, e assim vão passar de maravilhar-se a ponderar.

Oh, pecador, eu desejaria que ponderasse sobre as doutrinas da cruz.

Pense em seu pecado, na ira de Deus, no juízo, no inferno, no sangue de seu Salvador, no amor de Deus, no perdão, na aceitação, no céu; pense em todas essas coisas. Passe de maravilhar-se a ponderar.

E logo, agradará a Deus que possa progredir ao seguinte versículo, de ponderar a glorificar. Tome a Cristo, olhe para Ele e confie Nele. Então

cante: ―sou perdoado‖ e prossiga seu caminho sendo um pecador crente, e, portanto, um pecador salvo, lavado no sangue e limpo.

Regresse depois disso ao versículo dezessete e comece a torná-Lo conhecido aos demais.

Mas quanto a vocês, cristãos que são salvos, quero que comecem esta mesma tarde no versículo dezessete —

“Então, vou contar aos pecadores ao redor Quão amado Salvador encontrei:

Vou mostrar o Teu sangue redentor, e vou a dizer: „“Eis aqui o caminho para Deus!”‟

Então, quando o dia terminar, subam aos seus aposentos e maravilhem-se, e admirem e adorem; passem também meia hora como

Maria, ponderando e entesourando em seus corações a obra do dia e o que ouviram no dia, e em seguida fechem tudo com o que não há de concluir nunca: prossigam esta noite, amanhã e todos os dias de suas

vidas glorificando e louvando a Deus por todas as coisas que viram e ouviram. Que o Senhor os abençoe por Jesus Cristo nosso Senhor.

Amem. Trecho da Escritura lida antes do sermão — Lucas 2:1-20.

Page 35: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

35 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

ORE PARA QUE O ESPIRITO SANTO USE ESSE SERMÃO PARA

TRAZER UM CONHECIMENTO SALFÍVICO DE JESUS CRISTO E PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA

FONTE: Traduzido de http://www.spurgeon.com.mx/sermon666.html

Todo direito de tradução protegido por lei internacional de domínio público e com autorização de Allan Roman.

Sermão nº 666 — Volume 11 do The Tabernacle Metropolitan Pulpit, Tradução e Revisão: Cibele Cardozo Revisão Ortográfica: Marcus Paolo Diel Rios Prova: Armando Marcos

Capa: Victor Silva

Projeto Spurgeon - Proclamando a Cristo crucificado. Projeto de tradução de sermões, devocionais e livros do pregador batista

reformado Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) para glória de Deus em Cristo Jesus, pelo poder do Espírito Santo, para edificação da Igreja

e salvação e conversão de incrédulos de seus pecados. Acesse em: www.projetospurgeon.com.br

Você tem permissão de livre uso desse material, e é incentivado a distribuí-lo, desde que sem alteração do conteúdo, em parte ou em todo, em qualquer formato: em blogs e sites, ou distribuidores, pede-se somente que cite o site “Projeto Spurgeon” como fonte, bem como o link do site www.projetospurgeon.com.br. Caso você tenha encontrado esse arquivo em sites de downloads de livros, não se preocupe se é legal ou ilegal, nosso material é para livre uso para divulgação de Cristo e do Evangelho, por qualquer meio adquirido, exceto por venda. É vedada a venda desse material

Page 36: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

36 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Page 37: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

Os Magos, a Estrela eo Salvador

C. H. Spurgeon

Page 38: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

38 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Os Magos, a Estrela e

o Salvador N0 967

Um Sermão pregado na manhã de Domingo, 25 de Dezembro de 1870 Por Charles Haddon Spurgeon

No Tabernáculo Metropolitano, Newington, Londres.

“Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?

porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.” (Mateus 2:2)

A Encarnação do Filho de Deus foi um dos maiores

acontecimentos na história do universo. Contudo, o evento não foi algo

que a humanidade toda tomou conhecimento, já que foi revelado especialmente aos pastores de Belém e a certos magos do oriente. Uns anjos deram a conhecer aos pastores – seres ignorantes, homens

pouco versados no saber humano – em cânticos corais, o nascimento do Salvador, de Cristo o Senhor. E eles saíram apressados para Belém para ver o grandioso espetáculo; no entanto, os escribas – legisladores

e interpretes da lei – não souberam nada a respeito do nascimento largamente prometido do Messias. Não houve uma multidão das

hostes angelicais a entrar na assembleia do Sinédrio para proclamar que o Cristo havia nascido; e quando os principais sacerdotes e os fariseus foram convocados, apesar de que dispunham de várias copias

da lei para considerar onde o Cristo haveria de nascer, desconheciam que Ele já havia nascido, e temos a impressão de que eles só tinham

um interesse passageiro no assunto, apesar de que poderiam ter conhecido que naquela época era o tempo do quão os profetas tinham predito e dito acerca da vinda do grandioso Messias. Que misteriosas

são as dispensações da graça; o vil é escolhido e o eminente é ignorado! O advento do Redentor é revelado para alguns pastores que cuidavam de ovelhas durante a noite, porem, não para esses outros

pastores cujas ovelhas submersas na ignorância eram entregues ao desvio. Admirem nisso a soberania de Deus.

As boas novas foram dadas a conhecer também para alguns

sábios, uns magos que eram estudiosos das estrelas e dos antigos

livros proféticos do longínquo oriente. Não seria possível dizer que tão longe se encontravam de seu país de origem; poderiam ter estado tão

distantes que a viagem tomasse quase dois anos, que é o tempo que mencionaram concernente à aparição da estrela. As viagens eram lentas naqueles dias, e estavam rodeadas de dificuldades e de muitos

perigos. Poderiam ter vindo da Pérsia, da Índia, de Tártaro, ou ainda da misteriosa terra de Sinim, conhecida hoje por nós como a China. Se

Page 39: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

39 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

assim foi, estranho e ordinário deve ter sido a língua daqueles que

adoravam ao redor do Menino de Belém, e, contudo, Ele não precisou de nenhum interprete para entender e aceitar sua adoração. Por que o

nascimento do rei dos judeus foi dado a conhecer a esses estrangeiros e não aos mais próximos da própria casa? Por que o Senhor selecionou aos que estavam a centenas de milhares de kilômetros de

distância, enquanto que os filhos do reino, em cujo próprio seio nasceu o Salvador, eram estranhamente ignorantes de Sua presença? Vejam aqui, outra vez, outro exemplo da soberania de Deus.

Tanto nos pastores como nos magos do oriente que se juntaram

em torno do Menino, vejo como Deus dispensa Seus favores como deseja, e, vendo-o, exclamo: ―Te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste nessas coisas aos sábios e dos entendidos, e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque isso lhe aprouve‖. Aqui vemos de novo outro exemplo da vontade soberana de Deus, pois

ainda que muitas viúvas houvesse em Israel nos dias do profeta Elias, a nenhuma delas ele foi enviado senão à mulher de Sarepta; muitos

haviam que eram chamados sábios entre os judeus, porem a nenhum deles a estrela apareceu, antes, ela resplandeceu para olhos gentios, e um seleto grupo foi conduzido desde os confins da terra à prostrar-se

aos pés de Emanuel. A soberania nesses casos se vestiu com as roupas da

misericórdia. Foi uma grande misericórdia que considerou o humilde estado dos pastores, e foi uma misericórdia de longo alcance a que

reuniu desde terras assentadas em trevas um grupo de homens feitos sábios para salvação. A misericórdia, levando suas resplandecentes joias, esteve presente com a soberania divina no humilde albergue de

Belém. Por acaso não é deleitável o pensamento de que em torno do berço do Salvador, assim como em torno de Seu trono no mais excelso céu, esses dois atributos se reúnem? Ele se dá a conhecer – e ali está

Sua misericórdia; porem Ele se revela aos que escolheu, e ali mostra que terá misericórdia de quem Ele tenha misericórdia, e se

compadecerá de quem Ele se compadeça. Vamos procurar aprender agora uma lição prática da história

dos magos que vieram do oriente para adorar a Cristo. Se Deus o Espírito Santo nos instrui, poderemos extrair um ensino que nos

conduza converter-nos em adoradores do Salvador e em ditosos crentes Nele.

Notem, primeiro, sua pergunta. Que muitos de nós nos voltamos inquisidores a respeito do mesmo assunto: ―Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?‖ Notem, em segundo lugar, um estímulo: ―porque nós vimos sua estrela.‖ Devido que tinham visto a estrela, eles

tiveram a valentia de perguntar: ―Onde Ele está?‖ E logo, em terceiro lugar, seu exemplo: ―Viemos a adorá-lo‖.

Page 40: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

40 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

I. Consideremos SUA PERGUNTA: ―Onde está aquele?‖

Muitas coisas são evidentes nessa pergunta. É claro que quando

os magos fizeram essas pergunta, tinham em suas mentes um vivo interesse. O rei dos judeus tinha nascido, porem Herodes não perguntou: ―Onde ele está?‖ até quando seu zelo foi provocado, porem,

nessa ocasião, fez a pergunta com um espírito mal intencionado. Cristo nasceu em Belém, perto de Jerusalém; no entanto, ao longo de

todas as ruas da cidade santa não havia pessoas que perguntassem: ―Onde ele está?‖. Meus queridos ouvintes, quero crer que existem aqui nessa manhã alguns indivíduos aos quais Deus tem o propósito de

abençoar, e seria um sinal muito esperançoso de que Ele tem esses propósitos se houvesse um ávido interesse na mente de vocês a respeito da obra e da pessoa do Deus encarnado. Aqueles que desejam

ansiosamente saber Dele constituem um grupo muito reduzido. Ai, quando pregamos com mais fervor sobre Ele e falamos de Suas

aflições como uma expiação do pecado do homem, nos vemos forçados a lamentar amargamente o desinteressa da humanidade, e a perguntar com muita tristeza –

“Não nos comove, a quantos passais pelo caminho; Não os comove que Jesus morra?”

Desprezado e rejeitado entre os homens, os seres humanos não vem Nele nenhuma formosura para desejá-lo; mas existe um numero escolhido que pergunta diligentemente e que sai a recebê-lo; para eles

Ele lhes dá poder de serem feitos filhos de Deus. Portanto, é uma feliz circunstância quando existe evidência de um interesse. Nem sempre

existe um interesse evidente nas coisas de Cristo, ainda mesmo em nossos ouvintes regulares. Ir à adoração pública se converte em mero hábito mecânico; vocês se acostumam a estarem sentados durante

uma parte do serviço, e a se colocarem de pé e a cantar em outra parte, e a escutar o pregador com uma aparente atenção durante o

discurso; porem, estar realmente interessado, anelar saber de que tudo isso se trata, especialmente saber se possuem parte Nele, se Jesus veio dos céus para salvá-los, se nasceu de uma virgem por

vocês, fazer essas perguntas pessoais com profunda ansiedade, está longe de ser uma prática generalizada; queira Deus que todos os que têm ouvidos para ouvir ouçam de verdade. É um sinal muito

esperançoso sempre que a palavra é ouvida com um solene interesse. Foi dito aos antigos: ―perguntarão pelo caminho de Sião, para onde

voltarão seus rostos‖. Quando um homem escuta com profunda atenção a palavra de Deus, quando pesquisa o livro de Deus e se

entrega a uma meditação profunda com intenções de entender o Evangelho, temos muita esperança nele. Quando pensa que existe algo de peso e importância, algo digno de saber-se no Evangelho de Jesus,

então recobramos ânimo para esperar boas coisas dele.

Page 41: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

41 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Porem, no caso dos magos, vemos não somente uma amostra de

interesse, mas sim a confissão de uma crença. Eles perguntaram: ―Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?‖, portanto, estavam

plenamente convencidos de que Ele era o rei dos judeus, e que havia nascido fazia pouco tempo. Como pregador eu sinto que é uma grande

misericórdia que eu tenha que tratar geralmente com pessoas que possuem algum grau de fé nas coisas de Deus. Que bom seria que tivéssemos mais missões para os que não possuem nenhum tipo de fé

e nenhum conhecimento de Cristo; esperamos que chegue o dia quando Cristo seja conhecido em todas as partes. Porem aqui, em casa, com a maioria de vocês, temos algo com o que podemos

começar. Vocês creem em algo sobre Jesus de Nazaré, o rei dos judeus que nasceu. Apreciem o que já creram. Não considero que seja pouca

vantagem que um jovem creia que sua Bíblia é verdadeira. Existem alguns que tem uma árdua luta para chegar até esse ponto, pois uma formação infiel deformou suas mentes. É claro que não se trata de

uma vantagem que irá salvá-los, pois muitos descem ao inferno crendo que as Escrituras são verdadeiras, e assim acumulam culpa

sobre eles mesmos por si mesmo; porem, ter a certeza de que possuem a palavra de Deus diante de vocês, e não se inquietarem com as perguntas acerca de sua inspiração e autenticidade, já é ocupar um

excelente terreno estratégico. Oh, que vocês pudessem ir desde esse ponto de fé para outro e se convertessem em ardentes crentes em Jesus. Esses magos tinham avançado tanto que contavam com uma

alavancagem para um novo aumento de sua fé, pois criam que Cristo tinha nascido, e que tinha nascido sendo Rei. Muitos que não são

salvos sabem que Jesus é o Filho de Deus. Não temos que argumentar com vocês nessa manhã para tirá-los do Socianismo7, não, vocês creem que Jesus é o divino Salvador. Tampouco temos que raciocinar

contra as dúvidas e ceticismo a respeito da expiação, pois essas coisas não os deixam perplexos. Essa é uma grande misericórdia. Vocês ocupam certamente a posição de pessoas altamente favorecidas.

Quero confiar em que terão a graça para fazer uso dessa posição favorável na que Deus os colocou. Valorizem o que já receberam.

Quando os olhos de um homem estiveram cerrados longamente nas trevas, se o oculista lhe dá um pouco de luz, ele está muito agradecido por isso, e tem a esperança de que o olho não esteja destruído, que

talvez graças a outra operação lhe possam tirar as escamas, e a luz plena possa entrar a plenos raios no entenebrecido globo ocular. Oh

alma, que logo passará para o outro mundo, que está tão segura de perder-se a menos que tenha a luz divina, que está tão segura de ser lançada às trevas exteriores onde há pranto, gritos e rugir de dentes,

você deve estar agradecida por uma fagulha de luz celestial; valorize-a, entesoure-a, tenha ansiedade a respeito dela para que possa chegar a algo mais, e quem sabe se o Senhor irá abençoá-la com a plenitude de

Sua verdade? 7 Socianismo: sistema teológico criado e difundido por Lelio e Fausto Socini, que negava os dogmas da

Trindade, Encarnação e pecado original.

Page 42: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

42 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Quando a grande ponte sobre as cataratas do Niágara foi construída, a dificuldade consistia em passar a primeira corda através

da ampla corrente. Eu li que puderam fazer isso lançando uma pipa ao ar e a deixando-a cair na ribeira oposta. A pipa transportou um pedaço de laço, e o laço ia atado a uma corda, e tal corda ia atada com

um cabo, e o cabo ia atado com outro cabo mais forte. E pouco a pouco chegaram de um lado a outro do Niágara e concluíram a construção da ponte. De igual maneira, Deus trabalha gradualmente.

É um belo espetáculo ver um pouco de interesse nos corações humanos a respeito das coisas divinas, ver algum pequeno anseio por

Cristo, algum fraco desejo de saber quem Ele é e o que Ele é, e se está disponível para o caso do pecador. Essa fome conduzirá a um anseio veemente de mais coisas, e esse anseio veemente será seguido por

outro, até que, por fim, a alma encontrará seu Senhor e ficará satisfeita Nele. Portanto, no caso dos magos, havia evidência de um

interesse e de certa medida de profissão de fé, como espero que exista em alguns dos presentes aqui.

Alem disso, no caso dos magos, vemos uma admitida ignorância. Os estudiosos nunca desdenham fazer perguntas, porque são homens

sábios; sendo assim sábios perguntaram: ―Onde ele está?‖. Pessoas que tomaram o nome e grau de sábios, e são consideradas nessa categoria, algumas vezes pensam que é abaixo de seu nível confessar

algum grau de ignorância; porem, aqueles que são realmente sábios não pensam assim; estão demasiadamente bem instruídos para ignorarem sua própria ignorância. Muitos homens poderiam ser sábios

somente com estarem conscientes de que eram néscios. O conhecimento de nossa ignorância é a escada da porta do templo do

conhecimento. Alguns pensam que sabem, e por isso nunca chegam a conhecer. De terem conhecido que estavam cegos, logo teriam sido conduzidos a ver, porem, como diziam: ―Vemos‖, sua cegueira

permanece.

Amado ouvinte, vocês precisam encontrar um Salvador? Gostaria de bom grado que todos seus pecados fossem apagados? Gostaria de ser reconciliado com Deus por meio de Jesus Cristo?

Então, que não lhe dê vergonha perguntar, admita que não sabe ou conhece. Como poderia saber se o céu não lhe ensinasse? Como poderia alcançar o conhecimento das coisas divinas a menos que lhe

seja dado de cima? Todos nós temos de ser instruídos pelo Espírito Santo, ou seremos néscios para sempre. Saber que devemos ser

instruídos pelo Espírito Santo é umas das primeiras lições que o próprio Espírito Santo nos ensina. Admita que você necessita de um guia, e pergunte diligentemente para que ache um. Clame a Deus

pedindo-lhe que o guie, e Ele será seu instrutor. Não seja altivo nem autossuficiente. Peça pela luz celestial, e você a receberá; por acaso

não é melhor que peça a Deus que lhe ensine em vez de confiar em

Page 43: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

43 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

sua própria razão desvalida? Dobra, então, seu joelho, e confessa sua

propensão ao erro, e diga: ―Ensine-me Tu o que não sei‖.

Notem, no entanto, que os magos não estavam contentes com admitir sua ignorância, mas que, em seu caso, pediram por informação. Não se pode saber por onde começaram a perguntar; eles

pensaram que o mais provável era que Jesus fosse conhecido na área metropolitana da cidade. Por acaso não era o rei dos judeus? Onde era

mais provável que o conhecessem que não na capital? Foram, portanto, para Jerusalém. Talvez perguntaram aos que guardavam as portas da cidade: ―Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?‖;

e os guardas riram deles até o escárnio, e replicararam: ―Não conhecemos a nenhum rei que não seja Herodes.‖ Logo, os magos

toparam com algum vagabundo nas ruas, e a ele lhe perguntaram: ―Onde está o reio dos judeus recém nascido?‖. E ele respondeu: ―O que me importa essas perguntas disparates? Estou buscando alguém que

beba comigo‖. Perguntaram então a um comerciante, mas ele zombou, e disse: ―Não se preocupem pelos reis, o que vocês comprarão, ou o

que tenho para vender-lhes?‖. ―Onde está o rei dos judeus que nasceu?‖, perguntaram a um saduceu, e ele respondeu: ―Não sejam tão tontos como para falar desse modo, ou se o fazem, rogo-lhes que

visitem meu amigo o fariseu.‖ Esbarraram com uma mulher nas ruas, e lhe perguntaram: ―Onde está o rei recém-nascido?‖; mas ela lhes disse: ―Meu filho está enfermo em casa, me basta com pensar em meu

pobre bebê, não me importa quem tenha nascido, nem tampouco quem possa morrer.‖ Quando foram aos bairros mais exclusivos, só

obtiveram uma pobre informações, mas não se contentaram até não terem aprendido tudo o que poderiam saber. Eles não sabiam a princípio onde o rei recém-nascido estava, mas recorreram a todos os

meios para encontrá-lo, e solicitaram informação de todos os que poderiam lhes ajudar. É agradável ver a santa avidez de uma alma que Deus há vivificado; ela clama: ―ei de ser salva, sei algo do caminho da

salvação e estou agradecida por isso, mas não sei tudo que preciso saber, e não posso ficar satisfeita até não saber. Se devo encontrar um

Salvador debaixo da abóboda celeste, eu o encontrarei; se esse Livro pode ensinar-me como ser salvo, irei folhear suas páginas dia e noite; e se qualquer outro livro a meu alcance pode ajudar-me, não irei

apagar nenhuma lâmpada a noite pois eu posso, lendo-o, encontrar a Cristo, meu Salvador. Se houvesse alguém cuja pregação tenha sido

abençoada para as almas dos demais, irei pendurar-me em seus lábios, pois a palavra poderia ser abençoada para mim, pois tenho que ter a Cristo; tê-lo ou não tê-lo não é uma alternativa para mim, mas

sim que tenho que tê-lo; minha fome desse pão do céu é grande, e minha sede dessa água de vida é insaciável; digam-me cristãos, digam-me sábios, digam-me homens bons; digam-me qualquer de

vocês que possa fazê-lo; onde está o rei dos judeus que nasceu? Pois eu devo ter a Cristo, e anelo tê-lo agora.‖

Page 44: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

44 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Em referência a esses magos do oriente, notem, adicionalmente,

que eles declararam um motivo para sua busca de Cristo. ―Onde está‖ – perguntaram – ―para que nos dirijamos e o adoremos?‖ ah, alma, se

você quer encontrar a Cristo, seu motivo deve ser: ser salva por Ele, e a partir de agora e para sempre, viver para Sua glória. Quando se chega a isso, que não escuta o Evangelho meramente por hábito, mas

sim porque anseia obter sua salvação, não passará muito tempo antes que a encontre. Quando um homem possa dizer: ―Vou subir à casa de

Deus essa manhã, e, oh, anseio que Deus se reúna comigo ali,‖ não passará muito tempo indo ali em vão. Quando um ouvinte pode declarar: ―Tão pronto como eu me assente na congregação, meu único

pensamento será ‗Senhor, abençoe minha alma nesse dia‘‖, ele não pode ver-se tão longamente frustrado. Usualmente, quando vamos à casa de Deus, obtemos o que buscamos. Alguns a frequentam porque

é o costume, outros vão para reunirem-se com alguns amigos, outros só eles mesmos sabem por que razões assistem a assembleia; mas

quando você sabe realmente para que você vem, o Senhor que lhe deu esse desejo o satisfará. Gostei muito da palavra de uma amada irmã nessa manhã que falou comigo quando entrei pela porta traseira; ela

me disse: ―Caro pastor, minha alma está muito faminta essa manhã. Anseio que o Senhor lhe dê alimento para mim‖. Eu creio que

receberemos o alimento conveniente. Quando um pecador está muito faminto de Cristo, Cristo está muito perto dele. O pior é que muitos de vocês não vêm para encontrar a Jesus, pois não é a Jesus quem

buscam; se O buscassem, logo Ele se manifestaria para vocês. Perguntaram para uma jovem durante um avivamento: ―Como é que você não encontrou Cristo?‖ ―Amigo‖ – ela respondeu – ―penso que é

porque não O busquei‖. Assim é. Ninguém poderia dizer no final: ―o busquei, mas não o encontrei‖. Em todos os casos, no final, se Jesus

Cristo não foi encontrado, tem que ser porque não foi buscado devota, sincera e importunamente, pois Sua promessa é ―Buscareis e achareis‖. Esses magos são um modelo para nós em muitas coisas, e

em particular nessa, entre todos os demais: que seu motivo era claro para eles mesmos, e o declararam aos outros. Que todos nós

busquemos a Jesus para adorá-lo. Uma intensa ousadia acompanhou em todo momento os magos,

intrepidez que nos deleitaria ver em qualquer um que ainda não tenha crido em Jesus. Evidentemente não eram pessoas frívolas. Vinham de muito longe; experimentaram muitas fadigas; falaram sobre encontrar

o rei recém-nascido em uma forma prática e com sentido comum; não se desanimaram por esse ou outro desprezo; anelavam encontrar o

Menino, e o encontrariam; é sumamente bendito ver a obra do Espírito nos corações dos homens forçando-os a desejar que o Salvador seja seu Rei e Senhor; e a desejá-Lo de tal forma que queiram tê-Lo e não

deixarão de remover nenhuma pedra, com a ajuda do Espírito Santo, até serem capazes de dizer: ―Temos achado aquele de quem Moisés

escreveu na lei, e de quem os profetas disseram; e Ele se converteu em nossa salvação‖.

Page 45: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

45 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Dirijo-me nesse momento a alguém em particular? Confio que assim seja. Faz alguns anos que um jovem, numa manhã muito

parecida com essa – fria, escura e com neve – entrou em uma casa de oração, assim como vocês o fizeram hoje. Ao vir aqui essa manhã lembrei-me daquele jovem. Disse para mim mesmo: ―Essa manhã o

clima é tão inclemente que irei ter uma escassa assistência, mas talvez, dentre essas pessoas, tenha alguém como aquele jovem.‖ Para ser claro com vocês, me consolou pensar que na manhã quando Deus

abençoou minha alma, o pregador tinha uma congregação muito pequena, e era uma manhã fria e glacial, e, portanto, essa manhã

falei: ―Por que eu não deveria alegremente realizar minha tarefa e pregar ainda que só houvesse uma dúzia de pessoas ali no Tabernáculo?‖ Pois Jesus poderia ter a intenção de se relevar para

alguém, tal como fez comigo, e essa única pessoa poderia ser uma ganhadora de almas e o instrumento de salvação de dezenas de

milhares de pessoas nos anos vindouros. Pergunto-me se isso irá ocorrer com aquele jovem que está por ali, pois confio que ele tenha a mesma pergunta que os magos tinham em seus lábios. Eu espero que

você não apague esses desejos que agora ardem em seu interior, mas que a fagulha seja atiçada até converter-se em uma chama, e que o dia de hoje seja testemunha de sua decisão por Jesus. Oh, o Senhor

olhou para essa jovem mulher, ou para essa amada criança, ou àquele ancião? Eu não sei quem poderia ser, porem, em verdade, irei bendizer

a Deus nessa manhã se, proveniente de muitos lábios, eu pudesse escutar o clamor: ―Senhores, que devo fazer para ser salvo?‖.

II. Tendo falado da pergunta dos magos, irei notar agora SUA MOTIVAÇÃO. Algo foi o que motivou esses magos a buscarem a Jesus,

e foi isso: ―temos visto Sua estrela‖. Vejam bem, a maioria de vocês, buscadores de Cristo, possuem

uma grande motivação no fato de escutaram Seu Evangelho; vivem em uma terra que possui as Escrituras e na que as ordenanças da casa

de Deus são administradas livremente. Essas são, por assim dizer, as estrelas de Cristo; possuem o propósito de conduzi-los para Ele mesmo. Observem aqui que ver Sua estrela era um grande favor. Não

foi concedido a todos os moradores no oriente ou no ocidente que vissem Sua estrela. Esses homens, portanto, eram altamente

privilegiados. Não é concedido para todos escutar o Evangelho; Jesus não é pregado em todas nossas ruas; Sua cruz não é levantada em alto nem mesmo em cada lugar dedicado a Sua adoração. Você é

muito favorecido, oh meu amigo, se tem visto a estrela, o Evangelho, que aponta para Jesus!

Ver a estrela implicou para esses magos uma grande responsabilidade. Suponham que esses sábios tivessem visto Sua

estrela, mas que não tivessem se colocado no caminho para adorá-Lo. Então teriam sido muito mais culpáveis que outros indivíduos que,

Page 46: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

46 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

não tendo recebido tal indicação do céu, teriam sido incapazes de

prestar-lhe atenção. Oh, pensem na responsabilidade de alguns de vocês que em sua infância ouviram sobre um Salvador e pelos quais

uma mãe chorou durante muitos anos; vocês conhecem a verdade, ao menos em sua teoria; vocês tem a responsabilidade de terem visto a estrela.

Os magos não consideram o favor de ver a estrela como um

assunto que bastava. Não disseram: ―Temos visto sua estrela e isso basta‖. Muitos dizem: ―Bem, frequentamos um lugar de adoração, isso não basta?‖. Há os que dizem: ―Nós fomos batizados; o batismo trouxe

consigo a regeneração, apelamos ao sacramento, e não alcançamos graça por seu meio?‖. Pobres almas! Confundem a estrela que conduz

a Cristo com o Cristo mesmo, e adoram a estrela em vez de adorar ao Senhor. Oh, que nenhum de vocês seja tão néscio para confiar nas ordenanças externas! Se dependessem dos sacramentos ou da

adoração pública, Deus lhes diria: ―Não me tragam mais vãs ofertas; o incenso me é abominável. Quem demanda isso de vossas mãos, quando vocês vem apresentá-los diante de mim para pisar meus átrios?” Para Deus, que importância tem as formas e as cerimônias externas? Quando vejo que homens colocam sobre si capas brancas, estolas,

manípulos8, cantam suas orações, fazem referência e se ajoelham, me pergunto que tipo de deus é esse que eles adoram. Certamente deve

ter mais afinidade com os deuses dos pagãos do que com o grandioso Jeová, que fez os céus e a terra. Observem definidamente a glória excepcional das obras do SENHOR na terra e no mar; contemplem os

céus e suas incontáveis hostes de estrelas, escutem o uivo do vento e a fúria do furacão, pensem Naquele que converte as nuvens em Seu

carro e cavalga sobre as asas do vento, e logo considerem se esse infinito Deus é parecido a esse ser para quem é um assunto de suma importância que uma copa de vinho seja levantada em adoração até a

altura do cabelo do homem ou somente até a altura de seu nariz. Oh néscia geração, que pensa que O SENHOR está contido em seus templos feitos com mãos, e que se preocupa por suas vestes, suas

procissões, suas posturas e suas genuflexões. Vocês se guerreiam por seu ritual, e o consideram até nos jotas e nos tils. Certamente não

conhecem ao glorioso Jeová, se concebem que essas coisas produzem para Ele algum prazer. E mais, amados, desejamos adorar ao Altíssimo em toda simplicidade e sinceridade de espírito, e não nos

determos na forma externa, para não sermos o suficientemente néscios de pensar que basta ver a estrela e, por isso, deixar de

encontrar ao Deus encarnado. Notem bem que esses magos não encontraram satisfação no que

eles mesmos tinham feito para chegar ao menino. Como temos 8 Manípulo é uma pequena faixa de seda, semelhante a uma estola, que os sacerdotes católicos

costumavam usar atada ao braço esquerdo, próximo ao punho, durante celebrações litúrgicas.

(Wikipédia)

Page 47: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

47 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

observado, é possível que tivessem vindo de centenas de kilômetros de

distância, porem, não o mencionaram; não se sentaram para dizer: ―Bem, temos viajado através de desertos, sobre montes, e temos

atravessados rios, e isso basta.‖ Não, eles tinham que encontrar ao Rei que acabava de nascer, e nenhuma outra coisa lhes satisfaria. Não diga, querido ouvinte: ―estive orando durante meses, estive

pesquisando as Escrituras durante semanas para encontrar ao Salvador‖. Alegra-me que tenha feito isso, mas não descanse ai; tem que chegar a Cristo, ou do contrário perecerá, apesar de todo teu

esforço e de todos seus problemas. Você precisa de Jesus, nada mais que Jesus, mas nada menos que Jesus. Tampouco deve estar

satisfeito com viajar no caminho em que a estrela lhe guia, mas você tem que chegar a Ele. Não fiques aquém da vida eterna. Apegue-se a ela, não a busque nem a deseje simplesmente, mas sim que deve se

apoderar da vida eterna, e não deve estar contente até que seja um fato confirmado que Jesus Cristo é seu.

Gostaria que notassem como esses magos não ficaram

satisfeitos com o simples fato de chegarem a Jerusalém. Poderiam ter

dito: ―ah, agora estamos na terra onde o Menino nasceu; estamos agradecidos e descansaremos!‖. Não, mas antes perguntaram: ―Onde

ele está?‖. Ele nasceu em Belém. Bem, chegaram a Belém, mas não há evidência de quando chegaram disseram: ―esse é um lugar privilegiado, ficaremos aqui.‖ Nada disso, necessitavam saber onde

estava a casa. Chegaram à casa, e a estrela se deteve sobre ela. Era um belo espetáculo ver o estábulo com a estrela sobre ele e pensar que o Rei recém-nascido estava ali, mas isso nos os satisfez. Não, mas

entraram diretamente na casa; não descaram até que viram ao próprio Menino, e o adoraram. Eu oro pedindo que vocês e eu sejamos guiados

de tal forma pelo Espírito de Deus que não aceitemos nada que não seja agarrar-se realmente a Cristo, uma visão de fé de Cristo como um Salvador, como nosso Salvador, como nosso Salvador agora. Se

houvesse um perigo por cima de qualquer outro que o jovem buscador tenha que enfrentar, é o perigo de ficar aquém de uma sólida fé em

Jesus Cristo. Enquanto seu coração seja brando como a cera, cuide de que nenhum selo, salvo o de Cristo, seja estampado nele. Agora que está inquieto e desconsolado, faça esse voto: ―não serei consolado até

que Cristo me console‖. Seria melhor para você que jamais fosse despertado do que ser embalado por Satanás até o sono, pois o sonho

que sucede a uma convicção parcial é geralmente a letargia mais profunda que pode sobrevir aos filhos dos homens. Minh‘alma, eu lhe exorto que vá até o sangue de Cristo, e que seja lavada nele; vai até a

vida de Cristo para que essa vida esteja em você, para que seja verdadeiramente um filho de Deus; não aceite suposições, não fique satisfeito com aparências e hipóteses; não descanse em nenhuma

parte até que – tendo dado Deus a fé para dizê-lo – tenha dito: ―Ele me amou e se entregou por mim; Ele é toda minha salvação e meu

desejo‖.

Page 48: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

48 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Vejam então, como esses magos não foram conduzidos pela

visão da estrela a se manterem longe de Cristo, mas que, muito melhor, foram animados por ela a virem a Cristo, e você também, caro

buscador, anime-se nessa manhã em vir a Jesus pelo fato de que você é abençoado com o Evangelho. Você tem recebido um convite para vir a Jesus, tem os movimentos do Espírito de Deus em sua consciência

que lhe estão despertando; oh, vem, vem e seja bem vindo, e deixe que esse bruto dia de inverno seja um dia de fulgor e de alegria para muitas almas que estão buscando.

Eu converti meus pensamentos sobre esse último tópico em uns

versos, e irei repetir as linhas – “Oh, onde está Cristo meu Rei?

Definho por vê-lo, Gostosamente me prostraria em adoração,

Pois Ele é o deleite de minha alma. É a Ele, e só a Ele,

A quem busco, nem mais nem menos, Ou sobre Sua cruz, ou sobre Seu trono, O adoraria igualmente.

Os magos viram Sua estrela,

Porem não ficaram contentes com isso, O caminho era áspero, a distância longínqua, Não obstante, seguiram nesse caminho.

E agora que meus pensamentos discernem

O sinal de que Cristo está próximo, Ardo com um amor insaciável, Para desfrutar de Sua companhia.

Nenhuma estrela nem sinal celestial Poder preencher o desejo de minh‟alma,

D‟Ele, meu Senhor, meu divino Rei, Minha alma tem sede ainda.”

III. E agora vamos concluir considerando O EXEMPLO desses

magos. Eles vieram até Jesus, e ao chegarem, fizeram três coisas:

viram, adoraram e ofertaram. Essas são três coisas que cada crente poderia repetir aqui essa manhã, e cada buscador deveria realizar pela

primeira vez. Primeiro, viram o Menino recém-nascido. Não creio que tenham

dito simplesmente: ―ali está‖, e que assim o assunto estava acabado, mas que se detiveram e olharam. Talvez emudeceram durante alguns

minutos. Não me resta dúvida de que em Seu rosto transparecia uma beleza sobrenatural. Se a beleza era evidente a todo olhar, eu não sei,

Page 49: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

49 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

mas para os olhos dos magos certamente havia uma atração sobre-

humana. O Deus encarnado! Olharam com muita atenção. Olharam, olharam e olharam repetidamente. Viram Sua mãe, mas detiveram seu

olhar Nele. ―Viram o menino‖. Assim, também, pensemos em Jesus nessa manhã com um pensamento fixo e contínuo. Ele é Deus, Ele é homem, Ele é o substituto dos pecadores; Ele está de acordo em

receber a todos os que confiem Nele. Ele salvará, e salvará nessa manhã a todos nós que confiemos Nele. Pensem Nele. Se vocês

estiverem em casa nessa tarde, dediquem um tempo para pensar Nele. Visualizem-No com sua mente, considerem e admirem-Lhe. Por acaso não é um prodígio que Deus entre em união com o homem e que

venha a esse mundo como um terno infante? Aquele que fez os céus e a terra é estreitado no peito de uma mãe! O verbo se fez carne para nos redimir. Essa verdade gerará a mais refulgente esperança no

interior de sua alma. Se vocês seguem a assombrosa vida desse bebê até sua conclusão na cruz, eu confio que ali o olharão de tal maneira

que assim como Moisés levantou a serpente no deserto e os que olhavam para ela eram sarados, assim também, se vocês olham, que sejam sarados de todas suas enfermidades espirituais. Ainda que já

tenha muitos anos que eu O olhei pela primeira vez, desejo olhar para Jesus de novo. O Deus encarnado! Meus olhos se enchem de lágrimas

ao pensar que Aquele que poderia ter me esmagado no inferno para sempre, se converte em uma terna criança por minha causa. Vejam-No, todos vocês, e O vendo, adorem.

O que os sábios fizeram depois? Eles o adoraram. Não podemos

adorar apropriadamente a um Cristo que não conhecemos. ―Ao Deus desconhecido‖ provoca uma pobre adoração. Porem, oh, quando pensam em Jesus Cristo, cujas saídas eram desde a eternidade, o

Filho do Pai gerado eternamente, que logo vem aqui a essa terra para ser um homem da mesma natureza de Sua mãe, e sabem e entendem por que veio e o que fez quando veio, então se prostram e adoram –

“Filho de Deus, diante de Ti nos prostramos,

Tu és Senhor, e só Tu o és; Tu és a semente prometida da mulher; Tu que se sangrou pelos pecadores.”

Nós adoramos a Jesus. Nossa fé O vê ir da manjedoura à cruz, e

da cruz diretamente ao trono, e ali onde Jeová habita, em meio da esmagadora glória da presença divina está o Homem, o preciso Homem que dormiu na manjedoura em Belém; ali reina como Senhor

dos senhores. Nossas almas lhe adoram outra vez. Tu és nosso Profeta: cada palavra que dizes, Jesus, a cremos e desejamos segui-la. Tu és nosso Sacerdote: Teu sacrifício nos limpou, temos sido lavados

em Teu sangue. Tu és nosso Rei: ordena e nós obedeceremos, guia-nos e nós lhe seguiremos. Nós te adoramos. Deveríamos passar muito

tempo adorando ao Cristo, e Ele deveria ter sempre o lugar mais proeminente em nossa reverência.

Page 50: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

50 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Depois de adorar, os magos apresentaram suas ofertas. Um abriu seu cofre de ouro e colocou aos pés do Rei recém-nascido. Outro

apresentou incenso, um dos produtos preciosos do país de onde vinham; e outro depositou mirra aos pés do Redentor; todas essas coisas as ofereceram para demonstrar a realidade genuína de sua

adoração. Apresentaram ofertas substanciais com mãos generosas, e agora, depois de que tenham adorado a Cristo no interior de sua alma,

e de que o tenham visto com o olho da fé, não será necessário que lhes diga que se entreguem vocês mesmo, que doem seus corações a Cristo, que Lhe ofereçam suas riquezas. Vamos, vocês não poderiam

evitar fazer isso. Aquele que realmente ama ao Salvador em seu coração não pode evitar entregar-lhe sua vida, suas forças, seu tudo. Para algumas pessoas, quando dão algo a Cristo, ou fazem qualquer

coisa para Ele, se trata de um trabalho terrivelmente forçado. Dizem: ―o amor de Cristo deveria nos constranger‖. No entanto, eu não creio

que exista um texto assim na Bíblia. Eu recordo de um texto que diz assim: ―O amor de Cristo nos constrange‖. Se não nos constrange, é

porque não está em nós. Não é meramente algo que deveria ser, mas sim algo que tem que ser. Se alguém ama a Cristo, logo estará encontrando formas e meio de demonstrar seu amor por seus

sacrifícios. Volte para casa, Maria, e toma o frasco de alabastro, e derrama o unguento sobre Sua cabeça, e se alguém lhe disser: ―Por que esse desperdício?‖ você terá uma boa resposta, que é: a ti se lhe há dado muito, portanto, ama muito. Se você tem ouro, dá; se tem incenso, dá; se possui mirra, dá a Jesus; se não possui nenhuma

dessas coisas, dê-lhe seu amor, todo seu amor, e isso será ouro e especiarias, tudo em um; dê a Ele sua língua, Fale Dele; dê suas

mãos, trabalhe para ele; dê-lhe todo seu ser. Eu sei que você o fará, pois Ele o amou e se entregou por você. Que o Senhor os abençoe, e que nessa manhã de domingo de Natal seja um dia muito memorável

para muitos que se encontram no meio dessa multidão congregada aqui. Estou surpreendido de ver um número tão vasto aqui presente, e só posso esperar que a benção seja proporcional, por causa de Jesus.

Amém.

Porção lida das Escrituras antes do sermão – Mateus 2

Page 51: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

51 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

ORE PARA QUE O ESPÍRITO SANTO USE ESSE SERMÃO PARA

TRAZER UM CONHECIMENTO SALFÍVICO DE JESUS CRISTO E PARA

EDIFICAÇÃO DA IGREJA. FONTE: Traduzido de http://www.spurgeon.com.mx/sermon967.pdf Todo direito de tradução protegido por lei internacional de domínio público e com autorização de Allan Roman. Sermão nº 967 — Volume 16 do The Metropolitan Tabernacle Pulpit, Tradução: Armando Marcos Capa: Victor Silva Projeto Spurgeon - Proclamando a Cristo crucificado. Projeto de tradução de sermões, devocionais e livros do pregador batista reformado Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) para glória de Deus em Cristo Jesus, pelo poder do Espírito Santo, para edificação da Igreja e salvação e conversão de incrédulos de seus pecados. Acesse em: www.projetospurgeon.com.br

Você tem permissão de livre uso desse material, e é incentivado a distribuí-lo, desde que sem alteração do conteúdo, em parte ou em todo, em qualquer formato: em blogs e sites, ou distribuidores, pede-se somente que cite o site “Projeto Spurgeon” como fonte, bem como o link do site www.projetospurgeon.com.br. Caso você tenha encontrado esse arquivo em sites de downloads de livros, não se preocupe se é legal ou ilegal, nosso material é para livre uso para divulgação de Cristo e do Evangelho, por qualquer meio adquirido, exceto por venda. É vedada a venda desse material

Page 52: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?
Page 53: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

Deus Conosco

C. H. Spurgeon

Page 54: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

54 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

―Deus Conosco‖ Nº 1270

Sermão pregado na manhã de Domingo 26 de Dezembro de 1875. por Charles Haddon Spurgeon

No Tabernáculo Metropolitano, Newington, Londres.

"E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco." (Mateus 1: 23)

Essa palavra, "traduzido," é uma doce saudação para meu ouvido.

Por que é necessário que a palavra em hebraico "Emanuel," seja traduzida? Por acaso não foi para mostrar que se refere também a nós

os gentios e, portanto, necessariamente deve ser traduzida a um dos principais idiomas do mundo gentio daquele tempo, ou seja, o grego? Esta palavra "traduzido" usada no nascimento de Cristo, e os três

idiomas empregados no título que puseram sobre a cruz em Sua morte, mostram que Ele não é unicamente o Salvador dos judeus, mas o é dos gentios também.

Caminhando pelos molhes9 de Marselha, observava os barcos

reunidos no porto, procedentes de todas as nações, e me interessei muito pelas inscrições que vi sobre as oficinas e as lojas. Os anúncios de refrescos ou de bens em geral que se podiam comprar ali, não

estavam somente escritos em francês, mas também em inglês, em italiano, em alemão, em grego, e às vezes em russo e em sueco. Nas

oficinas dos fabricantes de velas, dos construtores de barcos, dos comerciantes de ferro, ou dos distribuidores nas lojas de barcos, você podia ler um anúncio poliglota, expondo a informação a homens de

diversas terras. Esta era uma clara indicação que pessoas de todas as nações estavam convidadas a entrar e comprar. Esperava-se que viessem, e se lhes informava que suas necessidades peculiares podiam

ser satisfeitas.

"Traduzido" deve significar que diferentes nações estão envolvidas. Temos o texto expresso primeiro em hebraico "Emanuel," e logo é traduzido para a língua gentia, "Deus conosco;" "sendo interpretado,"

para que saibamos que somos convidados, que somos bem-vindos, que Deus viu nossas necessidades e proveu para elas, e que agora podemos

vir livremente, inclusive nós, que éramos pecadores pertencentes aos gentis, e que estávamos muito distanciados de Deus. Preservemos ambas as formas do precioso nome com amor reverente, e esperemos o

9 Molhe: obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura costeira semelhante a um

pontão, introduzida nos mares ou oceanos, apoiada no leito submarino pelo peso próprio das emergindo

da superfície aquática (Wikipédia)

Page 55: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

55 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

feliz dia em que nossos irmãos judeus unam seu "Emanuel" com nosso

"Deus conosco."

Nosso texto fala de um dos nomes do nosso Senhor Jesus. Diz, "E

chama-lo-ão pelo nome de Emanuel." Nestes dias colocamos em nossos

filhos, nomes que não tem nenhum significado em particular. Talvez sejam os nomes do pai ou da mãe ou de algum parente respeitado, mas como regra geral, os nomes de nossos filhos não tem um significado em

especial. Não sucedia assim nos tempos antigos. Naquele tempo os nomes significavam algo. Os nomes que aparecem na Escritura, como

uma regra geral, contém um ensinamento, e este é o caso especial de cada nome atribuído ao Senhor Jesus. Em relação a Ele, os nomes indicam coisas. "E se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz," porque realmente Ele é todas essas coisas. Seu nome é chamado Jesus, mas não sem um

motivo. Com qualquer outro nome, Jesus não seria tão doce, pois nenhum outro nome poderia descrever adequadamente Sua grandiosa

obra de salvar Seu povo de seus pecados. Quando é dito d‘Ele, que é chamado isto ou aquilo, significa realmente que o é. Não estou consciente que em nenhuma outra parte do Novo Testamento, nosso

Senhor seja chamado outra vez de Emanuel. Não identifico que Seus apóstolos nem nenhum de Seus discípulos O chamem literalmente com

esse nome; mas descobrimos que de fato todos eles o fazem, pois falam d‘Ele como "Deus manifestado em carne," e dizem, "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós – e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai – cheio de graça e de verdade." Eles não usam exatamente essa palavra especifica, mas a interpretam com frequência e nos fornecem

traduções livres e instrutivas, quando proclamam o sentido do augusto título e nos informam de diversas maneiras o que significa que Deus esteja conosco na pessoa do Senhor Jesus. É um glorioso fato da mais

alta importância, que devido a que Cristo nasceu no mundo, Deus está conosco.

Podem dividir o texto, se querem, em duas porções: "Deus", e logo

"Deus conosco." Devemos refletir com igual ênfase em cada palavra. Não

duvidemos nem por um momento da Deidade de nosso Senhor Jesus Cristo, pois a Sua Divindade é uma doutrina fundamental da fé cristã.

Pode ser que nunca entendamos plenamente como Deus e o homem possam unir-se em uma pessoa, pois quem pode encontrar a Deus mediante a investigação? Estes grandes mistérios da piedade, estas

coisas que representam "ainda as profundezas de Deus," estão além de nossa medida: nosso pequeno barquinho poderia perder-se se nos

aventurássemos tão longe neste vasto e infinito oceano, como para perder de vista a costa da verdade claramente revelada. Que permaneça como assunto de fé que Jesus Cristo, aquele que nasceu em um

presépio em Belém, e foi carregado pelos braços de uma mulher, e viveu uma vida de sofrimento e morreu sobre uma cruz de malfeitor, foi, contudo, "...o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente," "e

Page 56: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

56 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder." Ele não era um

anjo; o apóstolo o demonstrou abundantemente no primeiro e segundo capítulos da Epístola aos Hebreus: não poderia ter sido um anjo, pois a

Ele são dispensadas honras que nunca foram reconhecidas aos anjos. Ele não era uma divindade subordinada, ou um ser elevado à

Deidade, como alguns supuseram absurdamente. Todas estas coisas são sonhos e falsidades; Ele tão certamente foi Deus como só Deus pode

sê-lo, um com o Pai e o sempre bendito Espírito. Se assim não fosse, não somente a grande fortaleza de nossa fé desapareceria, como também, relativamente a este texto, sua doçura se evaporaria

completamente. A própria essência e glória da encarnação é que Ele é Deus que foi coberto com o véu de carne humana: se houvesse sido qualquer outro ser que viesse a nós em carne humana, não se veria

nada notável nele, nem, certamente, nada que nos consolasse. Que um anjo se converta em um homem não é um assunto de grandes

consequências para mim: que algum outro ser superior assuma a natureza de homem, não traz gozo a meu coração, nem abre um poço de consolo para mim. Mas "Deus conosco" é um raro deleite. "Deus conosco": tudo o que "Deus" significa: a Deidade, o infinito Jeová conosco; isto, isto é digno do soar do cântico da meia-noite, quando os

anjos surpreenderam os pastores com seus corais, cantando "Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens!" Isto

foi digno do conhecimento antecipado dos videntes e dos profetas, digno de uma nova estrela nos céus, digno do cuidado que a inspiração manifestou para preservar o registro. Isto também foi digno das mortes

por martírio dos apóstolos e dos confessores que não consideraram valiosas suas vidas por causa do Deus encarnado; e isto, meus irmãos, o dia de hoje é digno de seus melhores esforços para difundir as boas

novas, digno de uma vida santa para demonstrar seu poder consolador.

Aqui temos a primeira verdade de nossa santa fé: "E, sem dúvida

alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne." Ele que nasceu em Belém é Deus, e "Deus conosco." ―Deus conosco‖: aí se encontra a majestade; "Deus conosco": aí se encontra a misericórdia.

Deus: aqui há glória; "Deus conosco": aqui há graça. Deus somente, poderia encher-nos de terror; mas "Deus conosco" nos inspira esperança

e confiança. Tomem meu texto como um todo, e levem-no com vocês como uma generosa porção de doces especiarias que perfumem seus

corações com paz e gozo. Que o Espírito Santo lhes abra para a verdade, e abra a verdade para vocês. Com muita alegria lhes direi nas palavras de um de nossos poetas:

"Com o véu da carne vejam a Deidade; Salve, a Deidade encarnada!

Lhe agradou como homem aparecer aos homens, Jesus nosso Emanuel aqui."

Page 57: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

57 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Primeiro, admiremos esta verdade; em seguida, consideremo-la com maior acuidade; e depois disso, esforcemo-nos pessoalmente para fazê-la nossa.

I. ADMIREMOS ESTA VERDADE. "Deus conosco." Coloquemo-nos

a uma distância reverente dela, como Moisés ficou retirado quando viu a Deus na sarça e tirou o calçado dos pés, sentindo que o lugar em que pisava era terra santa. Este é um fato maravilhoso, Deus o Infinito, uma

vez morou no frágil corpo de um menino, e acampou na forma sofredora de um homem humilde. "Deus estava em Cristo." "Se despojou a si mesmo, tomando forma de servo, feito à semelhança de homens".

Observem, em primeiro lugar, a maravilha da condescendência contida neste feito, que Deus, que fez todas as coisas, assumiu a natureza de uma de Suas próprias criaturas. Aquele que existe por Si mesmo se uniu ao ser dependente e subordinado, e que o Todo Poderoso se vinculou ao fraco e ao mortal. No caso que temos diante de

nós, o Senhor desceu ao próprio fundo da humilhação, e constituiu uma aliança com uma natureza que não ocupava o lugar principal na

escala da existência. Já teria sido uma grande condescendência que o infinito e incompreensível Jeová tivesse assumido a natureza de algum nobre ser espiritual, tal como um serafim ou um querubim; a união do

divino com um espírito criado teria sido um abatimento imensurável, mas que Deus fosse um com o homem é muito mais. Recordem que na pessoa de Cristo a humanidade não era meramente espírito vivificante,

mas também carne e sangue que sofria, que padeceu fome, e que morreu. Ele tomou para Si toda essa condição material que conforma

um corpo, e um corpo, depois de tudo, é somente o pó da terra, uma estrutura formada com os materiais que nos rodeiam. Não há nada em nossa estrutura corporal além daquilo que se pode encontrar na

substância da terra em que vivemos. Alimentamo-nos com o que cresce da terra, e quando morremos regressamos ao pó de onde uma vez fomos

tirados. Por acaso não é algo estranho que a parte mais comum da criação, a parte mais insignificante, este pó da criação, seja, apesar disso, tomado em união com esse Ser puro, maravilhoso,

incompreensível e divino, sobre o qual sabemos tão pouco, e do qual não compreendemos nada? Oh, a condescendência que isso abarca! Deixo para as meditações de seus momentos de quietude. Reflitam

nisso com temor reverente. Estou certo que ninguém tem a menor ideia de quão maravilhosa condescendência foi que Deus habitasse desta

maneira em carne humana, e que fosse "Deus conosco". Contudo, para que seja mais notável, devem recordar que a

criatura, cuja natureza Cristo assumiu, era um ser que havia pecado. Posso conceber com maior facilidade que o Senhor assumisse a

natureza de uma raça que nunca houvesse caído; mas, eis aqui, a raça humana se rebelou contra Deus e, contudo, Cristo em verdade se fez

homem, para livrar-nos das consequências de nossa rebelião, e elevar-nos mais alto que nossa pureza original. "Deus, enviando a seu Filho em

Page 58: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

58 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

semelhança de carne de pecado e por causa do pecado, condenou o pecado na carne." "Oh, profundidades," é tudo o que podemos dizer, conforme olhamos e nos maravilhamos diante desta condescendência

do amor divino. Notem a continuação, quando vemos esta maravilha à distância,

que milagre de poder temos diante de nós. Vocês pensaram alguma vez no poder manifestado quando o Senhor forma um corpo capaz da união

com a Deidade? O Senhor se encarnou em um corpo, que era verdadeiramente um corpo humano, contudo, de alguma forma maravilhosa, estava preparado para suportar que a Deidade morasse

n‘Ele. O contato com Deus é terrível; "Olhando Ele para a terra, ela treme; tocando nos montes, logo fumegam." Ele põe Seus pés em Parã, e

se derrete, e o Sinai se dissolve em chamas de fogo. Esta verdade estava gravada tão profundamente nas mentes dos primeiros santos, que

diziam d‘Ele: "Homem nenhum verá a minha face e viverá." E, contudo, aqui havia uma humanidade que não somente viu a face de Deus, mas também que foi habitada pela Deidade. Que estrutura humana era esta

na qual podia habitar a presença de Jeová! "Mas corpo me preparaste." Este era na verdade um corpo estranhamente formado, algo santo, um

produto especial do poder do Espírito Santo. Era um corpo como o nosso, com nervos igualmente sensíveis e músculos prontos para serem exercitados, com cada estrutura formada tão delicadamente como as

nossas, e, contudo, Deus estava nesse corpo. Era um frágil barco para suportar tal peso. Oh, homem Cristo, como pudeste suportar a

Divindade dentro de Ti! Não sabemos como foi, mas Deus o sabe. Adoremos esta ocultação do Todo Poderoso na debilidade humana, este conter o incontenível, esta localização do Onipresente. Ai, não faço mais

que balbuciar! Que são as palavras quando tratamos com uma verdade tão inefável? Basta dizer que o poder divino foi visto maravilhosamente

na existência continuada da condição material do corpo de Cristo, que de outra maneira, se teria consumido pelo contato prodigioso com a divindade. Admirem o poder que habitou em "Deus conosco".

Além disso, quando reflitam sobre o mistério, considerem que

emblema de boa vontade deve ser isto para os filhos dos homens. Quando o Senhor se une à humanidade desta maneira ímpar, deve

significar algo bom para o homem. Deus não pode ter a intenção de destruir essa raça que desta maneira une em matrimônio com Ele. Um matrimônio como este, entre o homem e Deus, deve significar a paz; a

guerra e a destruição nunca são preditas desta maneira. Deus encarnado em Belém, sendo adorado pelos pastores, não agoura outra coisa além de "paz na terra e doce misericórdia." Oh, vocês que são

pecadores, que tremem ao pensar na ira divina, vocês podem levantar suas cabeças com jubilosa esperança de misericórdia e favor, pois Deus

está cheio de graça e misericórdia para com essa raça que distingue de tal maneira acima de todas as demais, tomando-a em união com Ele. Tenham ânimo, oh homens nascidos de mulher, e esperem bênçãos

inenarráveis "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu".

Page 59: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

59 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Quando contemplam os rios, facilmente podem identificar de onde procedem, e a terra sobre a qual correram, por sua cor: os rios que

fluem das geleiras que se degelam, são reconhecidos imediatamente. Há um texto relativo ao rio celestial que poderão entender se o contemplam sob esta luz: "E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro‖. Ali, onde o trono é ocupado pela Deidade, e o Mediador designado, o Deus encarnado, o

Cordeiro que uma vez sangrou, o rio deve ser puro como cristal, e um rio, não de lava fervente da ira devoradora, mas um rio de água da vida. Olhem para "Deus conosco" e verão que as consequências da

encarnação devem ser agradáveis, proveitosas, salvadoras e enobrecedoras para os filhos dos homens.

Rogo a vocês que mantenham seu olhar de admiração, e

contemplem Deus conosco uma vez mais, como uma garantia de nossa liberação. Somos uma raça caída, estamos afundados no lodo, estamos vendidos sob o pecado, em servidão e escravidão sob Satanás; mas se

Deus vem a nós, e desposa sua natureza, então devemos ser levantados de nossa queda, não pode ser possível que as portas do inferno

encerrem aqueles que têm a Deus com eles. Escravos sob o pecado e servos da lei, ouçam a trombeta do Jubileu, pois Ele veio entre vocês, nascido de mulher e nascido sob a lei, que é Deus Poderoso, dado como

garantia para livrá-los. Ele é um Salvador grandioso: capaz de salvar, pois é Todo Poderoso, e dado em garantia para fazê-lo, pois se alistou e pôs a armadura para a batalha. O campeão de Seu povo é Aquele que

não fracassará nem se desalentará até que a batalha esteja completamente terminada e a vitória seja obtida. Jesus, que desce do

céu, é a garantia que levará Seu povo ao céu, e Sua adoção de nossa natureza é o selo de que seremos elevados a Seu trono. Se houvesse sido um anjo a intervir, poderíamos ter alguns temores; se houvesse

sido um simples homem, poderíamos ir mais além do medo e nos consumirmos em desespero; mas se é "Deus conosco," e Deus em

verdade tomou a condição humana para uni-la a Ele mesmo, então toquemos "os sinos da glória" e alegremo-nos; virão dias mais brilhantes e felizes; deve haver salvação para o homem e glória para Deus.

Aqueçamo-nos sob os raios do Sol da Justiça, que saiu agora para nós, uma luz que ilumine os gentios, e que seja a glória de Seu povo Israel.

Desta maneira temos admirado à distância. II. E, agora, em segundo lugar, aproximemo-nos e

CONSIDEREMOS O TEMA COM MAIS DETALHE. Que é isto? Que significa isto, "Deus conosco"? Não pretendo nesta manhã poder expor

todo o significado deste breve texto, "Deus conosco", pois me parece, certamente, que contém a história completa da redenção. Sugere que o

homem está sem Deus, e que Deus se afastou do homem por culpa do pecado. Parece que me fala da vida espiritual do homem, quando Cristo vem a Ele, e se forma nele a esperança de glória. Deus tem comunhão

com o homem, e o homem volta a Deus, e recebe outra vez a imagem

Page 60: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

60 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

divina como no princípio. Sim, o céu mesmo é "Deus conosco." Este

texto poderia servir para cem sermões diferentes; sim, alguém poderia continuar ponderando seus múltiplos significados, eternamente. Neste

momento, somente posso dar-lhes simples sugestões de linhas de pensamento que vocês podem seguir como prefiram, com a ajuda do Espírito Santo.

Esta gloriosa palavra Emanuel significa, primeiro, que Deus em

Cristo está conosco em uma associação muito próxima. A partícula grega utilizada aqui é muito vigorosa e expressa a forma mais forte de "com".

Não é simplesmente "em nossa companhia" como o expressaria outra palavra grega, mas "com" ―juntamente com‖ e "compartilhando com". Esta preposição é um parafuso apertado, um vínculo firme, que implica,

se não é que declara, uma comunhão íntima. Deus está íntima e peculiarmente "conosco." Agora, pensem por um momento, e verão que

Deus, por meio de um fato real, se aproximou a nós em uma íntima associação. Deve tê-lo feito, pois assumiu nossa natureza, literalmente nossa natureza: carne, sangue, ossos, tudo o que constitui um corpo;

mente, coração, alma, memória, imaginação, juízo, tudo o que torna um homem ser racional.

Jesus Cristo foi o homem dos homens, o segundo Adão, o homem

representativo, modelo. Não pensem que Ele é um homem deificado,

nem tão pouco devem considerá-lo um Deus humanizado, ou um semideus. Não confundam as naturezas nem dividam a pessoa: Ele é somente uma pessoa, contudo, é homem verdadeiro como também é

Deus verdadeiro. Então reflitam esta verdade, e digam, "O que está sentado no trono é como eu, com exceção do pecado." Não, isto é

demasiado para dizê-lo, não falarei disto; é um tema que me dobra, e temo articular expressões temerárias. Examinem a verdade a partir de muitas perspectivas e comprovem que é mais doce que o mel e que o

favo. "Oh gozo! Habita em nossa carne Sobre um trono de luz, Alguém nascido de uma mãe humana,

Que brilha em perfeita Deidade!"

Estando conosco em nossa natureza, Deus esteve conosco em toda a peregrinação de nossa vida. Escassamente poderão encontrar uma brecha na marcha da vida na qual Jesus não tenha feito uma pausa, ou

uma cansada légua que Ele não tenha percorrido. Desde a porta de entrada até a porta que fecha o caminho da vida, as pegadas de Jesus

podem distinguir-se. Estiveste no berço? Ele esteve. Foste um filho sob a autoridade dos pais? Cristo também foi um menino na casa de Nazaré. Entraste na batalha da vida? Teu Deus e Senhor fez o mesmo; e

ainda que não tenha alcançado a velhice, através do trabalho pesado e incessante e do sofrimento, mostrava o semblante abatido que acompanha a velhice cansada. Estás só? Também Ele esteve, no

Page 61: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

61 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

deserto, e na ladeira do monte, e na tenebrosidade do jardim. Te

misturas em círculos públicos? Ele também trabalhou no meio das densas turbas. Onde poderias encontrar-te, no cume do monte, ou no

vale, na terra ou no mar, à luz do dia ou na escuridão, onde, pergunto, podes estar sem descobrir que Jesus esteve ali antes de ti? O que o mundo disse de seu grande poeta podemos dizê-lo com maior verdade

de nosso Redentor: "Um homem tão múltiplo parecia ser

Não um, mas o epítome de toda a humanidade."

Ele era um homem harmonioso, e, contudo, todas as vidas santas parecem estar condensadas na Sua. Dois crentes podem ser muito diferentes entre si, e, no entanto, ambos descobrirão que a vida de

Cristo contém pontos similares com suas próprias vidas. Um poderá ser rico e o outro pobre, um ativamente laborioso e o outro sofre

pacientemente, e, ainda, cada um, ao estudar a história do Salvador, será capaz de dizer: seu caminho era muito parecido ao meu. Em todos os pontos Ele foi feito semelhante a Seus irmãos. Quão encantador é o

fato que nosso Senhor é "Deus conosco," não aqui ou ali, e de vez em quando, mas eternamente.

Isto se destaca de maneira especial e doce, quando é "Deus

conosco" em nossas aflições. Não há dor que rasgue o coração, e me

atreveria a acrescentar que nenhum mal que afete o corpo, nos quais Jesus não tenha estado conosco em tudo. Sentes as aflições da

pobreza? Ele "não tinha onde recostar a cabeça." Estás triste pelas aflições do luto? Jesus "chorou" junto à tumba de Lázaro. Foste

caluniado por causa da justiça, e a calúnia tem atormentado eu espírito? Ele disse: "Afrontas me quebrantaram o coração." Foste traído? Não esqueças que Ele também teve seu amigo íntimo que o vendeu pelo

preço de um escravo. Em quais mares de tormenta foste sacudido que não tenham rugido ao redor de Seu barco? Não haverá nenhum vale

estreito de adversidade tão negro, tão profundo, sem possibilidade aparente de poder ser atravessado, que não descubras as pegadas do Crucificado ao olhares com atenção. Nos fogos e nos rios, na noite fria e

sob o sol ardente, Ele clama: "Estou contigo. Não desmaies, pois Eu sou teu companheiro como teu Deus."

É misteriosamente certo que quando vocês e eu nos aproximemos da cena final, da cena que fecha, descobriremos que Emanuel esteve aí. Ele sentiu as dores e angústias da morte, e suportou o suor sangrento da agonia e a sede agonizante da febre. Ele conheceu a separação entre

o espírito torturado e a carne lânguida, e clamou, como nós o faremos: "Pai em tuas mãos entrego meu espírito." Ai, e Ele conheceu a tumba,

pois dormiu ali, e deixou o sepulcro perfumado e acondicionado para que se convertesse em um leito de descanso, e não um recinto de corrupção. Essa nova tumba no jardim, Deus faz conosco até que a

ressurreição nos chame para que nos levantemos de nossas camas de

Page 62: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

62 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

barro, para encontrá-lo Deus conosco em novidade de vida. Seremos

levantados em Sua semelhança, e o primeiro que nossos olhos verão será o Deus encarnado. "Porque eu sei que meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra; E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus." "Deus conosco." Eu em

minha carne O verei como o homem, o Deus. E assim, por toda a eternidade Ele manterá a mais íntima associação conosco. Enquanto os anos passam, Ele será "Deus conosco." Ele não disse, "Porque eu vivo,

vós também vivereis"? Tanto Sua vida humana como Sua vida divina permanecerão para sempre, e o mesmo durará nossa vida. Ele habitará

entre nós e nos conduzirá a fontes de águas vivas, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

Agora, meus irmãos, se vocês repassam estes pensamentos, encontrarão boa provisão de alimento; de fato, temos uma festa sob

esse único cabeçalho. Deus em Cristo é conosco com a maior proximidade possível.

Mas, em segundo lugar, Deus em Cristo é conosco na reconciliação mais plena. Isto, certamente, é verdade, se o anterior é verdade. Houve

um tempo em que estivemos afastados de Deus; estávamos sem Deus, estando em inimizade com Ele por nossas obras ímpias, e Deus também estava distante de nós em razão da natural retidão de caráter que lança

a iniquidade para longe d‘Ele. Ele tem os mais puros olhos que não podem contemplar a iniquidade, nem o mal pode morar com Ele. Essa

estrita justiça que governa o mundo exige que Ele esconda Seu rosto de uma geração pecadora. Um Deus que olha com complacência para os homens culpados, não é o Deus da Bíblia, pois em uma multidão de

lugares Ele é manifestado como ardendo de indignação contra os ímpios. "Porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma." Mas

agora, o pecado que nos separava de Deus foi eliminado pelo bendito sacrifício de Cristo sobre o madeiro, e a justiça, cuja ausência criou um golfo entre o homem injusto e o justo Deus, essa justiça foi encontrada,

pois Jesus trouxe justiça eterna. Portanto agora, em Jesus, Deus é conosco, reconciliado conosco, e o pecado que motivou Sua ira, foi eliminado para sempre de Seu povo.

Há alguns que objetam este ponto de vista do caso, e eu, ao

menos, não cederei nem um jota diante de suas objeções. Não me surpreende que se oponham a certos enunciados néscios, que eu tampouco gosto mais que eles; mas, contudo, se eles se opõem a que a

expiação recompense a justiça injuriada, suas objeções não terão força para mim. É muito certo que Deus é sempre amor, mas Sua severa

justiça não se opõe a isso. É também muito certo que para Seu povo Ele sempre foi, no sentido mais elevado, amor, e a expiação é o resultado e não a causa do amor divino; contudo, ainda visto em Seu caráter reto,

como um juiz e legislador, Deus está "irado contra o ímpio todos os dias," e sem o sacrifício reconciliador de Cristo, Seu próprio povo era

"por natureza filhos da ira, como os demais." Há ira no coração de Deus,

Page 63: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

63 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

como justo juiz, contra aqueles que quebraram sua santa lei, e a

reconciliação tem uma relação sobre a posição do juiz de toda a terra bem como sobre o homem. Eu pelo menos não cessarei de dizer:

"Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas." Deus pode agora estar com o homem, e abraçar os pecadores como Seus filhos, o que não poderia ter feito

com justiça se Jesus não houvesse morrido. Neste sentido, e somente neste sentido, o Dr. Watts escreveu

certamente alguns de seus hinos que foram sido condenados brutalmente. Me atrevo a citar dois versos, e recomendá-los, porque

expressam uma grande verdade se o Senhor é visto como um juiz, e é representado como a consciência do homem que nasceu novamente corretamente a percebe. Nosso poeta diz sobre o trono de Deus:

"Foi uma vez a sede da terrível ira,

E lançava chamas devoradoras; Nosso Deus apareceu, fogo consumidor, E vingança era Seu nome.

Ricas foram as gotas do sangue de Jesus, Que acalmaram Sua face irada, Que regavam o trono ardente,

E converteram a ira em graça."

De tal maneira que agora Jeová não é Deus contra nós, mas sim "Deus conosco," e Ele "nos reconciliou consigo mesmo pela morte de Seu Filho."

Um terceiro significado do texto "Deus conosco" é este, Deus em

Cristo é conosco em bendita comunicação. Ou seja, agora Ele se aproximou tanto a nós que entrou em intercâmbio conosco, e isto é

levado a cabo em parte por meio de uma conversa sagrada. Agora Ele nos fala e fala em nós. Ele nos falou nestes últimos dias por Seu Filho e pelo Espírito Divino com a suave e delicada voz da advertência, da

consolação, da instrução, e da direção. Por acaso não estão conscientes disto? Desde que suas almas conheceram a Cristo, por acaso também

não desfrutaram de uma relação com o Altíssimo? Agora, como Enoque, vocês "caminham com Deus," e, como Abraão, falam com Ele como um homem fala com seu amigo. O que são suas orações e louvores senão a

forma de comunicação que permite sua aproximação com o Altíssimo? E Ele lhes responde quando Seu Espírito sela a promessa ou aplica o

preceito, quando com luz fresca lhes instrui na doutrina ou lhes concede uma confiança maior enquanto a boas coisas futuras. Oh, sim, Deus está conosco agora, de tal forma que quando Ele clama: "Buscai minha face," nosso coração Lhe responde: "Tua face buscarei, oh Senhor."

Estas reuniões aos domingos, que significado tem para muitos de

nós senão que "Deus é conosco"? Essa mesa da comunhão, que outro

Page 64: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

64 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

significado tem senão "Deus conosco"? Oh, quão frequentemente quando

partimos o pão e servimos o vinho em memória de Sua morte expiatória, podemos desfrutar de Sua presença real, não em um sentido

supersticioso, mas em um sentido espiritual, e temos visto que o Senhor Jesus é "Deus conosco." Sim, em cada santa ordenança, em

cada ato sagrado de adoração, agora vemos que há uma porta aberta no céu e um novo e vivo caminho pelo qual chegamos ao trono da graça. Por acaso não é esta uma alegria maior do que todas as riquezas da

terra poderiam comprar? E não é somente em comunicação que o Senhor é conosco, mas

que Deus está conosco agora por atos poderosos bem como por meio de palavras. "Deus conosco," é a inscrição em nosso estandarte real, que

enche de terror o coração do inimigo e alegra os exércitos sacramentais dos escolhidos de Deus. Por acaso não é este nosso grito de guerra: "O

Senhor dos Exércitos está conosco. O Deus de Jacó é o nosso refúgio."? Enquanto a nossos inimigos internos, Deus está conosco para dominar

nossas corrupções e debilidades; e sobre os adversários externos da verdade, Deus está com Sua igreja, e Cristo prometeu que estará sempre com ela "até o fim do mundo." Não somente contamos com a

palavra e as promessas de Deus, mas temos visto Seus atos de graça a nosso favor, tanto em Sua providência como na obra de Seu bendito

Espírito. "Jeová desnudou seu santo braço diante dos olhos de todas as nações." "Conhecido é Deus em Judá; grande é o seu nome em Israel. E em Salém está o seu tabernáculo, e a sua morada em Sião. Ali quebrou as flechas do arco; o escudo, a espada e a guerra”.

"Deus conosco:" oh, meus irmãos, isto faz com que nosso coração dê saltos de alegria, nos enche de valor indomável. Como podemos estar intimidados quando o Senhor dos Exércitos está do nosso lado?

Não se trata tampouco que Deus esteja conosco simplesmente em

atos de poder a nosso favor, mas em emanações de Sua própria vida em nossa natureza pelas quais somos primeiro nascidos de novo, e logo sustentados na vida espiritual. Isto é ainda mais maravilhoso. Pelo

Espírito Santo, a divina semente que "Vive e permanece para sempre" é semeada em nossas almas, e dia após dia somos fortalecidos com poder

por Seu Espírito no homem interior. E isto não é tudo, pois como obra prima da graça, o Senhor, por

Seu Espírito, mora em Seu povo. Deus não encarna em nós como o fez em Jesus Cristo, mas depois da encarnação segue em importância a

habitação do Espírito Santo nos crentes. Agora é "Deus conosco" certamente, porque Deus habita em nós. "Ou ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo?" "Como Deus disse: habitarei e andarei entre eles, e serei seu Deus, e eles serão meu povo." Oh, as alturas e as

profundidades então compreendidas nessas poucas palavras, "Deus conosco‖.

Page 65: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

65 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Deveria dizer-lhes muitas coisas mais, mas o tempo me força a

condensá-las brevemente. O Senhor se converte em "Deus conosco" pela restauração de Sua imagem em nós. "Deus conosco" se viu em Adão

quando era perfeitamente puro, mas Adão morreu quando pecou, e Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. Agora nós, ao recebermos

outra vez nova vida e sermos reconciliados com Deus em Cristo Jesus, recebemos também a imagem restaurada de Deus, e somos renovados em conhecimento e verdadeira santidade. "Deus conosco" significa

santificação, a imagem de Jesus Cristo impressa em todos Seus irmãos.

Terminamos este ponto recordando que Deus é conosco na mais

profunda identificação. Irmãos, vocês se encontram em aflição? Deus,

em Cristo, é compassivo com sua dor. Irmãos, vocês têm um objetivo grandioso? Eu sei qual é: é a glória de Deus; nisso se identificam com

Deus, e Deus com vocês. Permitam-me perguntar-lhes: qual é sua maior alegria? Não aprenderam a regozijar-se no Senhor? Não se alegram em Deus por Jesus Cristo? Então Deus se alegra também em

vocês. Ele descansa em seu amor, e se regozija em vocês com cânticos, de tal maneira que Deus é conosco em um sentido muito maravilhoso,

entanto que por meio de Jesus Cristo, nossas metas e desejos são semelhantes aos de Deus. Desejamos o mesmo, nos esforçamos pelo mesmo objetivo, e regozijamos nos mesmos objetos de deleite. Quando o

Senhor diz: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo," nosso coração responde: "Ai, e nós também temos prazer n’Ele." O agrado do

Pai é o agrado de Seus próprios filhos escolhidos, pois nós também nos alegramos em Cristo; nossa própria alma se alvoroça ao som de Seu nome.

III. Devo deixar este deleitoso tema para comentar duas ou três

coisas sobre NOSSA PESSOAL APROPRIAÇÃO da verdade diante de nós.

"Deus conosco." Então, se Jesus Cristo é "Deus conosco," vamos a Deus sem perguntar nem duvidar. Quem quer que você seja, não

necessita nenhum sacerdote nem intercessor para que o apresentem a Deus pois Deus mesmo se apresentou a você. Vocês são crianças? Então venham a Deus no menino Jesus, que dormiu na manjedoura de

Belém. Oh, vocês senhores de cabelos grisalhos, não necessitam ficar atrás, mas como Simeão, venham e O tomem em seus braços, e digam:

"Agora, Senhor, despedes a teu servo em paz, conforme a tua palavra; porque meus olhos viram a tua salvação‖.

Deus envia um embaixador que não inspira nenhum medo: o

arauto do céu se aproxima a nós sem elmo nem armadura, nem levando

lança, mas apenas uma bandeira branca é sustentada pela mão de um menino, na mão do Escolhido do povo, na mão de um que morreu, na mão de um que ainda que esteja sentado na glória, mostra ainda a

marca dos cravos.

Page 66: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

66 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

Oh, homem, Deus vem a ti como um semelhante a ti. Não tenhas medo de aproximar-te do manso Jesus. Não te imagines que necessitas

estar preparado para uma audiência com ele, ou que necessitas a intercessão de um santo, ou a intervenção de um sacerdote ou de um ministro. Qualquer pessoa poderia ter se aproximado do bebê em

Belém. O boi de longos chifres, deve ter comido o feno sobre o qual Ele dormia, e não temeu. Jesus é o amigo de cada um de nós, independentemente de quão pecadores e indignos sejamos. Vocês, os

pobres, não devem temer vir, pois, vejam, Ele nasceu em um estábulo, e teve por berço um presépio. Não podem encontrar pior moradia que

essa, e vocês não são mais pobres que Ele. Venham e deem as boas vindas ao Príncipe dos pobres, ao Salvador dos camponeses. Não fiquem atrás, por medo de não serem dignos; os pastores vieram a Ele com todo

e seu desalinho. Não leio que eles tenham se demorado para vestir suas melhores roupas, mas que com as roupas com que se cobriam nessa

fria noite, se apressaram, tal como estavam, para ir à presença do bebê. Deus não olha as roupas, mas os corações, e aceita aos homens quando vêm a Ele com espíritos dispostos, independentemente de que sejam

ricos ou pobres. Venham, então; venham e sejam bem-vindos, pois Deus certamente é "Deus conosco".

Oh, mas que não haja demora nisto. Quando meditava nisto

ontem, em verdade me pareceu que qualquer que dissesse: "não virei a

Deus," depois que Deus veio ao homem em uma forma assim, seria um ato imperdoável de traição. Talvez, não conhecias o amor de Deus quando pecavas como o fazias; talvez, ainda que perseguias Seus

santos, o fazias ignorantemente na incredulidade; mas, eis aqui que Deus te estende o ramo de oliveira da paz, a estende em uma forma

maravilhosa, pois Ele mesmo vem aqui para nascer de uma mulher, para poder reunir-se contigo que nasceste de uma mulher também, e salvar-te de teu pecado. Por acaso não prestarás atenção agora que fala

por meio de Seu Filho? Posso entender que peças para não ouvir mais Suas palavras quando Ele fala com o som da trombeta, tornando-se

excessivamente forte e prolongado, desde as flamejantes chamas do Sinai; não me surpreende que tenhas medo de aproximar-te quando a terra treme e cambaleia diante de Sua tremenda presença; mas agora

Ele se restringe a Si mesmo e põe um véu no esplendor de Seu rosto, e vem a ti como um menino de fachada humilde, como o filho de um carpinteiro. Oh, se Ele vem desta maneira, tu voltarás tuas costas a

Ele? Por acaso podes menosprezá-lo? Que melhor embaixador você pode desejar? Esta embaixada de paz é enviada de maneira tão terna, tão

bondosa, tão amável, tão comovedora, que seguramente não poderá ter o coração de resisti-la. Não, não te vá, que teus ouvidos não rejeitem a linguagem de Sua graça, mas diga: "se Deus é conosco, nós seremos com Ele." Diga, pecador, diga: "Me levantarei e irei até o meu pai, e lhe direi: Pai pequei contra ti."

Page 67: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

67 W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R

E quanto a ti que perdeste toda a esperança, tu que te consideras

tão degradado e caído que não pode haver futuro para ti: ainda há esperança para ti, pois és um homem, e o seguinte depois de Deus é o

homem. O que é Deus é também homem, e há algo sobre esse fato que deve conduzir-te a dizer: "sim, talvez ainda possa descobrir irmandade com o Filho do homem que é o Filho de Deus, eu, inclusive eu, posso

ser levantado para estar entre os príncipes, os príncipes de Seu povo, em virtude de minha humanidade regenerada que me leva a uma relação com a humanidade de Cristo, e desta maneira a uma relação

com a Deidade." Não te desprezes a ti mesmo, oh homem, és algo demasiado esperançoso, depois de tudo, para servir de alimento para o

verme que nunca morrerá, e alimentar o fogo que nunca se apagará. Volta-te a teu Deus com pleno propósito de coração, e descobrirás que te espera um grandioso destino.

E agora, meus irmãos, para vocês a última palavra é: sejamos com

Deus posto que Deus é conosco. Lhes dou como lema para o ano que começa, "Emanuel, Deus conosco." Vocês, os santos redimidos pelo

sangue, tem direito a tudo isto no mais pleno sentido, bebam disso e encham-se de valor. Não digam: "não podemos fazer nada." Quem são vocês que não podem fazer nada? Deus é com vocês. Não digam: "a

igreja é fraca e atravessa tempos maus," não, "Deus é conosco." Necessitamos do valor daqueles antigos soldados que estavam dispostos

a considerar as dificuldades unicamente como pedra para afiar suas espadas. Eu gosto do comentário de Alexandre o Grande quando lhe disseram que havia muitos milhares, talvez, muitos milhões de persas.

"Muito bem," respondeu, "há boa colheita quando a safra é abundante. Um açougueiro não teme mil ovelhas." Também gosto do comentário do

velho Gascon, que respondeu quando lhe perguntaram: "Podem tu e tuas tropas entrarem nessa fortaleza? É inexpugnável." "O sol pode entrar nela?" perguntou. "Sim." "Bem, nós podemos entrar onde o sol

possa ir." Diante do mandamento de Deus, o cristão pode fazer o possível e o impossível, pois Deus é conosco. Por acaso não creem que

as palavras, "Deus conosco," eliminam da existência a impossibilidade? Os corações que de nenhuma outra maneira pudessem ser quebrantados, serão quebrantados se Deus é conosco. Erros que não

poderiam ser refutados de nenhuma outra maneira, podem ser eliminados por "Deus conosco." As coisas impossíveis aos homens, são

possíveis a Deus. John Wesley morreu com isso em sua língua, e vivamos com isto em nossos corações: "o melhor de tudo é Deus conosco." Bendito Filho de Deus, te damos graças porque Tu nos deste essa palavra. Amém.

Page 68: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

ORE PARA QUE O ESPIRITO SANTO USE ESSE SERMÃO PARA

TRAZER UM CONHECIMENTO SALFÍVICO DE JESUS CRISTO E PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA

FONTE: Traduzido de http://www.spurgeon.com.mx

Todo direito de tradução protegido por lei internacional de domínio público e com autorização de Allan Roman.

Tradutores:

Armando Marcos Pinto Rosangela Silva Cibele Cardoso

Revisores: Armando Marcos Pinto

Marcus Paolo Diel Rios

Capa: Victor Silva

Projeto Spurgeon - Proclamando a Cristo crucificado.

Projeto de tradução de sermões, devocionais e livros do pregador batista reformado Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) para glória de Deus

em Cristo Jesus, pelo poder do Espírito Santo, para edificação da Igreja e salvação e conversão de incrédulos de seus pecados. Acesse em: www.projetospurgeon.com.br

Você tem permissão de livre uso desse material, e é incentivado a distribuí-lo, desde que sem alteração do conteúdo, em parte ou em todo, em qualquer formato: em blogs e sites, ou distribuidores, pede-se somente que cite o site “Projeto Spurgeon” como fonte, bem como o link do site www.projetospurgeon.com.br. Caso você tenha encontrado esse arquivo em sites de downloads de livros, não se preocupe se é legal ou ilegal, nosso material é para livre uso para divulgação de Cristo e do Evangelho, por qualquer meio adquirido, exceto por venda. É vedada a venda desse material

Page 69: Deus Conosco - Volume 2 · 2015-05-06 · qualquer momento a pata de seu cavalo pode resvalar e se precipitar ao abismo; ... e busca essa preciosa pérola que em um tempo depreciava?

W W W . P R O J E T O S P U R G E O N . C O M . B R