dengue - condvvv.com.br · ocorre por picada através do mosquito aedes aegypti infectado. só a...

1
A dengue é uma doença febril causada por vírus. Há 4 tipos de vírus da dengue. O contágio ocorre por picada através do mosquito Aedes Aegypti infectado. Só a fêmea pica o ser humano, pois ela necessita do sangue humano para maturar os ovos em seu abdômen. Ela coloca seus ovos em locais secos mas próximos a águas paradas. Ao contato com água, os ovos se desenvolvem surgindo o inseto adulto em poucos dias. DENGUE TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS Sintomas clássicos da dengue: febre alta, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, cansaço, dores no corpo e articulações, tontura, náuseas e vômitos, podendo também surgir manchas vermelhas na pele. Epidemia no Estado de São Paulo De acordo com a OMS, a incidência de uma doença é chamada epidemia quando ela atinge mais de 300 casos por 100 mil habitantes. São Paulo (estado) está apresentando mais de 400 casos. O mosquito prolifera em áreas ur- banas, próximos aos seres huma- nos e até mesmo em suas casas, pois só o sangue humano permite à fêmea a maturação de seus ovos. Características do Aedes Aegypti em fase adulta Como combater o Aedes Aegypti? Seus ovos parecem pequeninos grãos de arroz de cor preta e necessitam de água para transfor- mar-se em larvas, depois popes e finalmente mosquito adulto. Eles podem sobreviver até um ano em estado latente, à espera de contato com a água nesse período. Machos e fêmeas alimentam-se do néctar das plantas. São mais ativos durante o dia, e voam num raio de até 500m próximos a seus criadouros. As larvas se desenvolvem em criadouros como vasos de plantas, pneus e carros abandonados que coletam água da chuva, piscinas não cloradas adequadamente, ralos e calhas com águas paradas, lixo mal acondicionado, etc. “IGNORÂNCIA DO ASSUNTO, ÁGUA E CALOR SÃO OS MAIORES AMIGOS DO VÍRUS DA DENGUE” O combate se faz a partir do conhecimento dos hábitos do mosquito e dos meios disponíveis para sua eliminação. Nebulizações com gases apropriados liquidam os insetos adultos, podendo-se no uso caseiro utilizar produtos próprios para voadores para essa finalidade. Para interromper o processo de multiplicação na fase de ovos e larvas é preciso remover a água parada de recipientes e lavar com água e sabão. Não sendo possível drenagem (como em caixas d’água) deve-se fazer a sua cloração na proporção adequada e vedação total. Volume de água a tratar 20 Litros 50 litros 100 litros 200 litros 400 litros 1000 litros Quantidade de cloro 0,25 copo 0,5 copo 1 copo 2 copos 4 copos 2,5 litros a colocar (Cloro 10%) (50 ml) (125 ml) ( 250 ml) (500 ml) (1 litro) de cloro Resumo do Curso de Capacitação de Combate à Dengue, realizado pela SPVM e pela Supervisão de Vigilância Sanitária de Jabaquara e Vila Mariana, em 28/4/15 - [email protected] - Fone:. 5084-5372 Conselheiro Participativo Cavalcanti - CPM-VM

Upload: dokhanh

Post on 10-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DENGUE - condvvv.com.br · ocorre por picada através do mosquito Aedes Aegypti infectado. Só a fêmea pica o ser humano, pois ela necessita do sangue humano para maturar os ovos

A dengue é uma doença febril causada por vírus. Há 4 tipos de vírus da dengue. O contágio ocorre por picada através do mosquito Aedes Aegypti infectado.

Só a fêmea pica o ser humano, pois ela necessita do sangue humano para maturar os ovos em seu abdômen. Ela coloca seus ovos em locais secos mas próximos a águas paradas. Ao contato com água, os ovos se desenvolvem surgindo o inseto adulto em poucos dias.

DENGUETODOS SOMOS RESPONSÁVEIS

Sintomas clássicos da dengue:febre alta, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, cansaço, dores no corpo e articulações, tontura, náuseas e vômitos, podendo também surgir manchas vermelhas na pele.

Epidemia no Estado de São PauloDe acordo com a OMS, a incidência de uma doença é chamada epidemia quando ela atinge mais de 300 casos por 100 mil habitantes. São Paulo (estado) está apresentando mais de 400 casos.

O mosquito prolifera em áreas ur-banas, próximos aos seres huma-nos e até mesmo em suas casas, pois só o sangue humano permite à fêmea a maturação de seus ovos.

Características do Aedes Aegypti em fase adulta

Como combater o Aedes Aegypti?

Seus ovos parecem pequeninos grãos de arroz de cor preta e necessitam de água para transfor-mar-se em larvas, depois popes e finalmente mosquito adulto.

Eles podem sobreviver até um ano em estado latente, à espera de contato com a água nesse período.

Machos e fêmeas alimentam-se do néctar das plantas. São mais ativos durante o dia, e voam num raio de até 500m próximos a seus criadouros. As larvas se desenvolvem em criadouros como vasos de plantas, pneus e carros abandonados que coletam água da chuva, piscinas não cloradas adequadamente, ralos e calhas com águas paradas, lixo mal acondicionado, etc.

“IGNORÂNCIA DO ASSUNTO, ÁGUA E CALOR SÃO OS MAIORES AMIGOS DO VÍRUS DA DENGUE”

O combate se faz a partir do conhecimento dos hábitos do mosquito e dos meios disponíveis para sua eliminação. Nebulizações com gases apropriados liquidam os insetos adultos, podendo-se no uso caseiro utilizar produtos próprios para voadores para essa finalidade. Para interromper o processo de multiplicação na fase de ovos e larvas é preciso remover a água parada de recipientes e lavar com água e sabão. Não sendo possível drenagem (como em caixas d’água) deve-se fazer a sua cloração na proporção adequada e vedação total.

Volume de água a tratar 20 Litros 50 litros 100 litros 200 litros 400 litros 1000 litrosQuantidade de cloro 0,25 copo 0,5 copo 1 copo 2 copos 4 copos 2,5 litrosa colocar (Cloro 10%) (50 ml) (125 ml) ( 250 ml) (500 ml) (1 litro) de cloro

Resumo do Curso de Capacitação de Combate à Dengue, realizado pela SPVM e pela Supervisão de Vigilância Sanitária de Jabaquara e Vila Mariana, em 28/4/15 - [email protected] - Fone:. 5084-5372

Conselheiro Participativo Cavalcanti - CPM-VM