definições acerca de ativ. fis. e saude

6
Definições relacionadas a atividade física, saúde e esporte APTIDÃO FÍSICA “Aptidão física significa, de uma forma geral, a capacidade e o estado de rendimento do ser humano, assim como a disposição atual para uma determinada área de atuação.” (WEINECK, 2003, p.19) “Levando-se em consideração os aspectos biológico-esportivo, a aptidão física relacionada à saúde e ao esporte pode ser entendida como a condição de uma capacidade de rendimento psicofísica acima da média.” (WEINECK, 2003, p.19) “Também chamada aptidão motora. Nos esportes e na educação física a dimensão da aptidão física ou motora tem significado especial. Dependendo da situação e dos valores (como saúde, rendimento, bem- estar, jovialidade, beleza etc.) e de vários contextos (ocupação, lazer) diferentes conceitos foram desenvolvidos. Todos esses conceitos são baseados nos princípios gerais da capacidade de rendimento físico ou da performance motora, mas eles diferem entre si na ênfase dos fatores que determinam o rendimento (resistência, força etc.)”. (BARBANTI,2003, p.45) “Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO, 1978), aptidão física deve ser entendida como “a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória”. Dentro dessa concepção, estar apto fisicamente significa o indivíduo apresentar condições que lhe permitam bom desempenho motor quando submetido a situações que envolvam esforços físicos.” (GUEDES & GUEDES, 1995, p.15) SAÚDE “Como as seguintes abordagens deixam claro, não existe nenhuma definição geral válida do termo saúde: Saúde como ideal (Organização Mundial da Saúde): 'um estado de amplo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e fraquezas'. Saúde como antônimo de doenças (definição 'clássica' de saúde) apresenta o problema de que as transições entre saúde e doença não são precisas e bem definidas. Saúde como valores apresentados em uma escala, os quais

Upload: renata-rodrigues

Post on 15-Jan-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Conceito de atividade física e saúde.

TRANSCRIPT

Page 1: Definições acerca de ativ. fis. e saude

Definições relacionadas a atividade física, saúde e esporte

APTIDÃO FÍSICA

“Aptidão física significa, de uma forma geral, a capacidade e o estado de rendimento do ser humano, assim como a disposição atual para uma determinada área de atuação.” (WEINECK, 2003, p.19)

“Levando-se em consideração os aspectos biológico-esportivo, a aptidão física relacionada à saúde e ao esporte pode ser entendida como a condição de uma capacidade de rendimento psicofísica acima da média.” (WEINECK, 2003, p.19)

“Também chamada aptidão motora. Nos esportes e na educação física a dimensão da aptidão física ou motora tem significado especial. Dependendo da situação e dos valores (como saúde, rendimento, bem-estar, jovialidade, beleza etc.) e de vários contextos (ocupação, lazer) diferentes conceitos foram desenvolvidos. Todos esses conceitos são baseados nos princípios gerais da capacidade de rendimento físico ou da performance motora, mas eles diferem entre si na ênfase dos fatores que determinam o rendimento (resistência, força etc.)”. (BARBANTI,2003, p.45)

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO, 1978), aptidão física deve ser entendida como “a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória”. Dentro dessa concepção, estar apto fisicamente significa o indivíduo apresentar condições que lhe permitam bom desempenho motor quando submetido a situações que envolvam esforços físicos.” (GUEDES & GUEDES, 1995, p.15)

SAÚDE

“Como as seguintes abordagens deixam claro, não existe nenhuma definição geral válida do termo saúde:

Saúde como ideal (Organização Mundial da Saúde): 'um estado de amplo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e fraquezas'.

Saúde como antônimo de doenças (definição 'clássica' de saúde) apresenta o problema de que as transições entre saúde e doença não são precisas e bem definidas.

Saúde como valores apresentados em uma escala, os quais representam uma capacidade funcional boa ou ruim do sistema orgânico e podem ser registrados em diferentes testes.

Saúde como 'estado normal', que pode ser verificado através de métodos estatísticos.

Saúde não é tudo, mas tudo não é nada sem saúde (Schopenhauer).

Paralelamente a essas definições estáticas de saúde existe também um número variado de definições que descrevem a saúde como um estado dinâmico. Esse estado não pode ser entendido pura e simplesmente como uma propriedade estável para toda a vida, mas ele está sujeito a mudanças rápidas

Page 2: Definições acerca de ativ. fis. e saude

e é fortemente influenciado pelas próprias ações. Saúde é um estado provisório, que não promete nada de bom (Bamm). Saúde não é nenhuma propriedade, mas sim uma atividade psicofísica

constante (Reindell/Rosskamm). Saúde é um rendimento psicofísico individual na realidade da vida

(Francke). Saúde não é nada que possa ser comprado com uma receita médica de

forma passiva em uma farmácia, mas sim algo que tem que ser adquirido e mantido de forma ativa (Rost).” p.20-21

“É uma condição de bem-estar que influencia extensivamente o comportamento. Há muitas definições de saúde, que vão desde a antiga “ausência de doenças” à mais atual proposta pela Organização Mundial da Saúde: “é o estado ideal de completo bem-estar físico, psicológico e social””. (BARBANTI, 2003,p. 528)

“Esse problema surge em razão de a saúde não ser algo apreensão empírica, ou um fenômeno objetivo e diretamente observável. Ao contrário, saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social (WHO, 1978). Dentro dessa concepção, não basta apenas não estar doente para se ter saúde: é preciso apresentar evidências ou atitudes que afastem ao máximo os fatores de risco que possam provocar as doenças.” (GUEDES & GUEDES, 1995, p. 10)

ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE

“Assim, neste verbete, o esporte é entendido, num sentido restrito, como uma prática motora/corporal: a)orientada a comparar um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos; b) regida por um conjunto de regras que procuram dar aos adversários iguais condições de oportunidade para vencer a contenda e, dessa forma, manter a incerteza do resultado, e c) com essas regras institucionalizadas por organizações que assumem (exigem) a responsabilidade de definir e homogeneizar as normas de disputa e promover o desenvolvimento da modalidade, com o intuito de comparar o desempenho entre diferentes atores esportivos (por exemplo, a nível mundial).” (GONZÁLES & FENSTERSEIFER, 2005, p.170)

“O termo refere-se à totalidade de movimentos executados no contexto do esporte, da aptidão física, da recreação, da brincadeira, do jogo e do exercício. Num sentido mais restrito é todo movimento corporal, produzido por músculos esqueléticos, que provoca um gasto de energia.” (BARBANTI, 2003, p.53)

“A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto de energético maior do que os níveis de repouso (CASPERSEN et alii, 1985). Assim, a quantidade de energia necessária à realização de determinado movimento corporal deverá traduzir o nível de prática da atividade física exigido por esse mesmo movimento.” (GUEDES & GUEDES, 1995, p.11)

“Atividade Física e esporte não podem ser na realidade separados, pois o

Page 3: Definições acerca de ativ. fis. e saude

esporte é uma atividade física caracterizada por uma modalidade esportiva específica e assim por uma variedade infinita de formas. Todo tipo de esporte tem o seu repertório típico de movimentos e seu perfil característico de exigências e, com isso, o seu efeito especial. O termo atividade física é portanto ' a forma básica do movimentar-se', como por exemplo no âmbito das atividades diárias. O esporte em contrapartida seria uma forma mais especial de 'movimentar-se'.” (WEINECK 2003,p. 22)

ESPORTE

“ O esporte sendo uma atividade corporal competitiva apresenta algumas características

básicas como a competição, rendimento físico-técnico, record, racionalização e

cientifização do treinamento. (BRACHT, 2005. p.14) “

“Princípios básicos do esporte

Princípio da sobrepujança : idéia de que qualquer um, qualquer equipe, tem

possibilidade de vencer em confrontos esportivos. Busca-se a vitória – o sobrepujar o

adversário.

Princípio das comparações objetivas: chances iguais para todos nas disputas

esportivas. Padronização dos espaços, dos locais de disputa e o desenvolvimento de

normas e regras universais para os esportes etc. Condiciona-se a prática esportiva

nesses locais, condicionando-se, também, as atividades do movimento, a um

automatismo, a repetições mecânicas.

Tendência de selecionamento: selecionam-se os alunos pelas suas

habilidades/inabilidades esportivas, utilizando-se também critérios de idade, sexo e

biotipo físico.

Tendência da especialização : para se obter uma boa técnica esportiva e um alto grau

de rendimento, reduz-se ao máximo o repertório de ofertas em relação às modalidades

esportivas.

Tendência da instrumentalização: diz respeito aos acréscimos na performance, às

regras a aos métodos que levam ao sucesso esportivo ou melhor rendimento.”

(ASSIS, 2005 p.19 apud KUNZ(1989))”

“Uma definição precisa de esporte é impossível devido à grande variedade de significados. Quase tudo que é entendido sob o termo esporte é menos

Page 4: Definições acerca de ativ. fis. e saude

determinado por análises científicas em seus domínios do que pelo uso diário e pelo desenvolvimento histórico e transmitido pelas estruturas sociais, econômicas, políticas e judiciais. Para os sociólogos do esporte uma definição bastante aceita diz: “É uma atividade competitiva, institucionalizada,que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos.” O objetivo no esporte é comparar rendimentos. O critério para comparações do que se realiza necessita da padronização do equipamento e das instalações, assim como da existência de um procedimento quantitativo de comparação. Dentro do escopo da Ciência do Esporte, o esporte é estudado sob vários ângulos, entre eles o da agressão. Pesquisas indicam que há muitos modelos explicativos para as situações específicas do esporte, onde o comportamento agressivo não é apenas típico dos esportistas, mas dos espectadores também. Além da agressão, a motivação também é considerada como relacionada fortemente com o esporte. O esporte pode ser relacionado em vários contextos: 1 – a diferentes grupos de participantes (universitários, homens, mulheres, estudantes etc.), 2 – a diferentes tipos de esportes (individual, dual, de equipe etc.), 3 – aos vários níveis de competição (local, regional, nacional, internacional).” (BARBANTI, 2003, p.229

“'O esporte não existe' – e isso é de grande importância para a compreensão dos efeitos da atividade esportiva.” (WEINECK, 2003, p. 22)

“Em razão da grande variedade de significados, uma definição consensual mais precisado termo “esporte” tem apresentado uma série de dificuldades. Todavia, mais recentemente, um conceito bastante aceito na área de promoção da saúde coloca o esporte como um sistema ordenado de práticas corporais de relativa complexidade que envolve atividades de competição institucionalmente regulamentada, que se fundamenta na superação de competidores ou de marcas/resultados estabelecidos pelo próprio esportista (GENERALITAT DE CATALUNYA, 1991)”. (GUEDES & GUEDES, 1995, p.15)

EXERCÍCIO FÍSICO

“Seqüência planejada de movimentos repetidos sistematicamente com o objetivo de elevar o rendimento. O exercício físico constitui uma exigência básica para o desenvolvimento adequado do corpo. A falta dele tende a produzir uma flacidez dos músculos, o acúmulo excessivo de gorduras, a eliminação insulficiente dos produtos de excressão do organismo e ainda lentidão do processo digestivo, podendo levar às chamadas doenças hipocinéticas. Os exercícios físicos que são apropriados para o desenvolvimento de certos aspectos da condição física são descritos por termos como exercícios de resistência, exercícios de força, exercícios de velocidade, exercícios de flexibilidade etc.” (BARBANTI, 2003, p.249)

“Mesmo apresentando alguns elementos e comum, a expressão exercício físico não deve ser utilizada com conotação identica a atividade física. É fato que tanto o exercício físico como a atividade física implicam a realização de movimentos corporais produzidos pelos músculos esqueléticos que levam a um gasto energético e, desde que a intensidade, a duração e a freqüencia dos

Page 5: Definições acerca de ativ. fis. e saude

movimentos algum progresso, ambos demonstram igualmente relação positiva com os índices de aptidão física. No entanto, exercício físico não é sinônimo de atividade física: o exercício é considerado uma subcategoria da atividade física.

Por definição, exercício físico é toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física (CASPERSEN et alii, 1985). Diante dessa perspectiva, o exercício físico deverá apresentar conceito mais restritivo do que atividade física” (GUEDES & GUEDES, 1995, p.12-13)

Referências Bibliográficas

BRACHT, V. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução 3 ed., Ijuí, RS – Unijuí, 2005

BARBANTI, Valdir J. “Dicionário de educação física e esporte.” - 2 ed. - Barueri, SP : Manole, 2003

GUEDES, Dartagnam P. & GUEDES, Joana E. R. P. “Exercício Físico na Promoção da Saúde”, Londrina: Midiograf, 1995

GONZÁLES, J. & FENSTERSEIFER, P.E. org. Dicionário Crítico de Educação Física Ijuí, RS : ed. Ijuí, 2005 (coleção Educação Física)

KUNZ, E. ... WEINECK, Jürgen “Atividade Física e Esporte: para quê?” - trad. Daniela Coelho

Zazá, Fabiano Amorin e Mauro Heleno Chagas – Barueri SP: Manole, 2003